Política

Não há solução mágica para Água Grande

O distrito que envolve a capital São Tomé é o mais populoso do país e desde a semana passada está a ser Presidida pelo jovem Kney dos Santos(foto extraída do Jornal Visão de Sábado). Uma cidade assaltada pelo comércio de rua, e que consequentemente se depara com graves problemas de saneamento. O novo presidente já avisou que Não há solução mágica.

Jovem formado recentemente no Brasil na área de administração, o novo Presidente da Câmara de Água Grande, não vislumbra soluções rápidas para os problemas que enfermam a histórica cidade de São Tomé.

A população cresceu, o número de viaturas aumentou, e a cidade já não tem espaço para tanta gente e máquinas. O fenómeno motoqueiros veio apertar ainda mais a cidade capital, que nos últimos dias viu as suas ruas serem ocupadas por vendedores de peixe e toda espécie de produtos.

A cidade de São Tomé está congestionada e o novo Presidente da autarquia, já avisou que não tem soluções mágicas. Pediu trabalho, «muito trabalho, dedicação, imaginação, e colaboração de todos», afirmou Kney dos Santos.

Formado em administração o jovem Kney, que se tornou popular na cidade antes mesmo de ir estudar no Brasil, por causa das suas competências como DJ, tem agora que animar uma grande festa, que passa pela dignificação da capital são-tomense.

O jovem que regressou ao país no ano 2009, após formação no Brasil, foi recrutado pelo antigo Presidente da Autarquia, João Viegas, para ajudar na administração do poder local da capital. Por isso conhece bem a casa.

Os próximos tempos vão provar as capacidades do jovem autarca na administração da cidade de São Tomé. Para já Kney Santos, parece ter uma tarefa difícil pela frente. Retirar da rua centenas de vendedores que aproveitaram a campanha eleitoral, para abandonar os mercados e ocupar os passeios e estradas da capital para vender as suas mercadorias.

Abel Veiga

    27 comentários

27 comentários

  1. António Martins Gomes

    9 de Setembro de 2010 as 11:31

    …já que falta emprego e soluções altarnativas, vem a magia de sobrevivência (o pão nosso de cada dia). O mercdao de rua ou se quizermos os comerciantes informais (uma vez que não possuem alvarás),existe em muitos países do planeta e, nalguns deles, essa prática de sobrevivência e de sustento das famílias é feita de forma organizada (em locais apropriados- mercados e feiras).Afinal, as cidades são centros urbanos, conforto e laser e convivência. Mas também sendo contribuitivo influi nas receitas das autarquias locais com a denominação de taxas. A título de exemplo: Cabo Verde, também é confrontado com essa prática de comércio informal e os seus titulares pagam uma taxa resultante da ocupação de espaços e, digamos de passagem com alguma disciplina urbana. Na minha opinião, a autarquia em parceria com o Governo, deve em primeiro lugar construir alternativas que sejam duradouras para só depois punir os prevaricadores, mediante regulamentos e código de posturas municipas.

    • SN-FS

      9 de Setembro de 2010 as 14:33

      O SR PRESIDENTE ESTÁ DIZER O QUE TODOS SABEMOS, FOI ELEITO POR ESSA RAZAO….PARA RESOLVER OS PROBLEMAS…..CONTUDO A SUA FALTA DE EXPERIENCIA VAI SAIR-LHE MUITO CARO…PORQUE NÃO É FACIL GERIR UMA CAMARA, É PRECISO TER LIDERANÇA E PARA RESOLVER ESTE PROBLEMA É PRECISO TOMAR MEDIDAS DURAS…E NÃO DIZER QUE NÃO EXISTE MILAGRE……ja estou ficar desuludido

  2. sydnei

    9 de Setembro de 2010 as 12:01

    Agua grande n tem soluçao … nem com novo nem com velho.. ja estamos tramado com moral e etica da vida social …

    • NIVALDA CORREIA

      9 de Setembro de 2010 as 13:03

      Sydnei
      Nao desista Agua grande tem soluçao SIM.
      Se todos desejarmos udar e reverter a situaçao em que estamos nada nos poderá impedir,nao desista vamos nos juntar ao novo pelouro Kney dos Santos e sua equipa e vamos em frente.

      Sidney de Agua Grande saiu uma das vitimas do predador sexual homem imoral que nao respeita jovens e mulheres sao tomenses um pretenso Cristao que so mancha a imagem do verdadeiro cristao que vai a igreja e não respeita o seu proximo seu semalhante se assim fizesse nao faria nem usaria nossas jovens como amantes e brinquedos sexuais mas a BIBLIA no evangelho de
      Mateus CAP 23″Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas”,SUA HIPOCRESIA sera julgada pelos homens e por DEUS sr.Eugenio Tiny eu estou aqui para que justiça se faça,por esta jovem de AguaGrande e por outras que aqui tambem divulgarei ainda so começou .

      AVISO:
      NAO ME ASSUSTAM NEM MENSAGEM PARA O TELEMOVEM NEM CARRO RISCADO NEM ESPELHOS PARTIDOS,NAO VALE A PENA AGIREM COBARDEMENTE EU MOSTRO O PEITO DEFENDAM-SE DA MESMA MANEIRA NAO SEJAM HOMENS SO PARA LEVAREM ESTAS MENINAS PARA CAMA E FAZEREM DELA OBJECTOS SEXUAIS

      VIVA AGUAGRANDE VIVA SAOTOME VIVA A JUSTIÇA VIVA A VERDADE

    • Eugénio Silva

      9 de Setembro de 2010 as 13:19

      Tem de haver solução no quadro de uma visão global daquilo que deve ser o nosso País. Penso que não devemos ser derrotistas… Com insistência e perseverança podemos esclarecer os cidadãos a encontrar novos caminhos e iniciativas de empreendedores. A verdade é que toda a gente não deve ser vendedor de rua. Tem de haver alternativa para as pessoas ganharem a vida, que não seja apenas nas bancadas dos mercados municipais e nas ruas. Paulatinamente com a organização das actividades económicas do País, devem surgir oportunidades na área de pequenas indústrias, serviços e sobretudo agrícola e pecuária, tendencialmente para exportação, porque o nosso mercado é pequeno. Precisamos de uma classe empresarial dinâmica capaz de se internacionalizar. Temos de ser criativos, pôr a mente a funcionar no sentido de encontrar a solução para os nossos problemas. O nosso povo é criativo…

      Bem-haja

      • António Veiga Costa

        9 de Setembro de 2010 as 23:23

        Amigo Eugenio,

        nota 100 para seu ponto de vista!

      • Se BEM

        10 de Setembro de 2010 as 0:36

        Eugenio de Electrofrio?

  3. Jackilino Thomas

    9 de Setembro de 2010 as 12:26

    Minhas saudações ao Jovem Kney. Gostaria de comentar que todos nós já sabemos que para governar não existe mágica. Essa frase é muito usual. Queremos que tenhas planejamento consistente de acordo a nossa realidade.
    Boa governança que representes bem aspirações de muito de jovem recém formado desiludido com a situação do país e que por isso preferem ficar fora.

    Represente bem o anseio de mudança depositado nos recém formados

  4. helmer dias

    9 de Setembro de 2010 as 12:30

    parabens pelo cargo que foi confiado pelos santomenses.mais tenho receieo pelo facto de a sua juventude e a falta de lideranças possam nao lhe ajudar na sua missao que é ardua e complicada.desejo maiores felicidades no cadeirao do poder.Mais um concelho de alguem que tem uma preocupaçao com as nossas ilhas,pensa em primeiro lugar no distrito para bem de todos e de quem visita,utiliza os recursos da camara para beneficío do distrito e de quem la viva,nao deixa levar pela vaidades de cargo e esquece o resto,tens que rodiar de pessoas de bem e quase obriga-las a trabalhar,ter capacidades de ser serio honesto compitente,trabalhador por os subaltranos segui o seu lider em tudo,e por ultimo lamenta-se sim senhor por falta de tudo mais vai a procura de soluçoes.felicidades apesar de pouca falta de experiencias.

  5. Alberto Nascimento

    9 de Setembro de 2010 as 12:49

    Este Jovem, muito bem aparenta ser um bom estudante.
    Mas, a universidade apenas facilita a conseguente aprendizagem. Um recen Licenciado nao pode assumir o cargo de presidente da camara e muito menos da principal cidade de um pais. Muito provavelmente os outros candidatos estavao todos sujos e esta pode ser a razao pela qual ele foi seleccionado. No entanto, acreditem que esta a ser depositado muita confiança neste jovem. No minimo ele necessitaria de 5 anos de experiencia.

    • Nayr

      20 de Janeiro de 2011 as 17:46

      Por esse mesma razão São Tomé tem que arriscar e dar o outros a oportunidade de mostrar os planos com objectivos concretos que tem pra dar, acredito que a experiencia desse jovem vem so do ser um recem licenciado. Agora sim, vamos esperar e apostar nele sim e espero que com essa confiança toda que esta a ser depositada nele possamos encontrar um bom resultado, e acho que isso ja esta a ser falado pelo lado positivo. Cumprimentos

  6. Alberto Nascimento

    9 de Setembro de 2010 as 12:50

    *consequente

  7. Caquenha

    9 de Setembro de 2010 as 13:09

    Do principio ao fim dessa notícia so se falou em dificuldades e mais dificuldades, e as soluções? não me digam que o presidente tomou posses para nos mostrar as dificuldades da nossa cidade. A nossa cidade deixou de ser uma das mais linda de Africa para uma das mais porca e suja de Africa, e o novo presidente de camara vem nos dizer que não ha soluções milagrosas? O senhor fez campanha concorreu e ganhou sabia o que lhe esperava agora nos mostra solução.

  8. antonio

    9 de Setembro de 2010 as 15:09

    po-los todos a trabalhar as roças acabar com a malandragem a minha terra é uma terra de malandros e choroes todos querem as coisas feitas mas poucos querem trabalhar e cumprir a lei assim nao chegamos a lado nenhum comçam agora a chora mas a cerca de 2 meses eram a estender a toa lha para tomarem o banho para venderem os votos agora choram amanha se houver novae eleiçoes esta tudo bém e prontos para tomarem o banho das dobras vamos trabalhar e deixar de lamentar esta tudo ao abandono queremos é que nos deem tudo embora haja quem tenha aproveitado muito mas também somos culpados andamos sempre a espera que nos de alguma coisa vamos deixar disso e trabalhar

  9. Zeca Jamba

    9 de Setembro de 2010 as 16:21

    O senhor foi eleito para resolver os probemas e nao para fugir deles. As solucoes miraculosas sao aquelas que, com a sua sabedoria deverah apresentar para resolver os problemas que se apresentam. Ou nao se candidatava!

  10. Madalena

    9 de Setembro de 2010 as 16:34

    Imaginação não ha de faltar!
    tudo a moda Brasil!
    Manda colocar umas colunas em diversas partes da cidade, com musicas boas, o samba!! E no meio dosso tudo lança uns slogan paar a população não deitar lixo no chão. Imaginação.
    cavalo de 4 patas não consegui atravessar a rua, quanto mais nós que temos apenas dois.
    passoooo

  11. Eu quero um são Tomé diferente

    9 de Setembro de 2010 as 17:38

    Como alguns já se referiram há um pouco de desilusão por esta palavra utilida por presidente da Câmara e gostaria apela-lo para uma melhor reflexão segundo este caso.É verdade que o sr dr não pode fazer milagre, todos nós sabemos disso e a unica coisa que queremos é que tu marcas diferença.Tu acabaste de formar na área de administração e não tens solucão para organização, pondo em mau lenços a tua qualidade e tantos anos de estudo! Sr presidente usa a “imaginação”.

  12. BLAGA PENA

    9 de Setembro de 2010 as 20:49

    Soluçao magica passa por trabalho, mais muito trabalho, campanhas de sensibilizaçao e mobilizaçao da populaçao
    Força maos a obra

  13. Tentado a ler

    10 de Setembro de 2010 as 3:59

    As solucoes decorrem de abordagem aos problemas. Portanto se ja foram identificados os problemas(suponho que ja tenham sido identificados, pois ja se fala em solucoes), ha que se passar a sua descricao. Seguidamente considerar as partes do problema e o relacionamento entre estas. Nesta altura apela-se a imaginacao que concerteza resultara em magia. E magico tudo o que merecer admiracao e respeito dos outros. Agora olhar para o problema e dizer nao ha solucoes magica, pode indicar mau pressagio. Porem ha que conceder o beneficio de duvida ao presidente. Todos somos capazes de fazer algo de bom ou de mau. Neste caso estou em crer o que presidente ha de protagonizar boas realizacoes, embora inicialmente possam carecer de melhorias. Vamos observar e contribuir.

  14. Digno de Respeito

    10 de Setembro de 2010 as 5:29

    Neste mar de dificuldades que nunca foi novidade. Bem gostaria de saber as verdadeiras novidades que passm por saber o plano de acção, a estratégia para a implementação e possíveis alternativas para aquela que apelidamos de “cidade”. Certo que com a contribuição de todos conseguiremos alcançar o melhor. Para isso é preciso saber o que troxe de novo para sabermos como ajudar.

    Podemos ou não ter e ver o novo rosto do nosso áGua-Grade? E como?

  15. Zé_Quim

    10 de Setembro de 2010 as 8:26

    Amigos!!!

    De facto não há solução mágica.

    O importante é ter-se imaginação e vontade de mudar. Mas, também é verdade que a mudança deve começar pela atitude e, mudança de atitude pressupõe mudança de mentalidade.

    Acreditem, a mudança de mentalidade é uma variável há imenso tempo adormecida, por isso, Sr. Presidente, será necessário o dobro do esforço da sua parte pois, além de ter das dificuldades materiais, tem pela frente a falta de experiência (certamente uma questão de tempo) e alguns “tubarões” que se acham acima da Lei.
    Esses farão de tudo para o ver sair-se mal nessas funções.

    Dica importante, na minha opinião, muita humildade, trabalho em equipa, evitar chamar a si todo o protagonismo e, aposte nas pessoas sobretudo nessa área onde o “terra a terra” é importante.

    Força meu Presidente.

    FUI

  16. rui medeiros

    10 de Setembro de 2010 as 10:10

    Parabens a sr presidente, formulo votos de grande exitos nas tas ditas milagrosas deficuldades .Porém nao consigo ficar sem lhe dizer que a falta de transparencia politica em STP e a mas condicoes economica do nosso povo leva os a venda da conciencia o chamado [Banho],mas conto com todo esse eleco politico para mudarem essa situcao, porque acredito que um dia o povo ira votar sim, mas pelo programa apresentado pelos candidatos ou partidos .boa sorte

  17. Matabala

    10 de Setembro de 2010 as 11:13

    Dizer que não há milagres é sinal de conformismo, espírito de um fraco incapaz; um líder tem conselheiros (deve ter)com quem organiza as suas actividade mesmo os discursos em publico(evite estas palavras Caro Kneiy);…muitos com experiência estiveram ai e o resultado é o que se vê; nem foram capazes de reconhecer que esta mal…a solução pode ser dura e difícil de encontrar, mas tu não és a solução, és apenas o motorista que nos conduzirá a solução. A população são-tomense é gentil e fácil de agradar ou convencer, basta fazer o que é certo e de forma transparente; contrariamente a outros povos que se fazem explodir por um simples descontentamento; não penses que estás num beco sem saída ta???
    Ha Instituições Internacionais que ajudam e querem ajudar nesses casos mas para tal é preciso que haja políticas concretas claras e fiáveis…comecemos a trabalhar irmão…vás ver que resultará…

  18. Folha Pacatá

    10 de Setembro de 2010 as 11:48

    Ora viva, chegou a ora de por em prática o seu progarama de mudança. Todos sabemos que não ha um bolo de magia, mas atendendo o seu programa e do governo acreditamos q algo ira mudar. Essa visita q fizeste no mercado nem devia ter feito e seguido de discurso. Ja sabias do estado da nossa cidade. Tu tens uma Loja ali perto do mercado? Convives sempre com o pessoal ali!… então, falar o q? Agora Guenta toma-la pummm….

  19. fuzileiro

    14 de Setembro de 2010 as 6:39

    meu deus, eu n acredito no que estou ouvindo de te kney,, se nao a milagres sera que tudo vai ficar como esta? tu foste treinado pra isso, essa missao e tua , caso contrario nao existiria presidente de camara, tu ja estas a comessar mal pelas palavras, e melhor comessares a pensar muito antes de falar, eu melhor pede ajuda de alguen com mas experiencia, porke todos que votaram na mudansa e porque acreditam que tudo vai mudar.

  20. Adriano Málé Bobo

    17 de Setembro de 2010 as 11:53

    kney, não te preocupes, porque se aprender fazendo,
    obrigado,
    fui,

  21. Viviana Cristina

    17 de Setembro de 2010 as 17:17

    O presidente Kney, está fazendo a sua parte e começar desde de já a criticar? Ele acabou de entrar, e a mudança é aquilo que vai acontecendo, ele não vai mudar tudo de uma hora pra outro, e ele também não é o presidente da República, com certeza que ele não vai fazer milagres. Para um bom entendedor, mudança na sociedade vêm com ajuda de todos, cada um fazendo a sua parte. É fácil para muitos em apontar alguém como culpado. A missão é de todos. Ninguém nasceu sabendo, é com a vida que aprendemos, é fácil “arremeçar pedras no telhado dos outros, mas muitas vezes, esquecem que os seus próprios telhados também é de vidro. Tenho certeza que Kney vai fazer o melhor possível para a cidade. Temos certeza que vais dar o seu melhor, e contamos com isso. Quem te conhece sabe da sua competência. E tamos contigo nessa luta, pois existe sempre alguém contra, demonstrando que a Democracia. Boa sorte, kney.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo