Xavier Mendes único candidato a presidência do PCD no congresso de 26 de Fevereiro

O ex-Ministro da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural, Xavier Mendes, é o único candidato a liderança do Partido da Convergência Democrática, no congresso marcado para o próximo fim-de-semana. A sua lista conta com dois vice-presidentes.

Derrotado nas eleições legislativas de 1 de Agosto de 2010, o PCD viu a sua representação parlamentar baixar de 11 para 7 deputados. Vencedor das eleições legislativas de 2006 em coligação com o MDFM-PL, o partido esteve presente na governação de São Tomé e Príncipe nos últimos 4 anos.

Primeiro em coligação com o MDFM-PL, e depois em coligação com o MLSTP/PSD, mais concretamente de Junho de 2008 até 2010. Caracterizado por uma forte blindagem interna, as crises intestinas do partido não ecoam na praça pública. Pelo que o Téla Nón apurou o partido tem um gabinete de crise, que se reúne de emergência em caso de instabilidade política e não só. O tal gabinete está também vocacionado para análise e estudo dos cenários políticos. A estratégia concertada a nível do Gabinete de Crise, não transpira para os outros membros do partido. Um gabinete que analisa e estuda os cenários, define a estratégia de actuação e guarda-a em sigilo.

Um procedimento que segundo fonte partidária, visa cortar a influência da língua são-tomense. País onde tradicionalmente o que se conversa no quarto, rapidamente chega a sala de Jantar.

Tradicionalmente a transição da liderança no PCD, acontece de forma tranquila. O mesmo vai acontecer no próximo fim-de-semana. A actual liderança encabeçada por Albertino Bragança, com três vice – presidentes e um secretário-geral, vai desmoronar-se no congresso extraordinário convocado para revitalizar o partido.

PCD indicou 17 de Fevereiro como data limite para apresentação das candidaturas. Apenas uma candidatura deu entrada na estrutura que está a organizar a reunião magna. Xavier Mendes, Ministro da Agricultura Pescas e Desenvolvimento Rural, no anterior governo de Rafael Branco, é cabeça da única lista concorrente a liderança do PCD.

Fonte da reunião do Conselho Nacional do PCD realizada no último fim-de-semana, garantiu ao Téla Nón, que a única lista apresentada ao Congresso, tem Xavier Mendes no topo para Presidente do PCD. Delfim Santiago das Neves como Vice-presidente, Filomena Pina dos Prazeres também Vice – Presidente. Arzemiro dos Prazeres, vulgo “Bano”, que no passado foi Presidente do PCD, e recentemente Presidente da Assembleia Nacional, é apontado na lista para o cargo de Secretário-geral e António Álvaro como Secretário-geral Adjunto.

É esta a nova estrutura directiva do PCD, que deverá ser aprovada pelos militantes do partido no congresso deste fim-de-semana.

Abel Veiga

  1. img
    Celsio Junqueira Responder

    Meus Caros,

    Será interessante ver como o PCD vai renascer das “cinzas=eleitorais”.

    Se o PCD não sensibilizar os “Jovens” sobretudo os formados para revitalizar o partido, temo pelo seu declinio.

    Está quase a vista “desarmada” a futura bipolarização da politica Santomense.

    O meu conselho ao cidadão Xavier Mendes é que tente ser mais comunicativo e aberto a sociedade, a politica não pode ser um “clausuro” de alguns, com ar conspirativo.

    Temos novas formas de comunicar e a velocidade da “luz”, e boa parte dos jovens senão a maioria usa estes meios e conseguem mal/bem destrinçar ideias sólidas e consistente.

    Abraços,

    • img
      Franz K Responder

      Gostei!

  2. img
    Obama Responder

    Meus senhores, com esta notícia, está provado que o partido PCD quer continuar na mesma. Com esta estrutura, mantendo o senhor Delfim Neves, O senhor “Bano” nas estruturas partidárias, é sinal de continuidade e não de mudança.
    Ainda hoje pergunto-me a mim mesmo, como é que este senhor delfim Neves, chegou onde chegou. Sinceramente…só em STP.
    Este senhor já deu provas mais do que evidentes da sua incompetencia e mesmo assim ainda continua na ribalta deste partido. O PCD n consegue se soltar deste senhor?!! Ah, deve ser por causa do dinheiro que ele tem!! Agora que ele vai ser ressarcido pelo estado (contando com a ajuda dos Tribunais)…pois, ta tudo explicado.
    Faço um apelo ao povo de STP: nunca mais dêem uma oportunidade ao partido PCD. Este partido n aparece como alternativa na nossa democracia mas sim como um partido oportunista, constituído por bando de oportunistas e de gente que n trabalha e que so vive de “tachos”…
    Um bem haja ao povo de STP!!

    • img
      MLSTP! Aquele?! Aquele eh nosso! Responder

      Oh ignorante Obama!
      Respeite a diferenca ou a cor partidaria. Devido essa ignorancia eh por isso que estamos aonde estamos. Ninguem consegue um bom emprego ou uma bolsa se nao for da cor de MLSTP(aquele eh nosso).Se for assim, teu MLSTP tb nunca mais devia estar na senda politica de STP pork sao eles/vcs k destornaram S.T.P introduzindo banho. Com uma politica seria e sem banho MLSTP ganha eh nenhum deputado. PCD por tudo k seja eh um partido maduro em STP. PCD sem dinheiro, mesmo assim resiste. Ja ADI, MLSTP so existem graca a banho vindo de Angola, Gabao e paises mulcumanos. Ja viste o que aconteceu com MDFM? Melhor respeitar. Telanon, por favor, publique o meu comentario. Porque fiz um comentario sobre um artigo a invocar que o PCD devia valorizar novos jovens quadros, mudanca estrutural, vcs ali censuraram e n publicaram o meu comentario.

      • img
        Obama Responder

        Oh meu caro,
        Eu n tenho partidos em STP. Simplesmente dou a minha opinião como cidadão e n tou preocupado com os tachos pois tenho a minha formação e o meu emprego e sou competente no que faço.
        Caso reparaste bem no teu comentário, ve-se claramente que tu sim, pertences ao partido PCD, tu sim és um partidário. Achas mesmo que o PCD n dá banho nas eleições??!! Só n dão mais talvez por n terem onde o ir buscar ou tirar.
        Este seria talvez o momento ideal para que o teu partido renovasse, com caras novas, pessoas competentes, sem nome sujo na praça e com ideias e objectivos bem definidos para STP. Talvez assim, o teu PCD teria algumas hipóteses nas próximas eleições.
        Um bem haja ao povo de STP!!

        • img
          Celsio Junqueira Responder

          Bom exercicio da cidadania activa e participativa.

          Mas não há problema em pertencer aos partidos e nem estar fora dele, são opções individuais válidas e respeitaveis.

          O grave, penso eu, espero estar errado, são as pessoas que estão no partido para ganhar qualquer coisa, em vez de dar um contributo, ser mais uma mão e uma cabeça em prol do desenvolvimento comunitário.

          A politica é servir a causa pública e estar ao serviço da comunidade.

          Abraço,

        • img
          MLSTP! Aquele?! Aquele eh ou nao eh nosso! Responder

          Oh Obama! Calma ai!

          Nao sabes o que escreves e falas. Repara bem no teu comentario. Falas do dinheiro do Delfim e bla-bla-bla, mas em Sao Tome e Principe nao eh so Delfim ou gentes de PCD que esta envolvido em casos de corrupcao. Falas de tal forma individuos de outros partidos sao santos e melhores. Agora t pergunto como que vamos desenvolver um pais ate para eleicao do lider a nivel partidario ha banho. Eh do conhecimento de todos que o Aurelio Martins eh hoje lider do MLSTP nao por merecer, mas sim forca do dinheiro. Da mesma forma podiamos tb falar da influencia de dinheiro no seio de ADI e tb no MDFM.Como PCDista identificado, aceito que Delfin cometeu erros graves e devia ser julgado pelo acto, mas esqueceste que o lideres do MLSTP nao tem escrupulo, moral de homem publico. Adevogado roubam documentos nos tribunais, nao eh sancionado. Ex-primeiro Ministro G.P. atinge o Procurador da Republica e nao eh condenado. Maria das Neves no caso GGA eh protegida. Portanto nao vem falar de oportunismo. Aceito a tua preocupacao. Como disse antes, o MLSTP eh sinonimo de aquele eh nosso, a contrario disso estas lixados. Eu eh que nunca vou manter calado, e vou sempre me identificar. Nao identificas porque tas a procura de tacho. Quem procura tacho eh que nao identifica porque se identificar nao singra. Sou tb formado, Dr. como diz ai no nosso dia a dia, e sou empregado com um salario razoavel gracas a Deus. Mas toma nota, na politica nao se fala com coracao mas sim com cabeca. Porque ao falar com coracao passas a ser nao pratiotico e vingarista, e con-desenvolvimento do pais. Vamos usar cabeca para elaboracao de projectos ambicios para desenvolvimento do pais(nao aqueles projectos de promessas que nunca acabam, etc…) em vez de vir aqui queimar um enquanto ourtos a solta. Se for pra queimar, deve-se queimar todos porque sao familias do mesmo tacho. Devemos unir, vamos organizar um revolta mobilizando a populacao para exigir ao governo, os tribunais e propria assembleia para levantar e aplicar immunidade parlamentar dos deputados. O ponto de partido do desenvolvimento do pais estah na casa onde faz a ele, e quem faz a ele devia seguir dando exemplo partindo do principio que ninguem estah a cima da lei. Ai vais ver que nao eh o Delfim quem o mais camalhao, ou como queiras dizer.

          Fui…

        • img
          jaka doxi Responder

          Obama ê.
          PCD já conseguiu dinheiro para campanha.
          Sabe como?
          Com ajuda dos sábios Juizes da nossa praça.
          Povo abre olho.
          fui

  3. img
    Búzio sem Pena Responder

    ola Obama, aprecio a sua analise
    No PCD sai Delfim e entra Delfim, nao ha mudanças, nao apostam nem querem apostar na juventude a nossa juventude tambem quer participar na gestao do país. Preocupam-se em selar mais dinheiro e nao fazer nada para o país, nao fazem nada ao nao ser esconder os seus tubarroes na assembleia, fugido a justiça. fui

  4. img
    Buter teatro esquecido Responder

    Até a data presente o cidadão Xavier Mendes tem mostrado uma boa conduta social.
    Entretanto, gostaria de pedir ao tela nom que começasse a públicar a biografia das pessoas, principalmente as dos políticos, de forma a conhecermos melhor quem é quem em S.Tomé e Príncipe.

  5. img
    madalena Responder

    A juventude do PCD está na sombra. Muitos estão embrenhados no ADI, outros a solta com receio de retalhação politica.
    Sendo assim deve o Xavier avançar, mas é sol de pouca dura.
    Eu sou do PCD,mas não me revejo nesta candidatura, nem a do actual lider.
    Por isso!!!
    Fica adiado o futuro do PCD em ganhar as eleições presidenciais.
    O MLSTP quem que apoiar um candidato vencedor!!
    São 20 anos sem um presidente da republica!!! do partido.
    Vamos ver a questão do genero!!!!

  6. img
    Topo de Gama da Mercedes do Delfim Neves Responder

    Minha gente por amor Deus põe nome de Delfim Neves em Paz (meu dono), dinheiro que Delfim me comprou (Mercedes) é dinheiro que ele trabalhou sol e chupa a vender cabra em Libreville, por favor deixa meu dono em paz..credo….vocês têm boca suja…

    • img
      José Silva Responder

      Quém torto nasce tarde ou nunca se endireita; este ai é um aspecto natural de todos os chulos e corruptos da nossa sociedade. Identificaste-te bem.
      Um bem haja a toda tua escumalha.

  7. img
    madalena Responder

    Tem que, queria eu dizer

  8. img
    Obama Responder

    Caro leitor Celsio Junqueira,

    Aprecio muito alguns comentários que aqui faz mas de facto a mensagem que queres deixar transparecer n é para o público em geral mas sim para alguns em particular. Sem ofensas dizer-lhe isso mas já reparaste bem na nova estrutura do PCD??!! Acha mesmo que com ela o partido PCD será mais comunicativo??!! N vês as pessoas que estão por detrás do Sr. Xavier Mendes??!!
    Espero honestamente que n estejas a fazer os comentários com algum propósito partidário. Nós que estamos aqui em STP é que sabemos o quanto sofremos a cada dia que passa.
    Um bem haja ao povo STP…

    • img
      Celsio Junqueira Responder

      Carissimo,

      Também aprecio os seus comentários (umas vezes concordo e outras discordo, com a mesma simpatia).

      Quanto ao meu comentário centrado no problema da comunicação partidária, nesse caso do PCD, é meramente um Desejo.

      Sei que existe um problema de “Comunicação” a todos os niveis na Sociedade Santomense, desde os Partidos até ao Governo. Não sei a causa, mas sei a consequência, as pessoas não estão informadas, e queixam-se imenso do “emissor”.

      Meu caro, por enquanto não pertenço a nenhum partido, em STP os partidos não têm ideologia e muito menos ideias. São um conjunto de frases (alguma coisa perdida entre a propaganda e a publicidade). Mas reconheço o papel dos mesmos e a importância para a Democracia e venho incentivando os responsaveis politicos a apresentarem as suas ideias e os seus projectos a médio e longo prazo.
      Produzam documentos, livros e textos, veja-se o caso do Jose Maria das Neves em Cabo Verde, escreveu um livro com as suas ideias para o país.

      A sociedade santomense de hoje está muito melhor a nivel de conhecimento/formação do que há 30 anos. Somos capazes de avaliar/analisar um bom projecto de futuro para o país. Agora o “banho” é instrumento de quem não tem ideias, nem projectos e tem outros fins “não claros”. Infelizmente, a politica e os politicos pararam no tempo, com discursos obsoletos, retoricas e metaforas desfasadas da realidade. Temos o direito de exigir mais e muito mais dos nossos politicos.

      Abraços,

  9. img
    Adriano Málé Bobo Responder

    Analisando aguns comentários,muito honestamente o Pcd, é um partido que está de rasto, não tem soluções alternativas para convecsr os eleitorados,
    fui, obrigado

  10. img
    pantufas Responder

    O coitado do Xavier será apenas mais um marioneta nas maõs de Delfim Neves.

  11. img
    Adriano Málé Bobo Responder

    Será que o PCD, é mesmo um partido de mudança, por favor, não escondam por traz das grades diga o povo a verdade,
    fui,
    obrigado

  12. img
    Adriano Málé Bobo Responder

    Enquanto o PCD, continua a ser um partido de homens vingarista, não terá soluções para este povo, porque em 1991, quando ganhou eleições legislativa com maior absoluta, graça ao Sr.Miguel Trovoada,

  13. img
    jaka doxi Responder

    Convenhamos.
    Este senhor vai ser Presidente de quê?
    O PCD está virado ao avesso.
    Este senhor é cunhado de rafael Branco e sempre apoiou o MLSTP.
    Será que o MLSTP e o PCD vão
    transformar-se num único partido?
    Kuá Líiiiiii……

  14. img
    madalena Responder

    Se o jornal Telanon
    cobrar 10 centimos de Euro/ cada comentario nosso.
    Eu fui…
    Minha nossa, assim tinhamos de exigir a publicação dos comentarios, certo!!

  15. img
    Carlos Ceita Responder

    Caros amigos.
    Enquanto outros partidos parecem apostar na juventude. O PCD prefere apostar na continuidade. O engenheiro Xavier Mendes é um quadro de referencia do país tendo prestado serviços ao país como ministro. Se foi bom ministro ou não abstenho-me de fazer este juízo para já até porque não é isso que o tema do debate sugere. No entanto preferia ver rostos novos (não me refiro a idade) que não se identifica com a velha guarda do partido com um ideias e discurso inovador virados para o futuro. Tal como disse o Celso Junqueira a democracia faz com partidos e os nossos partidos tem de nos dizer claramente quais são os seus ideias de desenvolvimento para STP no curto médio e longo prazo.
    Abraços a todos

    • img
      Celsio Junqueira Responder

      Meu Caro Amigo,

      Tem toda a razão no que diz e acrescento mais algumas coisitas.

      O país tem uma população sobretudo jovem, escolarizada e urbana. Indicadores que não podem ser ignorados pelos partidos politicos e qualquer outro decisor politico.

      E enquanto a politica não ser vista como uma actividade temporária e transitória em que cada um tem a sua vez de servir a causa pública no melhor que pode e sabe. Teremos individuos que perpetuam confundindo a sua história de vida com o cargo que ocupam/ocuparam.

      A consequência está a vista, não se consegue renovar, não há mobilidade social, falta oportunidades, aumenta a frustração, etc, tudo o que de mau se possa imaginar.

      Não entender isso, perdoem-me os nossos políticos, é não querer ver a realidade como ela é/está.

      Abraços saudosos,

      PS – Um pouco de história na politica ajuda imenso, os ventos do Magrebe, podem ter um efeito dominó barra contagio que ainda ninguem conseguiu circunscrever.

Deixe um comentario

*