00 239 - 9906263 contact@telanon.info

Get Adobe Flash player

Fradique de Menezes responde a Pinto da Costa

O Presidente da República Fradique de Menezes, chamou a imprensa na quinta – feira ao Palácio do Povo, para responder as declarações do antigo Presidente Manuel Pinto da Costa. O ponto 4 da declaração de Pinto da Costa, forçou a reacção de Fradique de Menezes, que atacou durante o primeiro Presidente de São Tomé e Príncipe.

CONTEÚDO INTEGRAL DA DECLARAÇÃO DO PRESIDENTE FRADIQUE DE MENEZES

«Se decidi hoje fazer, eu também esta declaração a imprensa, é porque a um determinado momento no ponto 4 da sua declaração manuscrita, o Senhor Manuel Pinto da Costa ao pronunciar-se, prefiro ler textualmente “sou forçado porém a constatar que por vezes a luta partidária no seio do nosso sistema democrático, tem-se sobreposto ao interesse nacional prejudicando o desenvolvimento do país no âmbito do relacionamento de coabitação entre o governo e a presidência da República, que frequentemente é contrário a uma visão construtiva, dinâmica e benéfica para o país”.

Eu compreendo numa certa medida que isso possa sair da boca de um antigo Presidente porque ele era chefe do governo. Portanto ele não poderia ter conflito consigo próprio. Portanto é normal que desde 1991 tendo separado os 4 poderes que talvez possa existir conflitos entre este ou aquele órgão.

Agora isto entra em contradição, primeiro com alguém que faz apelo a paz e a concórdia e faz referência a este tipo de situações. Em segundo lugar entra em contradição com o Presidente do seu partido, que muito recentemente numa declaração ainda como primeiro-ministro, em que faz referência as boas relações institucionais que teve com o Presidente da República.

Antes do senhor Rafael Branco, o primeiro-ministro foi o senhor doutor Patrice Trovoada que e novo é agora Primeiro-ministro. E o senhor Doutor Patrice Trovoada não deixou de ser Primeiro-ministro por causa de conflitos com o Presidente da República. Foi devido a uma moção de censura. Um conflito neste caso entre o governo e a Assembleia. E é pena que naquela altura não se ouviu a voz do senhor doutor Manuel Pinto da Costa, a pronunciar-se e a apelar a paz, naquela altura.

Participou nas duas reuniões do conselho de estado que eu organizei neste palácio, a procura de consenso para o novo governo, e não ouvi da boca do senhor Doutor Manuel Pinto da Costa a apelar a paz, ao bom senso, e a concórdia entre os cidadãos e entre o governo e a Assembleia ou entre os partidos que faziam parte da coligação que como se sabe desfez-se naquela altura.

Eu é que lanço um apelo. Esse apelo deve começar por felicitar o senhor Manuel Pinto da Costa pelo ponto quinto da sua declaração em que ele diz que “ o resultado eleitoral consiste na expressão de uma vontade de mudança por parte dos eleitores, mesmo considerando que não tenha alcançado uma franca maioria”. Portanto ele admite a existência deste governo e apela até que haja apoio a este governo.

Estou contente por ver que o governo do doutor Patrice Trovoada não só tem o apoio da ADI e do MDFM, como acaba de adquirir um outro apoiante que é o doutor Manuel Pinto da Costa.

Eu esperava outra coisa do senhor doutor Manuel Pinto da Costa. Compreendo talvez que esta declaração tenha sido feita, como já ouvi o comentário de um partido político da nossa praça, talvez com uma outra visão, ou seja, já propõe que será um presidente que ao ser eleito terá uma boa relação com o governo. Só assim se pode admitir isto.

Eu tenho a impressão que o doutor Manuel Pinto da Costa, com todo o respeito que lhe devo, não deve conhecer bem a actual constituição, e eu lhe aconselho a ler a actual constituição. Porque na constituição não existe o órgão de soberania presidência da república. Existe o Presidente da República que é um órgão unipessoal. O governo é que é um órgão plural, Assembleia Nacional também é um órgão colectivo. Eu gostaria que o senhor doutor Manuel Pinto da Costa e outros me explicassem como é que se pode por em prática este artigo da constituição. O artigo 113 diz “responsabilidade do governo”. “O governo é responsável perante o Presidente da República e a Assembleia Nacional”. Como é que se traduz isto na prática? O Presidente deve chamar o governo para saber como é que as coisas estão a ser feitas? Eu não sei. Porque a Assembleia Nacional chama o governo analisa o programa do governo, pode aprovar ou não. Mas o Presidente da República está no ar.

Mas desde a década de 90 que eu e o meu antecessor senhor Miguel Trovoada temos sabido exercer esta função através de um diálogo entre o Presidente e o Primeiro-ministro, o que implica que o Primeiro-ministro faça despacho uma vez por semana com o Presidente da República.

O Presidente pode fazer comentários sobre este ou aquele projecto, mas a última palavra pertence ao governo que vai executar. Isso é que tem sido o relacionamento institucional entre o governo e o Presidente da República.

Portanto que não continuem a utilizar isto, como argumento. Agora que temos um novo governo deixamos que governe. Da parte do Presidente da República não houve se quer discussões quanto as nomeações dos ministros. Portanto vamos por de lado todas as referências em relação a conflitos e não conflitos. Antes mesmo do governo começar a trabalhar já aparece uma voz a falar de coisas dessas? Não vejam cá fazer-me passar por coisas que eu não fiz.

Eu respeito as pessoas e quero que me respeitem, tenham consideração por mim até o final do meu mandato, a 3 de Setembro de 2011.  3 de Setembro de 2011 deixo este palácio. Ao contrário daquilo que se verifica no continente africano, em que manipulam a constituição para continuarem no poder.

Vamos tentar conviver uns com outros em paz e em concórdia durante esses 365 dias aproximadamente que faltam para o fim do meu mandato, e não tentem já criar problemas entre o actual Presidente e o novo Primeiro-ministro», concluiu.

Notícias relacionadas

  1. img
    Pleto Responder

    Palavras bonitas do Presidente mas eu pergunto, o Sr presidente nao tem assuntos mais importantes e urgentes para resolver!!? Ou melhor, o presidente nao tem gabinete de imprensa para isso? Chamar jornalistas para reagir a umas palavras de um ex Presidente acho que é isto ja é demais.
    Ou o presidente nao tem nada para fazer ou entao também quer entrar no baile de disse que disse.

    Eu gostaria que o presidente chama-se os jornalistas para explicar detalhadamente o estado da naçao, isso sim. Eu gostaria de ouvir da do presidente que ja colocou,agua,luz,para todos os santomenes.
    Gostaria de saber do presidente, o que pensa do futuro, projectos e o que pretende,quando e aonde quer deixar STP assim que deixar o poder.

    Eu como cidadao Santomense, quero saber dos governos e do presidente, aquilo que foi feito,aquilo que está a ser feito,aquilo vai ser e pode ser feito.

    Nao podemos perder mais tempo com conversas da treta e politiquices, mostrem o trabalho e nada mais.

    Se de cada vez que o Sr Pinto da Costa abrir a boca o país “para”! entao, ai temos um problema ou talvez uma soluçao.
    É capaz de ser uma boa ideia Pinto da Costa ir para oposiçao ou entao ser dirigente sindical,ou entao porta-voz de todos santomenes,exigir luz,agua,etc… so assim saberemos que ele terá voz e será ouvido :) Fui

    • img
      Antonio Amado Vaz Responder

      Pleto tem razao!

      Fradique e’ um individuo cheio de mediocridade!

    • img
      Antonio Amado Vaz Responder

      Parece que ainda nao leste a nossa Historia; Historia sobre Escravatura! Nao digo ignorancia, mas digo que e’ triste saber-se que alguns Africanos nao conhecerem a sua Historia! Nao digo tb que esse e’ teu caso. Pesquisar, ler, e compreender.

      Pleto, ninguem, sozinho/a, conseguira lutar e vencer grupos e subgrupos de individuos malfeitores “greedy and evil.”

      Nos devemos por a Historia de Sao Tome e Principe numa perpectiva concreta, propria, e especifica enquanto comparamos as causas e os efeitos da Independencia e factores inerentes ate a data presente. So com varios volumes de livros poder-se-a descrever a Historia de Africa, pela qual, Sao Tome e Principe tambem faz parte.

      “Muitos homens e muitas mulheres Sao-tomenses morreram em busca da liberdade”

      Os Angolanos, os Caboverdianos, os Guineenses, os Mocambicanos, e outros povos realmente contribuiram para independencia de STP. Mas, e’ importante acentuarmos a facto de que muitos Sao-tomenses fizeram parte nessa luta “struggle” a nivel regional e internacional. A luta pela Independencia foi uma luta feita em conjunto. Homens espertos e mulheres espertas de Angola, Cabo Verde, Guine Bissua, Mocambique e outros ALONE nao conseguiriam nenhum successo sem participacao dos homens espertos Sao-tomenses e mulheres espertas Sao-tomenses. Tambem devemos dar credito a alguns “Pulas” que honestamente suportaram a causa (Independencia para sairmos sob total dominio colonial). Agora, podemos discutir, o Neo-colonialismo e Imperialismo num outro momento. A luta nao tem tregua.

      Para nao escrever muito, eu gostaria de sugerir o seguinte:
      1) Fazer pesquisa menuciosa sobre cinco (5) seculos de escravatura em STP.
      2) Fazer pesquisa sobre quem lutou contra o dominio colonial, quem morreu durante essa luta, e QUEM VENDEU OS SEUS IRMAOS e IRMAS AOS COLONOS.
      3) Pesquisar e investigar que era Rei Amador, Ze Mulato, Ze Kangolo, e outros guerrilhas courajosos Sao-tomenses (que ja nao se encontra, mas sim “a bunch of wimps running their mouths”).
      4) Faca estudo detalhado sobre a participacao about Political Committee of Liberation of Sao Tome and Principe.
      5) Descubra de facto que eram as figuras como Sr. Alda Espirito Santo, One’, Dr. Guadalupe, Torres, e muitos outros.
      6) Descubra sobre o Massacre de 53.
      7) Descubra sobre a CIVICA.
      Etc. etc.

      Existem muitos factores que influenciaram a nossa independencia:
      Civil War, Estados Unidos de America
      The French Revolution, France
      The Industrial Revolution
      The League of Nations—later the United Nations
      Primeira e Segunda Guerra Mundial
      O Pan-Africanismo, Activistas, Revolucionarios, and so on.
      Civil Rights Movement, EUA
      O Brazil conseguiu independencia primeiro do que nos—200-years-ago.
      Movimentos e grupos clandestinos em operacao n’altura estavam muito engajados.

      No contexto internacional, como podes perceber, que os paises dos PALOP tambem receberam contribuicoes e apoios externos de organizacoes e individualidades courajosas. Nao sao idoles—sao figuras historicas que devemos respeitar! Thomas Sankara, Julius Nyerere, Jomo Kenyatta, Nelson Mandela, Filinto, Pinto, Trovoada, Antonio Nilson, entre outros vivos e espertos.

      Nunca iremos esquecer da contribuicao crucial que foi-nos dada pela Ex-Uniao Sovietica, China, Cuba, etc.!

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_%C3%81frica

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_de_S%C3%A3o_Tom%C3%A9_e_Pr%C3%ADncipe

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_escravid%C3%A3o

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Thomas_Sankara
      http://pt.wikipedia.org/wiki/Julius_Nyerere
      http://africanhistory.about.com/od/biography/People_Biographies_of_Historical_Figures.htm

      http://www.gforum.tv/board/1277/91473/historia-da-escravatura.html

      UNIAO FAZ A FORCA

      Pleto, keep up the good work!

      United States, despite all of its’ imperfections, U.S, still a good partner for Africa—we need to know how to engage the US into doing trading in other areas that can have mutual benefit and interest. Africa has to expand its market with other countries! We already know the fruits from Europe!

      Finalmente, repito; Pleto, ninguem, sozinho/a, conseguira lutar e vencer grupos e subgrupos de individuos malfeitores “greedy and evil.” Historia sobre Escravatura e’ fascinante…Lei-a!

  2. img
    fernando Responder

    Sua Senhoria, Presidente da República,
    Como são-tomense que sou, por direito constitucional, do qual Vossa Excelência representa, acho que o tratamento que deu a este assunto é extemporâneo, deslocado e desnecessário.
    Dr. Manuel Pinto da Costa é um cidadão nacional, como eu e só fez jus de seus direitos. Não é conveniente que uma alta entidade como Vossa Excelência venha todas vezes ao público para questionar posições particulares, porque as afirmações proferidas, embora públicas, não foram feitas por quaisquer entidades públicas, pelo que acho não meritórias de respostas daquela natureza. Deverá concordar comigo, que assuntos desta natureza devam ser apresentados em esferas privadas ou por entidades privadas de interesse público como líderes políticos, que penso, Vossa Excelência não vir investido.
    Precisamos de paz espiritual para fazer avançar este país que começa a dar pena, senão, só deixaremos à novas gerações tristezas e um País totalmente destroçado. Será isto que queremos?………..Desculpa-me a ousadia, mas como cidadão acho-me no direito de posicionar-me assim.
    Bem-haja São Tomé e Príncipe.

    • img
      Helves Santola Responder

      Precisamente…..

      • img
        Pedro Sousa Responder

        Gostei

  3. img
    sheila Responder

    Pergunto ao Sr Fradique de Menezes se ele sabe o que segnifica as ultimas palavras que referiu no seu discurso:respeito e consideraçao pelos outros.Estas palavras é o que ele nao teve até agora na sua governaçao com o Povo Santomense.

    • img
      Mateus Cunha Responder

      lava boca depois fala, quem diz o que quer ouve o que não quer ta quieta ok…

  4. img
    wilcarva Responder

    Foi muito bem dito as recomendações feita pelo nosso presidente pois temos que deixar o nosso novo guverno mandar e dar o seu contributo a nossa nacção ,só sei que muitos queriam como diz o presidente manipular sempre que for possivel acontituição de forma a não perderem o puder mas temos que ter conciença que é só deus que manda para sempre e o Homen manda com tempo .

  5. img
    Fernando Augusto(Cocas) Responder

    Concordo com as declaraçoes da sua Excelencia Fradique de Minezes.Esta e a Luta do Sr.Pinto da Costa indirectamente para a chamada campanha fria para ver se ganha o terreno uma vez que ja conseguiu ter a outra possibilidade da mudança da constituiçao para poder candidatar,por ser amante da cadeira da Presidencia.Como Economista que e porque nao pensa exercer a funçao de um economista mais sim quero sentar sempre na cadeira da Presidencia?Como ja e falecido o Sr.Mister da Coimbra Nova do Riboque apenas ademitimos a epotice do Pinto da Costa ser Presidente deste grupo cultural e nao de STP que hoje em dia tem muitos Santomense que podem exercer o cargo do Presidente da Republica com a sua boa fe e espirito de camaradagem.A camada jovem actualmente ja estao tambem preparados para governar o pais.Por isso o Sr.Pinto da Costa e que deve por a sua mao na conciencia e nao vir com comentarios e sorrisos amarelos para iludir a ninguem.A onde esteve e o que fez o Pinto quando dissemos que os quinze anos ja chegou e foi para a casa,andou a fazer o que no silencio?Nada util para o pais.O Sr.Pinto da costa gosta e gerar conflitos.Ele deve convencer que nunca tera aceitaçao deste povo na qual ele pos em crise,mal tratos,pancadarias,isolamentos,opressoes,etc.Ele deixa de ser um politico para ser politiqueiro.Ele e um grande inimigo do Povo Santomense.Normalmente quando temos algo de bom e possivel que um inimigo tambem nos deseja a felicidade,porque a felicidade e uma palavra muito vulgar.Estou com o novo governo e os meus compatriotas de Cue a Pague para organizarmos o pais para o desenvolvimento.Se a DªAlda morreu triste como dizia o Pinto no seu discurso passado no ciminterio do S.Joao da Vargem,o Pinto morrera sem penas como uma ave.

  6. img
    Madalena Responder

    O Pinto merece estas palmadinhas, esse puxão de orelhas, toma juizo Senhor Pinto Da Costa.
    O senhor merece. o Presidente está a subir a somar pontos consigo. Só não gostei do “Eu Organizei…” Podia muito bem ser dito Nós organizamos, Muito possessivo, Fradique.

  7. img
    FC Responder

    Caro Sr. Presidente,
    Com todo o respeito que o cargo que o Sr. desempenha me merece venho questioná-lo;
    Então não se lembra de ter acusado o ex-PM JRB de ter estado implicado num complô que visava derrubar a sua magistratura via um golpe de estado?
    Sr. Presidente acha mesmo que depois deste episódio o relacionamento entre si e o antigo primeiro-ministro foi saudável e construtivo para o país?
    O Sr. Presidente ao longo do seu mandato não andou a dizer asneiras atrás de asneiras?
    Pensa que estas palavras não afectaram/afectam o seu relacionamento com os outros detentores de cargos institucionais?
    O Sr. e os outros, criaram um sistema em que o povo fica refém de quem tem dinheiro, não é? E que só estas pessoas que têm algum ou podem angariar fundos se podem apresentar como políticos “presidenciáveis”. É este o mal de STP, não fosse isto o Sr. já não estaria a ocupar o cargo que ocupa.
    O Sr. e essa sua “boca grande”, foram dos maiores factores de instabilidade nos últimos tempos em STP. E pode ter a certeza que esta sua “boca grande” cria mal-estar, distanciamento, e muitas mas muitas diferenças entre si e qualquer órgão de soberania em STP.
    O Sr. Presidente acha que depois de tudo que já ouvimos de si, tem condições para continuar a exercer este cargo?
    Sr. Presidente, quem hoje acredita no que o Sr. ou o ex-PM JRB diz?
    Sr. Presidente, a propósito de postura pedagógica, que pedagogia o senhor fez ao longo dos seus mandatos?
    Então já não se pode falar dos seus erros, que o Sr. Presidente “solta logo os cachorros”?
    O que é que o Sr. tem a perder com as declarações do Sr. Pinto da Costa? O Sr. presidente ainda acredita que tem alguma credibilidade política neste país?
    Pena estarmos num país como STP, onde o Sr. pode dizer o que lhe vem a cabeça, e não lhe acontece nada.
    E não nos venha com chantagens emocionais. Se quiser bater com a porta faça-o, somos muitos e saberemos encontrar um outro líder. E fique o Sr. Presidente a saber que era um grande favor que nos fazia.
    Quer ajudar o país? Vá cuidar das suas empresas Sr. Presidente, que talvez assim poderá criar postos de trabalhos e ajudar os mais desfavorecidos. E deixa a política para os políticos.
    Em suma, o Dr. Pinto da Costa tem razão.
    A todos um bem-haja

    • img
      J.B Superfino Responder

      FC,agradeco-lhe imenso,porque procedi a leitura da noticia e tinha como objectivo,comentar a mesma.Mas sinceramente que ate pareceu que procedeste a leitura do meu pensamento porque disseste exactamente o que eu queria dizer ao Ilustre Presidente Fradique de Menezes.
      Em complemento devo fazer o senhor Presidente reflectir os seguintes:
      1- Sendo que o mandato do Governo eh de 4 anos,e de 1991 a data presente sempre existiu o bom relacionamento entre o Governo e o Presidente da Republica,como se justifica estarmos com mais de 10 Governos constituicional?
      2- Sendo o senhor um grande conhecedor da Constituicao,como pude na chegada de uma das suas longas viagem,ter dito que iria consultar o povo para participar em campanhas politica e que estava pronto a faxer.
      3- Como pode o senhor no pleno exercicio das suas funcoes ter candidatado ao cargo de Presidente do Partido e ter assumido o mesmo cargo paralelamente?
      O senhor Presidente acha que depois de tantas asneiras que cada vez que abre a boca diz,ainda pensa que respondendo ou fazendo-se de santinho ainda tem aceitacao no seio do povo?
      Ou esqueceu que ate desejou criar uma escravatura da era moderna com o povo Santomense quando sugeriu publicamente a criacao de um COLONATO PARA SANTOMENSES NO EXTRANGEIRO?
      Por favor Senhor Presidente faz-no um grande favor ficando calado ateh o fim do seu Mandato ja que o senhor nao teve coragem de cumprir o que prometeu quando disse que iria estar no poder por 2 anos e caso nao houvesse mudanca o senhor abandonaria o poder. Nao cumpriu e pelo contrario jamais tinhamos visto tanto retrocesso e asneiras vindas de um Presidente da Republica. Por favor poupa-nos para que tenhamos forcas e mente para resitir e reflctir ao colonoto que o senhor deseja criar para nos como recompensa e homenagem do seu bom trabalho e caracter.Fui

  8. img
    Pedro Sousa Responder

    Fradique esteja calado, os 10 governos que senhor mandou a baixo, claro que houve dá sua parte grande esforço para ajudar o seu partido a ser poder em STP, a prova que ninguém ficou contente com essa sua actuação, foi dada no dia 1 de Agosto reduzindo esse partidinho a 1 deputado.
    Quem andou a incendiar vezes sem conta o seio politico nacional ultimamente? Foi o senhor, a pouco tempo o senhor teve uma declaração que deixou todo mundo de queixo caído, quando desejou transformar São-tomenses em colonos, isso não deu mais barulho porque as pessoas já o conhece e não leva a serio as coisas que senhor diz.
    Eu não vejo hora para esse senhor ir embora do nosso palácio, Credo…
    Viva Pinto da Costa.

  9. img
    Nelson Leite Responder

    o senhor esta a se esquecer porquê lhe tiraram certos poderes…..Quantos governos o senhor mandou a baixo (não deixou governar)…o que vale é que o seu mandato já esta no fim….boa sorte para o resto do seu mandato…….

  10. img
    Bilá Cabá Fono Pele Responder

    Sr Presidente:
    Por favor explicar o povo a causa das seguintes Exonerações:
    - O Governo do Sr Dr Guilherme Posser da Costa
    - O Governo do Sr Dr Gabriel Costa
    - O Governo da Senhora Dra Maria das Neves

  11. img
    BLAGA PENA Responder

    Senhor Fradique de Menezes, a sua ignorancia e tao atrevida, mais… deve ser tolerada.
    Tome Vera Cruz fez muito por isso, lhe deste, STP Traiding passou, GGA foi, Ovidio Pequeno pintou a massa lhe promoveste, aonde esta a sua moral.Agora queres respeito e porque nao respeitar esse povo martirizado, seus tubaroes

    • img
      Helves Santola Responder

      Tubarrões! Ahahaha

  12. img
    Bilá Cabá Fono Pele Responder

    Sr Presidente:

    Por favor explicar o povo a causa das seguintes Exonerações:
    - O Governo do Sr Dr Guilherme Posser da Costa
    - O Governo do Sr Dr Gabriel Costa
    - O Governo da Senhora Dra Maria das Neves
    9 Anos da presidência tantos Governos?
    1º – O Governo do Sr Dr Guilherme Posser da Costa
    2º- Governo do Sr Dr Gabriel Costa
    3º- O Governo da Senhora Dra Maria das Neves
    4º- Governo do Sr Damião Vas de Almeida
    5º- Governo da Senhora Dra Maria do Carmo silveira
    6º- Governo do Engº Tomé Vera Cruz
    7º-Governo do Sr Dr Pareice Trovoada
    8º- Governo do Sr Dr Rafael Branco
    9º- Governo do Sr Dr Pareice Trovoada

    Pinto da Costa tem Razão ou Não?

  13. img
    Fustigado Responder

    Por vezes sou obrigado a desviar a minha identidade perante meus amigos estrangeiro só por causa do senhor, doda gente diga que o senhor é um pessimo presidente, como nos podemos ter um presidente deste, então o pessoal vem perguntando quais são os criterioa para ser presidente de STP!!!!

  14. img
    jaka doxi Responder

    MEUS CAROS COMPATRIOTAS.
    APESAR DAS COISAS TEREM ACONTECIDO AO LONGO DESTES ANOS NÃO É JUSTO IMPUTAR TODA A CULPA AO FRADIQUE DE MENEZES.
    NÃO SE ESQUEÇAM QUE MUITAS VEZES O FRADIQUE FOI MANIPULADO POR GENTES CORRUPTAS,COM INTERESSES OBSCUROS QUE NA HORA DA VERDADE ENTRAM NA TOCA COMO SE FOSSEM COELHOS.
    PENSEM UM POUCO NESTE LINDO DITADO:”POR DE BAIXO DESTE ANGÚ TÉM OSSO”.
    ACREDITO QUE DEPOIS DE FRADIQUE ABANDONAR A PRESIDÊNCIA,OU MESMO ANTES VAMOS PODER SABER MAIS COISAS,PORQUE O SUJEITO VAI CONCERTEZA PÔR A BOCA NO TROMBONE.
    HAVER VAMOS.
    FUI

    • img
      cidadão nacional Responder

      ninguem manipulou O Fr. Menezes, o homem foi corrupto desde sempre. ele só põe a boca no trombone quando lhe convem, só povo ignorante mesmo é que toma em conta oque esse wi fala, e como ele sabe que os um bom 90% dos santolas são ignorantes, é por isso que ele faz essa politica de disse cu disse, fulano , benetano. o homem foi e será um erro na historia de STP. os putos que estão a nascer agora vão estudar isso no liceu. com o titulo “a peor barbaridade e parvidade feita pelos santomenses”, depois de 25 anos de independencia em STP, os santomenses elejeram um barbaro, parvo, erróneo , para a presidencia da republica. pelo menos o homem vai enriquecer a historia santomense. e ajudar os putos a abrirem os olhos.
      fiquem bem chau

  15. img
    Hugo Lima Responder

    Fazendo as analises politicas em STP. Nem Pinto, nem Dike deviam falar manter calado seria melhor nenhum deixou exemplo para este povo. só desgosto, revolta e mais nada.Mas a politica é mesmo assim.
    Elê mandá. Olha sá saco.

  16. img
    Mé Pombo Responder

    Podem esperar que uma semana antes de fim de mandato Fradique vai nos dizer quem são os artistas do país. Esperemos para vêr que teremos muitas surpresas.

    • img
      J.B Superfino Responder

      Dizer quem sao os artistas do Pais? Que atire a primeira pedra aquele que nao eh. O proprio Fradique eh um dos grandes artistas desde a era do partido unico ate entao e cada vez mais e mais.
      Sinceramente que eu esperava que o senhor Fradique explicasse inumeros factos que o povo deseja saber, como por exemplo uma viagem de um Chefe de estado por 30 dias.
      Quanto custou a mesma e numa altura que o povo seencontra cada vez na miseria.
      Porqueh nao fez um discurso na altura da tomada de posse deste novo Governo?
      Por favor poupa-nos ate Setembro de 2011 e se pudesse ser Setembro 2010 o povo,o pais agradecia. Fui

  17. img
    Só visto!!!! Responder

    Sr. Presidente…é verdade… no dia 03 de Setembro de 2011 o Sr. deixará a presidencia, muito bem… o senhor so faz muito bem. Aliás se pudesse sair antes o povo agradece.
    Todavia enquanto o Senhor ainda estiver ali, tenha uma postura de chefe de estado…eu sei que pra si é muito dificil… mas contenha e tente falar-nos de assunto interessantes para o desenvolvimento da nação porque…não há paxorra pra aturrar tanta insuficiencia duma figura como a sua.
    Tenta descansar e se puder não fale besteiras a comunicação social..
    Fico muito maguado e envergonhado quando o vejo na RTP Africa…

  18. img
    Só visto!!!! Responder

    Deixemos de falácias e vamos todos contribuir positivamente para um S.Tomé e Príncipe melhor. Será que é tão dificil assim fazermos um esforço mais para que a imagem do país n seja ainda mais manchada com essas politiqueces sem pé nem cabeça…
    Por favor, S.Tomé e Príncipe não é, como disse alguem “…loja de venda de peixe frito…” onde ao invés de discutirmos assuntos importantes, passa-se a falar de assuntos que não tem logica nenhuma como é essa que o Senhor acaba de nos brindar…
    Parem com isso..isso não é politica é politiquice…voces cansam a saude de uma pessoa.

  19. img
    mesmo de sempre Responder

    mas do mesmo penso que uma carta há empresa bastaria para resolver a questão, dar conferencia de empresa pra isso é mesmo falta de o que fazer. Pais tem mas o que fazer do que entra em ataque de loucura….

  20. img
    Cisco Responder

    Sr. Presidente,
    Acho que devia dedicar o seu tempo noutro assuntos mais importe para o pais. Dar o seu contributo positivo para o desenvolvimento do pais e não perder tempo en conf. de prensa que não aporta nada de positivo para o pais.
    O Dr. Manuel Pinto da Costa tem todo direito de emitir a sua opinião e não o fez mencionando o nome do Sr. Presindente Fradique de Menezes.
    E se o Sr. Presidente acha que o Dr. Manuel Pinto da Costa esta fazendo campnha esta 100 % Ok. Porque durante a sua presidencia o pais estava melhor do que esta, se respeitava as autoridades, mas com a sua presidencia o pais so conheceu retrocesso.

  21. img
    Alberto Nascimento Responder

    O Palhaço do Pint* levou quanto tempo para escrever o texto? 15 estrategicos dias e que saiu do MLSTP a INDEPENDENTE?

    muito bem.

    Agora o Palhaço do Fradiqu* levou quanto tempo pra escrever a resposta? 5 dias de afliçao?

    A minha questao ‘e? quando ‘e que estes homens vao crescer?

    • img
      Alberto Nascimento Responder

      e* que saiu ==> em* que saiu

  22. img
    Mé Pombo Responder

    O que se passa realmente é que o senhor presidente não tem bons conselheiros.Os que estão ao lado do homem passam a maior parte do seu tempo a tomar champanhe na quinta da favorita. Sendo assim os meninos não tenhem condições de segurarem as sucessivas falhas do chefe. Até porque ao bom da verdade esse pessoal esta bem acomodado. Cambarda de incompetentes. Nesta altura é um grupo que tem os dias contados. Todos eles irão para casa em Setembro. Falta pouco.Muitos como eles que cercavam o governo do Rafael estão em casa.

  23. img
    Leopardo Responder

    És a vergonha do povo Santomense….mas aprendemos a lição. A culpa é nossa por ter eleito-te Presidente do nosso lindo Pais. O Seu maior erro foi ter demitido o governo do Posser da Costa que estava governando bem.

    • img
      António Veiga Costa Responder

      Posser da Costa governando bem?????? Hein????
      Esse homem é um baba-ovo do Delfim e do Nino. É um vendido!

  24. img
    matacede que cane Responder

    Caros compatriotas. O Sr Fradique Minezes esta no lugar errado e na hora errada. A postura do Fradique frente as declarações do antigo Presidente e seu antigo chefe quando era Ministro de Negocio Extrangeiro desmonstra que ele desconhece o seu papel como Presidente de todo santomense. O Sr Manuel Pinto da costa expressou como cidadão civil, e para tal, não vem um PR comentar na via Publica o que um cidadão civil diz ou deixa de dizer. Isto significa cobardia e timidez e medo do futuro que lhe esta esperando quando deixar de ser PR. Por isso que ele na Assembleia de CPLP que teve lugar em Angola este ano, levou uma proposta de que o Secretário de CPLP deveria ser sempre um ex-Presidente da Republica ou ex-chefe de Governo com intensão de preparar mas um tacho para ele. Felizmente os representantes comprenderam as suas intenções “chumbaram” a proposta.
    Vai voltar desviar barco de cacau de Sao Tomé em proveito proprio.

  25. img
    Fernando Magalhaes Santana Responder

    Na altura quando estavam a escolher Fradique para presidente de STP recordo que uma senhora que era a aua lavadeira e cozinheira de longo tempo chamada SAN SHETE’ disse:

    Fladiki se’ cuidado O^ fladique sa Maguita! nance ka bi pia !

    E’ pena que San Shete parece ue ja faleceu, mas ela hoje estaria a rir. O senhor ate nem e’ apenas Maguita. Ele e’ Maguita twatwa’ – desenvergonhado e terrivel

    2) na altura alguem muito conhecedor da realidade de STP alertou ao Miguel Trovoada:
    Fladique sa cocondja bodji. Ola kwe ka cota’ ni liba ka bi, bo^ na ka nguenta pezu de^ fo^.

    Dito feito ele saiu mesmo fora de controlo do Miguel e de todos nos.

