Evaristo Carvalho candidato da ADI ao cargo de Presidente da República

A intervenção de Evaristo Carvalho no final da tarde de sexta – feira na reunião do Conselho Nacional da ADI, no cinema Marcelo da Veiga, demonstrou claramente que pessoalmente não tinha pretensão de candidatar-se ao cargo de Presidente da República. Talvez por falta de confiança num projecto presidencial que terá caído do céu em poucas horas, as primeiras palavras de Evaristo de Carvalho não transmitiram confiança. Foi a plateia que teve que incentiva-lo dizendo “vamos ganhar”. O Téla Nón sabe que a decisão de avançar com o nome de Evaristo de Carvalho como candidato da ADI às eleições presidenciais, foi tomada nas últimas 72 horas, numa reunião restrita envolvendo apenas 5 figuras do partido, onde se destacaram o Presidente Patrice Trovoada, o Secretário-geral Levy Nazaré, José Diogo, o Próprio Evaristo Carvalho, e um membro da direcção do partido que se chama Boa Morte. Aliás o Conselho Nacional de sexta – feira não tomou qualquer decisão sobre o candidato a apoiar. O Presidente do partido Patrice Trovoada apenas anunciou que é Evaristo Carvalho, seu camarada e amigo, o candidato da ADI para as eleições presidenciais de 17 de Julho. Evaristo Carvalho, homem íntegro, de temperamento brando, é actualmente a segunda figura do Estado, exerce as funções de Presidente da Assembleia Nacional. Será que Evaristo Carvalho terá que se demitir da presidência do parlamento para poder concorrer às eleições presidenciais? É um assunto que o Téla Nón vai detalhar de forma pormenorizada nas próximas edições.

  1. img
    Corno maço Responder

    Essa geraçao nao tem alternativa mesmo, sempre as mesmas pessoas em diferentes cargos, nao se vê cara nova e competente. Non môlé!
    O que pode trazer de novo ao pais este senhor?

    • img
      Esperanca num STP um dia melhor! Responder

      Caro corno maco,

      Ser presidente da Republica nao eh ser candongueiro, eh ser sim nacionalista. Se olharmos para todos outros candidatos, nenhum dos outros preenchem os requisitos ideais, basicos de ser um Presidente da Republica. Tal como Pinto da Costa,Aurelio Martins, Maria das Neves, Elsa Pinto sao tanto quanto um manto de de negociatas, que estao apenas a procura de dinheiro, e por alguns motivos vao a angola para negociar estrategias. O Liberato Moniz abandona RDP.PT para fundar empresa de petroleo em STP, e agora e agora a queixar-se dos negocios de petroleo. Isso tudo, leva-nos a concluir que tais candidatos nao sao nacionalistas, e querem a todo custo sugar o pais com ajuda de outrem (estrangeiros). O senhor Evaristo Carvalho, veio de uma familia pobre de Santana, lutou, batou e conquistou o seu espaco. Ademais, sempre esteve presente nos momentos dificeis do pais. Eh uma pessoa simples, nao eh arrogante, conhece bem o pais, nao eh corrupto. Eh um homem sereno, calmo e grande mediador. Por isso, acho eu que seria muito util apostarmos em alguem com estas caracteristicas para liderar o pais. Um nacionalista que sempre lutou para o bem da independencia do pais, que nunca esteve involvido em escandalos ou intrigas, corrupcao.

      O Pinto da Costa eh um ditador, malvado, preguicoso, nao eh nacionalista porque nunca esteve presente nos momentos dificeis do pais. Nao trabalhou durante mais de 20 anos. Com tanto dinheiro que tem nao criou empresas para gerar empregos aos co-cidadaos. Quer voltar ao poder porque acha que STP so andara com ditadura. Isso os sao-tomenses nao podem aceitar porque a nossa democracia foi conquistada e nao negociada.Numa analise da sua pessoa (personalidade) podemos concluir que eh um vingarista e demagogo autentico.
      O sr. Evaristo Carvalho, pode nao ser um grande lider como dizem muitos, mas muitos simplesmente ignoram o que eh ser um lider. Um lider, nao eh ser ditador, mas sim um pragmatico, metodologico, flexivel (ouvir os outros antes de tomar um decisao final) capaz de unir todas as partes, e por ultimo, um conhecedor da casa. O sr. Evaristo conhece bem a casa (Sao Tome e Principe) e paralem do mais, eh honesto, nao eh ambicioso, nao eh preguicoso, eh trabalhador, eh paziguador, e mediador. Nao eh corrupto. Acho que deviamos criar um forum ou mesmo chamar este forum de memorando de intendimento para analizarmos quem deviamos de facto apostar como nosso lider, nao alguem que queira ser presidente interesse pessoal, ou alguem que queira apenas sugar o pais como deixou transparecer nos outros candidatos.

      Busquemos um nacionalista, pragmatico e flexivel, porque esses sao elementos essencias de ser um lider no seculo 21, na plena era de globalizacao, liberalizacao verso democracia.

      Viva democracia! Viva!
      Viva STP um dia melhor! Viva!
      Viva um STP de todos! Viva!

      Abaixo interesseiros! Abaixo!
      Abaixo intriguistas! Abaixo!
      Abaixo ignorantes! Abaixo!
      Abaixo todos os corruptos e negociatas que queiram vender STP! Abaixo!

      • img
        Paracetamol 500mg Responder

        Caro Esperanca num STP um dia melhor!

        Deves ser um dos muitos filhos que ele tem por ai espalhado pelo mundo, ou um dos elementos da campanha eleitoralista do A.D.I.
        Este individuo não fez nada em prol do povo de stp, durante a sua politiquice! Um apagado, nunca propôs nada, uma figura fantasma, outo preguiço que só sabe aproveitar bem a sua discreta actividade politica. Nunca apresentou uma proposta/ideia para solucionar a grave situação de stp.
        Ele como outros deputados, que só sabem fazer passar tempo no parlamento.
        A oportunidade faz o ladrão.
        Depois, querer fazer o feito pelo MDFM (Presidente e governo do mesmo partido) só mostrou uma coisa: não basta ter a mesma cor partidária nos dois cargos importantes para governar e gerir, porque isso leva a um mau resultado.

      • img
        PETER Responder

        MEU Mano ja falaste tudo, realmente o pais precisa de nacionalista, enves de estarmos nestas confusoes de quem vai ser presidente de sao tome entao povo deve escolher pelo merito, sim para EXcellentissimo Senhor Evaristo De Carvalho para Presidente de sao tome, ele tem trajectoria politica, ele deu a sua vida toda para o bem de sao tome, realmente nos o povo conhecemoa quem e ele, boa pessoa, bom para ser presidente de sao tome
        VIVA Sr Evaristo Carvalho
        Viva Sao tome e principe

      • img
        jaka doxi Responder

        Oh Esperança deixa de ser ignorante.O Liberato é arquitecto e pelo que sei nunca trabalho na RDP.

        • img
          António Veiga Costa Responder

          Jaka Doxi vc que gosta de chamar todos de lambe-botas, mais parece um lambe-botas do Liberato.
          Em tempo: não tenho nada contra ele, apenas contra você que aca por bem ofender a todos que aqui postam.

    • img
      Lina Responder

      Óptima escolha! Ser presidente não é governar mas sim regular! Apostamos no Fradique como presidente-empresário o que fez????? Nada!!!!Senão criar instabilidade e roubar!!

      Sao Tomé precisa de um presidente que crie estabilidade e deixe governar, precisa de um presidente regulador, precisa de um presidente que não seja oportunista e que seja nacionalista!

      Evaristo Carvalho é uma óptima escolha!!! Tem defeitos? Ninguém é perfeito.

      Como jovem vou apoiá-lo porque sei que vou votar num presidente Maduro e Responsável que possa Regular o país!
      Lina

    • img
      Lina Responder

      Óptima escolha! Ser presidente não é governar mas sim regular! Apostamos no Fradique como presidente-empresário o que fez????? Nada!!!!Senão criar instabilidade e roubar!!
      Sao Tomé precisa de um presidente que crie estabilidade e deixe governar, precisa de um presidente regulador, precisa de um presidente que não seja oportunista e que seja nacionalista!
      Evaristo Carvalho é uma óptima escolha!!! Tem defeitos? Ninguém é perfeito.
      Como jovem vou apoiá-lo porque sei que vou votar num presidente Maduro e Responsável que possa Regular o país!
      Lina

  2. img
    Betódô Responder

    Bom Candidato…Filinto perde pra esse, candidato. Segunda volta Filinto ou Maria das Neves e Evaristo Carvalho…Mais uma aposta ganha do ADI

  3. img
    J. Maria Cardoso Responder

    Finalmente!
    Para o bem da Democracia, os partidos PCD e MDFM, enquanto forças do poder devem fazer o mesmo anunciando a Nação as direcções dos seus votos, para que o eleitorado não fique em suspeições “boatos” por mais tempo.
    Não é bonito, essas coisas de acordos de quem enche melhor os cofres dos partidos. Exijam e apostem no melhor projecto para o país, para k os militantes e simpatizantes não vendam a consciência em troco do barato eleitoral.
    Já há muitas opções de escolha, nada a estranhar um peso pesado de última hora. Para isso é que existem forças partidárias e jogos de bastidores na política.
    Dentro de cinco anos Patrice Trovoada terá a oportunidade de valer o k vale. A oposição tem sabido contribuir para a tão desejada estabilidade política (por vezes o silêncio demais é perigo na democracia) e paz social. Faltam-nos a chama de desenvolvimento.
    Bem-haja Evaristo Carvalho!

    • img
      Demas Responder

      Na altura dos Censos creio que era secretário de estado da administração interna…
      o que faz dele um dos culpados assim como Pinto da Costa

    • img
      João Responder

      Caro Cardoso,
      Entendo o que diz, mas é ao mesmo tempo perigoso porque para o “bem da democracia” as eleições presidenciais num sistema como o nosso não deviam ser conduzidas pelos partidos. Isto é, concordarás (talvez) comigo que as coisas estão invertidas.
      Um abraço, João

    • img
      misterio Responder

      Na realidade esse pais santo que a menos muitos afirmam de cada vez de cabeça para baixo. É necessario que abramos bem os nossos olhos e ponhamos as mãos na consciencia e encaremos a realidade.. Evaristo Carvalho????? que vergonha!!! n kero ser critico, mas sim realista, esse homem n tem competencia para governar STP, o ADI principalmente o nosso 1º ministro deve estar cego ou a sofrer de amnésia profunda para de facto avançar com esse idiota que nem poderia ser presidente de assembleia…
      Acorda caros camaradas santomenses… votem sim na mudança, na integridade, na posição, no respeito e acima de tudo na esperança de ver um dia o nosso pais mudar… votem sim nesse dia, mas votem no homem que honra com os seus compromissos ,,” Sr. Dr Manuel Pinto da Costa”.

  4. img
    jaka doxi Responder

    Igual a Pinto da Costa.

  5. img
    jaka doxi Responder

    Não tém imagem nem carisma.

    • img
      augusto ferreira Responder

      Credo terra. Só com Deus

  6. img
    Gigolo Responder

    Evaristo Carvalho não tem presença nem caçife para ser presidente da República.
    Puxa mas vale se o meu ADI apoiar Filinto. Evaristo será um pau mandado como esta sendo para candidatar-se. Caro Evaristo há certas coisas k temos k aprender a dizer: NÂO. Mas vale ficares lá no parlamento mole mole k entrar nesta de kere ser presidente. Evaristo se abandona o parlamento de certeza k com a votação subirá alguém do MLSTP, aí mesmo k ganhes as presidencias o parlamento derobará o Governo. Por favor Patrice kem td ker td perde. Abre o olho meu lider

    • img
      dos santos Responder

      LULA DA SILVA tinha presenca?vale a pena nao ter presenca doque ser corrupto.Eu pessoalmente irei apoiar a campanha deste homem 100 por cento nacionalista.

      • img
        António Veiga Costa Responder

        Lula da Silva, não tinha presença, e é um corrupto. Só tinha carisma.

        • img
          Boca Responder

          Foi o único que tirou o Brasil do FMI e transformou o Brasil num país emergente, 27% dos brasileiros passaram a ter poder de compra de uma classe média! Quem nos dera encontrar um Lula!
          Vai informar-te um pouco.
          Fui…Informar-me antes de falar

  7. img
    santa catarina Responder

    Boa Aposta mais uma vez do ADI. Evaristo carvalho é conhecedor profundo da realidade de STP. Percorreu todos os cargos deste país, excepto o PR e sempre deu provas.Esteve sempre presente em todos os momentos não se escondeu como alguns.
    Evaristo de Carvalho é uma pessoa madura e suficientemente independente e com capacidade de ocupar este cargo tão importante para o futuro de STP.
    Precisamos de um bom arbito,bom fiscalizador, com experiencia suficiente e não de um bloqueador como tem sido até a data.
    Tomamos exemplo de cabo verde, os presidentes sempre estiveram alinhados com o governo e a chave do sucesso deste país nosso irmão.
    Aprendamos com a experiencia dos outros.Sejamos humildes.
    Viva a democracia
    Evaristo é o garante da estabilidade!
    Força Evaristo carvalho, juntos veceremos.
    Estabilidade=Desenvolvimento=menos pobreza
    Cabo verde é o exemplo
    Um bem haja a todos.

    • img
      Ordinario Responder

      Temos mais é que mudar a constituiçao… tenhamos coragem de o fazer, porque franacamente os nossos presidentes servem a kê? Cortar fitas? fazer Festas? Bloquear leis? Isto de chove que nao molha o resultado esta as vistas. Instabilidade Politica!!!!!!!!!! 3 presidentes, quantos primeiros ministros? Tendo em conta que quem tem o poder de gerir o pais é o primeiro ministro, portanto nenhum deles levou o seu projecto até ao fim!!! Ninguem pode ser responsabilisado, com desculpa que nao lhe deixaram ir até ao fim do mandato!!!

      O sistema semepresidencialista, so atrasa os paises, ex: Portugal, quem tambem tem um presidente que nao serve pra nada a nao ser ler discursos ja feitos pelos seus conselheiros!
      Tomemos exemplos de paises onde as coisas avançam, poucos sao semipresidencialistas!
      Brasil, Estados Unidos, França…

      Se a colonisaçao impurou-nos para socialismo comunismo por medo do capitalismo, nao deixemos que a ditadura do partido unico nos empure para este sistema semepresidencialista que ja deu provas de insucesso, por medo de um regime presidencialista; onde o presidente tem o real poder. Onde elegemos o presidente, mas é ele quem escolhe o primeiro misnistro que quer trabalhar, certo o parlamento exercera o seu poder ao chumbar as leis se o partido no poder for minoritario, mas ao menos nao vamos dez mil primeiros ministros no mandato de um so presoidente!!!

      Como disia um certo engenhero santomense, Mudança ja!

      • img
        Ovumabissu Responder

        O que é que a “colonização” teve que ver com a opção pelo socilialismo?
        Lê-se com cada uma neste fórum…

    • img
      dos santos Responder

      Faco as tuas palavras as minhas.de todos que ca deram a cara este sim.

  8. img
    london Responder

    Poxa pa!

    Ando mesmo farto disto! como e que um pais tao pequeno, so os impustores, e que tomaram as redeas das coisas.
    Pessoas que sempre estiveram ligadas ao destino do pais, mtas delas ligadas a casos de corrupcao, sobretudo, ja provaram que de util nada faram ao pais, quererem ser presidente.

    Com os candidatos que temos nada ira mudar, a nao ser o rosto do presidente, porque o povo vai continuar a chorar, mais nada!

    london

    • img
      dos santos Responder

      Gostarias que fosse G.Umbilina?
      Carlos Gomes?
      Jorge Coelho?
      Aurelio Martins?
      Pinto da Costa?
      Ganha juizo amigo este homen conhence a casa e sempre lavou roupa suja no devido lugar.Vota Envaristo deixa de ironia.

  9. img
    Anca Responder

    O Papel do Presidente da República, é um papel exigente e supremo,devo acrescentar não partidário,em prol do interesse do País, logo dos Sãotomenses.O perfil da pessoa do Presidente da República, deve ser alguém com grande sentido de Estado, com elevado sentido de ponderação,que deve conhecer o País profundo,desde as necessidades infantis, juvenis, daqueles que são hoje adultos e Idosos.
    As necessidades e problemas que enfrentam essas classes, ao nível da segurança, educação,Saúde,Justiça,à nível do emprego,exclusão social,devem ser matéria do conhecimento profundo e da agenda do Presidente da República, assim como a defesa da Soberania Nacional em termos de Integridade Territorial de Sâo Tomé e Príncipe.
    Quando refiro a Integridade Territorial, estou a falar tanto no mar como nas terras de Sâo Tomé e Príncipe de forma a forjar a força dos santomenses na defesa daqueles valores essências que trazem o desenvolvimento.
    A Segurança, a Saúde,a educação, o trabalho, desporto etc…
    Por isso alguém com uma visão completa daquilo que é hoje a realidade dos SãoTomenses, tantos os que residem em São Tomé e Príncipe, bem como aqueles que vivem na diaspóra.
    Alguém com capacidade gerar consensos para as grandes questões de Soberania, de defesa do território e a sua população, logo alguém com um grande sentido de ponderação e espírito brando, alguém que pensa e pede concelhos antes de agir,pondo acima de todo o interesse nacional,estabilidade e bem estar dos Santomenses.
    Deus abençoe Sâo Tomé e Príncipe
    Bem haja a todos

  10. img
    Anca Responder

    Quis dizer acima de tudo o interesse nacional,

    • img
      Anca Responder

      Ponderação muita humildade na Regulação

      Quando escrevo que o Presidente da Republica deve conhecer o País Profundo,desde as necessidades infantis(direitos das crianças Sãotomenses e das crianças em geral?)juvenis, dos adultos e idosos,não significa que o Presidente da República deva ser alguém que execute,mas sim alguém,que deve conhecer muito bem os problemas que enfrentam essas classes, que constituem no fundo o povo Sãotomense,de modo a ser um bom moderador e garante da soberania Sãotomense.
      O governo é quem executa.
      Hora, se os Sâotomenses deram um voto de confiança para mudança,devem ou deveriam saber que a mudança faz-se ao longo dos muitos anos com tempo e com estabilidade governativa, com homens humildes, sérios e ponderados;
      desde que houve abertura do processo democrático em São Tomé e Príncipe ainda não houve nenhum governo que tenha conseguido cumprir a legislatura , ou quatro anos de governação,fosse ele governo maioritário ou minoritário;
      para mal de São Tomé e Príncipe.
      Será que dando voto de confiança noutros candidatos,estariam a garantir a dita estabilidade de governação para um governo minoritário?o que temos assistidos nos anos transactos,nos últimos 20 anos?
      Já somos adultos já temos trinta e cinco de independência, é tempo de começarmos a pensar e ponderar um pouco mais.
      Estabilidade, deve fazer parte do dia a dia de todos os Sãotomenses,até mesmo quando escrevemos neste espaço, devemos o fazer para o bem da estabilidade de STP.
      Cada um deve cultivar dentro de se a ponderação,a humildade,e o espírito de união que precisamos,não precisamos de gostar de todos,mas precisamos saber respeitar todos.

      Deus abençoe São Tomé e Príncipe

      • img
        Anca Responder

        Onde ficaria o voto dado para a mudança?
        A mudança faz-se com estabilidade governativa,e essa mudança consegue-se com tempo,tempo para trabalho de verdadeira mudança, que exige estabilidade institucional em São Tomé e Príncipe.

  11. img
    zeme almeida Responder

    Apoio incondicionalmente a candidatura do Senhor Evaristo um homem de paz e sem manchas de corrupcao.Este senhor reune todas as condicoes para representar S.Tome e Principe a alto nivel.Nao sejemos pessimista para com este senhor,porque tem muito a contribuir para este Pais.O senhor Evaristo de Carvalho e o exemplo da nossa falecida poetisa Alda Espirito Santo que tanto deram para STP.Esta e uma opiniao pessoal e espero que cada um que tem dado a sua contribuicao neste jornal,que facam as suas analises e apoem o candidato que quiser.Com a contribuicao de todos para um STP rumo ao desenvolvimento.Viva RDSTP.

  12. img
    oldayr salgueiro Responder

    Esse sempre esteve presente com os dois ultimo Presidentes da Republicas no periodo da democracia , sempre chamado a ser Primero Ministro quando resolviam eliminar um Governo ou melhor ( fazer cai , Primeiro Ministro ) tenho medo que nao seja como os outros chefes , quem é liderado por alguem tem sempre tendencia de fazer o que seu lider fez no passado
    e depois eu acho falta mais autoridade e presencia , mais quem sabe pode dar certo mais é um grande risco a correr .

  13. img
    Cristiano Ronaldo Responder

    Essa geração pra mim esta reprovada, Evaristo carvalho, Pinto da Costa, Filinto costa Alegre, Rita, pra mim ja deu o k tinha pra dar fuiiiiiii

  14. img
    maiker Responder

    Mas um aventureiro,esse homem não tem competência para ser presidente da republica.em vez de ganhar essas eleições irá ganhar juízo.
    maiker
    A única pessoa capaz de vencer o antigo ditador Pinto da Costa seria o Dr.Patrice Trovoada.

  15. img
    maiker Responder

    o senhor vai perder.

    • img
      PETER Responder

      mentira, ele vai ganhar vamos apostar!

  16. img
    Pedro Valmar Responder

    Caros compatriotas mais uma vês se constata de que estamos a ir de mal a pior entretanto s existe um candidato com idoneidade sapiência e amor a terra para orientar o nosso STP e todos deveríamos nos unir para o apoiar trata-se do candidato PINTO da COSTA . peço aos que têm por habito optar por argumentos simplistas que reflictam e vota PINTO, para um STP mais social e mais justos.

    • img
      katia Responder

      mui bem….mui bem…ninguém é mais do k ninguém,mas Pinto é k sera o melhor para o nosso maravilhoso País.Até porque ele n é como os outros k faz promessas e mais promessas k agente ja sabe aonde vair cair…bem no jojo da praça.

  17. img
    vava Responder

    Pinto da costa(mais) !!!!! acho que Evaristo e muinto mais seguro ,lembra “estabilidade” e miunto importante para SAO TOME E PRINCIPE…..

    • img
      boca calada Responder

      muito…

      • img
        Observador Responder

        Nunca se devem meter os todos os ovos no mesmo cesto. É o único comentário que esta candidatura me merece!

  18. img
    Sabuta Responder

    Há muito poucos Santomenses, que na posição do Evaristo aceitaria este desafio é claro que para ele trata-se de uma missão , e como bom soldado não vira costa a luta, és o meu candidato. Pelo menos és trabalhador e não ficas a espera para seres Presidente , como um tal individuo, formado só para ser Presidente. O meu voto e o da minha família aqui em Portugal é para Ti.

  19. img
    Moçu Cata Responder

    Flolicanidu sabe muito, é…!!!

    Não é que ele acertou mesmo?

    Evaristo, homem íntegro?

    Se ele é íntegro, eu sou o quê? Jesus Cristo?

    A sorte do Evaristo foi o 25 de Abril e o seu envolvimento na cívica. Caso contrário ele (e muitos outros chicos-espertados) tinham sido presos e condenados pela justiça portuguesa por desvio de fundos da BFAP (Briga Fomento Agro-Pecuária).

    Perguntem onde é que ele arranjou dinheiro para construir, no início dos anos ’70, o fundão “Brinca na Areia” na Madre-de-Deus” (não muito longe da igreja)? Dinheiro da brigada!!!

    Quando se deu o 25 de Abril estes camaradas da dita “Luta de Libertação” assaltaram as instalações da BFAP (antiga casa do Pde. Martinho Pinto da Rocha, perto da Escola Preparatória) noite dentro e destruíram todas as provas que os incriminavam. Depois disso, como eram gente importante do novo regime tornaram-se intocáveis!

    É por isso que eles persseguiram o cabo-verdiano Daniel “de Barba” que devia conhecer toda a marrosca.

    Minha gente o país começou mal. É por isso que ladrões de ontem são homens íntegros de hoje.

    Chega de aposta em ladrões, sejam de ontem, sejam de hoje!!!

    Temos que dar a volta a isto!!!

    Temos que acabar com esta pouca vergonha!!!

    • img
      dos santos Responder

      Se formos por ai ate voce moco kata ja deviaria esta preso lembras daquilo que fizestes ?

      • img
        Moçu Cata Responder

        Ah, ah, ah, ah. Essa é a vossa melhor resposta para um tiro fulminante no vosso porta-aviões?

        A vossa resposta foi tiro a água. A minha ficha está mais limpa, mais imaculada que o da Imaculada Conceição!

        Não se livrem desse candidato e vocês (ADI) irãpo ver o quão frágil e volátil é a vossa base eleitoral.

        • img
          Ednilse Responder

          Imagino que tenha a mesma idade deste candidato e seja recalcado.São Tome mudou, agora é um país independente e democrático que precisa de um presidente que lhe dê estabilidade. A história de Evaristo Carvalho até ao momento é a que nos dá mais estabilidade do que todos os outros candidatos.
          Por favor, não vamos na conversa do presidente que vai resolver todos os problemas económicos e sociais do país! Como aconteceu com Fradique o presidente-empresário que nada fez senão encher os próprios bolsos.
          Queremos um presidente que crie consenso, que deixe governar que crie condições para que os tribunais funcionem, que fale sem medo da corrupção.
          Evaristo Carvalho sim!!!
          Estamos fartos de Fradiques!!!!!

          • img
            jaka doxi

            Dizem que o Evaristo passa o dia a tomar comprimidos.
            Porque sera?

          • img
            Moçu Cata

            Se a história do Evaristo é a que dá mais estabilidade/credibilidade ao país, então o melhor é fechar o país e entregar a chave na ONU.

            Prefiro o meu recalcamento à sua ingenuidade (para não dizer imaturidade).

            Su, bé da lá cu Evaristo mufino d’insanê.

        • img
          Mina di Célivi Responder

          òh Moçu Cata,
          Se saires atrás deste teu nome falso e dizeres quem és eu apresento a tua ficha completa pra vermos onde em que parte dela está limpa.

    • img
      Regresso de "Os Flechas" - 1975 Responder

      Esse “Moçu Cata” é terrível. As coisas que ele vai desencantar do fundo do baú!

      Recordo-me de ouvir esta história do Evaristo Carvalho e de mais uns quantos camaradas que trabalhavam no BFAP.

      STP tem estória!

  20. img
    B. Oliveira Responder

    Evaristo de Carvalho, candidato à Presidência da República!?
    Nâo ficaria de consciência tranquila se o partido ganhador das eleiçõs´legislativas não tivesse o seu próprio candidato. Seria uma aberração!
    Concordo plenamente com essa indicação tendo em conta que, outros prefiláveis candidatos não reunem statu para bater o ora indicado candidato. Por várias razões. desde logo, quer queira quer não é o candidato de concenso. É um candidato em que os demais não se lhe podem apontar desonestidade alguma. Mais, é um cadidato com umperfil próprio. Homem sereno, homem que sempre está no seu devido lugar. É um candidato sem rabo na estrada. Enfim…tiro a esse primeiro ministro chapéu por ter a coragem de, pelo aquilo que se sabe que correu nos bastidores, anunciar um candidato carismático. Não sei se é a obra do próprio ou do seu pai mas, o 1.º Ministro tem sido inteligente, e, a oposição tem-lhe dado campo para fazer o que é de bom para esse povo.
    Por esse fulano (Evaristo) irei votar.
    Tem o meu voto e da minha família.
    Exorto aos demais cidadãos que votem na figura do Evaristo de Carvalho.
    Parabéns ADI.

    • img
      Regresso de "Os Flechas" - 1975 Responder

      O Evaristo Carvalho não é um candidato, mas sim um “NÃO CANDIDATO”.

      Evaristo não se candidata, é forçado a candidatar-se. Faz lembrar as candidaturas do Partido Comunista em Portugal. Não é para ganhar, mas sim para angariar fundos para o partido.

      Evaristo não vai ser presidente. Se for eleito vai continuar a ser secretário-geral da presidência, para fazer exactamente o que fez quando o Miguel Trovoada foi presidente.

      Vai ser um mero funcionário público (que sempre foi) e um lambe-botas, puxa-saco do Patrice Trovoada e família.

      A dignidade da nossa presidência da república exige que essa candidatura seja derrotada nas urnas e que o ADI se aperceba da sua real (baixa) valia eleitoral.

      Paulada nos gajos!

  21. img
    Demas Responder

    Mas será que o Povo não merece um Presidente que tenha tirado pelo menos uma licenciatura?
    Pesquisem o CV deste senhor e vejam que grau de escolaridade atingiu… é assim que querem negociar com outros estados que apresentam líderes bem formados?

    • img
      E.Santos Responder

      Os presidentes não negoceiam nada realmente importante para o desenvolvimento que justifique esta sua preocupação. Não em STP.
      A questão de se ter ou não uma Licenciatura para se ocupar cargos já foi vastamente debatido neste fórum e já se concluiu que para algumas funções isto não é o mais relevante.
      Por isso, o ideal é ultrapassarmos esta parte para não ser mais do mesmo e centrar a nossa antenção naquilo que realmente nos interessa avaliar nos vários candidatos. É o que pretendo fazer para depois formar a minha opinião sobre o candidado ideal neste cenário com mais um a escolha.
      Vamos pensar com cabeça e nada de “dar boca gosto”, que em vez de ajudar só atrapalha.

    • img
      Sabuta Responder

      Em qualquer parte do mundo pelo seu CV e experiência este senhor não precisa de Licenciatura , tomara muitos Formandos ( licenciados ) terem a capacidade dele. Bom fim de semana a todos.

    • img
      artigo 5.7 Responder

      em cheio , o homem é um pau mandado do primeiro ministro ,como não pode ir então mando este taxista buscar o poder mais deve bater na rocha , vamos apostar na no novo rosto aurélio martins para um tempo novo …

      • img
        António Veiga Costa Responder

        Deves ser mais um daqueles que correm atras do carro do Aurelio (lá no lava carros) para ganhar alguns usd.

    • img
      PETER Responder

      Senhor Demas es maluco ou fazes?? o grau de universidade ou falculdade que voces tiveram nada fizeram, o Pinto e ou foi economista da faculdade de Dresden,o que fez?

      • img
        Demas Responder

        amigo, a educação hoje em dia é algo importantíssimo…
        ignorar este facto é enganar as pessoas…
        sei que ha mt gente com educação e sem capacidade, mas hj em dia, sem educação, n há capacidade quase de certeza

  22. img
    sacramento Responder

    Minha gente o próprio senhor ..nem tem um projeto pra apresentar ..e não demonstrar confiança..acham que ele estar devida-mente capacitado pra o mesmo cargo que estar pra se candidatar ??? a voz do povo é a voz de deus …

  23. img
    Carlos Trindade Responder

    Aqueles que teem licenciatura, o que fizeram? Sao todos eles corruptos e negociatas, ademais, na nossa constituicao nao diz que so dever ser Presidente da Republica cidadao possuidor de pelo menos um licenciatura.

    O homemzito eh idoneo, honesto, trabalhador, sempre presente nos momentos dificeis. Todos outros candidatos a partida sao formados. Mas diz la qual dos tais nao sao corruptos, negociatas?

    Ao apostar nesta figura estariamos a evitar que Sao Tome e Principe seja negociado e vendido aos estrangeiros.

    Bem haja!

    Fui………….

    • img
      Presidente da Treta Responder

      Com filho espalhado em todo STP e aredores, esse homem(Evaristo de Carvalho) está cheio de filho cada um com uma mulher esse não é exemplo..

  24. img
    carlos ceitta Responder

    pais dos burrrrrros politicos

  25. img
    Manuel Responder

    Podem me dizer qual é a formação académica deste senhor?

    • img
      B. Oliveira Responder

      Será que o sr. entende que só os formados podem valer STP nessa fase em que está. Com o devido respeito, o sr. está desactualizado. Lula da Silva, ex-presidente do Brasil, tinha alguma formação académica? Quantos ditos formados STP conheceu nos lugares cemeiros nos últimos anos? O que fizeram?

    • img
      E.Santos Responder

      Meu caro,

      A pergunta mais sensata a fazer é, qual o percurso profissional deste senhor.
      Note que Pinto da Costa é Economista, e vocês não o querem como presidente. Porquê? Elsa Pinto, Maria das Neves, Filinto Costa, Liberato Moniz passaram todos por Universidades e também não querem. E então?
      O ideal meu caro é pegar nos CV dos demais, com os percursos profissionais de cada um, incluído notas de rodapé e notas explicativas de algumas das suas passagens e comparar os vários perfis, tendo sempre em atenção que para nós São-tomenses o que interessa neste momente é ter um Presidente que dê garantias de estabilidade governativa ao actual governo, melhore a nossa imagem a nível internacional e que possa de alguma forma ter um papel importante no resgate dos valores morais da sociedade e o combate à corrupção que assola o país.

      Se fizerem todos este exercício vão ver que terão o trabalho de escolha facilitado. Não interessa dizer quem vai ser ou deixa de ser candidato e porquê.

      Interessa sim escolher entre os que se apresentaram como candidatos ou simplesmente não escolher ninguém.

      • img
        Ovumabissu Responder

        Não queremos apenas um PR que garanta a estabilidade. Isso é o que quer o ADI.

        Queremos um PR que cumpra e exerça escrupulosamente os poderes que a Constituição lhe confere. É para isso que o cargo existe.

        Não queremos na presidência um pau mandado do Patrice Trovoada e do ADI.

        O que vocês (ADI) estão a preparar com esta estúpida candidatura do EVARISTO é um GOLPE DE ESTADO palaciano.

        Já dizia o meu avô colono: “muito come o tolo, mas mais tolo é quem lhe dá”.

        “Frontados” de uma figa!

        • img
          E.Santos Responder

          Meu amigo,

          O presidente eleito, indipendentemente da sua filiação política deverá ser o presidente dos São-tomenses.
          Diga-me um país em que os partidos não apoiam figuras de seus partidos às eleições presideenciais. Será que os “pais da democracia” também acham que isso é golpe de Estado palaciano, ou só você pensa isso.
          Vamos esperar que qualquer candidato à presidente tenha o bom senso de ao menos suspender a sua filiação e todas as responsabilidades partidarias antes das eleições. Isto para garantir a sua dedicação exclusiva a nação pelo menos durante o período em que estiver em mandato. Isto sim é importante.
          Estarmos a pensar que os candidatos por serem apoiados por partidos são pau mandados (e aí teriamos de estender esta conclusão a todos os partidos), então só poderiamos votar em candidatos independentes. O que não faz qualquer sentido.
          Eu ainda acho que o percurso profisional dos candidatos deverá ser o nosso ponto de partida para a análise, sem nos deixarmos influênciar por coisinhas miudas, próprias do ser mesquinho São-tomense. Ao menos uma vez na vida, tomemos uma decisão com rigor, seja a favor de quem for. Mas com argumentos sólidos e não divagações baratas.

  26. img
    zeme almeida Responder

    Jornal Tela non,nao entendo porque um comentario aguarda por vossa analise,na situacao{aguarda moderacao 24 horas}

    • img
      Moçu Cata Responder

      Também pergunto o mesmo. Um comentário meu está na mesma situação.

  27. img
    presidenciais1000 Responder

    Credo meus amgos,
    Como é que um partido como o ADI que diz apostar na renovação e promoção de novos talentos pode aposar num homem que já foi duas vezes primeiro ministro e nuca vez nada, foi um autentico zero a esquerda.
    Só se o Parice esta a pensar em ser ele mesmo presidente e primeiro ministro.
    Esse país só tras políticos que defendem os seus próprios interesses.
    Evaristo, acho que você próprio devia air com dignidade para não ser humilhado agora que estas no inal da carreira. Não acompanhes os Trovoadas já chega de Fradiquismo, Trovoadismo e Pntusmos.
    Esse país já não é para VELHOS na política. O estado nãopode estar a pagar reforma com colestorol,prostata, tensão alta e reumatismo. Vai gozar a tua reforma e saia com dignidade da Assembleia.
    No meu entender nem com o dinheiro que o Patrice, o Américo das Finanças e o Varela andaram a ir buscar a médio oriente, a Nigéria e Gabão vais conseguir ganhar porue não tens talento, convicção e politica para renovar.
    Se o que melhor fazes é obdecer, eus te acompanhe.
    Vamos renovar o país e apostar e novo sangue para renovar e credibilizar o país.
    ADEUS EVARISTO, VAIS EM PAZ E NÃO OBDEÇAS OS TROVOADAS

    • img
      Andre Responder

      Espero que a moda pegue. Precisamos de um pouco de calma e menos oportunismo na cadeira do presidente.
      Um tio que conheça a casa e deixe os jovens trabalhar.
      Espero que pegue para o bem de são Tomé e Príncipe
      Fui:)

  28. img
    Dos Santos Responder

    O homem conhence STP ele merece
    vota Evaristo Carvalho ,99 mil vezes melhor que Pinto sempre esteve nos Bons e maus momentos do Pais..Viva Guevarra…

  29. img
    artigo 5.7 Responder

    realmente o homem não dá, gostaria de saber si , si já fizeram alguma consulta para saber si tem doenças cronica para o pais não esta ai gastar dinheiro com esses artistas ….temos que apostar na mudança um presidente mais jovem, vejamos o caso do obama jovem é conseguiu apanhar terrorista mais procurado do mundo e fez uma reforma importante no seu pais …. então votem no aurelio martins é um futurista …….

    • img
      jaka doxi Responder

      Ele sabe é jogar Bisca 61.

  30. img
    BARÃO DE ÁGUA IZÉ Responder

    Por que ter medo do Presidencialismo (democrático)? A solução para STP passa por outro quadro politico que permita decisões rápidas e responsabilização diretca a quem governa. Rever a Constituição deve ser um imperativo do País.

    • img
      H. A. Azimute Responder

      Caro Barão de Água Izé, reflexão excelente e acertada.
      Pois evitáva-se conflitos desnecessários, entre a presidência e o governo; poupava-se algum dinheiro, que não temos, com às campanhas eleitorais, (neste caso às presidênciais) e mais despesas com o funcionamento da presidência (colaboradores); ganhava-se na tão propalada estabilidade para governar; a leitura, ou seja, a avaliação da governação seria mais facilitada, pois já não haveria subterfúgios ou desculpas descabidas de incumprimento; evitáva-se a vergonha da “dança das cadeiras” dos governantes ao longo destes últimos anos; em suma, pela pequenez territorial e populacional, seria à solução ideal para resolvermos de uma forma coerente os problemas da liderança do país.
      Continuar inflexívelmente com esta constituição imprópria e susceptível de equívocos, na medida em que, foi uma cópia da constituição alheia e que no entanto, não tem em conta a realidade específica de S.T.P.

  31. img
    H. A. Azimute Responder

    Esta escolha apressada de mais uma candidatura a presidência, pelo visto, sem que o candidato tivesse de livre e espontânia vontade, tomado a iniciativa indispensável e determinante, de servir o povo, peca por isso mesmo. Tudo isto faz-me pensar que a história se repete, à exemplo do que aconteceu com a mafaldada candidatura do negociante Fradique.
    Este candidato, possui algumas qualidades necessárias ao cargo, mas, falta-lhe a chama/carisma e o dinamismo, bem como possui um fraco contacto necessário com às populações, no sentido de auscultar às suas preocupações e aspirações, para que, com isso exercer a sua magistratura de influência.
    Menos mal, finalmente já se começa a vislumbrar algumas candidaturas credíveis de homens com uma história de vida e de trabalho singular e que podem neste caso, fazer toda a diferença, são eles: Filinto C. Alegre e agora Evaristo de Carvalho.
    Que haja mais candidatos com esse perfil, de modo a enriquecer a nossa democracia.

  32. img
    dos santos Responder

    Se a moda pegar este homem e o homem de mes do Julho foi primeiro ministro dia 07 deJulio 1994 ira ser preidente no mesmo mes.

  33. img
    augusto ferreira Responder

    Quero perguntar ainda hoje a todos amigos deste Forum:
    É normal que pessoas como Dr. Agostinho, Senhor Stoc, Dr.Levi, Dr. Américo, Vila Nova (esse sempre falava agora calou de vez) que tanto disseram que querem mudança possam estar hoje a apoiar um candidato como o Evaristo? Porque o Varela esses não tem problemas, vai sempre com todos como o PCD.
    É mesmo triste só podem estar a receber envelopes do patrice no final de semana ou do mes
    Quantas vezes esses senhores não disseram que pessoas como Pinto, Evaristo, Filinto…. deviam ir para casa?
    Só podem estar comprados

    • img
      E.Santos Responder

      Meu caro amigo,

      De facto concordaria consigo, se tivessem proposto o Sr. Evaristo para integrar o Governo.
      Mas para o papel de Presidente, esta questão não se coloca, antes pelo contrário. O Sr. foi duas vezes 1.º Ministro e nenhuma Presidente.
      Traga outras questões a mesa para continuarmos a fazer as nossas análises porque infelizmente o argumento da mudança não se aplica neste caso.
      Ainda estou a espera de alguém que nos traga informações sólidas sobre o Evaristo Carvalho que nos permita de facto analisar o seu perfil de forma consciente e coerente.

      • img
        Moçu Cata Responder

        E. Santos,

        Não insista nessa linha de querer diminuir a função política do Presidente da República.

        Se ainda não o fez, aproveite para ler a Constituição para perceber que o PR tem poderes relevantes.

        Não há informações sólidas sobre o Evaristo porque ele é um “político”…digamos.. gasoso. Percebe onde quero chegar?

        • img
          E.Santos Responder

          Ja agora, pedia-lhe para trasncrever-me os paragrafos da constituição que digam respeito a poderes “relevantes” do presidente da república que justificam a “questão da mudança”.

          • img
            E.Santos

            Ah, ia me esquecendo. Não percebo onde quer chegar porque não sou de tirar conclusões sem fundamento sólido e achar que as minhas conclusões são verdade absoluta. Apresente-me factos e argumentos consistentes que sustentem a sua opinião e eu trato de fazer a minha análise e lhe dizer se percebo, se concordo e por aí fora.
            Temos de deixar o mania de pretender dizer muito sem dizer nada, deixando margem a que cada um conclua o que lhe apetecer, e as vezes da forma mais perversa. Quero factos, pode ser?

  34. img
    Vou Votar na Mulher de STP Responder

    ADI não contem comigo para votar neste homem para ser presidente de STP, votei para vocês nas legislativa, mais nas presidências peço desculpa vou votar Maria da Neves ou Elsa Pinto, já que os homens de STP não se entendi, darei meu voto a uma mulher, desta vez vou dar oportunidade a uma mulher de STP, no meu entender devemos dar um voto de confiança nas mulheres do nosso país, elas também têm capacidade e quem sabe pode fazer bem melhor que nós homens.. Sendo Assim voto será entregue a uma mulher.

    Como consigo influenciar uns 20 votos, logo esses 20 votos será entregue a uma das nossas mulheres candidata.

  35. img
    zeme Responder

    Na realidade meus carros companheiros, facilmente entende-se a escolha do Senhor Evaristo de Carvalho por parte do Senhor Patrice Trovoada, porque foi a sua escolha e não do ADI, uma vez que o CN do ADI não opinou qualquer decisão sobre o candidato, na verdade o Trovoada reconhecendo que não teria hipótese nenhuma de ganhar as presidenciais, depois de tanta promessa que só ficarem em propaganda politica, alias digno dos sofistas (os ditos políticos de STP); de certo mais fácil seria escolher um pau mandado, deste modo ocuparia as duas pastas ao mesmo tempo.

    Um bem haja a todos

  36. img
    sao-tomense Responder

    Elsa Pinto será a nossa Presidente.
    O Evaristo vai ser derrotado porque ADI não é partido político. as pessoas do MLSTP/PCD e Geração Esperança que estão no governo do ADI não vão fazer campanha nem votar no Evaristo. as pessoas que votaram no ADI e acreditaram no Patrice foram desprezadas e abandonadas, obviamente elas não vão fazer campanha para ADI nem votar no Evaristo.
    Esta é a verdade que está a caminho.

  37. img
    sao-tomense Responder

    Patrice só tem uma alternativa; apoiar Elsa Pinto.
    Por STP melhor.

    • img
      Tony Responder

      Apoiar quem é? Elsa Pinto? Quem é esta senhora? Também é candidata?
      Eu não acredito…
      Este país vai desaparecer. Se esta senhora chegar a presidência da república é porque o país ficou doido de vez. Quê cuá…
      Fui
      Tony

  38. img
    Roberto Carlos Responder

    Caros compatritas preocupados com o futuro deste país.

    Se o Evaristo ganhar essas eleições, o presidente será o Patrice Trovoada. Foi ele mesmo numa entrevista disse:

    ´´….. nem eu, nem meu amigo Pinto da Costa não devemos ocupar cargos relevantes deste país, mas sim deixar a nova geração com ideias novas e frescas levarem também o destino deste país….”

    O tio Evaristo reconheceu a sua incapacidade enfraquecida para dirigir um país numa nova era ( era do conhecimento ).

    Os mais velhos são importantes para o ´país como conselheiros e não com lideres.
    Por outro lado esforçaram o homem a aceitar algo que não faz parte da sua estreita vontade. Ate este momento é o segundo homem do país ( presidente de Assembleia)com a reforma garantida até a morte. Porquê meter nesta aventura?

    Acredito que desta vez vamos dar oportunidade a uma senhora com alguma tecnocracia.
    Com o primeiro ministro que tem dado provas da sua destreza devemos concretizar os nossos objectivos com uma perfeita escolha.

    Muito particularmente aprovaria a Drª Maria das Neves ou Liberato Moniz.

    Presidente da República é quem deve atender questões de politica externa(alocação de recursos) e internamente deve relacionar-se com questões das forças armadas.
    Analisam o perfil dos candidatos e dizem a quem recair a escolha.

    Saibamos escolher, o futuro é nosso e não dos mais velhos. Eles foram os culpados da nossa pobreza.
    Fui….

    • img
      Lucia Responder

      Caro Roberto Carlos, respondo-te pq acho o teu raciocínio perigoso, já pensamos que deveríamos ter um presidente que governasse o país por isso elegemos o Fradique o que aconteceu???? Estamos desiludidos!!! E muito!!
      Qual é a diferença entre o presidente e o primeiro ministro em S.Tomé e Principe? Procura saber melhor!!!
      Só uma pista: o primeiro ministro governa e o presidente regula.
      Não caias no erro de votar num jovenzinho que procura protagonismo ou oportunidades de negócio.
      Evaristo Carvalho, em minha opinião como jovem, é o tio que São Tomé precisa, é a estabilidade e oportunidade de governação que o governo precisa. A sua história e percurso político mostrou que tem bom senso, é ponderado, regulador, tenaz, dinâmico e bom ouvinte!
      O tio Evaristo sim, por um país mais democrático!!!!
      Fui!

      • img
        Kundu Muala Vé Responder

        STP não precisa de um “tio”, mas sim de um Presidente da República, que saiba ser Presidente da República.

        Tios, tenho os meus e não preciso de mais um na presidência.

  39. img
    chana Responder

    Nao tem coragem de um chefe de estado , lhe foi imposto pelo Patrice Trovoada.
    Este nao tem hipotese , ja esta derrotada , alias ira desiste ao longo da caminhada .Forca Filinto Costa Alegre,
    Estou contigo

  40. img
    Pen Drive Responder

    Eu, Mário da Fonseca,penso que aos poucos os santomenses estão a peneirar os seus lideres. É minha opinião pessoal que temos neste momento um excelente primeiro ministro. Jovem, carismático e inteligente. Repito, a minha opinião. A completar o quadro falta-nos um presidente. A somar as minhas expectativas vem o candidato Evaristo. Julgo que o país está no bom caminho. E com estabilidade política dentro de alguns anos estaremos a colher os bons frutos. Parabens S. Tomé e Príncipe. Deus abençoe-nos.

  41. img
    Levi Responder

    Espero que a moda pegue. Precisamos de um pouco de calma e menos oportunismo na cadeira do presidente.
    Um tio que conheça a casa e deixe os jovens trabalhar.
    Espero que pegue para o bem de são Tomé e Príncipe
    Fui:-)

  42. img
    Luisa Responder

    Parece que depois de tantos anos muitos santomenses continuam a fazer grande confusão entre PRESIDENTE E PRIMEIRO MINISTRO. Por favor dêem uma olhadela à Constituição. Resumidamente em São Tomé: PRESIDENTE>Regula e PRIMEIRO MINISTRO>Governa. Graças a esta constituição não vivemos sob ditadura disfarçada como Angola e Moçambique.Claro que precisamos melhora-la. Precisamos tb de saber votar, ou seja, não confundir o papel do presidente com o do primeiro ministro. Por isso precisamos de um presidente mais velho e ponderado. Por isso vou também votar em Evaristo Carvalho e não em Liberatos, Marias da Neves, Filintos e jovens oportunistas que só se vêem presidentes e nada mais.Trabalhem um pouco mais mostrem que sabem dirigir ponderar ouvir e votarei em vós daqui há alguns anos.
    Luisa

    • img
      Vugu - Vugu Responder

      Luisa,

      Um texto tão bom não merecia um final tão infeliz. Ser mais velho não é, necessariamente, mais ponderado.

      Pelos vistos a própria constituição que você cita exige apenas 36 anitos.

    • img
      Conde de Monte Cristo Responder

      Congratulo com as suas palavras. Eu fiquei entusiasmado com o seu pequeno comentario. Finalmente encontrei uma das poucas pessoas de STP que tem uma mente mais ou menos lucida!Parabens! Forca Evaristo Carvalho! O senhor tera que atender com satisfacao a ironia do destino! Nao se acanhe que nenhum deles e melhor que o senhor! So o senhor seria capaz de derrotar aquele antigo ditador. Todos aqueles que pensam diferente nao querem bem deste povo nem deste pais! Eles querem abrir um aeroporto para Pinto da Costa, mas o aviao Pinto nao vai consegui aterrar. Ele vai cair em queda livre! O Evaridto de Carvalho e um missil que nada conseguira parar! Quem viver vera!

  43. img
    Rio de Ouro Responder

    Na terra dos cegos quem tem um olho é rei. Credo!

  44. img
    MALDINHA Responder

    NÃO FOI O EVARISTO CARVALHO QUE DISSE QUE PESSOA COM 65 ANOS NÃO PODIA SER PRESIDENTE? E AGORA QUANTOS ANOS TEM ELE? MALAGUETA NO OLHO DO VIZINHO É REFRESCO PRA ESSES DITOS POLÍTICOS.

  45. img
    maria chora muito Responder

    Evaristo, deves marcar uma missa para ROSA MARIA. Depois de muito e bons serviços a nação na rua três de Fevereiro e no Riboque, ela morreu no asilo. O Bragança ainda teve a coragem de escrever um livro em sua homenagem.

    • img
      jaka doxi Responder

      Oh Maria chora muito.
      Tas a querer dizer que o Evaristo também andou com a Rosa Maria?
      Credo.

  46. img
    Carlos Ceita Responder

    Meus caros amigos e em especial Abel Veiga vou fugir do assunto em debate para chamar a sua atenção para a publicação de textos com nomes ou pseudónimos muito semelhantes. Isso pode originar/gerar confusão nos destinatários das mensagens.
    Isso vem a propósito de um nome ou pseudónimo publicado as 15 de Maio de 2011 às 8:28.
    Todas as minhas mensagens são enviadas do meu PC pessoal e espero que vocês tenham o registo do IP das mensagens que envio bem como o E-mail. Quero continuar aqui a debater, opinar com objectividade sem personalizar e sem ofender gratuitamente o bom nome de seja quem for. Pois que de futilidade e mediocridade está o país cansado.
    Abraços

  47. img
    N.C Responder

    Estimados leitores.Todos falam mal de uns e de outros candidatos,sempre com argumentos que nao prestam e nao servem para ocuparem o cargo do presidente.Sera que nao existe uma figura,uma personalidade de concenso nacional?Entao vamos ficar sem presidente?Ja que ninguem serve,entao candidata voce mesmo,talvez sera melhor solucao para o pais

  48. img
    Batepá Responder

    Sra. ou Sr. Lina, quem é você para dizer que Fradique “roubou”? Você tem provas do que diz? Quer enfrentar o Fradique, face à face, e dizer-lhe, de caras, que ele roubou à si, aos seus pais, aos seus avós, aos seus filhos, aos seus amigos, AO POVO DE S. TOMÉ E PRÍNCIPE?

    Vovês vão parar com isso, de que este que roubou, daquele que roubou, seus cambadas de preguiçosos, que não trabalham, que não sabem desenrascar na vida, e só sabem é falar deste ou daquele, de boca cheia, chamando nomes a tudo e a todos, de pura inveja. TRABALHEM MALANDROS, em vez de estarem por aí a roubar, sim a roubar, o povo santomense, urilizando os computadores dos ministérios onde trabalham, ou talvez das empresas onde trabalham.

    Estamos fartos desses diliquentes internautas, aproveitando-se deste espaço que o sr. Abel Veiga pôs à vossa disposição para satisfazerem à essa vossa tara de estarem sempre a criticar, EM VEZ DE TRABALHAREM, PRODUZIREM, para o vosso bem pessoal, para o bem da vossas famílas, para o bem do vosso país.

    BATEPÁ é o espelho da vossa realidade, daquilo que de facto vocês são, e que mais cedo ou mais tarde, VAI PEGAR-VOS DE MÃO!

    Batepá voltará em breve!

    • img
      jaka doxi Responder

      Viva Batepá.

    • img
      Lina Responder

      Batepá, com esta linguagem e a insultar funcionários públicos acho que és o próprio.
      Aqueles que roubam e ainda chamam o povo de burros e preguiçosos, como faziam os portugueses.
      Ès mesmo o próprio!!!
      Não sou funcionária pública e ganho para muitos computadores, porque, como muitos santomenses não sou preguiçosa, talvez tenha tido a oportunidade que negaste aos outros.
      Um dia serás julgado, tu e outros tantos mesmo que os tribunais em S.Tome não funcionem serás julgado pela tua consciência.
      OS TEUS FANTASMAS ESTÃO PARA CHEGAR…VÃO TE PUXAR O PÉ E ENTERRAR NUMA COVA PROFUNDA CHEIA DE MOEDAS E FICARÁS SEM AR E MORRERAS ASFIXIADO POR DOBRAS!!!!

  49. img
    augusto ferreira Responder

    Fraco, és uma vergonha

  50. img
    augusto ferreira Responder

    Até com a Rosa Maria andaste. Estás como os trovoadas que andam com as sobrinhas.
    Porca miséria

    • img
      Cua te la Responder

      o papel que tas a fazer vê-se que es mesmo baixo…..santomense nao muda….se ele fica com sobrinhas isso nao nos interessa …pk nao é sobrinha que esta no jogo é sao tome e principe…Começa a crescer…..Juro se tivesse como tirar o augusto tirava…porque é uma vegonha…Não tens prova de nada…Vcs nao crescem..vcs so levam jeito para falar mal do outro… mas fica a saber que ninguem é perfeito..todos eramos somos homens..por isso eramos…deixa de fazer figuras triste…yha quendê..

  51. img
    augusto ferreira Responder

    Evaristo, evaristo, evaristo ganha juízo, não acompanha quem te quer mayar de coração

  52. img
    augusto ferreira Responder

    ò patrice andas a roubar o povo e agora queres lá por um analfabruto

  53. img
    augusto ferreira Responder

    Para casa meu velhinho. Ja ja ja ja. para casa pá

  54. img
    Marta Responder

    Quero dar as boas vindas ao candidato Evaristo Carvalho. Acho tb que pessoas como o augusto ferreira estão desesperadas. Histórias de sexo em São Tomé? Não vamos por aí senão teriamos muita roupa suja para lavar de todos os candidadtos, de augustos ferreiras que deve ser Carlos:) de pintos de
    Liberatos que dizem que é maricas, de…. Não vamos por aí, vamos sim ver o que cada candidato pode trazer de bom.
    E realmente acho que de todos até agora, Evaristo Carvalho traz, garantia de democracia, estabilidade governativa e experiência de ser mais velho. Eu pelo menos ando farta de Srs. Drs. do NADA, Corruptos e Oportunistas.
    Fui

    • img
      jaka doxi Responder

      Marta é P…

      • img
        Boca Responder

        Sabia que és amargo mas também cobarde? É muito fácil começar a insultar uma Sra quando ela diz o que não gostamos.

        Aí vê-se o nível. O nosso país está mal com gente como você.

      • img
        Respeito Responder

        Quando se começa a chamar uma mulher de P… é pq ou se é cobarde ou ficou-se sem argumentos.
        Inventa outra, essa não vale.

      • img
        Marta Responder

        Jaka Amarga, queres dizer P… de Prodigia, Princesa,Ponderada, Paciente.
        Obrigada
        Ainda não apodreceste, estás quase, mas mantém a calma que isto é Democracia. Não é para todos, cresce e civiliza-te.
        Fui…

  55. img
    Roberto Carlos Gomes ( Guadalupe) Responder

    Meus amigos, continuem a deixar as vossas ideias neste espaço.
    Mas também como cidadãos que somos e se nenhuma das candidaturas nos agrade, então temos direito de apresentar nossa candidatura.
    É tão bonito ver todos os saotomenses com mais de 35 anos candidatos a presidência da república ( desde que reunam alguns requisitos legais.
    Apresentem a vossa candidatura, meus irmãos.
    Abraços. RCG

  56. img
    BMW Responder

    querem ser presidente,mas com tanto dinheiro que roubam,não criam empresas no país para dar emprego a futuros formadores.na época da campanha lembram do povo,depois disso,nada se vê…até a próxima eleição.até quando estaremos nisto?

  57. img
    Marta Responder

    Jaka Amarga, queres dizer P… de Prodigia, Princesa,Ponderada, Paciente.
    Obrigada
    Ainda não apodreceste, estás quase, mas mantém a calma que isto é Democracia. Não é para todos, cresce e civiliza-te.

  58. img
    Mako Responder

    Viava AURELIO MARTINS.

  59. img
    sonia machado Responder

    Tem que se rever o passado do Senhor Evaristo de Carvalho na administração colonial na brigada de fomento.

  60. img
    CABALO MOLÊ Responder

    O POVO de S.TOMÉ E PRINCIPE este sr Evaristo carvalho HÁ um ano a traz disse numa entrevista a TVS que o PResidente DA REPUBLICA não pode ter mais que 60anos porque pais precisa de um presidente jovem e dinamico agora dis que é candidato CREDOOOOOOOOOOOOOOOOOO DOR DE MAIS POVO

  61. img
    macabeu Responder

    digam-me, qual a diferença de presidente ser Evaristo ou Patrice…diferença nenhuma. se ganha Patrice que é presidente é Patrice. Será um feito historico para o país. sabem porquê? o Evaristo não nada mais nada menos que um pau mandado de Patrice. peço desculpas, não nada contra nem a favor de nenhum dos chamados pré-candidatos. ficaria imensamente gratis se a TVS promovia o debate, frente a frente entre os candidatos. fuiiiii

  62. img
    Cua te la Responder

    viva evaristo carvalho…queremos mudança…n estamos ca para falar a vida aleia dos outros.. o que fez ou o que deixou de fazer…que eu saiba evaristo carvalho nunca governou nosso pais…por isso n temos o que reclamar por enquanto….temos que mudar … pinto da costa se nao fez é porque nao vai fazer mais……abre olho santomense deixe ignorancia para traz …..Desse jeito nao vamos ao lugar nenhum com essa vossa ignorancia…está na hora de unirmos…nao de falar o mal dos outros é unica coisa que santomense sabe fazer…só vao kerer banho e mais banho , banho toma-se em casa…porque o que está no jogo nao é banho é nosso país que é tao pekeno e nao tem nada de jeito…Viva Evaristo Carvalho…eu aposto dele…Voces so têm bocas e bocas…coisas que prestam nao fazem ..Ate quando é que voces abrem os olhos…ainda estao muito tapados …crsce e aparece gente….(santomenses)

  63. img
    Nikiriana Cunha Responder

    Ai Evaristo ganha juízo!!

  64. img
    carlos gomes Responder

    viva pinto da costa.agora vamos trabalhar de verdade.

Deixe um comentario

*