Bancada do PCD propõe que o governo refaça as grandes opções do plano

O documento que reflecte também as acções que o governo deve implementar em cada ano até a conclusão do seu mandato, deverá ser refeito. O deputado do PCD Albertino Bragança, provou no parlamento o desnorte do documento. O governo reconheceu que errou na elaboração do documento.

A intervenção do PCD, em torno das grandes opções do plano e do Orçamento Geral do Estado para 2011, acabou por ser uma colaboração valiosa para o governo. O documento que reflecte as grandes opções do plano, está enfermo e de forma democrática o PCD deu algumas lições que foram bem entendidas pelo executivo.

O deputado Albertino Bragança, mostrou várias incongruências do documento. Um desnorte, também comprovado pelo deputado Delfim Neves da mesma bancada parlamentar. «O governo se compromete no plano do investimento da ENASA, em financiar a iluminação da pista do aeroporto no valor de 2,5 milhões de dólares. Mas este valor não está programado no OGE de 2011. A questão que se coloca é a seguinte: o Governo assume com esses compromissos? Se assume tem que incluir no OGE. Se não assume tem que mandar as empresas retirar os seus projectos», explicou, o deputado.

A bancada do PCD deu vários outros exemplos. «O governo aventou a possibilidade de vender a embarcação Príncipe. Mas não existe no Orçamento que foi apresentado nenhuma programação orçamental para aquisição de uma nova embarcação. O que pretende o governo nesse sentido. Se vai vender a embarcação qual é o montante e se vai comprar deve estar programado no Orçamento», acrescentou.

O PCD prometeu apresentar no final da sessão parlamentar, a sua declaração política em torno do Orçamento Geral do Estado.

Abel Veiga

  1. img
    Jorge Ferreira Responder

    Isso ta aquecer…kekekekeke!

    Agora eh vcs abriram os olhos?Mas vale pena exigir transparencia…Mas Delfin tb deve transparecer ao povo de STP mais ainda sobre sua empresa STP juntamente com o deputado de MLSTP Nino/Domingo Monteiro…

    Sr. Silvestra Leite e Raposo, tomem nota.

    Fui…………

    • img
      nilton stp Responder

      Pergunto a direcao do tela non.
      Se o MLSTP e a segunda forca politica em STP porque dar destaque a PCD que e a 3 forca (7 deputados)na nossa assembleia?
      Destacar a opiniao de Delfim Neves (STP trading)?
      Que pouca vergonha, esse individou devia estar e preso, se a nossa assembleia nao fosse a cabeca do polvo para a institucionalizacao da corrupcao em STP.
      Ja agora o deputado da MDFM nao intervencao?
      Sejamos imparciais…..
      Tela non e o nosso jornal, nao se deixem influenciar.

  2. img
    Jorge Ferreira Responder

    * queria eu dizer STP Trading…

  3. img
    E.FM Responder

    boa contribuição. devem todos opositores seguirem o exemplo, a oposição deve e tem a obrigação de estar atento nas possiveis lacunas que poderá existir no OGE. e o Governo deve corrigi-los.
    ASSIM TODOS SAIMOS A GANHAR, GOVERNO, PCD, STP.

  4. img
    Alberto Nascimento Responder

    o socio ‘e rei de tangas ao alto nivel.
    o socio n ker saber dos meios.
    o socio ‘e mentiroso compulsivo.
    at’e os queimados do PCD tao com pena do povo.

  5. img
    Fundá Responder

    Eles não querem saber disso…querem é estar no poleiro para comer dinheiro so…ainda bem que a oposição ja percebeu que não precisa fazer nada contra esse governo…é so dar corda que eles mesmo vão se enforcar sem interferencia de ninguem…é nuita imcompetencia junta.

  6. img
    SPC Responder

    Esse é o PCD, nascido do Grupo de Reflexão. Quando querem mostram que sabem…
    Esta prova de competência é para mostrar a esse executivo que a sua arogância em não discutir com os partidos de oposição o GOP e o OGE antes de remeter ao Parlamento não lhes ajuda em nada, na verdade ajuda sim a se envolverem nestas trapalhadas. Sejamos humildes…
    Acho que este executivo deveria contratar um Antropologo para lhes ensinar a forma de estar/viver em S. Tomé e Príncipe.
    Que Deus abençõe S. Tomé e Príncipe.

  7. img
    pantufas Responder

    Pecedistas,se tiverem coragem,metam uma mocao de cencura.

  8. img
    pantufas Responder

    Pecedistas,se tiverem coragem,metam uma mocao de censura

  9. img
    Maria leva leva Responder

    PCD devia ficar calado, o Delfim fez doca pesca e não tinha essa obra inscrita no OGE, andava com mala de dinheiro de Taiwan para pagar as pessoas resultado uma obra d’aquela no valor 5 milhões de dólar. O passeio da ccapital do país estava inscrito no OGE???
    Vão dar uma volta…..

  10. img
    Adriano Málé Bobo Responder

    Até quando o Sr.Albertino Bragança, vulgo ” Doctor” aconselhará o Sr. STP Trading, apresentar ao tribunal,para depor,
    fui,
    obrigado

  11. img
    Adriano Málé Bobo Responder

    Se Estado Santomense fosse sério Delfim , NIno MOnteiro, Armando Correia e Osvaldo Santana estariam na jaula, há muito tempo, msa como estamos na Republica das bananas, por isso Delfim teve tempo de falar besteira na casa parlamentar, continua

  12. img
    Adriano Málé Bobo Responder

    Esse coitado Nino Monteiro, arrumado em rico, por varios motivo, custa do MLSTP/PSD

  13. img
    zeme almeida Responder

    Tela Non censurar comentarios e nao nos dar algumas satisfacao,isto nos leva muito a desejar.{O seu comentario aguarda moderacao}.Disculpem o mal entendido.

  14. img
    justiça Responder

    Caros comentaristas, solidarizo-me convosco. Os representantes do PCD na Assembleia, alguns, ainda devia estar a prestar contas a justiça. É uma vergonha esta ANSTP.

    • img
      Jorge Ferreira Responder

      Caro Justica!
      A Justica nao so deve ser feito para os representantes do PCD, mas tb como todos os outros de MLSTP(Rafael Branco, Maria das Neves, Guilherme Posser, Carlos Tiny,Nino Monteiro, Antonio Quintas,etc…) os de ADI(proprio o Patrice Trovoad durante o seu governo de 3 meses, usufria de cerca 200 litros de combustiveis diario so pra abastecer o girador da sua residencia enquanto a empresa EMAE estava ja debilitada e em falecia e povo vivia sem luz,etc…) e tb os de MDFM(Armando Correia, etc…). Isso eh que se chama Justica. Justica nao so para uns mas para todos(PCD, MLSTP, ADI, MDFM, CODO, etc…).

      Fui…………

  15. img
    Deus é Grande e Seja Louvado Responder

    Alguns Políticos da Nossa Terra Misturados com a Água dá Diareira……..
    E se Comesse-mos Vomitavamos M……..

  16. img
    zeme almeida Responder

    Ate entao,o jornal Tela-Non tem estado a ignorar o pedido de resposta dos comentarios de alguns comentarios censurados.Este espaco criado por vos,volto a repetir,nos leva muito a desejar.Tudo que tem o principio,tem o seu fim.

  17. img
    zeme almeida Responder

    Quero dizer{Pedido de resposta de alguns comentarios censurados}.

  18. img
    Isidoro Porto Responder

    Mocao de censura outra vez?
    Nao e so de pao que vive o homem.
    ESTE PAIS NAO PODE VIVER SO DE MOCOES DE CENSURA.

    Este pais precisa de viver de ideias inovadoras viradas para criacao de riqueza interna, independentemente de que lado vier (do governo, da oposicao ou do cidadao comum). Se realmente estamos todos a PROPALAR que queremos o desenvolvimento deste pais, temos que ser pacientes, sugerirmos correcoes para o que achamos estar errado e quem tem a competencia de execucao (no caso o governo) deve ter a humildadde de aceitar as sugestoes, se de facto forem coerentes com os objectivos do desenvolvimento.

    A estabilidade politica tambem e um pilar do desenvolvimento, sem o qual estaremos permanentemente recomecar tudo de novo, enquato o tempo nunca para. Estabilidade politica exige paciencia, compreensao, tolerancia e sobretudo entre-ajuda dos actores envolvidos (Governo, oposicao e cidadaos comuns).

    A estabilidade politica e um dos parametros de avaliacao dos investidores, quer externos, quer internos, quando decidem investir num pais.
    A estabilidade atrai investidores e lhes da confianca.
    Se todos nos juntos participarmos com IDEIAS CONCRETAS, se elas forem direccionadas para o crescimento economico e forem executadas quer pelo Governo, quer por um cidadaos comuns, os que estao na oposiacao hoje, beneficiarao delas no futuro quando forem governo.

    AS 4 MINHAS IDEIAS CONCRETAS:

    1. – Criemos salinas em varios pontos do pais, para diminuir os gastos de divisas com importacao do sal. Se calhar, comecar a pensar em exporta-lo, com objectivo de ajudar o cacau, o cafe e o turismo. Talvez diminuamos o preco do peixe salgado, pois o sal sera de producao interna.

    2.- Criemos albufeiras em varios pontos do pais, para reserva de tanta agua das chuvas desperdicadas. Estas aguas poderao ser usadas para irrigacao das horticulas e nao so, enquanto nao chouver. Isto podera dar lugar ao abastecimento regular de muitos produtos ao mercado nacional, o que podera estabilizar os seus precos.

    3.- Temos que comecar a investir, DE VERDADE, na energia solar. A enegia solar nos ajudara a poupar divisas com os combustiveis para os geradores quer da EMAE, quer do Santo-Amaro. Sugiro que a electrificacao da pista do aeroporto (com dois milhoes e meio de dolares ja alocados no presente OGE) seja feita na totalidade com base em energia solar. Eu conheco alguns mercados deste segmento e este valor do orcamento pode dar resposta a esta ideia. A energia da EMAE devera servir apenas BACK-UP/Reserva quando a chover prolongadamente e o sietma solar for insuficiente para responder a demanda. Nao creio que para a pista de um aeroporto as chuvas constituam um problema pois as luzes so serao acesas durante a aproximacao e saida dos avioes, portanto o consumo da enegia solar sera por muito pouco tempo e portanto a autonomia do sistema nao estara em causa.

    4.- Todos passageiros ao sairem de Sao Tome pagam USD: 20.00. Se reservarmos os valores de 25 passageiros por semana o que totalizariam 100 passageiros/mes, Teriamos USD: 2,000.00/mes. Durante um ano (12 meses) teriamos USD:24,000.00. Com este valor comprariamos aproximadamente 10 a 12 postes de ilumimacao a base de paineis solares. Claro que precisaremos de mais alguns valores para transporte e instalacao. Seja como for, penso que com esta politica, em dois ou tres anos, (com muito pouco e fundos proprios) a ENASA teria as partes externas do o aeroporto (placa, a parte frontal, os acessos ao aeroporto) completamente iluminados a base de energia solar, que diminuiria significativamente os encargos da ENASA para com a EMAE. A EMAE so utilizaria a energia da EMAE para os pontos acoma referidos, quando chouvesse prolongadamente, periodo em que o sistema solar eventualmente nao supoortasse a demanda.
    Desta forma a ENASA direccionaria os recursos poupados com esta energia para outros sectores e ao mesmo tempo, a politica de 25 passageiros por semana continuaria, com o fim de serem aplicados na melhoria do aeroporto e dos trabalhadores.

    Ha muitos precos apresentados por muitos parceiros que sao extra-terrestres.

    Se tudo isto for implementado, se o Governo, a Oposicao e os cidadaos comuns estiverem de maos dadas, daqui a 4 anos, quem assumir o poder, tera a vida mais faacilitada.

    E PRECISO MUITA PACIENCIA, MUITA TOLERANCIA E MUITA COMPRENSAO.
    A ESTABILIDADE TAMBEM E UM FACTOR IMPORTANTE DO DESENVOLVIMENTO. Os quarto anos passam depressa. E preciso transmitir confianca aos nossos parceiros internacionais. Esta confianca tambem e transmitida com estabilidade politica.

    Mais uma vez, os 4 anos passam depressa. Aprendamos com os nossos erros e com os dos outros, para que possamos corrigi-los no futuro, em prol do bem de todos, se o povo nos escolher, claro.

    Isidoro Porto
    08.01.11

    • img
      Jorge Ferreira Responder

      Oh Izidoro Porto…!

      Veh se escreve pouco. O teu texti eh muito longo e com isso muitos leitores nao irao dar importancia e perder seu tempo em ler isso. Tenta ser mais curto e preciso nos teus textos.Apenas um conselho.

      Fui………….

  19. img
    vava Responder

    Sr. Silvestra Leite e Raposo, tomem nota

  20. img
    Mak Responder

    Estão a namorar o poder.Fica na bauca.

Deixe um comentario

*