Política

Francisco Rita anunciou que quer ser Presidente da República

O economista que foi ministro do comércio no Governo de 3 meses de Patrice Trovoada em 2008, foi o primeiro cidadão são-tomense a anunciar de forma oficial a nação que será candidato as eleições presidenciais previstas para Julho próximo.

Francisco Rita, é militante do partido PCD. É deputado a Assembleia Nacional. Decidiu avançar para a corrida presidencial de forma independente.  Aliás na cerimónia de oficialização da intenção presidencialista, no último fim-de-semana, havia um cartaz que dizia “ Candidato Independente”.

Na tribuna tinha ao seu lado elementos da antiga CDN-Confederação Democrática Nacional, que era composta por três pequenos partidos políticos são-tomenses. A CDN extinguiu-se após as eleições legislativas de 1 de Agosto.

Francisco Rita que segundo informações recolhidas pelo Téla Nón, conta com o apoio de alguns sectores da sociedade civil, com destaque para jornal e jornalista, bem como alguns escritores de matéria de opinião, disse na tribuna do cinema Marcelo da Veiga, estar disposto para assumir a sua responsabilidade para com a nação. «Estou totalmente pré-disposto para assumir a minha responsabilidade como fiel guardião da constituição e das vossas legítimas expectativas», declarou para a plateia do Cinema Marcelo da Veiga.

Com boa moldura humana, a plateia do cinema, ouviu Francisco Rita, pronunciar uma das frases do Presidente norte-americano Barack Obama. «Sim nós podemos. Podemos mudar São Tomé e Príncipe sim senhor».

O economista e deputado a Assembleia Nacional, só será reconhecido oficialmente como candidato presidencial, quando o Supremo Tribunal de Justiça, assim o decidir após a avaliação dos requisitos exigidos para um cidadão concorrer a mais alta magistratura do país. Ainda mais quando o Presidente da República e Chefe do Estado, ainda não marcou a data das eleições presidenciais.

Para já Francisco Rita é um pré – candidato oficial, que está a fazer trabalho de casa para chegar ao Palácio do Povo. A sua máquina de apoio está no terreno há bastante tempo.

No seu discurso no Cinema Marcelo da Veiga, prometeu criar condições para o regresso dos emigrantes são-tomenses, caso vença as eleições que deverão ser realizadas em Julho próximo.

Economista de profissão, anunciou que se for Presidente da República, vai garantir a melhoria da gestão dos recursos disponíveis. Uma tarefa que segundo a Constituição da República é da exclusiva competência do Governo.

No entanto o pré candidato oficial, disse que com ele na presidência a estabilidade política, será realidade em São Tomé e Príncipe.

Abel Veiga

    84 comentários

84 comentários

  1. Obama

    14 de Março de 2011 as 19:40

    Muito bem!! Uma vez mais fica demonstrado o tipo de políticos e homens temos em STP.
    Este senhor ao ser eleito, a primeira medida será sem duvidas, rever o acordo de petróleo e levar o País a bancarrota.
    O Povo n tem memória curta Sr. Rita. Ainda nos lembramos do Banco Equador que o senhor e a sua fantastica equipa de gestão, levaram a falencia. Ouvir a candidatura deste Senhor, apetece-me mesmo chorar de emoções…até me vem lágrimas aos olhos de tanta emoção.
    Povo, bili uê!!

    • Dalton Sousa

      15 de Março de 2011 as 18:05

      Humbah Aguiar par Presidente da Republica já…

      • Luis Edmar

        16 de Março de 2011 as 0:33

        Humbah Aguiar para Presidente da Republica já!!!!!!!!!!
        Concordo é jovem, destemido, intelectual e ponderado. Estive com ele numa reunião de estudantes em lisboa na lusofona.
        Se há algum são-tomense capaz de meter esses corruptos ele linha, Humbah é um deles. Pelo menos coragem pra denúnciar n lhe falta.
        Humbah o povo São-tomense precisa de ti, urgentemente.
        E obrigado pela tua luta pela água no Hospital.Deus te proteja e te pagará em dobro.

        • Osama bin Laden

          16 de Março de 2011 as 12:08

          Intelectual?!!!!! Por favor não banalize essa palavra! Chamas este nome a uma pessoa que andou a trocar de curso em curso até foi parar a curso de sociologia e nem isso conseguiu tirar!!!
          Na minha opinião devia ser chamado de “esperto” e nada mais…

          • Vasco Pires

            14 de Junho de 2011 as 18:46

            È sim camarada por acaso reparaste bem aquilo nao é intelectual…… concordo com singo até poderia chamar de outro nome………!

      • Ana G

        16 de Março de 2011 as 4:02

        fogo Humbah…deixa de autopromover-se pá. n tens nada pra fazer? Achas que vamos acreditar que alguem em estado normal vai te propor pra PR? ganha juizo homem de deus.

        • Fernandes Boca

          16 de Março de 2011 as 11:27

          Convivi com o Humbah em lisboa e posso dizer que é uma pessoa extraordinária, nacionalista e mto atento a política em s.t.p…posso a ter pôr a mão no fogo que ele n se daria ao trabalho de se autopromever desta forma escondendo-se por detrás de nomes falsos.
          Ele assina tudo o que escreve e escreve coisa até um pouco compremetedora da sua imagem, vai a net e pesquisa Humbah Aguiar o suborno do Presidente e verá o que digo.
          Não sei se ele já a altura para um cargo desse, mas a democrácia é mesmo assim, se tamos aqui a falar dele é porque vimos alguma coisa de bom nele que não vimos nos outros.

        • Sergio

          17 de Março de 2011 as 16:07

          Se vcs estão a falar de Humbah Aguiar que eu conheço que estudou no Iscte em Lisboa, ele foi meu colega e graças a ele passei em algumas cadeiras. Ele terminou sim o curso de licenciatura em sociologia, e com excelentes elógios dos docentes sobre a tese final do curso.

    • alguém com critério

      17 de Março de 2011 as 20:01

      dantes de fazer afirmações sem sentido assegura-te bem do que falas , porque este senhor não é o mesmo que o que afundou o baco

    • Vasco Pires

      14 de Junho de 2011 as 18:59

      nao concordo este senhor nao é Agustinho Rita há alguma confussão por ai quero uma explicação de quem é de verdade este senhor os seus passado pela politica de STP, mais queria tambem perguntar para quê que estamos com muitos candidato numa ilha tão pequena com 12 candidato será que tem algumas coisa estrenha la nesse país…..? por favor me dis que eu tambem quero candidatar………..!

  2. jimu

    15 de Março de 2011 as 3:05

    Como saotomense que sou darei o meu voto se for necessario ,quero e mudancas..

    • Danildo Santo

      15 de Março de 2011 as 6:23

      Por amor de Deus !!! O que e que esse homem fez para STP ? Esse senhor pensa que já esqueçemos dele. Ele ajudou a arruinar o banco do seu irmão – Banco Equador- onde o Estado foi o maior perdedor e muitos santomenses perderam as suas poupanças. Tenha juizo sr. dr Franciso Rita, faça la outra coisa e não venha mais uma vez abusar da memória desse povo tanto martirizado.

      • Buter teatro esquecido

        15 de Março de 2011 as 7:01

        Caro Danildo Santo;
        Quem fechou o Banco Equador foi Tribunal, O gestor do Banco não declarou a falência, logo a culpa está sobre o Tribunal.
        Sou da opinião que se o negocio do seu irmão deu mal, não podemos basear e sancionar o outro irmão que é candidato a presidência da República.

        • Buter Teatro Esquecido

          15 de Março de 2011 as 17:43

          O Banco Central não soube resolver está situação, deveria nacionalizar todo o capital permanente do Banco Equador, em caso de falência ou insolvência. Em caso, de falta de liquidez, deveria financiar o Banco em questão.

          Nessas circunstâncis, não acho justo que pessoas que não percebem muito bem de finanças e gestão passa o tempo a difamar sem provas, alguém que passou grande tempo da sua vida, a contribuir para o desenvolvimento económico e social do nosso País.

      • Danilo Santos

        15 de Março de 2011 as 7:17

        Atenção:

        1º Não confundir com Danilo Santos.

        2º Este senhor não foi o Patrão do Banco Equador = Banco Verde

        Obrigado

        • Buter teatro esquecido

          15 de Março de 2011 as 11:15

          Caro danilo Santos;
          Mais uma vez estás enganado, o sócio maioritário do Banco Equador antigamente era o irmão dele Agostinho Rita que também é economista. por favor informa-te melhor antes de fazer o comentário.

          • Danilo Santos

            15 de Março de 2011 as 14:26

            Meu caro

            O gestor do banco não era este senhor.

            Não estou fazendo defesa ao Dr. Francisco Rita, simplesmente ajudar a informar com verdade.

            Sempre ao dispor.

      • alguém com critério

        17 de Março de 2011 as 20:16

        teu critério não vale para nada, nem se queira sabes do que falas, o banco não o afundou ninguém mais que seu próprio dono, que por isso o já não calca o banco e francisco segue tendo participação ele

  3. João

    15 de Março de 2011 as 5:58

    Sô Xico. Culpa né é di sioro não. A Constituição permite e o Fradique banalizou o cargo. Mas tudo bem. O Sr. também tem o direito de fazer o seu CV pessoal.
    João

  4. Adriano Málé Bobo

    15 de Março de 2011 as 9:38

    Não concordo o comentário do Sr.Danilo Santos nenhuma coisa nem outra,
    obrigado,
    fui,

  5. BlagaBlaga

    15 de Março de 2011 as 9:40

    Primeiramente antes de se lançar uma irformação temos que comprovar a veracidade dela.
    Em primeiro lugar o Ex -Dono ou Propriétario do Banco Equador ,não é Francisco Rita mas sim Agostinho Rita.
    A falência do Banco Equador nada tem a ver com FRANCISCO RITA.Portanto não misturemos as coisas.
    Como pré candidato este Senhor seria uma pessoa ideal para ocupar a Presidência da República,visto em primeiro lugar é uma pessoa simples,humilde e com uma ficha limpa,se vamos ver outros candidatos nimguém tem.
    Por outro lado é um grande ECONOMISTA,CONHECEDOR DOS PROCESSOS ECONÓMICOS, FINANCEIROS E DE GESTÃO,GRANDE SENHOR NAS AUDITORIAS E EXCELENTE PROFESSOR NAS UNIVERSIDADES DE LUSÍADAS E NO ISP.
    Portanto sería a pessoa certa,mas como na terra de cego quem tem olhos é rei é por isso que o país anda assim, pelo facto de escolher pessoas erradas para ocupar cargos que joga com uma nação.
    Meus senhores e senhoras abrimos os olhos e mudemos o rumo deste país.
    Falo assim deste homem,porque como meu professor que é nas Lusíadas é um excelente professor e uma excelente pessoa.
    Então queremos um Presidente de trabalho,aliás o Dr.Francisco Rita não só quer ser Presidente,ele tem trabalhado dando a sua contribuição com os seus conhecimentos valiosos até hoje nas Universidades cá.
    Portanto embora não seja o Dr.Francisco Rita bem conhecido pela nação é o melhor candidato, um candidato com um rico currículum e limpo.Fico por aqui e espero que todos reflitam sobre quem será o próximo Presidente.para mim será o Dr.FRANCISCO RITA.UMA EXCELENTE ESCOLHA PARA A NAÇÃO.

    • Valdemas

      15 de Março de 2011 as 20:33

      Carlos Espirito Santo Bené também tem a ficha limpa. E já para não falar que é autor de 9 livros e é professor catedrático (título que nenhum sãotomense tem) em duas universidades portuguesas…

    • Danildo Santo

      16 de Março de 2011 as 8:00

      Que coisa é essa ??? Por favor sejamos mais sérios se queremos que STP avançe. Pelo facto do licenciado Francisco Rita dar aulas na Universidade Lusiadas e ter conquistado simpatia de alguns dos seus alunos já é competente para ser PR. Esse senhor tem algum livro publicado sobre economia ou sobre STP? Esse senhor tem alguma obra feita em STP ? Se tiver obra feita eu vou votar nele porque sei que pode fazer alguma coisa. Hoje em STP todos aqueles individuos com diplomas de licenciatura ou bacharelato são doutores (alguns nem sequer completaram o décimo primeiro ano. Até o sr. Nino candogueiro e o sr. Delfim são doutores. Mas o que é ser doutor em STP ?! Convenhamos !!!

      • Buter teatro esquecido

        16 de Março de 2011 as 9:56

        Caro Danildo Santo;
        O maior problema dos Santomenses é aceitar a inovação, acreditar nas novidades. Uma pessoa que tem uma Licenciatura mesmo não concluído 11º ano por percusso do liceu, tem o mesmo nível por questões de equivalência do próprio o curso. Por isso não vejo motivo de relevância para colocar está questão. Quando falam de obras feitas pelos cadidatos, gostaria de conhecer obras de Pinto Da Costa.

  6. Mario Pinto

    15 de Março de 2011 as 9:45

    O cargo de Presidente agora esta banalizado. Todos podemos ser.

    • Tomé

      15 de Março de 2011 as 10:43

      Concordo consigo senhor Mario Pinto. Isto parece uma brincadeira. Temos uma lista de pessoas que resolveram fazer o seu carnaval e brindar o povo com suas histórias pessoais de vida. Depois do senhor Liberato, temos o senhor Rita e depois deste temos a senhora Xinha que também se apressa para apresentar a sua candidatura para não falar nos outros. Enfim…. Estamos completamente perdidos.
      Fui

      Tomé de Almeida

      • jaka doxi

        15 de Março de 2011 as 23:13

        Meu caro Tomé de Almeida.
        O que é que o Arquitecto Liberato Moniz tém a ver com este senhor.
        Por favor não confunda o povo de São Tomé e príncipe.
        Se calhar o melhor para sí são os corruptos daquele partido que a gente sabe que andam em confusão porque querem todos ser presidente da república.
        Haja paciência.

  7. Mak

    15 de Março de 2011 as 11:26

    Este Senhor tem Capacidade de ser Presidente de S.tomé e Principe. Vamos votar nele.

    • Zezus

      15 de Março de 2011 as 17:52

      De facto tens razão,

      Depois do Fradique qualquer pessoa pode ser presidente.

      Fixe!!

      • vernes

        16 de Março de 2011 as 12:17

        Até Humbah!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!hahahaha

  8. Malembe Malembe

    15 de Março de 2011 as 11:42

    O Banco (equador = verde) quando faliu, houve muita maka. Quem apoio o banco no sofrimento.
    Sei que O Presidente FM, mandou o seu funcionario entregar ao Banco valores para fazer pagamentos, O Bispo Abilio, tambem era accionista.
    Só Visto??
    O Homem deve ser pau mandado do Actual PR.
    por incrivel que pareça, havia a circular na cidade uma lista de nomes de pessoas com depositos em moedas estrangeiras, pouca vergonha. Perguntam um professor de ingles que lá trabalhava.
    Terrivel.

  9. Choné

    15 de Março de 2011 as 11:52

    Eu também sou candidato, se senhor xico avançou eu também vou avançar, já que palácio cor de rosa de stp virou palco para diferentes tipos de artista e malabarista, quero vos dizer que eu também sou um grande autor, muito melhor que o falecido buter. Ou eu ou senhor xico nesta campanha.

  10. Emilio Pontes

    15 de Março de 2011 as 13:27

    Meus senhores,

    Deus e demónio não podem comer no mesmo prato.

    Deus tem mais poder.

    Um abraço

  11. Sonia

    15 de Março de 2011 as 14:12

    Pois é mais um Ambicioso. Quer dinheiro do povo pra sua reforma. Se quer mesmo fazer alguma coisa por s.tomé vai pra primeiro ministro…se quer dinheiro pra reforma vai pra presidência…Fazer denúncia em benéficio do povo pra quê?!
    Por essas e outras é que digo: Humbah Aguiar pra Presidente!!!

    • Candidato é buééééé

      15 de Março de 2011 as 14:25

      Humbah…aaaaaaaaaaaaaaah, essa foi boa, epa vamos fazer uma coisa, convidar toda a população de STP a lançar a sua candidatura, coisa fica resolvida, assim cada um vota em se mesmo, seremos todos presidente nós mesmos e da nossa casa..

      Viva STP.

      Vamos todos a presidência da republica, se fradique ficou lá dez anos, só a fazer cair governo, também podemos lá ir para comer, beber e viver bem…

    • Luis Edmar

      16 de Março de 2011 as 0:40

      Concordo Sonia é o único são-tomense que denúncia de cara e peito aberto o roubo de água no hospital.Nunca vi Liberato Moniz, Aurélio Martins ou mesmo Filinto Costa Alegre e mto menos esse senhor que esta aqui, a fazerem alguma denúncia desse tipo.
      Humbah é dos poucos são-tomenses que vejo a defender s.tomé desta forma.
      Viva Humbah Aguiar e abaixo os aproveitares do povo.

      • Vanox

        16 de Março de 2011 as 11:03

        Mas o Humbah pode estar lá em Manchester a criticar tudo aquilo que ele quiser, incluindo aquilo que ele nao sabe.

        Vejam os vídeos dele no Youtube vão perceber que é muito fácil qualquer um criticar aquilo que quiser de forma irresponsável e fora de casa.

        Quem trabalha cá não o faz porque ou está envolvido no esquema ou conhece as dificuldades. Por isso, vai criticar a quem.

        Sei que muitos de vós vai ficar sentido. Mas digam 2 coisas que o Humbah, vocês e mesmo o Sr. F. Rita já fez por STP. Pagam impostos aqui? enviam remessas? promovem o nome do país de alguma forma, como arte, cultura, etc?

        Cheers
        V.

        • Fernandes Boca

          16 de Março de 2011 as 11:42

          Caro Vanox:
          Concordo contigo. S.Tomé precisa de Humbah lá para fazer essas mesmas críticas que faz em Manchester e no youtube, ao vivo e a cores, certamente que teria melhores resultados, se tivesse coragem pra isso.
          Mas o facto dele estar fora quer dizer que n pode denúnciar e criticar ou mesmo elogiar os s.tomenses que estão em STP?!
          Deixem que dizer e pensar que a diáspora quem que ficar calada, Humbah Aguiar, pelo que sei é um nacionalista e já o ouvi dizer váriadissimas vezes e num video no youtube tb que voltará pra s.tomé e certamente tem projectos pra esse efeitos.
          A nivel cultural, Humbah como jovem estudante fez o que mtos de nós nem se quer tentou, pesquise melhor no youtube e no google, certamente que achará coisas interessantes sobre.
          Agora daí a ser presidente da república acho no minimo precipitado. Contudo é uma ideia interessante de ponto de vista político.

        • vernes

          16 de Março de 2011 as 19:32

          Pesquisei na net sobre Humbah…e realmente me surpreendeu!!!Há poucos como ele…

      • jaka doxi

        17 de Março de 2011 as 18:05

        Meus caros.
        Quem fez a denuncia do roubo de agua no hospital foram os jornalistas e não o coitado de Humbah Aguiar.
        Ele como muito de nós ajudamos apenas a fazer pressão neste jornal.
        Já que querem conversa digo-vos o seguinte:
        E quando é que alguém ouviu de Pinto da Costa,Maria das Neves,Elsa Pinto e e tantos outros corruptos de São Tomé e criticar esta e muitas outras situações que acontecem no nosso país?Nunca. Sabe poquê?Porque todos eles tenhem casa no campo de milho e arredores do hospital Ayres de menezes.
        Disseram-me que o Pinto da Costa vai aprersentar candidatura este sábado e que o MPLA está a pressionar o Patrice Trovoada para lhe apoiar. A ser verdade esta sujeira será o fim do ADI.
        Mais não digo.
        Abraços.

        • Yuelio

          18 de Março de 2011 as 11:52

          Caro Jaka Doxi,
          Os jornais apenas publicam a noticia. E quais jornais?!Nós temos mais que dois jornais, n é só o tela non.
          Quem deu a cara e deu enfâse ao mundo sobre essa questão foi o HUmbah Aguiar. Há aqui mesmo na net noticia em espanhol, italiano e inglês sobre o video dele no youtube. Porquê que mas ninguém fala no assunto?!Porque que mais ninguém dá a cara?!N é só pok têm casa no campo de milho…é também pok têm medo de perder os seus tachos.Estão todos ligados uns com os outros, a começar do Liberato a acabar no Filinto, e é que perdem mesmo.
          A solução é alguém que n tenha medo de perder o tacho, ou que seja capaz de dar a vida por nós já que a estão a tirar de nós descaradamente. Todos os dias há um caso novo no Hospital, morresse por falta de água e por outras coisas mais absurdas.
          Humbah fala e n fala só mal, já o ouvi falar mal do Fradique como também bem dele. Isso revela uma capacidade de bom senso e discernemento, além das sua já conhecida irreverência. Embora não parece acho que ele, já tem mais de 35 anos e a avaliar pela qualidade dos candidato e suas as acções, o em STP o Humbah é capaz de tar ao nivel de Liberato, Aurélio, e até João Carlos Silva. Humbah realizou vários espectáculos em lisboa de divulgação da cultura STP e outras coisas mais, desde dos 16 anos que faz as suas intervenções políticas sócias, e por causa disso saiu de são tomé sem bolsa de estudo, mesmo assim conseguiu se formar em sociologia.
          Portando de coitado n tem nada. E porque não: Humbah Aguiar pra presidente já!!!!!!!?

          • jaka doxi

            20 de Março de 2011 as 11:05

            Meu caro Yuelio Candongueiro.
            Você não sabe o que diz.
            Na verdade esta noticia foi dada pelos orgãos de comunicação social sãotomenses e estrangeiros.
            Não foi o coitado do Humba que deu a noticia.Esta é a verdade.
            Em relação ao tacho de que fazes referência apenas dizer que em relação ao arquitecto Liberato Moniz desafio-te a dizer aquí publicamente qual é o cargo que ele ocupa em São Tomé com ligação ao governo ou coisa parecida.
            Tu sabes que ele nunca ocupou cargos nehum no país porque é uma pessoa idonia e responsavel.
            Dizer-te ainda que ele já foi convidado várias vezes para ser Ministro,director e até embaixador e nunca aceitou.
            Está atitude é de um homem responsável.
            Acredito que se fosses tu a ser convidado para ocupar esses cargos aceitarias logo a primeira.
            Portanto não venhas com truques e não tente enganar o povo com mentiras.
            Porta-te bem.
            Tchauê.

  12. Adriano Málé Bobo

    15 de Março de 2011 as 15:15

    Sr.Danilos Santo é muito bom que esteja informado e depois começar a falar besteira,
    obrigado,
    fui,

  13. GORGULHO

    15 de Março de 2011 as 15:15

    esse homem e seus aliando do banco equador devia estar na cadeia

  14. Todo Mundo é Drº ,Mano Chum é Drº até Choné é Drº

    15 de Março de 2011 as 15:28

    Sô xico, deixa povo em paz, sô xico agora quer ser Presidente pá sô xico fazê vida de senhor, sô xico quer lambê um bocado desse dinheiro de ouro negro também.
    Sô xico não cansa de lambê dedo. sô xico deixa de gozar de nós, por amor da santa…

  15. Santaninha

    15 de Março de 2011 as 16:24

    As vezes não sei porquê, as histórias sempre se repetem, mas nos contextos, horas, e locais diferentes. Meus carros, sei que o País no momento em que se atravessa rumo ao desenvolvimento, está gatinhando,mas julgo eu q doravente vamos sentir os efeitos dos primeiros passos. Claro que não gostariam ver o País nas garras deste sujeito…. Por favor queremos Desenvolvimento, pois com este indivíduo… não sei não?…
    Mas ele honestamente sabe que vai perder devido a sua naturesa. Pois é um homem muito sínico, dá de muito bomzinho, mas depois surprende com más acções e de certeza que não é este tipo de pessoas que gostariamos que dirigisse o nosso Paí.

  16. António Veiga Costa

    15 de Março de 2011 as 16:42

    Aos que aqui metem pau em todos os cidadãos que manifestam intenções de se candidatar a presidente,esclareçam-me, por favor: NO PRESENTE MOMENTO, QUEM EM SÃO TOMÉ estaria apto a candidatar-se. E QUEM SERIA O CANDIDATO DE VOCÊS??

    • B

      16 de Março de 2011 as 8:25

      Dra. Poxi ou Dr.farruja.
      Estas satisfeito?

      • jona

        16 de Março de 2011 as 23:42

        tu deves ser um ideota cronico vai-se tratar!

      • António Veiga Costa

        18 de Março de 2011 as 0:31

        Devem ser o que você merece. Ao povo santomense oro para que consigamos um excelente Presidente.

  17. António Veiga Costa

    15 de Março de 2011 as 16:44

    Santomense gosta de denegrir imagem de todo mundo. Mancham o nome de uma pessoa com a maior facilidade. Acolhem e espalham aos ventos qualquer boato.
    Na falta do que fazer, vamos falar mal… mesmo sem provas…

    • peter

      15 de Março de 2011 as 18:01

      sim tens razao Antonion ninguem e prestavel em sao tome, entao si o Dr Francisco rita nao presta, a Dra das neves nao, a Dra elsa nao!o puto Aurelio tambem nao! ENTAO QUEM PRESTA? VAMOS ENTAO DEIXAR O cOta Fradique continuar la! eu acho que o Dr Francisco Rita tem a pusi, de avancar, deixemos de enveja e odio, jealous down brother.

    • Pumbu

      15 de Março de 2011 as 19:47

      Esse mal nao e so do santomense! Em toda a parte do mundo ha pessoas assim …

  18. Obama

    15 de Março de 2011 as 20:48

    Caros leitores,

    Realmente houve um lapso no meu comentário pois este senhor n foi o sócio fundador do Banco Equador. Mas é bom que lembremos sempre quem ele é, o que já fez em prol de STP e a sua família.
    Chega de favoritismos em STP!! Com este senhor a Presidente, é claro que defenderá os interesses pessoais em primeiro lugar e os interesses familiares a seguir. Os interesses nacionais…bem, esses já sabemos a resposta.
    Um bem haja ao povo de STP!!

  19. Rostov

    16 de Março de 2011 as 7:08

    SÓ QUEREM VIDA FACIL. QUALQUER DIA IREMOS AO CIRCO BUSCAR UM PALHAÇO TAMBEM PARA CANDIDATAR.

  20. américano s/ dolares

    16 de Março de 2011 as 8:32

    cacaô eh sa sunguê fê ca côu macaco

  21. sara

    16 de Março de 2011 as 9:08

    hahahhahah só me fazem rir com tipo desse canidato, um homem que não cosegue administrar ENAPOR e quer ser presidente da republica só pode ser brincadeira…… risos fuiiiiiiii

  22. BlagaBlaga

    16 de Março de 2011 as 9:11

    Um monte de palhaços que nem sabem o que dizem.Sem dúvidas temos que ter um Presidente da nação Sãotomense,agora pergunto aos que aqui metem as mãos pelas pernas para defenderem certos candidatos por interesses pessoais ou familiares ou por terem recebido o banho,qual dos candidatos está em condições de dirigir esta nação?
    O pUTO Aurélio Martins,a Maria das Neves,Elsa-chinha e todos os outros candidatos têm perfil e ficha limpa para falar a frente do Dr.Francisco Rita.
    Procurem saber quem é o Senhor e depois pronunciam.A ignorância, a estupidez e a falta de inteligência está dando cabo desta nação.Não preciso de banho de nenhum candidato,mas como cidadão com grande visão e interesse pelo desenvolvimento desta nação tudo farei para apoiar a candidatura do Dr.Francisco Rita,ninguém vai me impedir,farei divulgar a sua imagem e a sua capacidade de dirigir esta nação diante de qualquer um,apoiei o ADI,porque confiei no interesse do Dr.Patrice Trovoada pela nação,dei a minha contribuição para que o ADI ganhasse e ganhou.Mas que nunca o Dr.Patrice Trovoada está tomando medidas para este país que vive na anarquia,na desordem e na corrupção.Agora vou apoiar o Dr.Francisco Rita porque sei e confio que com ele e o governo actual a coisa mas ou menos vai andar,temos que acabar com a Corrupção,desordem,e doa a quem doer.
    Doa a quem doer,lutarei incansavelmente para apoiar a sua candidatura.

    • defensor

      16 de Março de 2011 as 16:39

      caro BlagaBlaga espero k estas errado, pok votar pra esse xico, é disperdiçar o teu voto, pareçe k ele é teu familhar pra ussares o favorismo a ele..
      Por outras palvras ele so pode ser teu patrão.. Chau .

    • HLN

      17 de Março de 2011 as 17:09

      Sabes qual a melhor coisa que devias fazer, em vez de estar a fazer escadas por outros. Estudar para saberes da tua vida.

  23. pantufas

    16 de Março de 2011 as 10:22

    O pior disto tudo é o Dr.Rita,ter ao lado dele,dois politicos falhados.

  24. Lévé-Léngue

    16 de Março de 2011 as 11:43

    sou malandro! deixa homem cú vida dele

  25. Alice das Maravilhas

    16 de Março de 2011 as 12:19

    Eles não só são politicos falhados são bufos a moda antiga.

  26. Madalena

    16 de Março de 2011 as 13:17

    STP, não perdoa politicos com um quadro dantesco de corrupção, má gestão da coisa pública, sobretudo politicos repetentes. Hoje queremos gente que dá provas de ser solidario, vontade nua a e crua de trabalhar com o povo, que partilha o pouco que tem, que sabe ouvir e escutar, aquele que nos momentos de vida dificil, dá uma mão solidaria, faz um gesto, visita presos, doentes, dá sentimentos de pêsar as familias quando um familiar falece, sabe trazer e partilhar alegrias com o povo de Cauê a Paguê.
    Um Amigo das gentes.

  27. Doce de Coco

    16 de Março de 2011 as 13:40

    Realmente é preciso lata!
    Não tapem o sol com a peneira.
    Não gozem com o povo!
    Devia haver um estudo da vida pregressa de TODOS os candidatos ao cargo da presidência da república.

    Tenho dito,

    Doce de Coco

  28. ´Pê Cu Quenta

    16 de Março de 2011 as 16:08

    ESte senhor Xico é uma raposa velha. Só quem não o conhece!Todo sítio por onde passa faz porc…O que é k ele esta a pensar que povo é?? Este senhor é um incompetente, que fartou de demonstrar por todo sítio onde passou… Quer ser presidente?!! Nem de socopé ele pode. País também ficou para bobo: Enfim…Só coragem. Deus nos livre dessa raposa…

  29. NANDO VAZ (ROÇA AGOSTINHO NETO)

    16 de Março de 2011 as 16:48

    Caso Supremo Tribunal de Justiça,venha reconhecer oficialmente o Francisco Rita como candidato presidencial oficial.
    posso afirmar catastroficamente que estamos perante um “ESTADO FALHA”. Sei de antemão que esta expressão tem muito peso gramatical e emocional, mais para os homens que governa este arquipélago,não para minha pátria que é S.TOMÉ E PRÍNCIPE TODO PODEROSO (Ó RAPAZ TIRA CHAPÉU)

  30. lino

    16 de Março de 2011 as 17:54

    Meus senhores..
    Deixem-se lá disso.
    Depois de termos fradique como presidente,….neste momento qualquer um tb pode ser.
    O cargo está banalizado.
    Completamente banalizado.

  31. lino

    16 de Março de 2011 as 17:59

    Um país que já teve Delfim Neves como ministro….Fradique de Menezes como presidente..
    Meus senhores…só mesmo em s.tomé e principe.
    Nos últimos tempos só fomos governados por comerciantes e ignorantes.
    E o país é o que temos.
    O povo anda a dormir….e a levar com banho de quem pode na hora da verdade.
    Bem haja!

  32. américano s/ dolares

    16 de Março de 2011 as 18:35

    vou candidatar

  33. Lu

    16 de Março de 2011 as 20:08

    Sim, se for pra isso eu prefiro o Humbah.
    Humbah Aguiar pra presidência já!!!!!!!!!!
    Pelo menos esse é mostra alguma coragem e é jovem.

  34. pinto

    17 de Março de 2011 as 9:11

    qualquer cidadao nacional seja ele , a , b, ou c tem o direito de aspirar ser PR.Se reune os requisitos que a lei exige tudo bem.Existem as urnas e a ultima palavra e do povo.Muitos comentarios fazem alusao ao jovem Humbah Aguiar que acho muito bem que cada um defenda a pessoa que quer.Temos que ter em conta que uma coisa e estar a leguas de distancia e opinar e outra coisa e estar no terreno a viver a situacao da terra que neste momento nao e nada satisfatoria.Portanto temos que ser muito ponderados para que nao voltemos a cometer o mesmo erro em demasia.

    • Bento

      17 de Março de 2011 as 16:18

      Conheço o Humbah Aguiar desde de pequeninos em S.Tomé e na OVJ uma organização que o Gika Simão destruiu. E garanto que sempre foi igual, sempre teve essa forma de intervir. Havia no nosso tempo outros jovens que falam de criticavam mesmo lá em S.Tomé como por Exemplo Arnauldo Couto, mas assim que lhe deram uma bolsa, foi e nunca mais disse uma palavra. Humbah mesmo fora continua a falar.
      Humbah Aguiar pra Presidente Já!!!!!!!!!!!!!!!!

      • Carlos Sandanha

        17 de Março de 2011 as 23:08

        Bento, bom recordar do Gika Simão, este mesmo Gika Simão arruinou a JMLSTP. Talvez chegou a estes cargos por ser da familia Graça, porque de competencia é zero!!!

  35. Adriano Málé Bobo

    17 de Março de 2011 as 9:17

    O Sr.Obama, em qualquer parte do mundo onde o Sr. tivesse, os interesses são sempre defendido, porquê que ISRAEL, no Médio Oriente fazem das suas, devido EUA, porque eles tem la´os seus interesses,
    obrigado

  36. Sum Fulano

    17 de Março de 2011 as 10:36

    Gente de são tomé, precisamos de um precidente da republica que possa unir os sãotomenses e F.Rita pode ser uma solução, alé de ser um grande técnico é sem dúvida um grande homem, não podemos misturar as coisas.STP precisa de um presidente que seja um gesto com visão, e que relamente os problema sdo país, e que tenha capacidade de os equacionar.F.Rita tem essa visão e a capacidade de equacionar esses problemas.

  37. ze pedro

    17 de Março de 2011 as 15:48

    Por acaso conheço muito bem este senhor porque já trabalhei com o mesmo, mas convenhamos né… !

  38. Mina di Célivi

    17 de Março de 2011 as 15:57

    Isto tudo é uma palhaçada!
    Este individuo deveria pensar noutra vida!
    A bem pouco tempo enquanto Ministro do Comercio…, o que andou fazendo em S.Tomé foi visitar os “quiosques” de todos os bairros.
    STP está perdido com este “tipo” de gente!

    • Olavo C. Lisboa

      17 de Março de 2011 as 19:33

      Humbah Aguiar para Presidente

  39. jaka doxi

    17 de Março de 2011 as 18:14

    Ê sá Sunguê fê.
    Credo é.
    Santomé plodoso ku santantoni só ca fé justiça.
    abraços.

  40. jaka doxi

    17 de Março de 2011 as 18:18

    Disseram-me que o Pinto da Costa vai aprersentar candidatura este sábado e que o MPLA está a pressionar o Patrice Trovoada para lhe apoiar. A ser verdade esta sujeira será o fim do ADI.
    Mais não digo.
    Abraços.

  41. Lidia

    18 de Março de 2011 as 1:54

    xe…mas homem..sossega…agora quer ser PR??? so em stp. unicas pessoas k podem votar pra ele e so familia dele memo…

  42. CABALO MOLÊ

    18 de Março de 2011 as 8:53

    Senhor Frncisco Rita..tenha pelo menós poder de cogitação se proprio baco senhor não sabe gerir para progredir agora quero ser PR?siceramente DÔLÔUÊ NÁ KÁ PIA KÁNDJÁ

  43. Adriano Malé Bobo

    18 de Março de 2011 as 10:43

    O Sr.Pinto da Costa que não faça ilusões,porque o partido ADI, não vai te apoior,conta com o teu PARTIDO MLSTP/PSD,
    FUI,
    OBRIGADO

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo