Política

ALTERAÇÃO : Pinto da Costa fala a imprensa no final desta tarde

O antigo Presidente de São Tomé e Príncipe, o Primeiro Chefe de Estado após a independência nacional, agendou para as 17 horas um encontro com os jornalistas para fazer uma declaração. Segundo o Téla Nón apurou a declaração de Pinto da Costa poderá estar realcionada com as eleições presidenciais de 2011(INFORMAÇÃO INCORRECTA). A declaração de Pinto da Costa teve haver apenas com o resultados das eleições legislativas de 1 de Agosto e a necessidade de garantia da estabilidade política no âmbito de uma ampla concertação nacional. Um assunto que o Téla Nón vai detalhar na edição de quarta – feira.

    106 comentários

106 comentários

  1. Zovirax

    17 de Agosto de 2010 as 17:33

    O Dr. Manuel Pinto da Costa, no meu entender deu identidade ao povo de STP. Cresci no tempo em que este senhor foi presidente, felizmente em país STP as pessoas tinham respeito e civismo. Infelizmente o senhor Pinto da Costa deixou-se enganar pelos abutres do MLSTP e beliscou de forma triste sua imagem como homem e como pai da nação. Depois da implementação da democracia parlamentar, o Pinto não soube envolver-se na nova dinâmica social do país, não soube puxar pelos jovens, pelos mais desfavorecidos. No meu entender, o senhor devia manter-se a distância do actual MLSTP.

    • Zovirax

      17 de Agosto de 2010 as 17:33

      no país.

      • Pleto

        17 de Agosto de 2010 as 19:25

        Nao sejas injenuo, Pinto da Costa jamais. Essa gente ja teve a oportunidade suficiente e tiveram tudo na mao.

    • Santomense

      17 de Agosto de 2010 as 22:06

      Eu nasci e cresci na epoca de Pinto da Costa, e as coisas eram muito diferentes de hoje, até mesmo o respeito, consideração, valores morais eram diferentes. A cidade era limpa. E apesar de ter que obedecer certas regras, as coisas andavam bem. Tenho muito orgulho em contar para os mais novos como era antigamente em STP.
      Hoje vejo um Pinto da Costa fragilizado devido ao buraco onde se encontra o MLSTP. Mas é verdade que MLSTP é uma coisa e Pinto da Costa é outra coisa. Eu vejo um Pinto da Costa com noção de o que é MLSTP hoje e por isso a sua “distancia”. Eu acho correcto estar com o pé atras, porque o povo já esta cansado de certas caras do MLSTP. Eu acredito que uma parte do povo ainda o tem como alguem de muito valor e talvez “o ideal”, e até mesmo como “única opção aceitavel” como Futuro candidato as Presidenciais de 2011. O povo espera ter acertado no Patrice como PM, e terá agora que escolher um PR. Que governe a melhor solução para STP, seja quem for,não importando a idade, cor, grau de formação ou militante de certo partido politico.
      Apenas a melhor solução.

      Meu caro Camarada Dr. Manuel Pinto da Costa, preserve a sua imagem mantendo essa “distancia” do MLSTP até que haja mudança na mesma.
      Ainda tem muita gente que o apoia e acredita nos seus valores.

      FORÇA ADI.
      FORÇA DR.PATRICE TROVOADA.
      FORÇA DR. MANUEL PINTO DA COSTA.

      Santomense !!!

    • Alberto Nascimento

      17 de Agosto de 2010 as 23:06

      O Pinto nao ‘e b’ebe.
      N culpes os homes de MLSTP. O Pinto era o homem grande de MLSTP e ainda ‘e muito respeitado no partido.
      Os actos do Pinto sao apenas do Pinto e devem ser respondidos pelo Pinto.
      O Pinto apenas aparece nas eleicoes, perde e desaparece.
      Espero que ele mude este caracter como um antigo PR.
      O Miguel pelo que sei nao consigo falar.

      • GINGA PO

        18 de Agosto de 2010 as 12:41

        descupa-me descordar um pouco de si, este sim é um bom caracter que Pinto tem e que todos os politicos deviam ter em SPT, quando perde as eleições, deixar quem ganhou governar em paz e traquilidade e não estar a fazer ataques inúteis. custuma-se a dizer é melhor ta calado para não dizer asneiras, fez e faz muito bem o Pinto Costa.

        • GINGA PO

          18 de Agosto de 2010 as 12:46

          QUERIA DIZER DESCULPE-ME,,,, não leve a mal é simplesmente uma opinão….

        • VÊDÊ CÁ DUÊ

          19 de Agosto de 2010 as 10:57

          Caro patriota GINGA PÔ, sublinho a negrito os teus comentários embora em poucas linhas dizes tudo muito bem quém ganha governa e aí daquele que vier a pertubar a nova governação trabalhar vai ver o que lhe acontecerá o povo tem olhos e ouvidos atentos para der o que vier contra esta nova govermnação.Quanto ao Dr. Manuel Pinto da Costa embora ser lata velha do passado mas é recuperável para conservarmos as lindas flores de jasmim.É um cidadão que dá cara, íntegro e homem de punhos fortes que não deixa ser enganado.Tenho fé em Santo António e Santo Tomé Poderoso ver muito brevemente a dupla a governar Dr. Patrice Trovoada que já se encontra no poder e o Dr. Manuel Pinto da Costa.Deus perdouo os feristeus então perdoamos o passado do Pinto que também nunca foi culpado dos 15 anos ele até dizia…. assumia os males dos antigos colaboradores o que hoje ninguem jamais fez isso durante esses anos todos após a democracia.Bem haja à STP e seu querido e humilde povo mas agora com muita vigilância er maturidade

      • Alberto Nascimento

        19 de Agosto de 2010 as 12:11

        isto ‘e um mundo de trocas de opnioes.
        Certamente o Pinto tem muitos valores.
        Como voce reiterou, apenas o facto de nunca ter desistabilizado politicamente a nossa terra nesses anos ja ‘e algo muito de se louvar.
        Cada tem direito a ter suas ambiçoes e lutar por elas.
        Obrigado.

    • jaka doxi

      18 de Agosto de 2010 as 19:31

      ALGUÉM SABE ME DIZER PORQUÊ QUE O
      MLSTP-PSD,ESTÁ CADA VEZ MAIS DIVIDIDO E NA RUA DA AMARGURA?
      SERÁ QUE NO MLSTP-PSD NÃO EXISTE OUTRA PESSOA COM CAPACIDADE PARA SER PRESIDENTE DA REPÚBLICA?
      SABEM PORQUÊ QUE O MLSTP-PSD PERDEU AS ÚLTIMAS ELEIÇÕES?
      NB-A MINHA FONTE DISSE-ME QUE A JUVENTUDE DO MLSTP ESTÁ REVOLTADA COM A DIRECÇÃO DO PARTIDO E JÁ NÃO VAI MAIS ACEITAR SER DIRIGIDA POR VELHOS BURROS E CADUCOS.O PINTO E OS SEUS LACAIOS QUE SE CUIDEM.
      ABRAÇOS.

    • jaka doxi

      18 de Agosto de 2010 as 19:55

      NB:POR FAVOR,MEUS CAROS, LEIAM COM ATENÇÃO A ANALISE MUITO BEM FEITA PELO SENHOR CANTANHEDE.
      SEGUE O TEXTO:

      Meus caros apoiantes do Pinto para a Presidência
      Com todo o respeito, cada um é livre de escolher e tentar convencer aos demais, a justeza da escolha do seu candidato a presidência. Assim manda as regras da democracia.
      Mas, uma coisa eu vos garanto. O Povo de S.Tomé e Príncipe nunca reelegerá o Pinto da Costa para a presidência, pelas seguintes razões:
      1. O Sr. Pinto é um homem extremamente preguiçoso.
      2. Tem demonstrado não saber fazer mais nada a não ser sentar-se no cadeirão do palácio cor de rosa?
      3. Com setenta e tal anos, o homem já está “GAGÀ” e mal consegue ler com uma certa fluidez uma página da nota que ele próprio escreveu. Já imaginaram o que será ele daqui a 10 anos?
      4. Foi ditador e, como tal, teria dificuldades em passar a ser democrata
      5. A comunidade internacional não lhe dá valor nenhum, tanto é que nunca é chamado para fazer absolutamente nada a nível internacional (factor incompetência)
      6. S.Tomé e Príncipe tem o direito de ter um presidente mais jovem, com ideias renovadores e competente, em vez de um velho “GAGÁ” e preguiçoso.
      Todos somos unânimes em dizer que está sendo difícil encontrar-se uma figura presidenciável para conduzir os destinos de STP nos próximos 10 anos.
      Também é verdade que as possíveis figuras para o cargo de presidente ora existentes no país, têm a imagem desgastada. Ainda assim, há uma ou outra figura melhor que o Pinto, mesmo nas fileiras do MLSTP. Outra alternativa seria a de procurar a nível da diáspora 2 ou 3 figuras competentes e que estejam interessadas em candidatar-se. Este homem é que não minha gente.
      Patrice abra os olhos. Nada de casamento com este malvado e bruxo. Não se esqueça do que ele fez ao teu Pai: prendeu-lhe injustamente, depois deste se ter refugiado na Casa das Nações Unidas. Mesmo assim, ele mandou o seu capanga Daniel Daio violar aquela residência, prender e espancar o teu pai, mesmo antes de o atirarem para o geep como se tratasse de um vulgar delinquente. Perdoa-lhes mas nunca se esqueça. Se ele mandou que votassem no ADI, para vingar-se do Rafael e outros seus opositores dentro do partido, como dizem por aí, este é seu problema. Não o apoie nas presidenciais de 2011.

      Viva o ADI, viva STP

      • stp

        21 de Agosto de 2010 as 22:06

        Caro jaka doxi

        com algum respeito…

        Em vez de estar a criticar o camarada PC ve a vergonha que esta no poder agora que o povo hipocrita como o nosso elegeu. Pois Povo hipocrita. Nao souberam valorizar e so destruiram o pais… a culpa em geral e do povo santomense…Que so querem saber de qquem dá mais..e escolhem as pessoas erradas….Como o senhor FM
        O senhor Dr MPC se foi ditador…UAU…viu como stp era dntes…HAVIA RESPEITO SENHOR
        RESPEITO! acho que ja nao existe esta palavra sequer no pais….Sinceramente…Fico indignado com as acusaçoes das pessoas que acredito que so vêm comentar atraves “dos bocados que apanhou da boca do vizinho do lado”…!

  2. jaka doxi

    17 de Agosto de 2010 as 17:36

    Credo.
    O coelho saiu da toca e exige a oposição para colaborar com o governo.
    bonito.

  3. falaverdade

    17 de Agosto de 2010 as 17:49

    Força Camarada Presidente. O Pvo esta consigo. Neste momento tu és a solução para S.Tomé e Príncipe mas sem esses cambardas dos Rafaes, Tinys, Dedinhas e companhia limitada. Vá em frente

    • Pleto

      17 de Agosto de 2010 as 19:18

      Foi ele qu]em criou essa gente, ele e a sua cupula deviam ser processados a restituir os bens que furtaram durante os longos anos de ditadura.

      • Antonio Variacoes

        18 de Agosto de 2010 as 10:13

        Pois e caro pleto! este senhor devia ate ser proibido de falar a emprensa, arogante, ganancioso…e sem vergonha..

        • Indignado

          21 de Agosto de 2010 as 22:10

          Proibido porquÊ?
          as pessoas tem medo das verdads que podem ser ditas?
          O pais fez-lhe esconder das piranhas assassinas que estao no poder…

    • Ámavel

      21 de Agosto de 2010 as 9:54

      tou contg falaverdade, se o camarada Manuel Pinto da Costa se candidatar as proximas eleiçoes 2011, eu mesmo tando fora do pais irei pra lhe dar o meu voto,mesmo nao ter vivido a realidade governativa do mesmo, acredito que será a soluçao para STP,mesmo sento Gaga como frizou o camada jaca doxi, tem qualidade visao, e principalmente experiência ob

  4. BLAGA PENA

    17 de Agosto de 2010 as 17:55

    E o mais ideal as Presidencias neste momento em STome e Principe.
    Viva Dr. Manuel Pinto da Costa

    • Zinho

      21 de Agosto de 2010 as 22:10

      VIVAAAAAAAAA

  5. jaka doxi

    17 de Agosto de 2010 as 18:13

    ESTANDO O PAÍS NUMA ONDA DE MUDANÇA NÃO VEJO PORQUE RAZÃO O SR PINTO DA COSTA QUEIRA AGORA APARECER PARA SUBIR AO POLEIRO.
    O POVO DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE JÁ ESTÁ FARTO DE GENTE INCOMPETENTE E PREGUIÇOSA.
    É TEMPO DE O PAÍS TER UM PRESIDENTE DA NOVA GERAÇÃO E COM OUTRAS CARACTERISTICAS QUE NÃO A DO PINTO DA COSTA E DOS SEUS AMIGOS.
    COM A IDADE QUE TEM O PINTO DA COSTA DEVE SIM FAZER PARTE DE UM GRUPO RESTRITO DE EX POLITICOS QUE DÊ CONSELHO AOS NOVOS DIRIGENTES.
    CHEGOU A HORA DA MUDANÇA E ELA DEVE SER A TODOS OS NÍVEIS.
    FUI.

    • Ámavel

      21 de Agosto de 2010 as 10:00

      hô senhor jaca doxe, o Senhor afirma que o Senhor Mauel Pinto da Costa nao é o candidato ideal, eu lhe pergunto quem é o teu pai ou o teu tio?

  6. Jorgek

    17 de Agosto de 2010 as 18:22

    este é outro de quem sao tomé não precisa!

    n ja ha tolerancia…

    • Patriota

      17 de Agosto de 2010 as 23:09

      São Tomé precisa de todos nós, alias todos somos poucos para os inúmeros problemas que temos. Não se faz revolução só com jovens inexperientes, é preciso que haja uma miscelânea de juventude e experiencia….

      • Paracetamol 500mg

        18 de Agosto de 2010 as 14:24

        O Pinto já deu o que tinha para dar, agora é altura de deixar o outro dar o seu contributo. Dar contributo, não é só ser presidente,mas sim fazer parte da sociedade civil e contribuir com o seu conhecimento.

  7. Kapela

    17 de Agosto de 2010 as 18:43

    Meus caros camaradas, andava há já algum tempo há procura de disponibilidade, e confesso, pretexto e desculpa para escrever sobre o Sr. Pinto da Costa. Se São-Tomenses têm memória, realmente não vejo outro candidato mais ideal.:-( Estamos mergulhado num marasmo do caos total… Já passaram muitos, e a situação não melhorou…
    Porque somos donos do nosso próprio pensamento. Porque já o podemos expressar livremente. Porque ainda o podemos fazer.

    Pensem…

  8. Antonio

    17 de Agosto de 2010 as 18:49

    Ao meu ver, devemos saber actualizar-nos nos contextos, nos momentos históricos, para não seguirmos arrastando coisas passadas, e mal explicada, para o presente. O PINTO DA COSTA NÃO É O CULPADO DO SITEMA POLITICO QUE EXISTIA NA ALTURA.

    todo mundo sabes que Pinto da Costa não é presidente hoje, no lugar de nosso actual, por varias condicionantes.. e dentre elas, os próprios elementos em que ele contava; que não deram no duro, como vão nas Antárcticas e nas legislativas.
    Ele é homem “recto” de carácter forte e que ama STP e que com essa idade não aspira ter riqueza. Ele criaria problemas a todos que gostam de “bandidagem” e desordem nacional; vendedores da pátria… e certamente não existiriam esses esquemas submersos que temos no nosso país si ele fosse presidente. Não é que ele seja santo, mas ele sabe como as coisas vão de mal a pior na nossa terra.. todo mundo quer mandar…
    O seu carácter de não se aproxima aos jovens muita vezes quem mesmo que ver com o carácter que lhe amputaram, na mente dos mais débeis, para hoje termos o Pinto da Costa como o culpado disto e de aqui do nosso passado. A coisa não é bem assim.
    o povo já está com os olhos abertos e o povo saberá discernir, como fizeram, colocando o ADI no poder.

    Devemos saber avaliar bem os factos para não cometermos o mesmo erro que cometemos nesses 10 anos que passamos, tendo o Fradique como nosso pesidente. Não é propaganda, porque nem sei o que ele irá dizer na conferencia, mas é irmos agarando ao melhor que nos apresenta o nomento. Simplesmente isto.

  9. Pleto

    17 de Agosto de 2010 as 19:16

    Esse individuo ainda tem voz em STP? O camarada tem que gozar a sua reforma em Angola onde possui aquilo que roubou dos Santomenses. Queremos gente nova, esses velhos estao caducos e nao vao trazer nada de novo pra STP.

  10. kua muntu

    17 de Agosto de 2010 as 20:58

    Por favor este individuo outra vez?Nos estamos na era de mudanca radical por isso volta para onde estavas e assista o que nao consiguiste fazer ,porque o novo executivo que conheco bem eles irao mudar essas duas Ilhas maravilhosas.

  11. Fernando Magalhaes Santana

    17 de Agosto de 2010 as 21:24

    Pinto Costa bila xka bi? Non Ka Guente’ ?

    Esssa pena non an? Sa Sun se’ na ka bila tlaba otlo^ kwa fo^ ? Sela pligidentxi tan?

    Mixicogi, Pinto Costa!

    Acho que esta e’ a expressao dum santomense do genuino, que tanto sofreu por causa da falta de competencia e visao do Sr. Pinto da Costa. Se eu fosse o Pinto da Costa, conservaria o estututo de primeiro presidente, aconselharia os mais novos, e escreveria um livro. Escreve Pinto, Escreve pelo menos.

  12. nunoy

    17 de Agosto de 2010 as 22:01

    Credo
    Que temosia. O senhor já não sabe fazer outra coisa. Escreva pelo menos um livro sobre STP. Esqueça por favor a ideia de se candidatar.
    Bom conselho

    • Antonio Variacoes

      18 de Agosto de 2010 as 10:21

      Livro? seria mais util ele ajudar na limpeza de stome, colher lixo..enfim contribuir que a cidade de stome volte a ser uma cidade limpa.TA VELHO MAIS TEM FORCA.

      • vedilson pinto

        31 de Outubro de 2010 as 9:38

        não podes ver por parte má pok é preciso ver as boas

  13. batida001

    17 de Agosto de 2010 as 22:03

    Eu não estava com com uma idade de saber como era agovernação do drº Manuel Pinto da Costa mas é com tudo respeito que tenho pelo todos os ex-presidentes do meu país (stp) e com os actuais. A cerdade é que durante todo este tempo não de ovia a falar do Pinto da Costa que deveria ser um homem que msmo depois ser o prisidente da republica de stp em 1991 ele deveria dar o seu apoio a população sontmense e a democracia d nosso país.

  14. Budobaxana

    17 de Agosto de 2010 as 22:21

    Como cidadao o Sr.Pinto da Costa tem todo o direito a dar opinioes.

    Como Politico(ex-presidente da Republica) deveria estar calado, ou aproveitar as influencias que tem para ajudar ao pais.

    Aprenda lições com o Jimmy Carter,Tony blair,Nelson Mandela e os ex-presidentes do Brazil,França e Portugal.

    Trabalhe e demonstre capacidade de trabalho.De exemplo.

    Nao o fez durante 15 anos,foi Presidente da republica acumulando cargos de governador do Banco Central, Coperação Internacional ,Defesa, Ministro da Economia e Finanças.Foi Deus.

    Nao foi capaz de gerir nada.Deixou o pais sem meios financeiros,sem estrategia economica definida,sem infraestruturas capazes de facilitar o futuro desenvolvimento.

    Durante 15 anos viajou ao Mundo inteiro(palestras,seminarios,conferencias etc…)sempre acompanhado de grandes delegacoes e gastando os poucos recursos que STP arrecadava.

    Assim sendo,promoveu e facilitou o clima de corrupção,falta de responsabilidade, falta de visão e de inovação num pequeno pais e no seio do seu proprio partido (MLSTP). Que pergunte o Adelino Izidro.

    Hoje , nao temos hospitais com capacidade de diagnosticar doenças,vive-se uma pobeza extrema tanto no Principe e como em S.Tome.

    Na minha opinião o Cidadão Pinto Da Costa deveria dar uma olhada ao seu perfil e pouca contribuicao que deu ao nosso pais.

    Comece a trabalhar,fazer coisas que faça diferença na vida dos Santomeses especialmente as crianças.

    Por exemplo abra uma associação e ajude o Povo.Ja não é tempo de demagogias e discursos.

    STP merece o melhor.As nossas criancas,mulheres,velhos,estudantes bolseiros,trabalhadores,imigrantes da diapora,etc…merecem o melhor.

    Forca São Tomé.Hoje e sempre.

    • Pleto

      18 de Agosto de 2010 as 9:13

      Estou de acordo com as tuas palavras. Sinceramente um individuo que so sabe ser candidato a presidencia da republica,sem visao e muito menos sem vontade de mudar.
      STP precisa de respirar ar fresco,temos que começar do zero, mudar o estado das coisas.

      Durante 15anos do Pinto e MLSTP, herdaram tudo que portugal deixou, infraestruturas e alguns escudos no cofre do estado.O que o camarada e a sua gente fizeram!!

      O camarada Pinto governou o nosso país sem oposiçao e nao prestava contas a ninguém, as pessoas da geraçao da minha avó tem trauma desse tempo do partido único.
      Por isso, chega de palhaçada. se quer contribuir verdadeiramente para o bem de STP faz algo fora da política. è isso que se espera de um exPresidente.

    • h da silva

      18 de Agosto de 2010 as 14:16

      oh jovem falas em falta de hospitais?vai dormir e volta a escrever td de novo.quando o homem saiu do palacio cor de rosa deixou tds as instituicoes a funcionarem.agora se as distruiram e feixarao k culpa tem ele?digamos k quando pinto saiu nao deixou pais la grande coisa.mas agora faca antes e depois e diga me como estava o pais e como esta agora.haja santa paciencia pra alguns comments.fui

      • Pleto

        18 de Agosto de 2010 as 18:23

        Pinto herdou tudo que os portugueses deixaram, ele n construiu nada por isso, os hospitais ja existiam.

    • Alberto

      18 de Agosto de 2010 as 15:44

      Um Dolar Americano em 1975 valia 26 Dobras. Hoje quanto vale a nossa moeda nacional relativmanete ao Dolar? Estamos hoje sofrendo as consequencias da ma gestao inicial apos a independencia!

  15. PRESIDENCIAIS 2011

    17 de Agosto de 2010 as 22:32

    CAROS COMENTADORES E LEITORES DO TELANON.
    VAMOS FAZER UMA SONDAGEM, VOTANDO POSITIVO OU NEGATIVO NAS PRÍNCIPAIS OPÇÕES PARA PRESIDENCIAIS DE 2011.
    SEGUE A LISTA:

    • A MUDANÇA

      18 de Agosto de 2010 as 7:58

      DR. MANUEL PINTO DA COSTA

      • kua muntu

        18 de Agosto de 2010 as 14:46

        porque dizer DR PINTO DA COSTA?FEZ DOUTORAMENTO AONDE?

        • Mé Pombo

          18 de Agosto de 2010 as 17:12

          Como você sabe da vida do homem, agradecemos dar a cara e mostrar a nação que ele não é Dr. e e e e e …Resta saber o teu curso.

        • Alberto Nascimento

          19 de Agosto de 2010 as 12:12

          Neste pais qualquer licenciado ‘e doutor e muito importante. palhaçada!

    • A MUDANÇA

      18 de Agosto de 2010 as 7:59

      DR. PATRICE TROVOADA

    • A MUDANÇA

      18 de Agosto de 2010 as 8:00

      DR. ALBERTINO BRAGANÇA

    • A MUDANÇA

      18 de Agosto de 2010 as 8:04

      DR. PROF. CARLOS ESPIRITO SANTO “BENE”

    • A MUDANÇA

      18 de Agosto de 2010 as 8:06

      AURELIO MARTINS “GIBELA”

      • santolas

        18 de Agosto de 2010 as 12:48

        Dr. Roberto Raposo

      • Ámavel

        21 de Agosto de 2010 as 11:45

        esse ai tem cara de abutre, tambem surgio do nada tipo o patrice

    • Pleto

      18 de Agosto de 2010 as 9:19

      Vamos concentrar as novas forças e energias com assuntos urgentes e mais importantes no momento.O novo governo assumiu funcoes agora, vamos dar tempo e ser vigilantes das suas accçoes para organizar e colocaro nosso país para frente.
      Presidencias tem o seu tempo, nao podemos pensar toda hora em eleiçoes.Uma coisa de cada vez.O país saiu agora de 2 eleiçoes,deixa o povo reflectir um pouco e concentrar naquilo que mais lhe falta “condiçoes”.

    • Alberto

      18 de Agosto de 2010 as 15:35

      Dr Francisco Fortunato Pires pode ser um potencial candidato a Presidente. Julgo ser uma figura a ter em conta.

      • Paracetamol 500mg

        18 de Agosto de 2010 as 20:53

        Este, também não serve…É outro parasita

    • jaka doxi

      18 de Agosto de 2010 as 19:23

      MEU CARO”PREDIDÊNCIAIS 2011″.
      SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE É UMA NAÇÃO E TÉM MUITO BOA GENTE COM CAPACIDADE PARA SER PRESIDENTE DA REPÚBLICA.
      NÃO PODEMOS CONTINUAR A PENSAR QUE SÓ OS QUE JÁ ESTIVERAM NO POLEIRO É QUE SABEM SER PRESIDENTE.NÃO SE ESQUEÇA QUE SER PRESIDENTE NÃO É UMA PROFISSÃO.SE O PINTO DA COSTA ASSIM PENSA ELE ESTÁ MUITO ENGANADO.
      ATÉ AO PRÓXIMO ANO VAMOS TER CONCERTEZA MUITAS NOVIDADES E APARECERÃO MUITOS SÃOTOMENSES COM IDEIAS E PROJECTOS.
      A PROPOSTA DE UMA SONDAGEM,INCLUINDO FIGURAS DO PASSADO E ALGUMAS SEM CARISMA É TENDENCIOSA E FALACIOSA.
      ACREDITO QUE ATÉ AO INICIO DO PRÓXIMO ANO SURGIRÃO PERSONALIDADES RESPONSÁVEIS E CAPAZES DE REPRESENTAR SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE ALÉM FRONTEIRAS.
      NESTA ALTURA SIM VAMOS TODOS ANALISAR COM PACIÊNCIA QUAL DELES MERECE SER PRESIDENTE DA REPÚBLICA.
      PELO QUE VEJO O POVO SÃOTOMENSE JAMAIS GOSTARIA DE VER PESSOAS CADUCAS,PREGUIÇOSAS,CORRUPTAS,SEM OBRA FEITA E COM UM PASSADO TRISTE A OCUPAREM O PALÁCIO CÔR DE ROSA.
      FUI.

      • Nelson Leite

        20 de Agosto de 2010 as 15:58

        Quem melhor que Pinto da Costa????????????????? Qual é o Sãotomense que tera tanta ou mais credibilidade como P.Costa????? Não se esqueça que STP actualmente é mau visto pela comunidade internacional…..Adeus

      • Ámavel

        21 de Agosto de 2010 as 10:34

        Na altura em que o Senhor Fradique de Minezes apresentou-se como candidato as eloiçoes, na altura ainda era menor de idade mas ja ciente dos acontecimetos do pais, lembro que na altura que o povo disse que o Senhora Fradique de Minezes ja era rico, e que nao precisava da riquesa do pais, será que isso aconteteceu? O senhor Manuel pinto da costa agora se for candidato de certeza que nao sera pra roubar o pouco que temos penso que que tentara mudar o destino do nosso pais, tentara fazer o que nao pode fazer a 15 anos atras.

    • Alberto Nascimento

      19 de Agosto de 2010 as 12:14

      Alguem que me detalhe sobre o doutoramento destes individos.

  16. Budobaxana

    17 de Agosto de 2010 as 22:32

    1- Devia manter-se a distância do actual MLSTP.

    2- Abra uma associacao arrecade fundos e ajude os mais desfavorecidos.

    3- De consultoria e escreva

    4- Evite opinioes sobre o actual governo.
    5- Ajude no que for necessario.

    • Mé Pombo

      18 de Agosto de 2010 as 17:16

      com os conhecimentos que tens faça o que propões, você é mais jovem que o Pinto e já deve ter muitos conhecimentos pelo mundo e o país poderá beneficiar. Avança

      • Budobaxana

        18 de Agosto de 2010 as 20:53

        Me Pombo :

        Delculpe.O Sr. é comunista,é retardado ou tem problemas mentais.

        Este forum é um espaço aberto de opinioes e tem que aprender a respeitar as opinioes dos outros.Nao estamos na ditadura.Isto nao é casa do Pinto da Costa.

        O ex-presidentes do Brazil, Estados Unidos,Portugal e muitos outros depois de exercerem cargos politicos fazem o seguinte:

        Abrem associacoes, arrecadam fundos e ajudam os mais desfavorecidos (exemplo Bill clinton faz no Haiti,Africa do Sul,Guatemala, etc…

        1- Dao consultorias e escrevem artigos

        2- Evitam opinioes sobre governo eleito(exemplo Tony Blair)

        3- Ajudam no que for necessario ( exemplo o Jorge Bush e Obama)

        O Pinto devia seguir este exemplo.

        Caracter,Honestidade e Profissionalismo nao se faz com discursos.Demonstra-se com trabalho.Fazendo coisas.

        Bom Dia
        Washington DC.
        USA

  17. Alberto Nascimento

    17 de Agosto de 2010 as 23:09

    se o Pinto metia ordem, eu tenho amor pelo Pinto.

    O problema ‘e que Pinto destruiu essa terra. pelo menos ‘e um dos grandes responsaveis.

    • Ámavel

      21 de Agosto de 2010 as 10:42

      que eu me lembre sao Tomé e principe comesou a degradar apos saida o SEnhor Pinto da Costa, nus seus 15 anos de mandato nunca ouvi que entro leite estragado no pais e os culpados tarem a solta.

  18. Antonio Amado Vaz

    18 de Agosto de 2010 as 1:48

    Guerra?

    Nos nao queremos GUERRA CIVIL na Republica Democratica de Sao Tome e Principe—nem no sonho, nem tao pouco no pesadelo…. A consequencia de Guerra Civil e’ algo dramatico: mortes de muitos Sao-tomenses, destruicao de casas e outras infra-estruturas, e desgraca total com sangue e corpos de pessoas em todos os cantos no pai’s! Nos nao queremos isto! Ponto final.

    Por isso, temos que fazer de tudo para contermos essa catastrophe humana! Muitos dizem que devemos comecar a eliminar o verbo ROUBAR e substitui-lo com o verbo TRABALHAR!

    Essa coisa de:
    Eu roubo
    Tu roubas
    Ele/ela rouba
    Nos roubamos
    Vos roubais
    Eles/elas roubam
    JA NAO DA! A TERRA NAO AVANCA! O PAIS NAO ARRANCA P’RA FRENTE!
    Vamos substituir o verbo ROUBAR com o verbo TRABALHAR

    Eu trabalho HONESTAMENTE
    Tu trabalhas HONESTAMENTE
    Ele/ela trabalha HONESTAMENTE
    Nos trabalhamos HONESTAMENTE
    Vos trabalhais HONESTAMENTE
    Eles/elas trabalham HONESTAMENTE

    So ASSIM que iremos prevenir uma Guerra terrivel, uma Guerra horrivel, uma Guerra dolorosa, uma Guerra muito dificil de acabar em STP!

    Isto e’ complicado! Temos que tomar a pau porque o povo Sao-tomense esta’ farto!
    Demais e’ molestia! Vamos trabalhar com o povo para o bem de toda gente em Sao Tome e Principe!

    O povo de STP sempre diz: “quem aviso amigo/a e’!
    O POVO IRA LUTAR COM MUITA FORCA PARA COMBATER A MEDIOCRIDADE EM SAO TOME E PRINCIPE, E MUDAR MENTALIDADE DOS “PATAXOS.” POVO QUERO HOMENS, MULHERES, CRIANCAS, E VELHOTES ESPERTOS E VIVOS P’RA LEVANTAR O NOSSO QUERIDO SAO TOME E PRINCIPE. TEMOS QUE FAZER DE TUDO E DO MELHOR PARA O POVO PARA EVITARMOS GUERRA.
    O povo deseja paz, saude, unidade, disciplina, e trabalho arduo para assegurar o progresso. Vamos treinar o povo! Vamos dar ao povo a felicidade e o respeito que o povo merece!
    Se o roubo em STP persistir sera “Kidale^…” um ca boca mue^…

    Antonio Amado Vaz

    Nota final: O povo nao e’ assim tao pacifico e tao ignorante como muitos corruptos Sao-tomenses pensam q o povo e’! Povo Sao-tomense tem coragem para enfrentar uma luta estrategicamente bem planificada e bem organizada para sair dessa pouco vergonha e miseria criada ha 35 anos—

    DO NOT UNDER-ESTIMATE THE PEOPLE OF SAO TOME AND PRINCIPE—SANTOMEANS ARE RESILIENT HARDWORKING PEOPLE—SANTOMEANS ARE FIGHTERS!

  19. Chinha

    18 de Agosto de 2010 as 4:55

    Deus meu!!!!!!! nem da para crer o que vejo e leio.

    O que se passa o com nosco como o povo de STP ?, mas que palhacada, isto e o fim, da picada.!!

    Sera que que podemos protestar, mesmo a distacia? Se alguem suber como, gostaria de de ser, a 1 primeira assinante. Por favor.

  20. Andrade Catanhede

    18 de Agosto de 2010 as 6:56

    Em democracia, todo e qualquer cidadão tem o direito de se expressar livremente. Mas, é um tanto ou quanto maçudo ouvir um ex-presidente da República a ler assim tão mal. Senhor Pinto, a sua mensagem assim não passa. Por favor, faça várias leituras em casa antes de vir ao público. Caso contrário, é melhor que entre de novo na sua concha, pois lá estaria a dar uma melhor contribuição ao Povo de S.Tomé e Príncipe, sobretudo a nova geração que precisa de bons exemplos.
    Os amigos e admiradores do Pinto que não levem a mal. Aconselhem-no também!…

    • Ámavel

      21 de Agosto de 2010 as 10:58

      desculpe senhor Andrade Catanhede, o senhor fala em dar bons exemplos, o senhor acha que os antigos presidentes como o sr Miguel Trovao, e SR Fradique de Minese o fizerao, nos temos uma filozofia em dizer sempre deixa ver se ele muda alguma coisa, so que tamos a esquecer que os anos passando ha pork ha mas 5 anos homem nu maximo 3 anos nao fez nada vizivel a clace média deveria ser espulso, nos nao quermos desculpas mas sim melhorias, solucoes, tive que sair de sao tome pra perceber o quando o nosso pais é rico .

  21. Zumbakuê

    18 de Agosto de 2010 as 7:39

    Até que enfim.
    O Drº Pinto da Costa, é único que pode se candidatar á presidência de S.tomé e Príncipe. Ainda não surgiu nenhum cidadão que tenha perfil para presidente de S.tomé e Principe.Alguns podem ter essa pretensão, mas somente o Pinto reune condições para tal. Os críticos podem dizer o que quizerem, mas ele é único que nos pode representar. Podem dizer o que quizerem, mas foi ele que andou com a batata quente nas mãos após à independência.Muitos de nós hoje somos carpinteiros,pedreiros,engenheiros,doutores,lavadeiras,comerciantes etc..devemos ao Drº Pinto da Costa. Dizem muitas coisas dele, mas foi ele que implementou as bolsas de estudo, desenvolvimento na educação etc..o que permitiu muitos doutores e engenheiros de hoje obter as qualificações que hoje detêm.A falta de civismo que hoje mina a nossa sociedade,não existiu quando foi presidente,.Dizem que ele destruiu a terra, mas no contexto em que ele foi presidente, era difícil a governação. Perdoem-no. Vejamos :
    -Façam uma reflexão.
    -Quais dos actuais dirigentes têm perfil para um presidente?.
    -Talvez seria a recandidatura do Fradique, o que não é possível.
    -A candidatura do Miguel Trovoada?
    -Sem ser essas 3 figuras, em S.Tomé mais ninguém existe.
    -Os hipotéticos candidatos, que poderiam ter alguma visibilidade, não souberam estar, e mancharam a sua imagem. Teriam que as limpar, mas isso vai demorar alguns anos.
    Portanto Drº Pinto da Costa, o srº é o “ÚNICO” cidadão com perfil para ser o próximo PRESIDENTE de S.Tomé e Príncipe.
    Não receie, siga em frente porque o POVO DE S.TOMÉ E PRÍNCIPE estará consigo.

    “NGUÊ TAMÉ SÁ DÊÇU MUNDO”

    • Zumbakuê

      18 de Agosto de 2010 as 7:44

      ATENÇÃO :
      -Candidata-se como independente.
      -Não se envolva em querelas políticas.
      -Eles virão ter consigo.
      -Nenhum partido em S.tomé detêm um candidato com o seu peso.
      Note bem, você será O PRESIDENTE DE TODOS OS SÃOTOMENSES.
      Afinal o PAI da nação é você.

    • bombastico

      18 de Agosto de 2010 as 10:43

      hahahaha o pior cego é o k ñ ker ver meu caro nenhum homen é insubistituivel vc pensa k o teu amigo é unico, tas é maluco como ele pk nesses 20 anos o paiz ñ parou o k ele tem feito pra o tal, vc ñ passa de um engraxador do Pinto vai mazé durmir kando acordares estamos com um paiz melhor

      • Zumbakuê

        18 de Agosto de 2010 as 11:21

        Amigo “BOMBÁSTICO”,Pela sua escrita, o meu amigo deve ser um ignorante. Aconselhava-o a fazer mais leitura e cópias.Actualmente existe no ensino um grau designado novas oportunidades. Candidate-se…..provávelmente poderá me encontrar como professor.

      • Ámavel

        21 de Agosto de 2010 as 11:03

        hô Senhor bombatico o senhor frisa que o pais nao parou, e o senhor acha que andou?, se acha de serteza que foi pra traz …………………

    • Alberto

      18 de Agosto de 2010 as 15:31

      Francisco Fortunato Pires. Que achas dele?

  22. Mé Pombo

    18 de Agosto de 2010 as 7:39

    O país foi mais destruído sem o Pinto no poder. Quem matou mesmo o país e o Dique meu carro.

    Até cabras e galinhas existem no dito culo palácio do povo.

    • António Veiga Costa

      18 de Agosto de 2010 as 21:55

      Meu amigo, antes cabras e galinhas do que corvos e vampiros, agourentos e sugadores do sangue do povo.

  23. Hugo Lima

    18 de Agosto de 2010 as 8:02

    Ja sofremos tanto durante 35 anos.O Pinto da Costa é único que não teve a possibilidade em governar na Democracia.
    Dê ao homem um voto de confiança durante 4 anos, estaremos atentos, povo põe povo tira.
    Congratulo com a sua coragem Senhor Pinto da Costa, Viva os santomenses, viva a democracia.
    Agora é a nossa vez de decidirmos quem sobe ao Poleiro. Façam a escolha certa meus irmãos.

    • Pleto

      18 de Agosto de 2010 as 9:24

      só para refrescar a sua memória…. o Pinto governou 15anos sem oposiçao 🙂 preciso dizer mais alguma coisa?
      Ja agora o Pinto so sabe ser Presindente!! Nao sabe fazer mais nada!!? Devia espelhar-se no exemplo de Trovoada,Chissano,Clinton etc…

      • J.B Superfino

        18 de Agosto de 2010 as 11:38

        ESPELHAR-SE NO EXEMPLO DE TROVOADA?
        Por favor nao me faca rir,ja que de lagrimas ja estou.
        O que fez o Trovoada para o bem da nacao Santomense durante o tempo que la estive? Sei e muitos sabem que chegou a S.Tome apos a abertura ou mudanca do siatema politico e nem sequer uma bicicleta trouxe ou tinha. Hoje em dia tem fortunas em todo quanto eh canto. Implanto em S.tome e Principe a instabilidade com queda dos sucessivos Governos, foi o primeiro Presidente do Mundo a criar um seu partido em pleno exercicio de funcoes, criou o DINHEIROCRACIA/BANHO. Hoje esta onde esta imposto pelo seu aliado Fradique que la o colocou como forma de retribuicao e pazes pelo facto de os compadres terem zangados.
        Estes sao os exemplos que se deve espelhar? Se assim for entao estamos mal mas muito mal.Repare que felizmente nao sou politico,digo felizmente porque tivesse sido talvez tambem seria um dos santomenses coruptos porque a ocasiao faz o ladrao.Muito menos tenho algum enquadramento politico e nem tenho nenhuma simpatia por quem quer seja politico do nosso S.tome e Principe,porem sou um observador atento e cuidadoso sobretudo no que toca aos nossos Politiqueiros e (des)Governantes.Portanto deixar a oponiao de “ESPELHAR-SE NO EXEMPLO DE TROVOADA” acho rediculo e considero de brincadeira de mau gosto.Fui

        • Pleto

          18 de Agosto de 2010 as 18:27

          quando digo exempplo de trovoada…. refiro-me a sua actual situaçao, depois de deixar a precidencia tem contribuido para o continente africano de alguma forma. é nesse exemplo que eu refiro, pinto até agora nada de jeito msmo em STP

    • Antonio Variacoes

      18 de Agosto de 2010 as 10:33

      Unico? Sabes qtos somos? ele ja la esteve 35,o que fez? Acredito que stome tem mto filhos capazes de governar be,m o pais sem seras antigas aves de rapinas..

  24. Mario Pinto

    18 de Agosto de 2010 as 8:14

    O país foi mais destruído sem o Pinto no poder. Quem matou mesmo o país foram os ladroes de bens publicos. Que tem avultadas contas nos bancos estrangeiros sem trabalho honesto SABEEEEEEE.

    • GINGA PO

      18 de Agosto de 2010 as 12:44

      e é uma pura verdeda…….

  25. Mario Pinto

    18 de Agosto de 2010 as 8:51

    Declaracao de Pinto da Costa

    http://www.youtube.com/watch?v=rqATNtGmxzw

  26. R.M.C...Diz

    18 de Agosto de 2010 as 9:03

    O pais foi muito feliz quando srºestava no poder, agora que decideste volta estamos com sigo. e temos a consiencia que o DRº MANUEL PINTO DA COSTA e o unico que pode se candidatar a presidencia de s.tome e principe,força o povo esta com sigo.

  27. Tagarela

    18 de Agosto de 2010 as 10:49

    Não me parece que ele tenha estado mal a se pronunciar sobre a governabilidade nos próximos anos no comando do governo recentemente empossado. Como figura de peso que ainda é no cenário político santomense, ainda que tenha estado ausente, e como um possível candidato às próximas eleições presidenciais, a vontade demonstrada de ver estabilidade governativa em STP é um bom augurio, ainda mais considerando a actuação do nosso actual presidente desde o seu primeiro mandato.
    Como qualquer cidadão que tenha mais de 35 anos de idade e seja Santomense de origem, ele tem direito a candidatar-se, caso queira, no entanto o povo decidirá se lhe deve dar ou não chance.
    De facto, na época em que presidiu os destino deste país, havia mais respeito pelas pessoas, pelas Instituições do Estado, até porque o modelo e regime político, diverso do actual, assim o exigia.
    Não sei se ele seria o presidente que muitos anseiam, se ele conseguiria repor a autoridade do Estado perdida nos últimos anos, até porque, ao contrário dos 15 anos em que governou o país, a Constituição da República vigente retirou muitos poderes ao Presidente da República que é, quase uma “figura decorativa”. Ainda assim, creio que há figuras e figuras decorativas, mais ou menos respeitáveis, mais ou menos conscientes das suas obrigações,até que ponto e de que forma poderá interferir, positiva ou negativamente nos destinos do país. Saberia ele adaptar-se a esta realidade Santomense? Viva STP!!!

  28. kua muntu

    18 de Agosto de 2010 as 14:53

    PINTO por favor diz aonde fizeste este curso que nao consigo de encontrar esta universidade de ser somente “”Presidente da Republica primeiro ministro nao””Queres ser como mano Ze du da ANGOLA?

  29. Santo Antonio

    18 de Agosto de 2010 as 15:14

    Só com a morte de LUIS CABRAL é que SR.Pintodacosta conheceu asua velha casa.Andava de maos dada em Lisboa,gozando a vida como quer e nunca interessou em dar um apoio que seja pscologico a esse Povo,ou montar pelo menos uma casa de reparar sapatos que o povo muito bem precisava.

    • Ámavel

      21 de Agosto de 2010 as 11:31

      talves pense em o fazer agora, nos os santomenses somos pacivos, penso que o camarada PINTO DA COSTA so quer uma chance pra tentar fazer o que n pode fazer, de serteza que se vier a candidatar n sera por interece próprio mas sim pelo interexe do povo, ham pork queresmos cara nova e jovem, cara nova quando sair do poder ja tera roubado o pouco que ja temos. abre olho

  30. Boca com SEGURO

    18 de Agosto de 2010 as 16:24

    Caros Camaradas de luta!
    Quando era mais novo, me ensinaram na escola que:
    A Luta Continua, e a Vitória será Nossa!
    Se o DR. Pinto da Costa quer se candidatar seja bem vindo, conte comigo!
    Nós estamos em DEMOCRACIA, o povo é livre de escolher.
    Alias quando alguns citam os nomes de grandes ex Presidentes… Feliz mente falam no NELSON MANDELA ( é lindo!)
    Mas o NELSON MANDELA quando foi eleito o Presidente de South Africa, ele pós de lado os ressentimentos e a vingança (deu a mão aos seus inimigos..) e é isso que temos que pensar sempre quando falamos do MANDELA!
    Poderemos sim construir a nossa nação pondo de lado as mágoas e os ressentimentos, a inveja… Aliás muitos que falam mal do Pinto são os que estiveram nas “Ultimas Ceias” ao seu lado e que vieram dar más informações ao santomenses.
    Nesta altura eu não vejo de todos os nomes apresentados pela Presidenciais 2011 um nome que possa ser alternativa nas próximas eleições.
    O professor Catedrático não dá… só sabe descobrir os grupos tradicionais( aliás ele deveria é estar na direcção da cultura ao lado da NC) e não sabe dançar!
    O jornalista que conquistou minas de diamantes em Angola, que gasta dinheiro a fazer propagandas pra ser capa e sair na TV e que os seus trabalhadores vêm a televisão dizer que são mal pagos…nem pensar!
    O Sr que escreveu a Rosa que fica no Riboque…, é pior!
    O Patrice tem antes que mostrar o que pode fazer como primeiro ministro e depois(dependendo dos resultados) quem sabe!
    Pinto ça dê Maguita Nglangi, cu holá tumato cá dá fatá ni fêla, êlê só cá tapa fatá.
    Então… Um velho e um jovem governando poderá ser uma boa alternativa. Onde houver falha… a “experiencia” do velho e a “ousadia” do jovem pode ser a solução!
    Un bé daí ê!
    Holá falá ca ça montxi , otlo dê ca pô ça mintxilá!
    Viva STP, e Viva a Democracia!

  31. Adriano Málé Bobo

    18 de Agosto de 2010 as 17:06

    o de bom do sr.pinto da costa, era seguinte quem rouba ia para cadeia sem mais nem menos,

    • CT

      18 de Agosto de 2010 as 18:11

      Hum, é a sério! Assim até voçê iria ser preso!

  32. Antonio Amado Vaz

    18 de Agosto de 2010 as 20:04

    Sao-tomenses, compatriotas, voces “estao a dar pau no homem”—E’ suficiente o sofrimento e humilhacao que esse homem, Manuel Pinto da Costa, sustentou. Devemos tb reconher isso. Ele nao e’ perfeito. Eu nao vou votar no Pinto da Costa para presidente. Entretanto, lembro-me da forma como trataram “a minha desse individuo” durante a campanha em que Miguel Trovoada chegou a ganhar. Que fez ele, o Trovoada, para melhoria de STP? Sao Trovoadas “GATUNOS E PUPPETS de FRAN,CA?”

    PINTO DA COSTA cometeu erros ao reagir-se da emocao. Ele realmente deveria ser mais activo na batalha para reconstrucao de STP. PINTO DA COSTA tem sido um irmao fiel de Angola–, Jose Eduardo do Santos, se calhar, agradece as ideias de Pinto da Costa. Hoje, Angola esta mudando. Esse e’ um assunto para outro forum.

    DEVEMOS DIZER COISAS NEGATIVAS, E TAMBEM DEVEMOS DAR CREDITO AS COISAS POSITIVAS QUE ELE FEZ.

    Eu tenho muita simpatia por esse individuo—In fact, most people from the West (Paises Desenvolvidos) tell me that Da Costa is the only person they really respected in Sao Tome and Principe!

    Trovoada e Fradique? Um beijou o cu de Franca, e outro beija o cu de Portugal. Esses individuos sao mediocras—
    Eu nao gosto de mediocridade! Pinto da Costa demonstrou uma melhor imagem de STP do que esses dois corruptos?

    Quem sera o proximo presidente?
    Realmente, gostariamos de ter uma pessoa nova (uma mulher de capacidade, POR EXEMPLO). Os homens ja deram-nos muitos sinais de MEDIOCRIDADE!

    Mataram muitos Africanos VIVOS! Porque^?

    Agora so temos muitos corruptos, gatunos, mediocras, ineptos, etc. em lideranca n’Africa. Eu nao gosto disto!

    QUEREMOS LIDERES ESPERTOS E ACESOS QUE NAO BEIJAO RABU DE BRANCOS! lideres que querem fazer de Africa um dos continentes mais ricos do mundo! “Say NO to Ass Kissers!”

    A imagem que os estrangeiros que nem se quer viajam para tem sobre a Africa so me da raiva! Temos que mudar isso! Temos que tomar conta da nossa casa!

    Temos que nos unir para protegermos Africanos espertos que gostam de Africa e dos Africanos e de si mesmo/a!

    No passado, assassinaram os melhores dos melhores nossos. Nao devemos permitir isso mais! Devemos criar novos lideres activos para tomar conta da nossa casa e do nosso povo!
    Roubar Africa para ENRIQUECER OS Brancos/os PULAS no esctrangeiro, ja nao da!!!!!!!!!!!

    • Alberto

      20 de Agosto de 2010 as 2:28

      Então António Amado Vaz tens medo de ver as mensagens que te deixaram relativamente ao teu comentário no tópico
      “Acabei de submeter ao Presidente a Estrutura e a Lista dos nomes que poderão vir a compor o próximo governo” ? Se não tens coragem para argumentar o que dizem acerca dos teus comentários é melhor deixar de emitir opiniões.

  33. Antonio Amado Vaz

    18 de Agosto de 2010 as 20:07

    HAVERA PROBLEMAS GRAVISSIMOS EM STP, SE O PATRICE TROVOADA, AFONSO VARELA, E SEUS AMIGOS CORRUPTOS ROUBAR O POVO, OU DEIXAR ANDAR AS COISAS EM STP EM ANARQUIA COM FUNDOS DO ESTADO!

    NAO ESTAMOS A BRINCAR! AVERA BRONCA!

    DINHEIRO DO POVO E’ DINHEIRO DO POVO!

    DINHEIRO PARA DESENVOLVER O PAI’S, NAO PARA USO PESSOAL DOS GATUNOS!
    MAKAS!

  34. Domingos Boa Morte

    18 de Agosto de 2010 as 21:29

    Vamos caminhar para o mesmo episódio em portugal “Manuel Alegre verso Mário Soares”em S.tomé “Aurélio martins verso Pinto”

  35. povo-civilização-trabalho=progresso

    19 de Agosto de 2010 as 13:45

    viva Pinto da costa, homem de ordem, respeito e trabalho. os santomenses não gostam dele porque ele põe ordem, respeito e trabalho e é oque os santomenses não gostam, todos querem vida facil, já ninguem quer lenvantar as 7:00 pra trabalhar todos querem o poder e boa vida, todos no relaxx, por isso é que STP está como está… Pinto e Patrice fazem uma boa dupla para a ordem, trabalho e progresso de STP.

  36. santos ivo

    19 de Agosto de 2010 as 15:10

    sou santomensse de origem e tenho a dizer que o Pinto da costa nao deveria mais participar nas eleiçoes em S.Tomé e Príncipe. Fui segurança do Pinto e tenho a dizer que o Pinto nunca desejou bem para o País. Falo isto com toda a certeza.Qual é o emprendimento do Pinto em S.Tomé? Será que o Pinto não consegui ter uma barraca de venda de maspombo? Para não dizer peixe andala. Como simpatisante do Pinto e ex. segurança da mãe do Pinto, desejo que o Pinto fique longe das eleiçoes de 2011

    • Pedro Sousa

      19 de Agosto de 2010 as 22:37

      Toda gente não nasceu para ser comerciante, por causa dessas ilusões é que votaram para essa coisa que anda no palacio do povo, chamado presidente.
      Já temos prova mais que evidente que politica não deve misturar com comercio, o resultado é o que está a vista de todos, só não vê quem não quer. Esquece o passado, não foi o u Pinto da Costa o unico mal da fita do passa, há muitos que andam escondidos, deixam de sufocar homem.
      Viva Pinto da Costa.
      Candidata que eu voto em si.

      • Demas

        21 de Agosto de 2010 as 17:53

        Vê-se que voçê não sofreu na pele os Censos de 1979 no qual morreram várias pessoas, e outras tantas torturadas… na mão de Pinto da Costa. Eu conheço uma senhora que perdeu a mãe por causa desta história. Sabia que as vítimas estão até a correr uma queixa contra o estado sãotomense por isto? pesquise na net o significado de crime contra a humanidade e também o que aconteceu nesses censos para ver se não combinam. Por favor, tenham responsabilidade com o nosso país e não votem em ditadores.

  37. E.Santos

    19 de Agosto de 2010 as 17:19

    Pois eu acho que o Pinto da Costa tem o dever moral de repor o respeito e a disnidade que se perdeu quando prematuramente entregou o poder a um bando de delipedadores.

    O pais virou anarquia e ele manteve-se distante. Fez bem porque não há virtude maior do que saber-se a hora da retirada, a hora de ficar calado para não perder a postura e ser enchovalhado.

    Eu apoio o seu regresso, aliás, um Governo jovem, com vontade de trabalhar e um Mais Velho equilibrado, que sabe se impor e fazer respeitar é tudo o que precisamos para ver o país a andar.

    Quem acha o contrário, apresenta uma pessoa mais bem posicionada para o efeito. Tirar por tirar porque já esteve há muito tempo, não é argumento válido.

    Tragam questões a mesa….

    • Demas

      21 de Agosto de 2010 as 17:48

      Professor Carlos Espírito Santo “Bene”
      Não estará na hora de pôr alguém realmente bem formado no mais alto posto do país?

  38. Sofredor

    19 de Agosto de 2010 as 22:07

    PINTO JA ESTA REFORMADO. CONTENTA SENHOR. A IDADE NAO PERDOA. TUDO Q NASCE DESAPARECE.TEU TEMPO ACABOU PINTO.TEU BARCO AVUNDOU. AGORA E A VEZ DA JUVENTUDE.DA A SUA CONTRIBUICAO COMO COSOLHEIRO SENHOR…

  39. Zinho

    21 de Agosto de 2010 as 22:13

    E quem vos disse que o senhor PC quer se candidatar? so pelo facto dele se expressar ele ja vai s candidatar?

    Kei povo…entende noticia depois comenta
    Kekua

  40. Adriano Málé Bobo

    23 de Agosto de 2010 as 11:12

    Em condições normais o pinto da costa já deveria estar reformado, não sabe fazer outra coisa se não for presidente,
    obrigado
    fui,

  41. Adriano Málé Bobo

    23 de Agosto de 2010 as 11:58

    povo-civilização-trabalho=progresso diz,reagindo o teu comentário, no meu ponto de vista, é seguinte nenhum homem no do mundo é insubstituíve, se o pinto morrer o pais.
    obrigado
    fui,

  42. januário sousa

    30 de Dezembro de 2010 as 9:08

    força Dr. Manuel Pinto da Costa (+1 voto)

  43. zé da esquena

    7 de Janeiro de 2011 as 14:55

    É o que eu chamo de falta de bao fé.

    Senhor Pinto da Costa é uma raça de homen que se tever um quintal com bananeira suja não seria limpa-la. ( é muito fino) até da imprenção que este homen só sabe ser presidente Republica.( ele nasceu para mandar)
    É hora do Drº Manuel Pinto da Costa fazer uma avaliaçaõ do froam as suas funções em STP e pedir desculpas a nação e vez de pedir votos.
    Na altura em que o senhor era presidente da republica e chefe do governo pais não andou agora o senhor teria n omaximo 72 horas para apanhar um AVC. cota fique em casa e leia os seus livro ya é melhor para te é melhor para o país.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo