Assembleia Nacional debate programa do governo

O programa do décimo quarto governo constitucional, liderado por Patrice Trovoada, começa a ser debatido esta manhã pelos deputados a Assembleia Nacional. Com 4 eixos o documento que indica as acções governativas para os próximos 4 anos, tem 4 eixos. Credibilização da classe dirigente é o primeiro eixo, a que se juntam o crescimento económico, a organização e coesão nacionais e o reforço da autoridade do estado.

  1. img
    Adriano Málé Bobo Responder

    Antes de começar a descução vi um deputado
    a dormir, na Assembleia

    • img
      Rocky Responder

      Não é “descução”, mas sim DISCUSSÃO!

  2. img
    trabalho Responder

    vamos forca,agora ou nunca para um s.tome melhor e com…

  3. img
    Matabala Responder

    Ainda é cedo para comentar o parlamento…não quero correr o risco de ficar envergonhado pelas minhas palavras…a ver vamos!

  4. img
    Zé_Quim Responder

    Já somos 2 caro matabala.

    Espero que a TVS nos brinde com a reposição integral da plenária, tendo em conta o horário.

    Viva STP

  5. img
    Ale Madô Responder

    Muito bem..estamos esperancosos…
    espero que esse seja um passo para a melhoria de STP…

    Abel, quando esse PPA ficar pronto,caso vc consiga uma copia podes disponibilizar no Site ?

  6. img
    Digno de Respeito Responder

    Realemente é cedo mas, é cada um cumprir o seu papel:
    1 – Os deputados assiduos no emi-ciclo, cumpridores dos respectivos deveres e dialogantes junto á população. É importante saber ouvir e fazer-se ouvir. Sinal de elegancia por um STP melhor. Faço votos que não se escudam através de imunidade e em situações duvidosas sejam os primeiros a dar á cara;

    2 – Jornalistas nas respectivas funçoes com zelo e imparcialidade;

    3 – O Governo acompanhado por todos, dialogante e acertivos nas decisões a tomar; E que seja parceiro previlegiado da sociedade civil (como sempre);

    4 – Os leitores, atentos a leitura. Mas antes, façam um pequeno exercício. Saibam interpretar e não tirem conclusões precipitadas;

    5 – A todos santomenses sejemos unidos por um futuro risonho porque os nossos filhos esperam isso mesmo. Acreditem!
    A todos desejo um bom trabalho,

  7. img
    Zé Maria Responder

    Espero que o Presidente Fradique deixe de lado a sua disputa pelos negócios(viaturas, viagens e imóveis) permtindo que o Governo possa realmente trabalhar sem decepcionar o povo que confiou no seu partido.

    O país conheceu de 2002 à julho deste ano 8 Governos:
    1-Gabriel Arcanjo da Costa-26 de Março de 2002-7 de Outubro de 2002.
    2-Maria das Neves-7 de Outubro de 2002 -18 de Setembro de 2004
    3-Damião Vaz d’Almeida -18 de Setembro de 2004 8 de Junho de 2005
    4-Maria do Carmo Silveira -8 de Junho de 2005 21 de Abril de 2006
    5-Tomé Vera Cruz -21 de Abril de 2006 14 de Fevereiro de 2008
    6-Patrice Trovoada -14 de Fevereiro de 2008 -22 de Junho de 2008
    7-Joaquim Rafael Branco 22 de Junho de 2008 a agosto 2010
    8-Patrice Trovoada -atual

    O que revela a tremenda dificuldade do Presidente conviver com a oposição.

    Fui também responsável por isso na medida em que votei no mesmo acreditando que ele faria diferente, o melhor para o país mas me enganei.

    A preocupação do nosso Presidente é com negócios(viaturas, viagens e imóveis) e não com o bem estar da sociedade.

    O Porto de àguas profundas, a modernização do Aeroporto Internacional que lhe renderam a reeleição ficaram no sonho.

    A compra de um avião comercial, a distribuição da renda apenas ficaram no discurso que conseguiram tirar a atenção de George Bush em Nova York.

    Sr. Presidente, favor deixe esse Governo trabalhar. Precisamos ver o rendimento do mesmo antes de criticarmos se o mesmo deixar a desejar.

  8. img
    Judeu Cristo Responder

    Senhor PM, Muito bem.Dê o exemplo e comece por pagar o imposto pela compra da casa da Praia das conchas. O Senhor comprou a casa e ainda não pagou os impostos que deve. De exemplo e page já o que deve aos cofres do estado e diga ao seu amigo Fradique que também pague o que deve pela venda de tal propriedade. Nada de arenga, pague os impostos que deve e pediremos ao senhor do alto para ter piedade de si. Caso contrário tanto o senhor como os seus ministros do plano e das finanças estarão a enganar o povo. Eles devem saber que o sr. ainda não pagou os impostos que deve.
    Deçu, tê piedagi sun. Não só diga que muita gente foge ao fisco, mas diga que o Senhor também está incluído no rebanho que não paga.
    Outra coisa, já se sabe cá na rua que nem tudo vai bem, nem todos os seus ministros engolem o facto de que o Varela é o verdadeiro Primeiro-ministro. Eu fiz campanha para o ADI, dei a minha cara enquanto o Varela andava sentado a espera para saber para onde o vento havia de soprar. Se fosse para o MLSTP ele estaria do lado do Rafael, mas como foi para o ADI, o oportunista se colou a si. Eu dê a minha cara e já estou ficando apoquentado com isso de Varela estar a dirigir o Governo. Lembra-se o povo põe o povo tira, e eu já estou a ficar farto dessa brincadeira.

    te rogi lui Dumnezeu, Domnul nostru

    • img
      Andrade Catanhede Responder

      Meu caro senhor Judeu Cristo é para si novidade de quem iria “exercer o cargo do Primeiro Ministro” era o Varela?
      Bem, quanto a mim, isto não era novidade nenhuma. Todavia, os resultados é que contam. Caso o Senhor Varela faça as máquinas ministeriais funcionarem e o Povo ver as coisas a andarem, tudo bem! Caso se verifique que esta estratégia de nomeação de um Secretário do Governo não funciona, quer seja porque o Sr. Varela não serve, quer porque este posto não é viável para o nosso país, e o Senhor Primeiro Ministro nada faz para inverter a situação, então aí aplica-se o “slogan” por todos nós conhecidos: “O POVO PÕE O POVO TIRA”.
      Quanto as críticas que faz aos 2 governantes, aconselhar-lhe-ia a não iniciar este tipo de campanha difamatória. Sendo o Senhor alguém que diz ter feito campanha para o ADI, penso que fê-la com algum sentimento, isto é aderiu ao projecto do ADI porque acreditou no seu dirigente e nas suas promessas. Se assim foi, não acha que é demasiado cedo para actuar assim? Dê mais algum tempo aos Homens. Não comece!…Só agora é que sabe que o Sr. Patrice não pagou os impostos? Se sabia porque razão não denunciou este caso antes? Aborreceu-se porque ainda não lhe convidaram para exercer algum cargo de destaque? Calma, e espere com paciência, se for esta a razão do seu desespero. Se não, as minhas desculpas.
      Não sou do ADI, nem pertenço a nenhuma força político-partidária. Sou apenas um cidadão santomense como outro qualquer, mas que se interessa pelo bem deste País, e tem acompanhado, muito atentamente, o evoluir da situação política, económica e social.
      Por isso, força rapazes!…
      No entanto, Senhor Pr. Ministro, caso seja verdade que ainda não pagou os impostos as finanças, olhe que é muito grave para um dirigente como o Senhor. Honre, o mais urgente possível, este e todos os outros compromisso, para que a sua imagem não fique manchada perante todos aqueles que em si acreditaram e acreditam.

      • img
        Boca do Mundo Responder

        Também sou de opinião que o SR.
        MP deve pagar os respectivos impostos
        que ele deve ao Estado.
        Quem fez esse juramento«Juro, por minha honra, cumprir e fazer cumprir a Constituição e as leis, defender a Independência Nacional, promover o progresso económico, social e cultural do Povo São-tomense e desempenhar com toda a lealdade e dedicação as funções que me são confiadas», tem que dar exemplo.

  9. img
    Folha Pacatá Responder

    O deputado que vimos admitindo que está durmindo é do MLSTP/PSD(Os sangssugas). Sempre durmiram ali. A papa fria acabou….. ”Cua bilá”

  10. img
    N.Capela Responder

    Srs Deputados,srs que abusaram,delapidaram o bem publico.Srs corruptos,caros patos bravos.Em nome do povo de s,tome e principe e para o bem estar e desenvolvimento desse pais,peco-vos que apesar da vossa maioria,ajudem o governo a aprovar o orcamento de estado,e que juntos tentem criar uma lei que possa levantar a imunidade parlamentar a qualquer”CIDADAO”desde PRESIDENTE DA REPUBLICA,ao joao ninguem, para que possam responder judicialmente e criminalmente pelos crimes que cometem.Esse sera o 1 passo para mudar o rosto de S.T.P

  11. img
    Aleluia Responder

    judeu cristo, isso que dizes de que o Patrice não pagou o imposto pela compra da casa da Praia das conchas (aquela que foi motivo de descordia entre Patrice e Dique) é verdade? Aquela que se diz ter custado 500.000,00 dolares?
    Só isso chega para encher os cofres do Estado. E já agora, para certificar que essa historia é verdade, peço um favor ao Abel Veiga: Sei que gostas de fazer jornalismo de investigação. Investigue por favor. E se for isso, o Levy que assuma a chefia do governo, e o Patrice vai para casa. Ohhhhhhhhh!!! Malandro! Afinal você não paga imposto?

  12. img
    Assuncao Responder

    Os deputados que dormem na Assembleia deveriam ter 1 sancao- “perda do direito de voto, reducao proporcional do salario….a escolher, por a’i, pensem nisso;muitos ab’ubes, nem a propria Constituicao estudam, quanto mais para tomarem palavra…so a fazer numeros,mas nao sao culpados!
    Com cumprimentos.

  13. img
    Alberto Nascimento Responder

    epa deixem-me o homem dormir.
    voces nunca tiveram dessas aulas que da bue sono?
    acontece muito qd um gajo n ta a apanhar nada da materia.

  14. img
    CT Responder

    Mais do que intrigas e acusações, evemos ser unidos a ponto de levar STP ao desenvolvimento.
    É esse o caminho que os Santomenses devem seguir e nem mais.
    Custumo a dizer não sou de partido A,B ou C. sou de STP e sou benfiquista.

  15. img
    Zeca Jamba Responder

    Gostei do conteudo global do programa.
    Agora falta o orcamento para por em pratica tudo isto e depois fazer o povo trabalhar. As pessoas pensam que o bem estar cai do Ceu. Eh preciso muito trabalho de todos so santomenses.

  16. img
    tiranossauro Responder

    não se esqueçam que o cota Fradike menezes tambem dormiu na cimeira internacional!!!, eles questionan se o Presidente dorme numa conferência internacional, porque nós não???
    a resposta é, o país está podre de cabeça aos pés.

  17. img
    Vermelhão Responder

    Só espero que os deputados da oposiçaõ viabilizem de forma unanime o OGE, de forma a darmos um passo em frente o mais rapido possivel.

  18. img
    NIVALDA CORREIA Responder

    Estimados deputados,em momento algum se esqueçam que foi o povo que vos nomeou,porque em vós confiou pra serdes nossos representantes,e levarem as nossas preoucupaçoes e anseios a debate nessa magna assembleia.
    Nunca pensem que são donos do país nem do povo,por favor esperamos da vossa parte Seriedade Honestidade Frontalidade Transparencia e Caracter.
    Abordem os problemas que nos afligem,pobreza,fome,educaçao,saude,falta de agua e electrecidade,sida.
    É vossa missao ajudarem-nos a arranjar solução para estes males.

    Por favor não se esqueçam que sao nossos representantes e que o vosso caracter seja imaculado,sejam em tudo exemplo.

    debatam com seriedae por favor os problemas das nossas crianças e juventude.
    Por favor não tenham vergonha nem receio de falar do caso das catorzinhas,nao tenham receio de falar de comportamentos como o do Sr.Eugenio Tiny que para vergonha de todos nós foi durante muito tempo Vice-Presidente dessa assembleia.
    Não tenham medo e aordar casos reais deste senhor e de outros.
    Falem repudiem condenem estas atitudes deste Sr. em relação as nossas jovens,mulheres e familias Saotomenses,digam como eu com nós NAO SR.EUGENIO TINY

    VIVA A ASSEMBLEIA NACIONAL SEM VICIOS E SEM DEMAGOGIA

  19. img
    Ze Mulato Responder

    Com a França São Tomé e Príncipe nao arranca!!!!! Ja estamos em cooperacao com França ha varias decadas. França forma quandros que STP precisa? Quantos Engenheiros, Medicos, Scientistas, Tecnicos especializados nas areas de Quimica e fabricacao de medicamentos, Fisica, Petro-Quimica, na area de producao e fabricacao de produtos electronicos, fabricacao de automoveis, aviao, motociclos e motorizadas, quadros especializados na area de tranformacao de produtos de primeira necessidade como acucar , etc. a França formou ou treinou nas Universidades e Institutos Francês? Temos muito cana de açúcar em STP, mas ainda importamos açúcar! Formou or forma França algum estudante Santomense na area de Engenharia para servir STP? O povo Santomense nao ira tirar nenhum proveito em resultado de cooperacao com França porque ja sabemos o que Franca tem feito nos paises Francofonos—“nada de jeito, so atraso.” Os Francêses xenófobos, fascistas, e racistas sao odiados pelo mundo for a devido a ma conduta deles e tambem por serem oportunistas e egoistas. Forma França Africanos corruptos que nao ajudam Africa progredir mas roubar para beneficiar França e Europa?

    Pergunta-se: Qual é o país Africano francófono ou qualquer outro país de África que conseguiu atingir algun sucesso economic com ajuda de França???? NADA—ZERO

    França chupou e mamou dinheiro e riqueza dos Iraquianos antes da invasao do Iraque: França “sague-suga” comeu dinheinho estabelecido pelas Nações Unidas; o chamado “Oil for Food Program,” ou seja; dinheiro de venda de Petróleo de Iraque desejanhado para ajudar na compra de comida para os Iraquianos. França imoral comeu o dinheiro juntamente com o filho de antigo Secretário da ONU, Kofi Annan pateta. França nao fez nada de jeito para ajudar o povo Iraquiano. Construcao de palácios para ditador Saddam? França nao presta!

    França é um dos paises europeus que mais produz electricidade na Europa, e ate vende o excess para paises vizinhos. 80% dessa electricidade provem de energia nuclear. Pergunta-se: Construiu França alguma barragem eléctrica em STP ou mesmo Energia Nuclear? Africa precisa de formas alternativas de energy (electricidade de origens variadas). A Energia Nuclear seria uma boa alternativa.

    França tem possibilidade de ajudar São Tomé e Príncipe resolver o problema de electricidade. Nao é necessario o uso e consume demasiado de Gasoleo. Porque nao evitar poluição do meio ambiente com formas mais efectiva que em longo prazo custara menos, trará vantage e com poucos efeitos negativos, sobretudo, se a manutencao e propria vigilancia de equipamentos em seguro??? Podemos usar homens e mulheres das Forcas Armadas para manter seguro os nossos equipamentos e infrastruturas, assim como a agua que consumimos. França nao ajuda porque ela é egoista e oportunista.

    França so esta interessada em si propria—sugar o petroleo dos Africanos, roubar, explorar, neo-colonizar, e aldrabar os pretos e os mulatos Africanos. França tem roubado recursos naturais nos Países Francófonos, criar conflitos armados no nosso continente, promover regras e estruturas de subdesenvolvimento dos pretos e dos mulatos, mais nada. França é um dos piores paises de Europa, em termos de cooperacao justa com o nosso povo. Formar quadros licenciados nas areas de escritorio e papeladas (prestação de serviço).

    Abaixo França!!!!
    Abaixo Nicolas Sarkozy corrupto racista!!!!
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Fran%C3%A7a
    “Cerca de 80% da energia elétrica da França é obtida por usinas nucleares”
    http://www.state.gov/r/pa/ei/bgn/3842.htm
    Produto Interno Bruto de França = $2.66 triliões de dólares Norte Americano (With a GDP of $2.66 trillion, France is the world’s fifth-largest economy).

    “Industry: Types–aircraft, electronics, transportation, textiles, clothing, food processing, chemicals, machinery, steel.
    Services: Types–Services to companies and individuals, financial and real estate activities, tourism and transportation
    Trade: Exports (2009)–$482.3 billion (f.o.b.): automobiles, aircraft and aircraft components, pharmaceuticals, automobile equipment, iron and steel products, refined petroleum products, cosmetics, organic chemicals, electronic components, wine and champagne.
    With a GDP of $2.66 trillion, France is the world’s fifth-largest economy.

    https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/geos/fr.html

    França so esta interessada em explorar Africa!!!! Abris os olhos bem aberto!!!!

  20. img
    Zé Mulato Responder

    Temos que dar mais proteccao e oferecer mais seguranca para aqueles que estao empenhados em trabalhar honestamente para melhoria de Sao Tome e Principe!

  21. img
    Zé Mulato Responder

    http://priberam.sapo.pt/dlpo/default.aspx?pal=

    Si tiver paciência, use este Dicionário Priberam da Língua Portuguesa—-Ajuda bastante. Eu, particularmente nao o uso com frequencia. Prefiro ocupar meu tempo aprendendo o nosso dialecto Santomense. :-)

  22. img
    Zé Mulato Responder

    Eu, Zé Mulato, estou completamente perturbado pelo facto do Primeiro Ministro de Sao Tome e Principe, Sr. Patrice Emery Trovoada, nao fazer DECLARACAO DE BENS. Sera Patrice Trovoada, RAFAEL Parte 2? Tenho muita dúvida sobre esse homem.

  23. img
    Zé Mulato Responder

    Povo está cada vez mais esperto!
    O povo Santomense está VIVO! Estou a gostar!

  24. img
    Jose de Menezes Responder

    Que todos as individualidades que ocupam cargos de destaque em S.T.P. façam a declaração dos seus bens e que tais dados sejam devidamente tratados e protegidos. Os dados recolhidos tem de ser devidamente tratados para prevenir que os oportunistas não se aproveitem deles para denegrirem a imagem de pessoas honestas, principalmente os que neste momento comandam os destinos do Pais e nunca estiveram envolvidos em casos de corrupção, sejam confundidos com os políticos sem escrúpulos que sempre governaram o Pais.

    E fundamental que se arranje um mecanismo eficaz para se ultrapassar a questão da Imunidade Parlamentar, principalmente quando se esta diante de corruptos que usam tal escudo (Imunidade Parlamentar) para perpetuarem a fuga a justiça e continuarem a roubar e delapidar, descaradamente, o património do estado e tudo o que nunca lhes pertenceu, mas sim ao humilde povo.

    • img
      Zé Mulato Responder

      Aqueles Santomenses honestos que morreram tristes, estao agora contente porque pelo mesmo, alguem como Jose de Menezes, tem uma visao madura e adulta e inteligente para entender a raiz dos problemas de STP.

      Sr. Jose de Menezes VIVA! VIVA! Compatriota e amigo do povo Santomense sofredor

  25. img
    menino tonecas Responder

    la estao as criticas invejosas ttrabalhem para progredir o pais deixem de se armarem em filosofos e virem para ca lavar a roupa suja também nao gosto de curuptos mas so vejo comentarios a falar mal de tudo e de todos poça quando é que deixam de ser invejosos temos direito de criticar mas vejo que também é demais nao falam em nada contrutivo so critica eu acho se deus viesse ca a s.tomé falavamos mal dele também vamos falar no futuro lavar roupa suja é nos tanques e nos rios porque os que criticam se fossem para o governo quase que punha a minha mao no fogo que faziam igual ou pior mas como nao tiveram esta oportunidade estao invejosos calmam rapazes o nosso mal é este muitas vezes cuspimos no prato de quem nos da de comer mas as criticas vejo que é contra tudo e todos desde os governantes passa pelos nossos vizinhos paises africano vai a portugal e corre contra tudo e todos é muito feio camaradas quem le isso no estrangeiro o que pensam de nos que ninguém é serio nesta terra

    • img
      Zé Mulato Responder

      Ou vai ou raxa! Nao estamos interessados no Rafael parte 2.

      Agora estamos atentos 100%
      Quem quizer chorar que chore.
      Apresente solucoes!

      Ficamos calados ha 35 anos!!!!!! Olha o resultado em STP—uma pouca vergonha tendo em conta as contas bancarias “off shore accounts” de alguns oportunistas e corruptos Santomenses.

      Se o roubo continuar em STP, nao queremos guerra civil. Por isso, cautela!!!!!

    • img
      Zé Mulato Responder

      Portugal? Estais maluco? Portugal nem se quer fabrica carros ou aviao! Depois de ser uma super potencia entre os seculos 15 e 16. Hoje, o que e’ Portugal? Pais dos mais desgracados e dependente da Uniao Europeia. E’ isso que STP precisa?

      Brazil saiu disto (dependencia de Portugal ha 200 anos—Brazil esta crescendo).
      Angola quando sair por completo, sera uma potencia forte na Africa.

      menino tonecas—deixe e emdiocridades! Acorde! Seja homem! Portugal nao da!

  26. img
    verdigal gomes Mendonça Responder

    DO meu ponto de vista como um estudante que sou os politicos sãotomenses têm de deixar de bla-bla e por a mão na massa para trabalhar para o bem deste pais que tanto necessita para atigir o seu maximo, que é ( diminuir a pobresa, acabar com a miseria e eliminar a fome)

Deixe um comentario

*