Política

Novo governo herda cofres vazios

A constatação foi feita pelo Primeiro-ministro Patrice Trovoada. Segundo Patrice Trovoada a situação dos cofres do estado em termos de receitas, é muito grave. “Está pior do que estávamos a pensar”disse o Chefe do Governo. Sem dinheiro nos cofres do estado, o Primeiro-ministro exige mais trabalho e pontualidade.

Antes mesmo do início da campanha para as eleições legislativas, a quando da apresentação do projecto eleitoral do seu partido, Patrice Trovoada tinha avisado que para realização da mudança no país, era preciso alterar alguns hábitos. Um deles era a necessidade de levantar mais cedo e dormir mais tarde, o que significa trabalhar mais.

E nos últimos dias o Chefe do Governo começou a dar exemplos no que concerne ao levantar mais cedo. Na última semana as 7 horas da manhã já o Primeiro-ministro estava na empresa de administração do porto de São Tomé, a ENAPORT. Uma visita surpresa que apanhou a maior parte dos trabalhadores desprevenidos, e os membros da direcção ainda na cama, ou seja, nas suas residências.

A empresa que por lei deve começar as suas actividades as 7 horas da manhã, tinha a sua administração deserta. É um hábito generalizado no país. ENAPORT foi um exemplo da falta da pontualidade na administração pública. «O país precisa ser arrumado. Não dizemos isto com a pretensão de sermos melhores do que os outros. Mas simplesmente pelo respeito que devemos aos cidadãos que usam os serviços públicos. A pontualidade tem que voltar a ser uma regar. A responsabilidade. Estas visitas têm o condão de mandar um sinal», firmou o Chefe do Governo na entrevista a TVS.

Patrice Trovoada espera que tais sinais sejam bem entendidos, e prometeu continuar a realizar visitas surpresas aos sectores da administração pública. «É esse o sinal que queremos mandar a administração pública, melhoria no atendimento, pontualidade, responsabilidade, e honestidade. Tudo faremos para melhorar o funcionamento e fazer as reformas a nível dos s serviços públicos. É evidente que isso passa por acabarmos com a impunidade e a tomada de medidas necessárias», pontuou.

Mudança que vai implicar sanções. «As pessoas que estão a esforçar e estão a trabalhar bem deverão ser acarinhadas e merecer reconhecimento, aquelas que estão a trabalhar mal devem ser sancionadas», reforçou.

Patrice Trovoada incentiva o espírito de trabalho nos sectores da administração pública, porque afinal de contas os cofres do estado também estão vazios. O salário dos funcionários públicos é pago através das receitas arrecadas pelo estado. «Hoje sabemos que a situação financeira em termos de receitas para os cofres do estado, está muito mal, está pior do que estávamos a pensar», assegurou, sem no entanto avançar números.

Cofres vazios e infra-estruturas arruinadas. «No que concerne aos sectores, os visitei quando era primeiro-ministro há 2 anos e meio atrás. Posso dizer que muitas vezes as coisas mudaram para o pior. Posso falar da cozinha do hospital. Posso falar do elevador do bloco operatório, que não funciona há 5 anos, e as respostas foram aquelas que recebi há 2 anos atrás. Fui ao porto ver a operacionalidade do nosso porto e vi que o porto não tem uma administração presente e todos sabemos que o nosso país não está bem», relatou.

São dados avulso, sobre a real situação do país, porque segundo o Primeiro Ministro, o seu governo ainda está a analisar os dossiers. Nos próximos dias a radiografia do estado actual do país, será mais clara.

Abel Veiga

    113 comentários

113 comentários

  1. Pedro Sousa

    24 de Agosto de 2010 as 9:12

    Drº Patrice, estou cá em Portugal com vontade de trabalhar, sou licenciado e pós graduado, como é eu há muitos cá com vontade de trabalhar mais temos medo de ir a STP não encontrar trabalho, porque há muitos empregos para as mesmas pessoas. Põe esses preguiçosos a correr da nossa Administração Publica e dê lugar a quem quer trabalhar.

    • nunoy

      24 de Agosto de 2010 as 22:30

      Pedro Sousa
      Agora ja pensas em S. Tomé? andaste a dar ttanto mal de S. tomé e da sua gente. Pois podes crer que pra ti há um espaço na gleba para produzires e não no governo como pretendes. Oportunista

      • Diasporano.CV

        25 de Agosto de 2010 as 11:02

        Que opinião medíocre!
        Por essas e outras formas de pensar é que o país muito andou para trás.Por que não aproveitar os quadros que se encontram no exterior? Não há outra forma de tb poderem colaborar , porem os conhecimentos e experiências adquiridas com trabalho duro ( porque no exterior o “estrangeiro” trabalha e vence ou…) sem estarem no governo? Espero que o actual chefe do governo tenha coragem necessária para proceder reformas necessárias.
        … para o bem da terra!

      • Pedro Sousa

        25 de Agosto de 2010 as 11:14

        Quem te disse que quero ir a governo, nem estou interessado.

        Sou daqueles que não tem medo de trabalho, vim a Portugal trabalhei nas obras durante o dia e a noite ia a universidade, não dependi de nenhum apoio de governo. Quanto a gleba oh jovem devo dizer-te que sempre trabalhei, o meu pai tinha um campo de hortaliças, toda manhã antes de ir ao liceu, primeiro ia ao campo regar e fazer canteiro para replantar os nossos viveiros. Não sou preguiçoso como muito de vós que ficam áspera de lugar no governo, os meus pais sempre me transmitiram espírito de trabalho e o amor ao mesmo.
        Posso dar o meu contributo em qualquer lugar desde que tenha a ver com minha área de formação.

        Entendo a tua preocupação, é que muito de vós que sempre beneficiar do suor de povo de STP, não conseguiram fazer nada vida, se não metido nas discotecas, agora têm inveja dos outros.
        Bandos de bandidos….

        • mudança

          26 de Agosto de 2010 as 10:27

          Mano, regresse quanto antes porque as coisas mudaram. O povo deu cartão amarelo aos medíocres. Hoje, eles estão na oposição e amanhã eles estarão fora do sistema como meros observadores e usufruidores de boa governação. Mano não fique ai esperando que o emprego chame por ti, tens que vir e procurar. Seja um dos revolucionários. Bamú suntá cabeça mó fessú bassolá êt bamú balí quinté que iné suncé suzá.
          Um abraço

      • dopamina

        26 de Agosto de 2010 as 22:36

        Dr Patrice Trovoada eu tenho esperanças no seu mandato,mas quero lhe relembrar que a campanha já terminou e o senhor tem 4 ano pra demontrar o país que o senhor pode,mas parre de fazer campanha fria, propagandas e blá-blas barratos que do senhor o povo espera coisas diferente e factos como o senhor prometeu…

        • Mé Soló

          30 de Agosto de 2010 as 11:24

          Vexa tenha muito cuidado, os leões (oposição) nunca dormem só descansa,cuido para eles não cumbra o seu proximo orçamento, eu acho q o proximo plano deles…

  2. sydnei

    24 de Agosto de 2010 as 9:15

    isso ja é de abito sempre ..que um novo governo entra diz que estado deixou cofre vazio

    • Zé_Quim

      24 de Agosto de 2010 as 12:34

      O problema caro Sydnei não está na afirmação ser ou não habitual.
      Trata-se efectivamente de um tentáculo da corrupção pois, tive a oportunidade de verificar o estranho aumento significativo de algumas despesas públicas ao longo dos últimos tempos.
      Acha normal um Governo que tem plena consciência de que as receitas andam baixas efectuar compras de grandes jeeps para os ministérios há poucos meses das eleições?
      É normal o aumento do número de viagens realizadas nas últimas semanas rumo à campanha eleitoral?

      Penso que a solução deve passar pelo seguinte:
      1- implementação de um secretariado permanente do governo que, assume funções na altura em que o governo entra em fase de “governo de gestão”.
      2 – que sejas definitivamente criados mecanismos de punição daqueles que fazem má gestão da coisa pública.

      Enfim, vamos ver como será daqui para frente. Eu particularmente, apesar de não ter dado o voto ao ADI, devo confessar que estou com enormes expectativas neste governo e, acredito que a governação será um sucesso. Da minha parte tudo farei para dar o meu humilde contributo.

      FUI

      • António Veiga Costa

        25 de Agosto de 2010 as 1:39

        Sr Zé Quim,

        parabéns pelo comentário. E aproveito o espaço para perguntar: é normal o ex- Primeiro-Ministro R.Branco comprar 1 milhão de usd em alimentos da STP Trading com recursos do EStado, na surdina, que foram distribuídos a título de doação acobertados pelo Sr. Jorge Correia conose fossem doações da Autarquia??????

      • SN-FS

        25 de Agosto de 2010 as 10:40

        Estimado Zé Quim

        Não podemos vir com retorica dizendo se sr. patrice está certo ou não……o que nos preocupa todos são os estudantes santomenses que estão sem receber subisidio, passamos enormes dificuldade quem olhe por nós ?????????só agora é que reparam que o cofre está vazio???????? este é um discurso que é escusado fazer……….o sr. patrice só tem é que mostrar trabalho e não aranjar desculpa para “X” situação……onde está sua promessa eleitoral…..????? será que é assim tão deficil dar seguimento ao projecto do antigo governo aos jovem estudants que estão no estrangeiro?????????? a 1 ano atraz havia verba e agora não há ????? alguem deverá fazer auditoria interna/extranta as contas publicas santomense……………

        • António Veiga Costa

          27 de Agosto de 2010 as 20:17

          Sr. SN-FS,

          nota-se que o Sr.não tem nenhuma noção da situação. Acha que em 1 mês o atual governo já terá soluçôes?
          Vapt-vupt???
          E, pelo seu comentário, nota-se que interessa-lhe apenas a solução do seu (estudantes na diáspora) problema.
          Os problemas de toda uma população são secundários aos seus.

      • sydnei

        27 de Agosto de 2010 as 8:18

        meu caro amigo Ze-quim n sei se vç lembra sempre que a nova governação, todo governo diz que herda o cofre vazio ….mas n axa isso estranha …tambem tenho muita esperaça no novo governo… eu trabalhei para adi na campanha porque estou farto de ladroes de cofre de estado …espero que o novo governo coloca todos em cadeia ….fui

  3. Osama bin Laden

    24 de Agosto de 2010 as 9:21

    Esses senhores andam a abandalhar os seus postos de trabalho, depois quando Drº Patrice começar a tomar medidas e manda-los para casa vão dizer que estão a ser alvos de perseguição politica. E Albertino Bragança e Delfim Neves agradecem, usam isso para fazer cair o Governo. Cuidado estamos de olhos em vocês… Bandos de preguiçosos

  4. MARIO TEIXEIRA

    24 de Agosto de 2010 as 9:46

    Espero que este elenco novo encabeçado pelo Primeiro Ministro Patrice Trovoada, tire o nosso tão londo e rico País do marrasmo que se tem verificado ao longo dos anos. Deus deu-nos tudo…o clima, a chuva, País lindo para Turismo…
    Falando de Turismo, há uma grande necessidade de apresentarmos melhor aos vizitanttes àquele asseio que sempre norteiou os santomenses: Ruas limpas, jardins bem tratados, os lixos de toda especie recolhidos etc…etc…

    • Son Longo

      5 de Setembro de 2010 as 11:34

      Boa Sr. Mario Teixeira, ideias brilhantes. O turismo deveria passar pelos autenticos abandonados. Em qualquer parte do mundo sao preciosidades conservadas a todo custo. Ja ouvi um professor, natural e bem conceituado dizer que sao casas de barro e pau e que ja nao valem nada. Assim nao vamos. Saudacoes.

      • Son Longo

        5 de Setembro de 2010 as 11:51

        A tempo: qeria dizer abandonados nas ex-empresas agricolas.

  5. filho da terra

    24 de Agosto de 2010 as 9:48

    sr:sydnei achas que assim que temos que ver as coisas temos que pensar que outro tem solução para resolver só assim nosso s.tomé e principe pode chegar caminho que todos nós queremos ,, sr primeiro minstro é de realçar tua atitude pk s.tomé e príncipe prencisa de uma madança no sector das adminstração pk por lá todos madam, essas visitar de supresa ñ pode para por ali tem que continuar força tds

  6. rc

    24 de Agosto de 2010 as 9:55

    nao sobrou dinheiro da ENCO

    • António Veiga Costa

      25 de Agosto de 2010 as 1:42

      Bem lembrado. Para onde foi o dinheiro da ENCO???
      O POVO QUER SABER!!!!!!

  7. Kekwa

    24 de Agosto de 2010 as 10:29

    Todos queremos soluções para os prolemas que enfermam o País. Não faz sentido continuar-se na apresentação oral dos problemas.

    Soluções precisam-se !!!

  8. kimposso

    24 de Agosto de 2010 as 10:30

    Mas o cofre vazio tem sido o lema nacional, desde que as rocas foram entregues sem mais nem menos.
    Na realidade qual eh a fonte de rendimento
    do Pais…..

  9. Daniel

    24 de Agosto de 2010 as 10:42

    ISSO É UMA SITUAÇÃO RECORRENTE NO NOSSO PAÍS, PORTANTO A QUE TRABALHAR E ENCHER NOVAMENTE OS COFRES…..E TER MAIS CUIDADOS COM GASTOS DISPENDIOSOS…..

    • Hiostrelino Vaz

      27 de Agosto de 2010 as 8:25

      Sr Primeiro Ministro
      Me lembro que nem vai a 3 meses que o Sr. Rafael Branco esteve em Luanda e pediu encaressidamente um montante em cerca de 6 milhoes de usd A QUAL LHE FOI CONSEDIDO e depois de dar costas isso ficou muito mal visto perante os Angolanos que lamentavam o estilo de vida e que precisou-se emprestimo de China e perdao de algumas devidas em alguns paises Europeus e nao tinham que conceder estes valores a Stome;sera que ele ja limpou tambem estes montantes nesse curto espaço de tempo?

  10. Arlindo Borja

    24 de Agosto de 2010 as 11:25

    Meus carros compatriota,
    É alarmante que oiço essa notícia. Como é possível que o cofre de um país possa estar vazios, as reservas acumuladas, as receitas fiscais arrecadas durante o primeiro semestre, os empréstimos concebidos pelas comunidades internacional entre outras receitas. Si realmente os cofres estão vazios é porque na nossa terra as pessoas não trabalham, o governo cessante não trabalhou (não fez absolutamente nada).
    O governo deve tomar medidas para reverter essa situação, medidas radicais assim como fomentar no seio do povo a disciplina e amor pelo trabalho honesto.
    Para inverter essa situação, o Governo deve:
    1. Criar condições para arrecadar vários tipos impostos: IVA – Imposto sobre o valor acrescentado, IUR – imposto único sobre rendimentos, Imposto de selo sobre varias operações, impostos sobre as operações financeiras, imposto predial entre outros. Esses impostos devem recair sobre as empresas, cidadão, sobre os bens e serviços. Nenhum país consegue sobreviver sem os impostos. O mal de São Tomé e Príncipe é que todos queremos viver a vida fácil, ter dinheiro sem trabalhar. Deveríamos seguir o exemplo de outros pais como Cabo Verde, onde as receitas fiscais do governo conseguem cobrir todas as despesas de funcionamento (despesas com o salário e compra de bens e serviços)
    2. Ditar regras para as empresas de forma a que elas devem apresentar os impostos ao Ministério das Finanças.
    3. Criar condições para que os empresários nacionais ou estrangeiros possam criar empresa em poucos dias, isto é, tentar informatizar todos esses processos burocráticos.
    4. Maior rigor com as empresas públicas que arrecadam receita para os cofres do Estado.

    • Pleto

      24 de Agosto de 2010 as 12:57

      O cofre vazio todos ja sabemos que está,isso nao é novidade para ninguém.O problema maior e prioritário é saber quém meteu a mao no cofre.
      A casa da mae joana é mesmo assim todos metem a mao e depois o resultado é o que se ve.
      Todos sabemos quém sao os “Polvos” de STP, delapidaçao do bem público,trafico de influencias etc… tudo isso é crime mas como em STP vive-se no leve leve, fica dificil organizar e arrumar a casa e tudo fica igual ao mesmo.

      O novo tem que trabalhar sério e sem medo para combater tudo isso,enviar uma mensagem a todos que é preciso trabalho,disciplina e seriedade para mudar as coisas.
      Fui

    • REVOLUCIONÁRIO

      30 de Agosto de 2010 as 20:15

      Até aqui falaste muito bonito, mas não se esquece que tem que haver uma boa governação, ou seja governante com dignidade e caracter que gerir o pouco que o estado fatura. Muitos dizem que o povo santomense é priguisoso é isto e aquilo, mas não é a culpa do povo, porque tu como ser humano precisa de motivação para fazer as coisas. Se o povo trabalha e não vê os resultados do seu suor gasto, Claro que a motivação será baixa e o rendimento tambem. Os nossos dirigentes devem mostrar ao povo que vale a pena trabalhar.Não é ganhar as eleições , receber as pastas de ministro e esperar que os anos de mandato passem para saírem ou continuarem a comer o bem de todos nós.

  11. Alberto

    24 de Agosto de 2010 as 11:32

    Auditoria imediata as contas do Estado e esclarecimento urgente dos casos de corrupção ainda por esclarecer.

    Suspensão/Recusa a tomada de posse aos deputados que possam eventualmente estar a braços com a justiça refugiados na Imunidade Parlamentar, enquanto a situação não esteja devidamente esclarecida.

  12. Rei Amador

    24 de Agosto de 2010 as 12:19

    Eu nao votei em ti, mas sinceramente estou a gostar destas primeiras acções

  13. NIVALDA CORREIA

    24 de Agosto de 2010 as 12:41

    DR.Patrice Trovoada

    Prabêns uma vez mais nao que me cidentificque comas suas cores politicas mas ientifico-me sim coma sua postura pressistencia vigor e juventude,tudo que a nossa bela amada e sofredora patria esta a precisar roupa nova sangue novo força para a mudança.
    Cofres vazios sim pode ter encontrado cofres vazios tambem com delapidaçao do erario publico que a nossa classe politica pratica nao é de adimirar.
    Cofres vázio sim,mas a força o vigor a vontade de servir mais e melhor SAO TOME é maior que qualquer falta do que qualquer falta de liquidez a transparencia o rigor a verdade e não compromiso com pratica ilicitas devem ser maiores do que qualquer falta de liquidez.
    Não sou hipocrita nem é lirica para pensar que se governa sem dinheiro,mas acredito que a sua postura e do seu elenco darao a SaoTome junto a comunidade internacional muito Credito a ponto e atrairmos cada vez mais investimento para nosa amada patria.
    Por isso força nao se esqueça.
    “ONDE OS OUTROS VÊM DIFICULDAE VEJA VOCE E O SEU ELENCO OPORTUNIDADE”oportunidade de dizer SIM É POSSIVEL oportunidade de SERVIR MAIS E MELHOR oportunidade de MUDAR REGARS E VICIOS,oportunidade de FAZER A DIFERENÇA.
    FORÇA

  14. Manuel Jorge

    24 de Agosto de 2010 as 12:45

    Isso realmente não é de se estranhar, com tantas Viaturas novas (Jeep’s) Viagens e Vivendas chamadas Quintas, não era de esperar outra coisa.
    Solução:
    1. Vende algumas viaturas (são
    tantas)
    2. Reforça o puder ao tribunal de
    contas de forma a recoperar o
    dinheiro que foi rubado do cofre
    de estado.
    3. Expropriação de bens e/ou
    devolução do dinheiro dos
    implicados no caso GGA, ajuda
    proveniente do Japão, STP
    trading, ENCO, por falar na
    enco, onde foi toda essa massa?

  15. jp

    24 de Agosto de 2010 as 12:54

    Não tenho o habito de intervir neste espaço, mas fui forçado a faze-lo tão simplesmente para chamar a atenção pela pobre forma como a lingua portuguesa é aqui tratada… Melhorem por favor o nível da escrita…. Bem haja !

    • Pleto

      24 de Agosto de 2010 as 13:03

      Língua portuguesa é importante sim mas, a nossa prioridade aqui acima de tudo é STP. O mais importante é cada um exprimir as suas ideias, e dizer o que pensa para um nosso STP melhor e para todos 🙂

    • Osama bin Laden

      24 de Agosto de 2010 as 13:20

      Vai tomar banho, a lingua é importante para ti, eu quero comida no prato.

      • Zidane

        24 de Agosto de 2010 as 13:56

        Estou de acordo com o JP.
        Realmente trata-se muito mal o português neste Forum. Acho também que deveriamos aproveitar a oportunidade e fazer um pouco de esforço para exprimir correctamente as nossas ideias e evitar erros gramaticais.

        • António Veiga Costa

          25 de Agosto de 2010 as 1:51

          Zidane,
          porque será que o povo escreve tão mal???
          Será que todos tiveram as mesmas oportunidades na vida? Será que a maioria da população de seu país é estudada? É letrada?
          Enquanto alguns poucos preocupam-se com a gramática a maioria preocupa-se com o pão de cada dia e com o bem do país.

    • Mané Petema

      24 de Agosto de 2010 as 22:41

      É de lamentar a forma como “seres evoluídos” e ideológicos se preocupam com forma de vestir à aceitar a pessoa como ela é.

      PS: Se o Português fosse assim tão importante nesse espaço ou na construção da nossa nação teria razão o Fulano JP. Porem, ele mesmo atropela e diz “lingua” a vez de ser Língua Portuguesa.
      Bem haja todos que por cá contribuem de forma direta ou não com desenvolvimento e crescimento da Nossa Nação.
      Porque tenho certeza que Tela Non é Lido pelos Líderes e Políticos.

    • antidoto

      26 de Agosto de 2010 as 15:29

      deveriamos falar o nosso criolo, o importante é o desenvolvimento do país, ve-se que es mediocre, baixo, pensamento pobre, todos preocupados com o desenvolvimento e bem estar do país e tu preocupado com a lingua portuguesa…, es desses que têm vergonha de dizer que são santomenses. fui…

  16. hugo lima

    24 de Agosto de 2010 as 13:41

    Dr: Patrice Trovoada

    Em primeiro lugar gostaria de agradecer ao tela – non a oportunidade de manter-nos sempre informado com noticias frescas e realidade do país.
    Em segundo felicitar o senhor Patrice T. pelas visitas surpresas nos sectores do Estado.que continue que não é a única empresa com esse perfil são todos os sectores de Estado em STP funciona assim, o pior é que entram tarde e saem cedo.Incutir na cabeça de cada um responsabilidade e muito trabalho.
    Em Teeceiro lugar, não é novidade pra ninguém que o cofre de estado está vazio, novidade seria se tivesse cheio.

    Em quarto lugar gostaria que alguém me explicasse qual o papel de Tribunal de contas em STP.
    Por hoje fico por aqui, felicitando o Dr Trovoada. e sugiro que faça uma visita surpresa as Finanças, Ministério de Educação, M. Defesa, e muito outros.
    Parabens

  17. Papagaio

    24 de Agosto de 2010 as 13:41

    Amigo Arlindo Borge,

    ESte ano as finança implemntaram novos imposto para colecta de rendimento sem uma prévia adaptação do novo codigo de impostos.
    Descontam do meu salarios 30% que não sei o que fazem com isso. não tenho hospital nem estrada nem nada. só compram carros e viagens.Há empresas que pagam mil milhoes ao estado. para onde vai este dinheiro?
    tem mudar as leis, a pessoas com 3 a 4 empregos e não pagam nada ao estado…

    bem haja

  18. hugo lima

    24 de Agosto de 2010 as 13:43

    Observação : Também ao Cartório Notarial todos esses sectores funcionam pessimamente.

  19. Ricardo Ferreira

    24 de Agosto de 2010 as 14:04

    O moço que se chama JP tem toda a razão. Temos o direito/dever de exprimir as nossas opiniões, mas é preciso que o façamos em BOM PORTUGUÊS. O jornal é lido nos 4 cantos do mundo, e, portanto, os são-tomenses não perdem nada se derem um sinal de que são um povo que fala bem a referida língua.

    Deixemos desta mentalidade pacata que só nos tem enfiado na última linha do mundo.
    ATENÇÃO: não estou a dizer que os são-tomenses se têm expressado pessimamente mal. Contudo, se fizermos um esforço poderemos melhorar significativamente o nosso nível linguístico.

    Obrigado.

    • luis

      25 de Agosto de 2010 as 10:36

      Caro Ricardo,
      Penso que o mais importante e que as pessoas expressem o que lhes vai na alma sem serem censorados.
      As pessoas que acharem conveniente aumentar o seu nivel linguistico( neste caso na excrita),ou aquelas que se sentem incomodados com o baixo nivel(na excrita) dos outros, resta-lhe fornecer solucao viavel, pois, nao acredito que as pessoas adquirem o tal “nivel”, dando ideias neste forum, aprendesse sim, mais na escola e este forum esta longe disso.
      Forca a todos os que contribuem com as ideias, e nao se deixem intimidar por meia duzia de gatos pingados.

      obrigado
      london
      luis

      • Antonio Amado Vaz

        28 de Agosto de 2010 as 16:18

        Reforco, Luis: mesmo os Portugueses; jovens, adultos, e idosos que nasceram e vivem em Portugal tambem cometem erros ortograficos e erros gramaticas! Surpresa? Claro que nao. So basta assistir alguns episodios da RTPi para ser constatado.

        Assim escreve-se um bom Portugue^s?

        Essa lingua nao e’ uma lingua dominante ‘a nivel de comericio “business & trading” internacional.

        Eu tenho orgulho do nosso dialecto, forro, ling’le, e outras!

        “Portuguese is the official language and the language of education. São Tomeans refer to their creole language as Forro, lunga santome or dialecto. A mutually intelligible dialect of Forro called ling’le is spoken on Príncipe. In the south of São Toméa refugee community of Angolan slaves speaks a dialect called lunga ngola. Since independence, children learn Portuguese at an early age. Television broadcasts in Portuguese since the mid-1980s have eroded the use of the local languages.

        Read more: Culture of São Tomé e Príncipe – traditional, history, people, women, beliefs, food, customs, family, social, marriage, men, life, population, rituals, History and ethnic relations”

        http://www.everyculture.com/Sa-Th/S-o-Tom-e-Pr-ncipe.html#ixzz0y0sFOZsp

  20. Santo

    24 de Agosto de 2010 as 14:35

    Mas, alguma vez o cofre esteve cheio..!?
    Olha, penso que ainda vai piorar nos proximos tempos, devido a entrada em vigor de novo condigo fiscal, que reduz drasticamente a base tributária e associado a fraca capacidade de Estado de cobrar os imposto, sobretudos nas grandes empresas conhecidas da Praça que milagrosamente apresentam eternos prejuízos, mas continuam espantosamente operativa anos após anos.

  21. JAKADOXI

    24 de Agosto de 2010 as 14:45

    SO QUERO PEDIR AO NOVO MINISTRO DA EDUCAÇÃO QUE VIABILIZE O MAIS DEPRESSA POSSIVEL O SUBSIDIO DOS ESTUDANTES QUE LAILY COSTA MESMO TENDO ESTUDADO AQUI E CONHECENDO AS NOSSAS DESGRAÇAS NOS FEZ FICAR QUASE DEZ MESES SEM RECEBER , TAO SOMENTE PORQUE ELE QUIS GANHAR ESPAÇO NO MINISTERIO DA EDUCAÇÃO , AGORA ESTAMOS 10 MESES SEM BOLSA , ESTOU TERMINANDO O CURSO PRECISO ME DESLOCAR PRA INTERIOR DO ESTADO SIMPLESMENTE TEREI QUE ME ADIAR MAIS SEIS MESES PORQUE ALGUEM RESOLVEU , FAZER OQUE E FEZ E AGORA ESTOU DEZ MESES SEM BOLSA PORQUE LAILY DICIDIU ASSIM, é por tudo isso que não acredito muito nesse País , pessoas que so pensam em se promover e não medem as consequencias das suas ações. Só quero ver se ele previu que mesmo com o cofre vazio haveriam de nos mandar grana , pois todo mudo ja recebeu pelo menos os três primeiros meses desse ano

  22. JAKADOXI

    24 de Agosto de 2010 as 14:52

    E SO PRA TE AVISAR LAILY , COMO OS SANTOMOMENSES SÃO OQUE SÃO NEM MESMO ESSA AJUDA QUE O GOVERNO BRASILEIRO NOS DAVA QUANDO A DESGRAÇA NOS ASSOLVA ESSE ANO ELES RESOLVERAM NÃO NOS DAR, FUI TODO PRA OS GUINEENSES , SABES PORQUE , PORQUE NO APARELEHO CENTRAL DO ESTADO SANTOMENSE SEMPRE TEVE PESSOAS COMO VOCÊ QUE AO INVÊS DE ASCENDER PORQUE PASSSOU EM CONCURSO PUBLICO, APARECEM DO NADA E FAZER SÓ ASNEIRAS , TAL COMO NÃO PAGARAM O CINCO MILHOES DE DOLARES E AGORA , SERA CALAMIDADE TOTAL PRA TDO MUNDO, MAS DEUS NÃO DORME

  23. rochinha

    24 de Agosto de 2010 as 15:32

    ok,ok…Dr Patrice esta n hora de acabar cm vandalismo neste País que é de td nós,
    não esquece d Cartório,Registo civil e notariado também precisam d 1 basta nesses preguiçosos.E seria bom que o senhor descentralizase esse serviço porque nós que vivemos fora da cidade, passamos muito mal pra fasermos os documentos e ainda somos obrigados a ouvir insultos na boca dos funcioarios do Cartório. Também peço ao senhor se puder mandar fazer uma auditoria na camara do meu Distrito (Lobata) antes da tomada de posse do outro Presidente. Força São Tomé e viva o combate a corrupção..

  24. falaverdade

    24 de Agosto de 2010 as 16:07

    Portugues o caraças. O importante é acabar com a corrupção. Existem gajos do MLSTP e do PCD com 3,4 emprego, isso é mau

  25. Celsio Junqueira

    24 de Agosto de 2010 as 16:13

    Meus Caros,

    Falta de dinheiro é a coisa mais normal em gestão.
    O pior é o que o PM encontrou na ENAPORT pessoas que são pagas para trabalhar e cumprir a jornada diária de trabalho, e estavam fora.
    Está frase é inovadora e merece realce:«As pessoas que estão a esforçar e estão a trabalhar bem deverão ser acarinhadas e merecer reconhecimento, aquelas que estão a trabalhar mal devem ser sancionadas».
    Abraços,

  26. Madalena

    24 de Agosto de 2010 as 16:17

    Este truque é velho meu caro.
    Claro que o cofre está vazio. Agora trabalha para o encher.
    Estamos a espera de reformas deste governo, que eu proprio dei o meu veredicto.

  27. Alberto Nascimento

    24 de Agosto de 2010 as 16:47

    Boa atitude!

  28. Madalena

    24 de Agosto de 2010 as 16:50

    Sindicancia Geral em todos os projectos.
    tem a coragem que faça, se não tem espera a sua vez. O Povo STP tem pressa do tempo perdido.
    Vá….
    O tempo é dinheiro.

  29. Madalena

    24 de Agosto de 2010 as 16:55

    O Director geral do tesouro, que podia nesta altura a prestar informações ao país da autorização de pagamentos fraudulentos, caso houvesse, foi chamado ao governo. STP é unico país do mundo onde um DG de Tesouro, o partido ganha eleições o homem vai ao tacho, então se pode concluir que:
    MLSTP/PCD era imparcial em colocação de pessoas em lugares de confiança, ou o homem mudou de casaco em vesperas de eleições. Biliuêee

    • Moisés Lima

      24 de Agosto de 2010 as 21:21

      Sra Madalenaé é normal que um director seja nomeado para ocupar qualquer cargo ministerial e se a sra visse bem a constituição deste elenco ele está no governo como independente.

  30. felapinton

    24 de Agosto de 2010 as 17:08

    sua exelencia patrice e com muita alegria em saber k conseguiu esta pasta agora o povo deu o senhor a xance de trabalhar e punir todos k fizeram os k fazem actos de furtos para comprar carror de luxo construir palacios com bem do pais .
    apoio 100/cento o senhor Arlindo Borjas.

  31. jp

    24 de Agosto de 2010 as 17:35

    Estes senhores que apelidam-se de “pleto” e “osama bin Laden” que utilizam este espaço para lançarem a anarquia e a desordem ainda não perceberam que só se consegue ter exito na vida comunicando bem. E como devem ser pessoas muito ultrapassadas reagem a mal a tudo o que for opinião contrária e construtiva…. pena que as suas intervenções só servem para empobrecer este rico fórum…… passem bem !

    • Pleto

      24 de Agosto de 2010 as 23:29

      jp nao fique nervoso, nao existe unanimidade na democracia, por isso,nao podemos concordar com tudo.Cada um tem o seu ponto de vista.

      É bonito escrever português correctamente mas nesse forum, o tema principal é o nosso STP.Por isso, cada um expressa a sua maneira com alguns erros sem dúvida mas isso nao é relevante,importante é passar a mensagem.
      Eu perbebo bem a mensagem que cada um tenta passar nesse forum, com erros ou sem erros e também sei que muitos cometem esses erros por vários factores(natural).

      Jp está armado em prof de Português? Nao estou preocupado com o português mas sim com o STP.
      Fui

  32. Edgar Lima

    24 de Agosto de 2010 as 17:47

    Ora bem..toda sorte para o novo governo
    Mais tenho a certeza se tivessemos um Presidente como Alberto Joao Jardim Da Madeira e um Primeiro Ministro como Marcelo Ribeiro de Sousa-o cofre nao estaria vazio e o Pais entrava nos eixos ou melhor na linha-Tenho a certeza absoluta..Thanks

  33. Miná di Céliví

    24 de Agosto de 2010 as 17:51

    Cofre está vazio?!
    Óoh!Quem foi que comeu dinheiro?
    Dr., o cofre só esteve cheio em 75(isto é!).
    Desde 91 até então, só têm esvaziado os cofres… gastam-se tanto com “banhos” e recorrem-se aos cofres para a recuperação dos gastos?!
    Naada!agora, é trabalhar pra enchê-los, pra quando sair, o outro não vir dizer o mesmo!
    UNIDADE- DISCIPLINA- TRABALHO ça kwa cu nón mêçê!

  34. Misercordia

    24 de Agosto de 2010 as 19:15

    Senhor Ministro da Educação por favor mande o LAILY COSTA pra casa , e esse desejo é unanime entre os bolsistas. COMO PÔDE ELE, QUANDO NA VERDADE SER NOSSO REPRESENTANTE, E SABIDO DAS NOSSAS DIFICULDADES NO BRASIL COM ESSA BOLSA QUE PASSA SEIS A NOVE MESES SEM RECEBER, E SABENDO QUE BRASIL DA UMA AJUDA DE CUSTO PRA QUEM ESTA PASSANDO NECESSIDADE,MANDAR O NOME DAS PESSOAS DIZENDO QUE NÃO PRECISAMOS DE AJUDA QUANDA NA VERDADE PASSAMOS TODO ESSES TEMPO SEM ALGUM DINHEIRO. SERÁ POSSIVEL ISSO, GENTE SERÁ POSSIVEL ISSO, ME DIGAM SÓ , COLEGAS NÃO PODEMOS FICAR INDIFERENTE A ESSA SITUAÇÃO , NÃO PODEMOS TEMOS QUE FAZER ALGUMA COISA, E AGORA APARECE ESSA NOTICIA DIZENDO QUE COFRE DE ESTA VAZIO

  35. Antonio Amado Vaz

    24 de Agosto de 2010 as 20:12

    “Novo governo herda cofres vazios”
    Oque^?

    Zero?

    Quantos afinal?

    Como e’ possivel, sobretudo, com todo esse dinheiro que foi posto a disposicao pela Organizacoes Internacionais?
    ????????

    Nao acredito neste Primeiro Ministro, Patrice Trovoada!!!

    Se o dinheiro foi roubado, entao o Tribunal de Contas tem que comecar uma investigacao profunda!

  36. Keep Out

    24 de Agosto de 2010 as 23:16

    Por qué le dicen Dr a Patrice Trovoda?
    Temos q deixar de isso de Sr Dr!!!
    Temos q deixar isso de tanta gravata!!
    O que queremos sao pessoais q queram trabalhar!!!
    É uma lastima tudo isso!!!
    Sinceramente ja nao creo na mudança em STP!!
    So mesmo ver para creer!!!

  37. OI!!!

    24 de Agosto de 2010 as 23:25

    JAKADOXI, tem toda razão…agora quero saber para onde foram a bolsa de cerca de 20 alunos que não receberam?

  38. Angolar

    25 de Agosto de 2010 as 0:13

    Não estou certo, mas diria que é Marcelo Rebelo e Sousa em vez de Marcelo Ribeiro de Sousa.
    Mas esse também não me parece dos melhores. Fala bem. Sabe de tudo. Tem opinião em todas as áreas, mas não me convence.

  39. Antonio Nilson M. do R. A. Vaz

    25 de Agosto de 2010 as 1:44

    Novo governo herda cofres vazios?
    Nao iremos aceitar ninguem por os “dedos nas vistas” do povo Sao-tomense, de novo!
    Eu disse-vos!!! Ja sabia que ele iria aldrabar o povo. Sao fintas—nao podemos cair nessas tacticas!

    Eu sou natural de Conceicao-Sao Tome, com mais de 30 anos de idade. Trabalhei no Ministerio da Justica de STP, e nas numa Missao de Paz das Nacoes Unidas. O animo e vontade de ver STP melhor esta no meu sangue!

    Com Guerra ou nao, eu ponho-me em desposicao do povo Sao-tomense nessa luta contra corrupcao. Ele disponho de condicoes legais para enfrentar os corruptos em Sao Tome e Principe. Informei o Conselho de Seguranca das Nacoes Unidas, o governo Americano, Uniao Africa, a Uniao Europeia, e outros instituicoes internacionais, e alguns paises sobre a situacao gritante em STP. Pedi investigacao sobre anarquia generalizada em STP, os roubos, desvios de fundos, escandalos financeiros, violacoes e abusos de direitos humanos, supresao de press e liberdade de expressao em Sao Tome, perseguicao de Jornalistas, etc. Os Orgaos de Soberania de STP tambem receberam meu pedido de inquerito. O que tudo indica e’ que de facto o CRIME foi cometido. Autoridade do Estado Sao-tomense e o governo Sao-tomense te^m obrigacao por norma legal de averiguar e fazer justi,ca. Nos queremos todo dinheiro que foi roubado DE VOLTA!

    Como sera resolvida essa questao? Nao poderemos dar um passo face a essa publicacao de facto pelo novo governo.

    Quem roubou o povo Sao-tomense deve se exclarecer e devolver o montante!
    A partir desse momento, nao havera nenhuma tolerancia em termos de ma gestao de coisa publica. As contas publicas te^m que estar em dia. Como e’ possivel um pai’s funcionar dessa maneira sem ordem?

    Eu ponho-me a disposicao do povo Sao-tomense porque tenho tudo requisito legal para defender qualquer acto patriotico em defesa do bem do povo. AS COISAS AZEDARAM COM ESSE ANUNCIO sobre o estado e condicoes financeiras de STP feito pelo actual Primeiro Ministro de STP, Patrice Trovoada!

    Assim nao vai dar. Temos evidencia que STP recebeu muito dinheiro recentemente:
    Onde entrou o dinheiro de venda da ENCO?

    Onde entrou todo esse dinheiro proveniente de ajuda de Taiwan?
    Oferta Japonesa? Ofertas e imprestimos provinientes de Angola?
    STP Trading? Loan from Brazil? Dinheiro imprestado d’ Uniao Europeia? Contracto de Pesca? Os impostos cobrados?

    Queremos numeros concretos para que possamos averiguar com os dados concretos! Numeros e detalhos! Numeros e detalhos: Contabilidade, Estatistica, e dados Macro-economicos e Micro-economicos de STP e’ o que queremos!

    http://www.telanon.info/economia/2010/05/19/3989/banco-mundial-mobilizou-23-milhoes-de-dolares-para-sao-tome-e-principe-nos-ultimos-3-anos/

    http://www.telanon.info/economia/2010/03/02/2701/fmi-desbloqueou-570-mil-dolares-referente-a-segunda-tranche-do-acordo-financeiro-de-cerca-de-4-milhoes-de-dolares-a-favor-de-sao-tome-e-principe/

    http://www.telanon.info/economia/2008/10/10/468/bad-desbloqueia-9-milhoes-de-dolares-para-ajudar-sao-tome-e-principe/

    http://www.telanon.info/economia/2010/05/25/4089/relatorio-balanco-do-fmi-sobre-a-situacao-macro-economica-de-stp/

    http://www.telanon.info/economia/2010/03/18/2792/uniao-europeia-financia-projecto-descentralizado-de-seguranca-alimentar/
    Onde entrou todo esse dinheiro?

    Estou pronto para ajudar o povo Sao-tomense na Guerra/luta/desafio (struggle) contra corrupcao! Sem tregua!

    Uma Economia forte e em crescimento depende de muitos factores. O essencial e’ a honestidado na gestao. Segundo e’ que os Tribunais e as cadeias funcionem bem e culpados; todos ricos, pobres, ou os privelegiados nao estajam acima da lei. Outros factores: laissez-faire capitalismo sem fiscalizacao forte, sem impostos, e sem taxas de credito, em combinacao, e’ obviamente dificil fazer-se crescer Economia, sobretudo a de STP. STP quase que nao produz. “Per capita income” esta totalmente distorcido. Sem procura e sem oferta como sera efectuado o comercio? Temos que definir uma estrategia mais coerente!
    Vamos a defesa do patrimonio nacional e a defesa do povo Sao-tomense contra corrupcao e contra anarquia generalizada. Temos que por a casa em ordem!
    Novo governo nao esta muito serio. Eu nao acredito no Patrice Trovoada! E’ Patrice Trovoada um grande mentiroso?

    Rafael Branco, Carlos Tiny, Fradique de Menezes, e outros te^m que fazer depoimentos! Eles, e outros que que fizeram parte na Administracao do Estado te^m que prestar contas!!!!!!! O novo governo deve fazer um INQUERITO sobre o dinheiro do povo; apontar “Special Prosecutors” to investigate and come up with indictments!!!

    O que a vontade popular de adultos homens, mulheres, idosos, e criancas Sao-tomense desejarem, tenho certeza que cidadaos Sao-tomenses de boa vontade coloborara nesta luta!

    Meu Contacto e’ o seguinte:

    Antonio Nilson Menezes do Rosario Amado Vaz
    Caixa de Correio (endereco):
    1728 Ocean Avenue # 131
    San Francisco, California 94112
    Estados Unidos de America
    E-mail: antoniovaz_scc@yahoo.com

    Essa situacao tornou-se algo pessoal—e e’ muito serio!!! Nao estamos a brincar!!! Este e’ ultimo aviso!
    Nos todos, UNIDOS, temos que combater essa gente (gatunos, corruptos, traidores da patria)! Eles continuaram a destruir o nosso pai’s. Temos que fazer alguma coisa que causa impacto e chama atencao a nivel internacional! Temos que tomar medidas!

    • Arlindo Borja

      25 de Agosto de 2010 as 17:01

      Não entendo como é possível que os milhões de dólares e euros que o governo de Rafael Branco recebeu da comunidade internacional em 2009/2010 tinham acabado nos cofres do estado assim como a venda da ENCO e os impostos cobrados.
      Vi muitos comentários nesses fóruns e posso imaginar que alguns estariam de acordo comigo no sentido de que o governo cessante utilizou esse dinheiro para viajar, comprar carros novos e com outros gastos desnecessários para o país. Portanto má gestão de bens pública. Devem ser punidos, Tribunal de Contas deve funcionar.
      Desde o inicio da independência podemos dizer que a má gestão de bens públicos e tomada de decisões erradas de sucessivos governos levou ao estado de anarquia em que se encontra o país. Não podemos criticar somente o único governo, devemos sim, é reflectir sobre os 30 e tal anos de independência de STP.
      Meus carros, durante os 15 anos do mandato do Sr. Pinta da Costa, podemos dizer que STP não desenvolveu, não se fez absolutamente nada, sempre governaram na óptica de roubar ao povo (roubar os cofres de estado), durante esses 15 anos, aqueles governantes podiam fazer algo para aquela terra, mais não fizeram, tiveram sempre a mentalidade da célebre expressão que caracterizou aqueles governantes 1º eu, 2º eu, 3º eu, 4º eu e 5º é para o povo. Com essa forma de pensar vocês acham que o país podia desenvolver? Claro que não, sempre fomos maltratados pelos nossos sucessivos governos durante esses 15 anos.

      Com a vinda da Democracia na década de 90, o Sr. Miguel Trovoada e companhia fundamentalmente os dos governos nunca pautaram com uma política clara pró desenvolvimento. Exemplo disso, Sr. Miguel durante esses 10 anos dissolveu vários governos, nunca um governo naquela época durou no poder 2,5 anos. Essa é a razão do mal de STP, a população analfabeta que contenta com pouco (100.000 dobra para votar nesses desgraçados) sempre apoio aqueles desgraçados. Me lembro que o governo do Posser em 2000, tinha comprado Laguna, vocês se lembra…essa forma de pensar em comprar viatura em STP não é de agora, me lembro que na altura esses carros eram o ultimo modelo e que custaria uma fortuna, no entanto eles compraram sem importar qual seria o impacto financeiro que isso teria. Poderia seguir ainda….
      O mesmo sucedeu na década de 2001/2011, eles nunca pensam para o desenvolvimento do país. Quando aparece uma ajuda financeira internacional, outros não dormem de tanto pensar de como poderia fazer para roubar esse dinheiro, claro, ninguém é punido caso GGA, ajuda alimentar do Japão, entre outros casos sucessivos.

      Me lembro perfeitamente que numa reunião sobre os SAFE no ministério das Finanças, um dos directores na altura disse que se não lhe pagarem ele nunca mais apareceria naquela reunião e não ajudar em nada…isso me espantou porque como é possivel um director pensar assim, o estado lhe paga para trabalhar e não para estar a passear. Trabalhar seria ir a uma formação, estar presente numa reunião ministerial. Será que essa forma de pensar vamos para algum lado? Que o governo deve lhe para ir a uma reunião ou um seminário interno. Meus amigos, essa mentalidade que os directores, os técnicos têm devem acabar, si vamos a uma formação interna é para o nosso beneficio próprio e claro ser mais produtivo no posto de trabalho., si vamos a uma formação é porque devemos acatar de instrumentos e aportar melhoria para a nossa gestão , por isso acho que o Sr. Patricio tem muito que fazer, e espero que ele faça isso, sancionar os ladrões e preguiçosos, vamos trabalhar para o desenvolvimento, sei que muitos fazem comentários para mal, devemos criticar e também colocar soluções, para serve a critica sem soluções? Pensem nisso.
      Fui.
      AB

    • António Veiga Costa

      27 de Agosto de 2010 as 21:01

      Bonito brado, só lamento que o Sr. tenha se mantido mudo durante esses últimos 10 anos.
      Foi preciso uma estrangeira começar a gritar contra algumas figuras fortes do país e mostrar o fio da meada da corrupção, no caso STP Trading, para os “valentes” santomenses tomarem coragem e começarem o ciclo de denúncias.
      Brava brasileira.

  40. Antonio Nilson M. do R. A. Vaz

    25 de Agosto de 2010 as 1:49

    Novo governo herda cofres vazios?
    Nao iremos aceitar ninguem por os “dedos nas vistas” do povo Sao-tomense, de novo!
    Eu disse-vos!!! Ja sabia que ele iria aldrabar o povo. Sao fintas—nao podemos cair nessas tacticas!

    Eu sou natural de Conceicao-Sao Tome, com mais de 30 anos de idade. Trabalhei no Ministerio da Justica de STP, e nas numa Missao de Paz das Nacoes Unidas. O animo e vontade de ver STP melhor esta no meu sangue!

    Com Guerra ou nao, eu ponho-me em desposicao do povo Sao-tomense nessa luta contra corrupcao. Ele disponho de condicoes legais para enfrentar os corruptos em Sao Tome e Principe. Informei o Conselho de Seguranca das Nacoes Unidas, o governo Americano, Uniao Africa, a Uniao Europeia, e outros instituicoes internacionais, e alguns paises sobre a situacao gritante em STP. Pedi investigacao sobre anarquia generalizada em STP, os roubos, desvios de fundos, escandalos financeiros, violacoes e abusos de direitos humanos, supresao de press e liberdade de expressao em Sao Tome, perseguicao de Jornalistas, etc. Os Orgaos de Soberania de STP tambem receberam meu pedido de inquerito. O que tudo indica e’ que de facto o CRIME foi cometido. Autoridade do Estado Sao-tomense e o governo Sao-tomense te^m obrigacao por norma legal de averiguar e fazer justi,ca. Nos queremos todo dinheiro que foi roubado DE VOLTA!

    Como sera resolvida essa questao? Nao poderemos dar um passo face a essa publicacao de facto pelo novo governo.

    Quem roubou o povo Sao-tomense deve se exclarecer e devolver o montante!
    A partir desse momento, nao havera nenhuma tolerancia em termos de ma gestao de coisa publica. As contas publicas te^m que estar em dia. Como e’ possivel um pai’s funcionar dessa maneira sem ordem?

    Eu ponho-me a disposicao do povo Sao-tomense porque tenho tudo requisito legal para defender qualquer acto patriotico em defesa do bem do povo. AS COISAS AZEDARAM COM ESSE ANUNCIO sobre o estado e condicoes financeiras de STP feito pelo actual Primeiro Ministro de STP, Patrice Trovoada!

    Assim nao vai dar. Temos evidencia que STP recebeu muito dinheiro recentemente:
    Onde entrou o dinheiro de venda da ENCO?

    Onde entrou todo esse dinheiro proveniente de ajuda de Taiwan?
    Oferta Japonesa? Ofertas e imprestimos provinientes de Angola?
    STP Trading? Loan from Brazil? Dinheiro imprestado d’ Uniao Europeia? Contracto de Pesca? Os impostos cobrados?

    Queremos numeros concretos para que possamos averiguar com os dados concretos! Numeros e detalhos! Numeros e detalhos: Contabilidade, Estatistica, e dados Macro-economicos e Micro-economicos de STP e’ o que queremos!

    http://www.telanon.info/economia/2010/05/19/3989/banco-mundial-mobilizou-23-milhoes-de-dolares-para-sao-tome-e-principe-nos-ultimos-3-anos/

    http://www.telanon.info/economia/2010/03/02/2701/fmi-desbloqueou-570-mil-dolares-referente-a-segunda-tranche-do-acordo-financeiro-de-cerca-de-4-milhoes-de-dolares-a-favor-de-sao-tome-e-principe/

    http://www.telanon.info/economia/2008/10/10/468/bad-desbloqueia-9-milhoes-de-dolares-para-ajudar-sao-tome-e-principe/

    http://www.telanon.info/economia/2010/05/25/4089/relatorio-balanco-do-fmi-sobre-a-situacao-macro-economica-de-stp/

    http://www.telanon.info/economia/2010/03/18/2792/uniao-europeia-financia-projecto-descentralizado-de-seguranca-alimentar/
    Onde entrou todo esse dinheiro?

    Estou pronto para ajudar o povo Sao-tomense na Guerra/luta/desafio (struggle) contra corrupcao! Sem tregua!

    Uma Economia forte e em crescimento depende de muitos factores. O essencial e’ a honestidado na gestao. Segundo e’ que os Tribunais e as cadeias funcionem bem e culpados; todos ricos, pobres, ou os privelegiados nao estajam acima da lei. Outros factores: laissez-faire capitalismo sem fiscalizacao forte, sem impostos, e sem taxas de credito, em combinacao, e’ obviamente dificil fazer-se crescer Economia, sobretudo a de STP. STP quase que nao produz. “Per capita income” esta totalmente distorcido. Sem procura e sem oferta como sera efectuado o comercio? Temos que definir uma estrategia mais coerente!
    Vamos a defesa do patrimonio nacional e a defesa do povo Sao-tomense contra corrupcao e contra anarquia generalizada. Temos que por a casa em ordem!
    Novo governo nao esta muito serio. Eu nao acredito no Patrice Trovoada! E’ Patrice Trovoada um grande mentiroso?

    Rafael Branco, Carlos Tiny, Fradique de Menezes, e outros te^m que fazer depoimentos! Eles, e outros que que fizeram parte na Administracao do Estado te^m que prestar contas!!!!!!! O novo governo deve fazer um INQUERITO sobre o dinheiro do povo; apontar “Special Prosecutors” to investigate and come up with indictments!!!

    O que a vontade popular de adultos homens, mulheres, idosos, e criancas Sao-tomense desejarem, tenho certeza que cidadaos Sao-tomenses de boa vontade coloborara nesta luta!

    Meu Contacto e’ o seguinte:

    Antonio Nilson Menezes do Rosario Amado Vaz
    Caixa de Correio (endereco):
    1728 Ocean Avenue # 131
    San Francisco, California 94112
    E-mail: antoniovaz_scc@yahoo.com

    Essa situacao em Sao Tome tornou-se algo pessoal—e e’ muito serio!!! Nao estamos a brincar!!! Este e’ ultimo aviso!
    Nos todos, UNIDOS, temos que combater essa gente (gatunos, corruptos, traidores da patria)! Eles continuaram a destruir o nosso pai’s. Temos que fazer alguma coisa que causar impacto e chamar atencao a nivel internacional! Temos que tomar medidas muito agressivas!

  41. Digno de Respeito

    25 de Agosto de 2010 as 2:50

    Nada melhor que uma verdadeira sindicância. Por sinal,me parece ser geral e forma gradual. Seria má ideia uma vizitinha á EMAE?!?

    Aliás, com essa estratégia, talvês o futuro OGE terá numero reais perante as necessidades reais. O mais importante é saber por que caminho anda(ram) as “dobrinhas”. Se houver a política de coesão social, sobre o lema (UNIDADE-DISCIPLIA-TRABALHO) que vejo no Brazão nacional é provável que se possa remediar ou mesmo melhorar o cofre. Uma coisa é certa, nada se faz sem sacrifício. Trabalhar 7 ou 8 horas efectivas só produz efeito positivo para qualquer País que se sonhe alto. Há muitos meninos na roça ou mesmo nos luchans que continuam fazendo grandes caminhadas para se dirigirem ás respectivas escolas. E outros ainda nem fazem tal caminhada por dificuldade estrema das famílias que diáriamente labutam pensando no seu amanhã. Talvez seria a falta de transporte e ausência de vias de comunicação (acessos) adequadas. Nunca seria demais, se inteirar na realidade dos que residem á kilómetros das respectivas cidades.

    Com esse o sinal dado pelo PM, talvez teremos a oportunidade de termos dgnos representantes no futuro emi-ciclo santomense. Que os futuros representantes não se escudem na emunidade parlamentar e consigam dar mão á palmatória em caso de algum indício negativo. Só fica bem a imagem pessoal.

  42. Filipe Samba

    25 de Agosto de 2010 as 5:26

    Aproveito, o momento para desejar o novo elenco boa governamentação e mais transparência, na administração pública, conforme confere a Constituição do ´País.
    Como a Lei Magna.

  43. Filipe Samba

    25 de Agosto de 2010 as 5:39

    A maldade está em nós.
    O cofre está às moscas
    O Sr. Rafael estava com a mão na massa, lavou a sua camisa.
    O País está com a corda na garganta.
    O leite ferveu tanto que ficou em nada.
    Criar uma Comissão Interministerial, para análise e cobro da situação.

  44. hugo lima

    25 de Agosto de 2010 as 7:37

    Repito o que disse anteriormente não é novidade o cofre vazio,
    Novidade é se tivesse cheio.
    Mas o quer dizer vazio seco clakatá????
    ou existe valores insignificantes que não dá para nada????
    Quanto valor está no cofre do Estado ou seja nosso cofre é possível saber????

    Faça a diferença enche-o ou seja vamos enche-lo.

    Viva Dr Patrice, viva STP

    • Antonio Amado Vaz

      28 de Agosto de 2010 as 16:08

      Hugo Lima:
      Iras ficar completamente surpreendido, e se nao me falta o erro, desanimado, quando o “dossier” Patrice Trovoada e Afonso Varela sera revelado!
      Entretando, aprecio os teus pareceres e demonstracao de optimismo.
      Portanto, boa sorte!

  45. jp

    25 de Agosto de 2010 as 8:17

    Acho que não devem falar muito e serem mais objectivos…O Governo foi eleito para trabalhar e não fazer propagandas, se não perde-se muito tempo em coisas futeis !

  46. Guê Téla

    25 de Agosto de 2010 as 8:21

    De facto escrever e expressar bem em português não faz mal a ninguem e muito menos a imagem de nós os santomenses.
    Não me levem a mal.
    Obrigado

  47. moreno

    25 de Agosto de 2010 as 9:58

    da maneira como estao as coisas em STP pior nao ficara mais porque ja esta nos limites.creio que este governo deve assumir sem medo as suas responsabilidades e a sociedade civil tambem. sabemos todos que a corrupcao fez com que nao houvesse progressos em STP e uma das coisas prementes e lutar contra a corrupcao,lutar contra o enriquecimento ilicito,lutar contra os maus habitos que ja teem barba.fazer fiscalizacao seria com sustentos legais em instituicoes publicas sem ter como alvo as cores partidarias dos responsaveis das mesmas.STP hoje e uma terra de extremos , dum lado pessoas que teem uma vida de nivel altissimo e doutro lado pessoas com nivel baixissimo.Vi umas imagens de um comicio em STP que me causou uma certa tristeza , mas enfim e a situacao que temos- do lado da tribuna pessoas ostentando sinais de uma vida muito folgada exibindo conforto e bem estar e do outro lado o povo mostrando a sua miseria, de camisas rotas , criancas descalcas e triste. todos nos temos a nossa parte de culpa. agora e hora de vlutar pelo progresso, pelo desenvolvimento , pela convivencia , pelo respeito mutuo.estamos a tempo um bem haja

  48. Leopoldo Francisco Mariano (Pompilio)

    25 de Agosto de 2010 as 11:04

    Daniel, ter mais cuidado com os gasto so ? E os gatos ?

  49. Helves Santola

    25 de Agosto de 2010 as 11:36

    Apesar de ñ ter tempo para ler todos os comentários, dá para perceber q o povo está a querer ajudar o governo a fazer um bom trabalho, uns com opiniões sábias e outros com simples palavras de apoio…..espero que esta energia cheque até o palácio do governo! Abaixo os preguiçosos……..abraços!

    • Osama bin Laden

      25 de Agosto de 2010 as 12:00

      Ainda temos preguiçosos na assembleia da Republica. Na lista consta o nome de Albertino Bragança, mais foi por um fio que ele foi eleito, faltou quase para livrarmos desse senhor… Paciência fica para próxima.

  50. Helves Santola

    25 de Agosto de 2010 as 11:47

    Obrigado pelo link!

  51. Madalena

    25 de Agosto de 2010 as 16:10

    Esta noção de independente não cola. Eu sei e tu sabes, nós sabemos tudo desse país. É muito dificil ter independentes no Governo!!Respeito as opiniões em contrario.
    Eu não teria independentes, tantos assim no Governo!! Eu!
    Mas não sou nada, por isso….
    Ora vejamos, temos de assumir as coisas com frontalidade, assumir a esfera de governação, o ideal do partido. Agora ja começo a entender o porquê que o ADI, não apresentou um programa de governação!! Só O PCD e MLSTP fizeram, tiveram o rosto!!.
    Se calhar estão agora a prepará-lo, esboçá-lo para leitura na tomada de posse no dia em que os deputados vão ao parlamento removar mais um mandato. É tarde! Antes tarde do que nunca.

    • António Veiga Costa

      27 de Agosto de 2010 as 21:11

      Senhor Madalena, continua recalcado com a derrota???
      enquanto o Sr esperneia de raiva o povo se gloria com o coração cheio de esperanças. Sentimentos que não sentiam a várias décadas.
      VIVA A RENOVAÇÃO! VIVA A MUDANÇA!
      Abaixo os Madalenas da vida, sempre contra tudo e contra todos.

  52. BLAGA PENA

    25 de Agosto de 2010 as 18:36

    Oi Pompilio, faz tempo, andas a onde, e o que e feito de ti?
    olha, o cofre do estado ficou vazio, mesmo com a STP Training, docas, GGA,massa do governo de Marrocos,venda de Enco. E em que situaçao estao as antigas casas das empresas agricolas, se calhar o Bidao e o Rafael Branco sabem

  53. juary carvalho:

    26 de Agosto de 2010 as 5:19

    sua excelencia,, ainda podemos superar tudo,paralem de controlar os fucionarios dos estados nas empresas, tambem nao podemos esquecer de controlar o nosso cacau, e cafe nas grandes antigas empresas, isso tambem vai nos ajudar muito, vamos lavar a casa completa, nao deixar nenhum lixo atraz da porta.

    • baga tela

      26 de Agosto de 2010 as 18:53

      concordo perfeitamente com Juary Carvalho.As terras devem ser trabalhadas pelo povo,e nao ser distribuidas pelos Politicos para construir as suas quintas com o apoio que os Paises exstrangeiros dao ao povo.Forca senhor Patrice Trovoada.

  54. Polvo Paul

    26 de Agosto de 2010 as 14:32

    O eng. Tony Aguiar e’ coordenador do GIPA (Gabinete para controlar todos projectos de Porto e Aeroporto de STP) junto ao ministro de Obras Publicas, em nome da SOCOGESTA. O eng.Tony nao e’ funcionário do estado mas sim, da SOCOGESTA, uma empresa privada que gere os projectos para o estado santomense. Outros membros dessa empresa, e’ dr. Felinto Costa Alegre, eng. Norberto Costa Alegre, etc…. O governo de STP esta’ amarado nas maos destes senhores. Eles e’ que gerem os projectos ligados ao porto e aeroporto. Convencem o governo a formar a máfia intelectual e assim ficou. O ridículo ainda e’ que o Felinto era conselheiro jurídico do ministro Delfim Neves e outros ministros do PCD e ao mesmo tempo e’ dono da SOCOGESTA que gere os projectos de porto de aguas profundas e desenvolvimento do aeroporto. Isto ainda não e’ conflito de interesses? Em vez de colocar tuno nas mãos de uma só família privada, acho que devia ser o governo de STP a gerir o projecto de águas profundas e aeroporto através do seu ministro encarregado. Simples. Em vez de criar o saco azul

    2) Os salários do membros de SOCOGESTA/ GIPA são altíssimos e em Euro. Ate há cidadãos e deputados de partidos como MLSTP que no fim de cada mes vão ao ministério receber salários (2000-3000 euros) naquele gabinete de Tony Aguiar, para fechar a boca. As pessoas não trabalham mas vão lá receber salário altíssimo em euro. Neste andar nunca haverá nenhum porto de águas profundas perante tamanha corrupção. Haverá’ talvez porto de aguas xelele’ no cofre de estado.

    3) Falando de transparência, olhem só que tipos de viaturas do eng. Tony e do dr Felinto? Não e’ por coincidência. Toda gente agora tem que ter carro melhor ou igual ao dos ministros. Acho que uma sindicância no processo de águas profundas, SOCOGESTA, GIPA deveria começar por fazer melhor sentido do que exigir apenas ao Patrice Trovoada a revelar as suas contas bancárias.

    4) Espero que o ministro actual tenha coragem de desmantelar a rede que tem no seu ministério a começar por alguns funcionários que estão lá mais perto dele. Sr. Ministro analisa os salários por favor, sua origem e suas aplicações e com uma lupa forte. Boa sorte.

    Autor: Fernando Magalhaes Santana

    • moreno

      27 de Agosto de 2010 as 8:24

      Caro amigo
      Pelo que expoe creio eu estar muito seguro.Estou de acordo consigo nunca havera porto de aguas profundas.Sao essas jogadas que ha que por fim , sao jogadas dessas que de um lado so benefeciam a meia duzia de oportunistas e que de certa maneira o ministro de tutela recem empossado tera que ter as coisas no sitio para combater … basta

  55. INCOMODADO COM ISTO

    26 de Agosto de 2010 as 15:20

    POIS É ISTO QUE ME INCOMODA
    É UMA VERGONHA ESTAS DECLARAÇÕPES DO SENHOR 1º MINISTRO, ENTÃO PORQUE QUE FOI BUSCAR PARA O CARGO DE MINISTRO DAS FINANÇAS E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL O SENHOR DR. AMERICO RAMOS HOMEM QUE TINHA NAS SUAS MÃOS TODO O CONTROLO DA VERBA EM S.TOMÉ E PRINCIPE ENQUANTO OUCUPAVA O CARGO DE DIRECTOR DO ORÇAMENTO E DEPOIS AINDA VEM DISER QE ESTE HOMEM NÃO É DO NOSSO PARTIDO MAS SIM FAZ PARTE DO GRUPO DA SOCIEDADE CIVIL QUE EU FOI BUSCAR PARA O MEU ELENCO GOVERNAMENTAL.
    BOM MINISTRO SEM CAPACIDADE DE CRITICA !!!!!
    AVER VAMOS

  56. liberal

    26 de Agosto de 2010 as 15:45

    Gente!! perguntem ao ministro das finanças porque é que os cofres estão vazios! Nenhum tostão saía dos cofres sem assinatura dele que era director do Tesouro! Se está vazio ele colaborou e se calhar comeu uma parte.

    Ponham fora a ele que é infiltrado!!

  57. Castigo

    26 de Agosto de 2010 as 16:07

    Convivi 5 anos com santomenses na faculdade onde me formei em Portugal. Eles eram o grupo mais pequeno dos PALOP mas deixem me dizer que era o mais conflituoso no sentido de que nao se entendiam entre eles, quando entendessem nao se falavam entre si, discutiam por tudo e por nada, nao demonstravam afecto entre si, etc. Para dizer que os politicos santomenses ate podem ser maus, mas o populaçao em si tem o habito de mostrar cartao amarelo ou vermelho muito antes do inicio do jogo. Por exemplo, nao acredito que ate Dezembro de 2011 estes jovens agora no poder continuarao nas graças do povo. Desculpem me a intromissao mas os irmaos santomenses devem cultivar mais o amor pelo proximo.

    • BLAGA PENA

      27 de Agosto de 2010 as 15:23

      Não me parece assim pelo contrario, isso é como tudo, os meus colegas de santarem tambem divirgiam-se com os de lisboa, o problema não esta aqui, nos não aceitamos desafores de ninguem e somos muito criticos e frontais o que muito nao têem, por isso adoro ser santomense

      • António Veiga Costa

        27 de Agosto de 2010 as 21:21

        Santomenses são frontais??? E o lema, tão difundido por aqui: “santomense nunca diz o que pensa”?

        • Pleto

          1 de Setembro de 2010 as 12:07

          1- Santomense gosta de disse que disse, melhor dizendo fala atoa (como todo mundo).

          2- Faz julgamentos antes de ter certeza (como todos mundo)

          3- Nem todo santomense é frontal, muitos baixam a cabeça para alguem “superior” a eles. O exemplo disso, ve-se no nosso país.

          4- Santomense é complicado por natureza, especialmente os chamdos “Forros”.

          5- Santomense nao é muito humilde, raramente reconhece o seu erro.

          6- Santomense tem muita inveja de Santomense.

          Sou Santomense com muito orgulho,tudo isso faz parte da nossa identidade cultural,temos que viver com isso.Todo povo tem a sua identidade, nós somos assim.

          • Ze Mulato

            11 de Setembro de 2010 as 19:32

            Pleto diz, entre outros pontos que apresenta, o seguinte: “4- Santomense é complicado por natureza, especialmente os chamdos “Forros”.”

            Pleto! Atacaste um grupo étnico especifico quando dizes “especialmente os chamdos “Forros.”” Temos varios grupos étnicos em Sao Tome e Principe. Em cada grupo, existe bons e maus indivíduos.

            A tua análise não esta em proporção!

            O assunto sobre os “Santomense é complicado por natureza,” de que se trata sobre isso, vem de muitos anos desde a descoberta das ilhas, colonizacao, independencia, democracia, e ate o momento mais recente.

            Dependemos muito de Portugal. Santomenses sempre ficaram dentro do “buraco” enquanto os Cabo-Verdianos sempre procuraram novos horizontes. Por exemplo, pode-se contactar que os Cabo-verdianos sao mais unidos por questao cultural e de sobrevivencia—expandiram-se em todos continentes, e aprederam com diversidades por isso e outros motivos, sao muito mais unidos… Santomense, todavia, na diaspora, era Gabao, Luanda, Lisboa, muitos estudantes formados nos paises Comunistas/socialistas, e poucos estudaram em alguns paises do Ocidente e que regressaram a “casa” pos-formacao. Santomenses precisam de mais intrucao e melhor educacao!

            Falando sobre intrucao e educacao, os chamados “Mulatos,” EM MAIOR NUMERO, destruiram a Economia de Sao Tome e Principe, com roubos, corupcao, escândalos financeiros, e desvios de fundos do Estado– dinheiro de Sao Tome e Principe, seria melhor usado na educacao e instrucao dos Santomenses a varios nivies, esse dinheiro, pelo contrario, foi depositado nos bancos Europeus, “offshore accounts.” Mulatos roubaram Sao Tome e Principe muito mais do que qualquer grupo etnico em Sao Tome e Principe! Sao os “Mulatos” traidores da patria Africana? Claro que nao farei esse tipo de argumento de modo nenhum, ao contrario da observacao que fizeste sobre os Forros. Portanto, existem pessoas boas e pessoas desagradaveis em qualquer grupo, país, ou continente. Pleto, seria mais produtivo, da tua parte fazer distinção de uma forma mais prudente, minuciosa, e coerente.

            Todos somos patriotas, incluindo os Forros, Mesticos, etc. Existem alguns que nao prestam e outros que merecem merito e reconhecimento porque demonstraram integridade ao longo dos anos.

            Amor e Solidareidade para com os Forros Santomenses!

            Idéias preconcebidas do Pleto– mais um sinal de mediocridade…(desequilibrado, direção oblíqua e cheio de preconceitos).

            Atencao e intervencao profissional psicológica e instrucao sobre Historia de Sao Tome e Principe e de Africa, recomendada para Pleto…. Se e’s Santomense nao é necessário repitir “Sou Santomense…” varias vezes! Seras que realmente Santomense?

            Tenho intencao de abrir os olhos dos Santomenses 🙂 desejo progresso economico e desenvolvimento geral na minha terra querida.

    • Rui Jorge Santana

      27 de Agosto de 2010 as 16:55

      Cari Castigo, realmente do universo dos PALOP os santomenses são um povo muito complicado para não utilizar outro termo…
      Acho que de todos, os cabo-verdianos são os que mais valorizam a cidadania e zelam pela união, não importa onde estejam, prova disso é o sucesso que se verifica em Cabo Verde.
      Neste aspecto, pior do que os santomenses só mesmo os guineenses, isso mesmo pode-se contactar pelas informações que nos chegam através dos canais noticiosos. A desunião e conflitos sao de tal forma graves que o desenvolvimento da Guine Bissau só será possível com muito trabalho.

      As atitudes dos estudantes no exterior acabam por reflectir, de certa forma, o que se passa a nível interno nos respectivos países.

      Devemos seguir os exemplos dos cabo-verdianos e de cidadãos de outros países com elevado grau de cidadania que só nos fortalece e faz progredir.

  58. Castigo

    26 de Agosto de 2010 as 16:10

    EM TEMPO: Quem le os comentarios constantes deste blog pode me dar razao no que disse.

  59. Armindo Fonseca Dos Santos

    27 de Agosto de 2010 as 10:56

    Quando si diz que o cofre do estado está vazio,isto é já se prévia esta situação.Porque o estado não tem control das receitas arrecadada pelas instituições gerida pelo estado.Vejamos um exemplo.vais ao departamento dos cadastro para tratar das papeladas de um terreno que o estado te deu, pagas mas mão tens o recibo que comprova que pagaste o tal dinheiro pelo trabalho que eles prestaram.Isto é um dos caso ,existem muitos casos como este.

  60. Polvo Paul

    27 de Agosto de 2010 as 11:11

    Socoroooooooo, Príncipe está a tornar uma Republica da família Cassandra………

    Carlos Cassandra Director do Hospital do Príncipe, Rodrigo Cassandra Director da EMAE Príncipe, João Paulo Cassandra próximo presidente da Assembleia regional, To Zé Cassandra presidente regional.
    É caso para dizer que família Cassandra que está a mandar no Príncipe, mudança chegou para vocês, cuidado, Príncipe não é herança da vossa família.
    Tó Zé esta de parabéns foi para Príncipe para promover os seus familiares, que vergonha….
    Senhor Patrice, isso não é corrupção? toma medidas também naquela ilha antes que ele se transforma na república dos Cassandra.

  61. Universidade de S.Paulo

    27 de Agosto de 2010 as 15:37

    Qualquer dia na ilha do Príncipe vai ser implantado uma ditadura igual a da Guiné Equatorial a ilha está a governada por senhores que tem apelido Cassandra si não veja:

    Carlos Cassandra Director do Hospital do Príncipe,

    Rodrigo Cassandra Director da EMAE Príncipe,

    João Paulo Cassandra próximo presidente da Assembleia regional,

    Tó Zé Cassandra presidente regional.

    Tó Zé esta de parabéns, foi para Príncipe para promover os seus familiares, que vergonha….

    Com tudo isso não existe oposição na Assembleia Regional, o grupo dos preguisoços que Tó Zé Cassandra sustenta ganhou os 7 deputados que compõe a Assembleia Regional.

    A má boca anda a dizer que no Príncipe não se pose falar, porque os meninos de Tó Zé estão atentos aquilo que sai na boca das pessoas para informar o próprio Tó Zé, com esse andar aquela ilha que faz parte da nosso republica vai converter num bastião dos Cassandra.

    Triste é que estudei com muitos rapazes do Príncipe, verifiquei que eles são bastantes inteligentes, bons alunos mesmo assim o Presidente Tó Zé preferi trabalho com empíricos,

    Homem está preparar para trocar um jurista por um indivíduo que só tem 9º ano na Presidência do Governo Regional, acho isso ridículo.

    Viva STP
    Viva ilha do Príncipe

    Viva Brasil, minha segunda pátria

    Abaixo a ignorância

    • Jose Cristovao

      28 de Agosto de 2010 as 4:16

      Polvo Paul, quanto a mim, pouco incomoda se o Presidente Cassandra preenche certos da Administração Pública com pessoas ligadas a sua família, caso mereça a sua confiança.

      O problema que se põe é o seguinte: será que os seleccionados terão as devidas capacidades técnico profissionais para ocuparem os cargos para os quais foram nomeados?

      Acho que a população do príncipe não dever ser assim tão numero para se exigir uma diversificação muito alargada de nomes das pessoas que podem ocupar determinadas funções de estado.

      Posso estar enganado, para mim o que importa é que o Sr. Cassandra faça as melhores escolhas possíveis de modo a poder continuar a promover a melhoria das condições de vida da população do Príncipe, independente dos nomes dos que ocupam os cargos.

      Deixemos de brincadeiras que só contribui para a promoção de confusões e conflitos em pessoas menos preparadas para lidarem com determinado tipo situações o que é extremamente prejudicial.

      • OI!!!

        29 de Agosto de 2010 as 3:48

        Concordo contigo josé cristovao, em vez das pessoas fazerem uma critica mais construviva, acabam levantando polemicas que não tem nada a ver…o que tem a ver se cassandra ocupa tais pasta ou não, o que importa é que eles se priocupam em promover o desenvolvimento da ilha tanto como as pessoas que la residem…vcs sabem perfeitamente que se trata duma região com falta de pessoas, toda gente no príncipe é familia, apelido não quer dizer nada, eu por exemplo não tenho apelido cassandra, mas sou da familia cassandra, tanto como prazeres, mas no meu ponto de vista, tozé tem sido um exemplo de politico para STP, é bom que saibamos preservar isso e apaia-lo pela sua magnitude, pela sua virtude…

    • hugo lima

      28 de Agosto de 2010 as 8:36

      Atenção Príncipe, Atenção Príncipe.
      Não deixe que Tó Zé vire a ilha como a trinta cinco anos atrás.
      Senhor Primeiro Ministro contamos consigo

  62. Pescador de ilusão

    27 de Agosto de 2010 as 21:16

    Olha não me faça rir, Universidade de S.Paulo!!!
    Ja la foi vez dos Damatas, Prazese e Almeidas, agora vê se deixa os Cassandra em Paz…Só porque estamos a trabalhar bem…isso é um grande problema de nos os São Tomense, não gostamos de pessoas que gostam de trabalhar, de todos que fizeram parte do governo regional, toda gente sabe que o Tozé tem representado melhor a ilha…com o tozé no poder, muitos tiveram oportunidade de sair para fazer uma formação, até os funcionarios de baixa categoria tiveram suas oportunidade, coisa que jamais se viu no governo dos prazeres e dos D´Almeida…o senhor perdeu uma grande chanse de ficar calado antis vir aqui expor os cassandra…
    o senhor sabe perfeitamente que só os filhos dos damatas, prazeres e Almeidas saiam para estudar fora do País, mas com o novo governo liderado por cassandra, isso ja não tem acontecido, o fato é que todos tem o mesmo direito, ou seja direito de oportunidade iguais para todos…
    Fui….

  63. republicano

    28 de Agosto de 2010 as 11:44

    É necessário que se efectue auditória o mais urgente possível em todos cofres da administração pública.Responsabilizar a quem terá que ser responsabilizado e deixar de STP, (somos todos parentes).

  64. Antonio Amado Vaz

    28 de Agosto de 2010 as 16:21

    Temos que evitar GUERRA em Sao Tome e Principe a todo custo! Portanto, eu venho por este meio solicitar o seguinte:
    1) O Sr. Primeiro Ministro, Patrice Trovoada, que publicamente, demonstre a couragem e a seriedade ao fazer os seus bens; dinheiro e propriedades que e’ dono em STP e no exterior, serem posto aos olhos do povo Sao-tomense em publicacao no Diario da Republica! Para dar bom exemplo ao povo Sao-tomense, e que por conseguinte, os Minitros e Secretario, bem como alto funcionarios do Estado, e figuras publicas ponham informacao sobre os seus bens a disposicao do povo de STP. Todos te^m que demonstrar integridade! E’ extramente significante porem `a disposicao do publico toda riqueza que te^m; sejam elas conseguidas via roubo ou por trabalho arduo!

    2) Que Assembleia Nacional e os Tribunais reconhecam, e sobretudo, os deputados retirem Imunidade Parlamentar do Sr. Joaquim Rafael Branco e de todos outros deputados e outras individualidades, como Presidente da Republica, Fradique de Melo de Menezes, e muitos outros que suspeitamos serem gatunos e violadores de leis, abuso do poder, traicao a patria, e outras maldades que eventualmente serao ouvidos na Justica, que essencialmente deverao fazer prestacao de contas, depoimentos, e participarem na alegada investigacao dos actos criminais de roubo e ma gestao de dinheiro do povo.

    Ja dissemos “tolerancia zero” para com os roubos, corrupcao, anarquia, desvios de fundos, ma gestao de coisa publica e privada, rejeitamos escandalos financeiros, etc. Queremos progresso economico, disciplina, unidade, trabalho, honestidade, e justi,ca para todos. Queremos PAZ. Temos que evitar GUERRA em Sao Tome e Principe a todo custo! Quem avisa amigo/a e’…!

    Listen: We all must do the right thing for our nation and for our people! Revolution is always an option when people get fed up. I do not call for revolution myself, civil war, or any kind of war, but, I support the people’ decision to resolve the matter through civil or criminal due process to restore public fund back to the people. If corrupts are defiant, there is nothing else left but war (Guerra e Morte). Like I stated earlier, I do not call for it, but if the people of Sao Tome and Principe decide to defend State’ Properties via arms struggle and intensive fights to get Justice and Public Internal Order in right standing, and restore discipline e respect to public funds, then, I am with the people, side by side all the way—no doubt! I reject corrupt elite! I reject corrupt Authority of State! I reject corrupt government! There is legal reason (argument) to evoke war in STP by the people of STP that International Community will understand!

    Ultima nota: Em Sao Tome e Principe, neste preciso momento, vivemos num clima de tempestade, incerteza, confusao, chaos; State of Nature! O desafio esta na mesa—temos todos que fazer o nosso melhor para combater mediocridade e roubos! Esse desafio sera enfrentado em pacifismo ou em agitacao e mortes. A decisao, ultimante, esta nas maos dos gatunos e dos corruptos. O povo e’ tolerante ate’ certo ponto. Essa e’ a oportunidade que os malfeitores te^m para porem as “cartas na mesa” devolverem o que roubaram e pedirem perdao pelos erros cometidos no passado. E finalmente, prometerem ao povo Sao-tomense que no presente te^m que fazer o melhor com toda transparencia possivel e fiscalizacao isenta e estritamente verificada, e obviamente, nao havera roubos que “chocaram a consciencia” de uma pessoa civilizada, no Estado de Direito Democratico, no futuro.

    Antonio Amado Vaz

    Repare que quando participo na discussao, tento no maximo procurar solucoes, e apresentar ideias; boas ou mas, serao opinioes individuais de cada pessoa que entender o conteudo da mensagem. Prefiro desembarcar-me de discusos vazios que muitos fazem. Muitos discursos bonitos saiem de pessoas que nao fazem nada para o pais e nao deixam os outros fazerem. Porque^ glorificar discussos vazios, de cinicos e corruptos, sem algo concreto, sem objectivo collectivo, sem “eira nem beira?” Fico muito surpreendido com muitos Sao-tomenses obscures naquilo que e’ de interesse da nacao e interesse do povo em geral! Atitudes auto-destrutivas nao nos levaram a lado nenhum—porque os corruptos continuaram a roubar e destruir o pai’s com discursos bonitos, vazios, enfeitados com demagogia, com vocabularios complexos que todos nos na posse de dicionario em Portugue^s pode escrever, e sobretudo, Portugue^s que nao e’ uma lingua essencial para comercio `a nivel internacional—ficaria muito mais orgulhoso si estes grandes homens de grandes discursos vazios escrevem muito bem o nosso bonito dialecto; Forro, Angular, Tonga, lingua tradicional da Ilha do Principe, etc.

    Quando penso sobre a lingua Portuguesa, penso sobre o Massacre de 53, penso naquilo que o Salazar, Sr. Gorgulho e os seus aliados “pintaram manta” em STP, e sofrimentos que os nossos avos, bisavos, e treteavos, e outras geracoes tiveram passado naquele “terrorismo de escravidao” causados pelos Europeus em colaboracao com traidores nacionais Africanos causaram `a nossa gente….

    Temos duas (2) solucoes: PAZ ou GUERRA! Ponto final

  65. Humberto Santos

    30 de Agosto de 2010 as 0:53

    Caros compatriotas!
    Haja coragem e entendimento para discernirmos a questão principal do acessório, independentemente da nossa côr partidária ou da existência de familiares ou não no staff governamental. Apoiemos as boas inciativas do novo governo, de forma isenta, colaboremos com o nosso trabalho com rigor e profissionalismo para melhoria da produtividade nacional,critiquemos com responsabilidade quando houver qualquer acção governativa que acharmos inadequada. Quanto aos “cofres vazios”, caberá ao 1º Ministro, sem mais demoras, solicitar a sindicância em todos os sectores económicos do Estado, e dar a conhecer ao País e internacionalmente qual a verdadeira situação económica de STP, de forma a planificar com os possíveis novos parceiros de cooperação, o desenvolvimento do País. Por outro lado, deverão ser sancionados,caso se confirme, todos aqueles que tenham cometido actos de corrupção e desvios de bens públicos em proveito próprio. Só assim seremos respeitados e devidamente ajudados para o desenvolvimento. Haja calma , mas estejamos sempre de alerta…para o bem do nosso povo. A escolha feita pelos eleitores é sinal de que as nossas populações estão políticamente mais evoluídas. Bem haja o povo de S.Tomé e Príncipe.

  66. Hamilton Cabral

    30 de Agosto de 2010 as 14:37

    agora não é o momento ideal para andarmos a criticar uns aos outros.. é momento de unirmos e dar todo o nosso apoio ao Patrice, pq pelo que parece ele tem vontade de levar o país pela frente mas sozinho ele vai acabar como muitos que abandoram o navio para evitar o naufragio.

  67. Madalena

    2 de Setembro de 2010 as 12:07

    Se cofre esta vazio, o DGTesouro cessante deve explicar no parlamento, juntamente com a ministra das finanças o porquê?
    Eles são os únicos que sabem das finanças do país. O dinheiro para sair deve ter o aval do Tesouro, ele é quem autoriza o pagamento, com a ordem do Ministro.
    Então porquê que não se demitiu do cargo?
    Drº patricio, muda o discurso de cofre vazio, usa outra expressão e responsabiliza os seus autores, deixa de mandar pedradas na janela do outro.
    Eu sou do PCD renovador, daí (4)quatro anos seremos governo.

  68. Madalena

    2 de Setembro de 2010 as 12:18

    Senhor Moises, deixa-me responder-lhe.
    É normal. Em São mesmo estando muito doente, perguntas as pessoas: Como vai a tua familia, tia? Prima?
    resposta é: Está normal, normal.
    Não é nada normal, por exemplo o Director do Gabinete de Rafael Branco, ser ministro no actual governo, ou é normal?
    O Director geral do tesouro?
    Eu não tenho nada contra o dr Americo, acho-o boa pessoa, até trabalhou com a Drª Santa, salvo o erro.
    É minha convicção.
    Pronto não muda nada.
    Acho que respondi-lhe senhor drº Moises

  69. Zumbakuê

    13 de Setembro de 2010 as 14:34

    Depois de uma férias merecidas, cá estou de volta em busca das notícias do meu rico país S.Tomé e Príncipe.
    Tantas novidades. Mas o que mais me apraz é o facto de começar a ver medidas que os outros governantes não tiveram coragem de as tomar. O exº é o não cumprimento do horário laboral. Mas afinal esses funcionários acham que o dinheiro cai do céu? Não percebem que o horário quando foi feito é para cumprir?
    Em casa, não os querem cumprir, mas se emigrarem já cumprem e muitas vezes em trabalhos que nunca fizeram. Meus caros, para o bem da terra, todos temos que trabalhar e não pensar que o facto de terem um emprego, isso garante-lhes a estabilidade e a “chulice ” do estado.
    Muito bem srº Patrice. Para que o país desenvolva é necessário tomar medidas, doa a quem doer.E mais. Obrigar os que estão á sombra da bananeira a investigarem mais e reciclarem, pois o mundo está em constante evolução. Não basta mostrar o “canudo e dizer sou Drº ou Engº” . É necessário estar a par das evoluções do mundo.
    Como já tinha referido á uns dias atrás. Não basta dizer que sabe muito. É necessário fazer bem e melhor. Alguns conterrâneos também já referiram que estão com vontade de dar a sua colaboração para o desenvolvimento do país. Se são bons e têm provas dadas, não interessa a sua cor política, mas sim as suas competências. Só assim é que o nosso país andará ao mesmo passo de outros que bem conhecemos. Pobres, mas apostando nos recursos humanos internos e esternos (afinal somos todos filhos das ilhas).
    Hoje fico por aquí…..
    -Adêzuê.
    -Pássôô.
    -Munguêê
    -Antê amanhãâ..ôôô

  70. benz

    3 de Janeiro de 2011 as 9:08

    Olá
    Você está na necessidade de empréstimo? você está enfrentando problemas financeiros? você está tendo a noite sem dormir porque você não pode realizar seus sonhos. Entre em contato conosco: benzzachousloanfirm@gmail.com. hoje a sua oferta de empréstimo verdadeira e você é garantir que o seu empréstimo vai ser transferido para você no meio mais rápido para que você possa imaginar. Se você está interessado preencher o formulário abaixo e volte para nós o mais rapidamente possível

    Nome do candidato ……………….
    montante do empréstimo necessário ………..
    País …………………………
    O número de telefone ……………….
    Número de células …………………..
    Sexo ……………………………
    Duração do empréstimo …………………………
    Endereço ………………………
    Mensal de renda ………………
    Ocupação ………………….

    Inscreva-se
    Sr. benz

  71. debra morgan

    2 de Fevereiro de 2015 as 5:36

    Olá,
    Esta é informar o público em geral que a senhora deputada, Debra Morgan empréstimo credor privado tem abrir uma oportunidade financeira para todos na necessidade de qualquer ajuda financeira. Damos o empréstimo a 2% da taxa de juros para indivíduos, empresas e sociedades sob um termos e condições claros e compreensíveis. contacte-nos hoje por e-mail para: (morgandebra816@gmail.com)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo