Política

Presidente da República, promete renunciar ao cargo se ficar provada a sua implicação no caso 30 mil barris de petróleo

Foi uma promessa solene feita a nação. No salão nobre do palácio do povo, o Presidente da República, Fradique de Menezes promete renunciar ao cargo caso fique provado o seu envolvimento ou da presidência da república no negócio dos 30 mil barris de petróleo que a Nigéria cede diariamente ao arquipélago para comercialização no mercado internacional.

O Chefe de Estado fez a promessa, após ter lido para a nação são-tomense, a carta que endereçou ao Procurador-geral da República, pedindo a instauração de um processo judicial de inquérito para apurar todas as responsabilidades relacionadas com o negócio dos 30 mil barris de petróleo que a Nigéria cede ao arquipélago. «Na sequência das declarações proferidas pelos deputados Ângela Viegas, Rafael Branco e José Viegas todos da bancada parlamentar do partido MLSTP/PSD na última plenária da Assembleia Nacional do passado dia 19 do corrente mês, a quando da interpelação do governo sobre os 30 mil barris.

1 -Conter imprecisões e lançando dúvidas e suspeições difamatórias contra a Presidência da República e o Presidente da República.

2 – Considerando em nenhum momento alguém da presidência da república, incluindo o próprio Presidente da República, negociou ou assinou algum contrato sobre os 30 mil barris de petróleo da Nigéria como quis insinuar a senhora Ângela Viegas», diz a carta lida pelo Chefe de Estado. Por essas e outras razões enumeradas na carta, Fradique de Menezes, pede ao procurador-geral da república a abertura de um procedimento judicial para apurar as responsabilidades pelas declarações proferidas pelos tais deputados no parlamento.

Se no processo de inquérito judicial, aparecer sinais do seu envolvimento ou da presidência da república no negócio dos 30 mil barris de petróleo, Fradique de Menezes comprometeu-se com a nação que renunciará imediatamente ao cargo. «Dizer ao povo de STP, que no uso de todas as minhas faculdades mentais declaro aqui neste momento que se qualquer suspeita cair sobre a minha pessoa no inquérito que for feito, eu renuncio imediatamente ao cargo de Presidente da República, e ponho-me a disposição da justiça para todo e qualquer caso que vier a surgir. Declaro solenemente aqui e respeitarei esse engajamento», declarou o Chefe de Estado.

Mas a polémica em torno do negócio dos 30 mil barris de petróleo, foi despoletada pelo Ministro Secretário do Governo, Afonso Varela, que disse no dia 5 de Novembro, que nos arquivos do ano 2009, não havia qualquer registo de entrada de dinheiro no tesouro público resultante deste negócio.

Para além de ter sido desmentido no debate parlamentar, Afonso Varela, foi mais uma vez desmentido. Desta vez pelo mais alto magistrado da nação, o Presidente da República.

O Chefe de Estado exibiu documentos que confirmam a transferência para o tesouro público das verbas resultantes dos carregamentos de petróleo efectuados em 2009. «Eu tenho aqui, as cópias das transferências, uma ou outra desta transferência. Foi feita por essa tal firma duas transferências. Acho que é uma firma que pertence a empresa que faz a traiding. Essa firma como multinacional que é pode ter uma firma que se encarrega das questões financeiras. O banco central deveria solicitar ao banco estrangeiro de onde vem esse dinheiro. O mínimo era solicitar a caixa geral dos depósitos a proveniência desse dinheiro. Não é coisa de tanta gravidade como isto. Tratando-se de uma firma não se pode por suspeição sobre isso». Reclamou.

Aliás Fradique de Menezes, garantiu que o governo de Patrice Trovoada através do seu secretário agiu de forma precipitada. «Exactamente, exactamente. Isso eu já disse ao senhor Primeiro Ministro. Ainda por cima as declarações vieram de alguém que conhece o dossier petróleo. Os senhores Olegário Tiny, Carlos Gomes, Patrice Trovoada, Afonso Varela, Rafael Branco, Ângelo Bonfim, são pessoas que estão nisto desde o início dos inícios. Discutiram todos os meandros, conhecem isso e sabem como é que as coisas são feitas», afirmou Fradique de Menezes, tendo reforçado ainda mais a falta de sintonia do governo para com o Presidente da República. «O senhor Primeiro Ministro poderia me perguntar. O senhor tem alguma informação sobre a questão dos barris de petróleo? Ou então perguntar directamente a Nigéria. As pessoas (governo) estiveram recentemente na Nigéria, e poderiam perguntar a agência nigeriana de petróleo sobre as coisas de 2009. Acho que as coisas poderiam ser resolvidas assim», pontuou.

Fradique de Menezes considera que o governo deveria investigar sobre o paradeiro do dinheiro antes de vir ao público anunciar que não há rasto do montante.

O Presidente da República, fechou a sua intervenção com um aviso sério a justiça. «Este assunto não pode morrer. As pessoas têm que responder pelas acusações que fizeram», declarou em relação as acusações feitas contra a Presidência da República pelos deputados do MLSTP/PSD.

Abel Veiga

    55 comentários

55 comentários

  1. SOMOS TODOS PARENTES

    26 de Novembro de 2010 as 21:21

    LOLL, granda presidente, sem papa na lingua, todos têm rabo preso de patricio até man rafa passando por cota tiny. É mesmo axim, iremos continuar nosso negocio nos ku nos mesmo, safoda-se pra mudança.

    LOL

    • OLHOS ABERTOS

      2 de Dezembro de 2010 as 8:57

      QUEM QUER COMPREENDER O JOGO POLITICO EM SÃO TOMÉ TEM QUE ESTAR COM OS OLHOS BEM ABERTOS, PARA SE DAR CONTA DOS FACTOS. EU CREIO QUE O SENHOR PATRICE TROVOADA JA SABE E BEM QUEM FOI QUE LEVOU ESTE DINHEIRO DOS 30 MIL BARRIS DE PETRÓLEO… “O DONO (A) DA CASA SABE ONDE ESTÃO AS COISAS, MESMO QUE AS VEZES ESTEJA LONGE DO SEU ALCANCE VISUAL. ELE (A) SABERÁ ONDE PROCURAR”… MLSTP/PCD ACUSA COM PESO E MEDIDA O PR E COMO RESPOSTA PR, FRADIQUE DE MENEZES, CONTA A RELAÇÃO DE AMIZADE COM RAFAEL BRANCO… AI AI AI, QUE ESPETACULO (“-RAFAEL, É ASSIM QUE TU ÉS? EU VOU CONTAR AMIZADE CONTIGO”). O SENHOR PRESIDENTE DIZ QUE O MINISTERIO PUBLICO TERÁ QUE ENTRAR EM ACÇÃO PELAS ACUSAÇÕES DA EX.MINISTRA DA ECONOMIA COMPRA A SUA PESSOA. VAMOS VER SE ISSO VAI ACONTECER DE VERDADE. MUNCA MAIS…
      E TODOS OS POLITICOS DE SÃO TOMÉ E PRINCIPE SABEM QUEM TOMOU ESSE DINHEIRO, MAS COMO A POLITICA SANTOMENSE É UM JOGO, E OS QUE COMETEM CRIMES CONTRA A POPULAÇÃO SEGUEM IMPUNE (DOCAS, FUNDO DO BRASIL, “GGA”; DINHEIRO DO ARROZ..), AI ESTAMOS NOS; INDO… LEVE LEVE… MAS A NOSSA TRISTEZA É VER QUE O PATRICE TROVOADA ESTEJA DANDO MOLE A ESSES ASSUNTOS TAO EVIDENTE ESCONDENDO-SE DETRÁS DAS BUROCRACIA, ABUSANDO DA MEMORIA DO NOSSO POVO QUE ESQUECE RAPIDAMENTE… SERÁ QUE JA ESTÁ ENTRANDO NO JOGO… ESPERO QUE NÃO SE ESQUEÇA QUE TEM TODO O POVO DE STP AO SEU LADO. E TÊM CUIDADO, PORQUE A CONFIANÇA É COMO A AGUA NA MÃO, SI SE ABRE OS DEDOS, JA SABE.. VIVA STP.. UM DIA TUDO ISSO VAI ACABAR. AMEM.

  2. Koisa de fazer boi dormir

    26 de Novembro de 2010 as 21:31

    hahahahhahahhahhahha, se se demitir amanhã já é bastante tarde, deveria é ter pedido a demissão há bastante tempo, ou melhor, desde que terminou o 1º mandato.

  3. XYZ

    26 de Novembro de 2010 as 21:39

    Este senhor ja tinha prometido sair do poder a quando do um comicio que galvanizou muitos a sua volta, para um primeiro mandato, caso o pais nao mudasse em dois anos. Nao admira que anos mais tarde ela venha fazer a mesma promessa se o ficar provado o seu envolvimento no caso 30mil barris. Bem se o assunto em causa e serio, porque esta o senhor a usar palavras que resultaram em brincadeira no passado para assuntar o presente? Detesto comparacoes, mas isso parece um caso traco de Deja Vue. Ha algum tempo veio alguem, que por sinal se diz politico, usar dos mesmos estratagemas para descaracterizar praticas maleficas contra o povo e depois ficou de rabo entre as pernas qdo a coisa cheirou a enxofre. Se este senhor nao tem nada a ver com o negocio, por que carga de agua ele dispoe de provas documentais de transacao se ele nao negocia, nao assina, nao faz sei la mais o que? Acho que o senhor pr, devia comecar de maneira serena, afinal nao no momento da crise que vai prometer abandonar. Alias nao faria muita diferenca se o sr saisse ou ficasse. Olha para isso como esta na sua presenca? Pior de certeza nao ficaria nao sua ausencia

  4. Leoter Viegas

    26 de Novembro de 2010 as 22:22

    No meu último comentário sobre esta questão – 30 mil barris de Petróleo – disse que havia a necessidade de esclarecimentos por parte do anterior Governo, o actual Govero e até mesmo do Presidente da República.
    Bem ou mal, o Presidente da República veio ao público apresentar a sua versão dos factos.
    Acho, no mínimo razoável, que o anterior Governo, mas, sobretudo, o actual Governo viesse ao público dar alguma explicação aos santomenses, que estão aliás, cada vez mais confusos sobre a questão dos 30 mil barris de Petróleo.
    Mais, como diz o Presidente, e bem, os mais importantes membros do actual governo e do anterior estiveram profundamente envolvidos no dossier Petróleo desde o início.
    Os santomenses exigem esclarecimento e transparência na gestão do Bem Público.

    Leoter Viegas

    • Hiost Vaz

      29 de Novembro de 2010 as 10:15

      E acrescentando existe aqui alguma coisa que nao encaixou bem. COMO E QUE O DOSSIER PETROLEO ACONTECE SEM APROVAÇAO OU PARTICIPAÇAO DUM PRESIDENTE? SERA QUE ELE NAO TIVERA IMUNIDAES PARA TAL?

  5. Hernane martins

    26 de Novembro de 2010 as 22:23

    Como santonse de naturalidade tenho pena de meu berço, assim volto a salhentar meus senhores até honde vamos pará com isso?

  6. Josefina

    26 de Novembro de 2010 as 22:49

    Uma pessoa qnd ñ aje culposamente, e nem tem nada a temer, jamais vem ao público dizer que se ficar provado alguma coisa sobre a sua pessoa vai pô-se a disposição da justiça. Pela declaração do snhr Presidente já é de se prever o seu envolvimento no assunto.

  7. Jorgek

    26 de Novembro de 2010 as 23:17

    caçô fodê plôcô…

    • Zidane

      27 de Novembro de 2010 as 0:44

      Este comentário sim, deveria ser censurado pelo moderador.

      • Jorgek

        28 de Novembro de 2010 as 16:06

        entao prof zidane, td bem?

  8. Agapito Mendes Dias

    27 de Novembro de 2010 as 0:57

    O dinheiro foi pago e utilizado pelo governo.Pura e simplesmente.

    “..Para além de ter sido desmentido no debate parlamentar, Afonso Varela, foi mais uma vez desmentido. Desta vez pelo mais alto magistrado da nação, o Presidente da República….”

    ….«Eu tenho aqui, as cópias das transferências, uma ou outra desta transferência. Foi feita por essa tal firma duas transferências. Acho que é uma firma que pertence a empresa que faz a traiding. Essa firma como multinacional que é pode ter uma firma que se encarrega das questões financeiras. O banco central deveria solicitar ao banco estrangeiro de onde vem esse dinheiro. O mínimo era solicitar a caixa geral dos depósitos a proveniência desse dinheiro. Não é coisa de tanta gravidade como isto. Tratando-se de uma firma não se pode por suspeição sobre isso». Reclamou…..”

  9. Agapito Mendes Dias

    27 de Novembro de 2010 as 1:27

    Uma pouca vergonha.

    Qual a função do banco central e do seu governador ? Em vez de preocupar-se com jornalistas deveria precisamente investigar a proveniencia do montante e informar ao governo.

    Fradique diz: …” O banco central deveria solicitar ao banco estrangeiro de onde vem esse dinheiro. O mínimo era solicitar a caixa geral dos depósitos a proveniência desse dinheiro. Não é coisa de tanta gravidade como isto….”

    Os senhores Olegário Tiny, Carlos Gomes, Patrice Trovoada, Afonso Varela, Rafael Branco, Ângelo Bonfim, são pessoas que estão nisto desde o início dos inícios.

    Discutiram todos os meandros, conhecem isso e sabem como é que as coisas são feitas», afirmou Fradique de Menezes.

    Pergunto : se sabem como é que as coisas são feitas porque criar confusões e acusações feitas contra o Presidente da República e o Ministro das Finanças.

    Recomendo : Deveriam todos ser demitidos dos respectivos cargos e serem proibidos de qualquer futuro envolvimento nas futuras negociações relacionadas com a exploração petrolifera em S.tome e Principe.

    Um pouca vergonha….

    Agora entende-se as razões que levam as grandes empresas a não envolverem-se com Sao Tome e Principe.

    Se temos dificuldades em localizar depósitos bancarios e efectuar conciliacções, como vamos gerir a enconomia ou lidar com assuntos mais delicados.

  10. jose afonso

    27 de Novembro de 2010 as 3:59

    Caros compatriotas
    E triste toda essa comedia que se passa no nosso pequeno Pais. penso quw chegou altura de pormos um ponto final nesta situacao. Realmente…..claro que todos estao metidos. nao tenhamos ilusoes. ninguem ali e santo. Vejam so o caso STP traiding. os suspeitos e os ex prisioneiros continuam na praca publica prontos para outro roubo circulando em grandes jeeps porque ningem tem corrajem de prender ninguem aserio. Delfim neves Osvaldo Santana e Armando Correia do que se sabe nao pagou nem um centimo por desvio dos 5 milhoes de euros……………….FRADIQUE BEM SABE DISSO….

  11. BLAGA PENA

    27 de Novembro de 2010 as 6:23

    Brincadeiras tem horas meus senhores.
    Agora vamos acreditar a quem? Se todos sao plôcô mandjóca, má laça
    fui

  12. soba

    27 de Novembro de 2010 as 6:58

    sao tome e principe naao precisa de homens forte mais sim de instituiçoes fortes.

    • Celsio Junqueira

      28 de Novembro de 2010 as 16:24

      Acrescento, Instituições fortes e Transparentes.

      O problema do Sr. PR FM foi provar do seu próprio veneno. Porque a falta de dialogo entre o Governo e a Presidência é mau. Lembro-me do Sr. PR ter feito com o ex-PM Tomé Vera Cruz afirmações públicas que bem podia te-las feito em privado.

      Mas não existem “anjinhos” na politica em STP, portanto, não se faça de “virgem ofendida”.

      Demitir na recta final do mandato??? Aproveita ao maximo porque cada dia que passa é um dia a menos, e nunca mais viverá as nossas custas (viagens, comida e abrigo,etc).

      Finalizando a PGR não vai fazer nada, já sabemos que esta Instituição dança a mesma música que a Presidência. Se quer algo a sério, peça ao Tribunal de Contas.

      Abraços,

  13. Teodoro Menezes

    27 de Novembro de 2010 as 7:21

    Continuem a mexer as bolas no saco, que há muita novidade que já não surpreende porque já faz parte de rotina.Esta notícia há-de ser absorvida pela outra da mesma natureza.Zozé lové na sá nê fá ê.

    • João

      27 de Novembro de 2010 as 11:38

      Gostei particularmente do seu spot aqual subscrevo.
      Um abraço,

  14. jp

    27 de Novembro de 2010 as 9:34

    no coment !

    • Josefina

      29 de Novembro de 2010 as 23:26

      já comentaste lol

  15. rapaz de riboque

    27 de Novembro de 2010 as 13:10

    meus senhores quem nao deve nao teme nao há fumo sem fogo.

  16. FURRACÃO

    27 de Novembro de 2010 as 13:38

    Ja vai tarde FRADIQUE, muito inteligente da sua parte vir agora dizer que demite-se , quando faltam meses para fim do seu mandato. Porque qd se falou dos 100 mil dolares o senhor não fez o mesmo?, a sim , ainda o ACUMULO era baixo néh?
    que pouca vergonha
    Tenho vergonha de dizer sou santomense , sinceramente, …..

  17. ela

    27 de Novembro de 2010 as 16:24

    tenha mais calma senhor fredik essas aminhaças ja estamos abituados,somos conhecedores da materia ninguem teme das suas decisões k poderão vir ão baile,o senhor é muito sabichão,como sabes k falta pouco pra a terminares o mandato éis a razão do teu nervosismo,ñ a fumaça sem fogo como disse o rapaz d ribok, esclareça maçalina, tens muito aá vêr

  18. Obama

    27 de Novembro de 2010 as 16:42

    Este senhor que o povo santomense escolheu para ser o que se chama na democracia de presidente da república…que momentos depois de ter sido eleito, fiz promessas e juramentos de que, caso não conseguisse levar a cabo a sua política, demitia, vem agora, uma vez mais prometer que se demite!…tenha vergonha. O senhor nunca devia estar onde está. pena não se ter demitido há mais tempo. Que seja feita a justiça e que São Tomé e Príncipe possa de facto progredir.
    Aqui vai uma mensagem de coragem e de incentivo ao senhor presidente: demita-se senhor Fradique. Os seus obejctivos, parece-me que já foram alcançados. Faça esse favor ao país. Um bem ao povo Santomense.

  19. Tentado a ler

    27 de Novembro de 2010 as 19:34

    O Abel tem as pernas bambas

  20. Yure

    27 de Novembro de 2010 as 20:08

    ja ha dez anos k sh vem se exibir na praça publica a pidr justiça e renuciar cargo todos nos ja sabemos k la tem mel para sh,enquanto keicho vai sai sh:osso vai saindo probri sem falar dos atrasos k encontramos na nosssa conta bancaria dos direito k temos de bolsa de estudo,o sh vai pagar deus tudo isso k sh anda a fazer pobri passar.

  21. Mina di Célivi

    27 de Novembro de 2010 as 22:57

    Agora é que é m…
    O Afonso Varela tentou furar o fundá para sujar os outros agora acabou cagádo, a m… está a sujar mais gente do que se esperava( ou já estavam sujos e queriam se limpar!).
    Eu sempre disse que casos desses só com PIC, burracha com os gatunos!. E Espero que como frisou o PR esse caso não morre, e que o PGR dessa vez não seja como avestruz( meta a cabeça no buraco)!.
    beijos e abraços

  22. Nilson Giovanni

    28 de Novembro de 2010 as 2:07

    Fradique tem muito que explicar. Ele sabe onde entrou o dinheiro! O povo Santomense nao tem confianca neste individuo. Demita-te, Fradique!

    Explica-te:
    Onde tem entrado todo esse dinheiro (ha 35 anos)? Nao se sabe? Sera que Sao Tome e Principe paga alguma taxa de imposto a Portugal; montante em dinheiro que o povo Santomense nao esta informado? Qual foi o acordo de negociacao feita n’altura de assinatura da independencia (12 de Julho de 1975)? Porque sabemos que Haiti ficou completamente desgracado porque continuou a pagar Franca montantes avultados em dividas como cumprimentos contractuais em resultado da proclamacao da independencia, incluindo ma gestao, e corrupcao generalizada. Nao podemos deixar os corruptos arruinar STP ate esse ponto como esta Haiti! Ja basta! Temos que travar a onda de gastos desnecessarios e desvios de fundo e escandalos financeiros em STP.

    Fradique de Menezes, Rafael Branco, Pinto da Costa, Guilherme Posser, Agapito Mendes Dias, Nando Rita, Carlos Tiny, Filinto Costa Alegre, Trovoada, Varela, Pajo, Daio, Ito Gomes, etc. todos eles sabem ondem entra/sai o dinheiro do povo Santomense.

    Porque razao o dinheiro nao esta a ser usado para o beneficio do povo Santomense?

    STP guarda dinheiro no Banco Central nos EUA. Porque razao nao se usa esse dinheiro para comprar maquinas e construir fabricas para gerar producao em Sao Tome e Principe?

    Temos que deixar de zangar e reclamar!

    Temos de tomar accao!
    Temos de tomar accao!
    Temos de tomar accao!
    Temos de tomar accao!
    Temos de tomar accao!

    Acabar com essa anarquia e desmandos….

  23. CT

    28 de Novembro de 2010 as 7:37

    Há muito frango ainda por virar.Acreditem se quiserem.

  24. Andrade Catanhede

    28 de Novembro de 2010 as 9:53

    São todos uns lobos maus, mas muito maus!… Agora querem aparecer ao público com pele de cordeiro.
    Nenhuma declaração de inocência deverá comover o povo de São Tomé e Príncipe. Apenas queremos o nosso dinheiro para ser investido no desenvolvimento do País.
    Quanto a ameaça da demissão, apenas diria que se demita, pois o Senhor já deveria tê-lo feito há tempos!… Qual tem sido a sua serventia enquanto Presidente da República? APENAS, VIAGENS E MAIS VIAGENS INÚTEIS, gastando o já pouco dinheiro existente nos cofres do estado?!…

    • Hiost Vaz

      29 de Novembro de 2010 as 10:26

      VOU DIZER OQUE? SO QUERO VER COMO SERA O FIM!!!!1

  25. zeme almeida

    28 de Novembro de 2010 as 11:24

    Rununciar o mandato?Quase a cumprir os 2 dois mandatos,acho que já não resta mais carne,o que resta são os ossos!Se o senhor jurou cumprir e fazer cumprir o que povo o confiou,eu acho que senhor deveria ter um minimo respeito com nacão.Ainda me recordo quando o senhor assumiu pela primeira vez o cargo de presidente,prometeu muito este povo.Foi num comício em plena campanha no Riboque da cidade capital,no prazo de 2 anos do seu mandato,se não fizesse algo de melhoria ao povo o senhor punha o cargo a desposicão?Ainda se recorda?No entanto se o fizer agora,resta-nos muitas duvida.Não vale a pena vir com estas ameaças por são antigas e basta de enganar este povo humilde e sofredor.Viva S.Tome and Princi-pe.

  26. Aguaizense

    28 de Novembro de 2010 as 14:54

    Não acredito. Caso o PR esteja envolvida pora o seu cargo a disposição?????!!! Mentira. Quando foi no seu primeiro mandato disse ao povo que se as coisas não estivessem bem poria o cargo a disposição. Pois? Não. Pelo contrario voltou a concorrer para mais mandato. E que mandato cheio de quedas dos Governos. Ohhhhhhhhh como é bom o Poder. Ainda bem que o de Deus é único e incomparavel.

  27. Helves Santola

    28 de Novembro de 2010 as 18:25

    …É como eu digo sempre pessoal, os dirigente são-tomenses são muito espontâneos e passam informações sem dialogar com a sua equipa. Tudo bem que devem passar infor mações para o povo, e quanto mais melhor, mas preparem o que vão falar, pensem na repercussão dos seus actos, meus senhores…..o santola já está farto disso….!!!!! Possas!

  28. Coisas & Lugures@hotmail.com

    28 de Novembro de 2010 as 18:27

    Que ricos comentários e assino em baixo:O triunfo da vontade é a reflexão que vos trago!Em suma: Nada mais me admira nesta nossa bela república.Estamos perante duas culturas: Uma Judicial e outra Política.Não é primeira vez e nem vai ser a ultima que o nosso PR faz estas declarações e ameaças e não cumpre,Pontualizo e recupero a celebre frase:”AMANHA MESMO VOU ME EMBORA PARA FAVORITA”,uma vergonha pública. Quem não se lembra disso! É uma vergonha nacional eé preciso ter lata.Dizem que raramente o criminoso volta ao local do crime,mas este volta sempre e tem uma grande escola.Refiro-me ao ruido que ele provoca e é uma matéria para o “GRANDE JURI” em qualquer orgão da comunicação social e porque não no Tela Non que já o fez para merecer isso?Confesso-vos muito sinceramente que dava para um debate que nunca mais acabava.Pelo menos nota-se aquí um gesto de responsabilidade moral por parte do mais alto magistade da Nação.Um bonito gesto para o anterior Governo, o actual e outras figuras que estão envolvidas devem explicação ao País sobre este dossier petróleo a exemplo daquilo que fez o Presidente da República.Pois, chegou a hora dos ajustes de contas e o petróleo só veio para atrapalhar e ninguem está acima da Lei.Se estamos todos lembrados, num dos comentários meus aventei hipoteses destes cenários acontecerem em STP, apontei-os e pus-os como dadoos provaveis em cima da mesa.Só para voltar a ilucidar os nossos leitores e comentadores deixo aqui uma pequena nota de lembrança:Havia abordado a questão da assinatura do livro branco e de vários crimes,tais como: A isurpação de bens públicos em benefício próprio, a corrupção e ao mesmo tempo que chamava atenção a comunidade Internacional e aos corruptores para uma nova tomada de consciência:Condeno estes actos por uma questão de caracter.A comprovovar estes factos o País estaria a assistir num verdadeiro caso de impitchiman Saotomense “o balanço da História”, em pleno sec.XXI.Se não vejamos:O dossier Cacau,o campeão em quedas do governo,a GGA,Os armamentos oferecidos pela Libia que foram parar na favorita,o uso da máquina do estado na favorita,o arroz oferecido pela Libia ao Povo Saotomense,o dossier Pestana, a prática de fuga ao fisco às Finanças portuguesa,entre outros escandalos cometidos teve o dedo do actual chefe de estado de STP. A ser mentira coloca o Procurador Geral da República perante um grande desafio,alias a convite do próprio Presidente, que por sua vez deve mostrar que não anda aí a domir e para agradar gregos e troianos,mas sim para trabalhar.É AGORA OU NUNCA!Oxalá, o inquerito resulte para apurar as responsabilidades,punir os culpados e que a justiça funcione a bem da nação.Coisas & Lugares.

  29. Helves Santola

    28 de Novembro de 2010 as 18:28

    …começou uma nova crise política só por falta de diálogo….esse é o mal do mundo!! Arrogância! E esse Fradique tbém só prometeu isso pk ele já sabe que, mesmo se estiver envolvido, seu nome não vai constar no processo, é tudo uma rede, já tá tudo combinado…..!

  30. Sei lá

    28 de Novembro de 2010 as 18:56

    Caros amigos! Vira o disco e toca o mesmo.
    Actuamos já ou aguardamos as nossas futuras gerações. Mesmo assim, a ver vamos.
    Um bem haja a todos.

  31. Coisas & Lugures@hotmail.com

    28 de Novembro de 2010 as 20:04

    Queria eu acrescentar em entrelinhas: O caso Marocos 407:E digo…renuncie por favor ao cargo,Sr Presidente,Fradique de Menezes que o País agradece.

  32. Moreno

    29 de Novembro de 2010 as 8:33

    Resumindo e concluindo:quem sofre com isso tudo e como sempre foi e o povo.Daqui a mais um par de dias este assunto cai no esquecimento como muitos que ja tiveram este procedimento.O sofredor o prejudicado e o povo que continuara privado de certos beneficios porque,a verba que por exemplo deveria ser utilizada para comprar medicamentos para o hospital foi desviada e nada mais.Os infratores seguirao, impunes,serenos rindo nas barbas do povo.

  33. RECORD

    29 de Novembro de 2010 as 8:56

    Vcs políticos TODOS deveriam ter um pouco mais de postura! Se ainda decorrem as investigações do Governo, porquê tanto alarrido? Acham que essas declarações, acções e reações vão influenciar o ritmo das investigações? Simplesmente, peço que colaborem, prestando essas informações à Procuradoria Geral da República. Não nos encham os ouvidos com palhas e os olhos com palhaçadas…

  34. Novo colonialismo

    29 de Novembro de 2010 as 10:20

    F.Menezes
    deixa de toterias

  35. Hiost Vaz

    29 de Novembro de 2010 as 10:24

    NADA A DIZER SO ESTOU A VER PARA ONDE VAI O FIM

  36. SPC

    29 de Novembro de 2010 as 10:33

    Sabe ou não Sabe? Eis a questão.
    Tadinho do nosso Presi…Tadinho…
    Desde que assumiu a Presidencia da Republica que o nosso “de Menezes” vive sendo injustiçado (Kuá Li!!!) por pessoas que só pretendem denigrir a sua imagem! TADINHO!!! Pobre Homem que só veio para ajudar o nosso POVO ou seja Transformar STP nas ilhas formosas do Equador.
    Será que pela primeira vez na história da nossa maravilhosa terra vamos ter um Presidente demissionário?!!! Vamos sentir tanta falta!!! Assim é que o nosso país não vai avançar mesmo. Pobre do Povo Santomense…Sem Fradique o que será nós.
    Fala sério!!!Já não era sem tempo.

  37. pantufas

    29 de Novembro de 2010 as 10:57

    Assim,não vamos longe.

  38. Nilson Giovanni

    29 de Novembro de 2010 as 21:17

    Olegário Tiny, Carlos Gomes, Patrice Trovoada, Afonso Varela, Rafael Branco, Ângelo Bonfim, e outros, devem vir ao publico e dizer o que sabem!

    STP precisa de instituicoes fortes com homens e mulheres fortes! STP nao precisa de instituicoes fortes com homens fracos.

    Queremos todo dinheiro roubado no cofre do Estado para servir o povo Santomense!

    As pessoas devem-se pronuciar sobre o que sabem acerca da gestao de coisa publica (dinheiro do povo)!

    Temos que evitar ressureicoes a todo o custo!

    A polemica nao sera posta de fora ate que se restabelecer ordem na conta publica!

  39. Macarofe

    30 de Novembro de 2010 as 9:35

    Fradique de Menezes, Rafael Branco, Pinto da Costa, Guilherme Posser, Agapito Mendes Dias, Nando Rita, Carlos Tiny, Filinto Costa Alegre, Miguel Trovoada, Afonso Varela, Pajo, Daio, Ito Gomes, Norberto Costa Alegre, Maria das Neves, Maria do Carmo, Angela Viegas, Olegario Tiny, Patrice Trovoada, Gabriel Costa, etc

  40. mario Pinto

    30 de Novembro de 2010 as 11:40

    tudo aqui e falso.

  41. mario Pinto

    30 de Novembro de 2010 as 11:41

    Fradique de Menezes, Rafael Branco, Pinto da Costa, Guilherme Posser, Agapito Mendes Dias, Nando Rita, Carlos Tiny, Filinto Costa Alegre, Miguel Trovoada, Afonso Varela, Pajo, Daio, Ito Gomes, Norberto Costa Alegre, Maria das Neves, Maria do Carmo, Angela Viegas, Olegario Tiny, Patrice Trovoada, Gabriel Costa

    para cadeia

  42. Madalena

    30 de Novembro de 2010 as 14:54

    Cadeia, sem condições não convém senhor Mario Pinto. Acho em 1º lugar mandar construir estabelecimento prisional de alta segurança, recrutar juizes (Apoio do PNUD) e julgar todos implicados em escandalos de corrupção. julgamento publico e pôr de uma vez por todas a falta de respeito reinante neste solo pátrio.

  43. Madalena

    30 de Novembro de 2010 as 14:59

    Um tipo disse a empregada e a filha para não lerem o Telanom.
    Mas perguntaram porquê? Papa?
    O Tipo respondeu: Eu depois digo-vos.
    Agora, mal o tipo sai de casa, estão na net!!
    Moral da historia
    É dificil travar o curso, a trajectoria de um rio

  44. Matabala

    30 de Novembro de 2010 as 19:05

    Renunciar o cargo e não fugir da Justiça…ir responder e pagar se for necessário…

  45. Mangulú

    30 de Novembro de 2010 as 19:09

    No meu ponto de vista o senhor deveria ter o mínimo respeito para com a Nação Santomense.Essas promessas de renunciar ao cargo caso si ficar provada o seu envolvimento no caso,isto é apenas um blefe.É uma forma de pressionar ao Procurador-geral da República que tem tido pouco trabalho para fazer.Enquanto como presidente da República o senhor não mudou nada o país,apenas os seus interesses foram alcançados.O senhor no conselho de ministro nunca teve uma ideia de mandar construir um bom aeroporto donde o senhor parte para o exterior,de maneira que o aeroporto pudesse ter uma melhor classificação ao nível internacional,mas sim o senhor consegui angariar sociedade para construir um bom Hotel,um Condomínio fechado.Como é que o senhor quer aumentar o número de Turistas si não há condições no aeroporto.Como é que podemos apostar no nosso Turismo.

  46. Joao Martins

    17 de Dezembro de 2010 as 6:21

    FIZ UMAS CONTAS E GOSTARIA DE SABER SE OS BARRIS SAO REALMENTE POR DIA OU POR MES.

    AGRADECIA QUE ME INFORMASSEM, PORQUE SE FOR POR DIA ENTAO SOMOS UM PAIS RICO E PRECISAMOS DE RECLAMAR O NOSSO DIREITO PELOS 2700 DOLARES NO MINIMO POR ANO

  47. Adilson Pinto

    16 de Abril de 2011 as 20:46

    de que vale renunciar senhor presidente? a nao ser que faca renuncia e devolucao ao mesmo tempo. ne? ho, eu foi embora deu e. eu non ta aqui pa fala coesa de gente nao e.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo