MLSTP/PSD diz-se apreensivo com a forma como o Governo está a gerir a Comunicação Social

A maior força política da oposição que enquanto poder, foi várias vezes acusada pelos órgãos privados de Comunicação Social, incluindo o Téla Nón, de algumas práticas de controlo dos órgãos Estatais, considera a situação actual como sendo apreensiva.

Num comunicado da sua Comissão Permanente da Comissão Política, o MLSTP/PSD diz que « interiorizando a absoluta necessidade de se garantir a estabilidade política, congratula-se com a intenção do governo em eleger o diálogo no relacionamento com todas as forças vivas da nação e reafirma a vontade de solidarizar-se com as políticas do governo desde que os superiores interesses da nação são-tomense estejam salvaguardados», refere o comunicado lido pelo por Fernando Maquengo Secretário Geral do Partido.

O comunicado realça ainda que «exceptuando os projectos de continuidade, que transitaram de governos anteriores, até a presente data não se vislumbra sinais evidentes de que o governo quer inverter o actual estado de coisas».

O MLSTP/PSD apela por outro lado, a quem de direito para que medidas urgentes sejam tomadas no sentido da dignificação da Justiça no país, em nome da defesa do Estado de Direito Democrático, e sempre no estrito respeito pelo princípio de separação de poderes instituídos.

O comunicado da comissão permanente da Comissão Política da segunda força política do país, fecha com a seguinte referência. «A Comissão Permanente da Comissão Política do MLSTP segue com apreensão a forma como o governo vem gerindo a comunicação social».

Abel Veiga

  1. img
    Buter teatro esquecido Responder

    Na verdade, todos nós temos que lutar para à melhoria do nosso País. Mais, o partido MLSTP-PSD não tem moral, não tem conselho para dar ninguém, e, nem deve manifestar seu descontentamento perante a atitude do Governo junto a comunicação social.
    Porque foi este partido político, com as suas políticas sujas, que viciou os santomenses com práticas deste género. A não ser que esta força política, pretende basear do descontentamento da população para chegar ao poder.

    • img
      original falou Responder

      tu falas como soubesses de alguma coisa que passou no MLSTP/PSD,
      se teus pais são formados deu graça a quem MLSTP/PSD, se o mesmo governou mal é normal todos os que foram pra la também tem essa falha, por isso nao fala o que nao sabes, e esse governo que esta pra te esta muito bom, esta a fazer a mesma ou pior do que MlSTP/PSD. te agradeço que nao falasses mal de nenhum partido seja ele qual for. quando for a tua vez de governar quero ver o que iras fazer…

  2. img
    Arnaldo Lucas Responder

    Mas olha quem fala!?
    Não me interessa partido nenhum em S.T.P. Mas este partido que transformou a comunicação social na maior barbaridade que o país conheceu nos últimos tempos, promoveu a censura, a perseguição política em prol da implementação do seu projecto político, transformou o país num antro da corrupção, partidarizou os tribunais todos, está agora apreensivo com o caminho que a Comunicação Social está a trilhar no país? Isto é uma brincadeira. Se há partido político que deveria estar calado nesta matéria é o MLSTP. Maldito partido!!! Desgraçou o meu pobre país ainda por cima se sente vítima do actual sistema. Falta de vergonha desta gentinha. Vocês hão-de pagar pela desgraça do país que vocês cometeram.
    É óbvio que o ADI não é nenhum Santo nem vai fazer algo diferente. Mas vocês não têm moral para estarem a falar sobre os problemas da comunicação social no país muito menos da justiça. Deviam estar todos calados nesta matéria ou com vergonha de encarar o povo.
    O que é que fizeram com GGA?
    O que é fizeram de diferente na comunicação social no tempo que o senhor Branco estava no governo? Foi censura, partidarização da comunicação social e perseguição política aos outros.
    O que é que fizeram com a S.T.P Trading?
    Onde esteve o papel dos Tribunais na resolução destes assuntos?
    É triste! Mataram a ilusão do meu povo, dos humildes… desta terra.
    Arnaldo Lucas

  3. img
    Leonel Ppinto Responder

    acho que nao vale apena existir coisas desse genero, devemos sim e tentar lutar e fazeer entender entre os partidos politicos para que o pais encontre uma solucao rapida de formsa a sair desse constante marasmo ploitici social. nesse passado recente da governacao do sr. branco, acho que deve ser esquecido pelo povo saotomense apesar de ter deixado alguma magoa e odio. sabemos que o pais esta numa crise profunda e sem saida ate a data, o pais precisa de todos nos e em massa para levantar a economia e dar um passo. temos que acreditar meus conterranios. forca saotmenses. abracos a todos.

  4. img
    Helves Santola Responder

    É, realmente todos têm razão, o partido MLSTP seria o último a criticar a comunicação social por tudo o que já foi exposto. Eu assino em baixo todos os comentários que já fizeram ou que deixaram de fazer……apesar de se saber que é papel da oposição pressionar o governos para melhorar as coisas numa nação…..abraços!

    • img
      Estudante preocupado com o País Responder

      Ó meu caro irmão, a sua afirmação é verdadeira, mas não era necessário pôr de lado actuação feita pelo actual Governo em “censurar os orgão de comunicação”.meus melhores cumprimentos…

  5. img
    pantufas Responder

    Tambem assino por baixo,por tudo o que dizeram sobre o MLSTP.Eles não têm moral.
    Quem demitiu o Director da TVS,dias antes das eleições?Não foi o ex-padre lá do Principe?e esta!!!!!

  6. img
    Abe Martins Responder

    Falo pra todos os Santomense enquanto não começarem de olhar apenas para STP mesmo daqui mais 50 anos tudo ficará na mesma

  7. img
    Ze Cangolo Responder

    É verdade que a situação é frustrante no nosso País, mas não se pode adjudicar a culpa a um Partido Político, temos que ter presente que se trata de uma máfia governate, de um grupo que algumas vezes se faz passar por MLSTP, outras por PCD, por MDFM ou por ADI.
    O amigo Arnaldo citava o GGA e o STP Trading como casos da responsabilidade do MLSTP, mas eu não o vejo assim. O GGA é um caso do Estado, é a criação dos sucessivos Governos sem a correspondente previsão orçamental é que levou à transformação do GGA no saco azul que foi, acha que se houvesse elementos concretos estes não viriam ao de cima, sobretudo nas eleições legislativas? O STP Trading foi uma pequena manobra, quem pode demonstrar que a intenção foi comprar produtos deteriorados para atentar contra a saúde pública? Não sei se sabe, mas é público que uma equipa do Ministério Público dirigiu-se ao Brasil em busca de mais elementos de acusação. O que é que trouxeram? Nada! Portanto, o que sugiro nestas circunstâncias é alguma ponderação, sobretudo para que não transformemos este grande e genuino espaço de debate, troca de ideias e de aprendizagem mútua num lugar de fofoca, o que é desprestigiante para esta magnífica iniciativa do Abel Veiga, um grande Amigo e servidor de todos nós.

  8. img
    Jeka Responder

    O maior castigo que o povo pode infringir aos partidos políticos é ficar em casa no dia das eleições. Eles iriam votar para si próprios. Seriamos o primeiro povo do mundo a libertar-se da ditadura dos partidos políticos. Quem foi que disse que os partidos políticos são indispensáveis em democracia? Eles só existem porque o povo os suporta.

  9. img
    NANDO VAZ (ROÇA AGOSTINHO NETO) Responder

    SR. BUTER TEATRO ESQUECIDO, TE ÉS UM CARA DE PAU, TENS MEDO DE IDENTIFICAR-SE.
    NUM ESTADO DE DIREITO DEMOCRÁTICO, A MASSA MÉDIA OU SEJA A COMUNICAÇÃO SOCIAL TEM POR DIREITO SER UM ÓRGÃO INDEPENDENTE E IMENSURÁVEL.

    • img
      Téla Nón Responder

      A próxima vez que escrever comentário com letra maíscula, será rejeitado. Assim diz a regra definida no Espaço ACERCA. Leia antes de comentar.

      • img
        jaka doxi Responder

        Por favor Abel.
        Estas sempre a dizer a mesma coisa e não vejo medidas nenhumas.
        Quanto a este caso,partilho a opinião da maioria dos leitores deste jornal.
        O meu MLSTP-PSD não tém moral para criticar a atitude do governo em relação a comunicação social e todos os outros assuntos de São tomé e príncipe.
        Eu próprio ja assiste reuniões em que a direcção do partido deu ordens para apertar o cerco a comunicação social só porque estavamos perto das eleições legislativas.
        Na altura fui contra e os meus camaradas quase que me expulsaram do partido.
        Só me lembro de ter-lhes dito que quem mata com ferro com ferro morre.
        Se tivessem dado valor a minha opinião hoje não estariam nas ruas da amargura.
        Bem feito.

    • img
      Buter teatro esquecido Responder

      Nando Vaz(Roça Agostinho Neto)cara de ferro;
      O partido político deve aproveitar momentos da campanha eleitoral para falar aquilo que lhe apetece. Achas que o MLSTP deu bons exemplos?

  10. img
    Edson Costa Responder

    O MLSTP esta a fazer o seu papel da oposião (o que é normal). Mas o que me admira, é o excesso de purismo, indignação e moralidade neste comunicado, quando o MMSTP teve inùmeras vezes a oportunidade de mudar o rumo das coisas em STP e não o fez! Porém, não posso deixar de estar de acordo com o ùltimo paràgrafo deste comunicado, visto que o principio de separação de poderes estabelecido por Rousseau et Montesquieu, não é respeitado pelo governo actual!!

  11. img
    joão honesto Responder

    Eu francamente gostaria que o senhor secretario do MLSTP me explicasse o que é isso de Comissão Permanente da Comissão Política do MLST agora o partido tem duas comissões politica???????????
    Uma vergonha eu esperava mais de vocês meus camaradas

  12. img
    Adriano Málé Bobo Responder

    Quem é o partido MLSTP/PSD, para falar de comunicação sociasl neste pais, por favor não engam o povo coiatado que andam a procura de um pão nosso de cada dia

  13. img
    r.rivas Responder

    MLSTP devia ter vergonha do que fez, do que faz e ainda pior, do que poderá fazer se não parar de criar situações abaladoras para a sociedade com desejo de se soltar…
    Chega!

  14. img
    Lilaschoo/C.Salopessa Responder

    Santomenses parece q não conhecem Demopcracia por isso so falam atoa n dão oportunidades a ninguem mesmo a oposicao.Que pena.
    Querem todos ser politicos e depois n fazem nada se nao criticar.Que pena.
    Em democracia deve-se opinar e è assim que se faz em todo mundo.que pena.
    Se é democracia……

Deixe um comentario

*