Ministro da Justiça confirma aumento de consumo e tráfico de droga no país

Cannabis é a droga mais consumida e produzida em São Tomé e Príncipe. Após a denúncia feita pelo Presidente da República no passado dia 6 de Setembro, o Ministro da Justiça Elísio Teixeira, reconhece que a situação é preocupante.

No dia das Forças Armadas são-tomense 6 de Setembro, o Presidente da República Fradique de Menezes, denunciou indícios preocupantes de consumo e tráfico de droga em São Tomé e Príncipe. O tráfico de crianças foi outra preocupação manifestada pelo Chefe de Estado, que pediu intervenção dos militares na prevenção e repressão de tais crimes.

O Ministro da Justiça, Elísio Teixeira, reconhece que a situação é preocupante. Com base nos relatórios da polícia de investigação criminal e do gabinete encarregue da problemática da droga, o Ministro deu exemplos que demonstram a proliferação da produção, consumo e tráfico da cannabis em São Tomé e Príncipe. «Tendo em conta a dimensão do país, podemos dizer que nesta altura o consumo de droga é preocupante, assim como a produção. Os relatórios da polícia e do gabinete que acompanha a problemática da droga deixa-nos preocupados com a situação. Mesmo no distrito de Água Grande tem-se descoberto plantações de cannabis e Liamba», afirmou o Ministro.

Água Grande é o distrito que envolve a capital do país, São Tomé. O Ministro demonstra com tal exemplo que o cultivo da cannabis, que inicialmente acontecia no interior do país, está agora a porta dos palácios da cidade capital. «Tem havido denúncias e a consequente reacção das forças policiais para desmantelar as plantações», reforçou o ministro, tendo acrescentado a necessidade das forças de segurança conjugarem esforços para reprimir o avanço da droga.

O tráfico de crianças também preocupa o governo. Pela primeira vez na história do país, duas crianças desapareceram há mais de 6 meses da casa dos pais sem deixar qualquer rasto. A polícia de investigação criminal continua a investigar o caso. O Ministro da Justiça suspeita que as duas crianças terão sido levadas em canoas para fora do país. «Somos uma ilha e as condições de segurança não são adequadas. Sabemos que entram e saem pirogas do país, com direcção a costa africana. Por via aérea é mais difícil porque as medidas de controlo são mais apertadas», afirmou.

O Ministro fundamenta a suspeita com base em casos de emigração ilegal que ocorreram no passado recente, em que através de canoas, algumas pessoas conseguiram sair do país, buscando melhores condições de vida no estrangeiro. «Houve altura em que as pessoas iam de canoas para o alto mar e depois apanhavam o barco com destino para Angola. Esse sistema pode ser utilizado para algum tráfico de crianças. Assim temos em atenção que esse desaparecimento de crianças, poderá ser uma questão de tráfico de crianças para a costa africana», fundamentou.

.

O ministro da Justiça, reconhece que o país não tem meios para fiscalizar a sua zona económica exclusiva, que tende a transformar-se em águas propícias para prática de crimes.

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    a Responder

    As pessoas que consomem drogas no pais sao detidas e logo ( muitas vezes no mesmo dia) sao soltas. Entao os utilizadores de drogas sabendo disso usam “cigarros” publicamente. O Ministro Arlindo Ramos criticou ha tempos atras no parlamento que a policia PIC nao fazia nada para lutar contra esse mal, acrescentou que sabia onde havia plantacao dessas drogas. Agora e a vez do Sr. Arlindo agir, nao acham?

    • img
      uamba Responder

      Claro que sim se se contestou por não haver oportunidade, então agora é a sua vez de demonstrar que efectivamente quer fazer e levar este povo ao bem estar da parte que lhe toca fazer

  2. img
    Hiost. Vaz Responder

    Isto e um caos e pode ser combatido subre tudo com base na visao do Sr. Ministro de Justiça; ha que haver esforços redobrados consequentemente trabalho harduo da policia especificamente piritos e especialistas formados na area de detençao de droga, que possam meramente sacudir tanto na produçao como importaçao e exportaçao destes estupafacientes e quanto ao trafego ilegal de crianças eu quero acrescentar que STP ainda nao tem condiçoes suficiente para espia de traficantes mas ha que redobrar esforços nesse sentido sobre tudo pedir apoio a força aerea Portuguesa e a nossa marinha para estarem em maxima alerta possivel impedindo que haja espectativas nesses intentos

  3. img
    Manga safú Responder

    Se o Governo que teve o voto de confiança dos São-tomenses, não começar a ter mão pesada com os estrangeiros que entra e sai do nosso país, isso qualquer dia vai converter em uma pequena Colômbia do Golfo da Guiné.
    Não sei qual é medo de pôr a correr todos esses nigerianos, camaroneses, libaneses dentre outros da nossa terra.
    Muita gente anda a comer as custas desses traficantes, ladroes, assassinos, e mafiosos, o pior é que não temos um estado que possa nos defender na nossa própria terra.
    Todos chegam cá e fazem o que bem lhes dá na cabeça e ninguém faz nada.
    Deus nos acuda por favor porque o nosso país não tem dirigente, só temos biscateiros disfarçados de políticos.
    Eu sinceramente já ando desiludido com voto que dei a ADI.
    O Drº Patrice anda a falar de mais e quando vai-se ver na prática é zero ou quase zero.
    Temos o caso Enaport, como é que um endividou que foi auditor externo desta empresa, passa a ser presidente de conselho de Administração desta mesma instituição, isso eticamente não é aceitável, podem consultar as normais internacional de auditoria (ISA), vão logo me dar razão, porque está em causa neste caso é a própria independência deste auditor quando proferiu os seus relatório de auditoria anteriormente. Falo disso e de muitas outras coisas. STP já tem quadros jovens sem rabo preso que possa ocupar esses lugares, é basta lhes dá formação adequada ao lugar que vão ocupar.
    Temos caso de senhor Agapito que vive a prejudicar os jovens de irem estagiar nos USA, na instituição onde ele trabalho, existe um estagio (no Banco mundial) para quadro do ministério das finanças de STP, esse mesmo estagio tem duração de 6 meses e pode-se levar a família e tudo, mais o senhor Agapito quando não tem nenhum amigo para estagiar não deixa filhos de pobre lá ir, como se fosse que os bens que é posto ao serviço do nosso país é propriedade dele. Porquê que o ministro da Finanças de STP não põe este homem a correr deste lugar? Nós São-tomenses somos mau é por isso que nosso país não avança.
    Este homem impediu que a minha tia fosse lá fazer o referido estagio, haja paciência para aturar essas palhaçadas todas em STP. Basta de egocentrismo.

    Viva STP
    Viva Patrice, por favor faça algo em nome do nosso país.

    • img
      Maria leva leva Responder

      Oh jovem, o Agapito sempre foi assim aquilo que não é para ele ou para seus amigos não é para ninguém, conheço um ex-ministro das finanças de STP, que uma vez me confidencio que esse senhor é um autentico bloqueio para STP, disse-me também que muitas oportunidades posta a favor de STP por está instituição é boicotada por próprio São-tomense, como é caso de Agapito que trabalha no banco mundial em representação do nosso país, este homem já anda nisso a mais de 20 anos ninguém tem coragem de lhe pôr a correr de lá.
      Vou te adiantar outra, o nosso actual ministro da finanças não vai fazer nada, eles são cambas (amigos), são vinho da mesma vinha.
      Mais com tudo isso é STP e jovens São-tomenses que sai a perder, enfim…
      A ganância tomou conta de cérebro de Agapito, ele não olha os meios para atingir os seus fins. Ainda bem que Deus fez a morte, tudo vai cá ficar.
      Por mais que Patrice queira, ele não vai aguentar esses costas rijas de STP, é uma questão de tempo vão ver o que estou a dizer, vão arrumar com Patrice, tive acesso a uma informação já planeiam arrumar com ele a hora certa, quem não morrer vai ver coisa.
      Ele vai ser traído por gente do próprio Governo, mais não digo….

