Política

Governo não convive com a situação nas ruas de São Tomé

O Primeiro-ministro Patrice Trovoada, avisou que o seu governo não vai conviver com a situação de anarquia nas ruas da cidade de São Tomé. No entantochamou também a atenção para o facto de o executivo ter que responsabilizar pessoas cujos actos, acabaram por pôr em causa a execução de projectos de apoio social, que poderiam colaborar para evitar tais situações.

No que concerne a responsabilização, ao que tudo indica criminal de pessoas que terão postas em causa a execução de projectos que poderiam saciar as necessidades da população, e assim evitar que ela adoptasse posições anárquicas, o Primeiro-ministro, deu o exemplo das obras de vedação do aeroporto internacional, que foram vandalizadas pela população das redondezas.

Segundo Patrice Trovoada, a população das Praias Cruz, Gamboa e Loxinga vizinhas do aeroporto internacional, já deveriam ter água potável nos quintais. Facto que poderia evitar a actual situação em que a população se abastece de água potável no interior do aeroporto internacional. «Os governos anteriores contactaram uma empresa no caso a petrolífera Addax Petrolium que pagou para se fazer a adopção de água naquela zona. O dinheiro foi pago mas não há resultado. É verdade que precisamos vedar o aeroporto internacional para não continuar na lista negra Já tivemos dinheiro para por águas nas praia loxinga, Gamboa e Cruz. Onde é que foi esse dinheiro? Porque é que a obra não foi realizada? É o que gostaríamos de saber», declarou Patrice Trovoada.

Por isso o Chefe do Governo acrescenta que «em algumas situações vamos recorrer ao historial e responsabilizar as pessoas», sublinhou. As pessoas alegadamente implicadas na angariação e na utilização dos fundos da petrolífera Addax que deveriam levar água para as comunidades vizinhas ao aeroporto, poderão assim estar em maus lençóis.

Patrice Trovoada, avisou que a reposição da autoridade do estado é fundamental. A vedação do aeroporto é para ser feita, como também a situação de venda anárquica que voltou a dominar a capital do país, não é aceitável. «O governo não aceitando conviver com esta situação, tomou algumas iniciativas no sentido de limpar a cidade. No sábado os ministros estiveram na rua a acompanhar o trabalho a ver se faríamos uma intervenção a nível da cidade», referiu.

O Chefe do Governo defende a continuidade do estado. «A nova câmara de Água Grande ainda não tomou posse. Por conseguinte a câmara que está em funções deveria continuar a assumir as suas responsabilidades até a entrada em funções da nova câmara», concluiu.

Certo porém é que no caso das ruas da cidade capital, a anarquia continua presente e dominante.

Abel Veiga

    25 comentários

25 comentários

  1. José Silva

    25 de Agosto de 2010 as 18:16

    Meus amigos, enquanto não se consciêncializar que para se acabar com estes intemperes, o Estado tem o papel fundamental de descentralizar o poder economico; fica o aviso que as vendas ambulantes e outros paradigmas serão perpectuas. O Estado tera de analizar os pros e contras para mediar de base os interesses da Nação. Blu blu blu na sá lutafa. Empenhem-se que têm oportunidades de serem o estofo da mudança.

  2. kimposso

    25 de Agosto de 2010 as 18:35

    Tambem concordo, ha que repor a ordem e ao mesmo tempo questionar sobre responsabilidades…

  3. António Veiga Costa

    25 de Agosto de 2010 as 20:17

    Se a Cãmara de Água Grande nunca assumiu suas reais funções antes imagina se assumirá agora no finalzinho de mandato.

    • sydnei

      28 de Agosto de 2010 as 14:02

      PORQUE ERAM TODOS PARVOS E LADROES
      AGORA IRAM SIM MOSTRO OS OUTROS COMO TRABALHAM DE VERDADE O JOVEM SEMPRE GOSTA DE TRABALHAR….

  4. cesarjesus

    25 de Agosto de 2010 as 20:44

    E natural que e dificil conviver com a actual situcao das ruas da nossa cidade capital…esta vai ser uma das tarrefas dificeis que o Governo tem pela frente herdado pelo anterior governo que nada fez para melhorar a bela vista da nossa cidade capital!
    Pois estas e muito outros factores que condicionam o nosso desenvolvimento e com sucessivos Governos incompetentes que nao souberam por em pratica regras de uma boa conduta no nosso Pais, de forma a por ordem e disciplina nas ruas!
    Temos hoje uma cidade desgovernada, sem regras e com alguns vandalismos de bens Publicos, ruas monopolizadas pelos motoqueiros, exagerados numeros de taxis alguns sem minimo de condicoes de circulacoes, vendedores/as por todos cantinhos da cidade capital, tornando impossivel a circulacao de cidadao na sua rotina cotidiana!
    Nao e facil fazer uma mudanca radical imediata, pois requer arranjar empregos para estes vendedores, ou dispersa-los para fora da Cidade Capital em locais fixos onde poderao exercer as suas actividades…e aos menores ou melhor as criancas que se encontram nas ruas a exercerem vendas ambulantes deverao ser proibidas evitando desta forma inumeras criancas nas ruas da Cidade Capital pertubando Torristas e mesmo cidadoes nacionais precionando para compra de artigos!
    Pois a populacao STP foi durante este periodo todo ignorado e esquecido pelo anteriores Governos principalmente pelo MLSTP/PSD pelo desleixos e exibicionismo de poder nao dando a minima atencao a Populacao!!!
    Nao vai ser facil dar a volta a esta situacao, mas que tera que ser feita com a participacao de todos Santomenses de norte a sul de Pais, colaborando nas medidas que o novo Governo vai implementar, para bem de todos nos e a volta de uma Cidade limpa e organizada como outrora foi!!!

    Forca Povo STP…

  5. juary carvalho:

    26 de Agosto de 2010 as 4:52

    concordo plenamente contigo antonio, imagina agora no final,

  6. hugo lima

    26 de Agosto de 2010 as 8:10

    Congratulo.
    A água é o liquido indispensável, como é possível pagar uma empresa para execução dos serviços e não são implementado. Faltando com a responsabilidade perante o Estado, e deixando a população a deriva, passando pela pista de um aeroporto internacional.
    Investigue a situação a muito que se esclarecer nesse São-Tomé.

  7. Mé-Zochi

    26 de Agosto de 2010 as 8:44

    Até gosto do seu governo, mas não podemos esquecer que o seu partido e os demais, andaram a colocar cartazes no mercado que havia sido pintado e o mesmo está na situação actual, sujo feio e uma lástima.
    Agora chamemos todos estes autores a responsabilidade.

  8. Neanyl Ramos

    26 de Agosto de 2010 as 8:47

    Bom cabe a actual cámara de mudança fazer o possível para dar uma reviravolta nos dismando dos ditos autarcas anteriores…

  9. rochinha

    26 de Agosto de 2010 as 9:28

    ok Dr Patrice faça 1 boa limpeza em São Tomé p ser 1 São Tomé de antes sem sujidades 1ma das cidades mais limpas de Africa

  10. Digno de Respeito

    26 de Agosto de 2010 as 14:46

    É preciso atitude e perceverança. Contudo, aque se rever a descentraslização de poderes, o seu âmbito e competências do Poder Local. Entendo que para melhorar a imagem das nossas cidades, sugiro que revejam os meios materiais e humanos. Nunca esquecer que ter uma equipa especializada (de acordo com a dimensão autárquico), poderá ser uma contribuição valioza para deixar limpa as Capitais do Arquipélago.

  11. Helves Santola

    27 de Agosto de 2010 as 2:39

    Pois é, é mesmo bom apurar-se responsabilidades e punir os malfeitores! Oh, ninguém teve medo de roubar, eles tbem ñ terão medo da punição! O governo tem que ser firme nesse sentido……

  12. HOMEM VIVO

    27 de Agosto de 2010 as 8:40

    MEUS CAMARADAS,COMO HOMEM VIVO QUE É É PRECISO VER AS COISAS MEU POVO MEU GOVERNO,CRIANÇA NUNCA NASCE A FALAR NINGUEM NESTE MUNDO PASSOU POR ESTE MILAGRE MILAGROZO,CONCORDO SIM PARA BEM DO PAÍS E PROPRIO O POVO MAS TEM QUE SER UM FEITO PRIMEIRO UM TRABALHO DE CASA,CONVERSAR E SEMSIBLIZAR O POVO PARA NÃO ESSA PRATICA DE RUA E CRIAR TAMBEM CONDIÇÕES E UM LOCAL PARA QUE OPOVO PSSA EXERCER O SEU DIREITO DE VENDA COM AXAREM DO SEU GOSTO,NINGUEM IRIA COLOCAR A CAMA PARA QUE A GALINHA PUZESSE LA OVO…SENSEBILIZAÇÃO É O FACTOR PRICIPAL ME GOVERNO A LUTA NÃO FAZ-SE COM FORÇA MAS A LUTA PODE SER FEITA A CONVERSAR ESTADO,GOVERNO NÃO VOLTEM A CAIR NO ERRRRRO DO PASSADO ANTES DE TOMAREM AS MEDIDAS DE RUAS CONVERSEM SENSEBILIZAÇÃO ESTE POVO NESTE MOMENTO PRECISA DAQUILO QUE ANDOU PERDIDO…HOMEM VIVO ESTA ALI PERTO OBSERVANDO MAS SO QUE É INVISIVEL…SENSIBILIZAÇÃO,SENSIBILIZAÇÃO NÃO A FORÇA…AS MEDIDAS NUNCA OMA-SE A FORÇA EM ESTILO DEUM IMPERADOR AINDA PARA UM PAÍS QUE HA TANTO TEMPOFOI TUDO DEIXAR ANDAR COMO FOSSE ANDAR DE MOTA A AGORA A MOTA INVADIU ESTA LINDA CIDADE…

    • Rui Jorge Santana

      27 de Agosto de 2010 as 16:29

      Escreva em letras minusculas meu caro Homem Vivo.

  13. mario Pinto

    27 de Agosto de 2010 as 12:38

    Carro do Estado de NOITE NEVR

    http://www.youtube.com/watch?v=AElfdmRLt5s

  14. mario Pinto

    27 de Agosto de 2010 as 12:39

  15. helmer dias

    28 de Agosto de 2010 as 14:08

    Estou de aCordo com prentensoes de governo de repor ordem e respeito e civismo na nossas gentes e o retorno da nossa linda cidade.MAis tambem estou ciente que tem que haver melhores condiçoes de vida para nos santomense por isso a muita roça e muita limpezas as nossas praias e mais.mais falar é facil por empratica tem que ser e haver resultados,sr primeiro ministro.

  16. sydnei

    28 de Agosto de 2010 as 14:11

    a Cidade esta como esta porque, nosso dirigente de pais , antes de chegar as eleiçoes a cidade esta mazomeno limpo, hoje apos a eleição nossa cidade parece pior que uma lixeira …n sei se conhesem lixeira esta mais linpo que a cidade….
    mas tudo isso é porque causa de autoridade de Estado que n tem neste pais ,porque cada partido tem medo de perde os votos ou eletoeres ,….por isso STP..n sei se vai mudar…mas tenho muita esperaça de ver meu pais com melhor cidade e mas organizado…
    Tambem é culpa nossa o que fazemos para ajudar a nossa cidade ..se cada um fizi.se um pauco a nossa cidade estaria linpa com era…..vç ja fez oque para Cidade de SÃO tomé ??? pensa nisso…

  17. NIVALDA CORREIA

    30 de Agosto de 2010 as 12:46

    Compatriotas
    Volto a carga e grito bem alto:
    NEM QUE ME MATEM TORTUREM OU COMETAM QUALQUER ACTO COBARDE CONTRA MIM NAO ME CALARÃO,VOSSAS AMEAÇAS ESTÃO A CAIR EM SACO ROTO NAOS ME INTIMIDAM.

    Quem fala a verdade não teme,quem denuncia com fundamento não se deixa intimidar nem recua.
    Nenhuma das minhas denuncias neste jornal foram irresponsaveis ou levianas posso documentar onde e quando desejarem,embora meu objectivo seja desmascarar este senhor Eugenio Tiny.
    Senhor Eugenio Tinny,volto a dizer alto e em bom som que o seu comportamento em relaçao as nossas jovens é IMORAL,sua atitude para com a instituiçao familia é Imoral Inadequada e Vil e Vergonhosa,para lhe aclarar ou refrescar a memoria flo do caso da jovem de Agua Grande que voce fez de sua amante(moça do Suzuky) deu-lhe um filho e abandono-lhe sei que esta em Portugal sem apoio seu,falo-lhe de outras…da que tem em casa neste momento.

    Não sao calunias nem mentiras posso provar seu comportamento desviante,nã é nem nunca foi representante digno deste povo.
    Podem-me continuar a ameaçar partir espelho do carro mandar mensagem NAO TEMO

    • hugo lima

      30 de Agosto de 2010 as 14:31

      Cara compatriota.
      Com essa mensagem entendi que estas sendo alvo de ameaças. Faça queixa nos orgão de direito.
      Partiram a tua viatura, que canalise.
      Em Frente. mas cuidado sempre, muita força é difícil em STP ver senhora com estes princípios.

      • NIVALDA CORREIA

        31 de Agosto de 2010 as 8:34

        Estimado Hugo

        Muito obrigada pela solidariedade,mas deligencias ja foram encetadas junto as autoridades queixa contra desconhecidos mas COM OU SEM AMEAÇAS NAO PARAREI DE DENUNCIAR sou Saotomense,mulher como as que as que têm sido usadas como mulher objecto por esses senhores e por este Eugenio Tiny,sou autonomada nao cai nas garras desses senhores quando regressei a S.TOME depois de longa ausencia por meus pais terem decidido imigrar quando ainda era criança,eu quando acabei a licenciatura decidi regressar a S.TOME,Hugo nao queira saber de quanto assedio fui vitima quanta chantagem nao sofri para poder exercer a minha funçao mesmo o pais necessitando de pessoas formadas nessa area portas foram fechadas por nao ter cedido a pressoes de certos senhores entre eles esse senhor.
        Felizmente sabia o q me tinham ensinada meus pais e o que eu queria nao me iria deitar com quem quer que fosse para atingir objectivos .
        Que haja alguem em S.TOME que diga que cai nas suas malhas,por isso na tenho o rabo preso e falo com frontalidae para cada um eles olhos nos olhos.
        Custou muito Hugo comi o pao que o diabo amassou,tive que começar por baixo hoje atingi um patamar conquistado a pulso,mas tenho muito Orgulho em ser SAOTOMENSE POR isso todos os qque tem rao preso denuncia-los -ei aqui as autoridades e onde puder fazer.
        VIVA SAOTOME.

    • Pleto

      30 de Agosto de 2010 as 18:12

      Meta o homem no tribubal, apesar de n dar em nada é melhor que nada 🙂

      • NIVALDA CORREIA

        31 de Agosto de 2010 as 8:58

        PLETO
        Obrigada este senhor dessa nao se safa,nunca pense que nao vai dar em nada NINGUEM É INTOCAVEL e eu acredito na justiça e em SaotOMÉ,se nao der há instancias para onde recorrer,ele nao se safa irmao.
        Pode parecer pequenez mesquinhez da minha parte ou que queira lavar roupa suja em publico ou ainda que me queira vingar ou expor este senhor.
        Confesso que nao me interessa o que possam pensar mas a minha consciencia é o meu unico e maior juiz depois de DEUS,uma coisa vos garanto nao ha razoes escusas ha vontade e sede de justiça

    • moreno

      9 de Setembro de 2010 as 8:05

      Cara Nivalda:actue em sitio proprio creio que como dizes estares argumentada recorra a entidades judiciais e de coracao desejo que este assunto possa ter solucao.Um abraco

  18. kimposso

    30 de Agosto de 2010 as 15:25

    Francamente, nao cabe ao Primeiro Ministro ou membros do governo pronunciar sobre este problema.Temos extruturas no pais que deverao ter meios para resover casos como este.A limpeza das ruas e avenidas da cidades, assim como embelezamento em geral, devera ser da responsabilidade da camara, desde que temha meios para o efeito.Enfim para levar a cabo esta operacao eh preciso dinheiro…A ordem publica tera que ser reposta e as condicoes terao que ser possibilitadas para que tudo passe na harmonia.Democracia com ordem e responsabilidade, compreensao e cooperacao.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo