Política

Taiwan recebe maior comitiva de sempre de estudantes são-tomenses

14 estudantes são-tomenses desenbarcaram no ùltimo fim de semana no aeroporto de Taipei – capital de Taiwan. Numa nota enviada a redacção do Téla Non, a embaixada de São Tomé e Principe em Taiwan, diz ser a primeira vez que as universidades taiwanesas recebem tantos estudantes são-tomenses num ano.

Dados da representação diplomatica sao-tomense indicam que nos ultimos 6 anos as universidades taiwanesas tem recebido 3 a 4 estudantes são-tomenses por ano. Mas para o ano lectivo 2010 as universidades da ilha asiatica recebem numa assentada 14 estudentes, com bolsa financiada pelo governo taiwanes.

Os 14 estudantes, por sinal o maior grupo desde o estabelecimento das relações diplomaticas entre São Tomé e Principe e Taiwan em 1997, foram recebidos pelo embaixador Jorge Amado no aeroporto de Taipé no ultimo fim de semana.

O embaixador Jorge Amado, considerou que com a recepção dos 14 estudantes o governo de Taiwan, responde a uma das socilitações da diplomacia são-tomense nos ultimos anos, que é o aumento de vagas nas universidades de Taiwan para jovens estudantes são-tomenses. “a formação de quadro é considerado uma contribuição vital para a prosperidade do nosso país“, afirmou o embaixador Jorge Amado.

O diplomata são-tomense em Taipei, realçou também a necessidade de se adaptar a politica de formação dos jovens as mudanças aue ocorrem no mundo. “Lamentavelmente, muitos estudantes são enviados para Taiwan a mercê da sua própria decisão e vontade. Por isso, escolhem cursos mais fáceis, acabando quase todos em pender para a mesma direcção (banca, finanças e relações púbicas), áreas consideradas como não prioritárias para o desenvolvimento do país. Há que se ter em conta de que cada dia que passa deparamos com  uma diversidade muito grande de situações, que na maior parte das vezes é fruto da economia globalizante  onde a exigência de formação especialização e informação é cada vez maior“, defendeu Jorge Amado.

O embaixador, chamou a atenção dos estudantes e das autoridades nacionais, no sentido de se aproveitar ao maximo as oportunidades que se abrem com a formação de quadros nacionais num pais evoluido como Taiwan. “Taiwan, é hoje um país onde  os avanços tecnológicos e científicos  recentes introduziram novas estruturas de trabalho exigindo grande qualificação e perfil profissionais. Por isso, estudar em Taiwan significa uma excelente oportunidade e temos que aproveitar esta oportunidade para formar quadros com qualidade e competência nas mais diversas áreas necessárias ao nosso desenvolvimento“, reforçou Jorge Amado.

OBS / pedimos desculpas por alguns erros ortograficos sobretudo a pontuação e os acentos. Tudo porque transitoriamente o Tela Non esta a utilizar um teclado diferente:

Abel Veiga

196 Comments

196 Comments

  1. jaka doxi

    30 de Agosto de 2010 at 19:55

    ESTE SENHOR AINDA É EMBAIXADOR
    SÃO-TOMENSE EM TAIWAN?
    QUE POUCA VERGONHA.
    O INDIVIDUO DURANTE A CAMPANHA PARA AS AUTARQUICAS E LEGISLATIVAS ABANDONOU A EMBAIXADA E REGRESSOU AO PAÍS SEM PEDIR AUTORIZAÇÃO A NIGUEM.
    ESTEVE DURANTE ESTE TEMPO A FAZER CAMPANHA PARA O MLSTP-PSD COM O ÚNICO OBJECTIVO DE GARANTIR O SEU LUGAR NO PARLAMENTO COMO DEPUTADO E ASSIM BENEFICIAR DA IMUNIDADE PARLAMENTAR.
    O MLSTP-PSD PERDEU E ELE REGRESSA DE NOVO A TAIWAN?
    EM QUE PAÍS É QUE ESTAMOS?
    APROVEITO PARA APELAR AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA E O PRIMEIRO MINISTRO PARA TOMAREM MEDIDAS DRASTICAS CONTRA ESSE SENHOR.
    ELE TÉM QUE PERCEBER QUE UM DIPLOMATA NÃO FAZ POLITICA.
    ABRAÇOS.

    • ramiro afonso

      31 de Agosto de 2010 at 11:37

      são tomé e príncipe é de todos nós se não gosta do senhor jorge amado problema é seu,outra coisa o actual primeiro ministro não é santomense de origem apessar q povo lhe deu minoria palamentar,um homem q defede guiné aquatorial pís q matou quatro idividos há semana para ser menbro da c p l p deus não dormi voces ca em s t p e diaspora acredita q esse homem vai fazer alguma coisa a s~so tome,erdou a malvadés do seu paí,ainda bem q deus não dormi o fradique já promolgou as leis do braquiamento de capital e favagem de dinheiro.agora do q nunca fiscalizaação seria neste estrageiro e seu amigo maladro da mafia senhor afonso varela,seu vice primeiro ministro s t p.

    • perreia

      31 de Agosto de 2010 at 12:37

      lol, outro ignorante!

      Diz-me o nome de alguém 100% são-tomense nas ilhas?

    • Miná di Céliví

      31 de Agosto de 2010 at 18:43

      Eu!

    • Diamantino Jesus

      3 de Setembro de 2010 at 15:22

      Sou 100% santomense. a verdade é que ele tem outras nacionalidades e todos os cordeirinhos se calaram. qdo foi o fradique todos gritaram ki da le. O gajo teve ter vos enfeitiçado. Só assim se compreende essa cegueira de que apesar dele ser estrangeiro, pode governar stp. Vocês se vendem-se muito barato.

    • Alberto

      31 de Agosto de 2010 at 15:14

      O senhor nao sabe o que diz, ficava-lhe melhor estar calado do que andar por ai dizendo asneiras.

      Pelo jeito denuncias ser um daqueles ignorantes “cegos” ligados ao MLSTP inconformado com a decisao do povo que decidiu votar na mudanca.

    • Eliel T.

      31 de Agosto de 2010 at 18:39

      vou na vossa…
      o Ramiro “Arame” é um louco à solta dizendo apenas calinadas.
      Dialogar com pessoas do género é inútil e decepcionante..

    • Alan Batista De Sousa Neto

      1 de Setembro de 2010 at 9:33

      A mudanca avera mais nao sera para pior? Iremos ver

    • Fernando Spencer

      3 de Setembro de 2010 at 8:34

      Mudança à retaguarda.

    • jaka doxi

      2 de Setembro de 2010 at 15:14

      Se Fradique promulgou a lei do branqueamento de capital e lavagem de dinheiro pergunto ao meu caro Ramiro mendes se sabe quem aprovou no parlamento a tal lei?
      A ser verdade o que diz concerteza que são os mafiosos do mlstp-psd de Rafael Branco e do PCD de Albertino Bragança.
      Por isso meu caro pense antes de escrever asneiras.
      fui

    • ue beto

      8 de Setembro de 2010 at 11:58

      Vê-se mesmo que és um gajo da mafia do MLSTP, não conseguiram usurpar o poder, e agora vêm denigrir a imagem aleia… Bem, pra sua informação, o povo santomense já abriu olho…

    • FALA VERDADE

      31 de Agosto de 2010 at 17:59

      é verdade as coisas

    • ramiro afonso

      1 de Setembro de 2010 at 11:24

      se este espaços é de comentarios então vai-se deparar com muitos isultos e muito mais coisas entaõ menlhor acabar com este espaço vejo algumas pecças q não merrecer participar neste espaços dar opniaão é mal incomoda entaõ naõ participa.

    • Moisés Lima

      1 de Setembro de 2010 at 13:09

      Caros(as),

      Creio que este espaço é de salutar e ao utilizarmos devemos ser primar pelo optimismo que a crítica,ideas,sujestões fossem construtiva, o que não acho correcto é utilizar certas linguagem neste blog,coisas destas que não degnificam em nada. Uma vez que nossos os comentários são lidos por muitas pessoas em todo o mundo.

      Cmp
      ML

    • José Silva

      31 de Agosto de 2010 at 20:51

      Acredito que este tal de Jorge Amado que bem conheço tem devido lugar no mercado Central do País, para não perder o crédito de mediucridade e estar presente aos olhos do publico. Sugiro que remodelem o MLSTP e troquem a sede do partido para outro lugar.

    • joao paulo

      2 de Setembro de 2010 at 3:49

      este tipo de asneiras que os nossos jornais andam por ai a dizer demonstra bem o nivel da nossa imprensa ,BASEADA EM MENTIRAS E SEM NENHUM PROFISSIONALISMO ISSO E UMA VERGONHA.

  2. Helves Santola

    31 de Agosto de 2010 at 2:45

    …Que bom! Espero que todos que foram tenham merecido mais do que os demais nomes da lista! Sou estudante também e stou feliz que eles não vão passar pelas mesmas dificuldades económicas que eu passo em virtude do pagamento tardio, do governo, das bolsas! Espero que eles aproveitem bem.
    Paz e amaor!

    • Alan Batista De Sousa Neto

      1 de Setembro de 2010 at 9:55

      Helves nao te preocupes, todos os que fieram para taiwan atravez da bolsa o mereceream, foi com muito esfoco, merito dedicacao que o consegimos, mais nada acrescentar. Falando da bolsa ela nao e a maravilha como todos enchem a boca para falar, tendo enconta as despesas que com ela temos que colmatar. Lamento muito pela incapacidade, imaturidade, incompetencia, iresponsabilidade, desorganizacao incoerencia que muitas vezes acontece no nosso governo que apesar de tudo tem se esforcado. Nothing more for say

    • Na pe fá

      3 de Setembro de 2010 at 0:34

      Como haveriam de passar por dificuldades? so ver nas fotos as filhos de quem estão la. Eu conheço 9 dos treze e os outros foram pra isolar o grupo ” s/padrinho”
      Abraço

    • P. _br.

      4 de Setembro de 2010 at 1:25

      E oque que uma coisa tem a ver com a outra! Há necessidade de querer incitar aqui a condição financeira de cada um…

  3. Manuel Jorge

    31 de Agosto de 2010 at 8:22

    Quando se manda os jovens para se formarem, tem que se ter em conta a necessidade do país, temos que analizar o país que temos e saber o que mais o país necessita não é mandar por mandar. Eu pergunto quantos foram estudar medicina? Talvez nenhum. Não é mandar e depois quando regressarem não terem onde aplicar os conhecimentos que adquiriu. Mas de toda forma é sempre bom formar quadros para o país, formar gente capaz de analizar e tomar decisões por sua propia cabeça e com mente aberta capaz de estabelecer comparações. Força “muchachos” que o país necessita de nós.

  4. falaverdade

    31 de Agosto de 2010 at 8:49

    Só filhos de rico.
    Um dia isso vai acabar. Foram for formar para substituir os país na administração pública. São Topmé poderoso faz justiça

    • jaka doxi

      31 de Agosto de 2010 at 16:42

      Meu caro fala verdade.
      Sabe quem deu bolsas a estes jovens?É o governo do Senhor Rafel Branco.Estes bandidos fizeram tudo antes das eleições para resultar depois das eleições.Assim vão depois começar a dizer ao povo que é o novo governo que deu bolsas de estudo apenas aos filhos dos ricos.
      Estes bandidos precisam de ser sancionados.Mesmo fora do poder ainda conseguem desestabilizar o país.
      Deus queira que o novo governo tome medidas.
      abraços

    • Alan Batista De Sousa Neto

      1 de Setembro de 2010 at 10:11

      senhor fala verdades descabidas, nao lhe admito, credo, sai seu demonio santanazzz me rogar praga.Pensa oque que pode parar ai a dizer o que quizer, todos os que estao aqui comigo no esforcamos muito, estodamos muito para consequir essa bolsa, muita luta fizemos os testes e fomos aprovados, alunos com menos de 17 anos com media superior a 14 como e o meu caso. E tu e que vens dizer que somos filhos de ricos ou nao ha ha eu terminei decima primeira classe com 16 anos com media superior a 14 fis decimo seguondo ano com 17 anos com media 14,4, e na te admito palhaco. Nem imaginas o quanto a minha mae trabalha para os filhos que os meus irmaos que estao em portugual nao passarem fome, tem que trabalhar doru para sustentar sinco filhos quase orfao de pais vivos, stop ai, cuidado com o que dizes procura te informar primeiro. Anda que filhos de ricos, se somos os que merecemos. Eespero que essa tenha sido a ultima vez que fazes isso. E NAO ACABOU AQUI

    • José Silva

      1 de Setembro de 2010 at 18:22

      Caro Alan, acho que esse é um espaço onde o desabafo sai a todos os niveis, evidente é que muitos deles vêm em consequência duma politica onde os interesses pessoas sempre falaram mais altos dos interesses da Nação. Congratulo com o empenho que tiveste nos estudos e com o sacrificio familiar exercida neste âmbito, a tua como demais familias têm desempenhado papel importante no desenvolvimento intelectual dos seus educandos, por isso peço-te como ser humano, chefe de familia e até amigo que esta maneira de reagir não te traz benificio algum, dentro de anos seras formado e o nosso staf, a realeza, o perfil não sai somente do nosso berço, sai também daquilo que predominamos e tencionamos ser. Peço-te e a todos os jovens (homens de amanha) que o nosso horizonte é cultivado com os nossos ideais e estes têm que ser sólidos e projectados num espirito de conquista progressiva. Votos de êxitos e que sejes um bom quadro para o desenvolvimento do nosso STP.

    • Repor a verdade

      2 de Setembro de 2010 at 9:56

      Menino Alan, inteligente que és, nao deverias comportar-te deste jeito! Te conheço, fui o teu professor no IDF! Tu bem sabes que alguns dos teus colegas ai presentes nao reunem requisitos (falo de notas)para conseguirem tais bolsas. Que sao filhos de Papàs, sao! Diga-me aonde trabalham a tua querida mae e o teu querido pai, se nao és este filho de ricos segundo a mentalidade santomense! Com humildade! Teu amigo

    • ue beto

      8 de Setembro de 2010 at 12:09

      Pois,IDF é escola de rico em stp…

    • moreno

      3 de Setembro de 2010 at 11:43

      Carissimo jovem:a humildade e uma virtude muito nobre.creio que ja estas a comecar mal. segundo que li do teu comentario dizes que foste um aluno brilhante, agora pergunto em que aspecto foste brilhante?somente no aspecto academico? e o civico?nao tens que reagir assim a um simples comentario.tens simplesmente 17 anitos estas na flor da tua juventude e deves sobretudo apeoveitar as oportunidades.e em relacao a tua media nao te vanglories muito porque nao e uma media fora do comun.vai com calma com humildade porque amanha sera a tua geracao a tomar as redias do pais.um bem haja

    • ue beto

      8 de Setembro de 2010 at 12:07

      Ahahaha, ficaste ofendido pq a carapuça te serviu, veja bem as notas que estas exibindo, achas que são motivos de tanto orgulho?? Tenho a certeza que existem muitos filhos de pobre com media superior as tuas, e muitos novos, mais que n conseguiram entrar na lista… Isso é tudo cambalacho, e não vem fazer de vitima pq sabes muito bem do que falo…

    • P. _br.

      4 de Setembro de 2010 at 1:30

      -Qual é o teu conceito de rico???
      por acaso, vc é o contabilista dos pais deles,…
      Resposta: “NÃO”
      P. _br.: então evite escrever sobre aquilo que vc ñ sabe.

  5. jp

    31 de Agosto de 2010 at 8:56

    Errata ao Tela Nón, escreve-se TAIPEI e não Taipé…..

    • José Victor

      31 de Agosto de 2010 at 12:36

      Desculpe , mas para lingua portuguesa Taipé é a designação correcta .. obrigado

  6. Aerton

    31 de Agosto de 2010 at 8:58

    Como sempre, as bolsas para Taiwan são atribuídas a alguns meninos filhinho de nem sei de quem, da ilha de ST.

    Quero saber se algum jovem do Príncipe foi beneficiado com a respectiva bolsa?

    Afinal de conta foram 14 bolsas de estudo, pelo menos 4 delas devia ser atribuído ao Príncipe.

    Solicito que, alguém do ministério da educação responda a minha pergunta.

    • marcos

      31 de Agosto de 2010 at 11:33

      Caro Aerton, eu sinceramente acho que as bolsas devem ser atribuidas, somente, aqueles que reunem as necessarias condicoes, independentemente, ser-se do principe ou de s.tome, pois somos um so pais.
      Quero eu dizer” necessarias condicoes “, notas altas, afinal esta e a condicao necessaria em qualquer parte do mundo pra atribuicao de bolsas de estudo.

    • Repor a verdade

      1 de Setembro de 2010 at 6:29

      Caro Marcos, gostaria de dizer-te que “notas altas” não foram condições necessária, ademais Aerton tem um pouco de razão! Meu irmão, 99 % dos alunos ai, na verdade são filhos de Papá, para ser franco ainda, saíram do IDF (Instituto Diocesano de Formação João Paulo II – Campo de Milho). Lamento tanto, mas o Ministério de Educação deveria ser mais imparcial na atribuição de bolsas. Fui professor do IDF, posso garantir-te que nem todos aí presentes reúnem tais condições necessárias sublinhadas por ti (não quero dizer nomes)! Também não deixo de dizer que é um investimento para o Paìs. Com humildade.

    • Aerton

      1 de Setembro de 2010 at 9:12

      Respeito a sua opinião, mais devo dizer-lhe o seguinte:

      O critério do melhor ou pior aluno, baseado no aluno que apresenta a nota mais alta, no meu entender é muito subjectivo. Se não vejamos:

      Um aluno que levanta as 5 da manhã, sai por exemplo de Madalena para Liceu nacional a pé e muitas fezes sem tomar pequeno-almoço (mata micho) e no final do ano lectivo apresenta uma media 12 valores. E outro que vive na cidade capital e tem as refeições todas, com motorista a porta para levar a escola e por vezes com explicador 2 a 3 vezes por semana, no final do ano lectivo apresenta uma média de 14 valores.
      Qual deles é o melhor aluno?

      Posso acrescentar que existem outros critérios que podem ser usado a quando de atribuição de uma bolsas de estudo:

      Exemplo:
      – As condições socioeconómica e financeira do aluno.
      – Localização geográfica, tendo em conta a descontinuidade do país, dentre outros.

    • Pleto

      1 de Setembro de 2010 at 10:56

      Muito bem visto, o teu exemplo é o que se aplica em Cabo Verde.
      Há uma bolsa de mérito a nivel nacional para os melhores alunos independentemente de onde vem ou condiçoes socioeconomicas.
      Depois o ministério da educaçao publica uma lista com as vagas dos cursos para ser preenchido pelos estudantes.

      O estado atribui uma quota para os estudante de zonas remotas sem condiçoes, isto permite inclusao de todos sem excepçao.

      Ora bem, o segredo disso está na transparencia total.Para um país como o nosso, é dificil aplicar isso porque os sistema é viciado,nao existe transparencia.

      Convivi com muitos estudantes CaboVerdianos, e senti que o estado e a maneira como é atribuido a bolsa e apoio dado a eles é muito bom.Nao importa se o estudante é da capital ou de uma aldeia,todos tem oportunidade para estudar.

    • Marcos

      1 de Setembro de 2010 at 11:05

      Estimados,
      Quando falo de “notas altas”, este e o melhor meio de se saber se o anulo tera condicoes de aproveitar a oportunidade,desde que essas notas sejam merecedoras(nao forem compradas),contudo, nada esta garantido qto ao sucesso do aluno.
      Todos os outros criterios, podem ser usados como complementares.
      Se nao vejamos! quais sao os criterios utilizado pelas instituicoes tais como milleniumbcp, caixa geral ect. aos alunos universitarios? SEMPRE NOTAS ALTAS…

    • Lódóma

      1 de Setembro de 2010 at 9:31

      • marcos, será que Príncipe não tem jovens com essas notas que tu mencionaste? Agora me responde quantos do Príncipe que foram? Se não tem culpado é má governação. Ao seleccionar tem que seleccionar o que tem maior nota no Príncipe, será que respeitaram esse critério?

    • Osama bin Laden

      31 de Agosto de 2010 at 12:36

      Agora o nosso ministério da educação, é coordenado por alaguem que já foi Padre! Espero que ele usa a Lei de Deus para atribuir as bolsas de estudo. Ou seja que faça justiça na atribuição das bolsas de estudo e não esquecer que a região do Príncipe faz parte do nosso território nacional e os jovens do Príncipe deve merecer igual tratamento na atribuição das bolsas de estudos.

    • perreia

      31 de Agosto de 2010 at 12:38

      Nacionalismo Aerton!

    • Aerton

      31 de Agosto de 2010 at 13:36

      Não, justiça!

    • perreia

      1 de Setembro de 2010 at 10:39

      Há algumas dúvidas que temos que ter em mente na atribuição das bolsas de estudo:
      As bolsas serão atribuidas de acordo com o mérito(qualidade e capacidade dos alunos)?

      Distribuição de forma justa, no que diz respeito a extensão do território(todos os distritos e a Região Autónoma teriam que ser contemplados), como requisitos o termino da 11ª Classe.

      As bolsas poderiam ser sortiadas, mediante alguns requisitos.

      São essas algumas ideias.
      Fuiiiiiiiiiiiii

    • Falaverdade

      31 de Agosto de 2010 at 13:05

      Aerto tu tens razão…mas mesmo em stomé essa bolsa não é para qualquer um…primeiramente tiveram de passar numa prova de inglês, e certamente não existe escola de ingles no principe para que as pessoas passa estudar e ter algum conhecimento para concorrem com alguem de stomé, é preciso que implimentam uma politica de bolsa que são atribuidas a Stomé e Príncipe. De fato, nesse 14 selecionados tinha que estar incluído alguem do P´rincipe, mas como vos digo, não temos uma politica seria e isso cabe aos nosso dirigente analisarem…
      Fui

    • Aerton

      31 de Agosto de 2010 at 15:46

      Teste de inglês? Isso é conversa, os
      miúdos vão ter um ano lectivo para estudar inglês em Taiwan.
      Nenhum daqueles miúdos /as, sai de STP com conhecimento de inglês suficiente para frequentar um curso, assim que chegam a Taiwan, cada um deles precisaram de ter conhecimento de inglês técnico de acordo com o curso que vão tirar.
      O comportamento do ministério da educação, a não atribuir pelo menos, 1 bolsa ao Príncipe é uma coisa que vem repetindo de ano para ano.
      No ano passado foram 4 jovens para Taiwan, ninguém do Príncipe foi contemplado, este ano são 14 e outra vez ninguém, isso acontece com bolsa de França, Portugal, Líbia dentre outros países.
      Só atribuem bolsa ao Príncipe quando é para ir estudar no Brasil, Cuba, Marrocos e mesmo assim sempre com barulho.

      Penso que o Governo regional deve pedir explicação ao nosso 1º Ministro, relativamente a esse assunto, e solicitar que alguém possa representar o governo regional na comissão de bolsa no ministério da educação.

    • raposo

      31 de Agosto de 2010 at 18:40

      Caro Aerton,

      Essa bolsa e mtas outras iguais, deviam ser anuladas, por falta de transparencia na atribuicao das mesmas.
      Desse jeito so os alunos de idf(filhinos de papai) seram sempre os unicos contemplados com as melhores bolsas, pois podem pagar pra frequentar uma melhor escola,desta feita, que pague tambem a sua formacao no exterior e deixe as bolsas de Estado aos que mais necessitam.

    • Lódóma

      1 de Setembro de 2010 at 9:41

      • Raposo, concordo plenamente consigo, embora que eles são nosso irmãos os pais deles/as têm enriquecido a custa do suor do povo, e assim reúnem condições de pagarem suas bolsas e fazerem uma avaliação e colecção dos alunos capacitados, porque muitos como são filho do Sr. Fulano mesmo que é burro e seleccionado.

    • Popidel

      2 de Setembro de 2010 at 4:23

      so para a sua informacao 6 dos alunos em taiwan estudaram no liceu nacional…..

    • gente!!!

      31 de Agosto de 2010 at 21:59

      meu deus, cmo santomense é ignorante, eles vão pra taiwan aprender mandarim e não inglês…por acaso vai-se pra portugal aprender francês…
      SANTA PACIÊNCIA PA TÃO PUCA INTELIGÊNCIA

    • raposo

      1 de Setembro de 2010 at 9:34

      Ignorante es tu, alguem falou que vao la aprender ingles? falou-se sim, que um dos criterios de selecao foi a avaliacao do nivel da lingua inglesa.Como nao deves saber, o ingles e uma lingua universal, ou contrario do portugues que so se fala em portugal e no espaco lusofuno.Mto provavel que o ingles seja o veiculo de ligacao dos “filhinhos de papai” com os professores pois tenho mtas duvidas se algum fale portugues.

    • Alan Batista de Sousa Neto

      2 de Setembro de 2010 at 1:44

      Ignorantes estas a ser tu, o Chines (Mandorim) e a lingua do futuro. Consegues me esplicar como viver no pais que a populacao fala chines, e quase ninguem fala ingles?…..
      ps: Lamento pela falta de acentos, etc, no meu texto(o que acontece por culpa da limitacao do meu telhado)

    • raposo

      2 de Setembro de 2010 at 9:45

      CARO Alan

      Pelo vistos, nao e so o teu teclado que esta limitado, pois tu deves ter uma maior limitacao.
      Assim sobscrevo-me sem tecer mais comentarios.
      I wich you all the best in your futur life.
      Take care

    • Mébegua

      5 de Setembro de 2010 at 19:16

      Oh gente, esqueces que a língua mais falada em Taiwan é inglês, haja paciência para tanta ignorância.

    • CT

      1 de Setembro de 2010 at 7:52

      Meu caro! STP é um país!!! Não é obrigatório que tem que ir alguém do príncipe. Pode ir mais do que um ou não ir ninguém. Há critérios de selecção, se os de Príncipe tiverem bons resultados vão, agora não mi diga que mesmo sendo burro( só para dar exemplo) alguém de Príncipe tem que ir, não, não isto não é assim. amigo amigo negócio aparte

    • Aerton

      1 de Setembro de 2010 at 9:16

      Que negócio?

    • Lódóma

      1 de Setembro de 2010 at 9:48

      CT,• Será que todos que foram esta com notas equivalentes? Confirmas que neste meio não há burros?
      • Os do Príncipe têm o mesmo direito. Como o ramo da árvore não caiu em cima do teu tecto estas a dizer isso, se fosse caso contrário tu serias um dos manda boca sem procedente, seja justo, coerente e honesto.

    • Democratico 1

      1 de Setembro de 2010 at 19:12

      meu caro CT,

      STP é um País sim, mas fica vc sabendo que são essas duas ilhas que constitui uma republica, “Republica Democratica de São Tomé e Príncipe”. Não podemos continuar a pensar que a Ilha do Príncipe deve ser comparada a outros distrito do País, se continuarmos a pensar assim, estaremos completamente errado, a que se estabelecer uma regra sim para atribuição dessas bolsas e não só…de fato uma quota parte deve ser destinada a Ilha do Príncipe sim.Tudo que se atribui em nome de São Tomé e Principe, deve ter um percentual destinado a Ilha do Príncipe.É aconselhavel que mudemos a nossa percepção, a forma como exergamos as coisas, isso só nos faz ferir o sentimento de cada individuo, somos uma só nação, mas a que se compreender que a situação geografica é o maior responsavel por esse dilema. Temos o nosso próprio sentimento e nosso próprio valores, respeita por favor…
      Um bem haja
      Porque somos todos São Tomense!!!!!!!!

    • Democratico 1

      1 de Setembro de 2010 at 18:07

      Aerto,
      nem para o Brasil eles atribuiram qualquer percentual a ilha do Príncipe, para cuba sim, eu concordo contigo, até porque nos que estamos cá no Brasil não passamos de ser um estudante politico, porque tivemos que brigar para depois governo tomar uma posição. Eu sei que muitos tem uma visão negativa do Brasil, mas é importante salientar que é unico País que recebe alunos com ausencia de falcatruas, é unico País que não permite que o Ministerio da Educação de STP selecione alunos para entrar nas suas Universidades. Pra teres noção, a seleção é feita no Brasil, não tem nada a ver com STP…tudo isso para evitar fraudes sucessivas que vinha acontecendo. Os Primeiros grupo que vieram pra o Brasil, muitos que foram celecionados acabaram por serem pineirados porque era tudo uma batota, o Brasil teve de pinerar toda essa gente que foram indicados pelos parentes…não sei se o fiz entender?
      estarei sempre disposto para mais esclarecimento…
      Obrigado

    • Dasafrica

      31 de Agosto de 2010 at 16:32

      S.Tomé e Principe é somente um país,n tem k ter 4 pelo menos d principe, o k deveria ter é transparencia na bolsa.Essas bolsas não sao publicadas pra todos concorrerem, msmo o Telanon tem é k lançar ai online concurso pra concorrer e n nos avisar a chegada deles la.
      Mas enfim, nós k n somos filhos bonitos n temos acesso.Todos alunos ali bolseiros sao d IDF- meninos bonitos…………..

    • Alan Batista de Sousa Neto

      2 de Setembro de 2010 at 1:36

      Meu Caro Aerton, nao sou do Ministerio da Educacao, mas posso dizer que nao ha ca estudantes bolseiros do principe. Porque? Ha que se perguntar no ministerio da educacao. No entanto posso assegurar lhe que sao apenas 11 bolsas e nao 14 como afirmas, pois, no gurpo, estao 3 estudantes que estao a estudar por esforco dos pais. Espero que para a proxima incluam estudantes do principe. Obrigado & Fique Bem.
      ps: Lamento pela falta de acentos,ifen, etc, no meu texto(o que acontece por culpa da limitacao do meu telhado)

  7. FC

    31 de Agosto de 2010 at 9:03

    Boa sorte a todos!
    E que desta vez façam cursos que sirvam não só os interesses pessoais mas também os interesses do país.
    Não é fácil, mas vale a pena esforço e penso ser uma excelente oportunidade para estes jovens. Não precisamos de mais RPs, economistas, gestores, etc.
    Precisamos de Engºs nas áreas de informática, comunicações, electrónica, construção civil, ambiente, etc.
    Tenho alguma dificuldade em encontrar pessoas a trabalharem, em pleno, no país nestas áreas e penso ser nestas onde estão as maiores lacunas, sobretudo quando chegamos ao nível de decisão.
    Vejamos o exemplo do domínio .ST. Acho uma vergonha o que se passa em STP. O país entregou a sua “identidade” na Internet à uma empresa particular e estrangeira a Bahnhof. O que poderia constituir numa fonte de receitas para o estado está nas mãos de particulares e estrangeiros.
    Tudo isso porque na altura da assinatura do contrato, algumas pessoas pouco escrupulosas e com baixo sentido patriótico, diga-se de passagem, decidiram tirar proveito das debilidades ao nível do conhecimento dos nossos decisores para lucrarem com este assunto.
    Hoje, se fizermos uma pesquisa na Internet veremos que a esmagadora maioria dos sites do domínio .st estão localizados fora de STP, nos EUA, na Europa, etc. E conta-se pelos dedos das mãos os sites de entidades nacionais com este indicador. Até o ADI preferiu registar o seu site no domínio .com. Alguns dirão vá-se lá saber porquê? Mas eu percebo porquê…

    A todos um bem-haja

  8. Leopardo

    31 de Agosto de 2010 at 11:04

    Sobrinha do Rafael Branco
    Filho do Eng.º José Diogo (baloba)
    Filha de Ex.Ministra da Educação
    Filha da Directora de Tesouro e Patrimonio … etc
    Infelizmente o nosso País ainda continua assim … que tristeza… nenhum filho do zé povinho.

    • Adazilza Costa

      31 de Agosto de 2010 at 11:40

      Que sobrinha de Rafael Branco? Investigue e depois faça comentários! Essa menina não é sobrinha de Rafael Branco. Não escreva só porque não gostas dele. Escreva quando tens certeza daquilo que dizes.

    • Osama bin Laden

      31 de Agosto de 2010 at 12:30

      Não é filha dele? Deve ser filha da concubina dele! No fundo vem a dar mesma coisa… Corrupção……. Diabo que vos carrega para inferno.

    • Osama bin Laden

      31 de Agosto de 2010 at 12:31

      queria dizer sobrinha

    • jaka doxi

      2 de Setembro de 2010 at 15:21

      Só se fôr a concubina que vive em São Tomé.
      Porque a minha fonte confirmou que ele tem uma que vive em Portugal.
      Fui

    • sydnei

      1 de Setembro de 2010 at 8:01

      minha querida deve ser umas daquelas que sera benificiada na proxima lista n é ?

    • sydnei

      1 de Setembro de 2010 at 8:06

      MINHA Adazilza costa deve ser umas daquelas que foi benificiada por rafael branco ….ou seu conplese de corrupção de STP..

    • Adazilza Costa

      2 de Setembro de 2010 at 15:56

      Chora porque não foste beneficiado! LUTA AGORA PARA QUE PATRICE DE DÊ O PÃO DE CADA DIA E TE CONVIDE PARA TOMAR CHÁ NA PRAIA DAS CONCHAS!

    • gente!!!

      31 de Agosto de 2010 at 22:04

      HAHAHAHAHA…
      meu deus…e dpx…eles tiram curso, pra ser alguém na vida…e nesse momento a filha da directora do tesouro e património tem agora, nesse momento 14 anos…portanto é filho, e n filha…
      e dpx, ele fez teste e passou…estudou… kem tem culpa se ele outras pessoas são burras a inglês…

    • Osama bin Laden

      1 de Setembro de 2010 at 14:30

      Deixa disso jovem, o teste foi anunciado na rádio? Todos os jovens São-tomenses foram chamados a participar no teste? Sabes explicar quantas as pessoas que participaram no teste? O resultado foi publicado aonde? Quem elaborou o teste? Quem foi as pessoas que corrigiram o teste?

    • Popidel

      2 de Setembro de 2010 at 4:17

      Desculpe la mas,tu n tens que saber quantas pessoas fizeram o teste, mto menos o resultado mas sim apenas as pessoas que cocoreram para o teste.Se a bolsa e dada pela embaixada de taiwan o teste e elaborado pela embaixada entao quem achas que deveria corrigi-los? Tu…? bjs

    • Polvo Paul

      2 de Setembro de 2010 at 9:00

      Filhos da corrupção

    • P. _br.

      6 de Setembro de 2010 at 13:27

      Boa resposta ‘Popidel’…

    • Alan Batista De Sousa Neto

      2 de Setembro de 2010 at 3:16

      Carro Leopardo: se esqueceu de colocar na lista o nome de JOAO ROMOS, PROFESSOR DE INGLES NO LICEU NACIONAL, diga-me pois o que te vaz pesar que nao houve imparcialidade. Nao veja as coisas pela metade mas sim no seu todo.

  9. EGAN

    31 de Agosto de 2010 at 11:28

    “Lamentavelmente, muitos estudantes são enviados para Taiwan a mercê da sua própria decisão e vontade.”

    Por amor de deus embaixador Jorge Amado, Senhor mais do que ninguem sabe o porque.A bolsa de estudos de taiwan e pra filhos dos dirigentes de STP ou pra todo STP?
    A embaixada de taiwan em S.T.P tambem tem culpa em compactuar com esses diregente de STP, ofereendo bolsa de estudos pra os seus filhos.

    Desde quando vai filho de povo pequeno a taiwan? A bolsa de taiwan so e pra filhos dos senhores ministros, directores-filho querido de papai, e quando chegam taiwan em vez de estudarem em chines, preferem fazer formcao em ingles.

    Essas Universidades que oferecem curso lecionado em pobre ingles,sao privadas e cotrariamente de outros paises universidade privadas em taiwan sao as piores.por isso so pode oferecer esses cursos facies em ingles para esses pobre meninos que depende da influencia dos familires pra consiguir estudar em taiwan.

    Formar em taiwan nao e facil.
    Chines e considerada uma das linguas mais deficies do mundo.

    Por isso seria bom que mandassem pra taiwan bons estudantes e que tem vontade de estudar, so assim aproveitaremos desse avanços tecnológicos e científicos de taiwan e contribuir de uma forma digna para desenvolvimento de S.T.P.

    • gente!!!

      31 de Agosto de 2010 at 22:06

      se os filhos de ministros e directores, passaram no teste é pk têm base…estudaram para tal…ja filho de zé-niguém n estudou, ninguém tem culpa

    • Pleto

      1 de Setembro de 2010 at 10:41

      Como é que filho de Zé ninguém de Caué,Cantagalo,Lembá,Pagué etc…. esses que vivem nas roças sem condiçoes e sem oportunidade para estudar podem competir!!
      Se existisse uma reforma séria no nosso sistema de ensino e nao so, acho a que a realidade seria outra.

      Eu sou de Cantagalo, ainda me lembro quando terminei a 4Classe, muitos dos meus colegas nao seguiram o estudos porque os pais nao tinham como apoiar os filhos no único liceu do destrito (Santana).

      Foi uma época difícil, eu e outros colegas saíamos de casa para estudar em Santana, muitas x faziamos km a pé ida e volta por falta de transportes e n só.

      Conheci muitos colegas que eram bons alunos naquela época, filhos de pobre como eu mas com bom potencial mas infelizmente muitos ficaram para tras por falta de meios.

      Passando para o único liceu nacional(na capital), imagina se era complicado estudar no meu destrito, agora seria impossivel alguém sem meios sair da sua povoaçao e ir estudar na capital.

      Ora,isso limita e limitou muita boa gente para seguir os estudos, jovens com vontade de estudar mas que infelizmente oportunidade nao tiveram.

      Com muita luta e alguma humilhaçao, consegui estudar juntamente com alguns colegas pobres como eu da mesma zona. Hoje, olhando para tras, dou muito valor ao trabalho e sacrificio dos meus familiares,hoje sou mais solidario e sei dar valor as coisas.

      Hoje sou quem sou graças a alguns dos meus colegas de escola,gente humilde como eu,batalhamos juntos, mas infelizmente muitos ficaram para tras.

      Ainda me lembro que antes de terminar o liceu, ja os filhos de papai sabiam para onde iriam estudar,Portugal e França era o destino certo 🙂

      Um individuo pobre como eu sem cunha, começa a ver a vida andar para tras, começa a pensar,cheguei até aqui para morrer na areia.

      Finalmente deus foi grande e consegui continuar os estudos sem cunha e sem um único tostao do estado Santomense.

      Moral da história,o ciclo é tao vicioso que os mesmos beneficiados com as melhores bolsas sao os mesmos que quando regressam a STP ocupam o lugar de destaque porque o papai/mamae/tio etc… coloca no sitio certo.

      Isso tem que acabar,porque o País nao pode continuar a produzir e permitir facilitismos, regra tem que ser igual e clara para todos.

    • Popidel

      2 de Setembro de 2010 at 4:19

      Para sua humilde informacao sao os estudantes e que se candidatam para as universidades seja ela privada ou nao

  10. Alberto Nascimento

    31 de Agosto de 2010 at 11:38

    Tanta mudaça e ‘e isso que se nota.
    Sao TOme sempre teve estes problemas.
    Falam em corredores e eu chamo isso de corrupcao.
    Deviam ir os melhores preparadas e nao os filhos dos sempre-os-mesmos.
    A mudança devia ser aplicada ai. Quantos meninos pobres foram? quantos do Liceu sem cunhas? quantos da ilha do Principe?
    A escolha ‘e baseada em papa e mama!

    • jaka doxi

      31 de Agosto de 2010 at 16:51

      Meu caro Alberto Nascimento os que foram a Taiwan foram enviados por Rafael Branco e seus comparça.
      O novo governo ainda não deu bolsas de estudos a nenhum Sãotomense.
      E fique atento porque na lista de nomes que o anterior governo enviou para o Ministério da Educação de Portugal para atribuição de bolsas de estudo também estão só os filhos,amigos e subrinhos dos corruptos.
      Abraços.

    • gente!!!

      31 de Agosto de 2010 at 22:08

      por acaso…kem tem cargo de directora n significa k seja rico, nem tdo mundo é igual…
      e jah agora, conhece tão bem assim pra saber se tdx k foram, são ricos??
      pois eu conheço e nem tdx são

    • kiza

      2 de Setembro de 2010 at 3:42

      Caro Alberto Nascimento, nao fale do que nao sabe , no grupo estao 6 pessoas que sao do liceu ( alan Idelson, Carlos, Joao paulo, Saondro, e Aytiza), que depois de ter terminado o ano leitivo 2008/2009, receberam bolsa por parte da escola + destinada aos melhores e mais novos para fazer o 12 ano no IDF, e alguns foram chados pelo ministerio da Educacao atravez da Certidao do 11 classe. ok

  11. Osama bin Laden

    31 de Agosto de 2010 at 11:54

    Os filhos da Santa Tebus, que de santa não tem nada. ficou em Cuba durante 6 anos a fios a receber bolsa de Governo de STP (Dinheiro do Povo), regressaram ao país num avião fretado pelo Governo de MP3 no ouvido e cabelo rasta, sem diploma para qual o país lhes pagou para tirar.

    Vocês sabem qual foi a prenda que lhes deram? Talvez não! Foi lhes atribuído uma outra bolsa para irem estudar no Brasil.
    Acham isso correcto? S.Tomé poderoso e S.Antonio do Príncipe há de fazer justiça, Deus não dorme Justiça de vina um dia será feita. Budo baxada…….

    Em nome do pai e espírito santo amém…

    • Pleto

      31 de Agosto de 2010 at 16:20

      Osama bin Laden
      Quando vivemos num país com pessoas(dirigentes) fraudolentos, sem ética nem moral e sistemas corrompido o resulto salta a vista de todos. Infelizmente este caso não é o único,e ao longo dos anos tem-se repetido x sem conta.
      Muitos receberam bolsa com tudo para Portugal,andaram a grande e na maior,sempre em festas,estudo que é bom resultado final nada, agora muitos escodem em London e por ai fora.

      Hoje a indentidade Santomense está na lama,porque esse tipo de cunha e desonestidade só cria divisão entre nós. A oportunidade tem que ser igual para todos, com régras claras.Mas a partida quando o jogo começa viciado,o sistema perde credibilidade.

      É altura do estado assumir as suas responsabilidades,reduzir gastos injustificados com esse tipo de situações e não só.

    • sydnei

      1 de Setembro de 2010 at 8:13

      OSSAM bi laden se isso for verdade é uma vergonha para pais e para mundo..
      os nossos parceiro tem que saber disso , uma vergonha ,para todos nos ..credo ,credo pais que somos …vergonha

    • George.W.Bush

      4 de Setembro de 2010 at 2:43

      Osama se denunciou sendo um estudante de cuba(invejoso)…e n mostres q es ingorante pq se sabe q so ficaram ai 3 anos…informa-te…BURRO

    • P. _br.

      4 de Setembro de 2010 at 3:01

      Sr. Osama Bin Laden, mui respeitosamente, tenho que lhe perguntar, “Porquê escolheu logo esse nome, -Osama bin Laden-, para fazer os seus comentários?”
      Talvez deve-se ao fato de o sr. usar de uma forma muito mediucre, a pouca capacidade de raciocínio que possui. A tal prenda a que o sr. se refere (bolsa para o Brasil), quem é que lhes atribuiu essa mesma bolsa?? Tem a certeza de que a palavra certa é “bolsa”??
      Não defame sua propria imagem, reparando em coisas tão insignificantes, como um simples Mp3, e a aparência física dos outros, isso é INVEJA.
      Imforme-se antes de fazer certas conjecturas.
      COM OS MEUS CUMPRIMENTOS…

  12. SYDNEI

    31 de Agosto de 2010 at 12:14

    olha meu amigo pobre n esta na lista …so filhos de nossos senhores da praça.essa pouca vergonha continua em STP..
    quantos filhos de pobre terminan e ficam em terra a deus dara..
    quando alguem responde sobre essas praticas pensa melhor porque no liceu termina centenas de jovem todos anos e quantos vam forma ?
    E AS BOLSA de grande valor so vai para os filhos de senhores

    • José Silva

      31 de Agosto de 2010 at 21:07

      Senhores? Que senhores? S.Tomé tem é deliquentes e bem qualificados. Deus queira que possamos um dia atribuir alguém como senhor, nesta altura o País estara a conhecer novos horizontes. Não sejemos hipocritas que a benção de Deus esta connosco e a democracia ha-de levar-nos ao progresso e a um STP justo e qualificado.

    • gente!!!

      31 de Agosto de 2010 at 22:10

      meu irmão, foi e por acaso temos condições, mas n moramos em nenhuma mansão cm piscina ele estudou fez o teste e passou, vcx n sabem ver esse lado???

    • jaka doxi

      1 de Setembro de 2010 at 17:22

      Meu caro “gente”diz-me por favor a onde é que o teu irmão fez o teste.
      como é que ele soube do teste e quem foram os avaliadores.
      fui

    • kiza

      2 de Setembro de 2010 at 3:50

      Tas enganado Sidnei, dos alunos bolseiros que so sao 11, 6 sao do liceu vai perguntar no ME.

  13. Osama bin Laden

    31 de Agosto de 2010 at 12:39

    Todos os meninos/as que na qual foi atribuído a bolsa por meio de cunha deviam ser convidados a regressar ao país.
    Para que coisas dessas não voltassem a acontecer.

    • sydnei

      1 de Setembro de 2010 at 7:57

      continua assim ….falar verdade sempre choca alguem que é complese de ladroes..formça meu amigo

    • alguém k fala a verdade

      1 de Setembro de 2010 at 19:07

      sydnei…
      fizeste o teste??

  14. Katarata

    31 de Agosto de 2010 at 12:42

    Boa Sorte aos meninos!!!

    • Osama bin Laden

      1 de Setembro de 2010 at 10:21

      Boa Sorte aos meninos? Que diabos os carregue para o inferno!
      Filhos de corruptos….

    • gabão

      1 de Setembro de 2010 at 12:16

      já estas no inferno e nem apercebeste, porque pessoas como tu em vez de coração têm pedras.
      que tristeza, não sei porquê tanta maldade e inveja, mas isso é uma caracteristica dos santolas.
      pra teu conhecimento os meninos que lá estão foram selionados pela média e vieram da melhor escola de são tome, e o inglês foi fundamental para o teste escrito e oral com os prof. universitários taiwaneses.
      quando se educa bem um filho e aposta na formação dele, este é o resultado
      o mundo é feito de vencedores
      assim sendo estou me cagando pra todos
      até a vista , coisa ruim

    • Pedro Sousa

      1 de Setembro de 2010 at 21:51

      Olha este vaidoso/a, devias ter vergonha os teus filhos são bem educados acusta da educação dos outros meninos. Vocês roubam para dar condiçoes aos vosso filhos, mais pode deixar que justiça de vina é a mais justa. Nunca viste a virar contra pai e mãe sabe o que é isto? Castigo de DEUS…. Quem viver verá seus malandros.

    • espiritosanto

      3 de Setembro de 2010 at 4:07

      Meu mano , mano meu as coisas nao sao assim se tu es um desgracado nao desejes desgracas aos outros POR CULPA DA TUA.

  15. Perreira

    31 de Agosto de 2010 at 13:22

    Ela não e sobrinha de Rafael Branco? E filha da Pau que e Irmã da Anita Branco que era ate bem pouco tempo 1º dama porque e esposa do sr. rafael branco. Por isso e sobrinha do sr rafael banco, e a bolsa ja estva cozinhada a muito tempo. Essa sra deve ser uma daquelas que perderam beneficio com a corrida do MLSTP do poder. oh bin laden n liga comenta mesmo tens td o direito.

    • Gervásio Moniz

      1 de Setembro de 2010 at 8:18

      E depois? Por ser sobrinha não tem direito a bolsa? Seu cretino! Ela também é santomense sendo ou não sobrinha ou filha! Invejoso, cara de pau! O MLSTP perdeu e vai para oposição. Você é que vai estar desiludido com o teu dito primeiro ministro. Espero que um dia você venha a receber o pão que o diabo amansou vindo do ADI! Vem aí a mudança! Mudança que lindo! Vem é sim uma mudança à retaguarda. O teu amigo quer é ser presidente da república. O verdadeiro primeiro ministro é o VARELA, TAGARELA E LINGUAREIRO! Com o próprio Patrice diz, o Varela é o seu miúdo de recado assim como os outros!

    • melissa Abrantes

      3 de Setembro de 2010 at 8:06

      PADRE CHEIO DE PECADO. TIROU BOLSA A UMA ESTUDANTE DE QUADRO DE HONRA PARA DAR A UM FAMILIAR DO KINEY! TAMBÉM TIROU BOLSA A OUTRO ESTUDANTE PARA DAR A SUA COLABORADORA. A MUDANÇA COMEÇOU MUITO BEM PARA O PADRE. AO MANDO DO SEU DITO PM PAROU TODO O PROCESSO DE BOLSA DO IPAD. PERGUNTEM-LHE.

  16. Jose Duarte

    31 de Agosto de 2010 at 13:42

    S.Tome e Principe tambem precisa de especialistas e nao somente de quadros Licenciados. Tomemos por exemplo o sector de saude. Quantos especialistas em medicina temos no pais? Ha cardiologistas? Quantas pessoas estao morrendo com derrames cerebrais, quantas pessoas estao com tromboze? Falando do sector de saude poder-mos-ia falar em especialidades para negociacao de contratos de indole nacional. Vejam o que se esta passando na Agencia de Petroleo! Sera que os funcionarios desta agencia tem nocao daquilo que estao a negociar, ainda mais em ingles? Enfim, formar quadros e de capital importancia, mas chegou altura de STP desenvolver uma politica para especializar quadros para sectores vitais da economia.
    Jose Pires Duarte

  17. Polvo Paul

    31 de Agosto de 2010 at 14:24

    Os meninos que estão na foto deviam ter vergonha.
    São símbolo da cunha e da corrupção que assola o nosso país.

    Devem ser obrigado a regressar ao país imediatamente.

    • gabão

      1 de Setembro de 2010 at 15:43

      O TEU PROBLEMA É INVEJA E COMO NÃO TIVESTE OPORTUNIDADE DE….
      eles são melhores que tu
      fui

    • kiza

      2 de Setembro de 2010 at 4:14

      Te enganas polvo Paulo, tu `e que devias ter verganha do teu comentario. Vai a procura da corrupcao onde ela existe de verdade. Os jovens que estao em taiwan sao fruto de uma minunciosa selecao tendo enconta as suas medias,e o texte de igles escrito e oral. Se estao em la e porque o merecem, correm atraz do seu futuro e nao ficam a espera que as oportunidades les caiam do ceu.
      Se tivesses analizado bem, verias que os estudantes possuem idades entre 16 a 19 anos, para veres “jovens e intiligentes”.
      Tu deverias estar procupados com a tua vida duque estar a invejar os outros

    • Polvo Paul

      2 de Setembro de 2010 at 8:56

      OH de certeza que nenhum desses jovens para aos meus pés em termos de conhecimento garanto, sou professor deles. Sou licenciado, tenho uma pós graduação e ando a tirar um mestrado, e outra falo 3 línguas para além do português e muito bem faladas, mais ainda o meu curso é muito difícil de fazer, e outra, nada a custa do suor do povo de STP.
      Muito esforço cá em Lisboa, trabalhar na obra e a noite ir a faculdade. Dobra língua quando fala para me.
      E hoje trabalho numa multinacional, durante a hora de trabalho quase não se fala português.

    • Jorgek

      5 de Setembro de 2010 at 13:09

      oh kiza, melhore o teu portugues ou fala crioulo de forro!

  18. Leopardo

    31 de Agosto de 2010 at 14:58

    Então é mina criar de Rafael Branco

  19. Pedro Sousa

    31 de Agosto de 2010 at 15:50

    Esses rapazes e raparigas, representa bem a cunha que se vive em STP concernente a atribuição de bolsa de estudo.

    Tenha vergonha.

  20. Aerton

    31 de Agosto de 2010 at 16:08

    Solicito, ao Senhor Presidente de Governo Regional que junto ao 1º Ministro, esclareça relativamente aos critérios que foram um usados pelo Ministério da Edução na atribuição de 14 bolsas de estudo para República da China Taiwan, em que deixou de fora os jovens da Região Autónoma do Príncipe. E solicitar igualmente ao senhor 1º Ministro a colocação de uma figura que representasse o Governo Regional na comissão de bolsa do Ministério da Educação.

    Obrigado.

    • Aerton

      31 de Agosto de 2010 at 16:15

      Errata:

      Onde lê-se “Edução” passa-se a ler Educação.

      Obrigado

    • Dasafrica

      31 de Agosto de 2010 at 16:43

      Jovem Aerton,
      Não tem k ter aluno d Principe, mais sim tem k ter alunos com medias exigidas.
      Alunos k ali estao sao todos do IDF.
      Têm todos 12 anos, a partida maioria d estudantes d Principe ficaria reprovado, nos critérios.
      O k sugiria, é que essas bolsas deveriam ser divulgada a todos e n esta ai na gaveta para os filhitos d papai.

    • Falaverdade

      31 de Agosto de 2010 at 19:26

      Tu tens tua razão senhor Dasafrica…eu acho que não tem que dar mesmo nehuma bolsa aos filhos do Príncipe, está ta altura para o governo regional demostrar competencia e cirar suas parceiras conseguir essas bolsas tambem para os filhos de Príncipe e deixar stomé com sua praga…
      fui

    • Aerton

      1 de Setembro de 2010 at 8:58

      IDF, não pode servir de critério para atribuição de bolsa de estudo, pois não é uma escola pública.
      Contínuo a achar que 4 bolsas deviam ser atribuída a Região Autónoma do Príncipe, porque a RDSTP é composta por essas 2 ilhas, foi assim que as Nações Unidade reconheceram esse pequeno estado.

  21. ana antunes

    31 de Agosto de 2010 at 16:21

    Meninos Queridos,
    que vimos crescer
    se não estudarem
    como vai ser ?

    Nòs andamos,
    mesmo sem passeios
    pela cidade sem luz
    e sem outros meios

    Com fé e esperança
    vos vemos partir
    onde a vista não alcança
    mas o coração vai sentir

    Avòs, mães e “cotas”
    Quanta gente pensando em vòs
    os estranhos? não importa!
    Pensai na Bandeira e não estais sòs

    Vossa tia “pula” ou “colomba”
    mãe de marta

    • Pedro

      1 de Setembro de 2010 at 12:26

      Obrigada Paula!!!, és mãe e sabes o quanto os pais sofrem por terem os filhos no IDF. Tdo porke o governo ñ cria condições nas escolas públicas.
      É k as pessoas falam tanto e ñ sabem é nada, mesmo nada, até dizem k eles têm 12 anos. Tanta IGNORANCIA!!!
      Quando a inscrição esteve aberta no Ministerio da Educação ñ foram porke ñ quiseram. Os k participaram no teste na embaixada de Taiwan, so foram selecionado os melhores em ingles e ñ só. Nós Santomenses somos mtos ignorantes e invejosos, quando ñ conseguimos, o outro é k ñ pode e pensam k os meninos bolseiros têm culpa das vossas desgraças .
      Sei e deixo ca bem escrito, k alguns foram sem bolsa a custa dos pais k trabalham duramente e nunca foram beneficiados com um centavo k seja do Rafael Branco nem partido algum. Gostaria é k tela non solicitasse melhor a Embb. de Taiwan se eles é k pagaram bilhete de passagem e vão pagar estudos pra os k foram sem bolsa. Porke esta bem claro na reportagem ” 14 estudantes com bolsa do governo Taiwanes”. PURA MENTIRA. Sejamos homestos senhores “DIPLOMATAS”

    • ana antunes

      1 de Setembro de 2010 at 16:32

      Coragem e não te distraias com pouco… quando voltares com o canudo de medecina, ajudaràs aqueles que mais precisam, mais sofrem no silêncio de uma fé grande, porque tudo a Deus pertence.
      Força!

    • luísa

      1 de Setembro de 2010 at 18:49

      MELHOR COMENTÁRIO É SEU…
      n foram 14 bolsas…foram algumas k n sei ao certo kuantas…mas tmb sei k ha aí alguns alunos k foram sem bolsa e k são os pais kem vão pagar…
      “Pedro”, o seu comentário é o melhor de todos para mim, não tem cmo…o sr sabe o k fala, mas a culpa n é dakeles k comentam

  22. Leopardo

    31 de Agosto de 2010 at 16:41

    Subscrevo as palavras do Aerton

  23. jaka doxi

    31 de Agosto de 2010 at 17:07

    O que o novo Governo deveria fazer é não enviar dinheiro a estes jovens filhos de corruptos de São Tomé e Príncipe e ordenar ao governo de Taiwan para não dar nenhum tostão a estes meninos.
    Eles todos deveriam regressar ao país o mais rapidamente possível.
    Penso que os pais destes jovens roubaram tanto ao país que nesta altura tenhem dinheiro suficiente para pagar os estudos dos seus filhos.
    Fui.

  24. RS

    31 de Agosto de 2010 at 17:47

    Taiwan devia pagar bolsas em Portugal ou no Brasil, onde os alunos não teriam dificuldade com a língua e estariam numa sociedade onde existem bastantes santomenses pelo que a sua integração e adaptação seria mais fácil.

    • Leve-leve

      6 de Setembro de 2010 at 17:40

      Nem o exemplo de desenvolvimento socio-politico-economico de Brasil nem Portugal pode-se comparar com o de Taiwan, …seguimos sempre o k Portugal faz, a administracao publica tanto de Brasil como de Portugal eh um calamidade, saude publica, seguranca publica, technologia, etc… chega a peh de Taiwan eh nunca, meu amigo va a Taiwn ver com teus olhos. Deixa jovens irem a Taiwan onde recebem melhores conhcimentos de como fazer as coisas, os de Portugal so andam la a beber superbock e sagres enquanto k os de Brasil so andam la nas praias e baixo de saias…

  25. Jorgek

    31 de Agosto de 2010 at 17:50

    como vamos reduzir a pobreza se os pobres não têm educação?!
    Não digo isto por causa desses que vão para taiwan, mas filhos de pobres que não fazem 11º ano por situação economica.
    o que espero é que haja transparencia e rigor nessas bolsas(taiwan, frança, inglaterra, portugal, etc…)

  26. FALA VERDADE

    31 de Agosto de 2010 at 18:08

    é verdade as coisas que acontecem em nosso país.tanto falar verdade das esperanças que muitos politicos durante as campanhas fizeram a promessas, que tudo durante “caso for ao governo o país vai desenvolver” segundo as palavras.passado os quatro anos falar verdade torna corrupção,porquê?rep.aos leitores

  27. gente!!!

    31 de Agosto de 2010 at 22:13

    SANTOMENSE É IGNORANTE, E INVEJOSO POR ISSO É K PAÍS N VAI PRA FRENTE

    • Blagúbua

      1 de Setembro de 2010 at 16:35

      Falas de barriga cheia!! Nota-se que qdo o papo está cheio até o falar é diferente. Vai mais é plantar batatas para saberes qto custa a vida!
      Haja justiça neste pais de meia dúzia de assimilados que por sinal têm os dias contados.
      Um bem haja a todos os santomenses de bem!

    • Polvo Paul

      3 de Setembro de 2010 at 8:41

      Não te esqueça que tambem és São-tomense

  28. Helves Santola

    1 de Setembro de 2010 at 4:18

    Né? Os rostos da corrupção! Gostei, traduz bem a situação …..

    • kiza

      2 de Setembro de 2010 at 4:25

      O “rosto da Inteligencia” do quanto vale estudar seu ignorante

    • Polvo Paul

      2 de Setembro de 2010 at 11:39

      Intelegencia? Vamos ver se voltas com o curso! Tudo que começa mal acaba mal. Amém

  29. SAMAMGWANA

    1 de Setembro de 2010 at 8:27

    Espero bem que nestes catorze, haja “mina de célivi”, filho dos pobres. Duvido que esta seleção obdeceu um critério justo e economicamente equitativo… mas , enfim.. já estamos habituados…. depois de tanto apanhar se habitua.
    Quanto a nabos como Jorge Amado e companhia, é mais uma prova de que a condição para se suceder na vida (em S.Tomé) é ser malandro, bandido e carente de escrupulos. No país sério, a condição é contrária. Se es sério amigo, trate-se de mudar! caso contrário nunca vais te safar… Estamos na campanha de promoções de malandrso…Aproveite antes que as coisas se organizem. Fuiiiiiii

  30. Boca do Mundo

    1 de Setembro de 2010 at 9:07

    Esses bolseiros são filho de peixe.
    Sabem o que peixe faz?
    NADA.

  31. Lima

    1 de Setembro de 2010 at 10:54

    Ora viva, para saciar a vontade e a curiosidade de todos, irei desvendar os nomes dos estudantes acompanhado dos seus laços paternais e parentes próximos. Mas desde ja vos digo: é mais uma daquelas corrupções movidas pelo anterior Governo concernente a atribuições de bolsas de estudos. Somos todos santomenses, naturalmente devem beneficiar de bolsas de estudo. Mas, os critérios tem de ser revistos para que no futuro não existe exclusão social. Os compatriotas de Angolares, Santacatarina; Neves, Monte café, etc, também devem beneficiar de bolsas para Taiwan, EUA, França,( Paises Desenvolvidos) e não se limitarem pra Brasil e Cuba como tem acontecido. O novo Governo deve mudar este estado de coisas e criar novo rosto na Equipa de avaliação e atribuição de bolsas.

    • Osama bin Laden

      1 de Setembro de 2010 at 13:12

      Boa ideia, a que desmascarar essa corja toda.

  32. Matabala

    1 de Setembro de 2010 at 13:03

    Epa…pelo que pude perceber na analise global dos comentários feitos, é que o maior problema de Sâo Tomé e Principe não é a falta de politica ou ou leis, é mesmo a falta de coinsciencia humana em querer fazer as coisa da maneira adequada…para que haja mudança, é necessário que mudemos dentro de nós antes de tudo…caso contrário nunca mais sairemos do fundo do posso em que STP se encontra…essa mudança passa por várias etapas, a primeira delas é acreditarmos todos que o país é de todos nós e qualquer coisa que fizermos de uma maneira humilde,lógica e organizada, beneficiará o país e claro, nós todos seremos beneficiados…

  33. Regionalista

    1 de Setembro de 2010 at 13:26

    Gostaria de saber dos 14 alunos que foram ao Taiwam quantos são da Região do Príncipe.O acordo de Cooperação com Taiwam foi feito em nome de STP, até quando teremos uma politica coerente, e oportunidades para todos santomense e sem excepção da sua localização geográfica, da sua filiação? Espero Sr.Primeiro-ministro que a confiança que a população santomense depositou em si não venha ser traida. Queremos um STP para todos os santomenses, e os demais q nos queiram ajudar!!!!

  34. Credooé!

    1 de Setembro de 2010 at 13:31

    Kidaleoooo. Confusão que está aqui?? cocktail de inveja e etc..nao sejam picuínhas..deixem mas é os meninos urem estudar…

    Beijijnho grande e boa sorte para os meus queridos colegas

  35. tagarela

    1 de Setembro de 2010 at 14:37

    Não me parece que seja de bom tom estarmos a menosprezar os países que diponibilizam vagas nas suas universidades para acolher-nos. Países muito mais desenvolvidos que nós com um sistema de saúde avançadíssimo, onde muitas pessaos ditas dos países desenvolvidos recorrem, com um modelo tecnológico avançado e em ascenção…
    Temos que deixar de avaliar as pessoas pelo país onde estudaram. A determinação do sucesso ou insucesso de um universitário depende dele, de como ele rentabiliza os recursos, ensinamentos e derectrizes postas à sua disposição.
    Temos que olhar para o número de vagas que cada país põe a nossa disposição e ver quem quer ajudar-nos. É certo que o país ganha ao receber os alunos, mas ele poderia abrir mão possibilitar que os seus cidadão ocupem as vagas que nos ocupamos.
    Lembro-me que em tempos recusavamos bolsas para as ex Urss e países do leste Europeu e até para China. Será que ali não existem cientistas, professores catedráticos, perquisadores? será que o que eles ensinam não nos interessariam, a nós que somos carentes em conhecimentos de vários níveis?
    Meus senhores, consigamos bolsas para que país for, agradeçamos, pois nos estão a dar oportunidade de sermos alguém na vida.Viva STP!!!

  36. scp

    1 de Setembro de 2010 at 14:54

    eu tb sou pobre nao tenho nada contra nem a favor desses estudantes mas ja ki tao la forca minha gente
    epa, toda gente pode viver com aquilo ki tem,filhos do papai vao a taiwan e os filhos da mamae ki ficam la em sao tome tentem tirar o maior proveito daquilo ki sabe fazer melhor.se for vianteiro, tire um bom vinho, se for carpinteiro faca uma casa com todo amor,ect
    deixemos de inveja
    abracao

  37. filho da terra

    1 de Setembro de 2010 at 15:40

    olá estive oportunidade de ler quase todos comentário fequei chocado com sr tal de,, gente,, eu sou estudante profissional em portugal,,, mas sr gente achas que nesses 14estudante tem algum,que seu pai ganhar 2milhoes por mês axhas que estamos com odeio deles não estamos falar pura verdade e olha sr ,gente, achos que tu estas fazer esses tipos de comentários pk gsotas de brincar ou quer brincar com os leitores mas ficas saber que lugar para brincaderia é no jardin não aqui ok meus carros amigos vamos evitar comentários ofesivos pk ñ nós levar lugar nenhum força para todos estudante s.tomense fora e dentro do país

    • Zovirax

      1 de Setembro de 2010 at 17:08

      Um estudante em Portugal a escrever desta forma é lamentável.

    • Jorgek

      5 de Setembro de 2010 at 13:13

      lamentavel nao, lastimável lol
      estao em portugal a passar ferias…

    • moreno

      6 de Setembro de 2010 at 11:36

      caro filho da terra:tenho por habito e por principio respeitar a comentarios de outros.gostaria muito sinceramente que me explicasse o que e ser estudante profissional.

  38. Jaca Dochi

    1 de Setembro de 2010 at 16:16

    Esse veterinario tens dias contado naquela deplomacia. Blu blu blu na sa luta fa. Ubaga deçu ca flebê lévé-lévé. Eu acredito que muita coisa vai mudar.
    Outra coisa. Si o homem fosse estrangeiro, nunca os tribunais aceitaria a sua candidatura as elecões presidenciais. É pena que as perdeu. Mas ve-se claramente que ele tem outra postura de governar. Antes melhor um estrangeiro que tire o país desta, do que os Costas, Posseres, Brancos e Beltranos, que são filhos de Portugueses com dupla nacionalidade que andaram a nos enganar dizendo que eramos indepente, mas por fim, nos colonizavam de uma forma disfarçada e levendo o país ao abismo.
    Viva STP

  39. Faustão

    1 de Setembro de 2010 at 16:20

    Bom meus caros, a atribuição de bolsas nunca foi transparente. Digo isso, pois sei que após a nosso indepedência, sair para um pais determinado estudar, sempre foi defícil. Mais defícil era sair para paises de ocidente. Pois para URSS, Cuba e outros paises do leste, era mais acessível. Na altura éramos “comunistas”. Hoje já não temos isto. Na década de 70 diziam que os critérios eram: ter 7º ano feito ( para formação superior), ter trabalhado pelo menos 1 ano, em paricular, como professor, etc. Ora vejamos, isso foi só blá blá. Ora, para quem vive em STP, sabe como é defícil conseguir bolsa. Ter boas notas, ter 14 à 17 anos, ñ serve, ñ importa. Muitos de nós vivemos essa calamidade. Muitos até saíam e nem formação faziam, iam passear depois voltavam, como doutores e engenheiros. Outros sim, entre os quais filhos de “pouvino”, estes sim sacrificaram. Mas a nossa sociedade é tão cruel que mesmo esses que foram passear, não estudaram, são os que têm hoje poder e dinheiro e que mandam em nós.Mesmo assim, desejo sorte a esses jovens.
    Esperemos que haja tranparência, apartir de agora, vamos ver…

  40. hugo

    1 de Setembro de 2010 at 18:28

    Obrigado a Taiwan por mas este donativo.
    Parabéns aos jovens santomenses que tiveram a sorte de lá estarem e que regressem formado.
    Mas deixo cá um apelo, que o governo procure que as oportunidades sejam para todos. De Caué a Pagué. Porque um dia tudo isso pode dar muito mal é bom que observemos como está o mundo e as pessoas que nos rodeia. STP não é excepção.
    E porquê apenas os estudantes do IDF?

  41. luísa

    1 de Setembro de 2010 at 18:45

    mnha gente é normal k estejam revoltados…mas tmb n é para tanto, nem tdos são filhos de corruptos…aliás…cmo têm tanta certeza de k são corruptos…o ministério da educação submeteu um teste de ingês… mnha filha tmb o fez, tenho pena k não passou…eu n tenho culpa k ela estuda no liceu nacional e não tenha base. desejo sorte para akeles k passaram nesse teste…

    • Osama bin Laden

      3 de Setembro de 2010 at 13:26

      Será que ela não passou mesmo? Devias procurar saber!

  42. alguém k fala a verdade

    1 de Setembro de 2010 at 19:00

    kidalêooo, mta inveja aki…ai ai…
    há pessoas k tão a pagar pk têm condições para tal e ja agora não é dar bolsa…mas sim foram submetidos a um teste…
    n sejam invejosos, e tentem informar-se mais sobre tal…

  43. perreia

    1 de Setembro de 2010 at 21:53

    caro gervasio moniz eu não sou do ADI nem de partido nenhum muito menos ser lambibotas de man rafael e compainha. sabe qual e o seu problema o patrice travoada n da confiança a medingos. E mais a bolsa para tua filha foi cozinhada a muito tempo pelo tio ladrao. bj

    • jaka doxi

      2 de Setembro de 2010 at 16:33

      SEI QUE O MENINO GERVASIO MONIZ É DE UMA FAMILIA POBRE E O MELHOR ALUNO DAQUELE GRUPO E DO LICEU NACIONAL.
      JÁ QUE ESTÁ METIDO COM OS CORRUPTOS O MELHOR QUE DEVE FAZER É ESTAR CALADO E PEDIR A DEUS QUE O NOVO GOVERNO NÃO DECIDA PELO VOSSO REGRESSO AO PAÍS.

      FUI

    • Gervásio Moniz

      3 de Setembro de 2010 at 11:45

      Pois como mendigo que és, ele não te dá confiança. Até lava as mãos e muda de camisola com tem contato com o povo. Ele só precisa dos teus votos! Vem aí Moçambique! Espere que não está longe! Para tua informação ainda sou muito novo para ter filhos! Viva a marcha à trás!

  44. Popidel

    2 de Setembro de 2010 at 4:07

    Quem me dera poder expremir para todo o povo santomense o meu descontentamento e a minha desilusao,pela ignorancia que domina a mente de alguns santomenses.Sem querer insultar mas alguns de voces estao a dar provas suficientes q n podem e nem querem mudar o nosso pais. Deveriam estar agredecidos por essa oportunidade dada pela embaixada de taiwan e deixar de imparcialidades entre o rico e o pobre, ou S.Tome e Principe porque sim e verdade que existe muita injustica no nosso pais em todos os aspectos mas n generalizem,nada pode ser generalizado quando n se tem capacidade de reflexao. Pobre ou rico de S.Tome ou de Principe(todos santomenses) merecem estudar,seguir os seus sonhos e construir uma familia humildemente. Sou bolseiro e ninguem mais do que a minha familia e amigos sabem o esforco que foi preciso para que conseguisse a bolsa que como devem saber n foi a primeira. Tivemos que passar por um teste em que inicialmente o criterio de avaliacao seria uma media minima de 14 e um bom nivel de ingles porque sim e a partir do ingles que estamos a aprender o chines(mandarim)tendo em conta que e uma lingua universal como muitos n devem saber. Acho que as pessoas deveriam valorizar os esforcos dos outros quando merecem ou pelo menos n criticarem quando n sabem do que estao a falar.Se as coisas estao mal vamos tentar muda-las e n acho que essa seja a melhor form de faze-las.Povo tem que investigar antes de tirar conclusoes…quando envolvem familia,filhos,e adolescentes com sentimentos.Temos democracia so n sabemos usufrir dela…bjs e abracos

    • Osama bin Laden

      2 de Setembro de 2010 at 8:43

      Quem procurou essas coisas são os teus pais e os amigos deles do ministério da educação. Porque se tivessem anunciado na rádio e na televisão do tal teste nada disso estaria acontecer.
      Não achas que há pessoas que ficaram em STP com melhor nível de Inglês que tu ou uns dos teus amigos que conseguiram a bolsa? Ou tens dúvidas disso! Pensas que vocês são únicos jovens de STP que sabem inglês? Ou os mais inteligentes que todos resto?

      O problema, oh jovem é que a informação não foi tornada publica nos meios de comunicação próprio para o efeito.

      Quem tem informação a partida leva vantagem em relação aos outros.
      Dê-me a tua opinião sobre jovens do Príncipe que nem foram solicitados a participar no teste.

  45. Nilce Tatiana

    2 de Setembro de 2010 at 4:11

    Caros leitores e participantes do tela non…
    Antes de mais eu quero agradecer e parabenizar as pessoas que souberam fazer criticas construtivas,o que e importante.Quero tb esclarecer alguns aspectos k n ficaram aki bem esplicitos…Antes de mais…
    As bolsas de Taiwan sao dadas pelo governo taiwanes aos estudantes do nosso pais.A seleccao fica a cargo da embaixada de taiwan em STP,e nao do ministerio de educacao.Sao os proprios taiwaneses quem escolhem os estudantes!
    As incricoes pr as mesmas sao abertas ao publico e quem esteve interexado pode participar.Sao feitos 2 exames,um oral e outro escrito,na lingua inglesa.
    Depois de escolhidos,a embaixada manda uma nota ao ministerio de educacao pr informar o nome dos alunos seleccionados…E ao contrario do k alguem tinha dito mais em cima,quando os estudantes chegam ca,tem um ano de mandarim,nao de ingles!
    Agora,como antiga estudante do IDF,bolseira de taiwan e cidada nacional,explicar aos mais carenciados de informacao,que…
    primeiramente o IDF,nao e uma escola de filhinhos de papas e que so esses estudantes e que ganham essa bolsa…
    No IDF temos alunos com diferentes classes sociais cada um com as suas capacidades…Esse ano por mera coincidencia,vieram alunos so IDF,mas nos anos anteriores,vieram alunos de outras escolas e no entanto ninguem comentou,por isso acho esses comentarios descabidos!
    Quanto aos alunos do principe,na minha opiniao acho que eles tam uma pequena desvantagem em relacao aos outors porque a sede da embaixada onde realiza.s exames fica em S.Tome,logo eles tem essa dificuldade para poder participar.Mas no entanto se algum estudante do principe conseguir fazer os exame e passar,de certeza que aproveitara dessa oportunidade como cada um de nos.
    Quero chamar tb a atencao que os alunos do IDF tb tem o direito de usufruir das bolsas nacionais,pois sao cidadaos e estudantes como outro qualquer!
    Acho tb que as pessoas(nao incluindo almas que nao merecem) deveriam ser mais cautelosas ao falar sobre a vida dos outros!Cada um desses estudantes que para aqui vem,tanto os que chegaram agora como os que aqui estao,o consegue pelo seu proprio merito,pelo seu proprio esforco.E alem do mais,as pessoas sao livres para fazerem aquilo que querem…Medecina nao e o unico curso a face da terra!STP nao precixa so de medicos,isso e pensamento retardado(sem ofensas)!!
    Todos se esforcam muito,para sair com o seu diploma e ajudar no k poder com o seu diploma!

    Essas oportunidades como outras,sao para ser aproveitadas e louvadas porque e o melhor pr STP!!

    Para aqueles que nos estao a apoiar,muito obrigada,msmo…

    🙂

    • Osama bin Laden

      2 de Setembro de 2010 at 8:31

      Então Porquê fazer teste de inglês, sabendo o que vão precisar de mandarim para tirar o curso, alguma coisa não bate certo.. Jovens de Príncipe também têm que ser chamados a fazer o tal teste.
      Não acha muita coincidência que só os meninos ditos filhos de papai é que tiveram informação para efectuarem o referido teste? Quantos alunos participaram no teste? Não será os mesmos 14 que beneficiaram da bolsa? Essas coisas têm que ficar claras no sentido de evitar especulações.

    • Pleto

      2 de Setembro de 2010 at 10:03

      Sabemos muito bem como funciona isso, informaçao por baixo da mesa.Todo o processo ja começa com erro, o estado(ministério da educaçao) tem o dever e obrigaçao de publicar essas informaçoes antecipadamente.

      Os jovens selecionados até podem reunir todas as condiçoes,etc…., mas quando o processo começa com núvens , ai o povo tem que desconfiar.E isso só prejudica os tais seleccionados porque paira no ar essa suspeiçao que o processo nao for claro.

      De uma vez por todas, o estado tem que assumir a sua responsabilidade e esclarecer as pessoas sobre as decisºoes que toma.Hoje em dia, nao basta ter armas, é preciso ter informaçao para saber usa-las.

      O estado e outras entidades só podem prestam um bom serviço ao país e ao povo,se transmirem as informaçoes com clareza.As informaçoes podem ser boas ou más, mas tem k transmitir isso para o povo se prevenir e tomar algumas medidas.

      Sobre o caso das bolsas : o estado devia com antecedencia divulgar o nº de vagas e as condiçoes de candidatura,etc.Nao importa se é de Taiwan ou seja la o que for.

    • hugo

      2 de Setembro de 2010 at 18:07

      Subscrevo os seus comentários.
      Força.

    • Jozefina

      8 de Setembro de 2010 at 18:46

      Caro Osama,
      axas k as pessoas k iam realizar os testes deveriam andar de porta em porta a perguntar kem keria e kem não keria fazer o teste?? A informação estava disponível no Ministério da Educação… Os alunos interessados em ter bolsa deviam ter se informado melhor… kem o fez, conseguiu fzr teste, passou e viajou pa Taiwan… Portanto, kem não se informou,fkou pa trás… É simples!!

    • marcos

      2 de Setembro de 2010 at 9:06

      Hi,
      If you are going to study “Mandarim”, not english, they could make “Mandarim” test.so, for me anything you wrote does not make any sense, the only true is you all dont deserve to be there.

      All the best

    • Suraya Azevedo

      3 de Setembro de 2010 at 11:34

      Hi Marco! Let me correct your English!
      You should write: “if you they were to study mandarin and not English, then the text should have been made in mandarin; as for me, nothing you have written makes sense. The only truth is that none of you deserved to be there”.

      So my dear, instead of showing off that you know or speak English, you should enrol in an English course. Do not write anything in English!Anyway, the official languange of São Tomé and Principe is Portuguese!
      You still have a lot to learn! And by the way, shut your f….ing mouth and go to hell!

    • Suraya Azevedo

      3 de Setembro de 2010 at 11:37

      correction read “test” and not text

    • marcos

      3 de Setembro de 2010 at 17:53

      Hi Girl,
      Thanks for your comment, but i think that you should have been more polite.
      I am gonnna tell you that my english is alread good enough.
      For your information, have been to USA for 6 year, and i am still here.I speak everyday with speaker language, not like you.However, i still have a long way to improve my english, i am learning everyday.

      ALL THE BEST

    • ue beto

      8 de Setembro de 2010 at 17:47

      Ahahah, que olha a que nivel chegou a nossa sociedade… Da pena ver esse espectaculo todo

    • jaka doxi

      3 de Setembro de 2010 at 21:31

      A menina Nilce Tatiana é mesmo uma inocente ou finge que é para confundir a opinião pública.
      Pelos vistos foi bem instruida pelo papa para dizer estas baboseiras.
      fui

    • P. _br.

      6 de Setembro de 2010 at 13:15

      Por acaso nota-se que o comentario foi instruido por alguem…, mas isso ñ vem ao caso.
      Gostei do teu comentário, vai esclarecer a dúvida de muitos que aki fazem comentários desnecessários…
      Força aí! com os teus estudos.

  46. Nilce Tatiana

    2 de Setembro de 2010 at 4:15

    Quero pedir desculpas,devido a escrita…mas o problema e devido as teclas que sao taiwanesas!

    E aproveitar,agradecer ao nosso Embaixador de STP aqui em Taiwan,que nos foi receber!!

    • J&B

      2 de Setembro de 2010 at 10:34

      Menina Nilce, quem fala te conhece, foi o teu professor! Força e procure estudar! Mas, saibas, pelas informaçoes obtidas, os critérios seguidos para a aquisiçao destas bolsas foram injustos. Boa sorte e que o Senhor te abençoe! J&B

    • Jozefina

      8 de Setembro de 2010 at 18:56

      Professor Botelho,kem fala lhe conhece,fui sua aluna… Há que se ser justo com as afirmações… Justiça nunca foi o seu forte,mas desta vez, tente ser justo!! Só kem esteve envolvido nas atribuições da bolsa pode dizer se o critério foi justo ou não… Quem está de fora não tem autoridade suficiente para tal… A menos que as pessoas comecem a falar com provas claras e não falem de “disse k disse” ou “eu ouvi que”…Essas coisas é k põem as pessoas na cadeia: falar a toa!!

    • Nilce

      8 de Setembro de 2010 at 19:17

      Caro professor J&B…
      Quem fala,tb lhe conheçe mto bem…
      E gostria de lhe perguntar,como pode afirmar com tanta certeza que os critérios pr a aquisição das bolsas foram injustos?????
      Até onde sei,a embaixada de Taiwan é que estabeleceu os seus critérios e só eles sabem o porkê dos mesmos critétios!
      Acho que ñ devemos estar nas “informações obtidas”…!!
      Vim pr aqui com um objectivo,e o mesmo será alcançado….sair daqui com o meu diploma e para isso vou me esforçar muito e estudar!!

      Tatiana

    • Polvo Paul

      2 de Setembro de 2010 at 11:51

      Esse embaixador é outro que devia ser convidado a regressar a STP imediatamente.

    • hugo

      2 de Setembro de 2010 at 17:59

      Água dê sá fogo

  47. Joker Voz do Povo

    2 de Setembro de 2010 at 9:12

    Olá a todos.
    Venho comentar algo, que espero o actual Governo venha a por fim. Pois, a noticia diz-nos que foram para Taiwan 14 estudantes. Mas o Ministério de Educação do Sr. Jorge Bom Jesus, apenas disponibilizou 5 vagas. Quer dizer anunciaram que haviam cinco vagas, quando na realidade eram 14. Pergunto, as outras 9 vagas vieram donde. Ahm, já sei, são dos filhos dos papai. Aqueles que reprovam ou se passam, passam com notas baixas e depois sabe-se lá como conseguem diplomas com notas altas. O que estou dizendo,podem ir ao Ministério de Educação e confirmar, apenas cinco bolsas de estudos para Taiwan, e agora o Embaixador recebe 14 estudantes. Não sei como, mas que este assunto merece esclarecimento merece. Por isso, peço a Abel Veiga que investigue e informe ao público, porquê foram 14 quando eram apenas 5 vagas.
    Um bem haja a todos.

    • Jozefina

      8 de Setembro de 2010 at 19:00

      existem dois tipos de bolsa…5 vagas são pa bolsa de licenciatura…e as restantes são pa um ano de mandarim…

  48. Joker Voz do Povo

    2 de Setembro de 2010 at 15:21

    Olá,
    Infelizmente o Governo de Rafael Branco, através do seu Ministro de Educação,anunciaram que haviam apenas 5 bolsas e ao todo foram 14 estudantes. Podem por favor me explicar aonde estavam outras nove? Eram para filhos dos ditos graúdos?! quero esclarecimento, por favor. Abel investigue e diz-nos alguma coisa. Pois foi anunciado que só haviam 5 vagas.

    • hugo

      2 de Setembro de 2010 at 17:55

      Toda essa descrença em atribuição de bolsa é culpa de quanto nível de corrupção existe ou existiu no país.
      Conto -vos uma passagem, tenho um irmão que alguns anos participou no teste para atribuição de bolsa para deslocar a Portugal.
      Ele ficou no secundo lugar com uma média de 17 recordo como se fosse hoje houve um colega que ficou no décimo sétimo lugar. Sabem quem foi a Portugal estudar foi o que ficou no décimo cetimo lugar.
      Nós não calamos nem cruzamos os braços lutamos com todas as forças queriam mandar o meu bro pra um país de Leste não aceitamos com muita luta e confusão O Brasil foi o destino.
      Por isso e por outras é que os santomenses ditos pobres sempre reclamam e com direito essas situações que os nossos dirigentes nos submetem.É uma desconfiança aceitável

  49. Madalena

    2 de Setembro de 2010 at 17:48

    Quem vos disse que jorge Amado vai sair tão cedo de Taiwan? Este!!
    O tipo tinha deixado de estudar na Russia e sabe-se la´como aparece no país na decada de 90 de paraquedas, é-lhe oferecido um Mercedes, ou comprado, negocios de toda a indole, ingressa nas fileiras do MLSTP, sempre foi da KKKGgggBbbb dizem as mas linguas, verdade ou errado. As conexões e redes com diplomacia. Ninguém mete com este Homem.
    Viva Embaixador.
    Quem pode pode.

  50. Unidos Venceremos

    2 de Setembro de 2010 at 17:51

    Nilce Tatiana, sabes mais inglês do que português.
    Boa sorte

    • Jozefina

      8 de Setembro de 2010 at 19:02

      Ridículo!

  51. scp

    2 de Setembro de 2010 at 19:41

    esses pros e contras deveriam ir trabalhar e estudar
    preguicosos,invejosos e corruptos
    corrupcao e inveja e tudo pecado

  52. contentado

    2 de Setembro de 2010 at 20:15

    e esses alunos serao uma ameaca a camada baixa em stp
    terao a lingua inglesa e chinesa e com os papais ki tem o pais sera deles
    filhos de pobre estudem muito ou deem o vosso melhor quando forem chamados a fazer algo
    abraco

  53. Na pe fá

    3 de Setembro de 2010 at 0:49

    Um pais sem plano de nada, sem plano de futuro sem saber para onde vai.
    Hoje o país tem muita falta de quadros formados com qualidade em áreas especificas por falta de planejamento. Colocar pessoas no avião e mandar se formar sem mesmo saber em que eles vão se formar.
    O país não tem controle de quantos alunos estão estudando, se estão mesmo estudando e o pior é ainda continuarem mandando pessoas pra estudar sem mesmo ter um plano de quadros que o pais necessita. Eu particularmente acho e penso que o governo devia apostar na formação interna, na criação de uma universidade no pais, com certeza fica-lhe muito mais barato do que ficar enviando dinheiro para os estudantes que estudam fora do pais.
    Apostem numa universidade no pais, investiam o dinheiro para pagar professores são-tomense, muitos formados e com capacidade de passar o conhecimento que tem.
    As vezes penso, porque será que ninguém quer fazer nada pelo nosso pais. Eu mesmo repondo “Será que estão interessados?”

  54. ramos

    3 de Setembro de 2010 at 12:21

    caros santomenses,
    deixemos de individualismo, oportunismo, egoismo, partidarismo e de todos os ismos,e olhemos para S.Tomé e Principe. pobres, desfavorecidos, orfãos, esses não têm côr de MLSTP,PSD,ADI,MDFM.
    Porquê q eles têm que estar a mendigar pelo pão enquanto vocês têm e a mofar nas gavetas. eles tb são humanos, têm sangue e morrem como todos.

  55. Pi.otinho

    4 de Setembro de 2010 at 4:19

    Olha..li demais e não consegui deixar de cumentar.
    Primeiro eu gostaria de dizer a vós, ke os estudante ke foram agora, não são culpados de serem filhos de kem são…pais ricos ou não, se roubam ou não…eles apenas fizeram as suas partes, ke foi tirar o melhor proveito do ke recebiam, os estudos.
    Se vcs estao descontentes com o estudantes…digam o pk …mas se estao descontente com os pais deles digam tambem…se vcs reclamam das condiçoes ke os pais teem, se afirmam tanto ke os pais roubam, vc devem ir a busca da justiça…é o bem material ke esta em maos das pessoas erradas…e o ke falta são pessoas para tira-las esses bens e gerir como deve ser.
    Mas neste momento, ainda não apareceu ninguem…kuantas vezes vc já viram mudança de governos, com a fala de um país melhor…até agora nada.
    Akeles estudantes não teem culpa de nada..principalemente do dinheiro mal gerido pentencente ao nosso país.
    A causa de tudo isso, é o capital ke os senhores e as senhoras teem nas maos, kuando entram no governo…e já ke teem essa possibilidade de dar melhores condiçoes aos filhos, pk esitar ?
    O meninos não teem culpa.

    Kuanto a bolsa, gostaria de perguntar o seguinte :
    – eu não ouvi nada, mas gostaria de perguntar se o ME teve a ideia de transmitir aos estudantes, pelo menos a possibilidade de fazer o teste ?
    R: Axo ke não…o mal esta ai. Kuando algum país da a entender que havera bolsa, as noticias só correm nos ouvidos dos senhores e senhoras.
    Eu culpo este metodo informativo do ME, ke desse jeito não dá oportunidade a outros estudantes. Mesmo ke eles não tenham as condiçoes tanto financeiras, mesmo que não tenham boas notas nu secundario ou mesmo que tenham pouco ou kuase nada de conhecimento a ingles, o ke eles no minimo devem ter, é a oportunidade de concorrer.
    Só depois disse, eles terao a consciencia de ke foram capazes ou não de ter a bolsa pra Taiwan.
    As estudantes que foram pra Taiwan, mesmo ke não tenham notas pra tal, não são culpados.
    Axo que deviamos pensar melhor, e depois falar !!!
    E já agora, dou o meu apoio aos estudantes, aos camaradas Pauleta (JP)..Popidel..a todos, e desejo sucessos.

    • Jozefina

      8 de Setembro de 2010 at 19:18

      Pi.otinho, tu fizeste uma das melhores reflexões desta página… Realmente os xtudantes k xtão em Taiwan não são culpados de NADAAAAAAAAAAAA!! Além do mais, devíamos para com essa cena do tipo: “filho de rico, filho de pobre” e pensar “filhos de São Tomé e Príncipe”!!

      Paremos com as afirmações infundadas e pensemos no país k precisa de quadros novos e competentes..

      As pessoas gostam tanto de criticar que as tantas criticam por criticar pk têm de criticar obrigatoriamente!

      Se NENHUM estudante tivesse conseguido ir pa Taiwan neste ano, q k aconteceria?? As pessoas iam criticar por ninguém ter ido.. No entanto, como foram, as pessoas criticam porque foram..

      Não vale a pena chorar sobre o leite derramado!! Os estudantes já estão em Taiwan e não vão voltar para São Tomé pk um ou outro gato pingado não gostou da selecção feita para os alunos lá estarem.

      Por isso, paremos de criticar ou façamos críticas construtivas,não destrutivas….

      Critiquemos com razão,não com coração.. Temos de pensar antes de falar, senão caímos na ridicularidade!!

  56. Pi.otinho

    4 de Setembro de 2010 at 4:37

    i would like to keep my name on secret. THANKS

  57. Não sei....

    4 de Setembro de 2010 at 14:09

    Se não há alunos do Liceu incluídos no grupo, por alguma razão será. . mas não esta de que são filhinhos de papá e etc. Se querem mais gente cá, comecem por melhorar o vosso ensino. Já houve muitos casos de “super” alunos do Liceu (com média 18 e mais) que foram para Portugal e mal conseguiam ter um 10. Em Taiwan não se fala inglês, a língua falada é chinês (mandarin). O inglês é um pré-requisito para aprender o chinês (os professores traduzem sempre para o inglês). Agora. . Vamos ser sinceros? Um aluno do 11º ano do Liceu tem um nível de inglês muito baixo!! Culpem o vosso ensino por não preparar melhor os alunos para poderem ir para Taiwan…
    Outra coisa, a bolsa de Taiwan não é assim tão cara como pensam. O nível de vida é muito elevado na Ásia só o salário mínimo de lá já é soberbo para ,nós mas para eles (muitos consideram) uma miséria. Os estudantes lá não têm muito boa vida como dizem, os que estão em Taiwan são os que mais batalham. Têm de se adaptar a tudo, comida diferente, cultura diferente, sitios diferentes aos que estão habituados MUITO DIFERENTE(nosso velho e querido STP), língua etc. Sem contar, que há um valor mínimo de nota a se ter ou, então, perde-se a bolsa.
    Falem dos que foram para Cuba e voltaram sem concluir o curso, os que foram para brazil mas voltaram sem nada na cabeça, etc..
    Pode tar certo mas sabem porquê que os ditos “filhinhos de papá” (embora ache que não são nada disso) é que conseguem essas bolsas? Porque são eles que têm o médio, aprendem o médio, já conhecem o funcionamento do mundo e têm um nível mais elevado porque têm mais contacto com o bom e o melhor.
    Minha querida gente, pensemos antes de falar asneira. A culpa não está nos “peixes grandes” mas sim em quem prepara, ou melhor, não prepara os pequenos para poderem ser capazes de se virar num país da dimensão social como Taiwan.
    Um forte abraço meus compatriotas. Mandem-nos para Portugal com ajuda de custos para ficarmos lá a passar mal com 300 euros por mês.. Hahahah ha triste. . . tch tch

    • jaka doxi

      9 de Setembro de 2010 at 19:39

      Pelos vistos a Senhora ou o Senhor “NÃO SEI” não sabe mesmo de nada.
      Só disse baboseiras.
      Que pena.

  58. Jorgek

    5 de Setembro de 2010 at 13:18

    com tradutor todos escrevem a inglês

  59. Mébegua

    5 de Setembro de 2010 at 19:23

    Como sempre a maioria dos santomenses faz se notar que a maioria que anda cá a escrever é um ignorante. Se um aluno de Neves tem uma média 10 não me interessa como ele vai as aulas ou não, a regra de atribuição de bolsa é universal é o aproveitamento escolar. QUEM TEM BOA NOTA esforçou pra tal e tem direito a bolsa, Pk que existe bolsas de mérito, devia é andar a preocupar quem tem média 10 que esta no grupo, a filhinhos dos papa que têm média 18 e não pode entrar não é.

  60. Lúcio Pinto

    8 de Setembro de 2010 at 12:07

    Eu por vezes tenho vergonha de ser santomense…
    Os filhinhos de papai n estudam e vem por ai dizer que tenhem média 18,17,… os país compram as medias…são todos curruptos, mas eu tenho esperança que um dia isto vai mudar…

    • Jozefina

      14 de Setembro de 2010 at 0:44

      Sejamos senhores da nossa língua para não sermos escravos das nossas palavras..

  61. Já esta aprovado e mais do que provado

    2 de Outubro de 2010 at 17:22

    Gosto desse espaço…

    Com esse tema aprareceram muitos filhinhos d papai a se defenderem…isso mostra que o criterio da bolsa de santome já esta e sempre esteve difinido…para os que têm n ricos porque santomé n tem ricos mais sim assaltantes do bolso dos pobres….
    a muitos alunos do IDF que estão a estudar fora de santomé e n fazemm nada estudar que e bom nada…
    olha n me vou alongar com esse assunto porque é uma situação complicada e cabi aos superiores daquela terra resolverem…
    Os filhinhos do papai que que irá responder essa discução a tentar se defender irá complicar mais ainda a sua vida…porque ira ouvir algo que ele ñ têm que ouvir pk a culpa n é dele mais sim do pais e país curuptos que reinam nessa terra…

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top