      • img
        Teodora Cabral Responder

        Olha outra a chorar. Quer que tirem o senhor Agapito de onde está para ela ir a correr ocupar o lugar. Esta gente é ruim. A minha pobre mãe sempre me disse. Esta gente é ruim, maldosa, invejosa. Os Santomenses são assim. Mesquinhos, maus, porcos e invejosos. Como coisa que o problema de S.T.P neste momento passou a ser o senhor Agapito. Mas quem é este senhor Agapito??? Eu que não conheço o homem tenho agora uma grande vontade de o conhecer. Só aquilo que esta gente, incluindo a senhora “Maria Leva Leva” está a dizer do homem, acho que deve ser uma boa pessoa e um quadro muito competente. Olho cheio já está em cima do homem. Matem-se uns aos outros… eu adorava ver-vos a matarem-se uns aos outros, com faca, machim, azagaia, por causa da inveja, olho cheio, mesquinhez, etc.
        Viva S.T.P
        Fui
        Teodora Cabral

        • img
          Mundo é de Deus... Responder

          Nem queiras conhecer, de facto o gajo não é flor que cheira. Cuidado…………

          • img
            N.C

            Pois bem te digo,e um facista,colono disfarcado de Santomense.Cabelos vermelhos e barbas vermelhas,ahhhhhhhhhh

        • img
          António Veiga Costa Responder

          A Sra não o conhece mas defende-o de unhas e dentes. Deve ser alguma aparentada a defender os seus!!!

      • img
        budobaxana Responder

        O Agapito Mendes Dias é a vergonha de S.Tome.

        Aproveitou as influencias(Pinto da Costa ) e do MLSTP e conseguiu o “tacho”

        Foi “posto” na Comissao do banco Mundial como consultor para STP quando Pinto da Costa decidiu pedir apoio ao Banco Mundial nos anos 80.

        Gere as suas actividades do Banco Mundial em S.Tome como se tivesse a gerir um Gang.

        Quando era Ministro de Finanças ,fez corredor para a nomeacao do Barbosa para a Enco e rodeou-se de outros 6 quadros(Jorge Santos,etc..) como assessores do Ministerio.

        Todos eram Mulatos e amigos.Sao eles que gerem de forma pouco transparentes os projectos financiados por Banco Mundial em STP.

        Na posicao em que esta,o Sr. Agapito pelo menos deveria contribuir para a superacao profissional de um maior numero de quadros possivel,sem excepcao.Todos os anos.

        Isto so ajudaria os nossos jovens quadros.Mas prefere nao o fazer.

        It is time for World Bank HR,and other affiliated organisations to re-assess the bad character and hostile approach of this individual towards young professionals in his own country.

        It is shameful/disgrace that World Bank keeps self-centred ,hypocrite and useless individuals like Agapito in their payroll.

        Fui……….

        budobaxa@gmail.com

        • img
          Osama bin Laden Responder

          O senhor Agapito Mendes Dias, agora tem protecção do actual ministro das finanças, eles são cerveja da mesma fábrica.
          Há anos que STP tem perdido oportunidade de todos os anos mandar para USA jovens STP para estagiar no Banco mundial, um estágio com duração de 6 meses.
          Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, e Moçambique tem aproveitado essa oportunidade só STP que não aproveita essa oportunidade por causa de senhor Agapito Mendes Dias, porque esse senhor quer sempre que um dos seus amigos faça esse estagio, quando não tem ninguém da sua amizade a vaga fica por preencher. Este homem é mau com tanto jovem que trabalha em STP nas finanças de STP porquê que ele não deixa esse jovens ir fazer o estagio, no sentido de melhorar as suas competências para bem de STP.

          Credo Agapito Mendes Dias, Credo Agapito Mendes Dias, Credo Agapito Mendes Dias, homem manda com tempo de Deus manda para sempre.. Amem

          Quero que o Senhor 1º Ministro põe ordem neste senhor por amor de Deus, credo já basta de tanta má fé.

        • img
          Teodora Cabral Responder

          Eu já estou a ficar triste e aborrecido com esta gente que anda por ai a reclamar problemas pessoais como coisa que o “téla nón” fosse uma agência filantrópica.
          O que é que eu tenho a ver com o estágio que não foi daddo à tia do senhor ou senhora “Manga Safú”? Isto não me interessa para nada. O senhor “Manga Safú” e a sua querida tia deviam ir trabalhar. O país precisa de quem quer trabalhar e acrescenta valor e competência ao mesmo. Eu quero lá saber se a sua tia teve ou não teve estágio. Aliás, acho muito bem que não tenha tido estágio nenhum. O país está cheio de gente incompetente que só vive de estágios, autênticos parasitas. O senhor Agapito, se fez isto, fez muito bem. A sua tia deve ser mais uma destas incompetentes que saltam de governo em governo a fazer disparates e a dar cabo do país com decisões erróneas e mal fundamentadas.
          Não quero saber da sua tia nem da tia de ninguém O país está cheio de gente que precisa de atenção e ajuda do governo e, de certeza absoluta, a sua tia não está neste grupo. o “téla nón” não tem nada a ver com problemas da sua tia, tem a ver com os problemas do país e do povo. Eu quero lá saber dos problemas da sua tia. Vá lá chorar para outro lado.

          Viva senhor Agapito
          Viva S.T.P.
          Fui

      • img
        Manuel Jorge Responder

        Essa ‘e muita verdade Patrice, eu mesmo a quando foste ministro da outra vez (tres meses)vi, nuns dos Bares da capital umas semanas antes de seres derrubado, um grupo de individos do MLSTP a prepararem a tua queda, por isso meu irmao “Vija basa zó pê opé” se for o caso trabalha com quadros novos, a experiencia adquere-se.

      • img
        Mundo é de Deus... Responder

        Epa, não metas com senhor Agapito Mendes Dias, esse homem é muito lixado, eu conheço-lhe muito bem.
        O gajo gosta de tudo para ele e os seus, o que tais a dizer agora já é coisa que todo mundo que já passou por perto desse senhor sabe, ele é mesmo lixado. Mais agora o homem está mais garantido o ministro da finanças é muito camba dele. São muitos amigos.
        Com senhor Agapito Mendes Dias neste lugar nenhum filho de pobre mesmo com curso superior vai estagiar no Banco Mundial, tenho certeza, ou vai os amigos dele ou amigos de do ministro das finanças ou não vai ninguém eles são fortes.

        Viva o egoísmo, STP sempre a subir……

    • img
      Osama bin Laden Responder

      Sinceramente, pensei que Agapito já deixou destas coisas de prejudicar os outros, eu que o conheço bem fico triste. Vamos fazer o quê, é STP toda gente faz o que os apetece.

    • img
      Pedro Sousa Responder

      Agapito que trabalha no banco mundial, Continua a fazer as suas vitimas.
      Deus tem poder…

    • img
      Polvo Paul Responder

      Enfim, palavras para quê…. Homens de STP.
      Ganância e egocentrismos, tomou conta das suas mentes.

    • img
      Mundo é de Deus... Responder

      Cada vez mais fico parvo com comportamento de nós de STP. Credo quem é esse Agapito pensa é para estar fazer toda essa palhaçada.

    • img
      Teodora Cabral Responder

      Eu já estou a ficar triste e aborrecido com esta gente que anda por ai a reclamar problemas pessoais como coisa que o “téla nón” fosse uma agência filantrópica.
      O que é que eu tenho a ver com o estágio que não foi daddo à tia do senhor ou senhora “Manga Safú”? Isto não me interessa para nada. O senhor “Manga Safú” e a sua querida tia deviam ir trabalhar. O país precisa de quem quer trabalhar e acrescenta valor e competência ao mesmo. Eu quero lá saber se a sua tia teve ou não teve estágio. Aliás, acho muito bem que não tenha tido estágio nenhum. O país está cheio de gente incompetente que só vive de estágios, autênticos parasitas. O senhor Agapito, se fez isto, fez muito bem. A sua tia deve ser mais uma destas incompetentes que saltam de governo em governo a fazer disparates e a dar cabo do país com decisões erróneas e mal fundamentadas.
      Não quero saber da sua tia nem da tia de ninguém O país está cheio de gente que precisa de atenção e ajuda do governo e, de certeza absoluta, a sua tia não está neste grupo. o “téla nón” não tem nada a ver com problemas da sua tia, tem a ver com os problemas do país e do povo. Eu quero lá saber dos problemas da sua tia. Vá lá chorar para outro lado.

      Viva senhor Agapito
      Viva S.T.P.
      Fui

      Teodora Cabral

      • img
        Bombeiro Responder

        Cala-te sabes lá quem é esse senhor, deixa as pessoas reclamarem onde podem reclamar.
        Tudo que tem que ver com STP, não é nenhum assunto pessoal, são assuntos de todos são-tomenses, Assuntos pessoas é na propriedade privada, como vês STP não é deste senhor.

        • img
          Teodora Cabral Responder

          Senhor Bombeiro vai chorar para outro lado. Este espaço não é para fazer propaganda para estágios e outros tachos. É para cumprir o objectivo de fazer com que mais cidadãos nacionais tenham opinião sobre a nossa vida ncolectiva. Quem tem tia que precisa de estágios deve ir trabalhar e bater outra porta. Eu também tenho tia que precisa de estágios e formação superior e não vim para aqui choramingar. AGUENTA COMO EU! Eu sou do grupo de “aguentas” e não ando a chorar no “Téla Nóm” e dizer mal das pessoas que trabalham para outras instituições. O senhor e a sua tia devem ir trabalhar. Há muita roça abandonada para ser trabalhada. Você e a tua tia deviam pedir uma roça e trabalhar nela. Seria um bom exercício de cidadania. A sua tia andou a saltar de governo em governo, como o senhor, autênticos parasitas e agora choram para o senhor Agapito. Vão trabalhar, vão plantar micoco, banana, fruta, etc.
          Teodora Cabral
          Fui

  4. img
    Tagarela Responder

    Este é um mal que deve ser travado o quanto antes, quer a nível de prevenção, quer a nível de repressão.
    Se não temos condições de patrulhar a nossa costa devidamente, peçamos ajuda e dela, façamos bom uso, tenhamos leis de drogas mais severas de modo a que o tribunal possa agir e de forma dura. Capacitar adequadamente os agentes policiais e muni-los de meios eficazes na descoberta das plantações, dos consumidores e traficantes.
    Não pudemos ficar impávidos e serenos a ver o que se passa sem agirmos prontamente.
    Se o tráfico tem proliferado é porque os governos têm sido coniventes, o que é gravíssimo, ainda mais tratando-se de um país tão pequeno como o nosso.
    Esse mal não afeta apenas a saúde pública, a própria pessoa e família, mas toda a sociedade, considerando o aumento de criminalidade violenta e organizada que está associado. Viva STP!!!

  5. img
    Zovirax Responder

    O governo precisa de uma bússola para encontrar o rumo certo, pois compreendo o quão difícil é gerir um país sem dinheiro – com os cofres vazios. É preciso ter pés assentes na terra! Senhor ministro, o país tem um governo, mas não tem um Estado, ou então tem um Estado bastante debilitado.
    Dificilmente os estados debilitados conseguem combater a problemática de tráfico de droga, uma vez que os agentes do Estado são usados como veículo de transporte de drogas. Quando um agente do Estado ganha vida no negócio da droga, ele de maneira nenhuma ira combater o tráfico deste produto. Se o fizer irá perder o seu ganha-pão, deixará de sustentar as suas duas ou três mulheres, bem como os seus filhos.
    Pois, não brinquemos com o fogo, não brinquemos com coisas sérias. Com a nossa mentalidade de deixar andar, STP pode transformar-se num 2º narco-Estado . Vejam o caso da Guiné-bissau que actualmente é considerado pelos meios de comunicação social mundial como o 1º narco-Estado de África.

  6. img
    Matabala Responder

    Estes factos só servem para dizer ao País inteiro que o mundo evolui e que as coisas mudam. É preciso acompanhar a evolução do mundo (mundialização) que é um fenómeno que tras vantagens e desvantagens…
    Se as autoridades santomenses estiverem em alerta, vão perceber que estes factos ja acontecem correntemente em muitos países do mundo,mas em São Tomé, nunca aconteceu, ou nunca se deu conta que acontecia, por isso, vamos mudar as nossas mentalidades,abrir os olhos e tomar mediadas preventivas e correctivas.
    Preventivas digo eu por exemplo que os pais sigam mais de perto os seus filhos, que haja mais policiamento nos bairros e zonas, que haja linhas verdes e fiaveis para denuncias e consequente protecção aos deninciantes, que haja melhor quqlificação doa agentes de investigação, etc.
    Correctivas digo por exemplo que haja sanções severas e prisão para quem anda a plantar essas ervas, que as autoridades estejam em constante ligação com as instituições internacionais que zelam pelos direitos humanos e que estão cvertamente disponíveis para colaborar na vigia e protecçao e combate ao narcotráfigo, etc…Nosso país é pequeno e certamente facil de controlar…basta haver trabalho sério que isso é possivel contornar… tendo em conta que ainda está na fase embrionária…(ainda os bandidos não estão usando armas de fogo etc para se defenderem)

  7. img
    Madalena Responder

    O que me preocupa é a fase seguinte. Depois de Canabis ou Liamba a tendencia é para consumir drogas mais pesadas. Eu acredito que o consumo desta droga é muito antiga, sobretudo nas roças, sobretudo em Monte Cafe. Com a chegada de alguns, etc a coisa tomou outros contornos, muito mais ainda nas zonas de portos, com actividade da pesca.
    O governo deve avançar rapidamente e conseguir convencer os EUA que estas acções embora pequena põe em risco a estabilidade dos EUA. E devem apoiar o seu combate com recursos financeiros avultados. Enquanto não chega o MCA, deve o governo junto das ongs fazer uma ampla campanha de sensibilização.

    • img
      Mundo é de Deus... Responder

      Qual campanha? Nada disso, tiro na cabeça desses bandidos.

    • img
      Filipe Samba Responder

      Os mendigos são freguentes no mundo, raros são os ofensores porque se a ninguem ofendo, ningeum me ofenderá.
      A escrita é semelhante a pintura: assim como as figuras pintadas não falam, quando as interrogamos, tambem as palavras escritas não sabem responder a não ser de modo escolhido pelo autor quando escreveu.
      Se a Senhora, constatou-se com este facto porque, não denunciou aos orgãos da policia, o consumo de toxicodependente?
      Toda a nossa sociedade deve-se unir para erradicar esta epidemia.
      Através dos meios de comunicação (Programa Educativo), para que saibam as consequências do consumo da droga sua influencia no sistema nervoso,e na imunidade do Organismo (Hormonas)

  8. img
    Edson Costa Responder

    O governo santomense ao invés de investir em altos carros e subsidios aos profissionais da politica, deveria pensar seriamente numa estratégia coerente para pôr cobro a expansão assustadora de drogas no nosso paìs. Eu pergunto: o quê de concreto que jà foi feito para deter os fornencedores destas subsistâncias? Para que serve a polìcia e as forças armadas? Jà existem medidas de contrôle na zona marìtma santomense? Meus senhores, não brinquem com coisa séria!! Chega de blà blà blà, como santomense quero ver os responsàveis pelo consumo e tràfico de droga em STP no tribunal, porque não quero imaginar esse paìs tão pequeno a ser desestabilizado por drogados e marginais de toda espécie!!!!!!

  9. img
    Madalena Responder

    A principal droga é falta de alimento e dinheiro para comprar as coisas, livros, cadernos, lapis, sapatos, roupas e transporte.
    O Porco está a solta nas zonas de ribeira Afonso, destruindo plantações.
    Ribeira afonso é uma zona onde a peste suina nunca conseguiu dizimar os porcos todos, Angra toldo tbém. Em termos de resistencia estes porcos têm bastante. Um projecto de promoção de pocilgas confinadas e sensibilização faz falta.
    Deus nos protege, lembro que em 80 a peste suina africana colocou-nos na pobreza, mas os porcos de Angra toldo apareceram em força poucos anos depois, isso é que é segurança alimentar. O porco de Ribeira Afonso não pode acabar. Sensibização é que falta. Bili uê povo. Nem mecê ca ba cu ploco nom!!!

  10. img
    Podsan Responder

    Bandidos é o que temos a mais neste país: traficantes, drogados, corruptos, assassinos, ladrões. São todos iguais: Criminosos.Cadeia geral para todos, a começar com os dirigentes corruptos que no fundo não passam de ladrões da coisa pública.

  11. img
    Madalena Responder

    Combater a droga. não se faz apenas com leis fortes,punições pesadas.É preciso que o sistema da administração da justiça funcione em conjugação da colaboração de toda a sociedade. Combater a droga, começa primeiro em nossas casas, nas escolas, nas igrejas, nas discotecas, grupos de amigos, enfim, tem que haver um esforço conjugado de toda a sociedade em defesa em aquilo que é nosso.Vê só aquilo que recentemente acnteceu, isso também é como se fosse droga. Isso é um crime organizado. Mas embora, não tivesse o ogoverno obedecido os tramoitres legais, mas o primeiro é o interesse do país. primeiro´é a defesa da sociedade santomense, depois, os direitos humanos. Quando está em causa a integridade de uma sociedade, temos que saber o que queremos.Registem isso, o tal assassino da criança, amanhã vai exigir o seu direito humano na cadeia.
    A proposito, pergunto, daquilo que oiço falar da cadeia, será que temos cadeia para tipo dessa gente. Quando se diz que na propria cadeia também consomem droga. Será que a cadeia que temos oferece segurança para criminosos desse tipo? Já há muito tempo que estou a ouvir que se vai fazer nova cadeia, já a mais de 15 anos, até então nada. Como combater droga, crimes organizado, se não existe cadeia. Há muito quintais com segurança mais do que a cadeia. A cadeia até parece uma pocilda de pobre, porque está cercada de chapas velhas. que tipo de cadeia essa? Queremos combater a criminalidade, com uma PIC dentro de mercado. Com uma PIC com dirigente metidos em coisa sujas,..

  12. img
    Nina Responder

    Também queria dar a minha colaboração neste tema tão importante para o pais.É que o governo e a sociedade, todos os santomenes e não só, porque a criminalidade ataca todos, não tem raça,nem nacionalidade, por isso todos temos que contribuir. É verdade como disse a Madalena, não temos cadeia com segurança, a Pic com falta de meios, a PN com falta de meios, é preciso gente capacitada e com competencia,
    seriedade. Todo mundo sabe. Vê só para brutos carros que os senhores doutores magistrados têm, só exibir. Com esses carros pode-se comprar, 3 ou mais carros para expediente,

  13. img
    romeu fernando Responder

    comprendo a revolta do povo de stomé com a situaçaomas o que choca é como estao a falar dos portugueses como se fossemos todos uns bandos de mafiosos concordo que temos mafiosos, ladroes assainos pedofilos curuptos gays postitutas em portugal mas o que se passou ai foi um caso isolado de dois mafiosos que montaram ai uma fabrica ilegal de bebidas alcoolicas mas pergunto como é que as mercadorias entraram no pais nao passaram pela alfandega o pouco que sei toda a mercadoria que embarca tem o manifesto do porto de embarque e no porto de desembarque outra pergunta uma fabrica nao se monta em uma hora leva dias, e na maldita fabrica nao trabalhava stomenses? da produçao até ao mercado leva dias e envolve muita gente concordo que os autores sejem punidos pela lei do pais para que sirva de exemplo a outros oportunistas estrangeiros nesta materia e em outras. Quanto a droga fala-se muito nos estrangeiros apontando o dedo aos portugueses pergunrto quem é que esta a cultivar a maldita Canabis se sabem que sao os estrangeiros que entram com as malditas drogas porque nao sao apanhados no aeroporto outra pergunta segundo o que me contaram nao posso afirmar porque nem tudo que ouvimos é verdade mas dizem que a facilidade de entrada pelo mar em embarcaçoes dos paises vizinhos sera que os portugueses também fazem parte desta pirataria maritima sabemos que a droga é um flagelo mundial infelizmente que esta a distruir a sociedade mundial envolvendo muitos que se inrequesem a custa da desgraça dos outros o mal é que em todos paises do mundo apanham é a raia miuda os baroes safam sempre, quanto a roubos e crimes existiram sempre em toda parte do mundo sem excepçao nao quero estar a ofender ninguém porque o povo de stome é um povo humilde e pacifica ca em lisboa sao os que poucos ou nenhuns problemas tem causado pode haver algum caso mas sao isolados e sao pessoas cultas e bém educadas que queremos ter sempre dentro do nosso pais porque sao bem vindos em relaçao a outras comunidades africanas por isso chocame como algumas pessoas estam a julgar os portugueses em geral devido um caso isolado. bem haja a todos e que as coisas se acalmam para sermos benvindos em stomé e voces ca em portugal boa noite a todos um bom fim de semana e pesso desculpa em nome dos portugueses peloa cto cometido pelos senhores da dita fabrica e algum comentária mais isaltado em resposta a alguns vindos dai

  14. img
    rapaz do riboque Responder

    o senhor AGAPITO nao é portugues é entao nós também temos malfeitores na nossa tera ou seja filhos da terra mas temos boca de falar mal dos outros cada um tem aquilo que merece

  15. img
    Sofredor Responder

    O geverno precisa tomar medidas emediatas para não alastrar esse vicio. E as medidas são, mais emprego, mais salario, melhores condições de vida para o pessoal não cair na frustação

  16. img
    sousa pontes Responder

    espero k o senhor ministro vai ter k amilhorar isto sousa pontes.fr

Deixe um comentario

*