Política

PCD suspeita que declaração de Pinto da Costa tem cunho eleitoralista

O partido da Convergência Democrática, reagiu a declaração do antigo Presidente Pinto da Costa, que desafiou os actores políticos do país para a consolidação de um ambiente político de ampla concertação nacional. Pinto da Costa apelou a lealdade dos actores e instituições políticas, para com o novo governo.

Pinto da Costa, primeiro presidente de STP, quebrou o silêncio e se afirmou como figura independente com intenção de galvanizar os actores políticos nacionais para a consolidação da estabilidade política nos próximos 4 anos. O ex-presidente defendeu lealdade dos actores e instituições políticas a favor do novo governo de Patrice Trovoada.

O PCD, considera que a intervenção de Pinto da Costa, cheira a preparativos para as eleições presidenciais de 2011. «A declaração pareceu querer surtir efeitos mais próximos das eleições presidenciais. Na medida em que a ADI ganhou as eleições tem um eleitorado que está em euforia pelo menos durante os próximos meses. E esse eleitorado é um apoio que candidato nenhum poderia desprezar. Nem sei se o senhor Pinto da Costa é candidato ou não, mas é claro que as declarações que ele faz nesse ou noutro sentido têm que ser atribuído a ele», afirmou Albertino Bragança, Presidente do PCD.

O Presidente do PCD questionou também o facto de no passado, Pinto da Costa não ter tido a mesma atitude política. Em 1991 o PCD ganhou as eleições legislativas com maioria absoluta. «Da outra vez quando a mudança ganhou numa ocasião mesmo histórica de mudança de regime não ouvimos a mesma declaração. Quando o PCD ganhou com maioria absoluta o discurso não foi o mesmo», sublinhou.

Porque Pinto da Costa, considerou os resultados das eleições legislativas de 1 de Agosto como uma demonstração clara da vontade do eleitorado na mudança, Albertino Bragança diz que «Só estranhei o elogio a mudança. A mudança foi forjada pelo PCD em 2001», concluiu.

De recordar que 2011 também é um ano eleitoral em São Tomé e Príncipe. No segundo trimestre de 2011, o povo são-tomense vai ser chamado as urnas para eleger o novo Presidente da República, ou seja, o substituto do actual Presidente Fradique de Menezes.

Abel Veiga

    67 comentários

67 comentários

  1. Kátia

    19 de Agosto de 2010 as 14:33

    O que o senhor PINTO DA COSTA não pode esquecer é que ele depente de votos para ser eleito PRESIDENTE DA REPÚBLICA,agora se o povo vai votar nele(…)sua ações diram!

    • Nelson Leite

      19 de Agosto de 2010 as 15:28

      Pois é Minha cara…Todos e qualquer pessoa que se candidate depende do voto do povo pra se eleger…..quem melhor que que o PINTO da COSTA pra ser presidente de São Tomé e Príncipe…?????????????????????????????????????

      • kátia

        19 de Agosto de 2010 as 17:28

        Caro Nelson,se ele é o melhor não sei te dizer,mas se existe UM MELHOR????????????????? O povo te responderá no dia da votação!

        • kiki

          19 de Agosto de 2010 as 18:00

          CVARA KATIA VC TB ESTA BEM INFORMADA OU NAO SO LEMBRAS DESSE GOVERNO DO PATRICE TROVOADA MAL ENTRO ELE SAIU . Foi no dia 14 de Fevereiro de 2008. O dia dos namorados, cujo casamento político desmoronou 3 meses depois. O PCD com o qual tinha celebrado um casamento político, juntou-se ao MLSTP/PSD na oposição e derrubou o seu governo. Quis o destino que no dia 14 de Agosto de 2010, mais de 2 anos depois, Patrice Trovoada volta-se a jurar no mesmo salão nobre do palácio do povo como Primeiro-ministro. AGORA E PRA O MELHOR DE SAO TOME ESKECE PASSADO PK MUITAS PESSOAS SOFRERAM E KEM TE DEU LIBERDADE FOI O PINTO DA COSTA MAIS A SUA COMPANINHA PK ISSO FICAS CALADA . KUANDO NAO SABES UMA COISA E BOM ESTA ENM SILENCIO ….. BO TENDE MINA …

          • Demas

            19 de Agosto de 2010 as 20:17

            Meus amigos, sabem o que foram os Censos de 1979 no qual houve pessoas que foram presas, outros morreram na prisão, outros ficaram estéreis, outros foram torturados? Compreendo que a juventude não saiba, mas não se esqueçam que aquele tempo foi uma quase ditadura. A liberdade era algo inevitável, todos os Palops a atingiram e atribuí-la só a uma pessoa em São Tomé é bastante ofensivo. Alguém inteligente acredita que so a vontade de Pinto da Costa nos deu a liberdade? Ele é o super-homem? Deixo mais algumas perguntas… Depois da Liberdade, o que foi que Pinto da Costa fez? São Tomé melhorou? Será que ele representa o Presidente moderno, bem formado, globalizado e sem ligações ao passado que o país precisa?

          • katia

            19 de Agosto de 2010 as 22:46

            Cara kiki,a questão não é lembrar do passado ou tão pouco julgar o futuro,o que o país prescisa no momente é de soluções práticas,agora se É O SEU PINTO DA COSTA,bem, as lembranças faram justiça com o voto em 2011.Fui.

          • Moisés Lima

            21 de Agosto de 2010 as 12:59

            Caro(a)Kiki
            É só pra dizer-te que nunca foi o pinto da costa que nos deu a liberdade,acho que deverias conhecer melhor a historia do nosso pais antes e depois da independência só assim estará em altura de julgar alguém.
            O estado politico, economico e social que se verifica em S.T.P. é exclusivamente por causa da politica extrema que ele conduziu o país até o ano 1990.

            E se precisares de mais informação dar-te-ei.
            Até já

      • jaka doxi

        19 de Agosto de 2010 as 18:27

        Meu caro Nelson Leite.
        Será que você não é melhor do que o Pinto da Costa?
        Pelo que sei você é Santomense e também tém o direito de ser Presidente da república.Basta candidatar-se.
        Fui.

        • Daniel

          19 de Agosto de 2010 as 20:36

          MEU CARO JAKADOXI,O NELSON COMO TODO SANTOMENSE ESTÁ PREOCUPADO COM STP, E PARA ISSO NAO É PRECISO SE CANDIDATAR…… ABRI VISTA………..

          • Nelson Leite

            20 de Agosto de 2010 as 15:09

            Caro amigo Daniel,muito obrigado pela sua compreensão…..

        • Nelson Leite

          20 de Agosto de 2010 as 15:16

          Meu caro Jaca Doxi…Nunca disse que vou ou que tenho intenção de vir a ser presidente de STP.Mas sempre que tiver oportunidade vou falar e defender a minha Pátria,ta….Só não faço mais porque ainda não tive oportunidade…E você se é um verdadeiro sãotomense ajude o nosso pais a tirar o pé do buraco…..Adeus

      • Moisés Lima

        21 de Agosto de 2010 as 13:12

        Caro Nelson,

        Há um provérbio nosso que diz ” plóco manjoca a pô kuá ni lichi achém ê cà funtcha” desculpem caso esteja mal escrito. Este artista não é melhor de STP o que tem feito ele até agora,nada alguma vez foi convidado pela comunidade internacional para fazer alguma coisa? Não sei se sabes diga, pelo visto só é conhecido em angola pelo seu pai angolano como outros seus camaradas.Abra teus olhos e mente.

      • Lanis

        20 de Dezembro de 2010 as 14:16

        Então VC Nelson acha mesmo que não há mais ninguém mlhor que Pinto da Costa?

        Então acha que pessoas que se enriqueceram dos bens do Estado são bons candidatos a presidentes?

        Eu quero mesmo que ele apareça sem qualquer vergonha na cara a pedir o poder ao Povo.

        Caso ele apareça vamos obrigá~lo a publicar lista de bens e VC vai saber quem tem o Jardim so Sum SECRETA, a casa da Roça Vista Alegre e outros…

        E diz-me depois se PESSOAS COMO ESTE SENHOR é que são ideias para lideram um país delapidado como o nosso.

        Convenhamos, please…

        Tenha pena do povo santomense. Não pense apenas em si..

        Peça presidentes sérios, ideias sérias…

        Não entregue o pais a bichara.

        Chega!!

    • kiki

      19 de Agosto de 2010 as 17:27

      …. SO SAO BOATOS DO PCD COMO SEMPRE MUITAS DORES DE COTOVELO ……..

  2. HOMEM VIVO

    19 de Agosto de 2010 as 15:04

    O PCD JA NAO TEM DENTE PRA COMER O PÃO,QUANTO MAIS CARNE,JA LÁ FOI O TEMPO,O QUE VOCES FIZERAM QUANDO GANHARAM A 1ªELEIÇÃO,DEVERIAM AGORA PAGAR OS QUE COMETERAM,MAS NA ASSEMBLEIA AGORA SÃO POUCOS MAS…O BOM,É O NOVO GOVERNO EM NOME DA LEI RETIRAR-VOS,TODOS OS BENS QUE USUFRUEM DO POVO,CRIAR UMA CONTA SOLITARIA PARA ENGORDAR O ORÇAMENTO DO ESTADO,INVENTARIAR UM POR UM E VOS,CONFISCAR BEM,CONTAS BANCARIAS CASO NO PAÍS OU NO ESTRANGEIRO SEI QUE O GOVERNO TEM SABIDO QUE MUITO DE VÓS TEÊM BENS,CONTAS EM NOME DOS FILHOS,SOBRINHOS E TIOS E AMIGOS MAIS PROXIMO E AI NAO CABE SO AO PCD,MAS TAMBEM AO MEMBROS DO MLSTP/PSD,HAJA, QUE FAZEMOS JUSTIÇA EM NOME DA LEI EM DEFESA DO POVO E DO BEM DO ESTADO E NAÇÃO SANTOMENSE,IMUNIDADSES A TODOS OS SUSPEITOS…FORÇA A JUSTIÇA SANTOMENSE O POVO QUER VOLTAR ANDAR NA RUA E NÃO NA LAMA…HOMEM VIVO E MUITO VIVO QUER PAZ NA TERRA…

  3. Democratico 1

    19 de Agosto de 2010 as 15:13

    Penso que o homem é um ser dinamico e as suas ideias estão constantemente em evolução…se o ser.Pinto da Costa não manifestou a mesma atitudo conforme apontado pelo Sr.Albertino Bragança na altura em que o PCD ganhou com maioria absoluta, independentimente de isso ter cunho politico, o Sr tambem deveria compartilhar do mesmo ideal…São Tomé e Príncipe é de todo os São Tomense, vamos esquecer coisas passada e começar a priocupar com o futuro dos País….
    fui

    • Nelson Leite

      19 de Agosto de 2010 as 15:36

      Concordo plenamente consigo….vamos esquecer o PASSADO,vamos olhar para o FUTURO,vamos AJUDAR,vamos todos dar o nosso CONTRIBUTO,por mais PEQUENO que seja,vamos nos juntar por um SÃO TOMÉ melhor….Não se esqueçam;a UNIÃO faz a FORÇA……VIVA SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE.

      • praxiteles lima

        6 de Junho de 2011 as 15:06

        esquecer o passado??? de onde virá a lição para lidar com o futuro???

  4. Nelson Leite

    19 de Agosto de 2010 as 15:25

    Isso cheira-ma a dor de cotovelo da parte do senhor Albertino Bragança…………………É a vida meu caro…..O PCD ja era….

    • Daniel

      19 de Agosto de 2010 as 20:33

      EU SEI O QUE SE PASSA COM O SR. ALBERTINO, “VERGONHA” TA LHE MATANDO PK O PCD JA NAO TEM FORÇA…………..A ÚNICA PESSOA QUE POSSA MANDAR EM STP É PINTO DA COSTA, SE ELE ESTRAGOU O PAÍS COMO DIZEM,ENTAO ELE REGRESSA PARA O CONCERTAR……APOSTAREMOS NELE CASO ELE KEIRA CANDIDATAR-SE…………..CONCORDO COM A KIKI E O DEMOCRATICO “VAMOS ESKECER O PASSADO E PREOCUPAMOS COM O FUTURO DE STP………VIVA STP………..

  5. JACADOXI

    19 de Agosto de 2010 as 15:26

    A GRANDE QUESTÃO É QUE O Sr ALBERTINO BRAGANÇA E SEUS COMPARSAS REITERADAMENTE VÊEM INVIABILIZANDO O DESENVOLVIMENTO DE STP DIRETAMENTE E O Sr PINTO DA COSTA TEM FEITO ISSO AS ESCONDIDAS ATRAVÉS DE SEUS DITOS “CAMARADAS LARAPIOS”. E O QUE ESSE Sr SEMPRE FEZ, FOI USAR OS OUTROS PRA CONSEGUIR O QUE QUER, PREGUIÇOSO, E PENSA ELE QUE SÓ PODE SER PRESIDENTE , USE O SEU DINHEIRO PRA CRIAR FUNDAÇÕES E FAZER COISAS PARECIDAS , PORQ O SEU TEMPO JA LA FUI HA MUITO TEMPO.
    APROVEITADOR

    • Bom Kuá

      2 de Setembro de 2010 as 18:43

      Jacadoxi,ñão o conheço, por isso não sei o que ja fez ou faz na vida, não quero aqui fazer-me passar po defensor de ninguem, porque não o sou, mas as coisas nos tempos de hoje não estão bem, também na época da colonização, para nós santomeses tambem nunca esteve bem!! Quando tu, chamas “PREGUIÇOSO” a uma figura nacional, com todos defeitos e virtudes que tem, mas que com a sua inteligencia e a dos seus “aliados”, compatriotas, foi capaz de causar a revolução ou rebelião, que fez com que o nosso País fossse INDEPENDENTE, de certeza que não coneces o “SIGNIFICADO PRÁTICO” da palavra PREGUIÇOSO… Tomara tu, teres a preguissa dele um dia irmão, para teu bem e bem do povo santomense… bem aja. “KWÁ KA DÁ NI WÊ, LIXI KA KÔLÊ ÁWA”

      • Lanis

        20 de Dezembro de 2010 as 14:19

        Mas o Sr. Pinto da Costa trabalhou em alguma coisa.

        Tem dinheiro que não se sabe de onde vem.

        Tem um restaurante no parque Sum Secreta que lhe foi dado pela Amiga Didinha.

        Remodelou o Jardim?
        Fez um parque para as crianças?

        Se não fez essa coisa mínima será que vai nos ajudar nessa crise? será que vai nos representar como povo que merece algo de positivo?

  6. Só visto!!!!

    19 de Agosto de 2010 as 15:30

    Sinceramente…O Senhor Albertino Bragança não podia ficar calado, ja que o seu partido perdeu, o senhor ja está cansado “pela sua cara é o que se vê”. O Pinto da Costa fez uma declaração a nação pedindo concertação, e o senhor Albertino Bragança insurge com medo de n sei oquê.
    Deixa o povo decidir…O povo é quem mais ordena. Fica quieto, vai cuidar do escandalo Stp-Trading e da doca que não é doca e repensa a atuação do seu partido.
    Voces n sabem fazer mais nada a não ser lançar confusão??!!! Candidata o senhor também, e logo o povo decide quem o povo quer ver a frente da nação. É cansativo ver-vos e ouvir-vos… Voces cansam a saude de uma pessoa. Fica queitoooooo…..

    • Nelson Leite

      19 de Agosto de 2010 as 15:42

      Meu amigo,melhor reposta do que essa não podia haver…..Faço das tuas minhas palavras…..Ele que se candidate pra vermos a vergonha que ele passará …..Um grande abraço

    • António Veiga Costa

      19 de Agosto de 2010 as 16:56

      Só Visto, meu amigo,

      euiria postar meu comentário, ou melhor, meu grito contra a declaração do Sr. Albetino Bragança.

      Não foi necessário. O Senhor sintetizou em poucas palavras meu pensamento.
      Concodo em número, gênero e gtau com o Senhor.
      Boa tarde..

  7. Polvo Paul

    19 de Agosto de 2010 as 15:34

    Todo e qualquer cidadão tem o direito de piscar olhos qualquer cargo da nação São-tomense, não vejo mal nisso. O que não pode piscar é olhos no dinheiro do povo, tipo caso STP trading, desvio de 1 milhão dólar de Japão, passeio da cidade ST, doca pesca dentre outros casos, e pegar nessa massa toda investir na campanha eleitoral do seu partido como fizeram os seus camarada de partido, nomeadamente senhor Delfim Neves, Cosme Rita, senhor Bano.
    Olhe para seu partido, verás porquê que STP está cada vez mais pobre, sabe porquê? Porque o Delfim está cada vez mais rico, Bano cada vez mais rico, e próprio senhor que é conhecido como um dos grandes preguiçoso da nossa praça…
    Deixa Pinto da Costa em paz por amor Deus.

  8. Leopardo

    19 de Agosto de 2010 as 15:40

    Não entendo as declarações desse Preto … seria melhor que ficasse calado e começasse a plantar bananeiras para epocas vindoras.

    • Alberto Nascimento

      19 de Agosto de 2010 as 17:29

      “Preto”
      se o senhor ‘e nao-negro e racista n ‘e bem vindo aqui.
      A populaçao Santomense ‘e Africana e n admitimos insultos.

  9. Fernando Magalhaes Santana

    19 de Agosto de 2010 as 15:44

    Eu tambem acho que isot cheira inveja do PCD contra a posicao patriotica de Pinto da Costa. Eu tambem nao gostaria muito que nosso pais voltasse a ter um presisente velho e do tipo Pinto. Mas, primeiro, temos que respeitar a liberdade de cada um para exprimir e tambem temos que saber que o Pinto sempre gostou de Sao Tome, sempre esteve ja mesmo calado. Enquanto o Albertino Braganca, na altura da saida dos colonos ele pertencia a Frente Popular Livre – um partido politico que lutava e mobilizava as pessoas contra a o projecto de independecia. era uma organizacao financiada pelos fazendeiros e com ideias bastante retrogradas tinha muita muita forca e apoio dos brancos e alguns pretinhos funcionarios que queiam manter os seus aposentos em Portugal. Albertino Braganca era membro disto e agora de repente ganha dolares como aombatente da independencia. So em Sao Tome!
    Quando o Pinto e a associccao Civica forcaram a barra e convenceram as pessoas que sim ” pletu ka po manda ni petu, sim” entao ele muito mais tarde escreve rosa do riboque e pouco a pouco entra na carrinha muito mais tarde, ja a independecia era uma realidade conquistada.
    Minha gente, leam bem a entrevista do Filinto Costa Alegre, ele sim, se nao tivesse se tornado aldrabao, seria um bom homem para mudanca, Um grande heroi. Ele sabe quao vendido o Albertino sempre foi.

    O pinto sempre venceu esta gente, e eles teem medo, inveja e odeio dele ate a morte. Estudar em Lisboa era um luxo da elite. O pinto mandou todo tipo de gente para todos paises do mundo estudar e desarmou omito daquela burguesia que o Albertino fazia parte. E ele tem e vai sempre ter inveja e raiva do Pinto. E’ este o proble. Investigam e vao me dar razao.
    PCD perdeu as eleicoes porque se ajuntou com MLSTP, e isto nao foi por causa de ninguem. O PCD ainda tem militantes e cabe a PCD adoptar uma estrategia de mudanca e abandnar odio, vinganca. Nos os mais novos nao temos nada a ver com isto. Para mim tanto Pinto como galinha ou cabra ou porco todos teem direito de falar o que sente e quando preferir. Vai passear!

    Mas eu

  10. Miná di Céliví

    19 de Agosto de 2010 as 15:47

    Òh Sr das Rosas Riboque e de outras esquinas!
    Xiu!!!Silêncio…
    Só fala se tiver coisa ùtil pra dizer!

  11. Perreira

    19 de Agosto de 2010 as 15:47

    Os dirigentes do PCD estao malucos parecem barata tonta. Ja agora eles deviam reformar pq estao td ricos e frustados.

  12. Perreira

    19 de Agosto de 2010 as 15:56

    pcd caiu como mama de minha avo ahahaaha

    • Antonio Amado Vaz

      21 de Agosto de 2010 as 20:43

      🙂

  13. Polvo Paul

    19 de Agosto de 2010 as 16:03

    Pinto da Costa lutou para independência de STP e senhor que fez? Além da roubalheira do seu partido a nação ST. Vai dar aulas faça qualquer coisa, deixa de viver a conta da CST, preguiça mata é uma grande doença.

    • DAVILA DOTE MADUQUE

      20 de Agosto de 2010 as 12:01

      meu “amigo polvo”, não te esqueças que o homenzinho é escritor!!!! ahahahahahahahahahahahaahahah……
      deve ter plageado o livro isso sim…

    • jaka doxi

      20 de Agosto de 2010 as 16:56

      ALGUÉM SABE ME DIZER A ONDE É QUE PINTO DA COSTA LUTOU PARA A INDEPENDÊNCIA DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE?
      AGUARDO ESCLARECIMENTOS.
      ABRAÇOS.

  14. Democratico 1

    19 de Agosto de 2010 as 16:18

    Pois é…O individuo perdeu uma grande chanse de ficar calado…

  15. Boca do Mundo

    19 de Agosto de 2010 as 16:27

    Esse homem não convence a ninguém, prova disso é o resultado das ultimas eleições, na qual ele levou o PCD a maior derrota na sua história.
    As suas opiniões devem ser dada sobre pseudónimo, no espaço comentário desse jornal.

  16. Blagúbua

    19 de Agosto de 2010 as 17:10

    Isso são lágrimas de crocodilo! Meu, já estás cansado para estas andanças. Larga o osso e deixa o poleiro para os mais jovens. Vê lá, a Rosa, essa de genes Riboquinos, envergonha-se de si. Fazias-nos um enorme favor se estivesses calado. Já lá foi o tempo em que perdiamos tempo e dinheiro com os olhos fitos na televisão vendo e ouvindo estes parasitas (Bissu itchi), essa escória da nossa sociedade.
    Vão mas é trabalhar seu bando de inúteis.

    VIVA SÃO TOMÉ E PRíNCIPE

  17. Alberto Nascimento

    19 de Agosto de 2010 as 17:21

    INDEPENDENTE? desde 1 de Agosto?
    palhaçada!

    O Pint* sabe vestir o fato que lhe fica bem.
    Ainda ha pouco o homem esteve nas reunioes do partido como o pai.

    Agora que o partido esta fumado o homem ‘e INDEPENDENTE.

    a minha questao ‘e simples:
    Sera que o Pint* iria aparecer nas mesmas condiçoes se o partido dele tivesse ganho?

    Este Bragan** ‘e um traidor. E o Pint* acabou de mostrar que tambem o ‘e. Um homem que trai os amigos ou balanceia as vantagens das amizades ‘e um PORCO.

  18. kiki

    19 de Agosto de 2010 as 17:21

    OLA MEUS CAROS
    KEM SAO VCS PARA DIZEREM ALGO DO DISCURSO FEITO PELA MEMORIA DE STP … SO NOS OS POBRES E KE NAO SABEMOS DE VCS PK ANTES VCS TB GOVERNARAM COM O PAI DO PATRICE TROVOADA , KUANTOS DE VCS KE JA MUDARAM DE OPOSICOES MAS VCS DO PCD SE ESKECERAM DA VOSSA POUCA VERGONHA DE GOVERNO TB ……… PENSAO NO BEM ESTAR DA POPULACAO SAOTOMENSE E DEIXAM DOS VOSSOS MAUS FEITOS E COMESSEM A TER CARACTER … DEIXAM O HOMEM TRABALHAR PRA KE SAO TOME SE CRESCE PK HOJE VC JA ESKECEU KUANDO ELE ASSINOU ACORDO COM A TAIWAN VCS TB COMERAM OS FUNDO KE ENTRARAM VCS SE ESKECERAM …. PCD CRESCEM E APARECEM PK OS VOSSOS TEMPOS DE POUCA VERGONHA JA ACABARAM JA ESTA NO MOMENTO DE VCS USAREM O KE VCS ROBARAM PRA VOSSAS FAMILHAS .. MEUS CUMPRIMENTOS PRA TODOS KE VOTARAM NA RENOVACAO ……

  19. E.Santos

    19 de Agosto de 2010 as 17:33

    Bem, o Sr. Albertino está a querer demais. Só pode estar a brincar connosco.

    Acha mesmo que alguém iria tecer elogio a um partido que claramente delapidou STP? Se o povo estava cego e não via, paciência, azar, teve o que mereceu. Mas ninguém com visão iria elogiar PCD, partido que perdeu a oportunidade de melhorar o País em 2001. Antes pelo contrario, usurpou o que era de todos e transformou STP na anarquia que ainda é hoje.

    Claro, até eu me demarquei de vocês. Não vamos brincar com coisa séria.

    Hoje que o povo cresceu, amadureceu e está a ver e a decidir correctamente, aí sim, já se pode felicitar, já se pode voltar para dar o contributo.

    Só quem não tem dignidade própria iria se meter na anarquia que foi o país desde 1992.

    Tenham juízo….

  20. jaka doxi

    19 de Agosto de 2010 as 18:35

    Entendo que esta saída do Pinto da Costa é uma estratégia para perturbar a governação do ADI.
    O melhor mesmo é o Patrice ignorar as propostas de Pinto da Costa e comerçar a tomar medidas serias contra todos os larapios que destruiram o nosso país.
    A lista dos larapios como sabemos é muito longa.
    abraços
    abraços.

    • Fernando Magalhaes Santana

      19 de Agosto de 2010 as 19:34

      caro Jaka doxi
      Estu de acordo contigo de que ha uma armadinha em cada passo de Pinto e todos os grandes politicos dessa nossa terra. Nao lhes julgues por aquilo que eles dizem, mas julga-lhes por aqilo que eles fazem. Eles falam uma coisa mas fazem ou comportam totalmente diferente. Repara que durante a ultima entrevista O pinto leu mal , gaguejando a um discurso escrito se calhar na folha de caderno, certamente um discurso escrito por alguem. Ele gaguejou muito e me parece que nao foi ele quem escreveu isto. Portanto ja podes imaginar a trampa que esta por detras de toda a cortina do teatro.

      Por outro lado o patrice nao tem feramentas nenhumas para lhe ajudar a por ordem na casa. O ministro de justica me parece muito imaduro para lidar com os jogadores que ja stao aquecidos no campo, comecando por proprio presidente de tribunal de contas (GRANDE JOGADOR) e malabarista de classe.

      Acho que se Patrice quiser fazer historia tera que evitar o caminho de vinganca. O caminho de vinganca sera’ o maior erro estrategico de Patrice. Voce vai ver com tempo o que eu te disse hoje. Por outro lado, ele tem que ser inteligente de se rodear de assessores santomenses nao indianos como na outra vez, tem que parar no pais um bocado, e deixar de viajem em excesso, viver frequentemente la fora como fez na outra vez e tem que imlementar medicas que cria empregos, isto sim, ele ganhara popularidade genuina antes de tudo. LEVE-LEVE, meu irmao

      Uma coisa de cada vez. Patrice assumiu o cargo de primeiro ministro mas gostaria de ser presidente, e fontes seguras dizem que ele esta a pensar em como deixar o cargo para se candidatar. Acho que sera muita carga ao mesmo tempo. Mas ele e’ que sabe.

  21. Budobaxana

    19 de Agosto de 2010 as 19:11

    Eu disse antes neste forum e volto a dizer.

    O Pinto tem a mesma mentalidade de um Pirata.

    Vigia o alvo,calcula o tempo e da o Golpe.Atitude calculista de intervençao.

    Seria bom se os conselhos aos filhos da terra e outros contributos que pudesse dar a STP fossem no diario e nao so nos periodos de campanha politica.

    Que pena……

  22. Ginga po

    19 de Agosto de 2010 as 20:45

    é que sinceramente custa-me entender algumas pessoas, qunado o Pinto não fala é porque candidata, perde as eleições e desaparece, quando fala é porque ele quer pertubar.
    afinal o que querem voces? pinto também é santomense como muito….. deixa o homem em paz, quem ta sentir mal com sua presença, candidat-se também quem sabe podem fazer melhor…… foguuuuuuuuuuuu.

  23. Lódóma

    19 de Agosto de 2010 as 21:35

    É só para refrescar a memória deste Sr. Bragança,
    Quero perguntar ao PCD ou Albertino que partido ou governo que destruiu EMOLVE? Empresa de óleos vegetais.
    Quem foi o director nomeado pelo governo de PCD? Foi um Engenheiro da delapidação nomeado por PCD essa é uma prova que o senhor não deve temer as declarações do Pinto seja que direcção tivesse, a vossa oportunidade foi delapidado por vós próprios, lembro bem que o senhor e sua esposa fizeram campanha para uma federação não a independência total.
    São Tomé poderoso protejo todos que tem boa vontade de fazer para que esse povo possa ter outra maneira de viver, e amaldiçoar todos os maldosos.
    Se não fizeram deixe outro fazer e ponto final.

  24. sheila

    19 de Agosto de 2010 as 21:47

    Hoje todos apontam o dedo ao Pinto da Costa, mais esquecem-se que quase todos os partidos existentes sao lacaios vindo do MLSTP no tempo do Pinto da Costa.Sao gentes que nao sabem fazer mais nada a nao ser, ser governantes para sobriviverem. Meus qieridos Santomenses na contribuiçao para desenvolvimento de um País nao é preciso ser so governante, infelizmente é o que acontece na nossa terra.

  25. Sofredor

    19 de Agosto de 2010 as 21:48

    O maior problema de Pinto e q ele acha q a unica profissao dele e ser Presidente. Ele ja nao faz nada ,so esta espera de mais uma chance para ser Presidente. Acho q ele e orgulhoso. Seria melhor q ele instruisse alguem para dirigir bem o pais ja q ele acumulou experiencias. Nem conselheiro ele aceita ser. Para um homem que ama o seu pais, nao seria necessario ser Presidente para contribuir para desenvolvimento deste pais. Bastava-lhe estar no ativo. O q e q Pinto fez durante esses anos q teve ausente do governo?NADA. Ele ja esta reformado. Da oportunidade aos mais Jovens.Eu penso q o pais esta entregue aos jovens para revolucionar tudo e desenvolver o pais. Se entrar um peixe podre vai apodrecer tudo.Pinto o seu nome vai ficar na historia como o primeiro Presidente de STP e nada mais.

  26. Sofredor

    19 de Agosto de 2010 as 21:55

    Acho q o povo de STP vai escolher um Presidente inedito. Q nao seje Pinto mais que seje justo e vem como salvador da patria ,pois o santomnse merecem ser felizes e unidos. O PODER NESTE MOMENTO PERTENCE A NOVA GERACAO. SAIBAM JOGAR BEM ESTA BOLA PARA O BEM DE TODOS NOS. fui…

  27. HOMEM VIVO

    19 de Agosto de 2010 as 22:10

    O SENHOR DEVERIA É ESTAR CALADO PORQUE DE CERTEZA O SENHOR TORNOU-SE COMO CAVALO CONVECIDO GANHAVA O BURRO NUMA COMPETIÇÃO DE CORRIDA ESQUECENDO SE COLOCAREM O BURRO MALAQUETA NO CU CORRE MUITO MAIS QUE UMA BICICLETA PORTANTO O ADI GANHOU COM MERITO E VAI GOVERNAR COM MERITO PORQUE É UM PARTIDO DE CRECIMENTO FIQUE AI BEM CALADINHO PORQUÊ QUE NAO IAS CANDIDATAR EM VEZ DE FICAR AI ARRANJAR CONFUSÃO COMO FOI O CASO DO JOÃO TORRES FIQUEM SOSSEGADO AI A BANDA NEM COMEÇOU A TOCAR JA ESTAS A DANÇAR SEM MUSICA ESSE É MESMO FEITIO DE SANTOMENSES ORGULHOSO…HOMEM VIVO

  28. Zé Maria Cardoso

    19 de Agosto de 2010 as 22:17

    A brincadeira em que se tornou esta tribuna, salvo alguns exageros, (Pinto da Costa, é o inimigo de longa data de alguns)urge questionar aos ditos comentaristas:
    Para quando a ADI responde o piscar de olhos do PCD?
    Vejamos:
    As declarações pós-eleitoral do líder do PCD, têm trazido ao baile o seguinte:
    1- Espera que o líder da ADI dê o primeiro passo para um entendimento de estabilidade governativa, ou seja para o namoro.(Infidelidade conjugal)
    2- Vai avançar com o seu próprio candidato a Presidência do Parlamento, a Assembleia Nacional.(Divórcio consumado)
    Com os seus 7 deputados, o PCD não será Presidente, como qualquer cego pode ver. Espera sim que os dois partidos mais votados, em debandada, com algum banho a mistura lhe ofereçam mais uma vez a aliança do altar. Tão bom e doce o poder, como ilustram algumas intervenções com alguns casos de corrupção, não sejemos ingénuos.
    O PCD vai casar, custe o que custar, com a ADI para unir a famosa e fracassada família de Mudanças. O Povo será chamado para testemunhar o casamento e bater as palmas. A política é uma ciência e a liderância do PCD tem estado a altura dos acontecimentos. Coisas de Democracia.

    • António Veiga Costa

      3 de Maio de 2011 as 19:40

      Jose Maria, me esclareça… o PCD está à altura dos acontecimentos????
      Depois dessa só posso perguntar-lhe: quanto vc ganhou de comissão no caso STP Trading, para vir aqui dizer essa asneira???

  29. sheila

    19 de Agosto de 2010 as 22:53

    Infelizmente os ensinamentos do Pinto da Costa aos seus seguidores foi estremamente benefico as seus alunos, de tal modo que aprefeissoaram melhor do que ele, em gestao danosa e delapidaçao dos bens publicos.

  30. Melancia

    19 de Agosto de 2010 as 23:59

    Hino de STP
    Versão do Governo MLSTP-PCD
    Este senhor que esta na foto apadrinhou esta versão do hino que segue abaixo.

    Dependência total
    vergonhoso estado do povo
    dependência total
    grito sangrento da morte
    dinamismo na corrupção nacional
    juramento falso perverso
    no país de tiranos
    que é “São Tomé e Príncipe”
    Guerrilheiros da fome com morte nas mãos
    brindam “ viva” no sofrimento do povo
    massacrando os filhos das ilhas
    sem dó pelas almas dessa Pátria imoral

    dependência total, fatal e completa
    desconstruindo o progresso e a paz,
    a Nação mais desgostosa da terra
    com acções irracionais para com o povo

    dependência total
    vergonhoso estado do povo
    dependência total
    grito sangrento da morte

    enganando, roubando e destruindo
    caminhamos a passos de caranguejo
    em relação aos outros povos africanos
    só envergonhando a bandeira nacional

    voz do povo, nunca presente, só presente nas campanhas
    geme e se perde no coro da esperança
    nunca se faz ouvir na hora do perigo
    só é ponte para o «enriquecer» dos vícios

    dependência total
    vergonhoso estado do povo
    dependência total
    o grito sangrento da morte
    dinamismo na corrupção nacional
    juramento falso e perverso
    no país de tiranos
    que é São Tomé e Príncipe

    • Fernando Magalhaes Santana

      20 de Agosto de 2010 as 19:33

      Por favor faca tud, critica tudo mas NAO BANALIZE o Hino do pais. Vamos respeita e fzer respeitar o Hino da nosa patria. POR FAVOR, meu irmao. Por favor, nao leve a mal.

  31. ET

    20 de Agosto de 2010 as 1:21

    Perderam uma grande oportunidade para ficarem calados!!Mas ja que falaram deviam pensar antes de o fazerem. PCD que se orgulha de ter trazido a mudança,td muito bem….mas quando se quer respeito deve-se antes de mais dar-se ao respeito. PCD que nao se esqueça que em 1991 o que alguns dos seus ilustres membros foram fazer ao palacio!

  32. Moreno

    20 de Agosto de 2010 as 9:03

    o sr.Albertino Braganca afirma que so estranhou o elogio a mudanca. pergunto que quer o senhor? que o pais nao mude? que se mantenha nesse caos?creio que este senhor esta muito aflito com a mudanca.sinceramente espero que o senhor Patrice saiba merecer a confianca popular actuar de maneira justa e clara . o senhor Pinto da Costa e cidadao de STP, estamos em democracia e pode opinar indèpendentemente de ter ocupado a funcao que ocupou.

  33. Fernando Augusto(Cocas)

    20 de Agosto de 2010 as 10:01

    Tenho a onra de apresentar ADI a mais estima pela victoria alcansada nas ultimas eleiçoes.Que o Patricio Trovoada seja firme e cauteloso nos seus afazeres.Se for necessario faça o seu pai como um conselheiro seu.Porque em STP ate o preciso momento nunca apareceu um excelente politico como o Miguel Trovoada,conhecido e reconhecido a nivel Internacional.Por isso Miguel Trovoada ocupa o cargo que actualmente esta exercendo e podera vir a ter muito mais cargo enquanto a sua saude permitir.Nao quero ir buscar o passado para nao manchar o presente e comprometer o futuro,mais e importante todos colaborarem com o actual governo para o desenvolvimento do pais.Para mim Pinto da Costa e uma carta fora do barralho,so tem os olhos na cadeira da presidencia,nao gosta de ocupar os outros cargos,apenas ser presidente.Agora esta a aparecer com discurso amarelo para engrachar a Populaçao.Por isso temos que ser vivos.Na realidade ele nao deu a abertura da democracia no pais foi forçado por isso ate fez referendo se a populaçao aprova a democraci ou continuar com o seu regime que foi semelhante a tempo de massacre do Bate-pa em 1953.Pinto deve ficar no campo de esquecimento.Pinto ja tem a conta bancaria forte,ja tem os seus Pajeros,ja tem a antiga casa do Mario Beirao no Pantufo que recebeu a força contratual.Sera o cheiro do petroleo e que esta a fazer o Pinto voltar a vida politica?A idade e a riqueza que ja obteu facilmente quando foi presidente ja da para o Pinto comer e beber ate a morte?Como a demostraçao da victoria do ADI,Patricio eu declaro ser um activista para fazer livremente e da vontade propria forte campanha para si e que seja mesmo o Candidato para as proximas presidenciais.Estou consigo.Força grandes juizes isto a populaçao Santomense.

  34. mario Pinto

    20 de Agosto de 2010 as 10:49

    PCD reage as declaracoes de Pinto

    http://www.youtube.com/watch?v=Qo3UdN5sBpA

  35. Fernando Augusto(Cocas)

    20 de Agosto de 2010 as 11:11

    Sofredor,estou consigo.O Pinto ate esqueceu que e economista de profissao,quando saiu do poder ate nem aceitou ficar na SONANGOL a trabalhar com a vaga que viu,estava desasperado de estar fora do poder ate nem sabia lidar mais com as pessoas ate os seus guarda costas,queria bater todos ficou sem maneiras de um humano.Pinto nao consegui preencher algum formulario,a onde diz profissao ele quer colocar sempre presidente e foi presidente com a letra p minuscula.Ditador.Os quinze anos o que fez o Pinto para a Naçao?Melhor o actual empresario Aurelio Martins pelo menos tem a Fundaçao Aurelio Martins e pouco ou muito esta ajudando os seus compatriotas,nao so no pais como outros pontos no estrangeiro.Por isso Aurelio Martins nao pizas o cuspe do Pinto da Costa,para nao compremeter a tua carreira,seja um lider individual.Poderas um dia ir longe e muito mais longe.Devemos esquecer o Pinto da Costa,apenas recorda-lhe como recordamos o Buter e o Camilo Domingos,so que o Pinto sera uma recordaçao de nervogismo.Abrem os olhos,Pinto quer fazer negocio com o nosso petroleo por isso esta com estas cantigas da chamada mulher pregida isto e que nao sabe fazer os seus deveres.Força meus compatriotas,de maos dadas vamos trabalhar com o ADI e o seu Presidente Patricio Trovoada.

  36. nunoy

    21 de Agosto de 2010 as 1:02

    caro polvo Paul
    Eu o que deduzi da sua opinião é mais alguem cheio de inveja. o senhor como ~vive arrasca se me permite a expressão a unica coisa que lhe contenta é falar mal dos outros. Se calhar deve ser um grande vadio e caloteiro ca da praça.Po exemplo falar do Cosme Rita é mesmo vontade denigrir. Porquê que o senhor não faz fincapé pazra que o tribunal esclareça a situação do senhor Cosme Rita já que foi ele proprio que meteu a queixa contra o seu irmão.Senhor acha que uma pessoa que cometeu um roubo ainda se via queixar de quem o denunciou? Como o senhor não pode falar só do Delfim neves que também não passa de uma farsa, tem que lhe associar mais camaradas seus. O senhor deve ser também um dos pregfuiçosos como Pinto da Costa. O mais perigoso é que a inveja deve ter tomada a conta de si. O Delfim Neves é trabalhador. Não sou partidario de nhum deles. Mas é saturante ouvir alguem a tocar sempre na mesma corda só pela inveja. Quero lhe dizer que tenho admiração pelo Cosme Rita embora não seja amigo dele. Lembro-me muito bem que ele foi Ministro do Comercio e nunca se lhe apontou o dedo durante o julgamento do caso do GGA. não sei se o senhor se lembra disso. Convenhamos. Esse espaço de comentario existe apenaas para denigrir a imagem de alguns cidadãos pela inveja. Deus não quer isso.
    vai trabalhaar. Preguiçoso.

    • António Veiga Costa

      3 de Maio de 2011 as 19:45

      Nunoy, Delfim é trabalhador??? E o que vc me diz sobre o dinheiro fácil que ele ganhou com o caso STP Trading?
      E o que vc me diz sobre o povo que foi roubado por ele?

  37. Ernestino Santos

    24 de Novembro de 2010 as 8:19

    Olá Sou o Ernestino e estou iniciando a minha vida profissional num país onde todos querem emprego e ninguém quer os criar, ou seja ninguém quer ser empreendedor.

  38. Ernestino Santos

    24 de Novembro de 2010 as 8:42

    O que eu posso dizer é que eu chateio-me muito quando dizem que o futuro desse país esta nas mão da minha geração, visto que os da passada geração nada fizeram ou melhor fizeram mas no sentido erado desviando fundos para os seus bolços comprado carro, casa, criando conta no esterior e muito mais e agora querem por esse cadavér que se chama São Tomé nas minhas mãos? Desculpe lá mas vou faser como pilatos lavo as minhas mãos.
    Quanto ao Sr:Albertino e a sua corja que pertencem aos outros sistemas politicos do país são farinha do mesmo tacho e o albertino é um polvo e agora quer dar sermão de santo antónio aos peixes aos santomenses cudadô mundo sa de decû.
    Ele vendeu depudado do seu partido ao MLSTP enganando a coligação MDFM p´ra conseguir dinheiro para as eleições autarticas e legislativas.
    Eu termino dizendo ao Albertino o mesmo que o rei da espanha disse ao presidente Hugo Xavez ”Porquê nom ti cailas”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo