Política

Pinto da Costa está a auscultar a população para congregar vontades e a seguir anunciar a sua candidatura ao cargo de Presidente da República

O Primeiro Presidente de São Tomé e Príncipe, confirmou que está em contacto com as populações, para auscultar e congregar diferenças e vontades. Segundo Pinto da Costa, se o povo considerar que ele pode ajudar a tirar o país da actual situação, imediatamente anunciará a sua candidatura.

Distante do seu partido o MLSTP/PSD, Pinto da Costa avança no terreno em acção de pré-campanha para as eleições presidenciais de 27 de Julho próximo. Uma pré campanha marcada pela auscultação das populações, com vista a congregar ideias, unir as diferenças, para fazer de São Tomé e Príncipe uma terra onde dê gosto de viver.

Segundo Pinto da Costa, se durante este exercício de auscultação e congregação de vontades, o povo achar que ele pode ajudar o país, então será candidato as eleições presidenciais. «Se eu chegar a conclusão que realmente os são-tomenses, julgam que estou em condições de jogar um papel importante de ajudar este povo a avançar a minha resposta será sempre positiva», declaração de Pinto da Costa, a TVS, numa das suas acções de pré-campanha na Roça Bela Vista.

Com 75 anos de idade, mas ainda com aparência juvenil, Pinto da Costa que assumiu a presidência de São Tomé e Príncipe, de 1975 até 1990, enviou um recado ao país e aos tantos pré-candidatos que se enfileiram para a corrida de 17 de Julho. «Presidente da República é uma coisa muito séria», referiu, para depois acrescentar que «eu estou em contacto permanente com as pessoas para conhecer realmente as preocupações profundas das comunidades, para saber se realmente eu reúno as condições para realmente poder jogar um papel importante no sentido de congregar as várias diferenças que temos a nível de São Tomé e Príncipe», acrescentou.

Num país dividido e com sinais que apontam para convulsões no futuro, Pinto da Costa, posiciona-se como um congregador de vontades. «Se não conseguirmos congregar as diversas vontades, se não conseguirmos congregar a volta de uma mesa, gente de partidos ou sem partidos, para realmente discutirmos o São Tomé e Príncipe que nós queremos, estou convencido que jamais poderemos sair desta situação em que nós nos encontramos», precisou.

Pinto da Costa, apresenta-se como independente nesta pré-campanha de auscultação para congregação de vontades. Sem o eixo congregador, o ex-Presidente da República, não tem dúvidas de que nada avançará em São Tomé e Príncipe. «Todas as acções que vierem a ser feitas quer por este governo, ou qualquer um outro, poderão ser acções pontuais que não irão ao encontro das preocupações de toda a comunidade», pontuou.

Conhecido entre os seus apoiantes mais fiéis como” HOMEM DE POSIÇÃO”, Pinto da Costa, dirigiu São Tomé e Príncipe, durante os 15 anos de regime monolítico. Período em que o país, ainda respirava disciplina e ordem.

Os tempos mudaram, foi sob a sua liderança que o MLSTP/PSD, abriu o país para uma democracia pluralista, que quebrou os alicerces da ordem e da disciplina que vigoravam na sociedade .

Já passaram 20 anos. Período em que Pinto da Costa saiu derrotado em 2 tentativas para regressar ao Palácio do Povo, através das eleições presidenciais. «Eu considero a função de Presidente da República uma missão. Eu não corro atrás de cargos. Eu sou um indivíduo com espírito de missão», assegurou Pinto da Costa.

Nos últimos 20 anos, muita coisa mudou em São Tomé e Príncipe, sobretudo a mentalidade da nova geração de homens e mulheres são-tomenses, que não se compara com os jovens da década de 70 ou 80.

Pinto da Costa, acompanhou como observador atento, todas as fases da mudança que se protagonizou no país. Nem a primeira, nem a segunda mudanças entraram. A terceira mudança está titubeante. Verdade é que quem vive a realidade diária do país, reconhece que os 20 anos das mudanças, deixaram São Tomé e Príncipe, mais degradado do que os 15 anos em que Pinto da Costa, era Presidente da República, Chefe de Estado e do Governo, enfim um homem que se confundia com o próprio Estado.

O ex-Presidente, reaparece como congregador de vontades, ao que tudo indica para incluir todos e permitir que pela primeira vez, uma MUDANÇA possa entrar na caixa de velocidade desta máquina, com nome de São Tomé e Príncipe, que se arrisca a calcinar devido a brisa marítima que a envolve de todos os cantos.

Abel Veiga

    263 comentários

263 comentários

  1. SPC

    3 de Maio de 2011 as 9:33

    Meus caros,

    Afinal de contas o PCD tinha razão quando frisou que a posição do Pinto da Costa em Agosto do ano passado tinha fins eleitoralistas. Confesso que nunca fui proximos aos dirigentes que governaram este país no periodo monolitico. Entretanto acho que o Sr. Pinto da Costa deveria se dar ao respeito e RESPEITAR todos os Santomenses e todas as Santomenses que possuem alguma inteligência. Voltar para fazer o quê? O homem ausentou-se da vida politica, mesmo nos momentos que o país precisou da colaboração de todas e todos os filhos desta terra o Homem não deu o “ar da sua graça” e agora aparece porque tem espirito de missão.
    O que aconselho ao Pinto da Costa é entrar em contacto urgente com a professora Alzira (presidente do ISP) e a reitora Fernanda Pontifice e solicitar um horário no curso de Ciências Economicas e Empresariais para dar aulas naquelas instituições de ensino superior.
    Voltar a ser presidente de S. Tomé e Príncipe…fala sério Pinto. Trabalhar é bome faz bem. Diga-me a Universidade onde o Sr. tirou o curso de Presidente pois eu também gostaria de la ir.
    Acho que nós, os santomenses e as santomenses, deveriamos unir em torno de um PODEROSO E MAJESTOSO NÃO a sua vinda para o cenário politico deste país. Vá ao partido de Riboque e ajude a arrumar a casa pois S. Tomé e Príncipe NÃO se sentirá nem um pouquinho grato ao seu espirito de missão.
    Que Deus abençoe S. Tomé e Príncipe e nos livre de missões como as suas
    Viva S. Tomé e Príncipe

    • jaka doxi

      4 de Maio de 2011 as 15:34

      Pinto da Costa deixou Dona Amélia morrer sozinha em casa.
      Mau.

    • Ernestino

      7 de Maio de 2011 as 11:55

      A ideia está erada, porque o srº Dr.Manuel Pinto da Costa é um Homem de caracter e inteligente com novas ideias para o País e tem muito conhecimento internacionais, capaz de reunir vários acordos com os vários Lideres internacionais que possam ajudar São Tomé e Pricipe não tem hambição de ganância de poder como outros candidatos.Vamos dar a possibilidade para que o Srº Pinto volte a vida política deste País e que Ele merece pela sua vasta esperiência.

    • Gabriel Monchique

      9 de Maio de 2011 as 6:34

      O Dr Pinto da Costa recebeu S.T.P. em 1975 entregue pelos portugueses do MFA (Movimento das Forças Armadas). O Pôvo esperava um regime democrático mas esteve sugeito a uma ditadura marxista que prendia os suspeitos de dissidência durante anos, e arruinou a economia nacional . Leiam o livro ” Camaradas,etç) que está a venda na Sta. Casa da Misericórdia e que os políticos detestam. Elege-lo de volta seria como se no Chile o Pinochet regressase ao poder… Há gente sem memória e sem amor à liberdade ,

      • Fla Dialeto

        17 de Maio de 2011 as 17:38

        Isso que vocês precisam esse país hoje tá uma bandalha. Os que vão para poder pensam que estão a herdar o patrimonio dos pais ou de familiares só esqueçam que isso tudo é coisas de estado.Este país esta uma porcaria não vejo candidato nenhum com carcter para mudar o coitado de São Tomé e Principe mas sim encher os seus bolsos.

      • Rosa Porcelana

        22 de Maio de 2011 as 16:33

        A liberade não criou o paí que tanto anseias afundou.

  2. maiker

    3 de Maio de 2011 as 9:59

    Avança pinto da costa.Es o unico capaz de avançar S.Tomé e Príncipe.
    A Comparar com outros candidatos o Dr.Manuel Pinto da Costa é o que está em melhores condições para avançar S.Tomé e principe.
    Todos os jovens estão consgo.
    Portugal

    • Dlima

      3 de Maio de 2011 as 12:37

      Meu caro maiker, lamento dizer-lhe mas não sabes o que dizes.

      • Manga pada

        3 de Maio de 2011 as 21:33

        Poligamia,corniar e distruir lar dos outros, tambem é trabalho. Hahahaha! Sê vlegonha.

    • Filho Da Terra

      3 de Maio de 2011 as 14:11

      Pois todos jovens excepto aqueles que sabem o que país necessita…
      Não podemos ter um homem na presidência que recusou a ajudar o país depois de ter saído da presidência… Não podemos ter um Homem na presidência que recusou a ser o concelheiro do povo quando eles precisavam, agora vens dizer que ele é o único….
      Só podes ter 17 ou ter feito 18 anos agora… Sem ofensa mais reforço o que a Dlima disse tu não sabes o que dizes…

    • Lentlá piá

      4 de Maio de 2011 as 2:12

      Diz-me lá meu caro, tu em que ano nasceste? Não creio que o nosso nível educacional esteja tão baixo que tu não tenhas estudado história, não conheceste STP na época do regime monolítico? Então faz-me um favor, como digo aos meus alunos, é preciso propriedade ao se exprimir, porque se esse camara que ora se apresenta como pretenso candidato às presidenciais é a melhor opção que temos, aí estamos lixados.

    • Assuncao

      4 de Maio de 2011 as 12:41

      ser’a k ‘es mesmo jovem? k eu saiba, os jovens ja estao espertos e nao querem mais Pinto da Costa nas presidenciais. Uma senhora no nosso palacio cor de rosa, seria uma boa alternativa.
      Com cumprimentos.

    • Engenheiro

      23 de Abril de 2015 as 14:09

      Sr. Maiker. Bom é falar por ti e não pelos jovens em Portugal.

      Porque já é tempo de se chegar a conclusão de que de maneira nenhuma essa PEDRA pode ser a PEDRA ANGULAR. Já não pode ser a cabeça da esquina ou PEDRA fundamental.
      ULTRAPASSADA NO TEMPO, ESPAÇO E CIRCUNSTÂNCIAS.
      Insiste em mesmos erros mesmas manias nunca levantou os olhos ao Céu como Rei Nabuconozor da antiga Babilónia para que porventura O Deus dos Céus lhe pudesse lhe abrir o entendimento para aprender os SEGREDOS DE UMA BOA GOVERNAÇÃO e PROSPERIDADE QUE UM POVO SEMPRE ANSEIO,SENDO SÁBIO AOS SEUS PRÓPRIOS OLHOS. Preso na sua soberba e querendo congregar um POVO insatisfeito há 40 anos.

      Vai plantar batata!

  3. maiker

    3 de Maio de 2011 as 10:04

    Estive mesmo a espera dessa candidatura.
    Pinto da Costa é o candidato do povo.
    os restos são bandos de palhaços.
    Força Pinto da costa es o melhor

  4. Maria leva leva

    3 de Maio de 2011 as 10:06

    Pinto outra vez fogo……………, esse homem só quer ser presidente, mesmo Trovoada saiu, agora está a trabalhar, esse nunca mais fez nada na vida…credo preguiça…
    È preciso ter vergonha

    • Coisa Feia...

      3 de Maio de 2011 as 12:09

      O que é trabalhar para ti?

      • Felismino Bolivar

        3 de Maio de 2011 as 16:19

        Boa Pergunta.

        MAs se o Pinto ganhar bom para os sao-tomenses.

        Por isso é que temos os politicos que merecemos.

        Não sabemos o que queremos.

        Se soubessemos nunca pais apostávamos em gente como este senhor.

        Boa Sorte, Camarada Pinto!

      • vugu vugu

        3 de Maio de 2011 as 16:39

        Pergunta a 100 santomenses se o Pinto da Costa trabalha e você terá resposta para essa pergunta.

        Aposto que 95 vão responder que ele (Pinto da Costa) não trabalha.

        As restantes 5 pessoas são como ele (não trabalham), são mentirosos compulsivos ou apoiantes dele.

        • António Veiga Costa

          3 de Maio de 2011 as 19:55

          Vugu Vugu, o que vc chama de trabalhar? O que os últimos governantes fizeram? Trabalharam em causa própria, enchendo os bolsos com o dinheiro do País e do povo?
          Graças a Deus que o Pinto da Costa manteve-se todo esses anos caladinho, quietinho em seu canto, caso contrário, se estivesse todo o tempo na mídia, e nas consultorias ao partido do riboque, hoje não poderia ser considerado um dos – senão o mais limpo dentre os que estão se candidatando ao cargo de presidente.

          • vugu vugu

            4 de Maio de 2011 as 10:56

            Tanto é ladrão quem rouba como quem fica caladinho num canto à espreita da sua oportunidade para roubar também.

            Nestes anos todos não vi Pinto a liderar qualquer movimento anti-corrupção. Limitou-se a ser conivente.

          • mistério

            4 de Maio de 2011 as 12:10

            Apoiado Antonio Veiga Costa. Se precisamos que o nosso pais melhore temos que mudar a mentalidade, se na realidade o trabalho dignifica o homem como muitos afirmam, podemos assim apontar para o Sr. Dr Manuel Pinto da Costa um homem de responsabilidade e que honra com os seus compromissos. ja os ultomos governantes que mandaram em STP posso assim dizer que só trouxe uma margem de vergonha a aqueles que votaram neles, é necessário que sejamos tambem promotores da verdade,da responsabilidade e acima de tudo da inteligencia., o que quer dizer que se der-mos o nosso voto de confiança a Pinto da Costa estariamos a ser tudo isso..

          • jaka doxi

            4 de Maio de 2011 as 15:25

            Liberato Moniz é mais limpo e honesto do que pinto da Costa.

          • António Veiga Costa

            4 de Maio de 2011 as 23:06

            Vugu Vugu
            de uma certa forma sim, mas não posso pensar que o povo de São Tomé ficou todo esse tempo caladinho diante de toda essa corrupção porque também roubava ou era conivente. Prefiro pensar que nosso povo era um povo acossado, intimidado. E só agora começa a REALMENTE se libertar.

  5. Malapetema

    3 de Maio de 2011 as 10:39

    Perante esta noticia da Telanon, muito me alegra ,com isso posso dizer que as coisas ou melhoram ou vão piorar muito mesmo. Se ele estive no momento da abertura da mudança , então será que vai fazer uma nova mudança? Uma mudança a qual os muitos jovens do país esperam? Uma mudança de ver o S.Tomé e Príncipe ser um país onde as pessoas sabem respeitar o próximo, onde anarquia acabe?

  6. joao cardoso

    3 de Maio de 2011 as 10:44

    Pois é no meu intender vai canidatar para levar mais uma derota,ainda o camarada manuel Pinto da Costa nao percebeu que ja mais vopo de s.tomé e principe confiara nele?haver vamos

  7. Roberto Carlos

    3 de Maio de 2011 as 10:45

    O sr. Pinto da Costa não reune condições psicológicas para ser presidente da república. È prequiçoso, não criativo e mentiroso. Todos aqueles que ainda o querem são todos preguiçosos. Vejamos, após o seu mandato, a menos devia ter espírito empreendedor, independentemente de ser esquecido pela comunidade intenacional. Não publicou qualquer livro nem fez patafoda nenhuma.

    O Sr. Pinto deverá recolher sensibilidade dos estudantes universitários antes de prosseguir com a sua intenção.
    Caso não alguem irá responsabilizar devido a sua idade neste embate. Pense nesses poucos dias da sua vida ao invés de entrar nesta corrida.
    Os tempos são outros. Estamos na era do conhecimento.

    • António Veiga Costa

      3 de Maio de 2011 as 20:01

      O santomense do alto de sua mediocridade cisma em insistir que todo homem para ser um grande homem, para ter direito a se candidatar a Presidente da República, deverá ter escrito um livro ou criado uma fundação.
      Meu amigo, serve um livro de anedotas? Serve uma fundação fantasma, de fachada, que sirva para desvio de dinheiro arrecadado, através da qual eu estarei com meu nome a todo momento na mídia?

      • flolicanidu

        3 de Maio de 2011 as 21:40

        Não se pede tanto. Apenas que demonstre ser trabalhador, activo e envolvido em causas justas.

        • António Veiga Costa

          4 de Maio de 2011 as 13:01

          Em qual trabalho e causa justa (em prol do povo) vimos os últimos governantes envolvidos?
          Portanto, Pinto da Costa poderá vir a ter chances.

          • Ovumabissu

            4 de Maio de 2011 as 16:28

            O verdadeiro cego é aquele que não quer ver.

      • mistério

        4 de Maio de 2011 as 12:28

        poderia ate acreditar que a a tua mentalidade estaria mudada “Roberto Carlos” em pleno sec XXI, mas agora vendo os teus omentarios posso dizer que estive enganado. Que tem escrever um livro, e ter um pouco mais de idade acima dakilo que consideramos como jovens, com o sentido de responsabilidade e liderança? ou como dirás aqueles que na qual corompem o povo com as suas escritas mediocres, são os ideais para governarem o nosso pais? nesse caso escolheria Conceição Lima como presidente de STP ja que pensas k escrever um livro sig ser apto a presidente.. Olha meu caro Roberto Carlos, creio k tu que precisas de uma lavagem cerebral antes de andar por ai a falar coisas sem sentido, porque qualquer um pode escrever e publicar um livro sobre diversos temas da democracia e reverencia, mas nao quer o mesmo dizer que qualquer um tenha o potencial que o Sr Dr Manuel Pinto da Costa tem para governar STP…

        • Rosa Porcelana

          22 de Maio de 2011 as 16:51

          O k É pra si mudar de mentalidade? O ser humano (HOMEM)suficientemente culto e inteligente tem capacidade de mudar de mentalidade isto não impossibilita que o SR não venha agora com outra mentalidade.Meu caro mistério

      • watson

        10 de Junho de 2014 as 7:21

        você faz faz parte da culpa. por isso tas a defender ……mais eu não quero que o pinto ……………………………………………………………………………………………………………………………………….

    • Felismino Bolivar

      4 de Maio de 2011 as 6:55

      Não se se percebeste, meu caro.

      Estou a escrver sob pseudonimo porque sei de fontes seguras que o Sr. Patrice foi obrigado a aceitar o Pinto.

      Quer dizer que muitos candidatos vão desistir, tais como Maria, Elsa e Aurélio porque já lhes deram o que queriam.

      Pinto está a tentar obter aquilo que ele quer a todo o custo e o irmão José está a empurrar.

      Mas é fácil perceber, uma vez que esse último está em fim de carreira e um dia destes vai perder o poder em angola e STP é um excelente refúgio..

      Quem acredita no Pinto é igual a aqueles que acreditam que a SONANGOL e os angolanos vão resolver o problema do aeroporto e de STP em geral.

    • LEONEL PINTO

      6 de Maio de 2011 as 12:26

      Não sejamos radicais nem crueis, porque ao sêlo estamos a ter memórias curtas se assim posso dizer. O Pinto merece sim uma oportunidade nesta altura porque encorrajou-se de se apresentar.Gostaria de lhe fazer lembrar que durante os 20 anos da mudança o país fez um retrocesso escandaloso. O que dizes desses que assumiram o país nesses 20 anos?

  8. Vugu-vugu

    3 de Maio de 2011 as 10:46

    Abel,

    Francamente, só te faltou dizer “Vota Pinto da Costa”.

    É uma estupidez comparar coisas que não podem ser comparadas. Não se pode transportar a “disciplina e ordem” típicos de um regime ditatorial para um regime democrático. É um argumento terrorista, demagógico, falacioso e pueril.

    Isto não é jornalismo, é propaganda ao bom, velho e estúpido estilo soviético.

    O lastimável estado em que o Pinto da Costa e o MLSTP deixaram o país durante 15 longos anos, pode já não estar na tua memória e de todos quantos querem regressar ao passado.

    Mas, estou convicto, aqueles (espero que sejam a maioria dos santomenses) que ainda têm vivo na memória o estado decrépito em que o país se encontrava no final dos anos ’80, saibam fazer ver ao Pinto da Costa e seus seguidores que um mau (em todos os aspectos) ditador não pode dar um bom presidente democrático.

    Chega de medíocres! Precisamos de gente capaz, com energia, vontade de trabalhar e de mudar para melhor.

    Não queremos velhos gagás, esclerosados, que nada mais fizeram na vida que viver para ser presidente.

    Quem mais desuniu os santomenses com inventonas e perseguições enquanto esteve no poder? Pinto da Costa!

    Quem mais estragou a economia do país enquanto esteve no poder? Pinto da Costa!

    Quem mais coarctou e perseguiu os santomeneses que tinham iniciativa? Pinto da Costa!

    Quem mais desestruturou a sociedade, a instituição “Família” e os nossos valores? Pinto da Costa!

    Quem tudo fez para fazer esmorecer a nossa vontade de construir um país unido e para todos? Pinto da Costa!

    Quem atirou o povo para a fome, miséria, bichas para tudo, apenas para armar o país até aos dentes por causa dos seus medos infundados de perder o poder? Pinto da Costa!

    Pinto da Costa outra vez? Não, obrigado!

    Ele que avance para a sua 3ª derrota!

    • António Veiga Costa

      3 de Maio de 2011 as 20:09

      Vugu Vugu, e depois que Pinto da Costa retirou-se de cenário, pq continuou tudo destruído? Onde estavam os ditos “democratas, homens de bem” que não reconstruiram o País, nesses anos todos, desde a saída dele?
      O que vc chama de “instituição família” é o que vemos aqui: homens com 3 a 4 mulheres e 20 filhos, onde a metade anda largada por aí à prória sorte?
      Se os valores dos homens santomenses foram destruídos era porque eram valores fracos e pífios. Os valores reais, os valores fortes jamais são destruídos, pois eles estão baseados no íntimo de cada ser, onde ninguém consegue penetrar.

      • vugu vugu

        4 de Maio de 2011 as 11:04

        Resumindo e concluindo, Pinto não é solução para um problema que ele criou.

        Pinto é problema, não é solução.

        STP tem gente muito melhor que o Pinto e seus seguidores.

        Liberto Moniz, tem mais qualidades que o Pinto da Costa.

        • zeme

          6 de Maio de 2011 as 9:56

          cruz credo, vc eh mesmo eh um cego, e teu amor por Liberato tornou – te mais cegos que ja eras.

      • Ginga Pó

        7 de Maio de 2011 as 12:22

        na primeira república a divida externa do país rondava os 175 milhões de dólares e não havia grande diferença nos salários e a vida era razoável para todos-só que que havia ordem e disciplina -quem falha comi -não havia impunidade-e com divida fez-se fabrica de tijolos,fabrica de oleaginosa,modernizou-se o aeroporto,comprou-se dois barcos para pesca,comprou-se avião,barco Paguê,construiu-se novas escolas, descentralizou-se a saúde,construiram aviários e pocilgas, Palácio de Congressos, novas escolas,estradas e prédios nas localidades e empresas,formou-se muitos quadros,construiu-se Atelier Central para apoiar a agricultura, criou-se uma Caixa para apoiar os pequenos,construiu-se o hotel Mira-Mar etc etc e depois veio a mudança a divida passou para 360 milhões de dólares que é que se construiu,o se fez para mais visivel, aliás passou-se para venda de todos esses bens e começou a aparecer os novos “ricos” e famoso campo de milho e a desigualdade social e o clientílismo.Já não queremos na Presidência aventureiros (as), mais sim patriotas e pessoas que só estão comprometidas com o povo e o seu bem estar e não pessoas que só pensam em negócios e no seu grupo de interesse. Avante Pinto

        • LEONEL PINTO

          9 de Maio de 2011 as 14:41

          Congratulo da mesma forma consigo. Avante Pinto o povo espera po si.

    • LEONEL PINTO

      9 de Maio de 2011 as 14:37

      Meu caro com todo respeito.
      Esse seu comportamento é rancoroso e brutal, Não se pode e nem se deve pensar assim duma pessoa que aos longos dos anos tentou fazer o melhor que esteve ao seu alcance.Não obstante à alguns erros cometidos pelo o Pinto, durante o mandato, num momento em que o país era de um estdo monolítico, faz com isso se traduz num escândalo, isso traduz-se sim num ódio e um sentido má intensão contra a pessoa de PINTO DA COSTA. Meu amigo,quando se pede mundaça é para mudar pra melhor, o que não aconteceu até hoje depois dos dois presidentes que tomaram e venderam o nosso grande e pequeno país, lindo e turísticamente fabuloso.Não disvies a suas atenções por aquilo que é verdade, sejamos francos. o páis está a precisar de uma reforma séria em todos os aspectos, e neste momento seria uma boa oportunidade de voltarmos a sonhar. O querer voltar do nosso antigo presidente ao leme do destino de STP não significa que ele vem roubar ou enriqecer como todods esss têm feito. Veja bem as coisas e não sejas radical.É mesma coisa como dois casais que se separam e reconciliam-se caso que é frequente neste mundo e principalmente no nosso país. desculpa se fui além das minhas palavras. abraços

  9. Celsio Junqueira

    3 de Maio de 2011 as 10:47

    Meus Caros,

    O cidadão Pinto da Costa diz que aparece como congregador! Isto quer dizer o quê? Todos pensarem da mesma forma? Já tivemos disso e não gostamos, e os resultados estão a vista.

    E mais, neste texto relativo ao passado do cidadão Pinto da Costa realçam que o país respirava Ordem e Disciplina. Mas isso é a coisa mais natural em qualquer Ditadura. Desafio publicamente quem consegue encontrar uma Ditadura onde isso não acontecia!

    Para finalizar, essa do espirito missão, é mais coisa de religião do que de politica. O que queremos para STP são ideias claras e projectos sustentavel/concretizavel a medio e longo prazo.

    O cidadão Pinto da Costa pode perfeitamente começar a congregar as pessoas dentro do MLSTP onde reina a discordia e pelos vistos desavenças também.

    Saudações!

  10. Kundu Muala Vé

    3 de Maio de 2011 as 11:18

    Aí está o Pinto da Costa a seu melhor estilo!

    Pinto da Costa nunca quer ser Presidente da República. É sempre “empurrado” por pessoas (as mesmas de sempre) que querem que ele (o predestinado) salve a pátria do actual desgoverno e repor a “disciplina e a ordem”.
    Por amor de Deus, deixem-se dessas fantochadas. Os filmes com Pinto da Costa já estão gastos!

    Já vimos:

    Pinto da Costa I: “O Pai Tirano” (15 anos de ditadura)

    Pinto da Costa II: “E Tudo o Vento Levou” (abriu o regime mas para se perpetuar no poder, só que não resultou);

    Pinto da Costa III: “Nascido para Perder” (1996, por pouco o país não entrou em guerra civil)

    Pinto da Costa IV: “Alien vs Predator” (o “Alien” Fradique esmagou o “Predator” Pinto em 2001);

    Pinto da Costa V: “Desaparecido em Combate” (apoiou mesmo a candidatura do Patrice em 2006?)

    Agora querem brindar-nos com:

    Pinto da Costa VI: “Titanic” (presidenciais 2011, não chegará ao fim da viagem)

    Há ainda pessoas dispostas a ver filmes com Pinto da Costa?

  11. Mudança

    3 de Maio de 2011 as 11:40

    Bô bila bi? Bô té tema…

    Ganha juizo homem de deus.

    • SPC

      4 de Maio de 2011 as 8:20

      “Homem de Deus”???
      Será que ele é de Deus?!!!
      Viva o dia 1º de Maio…
      Viva aqueles que trabalham e os que gostam de trabalhar e que infelizmente não têm emprego.

  12. london

    3 de Maio de 2011 as 11:42

    O sr.pinto da costa devia pastar em outras paragens, ou procurar uma missao diferente que a do PR.
    E uma personagem gasta, que nao reune credibilidade e nao deixou saudades depois de 15 anos no poder.
    Sinceramente, acho que este senhor so pensa em ser presidente! nunca fez nada na vida a nao ser, viver pensado que e melhor que outros Santomensses, pois nos podemos fazer “outros” trabalhos, enquanto ele so pode ser presidente.
    Se a vontade fosse ajudar o pais, poderia te-lo demostrado mesmo nao sendo presidente.

    Assim sendo dou uma nota negativa a sua possivel candidatura.

    London

  13. Gamer

    3 de Maio de 2011 as 11:53

    Pinto da Costa!
    Bombeiro do MLSTP/PSD que não sabe fazer mais nada, apenas passear e treinar o fisico.
    A preguiça que temos hoje, é devido sua postura.
    Nino Vieira, Kadafi,Miguel Trovoada, Mario Soares, Tomas Sankara,Samora,Aristides Perreira, etc, foram colegas do Pinto.
    Outra vez, tenha paciência, lança uma obra, veja no baú da Dona Alda,alguma coisa inédita que possa lhe ser útil, peça apoio a São Lima. Faz um gesto.
    Se há candidatura sem pernas para andar é esta. Afinal, quanto mais velho é melhor, Vinho Do Porto.

    • misterio

      5 de Maio de 2011 as 12:01

      todos nós muito antes de nascemos ja nos foi escolhido um destino, um caminho a seguir ou mesmo um sonho, tudo isso foi feito por Nosso Sr Grandioso, o Criador dos Céus e da Terra….
      Mas as vezes as ambições de cada um, faz com k ele se desvie do seu caminho predistinado… assim é o caso do Sr Pinto da Costa, nasceu com uma ambição sua, criada atraves da sua visão pelo mundo, pois dessa sua ambição é criada o seu próprio caminho a seguir,, um homem de força e coragem capaz de enfrentar o mundo e as suas ignorancias e xegar ate onde a sua vida ou idade permitir.. é claro k surgirão o surgiram muitas barreiras, mas nem por isso ele deixou-se levar pelas más opiniões dos ignorantes, otários e idiotas como os seus opositores invejosos k n kerem ver o nosso pais melhor…
      Agora pergunto a ti ” Kundu mualá vé, SPC,
      Gamer e London” , fizeste para a menos os santomenses orgulharem de ti?? ou o k diras, estarei sentado a espera k caia do céu um bom emprego mesmo k seja analfabeto,desmotivador, preguiçoso e acima de tudo sem ideias? Cresce Homem de STP, fassa algo para k possam te dar tbm um voto de confiança ao invés de tar por ai a falar mal dos outros rapaz…
      acredita k consegues também ganhar a menos um aplaso do povo santomense inventando coisas construtivas rapaz…
      n espere só k os outros fassam algo pra ti, é necessario k tenhas ideias rapaz…
      procura-te no mundo da sabedoria e da inteligencia rapaz…
      seja capaz de ganhar o teu proprio sustento e não a custa dos outros rapaz…
      Só te digo, se keres ser alguem no mundo, dê um passo ao caminho da batalha pk a vida é um jogo e tu podes ser o melhor mo campo ok…

  14. Gamer

    3 de Maio de 2011 as 12:00

    Queria ver uma conferencia deste senhor economista no ISP, no dia de Africa. 25 de MAio.
    Pinto ja não impressiona ninguém. 12 de julho de 75 e tem 75 anos.
    7 + 5 = 12
    Homem azarado.

  15. Matazele

    3 de Maio de 2011 as 12:03

    O nosso Clinton, Pinto da Costa.
    Secretária virou esposa, malandro mor.
    Outra vez, melhor é devolver os bens do Beirão a familia.

    • Felismino Bolivar

      4 de Maio de 2011 as 6:56

      Mas eu acho que ele se enciaxa no perfil daquele lider que os saotoemenses querem.

      Se quiserem um presidente sem exmeplos para dar terão,
      Se não se revêem num conceito moderno de família não poderão exigir de um lider.

      Que fazer?

  16. maiker

    3 de Maio de 2011 as 12:15

    o Manuel Pinto é o melhor.e vai ganhar essas eleições.

  17. Deus é Grande e Seja Louvado

    3 de Maio de 2011 as 12:16

    Tristeza………………….
    Estes comentários infelizes de alguns dos meus compatriotas, são reveladores da nossa pequenês……………….
    É muito preocupante……………
    Será que nós Sãotomenses somos mesmo assim??????
    Viva telanon
    Viva s.tomé e Principe

  18. Búzio sem Pena

    3 de Maio de 2011 as 12:28

    viva aí tens um voto de confiança

  19. ti ti ti

    3 de Maio de 2011 as 13:19

    O pinto da costa esta a porta de mais uma terceira derota,

  20. Polvo Paul

    3 de Maio de 2011 as 13:24

    Tu vais perder Pinto posso apostar consigo…

  21. ti ti ti

    3 de Maio de 2011 as 13:25

    Este senhor depois de ser o presidente da republica, nao deu nenhum contributo para o bem de sao tomé e principe, agora aparece e quer ser presidente, so pode ser brincadeira,se nos estamos na era da mudança, ja é sinal que ele nao ira presiguir.

  22. boca calada

    3 de Maio de 2011 as 13:52

    pinto da costa so apareci nestas alturas ? ele ñ quer mais nada ,so quer ser presidente da república…povo de mé-zochi e cantagalo estão a sua espera, TEIMOSO…

  23. Mataram o Rei? Viva o rei!

    3 de Maio de 2011 as 13:58

    un pô ba gabon, un pô ba ngla, un pô ba meloi, un pô ba china na xi bê moçu wê cha, cubiçosu, lastlu, pliguiçosu mo Pinto fa!

  24. professor Alexandre de subida Riboque

    3 de Maio de 2011 as 14:00

    Pinto outra vez??? ê mori dimi!!!

  25. Tio Castro

    3 de Maio de 2011 as 14:08

    Nunca Pensei em voltar a ouvir uma noticia dessas.
    Se quem apoiava O sr. Pinto da Costa, como partido principal do país irmão mais próximo, agora apoia outro candidato do MLSTP o sr. Aurelio Martins, que credibilidade ainda tem esse nosso amigo?
    Lamento, mas não dá pra confiar. Nem mesmpo nesse que acabo de citar o nome. Talvez, numa senhora, como fez o Grande Brazil.
    Falei e disse…. Obrigado

  26. Cristina Cabral

    3 de Maio de 2011 as 14:20

    Não sei qual é o sabor de presidente, mas ter feito um percurso de 15 anos e ter a energia para voltar ao mesmo cargo? Há um ditado chinês que diz:
    “Nunca se deve voltar a um cargo em que se foi feliz”.
    O Pinto devia aprender com Dr Carlos Veiga, teve uma tremenda derrota. A juventude mesmo não iria apostar num velho!!
    Convenhamos! Com Toda a gente de boa vontade e que tem sido util ao povo!!
    Tem tem saudade do partido único? Credo!
    Delapidaram o estado, hoje quer aprecer como salvador da Patria.
    Paciência!!!
    Não há sinal de que Pinto gosta desse povo, antes pelo contrario, nutre um grande ódio. Veja Costa de Marfim!!
    Toma Juizo!! Camarada!!
    Teimoso.
    Como cantou João Seria” Voce é muito Mau!!!

    • António Veiga Costa

      4 de Maio de 2011 as 13:20

      Essa juventude só pode apostar em um “velho”. Ela cresceu desestruturada, sem grandes valores nos quais se espelhar. Uma juventude que nem o portugues correto aprendeu a escrever.
      Se espelhando em exemplos de santomenses que tratam seus ex-presidentes como trastes “velhos”,porque já têm 75 anos.

    • jarmila costa

      5 de Maio de 2011 as 0:00

      meu amor, vejo que tens que viver muito…. os velhos tambem sao pessoas y muito vividas que podem darte uma licao de vida.
      nao tens que insultar para pareser…..mais educacao.
      si o pinto da costa é mau voce é uma burrrrrra.

      • misterio

        5 de Maio de 2011 as 12:18

        ja vi k a ignorancia ta tomando conta apenas dos otários opositores ao homem de guerra… meus caros amigos, cresçam…
        ter uma idade acima da juventude n ker o mesmo dizer k n seja capaz de te conduzir ao sucesso… agora pergunto:: os vossos pais la em casa não são meus velhos do k vocês?? sera k eles são invalidos, ou n fazem coisas k podemos considerar como sábias?? será k eles n têm conselhos construtivos pra vocês??
        o meu pai sempre me dizia k juventude n pensa k sabe muito mas afinal de tudo n sabe nada… ai posso tirar o exemplo em vocês, bandos de ignorante… vocês opositores do Sr Dr Manuel Pinto da Costa envergonham STP e os Santomenses… Cresçam….

        • António Veiga Costa

          6 de Maio de 2011 as 21:58

          Um povo que não respeita seus “velhos” não respeita sua história, não tem dignidade.

  27. Presidente da Treta

    3 de Maio de 2011 as 14:20

    Nunca na vida vou votar no Pinto, assim não dá, homem sai do poder até hoje não faz nada na vida, só crer ser Presidente, nem terra ele tomou para plantar um pé de baneira…. Será que função desde homem é ser candidato vida toda…Até cansa..

    • Voçê entendeu!!!

      13 de Maio de 2011 as 13:08

      se n votas há quem vota… a agora o problema é teu…

      Você entendeu???

  28. fernanda Alegre

    3 de Maio de 2011 as 14:21

    Realmente, muitas coisas mudaram sinceramente não serei capaz de dizer se foram boas ou más.

    Mas tenho certeza que por agora é necessario uma intervenção rapida para a construção de STP.

    Pelo que tenho visto, não vejo nenhum candidato capaz de tomar medidas capazes e urgentes para a salvação do nosso País.

    Sendo assim, acredito que o mesmo senhor que fez muito mal ao nosso País à vinte anos atrás, será o mesmo que o mudará.

    Aposto:
    Pinto da Costa

    • flolicanidu

      3 de Maio de 2011 as 21:49

      Que derrotismo!!!

      É a pior razão que se pode apontar para votar no Pinto da Costa!

      Eu não consigo pensar assim. Há gente muito interessante nesta corrida. pense melhor.

      • Fernanda Alegre

        4 de Maio de 2011 as 12:59

        Sr. Flolicanidu

        Issa é a sua reflexão, por isso vou respeitar, no entanto deves fazer o mesmo!!!

        aposto:

        pinto da Costa

        • flolicanidu

          4 de Maio de 2011 as 20:25

          Com todo respeito,

          Aposto: Liberato Moniz, a força motriz!
          Liberato Moniz, faz o que diz!
          Liberato Moniz, a nossa energia!
          Liberato Moniz, com gente activa!
          Liberato Moniz, com Gente Gira!

          • Voçê entendeu!!!

            13 de Maio de 2011 as 13:06

            Mais alguém perguntou te de Liberato Moniz???? espera que quando fizer uma pagina do teu candidato faz o seu comentário…

            Você entendeu???

    • Mé-Chinhô Costa Alegre

      4 de Maio de 2011 as 15:49

      Não é apenas uma questão de derrotismo.

      Acho mais uma questão de exigência e de rigor.

      Se formos rigorosos com nós mesmos nunca mais este ilustre senhor poderá assumir um cargo deste nível.

      Mas é bom ele aparecer porque assim podemos propô~lo um debate com o Filinto e sabermos se ele tem alguma ideia para o nosso país.

      Eu quero renovação aposto nesse outro candidato.

      Agora vcs se querem alguém sem ideias que acha que o Presidente é quem deve mandar. A constituição estabelece que quem manda no país é o Governo.

      Por isso temos de escolher um presidente que sabe isso e não aquele que plantou o outro sistema e ainda não se desenraizou dele, ou outros como o FM e MT que confundiram tudo e deram cabo do nosso país.

      Abraço
      Mé-Chinhô
      (Real)

      • manuel sousa

        7 de Maio de 2011 as 9:48

        concordo solenemente consigo,caro compatriota.
        O senhor Pinto da costa é um dinossauro,que ao contrario dos dinossauros”reais”,a historia nao pretende preservar, muito pelo contrario,arquiva-lo ou incinera-lo de toda a memoria.
        o pinto que tenha vergonha no p. da cara

  29. Militante muito Zangado com Isto...

    3 de Maio de 2011 as 14:28

    Se meu ADI apoiar Pinto da Costa, nunca mais na vida votarei para ADI, nem eu nem a minha família, o nosso partido deve ser distinguido como um partido da mudança… Este homem não configura neste perfil. ADI, deve lançar o seu próprio candidato mesmo que não venha a Ganhar as eleições. Posso até sugerir o nome de senhor Evaristo de Carvalho.

    • Felismino Bolivar

      4 de Maio de 2011 as 6:59

      Mas meu amigo,

      Isto é ou apoia ou morre.

      O apoio do ADI ao Pinto é uma questão de sobrevivência deste Governo.
      Se não apoiar não haverá dinheiro para Governar… porque os angolanos estão a impor-nos isto tudo.

      Está em jogo todo o futuro do nosso país.

      Quem não vê isto está lixado e vai votar no Pinto.

      • vugu vugu

        4 de Maio de 2011 as 9:20

        Quem ver as coisas assim é que está lixado.

        Pinto não tem a chave dos cofres de Angola!! Meta isso nessa cabecinha.

        • Dizo

          5 de Maio de 2011 as 8:18

          A Serio

          Tenho um amigo que fotografou o Pinto da Costa a descer de um jacto privado.

          Depois ele te da as coordenadas do aviao e tudo. E um autentico trabalho de jornalismo de investigacao…

          Vini e Vide

  30. Madalena

    3 de Maio de 2011 as 14:45

    Antes Rei Amador do que Pinto.
    Não queremos show man, deixa de tretas!
    Lança obras???
    Que novidade tem?
    Que inovação?
    As TIC, tecnologia de informação e de comunicação, sabe? domina?
    Que actualização, especialização fez nestes 20 anos? Fez Pós doutoramento?
    Mestrado?
    Que principios defende? a Preguiça ?
    Assedio sexual?

  31. Madalena

    3 de Maio de 2011 as 14:49

    Pinto é sinonimo de atraso para a Ilha do Principe.
    Um país com apenas duas ilhas não conseguiu governar,

  32. Joao Martins

    3 de Maio de 2011 as 14:49

    o melhor e o pior de tudo, ja passou. o homem tem direito de mudar de opinioes. Essa candidatura so sera valida se o Pinto pedir desculpa ao povo santomense pela sua pequenez e falta de ideia nos 15 anos de gestao. O homem tem todo o direito de se candidatar, mas como nas outras coisas nos reservamos-nos ao direito de votar ou nao nele. Eu também sou saudosista da disciplina, mas busco mais a disciplina e respeito na democracia e capitalismo empreendedor. Voltar ao passado nao sera possivel, hoje a nossa maneira temos uma democracia madura, ela e o unico bem que alcançamos em 35 anos de independência, ela e real portanto nada de medo em relação a ela. Nao ser o Pinto ou outro qualquer que ira po-la em causa.
    Sejamos sensatos: um homem que em 15 anos nao conseguir orientacao para o desenvolvimento de pais enquanto ditador, nao ira consegui-lo na democracia; se for eleito sera mais um passeio desta vez de 5 anos.
    O que o pais precisa, na realidade e de trabalho, e este homem nao representa trabalho. Mas tambem nao vejo politico algum a falar do trabalho. a unica coisa que pode nos congregar para o desenvolvimento deste pais e o TRABALHO, MUITO TRABALHO e valorizamos os homens que realmente trabalham.

    Bem haja a todos

    • Felismino Bolivar

      4 de Maio de 2011 as 7:51

      a questão não é mudança de opinião mas sim mudança de atitude.

      Vc acha que ele mudou?

      pergunta o Sr. o que ele fez por STP durante os últimos 20 anos.

      Sao vinte anos.

      Eu fiz um curso, trabalho, etc.

      ele nada.
      E me pedem para escolher uma pessoa destas para Presidente do MEU PAÍS.

      Santa Paciência!

  33. puita

    3 de Maio de 2011 as 14:56

    nada nada , o seu tempo ja era

  34. Josefina

    3 de Maio de 2011 as 14:57

    Bem, depois de tudo o que se comentou aki, é escusado ao snhr ex-presidente qlkr tentativa de auscultação da população…!

    • António Veiga Costa

      3 de Maio de 2011 as 20:23

      Deus é Grande e Seja Louvado,

      lamentavelmente, o santomense na sua generalidade é mesmo assim.
      Salva-se uma minoria de pensamentos lúcidos, desprovidos de invejas e despeitos.
      E o pior, têm muito medo das palavras ordem e disciplina,preferem a palavra anarquia.
      Tenho fé de que um dia isso muda.

      • vugu vugu

        3 de Maio de 2011 as 22:06

        Conclusão errada.

        Ninguém tem medo do Pinto da Costa. Só os apoiantes do Pinto da Costa têm medo dele.

        Pinto é uma fraco que recorre à força como único argumento.

        Pinto não debate ideias. Impõe. Não só porque não tem nehuma de jeito para defender, mas sobretudo porque não consegue debater. É incapaz.

        Ninguém tem medo das palavras disciplina e ordem. Ninguém acredita é que o Pinto da Costa seja a pessoa certa para fazer regressar esses valores ao pais democrático que hoje temos.

        O homem é um caso perdido. Caduco, governante medíocre, sem rasgos, sem carisma. É só pose (pógi).

        Votar no Pinto da Costa ou atirar o voto para a sanita vai dar no mesmo.

        • António Veiga Costa

          4 de Maio de 2011 as 13:36

          Meu amigo, a conclusão errada é sua.
          Para começar,em São Tomé a democracia (pelos menos nas últimas décadas) sempre foi uma pseudo-democracia. A liberdade uma pseudo-liberdade.
          Um povo que ficou sob o jugo de uma dúzia de senhores, que controlavam tudo e todos e enriqueceram à custa dos recursos disponibilizados pelos países amigos. Um povo que viu o país se degradar ano a ano mergulhando na maior miséria dos últimos tempos sem gritar, caladinho aceitando tudo e todos não pode achar que é liberto e que vive num país onde se debate idéias. Acredito sim na democracia que está por vir agora com as últimas mudanças de governo.
          Tudo muda, o exemplo mundial está aí com os gritos de independencia e liberdade ecoando.

          • Vugu-Vugu

            4 de Maio de 2011 as 20:40

            Não nego as limitações da nossa democracia, quanto mais não seja porque a democracia é sempre um processo inacabado, sempre sujeito a aperfeiçoamentos.

            Mas, pelo seu historial de silêncios e de cumplicidades com os dirigentes corruptos, Pinto da Costa não é parte útil nesse processo de melhoria da nossa democracia.

            Na nossa equação para melhorar STP, Pinto da Costa é um “-c” (cê negativo, ordenada na origem negativo). Um factor que temos sempre que descontar para projectar algo de positivo para o país.

  35. Fijaltao

    3 de Maio de 2011 as 15:24

    O Sr. Manuel Pinto da Costa seria uma mais valia para S.Tomé e Principe se este homem durante esses 20 anos fizesse algo que o marcasse como um ex estadista!
    Por exemplo:
    Criação de um café em qualquer lado do país onde nós”o povo” pudessemos ao menos beber um café e um bagaço!
    A sua esposa tem um bar na cidade capital onde não figura o seu nome(medo de dar a cara)! Os jovens precisam de salas de estudo e bibliotecas, tarefas essas que podiam ser da sua alçada! Os velhos precisam de locais de lazeres e centros de dia onde podessem ao menos jogar cartas, almoçar à um preço módico e divertir! Fazer uma campanha internacional para melhoria das casas do Riboque e Budo-Budo!Criar fundação parceira com as congéneres internacionais para doação de bolsas aos seus nacionais!Estes são alguns exemplos para que o povo o considerasse! Entendeu que a sua reforma era a melhor forma de estar na sociedade, por isso duvido muito o seu sucesso, embora a frente das candidaturas actuais não me revejo em ninguém, pois todos são oportunistas e sem responsabilidades de um verdadeiro estadista. Mas em todo caso, convém que o Pinto faça um bom trabalho de casa e de bastidor para mais uma vez mostrar ao povo o que é capaz numa era democrática!O José Eduardo dos Santos já o tem demonstrado embora com a facilidade que teve porque esteve sempre no poder o que não é o seu caso e o senhor nunca deu mostras para que alguém acreditasse em si; pelo menos como um bom trabalhador” apenas para si”, quanto mais para o povo!Em todo caso, neste momento o senhor é o homem com mais postura politica e social para governar o país independentemente do seu passado, pois o passado é passado e todos os homens são susceptível de mudar e seguir uma determinada lógica do bem estar próprio e dos outros. Faça isto e não desista tão facilmente. Ao povo, o meu apelo: Dê mais uma oportunidade à este homem.!

    • Regresso dos "Flechas" - 1975

      3 de Maio de 2011 as 22:26

      Bela tentativa de sublimação dos defeitos do Pinto. Mas não resulta.

      Há gente muito capaz, bem melhores que o Pinto da Costa, neste pleito eleitoral.

      Alguém que seja capaz (não é difícil) de se distanciar de toda a lenga-lenga à volta da luta de libertação nacional (mais mito que realidade) e de ter sido Pinto o 1º Presidente da República (ninguém votou nele, mas…), verá que Pinto da Costa é o pior e o mais oportunista dos candidatos. Bate, por KO, o coitado do Aurélio Martins.

      Pinto, é um exemplo exasperante do típico fôrro preguiçoso, que vive de glórias passadas e de feitos duvidosos.

      É gente que não nos atira para cima (bull = touro) mas sim que nos asfixia e puxa para baixo (bear = urso).

      Não dê maus conselhos aos seus compatriotas.

      O seu povo já sofreu o quanto basta por causa desse Pinto da Costa. Pedir mais Pinto para o povo é ser cruel e desumano. Um verdadeiro patriota não pode pensar assim.

      Verdadeiro patriota acredita que o melhor PR será sempre o próximo.

      • Bejunto Aguiar

        5 de Maio de 2011 as 7:29

        Flecha,

        Que triste. Esperaria melhor de si ( owl=Coruja) e so vê de noite. Tem problemas em esquecer o passado. Peço-lhe por isso que faça esse exercício de memória. Faça uma análise retrospectiva dos nossos 15 anos da independência, da situação reinante no mundo na altura e em Africa em particular.

        Faz uma comparação com o estado do país, ao nivel de pobreza, produção interna e exportação, nomeadamente cacau, café, copra, tomate, matabala, por ai fora e compara com o momento actual.

        Faz uma comparação com o nível educacional das pessoas e os valores morais que existiam na altura e compara com agora.

        Faça uma comparação ao nível dos deveres civicos dos cidadãos e compara com agora. Faz uma comparação da autoridade da policia, os tribunais e a ordem publica e compara com agora (mesmo em regime monolitico). Faça uma comparação com o nível de saúde publica existente por todo o país, hospitais, postos médicos, enfermarias e compara com agora.

        Depois disso tudo, compara o nivel da divida publica de então com o de agora. E para terminar compara também o valor da ajuda externa que o país recebia na altura com o de agora. Diz me por favor o resultado ignorando quem esteve no poder e tenha atenção o seguinte (eagle=águia) enxerga bem e a distância.

        Verdadeiro patriota é aquele que se preocupa com o bem estar dos seus concidadãos e a nação. Aquele que defende o bem comum do país em detrimento das ambições pessoais.

        Bejunto

        • Regresso dos "Flechas" - 1975

          5 de Maio de 2011 as 23:04

          Bejunto,

          Já fiz este exercício “n”-vezes e a conclusão é sempre a mesma. Não troco os 21 anos da democracia anárquica pelos 15 anos de ditadura sofrida.Porém, com ajustamentos de cidadania trocava, de bom grado, os 36 anos da independência pelos 500 anos de colonialismo.

          Quando fizermos melhor (seja em democracia, seja em ditadura)que o colono, aí sim mudarei de referencial.

          Já agora, você está a ser muito injusto com a coruja (owl). A águia (eagle) não vê melhor que a coruja. Cada uma tem a visão que mais lhe convém. Tal como acontece connosco. A visão da águia de pouco serveria à coruja para caçar em plena escuridão. o inverso também é verdadeiro.

          Eu convivo bem com os meus traumas e frustrações. O maior deles é o afundanço da minha terra nestes 36 anos. Um porta-aviões sem rumo, algures perdido no Golfo da Guiné.

          • Bejunto Aguiar

            6 de Maio de 2011 as 13:49

            Amigo Flecha,

            Estou escandalizado ou como diz o meu filho (“estupidilermado”=apalermado de maneira estúpida) Alguém que defende ou prefere o colonialismo em relação a qualquer outra forma de estado mesmo ignorando a escravatura como uma das piores consequências do colonialismo, não merece certamente a minha atenção. O senhor está dispensado.

            Bejunto

          • António Veiga Costa

            6 de Maio de 2011 as 22:14

            Seu comentário embasou minhas palavras acima: o santomense tem pavor às regras, normas e leis. Prefere a democracia anarquica, o capitalismo individualista, cruel da má distribuição de renda dos governantes “democratas”, ou até mesmo o colonialismo escravocrata.

    • SPC

      4 de Maio de 2011 as 8:43

      Será que vc é ele?
      É facil de saber…responda-me as seguintes perguntas:
      Gosta de trabalhar? Qual foi o seu último emprego nos últimos 20 anos?
      Resposta: Não. Nos últimos 20 anos, fiz desporto para não envelhecer e…,…Ah! Façam-me o favor isso de trabalhar cansa pra caramba.

      Te peguei vc é ele.
      Vá trabalhar e deixe esse povo em PAZ.

  36. Jõao Paulo

    3 de Maio de 2011 as 15:34

    Pinto da Costa é muito Ganasioso, impocrita, e individualista só pensa em se proprio, não quer saber da nação, homem sem civismo, distruidor de S.T.P, se vc tive-se vergonha na cara nunca mas poderia aparecer na vida politica de São Tomé e Principe.

  37. S.T.P no coração

    3 de Maio de 2011 as 15:40

    Esse homem não é, e nunca será Lider carismatico, ele é lider demagogo, homem sem amor ao proximo, esa causa da destruição de Santomé e Prinçipe

  38. Carlos Ceita

    3 de Maio de 2011 as 15:44

    Meus caros amigos e compatriotas não entendo a preocupação daqueles que vem um possível regresso do Pinto da Costa a presidência. Então estavam a espera de quê? Desde que este senhor deixou a presidência em 1991 até hoje temos assistido uma serie de banhos e passagem de políticos trapalhões, incompetentes e corruptos na gestão da coisa publica.
    (caso GGA , STP Trading , Direcção da Protecção Social
    Barco príncipe, docas de pescas, negociações do petróleo que nunca mais acaba sobre o qual pouco ou nada se sabe).
    Temos até um presidente que propõe colónias de saotomenses no exterior.
    E para a nossa tristeza colectiva num país de 160 mil habitantes sem sectarismo religioso e étnico aparecem mais de uma dezena de candidatos a presidência para alcançarem o pote. Uns e outros a prometerem tudo a todos quando muito deles enquanto executivos pouco ou nada fizeram.
    Não será por causa de políticos destes calibres os principais responsáveis pelo surgimento deste cavalheiro que aparece agora como salvador da pátria?

    Abraços

    • Vugu-Vugu

      3 de Maio de 2011 as 22:33

      Mas esse cavalheiro (Pinto da Costa) é precisamente o pai espiritual dessa cambada de políticos “anões” (sem ofensa aos verdadeiros anões). São farinha do mesmo saco!

  39. Pajó

    3 de Maio de 2011 as 15:52

    Gostaria saber se na escola que pinto da costa formou, so forma individuo a presidencia da republica, pork esse individuo nao ocupa outro cargo a nao ser presidencia da republica, será k naquela faculdade só forma orgulhoso?

  40. priscipiano

    3 de Maio de 2011 as 15:54

    Meu camarada pinto da costa Santomé e Principe, nao é Santomé e principe de pinto da costa e seu familhares Lda,é de todos Santomenses entao deixe outros ocuparem o cargos vc ja destruio país, deixe de orgulho

    • Lidia Spencer

      15 de Julho de 2011 as 16:19

      parvos ignorantes invesojos vao e trabalhar e deixem de abrir a boca pra falar a toa.fica sabendo que o resto da familia deste senhor nao estao infelizmente neste vergonhoso pais

  41. Cristiano Ronaldo

    3 de Maio de 2011 as 15:55

    Se pinto da costa tivesse vergonha na cara, ele nao poderia falar essas besteiras. Esse homem é destruidor da naçao.

  42. Papa Figo

    3 de Maio de 2011 as 17:35

    É triste ouvir estas declarações do Pinto da costa. Um homem preguiçoso, ditador intreguista e envejoso. Esta rodeado dos seus amigos preguiçoso que o convida para candidatar. São eles: José Manuel Noronha, Adelino izildro, amotinou quintas do expedito santo, quintas e quintas, Posser da costa, Homero salvaterra, Manuel Martins. Estes indivíduos que deram cabo do pais ao longo destes anos. Agora vão refugiar no Pinto da costa. Santomé poderoso tira este homem maldoso olhos em são tome.

  43. Filho pródigo

    3 de Maio de 2011 as 17:39

    É triste ouvir estas declarações do Pinto da costa. Um homem preguiçoso, ditador intreguista e envejoso. Esta rodeado dos seus amigos preguiçoso que o convida para candidatar. São eles: José Manuel Noronha, Adelino izildro, amotinou quintas do expedito santo, quintas e quintas, Posser da costa, Homero salvaterra, Manuel Martins. Estes indivíduos que deram cabo do pais ao longo destes anos. Agora vão refugiar no Pinto da costa.

  44. Amor pela terra sofredora

    3 de Maio de 2011 as 17:55

    Um presidente do século XVIII , para governar o pais do séc XXI , que asneira. Vamos voltar para o tempo do bufos. Amado Vaz e outros Estao com dentes afiados aguardando o tacho.

  45. Alex

    3 de Maio de 2011 as 17:58

    Olha pessoal não vou comentar está noticia,mesmo porquê, não causa nenhum espanto,apesar dos São-Tomenses serem o povo humilde e falta de informação, tenho a certeza que de hipocrisia,má governação,corrupção,mentira,oportunismo,sabemos bem o que é, e como ela está estampada na fuça dos nossos antigos,actuais e futuros governantes,porém quero chamar atenção do José Viegas para um simples fato.
    Jamais haverá duas marcações para as eleições Presidências num mês há não ser o caso de uma 2ªrodada.

  46. Carlley Frota

    3 de Maio de 2011 as 18:02

    “Manuel Pinto da Costa (5 de agosto de 1937) é um economista e ex-presidente de São Tomé e Príncipe. Educado na Alemanha, fala português e alemão fluentemente.
    Participou também do Movimento pela Libertação de São Tomé e Príncipe MLSTP, que conquistou a independência perante Portugal. Durante seu governo (1975-1991), que foi o primeiro após a independência do país, foi instituído um sistema socialista unipartidário.
    Em 1996 se candidatou novamente ao cargo de presidente, perdendo nas urnas para seu companheiro na universidade no curso de Direito Miguel Trovoada, por uma pequena margem de votos. Em 2001 é derrotado novamente, dessa vez para Fradique de Menezes”…Se o Sr Manuel Pinto da Costa é tão ruim assim como vocês dizem, então eu como jovem, que não vi nada daquilo que vocês estão a falar do Homem…estou disposto para ver o ruim que ele é…Todos nos Santomenses deveríamos dar esse homem uma oportunidade em nome do nosso País …chegou altura para mudar esse País (São Tomé e Príncipe)…BOA SORTE.

    • Flolicanidu

      4 de Maio de 2011 as 11:20

      Também podia fazer uma síntese parecida com essa do curriculum de algozes como Hitler, Estaline, Pinochet, Salazar, Idiamin Dada, Kadhafi, Bongo, Bokassa e tantos outros. Mesmo assim, você votaria neles para experimentar, é?

      Você pode ser jovem, mas precisa ser infantil.

      • Carlley Frota

        10 de Maio de 2011 as 23:19

        Caro Sr Flolicanidu, eu não tenho nada que fazer “Síntese parecida com essa do curriculum de algozes como Hitler, Estaline, Pinochet, Salazar, Idiamin Dada, Kadhafi, Bongo, Bokassa e tantos outros”.
        O Sr como cidadão:

        1º: Deveria utilizar o seu nome verdadeiro, e não “Flolicanidu, Jaka doxi, Kundu Mualá Vé…entre outros nomes Impróprios para estar ai a fazer comentários.
        2º: Sr não tem nada de julgar ninguém, por
        por acaso o Sr é algum Juíz, Advogado?
        3º: Da maneira como falas, da para ver que nem um simples curso médio tu tens.
        4º: És mais Infantil que eu.
        5º: Leva a 4º: para TPC depois vem falar comigo que eu vou te Corrigir os erros que deste…Boa Sorte.

    • António Veiga Costa

      4 de Maio de 2011 as 13:46

      Grande carlley, pesquisa e não vai atrás de conversa das “feras feridas”.
      Parabéns pequena.

      • Carlley Frota

        10 de Maio de 2011 as 22:42

        rsrs…Sr António Veiga Costa…sou rapaz, não sou pequena…e já agora muito obrigado por ler o que eu escrevi.

    • zeca diabo

      4 de Maio de 2011 as 21:02

      Precisas de saber que ser Presidente nao e uma proficao!!! Se ele reune todos estes requisitos porque nao tira proveito delas!!!

  47. Virtual

    3 de Maio de 2011 as 18:41

    Com isso sai do MLSTP/PSD quatro candidatos! Cada coisa que desce de Riboque!!

    • Monte Cara

      4 de Maio de 2011 as 16:21

      Qual 4 qual quê!
      Então vocês não sabem que os outros três depois de receberem algum, vão desistir a favor do Pinto?? Isto é claro como água. Eu que nem sou la muito esperto já sabia disto ha muito!!!

  48. jaka doxi

    3 de Maio de 2011 as 18:48

    Ê sá Sunguê Ku Téma.

  49. jaka doxi

    3 de Maio de 2011 as 18:50

    Preguiçoso.
    Vá trabalhar Mazé.

    • António Veiga Costa

      3 de Maio de 2011 as 20:31

      jaka doxi,
      todo o povo santomense precisa trabalhar mais, pois um povo que entra no trabalho às 9 da manhã (deveria entrar às 7:30 hs), sai às 14hs pontualmente. Retorna às 15hs e termina o expediente às 15:30 / 16 hs pode ser chamado de povo trabalhador?

      • jaka doxi

        3 de Maio de 2011 as 21:37

        Meu caro Antonio Costa.
        Você tem razão no que diz.
        Mas fica a saber que quem instituiu esta prática em São Tomé e Príncipe foi o Sr Manuel Pinto da Costa.
        Este senhor nunca foi o exemplo a seguir.
        Fui

        • António Veiga Costa

          4 de Maio de 2011 as 13:51

          Meu caro jaka doxi, pois aí está justamente a questão que eu não consigo aceitar: eles instituiu e nesses últimos 10 a 15 anos ficou instituído e ninguém mudou. Resumindo: todos gostaram, foi conveniente.

          • LEONEL PINTO

            6 de Maio de 2011 as 23:37

            o senhor jaka-doxi não sabe o k diz,ainda precisa de crescer a sua mentalidade.já passaram 20 anos que o Pinto da Costa deichou o poder, mas mesmo tentou por duas vezes só que perdeu nas urnas. será que o senhor tem memórias? será que todos esses que andaram a mandar até a data presente fizeram alguma coisa para o país e pelo povo sãotomense? deixe lá de ser rancuroso,isso não pode ser.vamos todos apoiar a candidatura do sr. Pinto da Costa.

      • SPC

        4 de Maio de 2011 as 8:53

        Vc conhece o horário de funcionalismo público em STP?

        Pacere Pinto da Costa!!!

        • António Veiga Costa

          4 de Maio de 2011 as 14:11

          Meu caro SPC conheço sim. Não só conheço como também sou vítima dele, pois levo 6 meses para conseguir o alvará de uma empresa (que em Lisboa leva 1 hora). Levo 3 anos para conseguir aprovação de um projeto (que em outros países levaria 1 mês, etc, etc…. Poderia ficar aqui enumerando os malefícios da pouca carga horária laboral. Sem falar que não se compra um palito de dente no meio do dia porque estão todos descansando. Parece até país de primeiro mundo.

      • Monte Cara

        4 de Maio de 2011 as 16:27

        Tens toda razão! Em STP, a função pública trabalha, no máximo 5 horas por dia. Chegamos ao serviço as 8h00, depois seguem-se 30 minutinhos de actualização de fofocas. As 12 em ponto, a gente baza e so voltamos as 14H00 para as 15h30 dizermos tchau ê!

  50. Bejunto Aguiar

    3 de Maio de 2011 as 19:05

    Caro Senhor Presidente Pinto Da Costa.

    Eu sou Bejunto Aguiar e fui um dos seus devotos pioneiros quando o senhor era o Presidente do Pais. Na altura o pionerismo foi uma especie de corrente filosófica nacionalista em que eu e muitos dos meus amigos e colegas fazíamos parte. Para além do gozo de estarmos junto e desenvolvermos juntos diversas actividades, eu não dava muita importância a organização.

    Hoje com mais de trinta anos venho agradecer-lhe de forma profunda por tudo o que o senhor me deu. Estudei sem livros, sem computadores, sem laboratórios super equipados mas consegui apesar de tudo ser bem sucedido junto dos meus colegas europeus que estudaram em condições muito melhores mas nem por isso eram melhores que eu. E isso só foi possível graças a sí.

    Obrigado pelos valores que me transmitiu. De aprender a gostar da minha terra. As memórias que tenho daquele São Tomé mesmo depois de ter dado volta ao mundo deixa me orgulhoso e feliz por ter vivido ai durante a minha juventude, mesmo tendo em conta as circunstancias do regime único. Mesmo não tendo a Xbox, Nintendo, Ipad ou a internet e de contar apenas com o giz e o quadro.

    Obrigado pela disciplina e pelos valores que incutiu em mim e muito dos meus amigos, por me ensinar a respeitar os mais velhos, os idosos e os professores. Por respeitar a nossa bandeira e levantar-me sempre que ouvisse o Hino Nacional. Hoje eu choro quando leio Alda do Espirito de Santo que na altura não dava muita importância pois era simplesmente a mulher “mama jumba.”, pois a ignorancia da juventude assim nos fazia crer.

    Obrigado por nos ensinar que podemos ser pobres mas a disciplina, dignidade, trabalho, higiene, amor e respeito pelo próximo são valores incomensuráveis em que o dinheiro não compra.

    Na conjuntura actual não acredito que nenhum dos candidatos ja declarados possam fazer a diferença em STP. Também não acredito que o Sr tenha a varinha mágica para resolver os males e os imbróglios do país. Nós somos demasiado pobres. Mas se tivéssemos nesta nova republica os valores que o senhor nos transmitiu, estaríamos seguramente melhor do que estamos.

    Por isso peço-lhe que faça orelha moca aos celsos Junqueiras, Vugu Vugu, Kundu e por aí fora e se candidate para a presidência de STP. O tempo não está ao seu favor mas a sua energia ainda é vigorante e contagiante. Muitos lhe chamam de ditador, mas o Senhor comparado com os didatadores da época é um anjo.

    O Senhor tem a obrigação de tentar mudar o estado das coisas em STP. O Senhor tem todo o direito de querer governar num regime democrático e provar a todos que o senhor liderou o vento da mudança em STP. O Senhor legitimou a democracia no nosso país. Que o senhor apesar de na minha opinião e mesmo em circunstancias do regime ter sido de longe o melhor presidente que nós alguma vez tivemos. O Senhor tem a obrigação de mostrar que poderá ser ainda muito melhor presidente num regime democrático.

    Bejunto

    • Celsio Junqueira

      4 de Maio de 2011 as 13:30

      Caro Bejunto Aguiar,

      Concordando com partes do seu texto no que toca aos “estados de alma-patria” discordarei na opinião global sobre a possível candidatura do cidadão Pinto da Costa.

      A verdade factual é que STP já deu uma grande oportunidade ao cidadão Pinto da Costa, quando era completamente desconhecido a todos os níveis e Jovem (15 anos de Presidência com poderes executivos “2 em 1 quando não foi 3 e 4 em 1” e em que também ocupou “acumulando” pastas ministeriais).

      Outra verdade factual, duas vezes submeteu ao escrutínio eleitoral “votos” e o povo (eleitorado) manifestou claramente a sua vontade. Não tirou as devidas “ilações” e “lições”?!

      Pergunto-lhe meu caro, com o actual poder (meramente figurante) Presidencial o que poderá fazer o cidadão Pinto da Costa se for eleito que não pôde fazer antes?

      Concluindo, tendo o cidadão Pinto da Costa (economista e politico com curriculo-responsabilidades) estado todo esse tempo (21 anos) em retiro “espiritualpolítico”, deve ter dado conta que os problemas do país não se resolvem com a mera congregação de pessoas, voluntarismos tardios e espíritos missionários!

      Perdoai-me a franqueza, mas STP e o MLSTP tem gente séria (honesta e competente), capaz de representar o país e dar-lhe outra orientação estratégica cooperando com o Governo, e o cidadão Pinto da Costa sabe disso.

      Saudações fraternas!

      PS – Não está em causa a honorabilidade, nem a dignidade e muito menos a pessoa do cidadão Pinto da Costa. Todos os Santomenses têm ou deverão ter respeito pelos ex-Presidentes do País, independentemente de concordarem ou não com as suas convicções, acções e opções politicas.

      • Bejunto Aguiar

        5 de Maio de 2011 as 8:09

        Caro C Junqueira

        Alegra me debater consigo. Por norma concordo sempre com as suas opiniões. A quanto tempo não vai a STP ? Pois prepara-se para a pior decepção da sua vida. A praça da independência onde alegremente andavas com o teu burrinho esta toda esburacada. As flores que perfumavam o zona, quase que não existe. O polícia que as vezes nos impunha alguma ordem quando jogávas a bola ali, ja não tem autoridade. Os passeios que fazias a noite com a família já não pode ser feito sobre o risco de mergulhares num dos mil buracos que estão na cidade. O problema é ver o que foi feito do país desde do fim do estado monolítico e compara – lo com agora. Por por tudo isso e muito mais caro amigo tambem precisamos de voluntarismo, espírito missionário e congregar pessoas, ideias e contribuição de todos.

        O sistema politico existente não oferece muitos poderes ao PR mas oferece alguns. E talvez por isso o Fradique fez, desfez, mandou e desmandou. Resultado andamos para traz mais alguns anos.

        MLSTP terá com certeza gente séria, como tambem os outros partidos as têm. Mas acha que esse partido e tendo em conta a fragmentação interna, tem condições para ajudar o país?

        • Celsio Junqueira

          5 de Maio de 2011 as 13:40

          Meu Caro,

          Concordarei consigo outra vez em partes (sobretudo na nostalgia descricional), mas não entendo (incapacidade pessoal) onde é que o cidadão Pinto da Costa poderá ser uma boa opção/solução para a resolução destes problemas todos que enumerou e muito bem?! Isto deduzo que seja competência do Governo.

          Pois meu caro, isso de escolher candidato por exclusão (é o mal menor) nem é bom para o País e muito menos para o possivel candidato. Sobretudo porque temos gente honesta, competente, com prestigio, que o cidadão Pinto da Costa bem podia tentar convencer a candidatar, mas não o faz, pergunte-lhe porquê?

          Mas em jeito de conclusão, peço-lhe, um documento e/ou uma reflexão do cidadão Pinto da Costa que seja prospectivo para o País. É obrigação dos possiveis candidatos revelarem os seus pensamentos (não são frases e palavras soltas agradaveis de ouvir) de preferência um documento.

          Estou aberto a estudar as propostas todas sem preconceito e respeitando ao maximo o empenho de cada um na contribuição para o Desenvolvimento de STP. Mas darei oportunidade a quem nunca errou sobretudo porque todos merecemos uma primeira oportunidade de provar o nosso valor e as nossas ideias! E o cidadão Pinto da Costa já teve a sua.

          Abraços calorosos,

          PS – O MLSTP pode e deve contribuir para o Desenvolvimento de STP, mas para isso tem de se organizar e resolver todos os diferendos/problemas internos. Acho que o cidadão Pinto da Costa poderia ter começado por ai a sua Magistratura de Influência!

          • Bejunto Aguiar

            7 de Maio de 2011 as 17:39

            Celsio,

            Parece que tem aversão ao PDC. Da mesma maneira que pede pelos projectos no papel gostaria de saber a sua razão de discordar com o PDC que nunca governou em democracia. Aliás como disse e bem antes o Pinto ainda não se oficializou como candidato. Porque tanta exigencia? A sua passagem como presidente foi durante o estado monolítico. E se quiser fazer uma avaliação dessa governação tenha em consideração os factos palpáveis e a situação que se vivia no mundo e particularmente em Africa. Acredito que qualquer que fosse o dirigente na altura, faria mais ou menos o mesmo ou se não pior. Aliás diga me na altura o país da região que era livre e democrático. Atrevo me mesmo a dizer que não tínhamos muita opção ainda mais sendo um país pequeno, insular sem grandes coisas para oferecer ao mundo. Por isso tendo em consideração esses aspectos acho que saímos-nos relativamente bem.

            Eu acredito na democracia. Mas a nossa democracia foi um copy & paste do sistema político e constitucional português sem ter em conta muitos aspectos da nossa realidade. E não sou um grande adepto do sistema constitucional Português que considero, lento, penoso e pouco funcional.

            De qualquer das formas penso que existe um deficit de democracia ou se quiser nós os Saotomenses não soubemos diluir e interpretar bem o fenómeno da democracia muito por culpa dos políticos e dos cidadãos que temos.

            E em relação aos comentários “congregatórios” referenciados atrás. A situação está tão calamitosa, que na minha opinião é necessário um programa ou plano director comum susceptível de congregar (como diz o Pinto da Costa e bem) todo os cidadãos, partidos políticos, sociedades civíl, ….e por aí fora. Nós temos que andar em uníssono e termos um objectivo comum. Temos que saber onde vamos e o que queremos. Temos que saber aonde queremos chegar e como vamos chegar. E o consenso comum é fundamental. Tanto coisa necessita ser feita em STP que não podemos dar-nos ao luxo de destruir todo o trabalho feito por governos anteriores e começar sempre do ponto zero. E para isso o espirito missionário e congregador é preciso. É preciso disciplina, trabalho, força de vontade, visão patriotismo, de todos, sem que isso signifique a descrença e o desrespeito das outras opiniões e ideias. Não me interessa quem lidere esse processo contando que tenha sempre presente esses parâmetros. Mas estou convicto que o Pinto ou o Filinto seriam por venturas os candidatos ideais para o processo. E claro a disciplina, ordem, respeito, productividade são fundamentais e necessárias sobretudo num estado direito. Por isso mais uma vez o PDC está certo quando se refere a isso.

            O presidente pode e deve trabalhar com o governo. O PR e o Governo Podem e devem funcionar em sintonia para o bem do país e delinear em uníssono os pontos estratégicos, urgentes e fundamentais para a saída desse buraco.

            Eu não tenho preferencias Políticas por nenhum partido em STP. Aliás não existe partido com ideologias politicas bem definidas em STP e todos andam ao sabor do vento. Não creio que a solução passa pelos partidos como disse o Filinto. O meu partido é o bem estar e o desenvolvimento de todos os São tomenses. Para mim Não faz sentido que num pais com menos de 200 mil pessoas existam tantos candidatos ou partidos. Mas em fim, pelo menos não se pode dizer que a democracia não funciona em STP

            Bejunto

          • Celsio Junqueira

            9 de Maio de 2011 as 10:11

            Bejunto,

            Antes de mais um previo agradecimento aos seus posts (muito bem fundamentados).

            Esclarecimentos adicionais: não possuo aversão ou qualquer outra coisa de cariz negativo em relação ao ex-PR e actual cidadão Pinto da Costa. (extensivo aos outros possiveis candidatos também).

            Outra, não quero e nem faço avaliação e/ou analise ao passado da Governação e vida pessoal do cidadão Pinto da Costa.

            A única coisa que digo é que o cidadão Pinto da Costa já teve a sua oportunidade (15 anos), bons ou maus, não me cabe a mim julgar (a urna é o local mais indicado). Também digo que foi Ditador, mas o meu caro amigo diz que foi uma situação conjuntural regional/continental, aceito o seu argumento, é factual tem toda a razão.

            Concentro-me no presente e no futuro, e com isso quero saber o que nos reserva em termos de ideias, pensamentos, projectos, etc, sustentaveis e concretizaveis.

            Mais, na troca de opiniões consigo fiquei a saber mais do que com o putativo candidato cidadão Pinto da Costa (de Agosto para cá foi um comunicado e palavras soltas).

            Para concluir, recomendo ao cidadão Pinto da Costa, se estiver realmente interessado em candidatar-se as Eleições Presidenciais que aprimore nas ideias e as fundamente como deve ser. Actualmente isso não vai lá só com slogans, é preciso algum investimento “mental” nas soluções e propostas para problemas diagnosticados por todos (desde dos Partidos até ao humilde cidadão) tendo sempre em conta o actual e os novos Poderes Presidenciais.

            Em jeito de remate, os Partidos em STP, basta perguntarmos aos militantes de base qual é a sua ideologia para se chegar a brilhante conclusão de “total ausência de Ideologias”.

            Gostei da ideia é suis generis “O meu partido é o bem estar e o desenvolvimento de todos os São tomenses.”

            Abraços calorosos,

    • Kundu Mualá Vé

      4 de Maio de 2011 as 13:46

      Bejunto, afinal é um pintista? Não estou surpreendido, mas esperava bem melhor.

      Conseguiram convencer-lhe que era bom estudar apenas com giz e quadro, enquanto o Pinto e o MLSTP/PU armavam o país com armamento sofisticado comprado aos russos com dinheiro (pouco, diziam eles) que o colono deixou e com aquele que sacaram ao povo através do FRU (Fundo de Reconstrução Nacional)?

      Ensinaram-lhe regras de higiene e limpeza (a minha professora colonialista branca também me ensinou estas coisas), mas as lojas não tinham sabão (quando tinham, era uma luta) e as torneiras não tinham água? Em Portugal diz-se dar nozes a quem não tem dentes.

      Podia continuar desfiar o novelo de aldrabices que lhe enfiaram na cabeça, mas este espaço é limitado.

      • Bejunto Aguiar

        5 de Maio de 2011 as 8:23

        Caro Kundu….(ja lhe tinha dito antes o seu nick name so me faz rir). Também acho que o espaço é demasiado limitado. Mas não sei quantos anos depois, o país esta mais pobre, em quase todos os aspectos, sociais, moral, economico, etc….Não sei se os equipamentos foram comprados ou dados. Mas não interessa. No contexto da época alguns acharam que era necessário.

        Mas diga me la agora. Ja tem luz e agua potavel em em todo STP? Quanto custa o sabão ou um quilo de arroz? E olha que agora temos supostamente uma economia de mercado aberta, existem muito mais formas de transporte e estamos mais tempo a viver dentro de um regime aberto do que os 15 anos da ditadura. O barómetro deveria estar muito equilibrado ou do lado positivo. Mas a minha avó em cassuma ainda continua sem água, sem electricidade e já não pode comprar arroz, açucar ou o feijão. Isso para mim é o que conta. Ver o sorriso desta senhora que deu vida a minha mãe. Mas parece que desapareceu ha muito tempo.

        • Regresso dos "Flechas" - 1975

          5 de Maio de 2011 as 23:29

          Os problemas que você invoca não são dos últimos 21 anos mas sim dos últimos 36 anos.

          Nos primeiros 15 anos tinha-se dinheiro no bolso mas não havia nada para comprar. Hoje há tudo para comprar mas o dinheiro é pouco ou nenhum.

          O resultado é quase o mesmo. Ainda assim prefiro ter o que comprar e não ter dinheiro, do que ter dinheiro e não ter o que comprar. Preferências, meu caro.

          Lamento, muito sinceramente, as dificuldades da senhora sua avó, mas não posso resumir o estado do país a situações individuais, pessoais, ainda que representativas, é certo.

          A verdade é que a ditadura de 15 anos foi obra de um só homem e de um só partido. Os 21 anos são resultado de 16 ou 17 governos e de 2 presidentes. Com tanta instabilidade parece-me, apesar de tudo, que o prato da balança pende favoravelmente para o lado da democracia.

          • O Regresso de "Os Flechas" - 1975

            6 de Maio de 2011 as 13:53

            Sei que a troca de msg era com o “Kundu” mas não me contive.

    • Ovumabissu

      4 de Maio de 2011 as 13:59

      Bejunto,

      Não fui citado, mas é como se tivesse sido.

      Gosto de defender gente gira.

      Gente gira não precisou que lhe ensinassem a gostar da terra (STP). Em casa de gente gira, os pais, tios e avós sempre transmitiram esse valor, seja enquanto parte de Portugal, seja enquanto país independente. Ensinaram que a nossa terra tem mais de 500 anos e não nasceu em 12/07/1975.

      Mais, ensinaram que as pessoas valem mais que uma bandeira ou qualquer outro símbolo.

      Ensinaram também que apenas Deus deve ser venerado e que devemos fugir, a sete pés, de ideologias baseadas no culto da personalidade.

      Se estas coisas faltaram-lhe lá em casa e teve que as ir buscar no Pinto da Costa e no MLSTP/PU o problema é seu.

      Pedia-lhe somente que não endossasse ao povo a sua dívida de gratidão ao Pinto da Costa e ao MLSTP/PU. A dívida é sua, não é nossa!

      Sabe, Bejunto, recomendo-lhe vivamente a receita de um compatriota nosso para casos como o seu: desMLSTPeize-se!!!

      Ultrapasse esse trauma. Você não deve nada ao Pinto da Costa e aos seus camaradas do MLSTP/PU. Eles sim devem muito (tudo) ao povo de STP.

      Seja um homem verdadeiramente livre de amarras, de ressentimentos e de sentimentos de culpa sem sentido.

      É isso que você despreza em “Vugu-Vugu”, Celsio Junqueira, “Ovumabissu”, “Kundu”, “Jaka Doxi”, “Flolicanidu” e tantos outros livres-pensadores, cidadãos verdadeiramente DESMLSTPEIZADOS….enfim… simplemente GENTE GIRA!

      • Bejunto Aguiar

        5 de Maio de 2011 as 7:48

        Caros amigos,

        Celso, Vugu-vugu, Ovumabissu e outros com excepção do Jaka Doxi porque não lhe reconheço o poder de debater educadamente. Deve ser mais uns daqueles que vive nos escuro e se esquece que a democracia é a liberdade de pensamentos e escolha também sem que isso signifique lamber as botas a alguém. Trauma não tenho nenhum antes pelo contrário. Vivo feliz, sou alegre e não tenho complexos de identidade. Parece-me que não posso dizer o mesmo de sí. Não sei se por culpa do Pinto da Costa ou não. Sou completamente apolitico e não nutro por preferencias nenhumas em relação aos partidos políticos em STP.

        Faço por isso um copy&paste da resposta dada ao flechas:

        Que triste. Esperaria melhor de si ( owl=Coruja) e so vê de noite. Tem problemas em esquecer o passado. Peço-lhe por isso que faça esse exercício de memória. Faça uma análise retrospectiva dos nossos 15 anos da independência, da situação reinante no mundo na altura e em Africa em particular.
        Faz uma comparação com o estado do país, ao nivel de pobreza, produção interna e exportação, nomeadamente cacau, café, copra, tomate, matabala, por ai fora e compara com o momento actual.
        Faz uma comparação com o nível educacional das pessoas e os valores morais que existiam na altura e compara com agora.
        Faça uma comparação ao nível dos deveres civicos dos cidadãos e compara com agora. Faz uma comparação da autoridade da policia, os tribunais e a ordem publica e compara com agora (mesmo em regime monolitico). Faça uma comparação com o nível de saúde publica existente por todo o país, hospitais, postos médicos, enfermarias e compara com agora.
        Depois disso tudo, compara o nivel da divida publica de então com o de agora. E para terminar compara também o valor da ajuda externa que o país recebia na altura com o de agora. Diz me por favor o resultado ignorando quem esteve no poder e tenha atenção o seguinte (eagle=águia) enxerga bem e a distância.
        Verdadeiro patriota é aquele que se preocupa com o bem estar dos seus concidadãos e a nação. Aquele que defende o bem comum do país em detrimento das ambições pessoais.
        Bejunto

        • jaka doxi

          5 de Maio de 2011 as 22:33

          Bejunto acredita que Pinto da Costa preocupa com o bem estar do povo santomense?
          Fui

    • jaka doxi

      4 de Maio de 2011 as 15:41

      Bejunto é lambibotas e parvo.

  51. voz do povo

    3 de Maio de 2011 as 20:02

    Este comentário não tem nada á ver com a notícia em epígrafe; Mas peço toda a vossa colaboração para solucionar o problema dos dois irmãos gémeos filhos de S.Tomé e Principe de modo à evacuá-los para exterior a fim de um tratamento especializados.Isso é um fato,não é um dito….

    A saude está acima de tudo!
    E não se limitam na decisão de amputar as pernas dos jovens.Que segundo os especialistas será a última hipotese

  52. ovu ma biçu

    3 de Maio de 2011 as 21:49

    Non sca bi môlé lolo!!!

  53. Diáspora

    3 de Maio de 2011 as 22:22

    Esse senhor não tem vergonha.Ao menos podia desfarçar,mandar ou pedir um escritor para lhe escrever um livro de memória e publica-se em seu nome para tentar enganar.
    Foi eese senhor que desgraçou todo povo santomense.antigamente ,o santomense difícilmente emigrava. E quando acontecia era para ocupar cargo de relevo em Angola Moçambique Guiné Bissau etc.Esse senhor faz parte do passado.será que o Pinto da Costa não deu conta que os tempos mudaram e ele esta caduco?

  54. Mossu Cata

    3 de Maio de 2011 as 22:44

    Pinto ê bô sa n’guê tamem za. Ken tem bô ni kua sé de pligidenxi otlovê ê. Bô na tê menda fô!

    Lembla cuma santomé fla an, cassô di tema ka môlê cu olhá cotado.

    Sam Imé ku sum Pinto(Deçu ka tê inem n’ócé ku pagi) na môlê dessá cadela sé di pligidenxi da bô fa.

    Léga flontadu di fé. ba tlabá, punda tlaba ku afé só ka da tê.

  55. Aventureiro

    3 de Maio de 2011 as 22:46

    Peço ao Sr. Pinto, acredito a sua vontade de querer morrer e ficar na história que foi presidente 15 anos um feito que mais niguem vai poder devido a nossa constituição e manter no poder ate a morte, trazer a são tome o capricho de Robert Mogabe do Zimbawe. O nosso povo nao vai permitir este capricho do velho ditador.

  56. Olho aberto

    3 de Maio de 2011 as 22:57

    Os senhores:António quintas do espirito santo e quintas e quintas, Adelino izidro, Homero salvaterra, Manuel Martins, José Manuel Noronha, José Viegas, Amaro Couto, Posser da Costa, são os indevidos, cúmplices da preparação de uma sepultura do Pinto da Costa. Os familiares do Pinto devem ficar atentos.

  57. Olho aberto

    3 de Maio de 2011 as 22:59

    :António quintas do espirito santo e quintas e quintas, Adelino izidro, Homero salvaterra, Manuel Martins, José Manuel Noronha, José Viegas, Amaro Couto, Posser da Costa, são os indevidos, cúmplices da preparação de uma sepultura do Pinto da Costa. Os familiares do Pinto devem ficar atentos.

    • zeca cardoso

      9 de Maio de 2011 as 23:00

      tens razao.
      eles querem enterrar pinto da costa de uma vez por todas.
      tipo mário soares em portugal.
      pinto vais apanhar um chumboooooo.
      a kércia vai-te deixar e regrwssar aos braços do josé viegas.

  58. Obama

    3 de Maio de 2011 as 23:29

    Caros leitores,

    Deixemos de estar apenas a dar as nossas opiniões baseando apenas na emoção e vamos concentrar-nos na razão.
    Voces ainda acreditam que de todos os candidatos e pré-candidatos anunciados, algum deles vai resolver os problemas de STP??
    Independentemente do cidadão Pinto da Costa ter cometido os erros no passado, ele tem o direito de se apresentar como candidato. Tenho visto comentários do tipo, queremos alguém com ideias, políticas, etc, etc…mas voces ainda acreditam no Pai Natal.
    Realmente as vezes ponho-me a pensar se n valerá mesmo a pena acreditar neste Senhor do que em todos os outros.
    Ora vejamos:
    – As nossas Senhoras que se apresentam como candidatas…o que já fizeram em bem do País?!! E os prejuízos que deram??!! Directa ou indirectamente…
    – O Senhor Aurélio Martins…ninguém conhece a origem dos fundos. Haverá contrapartidas amigos.
    – O Senhor Filinto Costa Alegre…cheio de ideias e princípios, encher jovens de esperanças, de certeza que fará o mesmo ou pior do fez o Fradique ou o Trovoada.
    – O Senhor Rita…desconhecido mas de certeza que terá em mente os seus planos bem delineados;
    – O Sr Arquitecto…esse até dá vontade de rir…já fez muito para o País e realmente merece ocupar o cargo mais alto da nação.

    Amigos, irmãos, vamos entrar num momento crucial para o desenvolvimento do nosso País. Quero que as pessoas comecem a pensar mais com a cabeça, a pensar a longo prazo e nas consequências das acções dos nossos políticos hoje e nas repercussões que elas terão amanhã nas nossas vidas e no futuro dos nossos filhos.
    Neste momento não vejo ninguém digno de ser Presidente de STP. Mas também digo, prefiro ver o Pinto da Costa do que todos os outros que conhecemos até então, pois n constituem nenhuma mais valia ao País.

    Um bem haja ao querido Povo de STP!!

    • Fernanda Alegre

      4 de Maio de 2011 as 12:53

      Sr. Obama:

      Faço das suas palavras as minhas e assino por baixo.

      Fernanda Alegre!!!

    • jaka doxi

      4 de Maio de 2011 as 15:48

      Obama é outro lambibotas e parvo.

      • Monte Cara

        4 de Maio de 2011 as 16:42

        Puxa! Basta ter opinião contrária à sua para ser-se lambibotas?

      • Obama

        5 de Maio de 2011 as 6:45

        Caro cidadão Jaka Doxi,

        Não quero entrar por aí. Da mesma maneira que tens o direito a opinar sobre um determinado assunto, eu também o tenho e acho que esse espaço é para as pessoas deixarem as suas opiniões, reflexões, sugestões sobre diversos temas e não estar a busca de populismo, mediatismo, etc, etc.
        Eu não sou Político nem votarei apenas movido por interesses pessoais mas sim por convicção própria e pensarei no futuro das gerações mais novas.
        Tenha mais cuidado na língua na abordagem que faz às pessoas…
        Um bem haja ao Povo de STP!!

  59. H. A. Azimute

    4 de Maio de 2011 as 2:14

    Existe uma clara tentativa de alguns cidadãos (talvez os mais novos) por não terem vivido nos 15 anos da ditadura, tentam branquear às atrocidades perpectuadas pelo regime hediondo, liderado pelo Sr M. Pinto da Costa.
    Esta obsessão patológica pela Presidência da República, claro está, só pode ser mesmo uma manifestação doentia, pois esta fixação, já pormuitas vezes manifestada sem nenhuma credibilidade, não merece uma segunda oportunidade. Não tenho memória curta, mas faço lembrar, que este mesmo indivíduo foi verdugo do povo S. Tomense, com a sua famigerada governação começou o calvário do nosso querido povo: o declínio acentuado do aparelho produtivo, degradação sociocultural da vida dos cidadãos, perseguição implacável dos intelectuais oposicionistas… Claro está, que na iminência duma convulsão social de consequências imprevisíveis que se avizinhava, foi então que nim golpe de magia, este mesmo indivíduo “sacou um coelho da catola”, tornando-se de um dia para outro democrata, jogando para o lixo às ideologias importadas (Marxismo, Leninismo e Estalinismo) que servia de suporte ideológico do regime.
    Em suma, não tenho orgulho e acho totalmente irrelevante, ou seja, sem nenhuma importância histórica para o país, ter como 1º presidente de S.T.P., esta espécie de “clocotó” que mesmo moribundo, ainda pensa chupar-nos o pouco sangue que ainda nos resta.
    Actualmente, a meu ver, ainda não perfilou o candidato ideal, que pudesse preencher os requisitos necessários para o cargo em causa, “não vá o diabo tecê-las”, levar de novo com mesma espécie de “Fradicassados” não vamos ao lado nenhum. Os oportunistas e ambiciosos(as) foram os primeiros a avançar, para o mal dos nossos pecados.

    • LEONEL PINTO

      6 de Maio de 2011 as 12:07

      não seja cruel meu caro, porque ser assim não te leva ao lado nenhum, mau, ipócrita e cabeçudo

  60. Cristiano Ronaldo

    4 de Maio de 2011 as 2:38

    Pinto da Costa acha k ele é salvador da patria, durante 15 anos da sua governação ele nada fez, agora ker governa? ELe esta precisando dinheiro e ker de novo delipidar o país. Esse homem é um mal exemplo a seguir, é melhor vc ficar na sua casa k tomaste aforça na mao de um cidadão nacional.

  61. Cristiano Ronaldo

    4 de Maio de 2011 as 2:44

    Pinto da Costa, poderia dar sua contribuiçao enquanto comentador politico, analista economico, visto k es formado em economia seus pontos de vista poderia ser mas uma valia para País. Durante a tua Governação poderia desenvolver sector primarios, secundarios e terciarios k sao bases da esconomia do país, se vc visesse pelo menos isso poderias ser visto como lider carismatico e tu nada fiseste. Depois de terminar seu madanto como presidente da republica poderias ser conselheiro do Presidente e Governo, devido a sua experiencia politica, pork nao fiseste isso? A onde ficaste durante todo esse tempo? Quas sao as ações k fiseste depois da tua governação?

  62. S.T.P no coração

    4 de Maio de 2011 as 2:47

    Gostaria para Pinto da Costa mim diser o k ele fez depois de deixar palaçio cor de rosa? Quais sao os cargos publico e privado k ele ocupou depois da presidencia? Empresas criada pelo mesmo? Ajudas k o mesmo deu para país? Esse homem nao fez nada para Santomé, portanto ele nao é lider carismatico nem salvador da patria.

  63. S.T.P no coração

    4 de Maio de 2011 as 2:47

    Gostaria para Pinto da Costa mim diser o k ele fez depois de deixar palaçio cor de rosa? Quais sao os cargos publico e privado k ele ocupou depois da presidencia? Empresas criada pelo mesmo? Ajudas k o mesmo deu para país?

  64. S.T.P no coração

    4 de Maio de 2011 as 2:50

    Pinto da Costa kem te soltou da capoeira, sei k lugar do pinto é da capoeira. La no pantufo esta seu palacio podes la ficar. Esse é mas um Mario Soares sempre candidata em portugual e sai derrotado. Pinto pensa bem esta a somar mas uma derrota.

  65. Patricio Fernandes

    4 de Maio de 2011 as 2:53

    Pinto da Costa ker entrar na historia mundial, ker entrar no Guinness book, batendo record de ex-presidente k sempre k candidata soma derrota, pork sei k vas somar mas uma derrota. Vas entrar no guinnes book candidato k sempre k candidata sai derrotado. Povo ja demostrou k nao ker vc no poder, vc é muito mau, nao es amigo do povo

  66. pois

    4 de Maio de 2011 as 3:44

    ahhh…de novo esse senhor…ja está na hora dele ir descançar e cuidar melhor da sua velhice…ja teve tempo de sobra, e n fez nada…burras serao realmente as pessoas que votarem de novo nele…nada contra, so acho que devemos dar oportunidade a quem quer realmente fazer algo pelo povo…abraçosss

  67. ti ti ti

    4 de Maio de 2011 as 4:07

    Fora fora fora o seu tem ja acabou,
    Cartao vermelho no pinto da costa,
    Vamos dizer nao a velho pinto da costa,
    De lemba a caue cartao vermelho,

  68. Búzio sem Pena

    4 de Maio de 2011 as 5:56

    Pinto da Costa é um homem, livre, tem as suas ambiçoes e sonha como todos os seres. É santomense goza de todos os direitos e deveres como santomense.
    Os aspectos psicologicos, isto é outra questao.
    Qual é neste momento o santomense mais perfeito do mundo ou seja do país.
    fui

  69. S. Tomé no coração

    4 de Maio de 2011 as 9:30

    BÚzio sem pena olha você tenho certeza que não fuiii

  70. Anca

    4 de Maio de 2011 as 9:33

    Pois é, ponderação,bom senso e humildade é o que os Santomenses precisão de ter.
    A História neste contexto,é o melhor partido para ensinar a tirar ilações,presentes e futuras.A vida e percursos dos Homens e de um País,pode ser comparada a vida e percursos de um rio, o rio na sua juventude é pretensioso, irascível,vaidoso quer se mostrar e vai abrindo caminho, escavando rochas, degastando, rochas,montes abrindo caminhos sinuosos, tortos entre tudo e todos, se chover então, pior, enchentes,desabamento de terra,etc…Na sua idade adulta o rio,é mais brando, mais calmo,mais ponderado, não galga montanhas, embora ainda à pode degastar por experiência e saber e orgulho,mas é mais ponderado nas suas incursões.Na velhice, só corre nos fundos das montanhas,ou só aparece,quando chove muito, e até deixa os miúdos tomarem banho nele e atravessa-lo,mas tem uma foz calma e bela,porque já teve visões de outros tempos, os seus caminhos são pequenos o leito muito estreito.
    Qualquer um de nós,se olhar-mos com atenção os rios, sabemos que assim é,se observar-mos os rios que hoje só correm quando chove em São Tomé e Príncipe,sabemos que assim é.
    Todos aqueles, que hoje são adultos chefe de família responsáveis,aqueles que hoje são idosos sabem que assim é…já foram adolescentes,adultos e idosos.
    Ainda melhor se comparar-mos essa história do rio ao estado de desenvolvimento de São Tomé e Príncipe, e nós como Santomenses que somos em quanto cidadãos e povo.
    Todos somos precisos ao País, o pais precisa de contribuição de todos.Agora na hora de escolher, quem nos Governa e dirige,sabendo da história do rio em comparação com a vida dos homens e da nação, devia-mos ter mais ponderação, humildade e bom senso.Bem haja a todos
    Deus abençoe São Tomé e Príncipe.

    • Búzio sem Pena

      4 de Maio de 2011 as 10:10

      Viva Anca
      Se é com ódio e racor que querem desenvolver STP, vamos comer pao que diabo amassou
      um bé za êêê

  71. Anca

    4 de Maio de 2011 as 9:42

    Todos cometemos erros, todos devemos perdoar os erros.Todos devemos saber o que é mal e bem.
    O que queremos?
    Como queremos?
    Quem queremos?
    Onde queremos?
    Quando queremos?
    Porque queremos?
    Bem haja a todos

    • jaka doxi

      4 de Maio de 2011 as 23:29

      Mas Anca.
      O homenzinho já é muito velho(75 anos).
      Ele nunca usou o cerebro para ajudar STP quando era novo. Achas que com esta idade vai ter paciência para isso?
      Credo.

  72. cabide

    4 de Maio de 2011 as 10:06

    concordo com a Dlima, ai é que será o fim…

  73. budó budío

    4 de Maio de 2011 as 10:07

    neste momento estou em portugal a estudar mais vejo que o pais esta uma miseria por isso digo que se senhor pinto da se senhor realmente quer ganhar tem que trabalhar para pais porque estamos nos momentos de crise…..peço a senhor se ganhar que faça algo para o pais sendo o senhor é um homen de grande influencia

  74. Terra Minha

    4 de Maio de 2011 as 10:10

    Os governantes que passaram por Cabo verde nesses 35 anos souberam governar 9 ilhas,( menos Santa Luzia), e os governantes são-tomenses durante 35 anos não souberam governar 2 ilhas. O futuro está nas nossas mãos: retrocedemos ou avançamos?

  75. Conde de Monte Cristo

    4 de Maio de 2011 as 10:10

    Pinto da Costa, nos ja conhecemos as suas concoes. Ja conhecemos as suas arquitecturas. Ja sabemos que o senhor usa o discurso escrito para enganar a populacao. Ja conhecemos todas as suas astucias. O senhor escreve uma coisa ( se e o senhor mesmo quem escreve!), fala outra coisa e pensa diferente daquilo que o senhor fala e escreve, porque o senhor sabe que o povo esqueci. Senhor proprio disse que o povo tem memoria curta!
    Povo, vamos mostrar a este senhor que nos nao temos memoria curta!

    coisa mas pensa em fazer outra

  76. zeme almeida

    4 de Maio de 2011 as 10:13

    Deixe o velhinho candidatar-se.Ele ja esta habituado a sabores da derrota,meus caros compatriotas.Cada eleicoes que passa no pais e uma festa e o povo esta a espera e e ele quem fara justica nas urnas.Viva este povo humilde.

  77. Conde de Monte Cristo

    4 de Maio de 2011 as 10:17

    Os erros sao do teclado, nao e esquesci mas sim esquece e a ultima frase deve ser anulada.

  78. Mimi

    4 de Maio de 2011 as 10:18

    Nos ultimos tempos S. Tome e Principe tem experimentado figuras politicas de toda a sorte. Neste momento experimenta-se um novo poder politico no governo, nova funcao publica, etc. Porque nao re-experimentar um presidente que ja foi presidente? Ja que se vive ao calhas, que continuem as experiencias. Quem sabe uma delas ainda dá certo?…

    • moçu cata

      4 de Maio de 2011 as 21:03

      Porque uma coisa é experimentar coisas novas. Bem diferente é experimentar coisas requentadas (“gadjado” é mais correcto).

      Mimi, Pinto tem que perceber, de uma vez por todas, que ele é um factor de desunião entre os santomenses.

      Nenhum outro “dirigente” gera em nós sentimentos tão inconciliáveis como o Pinto da Costa.

      Basta o Pinto falar em congregar vontades para ligarmos os nossos mecanismos de defesa anti-Pinto.

  79. Porto Real

    4 de Maio de 2011 as 10:20

    Pinto ainda não degeriu a derrota do congresso. Apoia um candidato, o mesmo desistiu, o Pinto fez um discurso vago, sem substancia, abandonou o congresso e foi a sua piscina tomar banho e fumar um charo.
    Agora, aparece com a voz embargada na garganta, e quer apoios!!
    Por amor de Deus!!
    Quem é jovem com brio profissional, em pleino equilibrio mental não aposta no Pinto. Nem que seja o homem de mente brilhante, aliás não é.
    Com formação profissional em economia.
    Um jovem de 30 anos vai ao banco emprestar dinheiro, vai um adulto de 70 anos, ambos têm mesma condição de emprego, qual deles o banco empresta dinheiro com menor taxa de juro?
    E sabem porquê?
    O de 70 tem um risco grande!!!!

  80. Anca

    4 de Maio de 2011 as 10:26

    Temos 30 anos, de Independência, já não somos, adolescente,30 anos já somos adultos, todos desde, candidatos ao povo,enquanto Santomenses,devemos saber o que queremos e ser-mos responsáveis,pelo nossos caminhos,nossas escolhas actos e omissões.
    Deus abençõe São Tomé e Príncipe

  81. Anca

    4 de Maio de 2011 as 10:29

    Devemos, apreender algo com a nossa HISTÓRIA, desde dos descobrimentos,até hoje enquanto povo livre.
    E sobretudo com os erros que cometemos e continuamos a cometer.

  82. Porto Real

    4 de Maio de 2011 as 10:30

    Este senhor, enganou os colegas, arrabatou o cargo de secretario geral, foi presidente, 15 anos.
    Deseja fazer o quê?
    Se tivesse pensado um pouco, estes 20 anos, teria pegado nas crianças de zero(0)ano de idade, hoje teriam 20 anos, eleitores, seria um candidato imbativel. Basta tomar uma sede, de uma ex empresa agricola, ou mesmo, Rio Voga, e criar uma escola de artes e oficios, produção agricola, turismo rural, teria feito um grande projecto. Hoje 20 anos depois seria de se levantar o chapéu, mas preferiu manter o fisico, vinho verde e p,, viajar, etc, etc.
    Quer ser presidente!!
    Esta republica mudou muito.
    Ja não se fala de inimigo do povo, reaccionario, estas palavras morreram!
    Toma juizo!!

  83. zeme almeida

    4 de Maio de 2011 as 10:36

    O povo esta a espera dum bom duxe{BANHO}do velho.Seja benvindo a balanca de consciencia.Se o velhinho canditar-se,quem ficara a ganhar e o povo.

  84. Liberdade

    4 de Maio de 2011 as 10:39

    Pinto não usa termos economicos, deixem de tretas!!
    Mantem um sorriso alegre, falso e rancoroso.
    A Ilha do Principe com os seus 5000 habitantes, não quer atrasos, por favor.
    Obrigado, por tudo que seja sagrado.
    Basta!!
    Ja sofremos muito(Juka), Somos africanos, ja sofremos muito.

  85. Anca

    4 de Maio de 2011 as 10:40

    Devemos estar atentos,ao que se passa no mundo a nossa volta,pelas costas dos outros,vê-se a nossa, e apreender algo,para o presente e para o futuro enquanto povo.

  86. Filó

    4 de Maio de 2011 as 10:42

    Oh gente!
    Miguel trovoada ainda trabalha, mas o pinto!!
    Nem se sabe o que faz de util!!
    Convenhamos!!!

  87. Héralce

    4 de Maio de 2011 as 10:43

    se todos os santomenses tiverem o espírito de querer o bem do nosso maravilhoso país, devemos querer para a nosso presidência algém com as características de manuel Pinto da Costa.
    o nosso país está rumo à precipício, a desordem que paira no Estado é tanto que ninguém se preocupa com o país, por isso, eu enquanto santomense a amante da minha pátria, mesmo estando fora do país, apoio a candidatura de Pinto da Costa e desejo-lhe corragem e que leve em frente o país caso ganhe. pesso a todos santomenses que façamos do “Sun Pinto Costa” a nossa tábua de salvação

  88. Porto Real

    4 de Maio de 2011 as 10:45

    Queria dizer arrebatou o cargo de secretario geral do partido.

  89. Inteligente

    4 de Maio de 2011 as 10:50

    Muito bem. Estamos a comentar, mas, nao fizemos analise dos resultados de uma governação Pinto Patrício. Pinto com a sua experiência de governação de partido único, em momento algum vai coabitar com Patrício Trovoada um homem dinâmico viveu sempre no ocidente. Vai ser crise constante ate o Pinto acerta o poder com seu pau mandado. Povo alerta máximo. Vamos evitar recuo,

  90. Pantufo

    4 de Maio de 2011 as 10:54

    Quer o homem voltar com as filas(bichas), para comprar vinho, açucar, arroz?
    E criar as lojas Francas e LOJAS DE DIRIGENTES.
    Não tem vergonha na cara, em tempos novos, se apresentar outra vez, para o mesmo cargo.
    Eu dou o meu apoio voluntario para combater este Pinto da Costa. Ele vive a dois passos da vila de Pantufo, nunca deu o contributo, para a requalificação da vila. Nós vivemos num convivio de suinos e crianças, onde não sabe bem quem é quem.
    Muitas vezes, estes suinos, patilham connosco o prato. MAs ele, sendo gente de visão, podia ajudar, com uma ONG, a fundação dele. Nada, vive num colonato, para fingir que não sabe o que se passa.
    Tenha juizo.

  91. Tomaz sankara

    4 de Maio de 2011 as 10:59

    Só ele pode realmente garantir a estabilidade, e de acordo com a conjuntura atual,só mesmo ele com a sua influencia, ele trabalha para a fundação do ex-presidente Jime Katter,vamos dar uma oportunidade ao nosso Dtr.Pinto da Costa, vamos apostar.

  92. Pantufo

    4 de Maio de 2011 as 11:04

    Lojas de Dirigentes

    outra vez?

  93. Santa Margarida

    4 de Maio de 2011 as 11:10

    Governar é uma questão de amor.
    Nós temos tudo, menos amor.
    Os Caboverdianos vieram contratados, hoje se calhar faz sentido, sermos contratados para Cabo Verde.
    Se não fosse complexo da nossa parte, podiamos ter solicitado apoio administrativo à Cabo Verde em todos os dominios.
    Mas… basta sermos humildes.

  94. Socrates so´ "seio que nada seio"

    4 de Maio de 2011 as 11:50

    Ola meus caros comptriotas, vocês estão ai a condenar Pinto da Costa diz-me depois da saida dele quém fez melhor para S.tomé uma coisa que vocês não podem esquecer se ele fosse assim tão ruin ele não dava abertura para democracia, se ele quize-se s.tomé teria um regime igual a Cuba,Libia e outros eu acho que S.tomé precisa de um presidente como camarada Manuel Pinto da Costa olha para nossa capital a 15 anos atras estava assim cheio de disordem cada um faz o que quer
    o que passa com nós santomense é a mudança de mentalidade, eu gostaria que alquém sugirisse um canidato que reune melhores condições pra ser presidente da república do que doctor Manuel Pinto da Costa para eu dar o meu voto Porque sinceramente não vejo, país esta muito mal sabe o que mata nós santomense gostamos de vida facil,em S.tomé pessoas não trabalham mas quando vêm aqui pra Portugal o país que conheço um pouco trabalham como burro porquê que não podemos trabalhar assim no nosso país,quando Pinto estava no poder havia um pouco de cacau café e ja não há mas nada assim que ele saiu o que aconteceu distibuiram as roças o que fizemos cortamos todas madeiras vendemos cacueiros queimaram todos depois começamos a reclamar que roça não esta dar nada ao meu ver eu acho que as pessoas queriam que o governo fosse la trabalhar pra eles S.Tomé precisa de um presidente que impõe respeito. Hoje nimquém ja não quero fazer nada a não ser motoqueiro e vender acham que nosso país vai algum lado assim país que não produz nada e que muitos não contribuem para imposto poucos que comtribuem são tirados pelos fulanos nosso produto interno bruto é ajuda externa, como um país pode desenvolver assim? Eu sou um simples cidadão com espirito patriotico que penso muito em meu país.

  95. Conde de Monte Cristo

    4 de Maio de 2011 as 12:40

    Nem com todo o dinheiro do mundo o Pinto voltara a ser presidente!
    Antes o Patrice se candidatar do que arriscar em apoia-lo! Seria grave mas menos grave! O Povo ia entender. Mas o Pinto nao tera nenhuma hipotese. Me- zochi e Agua-Grande eu confio em voces! Nos nao temos memoria curta! O Diabo e que e que vai para o inferno!

  96. Pedro Lima

    4 de Maio de 2011 as 13:11

    Será que Pinto da Costa se aguenta vivo até o mês das eleições? Ele é mais velho do que todos os jovens de São Tomé e Príncipe juntos.
    Já esteve no poder e nada fez. O maior contributo que ele pode dar ao nosso país é o de abandonar a política e deixar as novas gerações aproveitarem a força que têm para mudarmos esse cenário triste de miséria e corrupção.

  97. Pen Drive

    4 de Maio de 2011 as 14:06

    Meus caros amigos,eu lamento muito sinceramente ver o nosso país ao ponto que chegou! não se conseguiu ao longo da ausência na cena política santomense do Sr. Pinto da Costa um político capaz de hoje assumir a presidência do país.Com todos os defeitos do Sr. Pinto, e, que acredito que ele tenha muitos para um presidente, parece-me que o mesmo tem auto-estrada para presidência outra vez para tristeza de muitos.

    • moçu cata

      4 de Maio de 2011 as 21:20

      Pen drive não atire a toalha ao chão.

      Há gente competente para governar o país.

      Não aposte em males menores. regra geral acabam por ser males maiores.

      Não acredite em auto-estradas.

      Acredite em jovens, empreendedores, políticos apartidários, inconformados e com muita energia para dar ao país.

      Um destes jovens é o LIBERATO MONIZ.

      Não se deixe cair no fatalismo. É isso que eles (os corruptos) querem.

  98. FC Barcelona

    4 de Maio de 2011 as 14:58

    Não vejo nenhum candidato ideal para Governa Santomé e Prinçipe no momento, mas acho k temos k dar oportunidade a nova geração para demostrar seu trabalho. Pinto da Costa teve o seu tempo e nada fez, quando ele Governo País estava mergulhando na crise e ele nao consegui faser nada, será k ele vai conseguir resolver atual crise? Se no seu mandato anterior ele nao foi salvador da patria, será k agora ele vai ser? Se ele fosse na realidade amigo dos santomenses ele poderia faser algo para ajudar Santomense.
    País é culpado do descalabro do nosso País

  99. FC Barcelona

    4 de Maio de 2011 as 15:02

    Pélé, Ronaldo, Zidane, Figo e muito mas brilharam no futebol e aposentaram, todas as pessoas numa certa idade aposenta,Pork esse Senhor não aposenta e da outras pessoas lugar para governa. Santomé e Principe é de todos nós, da outras pessoas lugar .

  100. Francisco Costa

    4 de Maio de 2011 as 15:13

    Cartão Vermelho a Pinto da Costa e seus camaras, Antonio Aguiar Quintas, Antonio quintas esperito santos, Manuel Martins, Amando Vas, Adelino Izildro,José Manuel Noronha, Posser da costa, Homero salvaterra, esses Senhores contribuiram para destruir Santomé e Principe, agora que não estão a ver espaço querem voltar de novo para Governação. São oportunistas, orgulhosos. Se Povo Santomense tiver visão essa elite nunca mas Governa esse País.

  101. gato de calinha

    4 de Maio de 2011 as 15:14

    SR PINTO DA COSTA O SR SERIA O MEU CANDIDATO PREFERIDO SE NÃO APARECE-SE UMA MULHER COM MUITA GARA E COPITENCIA PARA LIDERAR ESSE PAIS QUE JA TIVERAM 3 HOMENS MAS NÃO SE VIU NADA FEITO,CHEGOU A HORA DE SER UMA MULHER,E ESSA MULHER É A DRª MARIA DAS NEVES A 5ª MULHER MAIS INFLUENTE DO MUNDO

    • Pedro Lima

      7 de Maio de 2011 as 9:45

      Eu quero apenas 10% do dinheiro do saco azul que Maria das Neves tirou do povo.
      Uma mulher que roubou o povo de STP não pode voltar ao mundo político.

  102. Quilixe Furtado

    4 de Maio de 2011 as 15:20

    Retiro apenas os termos “patifes” para 2falsos”, e “porcarias” para “oportunistas”

    • PAZ

      7 de Maio de 2011 as 14:20

      Meus caros,

      Para além do dinheiro que os candidados costumam dar ao povo no periodo das eleições para chegarem ao poder, entendo que o que falta em STP, é a promução de debates como alguem ja disse por aqui,

      Proponho, para condução do debate São deus Lima.

      Frente a frente,
      Pinto / Liberato
      Filintro / Aurélio Martins
      Maria das Neves / Francisco Rita
      Bené / etc,etc

      depois do debate vocês entenderam quem esta realmente preparado para falar de economia, justiça, social, jurisprodência,cultura, diápora, antropologia, relações internacionais, segurança nacional,etc , etc.

      As perguntas para os meninios sugiro que sejam endereçadas pela comunidade sontomense no estrangeiro, sociedade civil,entidades religiosos, organizações femeninas, jovenis, etc. AS perguntas seriam abertas no acto da entrevista em envelope fechado.

      Ai vocês perceberiam tudo o que quem saber. simples e fácil.

      Desafio a TVS a avançar com uma iniciativa dessa.

      Eu ja tenho 5(cinco) perguntas para os fazer.

      cada um que mande os envelope que assine, basta de andarmos as escondidas.

      Um abraço aos santomenses preocupados com as ilhas.

      • José Silva

        13 de Maio de 2011 as 10:52

        Concordo plenamente com a sua proposta mas a maioria dos nossos eleitores não entendem o debate , porque neste momento só estão a pensar no banho- se todos os candidatos chegassem ao acordo de não dar banho talvez a tua proposta teria lógica.
        Um forte abraço

        • OSB

          17 de Maio de 2011 as 13:56

          Que debate interessante!
          Meus senhores, para candidatar-se a Presidência da republica é necessario, segundo a constituição, deve ter mais de 35 anos de idade, por isso todos aqueles que não tendo cometendo crimes puniveis com pena de prisão efectiva pode ser candidato. Não vejo que na actual constituição haja muita margem para intervenção do Presidente da Rapublica. Fradique Menezes e os seus Capangas já comeram tudo que S.Tomé tinha para dar, por isso votem naqueles que reunem capacidade de liderança e que transmita uma imagem credivel no interior e exterior do nosso País.

  103. Gigolo

    4 de Maio de 2011 as 15:31

    Sr. Pinto da Costa por favor desista. Basta da era dos Pintos. Piquina-piquina cada guê. Esta visto k não keres mais nada com este país e o povo a não ser presidente. Puxa tipo faça outra coisa visivel e k seja benefica ao povo e ao país. Sei k o desejo dele de se candidatar-se é para igualar-se ao Trovoada e ao Dick, pois kando ele deixou de ser presidente não ficou com as vantagens tds k outros têm. Por isso kerido tio chega faça outro coisa nem k seja algo k benefecie apenas nós os teus parentes. E aos 75 anos keres ser presidente de novo? Porquê tanta caduquice, apesar da idade ser a mãe da sabedoria, não é o teu caso. Desista tio preguiçoso e malandro.

  104. Nocentchi

    4 de Maio de 2011 as 16:04

    Sum Pinto Costa,
    Nge tamen sa deçu mundo.
    Porque é q o senho não apoia o Aurélio Martins, um jovem que sempre ajudou o senhor em várias ocasiões de campanha e não só?
    Porque q o senhor dá a cara quando se trata de eleições presidenciais?
    Senhor é cursado em eleições presidenciais?
    Senhor se é tão compatriota, porque é que não contribui de outra forma qualquer para apioar, esclarecer e motivar a nossa juventude?
    Por isso, fique sabendo que cada qual tem o seu tempo. Sr já teve o seu: Os 15 anos de partido único. Em democracaia já não terá, até porque a idade não perdoa.

  105. Student

    4 de Maio de 2011 as 17:44

    Engraçado li todas as postagens deste debate gerado por este artigo, daqueles q apresentaram argumentos validos e daqueles q simplesmente bateram boca online, mas aqui somos todos anonimos, não basta falar mas sim por em pratica as ideias pq aposto q mmuita gentes é contra ele e outros candidatos depois no dia da eleição vende o voto, o importante é reunir a consciencia e votar com consciencia publicar mensagens em debates anonimos de nada serve usem o voto se não o querem n votem nele se o quererm votem nele, apresentem argumentos validos para o apoiar ou contestar assim se faz a diferença

  106. Francisco Costa

    4 de Maio de 2011 as 18:37

    Pinto da Costa esta fasendo dotourado em eleições presidencias somando derrotas. Isso é shwó de bola. Esse velho é teimoso.

  107. H.Lima

    4 de Maio de 2011 as 18:44

    A Oscultação ta feita a opinião neste saite diz quase tudo, mas se quiseres tentar mais uma vez confirmamos no dia 17 de Julho de 2011.

  108. idalecio fonseca

    4 de Maio de 2011 as 19:30

    PINTO nada perde ,em se candidatar mais uma vez ,a vida se faz por opurtunidade e dedicaçao ,esses jovens que por tudo fazem juizo ,como se Pinto da Costa fosse culpado da situaçao em que vive o país, Isto é ser insenssato , no minimo ingratidao ,falta de bom senço e manifestar total desconhecimento da nossa historia e da situaçao politica atual do nosso país., NA atual conjetura politica de SAO TOME, nenhum saotomense vivo atende a espetativa melhor que ele. 1 garantia do sentido de estado 2 reconcilaçao do eleitorado do mlstp dividido.3 a sintonia e a estabilidade governamental,.4 a identidade sao tomense 5 proximidade politica com angola.6 para dar estabildade e idoniedade politica . eu nao sou do mlstp sou simpatizante do movimento da mudança . força PINTO quebra tabu e vai a frente , cuidado com os opurtunistas que sempre o trairam.

    • moçu cata

      4 de Maio de 2011 as 21:37

      Qual mudança qual quê? Você é mais “travão” que outra coisa.

      Mudança é coisa de Gente Gira.

      Você não é gente gira.

  109. Digno de Respeito

    4 de Maio de 2011 as 19:47

    Esse artigo faz-me recuar no tempo para relembrar o meu primeiro momento e contacto com as fileiras do período “monolítico” – A seiva do MLSTP. Nessa altura envergava as cores nacionais para marchar, marchar, marchar como foi o 1º mandamento da “estupidicidade”:

    – Pioneiro marcha em frente, RATA PLAN, RATA PLAN/ PLAN PLAN (bis 3 x)

    – Guerra contra preguiça, RATA PLAN, RaTA PLAN, Plan, Plan…..

    PErguntem o Tozé Cassandra como foi o momento pioneril…..

    Mas, agora os tempos são outros, é mesmo de lutar contra a preguiça e os preguiçosos… RATA PLAN/ PLAN

    Mas, o pioneiro ainda marcha em frente: RATA PLAN, PLAN PLAn……

    Isso diz alguma coisa nos tempos de hoje?!

  110. maria

    4 de Maio de 2011 as 19:53

    Todos nos temos direito a segunda oportunidade.na altura em k PINTO DA COSTA foi Presidente de Republica todos os k estao no puder hoje tiveram feito com ele,contribuiram directa ou indirectamente pra deixar o pais na situacao em k se encontra. n so! nao vejo nenhum candidato altura,kuando PINTO era presidente o povo andava sobre rodas.hoje isto esta uma republica das bananas.eu gotaria k alguem me dissese nome de um livro k FRADIQUE ja lancou ou nome de alguma fundacao ou kuaker coisa k MIGUEL TROVOADA tenha feito pro pais.VIVA PINTO DA COSTA UMA OPORTUNIDADE NAO FAZ MAL A NINGUEM.

    • Dizo

      5 de Maio de 2011 as 8:21

      Xei!

      O Miguel saiu do poder ha dez ano. O Fradique ainda la esta.
      O Pinto saiu ha VINTE anos.

      Todos os garotos da altura fizeram curso, voltaram ao pais e estao a trabalhar.

      Pergunta o camarada Pinto o que ele fez.

      Vai pergunta, vai..

  111. zeca diabo

    4 de Maio de 2011 as 20:45

    Acho que Sr Pinto da Costa deveria procurar outra ocupacao, em vez de se candidatar novamente para Presidente da Republica…Para cada funcoes sao necessarias inovacoes, nao vejo no Sr Pinto da Costa Ideias uteis, para necessidades atuais de STP… Se o Sr Pinto da Costa gosta mesmo de STP e do seu Povo deveria ter uma outra atitude e nao esta de candidar-se a Presidente da Republica!!!
    Como diz Sao Tome ver pra crer!!!!

  112. Saudade da terra abandonada

    4 de Maio de 2011 as 21:54

    Não concordo, vamos dar a mão para empedir mais uma vez o atrazo do nosso pais. Este Sr. Pinto da Costa é um falso compatriota tem apenas capricho próprio, esta ao serviço da sua ambição e dos seus seguidores. Vamos de dizer não basta, basta…

  113. Saudade da terra abandonada

    4 de Maio de 2011 as 22:07

    Eleições presidencias com uma constituição onde o Presidente com poderes limitados. Vários candidatos, será que todos têm programa de fazer a veradeira magestratura de influencia, para tirar o pais do marasmo que se encontrar. Sr. Pinto da costa quero o poder para quando tiver falta de dinheiro entrar no avião ir Angola pedir dinheiro para resolver o seu problema e dos seus familiares e alguns amigos. Muita tristeza, povo vamos abrir os olhos, dizer basta Pinto da Costa, basta …

  114. Geração Motor de Bicleta

    4 de Maio de 2011 as 23:19

    Creio que a notícia da eventual candidatura do Sr Manuel Pinto da Costa ao Palácio Cor de Rosa, é a que mais comentários teve num curto espaço de tempo.
    Prova que nós santomenses estamos atentos ao País, a politica e a tudo que contribui para o nosso bem comum como povo e país.
    Por favor enriqueçam esta troca de opinião.

  115. jaka doxi

    4 de Maio de 2011 as 23:39

    Ele sim é um oportunista nato.

  116. Paracetamol 500mg

    5 de Maio de 2011 as 0:03

    Este homem não tem importância, não merece tamanha atenção registada neste espaço.
    Não dê importâcia o que não tem importância!!!

  117. ti ti ti

    5 de Maio de 2011 as 2:44

    Pinto da costa ja perdeu 2 eleçoes presidencial, kero mais uma para fazer 3, depois disso ele vai tirar uma soneca em pantufo.
    Um homem que ninguem da bem dele, nem mesmo vizinho dele, isto é uma pena.

  118. Messi '' O melhor''

    5 de Maio de 2011 as 3:26

    O pior cego é aquele k nao ker ver. Cometer mas um erro é demais. Ja cometemos erros em deixar pinto da costa governar 15 anos, ele nada fez, entao se demos ele mas 5 anos estariamos a cometer grande erro, entao pinto idem teu tempo acabou.

    • jaka doxi

      5 de Maio de 2011 as 22:49

      Golpe com ele.

  119. Virtual

    5 de Maio de 2011 as 10:00

    Eu se fosse o futuro de São Tomé e Príncipe dava um palpite inclinado para todos os comentários a propósito desta notícia. Como não sou, vou deixar o futuro fazer o seu trabalho!

    Só gostaria de saber o que o Miguel Trovoada e o Fradique Menezes trouxeram de bom para STP!?
    Para mim todos são farinhas do mesmo saco, todos contribuíram para chupar o dedo no pote nestes cerca de 36 anos de (in)dependência. Dos 3, todos estão envolvidos em casos de saque!

    Como tenho defendido esse cargo de presidente da república é um cargo para fomentar preguiçosos! Paga-se um indivíduo dali em diante para estar sentado, auscultar outros e cortar fitas e quando a oportunidade permitir meter dedo no pote!

  120. Ené

    5 de Maio de 2011 as 12:08

    Assombroso! Caso não fosse fuzilado dia 01/05, juraria de pés juntos que Osama Bin Laden teria vivido e introduzido Al-Qaida mais o seu fundamentalismo ” à S.Tomé”, nesta pátria do Amador. Tenho vergonha dos meus compatriotas. Chegou-se aos extremos..
    Reza a nossa Lei Magna que todo o cidadão São-tomense, maior de 35 anos de idade, em pleno exercício de faculdade mental , social e jurídica pode concorrer às Eleições Presidenciais. Compatriotas, o cidadão Manuel Pinto da Costa não é um cidadão qualquer. Não é igualzinho aos queridinhos comentadores “ com cabeça de galinha”. Nós temos obrigação de respeitar o Sr.Pinto da Costa. Vou citar o compatriota José Maria Cardoso, que diz ” Seria ultrapassar toda a educação caseira de outros tempos não limitássemos a nossa liberdade aonde tem inicio a liberdade dos outros”.
    Preocupa-me algumas análise-comentários plasmados neste diário, pois parece-me que a juventude perdeu o norte a partir de 1992 com o eclodir da 2ª Republica. Saudosista? Nunca.
    Aos da geração do Rataplan, que passem com Verdade uma mensagem aplaudindo os feitos do regime monolítico( formação de quadros superiores, reforço da produção agrícola, exportação do nosso cacau, navio vindo da China que abastecia o nosso mercado durante 6 meses) e explicar com alto sentido patriótico os erros cometidos nessa vigência.
    À todos àqueles que debitam neste diário a sua opinião, que pensem que é possível comungar as nossas as ideias, respeitando e tratando as pessoas com reverência. Afinal somos todos animais pensantes.
    Viva São Tomé e Príncipe

  121. Militante muito Zangado com Isto...

    5 de Maio de 2011 as 14:45

    Pinto Bila Bi….?!!! Pinto tê tema…

  122. MÉ SOLO

    5 de Maio de 2011 as 17:15

    Caros,

    Muito recentemente tive acesso a uma informação que descrevia o perfil dos candidatos as eleições de Junho. Todos eles têm cadastros, rabo na estrada, corruptos. O Pinto manifesta a sua intenção de se candidatar, pelos comentários é o pior de todos eles. Agora pergunto, SERÁ QUE NO SEIO DOS SAN TOMENSES HAVERÁ ALGUÉM QUE SEJA LIMPO, HONESTO E SEM RABO e QUE NÃO SEJA CORRUPTO? OS HONESTOS DIFICILMENTE TÊM OPORTUNIDADES P ENTRAREM NOS LOBES, ASSIM SENDO SÃO ABAFADOS E NÃO SÃO VISTOS.

  123. LEONEL PINTO

    5 de Maio de 2011 as 17:24

    Acho k o povo sãotmomense deveria dar uma oportunidade ao Dr. Pinto da Costa para voltar a ser o presidente de todos nós, porque afinal de contas, durante os 20 anos pós a saída do camarada Pinto da Costa, o nosso país, andou esses mesmos anos para trás. Se o Pinto da Costa esteve ausente durante esses anos foi porque não lhe deram essa oportunidade. Pois julgo que seria uma oportunidade de nós Sãotomense sentirmos ou voltar a ver o nosso país a respirar o ar da natureza virgem e da nossa fauna tão gorda como todos nós sabemos.Já passaram vinte anos, já mandaram dois presidentes cada um com dois mandatos cumpridos, e até a data presente o nosso pais ainda astá no estado em que está como é do conhecimento de todos.Nos tempos em que Pinto da Costa foi o presidente de toados Sãotomenses e de São Tomé e Príncipe, tudo estava a funcionar, a máquina do estado funcionava havia respeito,respeito social e pelo cidadão e respeito pelo nossos governantes e não só… Todos paises e os seus governantes têm problemas porque não uma oportunidae ao Sr. Pinto da Costa? Deram oportunidade a um presidente onde o povo sabe que este não tem formação para o ser. Não o que alguns dos comentadores entendem de ser presidente e que vêm dizer que o Sr. Pinto indique onde fez a sua formação.polegamia e distriuição familiar como os outros dizem aqui, este cenário existe e sempre existiu com todos dos nossos governante pós a saída do Sr. Pinto da Costa.Minhas senhoras, meus senhores Jovens e camaradas, vamos apoiar a candidatura do Pinto porque com ele tenho a certeza que vai mudar pra melhor e que vai dar frutos. Temos é que acreditar porque o mundo está aberto e que qualquer indício de maus tratos tomaremos todas providências. Viva Pinto da Costa a luta continua. abraços

    • Celsio Junqueira

      6 de Maio de 2011 as 13:49

      Caro Leonel Pinto,

      Independentemente de tudo o que escreveu ser a sua opinião e muito respeitosamente convido-o a fazer o seguinte raciocinio:

      O cidadão Pinto da Costa ainda não é candidato, está auscultando a população. Portanto, não vamos escolher cidadãos para a Presidência no lote dos possiveis (os que afloram e/ou apresentaram a sua cara) candidatos. Acredita que de todos os Santomenses que reunem os requisitos para candidatar só o Pinto da Costa é capaz ou é o melhor (sem apresentar um Projecto e uma Ideia para o País)?

      E mais, não vamos cometer o mesmo erro de escolher (incentivar) o cidadão Pinto da Costa através do “perfil pessoal”.

      Insisto, queremos um documento com a ideia e/ou projecto do cidadão Pinto da Costa sobre STP!

      O voto não é e nem nunca poderá ser um “cheque em branco” e muito menos um “bilhete de lotaria”.

      Estamos em pleno sec. XXI e queremos saber detalhadamente as intenções dos cidadãos que pretendem ser o mais alto representante da Nação.

      Saudações cordiais,

      • António Veiga Costa

        6 de Maio de 2011 as 23:27

        Celsio, tb respeitando sua opinião, apresentação de projeto,plataforma de governo não tem resolvido. Pois, em época de campanha colocam tudo no papel, podem tudo, fazem tudo. Qdo estão no poder podem tudo, fazem tudo, só que em proveito próprio e do grupinho de amigos e parentes.
        Portanto, em minha opinião, a escolha pelo caráter e trajetória de vida ainda é a melhor.

        • Celsio Junqueira

          7 de Maio de 2011 as 13:07

          Caro Antonio Veiga Costa,

          Pois lendo o seu ultimo paragrafo concordaria se tivessemos perante um país desenvolvido, as chamadas “democracia que funcionam em piloto automatico”.

          No caso de STP necessitamos de um PR que tenha uma visão de futuro (que escreva detalhadamente as suas ideias) que se conjuga com os objectivos do Governo, para que possa existir Cooperação Institucional em vez de “Força de Bloqueio” como tem existido.

          Quando digo um documento (um livro com a compilação das suas ideias, estruturadas e fundamentadas). Vejamos o caso do PM Jose Maria Neves em Cabo Verde, que produziu um livro sobre o que pensa ser o futuro para Cabo Verde.

          Agora o meu caro pode dizer, mas a pessoa pode não cumprir o que escreve e que a realidade pode ser bem diferente da teoria, tudo verdade. Mas mais vale termos algo que possa servir de orientação e de suporte, e o exemplo mais caricato disso tudo são os Orçamentos de Estados, não são cumpridos a risca e continua a ser obrigatorio em todos os paises.

          Finalizando, o que desejo para o país é que o grau de exigência tem de ser maior, não podemos aderir as intenções das pessoas sem previamente conhecer o seu pensamento. Já fomos “brandos” e “permissivos” nos criterios com os outros dois!

          Abraços,

          • António Veiga Costa

            8 de Maio de 2011 as 1:19

            Eh amigo, só tenho que concordar consigo. É isso mesmo.
            Saudações.

  124. BARÃO DE ÁGUA IZÉ

    5 de Maio de 2011 as 17:44

    O Sr. Pinto da Costa assumiu e viveu o Presidencialismo centralista e anti-democrático. Agora sabe-se que era a época de muita ignorância politica e económica e que levou STP à desgraça que está, e com justeza não se deve culpar ninguèm.
    No entanto o PRESIDENCIALISMO democrático pode ser a solução para STP, desde que em sede da Constituição, se salvaguardem os delirios e eventuais desvios de possiveis candidadtos, como mandatos ilimitados; sucessão familiar; revisões constitucionais de pendor autoritário, etc..
    Manter este sistema semi-presidencialista, é manter o povo de STP na miséria.
    Os conflitos, boatos, roubos, corrupção e choques institucionais têm mantido STP na indigência económica e social.
    Por que não ter coragem e tentar o Presidencialismo (democrático e controlado pela Constituição e sociedade civil)?
    São Tomé e Principe não merece continuar nesta paródia politica, com prejuizo do povo Sãotomense. Afinal para que foi a Independência?

  125. Zumbakuê

    5 de Maio de 2011 as 18:02

    Graças a “DEUS”,reapareceo SRº pinto da Costa.
    Tive a preocupação de ler todos os comentários, e a conclusão que tirei, foi que muitos de nós continuamos a viver do passado, sem fazer uma introspecção do mesmo e da realidade que o srº Pinto da Costa herdou de uma passagem a independência do nosso país. Dos vários comentários que tive a preocupação em analisar, verifico que o ódio de não sei quê arrasa-nos a mente. A questão que coloco :
    – dos vários candidatos apresentados aos eleitores sãotomenses,qual deles tem o melhor perfil se não for o Pinto da Costa?
    -qual deles que não tenta obter somente visibilidade, para continuar a fazer sofrer o nosso povo?
    O srº Pinto da Costa tem a idade que tem e consideram-no velho?
    Será que Mário Soares é velho?
    Será que Sampaio é velho?
    Será que Cavaco Silva é velho?
    Sãotomenses,pensem bem, que toda essa juventude que se apresenta como candidatos, estão com sede do poder.
    Nada farão para S.tomé e Príncipe.
    O que pretendem é protagonismo.
    Temos que aproveitar experiências dos mais velhos. Sempre ouví dizer que “nguê tamé sá dêçu mundo”.
    O Pinto da Costa, já não necessita dessas coisas.
    Acreditem que ele vai ser o motor de desenvolvimento de S.tomé e Príncipe.
    Sei que muitos me chamarão (labe-botas, Pintista,etc).
    Não sou nada do que me chamarão.
    Infelizmente, vivo fora da nossa terra. Mas graças a Deus irei colocar o meu voto nas urnas.
    Por acaso não viví no regime em que o srº Pinto da Costa liderou. O que me faz vir aqui expressar a minha contribuição ao srº Pinto da Costa, é que acompanho á distância a realidade de S.tomé e príncipe e a conclusão a que cheguei, e´que todos os pré candidatos excepto o Drº Pinto da Costa, são grupos de oportunistas.
    Espero que ele faça uma boa campanha, tanto dentro como fora de S.tomé e Príncipe.
    Pinto da Costa, a diáspora está contigo.

  126. Diáspora

    5 de Maio de 2011 as 18:10

    Pergunta ao Sr Pinto da Costa, se durante os 15 anos do seu mandato como presidente da República, se ele alguma vez deu algum parecer por escrito de algum documento que lhe puseram em cima da mesa.O individo não sabe escrever.É por isso que ele foge a confrontos diretos. Se ele se candidatar quero lhe ver em debates diretos na televisão com outros candidatos que são doutores ;claro colegas dele.

  127. Filipe Samba

    6 de Maio de 2011 as 7:33

    Não interessa,que falem mal
    O essencial é que falam dele

  128. Filipe Samba

    6 de Maio de 2011 as 7:43

    Não interessa, que falem mal
    o essencial é que falem dele

    • António Veiga Costa

      8 de Maio de 2011 as 1:47

      Tem uma música brasileira (Roberto Carlos) que diz: …fale bem ou mal, mas fale de mim…

  129. Chocolate-Biológico

    6 de Maio de 2011 as 8:10

    Meus caros,

    o Homen está cumprindo a missão de todo um bom Sãotomense…!

    “Santomé non flá an…, Féla bé sá tlêxi…” He he he…..!!!

    Um salve a todos
    Chocolate-Biológico

    • jaka doxi

      6 de Maio de 2011 as 17:39

      Oh Chocolate-Biologico.
      Caso ele avance sera a quarta vez.
      Achas isso normal?
      Abraços.

      • Obsevador

        6 de Maio de 2011 as 22:29

        Sabe-me dizer quando foram as outras 3 vezes?

  130. fode- budo

    7 de Maio de 2011 as 10:29

    essa agora…so mesmo em sao tome …Nao sei pq que o senhor pinto da costa ainda ensiste com essa cena de querer canidatar se de novo.agora com 75 anos uk q ira fazer pra desemvolvimento do pais ?com muito respeito gente em 2 anos este homem ira completar 82 anos ,achao que ainda valhe a alguma esperanca ?

  131. Deus é Grande e Seja Louvado

    7 de Maio de 2011 as 13:15

    Estes Mal-dizeres que alguns destes senhores têm escrito contra a figura do Sr. Dr. Manuel Pinto da Costa, é algo inocente??????
    Vocês têm noção do que estão a escrever???
    Estão a vos mandar escrever tais inverdades???????
    Será que ja existe a pobreza estrema em S.tomé e Principe ao ponto de influenciar mentalmente estes senhores?????
    Diz-se que a pobreza torna-nos ignorântes…………..
    Será que batemos assim tão no fundo????
    Se assim é, então o Sr. Dr. Manuel Pinto da Costa SIM, sem Margens para duvidas.
    É unico capaz de aglutinar forças, envolvendo todos os sãotomenses tanto no país como diáspora.
    Os restantes candidatos que se figuram, como diz um grande pensador do seculo passado “” SÃO VERDADEIROS TEATROS DE SOMBRAS””
    Viva S.tomé e Principe
    Viva Telanon
    A ignorância é um cancro para qualquer sociedade…….
    Ela destroi os bons, e perpectua os maus
    Por amor de Deus, reflitam………..

  132. Deus é Grande e Seja Louvado

    7 de Maio de 2011 as 16:49

    Força Sr. Dr. Manuel Pinto da Costa……
    A auscultação a população que nos Anunciou, espero que seja positiva …….
    A bem do noso S.tomé e Principe, por favor anuncia a sua candidatura……..
    O tempo encarregará por dar razão ao Sr. Dr., e a nós sãotomenses de boa fé que defendemos a sua candidatura contra estes sangazuzas de meia tigelas, que fazem de mal-dizer desabafos das sua peripécias…
    Viva S.tomé e Principe
    Viva Telanon
    ESTAMOS ATENTOS PARA BEN DE S.TOMÉ E PRINCIPE

  133. Barão de Água Izé

    7 de Maio de 2011 as 22:29

    Continuar com o semi-presidencialismo, é continuar nestas politicas governativas que não tiram STP da pobreza.
    Quem tem medo do Presidencialimo (democrático) com base numa Constituição revista e que acautele o aparecimento de potenciais ditadores e sua politicas?
    Se o povo de STP já sabe o que é o Presidencialismo autoritário e anti-democrático praticado pelo Sr. Pinto da Costa, por que não dar outra hipótese politica a STP? O povo de São Tomé e Principe não pode continuar por mais tempo
    a vegetar na indigência e pobreza.

  134. Barão de Água Izé

    7 de Maio de 2011 as 22:37

    O Sr. Pinto da Costa personificou e assumiu uma prática autoritária e anti-democrática quando foi Presidente.
    Agora é fácil culpá-lo, mas apesar dos “ventos” politicos na sua época serem outras, a pergunta que se pode fazer é a seguinte: Alguma vez o sr. Pinto da Costa fez auto-critica pública dos erros então cometidos? Se não os fez, como em consciência se pode candidatar de novo?
    O Povo e STP necessita de politicos transparentes que quando necessário
    devem expor os seus erros e como não os voltam a repetir.

  135. PAZ

    8 de Maio de 2011 as 1:45

    entenderão queria dizer.

  136. Abdul viegas

    9 de Maio de 2011 as 7:40

    Homero salvatera ManueL Martins e outros querem que pinto candidata porque eles estão sem dinheiro esses não pensam no povo

  137. Abdul viegas

    9 de Maio de 2011 as 8:26

    sr pinto da costa se realmente não corres atras de cargos poque ensiste em ser presidente se na verdade tens o espirito de missão e quer s.tome melhor para se viver tens que contribuir para um tempo novo apoiando o Aurelio martins um camarada que o sr conhece e batalhador e que luta por esse povo sofrido enquanto o sr pinto da costa nos vinte anos fora do poder e que ter enfluencia ao nivel internacional nem uma fundação consiguiste criar nem obra de caridade fases pinto da costa chegou o teu fim

  138. machado marques

    10 de Maio de 2011 as 10:42

    pois bem, estou a vontade a me pronunciar sobre qualquer matéria da vida politica são-tomense, nunca tive associado a um partido politico.
    Olhando para os candidatos que já conhecidos, qual deles tem qualidades para ser PR? NENHUM!…
    Manuel Pinto da Costa, é um indivíduo com todo perfil para exercer o cargo do PR. É bom que saiba, que ouve erros nos seus longos mandatos, mas pior de tudo são aqueles que estiveram com ele nestes longos anos a governar stp, e mantêm ainda alí e não deram provas que são úteis ao país.
    Com certeza Pinto da Costa terá a oportunidade de corrigir os erros passados e por o país no eixo.

  139. JOSE TORRES

    13 de Maio de 2011 as 20:08

    Acho que falta tolerancia e flexibilidade, enfim. O Povo e soberano a decidir.
    A verdade e que Pinto enquanto esteve a dirigir existiu ordem. Quando saiu o Pais se tornou em salve-se quem puder.
    Enquanto esteve no MLSTP existiu ordedm e depois de sair esta Organizacao tornou-se em salve quem puder.
    Portanto o Pinto para mim supera qualquer um em termos de governante.
    Forca\Pinto. “Quanto mais se fala de ti e porque estas no caminho certo”

  140. danilsa esperança quaresma da cruz

    20 de Maio de 2011 as 8:15

    ola camarada militante Dr. Manuel Pinto da Costa sou residente em portugal sei que nao me conhece mas lhe conheço e bem tenho uma tia minha que trabalhou com sigo no palacio tou muito satisfeita por camarada ter anuciado a candidatura sa presidençias tou a faezr muitos contactos a stp pra saber quem esta a representar ca em portugal ainda nao consegui camarada tou disposta a trabalhar pra se seja ca em portugal ou em stp estes sao os meus numero 969667625 ou968341803 sou do mlstp/ psd a 5anos a tras tive em s.tome e fiz a campainha pra mlstp/psd com srnhor freitas e divolo de riboque

  141. Budiony sanches de j. Carvalho

    11 de Agosto de 2011 as 8:01

    Repara q em africa na vespera d eleiçoes os politicos prometem d tudo um pouco mais dpois d serem eleitos o mudam d vida automaticamente e a vida d povo e d pais continuam e vao continuar em ruinas xpero q o pinto da costa nao minta mais o pobre povo das nossas ilhas.

  142. Vargas Cardoso

    29 de Julho de 2014 as 14:55

    Sé se lembram do povo quando precisam dos votos.
    Mas se não fizeste nada de jeito durante estes anos todos, é melhor desistires e dar lugar a outro.
    Muda-se de política e de governantes, mas os malandros continuam a ser sempre os mesmos.
    As vezes pergunto para quê que os países precisam de presidentes?
    Enfim.

  143. Fuba Cu Bicho

    31 de Agosto de 2014 as 19:31

    Os mais novos que não conheceram o governo deste senhor ou os mais velhos que têm memória curta que voltaram a dar-lhe cadeira de poder estão, sem dúvida arrependidos, mas já é tarde. Será que este senhor é patriota ou vendedor de ilusões?

  144. so Blaguba

    14 de Outubro de 2014 as 7:58

    Meu povo nao adimite esta palhasada, mada-lhe para casa cuidar dos netos.Se durante estes anos todos ele nao fez nada,nao e mais cinco que vai fazer.A mordomia ja esta no fim. Qual mudança qual quê? Você é mais “travão” que outra coisa.

    Mudança é coisa de Gente Gira.

    Você não é gente gira.

  145. João Pina

    31 de Outubro de 2014 as 13:08

    Por amor de Deus, sr. Dr Manuel P da Costa! Com 75n anos de idade?? O Sr. não é Cristo. Já deu o que tinha para dar; deixe os mais novos governarem e devemos dar-lhes benefícios de dúvida. O Sr. quer morrer no poder?? Porque copiar o péssimo habito dos seus vizinhos que se amaram ao poder? seja inteligente e vá descansar. Porquê tanta sede do poder???????? O sr é o mais competente e bem formado do que todos os sãotomenses??? Francamente!!!!!

  146. matabala

    21 de Maio de 2015 as 8:46

    deixemos d iguinorançia , kem somo nos para julgar um ao outo o k ele fes no pasado acredito k n somos diguino disso vamos la dar edeis credives algo k posamos crontribuir para desenvolimento do pais , se nos achamos k esse sr president n e capas entao e sinal k somos melhor k somos capas entaoeu pesso vamos ajuntar edeis e ajuda-lo , acrediem k ninguem e melhor k ninguem

  147. JB

    12 de Novembro de 2015 as 13:27

    Caro Presidente

    Nós os militantes do MLSTP/PSD na diáspora de Portugal muito contribuimos para a sua eleições. Pelo facto que não houve da sua parte uma palavra de apreço pela sua eleição, pode ter certeza absoluta que os militantes deste partido na diáspora jamais irá votar na sua pessoa. Tenho dito

  148. Leonor Poeira

    18 de Janeiro de 2016 as 11:59

    Diz Pinto Costa: “Eu considero a função de Presidente da República uma missão. Eu não corro atrás de cargos. Eu sou um indivíduo com espírito de missão»”

    Como é que alguém que desde 1975 está no poder, em grande parte em regime autocrático, pode afirmar isto ao seu povo?

  149. wê bêto

    14 de Julho de 2016 as 20:07

    Pinto da Costa é egoista, digo isso porque, uma vez sabendo que não tem mais idade, deveria dinstruir um jovem para substui-lo,mas como ele pensa que o país é dele quero governar até a sua morte.
    Se só em 43 da Independencia nacional , ele governa vinte, e outros? sera que os mais novos não merecem oportunidaes? defendem equidade dos generos. mas será que as mulheres não merecem oportunidades.
    este homem é mau abandonou o partido que ele proprio fundou com ajudas dos outros, como que ele não poderia dar instruções a alguém mais novo deste mesmo partido, a fim de que concorra também a mesma eleiçâo.
    durante 20 anos de mandato sendo 15 no regime monolitico e ditatoria e 5 na democracia, não fêz nada para o desenvolvimento do país agora que já tem 75 anos é que quero fazer, onde já se viu isso?
    alguêm que não trabalha na sua juventude consegue na velhice?
    chegou a hora de mudar os rumos dos acontecimentos, no dia 17 de Julho há de erguer uma nova esperança para povo santomense e para o proprio país.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo