Primeiro-ministro visita Nigéria para dinamizar o processo de exploração de petróleo na zona conjunta

Patrice Trovoada que deixou ontem o país para uma visita de 24 horas a Nigéria, prometeu regressar esta manhã ao país, para de seguida apresentar ao parlamento o programa do seu governo para os próximos 4 anos. Segundo o Chefe do Governo a visita a Nigéria visa dinamizar o processo de exploração de petróleo na zona conjunta.

Nigéria é o segundo país vizinho de São Tomé e Príncipe a ser visitado oficialmente pelo Primeiro-ministro Patrice Trovoada. O Chefe do Governo explicou que a visita de 24 horas faz parte da retoma de contactos entre o arquipélago e a sub-região africana. O primeiro vizinho a ser visitado foi o Gabão.

São Tomé e Príncipe e a Nigéria estão ligados por um tratado de exploração conjunta de petróleo, e o Primeiro-ministro pretende dinamizar o processo. «Nós temos com a Nigéria o Tratado que instalou a Zona Conjunta, por isso vamos com as autoridades nigerianas falar sobre a questão do petróleo e o estado em que se encontra o trabalho de exploração na zona conjunta», afirmou.

Note-se que a visita de Patrice Trovoada acontece numa altura em que a companhia francesa Total comprou os direitos de participação da americana Chevron Texaco no bloco 1 da zona conjunta.

A cooperação bilateral entre São Tomé e Príncipe e a Nigéria também deve ser fortalecida, defende Patrice Trovoada. «Iremos abordar outros aspectos da cooperação bilateral. Pensamos que é possível melhorarmos ainda essa cooperação que já é boa», sublinhou.

Patrice Trovoada diz que é altura certa para sensibilizar as autoridades nigerianas sobre o reforço da cooperação bilateral, bem como no domínio do petróleo, uma vez que o país vizinho vai as eleições presidenciais em Janeiro próximo.

Abel Veiga

  1. img
    trabalho Responder

    sr ministro nx os s.tomenses depositamx todas as esperanca no senhor queremx ver s.tome a desenvolver em todos os aspectos,olha gostaria que revesse duas coisas de modo a estimular os investidores estrangeiro 1-acabar de vez com a falta de energia,2-rever as taxas alfandegaria fazendo com que a taxa de entrada seja mais baixa para os investidores,porque temos que ser espertos quanto mais investimentos estrangeiro tivermx e melhor para o pais reduz desemprego,e desenvolve o pais,nx nao temx nada nao vamx dar de arogante em nao aceita ofertas e apoios ,esse pais esta ainda assim porque quando alguem vai com intencao de investir os sacarnas vao querer sociedades por isso outra parte abandona e vai a outra paragem,se nao me recordo o aeroporto internacional de cabo verde era para ser erguida em s.tome recusarao o projecto e foram construir em cabo verde,e nem tenhem vergonha de xamar o nosso aeroporto de intenacional tenho raiva desses gajos..

  2. img
    Ze Mulato Responder

    http://www.businessweek.com/news/2010-09-15/nigerian-anti-corruption-official-killed-by-gunmen.html

    Nigeria + Nigerianos = Reputacao ZERO

    E’ com muita tristeza que Sao Tome e Principe associa-se com essa gente.

    A ideia de zona conjunta com a Nigeria e’ um disastre. Que promoveu isso?

    Sera possivel sairmos desse acordo de exploracao conjunta de petroleo com a Nigeria?

    Tudo isso cheira corrupcao e atraso.

    O povo Santomense tera que se meter neste assunto de gestao dos nossos recursos naturais para assegurar que todos beneficiamos do lucro de petroleo (igualdade de distribuicao de riqueza) com o fim de evitar uma guerra civil em STP.

    A imagem de Nigeria no mundo e’ muito negativa–corrupcao, atraso generalizado–”burros e estupidos.” Nao sao todos, mas a maioria.

    Combater a corruptcao e’ uma das prioridades do PM, Patrice Trovoada, pois nao?

    Nigeria nao presta!

    • img
      Osama bin Laden Responder

      Concordo, pior raça para lidar com ele é Nigerianos, desde que chegaram ao nosso país que as coisas não voltaram a ser a mesma. Devia-mos abandonar esse acordo e tratar da nossa vida no outro lado.
      Não foi em vão que Bomgo Correu com essa gente de Gabão em tempos atrás, o pior é que foram descobrir STP, para o nosso azar!
      Alguém tem que fazer algo para nos defender desses corruptos incuráveis…

    • img
      Adazilza Costa Responder

      Quem promoveu isto? Sr. Miguel Trovoada. Peça a Abel Veiga para ir aos arquivos e investigar. No entanto, esse acordo é bom para DRSTP. Os nigerianos queriam 90% e dar a STP 10%. O Trovoada é que consiguiu que a coisa fosse 60/40

    • img
      Ze Mulato Responder

      Com a França São Tomé e Príncipe nao arranca!!!!! Ja estamos em cooperacao com França ha varias decadas. França forma quandros que STP precisa? Quantos Engenheiros, Medicos, Scientistas, Tecnicos especializados nas areas de Quimica e fabricacao de medicamentos, Fisica, Petro-Quimica, na area de producao e fabricacao de produtos electronicos, fabricacao de automoveis, aviao, motociclos e motorizadas, quadros especializados na area de tranformacao de produtos de primeira necessidade como acucar , etc. a França formou ou treinou nas Universidades e Institutos Francês? Temos muito cana de açúcar em STP, mas ainda importamos açúcar! Formou or forma França algum estudante Santomense na area de Engenharia para servir STP? O povo Santomense nao ira tirar nenhum proveito em resultado de cooperacao com França porque ja sabemos o que Franca tem feito nos paises Francofonos—“nada de jeito, so atraso.” Os Francêses xenófobos, fascistas, e racistas sao odiados pelo mundo for a devido a ma conduta deles e tambem por serem oportunistas e egoistas. Forma França Africanos corruptos que nao ajudam Africa progredir mas roubar para beneficiar França e Europa?

      Pergunta-se: Qual é o país Africano francófono ou qualquer outro país de África que conseguiu atingir algun sucesso economic com ajuda de França???? NADA—ZERO

      França chupou e mamou dinheiro e riqueza dos Iraquianos antes da invasao do Iraque: França “sague-suga” comeu dinheinho estabelecido pelas Nações Unidas; o chamado “Oil for Food Program,” ou seja; dinheiro de venda de Petróleo de Iraque desejanhado para ajudar na compra de comida para os Iraquianos. França imoral comeu o dinheiro juntamente com o filho de antigo Secretário da ONU, Kofi Annan pateta. França nao fez nada de jeito para ajudar o povo Iraquiano. Construcao de palácios para ditador Saddam? França nao presta!

      França é um dos paises europeus que mais produz electricidade na Europa, e ate vende o excess para paises vizinhos. 80% dessa electricidade provem de energia nuclear. Pergunta-se: Construiu França alguma barragem eléctrica em STP ou mesmo Energia Nuclear? Africa precisa de formas alternativas de energy (electricidade de origens variadas). A Energia Nuclear seria uma boa alternativa.

      França tem possibilidade de ajudar São Tomé e Príncipe resolver o problema de electricidade. Nao é necessario o uso e consume demasiado de Gasoleo. Porque nao evitar poluição do meio ambiente com formas mais efectiva que em longo prazo custara menos, trará vantage e com poucos efeitos negativos, sobretudo, se a manutencao e propria vigilancia de equipamentos em seguro??? Podemos usar homens e mulheres das Forcas Armadas para manter seguro os nossos equipamentos e infrastruturas, assim como a agua que consumimos. França nao ajuda porque ela é egoista e oportunista.

      França so esta interessada em si propria—sugar o petroleo dos Africanos, roubar, explorar, neo-colonizar, e aldrabar os pretos e os mulatos Africanos. França tem roubado recursos naturais nos Países Francófonos, criar conflitos armados no nosso continente, promover regras e estruturas de subdesenvolvimento dos pretos e dos mulatos, mais nada. França é um dos piores paises de Europa, em termos de cooperacao justa com o nosso povo. Formar quadros licenciados nas areas de escritorio e papeladas (prestação de serviço).

      Abaixo França!!!!
      Abaixo Nicolas Sarkozy corrupto racista!!!!
      http://pt.wikipedia.org/wiki/Fran%C3%A7a
      “Cerca de 80% da energia elétrica da França é obtida por usinas nucleares”
      http://www.state.gov/r/pa/ei/bgn/3842.htm
      Produto Interno Bruto de França = $2.66 triliões de dólares Norte Americano (With a GDP of $2.66 trillion, France is the world’s fifth-largest economy).

      “Industry: Types–aircraft, electronics, transportation, textiles, clothing, food processing, chemicals, machinery, steel.
      Services: Types–Services to companies and individuals, financial and real estate activities, tourism and transportation
      Trade: Exports (2009)–$482.3 billion (f.o.b.): automobiles, aircraft and aircraft components, pharmaceuticals, automobile equipment, iron and steel products, refined petroleum products, cosmetics, organic chemicals, electronic components, wine and champagne.
      With a GDP of $2.66 trillion, France is the world’s fifth-largest economy.

      https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/geos/fr.html

      França so esta interessada em explorar Africa!!!! Abris os olhos bem aberto!!!!

  3. img
    INCOMODADO COM ISTO Responder

    Ó ADALZIZA COSTA
    ENTÃO SE ELE É QUE CONSEHGUI OU NÃO DEIXOU DE CONSEGUIR .
    ENTÃO RESPONDA-ME
    ELE ESTAVA NA PRESIDÊNCIA PARA FASER O QUÊ ???
    ERÁ PARA TRABALHAR.
    GRANDE COISA, COMO É ISSO TAS A DISER ENTÃO PORK NÃO FALAS DAS COISAS MÁS.
    POIS É ISTO CUE ME INCOMODA

  4. img
    INCOMODADO COM ISTO Responder

    COMEÇAM A CONTAR QUANTAS VIAGENS ESTE HOMEM JÁ FEZ PARA O EXTERIOR E QUANTAS ELE FEZ QUANDO SÁI DO PAIS DISENDO QUE VAI A UM CERTO PAÍS E REGREEÇA COM O PASSAPORTE CHEIO DE VISTOS DE ENTRADA EM OURTO PAISES. ( quem paga tudo isto éééé???????)

  5. img
    Edson Costa Responder

    Acho lamentàvel certo comentàrios preconceituosos para com os nigérianos que aqui se espelham. Se os nigerianos são uma boa raça ou não, eu não sei. O que sei, é que existe uma cooperação bilateral que deve ser respeitada para o bem dos dois povos! Chega de discriminação étnica e aprendam a respeitar e aceitar os outros paìses, nomeadamente a Nigéria como seres humanos semelhantes a nòs. Se são malandro ou não, eu não sei, sò sei que està na hora do povo santomense saber melhor como anda o dossier petròleo de que hà muito tempo se fala e até hoje ninguém sabe nada!

  6. img
    Edson Costa Responder

    Como santomense, estou farto de ouvir falar no dossier petròleo… Desde a era M. Trovoada e sr Obasanjo que este dossier foi aberto, mas até agora não se sabe bem quando é que o povo verà frutos deste suposto petròleo! Não brinquem mais com os santomenses!!

  7. img
    Digno de Respeito Responder

    Entre muitos dizeres sobre o referido dossier entre outros assuntos inerentes, questiono o seguinte:

    Pensando bem no capital financeiro para o País (que apelidamos de pobre), porque o Gabinete da Zona Conjunta não ficou sediada em STP, sabend que essa poderia servir de atracção para a nossa economia?!

    Contudo, desculpem-me caso considerem essa essa questão de mera futilidade. Reflictam!

  8. img
    Madalena Responder

    É TEMPO DE REVER ESSA COOPERAÇÃO COM A NIGERIA PORQUE ISSO NUNA TROUXE VANTAGEM PARA SÃO TOMÉ. OS NIGERIANOS É QUE ESTÃO A APROVEITAR. E QUALQUER DIA SEREMOS COLONIZADOS PEL NIGERIA. JÁ COMEÇOU. POVO NÃO NOTOU QUE TODOS OS FILHOS DE SEXOS MASCULINOS NASCIDO ENTRE SÃO-TOMENSE E NIGERIANOS SÃO LEVADOS DE BÉBÉ PARA NIGERIA. ESTADO JÁ INVESTIGOU PORQUÊ DISSO. JÁ SABE QUANTAS CRIACINHAS DE SEXO MASCULINO ESTÃO SENDO TRAFICADOS PARA NIGÉRIA? NOTA ENTRE OS NIGERIANOS SE MATAM SEMPRE NA NIGERIA, NIGERIANOS NÃO TEM SENTIMENTO. OUTRA VEZ, ABRE OS OLHOS COM ESTE NEGÓCIO

  9. img
    antonio joze Responder

    senhores responssavel,eu creio que nao sabem com quem estao tratando,com este negocio de petrolho porque eu conheso bem nigeria portanto abre bem os vossos olhos com este negocio que estao metendo porque um dia que deus nao permita avera uma guerra com muitos mortos inocente por os nigerianos.CUIDADO SENHOR PATRICIO TROVUADO,

  10. img
    antonio joze Responder

    SOBRE O PETROLHO COM NIGERIA E UMA ITUPIDES ABRE BEM OS VOSOS OLHOS COM ESTE PAIS ,SENHOR PATRICIO PORQUE OS NIGERIANOS NON TEM ALMA NEN SENTIMEMTOS CUIDADO COM O NOSSO PAIS E NOSSO POVO.

Deixe um comentario

*