Lei deixa Evaristo de Carvalho livre para ser candidato presidencial

Não há qualquer impedimento legal, para Evaristo de Carvalho, Presidente da Assembleia Nacional, concorrer também ao cargo de Presidente da República. O candidato do partido Acção Democrática Independente(ADI) às eleições presidenciais de 17 de Julho, está livre para saltar da segunda para primeira figura do Estado.

O jurista que explicou para o Téla Nón a legalidade da posição de Evaristo Carvalho, como Presidente da Assembleia Nacional e candidato ao cargo de Presidente da República, disse que de acordo a lei, os candidatos às eleições presidenciais, podem optativamente suspender as suas funções para se concorrer ao cargo. Isto é, o Presidente da Assembleia Nacional, só pode demitir das suas funções para concorrer ao cargo de Presidente da República, por opção própria. Nada o obriga a abandonar a presidência do órgão de poder legislativo.

Desta forma só mesmo, se Evaristo de Carvalho for eleito Presidente da República, é que os deputados deverão reunir-se para eleger um novo Presidente da Assembleia Nacional. Se a vitória não sorrir a Evaristo de Carvalho na disputa eleitoral do dia 17 de Julho próximo, a lei permite que ele continue a exercer as suas funções de Presidente da Assembleia Nacional.

O Jurista contactado pelo Téla Nón, esclareceu ainda, que no quadro dos órgãos de soberania, só os magistrados judiciais são obrigados a suspender as suas funções, caso decidam concorrer a cargos políticos. – ABEL VEIGA

Conheça melhor Evaristo de Carvalho, através da biografia que o Departamento de Informação e Propaganda da ADI, redigiu e fez chegar a redacção do Téla Nón :

ACÇÃO DEMOCRÁTICA INDEPENDENTE

ADI

Biografia do Senhor Evaristo de Espírito Santo Carvalho

Evaristo de Espírito Santo Carvalho, nascido aos 22 de Outubro de 1941, São-tomense, natural de Santana, distrito de Cantagalo, S.Tomé, filho de Pedro Carvalho dos Santos e de Maria do Espírito Santo Dias.

Com formação na área de Administração Pública, exerceu vários cargos na administração de Estado, tendo sido:

No período colonial        Chefe dos Serviços Administrativos da Brigada de Fomento Agro-pecuário.

No período de transição; Chefe de Gabinete do Primeiro Ministro do Governo de Transição e Inspector de Administração Interna.

No período pós independência (Mono-partidarismo); Director de Gabinete do Presidente da República, Director-Geral de Agricultura, Secretário de Estado de Administração Territorial, Ministro das Construções, Transportes e Comunicações, Provedor da Justiça e Deputado da Assembleia Popular.

No multipartidarismo; Secretário-Geral da Presidência e Director do Gabinete do Presidente da República, Ministro da Defesa e Ordem Interna, Primeiro-ministro e Chefe do Governo (duas vezes), Director do Projecto Dimensão Social de Ajustamento Estrutural, Deputado, Líder Parlamentar. Actualmente é  Vice-Presidente do ADI e Presidente da Assembleia Nacional.

Departamento de Informação do ADI

Maio de 2011

Abnildo d’Oliveira

  1. img
    sao-tomense Responder

    vendo a biografia do senhor Evaristo, percebemos que este é parte do problema deste país, portanto, não pode contribuir para a solução.
    STP precisa neste momento de figuras mais jovens e mais limpas.
    Obrigado

    • img
      Mudança Responder

      Tens razão meu caro….aqui no curicuclum do homem, só vemos cargos e mais cargos, o que prova que esse homem passou a vida toda como parasita do estado…e obras? e projectos? e ideias? Alguém conhece alguma coisa do evaristo? STP não precisa de um presidente pau-mandado para ficar cinco anos na sombra do primeiro ministro a comer calado. Verdadeira mudança, precisa-se! Essa só conseguiremos com o candidato independente Filinto Costa Alegre.

      • img
        Marta Responder

        Independente no escuro até ao dia das eleições. Para quem torcerão estes independentes após as eleições? Vou criar um jogo da sorte. O que acham?

        Não vêem que estes pseudo-independentes só criam instabilidade? Para mim dependem é de máfias externas – o nosso petróleo, ainda não o vimos mas cheira…

    • img
      Wilker André Responder

      Evaristo Carvalho, Com Este Currículo. Como você afirma; esteve ao Mando (Pau mandado) de Varias Figuras Corruptas. MAIS NÃO TEM O NOME SUJO. NUNCA ENVOLVEU EM ROUBOS, NÃO SE DEIXOU LEVAR PELA GANANCIA. É este Homem que São Tome e Príncipe; Precisa. Quero ver um Corajoso para Atirar primeira pedra para um escalda-lo que esta envolvido o Evaristo CARVALHO…

      • img
        Moçu Cata Responder

        Desvio de fundos da da BFAP nos anos ’70.

        Provas destru+idas durante “a revolução”.

        Ficha limpa? buá só…..

        Essa pedra chega ou é preciso um “macucú”?

  2. img
    Augusto Lima Responder

    Espero que os Santomenses saibam reconhecer o valor deste candidato para que seja possível dizer-se que “Depois da tempestade vem a bonança”.

    Para S.Tomé um presidente com carreira política, bom ouvinte, ponderado e que articule com o governo seria uma bênção.

    Não sou Santomense, mas bem haja S.Tomé.

  3. img
    João Pedro Responder

    Abel, de que Lei se trata?
    Esse jurista fez Direito em que Faculdade? Não sabe que os juristas têm de citar a base legal, leia-se a Lei?

    E a própria notícia peca por isso. Lei…lei, lei, mas que LEI? Que artigos? É a Constituição? É o regimento? É uma lei ordinária, portanto, um diploma avulso?

    Se estivesse num exame, ou se se tratasse de um parecer, apresenta-lo-ia assim, sem citar a Lei?

    Obrigado.

    • img
      Fidélio Castro Responder

      Venho reforçar a ideia do João Pedro sobre a falta de dispositivos legais nesta matéria, dispositivos este que nos podem aclarar as ideias sobre a real possibilidade de um Presidente de AN candidatar-se ao cargo de PR, e se for derrotado, poder regressar ao seu anterior posto.
      Portanto, como já fez e bem o João Pedro, também solicito que a redacção do TELANON que contacte o jurista que opinou sobre o assunto, para especificar quais foram os suportes legais em que ele se apoiou.
      Um bem haja e que vença o melhor.

  4. img
    keblancana Responder

    Este sr. quero ser Pr para fazer o quê? Perante a situação do País, k propostas de melhoria da situação ele apresenta? Proposta concretas de mudança.Pelo CV, já exerceu tantos cargos de responsabilidade, mas no seu lugar teria vergonha de apresenta-lo. Tão simples como isso. O País está numa lástima. Apresentar este CV para quê? Será k precisamos de Pr corta fitas? Quatro anos sentado a garantir a existência da constituição?
    Num Pais como nosso, precisamos de um Presidente executivo, ou seja sistema PRESIDENCIALISTA. Mas isto é tão obvio. No tempo colonial tinhamos apenas um governador. Nosso STP tão Pobre, precisamos gastar tanto erário público com estas estruturas? Até quando é que efectivamente sentamos de forma séria para discutirmos o País? Sempre estamos a cometer os mesmos erros. Não sei como é possivel o povo escolher esta gente. Pobres de espírito, sem ideias nenhumas, com provas dadas em relação a corrupção. Aquele que não participou directamente, sabe de factos e calou-se. Ou seja vira o disco e toca o mesmo. Que País esta gente quer destruir…

    • img
      Marta Responder

      Cresce e aparece, vives com certeza na Europa. S.Tomé é um país africano, graças a este sistema estamos em Democracia, senão, estaríamos ainda em ditadura democrática como tantos estados africanos.

      Vê ao menos a televisão internacional e tenta perceber pq começaram as revoltas na Tunísia (a vida não é só futebol).

      Ter um presidente que zele pela constituição, que regule o estado é muito importante. Compreendo que é caro mas se houvesse coordenação, trabalho e sentido de dever, em vez de aproveitamento e corrupção, não seria tão caro.
      Fui…

  5. img
    E.Santos Responder

    Não era suposto ser o ADI a apresentar esta biografia.
    O Sr. Evaristo de Carvalho vai ter de se libertar do ADI para concorrer às eleições presidênciais, isto se quizer ter o apoio de todos os São-tomenses, não importa a sua filiação partidária.

    Mas já que o fez, pedimos agora que, sem reservas acrescente a esta biografia as notas explicativas sobre as passagens pelas várias funções. Ou seja, enquanto oucupou estes cargos, o que o Sr. Evaristo Carvalho fez de bom que tenha contribuido positivamente para o país e o que fez de mal, que tenha contribuído negativamente para o país. Não esquecer de incluir sobretudo passagens sobre casos de corrupção em que o mesmo tenha eventualmente estado envolvido, acusações que pendam sobre o mesmo, ainda que não provados em tribunal ou dos quais tenha sido absorvidos.
    Toda esta informação é muito importante para nós. Só desta forma poderemos fazer uma avaliação do Sr. de forma consciente e decidir se será dele o nosso voto de confiança.

    O Povo agradece…

    • img
      E.Santos Responder

      Já agora, era muito importante que os outros candidatos seguissem a mesma lógica e nós fizessem chegar os seus perfis da mema forma.

      Por um São Tomé e Tríncipe Transparente e sem Receios

      • img
        Moçu Cata Responder

        Oh E. Santos,

        Como é que você quer que o o homem se liberte do ADI se ele é candidato contra-vontade?

        Esse vosso candidato está com cara de fazer campanha por vontade própria?

        Deixem-se de palhaçadas. Não tentem disfarçar o indisfarçável. Assumam a vossa patetice!!

        • img
          E.Santos Responder

          Meu caro amigo, tens de ter alguma isenção. Eu penso por mim, não penso pelos outros.
          Ainda que o Evaristo esteja a ser forçado a aceitar este cargo, eu vou sempre achar que ele o aceitou de livre e espontânea vontade.
          Ele não é criança e não lhe colocaram uma arma na cabeça para ele aceitar. Até criança refila quando não quer alguma coisa.
          E mesmo que tivessem colocado, ele tinha sempre duas escolhas: morrer ou ser candidato. E se aceitou ser candidato significa que fez uma opção.
          Como já deixamos a escravatura há anos, então parto do princío que ele é candidato de vontade própria.
          Podem lhe ter proposto, o que é normal. Mas ele aceitou porque quiz. Vai contar outra. Cada adulto é responsável pelos seus actos. Muito fácil agora vir dizer que o ADI o obrigou…muito fácil mesmo.

  6. img
    Abdul viegas Responder

    STP PRECISA DE UM PR COM VISÃO DINAMICO HONESTO E COM IDEIAS E SEM DESGASTE DE GOVERNAÇÃO ESSA BIOGRAFIA TEM QUE SER LIDA NO ACTO DO TEU FUNERAL SR EVARISTO JA NÃO TENS NADA PARA DAR QUEREMOS UM TEMPO NOVO

  7. img
    S.T.P no coração Responder

    Leis de tretas, país de sacanagens, povo sego, miseria trasparente nus olhos e muito nao obervam, morte lenta, evaristo carvalho, vc faz parte da geração k deistruiu país

  8. img
    S.T.P no coração Responder

    Ja agora evaristo, fiseste parte da geraçao k destruiu país

  9. img
    Bom leitor Responder

    Meu carro compatriotas, eu acompanhei o telejornal RTP África e seguir com muita atenção o anúncio da candidatura do Sr. Evaristo Carvalho e que o mesmo ficou estupefacto após de ser anunciado pelo Patríce Trovoada que é o candidato a Presidente de STP, e pela a reacção que este manifestou mostra a clara incapacidade dessa figura ser o presidente da nação Santomense e pela sua postura e que nem um discurso em condições esta figura soube fazer perante os seus membros de partido, posso afirmar que quando estava a assistir esse acto foquei envergonhado por ser cidadão de STP. Eu acho que o nosso País merece uma figura com melhor perfil e sem o curriculum vitae sujo como este ai estipulado.

    • img
      Kundu Muala Vé Responder

      Você não foi o único a ficar envergonhado. Acho que todo STP ficou assim. Um atraso de vida.

      No dia 17/julho o povo vai mostrar que já não estamos em 1975. P. Trovoada + ADI, vocês estão enganados se pensam que dinheiro é tudo.

  10. img
    Viva Mulheres de STP Responder

    Votem Drª Maria das Neves… Mulher trabalhadeira…..Resto é conversa. Já viram ministra que punha bota e ia visitar os agricultores sai de gabinete para trabalhar… Nunca tinha visto isso em STP.. Resto é só paleio e mais nada..

    • img
      Kundu Muala Vé Responder

      Trabalhadeira? Sim, para encher o bolso dela e da família com os bens do povo.

      Sim, punha bota para visitar agricultores, mas roça de estado que ela tomou (Prado ou Pedra Maria?) está a virar “ôbô”, cacau apodrece no pau… enfim, agricultora de telemóvel!

      Isso sim é só paleio.

    • img
      E.Santos Responder

      Ahahahah, só depois de ela se sujeitar a ir provar a sua inocência em tribunal. Esta figura é que não mesmo.
      Eu, um cidadão normal com ficha limpa, que nunca prejudicou o país, não posso de forma alguma aceitar votar em alguém sobre quem recai fortes suspeitas de corrupção. Senão vou estar a assumir que quem vive de forma errada sou eu, sendo correcto com STP.
      Não amigo, completamente fora de questão. Isto é que nem se discute.Quem queiser que vote nela, eu não voto.

  11. img
    Homem de STP Responder

    Avô Evaristo tambem foi capacho de Pinto da Costa.. Nunca na vida ia votar em Si. ADI no Governo e ainda com Presidente pau mandado de Patrice, vamos tornar num pequeno Gabão, ditadura será certa…

    • img
      Vugu-vugu Responder

      O Evaristo é mais um invertebrado da nossa cena política.

      Pessoas assim são chamadas de “homem invisível”.

  12. img
    Homem de STP Responder

    De certeza que dinheiro para OGE que patrice anda a gastar dinheiro de povo para viajar tambem vai servir para apoiar avô Evaristo durante a sua campanha…

    Povo Abri olho

    • img
      Vugu-vugu Responder

      Disso pode ter a certeza. Para o país restarão migalhas.

      É por isso que precisamos de um “cara-podre”, “cara-margoso” como LIBERATO MONIZ para refrear essa gabonização do estado que o PT + ADI estão a preparar.

  13. img
    Wilker André Responder

    Meus Amigos…Camaradas!!!
    Sabem do que Estão a falar?
    Não Sabem!!…
    Aconselho-vos… Não Deixem se Levarem pelas Propostas Politicas.
    Caem na Real
    Evaristo Carvalho, Com Este Currículo. Como v afirma; esteve ao Mando (Pau mandado) de Varias Figuras Corruptas. MAIS NÃO TEM O NOME SUJO. NUNCA ENVOLVEU EM ROUBOS, NÃO SE DEIXOU LEVAR PELA GANANCIA. É este Homem que São Tome e Príncipe; Precisa. Quero ver um Corajoso para Atirar primeira pedra para um escalda-lo que esta envolvido o Evaristo CARVALHO…

    • img
      zémé Responder

      muitos erros, Deverias é ter voltado á escola primaria, se éque passaste la Sr. Wilker.

      • img
        Wilker André Responder

        zémé.
        Muito Obrigado…
        Por acaso não passei de lá. Apenas escrevi usando indignação, vendo vosso comentário, apenas para aparecer, ou porque estão a ser pagos para o fazer, fico furioso, por isso escrevo mal, mostrando nervo e Tristeza ao mesmo tempo,
        Pessoas como o Sr. com Estudo e saber ortográfico, como demonstrou deveria ter olhos abertos, e ter discernimento para ESCOLHER A PESSOA CERTA QUE PODE LEVA S.T.P PARA ONDE DEVERIA ESTAR..
        OBGD.

  14. img
    Tribério Responder

    Já teve oportunidade para mudar este País.

    • img
      Demas Responder

      ele não fez parte dos Censos que deram cabo de montes de gente? eu acho que ele comandava as policias naquela altura

  15. img
    Luisa Responder

    Que irritante lêr as notícias e ver que são sempre os mesmos a insistirem na confusão entre o papel do PRIMEIRO MINISTRO E PRESIDENTE.Nota-se realmente grande imaturidade no eleitorado em S.Tomé, e vejo que muitos demonstram ser muito instruídos,o que é pena.

    Seja como for, sei que os leitores do Tela Non são uma pequena minoria, vamos ver no terreno.

    Muitas vezes o povo menos instruído entende melhor determinadas situações do que os intelectuais.

  16. img
    Francisco Responder

    Oportunidade aos mais jovens? S.Tomé tem tido tanta alternância política e muitos jovens já tiveram oportunidade de mostrarem o que valem, e o que fizeram?

    Enchem os bolsos e mergulham as ideias em esquemas, mulheres e festas.

    Infelizmente a desordem tem sido um mal geral, entre velhos e jovens.

    Como sei que com a nossa constituição o presidente não tem poderes para fazer uma revolução, já fiz a minha opção e espero que muitos tenham a mesma visão para o bem do país.

    Por isso, vou votar no Sr. Evaristo Carvalho na certeza que o novo Governo, constituído por caras novas e jovens, possa chegar ao fim do mandato.

    Vou também votar nele porque sei que não vai roubar o nosso dinheiro para comprar quintas com piscina,luxos e negociatas.

    O seu curriculum mostra sentido de dever, iniciativa política, e grande nacionalismo.

    Sem um caso de corrupção depois de todos estes anos (é obra em S.Tomé e Príncipe), sejamos honestos é obra!

    Estamos juntos

  17. img
    Zeca Responder

    Sem um caso de corrupção realmente é obra!

    Quantos super quadros mal chegam a S.Tomé cheios de boas intenções e ficam logo loucos
    do esquema e da máfia! Os que vão para o Governo nem falo!

    Sabem realmente “Gato escaldado tem medo de água fria” esta mudança que vocês tanto falam cheira-me a água fria, não, gelada!

    Como? Podem me dizer como? se o Presidente só regula? O que conseguiu fazer Fradique, vender mais café e cacau para nós?

    Fui…

  18. img
    Patricio Fernandes Responder

    Evaristo carvalho é problema pra país, como k ele será solução para país. Esse homem é pau madando, vive nas sombras, ker ser presidente a onde? em k ano? Santomé viveu no regime partindo unico com pinto da costa e mergulhou-se em crise….. vou partido unico com Fradique mesma coisa crise, frustação dos jovens etc… Então A.D.I, tem Governo, contenta com Governo, pork santomenses nao kerem partido unico, sofremos muitos, agora keremos paz

  19. img
    Marta Responder

    Cresce e aparece, vives com certeza na Europa. S.Tomé é um país africano, graças a este sistema estamos em Democracia, senão, estaríamos ainda em ditadura democrática como tantos estados africanos.

    Vê ao menos a televisão internacional e tenta perceber pq começaram as revoltas na Tunísia (a vida não é só futebol).

    Ter um presidente que zele pela constituição, que regule o estado é muito importante. Compreendo que é caro mas se houvesse coordenação, trabalho e sentido de dever, em vez de aproveitamento e corrupção, não seria tão caro.

    • img
      Marta Responder

      Resposta ao KEBLANCANA

  20. img
    keblancana Responder

    Meus caros sibernautas e companheiros de luta!
    Adoro os comentários, mas confesso-vos k isto desgasta. Esses nossos ditos políticos ,são pliticos ou sanguessugas, não interessa, lêem e riem-se disto.
    Acho k está na hora de se implementar uma verdadeira revolução nas Ilhas. É preciso nós todos fazermos muito mais. Um séria manifestação em STP, mesmo k custe vidas, para se reerguer este País de forma séria.
    Vejamos o k se passa no mundo arábe. Os povos lutam por melhoria das condições de vida, mesmo com sangue derramado e conseguem. As revoluções têm custos. Vamos continuar a comentar e nada fazer? Oh Povo pensa…Chega dessa miseria imposta. É preciso banir esta gente e sistema. O nosso povo não é pior k os outros.
    Vejamos ex da Singapura. País k a 25 anos atrás era tão pobre como o nosso.Inicialmente só dependia de pesca artesanal, 31 anos depois com um Governo serio, Singapura é uma potencia economica.
    Nós também podemos der assim. Sejamos invejosos positivamente.
    Temos k mexer de alguma forma. Continuar a comentar é positivo, mas não basta…
    Acreditem k é possivel sermos melhores num espaço de tempo curto.
    STP é um País pobre. O PR não é um orgão executivo. Então alteremos a constituição e passemos a um regime Presidencialista.
    Legislemos na assembleia para proibir os partidos politicos de efectuar campanhas e reuniões acompanhadas do Fenomeno banho.
    Deputados com direito apenas a um premio presencial nas sessões parlamentares num nr maximo de 3 ou 4 mensais.
    Proibição dos Partidos se financiarem interna ou externamente.
    Emagrecimento do estado ou seja, politicas de diminuição dos custos no aparelho do estado.
    Equipar seriamente a policia nacional e introduzir multas pesadas aos infractores, etc etc etc
    Vamos mudar o País. Há soluções povo. Na Suecia, País rico os deputados não têm regalias nenhumas. Só vão a Assembleia discutir efectivamente o k interessa e nada de secretarias, motorista, casa gasolina de a custa do contribuinte, gabinete, nada disto. Este País tem de mudar. Tantos ministros para quê? Presidente da Republica não executivo? Para que? STP Revolução já. Acham k estas e outras serias mudanças este País não se desenvolvia.
    Os candidatos a PR nem apresentam ideias nenhumas e vocês apoiam este e aquele? Por simpatia pessoal? Exigiam dos candidatos propostas concretas e façam avaliação.
    fui…

  21. img
    Digno de Respeito Responder

    Entro aqui apenas para que sinta esclarecido do corpo “limpo” e “limpido” como a água. Em Santomé Fládu diz-se:

    Áwuá clálo, Fina lé, lé, lé. Ké ben lábadu, a bê djna x’cáda.

    Se existe corpo limpo e impuro, digam-me por favor quem desempanhava cargos relacionados com autoridades policiais na época do Censo dos anos 80 ou 90 onde muito dos santomenses sofreram na cadeia injustamente?

    Tendo em conta a nova dinámica do mundo globalizado onde a iniciativa, inovação, desenvolvimento e o empoderamento e a igualdade de género são palavras-chave na arena internacional, digam-me onde para a capacidade de diálogo e de negociação capaz de convencer os parceiros internacionais para o desenvolvimento de STP?

    E preciso que acordem para a realidade, porque entendo que não basta gostar ou não das pessoas que elegemos mas sim, sermos coerentes connosco próprios porque “Kwá cá dá mi Wê, lixi cá côlê áwá”, ainda nos arrependemos dos nossos males e caprichos.

    Homem só o é quando é capaz de reconhecer as suas faculdades, capacidades e limitações perante os outros.

    Bem haja

  22. img
    mosso télá Responder

    MEUS compatriotas, serra que como: hoje em dia, Pais e Mães são Adolescentes e Também O prEsidEnte da rEpublica também pode ser um qualquer só pelo facto de ter os 35 anos,pois tenho ouvido MUITOS NOMES E PARECE MUITO TRISTE TODO ISTO

  23. img
    A OUTRA VIA Responder

    Fosse quem fosse eleito PR, faça-me um favor: Arraje a forma de retirar a palavra “democrática” do nome de país. Nos dias de hoje até soa mal aos ouvidos. Acontece que o mundo mudou muito, será que não dão conta?

  24. img
    keblancana Responder

    Resposta a Marta!

    Infelizmente já sou bem grandinho, razão pela qual sinto-me autorizado de dizer o que disse. A estrada pela qual tu caminhas, já fui e voltei, não é a democracia que está em causa, mas sim quem serve-se dela. Se falas em notícias/news internacional, então que tal dares uma vista de olhos em Singapura – era um país de sector primário em termos de Economia e um dos mais pobre do mundo – 20 anos depois é uma potência económica mundial. Queres mais? Tenho mais exemplos.

  25. img
    Fernando Augusto(Cocas) Responder

    Vejo esta figura como vejo Sr.Miguel Trovoada,Leonel d´Alva e Filintro Costa Legre sao gentes que nunca abraçaram a corrupçao do Pinto da Costa nem em qualquer momento da vida politica.E uma boa escolha,força Sr.Evaristo que estamos consigo,nao vamos pensar em gente como Pinto que o seu curriculum e como a noda de abacate e os nao tenhem experiencia da vida politica e etc,precisam aprederem-se ainda com a experiencia da vida.Mais uma muita força que tudo estara nas suas maos para governar o nosso belo pais.Saudades do BUNHE,PONTES,REGISTO,BRAZ,e do barro vermelho.Estou e a minha ala toda ca estao consigo.

  26. img
    santola de raizz Responder

    São tomé e príncipe precisa de mentes frescas, Jovens visionários e bem relacionado internacionalmente. Prever se tira esta terra do buraco onde se encontra.. e não velhos caducos que já tiveram oportunidades com varias cargos e não fizeram nada pelo País..

  27. img
    Principe Responder

    Nem coragem pra falar no Patrice que não. é postura de presidente q vai ter

  28. img
    Nelson Tavares Responder

    Resumindo,,,um autentico PAU MANDADO….quanto ao sr. Patrice Trovoada, o nome ñ engana, é mesmo uma autentica trovoada,,,kem sai aos seus ñ degenera,,o pai iniciou a destruição do Pais,,,e o filho afinal segue-lhe as pisadas…arremessando o pau ,pra daqui a 5 anos,,,lhe suceder….vergonhosoooooooooooooooooooo

  29. img
    Pose Responder

    Lembrando as propostas pciaoratovvs suscitadas pela maestra Sandra Portugal Sintetizo Linguagem e Expresse3o dum modo muito peculiar.Analiso o fator significado’ como cf3digo que nos permite entender o outro.Porem, acredito que a Linguagem pertence a nichos e que a Expresse3o como algo mais universal ajuda a complementar o entendimento da Linguagem.Deste modo o que poderia estar sem significado ou significancia, ganha nova padronagem pela compreensivel expresse3o, que obtem uma linguagem de facil link de se comunicar em diversos niveis possiveis de entendimento.O que move’ a Linguagem e Expresse3o pode estar ligado a aspectos das raizes culturais do gueto a elite, nos atos de cominicar-se em nicho. Porem, quando se sai deles torna-se dificil compreender o outro.Desse modo os fatores eticos’ quando bem empregados fazem o diferencial do comunicar.A exemplo, um Funkeiro Carioca confrontado a se relacionar com um gaucho e sua cultura dos pampas. Isso pode gerar um nitido contraste de choque cultural visual, linguistico, gastronomico, que mexem com a individualidade de ambos levando-os ao desconforto.Outro exemplo o nordestino vem sendo discriminado em cidades grandes como Rio de Janeiro e Sao Paulo. Os brasileiros de pele muito clara vem a ser pouco aceitos em baladas de suburbios do Rio de Janeiro.O que se percebe, o olhar diferente sem o introduzir etico. Provoca sentencialmente sentimentos adversos.Penso que a Linguagem depende do quanto o individuo consegue se adaptar ao novo, e as novas regras de comportamento para entender o outro, sem que necessariamente perca os seus valores intricicos.De modo que a Boa Expresse3o pode colorir o comunicar do ser humano que se encontra cheio de generosidade. Independente de nicho, tribo, classe e condicionamento social, o dialogar pode ser mais que um fator intelectual. Vem a ser um fator moral. E a abordagem se contrasta em generosidade.Em expresse3o sem vaidade que torna compreensivel o dialogo.Vemos esse belo exemplo na infe2ncia, onde meninos e meninas ainda crescendo desprovidos de mascaras’, se entendem mesmo quando se desentendem!Valorizar o compreender o outro tem de ser um aspecto vital no comunicar-se.E deste modo, arte e cultura tem um papel de valores transcedem barreiras idiomaticas e etc.

Deixe um comentario

*