“Violou-se todas as regras”

Assim reage Elsa Pinto, pré-candidata às eleições presidenciais e militante do MLSTP/PSD, em relação ao Conselho Nacional do último fim-de-semana. Elsa Pinto falou ao Téla Nón, em Folha Féde, durante uma reunião política de pré – campanha para as presidenciais.

A pré-candidata que está no terreno a preparar o caminho para sua ascensão ao cargo de Presidente da República nas eleições de Julho próximo, decidiu concentrar as suas baterias na localidade de Folha Féde, após o fracasso que foi a reunião do conselho nacional do seu partido o MLSTP/PSD.

Rodeada por dezenas de habitantes de Folha Féde, círculo do distrito de Mé-Zochi, Elsa Pinto, deu a sua versão dos factos, sobre o que aconteceu no Conselho Nacional do MLSTP/PSD no último sábado. «Sentimos que na sala o clima não era propício para eleições. A reunião que estava marcada para as nove horas só começou as 13 horas», foi o primeiro reparo feito pela pré-candidata, para demonstrar que a reunião do conselho nacional do MLSTP/PSD para escolha do candidato do partido as eleições presidenciais, estava ferido de ilegalidades.

Elsa Pinto, recordou que o processo de escolha do candidato do MLSTP/PSD às eleições presidenciais, começou a ser violado muito antes da reunião do Conselho Nacional. «Houve muitas violações que começaram antes da reunião do Conselho nacional. O partido decidiu que até 15 de Fevereiro, toda gente que queria ser candidato tinha que apresentar a sua candidatura. Até 28 de Fevereiro a questão tinha que estar resolvida, e no dia 8 de Março começar a pré-campanha. Isto porque partia-se de princípio que duas senhoras seriam candidatas. Portanto ou uma ou outra seria candidata do partido», explicou.

Certo porém segundo Elsa Pinto, é que tudo alterou desde que Aurélio Martins Presidente do Partido, decidiu avançar também como pré – candidato presidencial, quando já estava encerrado o período aberto para apresentação de candidaturas no seio do partido. «O nosso espanto é que o senhor Aurélio Martins que tinha acabado de ser eleito no dia 15 de Janeiro Presidente do Partido, começou também a fazer campanha no terreno. E numa comissão política ele confessou que era candidato. Aqui as coisas começaram a ficar baralhadas. Como é que o árbitro passou a ser jogador?», interrogou.

Em declarações ao Téla Nón em Folha Féde, Elsa Pinto, disse que tanto ela como a outra pré-candidata, Maria das Neves, perguntaram várias vezes a Aurélio Martins se ele tinha intenções de candidatar-se ao cargo de Presidente da República. «Ele sempre recusou, dizendo que estava apostado em unir o partido, e que o seu trabalho era preparar o partido, para as próximas eleições legislativas e unir as forças do partido», declarou Elsa Pinto.

Referências do passado com as quais a pré-candidata decidiu conviver, nos últimos meses. O caldo entornou no último fim-de-semana quando o partido reuniu o conselho nacional para eleger o candidato às eleições presidenciais. «Vimos que toda estrutura do secretariado do partido estava instrumentalizada. As pessoas do secretariado são pessoas da candidatura dele. Temos 3 pessoas que trabalham na empresa Gibela de Aurélio Martins, e que também trabalham para o partido. No fundo era um arroz com manga que estava lá dentro. Toda a máquina estava preparada para falsear os resultados», denunciou Elsa Pinto.

Situação confusa que segundo Elsa Pinto, forçou a sua retirada do Conselho Nacional, antes mesmo da votação. «A nossa reacção é que violou-se todas as regras. Porque o regulamento que o conselho votou dizia que o candidato as presidenciais, tem que ser escolhido por voto secreto. Quando nós saímos ele foi eleito por mão no ar. Portanto houve violação», pontuou.

Na conversa com o Téla Nón que serviu também para esclarecer os seus apoiantes em Folha Féde, sobre a situação política no seio do MLSTP/PSD, Elsa Pinto, acrescentou que após a sua retirada e de Maria das Neves da sala, «só ficaram 90 membros do conselho nacional, e que são apoiantes dele. Quer dizer que ele(Aurélio Martins) não tinha o número suficiente de votos para ser eleito candidato do partido às eleições presidenciais», frisou.

Os Estatutos do MLSTP/PSD dizem que o Conselho Nacional é o órgão máximo entre os intervalos dos Congressos, pelo que as suas decisões são soberanas. O Órgão é composto por cerca de 400 membros. Elsa Pinto considera que a presença de apenas 90 membros não legitima a eleição do pré-candidato. «Então vamos impugnar este acto, porque é inválido e não tem pernas para andar» concluiu, a pré candidata.

Abel Veiga

  1. img
    Buter teatro esquecido Responder

    Na verdade, se ficar provado está ilegalidade, autoridade competente deve agir. O que aproveito para alertar aos insatisfeitos ou lesados, é, que com a percentagem do voto que Aurélio Martins ganhou o Presidente do partido a bem pouco tempo, tudo aponta que ele será favorito em receber apoio do partido.

    • img
      h silva Responder

      Buter não tenho nada contra sr Aurélio Martins ser o candidato do MLSTP as eleição presidencial.mas só pra te informar k o msm sao pessoas diferentes k estão na disputa com ele.mas digo que entre os 3 ele era oq menos apostava.ainda não deu provas como politico, e se td k dizem a cerca da eleição do conselho nacional for verdade, ele começa muito mal a ser um líder de um partido, mas de um pais em condições politica k esta STP.Digo te que ficaria em duvida em escolher essas duas senhoras,ambas tem capacidade de governar mais do que provado.alias vou te dizer outra coisa se fradique não prepara cilada a Maria das neves ele não ganharia o segundo mandato em que esta a exercer.ate ao caso que surgi o nome dela, ela era simplesmente uma primeira ministra fantástica e figura do povo.Mas quem será candidato que MDFM ira apoiar? não será Elsa Pinto?Fradique gosta muita dela e já fez questão de dizer que confia nela a quando da formação de muitos governo.ate pediu ao MLSTP que ela fosse ministra do negocio estrangeiro.Haver vamos seja la quem for eleito que seja um bom presidente ao meu pais que tenho muita saudade e k espero la ir este ano.felicidades a todos santomenses.

      • img
        Buter teatro esquecido Responder

        Caro H Silva;
        A tentativa de sabutar votação de um partido político é crime. No meu intender quando Maria Das Neves e a Elsa Pinto na fase de votação, abandonam o recinto e, influênciam os outros membros,que são seus apoiantes, a abandonarem também o recinto, isto para mim não é exemplos de gente com caracter.

  2. img
    José Manuel Triste Vencedor Responder

    Nem pensar Buter. Ele ganhou o Congresso do Partido apenas com apoio de Rafael Branco e Maria das Neves o que lhe somou um percentual de 72%. Se o Congresso fosse hoje AM não teria 30% de votos. Aliaz já existe um pedido de convocação de Congresso com mais 200 assinaturas de militantes dispostos a correr com Aurélio Martins. Todos os seus apoiantes sentem-se traídos e burlados.

    • img
      Osama bin Laden Responder

      Traição nunca fez bem a ninguém!! Mais gostaria que Aurélio explica-se o porquê de tanta pressa? Porquê tanta ambição..
      Vou ordena a minha mãe e todos meus familiares mais próximos para não votarem nesse senhor, nem que Deus desça a terra….Aurélio Presidente de STP nunca mais, mesmo com banho ou sem.

      A experiencia de Fradique obriga que todos nós temos que ser responsável na hora de eleger um cidadão que nos poça representar com dignidade…

      • img
        leandro jesus Responder

        Amém!

      • img
        delete Responder

        os teus familiares nao tem opiniao propria e tem que ser tu a lhe dizer como devem agir . me diga candidato prefeito para este cargo ja que ninguem tem capacidade para voces,,,

    • img
      Buter teatro esquecido Responder

      Caro José Manuel Triste Vencedor;
      Não esquece que a decisão final de uma votação, depende da vontade e a forma de pensar de cada um. Nessas circunstâncias, não concordo que o Aurélio Martins é um presidente em serviço da senhora Maria Das Neves e do senhor Rafael Branco.

    • img
      manuel pinto Responder

      meu caro compatriota, eu vivo em STP e em momento nenhum vi o rafael branco e a maria das neves a apoiarem aurleio martins para ganhar o congrwsso. a troco de que fariam isto?
      o mlstp é um grande partido e tem regras. o estatuto diz qual é o metodo para a convocaçai de cngressos. não se faz congressos com abaixo-assinados forjados pelas pessoas que nos conhecemos.
      a democracia tem regras. e ainda bem que é assim. o povo esta cansado destes velhos, vejam o que se passa no mundo arabe.

  3. img
    Palavras de desenvolvimento Responder

    Camarada Aurelio Martins tem legitimidade em almejar o cargo de presidente da
    Republica de S.T.P temos varios dirigente do governo mas nenhum se preocupo e fez es forço para a ajudar nas necessidade do povo com os seus pro-pio recurso, pelo contrariado robarao ao povo. Aurelio forneceu apoi a juventude em educaçao fornecendo bolsas d estudo, no desporto e com a sua humildade,foi a figura publica mais querida por tres vezes com consecutiva que ja de mostro a sua popularidade e com isto, conquisto o seu espaço nos corações do povo d S.T.P. gente vamos para d mesquinharia e invejas e vamos pensar no desenvolvimento do nosso pais. Arelio Martins o povo esta contigo força meu e nosso futuro presidente.

  4. img
    Miss Jane Responder

    Meu camarada Aurelio Martins nao esta com tanta presa, se a maioria dos militantes apostaram em Aurelio Martins na comissao politica, outros tem que respeitar essa opcao. Exite uma hierarquia, uma comissao politica dentro do partido, entao tem que ser respeitado. Aurelio Martins futuro presidente de S.T.P

  5. img
    malaqueta Responder

    Concordo com Butter pela percentagem que ele ganhou a Presidencia do Partido, tudo indicava que ele seria favorito para receber apoio do partido… Forca Aurelio Martins. Deus esta iluminando e sempre iluminara teu caminho.

  6. img
    edy Responder

    Elsa, estas a ver, essa e a velha escola do MLSTP. todos querem poder porque sabem como isto e gratificante.Mudou-se o presidente do partido mas o metodo e sistema permanence, se vcs nao conseguem arrumar a propria casa comopodem organizar e desenvolver o pais! santa paciencia TIA ELSA.

  7. img
    edy Responder

    AO Aurelio Martins so posso dizer muita calma senhor. Outros dizem step by step.Take it easy man.

  8. img
    Edson Costa Responder

    A ùnica indignação dessa senhora, é a candidatura do Aurélio Martins. Ou seja, o Aurélio Martins candidatando, as chances da senhora Elsa Pinto de ser eleita são restritas. Todo santomense, desde que cumpra os requisitos ditados pela constituição, pode se candidatar a presidência, portanto não comprendo a “traição” denunciada aqui por dessa senhora.

    • img
      Sanmedeçuê Responder

      Nem dita Elsa Pinto,nem Maria das Neves e próprio eleito Aurélio Martins, na conjuntura actual deixam muito a desejar…!
      Mas que tipo de candidato a Presidencia do MLSTP/PCD Santomem poderoso irá ter em JULHO? Cuidado com mais uma derrota!
      Não basta os anos de FREDÍ, chega!
      Nós somos um povo ilhota, cheio de inspiração e ambição, poder e determinação. Precisamos de um lider que nos limpa vergosa a nível nacional e internacional. E este líder só se consegue com muita democracia, debates e com um projecto firme, adaptado a nossa realidade. Lembramos do Rei amador, Sr. Geovane, etc…
      Refletem um pouco!

      Fuí….SANMEDEÇUÊ

  9. img
    Mak Responder

    Aurélio este não é um bom momento para candidatares. Agora vas desgastar a sua imagem q ainda não está construida. Leve,leve.

  10. img
    londres Responder

    D.Elsa Pinto com muito respeito que tenho pelas mulheres(mae)no seio do MLSTP nunca foi novidades os arbitos tornarem jogadores por isso esta interrogacao sua nao convence o povo mas sim ajuda afundar o partido em causa ;gostaria que voces fizessem um bom trabalho de casa depois virem a rua,mas enfelizmente a pressa do seu lider e o sao tome poderoso como nao dormi nos mostrou a vossa incopetencia,Santome decu vivo…cuidado…AKA SA ME FESSA PATA…

  11. img
    lino Responder

    Meus amigos e conterrâneos…..vejo que a maioria do pessoal que tem aqui deixado a sua opnião sobre este assunto ….são mesmo uns totós!!..Ou sempre andaram destraidos.
    Nunca questionaram sobre as boas vontades desse senhor?
    Só pode ser.
    Tudo que andou a fazer até agora foi com intenções de cativar o coitado do nosso povo que só se contenta com migalhas.
    De certeza que nunca fez nada de coração.
    Ele tem um plano na vida…..um objectivo…..e começou a promover-se com obras de caridade e armado em homem de boa vontade.
    Abram os olhos meus amigos.
    Abram muito bem esses olhos.
    obrigado.

  12. img
    José Manuel Triste Vencedor Responder

    Buter. Neste Congresso do MLSTP, estive la. Não se votou em consciência. Houve muito Banho, letimado pelo antigo Presidente Rafael Branco, e houve também muitas iregularidades cometidas pela OMSTEP liderada por Maria das Neves em troca de favores posteriores. Só que o Tiro saiu pela colatra. Quem fez o monstro que lhe prenda.

  13. img
    Zé Maria Responder

    Essa terra é de brincadeira.
    todo mundo quer brincar de ser presidente.
    Esta senhora que quando foi ministra quase afundou o Ministério de Educação e de Defesa, quer ser Presidente?

    Tenhamos olhos clínicos, meu povo.

  14. img
    FV Responder

    caros leitores

    Até quando deixemos de brincadeiras. É de notar que ningu+em quer perder mas temos que reconhecer o que +e melhor em cada circunstância. Aproveito para deixar algum reparo. Por acaso vi anteontem no Repórter Africa as reclamações das pré-candidatas do partido MLSTP/PSD e choquei com a revolta e falta de civismo, do bom senso, da estravagância que a senhora Elsa Pinto falava quando por um lado ocupou o cargo de Secretária de Estado e Ministra recentemente e o que ocupa nesse momento falar ao mundo nesse tom de palavra em que demonstra a falta de capacidade de liderança e orgulho. Quanto a senhora Maria das Neves embora não ter tambemo orgulho patriótico embora sei que tem muitas outras capacidades

  15. img
    FV Responder

    Para continuar. A senhora Maria das Neves esteve mais a altura em reclamar a mesma situação mas mostrou estar a fazer coisa certa em mau lugar. E aí vai um recado “santomenses tem que conservar a sua auto-estima principalmento quando se está a frente perante midia e para terminar o Conselho do partido devia pensar se é necess+ario apresentar algum candidato.

Deixe um comentario

*