Política

Assembleia Nacional elegeu a nova Comissão Eleitoral Nacional

Victor Correia(na foto), jornalista de profissão que há mais de 10 anos, representa a Comunicação Social na Comissão Eleitoral, foi eleito pela maioria parlamentar como novo Presidente da Instituição que organiza e realizada as eleições no país.

Victor Correia foi o candidato apresentado pelo maior partido da oposição, o MLSTP/PSD para a liderança da Comissão Eleitoral Nacional. A ADI no poder apresentou ao plenário o nome do jurista José Carlos Barreiros, o presidente cessante da CEN que há mais de 8 anos vem presidindo a Comissão Eleitoral Nacional.

ADI sustentou a sua proposta com base no princípio de continuidade. José Carlos Barreiros, liderou a CEN nos três actos eleitorais do ano passado. ADI considera que era preferível a continuidade.

Mas José Carlos Barreiros, que nas eleições autárquicas de 2010 cometeu alguns erros de palmatória, como por exemplo ter anunciado que a ADI era o grande vencedor das eleições autárquicas, quando mais tarde ficou provado que o MLSTP/PSD foi o vencedor das autárquicas, acabou por não merecer a confiança da maioria dos deputados, ou melhor, da oposição que constitui maioria no parlamento são-tomense.

A nova Comissão Eleitoral Nacional liderada por Victor Correia, obteve 28 votos a favor. José Carlos Barreiros, candidato da ADI, só conseguiu convencer 26 deputados, e houve um voto nulo.

A oposição que constitui a maioria parlamentar, elegeu assim a nova Comissão Eleitoral. A oposição deu um sinal claro ao governo de que as decisões de fundo sobre o país, terão que passar por diálogo e concertação. O Executivo que a quando da aprovação do seu programa de governação, conseguiu 28 votos, terá pensado que goza de maioria no parlamento. Numa altura em que os dois partidos da oposição estão a renovar as suas lideranças, tudo indica que no futuro, o Governo de Patrice Trovoada, será forçado muitas vezes a dialogar mais.

Preparação e realização das eleições presidenciais previstas para Julho próximo, é a missão imediata da nova comissão eleitoral.

A nova instituição eleitoral do país, é composta por membros dos partidos com a assento parlamentar, ao contrário da anterior comissão eleitoral, que agrupava representantes de todos os partidos políticos reconhecidos pelo Estado São-tomense, ou seja, também os que não têm assento parlamentar tinham representação na CEN.

Por unanimidade o parlamento reconduziu o secretário-geral da CEN.  O órgão conta também com um representante do ministério dos negócios estrangeiros, outro do ministério dos assuntos parlamentares e descentralização, e um representante da Comunicação Social.

João Ramos Jornalista da TVS é o novo representante da Comunicação Social na CEN. Substitui Victor Correia, que tinha sido afastado pelo actual governo, que preferiu nomear um outro jornalista para representar a comunicação social na CEN. Neste país de imprevisibilidades, o homem que em princípio iria ser afastado da CEN, terminou como Presidente da Instituição por vontade da maioria parlamentar. Uma espécie de tiro que sai pela culatra.

Abel Veiga

    18 comentários

18 comentários

  1. Buter teatro esquecido

    16 de Fevereiro de 2011 as 10:55

    No meu entender, a comissão eleitoral deveria ser dirigida por pessoa totalmente imparcial. De forma a garantir a nossa Democrácia. Temos exemplo de dois senhores que sairam do comando da comissão eleitoral directamente para assumirem o cargo de Ministro, na minha opinião está claro fortes índicios de corrupção e frude eleitoral.

  2. Ale Madô

    16 de Fevereiro de 2011 as 11:31

    Pelo amor de deusssssssssss..
    MLSTP/PSD na frente da CEN??????????

    • realista

      16 de Fevereiro de 2011 as 13:06

      cada um sabe de si DEUS de todos entao nesta ilha todos sao daquele partido amanha ta no outro partido ora vejamos olha pra varela ontem no mlstp hoje no ADI a nossa sociedade a politica e como um terreno pantanoso cada um quero proteger a sua casa e seus familiares que sa……os outros.

  3. Adelino L.

    16 de Fevereiro de 2011 as 12:22

    Força, Victor Correia e olho aberto a todas as manobras venham de onde vieram. Quem tem medo de ti sabe o que andou a fazer…

  4. benavides pires sousa

    16 de Fevereiro de 2011 as 13:06

    prova de malvadez e deambulancia politica.

  5. Danilo Santos

    16 de Fevereiro de 2011 as 13:30

    Meu caro
    Estou feliz por ti. Parabens. Sucessos na tua ardua e dificil função, mas, como conheces bem os cantinho da casa, podes moldar muito.
    Felicidades

  6. Jacarando Afonso

    16 de Fevereiro de 2011 as 13:57

    Com Victor Correia, o glorioso MLSTP/PSD esta seguro segurado. As pedra estoa se ajuntando para dar enicio ao jogo de xadres. Salve quem poder.

  7. muita força

    16 de Fevereiro de 2011 as 15:08

    So tenho a desejar força senhor Victor, o senhor não e minha familia não e meu amigo o interresante e que o pais segue em frente, do partido A ou B não diz nada siga em frente e força,

  8. Fabiano Seitas

    16 de Fevereiro de 2011 as 15:52

    Abel diga os nomes dos representantes do ministério dos negócios estrangeiros e do ministério dos assuntos parlamentares e descentralização.

    Em jornalismo deve haver exatidão. Nao se pode fazer números e médias como em matematica ou estatistica.

    Ate agora aguardamos tambem os nomes dos membros da Comissão Politica do MLSTP/PSD. Precisamos conhecer os nomes das pessoas que direta ou indiretamente movem o nosso STP.

  9. big-boss

    16 de Fevereiro de 2011 as 17:23

    VIVA A DEMOCRACIA!!!
    O Governo só quer mudança nas partes onde lhes convêm.
    Uma democracia sem oposição é um rumo a ditadura, menos mal que o ADI não tem maioria parlamentar.
    VIVA A DEMOCRACIA E AS SUAS CARACTERÍSTICAS…

  10. J. Maria Cardoso

    16 de Fevereiro de 2011 as 19:29

    Será mesmo k o presidente da CEN decide os resultados eleitorais ao favor do partido A ou B?
    Sr Presidente da CEN, ponha o seu saber imparcial (é possível) ao serviço da nossa Democracia para k na hora do adeus não nos obrigue ao caricato do seu antecessor com a divulgação apressada dos resultados suspeitos.
    Reserve-se e empreste a sua voz ao porta-voz da CEN.
    Parabens Víctor Correia!

  11. Macabeu FM

    17 de Fevereiro de 2011 as 8:52

    o país esta mudando e virado para mudança, claramente nos percebemos isso. mas nestas mudança é sempre bom tomamos algumas cautelas de forma a não corremos os risco. sendo o presidente eleito vindo da oposição e do mlstp/psd, mostre o serviço em vez de colaborar para instabilidade governativa. sou da opinião que o governo e a oposição se dialogam mais de forma a encontra sempre um concenso parlamentar em benefício do país, não dos partido alfa ou beta.
    desejo um trabalho transparente e sem margens de dúvida do novo presidente e dos seu elencos. meu parabéns.

  12. B

    17 de Fevereiro de 2011 as 10:29

    PARABENS VICTOR. AGORA E QUE VAI, AS ESPADA

  13. B

    17 de Fevereiro de 2011 as 11:01

    OH ABEL, VC NAO TEM UMA FOTO MELHOR DO TEU COLEGA JORNALISTA? O VICTOR ESTA COM CARA MAMAO DEMAIS NESTA FOTO. ATE PARECE UM PROPOSITO PARA DAR A ENTENDER QUE O CARA E MAU.VC NAO GOSTA DELE?
    FUI.

  14. Pessoa Certa

    17 de Fevereiro de 2011 as 13:05

    Eu também analisei bem issi.
    A cara de Victor correia, está mesmo a dizernos o seguinte:

    – Agora é que vou dar cabo de vocês,eu estive mesmo a espero deste momento.

    • jaka doxi

      18 de Fevereiro de 2011 as 19:31

      Abaixo a censura.
      O meu comentário não entrou até a data.
      Já percebi o que está em causa meu caro Abel.
      Abraços.

  15. Brincadeira

    19 de Fevereiro de 2011 as 1:51

    Licenciado em jornalismo? kem disse? Mostra o diploma.Pelo que já ouvi e Abel tu tb já ouviste, é k o tipo é licenciado em bufaria. O lugar deste senhor é no serviço nacional de informações. Mas o MLSTP tenta confundir a sociedade para estar sempre informado.

  16. Euclides Correia

    3 de Março de 2011 as 16:08

    Forsa ai…
    tens postura e potencial…
    olhos bem abertos qdo houver indicios de fraudes…
    A maioria esta consigo,é isso que interessa….

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo