PCD reage as declarações proferidas por Patrice Trovoada na entrevista concedida aos órgãos estatais

Num comunicado que chegou a redacção do Téla Nón, o PCD diz que se o Primeiro-ministro pretende abandonar o cargo que o povo lhe confiou, para satisfazer outras ambições pessoais não deve continuar as provocações ao PCD.

O partido que elegeu uma nova liderança este fim-de-semana, diz que não reagiu ao balanço dos primeiros 100 dias de governação, porque era necessário dar algum tempo ao Governo, para demonstrar a sua capacidade, competência e experiência efectiva de governação.

No entanto passados 6 meses sobre a entrada em funções do governo da ADI, o PCD considera que quando se esperava «um balanço com apresentação de objectivos e resultados, o mesmo não passou de uma cópia chapada do discurso anterior, tal como aquele, não passou de uma mera e continuada encenação de propaganda e de campanha eleitoral», refere o comunicado.

Segundo o PCD apesar das variadíssimas promessas feitas por Patrice Trovoada durante a campanha para as eleições legislativas de Agosto de 2010, «o senhor primeiro-ministro não foi capaz de apresentar qualquer dado que se traduzisse por algo de concreto para a melhoria da vida e o bem-estar das populações, ou no mínimo, que fosse capaz de deixar entender que no futuro próximo, as coisas poderão vir a melhorar», reforça o comunicado.

A terceira força política do país, tranquiliza o Primeiro-ministro quanto a preocupação alegadamente manifestada na entrevista dada aos órgãos de comunicação social sob a sua tutela, em relação a uma alegada situação de instabilidade política que pode vir a ocorrer. «O PCD enquanto partido da oposição, continuará a sua acção política e partidária de forma construtiva, deixando o governo trabalhar para demonstrar ao povo as suas capacidades e competências de resolver os grandes problemas que o país enfrenta. Gostaríamos de tranquilizar o senhor Primeiro Ministro em respeito pela decisão do povo nas urnas para que a ADI formasse o governo, nunca iremos defraudar a vontade popular. Ao menos que haja motivos suficientes e devidamente comprovados que possam pôr em causa os legítimos interesses do povo são-tomense», diz o comunicado.

PCD rejeita as insinuações feitas na entrevista segundo as quais o partido estaria coligado com o MLSTP/PSD. «Não existe qualquer coligação, acordo ou parceria entre o PCD e o MLSTP/PSD», sublinha o comunicado.

Uma vez que a oposição tem sido simples observador da governação, vivendo o país um clima de total estabilidade política, sem qualquer indício de instabilidade, o PCD diz ao Primeiro-ministro que «se Pretende abandonar o cargo de Primeiro Ministro que o povo lhe confiou para satisfazer outras ambições pessoais não deve continuar as provocações ao PCD», frisa o comunicado.

O partido diz que analisou as declarações de Patrice Trovoada na entrevista aos órgãos sob a sua tutela, e encontrou motivos de preocupação. «Não podemos deixar de manifestar a nossa profunda preocupação pelo facto de o senhor Primeiro Ministro ter dito nessa entrevista que só em 2012 poderá haver uma melhoria na agricultura, relegando para o segundo plano um sector tão importante na economia nacional, por representar cerca de 23% do PIB e albergar mais de 20% da população, num país marcado por um alarmante índice de pobreza abarcando mais de 53% da população, É uma pena», refere o comunicado.

Abel Veiga

  1. img
    Buter teatro esquecido Responder

    Na verdade, fiquei surpreendido, ver jurista Ministro de Económia e, Agricultura. Logo cheguei a compreender um certo fracasso deste governo e, colocando o orçamento da Educação, e, a Saúde mantendo constante em comparação ao do ano passado. Será muito triste, se por acaso o 1º Ministro abandonar o cargo para concorrer as proximas eleições Presidências. Sou da opinião que o povo deve castigar está acção no dia da votação.

  2. img
    Ovumabissu Responder

    «se Pretende abandonar o cargo de Primeiro Ministro que o povo lhe confiou para satisfazer outras ambições pessoais não deve continuar as provocações ao PCD».

    Abel, a frase foi dita assim?
    Confesso que estou a ter dificuldade em decifrar o conteúdo e alcance da ameaça.

    Quer dizer que o PCD apoia a candidatura de Patrice Trovoada a PR se ele for generoso e simpático com esse partido?

    Afinal?

    E o Filinto? Como é que fica nesse jogo?

  3. img
    Carlson Metze Responder

    Este partido(PCD) anda a gozar connosco. O povo de STP, eventualmente, só poderá confiar nos elementos deste partido, quando os deputados desta força politica que integram o Parlamento, propuserem a retirada de imunidade parlamentar aos elementos que tem contas por ajustar com a justiça para que os mesmos se apresentem no Tribunal.

    • img
      MLSTP! Aquele?! Aquele nao eh nosso! Responder

      Meu Carlson Metze,

      Acho eu que tu tens memoria muito curta. Pois, em STP, nao eh so individuos ou deputados de PCD que sao os unicos corruptos e culpado de todo feiasco em STP. Quando se fala de imunidade parlamentar, deve-se falar tb dos deputados de ADI, MLSTP, MDFM e todos os outros. Ja esqueceste do Julia Silva quando era um dos deputados e ministro de ADI? Ja esqueceste de Maria das Neves vs. GGA? Ja esqueceste dos 30,000 barris de petroleo em que estao involvidos todos eles deputados de MLSTP? Ja esqueceste do proprio Manel Sanzinha(MLSTP) no caso de arroz vs barco a pique? Vamos fazer criticas construtivas. Meu caro Metze, eh melhor parar com cantiga. PCD eh partido maduro, tb eh corrupto todos eles. Ta bom! Mas agora t pergunto o que eh que ADI, MLSTP e MDFM fez em prol de desenvolvimento de STP. ADI quer eh com o populismo, paulatinamente implementar a ditaduro. Um partido k tem medo de enfretar os jornalistas. A que seve isso? O MDFM quer eh vender terras em STP aos estrangeiros, provocando assim alta inflacao no mercado mobiliario com efeitos nefasto na nossa economia. O MLSTP quer eh transformar STP numa ilha dos Angolanos, onde tudo o queh propriedade do Estado Sao Tomense sao hoje dos Angolanos. Aonde vamos com essa politica de venda de bens publicos? Isso so mostra incapacidade deles em fazer dinamizar a economia do pais acreditando que com essas vendas aumentara a reserva do pais. Enganaram-se, e hoje estamos altamente depedentes dos angolanos. PCD tem gentes corruptos como todos os partidos, mas eh o unico partido mais patriotico do pais apesar de tudo como a historia proprio diz. Eh o unico partico que mesmo sem dinheiro, tem feito diferenca no pais. Imagina se o PCD tivesse tanto dinheiro a vir de Angola, de Gabao e dos paises mulcumanos e arabes? De certeza que estarias do lado de PCD como tem sido costume em STP, hoje todos inviduos so falam do ADI e MLSTP por darem mais banho. Todos querem entrar no ADI porque tem dinheiro, porque dao dinheiro, enfim. O PCD pra eles eh pobre, nao tem dinheiro. Achas que vamos desenvolver o pais assim com esse tipo de conceitos? Calma Carlson Metze! Te conheco bem Mezte familia la de Bom-Bom.
      Me desculpem, so queria eh ajudar as pessoas a fazerem as criticas de forma construtiva, de pensarem com cabeca em vez de com coracao antes de so vir aqui apontar dedos.

      Obrigado!

  4. img
    Carlos Ferreira Responder

    Compatriotas,

    Não obstante a situação económica e financeira do país, alguém se lembrou que as eleições presidenciais que se avizinham são mais importantes doque realização de de uma governação estável e patriótica.

    Pois bem, qualquer pretendente a ser candidato às presidenciais deve, como é óbvio, apresentar um projecto para o seu possível mandato e nessa altura, o sr Patrice saberá reconhecer a força desta nação valente e imortal que é São Tomé e Principe.

    Quanto ao PCD, é notório a sua tendência para apoiar a candidatura do patrice à Presidência da República. Até aí nada de mal, mas o que transparece, é o déficie no que respeita o capital humano capáz de enfrentar com garra e seriedade os combates políticos num campo onde as batalhas se travam através de conivências e conveniências consuante as oportunidades.

    Onde está o PCD da mudança? Onde foram parar as convicções patrióticas deste partido? Onde está a honestidade política na defesa do bem-estar comum??

    Sou Cidadão São Tomense, natural de Madre de Deus. Sou José Carlos Ferreira!

    São Tomé e Principe SEMPRE!!!

  5. img
    Pumbu Responder

    Se o homem quer se candidatar para presidente da republica, que o faca! Desta feita o pais podera conhecer um novo primeiro ministro, talves, cheio de ideias pragmaticas e reias para solucionar as inumeras difuculdades da nacao. Viva STP!

  6. img
    santa catarina Responder

    «Não existe qualquer coligação, acordo ou parceria entre o PCD e o MLSTP/PSD»

    Quem govenou até bem pouco tempo? Governaram sem acordo. Restam muitas duvidas… A pratica tem mostrado o contrario. Os acordos não só são politicos como de negocio exemplo D&D.

    Vamos ver o futuro dirá!

  7. img
    madalena Responder

    Não queremos decepcionar, senhor 1º Ministro. Assuma as suas promessas de campanha. A nomeação do Secretario do governo, era uma encenação desta visão.
    Está dificil!!!

  8. img
    lingapô Responder

    Ahhh….mesmo o cego sabe e vê que há acordo entre eles.Vejam só o caso D&D,até nisto eles têm acordo.

  9. img
    Concidadão Responder

    Caro “MLSTP! Aquele?! Aquele nao eh nosso”! Concondo com o que diz para o Carlson Metze sobre a questão de não ser apenas o partido PCD a ter corruptos. Mas tamos aqui no fórum para darmos a nossa opinião seja ela qual for!! O que você pode fazer é concordar ou discordar!! Mas foi infeliz da sua parte e éticamente incorrecto estar a dizer que conhece a pessoa ou a sua família seja ela de onde for, pois se essa pessoa não se quis identificar, teve e tem todo o direito de o fazer! Não interessa a ninguém no fórum quem conhece ou deixou de conhecer, importa-nos a partilha de opiniões. Se conhece guarde para si, juntamente com todos os problemas pessoas e com o perdão da expressão “toda a roupa suja que queira lavar”. Se já que estamos num país que se diz ser democrático mas que não há liberdade de expressão (veja-se o caso São Deus Lima), a internet pode ajudarnos sim a manifestar e expressar as nossas opiniões se não queremos ser identificados. Veja que não estou aqui para criticá-lo meu caro “MLSTP! Aquele?! Aquele nao eh nosso”, aliás, até sou apoligista do que escreveu sobre o assunto supra!!

Deixe um comentario

*