Presidente da Autarquia de Água Grande reforça cooperação com o município de Maia –Portugal

Ekeneide Lima dos Santos, Presidente da Câmara Distrital de Água Grande, visitou na última semana o Município de Maia, para reforçar a cooperação e incentivar o investimento privado português na autarquia da capital são-tomense.

Dados enviados ao Téla Nón pelo Presidente da Câmara de Água Grande, a partir de Portugal, colocam a busca de conhecimento e experiência no topo da visita que efectuou ao Município de Maia. Para além da formação profissional de jovens são-tomenses, a câmara de Maia pretende apoiar a câmara distrital de Água Grande, a melhorar o sistema de recolha do lixo e limpeza urbana.

Para o efeito o Presidente de Água Grande, Ekeneide dos Santos, visitou as instalações da empresa municipal, Maiambiente, responsável pela recolha de lixo no município português. Preocupado com a reorganização administrativa da autarquia que envolve a capital são-tomense, Ekeneide Santos, manifestou interesse em reforçar a cooperação com o município da Maia na área do plane1amento e ordenamento do território.

Investimento privado português no sector do turismo no distrito de Água Grande, é outra prioridade do jovem Presidente da Câmara. «Procurar mais conhecimentos e experiências, estabelecer encontros com empresários ligados à área de turismo e alunos santomenses que estão cá a estudar, e também discutir outros assuntos importantes para as nossas relações de cooperação», declarou Ekeneide dos Santos, após reunião com o Presidente do Município da Maia.

O autarca são-tomense definiu com o seu homólogo da Maia, novas acções de cooperação que passam pela construção de um parque infantil e de um centro para formação de jovens no distrito de Água Grande.

Para além do Município da Maia, Ekeneide dos Santos, visita outros municípios portugueses com os quais Água Grande está geminado. Segundo dados enviados a redacção do Téla Nón, o Presidente da autarquia de Água Grande, visita os concelhos de Vila Nova de Gaia e Bragança no norte de Portugal, assim como Lisboa e Loures.

Abel Veiga

  1. img
    Chave da Cidade Responder

    Boas iniciativas.
    Força… é pra isso lutamos.

  2. img
    paulinha Responder

    ola, antes de mais vou dar ti os meus parabens, meu puto muito bem continua asim que vais ao bom porto,,,,, bjinhos

  3. img
    ramos Responder

    É DISTO MESMO QUE AGUA GRANDE PRECISA SR PRESIDENTE NAO SE DEVE FICAR SENTADO MOSTRA QUE TU ES CAPAZ DE PORQUE ESTA É A TUA PROVA DE BALA AQUELES QUE LA ESTIVERAM MUITOS ANOS ERAM ARROGANTES QUE NAO PENSAVAM NA POPULAÇÃO HAVER VAMOS JOVEM FORÇA QUE TU VAS DAR VOLTA A ISTO PORQUE TENS VONTADE E QUANDO SE TEM LA SE CHEGA

  4. img
    Edmar S. da Costa Viegas Responder

    Primeira mente quero agradecer, a vontade que tens de trabalhar, de querer obter resultados, mesmo com poucos recursos consegues em pouco tempo de trabalho mostrar o que teremos daque em diante, Espero que isso seja inicio de um grande percurso , de maneira que poderemos respirar um ar puro e poder circular livremente pela cidade e na marginal.
    Deixar aqui um apelo a todos sãontomese , que para termos uma cidade limpa é preciso nós fazermos o nosso papel , contribuir também para esse efeito.. lugar de lixo é na lixeira , nos caixote do lixo espalhados na capital, si tiver uma grande porção do lixo em casa ou fez aquela limpeza de final de semana e não sabe como deitar fora pede a colaboração da camara eu acho que ela vai atender , doque você colocar no passeio.

    UM PONTO INTERESSANTE PARA TODOS STPs..

    VAMOS TODOS CONTRIBUIR PARA UM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE MELHOR , DEIXEMOS DE FAZER CRITICAS SEM SENTIDO , DISCUSSÃO SEM FUNDAMENTOS , VAMOS TRABALHAR , VOCÊ QUE ESTA NA DIÁSPORA DEIXA DE FALAR VEM DAR O TEU CONTRIBUTO , OU ENTÃO TENTA INVESTIR NO TEU PAIS, CRIE QUALQUER PROJETOS ALGO QUE TRAGA LUCRATIVIDADE PARA VOCÊ E EM CONTRAPARTIDA O ESTADO TAMBÉM GANHA , COM O PAGAMENTO DOS DOS IMPOSTOS, VAMOS SER EMPREENDEDORES, INICIATIVAS ESSAS AUMENTARÁ O PODER DE COMPRA QUE MUITOS RECLAMAM DE SÃO TOMÉ, ISSO ACONTECE PORQUE O CAPITAL DE SÃO TOMÉ ESTA CENTRALIZADO NUM GRUPO DE PESSOAS , E ESSAS PESSOAS VÃO COMPRAR NO EXTERIOR , ENTÃO PARA ISSO MUDAR NÓS TEMOS QUE DESENVOLVER NOSSO NEGOCIO DE FORMA ATRAIR, ESTIMULAR ESSAS PESSOAS A COMPRAREM OS NOSSO PRODUTOS. SÓ ASSIM PODEREMOS VER ESSE PAÍS A MUDAR DE RUMO. NÃO ESQUECENDO QUE TODOS O CORRUPTOS OS QUE GOSTAM DE DINHEIRO FÁCIL , E COMER A CUSTA DO POVO TÊM QUE SER ENGAIOLADOS OU ENTÃO VÃO TER QUE TRABALHAR HONESTAMENTE OU UMA COISA OU OUTRA .

    • img
      "Osama Bin Laden" Responder

      Explica-me como voltar se o Governo não tem essa politica de facilitar o regresso dos quadros, vai se viver aonde? Em casa de mãe e pai? Epa as coisas não são tão simples assim como falas, há outros factores que tem-se que ter em conta.

      Angola ultimamente tem facilitado os seus quadros a regressarem ao país, se fores ver nos hospitais Portugueses já não vês muitos médicos Angolanos, mais antes o governo deles disponibilizou casa e um salário compatível.
      Casos de STP fizeram casas sociais, quem é que ficou com as casas? Digo-lhe são mesmos de sempre que já têm 2 a 3 casas.
      Epa pára com essas conversas, porque até mete nojo.
      As pessoas que estão fora do país têm igual direito para falar do país tal como os que lá estão.
      Não sabes que enquanto vocês roubam o país, nós ajudamos enviando divisa.
      Vai ler a “Carta Pá Apolinária” que a São Lima escreveu e tira as tuas devidas ilações e igualmente a “resposta de Apolinária” escritas pelo Silvino Palmer.

  5. img
    Maitos Responder

    Os alunos que estudam na Maia agradece Sr Presidente da Camara de Agua Grande pela ajuda e o reforço com a cooperação, sentimos que nao estamos abandonado, Muito obrigao Sr Presidente, Deus está contigo e com a nossa cidade S. Tomé!

  6. img
    Edmar S. da Costa Viegas Responder

    Meu Caro “Osama Bin Laden” , Deixa de ver para os outros e cai na real , você sim quer tapete vermelho a frente da cama , Trabalho fácil não é , quem esta aqui a trabalhar morreu, você já escutou que algum estudante que regressou ao país morreu de fome ? O que você quer é complicado para a realidade do país, vem trás a tua idéia implementa , desenvolve , cria o teu negocio , esquece função publica, tira o peso da cabeça do Governo. Coloca em pratica o que você aprendeu , o estado já investiu em você pagando essa miséria de bolsa , mais em todo caso deixou – se de fazer alguma coisa com esse montante para poder mandar para os estudantes , agora é a tua vez , a vez de todos que beneficiam , vir e dar o seu melhor , a sua competência . é disso que eu quis dizer quando… NÃO MI LEVES A MAL , OBRIGADO …..

  7. img
    BrunoRobson Responder

    Fico muito feliz, em saber que o Sr Presidente de Camara de Água Grande, é daqueles jovens que querem bem estar desse nosso lindo país STP.
    Jovem com essas belessimas ideias que queremos para trabalhar para bem estar de todos…Todos presidentes de camaras de todos os distritos deveriam seguir o exemplo do presidente de camara de Água Grande…ir abusca de cooperações,,,e ganhar mais experiência noutras camaras…Para você que é estudante que esta no exterior, o país precisa muito da sua ajuda, do teu conhecimento, da tua belissimas ideias….Como todos nós sabemos, os jovens que são mutor do progresso dum país ou de uma nação….Então, não cretica os outros que querem fazem algo de bom para este nosso lindo país….Fali coisas com cabimentos ou cali de uma vez por toda…obrigado pela atenção…BrunoRobson…………

  8. img
    Just Me Responder

    Bom Dia a todos,
    Em primeiro lugar gostaria de agradecer ao novo governo pelas iniciativas que têm tido. Contudo espero que nao seja apenas mais uma forma de enganar o povo deste país lindo e rico, que é são tomé e principe e da qual que faço parte!!!
    Sempre acreditei que fosse possivél e que na realidade precisavamos de mudanças, caras novas, mentes modernas. Políticos corruptos há em todo o mundo. Para mim o mais importante é que mesmo com esta corrupção toda se faça alguma coisa em prol do desenvolvimento do país que todos dizemos AMAR!! força Ekneide ,. Força o governo no geral. e quanto aos que nao fazem parte deste governo gostaria de deixar uma mensagem.. nem tudo depende do governo em si. Nós enquanto cidadão, também temos que nos esforçar para atingirmos os nossos objectivos!! temos que ser empreendedores das nossas ideias e critivos.. temos que nos soltar mais, criticar menos e fazer mais por nós e pelo país lindo que temos!! eu acredito num futuro melhor para STP. e pretendo contribuir para que isso nao seje apenas uma miragem!!

  9. img
    dinis mendes Responder

    ola a todos ,sou a favor da nova politica e o empenho do sr pesidente do camara de agua grande e vamos deixar de criticas de valor ha iniciativa de quem qer realmente trabalhar pra o bem da nossa cidade.Parabens o sr presidente e que Deus ti da ha forca para realizar os seus objectivos pra o bem do nosso pais.

Deixe um comentario

*