Gilberto Gil Umbelina é pré-candidato ao cargo de Presidente da República

O músico, que criou o Partido Socialista de São Tomé e Príncipe, que concorreu às eleições legislativas de Agosto de 2010, será desta vez candidato ao cargo de Presidente da República. Gilberto Gil, promete consolidar a democracia política e económica em São Tomé e Príncipe.

Tem 61 anos de idade, é filho de pai e mãe são-tomenses. Gilberto Gil Umbelina sente que preenche os requisitos exigidos pela constituição política para ser candidato a mais alta magistratura do país.

O músico anunciou que vai oficializar a sua candidatura ao cargo de Presidente da República em Cabo Verde, onde começou a reunir meios para sustentar a corrida presidencial. Nas eleições legislativas de Agosto de 2010, o seu Partido Socialista, foi uma das forças políticas mais votadas no grupo dos partidos sem assento parlamentar.

Um factor que inspira o músico natural da ilha do Príncipe. Gilberto Gil diz que a sua candidatura é de «um cidadão com experiência na diáspora». Aliás Gilberto Gil viveu mais de 30 anos na Europa. Portugal e França foram os países de acolhimento.

Com a sua candidatura, Gilberto Gil, pretende passar a mensagem de que «todos devem participar na vida cívica, política, económica, e sociocultural do país», declarou para o Téla Nón a partir de Cabo Verde.

Consolidação da democracia política e económica, é uma das prioridades do provável candidato presidencial, que também defende a «cooperação e a independência do país em relação ao exterior, para que todos os são-tomenses sem exclusão de ninguém usufruam dos nossos recursos naturais, em especial os mais desfavorecidos. Para que as receitas do petróleo, os recursos piscícolas, turísticos e agrícolas, beneficiem também o povo. Todo o povo», referiu Gilberto Gil Umbelina.

O músico promete uma magistratura de influência e diálogo, que não dará tréguas ao combate a corrupção. Gilberto Gil Umbelina diz também que se for eleito Presidente da República, vai promover a integração regional entre  São Tomé e Príncipe e Cabo Verde.

Abel Veiga

  1. img
    De Longe Responder

    Meu Deus!!!

    • img
      Pasmado Responder

      Gilberto Presidente, já!

      • img
        manuel sousa Responder

        já, porquê? ele n é filho da terra?
        pelo menos reconhece-se nele, ombridade e audácia. restos, sao vontades.
        e tu porque escondes a tras de uma maquina?

    • img
      jaka doxi Responder

      Oportunista.

    • img
      kimi-kimi Responder

      Vai cuidar da vida em outro sítio e deixa de envergonhar o país

    • img
      Dos Santos Responder

      Credo salto;Quinta do Mocho(Sacavem-Portugal) para Palacio cor de Rosa;cuidado com pulga.Culpa nao e tua.Causa da Democracia,se quiseres emprego temos muitas rocas no Principe e Sao tome para plantar Banana ,Madioca,Milho e mais…ate podes ser presidente de uma das plantacoes so difinir qual que mas dedicas.(Um fla mu zaee)

      • img
        Nene managem Responder

        oh dos santos…! tens cuidado com k dizes… se ñ sabes da vida do sr ñ vem com esse tipo de comentários… esse sr. sempre esteve em roque perto do rato… esse sr ñ é qualquer pessoa… e tda a gente merece respeito… ele mostrou a sua disponibilidade, quem quer vota, quem ñ quer ñ vota. fica a cargo da consciência de cada um. então mostra a tua disponibilidade tbm para dar a volta à situação do nosso pais. pelo tua falta de respeito ñ deves ter conhecimento basico de uma sociedade democrática…

  2. img
    António Martins Gomes Responder

    …na minha opinião o candidato deixou-se levar pela ingenuidade- lançar candidatura a partir de Cabo Verde? Na verdade, Cabo Verde não é nenhum exemplo de modelo de democracia tal como se propaga por este mundo fora- o futuro nos dirá!Natural de São Tomé e residente em Cabo Verde (…)

  3. img
    SPC Responder

    Mi sa puê minu ê sá fé cu sa fooo…
    Lembram-se desta musica? Isto deu ao cara digo ao sr Gilberto uma notavél experiência na diaspora e sendo ele presidente levará S. Tomé e Príncipe ao tão almejado desenvolvimento.
    Democracia faz cada coisa…

    • img
      Vanox Responder

      Claro!!

      Peça-lhe o CV, por favor.

      VN

  4. img
    Horácio Will Responder

    Ainda não defini a quem apoiar racionalmente entre os pré-candidatos anunciados, embora reconheça que um nome me estimule mais confiança que todos outros.
    Apesar ter cada vez mais pena da minha terra quando certos nomes surgem, continuo a achar que essas pessoas são mais válidas do que eu e todos os outros que não tiveram a coragem de fazer uma maior aproximação da vida política e social de S. Tomé e Príncipe.
    Apelo a todos os são-tomenses que se consideram pessoas dignas a se aproximarem dos centros de decisões sobre o futuro da nação de modo a fazermos uso corajoso das nossas qualidades contra o MAL que tanto se instalou na terra qual dizemos amar.

    • img
      Espantado Responder

      Senhor Will:

      Decide então a quem apoiar irracionalmente. Fui!

  5. img
    albertino pires sousa Responder

    quanto ao senhor Gilberto, siga cantando, pois cantas bem! Podes parar mais vezes e comer tua jaca ou daúa aqui em Ponte-Tavares ao disfarcares uma simplicidade, ou talvez aqui devesses anunciar a tua candidatura em Ponte-Tavares, pois falhaste ao te-la feito em Cabo Verde.

    • img
      João Responder

      Albertino. Não sejas mau. Achas sinceramente que esse senhor canta bem?
      João

  6. img
    Politico da Elite Corrupta de STP Responder

    Vou lançar minha candidatura amanhã no “Bigode”, vou trabalhar para povo e com povo e eu não sou corrupto.

  7. img
    Matazele Responder

    “Tam fi cumé ue caxi”
    “Gil, vica bu caza ouoo…”
    Penso que não foi genuina a idéia de criação do PS, por Gilberto, mas apressou. Numa corrida, não é quem sai em 1º lugar que ganha a prova.

  8. img
    Virtual Responder

    Mais um…

  9. img
    maiker Responder

    Na minha opinião o primeiro ministro Dr.Patrice trovoada deveria candidatar ao cargo do presidente da republica porque possui o melhlo perfil e é a pessoa mais indicada.
    os precandidatos as eleições presidenciais tanto do MLSTP E outros nem sequer tem compitencia para ser veriador .
    Avança Dr.Patrice Trovoada em nome da nação.

    • img
      Vanox Responder

      Tens Razão!

      O Dr. Patrice demonstrou a sua competencia como PM.
      De tal modo que se vê a olhos nús.

      Porque não assumir a Presidencia.
      Não há candidatos mais competentes que ele.
      Sem Dúvida.
      É o santomense mais competente que o Sr. conhece.

      Força Patrice!!

      • img
        João Responder

        Vanox,
        Há possibilidades de demostrar algumas competências do Dr. Patrice que se vê a olhos nu?
        Por favor,
        João

      • img
        fla cua mi Responder

        concordo com sigo.

      • img
        fla cua mi Responder

        sunguê,un sa cu sum!:)

      • img
        luis monteiro Responder

        Mais competente ou com mais dinheiro.
        Queres é banho meu amigo

    • img
      Flolicanidu Responder

      Outra vez esse apelo?

      O Patrice até podia candidatar-se, mas é um passo que ele não pode dar, porque o que tem a perder (se não for eleito) supera largamente o que tem a ganhar se for eleito PR.

      Espero que ele seja um bom jogador de poker… ou de “lerpa”.

      Se ganhar, resolve o seu problema pessoal e até fortalece temporariamente a posição do governo.

      Se perder, o governo cai logo no dia seguinte e… teremos mais um grande período de crise política e o ADI poderá implodir.

      Espero que o Patrice patriota (existe?) e líder seja um bom conselheiro do Patrice (ambições pessoais).

      É nestes momentos críticos que um chefe ganha estatuto de líder. Quando consegue perceber que os ganhos da equipa são mais importantes que os ganhos pessoais.

  10. img
    maiker Responder

    Avança Dr.patrice Trovoada.

  11. img
    João Responder

    Essa coisa de Presidente da dinheiro, muito dinheiro ou virou bobô?
    De duas uma, ajudem-me a entender. Chê, até sr. do movimento socialista?
    Párem se faz favor com a pouca vergonha. Ser presidente agora é que também?
    João

  12. img
    Matias Responder

    Horacio Will,
    O teu candidato é aquele que não persegue gente, mesmo sendo do MLSTP. Lembras do Jornal de Parede,”lica ta sa ca Tete”anos 78/79. Campo produtivo. Há jovem com estas iniciativas que os mais velhos não gostam.
    Quando voltar a terra natal assim que puder e falamos, assim irás apoiar um candidato amigo deste povo.
    As jaqueiras, zé, tchudi, jardim, cano, comprida, vala, fome, desapareceram. Maria das Neves tomou toda a vila de Graciosa, Fradique tomou toda a zona de safu 3 pés.
    Assim ja terás um candidato a apoiar.

    • img
      horácio will Responder

      Matias, tive pena de ter estado desligado da net nos últimos dias. Apesar de não gostar de usar este espaço para motivações pessoais, não deixo de reconhecer que comentários como os teus são calorosos cumprimentos que me conduzem aos melhores momentos da minha vida: aqueles em que estive nos lugares que fizeram de mim o que sou. Grande abraço Matias.
      Sabes? As pessoas não gostarem de jovens com iniciativas,já vi que não é problema exclusivo de S.Tomé. Espero podermos falar sobre isso porque por este meio não convém. Quero fazer um artigo de opinião sobre ter iniciativas e ter coragem de fazer avançar o BEM contra tudo e todos. Sei que todos queremos que o bem triunfe mas pouca gente tem a coragem de o defender. Termino ansiando iniciar uma conversação (que será amistosa de certeza)contigo. Meu mail:horaciwill@hotmail.com

  13. img
    Matias Responder

    quis dizer clincatá sa ca tete

  14. img
    Matias Responder

    Senhor Nandinho, agora és pasmado!!!

  15. img
    B. Oliveira Responder

    Só faltava este individuo.Apesar de manifestação ao trono do PR ser um dos direitos de goza dos cidadãos, não vejo com bons olhos esse desfilar de tantos candidatos à presidência da república. Até dá aspecto de banalização do cargo. Enfim…como dizia outro “esta é a república das bananas”.

  16. img
    Bodji Vé Responder

    Será que temos necessidade de PM e PR ?
    Haverá espaço para ambas figuras?
    Com parcos recursos que temos, nao será um desperdício de meios manter as duas figuras?
    As duas figuras serão necessarias para uma verdadeira democracia?
    Há paises democraticos em que existe apenas o PR e, claro, um parlamento composto por diferentes partidos a funcionar em pleno.
    Enfim…sao apenas desabafos.

    • img
      vugu vugu Responder

      És bode velho e sabes muito.

      Não podia estar mais de acordo.

  17. img
    San-to Responder

    ho gil tem juizo, tu es um assassino queres nos matar a todos é isso?cruz credo.

  18. img
    "Nós por cá e a nossa maneira" Responder

    …isto esta a ficar cada vez mais interessante…porque num universo de 100 mil eleitores(é apenas uma suposição)temos uma panoplia de pré-candidatos, uns anunciados outros por anunciar!!!! já estamos a caminho de oito pre-candidatos anunciados….isso significa que o povo vai tomar banho a serio.

  19. img
    Vigário Responder

    Palhaçada, palhaçada, eu estou começando a ficar com vergonha disso tudo, Qd Eh que os santomenses vão se unir em torno de uma causa, porque tantos candidatos assim num pais de 160 mil pessoas? Será que ser presidente de STP da tanto dinheiro assim? Impresionante!!!!!
    Em STP Qq um pode ser presidente na verdade todo mundo, . Eh que na verdade o ultimo presidente fez uma figura tao lamentável que ninguem mais consegue entender a responsabilidade que Eh ser presidente de um pais , meu presidente.
    Tudu viantelo cu palaie mece bila pligidentchi.

    Faço aqui um veemente apelo aos nossos vianteiros, as nossas peixeiras que possam Tb se sentirem encourajados a candidatarem, nada mais legitimo que vcs se candidatem Tb, alias vcs Eh que nos dão alegria com as usuas que nos faz esquecer tda essa brincadeira e nos trás ate as nossas casas o voador que precisamos pra o banquete. Meu voto Eh vosso nada mais justo.

    Que Deus tenha misericórdia de nos.
    Como Eh que tao pouca gente pode ser tao
    dividida.

    • img
      Virtual Responder

      Re: Porque é democracia! Não!!?

  20. img
    Antonio Jose dos Reis Responder

    Meus caros
    Enquanto isso der alguns trocos, certas pessoas nao se absterao de apresentar suas candidaturas as eleições. Diz a má lingua que, assim que esse Sr. recebeu o dinheiro para as legislativas, viajou no voo seguinte para Portugal e deixou gravado um espaço de antena para entreter os eleitores. Ao ser verdade pelo menos nao se viu obrigado a gastar tudo o que recebeu epelos vistos a coisa deve ter sido boa por isso ele esta de volta.
    Antonio dos Reis

  21. img
    INCOMODADO COM ISTO Responder

    quem não se lembra
    ” êle cu bê lagatiça cu doçu labo” também quer ser presidente, enfim, seja bem vindo

  22. img
    Andrade Responder

    carlos gomes para presidencia ja o tipo acobardou alguem vio o tipo.

  23. img
    Alberto Nascimento Responder

    São Tom’e, a republica dos bananas…

  24. img
    CREDO Responder

    Dinheiro para matar necessidades fundamentais do povo não há. Mas quando chega a vez do banho aparece dinheiro.
    Estamos a brincar com a vida das pessoas!

  25. img
    Dlima Responder

    Isto está a se tornar uma aberração. Agora todos já se acham suficientemente capazes de serem PR. Já ninguem quer fazer mais nada nesta pequena terra. Todos já só querem ser, PR, PM, Directores, Administradores, chefes de não sei oquê, e pelo o que vejo, daqui por uns anos, vai ser difícil encontrar um cesteiro, um pedreiro, um carpinteiro, um electricista, canalizador ou mesmo um agricultor…
    Espero que para o bem de STP muitos dos nomes faldos desistam e que apareça de facto alguém com personalidade e conhecimentos suficientes para se assumir como um verdadeiro candidato.

    • img
      vugu vugu Responder

      Não se preocupe.

      Quando isso acontecer um artesão valerá mais que um ex-presidente.

      Alguém liga um ex-ministro em STP? Há alguns que mais parecem trabalhador de machim ou vianteiro. Para dizer verdade, quer um, quer outro vale bem mais que um ex-ministro.

  26. img
    vera cruz Responder

    Td isso que esta acontecendo deve-se ao petroleo ( dinheiro de petroleo ) pessoas que viverao decadas e decada fora do pais nem conhecem bem as dificuldades do pais querem candidatar-se , outros sao corruptos com caso no tribunais por resolverem querem candidtar-se, quero fazer uma pergunta ATE QUANDO O POVO IRA SOFRER ?

    • img
      vugu vugu Responder

      Até escolher as pessoas certas para os cargos.

      Enquanto isso não acontece, o sofrimento é garantido.

      O povo em democracia não se pode queixar dos dirigentes porque é ele (o povo) que os escolhe.

      Quando o povo escolhe vender o seu voto ao invés de votar em consciência sujeita-se a continuar a sofrer.

      A vida é mesmo assim. Cada um é o resultado das suas escolhas. Quem escolhe bem encontra o bem, quem escolhe mal encontra o mal.

  27. img
    BARÃO DE ÁGUA IZÉ Responder

    No pssado como agora, Qualquer um acha que pode ser politico ou governante.
    E o povo continuará a sofrer, geração após geração, com esta inconsciência de pessoas que não têm nivel escolar ou profissional para altos cargos de Estado, mas acham que por darem uns pontapés em palavreado politiquês, estão qualificados para orientar a vida de milhares de pessoas.

  28. img
    Digno de Respeito Responder

    Entre vários comentários só não considero justo conotarem a figura do(a)s nosso(a)s “palaiês” e “pescadores”. Essas figuras também são pessoas tão normais como todos nós aqui. Esses são cidadãos e cidadãs que merecem respeito como todos na sociedade a que pertencem. Porque não um dia surgir a candidatura de um pescador ou palaiê na corrida à presidencia?!! Não vejo o mal algum.

    Desde a independênci, existiu algum programa nacional criado a pensar no desenvolvimento social, cultural (intelectual) dessa classe social? Parece-me que o que querem é mais “cegos”, “olho viló”, “cobócones” a trabalhar no acento de tejolos e tejadilhos. Como acertar na construção do País com pessoas que tendem a subvalorizar os seus concidadãos?

    A nossa Constituição é clara. Acho que cada um deve rever-se ao espelho antes de qualquer decisão pessoal perante o público. Cada um assume seus riscos e consequências porque cada passo mal dado, é caminho decisivo para a sua queda.

    Segundo a giria popular temos uma máxima muito interessante que ajuda na reflexão: “Piá Bassá zó pê opé” mas, parece-me muitos continuam na “escoridão” Global.

    Todos temos dever, direito e missão para com a nossa sociedade e com o mundo que nos rodeia. Entretanto, a minha avó deixo o concelho que partilho convosco agora:

    “Ganhá Cá Plápa asá Za’ó pê vwá”

    Bem haja

    • img
      vugu vugu Responder

      Ou noutra versão: “cassô ka plapá cadela pumê zó n’guli óssó”.

      Penso que não houve qualquer intenção de desvalorizar vianteiro ou palaiê.

      De qualquer forma, o DR fez bem em chamar a atenção para o facto de todos nós, independentemente de tudo, sermos todos cidadãos. Nunca é de mais relembrar.

  29. img
    Edson Francês Responder

    Sò falta o Armindo Tomba lançar a sua candidatura!! xD

  30. img
    Digno de Respeito Responder

    Caro Vugo-Vugo, não faço aqui nem em lado nenhum que me tratem de por Dr. porque embora nascido em STP, sou cidadão do mundo e vivo na minha maior simplicidade sem complexidade. Jamais me serviria de titulos para me apresentar às pessoas porque há pessoas que parecem ser e não são. Há outras ainda que são e não sabem sem sê-lo.Pior do que isso, são aquelas que se “esfolam” com vontade de ser, sem o mínimo que lhe é exigido.

    Jamais, farei questão de me tratarem pelo título que tenho ou que possa ser detentor. É na qualidade de simples cidadão do mundo que visito este espaço de partilha e de convergência entre santomenses dentro de respeito e consideração pelas pessoas (sendo ou não santomenses).

    Caro Vugo-Vugo, o melhor aremeço que temos para vencer na vida é saber ser e estar na sociedade. Agora cá entre nós, permita que lhe conte uma das histórias contada pela minha falecida avó. A dada altura ela contava:
    (…)”Bô tê gêlo, bô tê muála. Bô na tê fá, quêm sá bô? Essa é uma inverdade tteorica para a actualidade. Pois, não precisas de riqueza para teres boas e lindas mulheres. Hoje, quantos endinheirados perdem suas mulheres para o “pé rapado” da esquina?! Porque será?

    Atenção que o contrário, da mulher também se aplica aos tempos de hoje. Factos e acontecimentos aplicáveis também a património, bens e pertença …

    • img
      Vugu-vugu Responder

      DR = Digno de Respeito e não doutor (Dr.).

      Fica o esclarecimento.

  31. img
    manuel sousa Responder

    caros utilizadores por favor tenham vergonha,nao se limitam a palavrosismo,apresentam ideias,soluçoes,alternativas, afinal somos todos filhos da terra

  32. img
    Digno de Respeito Responder

    Caro Vugo-Vugo, muito bem. Agora sinto-me mais à vontade. Assim quebrou o equivocado. Tudo bem consigo?

    Desejo-lhe a boa continuação.

  33. img
    hernane dos Responder

    estou de acordo com a tua cadidatura , e saiba que podes contar com migo porque acredito nos artistas , porque os artistas trabalham com coraçao , tu es uma figura que meu ver tem uma politica de estabilidade e cosolidada, e porque tambem tu mereces uma confiança, podes contar com migo

  34. img
    leitao Responder

    Força Gilberto.O Povo estrará ao teu lado.
    Procure lembrar sempre a música de Felício Mendes:
    “NÃO DEVEMOS TER MEDO
    COMO DISSE “MAO” À CHINA,
    SE O INIMIGO NOS ATACA
    É PORQUE ESTAMOS EM CAMINHO CERTO”

    • img
      Vilfrido Gil Responder

      Ola sr Gilberto Gil! FORÇA. Se tomaste esta decisão, é direito que te assiste. Para os cobardes nada está escrito! Não ligues estes ignorantes que nem sequer têm a coragem de se identificar, pois sabem que não têm argumentos suficientes para suportar o que dizem. Quem se oculta para poder emitir opinião em democracia é simplesmente NINGUÉM… A esses ignore-os meu irmão. FORÇA. Abração. Vilfrido Gil

Deixe um comentario

*