Política

“Não há solução miraculosa”

Para que não haja ilusões, Patrice Trovoada Primeiro-ministro e Chefe do Governo, conhecedor da situação económica e social do país e tendo em conta a conjuntura internacional, alerta que “Não há solução miraculosa”. Trabalho dedicado, sério e honesto, associado ao diálogo permanente, imaginação e a tomada de decisões. São as únicas alternativas credíveis, segundo o Primeiro-ministro, para mudar São Tomé e Príncipe.

Ao ser investido nas funções de Primeiro-ministro e Chefe do Décimo quarto governo constitucional, Patrice Trovoada, começou por recordar a primeira vez em que jurou no salão nobre do palácio do povo, para ser investido como Primeiro-ministro.

Foi no dia 14 de Fevereiro de 2008. O dia dos namorados, cujo casamento político desmoronou 3 meses depois. O PCD com o qual tinha celebrado um casamento político, juntou-se ao MLSTP/PSD na oposição e derrubou o seu governo. Quis o destino que no dia 14 de Agosto de 2010, mais de 2 anos depois, Patrice Trovoada volta-se a jurar no mesmo salão nobre do palácio do povo como Primeiro-ministro. «Os protagonistas políticos são os mesmos, as agendas e as questões pessoais, estou convencido que continua para muitos as mesmas. O que nos leva naturalmente a perguntar o seguinte. Afinal o que mudou? O que mudou senhor Presidente foram as últimas eleições legislativas de 1 de Agosto, em que o nosso povo votou mais uma vez pela mudança. Preferindo uma outra solução que não seja de continuidade, e assim nos indicou claramente quer o grau de descontentamento, quer o grau de expectativas para com aqueles sobre os quais recaem por delegação a condução dos destinos do país», afirmou Patrice Trovoada.

Com os protagonistas políticos da crise política de 2008, presentes no salão nobre, nomeadamente o Presidente do MLSTP/PSD Rafael Branco e o Presidente do PCD Albertino Bragança, o novo Primeiro-ministro realçou que os problemas que bloqueiam o desenvolvimento do país, já estão identificados, fruto também de vários estudos feitos pelo estado em parceria com instituições internacionais. «A falta de coragem e muitas vezes de vontade, o egoísmo, o absentismo a falta de solidariedade social e sobretudo o espírito predatório e delapidatório, quanto ao bem público fazem com que o estado não responda as necessidades básicas da população», precisou.

Segundo Patrice Trovoada, o seu governo quer trabalhar. Pretende buscar soluções para a difícil situação em que se encontra o país. «Este governo aspira a resultados e não a mais problemas. Este governo aspira por em prática as declarações consensuais e politicamente correctas de luta contra a corrupção e assim colocar cada um perante as suas responsabilidades. Este governo aspira a transparência de modo a que todos tenhamos a consciência real do estado do país, do nível de sacrifício e de entrega exigido a cada um de nós», reforçou.

Para mudar São Tomé e Príncipe, não há varinha mágica. «Não há solução miraculosa», referiu Patrice Trovoada para depois acrescentar que «a ajuda externa não é eterna, o petróleo e a tão desejada plataforma de serviços não atingiram níveis de sustentação para serem tomados como factores de solução», pontuou.

A solução imediata só encontra cabimento no trabalho, e noutras medidas internas. «Existe maneira de respondermos mais e, melhor as necessidades dos nossos compatriotas. Primeiro com trabalho dedicado, sério e honesto. Segundo com diálogo permanente. Terceiro com imaginação e a tomada de decisões», frisou.

O Primeiro-ministro apelou aos parceiros de desenvolvimento a prosseguirem no esforço de reconstrução de São Tomé e Príncipe. Patrice Trovoada conta com a solidariedade institucional do presidente da república, para levar o país a bom porto.

Abel Veiga

76 Comments

76 Comments

  1. Zovirax

    17 de Agosto de 2010 at 16:43

    Depois de uma análise cuidada sobre a composição do novo governo de STP, surgiram-me dúvidas sobre o tempo de vida do governo em causa. A minha análise baseou-se na capacidade técnica de certas figuras e no enquadramento das pastas ocupadas. Deste modo, no meu entender, algumas figuras do governo revelam grande défice de conhecimento técnico e cientifico das áreas que ocupam. Infelizmente, muitos quadros do país fazem a sua licenciatura a base do mínimo esforço possível, baseada no copianso e ao regressam à STP dedicam-se a cultura de catorzinhas, das cervejas, do deixa andar e do vamos safar em detrimento valorização e consolidação dos conhecimentos adquiridos ao longo da formação académica. Muito sinceramente, ser ministro implica ter presente preocupações inerentes ao sistema organizacional e funcional dos sectores da vida pública e privada numa perspectiva de dinamização dos parâmetros que induzem o desenvolvimento equilibrado e eficaz das variantes económicas, sociais e financeiras do país STP.
    Não estou de maneira nenhuma a por em causa, o desempenho dessas figuras no governo, apenas tenho dúvidas das suas capacidades técnicas. Certamente, se essas figuras quiserem melhorar as suas performances, têm que implementar nas suas vidas hábitos de leituras, investigação e curiosidade para aprender mais e melhor, a vontade bem-fazer. É fundamental ter conhecimentos de dossiês, processos, artigos, etc., das mais diversas áreas de saber e particularmente das suas áreas de acção. É preciso ter capacidade crítica das coisas que nos rodeiam e versatilidade para ir ao encontro das possíveis soluções.
    Não posso de modo algum afirmar que não tendes capacidade para ser ministro, seria injusto da minha parte, uma vez que já tivemos no passado um vendedor de cabras, com 10º de escolaridade como ministro de Obras Públicas. Só mesmo em STP.
    No actual contexto de desenvolvimento de STP, as áreas como Saúde, Justiça, Defesa, Obras Públicas, finanças e economia, etc., encontram-se numa fase de entropia bastante avançada, alimentando de forma vergonhosa a corrupção reinante no país. Como áreas chaves da estabilidade económica e social de STP, estas carecem urgentemente de uma reestruturação devidamente sustentada. É necessário introduzir nova dinâmica nessas áreas, mas isso só será possível, se os novos ministros forem hábeis e dotados de boa capacidade técnico-científica. Ora, vejamos algumas dificuldades que alguns ministros vão encontrar:
    Diifuldade1, é de conhecimento de todos, que no sistema de justiça de STP existe uma grande teia de corrupção devidamente sustentada pelos dirigentes do MLSTP e PCD. O Elísio Teixeira pouco poderá fazer para mandar investigar, punir os corruptos.
    Dificuldade2, as forças Armadas de STP, vivem um período de incerteza. O MLSTP e o PCD deixaram uma batata quente nas mãos do novo ministro-Carlos Stock, que terá de promover e valorizar a imagem de alguns militares em detrimento de conhecimentos, saber e competência. Nesse momento, não se reconhece em STP militar com historial de carreira, saber e competência técnico-científica e qualidades humanas para ser Brigadeiro ou General. Por outro lado, STP não tem meios técnicos, materiais, humanos e financeiros para ter e sustentar uma Brigada de homens, que de acordo com a doutrina militar da Nato ou Pacto de Varsóvia deve ser comandada por um Brigadeiro.
    Enfim, quem vive na barraca e quer ter Ferrari, terá que comercializar estupefacientes.
    Haver, vamos! Boa sorte à todos!

    • perreia

      17 de Agosto de 2010 at 17:15

      Oh meu Deus! Agora para ministro a pessoa tem que ser um super homem! Fonix

    • perreia

      17 de Agosto de 2010 at 17:17

      para ser* ministro!

    • perreia

      17 de Agosto de 2010 at 17:25

      Diz-me só uma coisa, Lula da Silva está apetrechado de conhecimentos técnico-científico? Pelo amor de Deus camarada!
      Se o dito vendedor de cabra, tivesse feito as coisas como deve ser, eu não me importaria. Estamos a falar de micro-estado.Não é nada demais.

    • zovirax

      17 de Agosto de 2010 at 19:13

      Caro perreira! Sendo STP um micro-estado e insular, os desafios inerentes a sua organização, gestão e funcionalidade exigem dos decisores políticos grande destreza no pensamento, capacidade técnico-cientifico e versatilidade. Veja o Cabo Verde como exemplo. Os decisores caboverdianos não são toscos. Se pensas que um ministro nos tempos de hoje apenas deve saber ler e escrever, então facilmente ele poderá trocar vacas por ovelhas.

    • Zovirax

      17 de Agosto de 2010 at 23:06

      Um ministro não é apenas um mero gestor de coisas feitas, terá que saber fazer, saber criar, inovar e criticar as coisas feitas e não feitas.

    • Mayfer

      17 de Agosto de 2010 at 23:20

      Caro Perreira…
      como dissestes, o senhor Lula da silva não é apetrechado de conhecimentos Técnico-cientíco, mas ele esta rodiado de muitas pessoas que o possuem..
      Por outro lado, ele tem um bom sistema de justiça (em reação a de s.tomé), uma Policia Federal que não perdoa os corruptos e agora tem o aliado da Ficha suja(Politicos envolvidos em algum caso de corrupção, não podem se candidatar)!

    • Polvo Paul

      18 de Agosto de 2010 at 11:17

      O Luta está rodeado de grandes cabeça que lhe ajuda no dia a dia da presidência, próprio Luta reconheceu que tem tido grande ajuda das pessoas que lhe prestam acessória, exemplo disso é o apoio que ele está a dar a senhora que é candidata a presidência do Brasil, está senhor para teu conhecimento é uma grande economista e assessora de senhor Luta para gestões económica, digo-lhe outra, Luta sozinho com empíricos a sua volta não ia lá. O mérito de Luta no meu entender é a vontade que tem em mostrar que com trabalho e dedicação consegue-se ter êxito, independentemente do nosso grau académico, outro mérito é amor a sua patria, e também não é corrupto.
      Saliento a coragem que teve em colocar o bem público ao serviço de todos.

      Portanto não ignores o conhecimento científico, tudo tem o seu valor.

    • Polvo Paul

      18 de Agosto de 2010 at 11:21

      Errata:

      Ao invés de “Luta” lê-se “Lula”, foi engano da minha parte.

    • Alberto Nascimento

      17 de Agosto de 2010 at 23:20

      Oh camarada Perreia , isto ja ‘e de mais.

      vamos la deixar de ignorancia.

    • Fro7

      19 de Agosto de 2010 at 11:28

      pra vosso conhecimento caros amigos, pra ser qualquer coisa num pais, tanto ministro como presidente,é preciso ter un pouco visao dos cargos que quermos ocupar, uns exemplos, Sarkosy pra ser presidente de França ja vinha seguindo Jacque Chiraque como professor, Vladimir putin antes de ser presidente ou outra coisa, seguio de perto toda politica do seu pais e ele tb foi guiado pelos antigos.., o que eu quero dizer é que na politica devemos ter visao du cargo antes de o acupar, é como na empresa se vce pensar en ocupar un cargo seja, ja tens experiença necessarias ou vais ser formado dentro da empresa pra ocupar tal posto, mas como nosso pais isso n ode acontecer, temos que contentar com os inexperintes………….

    • Boca com SEGURO

      17 de Agosto de 2010 at 18:40

      Caro Zovirax
      Concordo em partes contigo,
      mas… já tivemos também um vianteiro como deputado… e foi ele quem falou no parlamento sobre determinadas questões que os Doutores não fizeram, limitaram a olhar porque só lá estão pra defender os seus interesses.(bem,mas essas são outras questões).
      Eu desejo muita sorte ao novo governo, que eles tenham garras e determinação, pois é assim que se constroi uma nação.
      Viva o meu País, viva a Democracia, viva a Juventude!

    • Fernando Magalhaes Santana

      17 de Agosto de 2010 at 21:08

      Camarada Zovirax,
      Desculpe mas nao vou concordar contigo. Ta bem?
      No minimo o que tu fazes aqui e’ uma lista de dificuldades e criticas relacionado com capacidade tecnico-adminstrativas de alguns membrs do actual governo, e isto nao e’ justo. Em vez de falar em dificuldades, devias trazer sugestoes. Neste momento Sao Tome precisa de ideias novas, positivas, que visam solucoes, nao de lista de dificldades. Apresentar lista de dificuldades nao e’ ser mais inteligente, e’ ser cobarde.

      E’ tipido as pessoas passarem tempo a criticar outros e nao ver a si mesmo. O pais esta cansado deste tipo de actitudes baseado em inveja, ciumes, o pais precisa de gentes que quando criticam apresentam sugestoes. Ta bem?

      Entenda-me como um santomense tamem preocupado com o que se passa na terra, acho que um verdadeiro intelectual deve investigar para ajudar a orientar o futuro cletivo. Portanto vamos todos continuar a explorar opcoes que visam melhoria para o nosso povo. Deixemos de demagogias e guerra desfarcada. No fundo, sejamos humildes, por favor.

      Repare que eu na desfarcei a minha identidade porque quero aprender abertamente. Quando voces falam em transparencia, devem comecar por abrir as proprias caras. Acho que esconder os nomes, e se ousar insultar os outros usando ou desfarcando em pseudonomes, no minino nao e’ ser intelectual. E’ ser cobarde. Espero que nao me insulte, por isto nem se leve a mal, compatriota. Eu estou em Sao Tome e sei quao dificil e’ vivier ca. nao estou num computador em Portugal a viver desfarcado. Desculpe.
      Conclusao: abre a cara, use o nome proprio, seja home e traga sugestao, deixa de criticar os utros por mero prazer de instinto negativo. Seja positivo, camarada.

    • FC

      18 de Agosto de 2010 at 9:59

      Concordo em muito com o Sr. Santana. Zovirax, penso que não é de todo correcto, nem intelectual estar fora de STP a mandar “bitaites”. Venha para STP, venha conhecer os problemas “in loco” faça o diagnóstico e depois apresente soluções. Não se basie apenas nas noticias ou no maldizer. Assim estará a contribuir positivamente, e de certeza será uma pessoa muito respeitada no país. Pelo que vejo o Sr. Zovirax tem algumas qualidades que poderão ser úteis à STP.
      Se vier para a sua terra natal, irá ver que não é assim tão fácil solucionar os problemas do país, e verá também que emocionalmente não é difícil criticar, num país onde quase tudo está mal, se compararmos com os padrões de vida do local onde o Sr. se encontra neste momento, é claro.
      Mas também discordo com o Sr. Santana quando diz que o homem é cobarde, acho que cada um tem o direito de manter a sua privacidade. Ninguém pediu a si para apresentar o seu nome neste meio que é a internet. E deixo-lhe uma pergunta, Sr. Santana, quem me garante que é quem diz ser?

    • Zovirax

      18 de Agosto de 2010 at 20:05

      Caro FC!
      Eu reconheço a existência de problemas e dificuldades em diversas sociedades. Não é só STP que os tem. Não estou maldizer e mandar “bitaites”, apenas procurei demonstrar a existência de algumas dificuldades presentes nalguns sectores da vida pública de STP. Por outro lado, em momento algum estou a por em causa o desempenho dos novos ministros, uma vez que os mesmo têm oportunidades para demonstrar as suas valências. Não sou dono da verdade, nem de soluções mágicas, mas creio que as minhas dúvidas são legítimas e têm fundamento. Tenho direito de ter algumas dúvidas sobre as suas futuras actuações, mas ao mesmo tempo tenho respeito e admiração pela coragem que evidenciaram em assumir as responsabilidades governativas. Se reparares bem, ao longo do meu comentário não cito nomes, apenas levanto dúvidas no enquadramento dos cargos assumidos.

    • Zovirax

      18 de Agosto de 2010 at 11:46

      Caro Fernando Magalhaes Santana!
      Se é detentor da capacidade de percepção das coisas, certamente deveria constatar que apenas levanto algumas dúvidas sobre as capacidades técnico-científicas de algumas figuras do governo. Não coloco em causa a capacidade dessas figuras, uma vez que todos estão a ter oportunidades para demonstrar o que valem e o que poderão fazer para futuro de STP. Até provas contrárias, no mundo globalizado em que vivemos, qualquer cidadão informado e lúcido, tem o direito de levantar duvidas sobre as reais capacidades das pessoas que ocupam cargos de extrema relevância para o desenvolvimento de uma sociedade.
      No que as dificuldades enumeradas, seria louvável que todos nós, por uma questão de coerência e visão estratégia de contribuir para o progresso da sociedade santomense, enumerássemos neste site ou qualquer outro, algumas dificuldades do mais variados sectores da vida pública santomense.
      Certamente, depois da enumeração das dificuldades ou problemas, formaliza-se os diagnósticos e posterior apresenta-se medidas correctivas ou soluções. Ninguém consegue ter soluções sem enumerar as dificuldades, vejo que o senhor Fernando consegue ter soluções sem conhecer as dificuldades, o senhor é um grande génio.
      Finalmente, mesmo sabendo que o senhor Fernando é um génio de STP, a sua fraca capacidade de percepção, no que toca ao realismo do meu comentário, demonstra que não tendes capacidade nem destreza para avaliar a minha inteligência. Peço desculpas, o senhor trocou vacas por ovelhas!

    • António Veiga Costa

      17 de Agosto de 2010 at 21:41

      No Brasil qualquer prefeito administra melhor um município de 400 mil habitantes, do que essa turma que esteve no comando a tanto tempo.

      Lamento pelo meu país!

    • Budobaxana

      17 de Agosto de 2010 at 22:58

      Brigadeiros ? No pais de safa e fazer de contas .

      Vivemos numa ilha.Falta-nos visao global do mundo.

      Falando de Capacidade tecnica gostaria de saber se os nossos Militares e fututos brigadeiros ja estao familiarizados com o uso do GPS , EDI , SAP. Sao sistemas vastamente utilizados no mundo moderno.

      Falta-lhes material de consultas.Conhecimento da lingua inglesa como instrumento de comunicacao.

    • Antonio Amado Vaz

      18 de Agosto de 2010 at 1:23

      Muitos de nos sabemos fazer ilustracoes e descrever as coisas, mas pouco de nos AJUDA A MUDAR AS COISAS EM STP, POUCO DE NOS APRESENTA SOLUCOES OU HIPOTESIS para resolvermos os problemas de STP.
      “Atira-se pedradas q nao se tem casa som vidros.” Quando disciplina, respeito, e educacao caseira nao existe–consequencia e’ “BANDALHAS, TUDO DE PERNAS PARA O AR.”

      Entretanto, gostei de ler a sua narracao, mas reprovaste por nao apresentares a formula (ACCAO) ACTION—QUE FAZER PARA MUDAR esse ritmo doentio em STP????

      Trabalho, vigilancia, humildade, e seriedade

    • Zovirax

      18 de Agosto de 2010 at 12:02

      Caro António Amado Vaz!
      Certamente, depois da enumeração das dificuldades ou problemas, formaliza-se os diagnósticos e posterior apresenta-se medidas correctivas ou soluções.

    • Fernando Magalhaes Santana

      19 de Agosto de 2010 at 18:39

      Sao Conversas. Fala verdade sr. Zovirax. O sr. so quer e’ criticar os outros. So poderemos avaliar a sua inteligencia ba base da sua proposta. Ninguem esta aqui para insultar o outro. Somos todos familias em Sao Tome. Mas deixa de ser arrogante e apresente sugestoes. Ta bem?

    • zovirax

      19 de Agosto de 2010 at 21:15

      O senhor Santana gosta de brincar! Eu n ganho nada em ser arrogante.

    • Helves Santola

      18 de Agosto de 2010 at 4:33

      Mto feliz em apontar as dificuldades que terão! Mas infeliz em duvidar, sem motivos suficientes, sobre a possibilidade de eles conseguirem fazer o diferencial! Vamos dar força pra que eles consigam superar as dificuldades de apontou acima…….abraço!

    • Zovirax

      18 de Agosto de 2010 at 12:09

      Até provas contrárias qualquer cidadão tem o direito moral de levantar dúvidas sobre tudo que o rodeia. Se não o faz é porque é limitado.

    • Filipe Samba

      18 de Agosto de 2010 at 6:55

      A sua narração, estimula o novo elenco governamental para que tenham o espirito de estadista, munidos de conhecimentos do mundo contemporaneo.
      Por favor, consulte quando é que o Pacto de Varsovia desmoronou-se? E depois avalie a competencia humana dos outros.
      Só não erram aqueles que nada fazem, mesmo as cargas atomicas estão sujeitos as transformações.

      Eu respeito muito a pessoa dos Srs. Carlos Stock, Americo Ramos, acredito nos seus pragmatismos e prontidão.

    • Zovirax

      18 de Agosto de 2010 at 11:59

      Caro Felipe Samba!
      A Rússia tem como doutrina militar Pacto de Varsóvia. Até provas contrárias qualquer cidadão tem o direito moral de levantar dúvidas sobre tudo que o rodeia. Se não o faz é porque é limitado e com grande carga de ignorância.

    • Filipe Samba

      19 de Agosto de 2010 at 10:27

      Ao
      Sr. Zovirax,
      Os meus cumprimentos,
      Muito obrigado pela Vossa boa compreensão.
      A Doutrina é um modo de pensar.(Documento, Norma)
      O Pacto é Tratado entre dois ou mais estados.
      Chamou-se de Pacto de Varsovia, cidade na qual foi assinado o documento da sua formação.
      Hoje a Polonia é membro da OTAN.
      Caso esteja interessado poderia lhe enviar estes artigos para ler:
      A Rússia é um estado Independente, com novo conceito do mundo actual.12/12/91

      Rússia e Otan preparam encontro ao nivel de ministros dos Negocios Estrangeiros.
      Russia no seio dos paises da OSCE
      e mais artigos publicados na Imprensa Russa.

    • Zovirax

      19 de Agosto de 2010 at 18:13

      A Russia e a Nato não têm a mesma doutrina militar. Apenas faço referencia a doutrina militar. Procure saber qual é a doutria militar da Russia. Sabes qual a composição e a estrutura das unidades militares Russas? Sabes qual a composição e a estrutura das unidades militares dos paises da OTAN. Faça uma pesquisa!

    • Fernando Magalhaes Santana

      19 de Agosto de 2010 at 18:45

      caro filipe Samba:
      Muito obrigado. O Zovirax precisava desta licao para repensar que nem sempre a gente sabe tudo.E que a huildade tambem faz proesa a um homem. Gostei da licao, meu caro amigo.

    • zovirax

      19 de Agosto de 2010 at 21:38

      Doutrina militar.
      http://translate.google.pt/translate?hl=pt-PT&langpair=en|pt&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Military_doctrine

    • zovirax

      19 de Agosto de 2010 at 21:49

      Doutrina militar russa. Correccao
      http://translate.google.pt/translate?hl=pt-PT&langpair=en|pt&u=http://www.fas.org/nuke/guide/russia/doctrine/991009-draft-doctrine.htm

    • zovirax

      19 de Agosto de 2010 at 23:32

      Meu caro Santa! Chamas isso de licao? Nao sou dono da verdade, mas sei que Felipe ta equivocado sobre o conceito e as diferencas entre a Doutrina Militar Nato e Pacto de Varsovia. Ele que pequise.Nao leve as coisas a peito, o debate fortalece a uniao dos povos. Um abraco amigo.

    • Filipe Samba

      20 de Agosto de 2010 at 5:59

      Ao
      Sr. Zovirax
      os meus cumprimentos,
      Por favor, identifiquesse
      O Sr. é o vento oriental,
      Eu estive a espera destas perguntas.
      Peço a todos que se cuidem, temos mais um
      lobo vestido de pele das ovelhas no nosso seio.

    • Zumbakuê

      18 de Agosto de 2010 at 9:05

      Bem,…..compatriota Zovirax,depois de ler o seu texto, fiquei estupefacto. Estava um pouco deprimido, mas depois de tomar um zovirax, despertei-me.(ahahaha). Seguindo a linha do seu pensamento,acrescento que o novo elenco deveria estar atento, de forma a apetrechar alguns sectores chaves com cidadãos com provas dadas, sem olharem o local onde residem. Faz-me lembrar o actual presidente de Portugal, quando foi 1º ministro, além de munir alguns sectores com homens da sua confiança, colocou alguns que designava como tecnocratas de acordo com as suas competências, sem olhar a sua cor política. Essa é uma forma de evitar como referiu, “colocar vendedores de cabra” como responsáveis de departamentos. Com todo o respeito por eles, mas devem estar no campo a pastar, pois é essa a sua formação.
      Para não divagar, gostaria de lhe deixar um forte abraço e de subscrever os seus depoimentos.
      S.TOMÉ E PRÍNCIPE SEMPRE

    • Fro7

      19 de Agosto de 2010 at 11:08

      Meu caro Zovirax, tens razao quanto as capacidades tecnicas dos nossos mais recentes corpo do governo, en STP o problema sempre foi este, cabe cada ministro de dedicar mais ‘ leituras’… pra adequirir conhecimentos necessarios para dirigir o nosso STP………… nos outros paises antes de nomear un cidadao para ocupar un cargo no governo e nao so, é preciso saber si a pessao ten capaciades suficientes………………., merci

  2. INCOMODADO COM ISTO

    17 de Agosto de 2010 at 17:13

    ENTÃO SENHOR 1º MINISTRO AONDE ESTAVÃO ESTAS PALAVRAS DURANTE O PERIODO ELEITORAL????
    BEM JÁ ESTOU A VER COMO VAI DESEMRROLAR TODA ESTA HOSTÓRIA.

    ” Á CÁ ÇÁMÉ SÚBA ” – BALA DEPOIS TRADUZ.

  3. António Martins Gomes

    17 de Agosto de 2010 at 17:17

    Sou natural de São Tomé, Economista de formação e mestre em Gestão e Administração Pública e resido na diáspora há mais de vinte anos. Será que se acertou desta vez? Como sugestão: (I) um diagnóstico amplo sobre a real situação do País,(II) reunir com a diáspora, técnicos e parceiros de desenvolvimento, (III) medida com vista a moralização da coisa pública…desafiando os parceiros,(IV)despartidarização da administração pública para de seguida passar a modernização e sua adequação aos tempos de hoje e (V) repensar as políticas de descentralização e de desconcentração do Páis.

    • SN-FS

      17 de Agosto de 2010 at 21:59

      estimado Antonio Martins Gomes,
      Nunca se deve Auto-Intitular-se concordo consigo no diagnostico dos problemas d STP….mas para emplementar isto temos de pensar como povo santomense e não como um Europeu, americano,asiatico,australiano e africano……porque o problema está no povo que votou na mudança mesmo sabendo que na pratica não irá haver mudança mas sim continuidade de politicas de atirar areia para os olhos dos santomenses…..a base para mudar rumo de STP é o investimento muito grande na educação do nosso povo…..

    • Fernando Magalhaes Santana

      19 de Agosto de 2010 at 18:54

      Obrigado SN-FS
      ” a base para mudar qualquer coisa em Sao Tome, e’ investir grandemente na educacao do nosso povo”. PURA VERDADE. Ja em 1975 o discurso de Pinto da Costa na tomada de posse em 12 de Julho 75 dizia:
      No entanto, nao e’ consebivel qualquer desenvolvimento economico sem ter em conta investimento na cultura deste povo”. Juro que nao estou a apoiar o Pinto, mas dou-lhe credito por estas palavras naquela altura. Vao ler o discurso de 12 de julho de 1975 e me dao razao. A cultura desse povo tem que ser visto como um problema economico.

    • Alberto Nascimento

      17 de Agosto de 2010 at 23:23

      ja que descreveu o seu cv acad’emico,

      queira por favor detalhar a onde obteve as graduaçoes?

    • Helves Santola

      18 de Agosto de 2010 at 4:38

      Alimentar esse tipo de jogo é que deu cabo de STP, se acha que está errado, alerte a pessoa para que não cometa novamente o erro, possas! Já está a levar a mal, a desafiar a pessoa…….deixemos disso, meu povo!

    • Helves Santola

      18 de Agosto de 2010 at 4:36

      A sua área de formação não quer dizer nada, acho eu, é escusado exibí-la neste blog! Mas gostei das sugestões que deixou ao novo executivo e espero que eles possam tirar proveito das sugestões do povo, como esta! Abraço!

  4. nunoy

    17 de Agosto de 2010 at 22:13

    Caro Patrice
    Agora tu e Deus é que sabem tudo. Se der certo , muito bem.Neste momento a minha grande preocupação são as feirantes que estão a ocupar as ruas todas. O senhor prometeu uma nova feira de ponto então tomaa lá

    • lupuie

      19 de Agosto de 2010 at 12:44

      No centro da cidade nao deviamos ter esse tipo de feira. Precisamos mover tanto a feira do riboque como a feira grande da capital. Isso so traz muita sujeira, mau cheiro e emgarrafamento a nossa capital. Meus senhores, e que as nossas feiras estao no coracao da nossa capital. Se os vendedores fossem limpos, talvez. Mas nao tem educacao, nao sao limpos, e acho que nao se preocupam com nada. Esquqecem-se que o centro da cidade a todos pertence. Tinha-se que exigir muito mais dessa gente toda.

  5. KeKwa

    18 de Agosto de 2010 at 0:32

    Esta frase não foi usada na campanha??? porque agora

  6. Antonio Amado Vaz

    18 de Agosto de 2010 at 1:48

    Guerra?

    Nos nao queremos GUERRA CIVIL na Republica Democratica de Sao Tome e Principe—nem no sonho, nem tao pouco no pesadelo…. A consequencia de Guerra Civil e’ algo dramatico: mortes de muitos Sao-tomenses, destruicao de casas e outras infra-estruturas, e desgraca total com sangue e corpos de pessoas em todos os cantos no pai’s! Nos nao queremos isto! Ponto final.

    Por isso, temos que fazer de tudo para contermos essa catastrophe humana! Muitos dizem que devemos comecar a eliminar o verbo ROUBAR e substitui-lo com o verbo TRABALHAR!

    Essa coisa de:
    Eu roubo
    Tu roubas
    Ele/ela rouba
    Nos roubamos
    Vos roubais
    Eles/elas roubam
    JA NAO DA! A TERRA NAO AVANCA! O PAIS NAO ARRANCA P’RA FRENTE!
    Vamos substituir o verbo ROUBAR com o verbo TRABALHAR

    Eu trabalho HONESTAMENTE
    Tu trabalhas HONESTAMENTE
    Ele/ela trabalha HONESTAMENTE
    Nos trabalhamos HONESTAMENTE
    Vos trabalhais HONESTAMENTE
    Eles/elas trabalham HONESTAMENTE

    So ASSIM que iremos prevenir uma Guerra terrivel, uma Guerra horrivel, uma Guerra dolorosa, uma Guerra muito dificil de acabar em STP!

    Isto e’ complicado! Temos que tomar a pau porque o povo Sao-tomense esta’ farto!
    Demais e’ molestia! Vamos trabalhar com o povo para o bem de toda gente em Sao Tome e Principe!

    O povo de STP sempre diz: “quem aviso amigo/a e’!
    O POVO IRA LUTAR COM MUITA FORCA PARA COMBATER A MEDIOCRIDADE EM SAO TOME E PRINCIPE, E MUDAR MENTALIDADE DOS “PATAXOS.” POVO QUERO HOMENS, MULHERES, CRIANCAS, E VELHOTES ESPERTOS E VIVOS P’RA LEVANTAR O NOSSO QUERIDO SAO TOME E PRINCIPE. TEMOS QUE FAZER DE TUDO E DO MELHOR PARA O POVO PARA EVITARMOS GUERRA.
    O povo deseja paz, saude, unidade, disciplina, e trabalho arduo para assegurar o progresso. Vamos treinar o povo! Vamos dar ao povo a felicidade e o respeito que o povo merece!
    Se o roubo em STP persistir sera “Kidale^…” um ca boca mue^…

    Antonio Amado Vaz

    Nota final: O povo nao e’ assim tao pacifico e tao ignorante como muitos corruptos Sao-tomenses pensam q o povo e’! Povo Sao-tomense tem coragem para enfrentar uma luta estrategicamente bem planificada e bem organizada para sair dessa pouco vergonha e miseria criada ha 35 anos—

    DO NOT UNDER-ESTIMATE THE PEOPLE OF SAO TOME AND PRINCIPE—SANTOMEANS ARE RESILIENT HARDWORKING PEOPLE—SANTOMEANS ARE FIGHTERS!

    • Jose Cristovoa

      18 de Agosto de 2010 at 12:54

      Caro António Amado Vaz
      Deixaram-te mensagem relativamente ao teu comentário no artigo “Acabei de submeter ao Presidente a Estrutura e a Lista dos nomes que poderão vir a compor o próximo governo”.
      Para tua informação também subscrevo tais mensagens.

    • Antonio Amado Vaz

      21 de Agosto de 2010 at 21:45

      Jose? Cool—right on!
      Para o povo Sao-tomense com amor e carinho

  7. Helves Santola

    18 de Agosto de 2010 at 4:30

    Pessoal, o problema do país é justamente isso! Uns a querer ser melhores que os outros! Eu ñ sou formado mas garanto que faria alguma coisa como ministro de qualquer pasta em STP, está claro que a pessoa tem que ter certeza e força de vontade, saber ouvir os outros e ter muita, mas muita humildade para aprender a cada dia, a cada reunição! O primeiro comentáro acerca das capacidades de certos ministros novos em combater os “vícios” do país foi bem visto! Só que ñ vamos ter isto em primenro plano, vamos apoiar da maneira que podemos! Também deixou conselhos de como eles poderiam ultrapassar as dificuldades de qualquer um teria, formado ou ñ, é assim que deve ser! Críticas construtivas….porque o país precisa de ser construído e ñ continuar a ser destruído…………
    Muita força ao novo gover, que tenham esperteza, acima de tudo, e todo o apoio que precisarão para as decisções que terão que tomar, acredito que algumas serão defíceis…………

  8. Andrade Catanhede

    18 de Agosto de 2010 at 6:39

    Caro Senhor Ministro da Defesa
    Por ser a sua primeira entrevista pública, compreende-se o seu nervosismo, o que o levou a cometer alguns erros de concordância ao falar para as câmaras da TVS.
    Como licenciado em direito e possivelmente com uma pós-graduação na mesma área, para as próximas entrevistas, tenha cuidado com a linguagem. Tente ser mais fluente e falar correctamente…
    Não leve a mal, quero apenas contribuir para que o senhor melhore

  9. E.N

    18 de Agosto de 2010 at 8:31

    Minha gente, meus irmaos,hoje e de louvar que temos esses jornais na internet que tanto nos informa e nos poe a par da situcacao do nosso S.T.P,porque nos nao deixamos comemtarios objectivos ,criticas constructivas, “fofocas” com fundamento em vez de se preocupar com coisas banais.Pois os comentarios deixados por nos “leitores anonimos” pode ter um impacto tao informativo quanto as noticias publicadas por esse jornal.
    Sera pelo facto de ser uma nacao pequena e que nos leva a ter pensamentos e expressoes mediocres?

    Sera preciso que a direcao desse jornal supervisionar os comentarios antes de ser publicados?

    VAMOS FAZER O BOM USO DESSE JORNAL.

    E.N

  10. Hugo Lima

    18 de Agosto de 2010 at 8:54

    Depois de ler todos os comentários dos meus compatriotas . Gostaria de deixar aqui uma chamada de atenção para os novos órgãos de Governo.
    – que não levassem ao peito essas opiniões;
    – vissem como critica construtiva;
    -e que tirassem o melhor proveito das mesmas;
    – para o bem do nosso país.
    Tudo isso traduz apenas numa palavra é democracia e ainda bem.
    Concorda-se com uns discorda-se com outros isto é em qualquer parte do mundo.
    Viva os santomenses

    • Hugo Lima

      18 de Agosto de 2010 at 8:57

      queria eu dizer
      – que não levassem a peito

  11. Santo

    18 de Agosto de 2010 at 10:30

    O Sr.Primeiro Ministro tem repetido por diversas ocasiões que a transparência na governação e combate a corrupção será uma das prioridades do seu Governo.Penso que um dos sinal de transparência que deveria dar era exigir a todos os membros do governo depositasse no Tribunal Constitucional a lista dos seus bens actuais. Fica esta sugestão…..

  12. Armindo Fonseca Dos Santos

    18 de Agosto de 2010 at 10:57

    Quanto ao discurso do atual primeiro Ministro é de louvar,porque os anteriores governantes deste pequeno país não tinham vontade de ver S.T.P desenvolvido,porque se o país desenvolve eles não podem delapidar o bem público .Eles apenas queriam um país onde a lei não funciona.O pouco da ajuda internacional que o país recebia 90% era para os bolsos dos dirigentes”pagamento de viagem ,subcídio de viagem e pouvo nada.É altura de todos os santomenses arregaçar as mangas e lutar para o desenvolvimento de S.T.P . Aos dirigentes do MLSTP, PCD e MDFM que durante esses anos todo,eles nunca trabalharam em pról de S.T.P é altura de pô-los a trabalhar ,ele não sabem o que é trabalhar,sempre tiveram vida fácil.Espero que estes senhores trabalhem ou então terão que gastar o dinheiro que usurparam durante esses anos todo.
    Fui…. vou trabalhar.

  13. António Martins Gomes

    18 de Agosto de 2010 at 11:16

    Amigos SN-FS/Helves Santola, se realmente acham que exagerei na exibição de grau académico… as minhas sinceras desculpas (…). Resido em Cabo Verde terra dos meus queridos pais. País que há vinte anos atrás carecia de tudo quanto é básico para o ser humano, para não vos falar das infra-estruturas e/ou projectos de desenvolvimento, que eram então impensáveis-basta fazermos uma comparação dos dois momentos.

    Esta é a nossa terceira participação sobre o tema: boa governação, que talvez sirva de convite para os membros participarem dos debates ao ponto de contribuir para o estudo-diagnóstico sobre São Tomé e Príncipe!
    A eficiência do estado, o crescimento económico e o desenvolvimento sustentável além da estabilidade social e política estão associados à capacidade do estado de gerar receitas, contrair empréstimos com prudência e administrar bem os fluxos de receitas; planear e gerir apropriadamente a despesa pública; e prestar contas em relação à aplicação dos fundos e resultados alcançados. A gestão dos fundos públicos nos estados que apresentam estas características normalmente apresenta elementos de transparência, participação, poder de resposta, controlo, responsabilidade e previsibilidade, assim como a existência do Estado de Direito. Em conjunto, estas características são elementos constitutivos da boa governação de estados.
    Será que estes medidas são pertinentes? Existem outras medidas igualmente pertinentes? Quais são os desafios principais para alcançar uma boa governação no sector público administrativo em São Tomé e Príncipe? Como combater o capitalismo de estado? Qual deve ser o foco dos estudos para um País de pequena dimensão, que é o nosso caso?

    • SN-FS

      19 de Agosto de 2010 at 8:20

      Relamente Tens Razão nos apectos que referiste, mas na teoria as novas caras da politica STP sabem como agir, mas na pratica falta acção, estão poucis interessados em mostrar trabalho, é isso que interessa….

  14. Filipe Samba

    18 de Agosto de 2010 at 12:46

    A minha proposta, queria que todos da diaspora, contribuissem com uma quota anual de 200 dolares, para o melhor funcionamento da nossa rede de internet.
    Para tal é necessario a conta bancaria, por onde encaminhar o dinheiro.
    Fica espera da vossa conta bancario para o deposito do valor correspondente

  15. mpian malimbóki

    18 de Agosto de 2010 at 13:32

    O sr junto ao seu elenco teram ki resolver o problema da elevada taxa alfandigaria.
    A Taxa esta muito alta,por favor pense nisto!!
    os da diaxpora tenhem muita vontade de por os seus bens moveis no seu país,mas fica-nos muito carrrrrrrrrrro.também keremos contribuir pra o melhor do nosso país.

    • Filipe Samba

      19 de Agosto de 2010 at 5:59

      Ao Sr. Sem nome mpian malimboki
      os meus cumprimentos,
      A minha proposta é depositar um valor monetario no banco de STP, não bens moveis singulares.
      Analise o que os caboverdianos (diaspora) têm feito para o bem estar social de Cabo-Verde.
      A minha virtude é esta, vivo para resolver os problemas.
      Solicito ao CST com quem contactar para o efeito.
      Saotome e Principe é um País pobre e precisa da ajuda de todos nós, que abstenhamos o nosso espirito marginal.

  16. Lucio Ceita

    18 de Agosto de 2010 at 16:45

    Ó MEUS SENHORES NÃO VAMOS VERGAR POR ESTE CAMINHO, EU ACREDITO QUE QUALQUER DESTES NOVOS MINISTROS SABEM FAZER ALGO DE MELHOR, AH! EU ACHO QUE PROBLEMA DE STP NÃO ESTAVA NO SABER FAZER OU DOUTORADO, MESTRADO…. NADA DISSO. FOI SIMPLESMENTE VONTADE POLÍTICA. ENTÃO QUEREM ME DIZER QUE BARCO FOI A PIQUE PORQUE NÃO SABEM FAZER? CONSTRUÍRAM DOCA NO LUGAR IMPRÓPRIO PORQUE NÃO SABEM FAZER, FIZERAM COMPRA COM FUNDO DE BRASIL PRODUTOS DITE ORADO PORQUE NÃO SABIAM…………………………….VAMOS DEIXAR DE BLA, BLA, BLA

  17. A MUDANÇA

    18 de Agosto de 2010 at 19:10

    Caros amigos é preciso investigar onde foram parar os $5.000.000,00 (cinco milhões de USD) de ajuda do governo Indiano ao INIC. É preciso apoiar a gestão da informação, esta será uma arma mortífera no combate à corrupção, desvio de fundos, má gestão orçamental entre outras praticas que penalizam tanto a nossa jovem nação. Para quando é que teremos um sistema informático a distribuir processos aos juízes e não pessoas? Para quando é que teremos um sistema informático a calcular as custas judicias e não pessoas? Para quando é que teremos um sistema informático a calcular as taxas da ENAPORT e não pessoas? É preciso tornar a nossa administração pública mais transparente, justa e igual para todos…

  18. Antonio Amado Vaz

    18 de Agosto de 2010 at 20:08

    HAVERA PROBLEMAS GRAVISSIMOS EM STP, SE O PATRICE TROVOADA, AFONSO VARELA, E SEUS AMIGOS CORRUPTOS ROUBAR O POVO, OU DEIXAR ANDAR AS COISAS EM STP EM ANARQUIA COM FUNDOS DO ESTADO!

    NAO ESTAMOS A BRINCAR! AVERA BRONCA!

    DINHEIRO DO POVO E’ DINHEIRO DO POVO!

    DINHEIRO PARA DESENVOLVER O PAI’S, NAO PARA USO PESSOAL DOS GATUNOS!

    MAKAS!

  19. Antonio Amado Vaz

    18 de Agosto de 2010 at 20:14

    EU, E O POVO SAO-TOMENSE ESTAMOS SERIOS!!!!

    AQUELES QUE ROUBARAM O POVO E CONTINUAM A ROUBAR E DESTRUIR O PAI’S E’ MELHOR DEVOLVER TUDO PARA O POVO E A NOSSA TERRA O MAIS URGENTE POSSIVEL!

    AMIGOS, FAMILIA, VIZINHOS, COLEGAS, OU ESTRANHOS/AS; TODOS CULPADOS E INVOLVIDOS NOS ROUBOS EM STP—DA CONSCIENCIA E DEVOLVA TUDO O MAIS BREVE POSSIVEL!

    QUEREMOS PAZ, ALEGRIA, PROGRESSO ECONOMICO, E TRANQUILIDADE!

    JA CHEGA DE ROUBO!
    OU VAI OU RAXA!

    Antonio Amado Vaz, nova geracao de malta jovem com inspiracao positiva e respeito ao nosso querido povo e a nossa querida terra; Republica Democratica de Sao Tome e Principe

    NAO ESTAMOS A BRINCAR!!!

    • LEVIANA NAZARE

      23 de Agosto de 2010 at 15:57

      Caros comentaristas! O senhor amado vaz precisa de uma intervenção clínica. Como ele escreve também é inglês e deve residir num país anglo-saxónico recomendo que ele se dirija a bethlem royal hospital em Londres ou a New York Presbyterian hospital para uma avaliação ou internamento pelo seu estado clínico, seu senseless comments and out of space bla bla bla.

  20. Carlos Pires

    18 de Agosto de 2010 at 21:53

    O Lula tem experiencia operaria, o que se esquece, isto é uma boa lição anda naquele tempo, além de conhecer bem as mímica dos políticos, por esta razão soube escolher, agora falar do nosso 1º ministro particularmente é o mesmo do pai, ainda a sua historia é no mínimo desconhecida, apenas sabemos o que ele acha ou achou útil, por esta razão falar da sua experiencia é outra coisa louca, assim sendo ele soube escolher os seus números mas tudo é numero conhecemo-nos assim o povo não exigi, o simples ditado simplificado, somos todos família. Veremos o veredicto do pai, ficamos onde estamos e a ele? … aonde ele esta?, … feito personalidade ? … SIM, correcto. Sim da citação

  21. Brasileiro

    19 de Agosto de 2010 at 0:09

    Senhores Santomenses, acabei de ler com muita atenção a todos esses comentarios sobre, seu governo e venho dizer-lhes que o Pais de voces só precisa que acabe com estas divergencias entre voces mesmos, pois, o mundo inteiro acredita no crescimento do seu pais, num pais do tamanho do seu, nada deveria passar desapercebido, pois, em resumo se existe corrupção em Sao tomé e principe, é com anuencia de todo cidadão………..
    Fui um investidor acreditando no governo passado, agora sou um admirador e torcedor da felicidade de santomenses que tenho como familia.
    Sou um brasileiro que conheço mas sao tome que muitos santomenses pois fiz um mapa da malha viaria de seu pais.
    Força pra todos

  22. helmerdias

    19 de Agosto de 2010 at 7:37

    pos sabemos que nossas ilhas nao tem muitos recursos mais temos que salvarguardar o nosso mais que importante que é agricultura que ja foi expoente maximo.o solo é que nos garantes barrigas cheias.por isso sr pr ministro pom nos santomense principalmente os muitos jovens que nao estao a fazer nada.eu sei que nao é emprego do sonho mais mesmo eu que estou na europa sou eletricista mais para comer faço outras coisas que nao tem nada haver com minhas qualificaçoes.quanto ao resto do investimento nas outras areas o nosso pais é muito pequeno por isso ajudas que sr for aprocura se for bem empregue trara resultados para isso tem que haver transparencia boa vontade menos egoismo.E sr ja esta no seu discurso vir ja com desculapas ja estou a ficar preocupado,espero estar enganado.Mesmo assim acredito em si e na sua equipe.quero resultados por favor sr esteve no nosso hospital e viu ne como nos que nao temos dinheiro temos que passar dar melhores condiçoes de vida aos nossos profissionais em todas as areas.E nos santomense temos que saber que lapidar o bem publico em proveito proprio nao é soluçao.bem aja

  23. António Martins Gomes

    19 de Agosto de 2010 at 10:29

    Muito bem Sr. Filipe Samba, a haver credibilidade estaria eu na disponibilidade de colaborar com a sua iniciativa. Apenas um pequeno exemplo: Os primeiros Espaços Internet foram criados em Portugal em 1998-99, no âmbito de projectos-piloto de Cidades Digitais com financiamento da IOT – Intervenção Operacional Telecomunicações através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia. A partir do ano 2000, o POSI – Programa Operacional Sociedade da Informação apoiou a criação de Espaços Internet como equipamentos públicos específicos a disponibilizar nos municípios, através de um protocolo celebrado com a Associação Nacional de Municípios. De 2000 a 2003 foram criados neste âmbito 257 Espaços Internet. Este número manteve-se até Julho de 2005, altura em que se previu no programa Ligar Portugal a sua duplicação até 2010. Em Novembro de 2007 o número destes espaços chegou a 294. Foram criados meios de acesso à Internet em bibliotecas públicas, na maioria com financiamento do POSI/POSC no âmbito de um protocolo celebrado entre a UMIC e a Associação Nacional de Municípios. Em 187 destas bibliotecas, estes meios foram organizados de forma semelhante aos Espaços Internet e, em alguns casos, até constituem espaços de grande dimensão em número de computadores. Também com financiamento do POSI/POSC, foram criados 215 Espaços Internet em Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) seleccionadas com base em trabalho reconhecido no combate à pobreza e à exclusão social, no âmbito do Programa Clique Solidário que foi aprovado em Março de 2002 num contrato-programa assinado entre o POSI e o ISSS – Instituto de Solidariedade e Segurança Social.
    Em Cabo Verde a Rede de Internet (…do Estado, claro!) é, também, muito recente e está implantada nas 9 Ilhas do País e em todas as repartições públicas (central e local). A sua gestão compete ao Estado através do NOSI- Núcleo Operacinal para a Sociedade de Informação.

    • Filipe Samba

      20 de Agosto de 2010 at 6:28

      Ao
      Exmo. Sr. António Martins gomes,

      Os meus cumprimentos,
      Muito obrigado, pelo exemplo, em disponibilizar a sua colaboração, mas não iremos cruzar os braços

    • Filipe Samba

      24 de Agosto de 2010 at 7:49

      Ao
      Exmo. Sr.º António Martins Gomes
      Os meus cumprimentos,
      Seria-lhe grato se me desse o seu contacto, por favor.
      Não lhe prometo,caso haja um bom projecto fico com comprisso de procurar um patricinador ou um parceiro.

  24. Antonio Amado Vaz

    19 de Agosto de 2010 at 20:07

    PAI NOSSO
    Pai Nosso, que estais no Céu
    Santificado seja o Vosso Nome
    Venha a nós o Vosso Reino
    Seja feita a Vossa Vontade,
    Assim na Terra como no Céu
    O Pão-Nosso de cada dia nos daí hoje
    Perdoai-nos as nossas ofensas
    Assim como nós perdoamos a
    Quem nos tem ofendido
    E não nos deixeis cair em tentação
    Mas livrai-nos do Mal.
    Amém

  25. Antonio Amado Vaz

    21 de Agosto de 2010 at 21:48

    Aprendam com a Laura, a Sra. de Costa Rica!

    Nos precisamos de uma mulher extremamente competente e honesta e que ama os filhos e filhas da terra na Presidencia da Republica Democratica de Sao Tome e Principe!

    Ja basta de “PATAXOS”!

    “A economia da Costa Rica é dependente do turismo, agricultura e exportações de produtos eletrônicos. A economia emergiu de uma recessão em 1997 e desde então mostra um crescimento forte.”

    http://latimesblogs.latimes.com/laplaza/2010/02/laura-chinchilla-woman-elected-president-of-costa-rica.html

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Costa_Rica

    http://www.state.gov/r/pa/ei/bgn/2019.htm

  26. Antonio Amado Vaz

    22 de Agosto de 2010 at 21:36

    “Não há solução miraculosa”

    Este parece ser um sinal pouco optimista!
    Patrice Trovoada, se a barra esta pesada, entao passe a pasta para outro/a. Existem muita gente competente e com couragem para levantar STP!

    Strong leaders do not cry, and never give up!

    Acorde e deixe o dinheiro do povo para desenvolvimento de STP!

    Quanto esta coansado pede a substituicao.
    Estamos (povo Sao-tomense) atentos e prontos com cartoes Amarelos, e vermelhos nas maos!

    Boa sorte! Faca o teu melhor com ajuda dos Ministros e com aqueles que querem melhorar STP!

  27. Antonio Amado Vaz

    22 de Agosto de 2010 at 21:43

    Eu irei solicitar junto ao Governo Norte Americano muita verba destinada para a construcao de uma grande cadeia de prisao segura sofisticada (Maximum Security Prison) para fechar (Lock-up) todos aqueles que roubaram e roubam o povo Sao-tomense!
    Aqueles que devolverem todo o dinheiro roubado ao longo dos anos, a Direccao de Financas, e ao Tribunal de Contas, serao insentos de castigo!
    Os detidos; gatunos que roubaram o povo Sao-tomense, irao aprender a trabalhar fora de escritorios, onde fabricarao produtos manufacturados de utilidade publica, e tambem limpeza de ruas e trabalho agricula para sustentar despesas de custo de encarcerrrramento. Os ricos implicados e os corruptos nao serao excepcao!
    Verbas para Jornalismo isento, credivel, e transparente,
    Verbas para agua potavel e electricidade serao tambem “items” incluidos na agenda do dia.
    Entrara em vigor efectivamente!

  28. Antonio Amado Vaz

    22 de Agosto de 2010 at 21:44

    Dados Economicos de Sao Tome e Principe? Dados Estatisticos e Financeiros?
    O povo Sao-tomense deve estar informado sobre o dinheiro do povo—Como esta esse dinheiro a ser gerido? Como e’ e sera investido esse dinheiro? Como e’ o dinheiro gasto, e em que^? Quanto e’ a despesa annual do Estado? Banco Central de STP (Auditoria e Fiscalizacao)? As dividas do pai’s? Taxas de Rendimento e contribuicao no Seguro Social? O montante, o valor total que STP recebe em doacoes e ofertas? Quanto e’ que STP produz anualmente? Quanto e’ que o Estado gasta na Administracao Publica?
    Facturas de viagens necessarias e viagens disnecessarias? Despesas com as embaixadas e consulados de STP?
    Esclarecimentos e detalhos sobre “Projectos” financiados pelo Estado Sao-tomense?
    Escandalos Financeiros e Abuso de Poder e Abuso de Privilegio e Abuso de Autoridade?
    Compras de casas e carros com dinheiro do povo o dinheiro roubado?
    Onde entra e onde sai o dinheiro do povo? Pagamento de contas, compras disto e daquilo para que^ e porque^?
    Estas e outras sao materias de destaques muitissimas importantes para o conhecimento do povo.
    Auditoria geral!
    Fiscalizacao geral!
    Inspeccao Geral!
    Cadeia ou Prisao Geral para evitar Guerra—Nesta material, temos obrigacao de cumprir a vontade popular!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top