    Olha ate que ponto o nosso pais chegou! Devia haver criterio para eleger presidentes (estado de saude, conjuge, escolaridade, patriotismo, provas de paciencia, conduta social etc). Talvez assim poderiamos evitar ter que suportar tanta loucura representando nosso pais.

    Na constituicao de STP que o proprio presidente declara nao cohecer bem, pelo menos protege liberdade de expressao. Eu nao gostaria que Pinto da Costa voltasse ao poder, mas isto nao lhe tira o direito como cidadao idoneo expresao a sua opiniao sobre a terra que ele tambem ama. O Pinto ate deveria fazer mais declaracoes abertas. Que mal tem?

    Se quiserem saber uma verdade pura? foi o Patrice Trovoada quem convenceu o pai para buscar o Fradique, quem financiou e quem liderou a introducao de Fradique na sena politica de Presidencia de STP. Ele hoje deve estar no minimo envergonhado. so que os dois teem divida um para com o outro. Na hora fradique vai falar tudo isso. Se nao fosse essa jogada deles dois que confundiu Miguel Trovoada, o Miguel honestamente queria apoiar Jao Gomes de HB nunca quiz Fradigue. Bom, ainda nao e’ hora para falar toda verdade. Fui-me embra por enquanto.

    Credo, Fradique, credo Maquita twatwa’.

  26. img
    O Próprio Responder

    Acho que todos vocês estão a dar demasiada imporrtancia a uma especie em via de extinsão. Aposto com qualquer um que dentro de um ano, falar-se-à apenas de ex presidente da República e do respectivo ex partido político

  27. img
    Patricio Responder

    A idade as vezes nao e sinal de maturidade como o outro disse. o senhor presidente deveria analizar perfeitamente o discurso do ex presidente.acho ki o descurso do ex presidente nao incrimina ninguem. so chama a responsabilidade.

  28. img
    Antonio Amado Vaz Responder

    O povo Sao-tomense esta farto daqueles que nao fazem… e nao deixam os outros fazerem…”

    O povo Sao-tomense explicitamente disse que “queremos um novo runo!”

    O povo rejeitou roubos, corrupcao, anarquia, e indiscipline generalizada.

    Quando falo em nome do povo, estou me a referrir ao povo Sao-tomense honesto e trabalhador que nao e’ corrupto! Estou me a referrir do povo humilde, povo que ama e adora Africa, adora e ama Africanos, tem auto-estima de si proprio e com confidencia. Este povo e’ integro, tem integridade, povo inteligente, lucido, nao “Panhonho,” nao convencido, nao ignorante, nao parvo e nao estupido, e sobretudo, povo nao mediocre com atraso mental. Porem, e’ um povo com avidez, sagacidade, povo esparto, povo alerta, povo atento, povo vivo. Este povo e’ povo de verdade! Povo positive e optimista que acredita no futuro de um Sao Tome e Principe prospero, bonito, limpo, STP livre de doencas, com pessoas com fisico atletico, e livre de epidemias malignas. STP que nao seja um pai’s de mendigos e de famingos: tudo causados pela corrupcao, preguisa, e mediocridade.

    Povo Sao-tomense positive tem esperanca de uma vida melhor para as filhas e os seus filhos. STP auto-suficiente e independente de mas influencias sociais, mas influencias locais, nacional, e internacional!

    Esse povo Sao-tomense que e’ optimista e positive acredita nos Sao-tomenses, acredita que nos podemos fazer melhor. Esse povo esta farto de receber ordens provinientes de Portugal, de Fran,ca, ou de paises que nao se interessam na vida dos Sao-tomenses. Povo diz: “ja basta!”

    Na “democracia,” quem manda e’ o povo—em STP, quem manda e’ o povo Sao-tomense que votou para mudar o ritmo de corrupcao e atraso complete. Esse povo deseja um futuro melhor e novo rumo!

    O POVO QUERO EVITAR GUERRA!

  29. img
    HOMEM VIVO Responder

    SENHOR FRADIQUE ANTES DE FALARES NO ANTIGO CHEFE DE ESTADO SENHOR DR.MANUEL PINTO DA COSTA TENS QUE DAR 1 MINUTO DE SILENCIO EM HOMENAGEM A ESTE EXECELENTÍSSIMO SENHOR QUE FEZ MUITO MAIS DO QUE VOCE,O SENHOR DEPOIS DE DEIXAR O CARGO DE PRESIDENTE O GOVERNO E A JUSTIÇA SANTOMENSE DEVERIA PÔR-TE A PROVA A TODAS DESTAS FURTUNAS QUE O SENHOR TEM,PORQUE EM STP NUNCA HOVE RICO E NINGÚEM DOS NOSSOS ANTEPASSADOS MORRERARM E DEIXARAM UMA FURTUNA.PEGUNTO AO SENHOR SE OS SEUS PAIS LHE DEIXARAM FORTUNAS?PORTANTO ESPERO QUE O OPVO JA ESTA CANSADO DE OUVIR TANTAS ANEIRAS IMPESAVEIS DO SENHOR COMO PRESIDENTE NUNCA DEVERIA TOMAR INICIATIVA EM CHAMAR IMPRESSA PARA RELATAR DO EXCELENTISSIMO SENHOR PINTO DA COSTA,O SENHOR FOI O PIOR QUE PASSOU NESTE CARGO E QUE LEVOU STP A ESTA SITUAÇÃO DIFICIL INCONTROLÁVEL QUE O PAÍS ESTA ATRAVESSANDO…HOMEM VIVO E MUITO VIVO

  30. img
    Mé Xubá Responder

    Quero aproveitar essa ocasião para felicitar o Governo do Doutor Patrice Trovoada,e que trabalhem efectivamente para que que o país mude de rumo…
    Quero ainda aproveitar essa oportunidade para dizer ao senhor Fradique de Minezes que concordo plenamente com o Doutor Manuel Pinto da Casta. Estou Feliz pelo “chotxi flimá” que a população deu ao MDFM-PL; e na minha opinião o Man diki deveria abandonar o Palácio e ir fazer o seu negocio de Cacau que sabe bem fazer depois da burla que fez ao país no passado…

  31. img
    Kekwa Responder

    Os palhaços da nossa politica vão nos entretendo com as sua palhaçadas e disparates e o país continua andando para trás. Fonix !!!

  32. img
    Tico Neto Responder

    Meus caros compatriotas!!!
    Eu li com atenção todas opiniões e sinceramente,mesmo as respeitando digo-vos que,algumas das tais ou fora de gente sem qualquer visão apreciativa da política e da democracia ou…talvez… uns meros “psicopatas”.Meus caros,declarações feitas pelos governantes ou certos dirigentes políticos fazem parte das tácticas políticas e isso é normal num estado de direito democrático.Contudo não quer com isso dizer que os cidadãos não devem opinar a certas declações,mas, por favor saibam o que dizer e observem bem os erros ortográficos…
    Agora,será que estamos todos preparados para contribuir de forma construtiva para o desenvolvimento de STP!?Criticamos tudo e todos…é,pois,muito fácil apontar dedos.Eu penso que o país,neste momento,precisa de gente criativa,pragmata,honesta com vontade política pra executar e não necessariamente inteligente…Meus senhores leiam as vossas declarações e parem la de se acusarem mútuamente ok!
    Façamos que nem os CABOVERDIANOS djuntamon e remarmos todos na mesma direcção.
    UM abraço de peito á todos aqueles que querem o bem deste país…
    Abaixo os manipuladodes e todos ladrões do povo!!! VIVA STP terra maravilhosa…

  33. img
    Kekwa Responder

    É urgente, necesário, é na melhor das hipóteses um assunto de anteontem, que acabemos com estas de “anjo e demónio”. Meus senhores o que está em causa é S.Tomé e Príncipe e o seu povo que espera ha 35 anos por uma vida mais digna, em que os vossos banhos sejam apenas “banhos bem tomados” e graças à Deus, sem ter qualquer influência nas suas oções de votação.Senhores, Pintinho e fradiquinho, devemos é comerçarmos à nos preocuparamos nas soluções para tirarmos o País do fosso em que se encontra, que é 99,9%, culpa vossa. Ambos nada fizeram para desenvolver o País, apenas encheram os vossos cofres e ninguém se admirará de um dis vos ver na merda…

  34. img
    Kekwa Responder

    É urgente, necesário, é na melhor das hipóteses um assunto de anteontem, que acabemos com estas de “anjo e demónio”. Meus senhores o que está em causa é S.Tomé e Príncipe e o seu povo que espera ha 35 anos por uma vida mais digna, em que os vossos banhos sejam apenas “banhos bem tomados” e graças à Deus, sem ter qualquer influência nas suas oções de votação.Senhores, Pintinho e fradiquinho, devemos é comerçarmos à nos preocuparamos nas soluções para tirarmos o País do fosso em que se encontra, que é 99,9%, culpa vossa. Ambos nada fizeram para desenvolver o País, apenas encheram os vossos cofres e ninguém se admirará de um dia vos ver na merda…

  35. img
    Kekwa Responder

    É urgente, necesário, é na melhor das hipóteses um assunto de anteontem, que acabemos com estas de “anjo e demónio”. Meus senhores o que está em causa é S.Tomé e Príncipe e o seu povo que espera ha 35 anos por uma vida mais digna, em que os vossos banhos sejam apenas “banhos bem tomados” e graças à Deus, sem ter qualquer influência nas suas opções de votação.Senhores, Pintinho e fradiquinho, devemos é comerçarmos à nos preocuparamos nas soluções para tirarmos o País do fosso em que se encontra, que é 99,9%, culpa vossa. Ambos nada fizeram para desenvolver o País, apenas encheram os vossos cofres e ninguém se admirará de um dia vos ver na merda…

  36. img
    simao amaral tebus Responder

    sinceramente fico sem perceber! porquê q, quando o Dr. Pinto da Costa abre a boca incomoda tanta gente? será q só ele tem a culpa da actual situação do País? E os q estão no poder desde da 1ª republica até o presente momento!? o que é q fizeram de bom para o País?. Acho q é altura de se deixar de lançar culpas nos 15 anos de governação e unirem-se para tirar o País da situação em que se encontra, resolvendo o problema do povo

  37. img
    kimposso Responder

    O actual Presidentes da Republica foi amigo do Pinto e acreditem ou nao os dois entendem perfeitamente.
    Nao se percebe como o Presidente da Republica tem que reagir e da forma como reagiu, autentica auto-defesa, numa declaracao de um ex-Presidente da Republica. Enfim , o futuro dira….

  38. img
    Digno de Respeito Responder

    Sejemos moderados e procuremos uma melhor imagem do no STP para expôr. Sempre houvi dizer que o nosso verde é de “esperança”. Então, tenhamos em mente essa dita esperança. De tudo quanto se discute (no bom sentido) ou se diz para dispertar a atenção, esquece-se de uma coisa bem pequenina e simples de fazer: olhar com os olhos de ver e reflectir o Brazão de de STP onde consta três lindas palavras:

    UNIDADE – DISCIPLINA – TRABALHO.

    Se se reflectisse bem sobre o nosso amanhã, talvez não teriamos tempo para preocupar com futilidades (algumas). Há aspectos que nos pode conduzir ao maior desenvolvimento. Pois, o trabalho e honestidade resulta em Paz para todos. Contudo, acho que hoje mais do que nunca já nos preocupamos mais com o qassunto que nos diz respeito. Isso é muito bom porque aponta-nos o caminho do desenvolvimento.
    Desejo de bom fim de semana á todos…

  39. img
    freedom Responder

    Gente,me desculpem se não estou sabendo contar,o mandato do Presidente da República vai até Setembro de 2011 , como assim ? Não são cinco anos ? Não sei se o nosso povo aguentará mais isso ,tempo demais para esse Presidente com as suas loucuras , como disse o outro, sem ocupaçao para estar sempre a dar as caras para responder a tudo que lhe apetece. Coitada da imprensa ter que aturá-lo sempre que deseja falar suas bobagens !!! Convenhamos não é senhor Fradique de Menezes, eu que lhe peço que nos respeite, e tenha consideração por nós.
    Bem haja camaradas

  40. img
    cesarjesus Responder

    So tenho a dizer que esta geracao de Politicos so tem nos dados maus exemplos, nem para concelhos ja nos servem…toda esta politiqueces e por causa da reviravolta que a populacao demonstrou nestas eleicoes, dando oportunidade as novas caras e jovens a frente da nossa sociedade Politica. E tempo dos Velhas guardas se conformarem que ja nao voltarao a Poder em STP, se andam a procura de reformas facam de forma condigna, e nao com desavencas de disse k nao disse…ja tem IDADE para terem juizo!
    Deixem STP para aqueles que realmente querem desenvolver com amor a Terra, e nao com aqueles que andam a procura de conformismo!!!

    FORCA POVO STP.

  41. img
    NIVALDA CORREIA Responder

    VOCES SAO FARSANTES FALSOS PROFETAS DEMAGOGOS MDFM SO SE LEMBRAM DOS VOSSOS INTERESSES PROMETEM E NADA AGORA O VOSSO DESTNO FOI DECIDIDO PELO POVO.
    AGORA O MDFM PARECE CASA DE COMADRES NINGUEM SE ENTENDE UM FOGE COM DINHEIRO OUTRO VAI PARA PORTUGAL EM “TRATAMENTO” SERÁ?
    FOI UMA VIAGEM MUITO CONVENIENTE SR.TINY NÃO ESTEVE NOS COMICIOS NAO VOTOU PORQUE? TAMBEM TEM MUITA RESPONSABILIDAE NISTO TUDO 4 ANOS COMO VICE DA ASSEMBLEIA SUBSTITUI O TITULAR VARIAS VEZES,SUBSTITUI O PRESIDENTE DA EPUBLICA VARIAS VEZES.
    A VAIDADE ACABOU,SABEM É SEDUZIR MENINAS NOVAS E DESFILAREM COM ELAS PELA CIDADE,DNAO NOS ESQUECEMOS DE UMA QUE GIRAVA PELA CIDADE DE SUZUKI FAZENDO DELAS VOSSA CONCUMBINAS E AMANTES ESPALHANDO FILHOS POR AI,CORROMPENDO ASSEDIANDO SEXUALMENTE AS NOSSAS JOVENS.
    COMPATRIOTAS A BARRA DO TRIBUNAL COM ELES
    SR.FRADIQUE É ALTURA DE OLHAR PARA ENTRO DE SI DENTRO DO SEU PARTIDO E PARA OS SEUS COMPARSAS PARTIDARIOS E COM TODA FRIEZA SE INTERROGAR.
    “QUE FIZEMOS NÓS PARA NOSSA PATRIA?”
    “QUANDO SOFRIMENTO CAUSAMOS AO NOSSO POVO NOSSOS COMPATRIOTAS NOSSOS IRMÃOS”
    “SERA QUE EM ALGUM MOMENTO HONRAMOS O COMPROMISSO QUE TINHAMOS COM ESTA NAÇAOE COM ESTE POVO?
    “NAO BASTAVA JA O QUE ILICITAMENTE ARRECADAMOS PARA NOSSO ERIQUECIMENTO ,NA SERA HORA DE TERMOS UM BOCADO DE VERGONHA E DEFENDERMOS OS INTERESSES DA PATRIA MÃE?”
    POR FAVOR NOS POUCOS MOMENTOS DE LUCIDEZ FAÇA ESTA AUTOANALISE E VERA QUE NAO SO SE AUTODESTRUIU COMO GESTOR POLITICO E EMPRESARIO COMO ESTA A PERDER CONSTANTEMENTE A COMPOSTURA DE OUTROS TEMPOS.
    NOS SEUS CURTOS MOMENTOS E LUCIDEZ VEJA O QUE OS SEUS PARCEIROS MAIS DIRECTOS FIZERAM E ANDAM A FAZER COM AS NOSSAS JOVENS VELHOS COM IDADES DE SEREM PAIS E ATE AVOS E ALGUMAS FAZEM AS NOSSAS LINDA JOVENS SAO TOMENSES DE SUAS ESCRAVAS SEXUAIS E CONCUMBINAS ISTO NAO LHE DIZ NADA SEENHOR PRESIDENTE?
    DESCONHECE ESTA REALIDAE SENHOR PRESIDENTE?
    NAO CREIO QUE DESCONHEÇA SERIA MUITA HIPOCRESIA SUA DIZER QUE DESCONHECE PORQUE SEUS ALIADOS BEM PROXIMOS EUGENIO TINY E OUTROS QUE TAIS SAO OS PREVARICADORES.
    MAS O POVO HEROICO PACIENTE E SABIO DE SAO TOME DISSE BASTA DISSE NÓS É QUE SOMOS SAO TOME,SE OS MAIS VELHOS SÓ NOS TRAZEM VERGONHA E DESAPONTAMENTO APESAR DA EXPERIENCIA E ATE DOS NOSSOS COSTUMES SE ESQUECEM,NOSSA TRADIÇAO NOS ENSINA QUE FILHA DO OUTRO MERECE MESMO RESPEITO QUE NOSSA FILHA.
    NÓS O POVO ECIDIMOS QUE NAO VAMOS MAIS VIVER DESAPONTADOS ESPERANDO QUE OS MAIS VELHOS MUDEM E ATITUDE E PORQUE SOMOS LIVRES SABEMOS O QUE QUEREMOS E O QUE NAO QUEREMOS OPTAMOS PELA JUVENTUDE QUE PODE NAO TER A EXPERIENCIA MAS TEM I VIGOR E MENOS VICIOS QUE VOCES.

    AGORA SENHOR FRADIQUE É ESCUSADO TENTAR DAR LIÇOES DE MORAL A QUEM QUER QUE SEJA.
    AJUDE-NOS A LEVAR ESSSES PREVARICADORES A BARRA DO TRIBUNAL

    • img
      luis Responder

      desculpe,mas as suas intervencoes sao sempre as mesmas! isso cansa

      • img
        NIVALDA CORREIA Responder

        ESTIMADO LUIS
        NAO SE CANSE HA UM DITDO PORTUGUES QUE DIZ QUE “AGUA MOLE EM PREDA DURA TANTO BATE QUE FURA”.E O BJECTIVO AQUI É QUE PERCAMOS O MEDO DE DENUNCIAR O QUE NOS INCOMADA ENVERGONHA E REVOLTA FALEMOS FALEMOS E FALEMOS DENUNCIEMOS DENUNCIEMOS E DENUNCIEMOS,NAO SEJAMOS CUMPLICES DESTA POUCA VERGONHA E AQUI SE LER O TEXTO COM MAIS INTENÇA VERA QUE HA TAMBEM OUTRAS DENUNCIAS
        VIVA SAO TOME VIVA O POVO VIGILANTE UNIDO E SEM MEDO DE NADA NEM DE NINGUEM A TERRA É NOSSA

        • img
          NIVALDA CORREIA Responder

          LUIS QUEM CALA CONSENTE E SAO TOMENSE QUE SE PREZE NAO PODE SER ACOMODADO,DISCONTENTE SIM ACOMODADO NUNCA QUEREMOS MUDANÇA E IMEDIATA DAI A TERMOS VOTADO NOS OUTROS E PASAMOS-LHES UM CHEQUE EM BRANCO ESPEREMOS QUE O NOVO ELENCO SEJA DIGNO DA NOSSA CONFIANÇA

    • img
      António Veiga Costa Responder

      Camarada Luis, a intervenções dessa senhora são sempre as mesmas porque os problemas que ela enumera estão sempre presentes – sem nenhum vislumbre de solução.
      Cada um defende a plataforma que lhe incomoda. Ela está certíssima em gritar sobre o que lhe está ás vistas e incomoda.

      Realmente – é seríssimo esse problema das “catorzinhas”. A grnde maioria dos homens de São Tomé são uns pedófilos safados, todos coniventes com o abuso.
      Isso é uma vergonha para o País. Mais dia, menos dia esse assunto chegará aos organismos internacionais de combate à Pedofilia e será uma grande vergonha para São Tomé.
      VAI ENLAMEAR A IMAGEM DE NOSSO PAÍS!
      Isso deveria ser

      • img
        Luis Responder

        Caro Antonio!
        Longe de me querer defender os tais senhores pedofilos, sem nenhum respeito pelo seus semelhantes.

        Queria eu dizer, que as declaracoes da Sra Nivalda, embora recheada de razao, foge ao tema e e mto repetitivo,( ela faz sempre as mesmas declaracoes em todas as intervencoes).

        Contudo, quero felicita-la pela coragem, e espero encontrar temas que nos possibilita debater, divulgar e contribuir, de forma a lutar-mos contra mais esse mal que nos envergonha.

        Viva as nossas mulheres e criancas
        Abaixo os senhores pedofilos

        • img
          NIVALDA CORREIA Responder

          Luis voce merece todo o meu respeito ja vi que é uma pessoa ponderada,como lhe disse anteriormente pode parecer repetiça mas é mais SATURAÇAO DESTA REPUGNANTE E VERGONHOSA CONDUTA E DESTA CUMPLICE IMPUNIDADE que me levam a insistir porque todos nós sabemos quem eles sao o que fazem sabemos seus nomes e nomes das vitimas entao aproveitemos este meio de comunicaçao aproveitemos esta liberdade conquistada e denunciemos estes senhores e para tristeza de muitos volto amencionar o nome EUGENIO TINY E OUTROS QUE TAIS tambem terao a sua hora

      • img
        NIVALDA CORREIA Responder

        ESTIMADO ANTONIO VEIGA COSTA
        OBRIGADA POR ME TER ENTENDIDO.
        COMO PESSOA COMO MULHER E COMO SAO TOMENSE ESTA SITUAÇAO REPUGNATE E VERGONHOZA REVOLTA-ME.ESPECIALMENTE PORQUE SE ESTA A GENERALIZAR ENTRE A NOSSA CLASSE POLITICA E SE O EXEMPLO VEM DE CIMA COMECEMOS A DENUNCIAR OS DE CIMA PARA QUE TENHA VERGONHA E OUTRA POSTURA COMO REPRESENTANTES DESTE POVO HEROICO

        CONTRA EUGENIO TINY E OUTROS POLITICOS QUE TAIS QUE ASSEDIAM AS NOSSAS JOVENS A LUTA CONTINUA
        NAO SE ESQUEÇAM QUEM CALA CONSENTE NÓS NAO NOS CALAREMOS

    • img
      Oscar Hebert Responder

      Nivalda Correia, por favor escreva em letras minusculas, se escreve tudo em letras maiusculas cansa.
      Nao leve a mal e apenas a opiniao de um leitor.

      • img
        Lódóma Responder

        Concordo consigo Oscar, tambem quero encorajar a Nivalda pela sua coragem, quem cala consente, povo são-tomesnse se calarem é porque estão consentindo.
        Viva São Tomé e Principe.

      • img
        NIVALDA CORREIA Responder

        Estimado Oscar
        Obrigada pela chamada de atençao vou corrigir.

  42. img
    CT Responder

    Fradique!!! Assim nã dá, sempre em intriga com os outros; e agora é o Pinto.
    Deverias ser mais calmo e estudar mais um pouco de éctica.
    Senhor é mesmo um simples negociante. que baixeza.

  43. img
    Dr. Joaquim Costa Responder

    Ex-mo Senhor presidente! Tendo em conta a situacao hoje no nosso pais, seria melhor que o senhor se demitisse. Temos novo governo de “espeanca” e seria bom que o presidente tambem seria novo. Os russos teem um proverbio: “se voce tomou banho e mudou de calcas e bom tambem mudar camisa”.
    Desejo forcas. O povo agradecera por isso.

    • img
      Celsio Junqueira Responder

      Caro Dr. Joaquim,
      Não será necessário, falta pouco para terminar o mandato do actual Pres.
      Mas gostei desse proverbio Russo.
      Abraço,

      Celsio Junqueira

  44. img
    Carpe Diem Responder

    Os meus conterrâneos têm toda a razão, há uma erro tremendo nessa presidência, mas o povo tbm tem de ser mais esperto, lembro bem na primeira campanha de Sun Fradique, em que disse “..o povo põe, o povo tira..”, mas sabemos que as coisas acabamos não acontecer assim (infelizmente), deixo uma questão, até quando? já nem falo que “banho” está envolvido nisso, porque é óbvio que sim, as vezes vejo que estamos num labirinto, sem saída à vista, mas por agora temos de dar um voto de confiança nesse novo governo..um bem haja à todos..VIVA STP..!!

  45. img
    Deus é Grande e Seja Louvado Responder

    Sr. Presidente de S.tomé e Principe Fradique de Meneses, a Classe Política Sãotomense tem degradado a imagem do nosso querido País de tal forma que sinceramente ninguêm vos leva a sério a não ser os vosos Comparsas. o Sr. como primeira figura de estado devia ter mais cuidado, e ter um discurso Aglutinador, e não de desmachapraser como o Sr. tem nos abrilhentado. Será dos maus acessores, ou é mesmo pessoal? S.tomé e Principe tem que mudar…………….

  46. img
    Alberto Responder

    O Dr. Manuel Pinto da costa se amasse a pátria deveria dar uma Conferencia de Imprensa cujo conteúdo básico seria pedir perdão ao povo pelos abusos e atrocidades cometidas durante os 15 anos de Presidência do Pais nos seguintes termos:
    1. Pedir perdão ao povo por ter afundado a nossa economia e vedado o desenvolvimento do País durante o período crucial da nossa historia enquanto País independente.
    2. Pedir perdão ao País pelas prisões arbitrárias que ele ordenou.
    4.Pedir perdão pelos Golpes de Estado que ele inventou.
    5. Pedir perdão ao País pelas inúmeras mulheres que ele abusou
    descaradamente enquanto Presidente.
    6. Pedir perdão as famílias pelas pessoas que ele assassinou injusta e arbitrariamente na Cadeia Central.
    7. Pedir perdão por ter sido ditador.
    8. Garantir ao povo que jamais ocupara um cargo político de relevo em S.T.P.

    Agindo desta forma ele estaria a ser um grande patriota e estaria a
    dar uma grande ajuda ao desenvolvimento do País o que seria de louvar.

    • img
      Oscar Hebert Responder

      Talvez haja algum exagero na descricao do Sr Aberto, mas ele nao deixa de ter razao em certos aspectos.

  47. img
    Mané Petema Responder

    PELAMORDEDEUS! Pessoal, aqui não é espaço pra testamentos. Saibam que muitos dos comentários sequer são lidos. A Extensão cansa! Comentários maiores que Notícias.
    Bem haja!

  48. img
    Deus é Grande e Seja Louvado Responder

    Quem deve pedir perdão a Sr. Dr. Manuel Pinto da Costa ea todos os Sãotomenses Lucidos, é este sonhor de nome Alberto que escreveu umas séries de inverdades sem poder provar coisas nenhuma.
    Na democracia exije-se mais responsábilidade.
    Viva a Democracia.
    Viva S.tomé e Principe.

    • img
      P. Costa Responder

      Quem nao aguenta o calor da cozinha que se afaste.

      Nem tudo o que Sr Alberto diz esta correcto mas nalgumas coisas ele esta certo, garanto.

  49. img
    Antonio Amado Vaz Responder

    Aprendam com a Laura, a Sra. de Costa Rica!

    Nos precisamos de uma mulher extremamente competente e honesta e que ama os filhos e filhas da terra na Presidencia da Republica Democratica de Sao Tome e Principe!

    Ja basta de “PATAXOS”!

    “A economia da Costa Rica é dependente do turismo, agricultura e exportações de produtos eletrônicos. A economia emergiu de uma recessão em 1997 e desde então mostra um crescimento forte.”

    http://latimesblogs.latimes.com/laplaza/2010/02/laura-chinchilla-woman-elected-president-of-costa-rica.html

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Costa_Rica

    http://www.state.gov/r/pa/ei/bgn/2019.htm

  50. img
    Helves Santola Responder

    Realmente, por mais interessantes que sejam os comentários, se forem mto extensos, ñ dá pra ler mtos ñ……..é perda de tempo…..!

  51. img
    cristina graca Responder

    Que peixeirada!estamos nos a fazer mais um comicio ou uma sentenca a morte?
    Nao fomos nos que escolhemos estes “SENHORES” para representantes maximo do nosso pais?! Que votamos livre e espontaneamente. Eleicoes livres e Democraticas?
    Nao somos nos um pais livre e democrata?
    Cada um pode dizer o que pensa, agora, nao somos obrigados a ser os seus palhacos.
    Pra quando o respeito, a raccionalidade, a tolerancia, o civismo aonde foi isso tudo parar?!!!!

    Temos todos os saotomense, uma grande cota de culpa pelo o estado que o pais se encontra.
    tudo opina mas nao se faz nada de construtivo.
    Um pais de intelectuais mas so de boca, dar o “litro” e o suor…e’ pedir demais…

    O pais ta bom para a lavagem de roupa suja, o momento e’ propricio.
    Assim vamos vivendo, neste eterno e grande teatro de grandes actores.

    Todos temos consciencia que ta tudo mal, mas nao mudamos a postura, nao criamos a uniao, nao construimos…
    .
    Ate quando o nosso leveleve?

  52. img
    Jose Cristovao Responder

    Realmente comentários muito longos cansam e quando escritos exclusivamente em letras maiúsculas cansam ainda mais. Acho que a direcção deste jornal não devia publicar artigos escritos exclusivamente em letras maiúsculas.

  53. img
    Afonso Responder

    Vou colocando alguns post’s e como certamente deram conta já alguns dos comentaristas mais atentos sou um jovem portugues que adora o vosso país e estou a tento a tudo o que nele se passa.
    Se por um lado compreendo a razão daqueles que critacam o Exmo Sr.Dr. Frederique, pelas dificuldades e problemas que STP atravessa,também temos que agradecer a aula sobre a constituição de STP que o Sr Presidente deu.
    Temos que entender que nem todos os São Tomenses tem a cultura e o conhecimento total sobre a constituição do país e por isso ele quis esclarecer o povo.
    Poderia ter feito atraves do porta voz? Sim, mas ele quis, provavelmente mostrar ao povo que está ali para defender o povo, STP e a constituição. De referir alguns assuntos que ele tocou e bem…quantos países africanos têm as mesmas dificuldades de STP??? Muitos. Quantos países africanos têm uma democracia tão livre como a vosaa??? Já não são assim tantos…
    Há muito trabalho para fazer, mas também é o povo que tem ajudar a erguer o país.
    Em vez de deitar os muros dos aeroporto a baixo, porque não tentar canalizar a água pelo muro e ajudar os soldados que estão a proteger o aeroporto. Ou não querem tráfego aereo internacional em STM e ficam isolados?
    Quanto apontamos, só 2 dedos ficam para a frente e os outros 3 apontam para nós!

    • img
      maria Responder

      Quero agradecer primeiramente pela sua preocupação com o nosso país, mas como disseste n és santomense, então, axo eu que n deves opinar nos problemas de STP porque apesar de tudo o teu país tb tem as suas lacunas, preocupasse com seu que do nosso cuidamos nós pq portugal tb n é flôr que se cheira e disseste ainda” quando apontamos, só 2 dedos ficam apontados pra frente eos 3 apontam pra nós”.
      Agradeço a n se envolver mais no que n ti diz respeito.

      • img
        Afonso Responder

        Realmente…vou deixar de comentar! Stm é provavelmente uns dos países menos falahados de africa( e tenho estudos sobre isso), tem identidade, pessoas que são inteligentes e outras que são criticas. Aposto que a maioria dos criticos que aqui escreve, nada faz por Stm. Eu sou um portugues, e tambem temos os nossos problemas, mas dou cerca de 1300 horas em voluntariado, neste momento, estou com um projecto que por acaso envolve o envio de uma ambulancia para o vosso país.
        Façam mais…e critiquem menos.

        • img
          moreno Responder

          amigo Afonso, creio que js esteve em stp , pelo que li num comentario seu.voce esta no seu direito de comentar a partir do momento que obedeca ao civismo pode comentar ninguem lhe tira isso.estou de acordo consigo em alguns pontos. saudacoes

        • img
          Pedro Sousa Responder

          Tal como Portugal na Europa, ninguém vos liga.
          Esteja calado, como Maria já havia dito cada um cuida do seu problema.

          Vocês têm a mania que são muitos espertos mais não passa disso mesmo. Palhaçadas

        • img
          Pedro Sousa Responder

          Projecto? Esses projecto são financiados pela União Europeia para pagar a roubalheira que fazem no mar de STP e não só, nem vens com essas conversas porque já estamos fartos de vós, interesseiros e sem vergonhas, já agora quanto é que vais receber com esse projecto em nome de STP. São vocês que vêem cá promover a corrupção dentre outras coisas. Portugal também tem falta de ambulância, devias ir apagar fogos com essa ambulância, porque ajuda desse tipo e vindo de gente como tu não nos diz nada.
          Bandos de criminosos.

          • img
            Afonso

            LOL…não sou politico caro Pedro.Sim por acaso sou bombeiro voluntario, e no verão de 2005 perdi um amigo num incendio. Sabes o que ganho por ano com os bombeiros? Chatisses e problemas. Não ganho 1 centavo. Em relação há ambulancia, sim é verdade. Sou responsável de uma associação, e estamos acabar de preparar um jipp para enviar para a Guiné Bissau. Lol, não é topo de gama, mas vai com bastante material de saúde. A próxima será levar uma ambulancia, de preferencia todo o terreno. Portugal não é Lisboa, que é o que vós conheceis. Sou de uma terra do interior, onde os homens e a humildade estão de mão dada, onde todos nos juntamos para compor as estrada que vão para as vinhas. Portugal não é exemplo…mas tu e a maria…que fazem por STM???? Dizme…o que fazes de graça pelo teu país?

    • img
      J.B Superfino Responder

      Senhor Afonso,
      Agradecemos a sua Participacao nesse espaco de oponioes,porem somos obrigados a pedir-lhe que nao nos transmita a sua ignorancia por favor.
      Porque dizer que ” Temos que agradecer a aula sobre a constituicao de STP que o Sr Presidente deu” demonstra a sua total ignorancia a todos os niveis a nao ser que o senhor tenha vindo oponiar na qualidade de compadrio do senhor Fradique. Como disse inicialmente,nao nos transmite a sua ignorancia e muito menos nao nos trate de analfabetos por favor.Com todo o conhecimento e compreensao que o senhor quiz infelizmente demonstrar,aconselhamos- lhe a usar nas questoes de Portugal. Fui

      • img
        Afonso Responder

        já sei porque se esconde atrás desse nick, é Super fino…

  54. img
    Costa e Sousa Responder

    TANTOS INSULTOS! NAO ADMIRA Q O SR ABEL VEIGA TENHA Q FAZER ALGUNS CORTES PQ GRANDE PARTE DAS PESSOAS DIZEM O Q SENTEM ESCONDENDO-SE ATRAS DE PSEUDONIMOS E INSULTANDO PESSOAS, NALGUNS CASOS C PALAVROES. BASTA. PALAVROES, NAO. DESCULPEM A FALTA DE ACENTOS, ACONTECE Q TECLADO NAO ESTA GRANDE COISA, TENTEI DE TUDO.

    • img
      Pedro Sousa Responder

      Cala-te o pior insulto é o que vivemos cá em STP.

  55. img
    Antonio Amado Vaz Responder

    Eu irei solicitar junto ao Governo Norte Americano muita verba destinada para a construcao de uma grande cadeia de prisao segura sofisticada (Maximum Security Prison) para fechar (Lock-up) todos aqueles que roubaram e roubam o povo Sao-tomense!

    Aqueles que devolverem todo o dinheiro roubado ao longo dos anos, a Direccao de Financas, e ao Tribunal de Contas, serao insentos de castigo!

    Os detidos; gatunos que roubaram o povo Sao-tomense, irao aprender a trabalhar fora de escritorios, onde fabricarao produtos manufacturados de utilidade publica, e tambem limpeza de ruas e trabalho agricula para sustentar despesas de custo de encarcerrrramento. Os ricos implicados e os corruptos nao serao excepcao!

    Verbas para Jornalismo isento, credivel, e transparente,
    Verbas para agua potavel e electricidade serao tambem “items” incluidos na agenda do dia.

    Entrara em vigor efectivamente!

  56. img
    Antonio Amado Vaz Responder

    Dados Economicos de Sao Tome e Principe? Dados Estatisticos e Financeiros?

    O povo Sao-tomense deve estar informado sobre o dinheiro do povo—Como esta esse dinheiro a ser gerido? Como e’ e sera investido esse dinheiro? Como e’ o dinheiro gasto, e em que^? Quanto e’ a despesa annual do Estado? Banco Central de STP (Auditoria e Fiscalizacao)? As dividas do pai’s? Taxas de Rendimento e contribuicao no Seguro Social? O montante, o valor total que STP recebe em doacoes e ofertas? Quanto e’ que STP produz anualmente? Quanto e’ que o Estado gasta na Administracao Publica?
    Facturas de viagens necessarias e viagens disnecessarias? Despesas com as embaixadas e consulados de STP?
    Esclarecimentos e detalhos sobre “Projectos” financiados pelo Estado Sao-tomense?
    Escandalos Financeiros e Abuso de Poder e Abuso de Privilegio e Abuso de Autoridade?
    Compras de casas e carros com dinheiro do povo o dinheiro roubado?
    Onde entra e onde sai o dinheiro do povo? Pagamento de contas, compras disto e daquilo para que^ e porque^?
    Estas e outras sao materias de destaques muitissimas importantes para o conhecimento do povo.
    Auditoria geral!
    Fiscalizacao geral!
    Inspeccao Geral!
    Cadeia ou Prisao Geral para evitar Guerra—Nesta material, temos obrigacao de cumprir a vontade popular!

  57. img
    maria chora muito Responder

    Senhor Afonso,
    É ridiculo o que afirmas. O fradique deu aula sobre a Constituição? O senhor não sabe do que fala. Aula? Credo!!!!

  58. img
    Rutger Responder

    Sou filho de uma santomense e pai holandes.
    A minha mae nunca me disse nada de bom do Dr Manuel Pinto da Costa, ela sempre o considerou um ditador e alguem que prejudicou seriamente o desenvolvinto de S.T.P. Eu as vezes considarava injustas as criticas que ela fazia, mas hoje apos ter lido tantos comentarios a respeito dele posso concluir que ela tinha toda a razao. As maes nunca se enganam. Ele deve ter sido mesmo o pior elemento que S.Tome Principe ja teve como Presidente. Nao estou certo se ela ou alguem da familia tambem nao tera sido umas das vitimas do sistema ditatorial que ele impos no Pais e mais… Ha coisas que nao se pode perguntar…
    Estou a pensar visitar a terra da minha mae que tambem considero minha.
    Nao sei se seria bem aceite caso um dia me decidesse candidatar a um cargo politico em S.Tome.

    • img
      Pedro Sousa Responder

      Epa fica na Holanda com a tua mãe que ai vocês estão bem….

      • img
        Pleto Responder

        Deixa o moço conhecer a terra da sua mae, ao menos vai desfrutar do bom clima,praia e comer umas frutas frescas :)

  59. img
    Daniel Responder

    Com senhor a que ter muita paciência, e esperar que esse um ano passe o mais rápido possível, todas as vezes que abre a boca fala tanto mas não diz nada….
    horaaaaaaaa essaaaaa

  60. img
    Dignode Respeito Responder

    Caros conterrâneos, ao falarmos da economia como uma das permissas para o desenvolvimento do País, já reflectiram bem sobre o horário laboral que até ao momento é praticado em STP?!! Influência ou não a massa produtiva??

  61. img
    Jojó Responder

    Minhas senhoras e meus senhores,

    este é o slogan do nosso País.

    UNIDADE – DISCIPLINA – TRABALHO.

    Eramos reconhecidos dentro e fora do nosso País, com espírito de entreajudas e respeitados nos postos de trabalho, e sobretudo no estrangeiro.

    Conseguem verificar se ainda existe parcelas do mesmo nesse nosso belo país?

    Vejam como somos hoje: desunidos – Indisciplinados – preguiçosos, por isso vamos ao fundo.

    Devemos nos reflectir por que de posso já não vamos mais. é o limite

    Bem haja
    Força santomenses

  62. img
    Oldayr salgueiro Responder

    Olha falta pouco tempo faz sai, com teu mandato só foi falar , viajar , festas e demitir Governos , agora temos esse governo e precisamos de um bom presidente que deixa os governos trabalhar em paz diciplina, ordem e desenvolvimento.Mulher é que esta sempre a gritar para disso

  63. img
    BLAGA PENA Responder

    Caro Rutger
    Ver para crer como STome, que e o homem mais perfeito deste universo, mesmo a tua mae tem muito que nao a vejam com bons olhos e tambem muitos a vejam com bons, isso e como tudo, mesmo eu tenho bons e maus defeito, e tudo isso tem haver com o tempo e varias circunstancia

  64. img
    Sortudo Responder

    Viva STP.
    Não quero ser pessimista, mas hipótese para Stp. jamais. Tive oportunidade de ver como trataram Pinto na altura das campanhas para elegerem o Miguel. Com rancor e ódio. Ele desaparecer na cena politica activa durante 20 anos só agora aparece é muito mau, é o mesmo que vai fazer o Fradik, Nos o povo é que estamos na M…..

  65. img
    freedom Responder

    Não sei porquê que o Jornal Tela non, não tem cumprido as suas próprias regras quanto a nível dos comentários e principalmente pelas escritas em letras maiúsculas sendo a primeira regra de não aceitação e publicação de comentários!! E pelo que tenho lido está tendo baixarias por ai também , que coisa , o pessoal não está sabendo se comportar !Uma vergonha !!! Sugestão: Espero que a direção do Jornal tome medidas e organize isso !Então que suma com essas regras ! Obrigada!

  66. img
    J&B Responder

    Vejais uma anedota que deixa transparecer a cumplicidade dos políticos da nossa praça: RAFAEL BRANCO vai a uma igreja e ajoelha-se na frente de Jesus crucificado, ou por outra, Jesus da CRUZ, rezando:

    Diálogo entabulado:

    Branco: Jesus, estou totalmente arrependido e gostaria de redimir os meus pecados.

    Jesus: Está bem. Que tens feito?

    BRANCO: Depois de estes meus anos de governo, sem ter sido eleito, estou a deixar o povo arruinado e na miséria…

    Jesus: Dê graças ao Pai!

    Branco: Traí o povo que me deu os seus votos!

    Jesus: Dê graças ao Pai!

    Branco: Economizei, para além dos limites, verbas de comissões que poderiam ser aplicadas na Saúde, na Educação, na Segurança Social, etc. etc., as quais foram encher os meus bolsos e de alguns boys do meu governo.

    Jesus: Dê graças ao Pai!

    Branco: Comprei carros topo de gama para os meus ministros, para os magistrados e outros tantos para muitos directores inconpetentes da republica …

    Jesus: Dê graças ao Pai!

    Branco: Protegi as roubalheiras do Delfin Neves, dos irmaõs Monteiro, do Carlos Tiny e tantos outros…

    Jesus: Dê graças ao Pai!

    Branco: Pus à frente dos Ministérios autênticos alarves, que só fizeram burricadas, como a Cristina Dias, o justino Veiga, o Benjami Vera Cruz, etc..

    Jesus: Dê graças ao Pai!

    Branco: Mancomunei-me com Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, com o Procurador Geral da República e outros tantos biltres de igual igualha, para que dessem cobertura às minhas manigâncias…

    Jesus: Dê graças ao Pai!

    Branco: Meti-me naquela alhada da venda das acções da Enco, da Rosema, da compra do barco para o Principe, e em outras tantas que não vale a pena enumerar…

    Jesus: Dê graças ao Pai!

    Branco: Dei apoio ao Delfin Neves e a escumalha do PCD, o maior bandido da republica e os maiores preguiçosos da republica que so querem tachos e bons salarios…

    Jesus: Dê graças ao Pai!

    Branco: Mas, Jesus, estou realmente arrependido e a única coisa que Vós tendes para me dizer é: “Dê graças ao Pai”?

    Jesus: Sim, agradece ao Pai por eu estar aqui pregado na cruz, porque senão desceria dela para te encher de porrada, seu traidor, ladrão sem vergonha, mentiroso, golpista, corrupto, aproveitador!!!…
    Vai trabalhar, vagabundo!!!!! (autor desconhecido)
    Para reflectir!

  67. img
    Edgar Lima Responder

    Claro,uma comentario escrito por uma figura de pesos pesado como ex Pr Pnto Da Costa pode ter grande empacto na sociedade,vejo com algum equilibrio o desabafo do Pr.Fradique pois nada mais de expor o que parece para muitos um exagero nesta altura uma frase pode tornar-se uma especie de sintoma e mais tarde tarde demais para se defender.Normal no estado de direitos.Vejo com simplicidade o gesto..

  68. img
    Leonel Pinto Responder

    Ola, sou santomense na diaspara, venho perguntar o Sr, Presidente Fradike o seguinte;
    Acho que o senhor Presidente, com respeito as minhas sinceras desculpas.
    Na minha opinião pessoal um chefe de Estado não pode e nem deve entrar em detalhes para assuntos como estes, julgo sim que deveria procurar um outro assunto maior relevo. O povo Santomense não merece estar numa situação destas, sabendo que o Pais está em situaço~es, ou seja tem vindo num declinio total desde a muito tempo pós a era de partido único. Eu gostaria de saber qual é o seu projecto para estes últimos 365 dias tendo em conta que nada se fez durante os seus anos de madato atrás, senhor Presidente? É uma vergonha de todo tamanho o País está sempre nas mesmas situaç~eos. há 22 anos que o povo pediu a mudança porque o País estava muito mal, mas eu volto a perguntar os senhores do poder o que é fizeram de concreto para o povo, e o País em concreto e como vão fazer? Espero k com este governo as coisas tomem um outro rumo de concordia e de compromissio com povo e que facam algo para o bem estar da sociedade civil. Um bem haja a todos,….

  69. img
    Honorio Lavres Responder

    Lamento todas as criticas feitas contra o Presidente da Republica ,por ter respondido o dito Pinto da Costa, na Minha modesta opinião, nem todos as mulheres o homem perde o tempo para meter conversa.
    Lamento também pedir o Presidente AGUA, LUZ etc.., então não vale pena termos o governo!, outra questão que muitos falam da demissão de alguns primeiros ministros de todos único que teve mão do Presidente foi deste dito advogado Gabriel Costa,e ele deveria esclarecer o povo o porquê que o Presidente lhe demitiu , «Ministro da defesa Monteiro»
    Restantes Ministros devem assumir e não estar a manipular informações erradas,esqueceu-se da cunhagem do cheques?.

    Um bem aja a todos os São-tomenses e os dias melhores se avizinha.

  70. img
    madalena Responder

    “Há dez anos que os tribunais suíços iniciaram um longo processo para bloquear os fundos depositados nos seus bancos por ditadores e políticos corruptos de todo o mundo, cujas fortunas, por vezes colossais, foram obtidas através da espoliação de bens públicos pertencentes aos povos que governam, usando para tal os mais diversos expedientes de branqueamento de capitais. O processo começou em 1986 com a devolução às Filipinas de 683 milhões de dólares roubados por Ferdinando Marcos, bem como a retenção dos restantes 356 milhões que constavam das suas contas bancárias naquele país.
    Prosseguiu depois com o bloqueamento das contas de Mobutu e Benazir Bhutto. Mais tarde, em 1995, viria a devolução de 1236 milhões de euros aos herdeiros das vítimas judias do nazismo. Com a melhoria dos instrumentos legais de luta contra o branqueamento de capitais, conseguida em 2003 (também em nome da luta contra o terrorismo), os processos têm vindo a acelerar-se, com resultados evidentes: 700 milhões de dólares roubados pelo ex-ditador Sani Abacha são entregues à Nigéria em 2005; dos 107 milhões de dólares depositados em contas suíças pelo chefe da polícia secreta de Fujimori, Vladimiro Montesinos, 77 milhões já regressaram ao Peru e 30 milhões estão bloqueados; os 7,7 milhões de dólares que Mobutu depositara em bancos suíços estão a caminho do Zaire; mais recentemente, foram bloqueadas as contas do presidente angolano José Eduardo dos Santos, no montante de 100 milhões de dólares.
    É caso para dizer que os cleptocratas deste mundo vão começar a ter que pensar duas vezes antes de espoliarem os respectivos povos. É certo que há mais paraísos fiscais no planeta, mas também é provável que o exemplo suíço contagie pelo menos a totalidade dos off-shores sediados em território da União Europeia, diminuindo assim drasticamente o espaço de manobra destas pandilhas de malfeitores governamentais.
    No caso que suscitou este texto, o bloqueamento de 100 milhões de dólares depositados em contas de José Eduardo dos Santos, presidente de Angola há 27 anos, pergunta-se: que fez ele para se tornar o 10º homem mais rico do planeta (segundo a revista Forbes) ?
    Trabalhou em quê para reunir uma fortuna calculada em 19,6 mil milhões de dólares? Usou-se o poder para espoliar as riquezas do povo que governa, deixando-o a viver com menos de dois dólares diários, que devem fazer os países democráticos perante tamanho crime de lesa humanidade?
    Olhar para o outro lado, em nome do apetite energético? Que autoridade terá, se o fizerem, para condenar as demais ditaduras e estados falhados?
    Olhar para o outro lado, neste caso, não significa colaborar objetivamente com a sobre-exploração indigna do povo angolano e a manutenção de um status quo antidemocrático e corrupto que apenas serve para submeter a esmagadora maioria dos angolanos a uma espécie de domínio tribal não declarado?
    Na Wikipedia lê-se: “Os habitantes de Angola são, em sua maioria, negros (90%), que vivem ao lado de 10% de brancos e mestiços. A maior parte da população negra é de origem banta, destacando-se os quimbundos, os bakongos e os chokwe-lundas, porém o grupo mais importante é o dos ovimbundos. No Sudoeste existem diversas tribos de boximanes e hotentotes. A densidade demográfica é baixa (8 habitantes por quilometro quadrado) e o índice de urbanização não vai além de 12%.
    Os principais centros urbanos, além da capital, são Huambo (antiga Nova Lisboa), Lobito, Benguela, e Lubango (antiga Sá da Bandeira). Angola possui a maior taxa de fecundidade (número de filhos por mulher) e de mortalidade infantil do mundo. Apesar da riqueza do país, a sua população vive em condições de extrema pobreza, com menos de 2 dólares americanos por dia.”
    O recente entusiasmo que acometeu as autoridades governamentais e os poderes fáticos portugueses relativamente ao “milagre angolano” (crescimento na ordem dos 21% ao ano) merece assim maior reflexão e, sobretudo, alguma ética de pensamento. Os fundos comunitários europeus aproximam-se do fim. Os portugueses, entretanto, não foram capazes de preparar o país para o futuro difícil que se aproxima. São muito pouco competitivos no contexto europeu. As suas elites políticas, empresariais e científicas são demasiadamente fracas e dependentes do estado clientelar que as alimenta e cuja irracionalidade por sua vez perpetuam irresponsavelmente, para delas se poder esperar qualquer reviravolta estratégica.
    Quem sabe fazer alguma coisa e não pertence ao bloco endogâmico do poder vai saindo do país para o resto de uma Europa que se alarga, suprindo necessidades crescentes de profissionais nos países mais desenvolvidos (que por sua vez começam a limitar drasticamente as imigrações ideologicamente problemáticas): Espanha, Alemanha, Luxemburgo, Suíça, Reino Unido, Holanda, Dinamarca, Noruega… No país chamado Portugal vão assim ficando os velhos, os incompetentes e preguiçosos, os indecisos, os mais fracos, os ricos, os funcionários e uma massa amorfa de infelizes agarrados ao futebol e às telenovelas, que mal imaginam a má sorte que os espera à medida que o petróleo for subindo dos 60 para 100 dólares por barril, e destes para os 150, 200 e por aí a fora…
    A recente subida em flecha do petróleo e do gás natural (mas também do ouro, dos diamantes e do ferro) trouxe muitíssimo dinheiro à antiga colónia portuguesa. Seria interessante saber que efeitos esta subida teve na conta bancária do Sr. José Eduardo dos Santos. E que efeitos teve, por outro lado, nas estratégias de desenvolvimento do país. O aumento da actividade de construção já se sente no deprimido sector de obras e engenharia português. As empresas, os engenheiros e os arquitectos voam como aves sedentas de Lisboa para Luanda.
    É natural que o governo português, desesperado com a dívida…
    E com a sombra cada vez mais pesada dos espanhóis pairando sobre os seus sectores económicos estratégicos, se agarre a qualquer aparente tábua de salvação. E os princípios? E a legalidade? Se a saída do ditador angolano estiver para breve, ainda se poderá dizer que a estratégia portuguesa é, no fundo, uma estratégia para além de José Eduardo dos Santos. Mas se não for assim, e pelo contrário viermos a descobrir uma teia de relações perigosas ligando a fortuna ilegítima de José Eduardo dos Santos a interesses e instituições sediados em Lisboa, onde fica a coerência de Portugal?
    Micheline Calmy-Rey, ministra suíça dos Negócios Estrangeiros, veio lembrar a todos os europeus que tanto é ladrão o que rouba como o que fica à espreita ou cobra comissões das operações criminosas.”

  71. img
    lobata sa gi non Responder

    isto esta perdido… os politicos que se anda a eleger neste pais… vergonha!!!

  72. img
    mina telá Responder

    Fradike é um presidente ya………
    tipo o que o governo decidir pra ele esta bom,cada cúa,em boas maneiras ele quis dizer que nao tem voz na governaçao do pais.O GOVERNO é que tem voz no pais e o presidente só esta pra fazer figuras tristes,se ele disser que sim e o governo achar que nao,fica o nao.mas aonde vamos parar meu povo

Deixe um comentario

*