Governo da Região do Príncipe não vai aceitar penalização no OGE para 2011

O Presidente do Governo Regional do Príncipe José Cassandra já se reuniu com o ministro das Finanças e Cooperação Internacional, para anunciar que a ilha Autónoma não vai aceitar cortes no orçamento para 2011, e exige a transferência integral do bolo financeiro para a região.

No ano 2010, o Orçamento do Governo Regional do Príncipe foi de 116 biliões de dobras, cerca de 473 mil euros. Dados das finanças regionais indicam que dos mais de 80 biliões de dobras, inscritos na rubrica de investimento público, apenas 3 biliões foram transferidos para o governo regional.

Por isso as autoridades regionais dizem que o OGE 2010, é fictício. A execução deixou muito a desejar e não aceitam que o mesmo aconteça em relação ao ano 2011. Ainda mais quando uma das promessas eleitorais do Primeiro-ministro Patrice Trovoada, foi exactamente intervir na distribuição dos recursos financeiros privilegiando a ilha do Príncipe com percentagens significativas do bolo financeiro nacional.

Em entrevista ao Téla Nón, José Cassandra, Presidente do Governo Regional do Príncipe, disse que aproveitou o momento actual de preparação do orçamento geral do estado para 2011, para alertar o governo através do Ministro das Finanças e Cooperação Internacional, de que as autoridades regionais não vão aceitar penalizações orçamentais. «É muito importante que as autoridades centrais percebam o que é que esta aqui em causa. Nós sabemos que estamos num período difícil financeiramente para o País e para o mundo. Mas também não queremos que isso seja justificação para penalizar o Príncipe, mais uma vez nas transferências de verbas para o Orçamento Regional», declarou José Cassandra.

O governo regional, avisa que não vai aceitar, cortes orçamentais nem tão pouco a retenção do montante em São Tomé. «Estamos convencidos que com o bom senso, vamos avançar de forma a não prejudicar o Príncipe mais uma vez. Nós não vamos aceitar», assegurou.

Pelo que o Téla Nón apurou o poder regional do Príncipe pretende que o seu orçamento para o ano 2011, conheça um aumento de cerca de 100% em relação a 2010, em que a cifra era de 116 biliões de dobras. «Defendo que recebamos maior fatia do bolo, porque se houver honestidade na discussão do Orçamento, tem-se que ter em conta que a ilha do Príncipe tem 142km2 de superfície. É seis vezes menor que a ilha de São Tomé e tem uma população de 6 mil habitantes, partilhemos esse Orçamento em função dessa superfície, e em função dessa população. Eu estou convencido que haverá o equilíbrio necessário entre as duas ilhas para que de facto a ilha do Príncipe sinta um desenvolvimento melhor do que nos últimos anos», reforçou José Cassandra.

Abel Veiga

  1. img
    fidelito Responder

    Olá meus caros,
    Só queria fazer uma advertência.
    O artigo faz referência dos 116 biliões de dobras afectos ao Orçamento Regional no ano 2010, montante esse que eu acredito que seja de CENTO E DEZASSEIS MIL MILHÕES E NÃO 116 BILIÕES, = Dbs. 116.000.000.000,00.
    O cambio apresentado pelo Artigo, para este montante foi de 473 Mil euros. Está errado!
    O valor de cambio é de 4.734.693,88 de EUROS, (QUATRO MILHÕES, SETECENTOS E TRINTA E QUATRO MIL, SEISCENTOS E NOVENTA E TRÊS EUROS E OITENTA E OITO CÊNTIMOS) a uma taxa decambio de 1euro=Dbs 24.500.
    FIDELITO

    • img
      S.T.P # S.T.P Responder

      Putz, bem que achei estranho….

    • img
      Gilmar Responder

      Não! Não! Não, senhor Fidelito. Tomara a Deus que o Príncipe recebesse este dinheiro todo que o senhor acaba de dizer. Seria um luxo para a referida ilha. QUATRO MILHÕES, SETECENTOS E TRINTA E QUATRO MIL, SEISCENTOS E NOVENTA E TRÊS EUROS E OITENTA E OITO CÊNTIMOS.
      O senhor deve estar maluco!!!! O senhor acha que o Príncipe recebe este dinheiro? Tomara eles receberem-no. Seria sinal que a região está muito bem. Eu imagino o que o Tozé Cassandra faria com este dinheiro. O senhor não deve ter a noção nenhuma do orçamento ou transferência para a região autónoma do Príncipe. O senhor sabe quanto é que o actual primeiro-ministro prometeu dar ao Príncipe, a partir de agora, caso ganhasse as eleições legislativas? Um milhão de Euros. Ele assinou, inclusivamente, um documento com a população local sobre isto. Se tal fosse cumprido já seria muito bom para o Príncipe. Agora o senhor vem falar em QUATRO MILHÕES, SETECENTOS E TRINTA E QUATRO MIL, SEISCENTOS E NOVENTA E TRÊS EUROS E OITENTA E OITO CÊNTIMOS. O senhor está bem da cabeça?

      Gilmar Assunção

      • img
        Na Diáspora Responder

        Você não entendeu nada mesmo!
        Leia primeiramente o artigo e logo em seguida a observação do fidelito.
        Saudações

  2. img
    RECORD Responder

    A distribuição justa de riquezas representa uma das mais fortes causas de instabilidade governativa, face à diferença cada vez maior entre o desejado e o realizado. Uma das apostas deste governo está na descentralização do poder, porém faço votos que esta medida seja mesmo visível na Região Autónoma do Príncipe, que vem sendo altamente penalisada pelo natural isolamento geográfico. Força Tó-Zé!

  3. img
    Bomba Relógio Responder

    S.O.S Príncipe…………
    Mais Tó Zé tanto dinheiro que a região recebi diz-nos por favor o que andas a fazer com esse dinheiro, sabendo que a até a data não fizestes nenhuma obra na região do Príncipe.
    Se não vejamos:

    Estrada que liga aeroporto do Príncipe até a cidade de Sº António está uma lástima, cidade do Príncipe só visto, é buraco para todo lado, funcionários fantasma nas folhas de salários, enfim coisa muito minha gente….
    Já é hora para Governo Central fazer uma grande sindicância a finanças do Príncipe, há lá muito roubo de dinheiro, muita negociata na adjudicação das obras públicas.
    No dia que houver uma grande auditoria nas finanças do Príncipe eu garanto-vos que vai explodir uma bomba relógio, vai ser um escândalo do tamanho do mundo.

    Basta ir a região autónoma do Príncipe para veres a festa que o secretario das finanças do Príncipe faz com dinheiro aos fins de semana.

    • img
      "Al-Qaeda" Responder

      Bom Relógio, não é só Secretario das finanças que faz festa de dinheiro publico aos fins de semanas, também o senhor Manuel Valentim vulgo Chinho Mariano (Director de Gabinete do Presidente Regional) anda na maior com dinheiro das finanças do Príncipe, nem sabes a metade da missa, coisa que esta cá no Príncipe!!! Só visto não se acredita. O que disseste sobre funcionário fantasma na folha de salário é uma grande verdade, folha dos professores vem com nome de gente que eu nunca vi na minha vida, entre outras coisas, dinheiro que as pessoas pagam EMAE não dá entrada na conta do estado, muito roubo no Príncipe. Deste de já lanço um apelo a senhor 1º Ministro para pôr ordem nas finanças do Príncipe por favor senhor 1º ministro isso é um escândalo. Há gente a fazer casa de luxo a custa do dinheiro do Estado. O pior é que Tó zé anda a ver essas coisa e finge que nada está acontecer, fim-de-semana aqui no Príncipe é só jantaradas bebedeiras e por ai fora. Há quem chama nosso Presidente de banana, para mi ele nem banana é, ele é sim um limão verde, você espreme nada de sumo só sai palha.
      Fezada que está no Príncipe?!!!
      Como diz Yuri da Cunha numa música, “Deus é que sabe, Deus é que sabe”……

      • img
        Elísio Responder

        Se tudo isto é verdade porque razão o governo regional do príncipe é o único que entrega as contas feitas ao Tribunal de Contas? Se tudo isto é verdade porque razão o Tozé ganha duas eleições no Príncipe com maiorias absolutas? Se tudo isto é verdade porque razão a população do Príncipe deposita tanta confiança no ToZé Cassandra? Se tudo isto é verdade porque razão todos as notícias que recebo do Príncipe vem de pessoas que dizem muito bem do senhor Tozé Cassandra? Se tudo isto é verdade porque razão, ainda há dois meses os habitantes do Príncipe deram ao senhor Tozé Cassandra uma maioria tão clara e esmagadora?
        Se tudo isto é verdade porque razão o MLSTP não consegue ganhar no Príncipe? Se tudo isto é verdade porque rezão os signatários destas mensagens não apresentam queixa ao ministério público sobre estas irregularidades? Se tudo isto é verdade porque razão o Tozé Cassandra continua com tanta popularidade no Príncipe e em S.Tomé?
        Sejamos claros! O Tozé Cassandra começa a incomodar alguns políticos, regionais e nacionais, e a melhor forma de cortá-lo as pernas é começar este desafio de ataques pessoais sob anonimato. É pouco, é mesquinho, é pobre, e só lhe deve dar forças para continuar a sua caminhada em prol do progresso do Príncipe.
        Nenhum governante do Príncipe foi tão atacado como Tozé por diversos governos centrais. Sabem porquê? É porque ele defende os interesses da sua gente. Ele dá tudo pela sua gente. Ele não é daqueles políticods que anda a governar para saber da vida deles como grande parte dos nossos governantes. Já repararam o conflito que o Tozé teve com o Patrice Trovoada que este ordenou que a rádio nacional censurasse as suas intervenções? Lembram-se do conflito que ele teve com Elsa Pinto que esta sugeriu que o mandava prender?
        Qual é o outro politico nacional ou regional que enfrentou tudo e todos em prol da defesa dos interesses da sua terra? Digam-me um político de S.Tomé e Príncipe que enfrentou tudo e todos em prol da defesa dos interesses da sua terra? Eu vou esperar que vocês me digam um exemplo de um político nacional que sofreu tanto, como o Tozé, em prol da defesa dos interesses da sua Terra. É isto que faz dele um grande político e é adorado pelas pessoas da sua terra. Eu acho que ele deve continuar a fazer tudo pela sua terra nem que isto lhe custe a morte. Eu, como cidadão de S.Tomé, estou disposto a ir dar ao Tozé toda a força, toda a minha energia para que ele possa enfrentar estes forros como eu. Já chega de abusos, prepotência, humilhação e ameaça aos outros. O país não é vosso. Os habitantes do Príncipe têm o mesmo direito dos habitantes de S.Tomé.
        Peço ao Tóze Cassandra um grande favor: Quando acabar de arrumar a casa do Príncipe venha cá para S.Tomé que nós precisamos de alguém como você.
        Eu sei que já te querem arrumar a cama porque estás a reinvidicar mais orçamento para a tua Terra. É por causa disto que estas notícias mesquinhas aparecem de repente. Continua assim meu senhor. Faz tudo pela tua terra que o teu povo não te esquecerá. Eu estarei pronto para te dar toda a minha ajuda.
        Um bem haja.
        Elísio Coelho D´Alva

        • img
          "Al-Qaeda" Responder

          Dê uma saltada ao Príncipe, depois daí acredito, mais acredito mesmo que vais mudar de opinião. Não há nada melhor que viver as coisas, eu vivo isso todos os dias. Digo-lhe outra como sou uma pessoa esclarecida não votei no Tó Zé não porque não gosto dele como pessoa, ele até é uma pessoa fixe para lidar. Mais como politico deixa muito a desejar, não tem pulso, deixa cada um fazer aquilo que bem os apetece, há grande desmando cá na ilha, o nosso secretario das finanças regional e outros próximos de Tó Zé fazem das suas, sem merecer repudio do Tó Zé.
          Eu não sou pessoa de perseguir ninguém, nem me interessa isso, mais muito sinceramente o Tó Zé tem que mudar a sua atitude perante a prepotência de pessoas que o rodeia, se não, arisca a sair disso com muito má fama, garanto.

          Eu só falei para confirmar aquilo que o “Bomba Relógio” relatou. Há uma forma para acreditares, no dia que houver uma auditoria nas finanças do Príncipe naquele dia muita gente vai parar a cadeia, podes crer, sei o que estou a dizer.

          Volto a repetir não estou contra Tó Zé, estou contra tudo que actualmente está a passar no Príncipe, porque também sou filho dessa ilha.
          A história de funcionários fantasma nas folhas de salário, nem Tó Zé sabe disso, eu acredito que ele não saiba. Julgo que seria interessante até para Tó Zé pedir uma auditoria para ele saber com quem anda a lidar, quando isso acontecer ele próprio vai ficar de queixo caído.

          • img
            Elísio

            Senhor “Al-Qaeda”

            Se o senhor tem estas informações que, para si, são de extrema utilidade para a reposição da normalidade pública em termos de transparência, porque razão o senhor não pega nos dossiês em causa e não dirige ao ministério público?
            O senhor passa a vida a criticar, resmungar, a bufar, a gritar, a roronar, a gemer…. Isto só não chega. O senhor tem de ser pró-activo. Pega nas referidas provas que mecionou e entrega-as ao ministério público. Seria um bom serviço à pátria e à sua terra, que é o Príncipe, e ao nosso país que é S.Tomé e Príncipe. Todos ficariam satisfeitos consigo. É disto que se espera dos cidadãos em democracia. Não basta passar a vida a bufar, gemer, gritar, caluniar, mentir, para denegrir a imagem dos outros. Faça alguma coisa pelo seu país em vez de passar a vida a mentir, caluniar e gritar. Faça algo pelo seu povo e deixe de ser um empata F…. Já está na altura de todos nós fazermos alguma coisa pela nossa terra. Já chega de calúnias, mentiras e boatos… Sê pró-activo. Sê cidadão na plenitude da palavra. Sê corajoso. Sê responsável. Ajuda a sua população a vencer a tarefa do desenvolvimento. Faça petição à Assembleia Regional a reclamar ou apresentar as suas dúvidas, reclamações ou queixas. Não passa a vida na mentira, nos boatos, na perseguição querendo só prejudicar a vida dos outros. O país não precisa de cidadãos deste tipo. Já nos chega ter aturado um regime que perseguiu pessoas, matou pessoas, prendeu pessoas. Agora o senhor quer inventar um seu regime que passa a vida a caluniar pessoas, a mentir, sem apresentar qualquer provas. Utilize os meios que a democracia colocou ao seu serviço e faça alguma coisa pelo seu país e pela sua população. O Príncipe precisa de si e do seu apoio. A única forma que o senhor tem de não denegrir ninguém é entregar as provas daquilo que disse às autoridades regionais e nacionais, caso contrário o senhor está mesmo só a denegrir as pessoas. Não será esta a sua intenção? Não será esta a sua intenção? Não seja cobarde, maldoso e com mau carácter. Isto não é a forma de vencer ou fazer política em democracia.
            Fui
            Elísio

        • img
          Pico Papagaio Responder

          O senhor Elísio deve estar ao serviço de alguém.
          Realmente há muita palhaçada cá no Príncipe, eu até já falei pessoalmente com Tó Zé sobre isso, o Tó Zé sabe o que vai mal nesta ilha em termos de gestão da coisa pública.
          O que senhor “Al-Qaeda” anda a dizer não é tudo calunia, há coisas que assino por baixo, sobre tudo na parte de jantarada aos fins de semana e come e bebi, e palha fatos que senhor secretario regional das finanças faz com dinheiro, isso não pode ser só salário dele, não pode ser, diga o que disserem… O senhor também sabe que o nosso ministério publico não funciona, não funcionou no caso STP Trading, não é com denuncia de um cidadão pacato que vai funcionar, as pessoas escondem debaixo desses nome com medo de retaliações e o senhor sabe bem disso… Deixa de lamber botas….

          • img
            António P.

            Senhor Pico Papagaio

            Eu também vivo no Príncipe como o senhor. De certeza absoluta que o senhor não conhece a realidade do Príncipe mais do que eu. Eu aposto consigo. Eu não sou um alto funcionário do governo nem tenho muito dinheiro. Mas, de uma coisa eu lhe garanto. Desde que o Tozé Cassandra veio para cá que as coisas melhoraram bastante. O senhor só não vê porque não quer ver. É uma pena. O senhor lembra-se como nós estávamos há meia dúzia de anos? O senhor lembra-se das condições em que as pessoas viviam? De certeza que o senhor não se lembra. O príncipe nem sequer era respeitado em S.Tomé. O senhor lembra-se como é que as pessoas nos tratavam em S.Tomé?! O senhor lembra-se como é que as pessoas, que agora têm as casas sociais mandadas construir pelo Tozé, viviam naquela altura? O senhor lembra-se quantas escolas pré-primárias ou creches tínhamos cá no Príncipe? Sabe quantas destas escolas o Tozé mandou fazer? Se o senhor não sabe eu vou informá-lo. Vá para o aeroporto ver com os seus olhos. Vá para Abade ver com os seus olhos. Vá para Porto Real ver com os seus olhos. Vá para Nova Estrela ver com os seus olhos. Qual é o outro governo Regional que fez tudo isto? Diz-me, por favor, senhor Pico Papagaio. O senhor acha que o governo do Damião Vaz de Almeida fez isto? Quem fez tantos fontenários, tanques e balneários cá na Terra? O senhor encontra, hoje emb dia, alguém a lavar roupa no rio papagaio? Diz-me se o senhor encontra, por favor. Agora, todas as pessoas têm a possibilidade de lavar a roupa numa lavandaria com mínimas condições não correndo o risco de ficarem com doenças provocadas por isto. Quem mais fez isto pela nossa população? O Damião fez isto? Quem deu aos pescadores condições para adquirirem motor de pesca e outros equipamentos? Quem ajudou os nossos agricultores cá na região? Foi o Damião? Sejamos sérios. Quem deu formação aos nossos trabalhadores da função pública, cá na região? Quem lutou e venceu para que a nossa região pudesse ter, hoje em dia, uma autonomia mais consentânea com os nossos interesses? O senhor sabe desde quando a população do Prínicpe está a lutar para adquirir esta autonomia? O senhor não deve saber, de certeza absoluta. O senhor sabe que muita gente já foi presa por causa disto? Muitos deles já morreram. Quem coseguiu que esta autonomia fosse uma realidade? Foi o Tozé. Ele conseguiu aquilo que os outros não conseguiram em dezenas de anos. É obra! Pode crer, senhor Pico Papagaio, que é uma grande obra. Quem fez um centro cultural no Príncipe onde, hoje em dia, se realiza uma grande quantidade de palestras sobre temas que têm a ver com a nossa realidade? Quem criou condições para que o Príncipe pudesse ter, hoje em dia, um livro que relata a História da nossa ilha? Foi o Damião? Sinceramente!!! Quem criou condições para que a língua do Príncipe, hoje em dia, seja falada na rádio e seja leccionada nas nossas escola? Foi o Damião? Sinceramente!!! Sejamos honestos. Todos nós devíamos prestar consideração ao Tozé, por causa disto. Não basta estar só a criticar. É necessário reconhecer nos outros o empenho, esforço, dedicação, competência e capacidade. A ingratidão não é força dos bons. Nós, no Príncipe, estamos a transformar, por maldade e má-fé, em pessoas ingratas, com má índole, invejosas, cruéis, desumanas e sem carácter. O Príncipe não merece isto. O senhor pode crer, quem fica a perder com isso é o próprio Príncipe.
            Eu já disse aos Tozé e já disse muitas pessoas cá na região. Um dia que Tozé decidir ir embora, porque está farto de certas pessoas, eu quero ver como é que nós vamos passar. Regressa tudo a forma antiga. Teremos uma quantidade de incompetentes no governo Regional, que nem sequer sabem ler nem escrever e que não são respeitados pelas pessoas do governo central. É isto que vai acontecer um dia. Será muito triste quando isto acontecer. Eu nem sequer imagino isto.
            Teremos no governo regional o senhor Osório Umbelina, o senhor Damião, o senhor Crispim, o senhor Elias Costa, o senhor Epifácio, o senhor António, a senhora Celisa, a senhora Fina, o senhor Jujú, a senhora Ana Maria e companhia Limitada. Isto é serviço, minha gente? Isto é serviço!? Deus nos ajuda, por favor! Deus nos ajuda, por favor! Será a maior desgraça do Príncipe, dos últimos 100 anos.
            Por isso se o senhor entnde que existem coisas que não são transparentes só tem a obrigação de contactar o ministério público. Não venha com trapaça, confusão e mentira que o ministério público não funciona, assado e cozido. Isto é conversa para fazer boi dormir. Eu sei muito bem o que o senhor quer. Tudo isto é política. O senhor quer tachos. Cresce e aparece. Faça alguma coisa pela sua terra e não ande como um desgraçado a caluniar os outros.
            Fui
            António P.

      • img
        António Responder

        Olha quem fala de roubos, desvios, escândalos e outras coisa, minha gente?!
        Vocês sabem quem é que o MLSTP e o seu grupo apresentou como candidato ao cargo de presidente do governo regional, cá no Príncipe? Nada mais nada menos do que Elias Costa. Sim, ele mesmo! Aquele que anda escondido em Angola, não pode ir para Portugal porque está indiciado como tendo desviado milhares de Euros de uma Associção chamada Sul em Portugal. Isto é serviço? É esta gente que não tem vergonha e vem agora criticar os outros? Onde é que está a moral desta gente? Este senhor nem sequer pode entrar em Portugal, anda fugido, com medo de ser apanhado pela polícia judiciária. É este o exemplo que o MLSTP quer dar? Onde é que está a moral? É este o candidato que têm a apresentar à população do Príncipe? Credo, minha gente! Credo! Credo!
        Deus livra o Príncipe desta maldição. Demónio seja surdo, cego e mudo.
        O que é que o senhor Al-QAEDA acha disto?
        Eu sou do MLSTP, cá no Príncipe, mas com esta gente eu não participei na campanha nem participarei. Uma cambada de escumalha que anda a procura de tachos. Como o Tozé acabou com esta regalia eles estão a persegui-lo. É assim mesmo Tozé. O Príncipe precisa de ir para a frente.Não interessa o partido ou a pessoa que esteja no governo.
        Antómio

  4. img
    Rafael Preto Responder

    Em vez de estar a dar dinheiro a filhinhos de papas que ja tenhem muito, deveriam transferir por ano esse dinheiro do petróleo por ano lá para o principe como orçamento.

    Isso sim. Acabariam as dores de cabça no Principe.

  5. img
    Madalena Responder

    Dr Toze cassandra, n~ºao as orelhas mocas. Lembra da promessa de campanha e pede o orçamento a medida das necessidades. Ninca vi a area de um territorio a pesar na expressao quantitativa de actividades, ou seja orçamento. O Luxemburgo e Angola. Um é muito grande e o outro pequeno.
    Dr Patrice prometeu uma verba, caso fosse eleito 1º Ministro. Se calhar pensou que ia perder. Agora que a porca torce o rabo. ” Tan fi cumé uÊ caxi”

    • img
      Pico Papagaio Responder

      Qual Drº que Tó Zé é, fogo homem só tirou um curso de mecânica na escola industrial em Cuba, lá não concede qualquer titulo académico.

      • img
        carlos Responder

        y tu amigo meu.k curso tens?tens k respeitar como Drº pq è o Presidente da ilha do Principe.se nao gostas sera teu problema,ta claro amigoo???Tèm k dar o dinheiro ,è uma falta de respeito que cada ano corta o Orsamento do principe.que pasa pq tem que ser principe.y pq no corta orsamento de otros sitios?è uma falta de respeita as pessoas de prncipe.isso tem que acabar.

  6. img
    Madalena Responder

    não faça as orelhas mocas….
    nunca e não ninca.

  7. img
    xnove Responder

    Esse dai quer sentir um desenvolvimento maior no proprio bolso, sai dai seu abutre.

  8. img
    Madalena Responder

    Modera senhor moderador.
    Modera tudinho

  9. img
    Artur Vera cruz Responder
  10. img
    M& Santos Responder

    Irmãos de S.Tomé e Príncipe;em particular (Príncipe) se assim poderei chamar-vos,abram as vossas mentes, mentir é feio, e mentir desta forma é pior ainda, mentiras + mentiras + mentiras, em que País estamos??? Individos que se identificam com nomes de Terroristas, Bombas,Al Qaeda so visto!!! Que pena!!!, Deus na sua infinita Bondade terá que perduar-nos por nossas ofensas; esses individos são falsos Profetas e Judas, espero que pessoas de boa Fé e de bem não se deixe levar e sabe que tudo isto são obras de Demonios, os maus intensionados, para conhecimentos de muitos a Região acaba de receber uma equipa de Inspesão ou melhor as Finanças da Região Autonoma do Príncipe foi Ispecionado a Menos de Dois Meses atraz. Não entendo porque tanto Odio e mentiras, calunias e difamações. Pois mentes grandes discutem ideias , mentes medianas discutem eventos e factos e, a mente pequena discutem pessoas, Vamos deixar de discutir pessoas e comessar a discutir ideias para desenvolvimento da nossa Região que muito precisa dos mossos esforços e dedicação, (( Viva a Verdade))

  11. img
    S.T.P # S.T.P Responder

    Eu acho que as coisas estão saindo muito complicado pra o nosso País, ainda mais quando os nossos dirigentes não possuem aquela coisa que se chama “bom senso”. É preciso entender que as pessoas são escolhidas como dirigentes para servirem à população, ou seja, a nação que acreditou que diante de pessoas dignas teremos um Estado menos degenerado. Eu penso que temos de começar a fazer criticas mais construtivas e deixar de ataques, porque isso não vai ajudar em nada, muito pelo contraio, sabemos perfeitamente que este é um espaço onde muitas pessoas têm acesso e a nossa participação neste espaço é de extrema importância até porque com esse comentário fará os nossos dirigentes refletirem sobre seus fracassos.
    Por um São Tomé e Príncipe melhor é aconselhável uma campanha de união, uma campanha de solidariedade, uma campanha para combater esse flagelo de egocentrismos existente na conjuntura social do nosso País. Vamos deixar de querer conseguir as coisas passando por cima das pessoas, vamos ser amigos, vamos ser irmãos, vamos compartilhar idéias, vamos ser humilde e aceitar cooperar por um STP melhor…
    Para terminar quero deixar um apelo aos nossos dirigentes: Sejam mais humildes, mas democrata, e tenha mais amor e carinho pela vossa pátria que vos viu nascer.

    Um bem haja a todos os filhos da terra que ainda acredita nas coisas boa que o País tem para oferecer.
    Viva democracia viva a liberdade de expressão, viva povo de STP.

  12. img
    zeme almeida Responder

    Senhor Elisio venha com esta conversa tosca.O Toze ganha sempre com maioria obsoluta e devido uma coisa que o povo gosta sabes?Adevinha(BANHO)se ha beberete e comerete,como dizem em alguns comentario,os votos chovem.Uma regiao com cerca 6.000 habitantes todos se conhecem?No entanto venham ali com tretas.Bem haja S.Tome e Principe.

    • img
      Elísio Responder

      Então como é que o senhor explica que o MLSTP tenha gasto centenas de milhar de Euros no Príncipe e, mesmo assim, não ganhou nada??? Responda-me por favor. Vou esperar que me responda, senhor Zeme Almeida.
      Fui
      Elísio

    • img
      STP # STP Responder

      Sr.Zeme almeida, o senhor perder uma grande chanse de ficar calado, devias era ter agradecido a mudança de governo na Região. Todos da Ilha sabem perfeitamente que não se pode comparar o governo de Tozé com o do Damião, ou do ex-falecido Zeferino, este até fez muito mais que o damião,graça a ele o estudantes da ilha ja não precisa ir a S.Tomé concluir seus estudos…O damião só dava oportunidade ao seus familhares, no entanto que o seu filho Colacas foi para angola fazer curso tecnico de petrolio sem concluir o leiceu, mandou seu filho danilso, fazer cursio tecnico, hoje eu posso dizer que todo filho deste senhor com a dona Dú são formados. Graça a Tozé todos hj tem grande chanse de fazer curso supeior, é disto que temos de reconhecer….

      • img
        STP # STP Responder

        * quiz dizer perdeu

  13. img
    zeme almeida Responder

    Digo(nao me venham ali com tretas)querem mamar nao mamas nada.

  14. img
    zeme almeida Responder

    A resposta e esta senhor Elisio:O senhor Toze e filho do Principe tem ca as suas raizes,nao sabes?Ele e desta regiao e sem duvida que o vote nele.Quem toma banho todos os dias os poros ficam limpos,(Bo tende).O MLSTP da (BANHO)de 4 em 4 anos?

    • img
      António Responder

      Senhor Zeme almeida

      Então como o senhor explica, partindo da sua teoria, que o MLSTP,dando banho durante três anos, também, em S.Tomé, não ganhou as eleições?
      Como é que o senhor explica que noutros distritos, em S.Tomé, de acordo com a sua teoria, que podem ser comparados com a ilha do Príncipe, em termos de populção e conhecimento entre as pessoas, muitos autarcas ou presidentes de Câmara perderam as respectivas eleições,dando banho durante quatro anos?
      Ou o senhor acha que o Tozé Cassandra é único politico, a nível do país, que tem tanto dinheiro, para ser o único que dá banho durante quatro anos? E se ele tem tanto dinheiro assim, para dar banho, durante quatro nos, como é que o senhor explica que ele nem sequer tem uma casa dele próprio na ilha do Príncipe e vive em casa arredanda? O que é que ele ganha, dando banho, durante quatro anos, mas vivendo sem autonomia financeira relativamente à generalidade de outros políticos nacionais?
      Tenha juízo senhor zeme almeida… O senhor não conhece a realidade do Príncipe nem sequer sabe nada daquilo que está a dizer.
      Cresça e apareça. Faça alguma coisa de útil para a sua Terra. Não seja um inútil e cidadão inerte dependente do Estado para sobreviver. Viva a sua vida, faça alguma coisa de útil para si e para a sua Terra.
      Fui
      António L.

  15. img
    Polvo Paul Responder

    Bem feito “gente de Príncipe é Carneiro”, Assim disse Miguel Trovoada e concordo agora com ele, Patrice foi lá enganar-vos que ia dar assado e cozido, todos foram atrás porque não podem ouvir falar em dinheiro, principalmente senhor Carlos Cassandra vulgo Number e senhora Ângela Costa que até traiu o partido do pai dela onde ela mesma era deputada do MLSTP, essa Ângela foi ser ministra nem sei como, porque competência ela deixa muito a desejar além de outra coisas mais..
    Agora Patrice quer vos cortar a verba do orçamento, devia também encher-vos de porrada, carneiros… querem dinheiro agora chupa, Patrice é um mestre dos bons, enganam sempre os menos atentos. Cada dê 600 e tal mil dólares da cooperação taiwanesa…. Chupa lá ….. eu farto-me de rir dessa gentalha do Príncipe têm mania que são intelegente, mais quando vai se ver na pratica, são muitos fracos… estudei com alguns deles só sabem falar, olha igualzinho a papagaio.

    Viva Patrice salvador………………………

    • img
      Augusto Responder

      Senhor Polvo (basta o nome para se chegar a conclusão sobre a natureza da espécie)

      O senhor, pelo erros ortográficos, de semântica e concordância que dá, deve ser daquelas pessoas que ficou pelo 4ª classe. Não sendo um grande mal, tendo em conta os níveis de ileteracia existentes no país, é, no entanto, triste constatar-se a pequenez do seu pensamento. Sendo, todavia, da escola do MLSTP, a mesma que matou, perseguiu e torturou centenas de pessoas em S.Tomé e Príncipe, o senhor vem demonstrar-nos, outra vez, a vossa intenção e aquilo que querem para o nosso país. É óbvio que só se pode dar-lhe a importância que o senhor, de facto, tem. Sabe qual é? É ignorá-lo e pedir a Deus que a sua família o possa aturar, definitivamente, porque, os níveis ou capacidade da população do Príncipe é muito superior ao vazio intelectual, da camioneta da sua gente.
      Sendo o senhor a cabeça do polvo, desejo-lhe que continue a construir, junto do seu MLSTP e da sua gente, em S.Tomé, o caminho para a auto-destruição da vossa espécie.
      Cumprimentos

      Augusto Seabra Oliveira

    • img
      Cidade Capital Responder

      Epa, realmente tens razão os moncoenses têm muita esperteza, mais nós que somos da ilha onde fica a capital engana-los só jogo de corpo, os gajos são fracos.. eles quando estão a ser enganados por nós caiem como pato…aaaaaaaaaaaah, kua li….
      Os gajos quando chega a capital pensa que estão em USA..

      • img
        Democratico 1 Responder

        Senhor Cidade Capital, antes de mais tu deves rever a tua escrita, as tuas concordância e depois partir para ataques aos “Monconses”, pra mim tu não passas de ser um imbecil, mal amado e tabula rasa.
        Pateta alegre…

      • img
        António Responder

        Senhor Cidade Capital

        Se a ignorância matasse ou fosse critério para se colocar “orelhas de burro” aos militantes do MLSTP, como o senhor, pode crer que a sua “USA”, como o senhor lhe chama, estaria desabitada ou só com Burros com grandes orelhas que seria difícil arranjar critérios para distinguir gente da espécie em causa. A sua “USA” é capital???? Capital de quê? De desordenamento urbano? De miséria moral? De caos ético? De incompetência política, social e económica? De embuste centralista? De miserabilismo comportamental onde as pessoas urinam e defecam na rua, amontoam lixos nos corredores da feira de ponto e espalham-se, de comprido, perante um pequeno sinal de capacidade intelectual ou organizativa?
        É esta a sua “USA” ? Deus perdoa-lhe tamanha ignorância… É sinal da vitalidade e força do seu MLSTP…
        Fui
        António

        Nota: Repare na organização da sua frase:”Os gajos quando chega a capital pensa que estão em USA..”
        Tenta encontrar erros na mesma. Se conseguir fazê-lo eu pago-lhe um rebuçado.

        • img
          Polvo Paul Responder

          Vou corrigir:

          ”Os gajos quando chegam a capital pensam que estão em USA..”

          A frase já está corrigida, mais não retiro nada que disse sobre a gentalha do Príncipe. Estou farto de vós, bandos de preguiçosos, só passam vida a pedir esmola ao governo central, vão trabalhar e desenvolver a vossa ilha deixa-nos em paz, papagaios……
          Ora querem bolsa, ora dinheiro, isso não cai do céu é preciso trabalho, e muito trabalho.
          Quando é que vão começar a apresentar produção?
          Vosso Presidente queria estatuto para negociar investimento directo para vossa ilha, já tem o estatuto aprovado, agora cabe a ele arranjar bolsa de estudo, dinheiro, para vossa ilha.

          Vocês têm uns rapazotes no estrangeiro a estudar, vai busca-los para desenvolver vossa ilha, quando chegam querem todos ficar na capital onde há desenvolvimento, nem querem saber de vocês para nada.

          Vão trabalhar………

          • img
            António

            Senhor Polvo

            O senhor quer encontrar preguiçosos? Basta olhar para a sua direita ou para a sua esquerda.
            Vou lhe dar alguns exemplos dentro do seu próprio partido.
            1- Manuel Pinto da Costa – Eterno Presidente
            2- Guilherme Pósser – Eterno Premeiro-ministro. Preguiçoso de primeira linha
            3- António Quintas – Corrupto incorrígivel. Não se lhe conhece outra profissão.
            4- Rafael Branco- Eterno ministro e primeiro-ministro. Não se lhe conhece outra profissão.
            Adelino Izidro- Corrupto incorrígivel. Mais conhecido por papá-documentos. Não se lhe conhece inteligência nenhuma.
            O senhor quer mais?????
            5- Dionísio Dias- Preguiçoso desde os 3 anos de idade. Nunca fez nada na vida a não ser politica.
            O senhor quer mais???
            6- Alcino Pinto – Corrupto de primeira linha. Não se lhe conhece outra profissão.
            É triste, mas é essa a nossa realidade. Uma cambada de incompetentes que estão instalados na sua capital “USA” que vivem como parasitas comendo e bebendo a custa de todos nós. É isto que o senhor quer para o seu país?
            Fui
            António

          • img
            Pedro Sousa

            Enkê plinspe na bua faça…..

    • img
      carlos Responder

      hey polvo paul.no te metas com o Number..ta claro mete en teus assuntos.vejo k tambem queres faser parte do gorverno.temos una vaga keres?para lavar os carros do governo.diexe o nome do da ilha do principe en paz.vcs de s.tomè demasiado contento ja os tenemos.iso tem k acabr un dia.queremos a separaçao da ilha,cada um por seu lado…

  16. img
    Faustão Responder

    Força, Senhor Presidente.
    O País precisa de políticos com garra e com conhecimento. Ñ baixe os braços, foste eleito pra governar e deve sim exigir.
    Aqueles que têm informações sobre dita mã gestão, que escrevam, que informem, e nada mais. Faça o seu trabalho, que estaremos cá pra apoir no que for preciso.
    Força.

  17. img
    Peço mais respeito! Responder

    E mais outra, estou farto de ver STP como um País, o que o Governo de Príncipe tem de fazer é ignorar o Governo central, esquecer que este existe e parte pra ação, se ficarem dependendo do Governo central vão todos continuar no fundo do poço. Vocês do Príncipe mais do que ninguém sabe perfeitamente que esse povo não passa de ser bando de hipócrita…

  18. img
    zé maria Responder

    O GOVERNO CENTRAL ENVIA DE 15 EM 15 DIAS 15 MIL LITROS DE COMBUSTÍVEL PARA PRÍNCIPE E TODO A GENTE SABE QUE OS MOTORES ESTÃO AVARIADOS E A POPULAÇÃO ESTÁ QUASE SEMPRE AS ESCURAS.ONDE VAI PARAR ESTE COMBUSTÍVEL…É NECESSÁRIO UMA FISCALIZAÇÃO A SÉRIO…VAI HAVER SURPRESAS…PARA OS IRMÃOS…

    • img
      António L. Responder

      Senhor Zé Maria

      Vai parar no mesmo sítio onde pára outros milhares de litros que os geradores obsoletos existentes em S.Tomé também gastam por meia dúzia de horas de funcionamento.
      Sendo o senhor um quadro, medíocre, da ilha do Príncipe, deveria criar as condições para uma sindicância à referida empresa apresentando provas ao ministério público. Mas como o senhor deve ser um dos grandes corruptos, da região, deve preferir ficar caladinho no seu lugar com medo de levantar ondas.
      Eu vou ficar a espera das surpresas que o senhor diz que vai acontecer.
      Fui
      António L.

    • img
      carlos Responder

      Tens razap Zè Maria tem k fazer uma fiscalizao.mas realmente oque nao entendo,pq todo mal passa con o principe.pq k en santomè nao tem tantos problemas de energia.ja estamos artos de essa situaçao.Dos meses atraz mandei pedir uma certidao na ilha do principe.tardo mas tempo pq nao tem energia.k pasa ,pra k tantos tecnicos?vejo k estao a ganhar dinheiro gratis.otro è a situaçao da GRUA,nao entendo pq tem k ser todo mal ao principe. santomè nos esta robando demasiado ,pq tudo depende deles,tem k haver uma guerra para terminar con esse abuso.iso tem k acabar.

  19. img
    António L. Responder

    Senhor Zé Maria…

    Primeiro era dinheiro na folha de vencimento de funcionários.
    Depois aparece festas de fins de semana de secretário regional.
    Mais tarde dinheiro da EMAE que não entra na conta.
    Agora, o senhor vem com mil litros de combustível…
    Isto é uma brincadeira de criança. Vê-se mesmo que é brincadeira de criança com objectivo de ofender os outros.
    Isto faz-me lembrar a minha infância quando os meus colegas não me deixavam jogar a bola porque eu não tinha lá muito jeito e eu fazia tudo, com inveja, para que o jogo não se realizasse. Eu cheguei a furar a bola, com inveja, porque não me colocaram a jogar. É isto que se denota na sua preocupação. Inveja política, mesquinhez, má-fé e descontrolo emocional que vos leva a irracionalidade.
    Afinal se têm todas estas provas porque razão não levam-nas para o ministério público?
    Afinal se têm todas estas provas porque razão não falam com o Tribunal de Contas.
    Mais uma vez: façam alguma coisa pela vossa terra e deixem de mesquinhez e trapaça. Não é assim que se faz política. Não podendo vocês com o Tozé, depois de duas derrotas pesadas, resolveram querer matar o rapaz de outra forma. Deus não vos dá poder… Demónio seja surdo, mudo e cego. S.ANTÓNIO PODEROSO não vos dá poder.
    António L.

    • img
      Joaquim Responder

      O senhor Zé Maria sabe perfeitamente que no tempo do seu amigo Damião Vaz de Almeida, como presidente do Governo Regional desta terra, só os habitantes da cidade de S.António tinham luz. Só cerca de 1000 pessoas eram clientes da EMAE cá na ilha. Como é óbvio gastava-se menos combustível com o problema energético na ilha. E foi neste tempo que se fazia grandes falcatruas com gasóleo na central e o senhor Damião Vaz de Alemeida era a cabeça do polvo. Toda a gente cá no Príncipe lembra-se disto perfeitamente. Além disso os motores que garantiam energia à cidade tinha muito menos capacidade.
      Com o reinado do Tozé Cassandra a EMAE teve de adquirir novos motores porque este governo levou a luz para Porto Real, Sundy, Bela Vista e outras partes da ilha que anteriormente não tinham luz porque o senhor Damião Vaz de Almeida não queria.
      Como é óbvio estes motores têm maior capacidade e gastam mais gasóleo. É este o grande problema momentâneo da ilha, relativamente ao funcionamento da EMAE que o governo regional tem feito tudo para ultrapassar o problema. Actualmente, com este governo Regional, duplicou-se em três anos, o número de pessoas como clientes da EMAE. Passou-se de cerca de 1000 pessoas para 2000 mil pessoas como clientes. É óbvio que este aumento substancial de número de pessoas como clientes trouxe problemas de funcionamento,organização e manutenção à EMAE que têm de ser solucionados com muita perícia, rigor e respeito pelos direitos das pessoas.
      Qual é a parte do mundo que, num contexto temporal de três anos, duplica-se o número de pessoas com acesso à luz eléctrica sem que haja problemas pontuais decorrentes desta reorganização e melhoria na prestação de serviço. Isto é sintoma de que a ilha, pelo contrário, está a evoluir. Enquanto no tempo do senhor Damião Vaz de Almeida só ele e meia dúzia de pessoas tinham acesso à luz e não interessavam pelos restantes, este governo está a fazer o seu trabalho de casa. É isto que incomoda algumas pessoas cá no Príncipe. Este governo trabalha para o bem de todos e há pessoas, infelizmente, que não gostam disto.
      Um bem haja a todos

      Joaquim C. Matos

  20. img
    carlos Responder

    Mas nao entendo porquè todo mal passa con a ilha do principe.pq nao a s.tomè!!!sou filho da ilha de 87.Nòs da ilha estamos cansado con essa situaçao.Anergia,Grua,orsamento.Porque tem k ser S.TOMè discidir todo?jà è hora de cidadao da ilha abrir os olhos,pq nao sabemos atè cuando terminar iso…

Deixe um comentario

*