Política

Liberato Moniz pré-candidato presidencial acredita que o povo quer sangue novo na presidência

Pré-candidato às eleições presidenciais de 17 de Julho próximo, Liberato Moniz, arquitecto de profissão, acredita que está em melhor posição para promover uma verdadeira mudança de política e de mentalidade no país.

Candidato independente, o arquitecto que ganhou fama em Portugal, promete refrescar o ambiente político são-tomense, caso seja eleito Presidente da República nas eleições de 17 de Julho próximo. «Sou neste momento candidato às eleições presidenciais em São Tomé e Príncipe. Faço-o na convicção de que posso dar o meu melhor para tentar melhorar as coisas que se vem fazendo em São Tomé e Príncipe», afirmou.

Pré-candidato independente, sem conotação partidária, Liberato Moniz está na corrida presidencial por sua conta e risco. Multiplicam-se os contactos com a população em diversas localidades do país. «Faço-o sobretudo como independente porque não tenho partido nenhum, mas faço-o porque pressinto que em São Tomé e Príncipe, o Presidente da República tem que ser supra-partidário tem que ser alguém que se coloque acima de todos os são-tomenses para tratar todos os são-tomenses da mesma forma», acrescentou.

Liberato Moniz, contesta a prática que tem marcado a presidência de São Tomé e Príncipe desde 1991, em que os respectivos Chefes de Estado, sempre estiveram ligados a um partido político. Nos últimos 20 anos o Presidente da República que a constituição política define como sendo um Juiz, acabou por ser também jogador.

Miguel Trovoada criou e alimentou a ADI para dar suporte a sua presidência. Fradique de Menezes fez o mesmo nos últimos 10 anos, com a criação do MDFM-PL. «Entendo que se o Presidente da República tem que reunir todos os são-tomenses em torno de um objectivo comum, esses candidatos que se perfilam no mercado não o tem feito, porque só em cada partido tem surgido 4, 5 ou 6 pretensões a candidatura presidencial. Eu entendo que se não se consegue, se quer organizar-se dentro dos partidos políticos, então é mais complicado conseguir dar o salto num país onde vivemos constantemente em pequenos conflitos que não dignificam a nação e o homem são-tomense», sublinhou.

No contacto com o eleitorado tanto no país como no estrangeiro, Liberato Moniz, percebe que o povo quer sangue fresco na presidência da república. «Eu analisei muito demoradamente os vários candidatos, tenho visto que são pessoas que têm todo o direito de serem candidatos, mas verdadeiramente são pessoas que já foram dirigentes em São Tomé e Príncipe. Se nós aceitarmos sempre que sejam os mesmos a serem dirigentes, mesmo quando as coisas não são feitas, então quando é que nós teremos também a oportunidade de dar a nossa contribuição, de demonstrarmos verdadeiramente aquilo que somos capazes?», interrogou.

O pré-candidato que viveu vários anos em Portugal, sente que é altura de se promover uma nova forma de fazer política. A condução dos destinos do país, com base em cumplicidades políticas e financeiras, tem favorecido a promoção de vícios, que estão a deixar a política são-tomense em agonia. «A população quer um Presidente novo, quer uma cara nova, quer alguém que ajude esse governo a governar. Temos tido um país onde não há governação mas sim desgovernação. Todos os anos temos um novo governo e isso tem prejudicado, sobremaneira São Tomé e Príncipe. O que sinto da população é que ela quer um Presidente da República que seja capaz de trabalhar com o governo, para que o país possa dar o salto», concluiu.

Liberato Moniz na corrida para conquistar o cadeirão do Palácio Cor de Rosa.

Abel Veiga

    269 comentários

269 comentários

  1. Neutro

    17 de Maio de 2011 as 14:10

    Camarada Liberato Moniz,
    O Sr. tem boas conversas e até que se acredita no Sr. mas, aguente mais um pouco porque não será essa a sua vez, pelo menos, ainda…
    Quem avisa amigo TAMBÉM é.

    • Mudança

      17 de Maio de 2011 as 14:51

      Tens toda razão. Em primeiro lugar, esse senhor não é arquitecto de profissão, mas sim de formação, porque a profissão dele é ser bisneiro, negociante, pseudo-empresario ou resumindo, Fradique II. Até tinha lhe dado o beneficio da duvida, até descobrir que ele também anda atras dos negocios do petroleo e é um dos cabecilhas da tal empresa de petroleo de são-tomenses que só querem safar a sua vida. Nem em Portugal vais ganhar, Liberato. Cresce e aparece!

      • augusto ferreira

        17 de Maio de 2011 as 22:48

        Esse senhor mudança devia ter vergonha de usar esse nome deve ser um daqueles que nunca trabalhou a espera do banho dos cofres de estado. Que eu soubesse o Liberato sempre trabalhos e tem várias obras feitas pois eu próprio já vi obras feitas pelo mesmo.
        Sera que achas que as pessoas só podem trabalhar em S.T.P?????
        INVEJOSO e PREGUIÇOSO, assim não mudas nada meu

      • kim-kim

        18 de Maio de 2011 as 6:00

        Fico triste quando as pessoas não sabem avaliar a competência e que só por interesse de grupos avaliam as pessoas somente para prejudicar a imagem. Vamops acabar com essa pouca vergonha meus amigos pois todos sabemos quem é o Arquitecto Liberato Moniz e o que ele já fez como Arquitecto e como homem social

      • Mario soares

        19 de Maio de 2011 as 22:07

        STP precisa de gente assim como este jovem.

        • cardoso angolano

          10 de Junho de 2011 as 9:27

          viva liberato moniz os angolano tanbem estao contigo es o obama de stp. ja ganhaste força.

    • jaka doxi

      17 de Maio de 2011 as 16:44

      A victoria é certa.

    • Maria do Ceu

      17 de Maio de 2011 as 20:38

      É so para chamar atenção ao sr.Neutro que a forma de tratamento CAMARADA é só para os corruptos do MLSTP. Até onde sei o Liberato não é candidado do MLSTP e nunca foi do MLSTP. Sujos

      • Neutro

        24 de Maio de 2011 as 10:31

        Sr.ª Maria do Céu
        Outrora, camarada era uma formalidade usada pelos cidadãos compatriotas da nação. Era ainda por excelência uma cortesia que também simbolizava um alto respeito e consideração pelo próximo.
        De facto, se a Sr.ª desconhece esse facto, isso significa que a Sr.ª. é muito nova, consequentemente, não está em condições de educar ninguém uma vez que também não está educada sobre a matéria.
        Quando tratei o Liberato por camarada, quis mostrar o meu respeito e consideração por ele como cidadão e compatriota da nação de S.Tomé e Príncipe.
        Se a Sr.ª quer ensinar algo, vá aprender primeiro. Escreve-se “barata” e não “barrata” ao menos que a Sr.ª quis se referir á insectos extra-terrestre porque os terrestres são baratas…ou a Sr.ª se chama Marria? E já agora é “do Ceu” ou do “Céu”?

        • Titano

          24 de Fevereiro de 2016 as 11:19

          Coro Sr. Neutro

          “Quando tratei o Liberato por camarada, quis mostrar o meu respeito e consideração por ele como cidadão e compatriota da nação de São Tomé e Príncipe”

          Palavras suas; nem mesmo assim lhe poderia dar um voto! “no sentido figura” de confiança? ou escusava de fazer um comentário a qual só mostra o desrespeito a opinião e vontades alheias. Caro sr. se fossemos ver para ainda é cedo?! UI…

    • jaka doxi

      17 de Maio de 2011 as 21:26

      Num país de dependentes e de subservientes é preciso coragem e determinação para ser-se independente.

      Meu caro, sei que a tarefa é hercúlea, mas acredito na tua resilência e capacidade de combate enquanto homem político (não confundir com político).

      O voto é de cada um dos santomenses e não dos partidos políticos. Essa verdade ganha plena expressão nas eleições para Presidente da República.

      O povo esteja contigo. Deus te proteja.

    • kim-kim

      18 de Maio de 2011 as 0:15

      Para além de boas conversa é um bom candidato

    • Felismino Bolivar

      18 de Maio de 2011 as 6:20

      Continuo a dizer que meu candidato é o FILINTO.

      Digam-me se há algum melhor.
      Digam quem tem demonstrado mais patriotismo que ele?

      Abraços

      • Neutro

        24 de Maio de 2011 as 11:13

        Felismino Bolivar,
        Fico feliz pela tua entrada…

        É pena que só os intelectuais, os mais esclarecidos e os humildes compreendem isso. Mas olha! Mesmo Jesus disse na bíblia, “deixai os mortos enterrarem os mortos”. Esses, nunca compreenderam isso mesmo depois da derrota… nem mesmo depois de serem enterrados!!!

    • ambrosio silva

      18 de Maio de 2011 as 6:36

      VENCEDOR

    • Filho da Terra

      18 de Maio de 2011 as 22:42

      Pelo que vejo estão preocupados com o nosso Obama.

    • Aristoteles

      18 de Maio de 2011 as 22:51

      Porque será que o Liberato Moniz preocupa tanta gente?
      Esta pergunta merece uma resposta.
      E eu digo-vos qual é:
      O homem é honesto e o povo humilde do nosso país acredita nele.
      Fui

    • Presidenciais 100

      20 de Maio de 2011 as 5:45

      Estas preocupado!!!!!!!!!!!

    • kim kim

      23 de Maio de 2011 as 8:39

      Agora percebi porque é que as pessoas estão amendrontadas com o Candidato Liberato Moniz.
      É que depois sa reunião de ontem na Quinta do Mocho com mais de 300 pessoas via-se a Força que o mesmo sem apoio de qualquer partido político tem.
      Força Candidato com as ideias que passaste o nosso país vai avançar e todos vamos ter orgulho do país

  2. Mario Baia

    17 de Maio de 2011 as 14:26

    Como e possivelmente um candidato que nao fez nada para o pais ou seja para o povo e vem a firmar que esta preparado para a sumir o mas alto cargo para o pais meu senhor respeitosamente eu digo para tu ires trabalhar mas porque ainda nao e o teu momento. Nos desejamos pessoas que vem ja trabalhando e demonstrando a mor e disposição para o povo eu, nos queremos Aurélio Martins como presidente de S.T.P. a sim seja Um tempo novo para todos…..

    • Maria do Ceu

      17 de Maio de 2011 as 20:51

      É para informar o sr. Mario Baia que o Liberato touxe uma universidade de renome internacionanal para S.tomé e Principe por meios próprios. Hoje os que não tiveram sorte ou azar de estudar no estrangeiro estão la a estudar.
      E os outros?
      O que fizeram para o país?
      Aconselho-o a colher mais informações sobre o Liberato.
      Deixa de ignorancia e conciência suja!

      • ambrosio silva

        18 de Maio de 2011 as 23:09

        É verdade Maria do céu, se cada um desses profissionais da política tivessem feito alguma coisa o país já não o mesmo
        É só Roubar e roubar

    • augusto ferreira

      17 de Maio de 2011 as 23:01

      Devias ter vergonha senhor Mario Baía. Pois, na minha opinião só pensas em dinheiro.
      O Aurélio não sabe nada e não pensa tem dinheiro é bom candidato
      O Fradique é bronco tem dinheiro é presidente e tu votaste nele
      O Patrice é um outro estrangeiro que mal conhece o país tem dinheiro logo é um bom candidato
      Se aparecer um Nino Monteiro, Um Delfim Neves ou outro qualquer candongueiro tem dinheiro são bons candidatos!
      Depois estranhas o país estar mal e criticas o estado do país quando tu és um dos principais culpados
      Tem consciência e deixa de ser lambi-botas e interesseiro e vamos apostar num candidato culto, bem formado e com presença como candidato
      Força Liberato, estyamos do teu lado

  3. Observador

    17 de Maio de 2011 as 14:43

    Diz o candidato “o Presidente da República tem que ser supra-partidário tem que ser alguém que se coloque acima de todos os são-tomenses para tratar todos os são-tomenses da mesma forma”. Acima de todos? O presidente tem é que estar próximo de todos, das pessoas, dos problemas, das soluções, nunca acima.

    • Presidente da Treta

      17 de Maio de 2011 as 16:11

      Muito bem visto, ele quer poder para passar por cima das pessoas, esse prazer nunca terás Liberado!
      Queres passar por cima do povo de STP?!! Nunca na vida, os portugueses bem que tentar, mais nós corremos com eles!!!
      O senhor em um segundo tratamos de se..
      Viva povo!!!!!!!!!!!

      • jaka doxi

        17 de Maio de 2011 as 16:45

        São invejosos.

      • presidencias100

        17 de Maio de 2011 as 23:16

        Ó senhor Presidente se o senhor nem sabe ler e interpretar o que anda aqui a fazer? Julgo que está bem visível que o Arquitecto disse que o Presidente para além de estar ao lado de todos tem que ter a distância suficiente para avaliar e tratar todos nós da mesma forma e não privilegiar grupos e interesses dos bandidos que roubam sempre a terra
        Liberato tu és mesmo forte, ha muito tempo que precisavamos de alguém assim na política

        • Presidente da Treta

          18 de Maio de 2011 as 9:29

          “não privilegiar grupos e interesses dos bandidos que roubam sempre a terra”
          aaaaaaaaaaaah, isso é muita piada, Oh jovem esse homem faz parte do grupo com muito interesse em STP.

      • ambrosio silva

        18 de Maio de 2011 as 6:39

        Penso que o senhor Arquitecto é mesmo um bom candidato. Vamos todos apoiar

        • MALDINHA

          18 de Maio de 2011 as 11:02

          pra ser presidente,para alem da competência é preciso ser idóneo suficientemente e ter maturidade.

          • ambrosio silva

            18 de Maio de 2011 as 23:43

            Concordo com a maldinha. Liberato Moniz é exemplo de seriedade e idoneidade
            Viva o nosso candidato

          • augusto ferreira

            21 de Maio de 2011 as 7:11

            Por isso e por tudo que estamos a precisar é que temos que apostar num candidato joveme pronto a dar exemplo

    • jaka doxi

      17 de Maio de 2011 as 17:13

      Obaservador não soube interpretar o que disse o Arquitecto ou então é um analfabeto.
      Fui

      • António Veiga Costa

        17 de Maio de 2011 as 18:58

        Apesar de sempre discordar de vc, nesse caso tenho que concordar. Noto no perfil de alguns que aqui postam a vontade meramente de serem sempre do contra.
        Estão sempre contra tudo e todos. Interpretam mal as notícias e metem malho. Nada acrescentam, só xingamentos. É triste.

      • Observador

        17 de Maio de 2011 as 19:25

        Sr Jaka Doxi
        Antes analfabeto do que culto como o Senhor.

      • kim kim

        23 de Maio de 2011 as 8:41

        Os observadores devem ver quem tem razão e ajudar o país a crescer e não ficar dependente de quem não faz nada

    • presidencias100

      17 de Maio de 2011 as 23:03

      Viva Liberato Moniz

      • kim kim

        23 de Maio de 2011 as 8:44

        Finalmente vamos ter um presidente culto e credível no país

    • José Augusto

      19 de Maio de 2011 as 22:14

      Força Liber.

      • kim kim

        23 de Maio de 2011 as 8:42

        Muita, muita e muitaaaaaaaaaaaaaaaaaaa Forçaaaaaaaaaaaaaaaa

  4. Cristiano Ronaldo

    17 de Maio de 2011 as 14:58

    Meu carrissimo Liberato Moniz, povo quer cara nova, sangue novo liderando oa País, pork o que vejo na nossa politica sempre as mesmas cara governando, até pareçe k eles nasçeram para serem dirigentes,mas ainda não é dessa vez que vas passar tens k faser muito ainda para convencer o povo, Aurelio Martins tambem é jovem e fez muito pra Santomé, tanto internamente, como externamente, mesmo assim ele esta sendo criticando, e povo ainda esta a lhe avaliar, com, tudo prefiro dar ao Aurelio Martins meu voto no dia 17 de Julho

    • kim kim

      23 de Maio de 2011 as 8:45

      Essa gente corrupta querem vir de Novo? NJá não respeitam o nosso país
      RUA com ELES

  5. Pumbo fresco

    17 de Maio de 2011 as 15:00

    Este arquitecto no fim de contas quer estar presente em todas as oprtunidades. Ele quer o negocio do petroleo, ele mesmo quer o lugar fresquinho no palacio presidencial,acho ele so quer tirar proveitos para si. Acho que e mais um aventureiro, que deve tambem gostar de jogar a totobola! Acho que ele como profissional, muito bem sucedido, devia sim trabalhar na sua area que tem muito a dar ao nosso pais. Ser presidente da republica nao e dar aulas de educacao visual meus senhores!

    • presidencias100

      17 de Maio de 2011 as 23:12

      Sim senhor Pumbo,
      Ser presidente é ser candongueiro e ter como profissão política para não fazer nada. Invejoso e lerdo

    • Soia

      19 de Maio de 2011 as 0:07

      Pumbo Fresco ja deu aulas?
      Respeite os professores meu caro.

      • Pumbo fresco

        20 de Maio de 2011 as 5:32

        Carissimo Soia,

        dei e tenho dado aulas. Sinto-me orgulhoso de ser professor e tambem EDUCADOR!
        Acho que para o nosso pais mais vale ser um bom e honrado ARQUITECTO que presidente aventureiro!
        Com todo o respeito.

    • Titano

      24 de Fevereiro de 2016 as 11:39

      Com todo o respeito, caríssimo Professor, pelo menos foi o que li! sendo assim porquê se preocupar com “petróleo”?o Sr. diz ser Professor não Mineiro! a coisas muito mais importante neste assunto, estamos a falar da próxima figura do estado, sendo o senhor professor, deve ao menos dar opiniões construtiva; para que os estudante, que se repararem bem, será a maioria a votar este ano. uma modesta opinião como estudante.

  6. ti ti ti

    17 de Maio de 2011 as 15:13

    Meu amigo Liberato, nos os santomensses queremos sim a cara nova, pessoa jovem, sangue novo, amigo de todos que ja contribui muito para este pais,ajudando as pessoas mais carencidas, dando emprego, oferecendo a bolsa de estudo a muitos que nunca trabalhou para este governo e vc esta fora de tudo isso,AURELIO MARTINS sim vamos todos colocar a conciencia em primeiro lugar e apoia-lo.

    • Maria do Ceu

      17 de Maio de 2011 as 21:00

      Também assinaste o contrato com o Aurelio Martins para fazer Campanha?
      Cuidado, ele não gosta muito de pagar!
      Abra os olhos e deixa de burrice, ele so esta nesta corrida porque quer resolver os seus problemas financeiros, mas nem por isso irá conseguir.

  7. João Pedro

    17 de Maio de 2011 as 15:14

    Observador,

    Realmente fizeste uma observação atenta. Gostei do teu reparo.

    Mas, acredito que o candidato quis dizer exactamente o que disseste no teu comentário (“…próximo de todos…nunca acima”). Espero mesmo que seja isso que o Liberato quis dizer.

    Abrç

    • Marta

      17 de Maio de 2011 as 15:38

      Gostei da tua observação e acho que foi mesmo esta a intenção do candidato – Saiu-lhe a verdade!
      O Liberato anda a procura de protagonismo e de mais uma oportunidade para continuar com as suas negociatas. Será um grande erro votar nele.
      Será um Fradique II com certeza, procurará encher o seu bolso e continuar a viver de luxo-já estou a imaginar as quintas com piscina que vão surgir (visto que é arquitecto) enquanto o povo sofre:(

      Além disso a independência partidária nas presidenciais é uma ilusão, cedo fará alguma aliança qual será?? É aí que surge a instabilidade!!

      Enquanto jovem e informada nunca votaria no Liberato.
      Abraço

      • jaka doxi

        17 de Maio de 2011 as 21:13

        Marta é atrasada.

        • Marta

          18 de Maio de 2011 as 11:17

          Jaka Amarga,
          atrasada em quê?
          Se defendes o teu candidato com insultos, será que também vão dirigir o país com insultos?
          Estou preocupada com esta equipa.
          Marta

        • CAMBLÉ & MECLEQUÉ

          18 de Maio de 2011 as 11:18

          Sr jaca Doxi, seje mais pedagógico nos seus sentários, pois cada um é livre de exprimir o seu ponto de vista, o fácto de não compartirem o mesmo consigo, não lhe da o direito de insulta-las, se não gostas dos comentarios, tens ai a opção não gosto…tão simples quanto isso.
          obrigado

          • augusto ferreira

            19 de Maio de 2011 as 23:20

            Outro invejoso

        • kim-kim

          18 de Maio de 2011 as 23:46

          Atrasada é favor

          • augusto ferreira

            19 de Maio de 2011 as 23:21

            Bem dito

      • presidencias100

        17 de Maio de 2011 as 23:21

        Não és obrigado a votar no meu candidato. Mais podias ter vergonha de não saber o que queres meu amigo do MLSTP.
        Se protagonismo é trazer universidade ao país e ajudar os filhos da terra então que venham mais Liberato Moniz
        Força amigo, vais vencer

    • Monte Cara

      17 de Maio de 2011 as 16:20

      Acho que ele quiz dizer “acima dos partidos políticos”

      • jaka doxi

        17 de Maio de 2011 as 21:14

        Monte Cara estas certo.

      • augusto ferreira

        17 de Maio de 2011 as 23:25

        Acertaste Monte cara,
        Temos que acabar com presidentes que só sabem defender os seus interesses e dos seus amigos de partidos. Com Liberato vamos virar uma nova página e ensinar esses políticos que o país não é deles mais do povo
        Quem roubar, principalmente os políticos que se escondem atrás da imunidade devem ser julgados e se forem culpados devem ir presos
        Liberato és nosso e estais com o povo
        Deus é que te trouxe para esse povo sofredor

  8. Luis Antonio

    17 de Maio de 2011 as 15:44

    O povo quer sangue novo no Governo, nos Tribunais,no Parlamento, nas Associações Profissionais, no Empresariado, nas Escolas mas na presidência…o povo quer Democracia, Experiência, Bom Senso e Regulação.
    Liberato vai contar esta estória à outro. Acho que os Santomenses já têm suficiente experiência democrática para não serem outra vez enganados, como foram com o Fradique.
    Fui…

  9. zeca diabo

    17 de Maio de 2011 as 15:55

    E com muita tristeza que vejo a situacao do nosso Pais…pelo vistos as pessoas com formacoes em varios dominios nao se dedicam do mesmo em prol desenvolvimento do noss Pais!!!
    Destacam-se todos nas alturas das Eleicoes, tanto para Governo e tambem para Presidente da Republica, quer com isto dizer que vagas para estes senhores so ha para dirigir ou governar, para trabalhar esta quieto!!!
    Num pais tao pequeno como o nosso,deveriamos dar prova de boa conduta e nao de oportunismo desenfreado!!! Ha muito candidatos que nem tem ideia do que e ser Presidente da Republica, candidatam-se por se acharem mais nada!!!!
    Como estamos na Demogracia os votos e que contam, seja que Deus quizer!!!

    Forca Povo STP….

  10. B. Oliveira

    17 de Maio de 2011 as 16:02

    Meu caro colega, Liberato Moniz, até poucos dias tinha o meu voto e sobretudo benefício de dúvidas. Com a sua entrevista, na qual, sem ser Candidato, já está a procurar de entrar na malha de petróleo como empresário, o que até acho legítimo, mas, temos exemplo do Fradique de Menezes, empresário de cacau, demos benefício de dúvida a esse sr. ele só foi criar problemas ao povo. É só besteira sobre besteita.
    Acredita meu caro, tens toda a legítimidade de se candidatar mas STP já não está na hora de dar aventureiros hipótese. STP precisa de sangue fresco mas que não seja aventureiro, homem que vem da vida privada, só assumi o poder para tratar política como de coisa privada se tratasse. STP não pode tornar-se em empresa privada de ninguém. É nesta esteira de coisas que o povo sãotomense tem vindo a sofrer. O povo vai na conversa de aventureiros, como meu caro colega, depois dá no que tem vindo a dar.
    Não. Basta! Queremos melhor. Queremos pacificador, consenso, homem com cariz, homem que conhece STP por dentro e por fora, como por exemplo ou outros dois pré-candidatos políticos mais velhos de si.
    Com o devido respeito, desta vez, o povo tem que saber escolher. E não ir na conversa bonita. Conversa bonita não aumenta salário, não vai ao mercado, não dá melhor condições de vida ao povo.
    Espero que pondere, seriamente, em não se candidatar porque, o “empresário” Liberato Moniz, deve amadurecer melhor no tratamento de coisa pública para não vir com o ar de patrão como tem feito, o sr. Fradique.
    Presidenciável serás, na outra altura. Agora não. Um forte abraço.

    • jaka doxi

      17 de Maio de 2011 as 21:16

      B.Oliveira é invejoso.

      • Luis Antonio

        17 de Maio de 2011 as 21:52

        Jaka és mesmo amargo.

    • augusto ferreira

      17 de Maio de 2011 as 23:29

      Esse senhor Oliveira deve ser um dos velhos gagas a presidência
      Queres quem pensa ou quem já não pensa e só sabe tratar de reumatismo, asma e tensão alta?
      Fui

    • Sacramento

      18 de Maio de 2011 as 11:13

      Também concordo! Ele está com uma conversa mole, como quem não quer a coisa, mas depois aparece metido no negócio petróleo, já criou uma instituição chamada WEBETO que tinha como objectivos trabalhar em prol da transparência no problema do petróleo, misturou bastante as coisas, enfim… Eu não voto num candidato com estas trapalhadas todas. Chega! O país com tantos problemas, neste momento, não pode despedir um empresário na presidência e votar noutro para outros dez anos. Chega de sofrimento… Empresários, neste momento, devem contribuir para criar empresas e empregos e não para quererem ir para presidência para saberem da vida deles.
      Fui
      Sacramento

      • ambrosio

        19 de Maio de 2011 as 23:28

        Pois é só votas na tua elite corrupta. Ganha juízo e pensa no nosso pais.

    • kim-kim

      18 de Maio de 2011 as 23:48

      És daqueles que esta a espera que o país seja vendido

    • augusto ferreira

      19 de Maio de 2011 as 23:25

      Ainda bem que não votas no Liberato Moniz porque o teu voto é daqueles que têm que ser comprados.
      És de certeza do grupo de interesses escuros do MLSTP e do PCD e que estamos dispostos a combater.
      Por isso o teu tempo esta contado é melhor mudares para o grupo de homens bons e que trabalham para viver com dignidade

  11. Politico da Elite Corrupta de STP

    17 de Maio de 2011 as 16:07

    “Promover a verdadeira mudança” dá para rir deviam deixa a palavra “mudança” em paz.
    “Oh sócio estamos bem concentradíssimos” na mudança que queres promover, o que tu queres sei eu!!!…
    Queres dar conta do petróleo de STP em conluio como os teus amigos Portugueses.
    Vai trabalhar porque Presidência da Republica só na próxima encarnação.

    Depois de fradique, basta de comerciante na Presidência, vocês só querem lá ir para vender melhor a vossa mercadoria..

    Não é só o senhor, isso serve a senhor Aurélio Martins, Bené, e outros comerciantes que querem ser Presidente..

    Deixa-nos em paz….

    • augusto ferreira

      17 de Maio de 2011 as 23:36

      Tens razão meu amigo mais enganaste no caso de Liberato Moniz.
      Liberato Moniz sempre lutou para o bem dos são-tomenses. Deu aulas, criou associações com os seus amigos para ajudar os outros jovens estudantes, sempre que recebeu dinheiro dividiu com todas as outras associações, levou os estudantes sem pagarem nada a França, Espanha e a conhecer todo Portugal, criou Universidade em São Tomé, apoia são tomenses no estrangeiro, apoia associações. Por isso tenha consciência e não seja invejoso e mau só porque não és tu o candidato ou porque o teu candidato é velho ou esta mal visto
      Liberato vai vencer e vai tratar igual todos os são-tomenses

      • Junior

        18 de Maio de 2011 as 11:37

        Cresce e desperta! Ser presidente de S.Tomé e Príncipe não é o mesmo que ser presidente da Associação de Estudantes.

        O Liberato ainda tem que comer muito ANGÚ antes de realizar o seu sonho pessoal de ser REI de S Tomé e Príncipe.

        Se quisesse verdadeiramente contribuir teria criado um partido político,mentor da mudança, que envolve pessoas e muda mentalidades, teria se dedicado verdadeiramente à S.Tomé e não aos seus negócios.
        E agora vem apresentar-se como salvador da pátria. O que vai fazer se não terá poderes e nem gente suficiente para isso?

        Já passou a era do negociante-político, o mundo e S.Tomé já aprenderam que não serve.

      • Virtual

        18 de Maio de 2011 as 12:32

        Pagaram-te para fazer essa propaganda do homem!? Estás com a mesma conversa em resposta aos comentários dos outros!

        Deixa-te disso! Se o Homem fez esforços para que tivéssemos uma “filial” do que chamas Universidade, acho que não foi pedindo em troca a cadeira da Presidência do país, porque se foi, acredite que foi um maú negócio para ele, porque de uma coisa saberás daqui a pouco, assim que sair o resultado destas eleições.

  12. salmo 91

    17 de Maio de 2011 as 16:11

    liberato ainda não é teu tempo ,vai dar mais umas volta dizes coisas que não condiz, temos aurélio martins que tem feito muito pelo nosso povo esse sim tem capacidade para ser pr de stp , diz se em stp que a casa lavada vê se desde escada nunca mostraste que queres um são tome melhor ,um são tome melhor não é quatro em quatro anos mais sim todos os anos, busca outro passatempo liberato
    .

    • augusto ferreira

      17 de Maio de 2011 as 23:37

      Invejoso e sem olhos

    • kim-kim

      18 de Maio de 2011 as 23:52

      Vou te dar um salmo daqueles

  13. Mina di Célivi

    17 de Maio de 2011 as 16:12

    Pois é Liberato, “o povo quer um sangue novo”…mas não é o teu de certeza!

    • Ginja do Rossio

      17 de Maio de 2011 as 16:18

      No teu sangue já corre muito negocio…

      • kim-kim

        18 de Maio de 2011 as 23:56

        Antes negócio no sangue que corrupção. Temos que ter elevação

    • ambrosio

      19 de Maio de 2011 as 23:33

      Na tua mente talvez seja o sangue envenenado da corrupção. Mias, não te preocupes nós vamos dar volta a isto tudo e mudar o país para bem de todos NÓS

  14. J. Oliveira

    17 de Maio de 2011 as 16:13

    A verdade é que todos os candidadtos ou pré-candidatos falam em trabalhar com o Governo. Mas como, se não está nem sequer conotado com o partido governante?

    Quem garante que depois de ganhar, não fará mesmo como os antecedentes que também não estiveram conotados com partidos vencedores?

    De certeza que de todos esses candidatos que não estão conotados com partido nenhum, prontamente criará o seu partido, para supostamente suportá-lo após uma eventual vitória.

    O Liberato Moniz não vai certamente fugir à regra.

    Simplesmente isso não pode voltar a acontecer em STP.

    Daí que aqueles que claramente estão conotados com algum partido devem estar em vantagem.

    Pelo bem da estabilidade e do desenvolvimento.

    • augusto ferreira

      17 de Maio de 2011 as 23:38

      Este é cego e parvo

  15. Ginja do Rossio

    17 de Maio de 2011 as 16:17

    Liberato é melhor pegar no teu dinheiro, vai a Rossio e bebe uns calces de ginja do que gasta-lo na campanha.

    Volta para próxima talvez até lá já tenhas alguma obras feitas cá na terra que possa justificar uma estadia no palácio cor de Rosa..

    Liberato, na estraga o teu dinheiro, conselho de um amigo bem próximo de se….

    • jaka doxi

      17 de Maio de 2011 as 21:18

      Ginja Liberato tém uma universidade no país. sabias?

      • Luis Antonio

        17 de Maio de 2011 as 21:56

        De graça? Para os pobres?

      • B. Oliveira

        18 de Maio de 2011 as 10:14

        sim, liberato faz parte de equipa q instalaram a universidade em stp. Isso é negócio ou não? Viram o exemplo do Rita com UCAI, o que fez? Privilegiou uns ao troco do saldo da EMAE. O Liberato está metido nos negócios de petróleo e já veio reivindicar a licitação de um dos blocos. É só negociata que esse sr. quer agora. No trono do preisdente terá faca e queijo na mão. Fará do que é do povo o seu. Cuidado com intenções! Fui.

    • augusto ferreira

      17 de Maio de 2011 as 23:39

      Estas convidado para beber ginja mais tens que trazer o teu dinheiro. Por isso trabalha para pagar porque não vais roubar dos cofres do estado

  16. MÉ SOLO

    17 de Maio de 2011 as 16:19

    Qualquer São Tomense esta no direito de se candidatar aos diversos cargos do país desde que reuna condições.

    È verdade q todos queremos um PR que ajude o governo a governar para mudar São Tome e Principe.

    Com todo o respeito q tenho pelo Candidato Liberato Moniz creio q ainda tem muito a fazer p os São Tomenses afim de conquistar a confiança e simpatia dos mesmos, só a Lusiadas n é tdo ademais muitos q gostariam de la ir estudar n conseguem devido o preço das propinas, para o povo pequeno não fez nada,vive fora do país à vários anos, n tem sentido na pele o q os São Tomenses têm sentido. Sendo um arquiteto de carreira e q se preocupa com STP, qual foi a sua contribuição no projecto DOCA DE PESCA, o q q fez de social para este povo.

    Por estas razões e mtas mais, este pré candidato ainda precisa crescer e aparecer.

    SALVADOR DA PÁTRIA COMO ESTES JÁ TEMOS MUITOS NÃO PRECISA SER IMPORTADO

    • jaka doxi

      17 de Maio de 2011 as 21:20

      Mé Solo,Liberato foi o único a contestar o projecto Doca Pesca.Pergunta ao Delfim Neves e ao Pina e eles saberão te informar.

    • Maria do Ceu

      17 de Maio de 2011 as 21:31

      A universidade se chama LUSÍADA e não “Lusidas”. Vê se aprendes a ler seu ignorante.
      E sabes quanto custa a mensalidade na Lusíada de portugal e Angola?
      Informa-te!
      Aqui em S.Tomé só são 75 Euros. A formação não é coisa barrata.
      E ainda bem que ele não deu a sua contribuição no projecto de doca porque aquilo foi um autentico roubo a começar do arquitecto.

      • Anca

        18 de Maio de 2011 as 9:52

        Fala em Dobra,não fala em Euro,Euro é moeda Europeia.

        • ambrosio

          19 de Maio de 2011 as 23:41

          Temos que pensar nesta moeda porque ela anda a dobrar muito para nada. Tantos milhões para não servir de nada?????

      • Luis António

        18 de Maio de 2011 as 11:12

        Maria do Céu,
        tem cuidado quando tentas ser professora, escreve-se barata e não barrata (coitado do bicho)!
        Também escreve-se assim na Lusíada?

        • Neutro

          24 de Maio de 2011 as 11:04

          Luís António,
          De professora a Maria do Céu não tem nada mas para lhe darmos o benefício da dúvida, quando ela escreveu “barrata” estava a se referir á um insecto extra-terrestre… não será ela uma professora extra-terrestre?

    • Presidencias100

      17 de Maio de 2011 as 23:46

      Meu amigo mé solo, vi o teu comentário e fiquei preocupado!
      Se Liberato não fez nada criando uma Universidade o que é que o Patrice fez para ser primeiro ministro quando nunca viveu em São tomé?
      O que é que o Pinto fez para ser novamente candidato quando nem uma gleba tem?
      O que é que a Maria das Neves fez sem ser ser ministra?
      O que é que a Elsa fez sem ser mandar prender o tozé cassandra no príncipe?
      O que é que o Evaristo fez sem ser ser ministro e praticar actos menos lícito quando deu 25 de Abril?
      O que é que o Aurélio fez sem ser distribuir dinheiro que o higino carneiro lhe dava?
      Pensa bem antes de falar para não dizer asneiras da dimensão da tua massa cinzenta
      Fui

    • Vugu - Vugu

      18 de Maio de 2011 as 8:03

      Mé Solo,

      O problema é que os outros (candidatos mais velhos) cresceram mas nunca apareceram. Tiveram apenas a sorte de estar no lugar certo na hora certa.

      Aponte-nos uma única iniciativa duradoura e sustentável dos outros candidatos, incluindo o Aurélio Martins. NADA. ZERO.

      Em matéria de realizações com esforço próprio, o Liberato Moniz é o único com trabalho feito. Sei que ainda não é muito, mas é melhor que o NADA dos restantes candidatos.

      Liberato não é, nem quer ser, salvador da pátria.

      Quer apenas ser trabalhador e empreendedor pela pátria.

      • ambrosio

        19 de Maio de 2011 as 23:46

        Sábias palavras senhor Vugu Vugu

        Se cada um fizesse pelo menos o pouco que humildemente o Liberato Moniz fez o pais estaria no bom caminho.
        Vamos cada um plantar uma árvore no lugar certo para o bem do país
        Prometo plantar a minha e não Roubar a dos outros para que cada um possa viver no sossego

      • presidenciais 100

        22 de Maio de 2011 as 11:44

        Falou certo

    • Saudade da terra abandonada

      18 de Maio de 2011 as 20:16

      A universidade não pertence o liberato.
      Negócios dos seus padrões portugueses com preço que os jovens não suportam.

      • kim-kim

        18 de Maio de 2011 as 23:53

        Tens saudades da terra ou qures usar a terra? Porque não crias uma universidade gratis para o povo?
        Fui. Invejoso

  17. Pateta

    17 de Maio de 2011 as 16:34

    Liberato Avó Evaristo de Carvalho tambem quer ser Presidente… Qual docês que é bom?!!!!!
    Avó Evaristo ou Menino Liberato quem vai ganhar?

    • Pateta

      17 de Maio de 2011 as 16:34

      “Avô”

    • jaka doxi

      17 de Maio de 2011 as 21:21

      Liberato obama.

    • presidencias100

      18 de Maio de 2011 as 6:02

      Ooooohhhhh,
      Então o Evaristo já não teve o seu tempo e nada fez
      Claro agora é a vez de Liberato Moniz

  18. Mateus angolares

    17 de Maio de 2011 as 16:41

    Ola Monizes!
    Muita atenção com utilização de musicas antigas a favor de uma ou outra candidatura, nas radios Portuguesas.Quem avisa amigo é!
    Seja mais humilde.

    • jaka doxi

      17 de Maio de 2011 as 16:46

      Único candidato Limpo.

      • Mina di Célivi

        17 de Maio de 2011 as 17:04

        Em que parte dele?

        • jaka doxi

          17 de Maio de 2011 as 17:06

          Em tudo.

        • presidencias100

          18 de Maio de 2011 as 6:03

          Na cara, cara nova e limpa

      • Demas

        17 de Maio de 2011 as 20:24

        E Carlos Bené? n é limpo?

        • jaka doxi

          17 de Maio de 2011 as 20:30

          Também é.

        • jaka doxi

          17 de Maio de 2011 as 20:32

          Bené não é candidato.

    • ambrosio

      19 de Maio de 2011 as 23:49

      PARVO,
      As músicas de São Tomé e Príncipe sempre funcionou como um grito de revolta contra os corruptos. Se ha candidatos corruptos quem é o culpado da música o assentar como luvas?

  19. Jõao Paulo

    17 de Maio de 2011 as 16:46

    Muito bem povo quer sangue novo, nova geração, meu carrissimo Liberato Moniz, ganhe juiso, nada fiseste pra povo, andaste todo esse tempo em portugual fasendo um soplo e ker ser presidente cresçe e apareçe, poderias vir a mas tempo a Santomé e Principe, ver as necessidades do povo, e dar seu contributo, kem esta fora nao sabe o k passa em casa, meu voto é do Aurelio Martins. Futuro Presidente da Republica

    • Presidencias100

      17 de Maio de 2011 as 23:48

      Só defendes corruptos e pessoas sem palavra meu caro joão
      Muda de time. Ainda vais a tempo

  20. Carlos Santos

    17 de Maio de 2011 as 16:49

    Liberato Moniz, tens boas falas, mas poderias vir a base saber as dificuldades da população, quem ter amor ao seu povo, tem k estar ao lado do povo, ajudar povo, muitos criticam Aurelio Martins, mas ele fez algo pra nação, se esta a diser em sangue novo, acho melhor opção Aurelio Martins… Nós santomenses estamos com ele.

  21. Miss Jane

    17 de Maio de 2011 as 16:51

    Aurelio martins não fez muito mas um pouco k ele fez, supera todos voces, nessa ordem de ideias dia 17 de julho vote Aurelio Martins, nosso futuro Presidente

    • jaka doxi

      17 de Maio de 2011 as 17:18

      Liberato é nosso OBAMA.
      Força

      • Mina di Célivi

        18 de Maio de 2011 as 10:41

        Que comparação!!!Liberato ça kê Kwa?…
        Isso é uma ofensa ao OBAMA.
        Já agora, Liberato…
        Yes,you can’t!

        • kim-kim

          18 de Maio de 2011 as 23:58

          Tem razão Liberato não é obama é sim Liberato Moniz e só

        • ambrosio

          19 de Maio de 2011 as 23:52

          Para próxima escreva em dialeto

    • António Veiga Costa

      17 de Maio de 2011 as 19:02

      O pouco que ele fez perto do muito malfeito que ele já fez aqui e em Angola já basta para detonar tudo.

  22. Miguel da conceição

    17 de Maio de 2011 as 16:53

    Queremos sangue novo, queremos ”UM TEMPO NOVO” queremos Aurelio Martins, nosso futuro presidente.

  23. Jorge Neto

    17 de Maio de 2011 as 16:56

    Tu Presidente, brincadeira, meu irmao pausa mas um pouco, pork Aurelio Martins, irá tomar posse no Desembro como presidente de S.T.P.

    • presidencias100

      18 de Maio de 2011 as 6:08

      Se for em Dezembro não ha problema meu palerma. Nem a data sabes
      Fui e ficas aí na burrice

  24. Oldayr Castro

    17 de Maio de 2011 as 16:57

    Resumindo e concluindo, de todos os candidatos queremos Aurelio Martins

    • Maria do Ceu

      17 de Maio de 2011 as 21:43

      A candidatura do Liberato está a suscitar muitas inquietações! Quer dizer q o homem é mesmo forte! Disso ja não há duvidas.
      Vamos continuar a fazer o nosso trabalho.
      Não se pode agradar a todos, afinal de contas estamos num país demacratico.
      Força Liberato!!!

    • Luis Antonio

      17 de Maio de 2011 as 22:03

      Todos NÃO!!!!!!!!!!!
      O que fez esse Aurelio Martins?

    • presidencias100

      18 de Maio de 2011 as 6:11

      Todos não meu MLSTPista da ála da cabeça oca do Aurelio Martins. Só tu e teu cla até que o Rafa e o Tiny acabem contigo.
      Lembras ainda de quem pagou a tua eleição para lider do partido?
      Seu frouxo e ingrato
      Bô po bi

    • ambrosio

      19 de Maio de 2011 as 23:54

      Este não vai lá nem a dormir com canoa a motor

  25. Sodade

    17 de Maio de 2011 as 17:00

    Dia 17 de julho, vamos todos usar a consciencia e votar no camarada Aurelio Martins, ”um tempo novo para todos”, muitos k criticam Aurelio Martins, poderiam ter vergonha na cara, pork ele fez muito pra Santomé e pode faser muito, ele é jovem dinamico, trabalhador.

    • Luis Antonio

      17 de Maio de 2011 as 22:04

      Este espaço não é para fazer campanha, mas sim para discutir sobre o perfil do candidato.
      Obrigado

    • CAMBLÉ & MECLEQUÉ

      18 de Maio de 2011 as 11:34

      trabalhador???
      ele trabalha a onde?

    • Aristoteles

      18 de Maio de 2011 as 23:10

      Meu caro Sodade aurelio já era.

  26. Mateus angolares

    17 de Maio de 2011 as 17:05

    O Presidente Fradique, proferiu estas palavras sobre o paradeiro dos 30 mil barris de petróleo, no Parlamento.
    Dizer ao povo de STP, que no uso de todas as minhas faculdades mentais declaro aqui neste momento que se qualquer suspeita cair sobre a minha pessoa no inquérito que for feito, eu renuncio imediatamente ao cargo de Presidente da República, e ponho-me a disposição da justiça para todo e qualquer caso que vier a surgir. Declaro solenemente aqui e respeitarei esse engajamento», declarou o Chefe de Estado.
    «Eu tenho aqui, as cópias das transferências, uma ou outra desta transferência. Foi feita por essa tal firma duas transferências. Acho que é uma firma que pertence a empresa que faz a traiding. Essa firma como multinacional que é pode ter uma firma que se encarrega das questões financeiras. O banco central deveria solicitar ao banco estrangeiro de onde vem esse dinheiro. O mínimo era solicitar a caixa geral dos depósitos a proveniência desse dinheiro. Não é coisa de tanta gravidade como isto. Tratando-se de uma firma não se pode por suspeição sobre isso». Reclamou.
    «Exactamente, exactamente. Isso eu já disse ao senhor Primeiro Ministro. Ainda por cima as declarações vieram de alguém que conhece o dossier petróleo. Os senhores Olegário Tiny, Carlos Gomes, Patrice Trovoada, Afonso Varela, Rafael Branco, Ângelo Bonfim, são pessoas que estão nisto desde o início dos inícios. Discutiram todos os meandros, conhecem isso e sabem como é que as coisas são feitas», afirmou Fradique de Menezes, tendo reforçado ainda mais a falta de sintonia do governo para com o Presidente da República. «O senhor Primeiro Ministro poderia me perguntar. O senhor tem alguma informação sobre a questão dos barris de petróleo? Ou então perguntar directamente a Nigéria. As pessoas (governo) estiveram recentemente na Nigéria, e poderiam perguntar a agência nigeriana de petróleo sobre as coisas de 2009. Acho que as coisas poderiam ser resolvidas assim», pontuou.
    «Este assunto não pode morrer. As pessoas têm que responder pelas acusações que fizeram»,

    • CAMBLÉ & MECLEQUÉ

      18 de Maio de 2011 as 11:50

      Meu caro, de facto tens razão no que dizes, mas o que dói foi a forma o actual governo começou o mandato. Sabemos que repor a autoridade do Estado, não se consegue em seis mese nem em um ano, mas não se pode deixar as coisas assim tão mal acabadas, afinal o povo votou pela mudança, e não pelo mais do mesmo…

  27. sacramento

    17 de Maio de 2011 as 17:43

    senhor Moniz pensas que sozinho conseguis mudar a mentalidades dos santomenses..não esqueça que a união faz a força ya..e o senhor se considera homem do povo!! a quanto moras no seu pais?? é estranho dizer algo que nem sabe se é verdade …

    • augusto ferreira

      18 de Maio de 2011 as 6:13

      Sozinho julgo que o nosso candidato nem outro qualquer vai conseguir mais com a ajuda de todos os homens de boa vontade julgo que ele vai vencer para o nosso bem

  28. Liberado

    17 de Maio de 2011 as 17:58

    Libertao Moniz pré-candidato presidencial tem grandes interesses financeiros nos negocios do ESTADO e isto gera conflito de interesse.

    é jovem, dinamico , tem outra visao mundo e é sem duvida um “sangue fresco” capaz de trabalhar com o governo, para que o país possa dar o salto.

    Boa Sorte STP.

  29. Vugu - Vugu

    17 de Maio de 2011 as 18:57

    Num país de dependentes e de subservientes é preciso coragem e determinação para ser-se independente.

    Meu caro, sei que a tarefa é hercúlea, mas acredito na tua resilência e capacidade de combate enquanto homem político (não confundir com político).

    O voto é de cada um dos santomenses e não dos partidos políticos. Essa verdade ganha plena expressão nas eleições para Presidente da República.

    O povo esteja contigo. Deus te proteja.

  30. Nando Vaz (Roça Agostinho Neto)

    17 de Maio de 2011 as 19:00

    A promessa do jantar para com os Estudantes São-tomenses residentes em Cabo- Verde não foi comprida!.. hipocrisia na política é muito feio. Se não cumpre pequenas promessas, e grandes como Eatado-Nação será…

    • Presidencias100

      17 de Maio de 2011 as 23:57

      Meucaro Nando,
      És um autentico mentiroso. Falei na altura com várias pessoas e até soube que ná última hora o Liberato até aceitou ir jantar com um grupo de estudantes que tinha umas meninas que nunca assitiram uma reunião política e queriam falar com o candidato.
      Falei com pessoas da associação e todos disseram que a visita foi excelente e ficarm tristes porque em cabo verde não se vota.
      Se és estudante e estás em Cabo Verde está a começar muito mal. Tens que dar o exemplo agora porque é de pequinino que se torce o pipino
      Nada de aldrabices e mentiras para não seres mais um invejoso e mau carácter

      • Fidjos di KRIOULOS de s.tomé

        18 de Maio de 2011 as 21:00

        Passei aqui para dizer ao sr nando vaz que ele é um desgraçado, oportunista igual aos senhores de MLSTP, por isso que ele passou aqui para deixar essas palavras tristes e de baixo nível para assim poder manchar o nome do candidato em questão. Saliento ainda que o nando vaz já não é estudante, eu sou, e estou muito chateado contigo nando vaz, porque estas a manchar o nome dos estudantes que receberam muito bem este homem em cabo verde.
        Estamos contigo Liberato Moniz,FORÇA…FORÇA. junto vamos lutar e vencer, e espero que todos estejam com o senhor Liberato prque em comparação com os outros candidato, creio que é o único que nunca esteve ligado directamente na politica. Então, está na hora de vencer-mos os senhores gananciosos de MLSTP, PCD,ADI e os outros politicos de outros partidos que nada fizeram pra s.tomé a não ser enriquecer em nome desse inocente povo. Quem sabe não será ele( Liberato Moniz) o verdaeiro Rei Amador, que trará boas novas para o pais juntamente com o governo, eu acredito que ele seja o verdadeiro inteligente, que conhece a teoria e sabe aplicar. se reparar-mos todos últimos presidentes e politicos têm discursos açucarados a outros que nem falar sabe como o caso de fradique, mas, colocar em prática estes politicos não sabem, ou seja, sabem sim mas a prática do roubo. É engraçado, no nosso ensino exigi-se muito dos alunos e essas exigencias é claro que foram impostas pelos nossos políticos, não estou a dizer que sou contra. Mas, porquê que esses mesmos politicos não podem também ser exigentes com eles mesmos, pra trabalhar para o bem do país. ou será que são eles todos burros? é claro, se um aluno não consegue ter um bom desempenho, em s.tomé chaman-lhe de burro, então porquê não chamar os nossos politicos de burros já que estes não conseguem dar conta de recado?. Por isso mesmo meu povo está na hora de colocar inteligente no poder.
        e quando um dia eu voltar pra s.tomé e tiver no poder, vou congelar riquesas de todos aqueles coruptos. obrigado e tchau….cabo verdêeeee…..

  31. cabojura

    17 de Maio de 2011 as 20:34

    fico muito triste em ver que uma boa parte dos santomentes não conhecem ou não sabem definir um bom perfil de um presidente da república. realmente vejo no Sr. Liberato Moniz perfis ideal para presidente da republica, não filiado em partido politico nenhum pode dar uma grande contribuição neste momento em que o país atravessa. Aurelio Martins e presidente da republica não combina, Aurelio Martins e muitos outros k vejo ai ja é um pré anúncio da instabilidade politica. tenha visão santomenses,pensem no futuro do nosso país!!

  32. cabojura

    17 de Maio de 2011 as 20:43

    Dentre muitas outras crises que São Tomé e príncipe atrevessa,estamos a viver uma profunda crise dos partidos politidos, não têm sido e escola da cidadania como deveria ser. de modo que nesse momento precisamos de um verdadeiro àrbito e não jogador desse jogo sujo e dessas equipas incopetentes. FORÇA LIBERATO!!!

  33. assomada

    17 de Maio de 2011 as 20:58

    o Sr.nando vaz é um dos cegos seguidores de MLSTP,assim como muitos ele não sabe o que diz. o senhor liberato não prometeu nada aos estudantes em cabo verde que não foi cumprido. Nós os estudantes em cabo verde não admitimos o ex estudante, agora vagabundo nando vaz sujar os nossos nomes. FORÇA lIBERATO MONIZ,estamos contigo.concordo contigo cabojura.

  34. Anca

    17 de Maio de 2011 as 21:41

    Arquitecto, que ganhou fama em Portugal,como o quê? Com o quê? e para bem de quem?
    Para o povo de São Tomé e Príncipe não foi de certeza.
    O Candidato,diz”convicto de que pode dar o seu melhor para tentar melhorar as coisas que se vem fazendo em São Tomé e Príncipe”.
    Não diz que se sente convicto,em dar o seu melhor para melhorar a garantia dos Direitos e Deveres Constitucional dos São Tomenses,mas sim em tentar melhorar!!!!!!?
    Quem executa é quem tem dever de melhorar de melhorar dar garantia a vida e desenvolvimento dos São Tomenses, nesse caso, o governo,melhor seria começar por ser Director,Ministro humildemente ou mesmo Arquitecto em prol de São Tomé e Príncipe para ganhar fama com projectos de grandes envergadura para o desenvolvimento do País e do Povo depois sim Presidente da Republica, que deve ser alguém que não está acima dos São-Tomenses, mas sim garantir a não violação da Constituição,logo direitos e deveres fundamentais dos São Tomenses

  35. CABALO MOLÊ

    17 de Maio de 2011 as 22:26

    Antes de mais desejo-lhe coragem e força para combater esses bandidos compinsas do MLSTP e outros correligionarios. O Liberato Moniz é um candidato com caracter objectivo e com capacidade para um dialogo força liber

  36. Mako

    17 de Maio de 2011 as 22:52

    Minha gente. STP precisa de um Presidente jovem e sem disgaste de governacao. Alguem que nunca esteve no governo e que tem influencia de atrair riqueza para o pais.Neste momento quem reune estes requisitos e o AURELIO MARTINS. Homem que quero ajudar o governo cumprir o seu projecto. Pelo que tem feito merece ser presidente de STP. Vamos dar-lhe uma oportunidade para o mundo sentir que os Santomenses teem jovens q podem fazer diferenca.
    Que assim seja..

    • jaka doxi

      19 de Maio de 2011 as 21:39

      Oh Mako.Aurélio é um falso DR.

      • ambrosio

        20 de Maio de 2011 as 0:04

        Só se fez curso na rádio de S.T ou nas obras em Angola. Porque….escola ele nunca foi
        Cuidado com a bandidagem meu amigo Aurelio

      • Maria do Ceu

        20 de Maio de 2011 as 17:24

        Ailton Dias ja disse agora todos são doutores, basta por calças e casaco preto.
        Esse país está cheio de brincalhões.
        Aonde é que Aurélio estudou? Na GIBELA?

  37. Anca

    17 de Maio de 2011 as 22:53

    O Candidato, diz que analisou “eu analisei muito demoradamente os vários candidatos,tenho visto que são pessoas que têm todo o direito de serem candidatos,mas que verdadeiramente já foram dirigentes em São Tomé e Príncipe”.
    Um candidato a Presidente da Republica, não deve excluir outros candidatos só por terem sido dirigentes do País.
    A etapas da vidas das pessoas, assim como de uma nação pode ser comparada com a etapas e vida de um Rio, quando jovem; adulto e Idoso, e temos exemplo na Historia do País a quando da Independência,em que sangue novo e fresco prometia, defendia, para depois a montanha parir um Rato.
    O País ficou com fome e miséria.

    São Tomé e Príncipe precisa de um candidato a Presidência com grande sentido de estado,com grande sentido de humildade e ponderação,antes de mais um grande conselheiro e bom moderador que sempre esteve presente em momentos difíceis de modo a garantir a estabilidade governativa e garantir a Soberania Nacional,de modo a haver o respeito pelo Povo.
    Como se sabe na vida,só se aprende ao longo da caminhada,e as vezes dando topadas na estrada.
    Um bom começo, não se faz excluindo outros candidatos que estão no mesmo nível e pé de igualdade,porque são todos candidatos e o povo é quem mais ordena.

    No artigo se escreve que ,”A condução dos destinos do País, com base em cumplicidades políticas e financeiras tem favorecido a promoção de vícios que estão a deixar,a política São Tomense em agonia”.
    O que dizer do Candidato, que faz parte do quadro de uma empresa que quer explorar o petróleo do País, e ser Presidente do País ao mesmo tempo?
    Onde fica a cumplicidade, política e financeira do Candidato e da empresa?
    E caso viesse a ser Presidente da Republica, onde ficaria essa cumplicidade política e financeira?
    Como ficaria salvaguardado o interesse nacional e o Povo SãoTomense?, e a garantia da integridade e Soberania Nacional?
    Deus Abençoe São Tomé e Príncipe.

    • Aristoteles

      18 de Maio de 2011 as 23:18

      Anca,você prefere empresa estrangeira ou nacional para resolever os problemas do nosso país?
      para o bem dos seus filhos seja justo ao menos uma vez na vida.
      Aldrabão.

      • Anca

        19 de Maio de 2011 as 22:16

        Prefiro uma Parceria Estado, Com participação de Empresários Nacionais Sérios, com capital São Tomense.

        Pratiquem o bem
        Porque o bem
        Fica Bem

      • Presidenciais 100

        20 de Maio de 2011 as 0:07

        Este senhor deve ser do grupo do Sr. Patrice. Cuidado, cuidado, cuidado porque o roubo vai acabar

  38. augusto ferreira

    17 de Maio de 2011 as 22:54

    VIVA Liberato Moniz
    Finalmente declaraste aquilo que todos nós, amigos da verdadeira mudança esperavamos. És candidato as presidenciais 2011. O nosso país vai mudar porque nós, ao teu lado também nos sentimos candidatos victoriosos.
    Ilumine-nos por favor para que todos possamos vencer.
    Peço a todos os jovens, homens e mulheres do pais para não terem receio de apoiar Liberato Moniz pois o mesmo é sério, tem presença, é elegante e podera trazer nova imagem e credibilidade para o país.
    Liberato Moniz estamos contigo para mudar São Tomé e Príncipe.
    Faça a tua candidatura sem menosprezar ninguém e acredite que um São Tomé e Príncipe de principio, de justiça e trabalho de todos nos colocara novamente no mundo
    ESTOU CONTIGO RAPAZ

  39. Anca

    17 de Maio de 2011 as 22:56

    Qual o vício da Empresa ao qual o Candidato faz parte do Quadro?

  40. H. A. Azimute

    17 de Maio de 2011 as 23:02

    Caro candidato, não basta ser novo para ser um candidato ideal. Há qualidades indispensáveis e determinantes numa candidatura, que infelizmente ainda não possuis. Dê tempo ao tempo, crie o seu percurso de vida como pessoa idónia, trabalhadora e honesta, que o povo São Tomense a seu tempo, reconhecerá comprovativamente às suas qualidades como uma mais-valia, para esse processo de desenvolvimento do país.
    Esta confusão que é a sua candidatura, onde os interesses pessoais, já sobrepõem, logo agora, aos interesses inalienáveis e legítimas aspirações do povo São Tomense para a melhoria das suas condições de vida, para os mais atentos, nota-se claramente, que pretendes fazer da Presidência da República, uma espécie de “trampolim” para suas negociatas particulares. Este filme, para mal dos nossos pecados, já foi protagonizada miserávelmente pelo negociante Fradique de Meneses.
    Estas candidaturas aleatórias, terão que ser bem “pineiradas”, pelo povo, de modo à serem afastados todos os oportunistas encalhados(as), que ambicionem resolver, como está sendo notório, os seus problemas pessoais/financeiros. Desejo, contudo, um bom discernimento na hora da escolha, pelo voto popular, principalmente os votos da nova geração.

    • Aristoteles

      18 de Maio de 2011 as 23:24

      Azimute é Patrice trovoada e seus lacaios,Oscar Medeiros,Pinto da Costa,Evaristo carvalho,Afonso varela,Miguel trovoada,Maria das Neves,Aurélio Martins, etc etc.Todos eles só querem defender o tacho e esquecer o povo e o país.
      Povo abre olho.
      No dia 17 de Julho vota LIBERATO MONIZ.
      Fui

  41. kim-kim

    18 de Maio de 2011 as 0:09

    Viva Liberato Moniz nosso Candidato

  42. kim-kim

    18 de Maio de 2011 as 0:13

    Hoje estou satisfeito. LIBERATO MONIZ ÉO NOSSO CANDIDATO.
    Amigos cada um no seu lugar quero pedir-vos de corração é hora de mudarmos o país e apostarmos num candidato que se todos ajudarmos pode mudar o país.
    Conheço o Liberato, alguém que na Lusiada não recebe qualquer salário e paga todas as suas despesas do seu próprio bolso só pode ser boa pessoa e pensa no povo.
    cada um pensa como quer mais é bom que aproveitemos a oportunidade que DEUS NOSSO SENHOR nos dá
    Eu acredito

  43. kim-kim

    18 de Maio de 2011 as 0:13

    És vencedor

  44. Anca

    18 de Maio de 2011 as 1:51

    Deus Abençoe São Tomé e Príncipe
    Que projecto como Arquitecto apresentou o Sr. ao longo dos anos em que esteve fora do País,para a promoção dos valores arquitectónicos se é que existe, a não o Património Arquitectónico Colonial,que mal sabemos preservar?
    Exemplo ver Cisa Vieira

    Como Arquitecto,que projecto o Sr. através da sua empresa apresentou, para o desenvolvimento das cidades em São Tomé e Príncipe?Logo desse Povo?

  45. Digno de Respeito

    18 de Maio de 2011 as 3:46

    Senhores e Senhoras visitantes,

    Até este instante alguns ainda continuam adormecidos à sombra da bananeira. Por isso, trassem conversas de fazer adormecer o boi. É pena que o somar dos anos pós-independência fizeram selenciar todos os bois da gleba, sinão todos eles teria saltado de matadouro fora e deambolar pelas ruas da cidade, bairos e luchans…

    Entendo que quando não se sabe, pergunta-se. Tudo quanto têm dito de Liberato Moniz, seria benvindo se acordassem para a vida porque quando um analfabeto se coloca no palco das evidências, logo perde-se no tempo. Toda segueira evade o seu ser, à custa de estupidificação humana. Liberato Moniz, fez e contibua fazendo para o bem do STP. Como, vós sois cegos por conveniência, hão de se manter surdos pela vossa própria consciência. Hão-de perguntar através do Laboratório de Engenharia Civil, qual a contribuição do L M, e qual foi a resposta dada ao estudo e a recomendação feita pelo Arq. Liberato Moniz ao longo do estudo feito em finais dos anos 90 em colaboração com outros quadros nacionais que passaram por esse mesmo LNEC. Questionem ao antigo Ministério do Equipamento Social e Ambiente e dai, podem com toda legitimidade dizer que contribuição L. Moniz deu a STP. A ignorância é o “estádio dos coxo sábios”. Os inteligentes… estão de parabéns por conseguirem bem aplica-la princípio “racional” no devido tempo e espaço….

    • Marta

      18 de Maio de 2011 as 11:51

      Que mau hem? Drs a insultarem o povo.Este é o problema. “Studa sa montchi studa ca ngana nguê”.Ditado popular para dizer que o facto de termos conhecimentos estruturados num estabelecimento de ensino, nem sempre, faz de nós pessoas melhores.
      Estes comportamentos acontecem muito no países onde nem todos têm possibilidades de continuar a estudar.
      Por favor sejam mais humildes.
      Fui…

  46. trindadense

    18 de Maio de 2011 as 5:35

    Eu nao tenho muito para dizer, só sei que nada sei que o futuro de Sao Tome e Principe vai depender da nossa escolha, por isso vamos todos apoiar o AURELIO MARTINS como o futuro presidente deste maravilhoso e lindo país.
    De Caue a Pague todos unidos venceremos.

  47. trindadense

    18 de Maio de 2011 as 5:37

    sun LIBERATO tendé fama petlole cole bi sao tome, nom na mece bo fa.

    • Presidenciais 100

      20 de Maio de 2011 as 5:51

      Pois o petroleo é dos Trovoadas, Fradiques e os seus amigos Nigerianos. Parvo

  48. Kim-kim

    18 de Maio de 2011 as 6:33

    Meu amigo Anca,
    Defendo Liberato Moniz porque conheço-o a muito muito tempo e sei quem é o mesmo.
    Liberato sempre quis ajudar o pais e sempre falou com o governo e com os ministro de infra estruturas para ajudar a desenvolver o país. O que sei e espero ainda hoje confirmar com o mesmo e que nenhum deles mesmo aqueles que se dizem amigos alguma vez o chamou, nem mesmo esse governo que diz ser diferente.
    Devo dizer-te que ele nunca pediu qualquer compensação financeira ou outros bens só pediu para ajudar num país que todos sabem precisa de apoio de toda a gente
    É o que tenho a te dizer e acredito que juntos vamos mudar

  49. ambrosio silva

    18 de Maio de 2011 as 6:42

    O meu sonho e de todo o país é ter um são tome e príncipe verdadeiramente livre e livre dos bandidos. se liberato moniz veio para nos ajudar vamos apoiar e se veio para prejudicar não vamos deixa-lo concluir o mandato.
    Não podemos continuara a caeitar tudo que se faz no país e ficarmos sempre calados mesmo quando estão erados e a prejudicar diliberadamente o nosso povo. è hora de mudar e mudar de atitude

  50. ambrosio silva

    18 de Maio de 2011 as 6:44

    Vamos todos apoiar material e financeiramente para que a victória seja de todos nós e dar exemplo de seriedade.
    Podemos ser muito fortes quando queremos.
    Eu vos apelo vamos mudar

  51. ambrosio silva

    18 de Maio de 2011 as 6:44

    Vamos vencer

  52. pinto

    18 de Maio de 2011 as 7:22

    Lendo os comentarios que me antecedem vejo que muitos estamos a ser injustos com o LM.Porque vejamos uma coisa:o candidato em questao nunca foi presidente de STP, nunca governou.Isto e como tudo.Podera ser um bom presidente, como mau presidente.creio que temos que ser um pouco ponderados nas nossas afirmacoes sobretudo quando toca o ofensas directas as pessoas.Pessoalmente, nao o defendo nem tao pouco votaria nele mas e prematuro estarmos a fazer certo tipo de afirmacoes.deixem o homem candidatar se ir as urnas e governar se for vencedor, e dai poderemos tirar ilacoes.

  53. CABALO MOLÊ

    18 de Maio de 2011 as 8:28

    Sinceramente a 36anos da nossa independência o país vive extremamente na pobreza por culpa de quem? Pinto da costa Miguel trovoada Rafaiel branco Carlos tiny Maria das neves e o seu marido Poser da costa Damião d`Almeida Elsa pinto Patriçe trovoada Evaristo Carvalho doutor Varela e outros correligionarios. quando chega época de campanha banho ATÉ quando meu povo

    • Presidenciais 100

      20 de Maio de 2011 as 5:53

      São sempre eles. Isso tem que acabar vamos escolher outra cara com novos projectos

      • augusto ferreira

        21 de Maio de 2011 as 7:12

        Apoio esse princípio. Ainda mais quando os outros só roubam

  54. J. Maria Cardoso

    18 de Maio de 2011 as 9:03

    Um supra-partidário pronto a trabalhar por STP melhor para o nosso povo, a entender pelas suas palavras.
    Mais uma opção a espera do apoio partidário como convem a nossa democracia, partindo do pressuposto no projecto de sociedade a ser analisado pela praça partidária nacional.
    Bem-vindo!

  55. Gigolo

    18 de Maio de 2011 as 9:44

    Muito honestamente gostaria de ver apenas 2 candidatos Filinto e Liberato, aí o povo decidia. Pois o Pinto, a Maria , a Elsa, o Evaristo estes já governaram e nunca deram provas de boa gestão. O Aurelio é fraco, não basta k o candidato tenha dinheiro e dê banho, merecemos um presidente k kando abre a boca diz coisa com coisa e nada de gente genero Fradique. Apostemos num dos intelectuais k ainda não nos deram mostra das suas incopetências. Viva o Filinto e o Liberato força meus irmãos.

  56. Olho de carneiro mal morto

    18 de Maio de 2011 as 9:50

    Liberato trouxe quê? Universidade Lusíada, negócio privado com bolsa do estado? Esse négócio esta a render por causa do PCD e da sua antiga ministra da Educação
    Aonde está situada a Universidade Lusíada? Numa escola primária pertencente ao Estado. Isso é vergonhoso. Faça pelo menos como o bandido e dono do IUCAI, com o dinheiro que roubou ao ESTADO e ao POVO, construiu o edifício da IUCAI e também tem um aquinta no Algarve. Esse Liberato é da laia desses bandidos ávidos de poder para saberem da sua vida e do petróleo do Povo.
    Estamos de olhoem voçê

  57. Roberto Carlos

    18 de Maio de 2011 as 10:21

    Amigo Anca;

    Para teu conhecimento é o Liberato que conduz a primeira universidade em STP.

    Ele está promovendo uma outra cultura aos santomenses( estudar e formar ).

    Neste momento devíamos agradecer os dois homens que fizeram algo de valor para os santomenses independentemente das caraterísticas de cada um. Trata-se dos senhores: Agostinho Rita e Liberato Moniz.

    O Liberato é um tecnocrata. Não tem qualquer veínculo partidário. È o presidente que o país presisa.

    Se olharmos para todos outros constatamos que o nosso futura estará sempre engatado. Vejamos:

    Aurélio—-> MLSTP
    Delfim—–> PCD
    Pinto da Costa—-> MLSTP
    Maria das Neves—>MLSTP
    Elsa Pinto——> MLSTP
    Filintro——–> PCD
    Francisco Rita—>PCD
    Carlos Neves—–>UDD
    Evaristo Carvalho—> ADI
    Carlos Bené—-> MDFM

    Todos esses candidatos revelaram serem incapazes de criar harmonia, porque tem inclinação partidaria. Ja tivemos varias experiencias quando temos o presidente veinculado a um partido política.

    A minha sugestão e acredito ser de muitos o Liberato Moniz seria a pessoa ideal, mas ´nós santomenses e devemos assumir isto, somos péssimos na escolha.

    “Cada país merece o dirigente que tem”.

    • Povo ê bili uê ô!

      18 de Maio de 2011 as 14:01

      Obrigado por refrescar a nossa memória. Já vi que os partidos que têm mais do que 1 candidato não servem porque estão divididos!

      Como é que um partido que nem tem coesão vai nos representar?????

      Também pode ser um golpe baixo, tentar reunir votos de várias simpatias e desistirem, então estão a enganar os Santomenses.

      Ficam Liberato Moniz e Evaristo Carvalho.
      Liberato Moniz não pode governar sem apoio de um grupo coeso e alargado. Vamos ver: não há memória de um presidente independente que depois de chegar ao poder não faça alianças. Com quem fará aliança o Liberato Moniz? Com quem der mais? E o povo?

      Fica então Evaristo Carvalho, a garantia de estabilidade de Governação e uma história de luta pela Democrácia, pela coragem de criação de partidos vencedores.

      • Aristoteles

        18 de Maio de 2011 as 23:40

        Oh povo ê bili uê ô.
        Você parece Ignorante mas não é.
        Você sabe que o nosso país precisa de um presidente que não tém vinculos com os partidos politicos e corruptos.
        Porquê que você anda a tentar enganar o povo?
        Você sabe que todos os outros candidatos pertencem a teia da corrupção excepto o nosso Obama Liberato Moniz.
        Então porque não dar mão a palmatória e de uma vez por toda ajudar este povo sofredor?
        Tenha consciência meu caro que o teu filho te agradecerá.
        Deixa de Truques que o povo de Caué a Paguè está cansado de tantos anos de incompetencia dos nossos actuais politicos.
        Vota Liberato Moniz
        Fui.

    • Anca

      18 de Maio de 2011 as 15:12

      Reconheço qualidades, a idoneidade,a formação,a boa intenção do candidato, e até percebo em parte a sua revolta.

      Mas os factos, deixam-me perplexo e de algum modo preocupado.
      Falou-me que o Sr Liberato Moniz conduz a Primeira Universidade em STP.
      Pelo,um dos comentário que li, essa mesma Universidade tem o nome de Lusiada.
      Como pode ser Universidade 1ª Universidade de STP?
      Já viu algum nome São Tomense Lusiada?
      Lusitanos hora bem não Fôrros.
      Não quero com isso dizer que o serviço que a Universidade Lusiadas,presta em STP, sobretudo na formação dos jovens Sãotomenses não seja de grande nobreza,desde que tenham capacidade de pagar os seus estudos.
      O Candidato Liberato Moniz,faz ainda parte da Direcção, duma empresa que a bem pouco tempo, candidatou ao Leilão,para exploração do Petróleo Santomense,em que tem a participação lusa, até aqui nada de mal,mas deixa-me questionar.

      Com que dinheiro é financiada a campanha do candidato a Presidência da Republica?

      Se o candidato for eleito,como pensa em fazer retorno desse financiamento sem onerar,os interesses do Povo de São Tomé e Príncipe?

      O actual momento político de em São Tomé e Príncipe,é marcado por um governo,que saiu das eleições, legislativa ao qual o povo deu um voto de confiança,para efectuar mudanças,esse mesmo governo é preciso não esquecer é um governo minoritário na Assembleia da República.

      Onde ficaria garantida a estabilidade política e governativa, se o candidato Sr.Liberato Moniz, com sangue jovem fresco,(volto a frisar,a idade jovem de um rio pode bem ser comparada a idade e sangue fresco de um jovem;o rio na sua idade jovem galga montanhas,escava e desgasta rochas e provoca desabamento quando chove, nem que seja chuva de gravana,essa experiência,já a conhecemos do passado,pós independência),ganhar eleições e os interesses do governo,na dita mudança colidir com o de Candidato Liberato Moniz na Área do negocio do petróleo,
      não ficaria comprometido os votos dos SãoTomenses que votaram para mudança, quando sabemos que a interesses externo nessa mesma empresa?

      Não seria o desperdícios de votos para mudança no actual momento da política em São Tomé e Príncipe dos São Tomenses?

      Se queremos estabilidade governativa,não seria ideial dar um voto de estabilidade votando em alguém que tenha um grande sentido de Estado,grande sentido ponderação,e bom conselheiro?

      • Anca

        18 de Maio de 2011 as 16:41

        Não seria melhor apostar em alguém com muita ponderação e humildade,com sentido de Estado, que tenha acompanhado todo o processo do estado São Tomense bem de perto?
        Bem Haja
        Não estou com isso dizer que o candidato em questão,não tenha capacidade ou qualidades,para ser candidato à Presidência da República.
        Mas o povo é quem mais ordena.
        Deus Abençoe São Tomé e Príncipe

      • Aristoteles

        18 de Maio de 2011 as 23:46

        Meu caro Anca,Patrice Trovoda e tantos outros dirigentes da nossa terra tenhem empresa e negócios ligados a petroleo e você nunca soube.
        A empresa da qual Liberato Moniz é sócio candidatou e é uma empresa nacional que você sabe.A tal empresa Pagou o mesmo que os corruptos Nigerianos amigos do patrice.
        Agora diga-me quem é mais honesto?

      • kim-kim

        19 de Maio de 2011 as 6:30

        ÓH ANCA, És uma anta e sem princípios,
        Agora etás preocupado com o dinheiro com que o Liberato que nunca trabalhou como político em São Tomé esta a fazer a sua campanha?
        Porque não te preocupas com o dinheiro com que o MLSTP andou a comprar as pessoas nas campanhas quando o país não tem dinehiro e eles eram governo,´Porque não te preocupas com o dinheiro que o PCD andou a comprar consciÊncia?
        Porque não te preocupas com o dinheiro que o ADI anda a ir buscar no medio oriente e nigéria para comprar consciência?
        Porque não te preocupas com a situação dos homens e das mulheres de STP quando os teus amigos corruptos andam a enriquecer com duas três, quatro, cinco casas, quatro a dez carros e a desviar crianças em São Tomé e Príncipe e a aumentar o nível de doenças no país?
        Por isso meu amigo, continua assim que quer dizer que estamos fortes.
        Liberato não te preocpes que nós estamos do teu lado e esperamos que DEUS TE ABENÇÕES para que também sejamos abençoado.
        FORÇA CANDIDATO
        FORÇA LIBERATO MONIZ
        VAMOS VENCER

        • Anca

          19 de Maio de 2011 as 10:12

          A minha participação neste fórum,não é para apoiar nenhuma das candidaturas em questão.

          Mas ajudar esclarecer a opinião pública, dos factos que as vezes não vem a baila no actual momento da eleição à Presidência em STP.

          Neste fórum,ainda não me viram apoiar nem insultar,nenhuma candidatura.

          Neste fórum ainda não me viram insultar autores dos comentários,pois todos devemos respeitar a opiniões dos outros,sem entretanto precisar de insultar, para o bem da Cidadania e Democracia.

          O que digo,é que no momento político actual,em que o povo a menos de um Ano,deu um voto de confiança,para a mudança,num governo minoritário,temos que ser muito ponderados na hora de votação,se não STP,estará condenado a instabilidade política e governativa,para o mal deste povo maravilhoso.

          E Volto a frisar, STP, precisa de Homens,sérios,humildes,ponderados com grande sentido de Estado que conheçam bem os meandros da política São Tomenses a frente da gestão do País.

          Façam as vossas analises, tirem as vossas conclusões ponderadas,analisem o processo político que tem marcado STP, desde a Independência.

          Deus Abençoe STP

          Pratiquem o Bem
          Porque o Bem
          Fica Bem

          • Kundu Mualá Vé

            19 de Maio de 2011 as 21:20

            Resumindo: o país precisa da força, da garra, do empenho, da força de vontade (e de vontade de fazer foça!), da motivação, de:

            LIBERATO MONIZ

            A FORÇA MOTRIZ!!!

    • Roberto Carlos

      24 de Maio de 2011 as 10:47

      Liberato Moniz—->MLSTP e ADI
      Aurélio—-> MLSTP
      Delfim—–> PCD
      Pinto da Costa—-> MLSTP
      Maria das Neves—>MLSTP
      Elsa Pinto——> MLSTP
      Filintro——–> PCD
      Francisco Rita—>PCD
      Carlos Neves—–>UDD
      Evaristo Carvalho—> ADI
      Carlos Bené—-> MDFM
      Liberato Moniz—->MLSTP e ADI

  58. Batepá

    18 de Maio de 2011 as 10:31

    Gigolo é todo aquele que vive à custa de mulheres. Um sem vergonha, um gigolo, quer falar de política, quer fazer política.
    Viva Fradique! Dos três foi o melhor! Graças à ele temos uma verdadeira democracia. Durante os seus mandatos houve muito progresso em STP e o todo o povo ficou mais esperto, e até foi criado um espaço como este do Tela non para nós todos escrevermos e dizermos os nossos pensamentos. Viva Fradique! O Povo está decidido pedir para ele ficar mais 5 anos.

    É assim Batepá das vossas almas.

  59. Junior

    18 de Maio de 2011 as 11:39

    Cresce e desperta! Ser presidente de S.Tomé e Príncipe não é o mesmo que ser presidente da Associação de Estudantes.

    O Liberato ainda tem que comer muito ANGÚ antes de realizar o seu sonho pessoal de ser REI de S Tomé e Príncipe.

    Se quisesse verdadeiramente contribuir teria criado um partido político,mentor da mudança, que envolve pessoas e muda mentalidades, teria se dedicado verdadeiramente à S.Tomé e não aos seus negócios.
    E agora vem apresentar-se como salvador da pátria. O que vai fazer se não terá poderes e nem gente suficiente para isso?

    Já passou a era do negociante-político, o mundo e S.Tomé já aprenderam que não serve.
    Junior

  60. Batelo

    18 de Maio de 2011 as 11:54

    As pessoas esquecem muito cedo. Ausentar e transformar em Lisboeta de meia tijela, depois de varios inglorios praticados, quer na vida privada , quer na estatal, e procurar ser presidente da Republica, fica-lhe caro. Devia pensar antes e ver a situação do povinho, aquele que custa tomar um leite e conseguir uma consulta e medicamentos. Esses não conhecem Liberato.
    Quem é Liberato!
    De Riboque a Patrice Lumumba, passando pelo Liceu.
    Fica calmo!
    O Homem do povo que vai ser presidente, aquele que o povo gosta tem carinho especial e de bons costumes. Tenta fazer o impossivel, com provas dadas. Aurelio Martins, aquele que tem sofrido com o povo e viveu com muita humildade e abnegação.
    Parece mentira mas é verdade.
    Faz sondagens nas zonas e vão ver a popularidade deste homem de 45 anos de São João.

    • kim-kim

      19 de Maio de 2011 as 6:21

      Caro Liberato, amigo candidato
      Acabei de ler demoradamente os comentários dos pesedónimos e vi que tornas-te em pouco tempo um candidato as presidenciais muito muito forte e os políticos do país estão verdadeiramente preocupados. Para um candidato independente quer dizer que em pouco tempo fizeste, tu e a tua equipa dentro e fora do país um muito bom trabalho.
      És mesmo um candidato temível e espero que continues assim.
      Quando uma pessoa como tu, amiga e querida nos ocais onde vives e com devido sucesso no que fazes dizem que tu és um lisboaeta de meia tijela o que de longe é mentira então começam a ter medo de ti.
      O bom meu amigo é que eles não conseguem te por no grupo deles. Aquele grupo que rouba o país, têm como profissão a política e deixam o apís na miséria e na bancarrota.
      Hoje são eles que têm as roças do estado, as casas do estado, o arroz da GGA, o dinheiro da STP TRADING, O dinheiro da Doca, Do Palácio da Justiça que não foi feito, do Barco para Príncipe, das várias reparações do Aeroporto, dos 30.000 barris, do controlo dos negócios dos Libaneses, Etc
      Por isso meu amigo, estamos contigo e queremos te apoiar com ou sem dinheiro. Nós os verdadeiros filhos da terra queremos experimentar um novo país e políticos que nos possam trazer confiança.
      Agora que confirmaste que vais candidatar os velhos e os corruptos estão com medo. É bom e muito bom que tenham medo porque vamos construir um país difente e para todos com JUSTIÇA

  61. Virtual

    18 de Maio de 2011 as 12:50

    Liberato Moniz é outro que quer ir alimentar a sua preguiça ganhando boa vida e oportunidades para fazer negociatas.

  62. Terra Minha

    18 de Maio de 2011 as 12:57

    Eu conheci o Liberato Moniz quando esteve no mês passado em Cabo Verde para contactos com a comunidade aqui radicada, e do pouco que conheci dele posso afirmar que se povo são-tomense depositar nele o seu voto de confiança, não será decepcionado. São Tomé e Príncipe precisa inovar em tudo, e com acredito que isso irá acontecer.

    Força Liberato Moniz

  63. Povo ê bili uê ô!

    18 de Maio de 2011 as 14:04

    Obrigada por refrescar a nossa memória. Já vi que os partidos que têm mais do que 1 candidato não servem porque estão divididos!

    Como é que um partido que nem tem coesão vai nos representar?????

    Também pode ser um golpe baixo, tentar reunir votos de várias simpatias e desistirem, então estão a enganar os Santomenses.

    Ficam Liberato Moniz e Evaristo Carvalho.
    Liberato Moniz não pode governar sem apoio de um grupo coeso e alargado. Vamos ver: não há memória de um presidente independente que depois de chegar ao poder não faça alianças. Com quem fará aliança o Liberato Moniz? Com quem der mais? E o povo?

    Fica então Evaristo Carvalho, a garantia de estabilidade de Governação e uma história de luta pela Democrácia, pela coragem de criação de partidos vencedores.
    Fui…

    • Povo ê bili uê ô!

      18 de Maio de 2011 as 14:10

      Resposta ao Roberto Carlos que nos indicou todos os candidatos e partidos.

    • Aristoteles

      18 de Maio de 2011 as 23:49

      Povo Bili Uê esta perdido.
      A victoria é do liberato moniz.
      Viva STP

  64. Ginja do Rossio

    18 de Maio de 2011 as 14:39

    Ontem vi nosso candidato Liberato, bem tomado na praça de Figueira.. Êça cada qua!!? Credo Liberato

    • mé pombo

      18 de Maio de 2011 as 23:21

      tomado oque? uma cachaçinha? até que vaz bem,,,,,,,,,,

    • Aristoteles

      18 de Maio de 2011 as 23:51

      Ginja é Gigolo.

    • Soia

      19 de Maio de 2011 as 0:01

      Ginja está maluco.

    • Presidenciais 100

      20 de Maio de 2011 as 0:24

      Liberato é meu amigo e não bebe, é serio, elegante e muito charmoso. Você só pode ser maldoso, mentiroso e de mau carácter
      Pensa bem camarada

    • Presidenciais 100

      20 de Maio de 2011 as 0:30

      O senhor Ginja é maldoso, feio, invejoso e de mau carácter. Se o serve de consolo é só para dizer que o senhor Arquitecto Liberato Moniz não bebe nem faz parte do grupo dos políticos da bandidagem

  65. Digno de Respeito

    18 de Maio de 2011 as 15:27

    Senhor Ginja Do Rossio,

    A sua mente parece distar de si próprio quando faz tal afirmação. “Fédô de bén fé da ubwê dê”. Se os seus olhos estiveram no seu devido lugar, acredite que tem um excelente visão e jamais necessitará de óculos para para apreciar melhor o cenário que o envolve enquanto o seu próprio ser estiver na “Ginja do Rossio”. Apenas lamento o facto de o homem não ter ainda a capacidade de se vêr melhor ao espelho, quando confunde o estado virtual do real. O nosso STP tem um ditado popular muito agradável “muclu fé sintchi matá sun dê, ê cá pótó ni sôn plumê” porque “quem semeia vento, colhe tempestades”

    Não se deve fazer aos outros o que não queres que te façam a ti. Aconselho-o ser mais honesto consigo próprio. Bom trabalho (se é que trabalha ou estuda)…

  66. Digno de Respeito

    18 de Maio de 2011 as 15:30

    digo: …acredite que tem uma excelente visão (…) e mais adiante quero dizer “mucluclú”

  67. Lucileide Lima ( GIBELA)

    18 de Maio de 2011 as 15:31

    Liberato- Sangue novo infectado com virus de petróleo é mau. Sangue novo com SIDA pior ainda mata. Luziadas?? Universidade sem Biblioteca ja da o direito de ser Presidente da República? Que vergonha. Mostre ao menos um projecto de arquitectura feito por ti em São Tomé Rapaz, nada só …

    • kim-kim

      19 de Maio de 2011 as 0:14

      Mentirosa! A universidade tem lá dentro uma biblioteca que eu vi e tenho lá ido

  68. Nando Vaz (Roça Agostinho Neto)

    18 de Maio de 2011 as 15:41

    Quer ser Presidente sem fazer carreira política, e sem base partidária. Pensa que a política é sonhar durante noite e executar a luz do dia!..

    • Aristoteles

      18 de Maio de 2011 as 23:54

      Meu caro Nando Obama nunca fez Carreira politica e é o Presidente de todos nós.
      Fui

      • Presidenciais 100

        20 de Maio de 2011 as 5:57

        Então quais são as linhas ideológicas desses partidos? O que já fizeram para dar exemplos no país? Estão organizados?
        Para mim o único partido que o país tem é mesmo o povo e S.T.P Poderoso

    • Presidenciais 100

      20 de Maio de 2011 as 0:34

      STP tem Partido? Onde?

  69. Liberdade

    18 de Maio de 2011 as 15:45

    De facto o homem era um pouco pedofilo, naqueles tempos de Pik Nike no Liceu, mas ele ja mudou muito. Agora como se diz” Gato queimado tem medo de agua fria”

    • Janice Trovoada

      18 de Maio de 2011 as 23:57

      Meu caro Liberdade voce quer mesmo saber quem é pedofilo?Cuidado que o povo vai vos conhecer.Tenho comigo uma lista de todos os pedofilos da ilha e por acaso não consta o nome do Arquitecto.
      Fica quieto meu caro porque sei quem és.
      Tchauê

      • Presidenciais 100

        20 de Maio de 2011 as 0:40

        Eu também sei e tenho confirmação de muitas pessoas. Nesse caso julgo que devrá, como saotoemnse dinuncia-los porque eles têm filhas menor e são políticos da nossa praça

      • Filha d' África

        12 de Junho de 2011 as 9:13

        Nesse mundo ainda existe pessoa assim? oh Janice Trovoada,vai ver se chove lá fora.
        Dizer o que não é certo dá cadeia sabi?
        Estou cntg Liberato!

    • ambrosio silva

      19 de Maio de 2011 as 6:46

      Quero dizer mais,
      Já tentaram ver os políticos que dizem ser rectos o que andam a fazer com as crianças?
      Já viram a pedofialia que andam a fazer os dirigentes do MLSTP?
      E do PCD?
      Do MDFM?
      Do ADI?
      Dos Governos regionais?
      Já viram a doença que esta no país?
      Então prestyem atenção ads festas que são feitas praticamente sem iluminação no campo de milho, nas roças e nos restaurantes fechados pelos políticos amigos de todos os partidos.
      É ai meus amigos onde os Aurélios são fortes e até chegam a exportar crianças
      Força Liberato Moniz, és FORTE e estamos contigo para por o país e a JUSTIÇA a funcionar.
      Em boa hora decidiste candidatar

      • kim kim

        21 de Maio de 2011 as 7:15

        Onde andam os tribunais????? Num país tão pequeno como é que os mesmos não são apanhados?
        Mudança Já em todos os quadrantes da vida activa no país

  70. keblancana

    18 de Maio de 2011 as 19:17

    Meus caros compatriotas!
    Não esperava que os santomenses ainda não tivessem percebido que seja lá quem for o próximo PR, não muda nada.

    Precisamos sim de uma verdadeira mudança.
    O País tem solução. É preciso acabarmos com essa palhaçada. Até dá impressão k já não existam mentes lúcidas no arquipélago.A minha pequeníssima contribuição para uma séria mudança, passa pelo seguinte:
    .Alterar a constituição
    .Regime presidencialista
    .Presidente nomeado de entre um grupo de 8 Santomenses de mais alta qualificação em melhores universidades.
    .Proibição total aos partidos politicos de efectuar quaisquer tipos de reuniões ou campanhas eleitorais utilizando o “fenómeno banho”.
    . Proibir os partidos de receber qualquer tipo de ajuda financeira interna ou externa.
    .Os deputados só têm direito a receber uma verba por sessões parlamentares em k ele participa e nunca superior a 4 mensais e mais nada.
    Portanto, os deputados têm a sua vida normal, trabalham e só vão a Assembleia efectivamente discutir o k interessa em tempo limitado por sessões.
    .Instituição de Multas e severas punições para todos aqueles k infrigirem Leis da Republica, Isto desde fazer chichi na rua (2000 Euros de multa por ex.)
    . Gestores publicos corruptos comprovados (valores superiores a 50000 dolares (pena de morte ou prisão perputua-ou seja trabalhar nas plantações de cacau o resto da vida. Valores inferiores a 50000 dolares, nunca mais poderão exercer funções publicas nem relacionadas, etc. etc. Tenho muito mais propostas. Querem mesmo um STP melhor? é este o caminho, deixemos de palhaçada.
    Cria-se uma agencia de investimentos k independentemente de qualquer governo, os projectos para desenvolvimento do país, sejam implementados.
    Obviamente que estas e outras ideias estão em traços gerais. É preciso aprofundar, regulamentar, provavelmente discutir e acertar alguns pontos, sem duvida.No entanto, acredito k implementanto o meu projecto, vinte anos depois teremos um STP melhor.
    Querem mudança, retirem regalias, normalizem os salarios. Os salarios deveriam variar entre 500 a 2000 Usd. Porquê k alguns em STP têm salarios de 70 milhões de dobras? que absurdo num País pobre. Temos todos de efectuar sacrifícios, ganharmos credibilidade e investirmos seriamente no País. Deixemos de palhaçada, minha gente.
    Muito obrigado

  71. keblancana

    18 de Maio de 2011 as 21:41

    Oi,meus caros

    Um País pobre como nosso, precisa de um presidente da Republica para quê?
    Custos: Carro, casa, ordenado, agua, luz telefone, empregados, bando de assessores que nada fazem, gasolina para ele e amigos, net, viagens de borla,etc etc etc.
    STP precisa sim, de um presidente k trabalhe. Um Dito representante dos seus proprios interesses a dizer k é garante da constituição? Apenas sim e passar o resto dos 12 meses a boa vida e dar despesas ao País? Oh povo pensa…. Estes tipos presidenciáveis falam em mudança. Mudar o quê exactamente? Como não têm ideias, faz-me faz lembrar o PR Americano(desculpem a absurda comparação) que dizia: yes we can. Mas agora diz yes we can, but…
    É preciso falar de coisas concretas, quando se fala de mudança. Temos de ser serios.
    O cargo de presidente da Republica, no nosso caso não serve para. Mais despesas para o Estado e nada mais…Fui.

  72. trindadense

    19 de Maio de 2011 as 2:20

    O meu voto, e de toda minha familia vai todo para o AURELIO MARTINS.

    • jaka doxi

      19 de Maio de 2011 as 21:55

      Sabes quantas pessoas tem a familia dos apoiantes do Liberato?
      cuida-te.

  73. trindadense

    19 de Maio de 2011 as 2:26

    vamos todos no dia 17 de julho apoiar o senhor Aurelio Martins,oportunidade unica para todos por isso vamos todos no dia 17 de julho depositar o nosso voto de confiança na canidatura do senhor AURELIO MARTINS.

  74. Presidencias100

    19 de Maio de 2011 as 7:19

    Hoje venho a este forum para tentar que os filhos da terra sejam mais conscientes.
    Primeiro pergunto:
    Ser´que o Povo de São Tomé e Príncipe quer candidatos como Pinto, Maria, Filinto, Evaristo e Elsa em que a única profissão que tiveram até hoje foi só politica e viver a custa do povo?
    Sera que essa gente não sabem fazer mais nada na vida?
    É normal que o Pinto da Costa fique sempre em casa a espera para vir mesmo já velhinho candidatar?
    Porque não foi pelo menos dar aulas ou trabalhar nas empresas?
    Sera que não basta de tanto roubo no país?
    1. Perguntem a Maria das Neves onde está o dinheiro da GGA? da recuperação da empresa agrícola Monte Café? Dos bens que estavam nas casas das empresas agrícolas? Do dinheiro que se deu para entrregar aos pequenos agricultores quando a mesma era ministra da economia? Do dinheiro da cunhagem da moeda entre ela, o marido, o trovoada e o armindo apar além de ter apoderado da casa do cubano?
    Perguntem a mesma qual foi o primeiro Magistrado a ter a casa de estado no campo do Milho, porquê e em que altura?
    2. Perguntem a Pinto da Costa onde esta o dinheiro dos Cabo Verdianos que estava no banco quando tomamos a independência? Porquê que tomou as casas dos brancos e distribuiu para os membros do governo? Porquê que tomou a casa do Beirão? Porquê que mandou matar os porcos que era a base da riqueza do POVO? Porquê que tomou as principais casas de estado do país? Onde é que esta o barco 30 de Setembro e Amador? Onde estão os meios de transporte militar que os angolanos deixaram no país? Com que dinheiro andou a pagar as viagens durante o tempo que tem estado em casa? Onde esta o dinheiro das campanhas?
    3. Ao Aurélio Martins onde está o dinheiro para recuperar as casas das empresas agrícolas? Onde esta o dinheiro para pagar os seus trabalhadores? O que andou a fazer com as meninas que andou a exportar? Porque não cumpriu as promessas que fez com os santomenses em angola? Qual é o acordo que fez com rafael branco e tiny para chegar ao poder?
    Pergunte a Elsa onde esta o dinheiro para a recuperação das bases militar? Onde viu o dinheiro para fazer o casamento milionário em portugal quando o estado paga mal e ela nunca trabalhou em outro sítio? porque é que ela tentos mandar prender o tozé cassandra? Como é que a mesma quis entrar no Tribunal de contas?
    Perguntem aos trovoadas e Evaristo onde esta o dinheiro que estava no banco? onde estão as várias tranches dos dinheiros dados pela China Taiwan? Com que dinheiro comprou a casa de praia do fradique? Quem fez os negócios escuros do petróleo de fradique? Quem é o tal Libanês Ramin na vida dos mesmos? Quanto ganharam nos leilões de petróleo quando o Arlindo Carvalho era o Minsitro dos Recursos Naturais? Quem vai entrar no negócio da Rosema? quem tem o negócio das tintas?
    Perguntem ao Delfim Neves onde esta o dinheiro das Docas? O dinheiro das estradas e dos passeios? onde foi buscar o dinheiro para comprar o arroz e vender? o que anda a fazer com os seus amigos e as meninas?
    Onde esta o dinheiro da STPtranding em que foram importados produtos fora de prazo?
    E o Bano? Os irmãos Monteiro, O Rafael, O Tiny? O Posser? os quntas e quintas e quintas? E o Adelino Izidro (este sabe tudo basta pergunta-lo)? O Quaresma marido da Maria das Neves? O Fradique? O Ito Gomes, o João Gomes? perguntem ao mesmo de onde veio o dinheiro para as suas empresas HB?
    Tudo para vos dizer para pensarem bem no que andam a dizer e uq na minha opinião independentemente de quem vier a ser Presidente é hora de acabarmos com a profissão política e pormos a justiça a funcionar.
    Nãopodfemos continuar a ter um país de desordem prepositado para roubar.
    É hora de mudar, não personalizar os casos de corrupção mais por a justiça a esclarecer todos os casos de uma vez por todas.

  75. augusto ferreira

    19 de Maio de 2011 as 7:25

    Povo vamos abrir os olhos e apoiar o candidato jovem e de confiança Liberato Moniz

  76. augusto ferreira

    19 de Maio de 2011 as 7:28

    Liberato quero te dizer que és considerado um homem recto e sério que até os teus amigos em conversa particular dizem que se tu fores presidente vai acabar a bandidagem.
    Se eles dizem isso então que DEUS te abenções e ajude a ajudar a nossa terra natal. Vivo no estrangeiro mais estou cansado e quero voltar e ver o país pelo menos igual ao que tinhamos nos primeiros dois anos da independência.\Ads pessoas sérias vão te ajudar

  77. JAKA SÃN GOIA

    19 de Maio de 2011 as 11:23

    Liberato, está de parabens está candidatura veio trazer uma pura verdade que para ser candidatura bem posicionada não é preciso ser militante de partido políticos, vamos juntos apoiar essa candidatura que vai crebilibizar stp.

    dia 17 de julho meus amigos vamos eleger Liberato.
    FORÇA E JUNTOS FAZEMOS A DIFERÊNÇA

  78. keblancana

    19 de Maio de 2011 as 12:20

    O homem é tão recto que começou a usar facto depois de obter e gerir em seu belo proveito os fundos angariados pela associação de estudantes em Portugal.. Fui

    • Kundu Mualá Vé

      19 de Maio de 2011 as 21:29

      Na volta és um daqueles que tomou a direcção da AESTP/L e comeu todo o dinheiro que o Liberato e a equipa dele lá deixaram. Tem vergonha, pá!!!!

    • augusto ferreira

      22 de Maio de 2011 as 11:57

      Mentiroso o Liberato, o Alcidio, o Cádio, A Elsa Lomba, a Elsa, a Angela Ramos e a Edite fizeram um óptimo trabalho na associação.
      Levaram os estudantes a todo Portugal a Espanha e França e no dia que entregaram as contas que foi entregue ao Aurélio Dias, ao Hélio Aguiar e ao Hermane Capela deixaram em acta mais de 2.000 mil contos da altura na associação.
      Foi o melhor tempo dos estudantes até pagavam passe a quem não tinha.
      Confirmem com as pessoas que estão indicadas.
      Você é maldoso e invejoso. Não é mentindo que se avança na vida
      Queremos esse Liberato Moniz Justo do tempo dos estudantes.
      Força Liberato estamos mesmo contigo

  79. Deus é Grande e Seja Louvado

    19 de Maio de 2011 as 12:42

    Ola Sãotomenses……………
    Muito sinceramente, é Triste de maias…
    Peço-vos que confrotem os que têm opiniões diferentes das Vossas, Como manifestamente alguns têm declarado neste forum com IDEIS e ARGUMENTOS Validos, e não com Insultos……………….
    Diz-se que o Insulto é a Arma dos Fracos………………………..
    Peço ao Tela Non que faça uma Pequena observação neste Sentido, para Bem de Todos……………………
    Viva Tela Non
    Viva S.tomé e Principe
    Merecemos Melhor

  80. Lilaschoo/C.Salopessa

    19 de Maio de 2011 as 13:23

    Liberato Monis apoderou-se do slogan do Aurélio Martins?Pelo que sei o sangue novo é desejo de Aurélio Martins….Entao agora ja t queres apoderar da ideia?Dá pra ver masmo que não tens ideia nenhuma para Presidir.Para o teu proprio bem aconselho-te a mudar de slogan porque este ja tem dono Aurélio Martins.E saiba que este é o candidato natural e capaz.

    • jaka doxi

      19 de Maio de 2011 as 17:53

      Aurélio já era.

      • Presidenciais 100

        20 de Maio de 2011 as 0:44

        Como era!!!!!!!

        • Pumbo fresco

          20 de Maio de 2011 as 12:18

          Aurelio Martins era e sempre foi bem sucedido! Ele e um homem de garras fortes, que sabe conquistar os seus objectivos.

  81. fala verdade

    19 de Maio de 2011 as 21:01

    “não vamos trocar o certo pelo duvidoso” o Liberato Moniz é o ideal. FORÇA…
    Vendo de perto em função da lista a apresentar a comisão eleitoral tu és o unico com perfil adecuado.

  82. José Gonçalves

    19 de Maio de 2011 as 22:17

    Liberato ja ganhou.

  83. ambrosio

    20 de Maio de 2011 as 5:58

    Força STP

  84. Trinta Mil Barris

    20 de Maio de 2011 as 10:13

    pedofilo certo

  85. Digno de Respeito

    20 de Maio de 2011 as 10:22

    Acredito que a mente do ser humano seja mutável e a do santomense, não foge a regra. Se o Liberato Moniz alguma vez apoderasse de ideia de alguém, jamais Aurélio Martins teria transitado de 7º para 8º ano (Liceu Nacional) em finais dos anos 80, por algumas dificuldades que apresentara em algumas disciplinas. Relembro que naquela altura Liberato teria sido considerado um dos melhores professores do Liceu Nacional e por conseguinte Director de Turma onde o mesmo AM era aluno.

    Espero que as vossas mentes estejam situadas no tempo e no espaço afim de ganhar forma e conteúdo. Para atingirem alguém, não precisamos de sermos “baixos”. Basta coerência e transparência.

    Ja dizia o Pedro Diogo numa das suas canções “Ólá NGguê Na tê Clêcê fá, ê pô pê Kuá sódá ópé” É preciso que o ser humano acompanhe a evolução dos tempos porque a Alegoria da Caverna marcou uma época que já não volta aos nosso dias. Por conseguinte, prevalece nalgumas “mentes assombradas” …..

  86. Safú de gravana

    20 de Maio de 2011 as 16:32

    Naqueles tempos de partido único, Maria do Céu o liberato não foi do MLSTP?
    Pergunta-o? Para concorrer a bolsa tinha que preencher uma parte que dizia:
    Militante
    Que Nucleo de base?
    Função?
    Se participa ou não nas campanhas, Trabalho civico ou Voluntario?
    Foi depois de um campo de ferias(famoso), que o individuo safou para Portugal. Desde aquela altura a embaixada era casa dele.
    Queres saber mais? espera o arranque da campanha!
    Ana maria é ou não Verdade?

    • presidenciais 100

      22 de Maio de 2011 as 11:46

      Vamos todos votar na Mudannça – Liberato Moniz

    • presidenciais 100

      22 de Maio de 2011 as 11:49

      Quando se é criança os pais poe-nos na equipa que eles querem mais, quando crescem cada um escolhe a sua equipa.
      Se na altura não havia outro partido e todos eram do partido único então qualquer pessoa tinha que fazer parte do MLSTP senão o PINTO mandava PRENDER por actos contra revolucionário
      FUI

  87. Ana Maria

    20 de Maio de 2011 as 21:30

    Safu de gravana está desesperado.
    O Liberato vai bem nas sondagens e isto preocupa muita gente.
    Força meu compatriota.
    Estou nos Estados Unidos a trabalhar como médica.
    Se precisars do meu apoio estas a vontade.
    Abraços

  88. augusto ferreira

    22 de Maio de 2011 as 11:52

    Lembram-se das prisões arbritárias que o Pinto da Costa fazia, lembram-se do Censo e das pauladas que levamos?
    Querem voltar novamente a esse tempo. CUIDADO então Com o PINTO DA COSTA E companhia.
    Vota na MUDANÇA CERTA. NOSSO LIBERATO MONIZ

  89. ambrosio

    23 de Maio de 2011 as 8:47

    Não podemos continuara ater candongueiros e bandidos que roubam o povo na política e sem serem julgados.
    Força na justiça que temos que julgar para credibilizar e estabilizar o nosso STP, cada vez mais dependente de bandidos e inimigos do povo

  90. augusto ferreira

    24 de Maio de 2011 as 0:58

    Vim hoje para vos dizer que o Pais tem mesmo que mudar com Liberato ou com alguèm que pense como Liberato. Ficar assim a mercê de corruptos e sem escrupulo é que não pode ser.
    Como é possível que até digam que o Delfim Neves quer ser candidato? Onde esta a Polícia?

  91. kim kim

    24 de Maio de 2011 as 1:10

    Prisão já para esses senhopres sem vergonha

  92. Travão

    24 de Maio de 2011 as 19:57

    Força Liberato Moniz.
    A victória é certa.

  93. jaka doxi

    25 de Maio de 2011 as 17:54

    Viva Liberato.

    • Manuel Costa

      2 de Junho de 2011 as 17:27

      Siga em frente.

  94. Sr. Carvalho

    6 de Junho de 2011 as 10:57

    vejo o candidato Liberato como a pessoa certa para o cargo. Os que já foram e os que sem competência querem o cargo acalmem-se e deixem para os qualificados, nesse caso só vejo um que é o Liberato M. quanto aos outros prefiro não comentar.

  95. Manuel costa

    15 de Junho de 2011 as 23:02

    O melhor de todos.

  96. coisa linda

    19 de Junho de 2011 as 12:13

    ele é o melhor,vamos confiar no senhor liberato

  97. Hamilton Mendes

    26 de Maio de 2014 as 9:49

    Força Liberato, es a unica esperança desse povo…..sangue novo.

  98. DIASPORANO .CV

    10 de Junho de 2014 as 18:23

    Pelos comentários ,digo grande parte deles,vê-se por que razão São Tomé e Príncipe é “FEUDO” dos políticos. E se continuar assim, o quadro se manterá .
    Eu acho que faz falta um presidente supra partidário. Um presidente com uma outra visão, não aquele alimentada pelo MLSTP e pelos seus derivados. Portanto, também junto a minha voz àqueles que apoiam candidato sem compromisso com partidos ou melhor, candidatos que não são reféns dos partidos, seja ele Liberato ou não, desde que demonstre ter capacidade.
    Devolvam-nos orgulho de sermos santomenses!

  99. Dicas

    9 de Setembro de 2014 as 10:24

    Gostei de ler o que o sr. Liberato Moniz tem em mente,concordo plenamente consigo quando diz que o País precisa de um sangue novo,visto que os que la passaram so passaram mesmo por interesse pesoal e não o do povo, so espero que desta vez o povo saiba escolher alguém que possa dar um novo e bom rumo a nossa nação. Obrigado

  100. Felicio Mendes

    15 de Setembro de 2014 as 10:54

    Darei todo meu apoio ao pre-cadidato a presidencia da Republica,tabem desejo uma nova cara, pos S. Tomé precisa de politicos onestos, cerio ,credives e que tenha um perfil, de sentido de estado e que possa cohabiter com o governo eleito de forma seriae onesta.
    E que seja um homem que ponhe em sima o interesse do povo santomense em primeiro lugar e que possa projetar este país alem fronteira, buscado os envestidores nacionais e estrangeiro que tenham capil, finaceiro e humano de formas a criar o mecanismo de desenvolvimento para gerações vindoras.

  101. so Blaguba

    15 de Outubro de 2014 as 13:03

    Acredito que a victoria é certa. forca ai o camarada.

  102. V. Lima

    9 de Novembro de 2014 as 10:33

    Depois de tantos comentários inúteis, pode alguém me informar quantos candidatos às presidenciais realmente existem com referencias e nomes para que o povo no dia 17 possa escolher o seu representante. Depois e boas qqualidades como trabalhador e dirigente, eu esperava que A ntónio Dias fosse eleito, mas nem a deputado chegou. Deixemos de palpites. Deixem que o povo decida no dia 17.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo