Política

Assembleia Nacional aprovou programa do governo

Os deputados deram ao Primeiro Ministro Patrice Trovoada, luz verde para execução da política de mudança proposta para os próximos 4 anos. O programa assente em 4 eixos foi aprovado esta tarde pela Assembleia Nacional.

Credibilização da classe dirigente para uma boa governação, crescimento económico para mais e melhor emprego, organização e coesão nacional para uma melhor inclusão e inserção estratégica do país, reforço da autoridade do estado para maior segurança interna e externa. São os 4 eixos do programa do décimo quarto governo constitucional.

Segundo o Primeiro Ministro e Chefe do Governo, Patrice Trovoada, a boa governação e o crescimento económico são premissas para se criar riqueza, combater a pobreza e alcançar o desenvolvimento sustentado. «Por isso só com um STP organizado e coeso se pode tirar melhor partido das oportunidades susceptíveis de propiciar o crescimento económico e só com o reforço da autoridade de estado se pode por cobro a corrupção e a impunidade que graça no nosso país e as demais ameaças que minam as suas hipóteses de desenvolvimento», afirmou na Assembleia Nacional.

Para mudar a atitude dos cidadãos em relação a coisa pública, o Chefe do Governo, avisou que o  exemplo tem que sempre vir de cima.

Patrice Trovoada, defendeu a boa governação, inscrita no programa de governação como elemento fundamental para a credibilização dos dirigentes e o seu posicionamento ao serviço das populações «particularmente as mais vulneráveis mediante a adopção de medidas urgentes com fito de aliviar as suas carências mais prementes uma aposta firme será feita na modernização da administração pública e no combate a corrupção e a impunidade», enfatizou.

Na apresentação do programa de governação o Primeiro-ministro deixou uma advertência. «Sempre que identificados o culpados será justa e sistematicamente sancionado», precisou.

A política de mudança proposta ao país, e aprovada pela Assembleia Nacional, implica reformas profundas na administração pública. «Revisão da legislação relativa a contratação pública para que os necessários ajustes tenham lugar e o controlo possa cumprir a sua função preventiva. O governo retomará o processo de adesão a iniciativa sobre a transparência nas indústrias extractivas designada IATI», pontuou. .

Criação de um conselho nacional para reforma do estado, é outra prioridade a que se juntam, a Reforma legislativa a nível dos registos e notariados «bem como as leis substantivas e processuais ligadas as mais diversas áreas das relações jurídicas e económicas», salientou.

Para dar combate a corrupção e credibilizar as instituições, o chefe do governo disse que «o governo proporá a Assembleia Nacional a Revisão e clarificação dos diplomas em vigor relativos a imunidades e incompatibilidades».

Mudanças também são propostas no mercado financeiro. «Os impostos têm de ser justos mas têm que ser justos e têm que ser pagos por todos e tem que servir para fazer crescer os são-tomenses. A luta contra a evasão e fraude fiscal será outra frente de combate do governo». Frisou.

O sector produtivo também deve ser dinamizado, a partir de reformas nomeadamente da legislação fundiária. O governo promete no seu programa aumentar a oferta de serviço e assistência técnica aos pequenos e médios agricultores, e incentivar a criação de cooperativas de produção agrícola. «Para o reforço dessas actividades o governo entende adoptar um sistema de micro-crédito que sirva os interesses de fomento da agricultura e do desenvolvimento rural, bem como uma instituição de sustentação para o financiamento do sector agrícola em geral», realçou Patrice Trovoada.

No sector das pescas, o executivo adianta que vai criar um centro de pesca semi-industrial na região do Príncipe. Por outro lado Patrice Trovoada está empenhado na protecção da floresta são-tomense. Avisou que vai implementar combate cerrado contra o abate ilegal de árvores. «Reforçando a fiscalização e incentivando a importação de madeiras brutas em quantidade e qualidade necessária a um custo concorrencial para dissuadir a prática dos abates», explicou.

Para promover o turismo, o programa do governo anuncia a criação de uma agência de promoção da marca São Tomé e Príncipe.

A sub-região africana é outra prioridade para o abastecimento do mercado nacional. Para isso o Primeiro-ministro, quer Incentivar trocas comerciais com os países vizinhos.

No que concerne ao investimento público, o governo dá atenção especial a região autónoma do Príncipe, e os distritos de Caué e Lembá em São Tomé. Regiões onde se regista maior o índice de pobreza. «No domínio dos investimentos quer públicos quer privados, a região autónoma do Príncipe e os distritos de Caué e Lembá serão constituídos em zonas especiais de desenvolvimento devendo gozar de um regime aduaneiro e fiscal especial e beneficiar de outras medidas com o mesmo alcance», assegurou Patrice Trovoada.

Um programa de governação baseado na continuidade e na inovação. «O projecto do porto em águas profundas, expansão e modernização do aeroporto internacional de São Tomé e o aeroporto do Príncipe bem como a ligação do país ao cabo submarino constituem escolhas acertadas de anteriores governos», frisou.

A situação de seca que se regista no país, prende a atenção do governo, que decide avançar com medidas para melhor uso e conservação da água. «Nos últimos 30 anos os rios perderam 1/3 do seu caudal. As chuvas já não são tão regulares, evoluindo o país para uma situação de seca cada vez mais prolongada. Face a uma tal constatação o governo realizará obras de engenharia com vista a retenção da água e a sua melhor capitação para uso doméstico industrial e agrícola. Simultaneamente será aumentada a rede de distribuição de água as populações», concluiu.

Os sectores da educação e da saúde também assumem destaque no programa de governação, que prevê a construção de um liceu na ilha do Príncipe e a melhoria do parque escolar a nível nacional.

Abel Veiga

    68 comentários

68 comentários

  1. Democratico1

    17 de Setembro de 2010 as 19:08

    É uma boa noticia, agora mãos a obras e não se pode adiar mais nada…

  2. N.Capela

    17 de Setembro de 2010 as 19:31

    Bem haja.O 1 passo para recuperacao,transformacao e desenvolvimento de S.Tome e Principe foi dado.Esperemos que efectivamente esse programa do governo seja emplementado na sua totalidade,e que as palavras do Sr 1 Ministro”O GOVERNO PROPORA A ASSEMBLEIA NACIONAL A REVISAO E A CLARIFICACAO DOS DIPLOMAS EM VIGOR RELATIVOS A IMMUNIDADE E A IMCOMPATIBILIDADE”seja bem aceite e aprovadas,evitando desse modo futuros cajos de “GGAS,STP TRADINGS,ACCOES DA ENCO,NAVIO PRINCIPE E MUITOS E MUITOS OUTROS CASOS DE CORRUPCAO QUE CAIARAM NO ESQUECIMENTO

  3. Cobló

    17 de Setembro de 2010 as 19:50

    Interessante os quatro eixos do programa que, se materializado, poderá se consumar em passos firmes para as realizações em prol á saída da estagnação e inércia em que se encontram diferentes setores da economia e da sociedade santomense como um todo. Propostas de mudanças na legislação para fazer funcionar algumas engrenagens que têm emperrado o país é outro passo salutar. Associa-se a isso a revisão dos mecanismos de contratação de funcionários para a administração pública – devia-se adicionar a própria promoção e a indicação de dirigentes para os diferentes cargos, onde devia imperar o conceito técnico em detrimento a características políticas, particularmente político partidário. Soma-se a isso, a necessidade de se dar atenção particular ao estado atual da administração pública em que vícios enraizados no uso da coisa pública não se limitam ao corte do uso indevido das viaturas, mas de salários dignos e políticas adequadas de recursos humanos em que os quadros são corretamente valorizados. A política externa parece que teve tratamento pífio neste programa. Não deves descurar que somos altamente dependentes da cooperação internacional e das intempéries advindas de todos os atos internacionais, particularmente as que determinam o humor da economia mundial, momento em os tradicionais e potenciais doadores se voltam para aspetos domésticos e/ou regionais para acalmar seus contribuintes.

  4. Ze Mulato

    17 de Setembro de 2010 as 20:04

    Com a França São Tomé e Príncipe nao arranca!!!!! Ja estamos em cooperacao com França ha varias decadas. França forma quandros que STP precisa? Quantos Engenheiros, Medicos, Scientistas, Tecnicos especializados nas areas de Quimica e fabricacao de medicamentos, Fisica, Petro-Quimica, na area de producao e fabricacao de produtos electronicos, fabricacao de automoveis, aviao, motociclos e motorizadas, quadros especializados na area de tranformacao de produtos de primeira necessidade como acucar , etc. a França formou ou treinou nas Universidades e Institutos Francês? Temos muito cana de açúcar em STP, mas ainda importamos açúcar! Formou or forma França algum estudante Santomense na area de Engenharia para servir STP? O povo Santomense nao ira tirar nenhum proveito em resultado de cooperacao com França porque ja sabemos o que Franca tem feito nos paises Francofonos—“nada de jeito, so atraso.” Os Francêses xenófobos, fascistas, e racistas sao odiados pelo mundo for a devido a ma conduta deles e tambem por serem oportunistas e egoistas. Forma França Africanos corruptos que nao ajudam Africa progredir mas roubar para beneficiar França e Europa?

    Pergunta-se: Qual é o país Africano francófono ou qualquer outro país de África que conseguiu atingir algun sucesso economic com ajuda de França???? NADA—ZERO

    França chupou e mamou dinheiro e riqueza dos Iraquianos antes da invasao do Iraque: França “sague-suga” comeu dinheinho estabelecido pelas Nações Unidas; o chamado “Oil for Food Program,” ou seja; dinheiro de venda de Petróleo de Iraque desejanhado para ajudar na compra de comida para os Iraquianos. França imoral comeu o dinheiro juntamente com o filho de antigo Secretário da ONU, Kofi Annan pateta. França nao fez nada de jeito para ajudar o povo Iraquiano. Construcao de palácios para ditador Saddam? França nao presta!

    França é um dos paises europeus que mais produz electricidade na Europa, e ate vende o excess para paises vizinhos. 80% dessa electricidade provem de energia nuclear. Pergunta-se: Construiu França alguma barragem eléctrica em STP ou mesmo Energia Nuclear? Africa precisa de formas alternativas de energy (electricidade de origens variadas). A Energia Nuclear seria uma boa alternativa.

    França tem possibilidade de ajudar São Tomé e Príncipe resolver o problema de electricidade. Nao é necessario o uso e consume demasiado de Gasoleo. Porque nao evitar poluição do meio ambiente com formas mais efectiva que em longo prazo custara menos, trará vantage e com poucos efeitos negativos, sobretudo, se a manutencao e propria vigilancia de equipamentos em seguro??? Podemos usar homens e mulheres das Forcas Armadas para manter seguro os nossos equipamentos e infrastruturas, assim como a agua que consumimos. França nao ajuda porque ela é egoista e oportunista.

    França so esta interessada em si propria—sugar o petroleo dos Africanos, roubar, explorar, neo-colonizar, e aldrabar os pretos e os mulatos Africanos. França tem roubado recursos naturais nos Países Francófonos, criar conflitos armados no nosso continente, promover regras e estruturas de subdesenvolvimento dos pretos e dos mulatos, mais nada. França é um dos piores paises de Europa, em termos de cooperacao justa com o nosso povo. Formar quadros licenciados nas areas de escritorio e papeladas (prestação de serviço).

    Abaixo França!!!!
    Abaixo Nicolas Sarkozy corrupto racista!!!!
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Fran%C3%A7a
    “Cerca de 80% da energia elétrica da França é obtida por usinas nucleares”
    http://www.state.gov/r/pa/ei/bgn/3842.htm
    Produto Interno Bruto de França = $2.66 triliões de dólares Norte Americano (With a GDP of $2.66 trillion, France is the world’s fifth-largest economy).

    “Industry: Types–aircraft, electronics, transportation, textiles, clothing, food processing, chemicals, machinery, steel.
    Services: Types–Services to companies and individuals, financial and real estate activities, tourism and transportation
    Trade: Exports (2009)–$482.3 billion (f.o.b.): automobiles, aircraft and aircraft components, pharmaceuticals, automobile equipment, iron and steel products, refined petroleum products, cosmetics, organic chemicals, electronic components, wine and champagne.
    With a GDP of $2.66 trillion, France is the world’s fifth-largest economy.

    https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/geos/fr.html

    França so esta interessada em explorar Africa!!!! Abris os olhos bem aberto!!!!

    • Pedrão

      18 de Setembro de 2010 as 13:14

      Oh homem é preciso ter-se uma boa dose de paciência para se lêr essas babuzeiras que anda aí a escrever!

      • Zé Mulato

        20 de Setembro de 2010 as 0:47

        Pleto da cara!
        Pergunte os Gaboneses, os Congoleses, Camaronenses, Haitianos, e outros povos Francofonos. O resultado ve-se no Mali, Burkina Faso, Benin, Guinea, Ivory Coast e Niger. Franca nao presta!

        Agora te chamas Pedrao? Se tiveste tempo e paciencia para ler “babuzeiras,” entao es um idiota.

        O povo esta esperto!
        O povo esta com olhos abertos!
        O povo deve estar informado sobre a verdade.
        Viva povo Santomense que ja nao se deixa iludir com aqueles que so pensam em si!
        Boa sorte, BM

    • Alberto Nascimento

      18 de Setembro de 2010 as 13:33

      meu caro fala muita bem mas muitas vezes apresenta porcaria.
      O problema nunca esteve principalmente em Franca ou noutros parceiros quaisquer, o problema sempre esteve em STP.
      Eu vi muito dinheiro a entrar em STP mas tudo pra bolsos particulares.

      • António Veiga Costa

        18 de Setembro de 2010 as 20:18

        ALBERTO,

        falou tudo….por quê o Zé Mulato não para de resmungar e não fala da grande quantidade de investimentos (doações) que são destinados a STomé e são desviados pros bolsos de um grupo de corruptos???

        • Zé Mulato

          20 de Setembro de 2010 as 1:12

          O Tribunal Criminal e Tribunal de Contas nao funcionam. Quantos ricos e figuras publicas e de governo ve-se na cadeia de STP?

          Temos que fazer algo sobre isto. Prender os corruptos e faze-los limpar praias, jardins da Praca da Independencia, apanhar lixos de mercado, a capinar nas rocas de Sao Tome e Principe.

          E’ uma solucao que apresento as autoridades Santomenses.

          Tira imunidade, investigacao geral, leva ao tribunal, e fecha corruptos na penitenciaria.

          Temos que ser mais agressivos e mais pro-activos contra os corruptos de STP.

      • Zé Mulato

        20 de Setembro de 2010 as 0:50

        Temos que prender aqueles corruptos que roubam!

        Qual e’ a sua sugestao sobre isso (cadeia)?

    • Adriano Lamartine

      18 de Setembro de 2010 as 18:19

      Depois de ler tantas asneiras de uma so vez não podia deixar de responder a esse comentario. França é um dos poucos paises que até bem pouco tempo através da cooperação, permitia estudantes Santomenses fazerem estudos superior graças a bolsas, e na maioria delas bolsa de mérito (ha algumas que não são de mérito…). Os problemas de São Tomé não são para os outros resolverem para São Tomé. O Governo de São Tomé deve mostrar-se preocupado na resolução de problemas do pais, e so a partir desse ponto é que outros paises podem ajudar.
      Os corruptos de tipo Rafael Branco e companhia não foram formados em França. Dizer que França so forma corrupto é um exagero.
      Como dizes, França produz muita energia e até exporta para paises vizinhos e poderia-se construir uma central nuclear em São Tomé. Tens tu noção das coisas?
      Sabes quanto tempo leva para contsruçao, e eventualmente desmantelamento duma central nuclear? Sabes quanto tempo as particulas nocivas inerentes ao desmantelamento duma central nuclear podem resistir?

      A verdade é que mesmo não formando um numero muito elevado de estudantes santomenses, ha engenheiros formados em França sim. Ha mestre formados em França e eu conheço-os pessoalmente. Ha tecnicos formados em França sim. O problema é que o nosso pais é que nao tem estrutura para absorver esses quadros. Na tua exposição falas de quadros para producao e fabricacao de produtos electronicos, fabricacao de automoveis, etc. A veradde é que em Sao Tomé quase que não existe industrias. Fabrica-se e produz-se aonde?
      Eu conheço pessoas capacitadas a procura de uma oportunidade e pior é que essas pessoas têm formações nos diversos ramos que referi, se bem que nem todas elas forram formadas em França.
      Aconselho-te a rever as tuas fontes de informação e acima de tudo a reflectir antes de falar ou escrever.

      PS. Desculpa o tratamento “tu”. mas também podes tratar-me por “tu”. é mais rapido

      • Zé Mulato

        20 de Setembro de 2010 as 0:56

        Trata-me por “tu”–nao existe nenhum preconceito da minha parte sobre este tratamento.

        “Dizer que França so forma corrupto é um exagero”
        Eu nao disse isto. Leia de novo. So fiz uma interrogacao. A verdade pode ser constada nos paises francofonos.

        • Osama bin Laden

          21 de Setembro de 2010 as 12:57

          OS Países que formam corruptos para STP são:

          Brasil

          Cuba

          Os de cuba sem margem para dúvida vêem de lá esfomeado, por isso qualquer migalha que os cai na mão é para roubar, a maioria nem sabe que curso é que tirou.

          Os de Brasil são corruptos ainda por cima são muito mal formados, sem competência, gostam de subir na vida sem olhar os meios.

          • cereno

            22 de Setembro de 2010 as 11:52

            Com isso querem mudar STP?, são com estes comentarios tristes que demostra a sua ignorancia e pobreza mental e espiritual, pessoa sem identidade.

    • Edson Costa

      21 de Setembro de 2010 as 7:07

      Jà não hà pachorra para tanta asneiras que escreves cà rapaz

  5. Carlos Ceita

    17 de Setembro de 2010 as 22:24

    Agora falta implementação prática deste programa. Pelo menos as forças de bloqueio não apareceram no parlamento. Se calhar não querem ficar mal na fotografia.
    Mais é preciso vigilância eles vão aparecer aqui acolá no terreno nos mais recônditos lugares do país. Esses bloqueadores odeiam tudo o que é novidade, reforma, progresso e modernidade.
    Sobre as pescas espero que o governo vá mais longe. Esta história dos barcos europeus pescarem nas nossas águas sem fiscalização e depois recebermos uma migalha de 600 mil euros deveria ser revisto. Ao menos que uma parte do lucro do Atum pescado por esses barcos da UE esteja a financiar o nosso Orçamento de Estado.

  6. Zé Mulato

    18 de Setembro de 2010 as 2:09

    SERÁ Patrice Trovoada, RAFAEL Parte 2? Tenho dúvidas enormes… Explica-te Patrice!
    Declaração de bem—nada nada?

  7. Zé Mulato

    18 de Setembro de 2010 as 2:22

    O povo Santomense está VIVO! Estou a gostar!

  8. Zé Mulato

    18 de Setembro de 2010 as 3:15

    • António Veiga Costa

      18 de Setembro de 2010 as 20:22

      Rapaz, eu já ia te elogiar por ter vislumbrado um pouquinho de otimismo no seu comentário anterior mas, realmente, vc é muito reclamão. E, depois de chamar a França de racista e xenófoba tem feito comentários que mostram que vc é um verdadeiro francês.

      • Zé Mulato

        20 de Setembro de 2010 as 1:03

        Apresente solucoes e gerar debates.
        Nao devemos aceitar tudo que o governo bem entender fazer.
        O Primeiro Ministro e os membros do governo trabalham para nos.
        O povo e’ patrao–“povo poe, povo tira!”
        Como “patroes” temos que empurar os nossos trabalhadores para fazerem e produzirem mais e melhor.
        Do meu lado, nao existe nenhum animo pessoal negativo sobre o governo, neste momento que comecamos avaliar o seu trabalho.

        Mas, tenho duvidas porque que Patrice E. Trovoada nao apresente a LISTA DE BEM dele para povo Santomense ter informacao e saber???????????

        Povo poe, povo tira

        • jesus cristo-c.c.c

          22 de Setembro de 2010 as 18:54

          olha o problema de sao tome sao os sao-tomenses que deve resolver se nos tivermos a ver os problemas de outros e tentar falar nao vamos apresentar solucoes para no nosso pais que deus fez com muita riqueza mais que nos proprios os sao-tomenenses esta a destruir por uma questao de ganancia de ser mais rico que ele , e ele nao pode ser como eu a nosso forma de pensar esta a cabar com o nosso stp. bem eu quero aqui deixar a minha sugestao para acabar com muitas coisas que existe de mal em sao tome e principe: nas financas quem controla as receitas adequerida por parte de muitos ministerio e sectores de estado? como eles vao saber que X sector coprou X valor e nao este valor que estao a por no tesouro de estado.quem de boa fe – ninguem . onde ja se viu um investidor que no seu pais escuta que sao -tome e principe e bom para investir e vao la propor estado e aparece um desses a pensar no aumento a sua financa e nao no aumento da financa publica a exigir comissoes e de grandes e oque que faz espanta os investidores e quem fica mal os sao-tomenenses. onde ja se viu um pais a desenvolver sem energia e agua sem tecnologia admistrativa e consertada entre os sectores estatais sao coisas que faz controlar as receitas e eles nao esta preocupados porque assim esta bem para roubar agora pergunto nao existe sao-tomenenses capaz para isso que esta noutros pais a exercer esse trabalho ha se esses sao tomenenses vao sao marginalizados por varios maus senhores da elite de corupcao em stp portanto eu espero que povo sao-tomenense continua no acto eleitoral faca essas escolhas para mundanca do pais os que nao colocam mundanca sofra no acto eleitoral seguinte e que ganhe habito de fazer manifestacao quando escuta que um ou outro comeu coisa do povo que fiquemos vigilante um de outro e que nao tenho medo de denunciar que tal director ou ministro pegou na receita e comeu, se comecamos com este habitos pouco dinheiro que circula no mercado e no comercio passa na mao de muitos de nos e nao fica em cofre de um um a render a sau poupanca . e que vai aconceter muitos paises estrangeiro vai ter confianca em nos e investem sem a DESCONFIANCA coisa que faz com que muitos paises vao a stp mais olham pelo desenrolar das coisas e recua ou acautelasse no finaciamento para o pais .obrigado este e a minha opiniao.

          • jesus cristo-c.c.c

            22 de Setembro de 2010 as 19:00

            sou sao-tomenense mais estou muito tempo fora peco desculpa por erros mais esta e a minha opiniao

  9. Zé Mulato

    18 de Setembro de 2010 as 3:25

  10. Digno de Respeito

    18 de Setembro de 2010 as 3:54

    Congratulo-me com o programa apresentado e aprovado. Entre vários aspectos referenciados, aproveito para felicitar ao notre Premièr pela sua tão agil enovação estratégica. Já não é sem tempo a criação de um entidade que cuida da Marca STP. Só isso já é motivo para dizer basta a banalização da imagem que muita das vezes é destorcida de formas mais diversas (desde os maios mais tradicionais até ao digital, isto é informação textual e imagética através da internet). Espero que um dia os santomenses saberão o que é marca e qual é o seu valor para um País. O bom resultado provem sempre de trabalho de equipe especializada na matéria. Sei que há santomenses capazes. Certo que não somos muito nesta area mas podemos ajudar o seu desenvolvimento.

  11. JORGEK

    18 de Setembro de 2010 as 5:43

    Gostei da cena do micro crédito aos agricultores. é disso que sempre falei.
    agora é esperar para que este governo faça milagres porque se metade disto se concretizar teremos um sao tome justo e de todos, sem pobreza extrema nem fragilidade financeira.

  12. Andrade Catanhede

    18 de Setembro de 2010 as 7:50

    Segui, muito atentamente, os trabalhos dos deputados na Assembleia Nacional, bem como os comentários feitos pelas bancadas dos 2 partidos na oposição ao Programa do Governo, nomeadamente o PCD e o MLSTP.
    Os comentários das 2 bancadas foram pertinentes e poderão ajudar o Governo a enriquecer o seu PLANO DE ACÇÃO. Todavia, muito embora não tenha tido a oportunidade de ler o Programa ora apresentado, não entendi muito bem porque razão o PCD diz que o mesmo é vago. Será que esperavam ver um documento já esmiuçado? Se assim fosse, não acham que iria aumentar muito o volume do documento? Enfim, se alguém do PCD pudesse explicar as razões do vosso comentário, ficar-lhe-ia muito grato. Para ser mais específico, o Sr. Deputado Albertino Bragança que se explique, pois tenho quase a certeza que é o Senhor o mentor desse comentário. Possivelmente o Sr. Deputado Delfim Neves apenas limitou-se a lê-lo. Corrija-me se estou equivocado.
    Independentemente do deputado que, infelizmente, foi apanhado a dormir, felicito, de uma forma geral, a todos os membros desta Magna Assembleia pela forma ordeira como se comportaram e pelos trabalhos realizados até a aprovação do Programa.
    Exorto a todos os deputados que não durmam durante as sessões, pois além de ser vergonhoso, é algo de muito grave. Para além de denotar uma falta de interesse pelos trabalhos, fica-se com a impressão que o deputado em causa não está a altura de defender os interesses do Povo e está aí apenas para completar o número. Por isso, aconselho a todos, sobretudo os que pela primeira vez frequentam a esta Casa Parlamentar, que nas vésperas das actividades, evitem qualquer tipo de paródia, estudem os documentos e reflictam sobre eles, preparem as vossas intervenções por escrito, caso seja necessário, deitem-se e durmam durante a noite, para que no dia seguinte estejam bem dispostos e preparados, atentos e participativos. Os que não estiverem a altura de entender ou interpretar seja o que for, não tenham vergonha, peçam ajuda aos vossos colegas, mesmo que sejam de bancadas diferentes. O Mundo, a vida e a convivência social são as nossas escolas. Aprendemos até a morte.
    Força e um bem haja a todas/os as senhoras e senhores Deputados

  13. Zé_Quim

    18 de Setembro de 2010 as 8:42

    Caro Zé Mulato

    Importa acima de tudo arrumar a casa, estabelecer as prioridades e, de seguida estaremos em condições de apresentar projectos concretos, devidamente formulados.

    Muitas vezes dizemos que o problema está na cooperação, tudo depende das nossas capacidades reais instaladas.

    Sinceramente acredito que qualquer país organizado, com dirigentes a agir de boa fé, baixo nível de corrupção, entre outros aspectos, poderá sim tirar proveito das cooperações que estabelecem com outros países.

    Veja o caso das obras de abastecimento do Hospital, não sendo o próprio “financiador” a fazer a denúncia, quem imaginaria tal coisa?

    Sou daqueles que acredita que estão reunidas todas as condições para efectiva mudança e, se o Governo entende haver melhores possibilidades envolver numa 1.ª Fase um país como a França, de forma indirecta, é benvindo mas, apresentemos projectos de interesse público.

    Já alguém questionou como foi possível em tão pouco tempo, gente de família humilde, que sempre trabalhou na função pública, a auferir a “magra” remuneração, conseguiu fazer fortuna? Ah pois, agora veja se existe alguma relação correlação positiva entre financiamentos recebidos e o nível de desenvolvimento do nosso querido STP.

    Viva a democracia
    FUI

  14. HugoLima

    18 de Setembro de 2010 as 9:15

    Muito bem, Todos estamos de parabéns.
    O 1º passo foi dado,(aprovação do programa do Governo)
    Ficaremos atentos aguardando a sua implementação.
    Organização é fundamental.
    Viva STP, Viva o espírito Renovado

  15. VOS DE CUCA

    18 de Setembro de 2010 as 9:26

    ESTIMADOS, É DE ESTREMA IMPORTANCIA ESTE PROJECTO GUVERNAMENTAL DO MANDATO DE PATRICE TROVOADA, TENDO ENCONTA A SITUAÇÃO QUE ESTE GOVERNO ENCONTROU DESASTROSAMENTE O PAIS…SE DIZ NUMA LINGUAGEM ANTIGA DOS NOSSOS ANTIPASSADOS, TUDO TEM SEUS LIMITES… OU SERA AGORA A MUDANÇA OU NUNCA S.T.P VAI MUDAR…TEMOS QUE VIAJAR NO PROJECTO GUVERNAMENTAL AO CORTO MEDIO E LONGO PRAZO…

    AS MEDIDAS DA MUDANZA TEM QUE SER CUERENTES, ORGANIZADAS E PARTICIPATIVAS EM TERMOS SOCIAIS NO SEU MAIS ALTO RANGO, COMO QUEM DIS NÓS TODOS SOMOS OS FAZEDORES DA MUDANZA E UM SAO TOMÉ LIMPO E CUERENTE, ONDE AS CAMADAS SOCIAS GOZARAO DE UMA BOA COMUNIDADE CUOTIDIANA ESTAVEL.

    VOS SALUDÃO OS DE CUBA

    DSTRSOPQUXYZ….

  16. Celsio Junqueira

    18 de Setembro de 2010 as 10:36

    Caros Compatriotas,

    Fico muito feliz com esta noticia, a aprovação do Programa do Governo e posteriormente do OGE/GOP são instrumentos importantes para o funcionamento da nossa economia.

    Realço os pontos que estou/estarei plenamente de acordo:

    – «Sempre que identificados o culpados será justa e sistematicamente sancionado»;

    – o governo entende adoptar um sistema de micro-crédito que sirva os interesses de fomento da agricultura e do desenvolvimento rural;

    – PT está empenhado na protecção da floresta são-tomense;

    – medidas para melhor uso e conservação da água;

    – o governo anuncia a criação de uma agência de promoção da marca São Tomé e Príncipe.

    Agora penso que existem projectos que podem esperar e serem revisto dado serem investimentos com financiamentos superiores ao nosso Orçamento de Estado, ex: o Porto de Agua Profundas.

    Abraços e boa sorte ao Governo!!!

  17. Matabala

    18 de Setembro de 2010 as 10:36

    Quero apenas alertar aos deputados, especialmente ao da oposição, que mesmo que muito deles ja tenham cometido asneiras e que infelizmente não foram punidos e ainda se encontram no comando dos destinos de STP, de que não se devem intimidar ou sentir-se ultrapassados, porque nunca é tarde para se mudar e fazer o que é certo…portanto não fiquem no parlamento como vejetativos, participem e sejam activos e sujestivos em todas as decisões que possam beneficiar o país…
    O programa do governo é bom mas a sua implementação vai depender grandemente da colaboração incondicional de todos vóz…
    Obrigado

  18. Alberto Nascimento

    18 de Setembro de 2010 as 13:35

    bla bla bla!

    ta td na mer**!

    • Alberto Nascimento

      19 de Setembro de 2010 as 0:26

      voces se tEm accesso a Internet pra comentar devem dar graças ao Deus. a maioria dos santomenses estao a pensar no que comer amanha.
      bota negativo nisso!

      queres q o teu vizinha morra ou que se safe na vida?
      santomense prefere q o vizinho morra.
      at’e a familia.

    • Andrade Catanhede

      19 de Setembro de 2010 as 14:28

      Sr. Alberto Nascimento
      Não faço a mínima ideia quem o senhor seja, o que faz, qual é o seu nível académico, nem a sua procedência social. No entanto presumo que, possivelmente, o senhor seja um cidadão nacional ou estrangeiro livre e que tem dado a sua contribuição, comentando e opinando sobre os artigos publicados no “Téla Nón”. Até aí, muito bem!…
      Se me permite, o que não acho correcto é a utilização de determinados termos ou linguagens que o Senhor muitas vezes utiliza, para comentar o artigo escrito por nosso Abel Veiga. Porquê do bla,bla,bla, ta., td na mer. Que é isto?!…
      Sê no mínimo bem educado e respeite os leitores e o actor do artigo. Se não tem opinião, não é obrigado a escrever. Limite-se a ler e aprender com quem tem algo de positivo para dar.
      Aproveito esta oportunidade para felicitar a todos quantos, que de uma forma ou de outra, têm dado a sua contribuição, comentando de forma construtiva os artigos publicados.
      Tenho aprendido muitas coisas interessantes, lendo o Téla Nón.
      Obrigado VEIGA e força!…

      • António de Oliveira S.

        21 de Setembro de 2010 as 13:20

        O Alberto Nascimento nao devia ter escreti “mer**” mas realmente ele disse a verdade.
        Esperemos que as coisas mudem mas at’e entao…

  19. P.F.

    18 de Setembro de 2010 as 18:45

    Manifesto neste espaço de opiniões e o meu profundo reguzijo-me a este marco histórico de perspectivas do ponto de vista Político que se veslumbra em S.T.P. O País dispõe agora de oportuninades única e de ferramenta indispensável para caminhar na tão almejada
    e gigantesca tarefa. Uma tarefa que toca-nos a todas pessoas de boa fé por forma a que este projecto mudança possa ser coroada de êxitos, pois ela convoca-nos a uma tomada de consciência e reclama de todos nós uma mudança de atitude e consequentemente uma postura responsável e corajosa e um sentido patriótico.Porque somos todos a geração dos sacrificados.Viva São Tomé e Principe.Viva a nação Saotomense e o nosso povo agradece.

  20. EGAN

    19 de Setembro de 2010 as 7:10

    alguem pode em esplicar o que quer dizer
    “ligação do país ao cabo submarino”?

  21. Bragança

    19 de Setembro de 2010 as 8:05

    Tens postura foça Sr: patricio

  22. O Próprio

    19 de Setembro de 2010 as 9:55

    Cabo submarino vai resolver de uma vez por todas o nosso problema de energia electrica, que vai passar a ser adquirida do exterior…. Lol. Nada disso compatriota é apenas para melhorar a transmissão de dados da internet por exemplo que vai passar a ser mais rápida, um pb serio q temos c+a em S.Tomé.

  23. O Próprio

    19 de Setembro de 2010 as 10:13

    Este governo está a dar sinais claros q quer trabalhar e se quiserem poderão ter durante algum tempo uma oposição obrigada a aplaudilos, pq sabe q se actuar de forma imprudente, estarão a traçar o caminho para a sua hibernação. Por isso, nós santomenses temos todos os motivos para ficar confiantes. Só não gostaria q o Dr Patrice candidatasse as presidenciais no próximo ano. Poderá ser um erro fatal (plêdê zêtê plêdê matété).De momento, nós precisamos dele mais como PM e tem a idade e oportunidade para mostrar serviço e assim ser sem grandes dificuldades um bom PR no futuro, para bem de nós estes

    • Eugénio Silva

      20 de Setembro de 2010 as 11:18

      Concordo plenamente. O senhor 1.º Ministro não tem de se preocupar com a presidência da República. Deve governar nos próximos 4 anos e demonstrar que é capaz de dar um rosto novo ao país. Deve sim, apoiar um candidato à presidência com perfil adequado e que defenda os divinos interesses de São Tomé e Príncipe

  24. BLAGA PENA

    19 de Setembro de 2010 as 15:42

    Ok, sr Primeiro Ministro
    1º Organizacao, 2º Capacidade, 3º Honestidade e assim teremos um STome e Principe maior e melhor e o que todos queremos
    Viva Republica
    Viva Democracia
    Viva o sr Primeiro Ministro Patrice Trovada
    Haver vamos

  25. Zé Mulato

    20 de Setembro de 2010 as 1:13

    Nós precisamos de mais Santomenses em STP. Santomenses com especializações em várias áreas, sobretudo, nas áreas de tecnologia e ciência. Temos que formar mais quadros superior de licenciatura nas áreas de produção em vários domínios. Precisamos de fábricas, máquinas e equipamentos para fabricação de produtos produzidos pelos Santomenses em STP com Trademark escrito “Fabricado em São Tomé e Príncipe.” Temos que treinar homens e mulheres nas áreas de Matemática, Engenharia (todos os ramos), Física, Química, Biologia, em outras ciências. Precisamos de doutores especializados em Matemática, Física, Química, etc. Será extremamente importante formar jovens Santomenses com doutoramentos e técnicos em vários ramos de Biologia; Anatomia, Fisiologia, e Micro-biologia humana. Especializações em matéria sobre biologia de plantas e animais tambem muito essencial. Trazer livros e textos das escolas para STP e passer conhecimentos aos locais e treinar aqueles que nao tiveram a sorte de viajar para estudar no exterior. Dando-se a circunstância e porque temos matéria-prima, então com mão-de-obra local pouparemos dinheiro com importação e guardaremos muito mais dinheiro para ser investido em casos de emergência, e finalmente exportaremos mais. O objectivo é economizar o máximo possível, gastar com moderação, e não desperdiçar. Por isso, o Estado deve construir hatitações; casas ou prédios e criar condições para novos quadros jovens Santomenses e incentivar pagamentos em prestação pelo uso dessas residências.

    Inteligência! Detectives! Investigação e pesquisa de toda matéria de A-Z. STP precisa de mais peritos nacionais especializados em vários ramos de estudo: Ciência+Technologia=Produção.

  26. Zé Mulato

    20 de Setembro de 2010 as 1:14

    Revisão da Constituição da República Democrática de São Tomé e Príncipe

    Armar o povo responsável com armas de fogo!

    Introduzir emenda na lei em relação a integridade física, auto-defesa, e auto-segurança para protecção pessoal ou individual e colectiva e de patrimónios do povo Santomense. Entrar em vigora lei de uso e porte de armas de fogo como garantia constitucional para todos os Santomenses honestos e trabalhadores. Quando digo Santomenses, faço referência aos Santomenses de sangue, corpo e alma—Santomenses de raiz; ou seja, Santomenses de verdade; de origem credencial: primeira, segunda, terceira ou mais geração. Santomenses puro que nasceram na terra mãe: São Tomé e Príncipe.

    Haverá respeito e disciplina quando o uso e porte de armas de fogo tornar-se uma garantia constitucional em S.T.P.

    S.T.P. já não é “mãe Joana” para nenhum tipo de traidor de qualquer espécie ou origem! S.T.P. já não é um país onde qualquer vagabundo faz-se enriquecer por vias obscuras (não claro, sombrio, quase escuro), com corrupção, para obter rendimento ilícito e vida fácil.

    Quem irará pagar as dívidas de STP?

    Abaixo anarquia generalizada!

    Abaixo os ladrões e gatunos!

    Abaixo os violadores de mulheres!

    Abaixo aos abusos de crianças, adultos, e idosos!

    Abaixo a mediocridade!

    Abaixo os “sanguessugas;” abaixo as pessoas que exploram outras a pouco e pouco!

    Viva direito constitucional para o uso e porte de armas de fogo!

    • Osama bin Laden

      21 de Setembro de 2010 as 12:47

      Faltou dizer, correr com os nigerianos que andam a dar cabo do nosso país.

  27. Zé Mulato

    20 de Setembro de 2010 as 1:20

    ‘«Para o reforço dessas actividades o governo entende adoptar um sistema de micro-crédito que sirva os interesses de fomento da agricultura e do desenvolvimento rural, bem como uma instituição de sustentação para o financiamento do sector agrícola em geral», realçou Patrice Trovoada.”

    TEMOS QUE INVESTIGAR E PESQUIZAR QUEM RECEBEU OU IRA RECEBER ESSE DINHEIRO E ACOMPANHAR A GESTAO DO MESMO E SOBRETUDO O RESULTADO. TEMOS QUE SABER SE O “micro-crédito” E’ DEPOIS PAGO OU DEVOLVIDO APOIS OS EFEITOS ADQUIRIDOS NOS PROJECTOS E POSSIVEL SUCESSO. PROCESSO QUE DEVE SER ACOMPANHADO A MEDIO E LONGO PRAZO!

    Alerta! Bili ue—fica atento, fica esperto

  28. P.F.

    20 de Setembro de 2010 as 10:04

    Concordo plenamente com os comentários do sr.”O PRÓPRIO DIZ”,subscrevo-o na integra e assino em baixo. Agora muito honestamente aproveito a acosião para manifestar a minha solidariedade e enviar aqui deste lado os meus sinceros parabens a Direcção do Jornal Tela Non, especialmente ao meu caro colega Abel Viegas,não esquecendo tambem de valiosos trabalhos(on line-jornais digitais), que nos ultimos anos têm vindo a ser prestados ao País,tornando-o extensivo
    ao jornal e revista “O PARVO encabeçado pelo o incansável Ambrósio Quaresma”,A VISÃO DE SABADO pelo o enriquieto Ricardo Neto “TJAKA” e tantos outros jornais digitais de destaque no nosso País.Louvo aqui a todos estes combatentes e encorajo-vos a continuarem a ter a mesma postura e atitude,sem medo e nem reservas.O espírito de bem servir e o direito a cidadania e de informar/formar e ser informado é sem dúvida um bem publico que não se pode negar a um povo e será quotidiamente a vossa bandeira na luta por um jornalismo de intervenção e de investigação munido de provas concretas e plausíveis para educar denunciar publicamente os actos poucos éticos e licitos que sempre assombrou durante décadas e envergonhou a nação.Acho que é salutar em S.Tomé e Principe. Um jornalismo sem meios, sem recursos que todos nós reconhecemos, mas que com imparcialidae e insenção representaria quanto a mim um contributo importante para o País face a viragem que o vento da mudança trouxe no dia 01 de Agosto de 2010 na dinamica que se pretende imprimir no nosso País.Com todo o respeito e não estou aqui para ensinar nada a ninguem,acreditem meus amigos e caros colegas que eu vos diga:O País precisava de um jornalismo assim, mas aconcelho-vos a não se fecharem só nas àreas das redações e nos gabinetes,busquem acontecimentos e outros temas de interesse e de utilidade pública no ambito social,cultural para promover a diversidade,união e a coesão dentro e fora do País para foetalecer a classe entre outras acções,recolhendo opiniões de outros protagunistas e actores no forum social,cultural e económico,bem como a participação cívica das populações nas tarefas de modernização e transformação do País.Porque o País não é apenas o País politico,mas tambem o País profundo e real.Mãos a obra que Deus vos protege e vos abençoe.Atentamente Sou P.F.Bem haja S. Tomé e Principe.

  29. Amigo de STP

    20 de Setembro de 2010 as 10:48

    ok, so espero que aqueles corruptos e bandos de gulosos não encomodem. É bom que os s.tomenses percebam de uma vez por toda isso. Dou todo meu apoio a estratégia do novo governo e espero ter orgulho disso.

  30. Peter

    20 de Setembro de 2010 as 13:03

    Depois de lido o artigo,constatei que é um programa ambicioso e se houver colaboração dos dicisores acredito que ajudará o país sair do marasmo económico em que se encontra. Os quatro eixos do programa do Governo é bastante abrangente, contudo julgo que se deve dar maior enfoco nas áreas prioritárias como a educação e a saúde. Há que construir a menos um hospital e um liceu em cada Distrito. Há que se criar um Instituto de Promoção Turístico uma vez que as nossas ilhas são de vocação turísticas. Há que se investir muito nas infra-estruturas de apoio ao desenvolvimento turístico porque só assim teremos grande fluxo turístico o que fará entrar divisas, aumentando a reserva cambial, diminuindo a roptura do stock de devisas como forma de resolver o problema de sistemática roptura de stock de bens de primeira necessidade no país. Termino desejando êxito ao Governo na execução deste programa e que a oposição faça também o seu trabalho polo qual foi eleito. Boa tarde a todos.

  31. Fernando Augusto(Cocas)

    20 de Setembro de 2010 as 14:33

    Uma vez o programa do Governo apresentado e aprovado pela assembleia,todos os Santomenses sem reservas,sem odio,sem recentimentos nenhum vamos ajudar o governo a trabalhar,esperar que resulto com os seus planos para as melhores condiçoes do nosso pais e de todos nos Santomenses.Força DctºPatricio,força Governo e força o Povo STP,seja voce de qualquer partido politico.

  32. Giovani Nilson

    20 de Setembro de 2010 as 18:10

    Giovani esta de lado do povo Santomense, e mais ninguem ou qualquer grupo de corruptos. Giovani sente o sofrimento do povo Santomense e ira ajuda-lo.
    Viva Giovani!

  33. Giovani Nilson

    20 de Setembro de 2010 as 18:10

    E’ Patrice Emery Trovoada um homem esparto e vivasso? Ou sera sera Patrice outro Neanderthal como Joaquim Rafael Branco e Fradique Melo de Menezes?
    Nos queremos homens vivos e mulheres activas. Queremos pessoas honestas, espertas, inteligentes para levanter imagem de Sao Tome e Principe. Nao estamos interessados nos Neanderthals e homens e mulheres das cavernas do passado! Fora ‘pataxos’! Fo a corruptos e desgracados gatunos!

  34. Giovani Nilson

    20 de Setembro de 2010 as 18:10

    Mandatos de captura
    Da-me Director de Cadeia Central de STP por APENAS uma semana. Nao e’ porque estou interessado. Voces irao ver se nao sera necessario construer mais cadeias em Sao Tome e Principe! Rafael Branco, Carlos Tiny, e outros corruptos estarao detidos e presos na cela. Eu limparia isso tudo, e punha-nos a corer dentro de uma semana. O problema de corrupcao seria quase resolvido por complete. E’ mais facil resolver corrupcao em STP devido o espaco geografico que encontramos (ilhas no meio de mar), e o aspect demagrafico—somos poucos. Podemos resolver corrupcao com cadeia—fechar os ricos gatunos, politicos corruptos, e elite immoral todos na prisao.

  35. Edson Costa

    21 de Setembro de 2010 as 7:10

    Esse Zé Mulato não deve bater bem! Como é possìvel alguém escrever tanta babouseira???? Seja razoàvel rapaz!

    • Ze Mulato

      21 de Setembro de 2010 as 19:26

      “Nao manda pedras sem tens janela de vidro.” Nenhum homem e’ perfeito, e nenhuma mulher e’ perfeita. Antes de atacares os outros, reconheca os teus erros. Faca TUA introspeccao interna EM PRIMEIRO LUGAR! Examina-te do que se passa no teu interior; observação dos fenómenos psíquicos da tua própria consciência.

      “babouseira????”
      escreve-se assim:

      baboseira

      s. f.Sandice, necedade, disparate, tolice. = babosice

      és preguiçoso como nós? perguto isso porque não usaste este link:

      http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=baboseira

      Para ti, Edson Costa– Trabalho de casa para esta noite (acentuação):
      1)possível
      2)razoável

      Zé Mulato é tão burro e não bate bem com tu

      • Edson Costa

        24 de Setembro de 2010 as 13:59

        Definitivamente deves ser um anormal Zé Mulatol! P.S O meu computador tem teclado francês, por isso não tenho os tais acentos! Mentaliza-te rapaz!

  36. Edson Costa

    21 de Setembro de 2010 as 7:14

    Como santomense não posso ficar indiferenteao saber que o OGE, foi aprovado. Agora, espero sinceramente que a oposição faça o seu papel, o de estar alerta e lutar em prol dos objectivos do paìs. Jà està na hora de tentar dar uma alegria a este pobre povo, que hà mais de 30 anos ainda esta de baixo de um neo-colonialismo!

    • Ze Mulato

      21 de Setembro de 2010 as 19:08

      Copiar ideias de Ze Mutato sem dar credito a ele—so faz dar “ataques de risos…”
      Qual e’ a tua solucao, Edson Costa?

    • Jorgek

      22 de Setembro de 2010 as 9:53

      OGE??? LOL

  37. Zé Mulato

    21 de Setembro de 2010 as 19:27

    Todos aqueles que estao a caluniar o Ze Mulato nao te^m nada de melhor para fazerem na vida deles. Ze Mulato “bate bem”! Aqueles que so criticam e odeiam a verdade nao trazem beneficio a sociedade Santomense. Falam mal de Ze Mulato, e outros, entretanto, estavam todos escondidos debaixo de saia de avos deles, no silencio, e nao tiveram couragem de criticar a ma gestao e roubos que tem ocorrido em STP!

    Ze Mulato torna-se, assim o homem mais famoso de Sao Tome e Principe neste preciso momento. Ze Mulato nao tem “papa na lingua”! Ze Mulato e’ um homem revolucionario que STP necessitara sempre!

    Enquanto que Ze Mulato nao se compara com Jesus Cristo, mas, a ironia existe em semelhanca de circunstancia—Jesus veio ao mundo para nos salvar e ajudar, mas os Pharaohs; como aqueles destrutivos que nao prestam para nada e nao apresentam nenhuma solucao aos problemas de STP, os “choraos” so lancam pedras contra o Ze Mulato, e outros cidadaos que querem melhorar a imagem de Sao Tome e Principe. Ze Mulato e’ um homem energetico, inteligente, e muito courajoso. Ze diz “Bate Salta.” :- )

    Ze Mulato e’ um homem de verdade! Homem de sabedoria! Homem honesto! Homen lucido, inteligente, integro, e trabalhador, e acima de tudo, amigo do povo Santomense.

    Nenhum vadio tera poder para silenciar a voz de Ze Mulato porque ele, Ze, so esta exercendo um direito de cidadania e contribuir para mudar aquilo ali em STP, onde ha 35 anos todos ficaram calados e deixaram andar! Agora, querem atacar Ze Mulato sem merito.

    Viva Ze Mulato–Relucionario cuja intencao apenas e’ ajudar a trazer consciencia, reflexao, debate, educar, e informar. Ze Mulato e’ um homem de categoria maxima. Sejais mais produtivo! Deixem Ze Mulato em paz! ponto final

    Ze Mulato e’ FAMOSO quer ao nivel, local; Agua Grande, nacional: Sao Tome e Principe, e internacional; no mundo inteiro—sem exagero

    Ze Mulato sim, este e’ que vale….

    • Edson Costa

      24 de Setembro de 2010 as 13:55

      Acalma-te homem! Porque estàs tão alterado? Continue assim que vais longe! Vais pois!!

  38. Antonio Amado Vaz

    21 de Setembro de 2010 as 19:50

    MEU POVO SANTOMENSE, POR FAVOR
    Distracção?
    Concentram!

    Não se distraem porque temos assuntos urgentes e muito mais importante para resolver na República Democrática de São Tomé e Príncipe!

    Olhos no governo e na gestão e administração da nossa terra! Temos que contribuir de forma positiva.

    Eu irei participar na próxima campanha de limpeza da cidade de São Tomé. Vamos nos unir, e sempre com humildade, trabalho, integridade, e respeito.

  39. Filipe Samba

    22 de Setembro de 2010 as 12:24

    Todos os erros, todos os actos nocivos surgem pela força das causas: Nunca são espontaneos.
    se bastasse a todos os homens desejar para ter sucesso ninguem sofreria, uma vez que ninguem deseja o sofrimento.
    O heroismo dos sentimentos humanos e o ideal do belo e do sublime.
    Monte cafe,Terra dos Roceiros de Angola a chuva ao fim da tarde, fazia subir no ar um perfume de terra molhada que afastava por instantes aquela cápsula gigante de clorofila em que viviamos mergulhados nas ilhas

  40. Nilson, Giovanni

    22 de Setembro de 2010 as 16:00

    Eu, Nilson, Giovanni, estou pessoalmente interessado em RE-ABRIR os casos:

    a) Processo STP Trading
    b) Processo ENCO
    c) Processo ROSEMA
    d) Processo GGA
    e) Dossier dinheiro de Taiwan
    f) Dossier Ajuda de Japao
    g) Dinheiros em creditos provenientes de paises e Organizacoes Internacionais e toda ajuda externa que Sao Tome e Principe recebe
    h) Dividas de STP
    i) Despesas e gestao do Cofre e Tesouro de Estado (Financas)
    j) Situacao de exploracao de ouro negro (petroleo) e gas natural
    k) Inquerito sobre Projecto de Aguas Profundas, reparacao de Aeroporto Internacional
    l) Situacao de agua, luz (electricidade), habitacao, trafico de drogas, trafico de criancas
    m) E, finalmente, investigacao detalhada para descobrir PORQUE RAZAO O POVO SANTOMENSE AINDA ESTA POBRE?

    Sera Dinheiros, Bens, Riquezas, Propriedades Ilicitas e Ilegais que causam POBREZA EM SAO TOME E PRINCIPE, ou MA GESTAO e CORRUPCAO?

  41. ze diabo

    23 de Setembro de 2010 as 14:17

    este ze mulato e mesmo um palerma é contar os europeus é contra africanos sera que esta a precisar de um psiquiatra olha vamos criar um circo ca em stomé queres ser o palhaço?

  42. Anjo de Deus

    25 de Setembro de 2010 as 3:27

    Diabo (Bruno Miguel de Carvalho) tu és mesmo um diabo cueca de mulher velha. Parece que tu és quem realmente precisa de uma psiquiatra porque falas sempre sobre ela. Já distinguimos o teu dizer por escrito. Mudas de nome como uma mulher velha que muda calcinhas. Vá trabalhar lá na roça!

  43. Anjo de Deus

    25 de Setembro de 2010 as 3:27

    Diabo tu és mesmo um diabo cueca de mulher velha. Parece que tu és quem realmente precisa de uma psiquiatra porque falas sempre sobre ela. Já distinguimos o teu dizer por escrito. Mudas de nome como uma mulher velha que muda calcinhas. Vá trabalhar lá na roça!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo