Política

Mexidas no comando da Polícia Nacional

O intendente Manuel Vicente, que desde 2008 comanda a polícia nacional, deverá ser exonerado nas próximas horas. O Governo decidiu em conselho de ministros nomear o subcomissário Roldão Boa Morte como novo Comandante Geral da Polícia Nacional. Jovem de 34 anos de idade Roldão Boa Morte, formado na escola superior de polícia de Portugal, foi no passado comandante da Polícia do Distrito de Mé-Zochi. Comando Geral da Polícia de São Tomé e Príncipe, tem sido um dos cargos mais instáveis do país. Nos últimos 5 anos a instituição conheceu mais de 4 comandantes gerais.

    35 comentários

35 comentários

  1. HLN./ Madalena

    11 de Fevereiro de 2011 as 12:00

    Parabens Roldão. mostra o que sabes.

  2. Buter teatro esquecido

    11 de Fevereiro de 2011 as 13:18

    O Roldão Boa Morte é bom professional. Mais na verdade, tela-nom deve informar aos leitores o motivo da possivel substituição do comandante geral da polícia nacional. O maior problema do nosso país está em como substituir, porquê a substituição. Outro grave problema está na qualidade e a preparação dos nossos deputados, polícia judiciária, tribunal supremo, os que fazem da justiça fontes de negócio.

    • Venâncio

      12 de Fevereiro de 2011 as 23:10

      Meus caros esses elogios vem de STP fico mais tranquilo.
      Conhece Roldão como professor de matematica e encquanto professor ele era um bom profissional. Mas como comandante não sei.

      Vamos torcer para que mais um jovens neste lugar não saber dar verdadeiro respeito que tem, como fez outro colega de formação do Roldão.

      Não estou no pais mais o que vi na televisão no momento de posse me pareceu uma postura de exibicionismo do nosso comandante. Espero estar enganado.

      Forças os jovens que estão ganhando espaço neste país façam diferença para melhor em favor deste povo sofrido.

  3. madalena

    11 de Fevereiro de 2011 as 13:32

    Muito boa opção. O jovem bem formado para a policia inclusiva e de proximidade.
    Força ai.

  4. Fernando Augusto(Cocas)

    11 de Fevereiro de 2011 as 13:47

    Vicente vai para escola.

    • edy

      13 de Fevereiro de 2011 as 17:14

      vicente tem experiencia. e isso conta muito tmbm. mas viva o jovem.

    • Parlamento de STP

      14 de Fevereiro de 2011 as 15:28

      Ele também tem escola, só que já está casando tem que dar lugar aos mais novos… Sei que em STP os nossos mais velhos não tem essa cultura.. Mais os tempos são outros…

  5. Búzio sem Pena

    11 de Fevereiro de 2011 as 14:59

    Força Roldão
    Viva Democracia
    Viva STP

  6. Machava

    11 de Fevereiro de 2011 as 17:21

    Parabens companheiro, é muita responsabilidade mas acredito que tiveste bagagem suficiente no ISCPSI para desempenhar esta funçao. Parabenizo igualmente o governo de STP por saber valorizar os quadros que tem. Um abraço de Moçambique

  7. NANDO VAZ (ROÇA AGOSTINHO NETO)

    11 de Fevereiro de 2011 as 18:05

    JUVENTUDE EM MARCHA ” VIVA DEMOCRACIA”

  8. O FURRACÃO

    11 de Fevereiro de 2011 as 18:08

    Tomará surta efeito essa mexida, conheço o Roldão e sei que ele é um bom profissional e tomará possam fazer isso também com a PIC, porque sinceramente, aquela instituição esta um desmando total, dias atras a PIC me prendeu uma mota porque alegadamente a firma que me vendeu o seu funcionario não tinha autorização do patrão para o fazer, mesmo eu tendo os documentos passados no cartorio, e pra meu espanto nesse meio tempo em que aguardo a solução desse diferendo, vejo um funcionario da PIC dirigindo a motorizada , como se fosse um bem da Instituição. Mas acredite meus senhores enquanto eu viver vou recorrer a todos meios legais pra que essa instituição pague por esse abuso… É por isso que peço mais atenção ao diretor da PIC , mais trabalho , e mais comando em relação aos seus comandados, sei que ele foi nomeado recentemente e que é um bom profissional, embora o desmando na pic seja ja cronico , eu venho aqui reclamar mais comando, porque isso me revoltou e muito. Ao inves de nos sentirmos protegidos somos muitas vezes invadidos e abusados.

    Abel por favor passe o meu comentario, a minha intenção é so chamar a atenção do diretor da PIC

  9. no escuro

    11 de Fevereiro de 2011 as 18:10

    nao conheco esse individuo, mas pelos comentários, parece que é boa gente e tem cumprido os seus deveres.

    já visitei a sua escola de formacao áquando da estadia de outro colega do mesmo, o kiakiziki e o valdemar, pelos vistos um dia verei lá o meu zick tambem como comandante.

    • Machava

      12 de Fevereiro de 2011 as 8:48

      No Escuro, onde anda Kiakiziki?

  10. Carpe diem

    11 de Fevereiro de 2011 as 18:43

    Eu, como um directo interessado no desenvolvimento da Polícia são-tomense, acredito na escolha de Roldão como o novo comandante, não só por acreditar no seu trabalho, mas é deveras importante e urgente que haja uma mudança profunda e sendo um quadro saido do ISCPSI, casa que espero concluir com sucesso os meus estudos, é de louvar a valorização que o Estado dá-nos e assim dar o nosso melhor para que a polícia seja de facto, uma força de segurança para o país. Meus parabéns ao Roldão, desejo muita força, muita sabedoria para saber gerir da melhor forma essa árdua responsabilidade..um bem haja à todos..:)

  11. pirilampo

    11 de Fevereiro de 2011 as 18:51

    ola so estou passao para felicitar poi o pais esta em boas maos . deus queira so q os velhos ai na policia naconal deichem o jovem trabalhar e nao cooropem ele pq ate entao ele mostrou a naçao santomensse q é um jovem com caracter e bom poder de goveraçao matendo a establidade e segurança da populaçao e dos bens de destritos q ele ai passou .
    viva a democracia viva RULDAO BOA MORE

  12. Percile Santos

    11 de Fevereiro de 2011 as 19:06

    Deus sabe o que faz, porque ja era sem tempo para que os nossos dirrigentes darem valor a quem merece. Agora sim a nossa Polícia Nacional terá futuro.
    Boa sorte Roldão, eu confiu em ti.

  13. Búzio sem Pena

    11 de Fevereiro de 2011 as 19:15

    a PIC me prendeu uma mota porque alegadamente a firma que me vendeu o seu funcionario não tinha autorização do patrão para o fazer, mesmo eu tendo os documentos passados no cartorio, e pra meu espanto nesse meio tempo em que aguardo a solução desse diferendo, vejo um funcionario da PIC dirigindo a motorizada , como se fosse um bem da Instituição.
    Espero que registem essa frase e façam um comentario isso é roubo, porque o agente da PIC nao esta autorizado a utilizar um meio apriendido, deve ser punido

    • xnove

      12 de Fevereiro de 2011 as 11:33

      Temos que acabar com esse abuso de poder, alias nós africanos nunca nos demos bem com o poder, vais ter que procurar a justiça meu camarada, ela pode tardar mas há de chegar.

    • edy

      13 de Fevereiro de 2011 as 17:24

      esse pais vai mal, nao deves comprar coisa roubada e a pic nao pode aproveitar da situacao para te roubar, em todo caso procure um advogado.

  14. lino

    11 de Fevereiro de 2011 as 19:51

    Não conheço o compatriota em questão.
    A avaliar pelos comentário quero admitir que é responsável e que irá desempenhar com competência a função que lhe é conferida

  15. sheila

    11 de Fevereiro de 2011 as 21:34

    Senhor Comandante,meu caro amigo, nao podia deixar de lhe desejar as mais calorosas felicitações bem como os mais sinceros votos de sucessos no exercício da alta função que lhe foi chamado a desempenhar. Força meu Comandante.

    Abraço

  16. Bom leitor

    11 de Fevereiro de 2011 as 22:24

    Uma grande aposta para a policia de STP, eu conheço bem o Roldão,porque foi o meu professor na escola secundaria de Bombom e é uma pessoa muito rigorosa e que impõe muito respeito a onde ele trabalha, é de louvar essa facto porque já merecia a tempo ser comandante nacional pelo aquilo que tem feito no comando distrital de Mê zochi.

  17. jaka doxi

    11 de Fevereiro de 2011 as 22:56

    Ja não sem tempo esta mexida no comando da policia.
    O comandante Vicente deveria ter sido substituido desde que não ordenou a policia de Guadalupe para impedir que os chamados curandeiros malfeitores organizassem a Djambi que culminou com a morte de um curandeiro.
    Em relação ao Jovem Roldão só lhe desejo força e muita coragem para impôr ordem e se possível fazer uma limpeza no comando da policia nacional.
    Aqueles policias que ao invés de trabalharem andam na rua a pedir devem ser todos expulsos.
    Viva Democracia.
    Fui

  18. By: Gm

    12 de Fevereiro de 2011 as 10:57

    Felicitações ao novo Comandante e espero ver valorizado os reais profissionais no nosso país.

    Bem haja

  19. jonas

    12 de Fevereiro de 2011 as 15:21

    meu amigo Roldao,nao vaz pela lagrimas de crogodilos.Abras bem os olhos cuidado!.

  20. Obama

    12 de Fevereiro de 2011 as 23:12

    Meu caro Comandante,

    Desejo-te muitos sucessos, felicidades e muita coragem no desempenho das tuas funções. Um apelo sincero: não tenha medo de tomar a melhor das decisões, tome-as sempre de acordo a tua consciencia e não prejudique os inocentes.
    Tenha muito cuidado com os senhores da velha guarda que só querem ver os jovens a ter insucesso.
    Boa sorte!!!

  21. N.C

    13 de Fevereiro de 2011 as 17:30

    Ja e tempo de termos uma policia a altura da modernizacao e da inovacao.Estamos em pleno sec.XXI e e inademissivel termos uma policia como nossa.Mudancas terao que ser feitas de topo a base.Termos comandantes,comissarios,agentes alcoolicos,que usam o nome da instituicao e a farda para amendrotarem uns aviolentar e extorquirem dinheiros a outros basta.Ja e tempo de deixarmos de ter policias quer sejam eles de investigacao C.Criminal, aduaneira,fronteira,quer sejam de ordem interna e de trasinto,analfabetos e imcopetentes.Nao basta ter 20-30 anos de experiencia,ser familiar de um antigo comandante,tar desempregado e recorrer a policia como forma de encontar trabalho,e preciso ser formado intelectualmente,psicologicamente e sobretudo tecnicamente e fiscamente.Um bom policia deve ser e ter um fisico robusto para impor a ordem ao contrario de usar a forca da arma para intimidacao.

  22. josé manuel

    13 de Fevereiro de 2011 as 21:20

    parabens eu como policia portuguesa natural desta linda terra saudo este jovem porque as nossas escolas ca em portugal tem formado excelentes oficias desejo uma carreira cheio de sucesso

  23. Magro

    14 de Fevereiro de 2011 as 9:53

    não é fácil reconhecer-se competência no nosso país, mas acho que desta vez tem-se o homem certo no lugar certo.
    conheci o Roldão como comandante do distrito de mé-zóchi e pude apreciar o seu excelente trabalho ai.
    Força e muita coragem

  24. José Soares de Barros

    14 de Fevereiro de 2011 as 12:19

    Boa tarde congratu-lo com a nomeação deste compatriota é um individuo formado só que está nomeação peca em relação ao tempo e ao espaço.
    Olha não só neste sector nas forças armadas é exigivel a formação de quadro superiores de modo a substituir os antigos, com pouca formação ao nível de uma escola superior.
    Sou da opinião que todas as instituições ao nível estatal e privados a ademissão de quadros superiores e médios de modo a assumir responsabilidade de modo colocar homens certos em lugar certo.
    Com relação antigos coloca-los como conselheiros no sentido de aproveitamento da sabedoria e experiência acumulada de longos anos.
    Espero que desta vez a minha opinião não seja deitado ao lixo, desculpe pela minha ousadia.

  25. meklekle

    14 de Fevereiro de 2011 as 15:35

    mas uma opcao falhada do governo.
    um comandante da policia nacional com apenas 34 anos de idade???! tao jovem!!
    cada comandante so podera exercer 2 mandatos e cada mandato e de 4 anos.
    entao, se fizermos bem as contas,Roldao deixara de ser comandante quanto tiver 42 anos, em seguida voltara a fazer patrulhas e receber ordens do novo comandante. MAU, MAU,
    Num pais ki se de proa, o cargo de comandante so e exercido por um individuo ki fez toda a sua vida dentro do comando e ki depois de cumprir o cargo de comandante vai pra reformar.” viajar e passar o tempo com filhos e netos.
    PARA AQUELES KI NAO TEM MEMORIA CURTA PODERAO TIRAR ILACAO COM O CASO DO EX- COMANDANTE GILBERTO” ouvi dizer ki ja nem faz parte da policia nacional.” BOM QUADRO PERDIDO”
    OBRIGADO

    • PC

      14 de Fevereiro de 2011 as 17:21

      Mandato para se exercer o cargo de CGP? É novidade para mim!
      Realmente, são-tomense fala muito atoua.

      Saudações

  26. nando pina em c.v.

    14 de Fevereiro de 2011 as 16:48

    Parabens e sucessos na espinhosa missao que o governo te confiou.Abraços.

  27. Diógenes

    14 de Fevereiro de 2011 as 17:12

    Parabens meu caro colega e amigo, sucessos e felicidades são os meus sinceros votos, nesta dura e complicada missão.

  28. luis noronha

    15 de Fevereiro de 2011 as 10:50

    ESPERO QUE ELE FASSA BOA COISA,
    NÃO É CHEGAR LA E MANDAR OS QUE TERMINARÃO O SEUS ESTUDOS PARA RETIRAR OS COITADOS QUE VIVE TENTANDO GANHAR SEU PÃO DIA A DIA VENDENDO EM CIMA DO PASSEIO,O QUE EU ACHO FALTA DE JUSTIÇA.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo