Delfim Neves inicia corrida presidencial em Lisboa

Dezenas de são-tomenses residentes em Portugal ocorreram neste domingo, 22 de Maio, as Galinheiras, a porta de Lisboa para ouvir os fundamentos de Delfim Neves em avançar com a sua candidatura as eleições presidenciais de 17 de Julho.

Galinheiras, obrigatoriamente o local de passagem dominical da comunidade na diáspora e não só, para a compra dos frescos, tomar um copo e trocar as conversas de cá e de lá, serviu este fim-de-semana, ao meio do dia, para o encontro formal de Delfim Neves com os são-tomenses. O dirigente político fazia-se acompanhar do colega Cosme Rita do seu PCD que negou aos presentes ser o director de campanha do amigo que apenas acompanhava para prestar a solidariedade necessária nas horas de luta.

Ficou esclarecido que a não oficialização, a menos de sessenta dias das eleições, da direcção dos votos do PCD ao favor de Filinto Costa Alegre ou Francisco Rita deve-se a intenção do seu Vice-Presidente, líder parlamentar e até então, o homem forte dos pcdistas que a democracia são-tomense possibilitou tornar também um dos barões financeiros da praça pública das ilhas em concorrer as presidenciais com o apoio do seu partido após as primarias internas que lhe ditaram o favoritismo eleitoral.

Em relação a velha lengalenga, enquanto os partidos MDFM e PCD andavam casados na governação das ilhas e que apontava Delfim Neves como o substituto credível de Fradique Menezes na Presidência da República, ficou também visível que o partido de Favorita irá apoiar este candidato da Mudança.

Lisboa, não obstante ao fraco registo eleitoral que terminou no dia 18, funciona como um barómetro dos decisores políticos são-tomenses e não foi fraca a ocorrência dos compatriotas que entenderam marcar com a presença e oferecerem voz de apoio ao Delfim Neves, antigo Ministro das Obras Públicas e Infra-estruturas nos 12º e 13º Governos Constitucionais – 21.04.06/13.02.08 de coligação MDFM/PCD de Tomé Vera Cruz. A grande barbearia para a clientela do jovem são-tomense que com a esposa apostaram em dar beleza aos seus clientes de ambos os sexos, foi pequena no início da tarde de domingo para a recepção do pré-candidato.

A disponibilidade com que Delfim Neves demonstrou nas respostas as várias sensibilidades entulhadas no salão de beleza, o dinamismo que lhe é carácter, a força de lutar, a vontade de enfrentar a realidade e dar a cara à primeira, foram os adjectivos mais que convincentes a atormentar algumas mentes ou no mínimo precipitar a direcção inicial dos seus votos, claro, daqueles que se recensearam e não desperdiçaram um dos deveres de cidadania, a ser útil no dia 17 de Julho para a eleição do próximo Chefe de Estado.

A oficialização da minha corrida eleitoral à Presidência da República, será feita no próximo dia 3 de Junho em São Tomé e Príncipe.” Palavras de Delfim Neves em Galinheiras-Lisboa.

23.05.11

José Maria Cardoso

  1. img
    Politico da Elite Corrupta de STP Responder

    Delfim Neves quer Presidente da Republica de STP! Não isso não, politica e políticos de STP perderam toda decência.

    Isso é demais… Alguém tem que fazer alguma coisa, isso não pode continuar assim…
    Meus senhores, temos que suspender a Democracia pelo menos por um período de 2 anos para pôr ordem neste país.
    A Democracia foi muito mal introduzida em STP, a que parar e pensar… Está tudo loco em STP.

    • img
      grenascer Responder

      moço ê mundu bilá uhâ moda sr! mas que vergonha. O Delfin perdeu a noção das coisas esse tipo de gente que da produto estragado a população para consumir, que quebra os passeios todas, dentre outros casos, que ainda com cara de sem vergonho e formado em bom menino ser o Presidente da republica. descaração total…….
      como disse o Pêpê lima:
      a cá zuga nom cu budo só ca fla bálo. dão-mos carne de cão a comer e diz que é vaca….. . Presidente….. minha gente, pais virou bôbô.

    • img
      g3 Responder

      Poxi para presidente da Republica, ja!!
      A democracia perdeu sentido. Chega de bobo!

    • img
      Sonia Responder

      Enquanto todos os são-tomenses não decidirem que fazer a mudança apostar alguém completamente novo de idade, de ideias e capaz de dar vida pelo país acima de tudo, patriota e nacionalista, n será possível mudar e melhor o stasquó.
      Deviamos todos apostar desde já num jovem com todas essas qualidades. E aos poucos sei que todos me daram razão. Como tenho dito:

      Humbah Aguiar pra Presidente já!!!!

      • img
        Sonia Responder

        Cara Sónia estou de acordo contigo e eu mesmo fiz essa proposta ao Humbah, mas parece que o mesmo pelo menos por enquanto não está interessado.
        Mas é interessante notar que nós os são-tomenses n apoiamos ninguém toda gente é não presta…

    • img
      Celmira Cravid Responder

      Este senhor”Delfim Neves” é filho de Fradique Menezes, tem cuidado povo,a história irá se repetir se votarmos nele.

  2. img
    Mina di Célivi Responder

    Mas antes meu caro Delfim, temos que esclarecer bem o caso STP Trading e mais alguns!

    • img
      Presidencias100 Responder

      Por favor Dr. LEITE ajuada-nos, prenda esse moço já.

  3. img
    Doca Responder

    1 – So mesmo nas Republicas das bananas isto é possivel.
    2 – A miséria, leva o povo a perder o sennso do bem.

  4. img
    gomes de sá Responder

    Olha o homem tem todo o direito de ser engraçado de tempos auri-os de candonga para Gabão ate o deputado e ministro o homem ta á subir agora é presidência na boa com todo o respeito o delfim vai fazer negocio para Gabão. Para bem de todos o melhor e a escolha do Pinto para presidência não por achar que ele é ditador que sei que ñ é pois não costumo confundir regime partidário, mais porque os santomenses têm-no como uma figura de respeito. Capaz de nos fazer valorizar os nossos valores cívicos e marrais.

    • img
      Kundu Muala Vé Responder

      Não fale em nome do povo. Já por 2 vezes o povo afirmou, claro e em bom tom: PINTO, NÃO!!!

      É claro que DELFIM também NÃO!!!

      É apenas mais uma candidatura partidária para arranjar financiamento para o partido.

      O que realmente espanta em candidaturas como a do Pinto da Costa, Delfim Neves, Maria das Neves, Aurélio Martins e Evaristo Carvalho é a cara de pau, a falta de vergonha.

      É tudo gente que manifesta um profundo desprezo pelos santomenses.

    • img
      Presidencias100 Responder

      Esses preguiçoso e velho. Vai dormir rapaz

  5. img
    madalena Responder

    Isto começa a ser uma açorda.
    Falta de moral e ética.

  6. img
    Lagaia Responder

    Quem chega ao ponto de utilizar uma arma de fogo contra o seu semelhante sem ser em legitima defesa, NÃO PODE SER PRESIDENTE. A não ser que queiramos um Xerife.
    É o fim da picada.

    STP o western africano.
    Bem explorado pode ser bom para o turismo, como acontece nos EUA. lol

  7. img
    grenascer Responder

    podes vir Sr Delfin
    vais ver o que é bom pra tosse.
    o que é teu está guardado.

    • img
      victor costa Responder

      Antes de Delfin se candidatar a PR que peça primeiramente suspensão da sua imunidade parlamentar.

      • img
        Bô Só CêBê Responder

        Achas, ele tem medo de ser prezo.
        Sinceramente STP está perdido! Um homem só por ser deputado recusa-se apresentar a justiça, justiça essa que limita só aplicar a Lei que próprios os deputados aprovam.. Credooooooooooooooooooooooooooooo

  8. img
    keblancana Responder

    Vejam isto!
    Olhem para este candongueiro, também deu-lhe para ser candidato. Adoro a minha terra, estou disposto a lutar por ela. Contudo começa a ser demais. Só falta candidatura da Pochi peixeira.
    Infelizmente como o povo só dá ouvidos a esta gentalha, impera a lei dos milhões na conta bancária , então coitados dos intelectuais deste País. Com estes candidatos só me resta mudar de nacionalidade e inclusive de naturalidade se fosse possivel.
    É muito triste chegar a essa conclusão, mas não desisto da luta facilmente. Um dia tenho a certeza k a nossa sociedade saberá substituir o “fenomeno banho”( álcool) pelos livros.
    Obrigado

    • img
      E.Santos Responder

      De facto a vontade que dá é realmente de colocar a nossa nacionalidade a disposição, ou seja renuncia-la de imediato. Mas a culpa não é dele. Tudo culpa do PCD. Eu até preferia Pchi, porque se ela se fosse candidatar a alguma coisa iria fazê-lo ao nível dela, sinal de que tem bom senso.
      Este Sr. só conseguiu ser Ministro porque trabalhou na campanha e os seus amigos do partido para o recompensarem o colocaram lá, mas daí a pensar que o povo gostou da ideia, vai uma grande distância.
      Sem contar que antes tem de disponibilizar-se a nos explicar convenientemente a questão dos passeios, a doca pesca, STP trading, leaseback com o estado na questão do arroz de japão, e por aí fora.
      Seja como for, o Sr. é livre de se candidatar, mas acredito que o povo já tem maturidade suficiente para lhe colocar juízo onde lhe faltou. Com todo o respeito…

  9. img
    Osama bin Laden Responder

    Presidência da Republica virou Centro Internacional de Negocio de STP.

    Para quê estudar?!!! Para nada, tempo que se perde a estudar, é tempo que se pega numa ou duas cabeça de cabra vai a Libreville vender, regressa com uns sacos cheios de chinelo facilita vende, depois arranja-se um partido politico financia-se a campanha eleitoral, com um pouco de sorte esse partido vai para governo em coligação ou não, pronto, bingo.. Saiu te a sorte bem grande, com o lugar de deputado até mesmo ministro, ganhas a imunidade contra todas autoridade do país, fica-se a acima da Lei da Republica, ai sim começas a roubar um povo, a roubar uma nação até podes comprar comida fora de prazo para dar cabo da saúde publica da sociedade!!
    Depois de tudo isso nada te acontece!
    Quando toda gente começa a pensar que vai te cair o céu em cima, eis que apareces como figura apoiada por partido dito da mudança rumo a Presidência da Republica..

    “Para quê estudar”!!!!???? Para nada…!!!!!

    • img
      San Fulana! Responder

      excelente raciocicio satírico, pois penso o mesmo e é pena ver a q

    • img
      San Fulana! Responder

      excelente raciocicio satírico, pois penso o mesmo e é pena ver a quantidade de pessoas e sobretudo jovens, formados que regressam e bem habilitados, mas sendo tratados continuamente como lixos, outrora pra se ter emprego e demonstrar qualidade em stp, requeria estudos, hoje já nao, requer poder e ser corrupto, aquele que se adapta ao sistema.

    • img
      Preste a fugir.... Responder

      Este Ossama, eu quero conhecer esse indevido, este rapaz/rapariga é alguém que se deve ter em conta, tem uns raciocínios muito bem apurado, assim mesmo belo comentário.
      È mesmo isso que está acontecer em STP, podes ter todo tipo de curso, se não dançar a dança do sistema até fazem te passar por burro. Há indevidos no país com 5 a 6 emprego de grana grossa, nem têm tempo para trabalhar em todos esses lugares mas, recebem de todo esses emprego (tacho), credo coisa que está cá na terra, pior é que votei no Patrice a pensar que ele ia acabar com isso! Nada só, coisa piorou, os meninos preguiçosos de ADI, que não querem trabalhar estão com tacho em cima de tacho, eu que votei somente com intuito que as coisas iam mudar, estou altamente decepcionado!

      Muito bem Ossama, fazes bons comentários, já li outros teus, gostei…

    • img
      GURGULHO Responder

      quando fala da stp-treyding é uma firma náo só o delfim neves falas em outras pessoas amigo. vender cabras foi um trabalho muito bom ele metia diviza no pais porque não canidatas tabem já que es muito serio.

      • img
        António Veiga Costa Responder

        O problema era justamente essas divisas que ele trazia para o País ( me disseram que eram meio frias. Pergunte ao “laranja” Nino, ele sabe como as divisas ficaram “quentes”.

  10. img
    A OUTRA VIA Responder

    Os critérios de aceitação ou não de candidaturas devia ser mais rigorosa.
    Para o bem da democracia, alguem envolvido num escândalo por esclarecer, a sua candidatura à PR devia ser recusada pelo orgão competente.
    Assim sendo, estamos perante um autêntico bacanal.

    • img
      E.Santos Responder

      Se não estou em erro, é no Brasil onde se criou a Lei da Ficha Limpa. Bastante interessante.

  11. img
    Fr07 Responder

    Agora deu pra todo mundo se candidatar, o que vai ser de nosso STP? Sera que todos nos perdemos juiso? Um partido com mais de 4 candidatos..politicos manchados com corrupçoes querem ser candidatos as eleiçoes, que falta de respeitos para com o povo sao-tomense…é isso que vces chaman de DEMOCRACIA…so mesmo en STP que se vé tanta gente a querer se candidatar para ser Presidente….nao era preciso tantos mal intenionados..so basta dois ou Trés……Nossa terra é pequena pra todo esse sofrimento …..temos que fazer algo….un dia tud isso vai acabar…podem escrever….Basta

    • img
      Lévé-Léngue Responder

      Culpado foi aquele que disse publicamente que qualquer um pode se levantar, olhar no espelho e afirmar que pode ser candidato às presidenciais.
      Caro Delfim, desta vez o “Espelho Teu” está enganado, pois as evidências estão contra a sua pessoa.
      Esclareça os casos de STP Trading, Passeios, Doca, outros e outros. Assim serás um potencial candidato para as presidenciais de 2016.

  12. img
    San Fulana! Responder

    Mais do que cara de pau, é necessário ser-se mesmo muito presumido e ter cara de lata.

  13. img
    sulila miranda Responder

    Infelizmente, nas ilhas,levamos muito pouco a sério esses tipo de manifestações, por parte de alguns elementos da nossa sociedade “cidadãos”.
    Acontece porém, que muitos nem sabem porque se vão candidatar. Também…o outro deu a entender que ser-se PR era…, enfim, hoje todos advogam o direito de serem PRs para poderem fazer pior que o outro.
    Por isso devemos analizar muito seriamente este fenómeno.
    Não é possível, que num país se 1000km2 haja mais de 10 candidatos, algo está muito errado e temos que decteta-lo atempadamente para que possamos impedir o alastramento dessa virose num próximo acto eleitoral.
    Infelizmente a casa anda muito mal e temos que pôr ordem nela e, quando menos se espera mais um, KLAFATXI, LUPUIÉ, diz que também vai ser candidato. CONVENHAMOS !

    • img
      Presidencias100 Responder

      Vamos dar pau a essa gente

      • img
        E.Santos Responder

  14. img
    Toma Choo. Responder

    Não sei o que está passando com certos Senhores deste País,pensam que pelo facto de terem recursos financeiros já podem ocupar altos cargos da nação.Primeiramente vamos ver a reação do Tribunal face a esta candidatura….
    Penso que está havendo muita brincadeira neste país,O Sr.Delfim envolvido como suspeita em muitos casos de corrupção no País,nunca devería fazer-se de engraçado e candidatar-se como Candidato,aliás devería abandonar todo o sistema político até que seja esclarecido os vários escandálos financeiros.Se o Sr. candidatar é sinal que o Sr.Só sabe gozar deste povo e se está pensando que o dinheiro vai decidir o voto,estás enganado,o povo está com olhos abertos e garanto-te que vamos estar de olhos principalmente na sua candidatura,mesmo apoiado pelo Fradique ou pelo seu partido.
    Um bando doentes mentais que pensam que podem dirigir está nação…
    Haver vamos Sr.Delfim,espero a sua candidatura…..porque vais ter o que merece……

  15. img
    Jõao Paulo Responder

    Esse homem não tem juiso francamente,,, S.T.P BILÁ BÓBÓ

  16. img
    flogá Responder

    É com alguma triteza que vejo a maior parte dos “comentadores”, certamente movidos pela indignação de saberem da candidatura do Sr. Delfim Neves, a apelida-lo de candongueiro como se esta fosse a mais repugnante das pofissões. Creio, que por menos simpatia que tenhamos para com este candidato, causada muito provavelmente pelos recentes escandalos financeiros em que está envolvido designadamente STP Trading e do ARRROZ, não devemos nos incidir as nossas críticas sobre as suas origens humildes porque só provam a sua capacidade de vencer na vida. Por isso, ataquemo-nos ao que é realmente desprezível.

    • img
      Kundu Muala Vé Responder

      De acordo. Nada contra o passado trabalhador do Delfim Neves.

      Pede-se apenas que, antes de candidatar-se, autorize a Assembleia Nacional a levantar-lhe a imunidade parlamentar e esclarecer todas as situações escandalosas em que está envolvido.

      Pedir isso é pedir muito?

    • img
      Paterson Responder

      O Sr tbem e outro que tenciona ser candidato? O que de bom tem esse Delfim? O sr e seu advogado? Estamos ca realmente a espera dele. Porque nao lhe aconselha a nao se meter nessas coisas? O sr acha que Delfim tem cara de ser candidato a presidente de STP? Por favor e por favor. Isso e demais. So falta mesmo Pochi ser tbem candidato. Coitado dessa terra e desse povo. Meu povo abra os olhos. Dinheiro que Delfim vai vos dar acaba e ele vai desgracar esse povo. Credoooooooooo

    • img
      Lagaia Responder

      Tem toda razão.
      Mas estar envolvido em escândalos financeiros, andar aos tiros feito “Zeca Diabo” é mais do que suficiente para não ser opção.
      Não é essa a imagem que quero para presidente da minha terra.

      As pessoas julgam-se pela sua obra mas muito mais pelos seus actos.

    • img
      Virtual Responder

      Só podes estar mesmo a flogar com este comentário? O passado do homem não é presente do homem? Chamas a todos esses casos de suspeitas de “futá” de vencer na vida? Oh flogá! Flogá bem…

    • img
      San Fulana! Responder

      bem visto, ademais que é uma nobre profissao. pois nao todos nascemos pra ser doctores. sem agricultor na terra, nao se come.

      • img
        E.Santos Responder

        Sim, de facto. Mas ninguém lhe está a negar o direito de ser candongueiro ou seja lá o que for. Há candongueiros que não devem nada a ninguém, pagam os seus impostos e vivem com dignidade e cara levantada. E todos respeitamos, obviamente. Não estejamos aqui a ofender levianamente os candongueiros. Mas cada um no seu sítio, a fazer o que sabe fazer bem.
        Só lhe estão a pedir para não misturar, não confundir palácio com mercado. Não queres ir buscar os agricultores para para trabalhar no escritório ou serem mecânicos, pois não?
        Por isso é que contam por aí que enquanto Ministro, quando o Delfim ia a Portugal em serviço refugiava-se em Camarate. Porquê: falta de coragem para lidar com os seus homologos. Ele ia falar sobre o quê com um Ministro Português? E os dicursos de trabalho eram escritos e lidos muitas vezes por um jovem na altura recém formado. Verdade ou mentira? Dizem, confesso que não vi, mas acredito.
        É esta a pessoa que queremos para Presidente da República? Contem outra…só podemos estar a brincar.

    • img
      António Veiga Costa Responder

      Flogá, tens razão. Vamos esclarecer a situação:não temos nada contra a profissão de candongueiro. Temos é contra o “candongueiro’ do Delfim.

  17. img
    Deus é amor Responder

    Só com cristo ééééé, Delfin ker ser presidente, Meu Deus protege Santomé desses landrões….

  18. img
    S.T.P no coração Responder

    Delfim Neves não tem perfil pra ser presidente ão mesmo tempo ele esta metido no escadanlo financeiro no país. Mas não podemos aki criticar a sua origem humilde, se candogueiro etc, pork ninguém pede origem pra nascer. Quero aproveitar oportunidade pra diser Delvim Neves para desistir dessa candidatura, pork ele não da pra ser presidente, temo k ter vocação, demostrar trabalho, e isso não vejo no Delfim

  19. img
    buté Responder

    agora sim um candidato a altura.esse ganha só. força delfim neves

    • img
      Edson Francês Responder

      Um candidato a altura para levar o paìs para o abismo total isso sim!!!!

  20. img
    Oldayr Castro Responder

    S.T.P, irá entrar no Guines book, país k mas candidato apresentou a candidatura a presidente da Republica, Santomé esta a rebentar nas costuras, até Delfin ker ser presidente cada coisa k desce chora,,,, Delfin vc esqueçeu de escanda-lo financeiro, Delfin o k vc ker hehehehe, Delfin ganha juiso, Delfin teu tomate não refoga minha panela, tua malagueta não arde santomé e principe… Delfin pense bem, nao caia nessa armadilha

    • img
      Fernando Responder

      Mas o que é que vocês querem??

      Se a Elsa Pinto é candidata como é que Delfim Neves não pode ser??

      Qual é a diferença entre Elsa Pinto e Delfim Neves?

      Sinceramente que eu não vejo diferença nenhuma entre Delfim Neves, Elsa Pinto Liberato Moniz e Gilberto Umbelina por exemplo. Acho que todos eles são muito parecidos em termos de qualidade para as funções presidenciais.
      Dos quatro não vejo o que é que um deles pode ter, de diferente e consistente, que garanta a escolha ou preferência de um deles em detrimento de outro.
      Qual é o pensamento político de cada um deles?
      Quais são as razões de candidatura de cada um deles?
      Qual tem sido o papel e intervenção cívica e política de cada um deles em S.T.P?
      Fui

      Fernando

      • img
        Paterson Responder

        Es um cego. Achas que deves fazer semelhante comparacao entre Elsa Pinto e Delfin Neves? Convenhamos. Diga-me qual e o nivel de escolaridade do Delfin Neves? Em que escola ele estudou. Diga-me o nome de um dos colegas dele na decima classe no liceu nacional? Brincadeiras tem hora…. Queres comparar o Leberato Moniz com Delfim? O Liberato foi professor de Delfim no liceu nacional na setima ou oitava classe. Naquela altura fui professor tbem no liceu e vigiei pontos na turma do Delfim. Por isso nunca faca comparacoes de pessoas digna com Delfim.

        • img
          Fernando Responder

          Senhor Paterson

          Eu não vejo diferença nenhuma entre Delfim Neves, Elsa Pinto e Liberato Moniz. Todos eles são pré-candidatos com o mesmo perfil. Ninguém conhece ideias deles para o cargo. Ninguém conhece o que é que eles pensam do país e para o país. Ninguém se lembra de uma ideia destas pessoas para libertar o país da decadência em que vive. São, todas elas, pessoas culturalmente com pouco nível e que não trazem mais valia em termos de representatividade do país. Todos eles vivem de negócios, mais ou menos escuros, tentando sacar o máximo que podem do estado.
          O que é que o senhor quer que eu diga? São todos muito parecidos. Sinceramente que eu não vejo diferença nenhuma entre eles todos. Aliás, a única diferença que vejo entre eles é exactamente aquela em que o próprio Delfim Neves sai beneficiado. Sabe qual é? É que se Liberato Moniz foi professor de Delfim Neves, hoje em dia, ele parece-me ter maior bagagem cultural e de intervenção política e cívica do que Elsa Pinto e do que o próprio Liberato Moniz.
          Fui
          Fernando

          • img
            E.Santos

            Isto não é uma comparação. Isto é simplesmente uma aberação meu caro amigo.

      • img
        António Veiga Costa Responder

        Fernando, acorda. Vc precisa ler mais jornais, assisitir mais a telejornais, participar mais da vida de seu País. Se inteirar dos acontecimentos em seu País.
        Intervenção cívica e Delfim passam longe um do outro.

    • img
      Bébé Roque Responder

      Meu caro “Odayr Castro”, apenas quero alerta-lo, que ficamos a quem no que vai pela cabeça do Sr. Delfin, mas uma coisa lhe garanto, essa candidatura é mais um negocio do Sr. DN, pois o mesmo ja deve ter arquitetado um bom esquema para encher o bolso…espero que estejes atento, e que me digas algo depois…

  21. img
    Anca Responder

    Envolver o estado e o privado é pior vício que a democracia pode ter.

    É prejudicial para o povo em para o país.

    Todos aqueles candidatos que estão envolvidos em escanda-los financeiros e políticos,problemas com a Justiça,que estão envolvidos em negócios,muitos deles feito a custa do estado, com dinheiro do povo São Tomense;

    Nunca deviam ser permitidos,Candidatos seja a que cargo for,e nestas eleições para Presidente da Republica, até ser esclarecidos todas as polémicas em que estão envolvidas.

    Está na hora,na altura dos Candidatos seja para que cargo da nação for,começarem a declarar ( a Quantidade,como/onde,adquiriram)os seus bens publicamente, de modo a separarmos o que é de domínio publico e o que é do domínio privado,para o bem da coisa publica que nos pertence a todos e para o bem do país e deste povo maravilhoso.

    Nestas eleições à Presidência da República deviam levar uma grande chicotada psicologia e política na hora do voto.

    Se a Justiça dos Tribunais,
    não consegue funcionar,
    que funcione a Justiça Popular,
    com a maior arma que tem na mão,
    a hora do Voto do povo.

    Querem ser Candidato a Presidência da Republica?

    Pratiquem o bem
    Pois o bem
    Fica-vos bem

    Quem não deve não teme

    Apresentem-se a Justiça,não escondam,não se refugiem atrás da imunidade parlamentar, tenham um pouco de vergonha no estado em que o País se encontra, e um pouco mais de respeito por esse povo,pois também são, São Tomenses, filhos dessa Terra São Tomé e Príncipe.

    Faz parte de um partido, PCD, que diz ser na abertura ao regime democrático,o Partido da mudança e da renovação,só se foi e for para a mudança de vida dos seus membros,
    porque a mudança rumo a desenvolvimento a bem estar de todos os São Tomenses está comprometida,
    pela mudança repentina do vossos estilos de vida,
    para o vosso bem estar.
    Façamos Justiça ao povo na hora de votar,já que os Tribunais não funcionam e não conseguem fazer Justiça ao povo e ao País.

    E qualquer dia também teremos que fazer Justiça,aos Tribunais limpado esses Juízes e advogados corruptos de meia tigela,para o bem da Justiça do São Tomé e Príncipe.

    Até chegam a pegar num caso de defesa,para invocar justiça em nome da campanha para Presidências.

    Que ridículo, quando a maioria dos São Tomenses não têm acesso a Justiça,a Saúde, a educação/formação,ao emprego,aos serviços da justiça,aos serviços do Estado.

    Chicotada Política,deve ser dada nesta altura.

    Deus Abençoe São Tomé e Príncipe

    • img
      Presidencias100 Responder

      CREDO MEU DEUS

  22. img
    santa catarina Responder

    Ora bem. Depois de ler varios comentarios tento fazer o meu noutro sentido.
    A constituição dá este direito a todos filhas/os da terra com maior de 35 anos. Mais antes de avançarmos deveriamos primar pela observancia de alguma regra e etica moral se bem que não esta escrito na constituição.É o minimo que se poderia pedir a o candidato. O PR deve ser um referencia.
    Depois de todo os escandalos envolvendo o nome deste cadidato o mais mormal era esclarecer todos estes processos antes de avançar para qualquer cargo publico e muito memos a do PR.
    Infelizmente perdemos todos o norte estamos na terra de cegos e quem tem um olho é rei.
    Numa situação de crise aguda não sei donde virá tanto dinheiro para as campanhas.
    Temos que pensar num novo STP.
    Assim naõ chegamos lá.

  23. img
    Anca Responder

    Quis dizer “limpamdo esses”

  24. img
    Vigario Responder

    Agora sim é o fim, Penso que nesse momento podemos dizer que DEUS nos abandonou, porque sinceramente não pode ser, ou esse homem tem toda certeza do mundo que STP nada acontece as ladroes de colarinho branco ou estamos num país de palhaço se é que podemos chamar isso de país.

    Nao pode SER
    Não pode SER
    Não pode SER
    Estou muito indgnado revoltadissimo, isso , a ser autorizada pelos tribunais a candidatura desse senhor e de Maria das Neves entao é melhor desistirmos todos do sonho de ter um país melhor

    Delfim Presidente = Impunidade Total

  25. img
    Empandalho Responder

    A diáspora não te conhece.

    Explicanos bem o que se estar a passar? o que o senhor quer? Troca essa pretenção em miudos. Mas detalhadamente.

    Meu deus, PCD com tantos quadros competentes permitem esse borra botas aparecer.

    Entendemos, é o Aurélio do PCD, todos comem na mão dele.

  26. img
    nenhum outro pais me quer? Responder

    Se houvesse maneira, caso esse individuo for presidente eu deixaria de ser Santomense!

    • img
      Sonia Responder

      Não duvides nada que isso possa acontecer ele é bastante popular aqui.

      Humbah Aguiar pra Presidente já!!!!

  27. img
    nenhum outro pais me quer? Responder

    muitos utilizam o facto do Lula da Silva ter dado num grande presidente para dizer que qualquer um pode ser presidente! Mas Lula era carismatico, estratega, daqueles génios que não precisaram de fazer 10 anos de formação! Ao contrario, Delfim Neves so faz borradas, uma atras de outra, nem ele nem muito dos candidatos têm carisma

    • img
      Carlos Trindade Responder

      Meu caro “Nenhum outro pais me quer?”

      Nem dos candidatos teem o minino de perfil.

      Tanto Pinto, Maria, Elsa, Aurelio, Evaristo, Liberato, etc…

  28. img
    António Martins Gomes Responder

    …Meu caro amigo. Bom Delfim! pelos comentários, eu no seu lugar pensava…pensava …e….pensava quantas vezes fossem necessários para na verdade avançar.

  29. img
    Empandalho Responder

    Delfim,

    kidaleOOOOOOOOOOO

    • img
      E.Santos Responder

      (rofl)

  30. img
    Travão. Responder

    Que coisa minha gente.
    Este senhor é do PCD e não moveu uma palha para que o processo de recenseamento em Portugal fosse verdadeiro e não falso como se constatou.
    Hoje está na Tuga a tentar enganar as pessoas.
    Saiba que na Tuga asa pessoas são mais informadas sobre o país do que na terra.
    Você não tem chance meu caro.
    Alias,o ùnico pré-candidato que já manifestou publlicamente a sua indignação perante a desorganização verificada no recenseamento em Portugal foi o ex Professor e Arquitecto Liberato Moniz.
    Para o vosso conhecimento deixo a carta pública que o mesmo enviou para todos os orgãos de suberania do nosso país.
    Leiam e tirem as conclusões:

    Ex.mo Senhor
    Victor Correia
    M.I. Presidente da Comissão Eleitoral de São Tomé e Príncipe

    C/C: Sua Excelência Senhor Presidente da República Democrática de São Tomé e Príncipe;
    Sua Excelência Senhor Presidente da Assembleia da República de São Tomé e Príncipe;
    Sua Excelência Senhor Presidente do Supremo Tribunal de São Tomé e Príncipe;
    Sua Excelência Senhor Primeiro Ministro da República Democrática de São Tomé e Príncipe;
    Sua Excelência Presidente da Comissão Eleitoral Especial para Portugal

    Excelência,

    A Constituição da República Democrática de São Tomé e Príncipe estabelece como Direitos Fundamentais o seguinte:

    Artigo 15º
    Princípios de Igualdade
    1. Todos os cidadãos são iguais perante a Lei, gozam dos mesmos direitos e estão sujeitos aos mesmos deveres, sem distinção de origem social, raça, sexo, tendência política, crença religiosa ou convicção filosófica.

    Artigo 16º
    Cidadão no Estrangeiro
    1. Todo o cidadão são-tomense que resida ou se encontre no estrangeiro goza dos mesmos direitos e está sujeito aos mesmos deveres que os demais cidadãos, salvo no que seja incompatível com a ausência no país.

    Neste contexto, cumpre-me, como pré-candidato às eleições presidenciais de Julho de 2011 vos informar que os Direitos Fundamentais dos cidadãos são-tomenses residentes em Portugal e, muito particularmente dos residentes na região Centro e Sul não foram salvaguardados por razões que passo a enumerar:

    1. Não foi feito qualquer recenseamento dos cidadãos são-tomenses residentes na Região Centro e Sul do país, privando-os de poder vir a exercer o seu direito de voto no dia 17 de Julho de 2011;

    2. Não foi dada, qualquer satisfação, aos cidadãos são-tomenses residentes na Região Centro e Sul, sobre a eventualidade de haver ou não o recenseamento eleitoral nas respectivas localidades;

    Outrossim, mesmo em relação a Região de Lisboa, as máquinas enviadas para a efectivação dos cartões revelaram-se inoperantes, com avarias constantes, levando os cidadãos a uma espera de mais de 3 a 4 horas não permitindo que uma grande maioria de são-tomenses fizessem o respectivo cartão eleitoral.

    Assim, atendendo que em igualdade de circunstâncias, é obrigação do Estado São-Tomense dar igual tratamento a todos os cidadãos, venho, muito humildemente e como pré-candidato às eleições presidenciais, solicitar a vossa excelências e as instituições de Estado com competência na matéria toda a atenção no sentido de reparar o erro ocorrido, dando a devida oportunidade aos mesmos para fazerem os seus cartões eleitorais.

    Certo da vossa melhor atenção em relação a um assunto que considero de elevada gravidade, subscrevo-me com elevada estima e consideração

    Alta consideração e estima

    Liberato Mata Moniz
    (Pré-candidato às eleições presidenciais de Julho de 2011)

  31. img
    CC Responder

    É com enorme vergonha que venho aqui deixar este comentário! O Senhor Delfim Neves, para informação da maior parte dos que escreveram aqui é um grande lutador e acima de tudo tem muita determinação e ideias. Acho deveras ridículo que venham agora dizer que o mesmo vendeu cabras no gabão ou coisas do género, pois não é isso o que realmente interessa aqui! É um senhor que se FORMOU!! Que apesar das dificuldades da sua infancia e adolescencia, conseguiu dar a volta e subir na vida graças a sua inteligencia . Porquê que esse nosso povo “triste” não consegue ver nessa perspectiva? Porquê que nao se pensa q ele talvez consiga ajudar o país a dar a volta e subir , tal como fez com a sua vida? É uma grande questão… Há que, realmente, pensar antes de andar por aí a atirar pedras!

    • img
      Virtual Responder

      Enorme vergonha é pouco! Deves estar muito envergonhado(a)! Porque defender Delfim Neves é uma atitude que realmente envergonha! Qual exemplo esse homem deu para o País? Que inteligência é essa que queres dar graça?

    • img
      Lagaia Responder

      Meu caro CC, o único problema forma os meios para alcançar o fim.
      Deve concordar que um PR deve ser integro e honesto, certo?
      Para que possa transmitir uma imagem de seriedade, estabilidade e confiança tanto internamente como a comunidade internacional.
      Se reunisse algum desses atributos, não se escondia cobarde-mente atrás da imunidade parlamentar, com MEDO de ser julgado, e teria de esclarecer o tiroteio.
      Quem não deve não teme.

      NÃO SERVE para PR.

      • img
        LIMA Responder

        VER PARA CRER diz
        Embora os Presidentes devem ser honestos e integro , mas todos os Presidentes entram honestos e saem corruptos , porque incialmente são pobres e vão encher o bolso .Ao contrario do Delfim Neves ele tem o que precisa e não precisa de roubar o povo. Todos os escandalos que estão provocando a guerra civil em Africa e no mundo são Presidentes que roubaram. Portanto deixam de inveja sobre aqueles que trabalham. Não sei se os comentadores estão em Portugal ou mesmo em S.Tomé. E pergunto porque é que não ficaram em S.Tomé vendendo cabra e matabala como Delfim e foram para Portugal lavar o chão para os Brancos? Porque querem vida facil e sem trabalho. Também contribuirampara Portugal entra em crise Financeira como está agora. Devido altos subsisdios de desemprego . Um Chulos que só dormem e exploram as mulheres. Pelo menos o Delfim ficou no seu País apesar de tudo não fugiu e depois estão arrumados em moralistas . Porcos e invejosos é que voces são. O poder pertence a Deus e só Deus irá determinar quem será o Presidente de S.Tomé e Príncipe. Como Jesus disse quem pode tirar a primeira pedra?. Os quadros que criticam o Delfim muitos são corruptos prestam serviços publicos cobrando favores outros recebem sacos de dinheiros dos empreteiros . Como é que se chama isso? Os quadros do PCD. em vez de criticarem o Delfim caso também estejam a fazer os maus comentários deveriam dedicar-se mais ao partido em vez de ficarem espreitando quando o PCD ESTÁ EM ALTO PARA IREM OCUPAR O TAXO. iSSO TAMBÉ É SUJO . pORTANTO DEIXA O DELFIM EM PAZ . TUDO ISSO DE sto-trading, PASSEIO , DOCAS etc. foi memso inventado para incriminar o pobre homem porque certamente aperceberam que um dia ele teria coragem que muitos não tiveram . Como o fez agora.Se Deus quiser este homem chamado Delfim que os sábios e bonszinhos estão substimando pode vir a ser Presidente sim.

        Deixem de substimar o homem trabalhador. Muitos são corruptos e sabem fingir por vezes muito piores . Uê bê uê só ê na bê cloçon fá.

        • img
          Ovumabissu Responder

          Que se sujem quando chegarem ao poleiro é uma coisa. Chegarem lá já sujos é que não pode mesmo ser.

          Só um mau patriota pode advogar uma coisa destas. Você devia pensar um pouco mais antes de dizer barbaridades.

    • img
      Presidencias100 Responder

      Deve ter formado por correspondência dos dólares como o Aurélio Martins. Haja paciência

      • img
        Cumade Responder

        Formados eles nao sao! Nao sentaram na carteira. Eles tem medo de numeros, eu sei disso por dentro.Tem dinheiro de origem duvidosa e deviam ser investigados pela Interpol ate exaustao.
        Chega de brincadeira. Desta vez o tal barril de polvora que alguem ha tempos disse que vai arrebentar vai nesmo ao ar. Cuidem-se. So com Cristo para livrar o povo Santomense. Que baixaria!

    • img
      António Veiga Costa Responder

      Sr. CC, o senhor sente vergonha em deixar aqui o seu comentário e eu sinto raiva, muita raiva em ler aqui o seu comentário.
      Nota-se que o Senhor não sabe nada do que se passa em seu País.

    • img
      Bébé Roque Responder

      Num país serio, o Sr. DN ja seria julgado e condenado, com os bens confiscados…
      Pode-se ver no seu comentario, que es em desses que andam por ai com pensamento lesionado, e com o cránio inacabado…
      Ter o descaramento de cá vir defender o DN, por amor de Deus…
      Se andas em busca de trocados, é melhor ganha-lo mediante trabalho digno e honesto.
      Em 10 anos as coisas mudaram muito nesse país, aparecimento de muitos ricos de forma duvidosa, enquanto a maior parte da população vive na extrema pobreza…
      Haja paciencia!

  32. img
    Chimberlingue Responder

    Deviria-se retirar as cobras,gitas e as arranhas peludas vulgo (samangugu)em todo os territórios de São Tome e Príncipe,e depositar na Ilha das Cabras e convidar o Sr Delfim para ser presidente desses animais .
    Não dos SAOTOMENSES…
    O Pais precisa de Presidente, o Chefe do Governo e de Republica.
    Não Presidiário.

  33. img
    maria Responder

    E o fim da macacada. Culpado dessa candidatura foram os deputados que n deixaram esse senhor ir responder no tribunal.Pelo amor de deus oh sr toma juizo.

  34. img
    CAMP Responder

    O cenário político do nosso São Tomé espelha-nos como será o futuro breve dessa ilhas. Nós filhos da terra agora mais do que nunca devemos ter a plena consciência na hora do nosso derradeiro julgamento, nas urnas. Me dei por satisfeito perante a eleição do Dr. Patrice Trovoada para Primeiro Ministro, isto demonstrou claramente a vontade do povo, que tende a deixar o país em mãos conscientes. Vamos todos agora, nessa presidenciais contribuir para uma legislatura sem instabilidade, queda do governo, muito menos golpe de estado. Sei que será missão difícil para o povo, pois diante de tantas candidaturas meramente presunçosas e visando unicamente o poder, temos que nos atentar para: a formação, idoneidade, visão política, histórico político (ficha criminal do individuo), carisma, sentimento patriótico e contribuição concreta dada ao país, de cada candidato. Voto é secreto, refletir e pensar na pátria na hora do voto.
    Delfin Neves e outros, ainda não estão preparados para representar o pais ao mais alto cargo. Contribuam mais na vossa área de atuação (Comércio)….!!!

    VAMOS TODOS DAR UMA FORÇA EM PROL DAS iLHAS, FORÇA SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE E OS SEUS FILHOS.

    CAMP

  35. img
    Koió Responder

    Mas o k se passa em STP? Si assim for vou lançar e apoiar a candidatura do Mé-Livre e Juvé como presedente da assembleia.
    Ma kaçô cu vonté di cumé bon suzu.
    É claro k nunca será presidente nem k as galinhas tenham dentes

  36. img
    Koió Responder

    Porquê k os meus comentarios são sempre assim 0=0?
    Qual é o metodo de avaliação?
    Existem comentários k nem deveriam ser publicados.
    Isso é uma brincadeira e aliás essa de candidatura do Dilfim ñ deveria ser publicado aqui. Isso é faltar com respeitos os leitores. A doca k custou 2 milões de euros (salvo euro) exemplo de ionó.
    Em k mundo estamos. Por essa e por outras é k avará sempre comflitos em Africa. E STP si ñ muda a sua postura etica apesar ser ilhas pode vir viver coisa semelhantes.
    Fogo pa

  37. img
    Fe em Jesus Responder

    Viva Delfim Neves, viva o melhor Ministro das Obras publicas ate entao, viva o homem trabalhador, abaixo os vadios. O Delfim e um bom homem trabalhador, nao e igual a muitos q desde os 27 anos q estao no poder ate agora. Amigo Delfim forca e coragem. Compatriotas no Gabao

    • img
      Gandú Responder

      eras tu ke vendias as cabras. lol
      ahahahah
      desculpa mas não resisti.

    • img
      jaka doxi Responder

      meu caro “Fé em jesus”viu o que o Delfim fez com os passeios da nossa cidade?
      cuida-te meu caro.

  38. img
    GOMES GOMES Responder

    SÓ COM CRISTO. JÁ TEMOS 15 CANDIDATOS

  39. img
    Zé Maria Responder

    Elejam Delfim, e não chorem depois!
    Um político que se esconde por de tras de imunidade parlamentar na hora da convocação para prestar esclarecimentos sobre seus atos, merece confiança do povo?
    Um político de deixa obras inacabadas e não dá explicações ao povo, merece voto?
    Só quem não visão crítica o apoia.
    Abra olho meu povo.

  40. img
    Matabala Responder

    Culpa é dos Santomenses que se deixam comprar ou vendem seus votos por um triste 100 contos. Mas depois do resultado da ultima legislativa, acredito que o povo vão poder saber dizer não a quem merece…

  41. img
    Em USA Responder

    Devia haver uma lei em são Tomé e príncipe que para ser presidente neste País teriam primeiramente que ter uma obra publicada.

  42. img
    h silva Responder

    enfim,
    agora com o PR Delfim
    sera o nosso fiM….
    So a nossa senhora das neves
    podera tirar do nosso caminho o D.Neves.
    game over…

  43. img
    Vila Nova Responder

    Obrigado Delfim, tens toda razão, o Pais ficou uma abandalha.
    Delfim Presidente, vou rasgar o meu passaporte e deixar de ser Santomense.
    Mas que pouca vergonha este tipo maior cambalacheiro de todos os temos. Aldrabão e ganancioso. Triste muito triste meu povo, vamos salvar são tome.

  44. img
    Homem Responder

    perante isto tudo, eu vou me suicidar!!!

    • img
      Sempre Responder

      Que suicide!!! Eu vou a teu funeral…!

  45. img
    zeme almeida Responder

    Custa-me acreditar desta noticias!Este Delfim Neves e alguns dos seus comparssas quer gozar com este povo.E mesmo uma brincadeira de mau gosto!Convenhamos.

  46. img
    Arroz Pintado Responder

    Este homem esta apenas a fazer tudo isto para tentar valorizar. Mas o seu passe, não tem valor comercial, o meu partido PCD, tem que chamar este indivíduo atenção, esta estragar o bom nome do partido.
    O Delfim presidente, vai a pior derrota do Partido.
    As sequelas que vão deixar esta derrota vai custar o partido a recuperar

  47. img
    Dos Santos Responder

    Com esta figura a canidatara-se eu pensei logo no nosso “Buter”se estivesse vivo tambem canidataria;por amor de deus amigo volta para Gabao vender suas matabalas e cabras.Se nacionalidade tivesse garantia eu trocaria a minha,

  48. img
    Rostov Responder

    Quanto menor for o país maior serra o numero de candidatura

  49. img
    zeme almeida Responder

    Na Galinheira?Talvez e na feira onde agrupa uma parte de pessoal que gosta de {CANECA},Deve aer una diversao,Portugal neste momento esta crise e alguns querem se divertir.Em alguns comentarios ali paasado falaase,para ocupar ocupar o cadeirao cor de rosa,sera que este sebhor tem o nivel academico,para o ocupar?PCD um partido de intelectual,como dizem.como e possivel aceitarem uma figura desta para conduzir o destino deste Pais tao maravihloso.Isto nao passa por uma brincadeira com este povo humilda.Viva RDSTP a reaccao nao passara.

  50. img
    zeme almeida Responder

    Quero dizer este {senhor}

  51. img
    Fernando Augusto(Cocas) Responder

    Este candidato,esta a concorrer penso para apenas aumentar o seu curruculum porque quem lhe der um voto entao nao tem gosto pela sua propria vida nem para os seus familiares e o pais.Como ja fez o Delvim varias aventuras na vida e agora quer vir tentar com a vida 15o mil habitantes e ele incluso?Se o COBOCONE estive em vida preparavamos o COBOCONE para ser candidato e receberia os nossos votos e nao o Delvim.Delvim precisa renovar o seu espirito e procurar aprender mais,nunca e tarde Delfim para se apreder.Saudades do barro vermelho.Meu povo nota ZERO a este Delfim.Força meu povo estamos de maos dadas para o melhor.

  52. img
    Anjo do Céu Responder

    Delfim tem todas as condições de ser candidato igual aos outros.Ele sempre foi trabalhador,nacionalista exala interesse pra Nação, dá cara a luta contra os chamados poderosos e é trabalhador.Qual é diferença entre ele e Pinto?um fugitivo e preguiçoso.Delfim tem muito ainda pra dar na nossa soc iedade.Confiemos num futuro risonho com Delfim como Presidente da Republica

  53. img
    Observador Responder

    As pessoas que foram a esse encontro só se dirigiram para o mesmo para “tomar banho”. Tanto é, que há pessoas que foram lá e estão a apoiar vários candidatos, isto é, “comem toda boca.” Delfim Neves dificilmente ganhará esta corrida.

    • img
      António Veiga Costa Responder

      É, foram lá cortar cabelo de graça.
      E logo quem estava de assessoria? Cosme Rita. Bela dupla: “o sujo e o mal-lavado”.

  54. img
    STP Trading, Doca Pesca, Passeio da Cidade Responder

    País bateu no fundo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • img
      democracia Responder

      doca foi constrida,passeio esta na mão do impleteirotribunal conta esta tomar conta disso,stp trading,é uma firma não o delfin neves………… deix de fofoca minha jente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!fui

  55. img
    Paulo Sergio Responder

    PCD que se intitulava como um grupo de reflexão, perdeu reflexão converteu-se num bastião da reflexão corrupta em STP.
    Quem diria esse partido perdeu todo o seu charme, vou devolver o meu cartão de militante, não me revejo nisto.. È brincadeira de mais para meu gosto..

  56. img
    Teresa Triste Responder

    Perguntaram ao Sr Delfim neves:
    - Qual a vossa preocupação com os jovens?
    Ele responde:
    - Não nos esquecemos dos jovens. Temos campeonatos de biscs 61…
    Pergunto agora:
    - o que significa a construção social, senhor Delfim Neves?
    É de admirar que o sr Cosme Rita que fez um artigo neste jornal para repor o seu bom nome, vem agora acompanhar o Delfim apoiando-o na campanha.
    Se um homem adere a iniciativas para apoiar alguém que destrói a economia e moral de um país que é seu, como quererá ele dizer que tem um bom nome?
    Sr Cosme, não é só o seu nome uqe é mau: é o senhor todo.

  57. img
    Anca Responder

    Esta gente são mesmo malvadas.

    Mais um dos casos que devia ser bem investigado.

    Cortar e desviar conduta de água para as vivendas de luxo, ao único Hospital do País,num País em que as pessoas não têm, nem acesso, nem condições de saúde,ainda mais,quando na altura vários doentes internado começavam a ter outras infecções por causa de falta de agua,quando havia falta de água para confeccionar alimentos,para tomar banho,para esterilizar os materiais hospitalar.

    Quando o dinheiro do projecto de canalização e conduta de água, ao único hospital do País, pertence ao povo de São Tomé e Príncipe.

    Nenhum voto deveriam obter na hora de votar.

    Nem como deputado,nem como Candidato a Presidência da República.

    Esta é altura de Justiça Popular,

    Com a melhor arma que o povo tem na mão

    O voto secreto

    Para que pessoas como estas nunca estejam a dirigir o País.

    De uma vez para sempre temos que acabar com isso.

    Deus Abençoe São Tomé e Príncipe

    Pratiquem o bem

    Pois o bem,

    Fica sempre bem

  58. img
    Mina di Célivi Responder

    Que Palhaçada!
    Só falta um “Tiririca” pra se candidatar.
    A equipa de “Futebol Clube dos Incompetentes” já está quase completa. Se os Juizes da partida(o POVO)for tomar “banho”, estamos todos F****os. STP bilá bôbô!
    Delfim Neves Quid***ÔÔÔ!
    Elsa Pinto, quid***ÔÔÔ!
    Liberato Muniz, quid***ÔÔÔ!
    Maria das Neves, Quid***ÊÊÊ!
    Francisco Rita, Quid***ÔÔÔ!
    Aurélio Martins, quid***ÔÔÔ!
    Umbelina, quid****ÊÊÊ!…
    Deça santomé non cu vida dêÔÔÔ!
    Un té anzo Deçu pan pô kiáôôô!

  59. img
    POP Responder

    Pessoal falar sem conhecimento é a coisa mais ridícula que existe porque torna nos patéticos por isso antes de criticarem o Delfim Neves e das coisas que ele fez tentem saber se realmente é como a Media diz ou a oposição tenta manipular a população!!! pensem acerca disso

    • img
      António Veiga Costa Responder

      Pelo visto o único patético e alienado aqui é você. Por todos os comentários lidos nota-se que o povo está de olhos bem abertos.

      • img
        Mé Coêlhano Responder

        Sr. António Veiga Costa,
        O Sr. pensa que é o POVO de STP? Não interessa o que pensam pessoas como o Sr. No dia 17 de Julho a maioria das santomenses e dos santomenses vai votar no Delfim… e vc meu amigo, a partir de 3 de Setembro vais chamar o Delfim Neves de SR. PRESIDENTE.
        Vcs pseudo intelectuais (que pensam que um diploma é tudo) que vão ter que o engolir.
        Viva Delfim ou seja VIVA SR. PRESIDENTE DELFIM NEVES

  60. img
    Zumbakuê Responder

    A diáspora está atenta.
    Se dependesse de nós,muitos aprendizes de feiticeiro, teriam uma grande desilusão.
    Continuam a enganar os nossos irmãos, deixando-os na ignorância, sem conhecimentos suficientes de poderem tomar uma decisão consciente.
    Mal sabem alguns candidatos que estamos atentos e conhecedores da realidade, talvez melhor que muitos residentes aí.
    Pensam que vestir um bom fato, colocar óculos e sapato bem engraxado e exibir riqueza (de não sei onde foram buscar), dá-lhes um perfil de presidente da república.
    Coitado de nós os sãotomenses.
    Digam o que disserem, de todos os candidatos ou pré candidatos, o único que ainda reúne consenso e que poderá vir a ser mais uma vez o NOSSO PRESIDENTE, SERÁ O DRº MANUEL PINTO DA COSTA.
    Para os críticos, quanto a alguma obra feita,finalmente irá lançar um livro.
    Tentarei estar presente, afim de adquirir a referida obra. E quem sabe colocar algumas questões, afim de obter esclarecimentos ao que me preocupa.
    PINTO DA COSTA
    PRESIDENTE JÁ.
    A DIÁSPORA ESTÁ CONSIGO

    • img
      Vugu-vugu Responder

      Qual Pinto da Costa, qual quê.

      A diáspora inconformada e combativa de STP em Portugal sabe muito bem qual é o seu candidato.

      A comunidade santomense em Portugal sempre foi o bastião do inconformismo contra os demandos lá na terra e como tal conhece muito bem o cadastro do Sr. Pinto e figuras do mesmo calibre.

      Abaixo os “gadjados”, os requentados, os parados no tempo, os esclerosados, os… já não tenho adjectivos para os qualificar.

      País precisa de gente suficientemente jovem e de ficha limpa. LM, claro está!!

  61. img
    rosa maria Responder

    Eu vou apoiar Delfim. Ele é homem de palavra. Quando promete uma coisa, ele cumpre com a sua palavra. Quando eu estive no assilo em Pantufo nunca vi nenhum desses senhores. Quem me apoiava era Delfim. Eu vou votar nele. Ele vai ganhar Pinto da Costa na segunda volta. Evaristo Cervalho, meu pai de filho vai continuar a jogar bisca no Riboque. OK DELFIM PRESIDENTE. Ele começou a vender cabra, mas agora vai ser Presidente. Não é preciso curso superior para ser Presidente. Miguel Trovoada, Patrice Trovoada, Fradique de Menezes têm que curso, meus senhores? Respondam por favor. Abaixo os preguisosos. Vai ver os empreendimentos que o Delfim tem em São Tomé. Esses senhores não tem nada. Só têm casa das Kengas na Praia das Conchas.

    • img
      palaé Responder

      so pra completar, delfim acabou de completar o curso superior de negocios externos pela universidade online de florianopolis neste ano..

    • img
      Curuja Responder

      Rosa Maria, ele ate pode ter te ajudado, tb a mim ja ajudou, mas dai dizer k ele possa ser presidente so pq ajudou? Nao tamos a falar em ajudas individuas, mais sim” ao povo de stp k merce e k ja sofreu bastante.

  62. img
    sem medo Responder

    meu senhores não misturamos as coisas. delfim quanto entrou na politica ja era um empresario de sucesso, claro q os que apoiam outros partidos e candidatos levantaram questões sobre a origem do seu patrimonio… eu pessoalmente n tenho delfim como meu candidato as presidencias mas n posso deixar de assumir que ele é uma pessoa com mt popularidade em stp e os que tanto o criticam e falam mal dele sao evidentemente aqueles que tiveram a oportunidade de estudar e viajar pra fora do pais mas n conseguem dar bm na vida..minha gente, a maioria de vc’s estam fora do pais e nao sabem que delfim neves é querido pela grande parte da populaçao…

    • img
      buté Responder

      bm dito…. tal como dizeram nos vossos comentarios mt vam deixar de ser santomense, outro vam se suicidar, alguns n voltaram pra stp; mas minha gente se esse homem comfirmar a sua candidatura podem contar k ele vai ganhar so… chora ééé…. kem n gosta dele vai ter que engolir sapo e chamar delfim Neves de SENHOR PRESIDENTE DA REPUBICA..

    • img
      Demas Responder

      já ouviu falar do escãndalo de STP trading?

    • img
      António Veiga Costa Responder

      Muita popularidade mesmo, vive nas páginas policiais de São Tomé e do Brasil.

  63. img
    democracia Responder

    vota vota vota vota no delfim neves

  64. img
    Presidente da Treta Responder

    Delfim Neves “Tera, minh’amiga, tá aqui. Sentada n cima du mar, com bôka dela fêchada, com olho dela aberto, com mão dela n quêxada, a vê genti, a vê genti só, a purguntá genti com olho dela di mãe tristi o que é qui genti quer fazê com ela”.

  65. img
    kidaleooooo Responder

    Mas para que tanta sede ao poder em STP?
    Se fosse por amor ja era tempo de ver os frutos dos filhos, mas ate entao a historia demostrou que so eh por ganancia!
    Cada candidato mais aos meus olhos eh visto como ladrao!!! Nao ha necessidade para tal para quem realmente ama STP

    POVO ABRE OLHO E DEIXA DE RECLAMAR PORQUE SAO VOCES QUEM ESCOLHE!

  66. img
    Fe em Jesus Responder

    Gandu vendi tambem uma cabra a sua Avo. Vadio

  67. img
    Piá cû uê txilá Responder

    Meus amigos: se eu soube-se que ele estava em Galinheiras eu mesmo ia prende-lo. foi uma pena.
    Esperava candidatura de todos outros,mesmo até da Ponxí, mais desse Ossama Bind-Layder não. é de mais…
    Um homem que nem se quer completou 6ª classe?????
    Senhor Fortunato Pires manda prender esse Homem por favor…. esse homem numca trabalhou para Estado vê o que ele tem???
    A milher vem para Portugal até deixa cair dinheiro no chão para outros apanharem.. Meu Deus vem ao mundo…

  68. img
    Manga pada Responder

    Quando eu era mais novo,fui a mato manga vi alguns óvos de galinha ao pé de uma palmeira, recolhi-os todos e levei para casa. A minha mãe mal viu os óvos pôs me fresco e disse : bila bá pê ni camiá cu bô bêlê nê.) isso nunca me sai da cabeça.Naquele momento, se calhar eu levei-me a mal, mas depois fui crescendo e compreendi que essa era a melhor postura. E essa postura é k caracterizava o verdadeiro homem santomense. Hôje qualquer um pode entrar com o seu capital duvidoso niguem se preocupa em questionar a proviniência do capital em causa. Vabo vabo só. Clupado sá non mé. fui

  69. img
    jaka doxi Responder

    Tiraram a notícia sobre o tal livro que o Pinto da Costa vai lançar em Lisboa
    Porque será?
    Quá lí i i i i!

  70. img
    Adelaide Responder

    O senhor Delfim, nasçeu para ser empresário em S. tomé e Princípe,”na terra de cegos que tem olho é rei” se ele tiver capacidades para conseguir convecer o povo (eleitores), porque não? tudo é possível… como dizia o Mr.Presidente OBAMA”Yes,We can” O povo(eleitores) têm que ter a capaciade de escolher o seu lider de uma forma responsável. Isto è um dos Princípio da DEMOCRACIA que falta pôr em prática nesse paraíso do GOlFO da GUINÈ.

  71. img
    Tentado a ler Responder

    .. E nos a beira de livrarmos de uma besta, nao e que aparece uma muito maior? Temos que agarrar esta e po-la no lugar donde nunca devia ter saido: cadeia.

  72. img
    Edson Francês Responder

    Mas esta pessoa acha que tem capacidade para ser o nosso presidente?? Por favor não brinque com os santomenses!! Hà anos que estou a espera da conclusão do caso “Trading” ainda não obtive nenhuma resposta!! Vassourada nessa gente jà!!!!

  73. img
    Mak Responder

    Delfin vas ficar pobre. Delfin não tem qualidade para ser Presidente dos santomenses. Se isso acontecer vou mudar de nacionalidade.Presinente que está envolvido em escándalo? Que vergonha.

  74. img
    Mé Coêlhano Responder

    Caros,
    Que avaliem a minha posição da forma como quiserem VOU VOTAR NO DELFIM NEVES. Se não for nele prefiro nem sair de casa no dia 17 pra votar. Pra mim o homem é exemplo de um venceder, começou de baixo e chegou onde chegou. O Sr. Delfim foi ouvido pela Procuradoria da Republica em relação ao caso STP Trading cabe agora é o Tribunal marcar a data do julgamento. Em relação aos passeios pra mim o nosso povo deveria ver que foi o primeiro que, após varios anos, teve a coragem de recuperá-los.
    Nestas questões prefiro ir na base do Príncipio da Presunção de Inocência.
    Ando a lembrar-me de uma máxima de António Aleixo (Filosofo português, creio ser do séc. XVIII ou XIX)….
    “Sei que pareço um ladrão,
    mas há muitos que conheço que sem parecerem o que são…
    são aquilo que eu pareço”.
    Deixem o homem em PAZ…
    Viva Delfim Neves
    Viva o PCD
    Viva a Democracia
    Viva S. Tomé e Príncipe

    • img
      E.Santos Responder

      A nossa sorte é que o país não é só seu. Se quizer ficar em casa, o povo agradece-lhe,não tenha a mais pequena dúvida.
      Se não quer ajudar o país, pelo menos não vai atrapalhar.

  75. img
    couve -flôr Responder

    sr mê coelho sr é livre de votar em quem quiser mas vir aqui dizer que esse homem é exemplo de vencedor ?! pelo amor de Deus .um homem que carrega nas costas varias acusações cujo as quais recusa responder? onde esta seriedade nisso? segundo diz o ditado «quem não deve não teme » os santomenses têm boa memoria o homem e mais alguns como ele decidiu transformar ajuda externa em veneno para populção e tempos depois esse mesmo homem quer ser presidente…acho que o seu proposito só poderia ser de terminar o que ja começou usar a politica em beneficio unico e exclusivo mesmo que isso custe vidas .o sr disse se for pra não votar nele preferia nem sair de casa, sou do contrario nunca votarei para um assasino ,ladrão.om individuo partiu completamente os passeios e depois não terminou a construçao ,onde esta o dinheiro que foi direcionado para essas obras … Os santomenses agora ja nao caiem nas suas armaçoes os tempos são outros

  76. img
    Bombastico Responder

    Como as coisas são lentas nesse nosso STP espero k a procuradoria, o tribunal de contas, a policia de investigação criminal e outros que zelam pelo bem dessa nação, comessem já a organizar os processos crime dos possíveis candidatos. Porque assim que eles abrirem a mão nas imunidade que lhes protegem a justiça seja feita de imediato. Pode ser encima do palanque a fazerem o comício sejam detidos. Só será oportunidade de deter os corruptos desse nosso paiz que o parlamento protege.    

  77. img
    Piá cû uê txilá Responder

    Senhor mé coelhão:
    Até que este senhor não parece o que é,porque se parece-se o que é; não chegava honde chegou,e acerdite que tambem so chegou honde chegou, e ainda não foi preso porque quando ele come deixa migalhas… mais AFLÃNÃNN CABALO MÔLÊ NI LÉJA Ê MÔLÊ NI FÍÇU DÊ e terei a firma certeza que um dia o povo fará justiça,e so não meto a justiça de Dues, porque para além de ser lenta e demorada ele não merece chegar lá para ser julgado.

  78. img
    maria chorona Responder

    O Dr.Delfim Neves é cidadão Santomense, maior de 35 anos e reune todos os requisitos Constitucionais para se candidatar ao cargo do Presidente da Republica e fa-lo porque foi impulsionado por varias pessoas entre elas eu, até como uma forma de dar a cara e defender-se perante as diversas cabalas que se tem inventado para denigrir a sua imagem. Agora tanta indignaçáo perante uma candidatura só demonstra que o homem tem valor, como dizia o outro, só se atira pedras as alvores que dão frutos. O Dr. Delfim é um homem inteligente, dinamico, escravo da sua palavra, empreendedor e tem todos os seus empreendimentos em S.Tomé. Veio de baixo, cumriu o serviço militar obrigatorio em S.Tomé, vendeu cabras e fez negocio, foi Ministro até para o desespero de muitos intelectuais da nossa praça e revelou ser muito bom Ministro foi uma pena não ter estado mais tempo como Ministro, fez obras, neste curto espaço de tempo, as criticas de fazem contra ele nomeadamente a Doca, a opção de construir-la era do gabinete tecnico e quando ele exigiu ao Director José Antonio para vir dar explicaçóes acerca da Doca e este não o fez porque era do MLSTP e na altura o MLSTP estava na oposiçáo, teve a corazem de demitir o tal Diretor.Quanto aos passeios lembro me bem que o Dr. Delfim quando deixou de ser Ministro disse publicamente que havia financiamento para concluir tais obras e ninguem veio ao publico desmintir.
    Relatiavamennte ao Processo STP trading é de facto o cumulo de pouca vergonha querer atribuir qualquer culpa ao Dr. Delfim, este foi convidado para ser fazer parte da referida sociedade porque era um dos poucos sócios que tem credibilidade na Banca em S.Tomé, para contrair emprestimo de quase dez por vinte por cento dos cinco milhões de doláres que o Governo Brasileiro pois a diposição para compra de produtos Brasileiro. o Proprio Governo Brasileiro reconheceu que a operação carecia de qualquer irregularidade, a linha de credito não é dinheiro vivo e o senhor Dr. Delfim não foi para Brasil fazer nehuma compra. Tanta maldade e inveja é por isso que esse país esta como esta.

  79. img
    Evaristo Carvalho Responder

    Delfim vai ser eleito Presidente da Republica de São Tomé e Príncipe. Esses pseudos intelectuais vão ter que ir de novo pra a escola. Em democracia quem vota é o povo. Vocês falam em escandalo e de processos. Quais processos? Isso tudo não existe. Foi uma invenção do Rafael Branco e de Patrice para queimar Delfim. Mas quem ficou queimado é o próprio Rafael. Voces sabem aonde trabalha o procurador que estava a tentar arrumar com o Delfim Neves. Investigam! Façam como os americanos, investigam e vão saber as razões das falsas invenções contra Delfim Neves. Delfim o povo pequeno quer ver-te Presidente. Força.

    • img
      Amor a stp Responder

      Sao todos farinha do mesmo tacho, k nem fuba com bicho, eram amigos de uns com outros deixaram de ser pk outro tava roubar mais k outro, entao mudam de partido para term oportunidade de roubar mais nao Voto em nenhum Tudo nao presta , coitada sao meus familiares e dos outros k trabam duro e mesmo assim ta na pobreza enkanto outros têm para esbanjar e ainda continuam a roubar para deixar heranca do povo para seus filhos, k nem Miguel trovoada outro desgracado do car……

    • img
      Amor a stp Responder

      Stp deveria ser de novo colonizado, nao pelos portugueses mas sim por ingles so para ver se esse maltidos k andan ai darem valor a patria e o povo, ta roubar… Rouba pra si, pra povo e para o pais seriam justo, mas nao Kerr tudo pra eles e pra familia

  80. img
    Independente preocupado Responder

    Compatriotas,

    Vejo que nestas presidenciais teremos 3 tipos de candidatos:

    1) Os de passado duvidoso aos quais (justa ou injustamente) são associados escandâlos financeiros ou momentos menos felizes da nossa história: Pinto da Costa, Maria das Neves e Delfim Neves;

    2) Os partidários: Evaristo de Carvalho (ADI) e Aurélio Martins (MLSTP) e;

    3) Os independentes sem passado comprometedor: Elsa Pinto, Liberato Moniz, Francisco Rita e Filinto Costa Alegre.

    Fica claro que Pinto da Costa se destaca no 1º grupo e Evaristo de Carvalho no 2º grupo. Fica também claro que apesar de pertencer ao 1º Grupo, Delfim Neves será provavelmente também membro do 2º Grupo, porque o PCD está em vias de perder o pouquíssimo crédito que lhe restava apostando numa figura (justa ou injustamente) manchada, o que deixará espaço para a inexpressividade daquele partido e o ADI se transformar na única força representativa da mudança.

    Perfilam-se então 2 fortes candidatos à 2ª volta (Pinto e Evaristo). Será que os independentes não vêem que é necessário que juntem forças em torno do melhor candidato do 3º Grupo para evitar que a sociedade civil e todos os santomenses de boa vontade que não se revêem nos partidos políticos tenham que escolher entre Pinto e Evaristo, dois políticos cansados sem nada de novo a trazer para o futuro das ilhas? Creio que ainda não chegou o momento para Elsa e Liberato, embora sejam relativamente jovens, ambiciosos e dotados de elevado potencial de crescimento. Para Francisco Rita, é o contrário que acontece: já passou o seu momento (talvez nunca tivesse havido). Os 3 sabem que não podem ganhar em 2011.

    Resta-nos Filinto Costa Alegre.

    Independentes: dêem-nos a possibilidade de exercer o voto útil, juntem as vossas 4 candidaturas na do Filinto para conseguirmos eleger alguém que segure este país já este ano. Mostrem-nos que pensam neste país a sério em vez de nas vossas actuais ambições pessoais.

    • img
      Kundu Muala Vé Responder

      Pois… só que Filinto não dá!!!…

      Tem um pograma frouxo, pouco ambicioso, demasiado redondo, encara fenómenos como a corrupção como sendo apenas uma questão moral… tem um passado de intolerância e de racismo declarado, tem uma visão demasiado estreita sobre a santomensidade, não galvaniza, não mobiliza, não arrasta…

      Falta-lhe “maguita tuá-tuá”, um bom sumo de limão da terra, sal grosso (sim, do tipo que ele dizia em 1974 que o colono envenenou), óssame, pau-pimenta, mosquito… enfim falta-lhe condimentos.

      Sobra apenas LM. O único e o autêntico candidato independente e… com condimentos.

      Por isso concordo com a suia análise, os outros “independentes” (incluindo Filinto) deviam desistir a favor de LM.

      Voto bom e útil é em Liberato Moniz!!!

      • img
        agua budo Responder

        FICO muito feliz de saber que pcd vai enuciar um candidato para eleição pressidenciais. se não estou engando pcd levou miguel trovoada fcou rico virou tras para o pcd já 16anos que foi Alda bandeira mas agora se delfin vai vou votar em pcd já não voto a buê mas agora vou votar com força viva pcd

Deixe um comentario

*