Política

Maria das Neves escreve aos compatriotas

A ex-Primeira Ministra, Maria das Neves decidiu fazer pedido formal e directo aos são-tomenses para abraçarem a sua candidatura ao cargo de Presidente da República, através de uma carta endereçada a todos os cidadãos. clique – carta_compatriotas

    95 comentários

95 comentários

  1. danilsa esperança quaresma da cruz

    20 de Maio de 2011 as 7:52

    ola madrinha bom dia ja tentei ligar dois numero seu mas nao consigo fafar com sigo tou disposta a trabalhar pra se seja ca em portugal ou em stp se tiver iteresada madrinha contscta me sou danilsa de riboque que trabalhei com divolo esenhor freitas de riboqueno mlstp/ psd estes sao os meus numero 969667625 ou 968341803

    • verdadest

      20 de Maio de 2011 as 8:53

      não esta em sao tome

      • GGA

        20 de Maio de 2011 as 21:56

        San Pô Bi.
        Lêtê San sá Fôgô.
        Os amigos e familiares dos coitados,inocentes e condenados do caso GGA aguardam serenamente por sí e os seus.
        A guerra ainda não acabou.
        Cuida-te mulher.

    • london

      20 de Maio de 2011 as 10:33

      Ola afilhada,

      a madrinha anda mto ocupada, contudo nao te preocupes, que o trabalho disponivel e temporario, mto curto, pois a madrinha nao tem chances, nem devia estar ai como candidata.

    • london

      20 de Maio de 2011 as 10:38

      Tem uma cara feia ela!…nao parece santomense, parece mais gabonesa, nigeriana

      • Mataram o meu Rio

        20 de Maio de 2011 as 21:59

        e ja viste a tua cara? Nao é a beleza interna que define uma pessoa…. So gente com muito baixa estima presta atençao a detalhes tao minimos quando o que esta em jogo é o futuro de um pais

        • Mataram o meu rio

          21 de Maio de 2011 as 7:04

          Corrigindo: Nao é a beleza externa que define uma pessoa

          • Kundu Muala Vé

            23 de Maio de 2011 as 17:43

            Neste caso uma e outra confundem-se e são ambas… feias

        • manuel sousa

          27 de Maio de 2011 as 7:20

          a senhora maria das neves,nao peca apenas na feice, peca mt mais ainda na indole,no seu “eu”. transmite mau Karma,tem uma aura maldosa, definitivamente medonha. Para quem entende, sabe perfeitamente que a cara é o espelho da alma.basta nao ter memória curta,recordar o periodo em que ela foi 1ª Ministra.que bem fez ela? agora vem tanger laivos,prara quê? para dar o golpe de misericordia? Só se alguns santomenses forem loucos é que poderam dar credito a maria das desgraças

        • manuel sousa

          27 de Maio de 2011 as 7:57

          ò sr. Mataram sei la,deixa-me dize-lo que esta mt “out fashion”. hoje vive-se do consumismo e da imagem. Eu concordo com o sr.London. a srª. maria da desgraça tem um semblante mt pesado o que reflete de certa forma na sua consciencia.

      • António Veiga Costa

        21 de Maio de 2011 as 2:55

        London já está com complexo de europeu preconceituoso. Muito grosseiro.

    • lucas

      20 de Maio de 2011 as 15:14

      Oi Danilsa!
      Eu tb sou afilhado de madrinha e madrinha manda dizer que aqui não é lugar pra deixar conctato de campanha não. Mas de qualquer forma, madinha pediu pra vc se encontrar comigo hj as 20:00 h na cidade universitária para conversamos sobre o assunto. Depois eu transmito tudo para madrinha. Até lá então.

      • António Veiga Costa

        21 de Maio de 2011 as 2:56

        Outro grosseiro! Grosseiro e vulgar.

    • awa mato

      23 de Maio de 2011 as 15:00

      Não sou nada contra esta candidatura,só fico espantado, com tal estabilidade politica que refere na carta, si a própria candidatura tem origem de clima de instabilidade.

      Se fosse realmente a garante da dita estabilidade não acha que era mais sensato se tivesse o apoio do seu partido?

      Desculpe, mais infelizmente vejo essa como alguém que pensa que sozinha fará o trabalho de uma equipa…Se não o é justifique…

    • revolucionario

      30 de Maio de 2011 as 9:45

      Madrinha!!???
      É nessas horas k vocês têm familia, pois agora que a sem vergonha da Maria das Neves quer ser presidente é que vc corre com a cara lavrada a querer apoia-la na sua candidatura. tambem querer comer um pouco de dinheiro dos santomenses néh!
      Se todos os santomenses tiverem cabessa no lugar como acredito k tenham, essa estrovertida sem vergonha n conseguirá nenhum voto…

  2. nacionalista

    20 de Maio de 2011 as 7:59

    Gostei muito desses lindas palavras da sua carta. Mas 90% do que está escrito é o seu contrario.

    • Ferro Costa

      20 de Maio de 2011 as 8:08

      Senhora Dr Maria das Neves
      A sra. foi Maria da Esperança mas agora o seu tempo já passou. A sra. terá o meu apoio e voto se o Sr. D . Moniz disser que a senhora não fez uso pessoal do dinheiro do GGA e o tribunal de contas confirmasse isso. Ter a senhora como PR é ter o seu marido dr. Carlos Quaresma no palácio o que seria muito mau para a imagem de STP. Esse senhor esteve envolvido do escandálo dos 500 milhões de dolares de titulo de tesouro e está ainda sob o mandato de catura da Intepol. Não pode viajar para a Europa… Duvido que a senhora ira combater a corrupção tendo esse pilantra a seu lado.

      • Diáspora

        20 de Maio de 2011 as 15:53

        Não sabes nada!procure sabes a verdade das coisas,informe ,procure informação e depois fale.O Santomense tem muito esse hábito de ouvir dizer.

  3. Amigo É

    20 de Maio de 2011 as 8:07

    Mais uma vez sua excelência nos da a prova de que é detentor de ideias chaves para alavancar o desenvolvimento do nosso País. O Sr. É o candidato certo mo momento certo. É tempo de termos o mais alto representante do povo que detém a sua sapiência e tranquilidade. Estou a crer que DEUS iluminara vossa excelência nessa caminhada em prol do benefício comum.
    Sem mais assunto e claro depois de ter lido o seu apelo aconselho – a a ir cuidar do seu marido que é um grande corrupto que o nosso STP teve o desprazer de ter como cidadão.
    Não sei o que lhe inspirou mas tu ñ vais lá o Maria.

  4. Amigo É

    20 de Maio de 2011 as 8:10

    Sem mais assunto e claro depois de ter lido o seu apelo aconselho – a a ir cuidar do seu marido que é um grande corrupto que o nosso STP teve o desprazer de ter como cidadão.
    Não sei o que lhe inspirou mas tu ñ vais lá o Maria.

  5. MALDINHA

    20 de Maio de 2011 as 8:25

    siga em frente Maria este Pais precisa de uma Mãe idónea madura com experiência e que tem bom censo de ser mãe de todos nós. Homem pode até ser chefe da casa e da família,mas quem dá conta da casa,dos filhos e algo mais é a mulher,enquanto o homem vai pensando na poligamia arranjando filhos por todo lado,portanto eu apoio a Maria.

    • homem Grande

      21 de Maio de 2011 as 16:07

      Muito bem cá em casa quem manda é ela e nela quem manda sou eu. Sendo mãe de todos eu quero mamar o mãe Maria deixa me mamar só um pouquinho, deixas???

  6. Sidadao aborecido

    20 de Maio de 2011 as 8:46

    Ex Sr Maria das neves! Se a soluçao para a instabilidade politica reposasse na pessoa do presidente da républica, ja teriamos encontrado a soluçao visto o racio da quantidade de primeiros ministros por presidentes!

    A soluçao encontra-se a mudar de sistema politico semipresindencialista para presidencialista. UM ^pais como a França que conheceu o mesmo sistema com a quarta republica, tambem conheceu instabilidade politica! A soluçao foi um sistma presidencialista em que o presidente é eleito pelo escrutinio, mas so ele escolhe o primeiro ministro e ministros do seu partido para trabalhar. Esta foi a garantia da estabilidade politica em França.

    Em pais como Portugal, que tem o sistema semipresidencialista, tem o exemplo mais marcante da instabilidade deste sistema politico com a queda do governo de socrates.

    Com p sistema prsidencialista poupamos dinheiro porque so temos que fazer uma eleiçao nacinal, e o mandato de prsidente coincide com o mandato de primeiro ministro.

    Este é o melhor sistema para lutar contra a instabilidade politica reinante no nosso pais!

  7. Lévé-Léngue

    20 de Maio de 2011 as 9:32

    Xé Maria,
    Ôcê mandô carta a dizê que ôcê quer ser plesidente da lepublica. Kuesa kê posso dizê ôcê, é:
    “todo sítio tem vivê, todo sítio tem morê.
    Minha avó San Nôvi tinha uma kuesa di siora qui siora custumava dizê:
    «Inem prima só sêbê kwa d’inem prima»”
    In carta a prima apolinária

  8. Bejunto Aguiar

    20 de Maio de 2011 as 9:36

    Cara Drª Maria Das Neves.

    Tenho alguma simpatia por si, embora não seja a minha candidata preferida. Aliás acredito que seria interessante ver o país a ser liderado pela primeira vez por uma mulher com sensibilidades maternais.

    No entanto, inquietou-me imenso a sua carta e acho que ficou muito aquém daquilo que se poderia esperar de si. A carta em si apenas diz que tem experiência cumulativa de governação e por isso disponibiliza-se como candidata ás próximas eleições presidenciais.

    Acha que a carta por si só apresenta razões suficientes para convencer o apoio do eleitorado? Como cidadão preciso de saber quais as suas intenções? Qual o seu programa? Que soluções, opções e ideias apresenta para o país, mesmo sabendo que a função é muito limitada? Como vê a governação com a ADI ? Qual sua opinião para o facto do seu partido ter neste momento 4 candidatos ? Porque razão a sua candidatura é melhor ou deveria ser considerada em detrimento dos outros 3 possíveis candidatos? Possui alguma plano para a reforma constitucional ou gostaria que tivéssemos um regime presidencialista, porque?

    Existem com certeza muitas outras perguntas. Aliás o cargo em que se predispõe como candidata pressupõe responsabilidades enormes e um respeito e seriedade avultada para com todos os Saotomenses, mas a sua carta deveria demonstrar mais respeito e consideração pelo eleitorado pelas razões acima exposta. Se a intenção era convencer-nos, então não fiquei nada convencido.

    Bejunto

    • FR07

      23 de Maio de 2011 as 13:39

      muito ben, gostei da remarca que fizeste, tambem achei essa carta muito simples para ser endereçada aos cidadoes santomenses, faltava mais consideraçao e respeito para com os mesmos.

  9. Homem de STP

    20 de Maio de 2011 as 9:40

    Drª Pode contar comigo, o meu voto vou dar a uma mulher já que homens de STP não se entendem entre se..

    Viva Drª Maria das Neves mulher trabalhadeira…

  10. keblancana

    20 de Maio de 2011 as 9:54

    Oi. Maria!

    A sua candidatura até parece ser interessante. Conhece o povo, dilui-se bem no meio da massa e é bem vista no seio da população. Pelo menos esta é a minha percepcção. Só peca pelo seguinte. Tal qual como as outras candidaturas, O STP continuará na mesma. Aconselho-a a rever a constituição se for eleita e efectuar alterações quanto a Governação. Tenho propostas: Sistema de Governo, Lei acerca do financiamento dos partidos politicos,regalias dos deputados, normalização salarial em STP, etc. Proponha um fórum de debate de ideias , mas sem fenómeno banho, para efectivamente se discutir o País. ok, o País tem de melhorar.

  11. Trinta Mil Barris

    20 de Maio de 2011 as 10:06

    GGA, cunhagem de 500 milhões de dolares, roça do estado vila Graciosa, Roça rio Ave, etc. ficou por explicar quase tudo.
    Tenha dó deste povo!!
    Contratos fraudulentos lesivos ao estado. Quem te compra é quem não te conhece!!

    • Diáspora

      20 de Maio de 2011 as 15:59

      Coitado não tens noção do dinheiro.tens ideia ou noção do que é 500.000.000,00 de dólar?

      • C & M

        24 de Maio de 2011 as 10:22

        Meu caro “Diáspora”, vejo que discorda determinadas opniões (verdades) sobre a sua madrinha, não te armes em advogado do diábo, se es parente, ou amigo da mesma e espera ter dividendos (trocos), com a Sra. Maria no poder, mais vale que va apanhar água na ribeira, pois serás usado e maltratado que nem o G Monis, e muitos mais… se liga cara!!!

  12. Anca

    20 de Maio de 2011 as 10:31

    Querem estabilidade,querem acabar com a instabilidade, deixem de roubar o povo.

    Apresenta à justiça, não refugiem em Imunidade Parlamentar para fugir a Justiça.

    Trabalhem em prol do desenvolvimento deste povo.

    Mais de trinta anos de serviço o que foi feito em prol deste povo?

    Onde anda a seriedade e idoneidade política?

    Só intrigas políticas,para sugar o povo.

    Deus Abençoe São Tomé e Príncipe

    Pratiquem o bem

    • Anca

      20 de Maio de 2011 as 11:53

      Apresentem à Justiça.

      Como diz o ditado quem não deve não teme.

      Distribuíram Hectares de Hectares de Terrenos Agrícolas,cada um tomou o seu,o povo ficou na miséria e com fome. Tenham vergonha.
      Quase tudo que se compra hoje em São Tomé e Príncipe é importado,sobretudo produtos agrícolas,e a preços exorbitante.

      O que os senhores produziram,para fazer baixar o preços dos bens alimentares?

      A Srª sabe o que é passar fome?

      Alguns dos seus filhos sabe o que é passar fome?

      Pois mais de 50% das famílias São Tomenses vivem no limiar da pobreza.
      Com famílias que não tem um pão para dar aos filhos,fazendo somente uma refeição por dia, não têm emprego,não como dar educação aos filhos,entretanto a Srª,li e vi num jornal,é a mulher mais influente.

      A Srª diz que exerceu vários cargos e cargos prestigiante ao longo dos trinta anos sobretudo o de Primeira Ministra,como economista e influente, como usou a sua influência?

      Para o bem deste povo de certeza que não foi,então se não foi para o bem do povo foi para o seu bem?

      Onde está a estabilidade das famílias São Tomense, que vive abaixo da pobreza?

      De recordar o número 50% das famílias São Tomenses.

      Antes de pedir algo ao São Tomenses pede perdão aos mesmos e a Deus.

      Tenham um bocado de compaixão pela dignidade humana,todos devem ter.

      Pratique o bem

      Pois o bem

      Fica bem

      Deus Abençoe São Tomé e Príncipe

  13. Neves da graça

    20 de Maio de 2011 as 10:59

    vou começar a pençar em votar nas rameiras pois ja me cança estar a votar nos filhos delas

  14. Maria Esperança Renovada

    20 de Maio de 2011 as 11:27

    A verdadeira carta da candidata:

    Caro(a) Compatriota

    Depois de uma profunda reflexão sobre a evolução económica e social do meu agregado familiar nas últimas décadas, inquieta-me profundamente, a penúria em que me encontro, com particular incidência na degradação da minha conta bancária, na degradação do meu património imobiliário, na incerteza quanto ao futuro dos meus filhos enquanto garantes do meu futuro (não quero acabar no asilo para idosos!).

    Ciente de que é possível uma vida melhor para mim e para os meus, para que cada um deles possa desfrutar de uma vida ainda mais condigna às custas do erário público, num clima de total impunidade, desleixo e caos social;

    Tendo constado que o meu maior inimigo tem sido a tentativa de alguns de trazer estabilidade política para STP e capacidade para trabalharmos em conjunto, coisa materialmente irrelevante, sobretudo essa coisa das diferenças;

    Ciente da mais-valia para mim das experiências que acumulei na arte do bem desviar nos mais variados poleiros que tive o privilégio de usufruir, em proveito próprio e da minha prole;

    Considerando que a visão ampla que estes poleiros me proporcionaram em mais de trinta anos de gamanço público e impune, dá-me a convicção de que serei muito mais útil a mim própria se puder exercer uma função cuja magistratura de… extorsão permita-me ajudar a ultrapassar a penúria em que me encontro, para que os meus possam garantir um futuro ainda melhor… e não me ponham num asilo para velhos;

    Nestes termos, inspirada no amor por mim e pelos meus, venho participar-lhe da minha intenção de me candidatar ao cargo de Presidente da República, nas próximas eleições Presidenciais previstas para 17 de Julho do corrente ano, e solicitar a si, caro(a) compatriota, o apoio pessoal (a minha conta no BISTP e outros bancos da praça seguem em anexo), da sua família (não se esqueçam das contas bancárias em anexo) e dos seus amigos (volto a recordar as contas bancárias para darem o contributo) de modo a levar avante e a vencer este grande e final assalto aos bens do Estado, ao meu serviço e dos meus.

    Vá lá, conto consigo. Não seja assim… deixe-se dessas coisas de honestidade e seriedade. Vote em mim. Sou boa rapariga. Vá lá. Depois a gente conversa. Tenho umas bolsas de estudo, umas viagens, uns estágios, uns cargos de director… vai ver que não se arrepende.

    Ok, sem mais assunto (não se esqueça da contribuição, é que os manos mangolés não querem ajudar), subscrevo-me com elevado desprezo e falta de consideração por gente honesta.

    A Candidata

    Maria Esperança Renovada

  15. Lucileide Lima ( GIBELA)

    20 de Maio de 2011 as 11:44

    A senhora deveria juntar-se ao Pai Grande. Fala com ele não vai sozinha. Vais ser devorada até as tripas. Cuidado. una-se a volta dos ideias do teu Partido. Unidade, Unidade, Unidade

    • António Veiga Costa

      21 de Maio de 2011 as 3:05

      Lucileide, em tempo já recebeu seu salário? E os seus colegas de trabalho, têm recebido em dia?

  16. Anca

    20 de Maio de 2011 as 11:56

    Onda está,a estabilidade e desenvolvimento?

    Tenham Juízo, e sejam Honestos e Sérios.

  17. Maria de Ceita Fonseca

    20 de Maio de 2011 as 12:35

    Sra. Maria,

    Num pais serio, a senhora tanto como o seu marido deviam estar eh na cadeia. GGA/NEGOCIO DE MOEDA DE STP, enfim, enfim. A senhora nunca foi seria para com o povo. Nunca colaborou com a justica. Sempre fugiu e refugiou na assembleia para gozar de imunidadade que eh contra a vontade do meu povo.

    Povo quer eh Justica!Se formos justos, e serio, e se todos prestarmos conta a justica, entao vamos votar em si.

    Justica contra si Maria das Neves. Estas a gozar e faltar ao respeito ao povo de STP. A senhora nao eh candidata limpa, e nunca apresentou visao e estrangia de boa governacao. Apenas refugiou na continuidade, impunidade, incompetencia juntos com os seus colaboradores. O que de concreto a senhora fez pra esse pais. Assumiu o cargo de Primeira-Ministra sim, mas o fundo de reserva do Estado baixou em vez de aumentar. Enquanto economista de formacao, isso eh governar? Para com isso Maria.

    Em vez desta carta, a senhora deveria brindar-nos com projecto seu de governacao se for eleita. A sua politica externa ( se vale pena manter relacoes com TAIWAN ou mudar para China, e porqueh mudar). Falar-nos da sua estrategia de defesa da suberania nacional. De aborto, se vale pena criar uma lei que legalize este ato. Falar tb de casamento de pessoas do mesmo genero(homosexualidade), etc… Qual seria a estrategia a usar para manter a estabilidade politica e boa governacao para o bem do povo, e nao para o bem dos seus proximos, etc…

    Mudemos a forma de fazer politica Maria, por favor! Um bem haja! Respeito ao meu povo!

    Respeita o meu povo!

    Fuiiiiiii

    • Mataram o meu rio

      21 de Maio de 2011 as 6:52

      Projecto de governaçao cabe ao governo. e este mesmo projecto ja foi aprovado e estar a ser implementado pelo partido que pessoas como voce votou para estar ali aonde esta. Porque esta a reclamar agora?

      Quer o quê, que a senhora faça milagres? Ou quer que esse pais seja governado por estrangeiros? é so escolher.

      E nao confunda Presidente da Republica e Primeiro Ministro, da uma olhadela na Constituiçao da Républica antes de dizer asneiras.

  18. E.Santos

    20 de Maio de 2011 as 12:42

    Só voto nesta senhora quando ela esclarecer os casos de corrupção em que foi referenciada, ela e o marido. Ponto.
    Esse palavreado todo, não serve de nada. E despache-se, que já não tem muito tempo para isso.

    • Mataram o meu Rio

      20 de Maio de 2011 as 21:58

      Sera esclarecido

      • moçu cata

        21 de Maio de 2011 as 2:05

        Pagamos para ver… sentados.

        • Mataram o meu rio

          21 de Maio de 2011 as 6:53

          Nao é preciso pagar… é de graça

          • E.Santos

            22 de Maio de 2011 as 0:16

            Nem de graça vai ser.

            Não foi ela quem ameaçou se suicidar se lhe levassem ao tribunal? Que raio de presidente ela quer ser? Imagina que a moda pega, com que cara vai ela abordar esse assunto?
            Não foi o marido dela que STP recusou-se a entregar a Belgica para ser julgado juntamente com os belgas? Com que cara vamos nós ficar quando todos souberem quem é o marido da nossa presidente.

            Já estamos fartos de passar vergonha por vossa causa.
            Um dos requisitos que agora queremos do nosso presidente é que seja alguém que possa limpar a nossa má imagem a nível internacional.

            Mas juro-vos. Se ela fizesse como Pinto da Costa que enfim escreveu um livro, e fosse ao Tribunal, de última hora prestar declarações, e esclarecer sobre todos os casos em que foi referenciada, eu votava nela. Não é minha candidata favorita, mas eu fazia-lhe este favor.
            Antes tarde do que nunca. Estamos a espera.

            Por um STP transparente e livre de corruptos.
            O Povo agradece.

  19. J. Maria Cardoso

    20 de Maio de 2011 as 12:54

    Faz alguma diferença no meio do nosso mundo dos homens.
    Prossiga a luta!

    • E.Santos

      22 de Maio de 2011 as 0:20

      A questão do Genero não é argumento para nada.
      As mulheres não quiseram se emancipar, ter direitos iguais? Então que concorram com os homens em pé de igualdade, sem apelar ao genero.
      São todos pessoas, logo o que conta são os seus feitos e não feitos.

  20. Mario Antonio

    20 de Maio de 2011 as 13:13

    Maria das Neves diz que cuja as suas intenção é adequerir estabilidade política quando o povo ve com os seu actos de incompreensão que não condizem com as suas palavras ou seja, se a sua intecão e desenvolver o país e dar estabilidade política deveria respeitar as normas estabelecida no seu partido para com correr as éleicoes presidenciais e a apoiar o candidatado es colhido pela maioria de modo a tornar mas forte e seguro , mas como a tua ambição em estar na historia de s.t.p e maior nao cumpriste com os estatuto e decides com correr por conta pro-pia as eleição. Dentro de um ponto de vista coerente e amplo e perda de tempo e dinheiro a senhora com correr desista, que estas a fazer a escolha certa e se une ao candidato o oficial do partido Aurelio Martins que avitoria sera certa…..O povo quer Aurelio Martins

    • Makita

      20 de Maio de 2011 as 16:15

      Pergunte ao Aurélio Martins onde ele irá tirar o dinheiro para fazer as eleições, e desenbrulhar das situações bem graves que ele tem. E mais e mais e mais. Bem pra já não posso falar mais e lhe aconselho a não falar muito sobre o seu cadidato se não será desgraça total.etc…………………………………………………………………………..

      • Pintinho

        20 de Maio de 2011 as 19:42

        Makita fala por favor.

        • Makita

          23 de Maio de 2011 as 22:21

          Vamos com calma,muita agua irá correr debaixo da ponte.Isso é só começo.

  21. Oldayr Castro

    20 de Maio de 2011 as 14:24

    Estou com tigo meu carrissimo, Mario Antonio, Povo ker Aurelio Martins, candidato oficial do partido.

  22. Jõao Paulo

    20 de Maio de 2011 as 14:31

    Votae em Maria das neves é votar em Carlos quaresma, homem k desviou dinheiro publico

  23. H. A. Azimute

    20 de Maio de 2011 as 14:50

    Se como Primeira Ministra, não fizeste nada absolutamente em prol do desenvolvimento de S.T.P., pelo contrário, não será também agora na presidência, com poderes limitados, que irás fazer alguma coisa.
    Esta dupla vigarista, formada por si e o seu marido corrúpto, só trará mais desgraça a S.T.P. – Apelo para que deixes de oportunismo sujo e barato.

    • Paulo Sergio

      20 de Maio de 2011 as 15:59

      Cala-te pá, ela não pode ser culpada pelo erros do Marido deixa má fé…

      • H. A. Azimute

        20 de Maio de 2011 as 22:15

        Normalmente não dou grande impotância aos inocentes e ingénuos.
        “Diga-me com quem andas, dir-te-ei quem és”, na política muitas vezes a nossa conduta no seio familiar é avaliada e muitas vezes condicionam o nosso sentido de voto.
        Se o marido desta candidata não devolveu o fruto do roubo, é sinal que ambos estão usufruindo do mesmo.
        Fim do comentário.

  24. Ale Madô

    20 de Maio de 2011 as 15:36

    eu adoraria ver uma mulher na presidencia do nosso pais..

    Meu voto para MARIA DAS NEVES já!!!!!!!

    1ºSe ela explicar ao povo o destino do dinheiro da GGA
    2º se o Marido dela devolver todo dinehiro que foi roubado de povo sãotomense por ele.
    Fazendo isso meu voto e da minha familia serão dela…
    un bé zá êeeeeee

    • Mataram o meu rio

      21 de Maio de 2011 as 6:49

      A senhora acha realmente que os cofres do estado tinham esse direito todo que dizem que esse senhor roubou.

      Nao se tratava de dinheiro, era titulos que o senhor nem chegou a tocar, apenas assinou enquanto Governador do banco na altura, o dinheiro nem chegou a entrar no pais. O Sr ja foi preso, ja foi julgado e foi absolvido, tanto em Sao Tomé como na Belgica e ja ficou provoda que o sr nao roubou dinheiro nenhum do povo santomense. Porquê ainda continuar a crucifica-lo? Porquê tanta ma fé se a Justiça ja decidiu?

      E D. Maria Das Neves, o processo dela foi publico, e foi conduzido por um procurador que sabemos que nao tem simpatia nenhuma por ela, e mesmo assim conclui a inoncencia da senhora, que as alegaçoes eram falsas. Até agora n ha nenhuma prova que mostra que essa senhora roubou, a senhora ja se explicou perante a justiça e perante o povo. Porquê continuar a crucifica-la?

  25. Marta

    20 de Maio de 2011 as 15:42

    Klebentà!!!!
    Quem disse que a justiça em S.Tomé não funciona! Melhor do que nos EUA!
    Pôcha!!Tudo sabemos! Todos os podres e dóvó-dóvós.
    Realmente se nos enganam é pq queremos!
    Força pessoal!

    • democrata

      21 de Maio de 2011 as 9:14

      solução a gente importa de lá a justiça deles assim como os juizes

  26. JOSE TORRES

    20 de Maio de 2011 as 15:42

    O POVO ESTA CIONTIGO TAL COMO O PINTO TAMBEM

  27. Paulo Sergio

    20 de Maio de 2011 as 15:46

    Eu vou votar Maria das Neves, eu e mais 20 votos que consigo influenciar, podem dizer tudo que vocês quiserem….

  28. Gabriel

    20 de Maio de 2011 as 16:11

    Votarei Maria das Neves e ponto Final… Por me nem precisa de fazer campanha eleitoral, eu nunca votei, por causa da Maria das Neves vou votar, essa senhora é trabalhadeira.
    Ajudou muito os pescadores quando era ministra de Economia.. Tem o meu voto sem sombra de dúvida.

    Quanto a corrupção todos políticos de STP são corruptos, a diferença é que há uns que trabalham, outros só sabe fazer corrupção nem trabalhar sabem..

    Maria das Neves sabe trabalhar é de tirar o chapéu… sei bem o que estou a dizer..

    • Presidenciais 100

      21 de Maio de 2011 as 7:05

      Deves ser igual a ela e ao marido

  29. Petróleo de STP

    20 de Maio de 2011 as 16:29

    Meu voto vai para Maria das Neves quer lá saber se rouba ou não, todos eles são corruptos a diferença é que Drº Maria das Neves gosta de trabalhar..
    Resto são corruptos e preguisoços..Pode ficar traquila que vou votar em si, podem dizer coisas em relação si, mais importante que ja tenho a minha ideia formada sobre si..

    • E.Santos

      22 de Maio de 2011 as 0:35

      O voto é livre, por isso vote em quem entender.
      Só assuma depois o rumo que o país tomar na mão destas pessoas.
      Porque depois são vocês os primeiros a esconder o rabinho e a esticar a boca para criticar que o país está mal.
      Quando vocês são chamados a contribuir a vossa resposta é ignorância. Todos são corruptos, logo, que venha mais um corrupto que não nos faz mal nenhum.
      Diz-se em STP “põe onde comida não passa” para não esquecer deste seu discurso.

  30. Xavier

    20 de Maio de 2011 as 20:13

    A Sra. Maria das Neves tem decerto uma bonita assinatura

  31. Lucumy

    20 de Maio de 2011 as 21:36

    O Presidente da República não governa ou seja, não tem o poder governativo. Porquê que há tanta eufuria para o cargo? Não existe outas coisas em que se pode trabalhar ou dar a contribuição para o avanço do País. Procura convencer os seus colaboradores para recuperar o Centro de produção leiteiro de Água-Izé.

  32. Mataram o meu Rio

    20 de Maio de 2011 as 21:57

    Os que estao a chamar a Dra Maria Das Neves de corrupta etc, deviam ter mais cuidado com a lingua. Tanto a Dra como o marido, ja foram ilibados de toda e qualquer acusaçao. Todos sabem que isso tudo foi uma cabala politica para acabar com a imagem dela, o proprio Presidente da Republica, que começou tudo, confessou, porquê é que alguns querem armar-se em Deus et julgar?

    Porquê é que as pessoas so insistem em ver o mal das pessoas? E o que de bem ela ja fez para esse povo? Os Créditos que deu aos pequenos agricultores, as escolas que fez para varias localidades? Alguém viu essa senhora toda hora sentada no escritorio com perna esticada hein? é uma senhora de terreno, gosta de trabalhar, nasceu nessa terra e quer vê-la desenvolver-se. Sempre assumiu e assume as suas responsabilidades. Tudo o que lhe acusaram de ter feito ela conseguiu provar a sua inocencia.

    Acretido que ela tenha um programa com acçoes concretas que deseja implementar e reformas necessarias. Mas nada é feito da noite pro dia, precisamos em Sao Tomé de gente que quer trabalhar, de gente unida, de gente que queria realmente desenvolver o pais.
    Havera debates, as pessoas poderam fazer todas as questoes, mas so nao acusem e faltem ao respeito as pessoas.

    Ninguém sabe o dia de amanha

    • Moçu Cata

      22 de Maio de 2011 as 20:23

      Insisto. Não foram ilibados mas sim branqueados.

      Você pensa que está a lidar com analfabetos ou quê?

      Tenha vergonha e respeite o seu povo.

      Maria das Neves e companhia já receberam demasiado pelo pouco (ou nada) que fizeram pelo país.

  33. Piriquito

    20 de Maio de 2011 as 23:41

    Maria das Neves, esteve no governo para resolver o seu problema de vida.
    Hora vejamos:
    1. Possui terreno na vila Maria centro da capital do pais com mais 2.000 m².
    2. Terreno na subida do hospital
    3. terreno em Madalena com mais 15 hectares esta ôbó.
    4. Casa do estado totalmente remodelada, na altura do golpe de estado inventado.
    5. Uma filha em frança com bolça do estado e outra em Cuba também com bolça de estado.
    Enquanto primeira Minstra fez do GGA, saco azul para resolver o problema dela e do seu Marido.
    Quer ser presidente para o Marido Carlos Quaresma.
    Juízes do tribunal, os vossos nomes estão em jogo. Veta esta senhora a candidatura, respeita este povo sofredor.

    • Makita

      21 de Maio de 2011 as 13:22

      Sr Piriquitinho trato lhe assim porque realmente o Santomense em geral são muitos mesquinho;Ora vejamos:Um cidadão que exerce cargo de 1º ministro,Ministro d a economia, uma tecnica sénior do Ministério das Finanças vice presidente da assembleia da republica não pode ter uma filha a estudar em frança e uma em Cuba e ter umas parcelas de terreno?

      • london

        23 de Maio de 2011 as 9:22

        Minha cara Makitinha,

        Com tantos cargos importantes que ela exerceu, tirando sempre o proveito proprio, devia ao menos ter a consciencia em deixar as bolsas de Estado para os filhos dos trabalhadores humildes(professores, palaies, pedreiro ect).

        Por outro lado minha cara Makitinha, ela so exerceu esses cargos todos, simplesmente, porque em Stome e Principe reina a lei dos corruptos, ou seja, so exerce cargos importante(sem querer generalizar) os corruptos.

  34. sacramento

    21 de Maio de 2011 as 4:05

    cuidado minha gente que isso ai é um CAMPO RETÓRICO(palavras bonitas…mais por fim é a arte de convencer) uma propaganda enganosa ya .. reflitam bem nas escolhas ya ..por um são tomé e príncipe melhor pra todos nós ..

  35. Blutu

    21 de Maio de 2011 as 6:33

    Como as coisas são lentas nesse nosso STP espero k a procuradoria, o tribunal de contas, a policia de investigação criminal e outros que zelam pelo bem dessa nação, comessem já a organizar os processos crime dos possíveis candidatos. Porque assim que eles abrirem a mão nas imunidade que lhes protegem a justiça seja feita de imediato. Pode ser encima do palanque a fazerem o comício sejam detidos. Só será oportunidade de deter os corruptos desse nosso paiz que o parlamento protege.    

    • Makita

      21 de Maio de 2011 as 13:28

      Falam tanto e não sabem os vossos direitos enquanto cidadão. vai ao tribunal e podes requerer uma certidão acerca deste processo .Ai sim estarás em condições de falar.sejam mais cautelosos nos comentários

      • Kundu Muala Vé

        22 de Maio de 2011 as 20:26

        Este processo foi completamente branqueado pela classe política.

        Mas uma vergonha com que temos que viver!

  36. Stpense

    21 de Maio de 2011 as 11:25

    Huummm…não me convenceu nem um cadinho….

  37. Fia Luxinga

    21 de Maio de 2011 as 14:39

    Li e gostei da escrita que esta bem dirigida, mas quanto a su pessoa não acredito, depois daquilo que seu marido fez aos santomenses, assim como durante seu mandato na qual ajudas (materias associados a distribuição das terras), na qual muitos receberam terras e não receberam os respectivos materias e a senhora conseguiu montar uma Média Empresa em detrimento dos mais necessitados, que são aqueles a quem chamam,dos pobres, velhos, e jovens sem futuro, na qual foi uma das causadoras e hoje tornou Santo, sem me referir a GGA que ninguém foi chamado responsabilidades a não joão ninguém.

  38. Piá cû uê txilá

    21 de Maio de 2011 as 22:33

    Antes de mais queria lhe felicitar pelos seus grandes advogados de defesa MATARAM O MEU RIO e os seus AFILHADOS, que estaõ fazendo um bom papel, ou caso não são advogados ja devem ter a conta bancária gorda do dito BANHO, afinal de contas ja estamos em pré-campanha. Hoje em dia não me admiraria nunca de a senhora ter de ganhar essas eleições,não por senhora ser mulher ou chamar-se de Maria,mais sim por País ser Joana,se me permita a expressão basta ver pelo antecessor.
    já tenho lido muitos comentários que me antecederam alguns com caracter insultivos mais não estou aí para julgar ninguén e as opiniões terão que ser respeitadas.Mais não são esta conjuntura de factos que aflige; porque a culpa disto tudo deve-se a nós o POVO que temos estado assinar cheques em branco para os nossos governantes,quem sustentou todo o seu luxo a sua mordominha as suas casas de luxo tanto no estrangeiro como em S.Tomé, falemos das roças os terrenos mais estratégicos do nosso panorama,esses bens todos foram adquiridos pelas suas remonerações senhora?seria taõ leviana por sua parte dizer que sim. A senhora até não saia taõ mal na foto dos chamados TERRORISTAS DAS ILHAS MARAVILHOSAS nela podemos presenciar o senhor do caso antiga caixa popular, o senhor da venda do barco de cacau,o senhor do arôz,caso dos administradores do Banco central,caso GGA,e o nosso OSSAMA BIN-LAYDER que trouxe veneno do Brasil para o nosso povo, passando pelo negossiantes dos famosos possos fantasma no nosso mar. O que me deixou tão triste foi a sua ultíma conferencia de impreenssa,e na sua qualidade que diz na sua carta que possui, cometeu um grave erro e penço que se fosse hoje não o diria cito: EU E O AURELIO MARTINS FIZEMOS UM NEGOSSIO, E EU É QUE PUS AURÉLIO LÁ: Lamento essa expressaõ a qual indentificou muito a política vivida hoje no nosso País.Qual sera a situação do povo perante os vossos negócios?e a fielidade divina que a 2 anos atráz a senhora sentou ao lado dele perante lei de Deus como a Madrinha do acto matrimonial? e os apoios que ele ja lhe deu não conta? como a política é
    cega!!

    • london

      23 de Maio de 2011 as 9:41

      Meu caro,

      Quem e esse OSSAMA BIN-LAYDER? sera o sucessor do falecido OSSAMA BIN-LADEN?

  39. O Próprio

    22 de Maio de 2011 as 13:01

    Precisamos de um presidente com capacidade de conseguir manter a estabilidade política e sobretudo de atrair investimento externo para o país, de forma a desenvolver mais o setor privado e consequentemente criar emprego. É verdade que a nossa constituição limita os poderes de um PR, mas ao nível da política externa o reconhecimento internacional e uma boa agenda de contactos é uma grande mais-valia. Uma grande parcela do orçamento do estado de S.Tomé é financiada por dinheiro “dado” por países amigos porque a nossa economia não tem conseguido gerar receita suficiente. O dinheiro do petróleo é melhor esquecermos. A prova é o resultado do último leilão (companhias com nomes desconhecidos no mundo e os tristes resultados da licitação). A nossa economia não cria emprego, e em resultado são estes muitos dos nossos quadros que regressam e simplesmente não têm aonde trabalhar, porque as possíveis entidades empregadoras (mais de 90% estatais) têm cada vez menos capacidade de absorção, para não dizer não têm (Banco Central, Finanças, Tribunal de Contas, Alfandegas, EMAE e mais umas poucas). Existe um grande lote de casas no país abandonadas, inacabadas, penhoradas, porque muitos construíram na expectativa de arrendamento (mais para os estrangeiros), mas não surgem locatários (porque o sector do turismo está fraquíssimo) e os proprietários estão em apuros (muitos com as casas penhoradas porque recorreram a empréstimos). Dos políticos de actualidade na nossa terra, só vejo dois com os requisitos para PR que o país precisa: o homem do momento o Dr Patrice Trovoada (PT) e o inevitável Dr. Pinto da Costa (com grande agenda de contactos por este mundo fora, em Portugal, Angola, USA etc, e com grande vontade de mostrar serviço), sobretudo num contexto em que o “homem do momento” perdeu muita capacidade de angariação de fundos com o desaparecimento da fonte “Líbia”. Se estes dois pudessem se entender era a melhor dupla que poderíamos encontrar, para levar o nosso país ao progresso desejado. Quanto ao exmo Evaristo de Carvalho nada de relevante a acrescentar, será apenas para sobreviver na sombra do PT e ser mais um peso a carregar do que uma ajuda para o país (é apenas um candidato do ADI, que per si nada trará para S.Tomé). Quanto aos restantes candidatos devem é fazer mais trabalho de casa e procurar enriquecer mais a mente la fora, para ver se trazem algo de mais para o país.

  40. Carlos Ceita

    22 de Maio de 2011 as 19:33

    Nao se pode votar em alguém apenas por ser mulher ou homem. Por ser branco ou negro, velho ou novo, rico ou pobre, doutor ou operário. Não podemos nos esconder por detrás desses mitos. A historia esta repleto de exemplos de que a corrupção e a virtude humana quiçá carácter nada tem a ver com sexo, idade, raça ou estatuto social.
    Temos de legitimar alguém ao poder por aquilo que representa em termos de ideias e projecto consistente. Pelo pragmatismo e pela coerência que sempre se caracterizou o seu percurso de vida e já agora para aqueles que já detinham poderes públicos pela obra já realizado.
    O que espero é que a comunicação social (a TVS ) promova um debate para que os candidatos digam ao povo o que pretendem fazer na presidência tal como é normal em democracia. Debatam todos sem fugir responsabilidades de quem já as teve, sem vitimização, sem o lavar de roupa suja, sem ódios e ressentimentos e sentimentos de vingança etc.
    Debate sim com críticas cosntrutivas de como fazer um STP melhor. Em suma um debate civilizado com elevação e sem ataque pessoal pois o povo aprecia muito estes gestos.
    Abraços

  41. Homem de STP

    23 de Maio de 2011 as 10:20

    Com banho ou sem banho, vou votar Maria da Neves!

  42. kwatela

    23 de Maio de 2011 as 13:18

    dizia jose marti”a liberdade é cara pagamos o seu preco ou resignamos a viver sem ela” meus caros concidadaos uma geracao lutou para que tivessemos independencia;outra lutou para que tivessemos liberdade de expressao,por favor,saibamos usa-la com sabedoria.este meio nos foi posto a disposicao para trocarmos ideias e juntos nas nossas diferencas procurarmos o que nos une para tirarmos o nosso pais do marrasmo em que se encontra. discutamos ideias e nao candidatos ou figuras.como posso entender que uma pessoa que éprocurada pela interpol trablhe num pais membro da interpol e nao ser presa? so pode ser por maldade que alguem levante tal suspeita!nosso pais tem 500milhoes de dolars?? so pode ser por maldade ou falta de ideias para debater que alguem levante estes itens. agora falando da candidata em questao. cra sra doutora acho que chegou a hora de virarmos pgina na governacao deste pais, as instabilidades nos ultimos anos teve rosto e a culpa nao deve morrer solteira se judicialmente nao se pode julgar os rostos da instabilidade no nosso pais,politicamente temos que faze-lo.e nao devemos escamotear a verdade. os rostos das instabilidades politicas em STP sao os presidentes pos regime monoliticos que puseram os seus interesses pessoais acima dos interesses do pais.com um presidente que exerca uma magistratura de influencia com carisma e seriedade podemos ter um governo e um presidente coabitarem pacificamente, se bem que eu advigue uma constituicao presidencialista tipo sulafricana,poupariamos nos recursos desponiveis para campanha. nao temdo este instrumeto juridico tipo RAS é possivel uma convivencia pacifica entre o governo e presidente na atual constituicao desde que os dois orgaos de soberania respeite a constituicao. qto a si senhora doutora as tuas ideias exposta na carta sao benvindas aguardo o seu manifesto eleitoral para decidir o me sentido de voto.BEM HAJA A TODOS

  43. kwatela

    23 de Maio de 2011 as 14:11

    PERDAO ”
    ädgogue”

  44. Fútaaaaa

    23 de Maio de 2011 as 15:38

    Minha gente Delfim Neves, o gatuno de STP Trading, passeio da Cidade e Doca pesca, também é candidato a Presidente, STP virou aldeia, toda gente querer ser chefe da tribo…

  45. MÉ SOLO

    23 de Maio de 2011 as 16:16

    Drª Maria das Neves
    Sei que a Srª é uma pessoa q goza de mta simpatia do povo miúdo principalmente as nossas palaiês, a Srª é mulher de terreno.

    Sei q a Srª é mulher dinâmica, ocupou cargos relevantes no país e até esta na lista das mulheres famosas, tdo isto lhe dá vantagem sobre outros Prés e Candidatos ao Palácio Côr de Rosa.

    Na sua carta mencionou coisas boa q fez ao serviço de São Tomé e Principe mas não mencionou coisas mas.As coisas boas não lhe dá direito de ter duas Médias Empresas(PRADO E PEDRA MARIA.
    A Srª esteve envolvido no caso GGA, A Srª usou 50 Mil Dólares para reabilitação da sua casa e aproveitou p construir outra no mesmo espaço, a Srª emprestou dinheiro do GGA ao seu marido E NÃO PENSOU NOS VELHOS, NOS DEFICIÊNTES, HOMENS, MULHERES E CRIANÇAS.

    Se de facto a Srª esta preocupado com estas gentes,MAIS VALE TARDE DO QUE NUNCA PEGA NUMA DESTAS MÉDIAS EMPRESAS E TRANSFORMA-LA NUM LAR DE ACOLHIMENTO.

  46. augusto ferreira

    24 de Maio de 2011 as 1:16

    Como é que uma senhora como esta pode estar solta quando roubou tanto do GGA?
    Como é que uma pessoa como Delfim pode estar solto com todo este caso do SRPTRANDING?
    Como é que o Aurélio pode estar a frente do MLSTP comtanta bandidagem
    Se o Tribunal não funciona temos que chamar a Polícia
    Tenham vergonha

  47. Mak

    24 de Maio de 2011 as 6:24

    Maria das Neves é uma má candidata. Não tem disciplina partidária. AURÉLIO MARTINS foi eleito com mais de 70 por cento dos votos e nós os militantes vamos dar nosso voto ao AURÉLIO MARTINS. Só a minha equipa temos 190 votos. VIVA AURELIO MARTINS. Candidato Jovem para UM TEMPO NOVO. NÓS SANTOMENSES EM ANGOLA VAMOS VOTAR AURÉLIO MARINS. Ele fez trabalho de casa, investiu fortemente em obras socias para país. Nenhum governante conseguio fazer o q Aurélio ja fez em menos de 4 anos. Portanto S.Tomé podereso esta contico, porque é preciso plantar para colher. Que assim seja..

    • grenascer

      24 de Maio de 2011 as 13:23

      estas enganado meu irmão. ele fez gastos para depois recuperar. achas que alguém iria tirar tanto dinheiro do seu bolso, só de balde (bandeja)? cai na real mano. é treta

  48. Mak

    24 de Maio de 2011 as 6:26

    contigo

  49. MÉ SOLO

    24 de Maio de 2011 as 8:57

    Digo, Transforma – a em vez de Transforma – la

  50. grenascer

    24 de Maio de 2011 as 13:09

    pessoal, deixo-vos uns conselhos.
    nunca julgar as aparências,
    nunca culpar uns pelos erros dos outros,
    dê uma chance ao outro
    acredite nas pessoas até que elas provem o contrario,
    coloca-te no lugar das pessoas quando atira uma pedra.

  51. Fernando Augusto(Cocas)

    25 de Maio de 2011 as 8:13

    Se fosse a falecida Alda Graça em vida para concorrer eu daria o meu voto.Nao a esta que proibia a empregada a cozinhar no fugao a gaz para cozinhar no carvao ou a lenha,provocando a segueira.Fica em casa a cuidar do seu maridinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo