Política

“Acabei de submeter ao Presidente a Estrutura e a Lista dos nomes que poderão vir a compor o próximo governo”

Declaração de Patrice Trovoada esta tarde a saída do encontro com o Presidente da República Fradique de Menezes no Palácio do Povo. Uma declaração que confirma a nomeação pelo Chefe de Estado do líder da ADI como novo Primeiro-ministro e Chefe do Governo de São Tomé e Príncipe.

Segundo Patrice Trovoada a estrutura do novo governo e a lista dos membros já estão nas mãos do Presidente da República que deverá analisar e decidir o mais breve possível. «O presidente é que deverá fazer o decreto. Mas acho que há sensibilidade para o mais rapidamente possível termos governo», afirmou Patrice Trovoada.

O Primeiro-ministro nomeado, considera que o país já perdeu algum tempo, com as campanhas para as eleições, assim como a fase de apuramento dos resultados. «Já é tempo do país ter um governo, e pormos ao trabalho», salientou.

Patrice Trovoada deixou entender que a nova estrutura governamental é mais flexível. «Muitas vezes os problemas que nós encontramos obrigam-nos a manter alguma estrutura, mas o objectivo é reduzir o número de pastas e outro objectivo é caras novas», referiu.

Caras novas que saem apenas das estruturas da ADI e da sociedade civil. Questionado pelo Téla Nón se havia caras novas também do MDFM-PL a resposta de Patrice Trovoada foi precisa. «Será um governo ADI e a sociedade civil», pontuou.

Desta forma o novo governo deverá ter uma sustentação parlamentar de 26 deputados num parlamento de 55 assentos. Uma maioria relativa que não causa preocupação ao Presidente da ADI. «Acho que isso não é problema. Já tivemos coligações com 23 deputados a governar mais de dois anos. No caso actual trata-se de um partido com 26 deputados. Estou convencido que se pormos os interesses de São Tomé e Príncipe, acima de tudo, é momento de preservarmos o essencial, que é a estabilidade e sermos coerentes», frisou.

Patrice Trovoada manifestou no entanto aberto ao diálogo com todas as outras forças políticas representadas no parlamento. «A ADI é evidente que irá dialogar com todas as forças presentes no parlamento, mas o que importa é podermos fazer o país avançar e o país precisa de reformas, de medidas corajosas. Estou convencido que uma vez explicada, gente de boa vontade e de bom senso só poderá apoiar», conclui.

Abel Veiga

.

30 Comments

30 Comments

  1. JP

    13 de Agosto de 2010 at 21:44

    caso se confirme a redução do número de pastas, é de louvar, ao meu ver STP pode ser muito e bem governado com 4 a 5 ministros e talvez (2) Secretarias de Estado

  2. helmer dias

    13 de Agosto de 2010 at 23:23

    SR primeiro ministro parabens pelo cargo mais tambem cuidado e caldo de galinha nunca fez mal a ninguem.Só espero que agora realmente a sociedade civil e caras novas possam aparecer para lavagem de face na nossa politica santomense.eu acredito que umas das primeiras medidas que sr ira tomar é por ordem em sao-tome em termos da vida cotidiana de nos santomensses.devolver a capital a leveza,limpeza,bonitesa e cheirosa que era dantes.desejo-lhe as maiores felicidades mesmo com pequenos precalços nao tenha medo ponha em marcha as reformas necessarias e urgentes,emprego paz social,um hospital capaz,praias limpas,serviços de estado funcional,presao condignas,e outras mais coisas.meus parabens mais uma vez nao sou do seu partido mais sou de sao-tomé e princípe.

  3. Zovirax

    14 de Agosto de 2010 at 0:03

    Senhor Primeiro Ministro!
    STP, não precisa de um primeiro-ministro que faça apenas promessas. Por favor, o país precisa de organização, ordem, civismo e medidas sérias para combater a corrupção. A corrupção uma doença grave que esta a matar o país de forma rápida, tornando as pessoas mais egoístas e individualistas. A corrupção está instalada em todos os níveis e em todos os sectores da vida pública e privada do país: na policia, nas forças armadas, nas alfandegas e aeroportos, nos hospitais, nas escolas, nas farmácias, nas obras públicas, na justiça, nos transportes, nas finanças, nos bancos, no parlamento, etc. Espero que o senhor tenha muita coragem, pois para desenvolver STP, vai ser necessário combater os corruptos! Repara bem, no seio do seu partido há corruptos e no seio do seu governo haverá corruptos. Pessoas dispostas trair a sua confiança em prol dos interesses pessoais. Na legislatura passada, o ADI viu-se abraços com um tal de Julho Silva, deputado que comercializou o seu voto com partido da oposição! Eles estão a solta, os corruptos e parasitas da sociedade!

    • FC

      14 de Agosto de 2010 at 11:36

      Zovirax,

      Concordo consigo! É muito importante o combate a corrupção, e é um bom princípio do Sr. PT começar com caras novas que pelo q se saiba não têm ainda currículo nesta matéria.

  4. Antonio Amado Vaz

    14 de Agosto de 2010 at 3:53

    Devemos ajudar o governo suceder para avancar Sao Tome e Principe. Ainda e’ muito prematuro criticar um governo que ainda nao esta oficialmente e legalmente estabelecido por lei. Mas, sendo este publicado no Diario da Republica, as criticas construtivas seguirao dentro de dois anos, ou mesmo, dependendo do trabalho desse governo. Entretanto, eu nao confio, nem nunca confiei neste homem, Patrice Trovoada, e nem confiarei no pai dele, Sr. Miguel Trovoada. O que de bom fizeram essa gente, TROVOADAS para o bem da terra e dos filhos e filhas Sao-tomenses? Tiverem muitos oportunidades, o pai era PM nos anos 70, e, se calhar fugiu em EXILIO a Franca, alegadamente, com muito dinheiro do povo Sao-tomense. Ele que explique… Voltou exerceu dois mandatos como Presidente da Republica da Republica Democratica de Sao Tome e Principe por dez anos. Que fez o pai para STP? Questoes sobre Fracisco Cabral e 30 Milhoes de Dollares Americanos provenientes de Taiwan destinado para ajudar o povo, nao ouvi nenhuma explicacao sobre essa tematica por parte de Muiguel Trovoada. O filho tb em “private jet?” Ou que entra no pai’s e sai do pai’s? Esconde-se algum segredo? Patrice Trovoado prometeu 600M $ ao Principe. Sera ilusoria a falsa promessa ou ele cumprirar com as suas palavras? Ver-se-a…. A credibilidade dos “Trovoadas” e do governo de Patrice Trovoada esta na BALAN,CA!
    Dito isto, o MLSTP, PCD, e outras forcas politicas de oposicao estao de obrigacao para cooperar de forma patriotica para trabalharem juntos em harmonia para resolverem serios problemas do povo Sao-tomense e desenvolver as nossas queridas ilhas! E’ imperativo contribuicao de todos! Vigilancia!

    A.A.V.

    • lvingada

      14 de Agosto de 2010 at 11:23

      tenha mais juizo,que a dor do cotovelo passará.

    • Jose Castro

      14 de Agosto de 2010 at 15:34

      Conheço a família Trovoada e por isso estou absolutamente convencido que Patrice Trovoada não ira desiludir o povo S.Tome & Príncipe que confiou no ADI.

      Meu caro Antonio Amado Vaz, para a tua informação Miguel Trovoada, pai de Patrice, foi Primeiro Ministro de S.T.P ainda no período em se vivia a ditadura de Pinto da Costa. Fica sabendo que naquela epoca quem ousasse desafiar Pinto da Costa era logo preso e acusado de estar planear um Golpe de Estado contra ele. Não sei se és daquele tempo. Não sei se ainda te lembras que Miguel Trovoada foi acusado pelo Pinto de estar a preparar um Golpe de Estado, detido na PNUD S.Tome, violando o princípio básico de que um Consulado representa território estrangeiro e quem esta dentro das suas fronteiras não pode ser detido. Foi o que aconteceu, Miguel Trovoada foi detido na PNUD e transferido para a cadeia central onde permaneceu preso durante bastante tempo, posteriormente solto por falta de provas, após intervenção de ilustres figuras estrangeiras nomeadamente Dr. Mário Soares de Portugal e outros. Bem sei que tudo isso se passou noutros tempos, mas enfim…

      Pelo que conheço da família Trovada e a julgar pelos seus valores, pessoas honestas, dedicadas, respeitadoras e com grande vontade de quererem ver o seu povo prosperar. Patrice Trovoada surge como Primeiro-ministro de S.T.P. numa altura certa e o povo está de parabéns.

      Falas da questão da loja Francisco Cabral, Dolares provenientes de Taiwan e outras coisas, em relação estes assuntos não me posso pronunciar por falta de dados. Podes porventura apresentar provas/dados em relação a estes assuntos?
      Espero que as tuas insinuações não passem de campanha difamatória, sem o mínimo de sustentação, para tentar denegrir a família Trovoada na tentativa antecipada de fragilizar o Governo do ADI.
      Quando se acusa é preciso ter dados concretos para sustentar as acusações.

      Meu caro, vamos é pensar em dar todo o nosso apoio ao novo Governo e fazer força para que as coisas melhorem no nosso Pais.
      Deixe de tentar fomentar confusões que não nos leva a lado nenhum.

      O nosso povo já sofre há 35 anos, já basta!

      Viva S. Tome e Príncipe

    • Antonio Amado Vaz

      16 de Agosto de 2010 at 20:04

      Jose Castro: Nao tens dados!?
      Mas, os dados existem, nao e’?

      Se nao tens dados, entao pergunta e pede-os!
      Comentar sem dados parece-me ser vazio da sua parte.

      Antonio Amado Vaz

      Povo estara altamente vigilante!

    • Budobaxana

      17 de Agosto de 2010 at 23:19

      Antonio Amado Vaz,voce teu pai , Ilza Amado vaz, Gege Amado vaz, beneficiaram do sistema e do MLSTP.

      E curioso que venhas hoje com estes palavriados doutrinas comunistas e dar ensinamentos.

      Se e medico , trabalhe vao ao Hospital,contrinua la onde é necessario.

    • Alberto

      18 de Agosto de 2010 at 12:12

      Caro António Armando Vaz, se tens dados apresente e deixa de mariquices. Tens medo é? Pensas que ainda se vive a ditadura do MLSTP de Pinto da Costa? Fica sabendo que hoje somos livres e até o próprio Pinto da Costa aparenta ter mudado. Se não tens nada de concreto para me dizer é melhor manter o pico calado, não quero perder tempo com incoerentes e aldrabões.

    • Jose Cristovao

      15 de Agosto de 2010 at 15:06

      Conheço a família Trovoada e estou absolutamente convencido que Patrice Trovoada não ira desiludir o povo de S.Tome & Príncipe que confiou no ADI.

      Meu caro, para a tua informação Miguel Trovoada, pai de Patrice, foi Primeiro Ministro de S.T.P ainda no período em se vivia a ditadura de Pinto da Costa. Fica sabendo que naquela altura quem ousasse desafiar Pinto da Costa era preso e acusado de estar conspirar um Golpe de Estado contra ele. Não sei se és daquele tempo. Não sei se ainda te lembras que o Trovoada pai foi acusado pelo Pinto de estar a preparar um Golpe de Estado e detido na PNUD em S.Tome, violando o princípio básico de que um Consulado representa território estrangeiro e quem esta dentro das suas fronteiras não pode ser detido sem regras elementares. Foi o que aconteceu ao Trovoada pai, foi detido na PNUD em S.Tome e transferido para a cadeia Central onde ficou detido durante bastante tempo, posteriormente solto por falta de provas, após intervenção de ilustres figuras nomeadamente Dr. Mário Soares de Portugal e outros. Bem sei que foram outros tempos, mas enfim…

      Pelo que conheço da família Trovada e a julgar pelos seus valores: pessoas honestas, respeitadoras e com muita vontade de quererem ver o seu povo prosperar, Patrice Trovoada surge como Primeiro-ministro de S.T.P. numa altura certa e o povo esta de parabéns.

      Falas da questão da loja Francisco Cabral, Dolares provenientes de Taiwan e outras coisas, em relação estes assuntos não me posso pronunciar por falta de dados. Podes porventura apresentar provas/dados em relação a estes assuntos?
      Espero que as tuas insinuações não façam parte de uma campanha difamatória, sem o mínimo de sustentação, para tentar denegrir a família Trovoada na tentativa antecipada de fragilizar o Governo do ADI.
      Quando se acusa é preciso ter dados concretos para sustentar as acusações.

      Caro Antonio Amado Vaz , vamos é pensar em dar todo o nosso apoio ao novo Governo para que as coisas melhorem no nosso Pais. Deixe de tentar arranjar confusões que não nos leva a lado nenhum.
      O povo já sofre há 35 anos. Basta!

      S. Tome e Príncipe Força

    • P. Costa

      18 de Agosto de 2010 at 12:38

      Classificaste e muito bem este tal António, ele realmente deve chamar-se António “Armando” Vaz e não António “Amado” Vaz. O tipo só gosta armar confusões. São indivíduos destes que têm contribuído para o nosso atraso. Só sabem lançar boatos, mentiras com o objectivo de dividir, minar a confiança e se auto promoverem. Acho que este Governo deve estar muito atento a esse tipo de indivíduos que eles são extremamente perigosos.

  5. Antonio Amado Vaz

    14 de Agosto de 2010 at 4:29

    Proposta de Revisao Constitucional da Republica Democratica de Sao Tome e Principe

    Proposta numero 1: Uso e Porte de Armas de Fogo pelos cidadaos conscientes, trabalhadores, disciplinados, lucidos, honestos, e amantes das Ilhas de Sao Tome e Principe e do povo Sao-tomense com o objectivo fundamental que e’: a DEFESA NACIONAL.

    Subtitulo: Defesa e salvaguada de Patrimonio Nacional (Riqueza do Povo Sao-tomense e do Povo Africano).

    Amendment
    “A well regulated Militia, being necessary to the security of a free State, the right of people to keep and bear Arms, shall not be infringed” (USA, 2nd Amend.).

    “A República Democrática de São Tomé e Príncipe é um Estado soberano e
    independente, empenhado na construção de uma sociedade livre, justa e solidária,
    na defesa dos Direitos do Homem e na solidariedade activa entre todos os homens
    e todos os povos.”

    “São cidadãos são-tomenses todos os nascidos em território nacional, os
    filhos de pai ou mãe são-tomense e aqueles que como tal sejam considerados por lei.”

    “A República Democrática de São Tomé e Príncipe é um Estado de Direito
    democrático, baseado nos direitos fundamentais da pessoa humana.
    O poder político pertence ao povo, que o exerce através de sufrágio
    universal, igual, directo e secreto nos termos da Constituição.”

    Compete ao Estado E AOS CIDADAOS HONESTOS assegurar a Defesa Nacional!

    “A Defesa Nacional tem como objectivos essenciais garantir a independência
    nacional, a integridade territorial e o respeito das instituições democráticas.”

    “Todos os cidadãos são iguais perante a lei, gozam dos mesmos direitos e
    estão sujeitos aos mesmos deveres, sem distinção de origem social, raça,
    sexo, tendência política, crença religiosa ou convicção filosófica.
    A mulher é igual ao homem em direitos e deveres, sendo-lhe assegurada
    plena participação na vida política, económica, social e cultural.”

    “Os cidadãos têm deveres para com a sociedade e o Estado, não podendo
    exercer os seus direitos com violação dos direitos dos outros cidadãos e desrespeito das justas exigências da moral, da ordem pública e da independência nacional definidas na lei.”

    “Ninguém pode ser perguntado por qualquer autoridade acerca das suas
    convicções ou prática religiosa, salvo para recolha de dados estatísticos não
    individualmente identificáveis, nem ser prejudicado por se recusar a
    responder.”

    “Todos têm o direito de exprimir e divulgar livremente o seu pensamento
    pela palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio.
    As infracções cometidas no exercício deste direito ficam submetidas aos
    princípios gerais de direito criminal, sendo a sua apreciação da competência
    dos tribunais.
    É garantido o direito de aprender e a liberdade de ensinar.
    Solucao? Qual e’ a sua opiniao/posicao sobre a proposta? Focaliza-se no texto, no conteudo, e na mensagem. Nao fuja do topico e do seu contexto!!! Concentra-se, e nao se deixe distraido/a com ortografia! : -)

    Proposta de Revisao Constitucional da Republica Democratica de Sao Tome e Principe

    Proposta numero 1: Uso e Porte de Armas de Fogo pelos cidadaos conscientes, trabalhadores, disciplinados, lucidos, honestos, e amantes das Ilhas de Sao Tome e Principe e do povo Sao-tomense com o objectivo fundamental que e’: a DEFESA NACIONAL.

    Subtitulo: Defesa e salvaguada de Patrimonio Nacional (Riqueza do Povo Sao-tomense e do Povo Africano).

    Amendment

    “A well regulated Militia, being necessary to the security of a free State, the right of people to keep and bear Arms, shall not be infringed” (USA, 2nd Amend.).
    Deveremos dar respeito ao patrimonio do povo!

    Autor: Antonio Amado Vaz (Sao-tomense corpo e alma)

    Os Pulas ja estao a ficar À RASCA!
    Povo esta “cara mamao:” pao-pao, queijo-queijo; amigo-amigo, negocio aparte; tudo separado!”
    Os Pulas e os corruptos co-conspiradores de coisas que pertence ao povo estao a “ver braazzza!”
    Vida facil n’Africa ja nao da! “Change is coming to Africa!” Prometemovos!
    O povo ja reflectiu profundamente e agora rejeita as sugeiras de 35 anos; a corrupcao, a mediocridade, e atraso mental.
    De agora em diante, o povo exige que aqueles que querem participar de forma aberta, que nao tenham medo porque nao sao pets; (nao sao caes domesticados pelos pulas, mas sim ser humano livre e consciente de expressar publicamente e sem medo de ninguem)!
    Da cara! Use o teu proprio nome completo! Psedonimos e nomes falsos sao sinais de cobardia e mediocridade. Grow up! Wake up! Do not be stupid anymore! Speak out! Speak up!
    Povo esta cada vez mais esperto com olhos bem abertos e a-par da situacao!
    Enganar o povo e comer dinheiro do povo deve ser coisa do passado. O povo ira comecar a fazer justica com intensidade!
    Derrobamos a teia de Corrupcao de Rafael Branco e Carlos Tiny. Ainda nao podemos descansar!!!!
    Nao confiem no Patrice Trovoada ou no ADI!!!! Olhos bem abertos! Vigilancia 24h/24h, todos os dias, todos os minutos, e todos os segundos!!! Eu nao confiu naqueles que contriburam na destruicao de riqueza da terra, e nem se quer confiu nos pais deles! Vigilancia!

    Dinheiro de Africa deve ficar em Africa!
    Dinheiro de Sao Tome e Principe deve ficar na Republica Democratica de Sao Tome e Principe.

    Roubar o povo para enriquecer outros fora de Sao Tome e Principe nao e’ um acto patriotico, nao e’ um acto heroico!

    Os pulas devem aprender que exploracao de homem pelo homem deve acabar. Os pupetas/patetas Negros, Pretos, Mulatos, Mesticos devem sofrer consequencias quando roubam o dinheiro do povo!

    • FC

      14 de Agosto de 2010 at 11:41

      Sr. AAV
      Imagino que as suas intenções devem ser as melhores, mas não percebi qual a intenção deste post.

  6. Antonio Amado Vaz

    14 de Agosto de 2010 at 4:30

    “Além da fraqueza da liderança e da insipiência da massa crítica, sobressai
    a flagrante incapacidade das elites no poder, um pouco por todo o continente ” (Dr. F. C. A.).

    “Quais são as eventuais saídas?
    As saídas nos dias de hoje têm que ter em conta a crise em que estamos mergulhados. A crise vai reduzir de tal forma os recursos disponíveis, portanto distribuíveis, que muita gente, grupos de interesses e instituições vão ser excluídos ou verão o seu quinhão de tal forma reduzido que ver-se-ão na necessidade de reagir. Neste sentido, a
    crise representa uma oportunidade para aqueles que acreditam que uma África de paz e desenvolvimento sustentado e solidário é possível. Para tal é necessário que os que acreditam mudem de postura, assumindo uma atitude pró-activa de ruptura com a situação prevalecente e reconstruindo uma nova utopia mobilizadora, utilizando para o efeito a arma da participação. Na sequência da vaga de democratização da década de noventa, a participação tornou-se um direito fundamental do cidadão africano com assento constitucional. Temos que ser capazes de mobilizar o cidadão para exercer esse direito, exigindo que o quadro de definição das políticas públicas não seja o estabelecido pelas instituições financeiras internacionais, adeptas ferrenhas do neo-liberalismo. E que na aplicação das referidas
    políticas, o poder haja com transparência e responsabilização, prestando contas de todos os seus actos. Experimentemos esta fórmula, que o «resto» virá por arrastamento” (Dr. F. C. A.).

    “A integração não deve ser concebida com o concurso exclusivo das elites no poder. É preciso encontrar-se uma fórmula que permita às distintas sociedades civis, sectores privados, associações representativas dos trabalhadores, outras associações cívicas e culturais, universidades, etc., participarem no processo, exprimindo os seus sentimentos,
    tanto positivos como negativos. Mas isto seria exigir muito das lideranças que hoje efectiva mente temos. Partindo da situação real existente, considero que para que o processo de integração avance, tem que se começar por conceber um projecto integrador, definindo por onde começar e as acções a serem prioritariamente desenvolvidas.
    Tudo isso tendo em devida conta os interesses particulares de cada um dos Estados.
    Estamos num ciclo vicioso. Formamos quadros porque são essenciais para o nosso desenvolvimento mas, porque as elites no poder não estão preocupadas com o desenvolvimento e sentem- se ameaçadas pela competência, rigor e trabalho árduo, não criam as condições mínimas necessárias ao estabelecimento e ao trabalho dos quadros, cientistas e intelectuais no país, forçando-os a partir para o estrangeiro. Quanto menos capacidade crítica fundamentada houver, melhor!
    Se não invertermos esta situação, continuaremos condenados à marginalidade em matéria de desenvolvimento. Isto, independentemente de assumirmos o imperativo de prosseguir e melhorar continuamente a formação e especialização de um número cada vez maior de quadros em todas as áreas do conhecimento.
    Daí que devemos ser mais exigentes em relação aos líderes que escolhemos, pois eles devem encarnar programas que equacionem correctamente a problemática do desenvolvimento sustentado e autónomo, em ruptura com as cartilhas concebidas e impostas do exterior. Só assim teremos à frente dos nossos países gente capaz perceber o papel fundamental reservado ao conhecimento no processo de desenvolvimento e apta a valorizar, acarinhar e retribuir condignamente, os quadros, os cientistas e os intelectuais, pelo seu contributo” (Dr. F. C. A.).

    Pergunto: “Sera a Elite culpada de tudo isso, corruptos de Governos e de Autoridade de Estado, ou cidadaos sem postura, sem consciencia, e sem amor a terra?” A. A. V.

    • Budobaxana

      17 de Agosto de 2010 at 23:13

      aprenda a escrever.

      2 paragrafos sera mais que suficiente para expressar as suas ideias.

  7. FC

    14 de Agosto de 2010 at 11:49

    Caro AAV
    Este já compreendi. Mas acho que a resposta a sua pergunta, não sendo simples, permite uma grande análise sociológia a ser feita em STP, e daria até um bom tema para um mestrado, quiçá um doutoramento.

    • Antonio Amado Vaz

      16 de Agosto de 2010 at 20:06

      Muito obrigado!

      FC: demonstrou que podemos ajudar muita gente sair da mediocridade!
      🙂

      Antonio Amado Vaz

  8. mpian malimbóki

    14 de Agosto de 2010 at 18:22

    com serteza foi numa limpeza bem feita nesta casa do povo san tomense
    Muita corrrrragem ao sr.1º ministro Patricio Emeri Trouvoada.
    o sr terra k limpar vergonha ao povo e ao próprio sr.
    Os inimigos não tenhem sono!
    toda gente come bucado e santomé fica contente assim.

  9. sergio coelho

    15 de Agosto de 2010 at 11:17

    acima de tudo,esperança e força no leme da nossa pequena naçao.currigir os erros,melhorar o presente e sobretudo o civismo existente na capital.

  10. davide

    15 de Agosto de 2010 at 20:11

    comenta menos

  11. luiz

    15 de Agosto de 2010 at 23:02

    Parabéns Senhor Patrice Trovoada,espero k faça algo por este país,ja k alguns n fizeram,quero lhe dar uma dica quando estiver a escolher os menbros do governo n vÊ pela cara daqueles k quer escolher mas sim pela capacidade da pessoa,ou seja,cada macaco no seu galho,ex: para as finanças tem de escolher alguem k saiba de economia,assim sucessivamente só mais uma coisa escolha pessoas com diplomas verdadeiros.boa sorte

  12. Manuel Amaral

    16 de Agosto de 2010 at 12:04

    Alguém poderá dizer de que nacionalidade é o Patrice Trovoada? Ele deve ser gabonês, maliano, Francês, Congolês,etc…
    Pediram ao Fradique que renuncia-se a sua outra nacionalidade, e também ao Manorafa! Vão ficar caladinhos com as nacionalidades do Patrice? Este povo é brincalhão, o supremo tribunal é incompetente, os juízes são incompetentes. Estamos a ser governados por um estrangeiro, a independência de nada valeu. Hoje somos governados por um estrangeiro africano que só sabe é fazer sala. Ainda bem, que o primeiro Ministro VERDADEIRO é o Afonso Varela, ESSE TRAIDOR!

    • Osama bin Laden

      16 de Agosto de 2010 at 14:00

      Ainda se for estrangeiro, se desenvolver STP então será mais ST do que os que lá nasceram, que só tiveram arte para roubar.

      A lei permite que filho de qualquer cidadão de STP, que nasce no estrangeiro possa obter a nacionalidade ST a nascença, sendo assim não vejo qualquer problema nisso.

    • Alberto

      16 de Agosto de 2010 at 16:06

      Não podemos fazer outra coisa senão ignorar o comentário do Sr. Manuel Amaral.

      Vamos é apoiar o novo Governo e fazer força para que as coisas melhorem em S.T.P.

  13. Adriano Málé Bobo

    16 de Agosto de 2010 at 12:07

    Neste momento a escolha esta feita, vamos trabalhar para que o nosso stp, todos os filhos da terra sente bem,o povo deu toda confiança ao sr.Patrice Trovoada
    obrigado,
    fui,

  14. Inês

    16 de Agosto de 2010 at 13:02

    Meus irmãos! De que vale castigarmos o actual 1º Ministro ou falarmos de partidos hoje, quando o povo deixou bem claro o que quer? Que não me venham dizer que o povo é burro e que não sabe o que quer!!! Ele disse através do seu voto que estava cansado de sofrer, de viver na miséria, de aturrar políticos e por essa razão sancionou a quem quis punir e deu poder a quem elegeu. Assim sendo, vamos respeitar a posição tomada pela maioria, acatarmos essa ordem e trabalharmos para melhorar tudo. Porque não há dúvidas que estamos muito mal!!!, E a maioria vai dizer o mesmo, que está mal, por isso devemos, todos, sem excepç~ao ajudar a levamtar esse nosso belo país. Quanto a vigilância, todos devemos estar vigilantes, pois o povo decidiu que assim fosse. Quem tem o poder tem que exercê-lo bem! por isso devemos ficar atentos nesse exercício. Nós que tbem temos que fazer bem do nosso lado outros estarão de olhos em nós para que cumpramos… e assim sucessivamente. Quando tudo estiver sobre rodas, verá que o mais, dará saltos e todo o povo estará mais satisfeito! E SEI QUE É ISSO QUE TODOS NÓS DESEJAMOS, UM SÃO TOMÉ E PRINCIPE MAIS MODERNO, DESENVOLVIDO,LIMPO, ORGANIZADO E BONITO, ONDE TODOS QUERERÃO VIVER!!!

  15. Antonio Amado Vaz

    17 de Agosto de 2010 at 3:38

    Caros compatriotas: na celebrem antes do fim! Contribui para combater a corrupcao em Sao Tome e Principe, e fiquei completamente feliz com a derrota de Rafael Branco e Carlos Tiny, e outros corruptos que politicamente destrui-los!

    Juizo sim! Mas, a luta para manter estabilidade no pai’s e o desenvolvimento e prosperidade economica de STP nao deve parar com o formacao de novo Governo, ou porque conseguimos dar um pequeno passo! A LUTA DEVE CONTINUAR PARA FRENTE!

    HA MUITA COISA QUE DEVE MUDAR, SOBRETUDO, A MENTALIDADE DE MEDIOCRIDADE DE MUITA GENTE… VAMOS A OBRA!

    Existem muitos individuos inteligentes e honestos nesse Governo. Mas, sao “PANHONHOS,” desculpa-me a expressao (nao e’ insult, mas um adjective para descrever a falta de sagacidade de alguns). Digo isso porque conhece-os deste da idade de criancas. Patrice Trovoada e Afonso Varela sao “patos bravos.” Eles irao manipular os Ministros esquerda e direita….

    Nos, Sao-tomenses, temos que enfrentar Patrice Trovoada, e Afonso Varela com muita veemencia “cara mamao” (seriedade) para que o povo nao seja desiludido de novo! Nos nao queremos Guerra em Sao Tome e Principe ou Coup d’Etat (Golpe de Estado).

    Nao queremos PUPPETS de Fra,ca em Sao Tome e Principe!

    Devemos distanciarmos de Fran,ca e de todos os paises que colonizaram o continente Africano! Modelos de alguns paises Africanos Francofonos simboliza mediocridade. Nao precisamos desses modelos de Estado de probreza mas com muita riqueza proviniente de recursos naturais. Temos exemplos palpaveis de alguns paises vizinhos com Petroleo (Crude Oil) mas em completa pobreza e atraso….

    Seguir o MESTRE ja nao serve Sao Tome e Principe! Ja somos adultos (35-anos de idade!). Devemos comecar a caminhar…. Temos que seguir outro rumo!

    Qual pai’s Africano que esta hoje a brilhar de prosperidade porque Portugal, Franca, Espanha, Inglaterra, etc conseguiu ajudar para fazer brilhar? Temos que ser auto-suficientes e independentes das dividas do passado e das coisas ma’s do passado.

    We need a new rebirth—a new nation—a new direction! Positive pathway to success…That’s what I’m talking about….

    O prior erro do Governo na Republica Democratica de Sao Tome sera: seguir a Fran,ca! Nenhum pai’s que tem historia de colonizacao tera algum interesse positivo no povo Sao-tomense e na properidade da nossa querida terra! Estou seguro no que estou a dizer!

    Devemos aprender com Cabo Verde, Botswana, Singapura, Brazil, India, Japao, China, Estados Unidos, Russia, Libia, e outros paises onde o desenvolvimento economico sustentado tem dado resultados positivos, seja o successo no passado ou no presente.

    Como um cidadao Sao-tomense, nao me sinto, sinceramente, seguro com essa equipa de Governo liderado pelo Patrice Trovoada e Afonso Varela—

    Esses Ministros seram manipulados, manobrados, humilhados, abusados, e feitos de patetas com as “artemanhas machiavelicas” do Trovoada, Varela, e seus amigos corruptos!
    Sera patetico—o povo nao pode dormir enquanto as coisas estao seguindo o seu rumo—-

    Essa e’ apenas uma observacao (modestamente pessoal), repito, nao e’ critica, mas sim uma observacao—as criticas seram feitas em resultados dos “inputs” e trabalho que esse governo efectuara.

    O povo nao e’ burro! O povo nao e’ sego! O povo esta’ acesso! O povo continuara na guarda dos interesses do pai’s; Sao Tome e Principe!

    Em vigilancia,
    Antonio Amado Vaz

    Patrice Troavada, Afonso Varela, e seus amigos irao enganar os Ministros!

    Patrice Troavada, Afonso Varela, e seus amigos irao aldrabar os Ministros!

    Patrice Troavada, Afonso Varela, e seus amigos irao enganar o povo Sao-tomense!

    Patrice Troavada, Afonso Varela, e seus amigos irao aldrabar o povo Sao-tomense!

    Serao usados e abusados se o povo nao se permanecer, perpetuamente, espertos e atenciosos!

  16. Alberto

    18 de Agosto de 2010 at 15:25

    Caro Abel Veiga, os comentarios de Jose Castro e Jose Cristovao sao identicos, ficava melhor eliminar um. Acho que fazendo isto tornava a leitura menos cansativa, tanto eles como os outros leitores agradeciam.

  17. Tico Neto

    19 de Agosto de 2010 at 21:39

    Sr PRIMEIRO MINISTRO Dr Patrice Trovada, eu não sou como os outros cobardes que não dão a cara, pois, prefiro acreditar em V.Excª,sobretudo na sua inteligência para retirar o país no marrasmo a que se meteu…culpa dalguns sangue-sugas corruptos. Espero que desta vez seja pra valer ou STP terá que arranjar um verdadeiro lider…e este lider terá um nome tipo…”OSAMA BIN LADEN”. Muitos sucessos pra si bem como sua carreira,parabéns e votos de uma excelente governação. Como santomense de gema primeiro tenho de VER PRA CRER…Agora Sr P.M. atenção!!!olhos bem abertos, os abutres tanto comem carnes tenras como putrefaça…COGITO ERGO SUN.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top