AURÉLIO MARTINS SAÚDA PRECURSORES DA INDEPENDÊNCIA

O presidente do MLSTP/PSD e candidato às próximas eleições presidenciais em São Tomé e Príncipe, Aurélio Martins, considera que o grande desafio dos estadistas e governantes africanos «é a racionalização dos nossos recursos naturais a favor da luta contra a pobreza e do desenvolvimento humano dos nossos concidadãos».

Falando em exclusivo ao Téla Nón, por ocasião da recente comemoração do dia 25 de Maio, Dia de África, Martins reconheceu o mérito dos precursores das independências dos países africanos, mas sublinhou que a «prioridade actual é consolidar as nossas soberanias, melhorar as condições de vida das populações e assumirmos um papel mais interventivo no quadro das relações Norte-Sul».

«A África não pode continuar a ser alimento dos abutres, onde cada um vem debicar o seu pedaço. Temos que inverter os termos da nossa relação política, económica, social e cultural, com os países desenvolvimentos, para encontrarmos soluções que venham de encontro aos nossos interesses e aspirações», acrescentou Aurélio Martins, deputado e candidato às próximas eleições presidenciais com o apoio do MLSTP/PSD.

No seu entender, os países africanos têm recursos suficientes para que os governantes possam conferir uma vida mais digna aos seus respectivos povos, mas este objectivo «só será alcançado se houverem dirigentes que estejam de facto comprometidos com o interesse nacional, a transparência e a boa governação».

Martins saudou todos os países que, no quadro do diálogo interno, têm assegurado a estabilidade política e o respeito aos processos eleitorais. Reconheceu, no entanto, que vem-se assistindo nalguns países «sinais preocupantes» de instabilidade com o objectivo de «assumir o domínio dos recursos naturais», colocando em causa a vida de milhares de cidadãos.

O candidato a sucessão do Presidente Fradique de Menezes, cujo mandato termina a 3 de Setembro próximo, lançou um «forte apelo aos verdadeiros africanos no sentido de cerrarem fileiras em prol das causas mais nobres para a dignificação dos nossos povos».

Relativamente a situação de conflito na Líbia, Aurélio Martins apelou a uma maior intervenção da União Africana “para que seja encontrada uma solução pacífica, com menos sacrifício de vidas humanas”.

Considera que é preciso os governantes africanos apostarem na formação dos recursos humanos e nas novas tecnologias, reformar o estado, melhor o sistema judiciário e consolidar o ambiente jurídico para que os investimentos privados possam constituir-se numa verdadeira alavanca de desenvolvimento sócio-económico.

Téla Nón

  1. img
    garrido Responder

    muito bem,concordo com tigo nosso futuro presidente, com um tempo novo para todos unidos venceremos.
    viva aurelio martins
    viva sao tome e principe
    viva um tempo novo para todos

    • img
      A Responder

      Teoria utopica.

      • img
        Observador Responder

        Como é que alguém que nem sequer consegue arrumar a sua casa, o MLSTP, pode aspirar a ser presidente de um país? Só em São Tomé e Príncipe…

        • img
          costa Responder

          ya podes crer, k na verdade é

      • img
        Virtual Responder

        Bem dito! É tão utópico que basta estes gajos colocarem fato e gravata já se assumem como Doutores.

  2. img
    Lando Responder

    Isto sim sao palavras de um futuro presidente, parabéns

  3. img
    Helves Responder

    Apoiado!! Sábias palavras!

  4. img
    Oldayr Castro Responder

    Muito bem Aurelio Martins estamos com tigo força.” UM TEMPO NONO PARA TODOS”

  5. img
    Patricio Fernandes Responder

    Queremos um Presidente visionario como Aurelio Martins, dia 17 de julho vota Aurelio Martins. ”UM TEMPO NOVO PARA TODOS”

  6. img
    Teraa nossa Responder

    Aurelio Martins candidato do povo e será eleito pelo povo.

    • img
      costa Responder

      Aurelio Martins nunca se quer serviu STP nem como um derector e agora ja quer ser presidente, isso k era bom…. ja era Aurelio Martins, o povo ja ta com os olhos aberto ta meu caro amigo.
      SENHOR TRAIDOR

  7. img
    António Santos Responder

    África, há muito espera por um líder, capaz vindo de um pais onde a Democracia esteja florida.
    Ao que posso constatar STP e um exemplo Africano em Democracia, e Aurélio Martins, Demonstra ter estrutura de liderança e de visão alem fronteiras.

    • img
      António Veiga Costa Responder

      É por causa de cegos como você que África está nas condições atuais.
      Desde quando existe a real democracia em São Tomé?
      O que existe aqui são grupelhos que se arvoraram em donos do País, depois da colonização.
      Desde então vimos sendo colonos desses governantes pseudo-democratas, maquinadores e desumanos.

  8. img
    S.T.P no coração Responder

    Com unidade, disciplina e trabalho iras governa Santomé, esperamos k possas trabalhar em prol do desenvolvimento do país, e implantar dialogo com outras forças politica de forma encotntramos uma solução para nosso povo. Queremos paz e amor para todos os santomenses espalhado pelo mundo fora.

  9. img
    alunos em portugal Responder

    Senhor AURELIO MARTINS, nao preocupa a malta jovem esta de olho em te.
    Nao queremos um presidente velho no poder,
    Maria das neves também nao,
    Queremos o UM PRESIDENTE JOVEM amigo de todos.

    • img
      costa Responder

      Novo ou velho n diz nada, mas sim uma pessoa com capacidade e experiência pra governar STP, e k tem espirito de ajuda, por isso povo de STP votem na Maria das Neves, é ela k a essa pessoa mãe do povo de STP.

  10. img
    Mak Responder

    Parabems Aurelio Martins. Forca vamos ganhar.

    • img
      Fradique da Costa Pinto Evaristo Martins Trovoada Responder

      Nao provaste ser bom gestor na sua propria empresa, por isso nao estas preparado para tamanha gestao do pais. Transparente nao es, por isso enfrentas varias frentes dentro do seu partido. Nao tens bons exmplos. As suas palavras so sao falacas.

      Boas intencoes nao tens para STP, porque se tivesses nao terias de estar ir sempre a Angola pedir dinheiro e conselhos para gestao do seu partido. Gestao de Sao Tome e Principe nao pode depender de estrangeiros. Isso mina o nosso futuro como nacao.

      STP nao merece um Presidente como tu.

      Abracos!

      • img
        delete Responder

        fradique da costa pinto evaristo martins trovouda, si gestão de stp não depende do estrangeiro então como o farás? não tens nuçao realmente no que dizes , si grandes pedem imagina os pequenos …

      • img
        costa Responder

        Apoiado, concordo plenamente.

  11. img
    João Paulo Responder

    Grande discurso, força Presidente.
    Visão de estadista, uma africa mais forte e unida.
    Vou estar em São tome na campanha para mobilizar os meus familiares para o seu apoio, não preciso do seu dinheiro, fiz uma poupança que serve para gastar, com os meus. Presidente garantido tenho mais de setenta votos directos para camarada.

  12. img
    Gigolo Responder

    Isto tudo a aplaudir Aurélio? Incrivél.
    De certeza isto tudo são ideias de um eterno estudante do MLSTP residente em Pt. Não me enganas caro colega. Nunca disseste nd com nd. Se fores eleito o tal estudante eterno fará os teus discursos? Mas kando abres a boca vê-se k es fraco. Será mesmo k este dinheiro da Gibela é teu? Então porquê é k deves salários ao teu pessoal? Não basta apenas ter 35 anos par ser presidente da república. Tens k ter cacife.

    • img
      MAKITA Responder

      Sobre o dinheiro o Makita só vai abrir a boca quando a coisa estiver quente:
      Donde vem a bufunfa……….
      Como apareceu a bufunfa na Gibela etc….
      O porq desta aposta na presidência etc…
      Como AM esta financeiramente etc……….

    • img
      A Responder

      A Gibela nao e empresa de Aurelio Martins. E Empresa de um cidadao e deputado angolano chamado Higino Carneiro um tal ex-ministro angolano. O seu “nome de casa” e GIno e o nome da sua esposa e BELLA. Dai meu caro, pode-se concluir que se juntando o GI & BELLA = GIBELLA.
      O Aurelio Martins e apenas testa de ferro. Assim que o Higino Carneiro deixou de ser ministro, as torneiras foram fechadas em Luanda e dai comecou os problemas de pagamento com a Gibella em S.Tome.
      Se tem duvidas veem a que situacao ficou a Embaixada de Angola a ser construida em S.Tome.
      Higino carneiro e meu amigo e vizinho na praia das conchas.
      Isto e apenas um pequeno documentario para Aurelio Martins.

      • img
        MAKITA Responder

        Não metem Higino Carneiro neste rolo porque Higino não precisa dessas migalhas.Certamente vc não sabe e nem tem noção de que é um homem como Higino Carneiro.Um dia vcs saberão toda verdade.

    • img
      MAKITA Responder

      Caro compatriota Gigolo ele paga para as pessoas escreverem estes comentários ,penssando que impressiona as pessoal . só esta impressionando pessoas que ele paga : FOBADOS, VENDE PATRIA IGNORANTES QUE COM 500.000.00 DOBRAS MAIS OU MENOS VENDEM A SUA CONSCIÊNCIA.O NOSSO POVO ESTA DOENTE

    • img
      delete Responder

      inveja pura , luta para chegar lá , aurelio martins vai ser presidente de stp e…

      • img
        costa Responder

        Realidade pura, Aurelio Martins n é a pessoa k povo de STP quer.Ele ainda precisa de ter mas conhecimento das coisas.

  13. img
    Miss Jane Responder

    Sun Aurelio Matchim ná potafá, povo motchi sá cú sun, dia 17 de julho vota Aurelio Martins.

  14. img
    madalena Responder

    Certeza, que vai ser diferente. Pauta a sua postura por inovação, nada do passado.
    MDP,estava a liderar as sondagens.

  15. img
    Felicio Gomes Responder

    Aurélio Martins demonstra em seu depoimento e na sua conduta política como um homem capaz de pelo-menos, tentar e concretizar se for deixado trabalhar contribuir para o desenvolvimento social e econômico do nosso país vamos colocar Aurélio como presidente do nosso pais S.T.P.

    • img
      Virtual Responder

      Qual conduta política é essa que vens pra aqui fazer referência? Uma duas palavras já figuram como conduta? É com cada uma…

      • img
        delete Responder

        tanto sabes que nem apareces porquê? porque ficas para tras como as etiquetas das roupas …. cresce e aparece …

  16. img
    António Veiga Costa Responder

    Palavras são palavras, nada mais que palavras.
    Eh, sua assessoria de imprensa brasileira sabe escrever bonito. E os “gatos pingados” votantes achando que é ele quem fala bonito. rs, rs, rs,

  17. img
    VOZ DA VERDADE Responder

    O Camarada Aurélio Martins esta mais que preparado, para representar o STP, homem inteligente, honesto, humilde, batalhador este sim é o nosso Presidente. Força Aurélio Martins o seu Povo esta contigo. a oposição que espere a próxima oportunidade. UM TEMPO NOVO PARA TODOS EM STP

  18. img
    chana Responder

    Muito cuidado , e preciso ter consciencia sa para reflecao certa,o amanha pertence a todos nos ,Faca a escolha certa e consciente.

  19. img
    Nando Vaz (Roça Agostinho Neto) Responder

    Força camarada.Força, o Glorioso,os Santolas e os Africanos merecem!..

  20. img
    UPRA/Salopessa Responder

    Que pena amigo (A)!A sua interpretação de Gibela é pra se notar que estas com muuuuita raiva de A.M. porque n tem nada disso,nada mesmo.Atenção GIBELA é uma palavra de origem Kimbundo uma língua nacional de Angola e tem o seu significado.Não é nada disso que estas aí a insinuar.Pelo que sei Igino Carneiro nao fala esta língua porque a àrea de onde é originário fala-se Ngoia um outro dialeto.
    Tenta de forma inteligente se é que és ou podes ser fazer comentarios justos e claro inteligentes porque com estes ficarás tu mesmo baralhado.Não decidí ainda pra quem vai o meu voto mas pouco a pouco este jovem A.Martins vai me convencendo não por aquilo que se diz mas por aquilo tenho visto fazer em prol do nosso maravilhoso STP.

  21. img
    Responder

    só da para rir.

  22. img
    delete Responder

    es altruísta carismático , fazes pequeno para tornar os pequenos grandes , es muito humilde vais conseguir ser um bom presidente meu teu e de todos os sãotomenses , é um das profecia que si ira cumprir, como disse o martin luther kig disse eu tenho um sonho , sonho que já levanto outros lider carismatico e chego a hora de ti levantar aurelio martins , deus é por ti meu caro …seras eleito presidente nessas eleições em stp força camarada …

  23. img
    Jõao Paulo Responder

    Meu caro(a) A, vamos deixar de fala atoa, não é pork estamos na democraçia e na campnha k podes vir cá falar atoa, pork tu podes ser proçessada por crime de defamação e calunia… sabes né? Podemos rastear o teu comentario e chegar até vc,,, pra tu esclarecer… Bandos de olhos cheios e preguiçosos, não fasem nada de bom apenas limitam- sea criticar…. Aurelio Martins segue em frente, será presidente de S.T.P

  24. img
    Loysik Schnneyder Responder

    Animo fé, força e coragem que no final tudo vai dar certo, ”UM TEMPO NOVO PARA TODOS” com Aurelio Martins….

  25. img
    Matias Responder

    Veja só se todos os santolas em Angola, tivessem criado empresa em SÃO Tomé. Seria emprego para deitar fora.
    O crescimento economico , se consegue, criando riquezas.
    Muita gente sabe o quão bom é o CAmarada Aurelio Martins. Ele tem boa vontade, ele abriu o jogo secreto dentro do MLSTP, onde as ajudas ficavam com as elites do partido. Hoje a ajuda chega as bases do partido, do mais antigo aos velhinhos. Apenas um exemplo foi o cabaz de natal que chegou a todos aqui em Lobata.

  26. img
    Clinton Responder

    Em são tomé temos um vicio antigo, todos aqueles que tentam dar um pulo na vida. Deve-se rotular de algo, no minimo chama-se de feiticeiro.
    Antes era que o fulano tinha Gugo.
    Gugo era a ignorância.
    Trabalha, Inove, seja empreendedor!!!

  27. img
    Safú de gravana Responder

    Eu adorava aquele tempo!
    Fome!
    Açucar e pão uma lastima. Só prar dirigentes do Comité Central.

  28. img
    gabi Responder

    o fradique de Menezes tbm começou assim como o senhor Aurélio Martins, a ajudar o povo, conversar com o povo pra saber o que povo precissa, inaugurar isso inaugurar aquilo , mas quando ficou presidente o que fez pra o país? Nada. só fez o paìs ir mas pra traz, todo bem caro, os pobres ai a sofrerem bastante, o salário público não ajuda em nada, é uma tristeza. o cabo verde que era mais pobre que S.tomé, agora esta mais desenvolvido.
    não é atou a, que ele começou a campanha
    antes dos outros candidatos,…
    povo abri olhoo…. o pais esta mal porque viva Aurélio… viva Aurélio…canvii

Deixe um comentario

*