Pinto da Costa lidera a Primeira Sondagem de pré-campanha

Estudo de opinião realizado nos 6 distritos de São Tomé, coloca Pinto da Costa afrente das intenções de voto com mais de 30%. Eleitores maiores de 40 anos, são os que mais apostam em Pinto da Costa.

O mesmo estudo realizado pelo Jornalista Felisberto Branco, no último fim de semana, diz que Maria das Neves está na segunda posição com mais de 18% das intenções de voto. O estudo revela ainda que as mulheres constituiem a principal tendência de voto em Maria das Neves. Aurélio Martins com 17% da intenção de voto, fica na terceira posição no primeiro estudo de sentido de voto para as eleições presidenciais de 17 de julho próximo. Dado importante no estudo que mostra a tendência de voto é o facto do candidato do partido no poder, a ADI, ficar na quarta posição nas intenções de voto com cerca de 16% das intenções. A sondagem foi feita mediante entrevista directa a um universo de 200 eleitores escolhidos aleatóriamente.

Em função dos dados apurados, pode-se concluir que se as eleições fossem neste fim-de-semana, haveria uma segunda volta entre Pinto da Costa e Maria das Neves. O número de indecisos ou os que preferiram não responder ao inquérito é bastante elevado, na ordem de 34%.

Por razões logísticas os eleitores da Região do Príncipe e da Diáspora não foram incluídos na sondagem.

Para ter acesso a todos os dados da Sondagem CLIQUE : Cópia de Primeira-Sondagem-pré-eleitoral

  1. img
    Gigolo Responder

    K tristeza.
    O k é k o Pinto da Costa vai trazer de Bom para STP? De certeza k ele não esta preparado para ser presidente num sistema Democratico. Ele hade confundir democracia k foi mal implantada por ele com o seu tempo de Ditador.

    • img
      Politicos sem Moral Responder

      Pinto vai perder as eleições, podem acreditar no que estou a adizer…

      • img
        Fernanda Alegre Responder

        «politicos sem Moral»

        Será mesmo?

      • img
        publow devis Responder

        sera vamos acreditar em um menteroso como vc uk k fizest d util na vida; viva o pinto

    • img
      Pateta Responder

      Maria das Neves será a grande vencedora das eleições. Pelo que tenho falado com as pessoas fez me tirar essa conclusão…

    • img
      Michelangelo Responder

      Caro Gigolo, Podes me responder algumas questões ?

      1.Podes me dizer o que trouxe o Fradique de Menezes de bom ao longo desses 10 anos ?
      2. O que de bom nós santomenses registamos ao longo desses 20 anos? Que tipo de políticos nós conhecemos e formamos ao longo desses anos ?
      3.Verdadeiro ou falso (Justifica): Os políticos que governaram o país após a queda do regime único ( os últimos 20 anos ) são os mais ricos do pais actualmente .
      4.Na época do partido único aquele técnico ou dirigente que delapidava o bem publico era prontamente punido. Nos últimos tempos só assistimos a escândalos financeiros, envolvendo os nossos políticos (ex:GGA, STP-TRADING, DOCA de PESCA, dentre outros…)
      5. Como um ser racional e sociável homem pode evoluir e adaptar-se ao seu meio social ?
      6. A democracia é um modelo de organização social muito lindo, no qual cada individuo pertencente a sociedade é chamado a exprimir-se para que essa organização democrática seja o reflexo das suas vontades. A democracia provem da manifestação e da vontade popular. Ora será que nós santomenses estamos a fazer o bom usos da liberdade e do poder que a democracia nos concede ? (Pista : o caso de STP-Trading além de representar um enorme escândalo financeiro, também pode ser visto como um problema de saúde pública, os santomenses não saíram a rua não reclamaram os direitos de protecção e de justiça da parte do estado mesmo sendo totalmente lesados nessa situação).
      Eu acredito que as pessoas mudam, tenho quase a certeza que tu há 15 anos atrás não tinhas o mesmo raciocínio que hoje tens.
      A muitos políticos que governaram STP e que ainda governam foram os fundadores do regime único ( ex: Miguel Trovoada, Fradique de Menezes ).

      Agurado resposta.

      • img
        Suásuá Pires Responder

        Olá meu caro Michelangelo para reforçar ainda mais essa questão aque deicho uma pergunta ao senohor “Gigolo”; Quem é o Miguel Trovoada ? Com serteza é aquele que sempre lutou contra regime em que ele mesmo fazia parte e como não conseguiu inrequecer rapidamente utilisou a questão do senço para maltratar o povo culpando o pinto quando o mesmo estava ausente do pais,tanto é que miguel foi preso devido as atrocidade cometidas.
        Vejam só como aquele bandido enganou povo no sentido de eriquecer disse ao povo que se for o presidente o arroz iria baixar de preço ? por acoso baixou ! Veja agora a nossa cidade, A onde foram os belos jardins que coloriam a nossa cidade e não só! O povo ficou entregue a sua sorte, hospitais roças e pra terminar gostaria de dizer que tenho acompanhado aguns julgamento proferido pelo Tribunal de Contas na responsabilização financeira de tantos valores de povo desaparecido que não se sabe como, mas na verdade vê os ditos senhores com mais de 10 vivenda carros de luxos e muito mais,a onde vamos parar com isto ? o mais engrasados é que em primeira república o Pinto da Costa apresentava conta do estado ao povo que não é o mesmo que acontece na segunda república o estado nunca apresentou conta ao povo. Para boa estabilidade da governação votem no Pinto.

        • img
          Fla Dialeto Responder

          Isso que eu vejo cá, mostra que há ainda em STP pessoas com cabeça colocado no pescoço ainda. PK o q eu vejo cá são pessoas q nunca procuraram saber o que Senhor Manue Pinto Da Costa dez ou deixou de fazer mias sim pelo facto de ouvir pessoas a dizerem.

        • img
          Aly Responder

          Não quero fazer referência ao passado do Pinto da Costa nem dos outros (nomeadamente Miguel Trovoada e Fradique de Menezes) porque opiniões são várias e cada um acredita no que quiser.
          No entanto, nós reclamamos tanto da falta de progresso e no facto de o País ainda estar no marasmo económico, continuar com uma mentalidade atrasada e afundado numa crise social crônica…não acham que votar no Pinto da costa seria dar mais passos pra trás!? O que STP precisa é exactamente de se ver livre das individualidades ligadas ao antido regime. A geração de 70/80 deviam assumir o País com mais responsabilidade. Já devíamos ter aprendido com os erros do passado e avançar…
          Não tenho opinião a respeito dos outros candidatos, mas pra mim, colocar o Pinto da Costa de novo no poder é passar a mensagem clara de que nós (geração de 70/80) não somos capaz de gerir esse País…Esse País nunca terá futuro se continuarmos preso ao passado!

    • img
      Espectador atento Responder

      Meu caro Abel Veiga, Começaste bem o teu artigo: “Estudo de opinião”. É disso que se trata. Como podes depois chamar “sondagem” a um estudo de opinião feito sem o respeito pelos principios basicos da estatistica? Ainda mais negligenciando o Principe e a diaspora? Quais foram os criterios de escolha dos entrevistados? Qual a margem de erro? Qual foi a pergunta feita aos entrevistados? Não brinquemos com coisas sérias. Onde já se viu, um jornalista sair a rua a fazer perguntas a umas quantas pessoas e depois chamar a isso sondagem? Como se a sondagem funcionasse em STP, onde as pessoas mentem sempre na hora da resposta, com medo de represalias…
      Já agora, sugiro que o tela nom crie uma coluna de ESTUDO DE OPINIÃO para as pessoas votarem on line nos candidatos, só para vermos os resultados.

      • img
        Monte Cara Responder

        Concordo com o espectador atento. É verdade que faz falta ao país instituições de sondagens que nos possam brindar com estimativas sobre as hipoteses de um ou de outro candidato. Por isso, ao mesmo tempo que se encoraja aquele que teve esta iniciativa devemos no entanto chamar a atenção para o facto de que sondagens se fazem sob escrupulosos critérios. Não basta a vontade de suprir a lacuna.

    • img
      Suásuá Pires Responder

      Não confunda Democracia e libertinagem que os ditos dirigentes da mudança implantaram, se ele é ditador do que dizer os que os nacionais fizeram com os teus antipassados ? se não não conheces a História va escola estudar um pouco mais seu burrrrrrrrru !

      • img
        Ivanilda Responder

        Jesusss….credoooo…isso está se tornadno um campo de batalha???

    • img
      moço lazon Responder

      meu car tens que te informar antes de cá vir falar besteiras, vê-se logo que és daqueles que gostam de anarquia!! Ó meu senhor a Democrácia foi implantada e muito mal implantada pelo Sr.Miguel Trovoada!Digo mal implantada porque não se pode dar a uma crinaça ignorante um brinquedo na qual ela não sabe o que é e como usa-lo, ou seja um ignorante não pode usufruir da demográcia sem saber a difinição da mesma e como é implementada, devia era ter dado formação a população e depois sim implantar a Democracia.Como isso não foi feito o povo como você pensa que a Democrácia quer dizer podemos fazer o que quisermos e quando quisermos e é por isso que esse país está coomo está.E só pessoas insensatas, prigosas e desordeiras é que não gostam de Pinto da Costa porque na altura o país não tinha a disorde que tem agora. Um bem haja!!
      Viva Pinto da Costa

      • img
        Fijalatao Responder

        Meu Caro amigo
        Talvez o meu amigo não conhece a história do seu país e está um tanto equivocado quando diz que o senhor Migel Trovoada foi protagonista nº 1 da nossa democracia!Para sua informação, a nossa jovem democracia para ser o que é hoje, deve-se a esta frente “Frente democrática cristâ” que tanta pressão quer no exterior, quer no interior fez ao então presidente da república o sr. Manuel Pinto da Costa e este dentro da sua consciência e flexibilização pessoal resolveu decretar o hoje regime pluripartidarismo em S.Tomé e Príncipe nos anos de 1990! Enquanto a Frente lutava para nós alcançarmos o regime que temos hoje, o sr Miguel Trovoada andava a sombra da bananeira no exílio em França e o PCD fazia luta clandestina dentro do MLSTP contra Pinto e comiam, bebiam, roubavam e matavam caluniando sempre o Pinto da Costa! E na hora da verdade estes Judas apareceram com bandeira da salvação da pátria intitulando-se de fundadores da democracia em S.Tomé. Anossa democracia deve-se a FDC e o Sr. Manuel Pinto da Costa! Para sua informação e muitos ingratos santomenses, põem mão na consciência e deixem de ser subserviente de pessoas e joguem com dignidade…

      • img
        zé cangolo Responder

        Pinto sabia o que é indepencia, total e completa? FUI

    • img
      sao-tomense Responder

      que sondagem é esta em que dos candidatos do MLSTP, 3 estão a frente e no total somam 75,2% de intenções de voto, só numa sondagem medíocre, como esta do Felisberto Branco que se revela um camarada cego.

    • img
      Aloise Costa Responder

      desculpa, Gigolo, mas não vou poder concordar contigo… nessa altura do campeonato em que o país anda da maneira que anda, penso eu que não há pessoa melhor para tentar melhorar STP. Claro que no início da democracia no país as coisas não tenham corrido muito bem, afinal foi a primeira fase da implantação da democracia no país que nunca antes tinha tido esse sistema político… e se realmente foi um tempo de ditadura como assim dizem acho que é a solução para o país ele ser o prisidente sim… porque o país está num estado lamentável… desculpa lá…

      • img
        Misterio Responder

        Concordo plenamente contigo minha cara Aloise Costa, não podemos deixar que o nosso complexo inferior repleto de ignorancia tome conta da gente nesse momento que S.tomé e Principe precisa dos nós povos de S.tomé.
        Se o nosso Pais está como está, a culpa não é apenas dos dirigentes que la estão nem que la estiveram, a culpa tambem é nossa. Uma pessoa sozinha não consegue de forma alguma levar um pais a Banca rota, a miseria ou mesmo num estado lastimavel que se encontra S.T.P, é necessario que haja no meio disso um conjunto de pessoas, o que leva assim a dizer que somos nós tambem povos de S.T.P..
        parem de ser uma cambada de ignorantes que so servem para criticar e assumam a responsabiliade, o direito como filhos da terra em Pinto da Costa que sempre foi um Homem de força, idealismo, vontade, coragem ao inves de estar falando do seu passado ou mesmo do passado que nem sabem se na realidade aconteceu de forma a sujar o bom nome da pessoa que irá nos ajudar a tirar S.T.P da pobresa.
        Basta da corrupção que esta tendo em S.T.P e votem na solução que é Pinto da Costa….

    • img
      augusto ferreira Responder

      Sondagem FALSA

      • img
        sonia Responder

        oh augusto entao faça a tua sondagem se és perito na materia. as eleiçoes sao mesmo assim em qql pais do mundo. só q nemhum adiversario quer perder a carroagem, mas, nesta carroagem alguém vai ter q ficar seja quem for

    • img
      jaka doxi Responder

      Meu caro Felisberto.
      Aconselho-o a não meter nesta pouca vergonha.
      Está sondagem é fantoche e não corresponde a verdade.
      Fui

    • img
      sonia Responder

      ola giglo quiseram democracia ele foi obrigado a implementar a força pk este povo é um povo com pertubações n sabem o q querem se ele n fez bem e os outrs fizeram melhor? trabalhemos para mudar a vergonha d stp

  2. img
    eduardo Santos Responder

    200 iqueridos nao sao representativos, o ideal sao 1000…

    • img
      futuro Responder

      meu amigo,a coisa é inquirido,esta bem!

      • img
        eduardo Santos Responder

        meu inimigo, o coisa nao é a caisa mas sim a palavra…hehehe tens humor

  3. img
    António Santos Responder

    Não acredito que o nosso povo tenha tão ma memória, Pinto Da Costa? Maria Das Neves?

  4. img
    alunos em portugal Responder

    Um homem que depois de ser presidente, nao fez mais nada em beneficio do seu povo, pelo menos dar aulas nada nada , andou em casa todo esse tempo e aparece agora como candidato as presidencias, SÓ poderia ser mesmo em sao tome e principe e mais nenhum pais do mundo.
    O que queremos é uma pessoa que ja contribuiu para este pais dando emprego para muitos, ajudando as pessoas mais velha, como um pouco que tem demostrou a nacao santomense que pode muito bem ser o presidente, esto a falar de um candidato jovem o AURELIO MARTINS, este sim pode contar com todo o nosso apoio.
    força AURELIO MARTINS segue em frente .

    • img
      Pumbu fresquinho Responder

      Carissimos “alunos em portugal”, desculpa-me, mas do meu ponto de vista, ser aluno em portugal ainda nao significa nada. Em portugal tal como em stp tambem ha alunos mediocres! Ser empresario eh uma coisa e ser presidente de uma nacao e uma ocupacao diferente. Acho que se Pinto da Costa for eleito PR, nas conjunturas actuais, STP so ficara a ganhar!

      • img
        António Veiga Costa Responder

        Concordo plenamente, até mesmo porque esses alunos saíram para Portugal sem ter aprendido a correta escrita do português. Que bons profissionais poderão dar?
        Vejo aqui muitas sugestões de que Pinto da Costa deveria ter dado seu contributo dando aulas. Sim, teria contribuído muito se a matéria fosse o português.

    • img
      Fla Dialeto Responder

      Caros “alunos em portugal” tlvez pk a bolsa que vós deram para Portugal, e os estudo q vocês estão a fzer fizeram dos melhores que o Senhor Manuel Pinto da Costa. Posso garantir em 100% dos estudantes STP que estão na diaspa a estudarem e principalmente em portugal só 10% pensam em voltar, talvez 1% voltará. qual é a margem que vocês tem em falar do Senhor Manuel Pinto da Costa. As bolsas q são distribuida por cunhas, e aonde andam os melhores estudantes de São Tomé? Muitos q eram bons alunos e nunca tiverem uma reprovação vieram a portugal ou outro país fazer curso médio. q disperdicio de vida. Se ñ tiver cunha difilmente encontra a bolsa. E mts ñ qrem fcar na terra natal.Pensam

    • img
      voz dos ceita Responder

      se analizamos bem desde de 1975 ate data prsente,,,,, dirigentes santomense sejam os que passaram do cargo de presidentes da republica ou mesmo do 1.º ministros nenhum fez.se algo de bom para Santomense

      Acredito entre eles Pinto da Costa leva vantagem —- na era do Pinto da Costa houve mais organização no sector social …mas respeito entre proximo e havia mas amor viver em S.tome e Principe

      Entao EU como santomense VOTO no PINTO DA COSTA ….. PINTO SIM …. CHEGOU A HORA DO PINTO VOLTA PARA CASA

    • img
      stptrading Responder

      Para aluno em Portugal.
      Tu podes ser tudo menos aluno em Portugal porque se assim fosse certamente saberias das dificuldades do seu colega e da fome que estão a passar graças a atitudes propagandistas e demagogas da parte do sr Aurelio Martins um dos maiores flop das nossa praça. Aconselho-te a respeitar acima de tudo a dor dos teus colegas ou então ir dar uma volta no famoso barco que o seu candidato prometeu para unir as duas ilhas,porque ate a data nem canoa vimos.
      Quanto a essa sondagem e uma mera brincadeira de mau gosto porque não respeita os princípios básicos para um estudo de opinião.

    • img
      stptrading2 Responder

      Para aluno em Portugal.
      Tu podes ser tudo menos aluno em Portugal porque se assim fosse certamente saberias das dificuldades dos seus colega e da fome que estão a passar graças a atitudes propagandistas e demagogas da parte do sr Aurelio Martins um dos maiores flop das nossa praça. Aconselho-te a respeitar acima de tudo a dor dos teus colegas ou então ir dar uma volta no famoso barco que o teu candidato prometeu para unir as duas ilhas,porque ate a data nem canoa vimos.
      Quanto a essa sondagem e uma mera brincadeira de mau gosto porque não respeita os princípios básicos para um estudo de opinião.

  5. img
    S.T.P no coração Responder

    Esta estatistica esta a mim pareçer uma propaganda politica a favor do Pinto da Costa.

    • img
      alunos em portugal Responder

      É mesmo propaganda a favor do pinto da costa, mas ele nao vai passar todos sabem disso.
      Hoje em dia todos antigos presidente que estao a candidata estao a perder , e o pinto da costa nao foge a regra.

      • img
        António Veiga Costa Responder

        Alunos em portugal, você é quem está fazendo propaganda politica em favor de seu candidato.

        E essa sua “afirmação” no último parágrafo não tem fundamento nenhum – é furada.

    • img
      Fradique da Costa Pinto Evaristo Martins Trovoada Responder

      Aleatoriamente? Quem sao essas pessoas inquiridas(nivel das pessoas, localidades, etc…)?Quantas pessoas form intrevistadas por distrito? Se por acaso maioria forem dos distritos pro-MLSTP(Lemba, Caue, incluindo alguns de Agua Grande MLSTPista), eh claro que o resultado favorece Pinto.

      Mas se os numeros dos intrevistados forem iguais em todos os distritos, nao acredito que os eleitores maiores de 40 anos dos distritos de Me-zoChi e Cantagalo que sao tradicionalmente anti-Pinto como diz a historia eleitoral de STP apostarem no Pinto da Costa. Se dissesse os eleitores menores de 30 ou 20 anos, a sondagem podia ate ter algum suporte credivel por se tratar de eleitores que nao tenham seguido de perto a realidade dos pais nos tempos de Pinto da Costa, assim sem se ter qualquer rancor ao Candidado ao contrario de aqueles maiores de 40 anos.

      Nao tendo siguido esses criterios, logo esta sondagem carece de credibilidade. Por sua vez nao possui qualquer argumento que justifique a sua independia nos resultados. Pois,carrega com ela o peso de propaganda. Se isto constituir a verdade, penso que o nosso credivel jornal online telanon esta a pecar. Telanon nao devia publicar isso no vosso site sem que o autor tivesse de facto mostrado a independencia na sondagem.

      Assim sendo, rogo a Telanon que nao aceite mais publicar qualquer sondagem que careca de imparcialidade, de independencia, e tb de credibilidade.

      Um bem haja!

      • img
        truquim deçu Responder

        Há que pena eu sei que Pinto é pessoa idia para presidir o nosso país, durante 20 anos o país estão a se fundar, Eu aida lembro-me quando o Miguel trouvada vei com o seu vento dizendo que esta a mudar a vida do povo por caso a vida esta mudada sim de mal a pior portanto meus senhores a culpa antiga foi de analfabetismo ignoravam até o processo de senço enfim os mais velhos tambem sabem reflitir e agora ja sabem dizer melhor pinto da costa como alguns ainda dizem milhó tempú blanco , durante 15 anos o pinto só fez mal não fez nada de bom? ingratos se cristo prdou a mulher aldutera vcs n querem perduar o pinto porquê que vcs n mandam enfolca-los aida n aperceberam que estamos livre mesmo tempo preso o que fizeram então, nos diceram podem andarem com o vosso manchim avontade na praça espressar palavras feis avontade isso sera a vossa liberdade e nós vamos robando tudo o que é do povo e para vos destrair permitiremos a entrada de mas bebida país e vcs vão gritando viva a democracia e nós vamos a frente até quando vamos parar com esta brincadeira o país precisa de alguem que manda
        será o pinto da costa

        • img
          Tácu Vílu Responder

          Truquin dêçu, o senhor pensa que está convencendo as pessoas com esse seu blá blá blá, eu gostaria de lhe dizer o seguinte: quando o senhor pede perdão ao Pinto muito bem, concordo porque o povo já lhe perduou muito até se notaste nunca o povo lhe ofendeu nem lhe crucificou, so que para idade que o Pinto tem e se ele é alguém com largos conhecimento e capacidades para mudar o país,porquê que ele nunca pensou e não pensa em passar para recta guarda e transmitir esses conhecimentos para alguém mais nova? porquê que ele so pensa nele como o lider e não pode ser substituido? Porquê que sempre que ele perdeu as eleições ele quese que abandona o país, investindo no outro País, porquê que ele como o pai que quer salvar o país nunca acolheu santomenses, pondo – lhes a trabalhar nas suas empresas em Angola? Será que tem que ser ele? não será que ele como conselheiro é um excelente homem, do que candidato?

      • img
        Felisberto Branco Responder

        Caro cidadão. Desde 1991 que tenho acompanhado toas as eleições em STP, como jornalista. Faço as sondagens por minha iniciativa sem apoio de ninguem. E, não recordo ter falhado em nenhuma das previsões. Vamos esperar pra ver os resultados eleitorais.

        • img
          renaut 19 Responder

          meia duzia de gatos pingados na tuga a rezar pra deus para que o pinto não ganhe, vcs falem o que quizerem! ele vai ganhar msm,doa a quem doer.a realidade do país agora é outra

          • img
            Flico

            Eu não estou “Na Tuga”e, como tal posso dizer : Que pena esta forma de pensar? De facto só mesmo em S. tomé…Até quando meu povo!..Não existirá gente séria “Nesse” país? Bili uê ôh….

        • img
          Suásuá Pires Responder

          Meu carro FELISBERTO não te preocupes com os dizeres de cada um faça o seu serviço com conciecia limpa e alma pura… Leguíné flâ bô só na ca potafá… POVO é de PINTO, PINTO É DO POVO

        • img
          Marta Responder

          Caro Jornalista Felisberto Branco, espero que desta vez te enganes, para o teu bem e para o bem de todos os Santomenses.

          A eleição de Pinto da Costa seria uma indicação de que S.Tomé e Principe está realmente e retroceder. O insucesso de hoje começou com as más políticas dos primeiros 15 anos de independência.

          Não há memória na história mundial de um presidente que tenha feito políticas fenomenais depois de ter tido a sua oportunidade ter sido desastroso e aos 75 anos ter voltado super-homem.

          Já vi as melhores sondagens a serem contrariadas em muitas eleições, espero desta vez também as tuas, para o bem de S.Tomé e Príncipe.

          Para frente é que é o caminho, nunca para trás!

          Felicito-te pelo teu trabalho, bem haja.

          • img
            Fla Dialeto

            Esperemos pra ver o melhor seria a vitória do Senhor Manuel Pinto da Costa só ele pra fzer desse pequeno muquifo um país como deve ser. Onde já se viu um país que quando vai receber alguma visitar importante é que estão a pintar cidade pk a cidade esta na desordem onde ninguém cumpre e fica essa marginal uma porcaria.Temos uma marginal muita linda onde deviamso aproveitar para turismo e seria uns tantos que entrava para conta de estado eu disse conta de estado e não contas pessoais.

        • img
          Tácu Vílu Responder

          Filisberto,se tens memoria, deves recordar que as sondagens sempre falharam em S.Tomé não me lembro quem havia feito. Quando carlos Tiny candidatou as sondagens falharam,na altura de carlos Graça, todas as legislativas as sondagens falharam, seria bom que tu analisasse bem os arquivos.

          • img
            António Veiga Costa

            Tácu Vílu,
            tam alguma coisa que não bate bem em sua afirmação. Nas eleições legislativas últimas as sondagens do “O Parvo” deram vitória ao ADI. O que me diz disso?
            Para desmentir abertamente ao jornalista v.sa. deverá estar bem embasado.

    • img
      Ivanilda Responder

      pode ser, pode não ser

  6. img
    Teatro Nacional Responder

    Isso até pareçe brincadeira, se I.N.E, não sabe numero de popupalção existente no país, a mais de 5 anos k disem k Santomé tem 160 mil habitantes,agora vempareér isso brincadeira né. Goxtaria saber qualo métudo utilizado para o mesmo. No 17 de Julho vamos ter confirmação nas urnas.

  7. img
    Homem de STP Responder

    Já tivemos 3 homens na Presidência STP, agora “Chegou a Hora” de dar oportunidade a uma senhora..
    Ciente da sabedoria do povo de STP, julgo que no dia 17 Julho a Drº Maria das Neves será a nossa Presidente da Republica.

    Viva mulheres de STP

    Viva Democracia

    • img
      Suásuá Pires Responder

      A senhora do caso G.G.A, isso é que faltava com marido que levou o dinheiro do Banco central. Nancê quecê de Carlos Quresmo Ô ?

    • img
      Realista Responder

      É um pedido ou uma exigência…..

  8. img
    Abel Martins Responder

    Nao te fica bem quando toma parte do jogo em ver de desenpenhar o papel do jornalismo independente. Vai escrever o que estou a lhe dizer agora se Pinto ganhar esta eleicao so sera fraude eleitoral, mesmo na primeira volta ele nao passa,embora que ele e’ mais velho mas o tempo de hoje ja nao e’ o tempo de ontem ok.

    • img
      Suásuá Pires Responder

      pois falaste bem Abel por esta razão quando ele foi ao com o Miguel trovoada até agora há duvida se o Miguel ganhou mesmo.vcs gostam mesmo de fraude para vingar do pinto mais DEus é poderoso

    • img
      Ivanilda Responder

      Meu caro, aí vai depender da mentalidade das pessoas, e o tipo de campanha que ele fizer..isso se aplica a todos os candidatos, é claro..

  9. img
    Bom leitor Responder

    Pinto da Costa vai trazer o que nesse momento não existe em STP. Respeito, honestidade, humildade, trabalho, união, solidariedade e a educação, que são os factores essencial para estabilidade e desenvolvimento de um País sério. viva Dtr. PC.

    • img
      alunos em portugal Responder

      Voce é mesmo um coitado,
      voce nao sabe que hoje em dia todos os antigos presidentes que estao a concerrer nas eleçoes esta a perder, ou nao sabe disso,

      • img
        António Veiga Costa Responder

        Alunos em portugal, vá fazer seu “dever de casa” e deixe de falar besteira.

      • img
        Suásuá Pires Responder

        Ò aluno de Portugal vem pra S.tomé ver as realidades deixa daquilo que teus avós te diceram a coisa n esta nada bem eu não gostava de pinto e olha que ja tenho mais que 50 anos mas para te dizer antes milhor tempo de pinto do que agora

      • img
        Ivanilda Responder

        cuidado..que as coisas não são tão bem assim

    • img
      Tiago Pinto Responder

      O senhor Bom Leitor não deve ser santomense. Se é ou não, não deve conhecer minimamente a história política do país. Não se deve perspectivar o futuro, descurando o presente e o passado. Informe-se bem do que passou na história política de S. Tomé e Príncipe, desde a fase da constituição do CLSTP-Comité de Libertação de STP, passando pela forma como os políticos desse comité formaram o MLSTP, passando ainda pela forma como eles entraram no país depois do 25 de Abril, passando ainda pelo que se passoui na fase do Governo de Transição, passando ainda pelos 15 anos de partido único liderado por Manuel Pinto da Costa e terminando naquilo que este político tem feito até agora, momento em que quer voltar a ser Presidente da República. Para ter uma simples ideia, Pinto da Costa foi durante 15 anos, numa regime de partido único (MLSTP), num regime de repressão, perseguição política, violência nas cadeias, nepotismo, abuso de poder, Pinto da Costa foi durante 15 anos, Presidente do MLSTP, Presidente da República, Comandante em Chefe das Forças Armadas e chefe de Governo. Ele mandava em tudo, ele mandava em todos e com repressão. Tinhamos medo, não podiamos conversar à vontade. O sr. Bom Leitor, se o conhecesse pessoalmente contaria-lhe uma série de acções que Pinto da Costa executou e mandou executar. É preciso não ter memória curta. Não podemos apagar com uma borracha tudo aquilo que Pinto da Costa fez em 15 anos. Acabei de ouvir a entrevista de Pinto da Costa na RDP/África. Nada de novo. O estilo, a voz, as pausas, a ideias baralhadas e sem nexo, sempre as mesmas coisas do passado. Se fosse buscar uma qualquer entrevista ou discurso de Pinto da Costa quando ele foi ditador durante 15 anos e comparasse com a entrevista que hoje ouvi dele na RDP/África, não há diferença nenhuma. É o mais do mesmo. Nada de novo. Nenhuma surpresa. Nenhuma ideia nova. Nenhum pensamento objectivo. O ADN e a génese de Pinto da Costa não se enquadram num regime multipartidário que vivemos hoje no país. Ele é ditador. Ele está velho, está gordo, está a coxear, tem 74 anos, não tem ideias, as que tem não fazem sentido, enfim…Pinto quer apenas amealhar mais dinheiro para a sua reforma dourada, aliás pela sua idade já é um reformado. Dizer como o senhor Bom leitor diz que Pinto da Costa vem trazer-nos respeito, honestidade, humildade, trabalho, união, solidariedade e educação, dizer isto é não saber o mínimo do que foi Pinto da Costa durante 15 anos. Num regime repressivo liderado por ele durante 15 anos, não conseguiu nada disto, vai ser agora? E o que ele conseguiu foi graças a repressão, perseguição, maus tratos, prisões arbitrárias, divisão familiar, enfim… Manuel Pinto da Costa merece respeito de quem? Daquilo que fez durante 15 anos? Pinto da Costa é honesto? Ele que explique como se consegue viver durante mais de 20 anos sem nunca trabalhar? De onde vem esse dinheiro todo para viagens, hoteis, almoços e jantares no estrangeiro, garotas, cartozinhas? Porquê que ele só aparece quando há eleições? Pinto da Costa traz-nos humildade? É o que ele também menos. Traz-nos trabalho? quando ele próprio nunca deu mostras de ser um trabalhor, um profissional em nada? Traz-nos união? O que ele mais fez durante 15 anos foi desunir a família santomense. Centenas de santomeneses abandonaram o país por causa da repressão e perseguição política de Pinto da Costa. Traz solidariedade? Ele nunca foi solidário nem para com a sua falecida esposa e nem para com o irmão Tomé Costa. Enfim, eu não acredito que Pinto da Costa tenha mudado. Ele continua a ser Pinto, nem sequer foi capaz de se transformar em galo! Pois como já disse o ADN de Pinto é sangue que está intimamente ligado aos ditadores. O tempo de Pinto da Costa já acabou, Chega. Basta. Pinto da Costa, nunca mais. Ele é teimoso. Já perdeu duas eleições presidenciais tendo o apoio do seu MSLTP/PSD. Agora quer voltar sem apoio do MLSTP/PSD. Se com apoio do MLSTP/PSD não ganhou, agora é que vai ganhar sem máquina partidária atrás dele? Ele já está a gastar e vai gastar akinda muito dinheiro e vai perder. Ele voltou de novo. Ele é teimoso, agora vamos dar-lhe mais uma derrota para desaparecer de vez. Agora é a vez da nova geração. Gente nova, com sangue novo, com ideias novas. Os jovens que votam não querem ouvir falar do nome de Pinto da Costa quanto mais em ser ele o Presidente da República. E o mais recente sinal da sua linha ditatorial foi na cerimónia de lançamento do seu livro em Lisboa. Um livro que nada traz de novo. Um livro que foge da realidade, como o diabo foge da cruz. Disseram-me que ninguém entrou na sala onde decorreu a cerimónia sem o Pinto da Costa entrar primeiro. Foi uma coisa que caiu muito mal entre os presentes. Quando ele foi Presidente da República, durante 15 anos, era assim que ele fazia. Ele é omnipotente. Sempre foi e quer voltar a ser todo-poderoso. Não queremos voltar mais para o passado colonial, como não queremos voltar mais para o regime ditatorial de Pinto da Costa. Basta! Chega! Pinto da Costa nunca mais!

      • img
        Moçu Cata Responder

        Bravo! Bravo!

        Este “post” deve ser lido sobretudo pelos jovens e pelos menos jovens que ainda não se conseguiram livrar da propaganda e lavagem cerebral perpetrada pelo MLSTP/PU.

        Tiago Pinto (não será Galo?), é bom saber que ainda há santomenses que não têm memória curta. Infelizmente há muitos com memória curta e… masoquistas.

        Os meus parabéns e toma lá um polegar para cima!

        Pinto? JAMAIS!!

      • img
        António Veiga Costa Responder

        Tiago Pinto, já que sabe tanto da história, da realidade de STP, então faça-nos a narrativa do que foram e têm sido os anos após o Pinto da Costa até aos dias de hoje. O que mudou, como foi “tocada” a democracia, qual a liberdade existente nesses anos pós, o que foi feito para o progresso, para o avanço cultural e monetário do povo, como evoluiram (???) nossos políticos e nosso judiciário, qual a evolução econômica do país, etc, etc, etc,
        Continue, não interrompa sua narrativa histórica, brinde-nos com sua eloquencia escrita.

        • img
          Tiago Pinto Responder

          António Veiga Costa e outros, viver num regime multipartidário em que estamos a caminhar com alguns problemas e apesar das dificuldades que ainda atravessamos, nada tem a ver com um regime de partido único, onde um só homem ou um homem só mandava e desmandava em tudo. Manuel Pinto da Costa foi um todo-poderoso, um ditador, e os seus 15 anos de presidência e governo do nosso país não nos trazem boas recordações, a não ser para aqueles que se aproveitaram do regime. Só o facto de estarmos aqui a dar a nossa opinião de uma forma livre é uma das conquistas da Segunda República, só para citar este caso. E a Segunda República tem-nos trazido coisas boas e outras más, mas o balanço é mais positivo do que negativo como foi no tempo de Pinto da Costa. A Segundo República vai melhorar porque o povo a pouco e pouco está a ganhar consciência e os jovens formados estão a regressar e a liberdade de expressão pública é uma realidade e o nosso Parlamento, salvo alguns casos, é local onde se discute abertamente o país com a vantagem da Rádio Nacional transmitir em directo, isto é vitória da Segunda República, coisa impensava na Primeira República do ditador Pinto da Costa. Na Primeira República, a chamada República do Ditador Pinto, nem sequer podiamos estar reunidos em nossas casas, na rua. Havia sempre um elemento de segurança, um bufo, que tudo escutava para dar a conhecer a Pinto da Costa. É sabido que quando o Pinto não queria prejudicar directamente uma pessoa, por razões estratégicas, ele tudo fazia para que um ou mais elementos familiar dessa pessoa fosse prejudicada. O Pinto é perito em utilizar as pessoas, elevá-las ao top e depois dá-lhes a machadada final. Que o digam os políticos do MLSTP. Ele utilizava as mulheres como perservativos, usava e deitava fora. Veja o que ele fez ao Basílio Diogo. Veja o que ele fez à sua própria mulher casada, D. Amélia Pinto da Costa. Sabe da verdadeira história de uma ferida que apareceu na cara de Pinto? Pergunte ao Magalhães, o segurança dos Presidentes da República. Se eu fosse Magalhães quando me reformasse, escrevia a verdadeira história dos três presidentes com que ele trabalhou: Pinto, Miguel e actualmente com Fradique. Magalhães deve ser um dos santomenses que sabe muito e muito mesmo da nossa história política desde a independência até hoje. Pinto usava e abusava das pessoas e depois deitava para o lixo. Lembra-se do tempo do hastear e descer da bandeira nacional às 07h30 e 17h30? Sabe que muitas pessoas foram presas e maltratadas na cadeia da Segurança do Estado porque por descuido ou por não terem ouvido o toque do hastear e descer da bandeira nacional não pararam e foram presas e mal-tratadas? Lembra-se quando Pinto se deslocava para qualquer lugar todos os carros tinham de parar para ele passar rodeado de forte dispositivo militar e policial, seguranças santomenses e cubanos? Sabe que muitos condutores particulares e taxistas ficaram com carros destruídos e alguns foram presos porque não tiveram tempo de parar a sua viatura? Sabe da história dos barcos que circulavam na nossa costa marítima à noite metendo-nos medo, noites perdidas, porque o regime através da Rádio Nacional emitia comunicados de que estavamos a ser invadidos pelo inimigo imperialista? Tudo isto para que o regime do Pinto mantivesse as tropas cubanas e assessores soviéticos no país. Sabe dos equipamwntos técnicos, radares, que foram montados em Monte Café? Sabe para que serviram estes radares? Sabe porquê que foram presos muitos santomense inocentes ou apenas porque disseram algo contra o regime? Sabe que foram torturadas e morreram pessoas nas cadeias da Segurança do Estado? O pai da nossa compatriota Inocência Mata foi baleado na prisão e morreu. Fale com a Inocência Mata e com outros compatriotas nossos sobre os 15 anos de Pinto da Costa. Fale com Albertino Bragança, Maria do Carmo, e outros santomenses desse tempo. Fale com os funcionários que trabalharam naquela altura na Rádio Nacional e no Jornal Revolução para saber como é que o regime de Pinto utilizava estes meios de comunicação social para mentir, para enganar, para meter medo ao povo. Fale mesmo com os elementos de segurança do Pinto que depois abandonaram o país. Fale com os funcionários que trabalharam no Palácio do Povo e no Morro da Trindade. Fale com antigos funcionários do Ministério dos Negócios Estranegriso. Fale com antigos funcionários das embaixadas em Portugal, Bélgica, Gabão e Angola. Olhe, fale com o actual Presidente Fradique de Menezes que lhe conte o que sabe sobre Pinto da Costa. Há muita gente que se quiser falar agora abertamente sobre Pinto da Costa ele foge do país. Sabe porquê que muitos santomenses começaram a abandonar o país a partir de 1978/80? Fale com os nossos mais ‘velhos’. Ora, perante tudo isto e muitas imensas coisas, como podemos querer o Pinto, de novo, na Presidência da República? Só vota Pinto quem foi beneficiado pelo seu regime e estes têm mais de 50 anos. Felizmente que a grande maioria dos votantes são jovens. É preciso que haja uma campnha de esclarecimento sobre o que foram os 15 anos de Pinto da Costa. Antes de voltar a candidatar-se Pinto da Costa deveria dar uma grande explicação ao povo para dizer o que foram os seus 15 anos. Ele deveria ser julgado. E deveria assim como outros candidatos apresentarem os seus rendimentos financeiros e bens móveis e imóveis. Estou certo que durante a campanha eleitoral vão surgir revelações sobre o que foram os 15 anos de ditadura de Pinto da Costa e sobre a sua personalidade e tudo farei para contribuir para esse fim. Manuel Pinto da Costa nunca, nunca, nunca mais. Basta.

          • img
            Ivanilda

            Desse jeito vais tornar o professor desta turma…ahahhahha

      • img
        sir jane Responder

        tas a flito pois tas a ver que o Pais precisa do pinto e isso ti esta a fazer ser um frustrado agora é a ves do pinto vamos todos votar nele.

        • img
          Flico Responder

          Pinto da Costa outra vez? Será que outras pessoas nunca mais vão ter a chance de dar o seu contributo a este País de todos? Pensem nisso…Eu sou apenas um Santomense que gostava de ouvir o meu país ser falado no mundo por outros motivos..Aquele abraço.

      • img
        Michelangelo Responder

        Meu caro , pena que só pudeste fazer uma análise dos aspectos negativos vividos no regime único ( regime esse idêntico a quase todos os países africanos que na altura conheceram a independência, o regime democrático não existia em Africa, é importante sublinhar)e pena que tenhas eleito um único responsável da triste situação de pobreza financeira e de espírito em que encontra os santomenses.
        Foi pena………. Porque se queres ser mais justo, e ser considerado como alguém que entende da estrutura e da organização social , que tenha a capacidade de analisar a evolução da sociedade ( ver o o passado, as transições, o presente, e prever o futuro …) terás que ter a capacidade de evocar tanto as coisas boas e más do passado bem como do presente e dai tirar as devidas conclusões.

        Porque essa tua análise mais parece uma tentativa de mostrar o teu ódio pelo Pinto da Costa, e no meu entender uma pessoa que nutre ódio por outra nunca fará uma crítica construtiva.

  10. img
    Pedro Sousa Responder

    Mudança de sexo na Presidência da Republica da Libéria, converteu esse país num país próspero, agradável para os seus cidadãos! Por esse motivo julgo que, se a Maria das Neves for eleita Presidente da Republica de STP, nós os São tomenses teremos motivos para sorrir, tal como o povo da Libéria.

    Por esse facto, Maria das Neves será eleita Presidente de STP no dia 17/07/2011.

    • img
      Ivanilda Responder

      eiiii….muito cuidado com as comparações

  11. img
    Jagua Responder

    Esta é sondagem do Felisberto Branco. Não nossa intenção de voto, porque a nossa é que Dra.Maria das Neves seja Presidente da República Democrática de São Tomé.

  12. img
    Jagua Responder

    Os santomenses querem ver Maria no topo do pais e não o amigo do Felisberto o Pinto.

  13. img
    Mak Responder

    Isto e campanha . Pinto vai perder. O pais deve ser governado pelos Jovens. O Pinto ja nao pode tributar. Esta na reforma.Deixa isso para os jovens.

  14. img
    Mak Responder

    Viva Aurelio Martins

  15. img
    Digno de Respeito Responder

    Caro Feslisberto Branco,

    Entendo bem que STP precisa de uma empresa em Estudo de Mercado e de Opinião Pública e louvo o seu esforço. Mas, quando se faz ou se desenvolve algo muito técnico só revela duas hipoteses:

    1 – Fazer e bem, muito bem feito seguindo todos os requisitos técnicos;

    2 – Não fazer por não dominar a area pretendida. Ao menos fazer com a ajuda de alguém que entenda bem do assunto.

    Como é possível um país com cerca de 160 Mil habitantes ( não fiável), com cerca de 20 mil eleitores inscritos (Dentro e fora do País), e apresente um suposto estudo com entrevistas directas para o seu universo de 200 pessoas, podem responder tendencialmente para o resto da população.

    Como é que se explica isso tecnica e metodológicamente?

    Podes responder ai qual é o cálculo feito para a margem de erro? ( Aliás, pergunto, qual a mergem de erro que esse dito estudo revela?)

    Vamos fazer realmente sondagem que bem o País precisa. Mas, façamo-lo bem sem marginalizar os distritos do País?
    Deve-se fazer a amostra com X de representatividade locais para constituir a amostragem do seu universo. Mas, como nada disso entendo, cometo erro e espero que alguém me ajude a melhorar. Obrigado

    • img
      paciencia Responder

      meu caro Digno de Respeito

      bonito as tuas palavras, mas era necessario tu também entenderes do que estas para ai a falar. vai ao site do INE e ai têns a projecção da população até 2025 e saberas quantos somos. quanto aos Inscritos estás aquém da conta, somos muito mais de o triplo do que ai colocas-te, se não sabes pergunta a CNE.
      O Feslisberto Branco pecou no universo escolhido, a estrapolação poderá dar resposta ao que ele fez. Como deves ser alguem que entende bem poderias contribuir e partilhar os teus metodos de sondagem.

    • img
      Felisberto Branco Responder

      Desde 1991 de faço sondagens para impresnsa, pois sou jornalista de formação. Nunca falhei. Se fosse realizado por estrangeiro teria credibiliade. Aliás o meu amigo não conhece a realidade STP. Este país nãotem só 20 mil eleitores. Fique a saber que nas últimas eleições estavam inscritas mais 70 mil. Informe-se melhor. Obrigado

      • img
        António Veiga Costa Responder

        Amigo Felisberto,
        apoio seu trabalho e, apenas, a título de força: no Brasil, país com milhões de habitantes, as pesquisas são efetuados com base em, mais ou menos 2.000 habitantes – e ficam próximas da realidade.

      • img
        HFM Productions Lda. Responder

        Como jornalista de profissão e formação que diz que é Sr. Felisberto Branco nunca deve responder as provocações para o seu bom nome e prestígios, você sabe bem disso, mantem sua postura e realiza o seu trabalho…

    • img
      Lodoma Responder

      Digno de Respeito, é para lhe dizer que no teu comentário: (Como é possível um país com cerca de 160 Mil habitantes (não fiável), com cerca de 20 mil eleitores inscritos (Dentro e fora do País), e apresente um suposto estudo com entrevistas directas para o seu universo de 200 pessoas, podem responder tendencialmente para o resto da população.)
      Quero te informar de que as sondagens feita em Portugal que tem aproximadamente 11 milhoes habitantes as sondagens é feita com entrevista a 2000 eleitores, essa informação é para tu reflectires na tua ignorância ou ódio.
      Faças as contas e vê as percentagens e corrija o teu erro, ignorância ou ódio.

  16. img
    Mak Responder

    Quem fez esta sondagem nao entende de estatistica.E um dos pintistas. Mas isso vamos ver. Quem vai ganhar e a nova geracao da era OBAMA.

    • img
      António Veiga Costa Responder

      Então o amigo vai ter que pedir o OBAMA emprestado aos americanos, porque tirar OBAMA desse balaio de gato que se transformou STP está difícil.
      Aproveitando: quem é o seu OBAMA? Aurélio?
      Deve ser, pq o Delfim Roubama já soube que teve a candidatura impugnada por excesso de processos nos tribunais.

    • img
      Davila Dote Maduque (BM) Responder

      Meu caro “Mark” este seu comentário terá só a ver com o nome ou é também uma questão de formação/educaçao, para comentar o trabalho de um profissional, não é preciso denegrir. tenha mais respeito e EDUCAÇÃO.

  17. img
    Michelangelo Responder

    Não é por defender o Pinto da Costa , mas eu não concordo com aqueles que denigrem a pessoa do Pinto da Costa pintando-o como o maior vilão da história de STP , pondo de parte todos esses políticos que estão a enriquecer-se aos olhos vistos a custa do empobrecimento e da destruição do povo. O Pinto da Costa juntamente com os antigos e os actuais dirigentes devem ser responsabilizados pelo o estado da nossa nação , mas os maiores responsáveis pela nossa desgraça somos nós o “ Povo “ . Porque nós temos o dever de controlar as acções dos nossos políticos e exigir deles comportamento e acções visando a melhoria do nosso bem estar. Os políticos têm que nos ouvir, o políticos têm que sentir medo da reacção popular quando pensão em delapidar o bem público. Eles têm que saber que quem manda na sociedade é o povo , e que eles foram eleitos para servir o povo e não se enriquecerem a custa do povo.
    Nós santomenses é que temos a importante missão de educar os nossos políticos, manifestando de forma enérgica e ordeira sempre que sentimos que as acções dos dirigentes poderão por em causa o nosso bem estar ou dos nossos filhos. No dia em que nós santomenses compreenderemos a nosso importante papel nesse xadrez democrático , esse dia nós nos juntaremos defenderemos a mesma causa ( o bem estar colectivo ) , os políticos deixaram de roubar de forma abusiva e a democracia se instalará de forma efectiva na nossa sociedade. Mas enquanto isso não acontece, os casos de GGA, STP-Trading, Doca de Pesca , e Barco Príncipe, vários Geradores compra pela EMAE , vão repetir-se e multiplicar-se ano após ano.

  18. img
    JOAO PAULO Responder

    pinto ganha só… sem duvida ele é a pessoa mas madura e com maior capacidade.maria das neves eskeceram-se da problematica do arroz G.G.A aurelio martins um homem k nem sabe administrar uma instituiçaão privada andou estragando dinheiro será k consiguira ou tera competencia para assumir um cargo tão importante como k o de PR da Republica?!É Bom k os santomenses não se eskessam .pinto ja cometeu muitos erros no passado mas agora acho k ele não voltara á os cometer …FORÇA PINTO DA COSTA «TELÁ SCÁ POTÓ TAN»

  19. img
    João Paulo Responder

    Aurélio Martins é o vencedor destas eleições. Hora vejamos, segundo esta sondagem, o número de abstenção, conhecendo as cargas negativas do Pinto da Costa e da Maria das Neves que vão serem muito usados, continuo a dizer que o jovem vai ser vitorioso.
    Vai acontecer aquilo que foi em Portugal entre, passos coelhos e o Sócrates

  20. img
    Mekléklé Responder

    Pode-se notar uma massa crítica a tudo o que envolve o nome do Sr.PC, esquecendo-se da real situação do País. A vinte anos atrás em STP, tinha-mos poucos senhores com tão poder aquisitivo no país, aliás, até poderíamos conta-los, hoje em STP, existem dois países, um dos que têm dinheiro, que já nem sei quantos, porque são muitos, e outros que seguem na miséria extrema. Agora pergunto qual é o “Bum” que STP deu para que haja tanta gente vivendo a grande (veículos de luxo, viagens periódicas com os familiares, e conta bancária saudável).
    Não se pode descartar que estamos num mundo globalizado e de economia dinâmica, mas não obstante o desfile de poder que se vê em STP, não corresponde com aquilo que o País pode oferecer aos seus filhos, e tudo isso começou nos anos 90…Nessa esteira de ideia, quero perguntar aos críticos do Dr. Manuel Pinto da Costa, se de facto ele é o todo culpado de tudo isso?
    A saída do PC abriu caminho a uma avalanche desmedida de corrupção, é essa a democracia que alguns ainda proclamam?
    Têm medo do PC porque?
    Já agora aproveito para lembrar aos críticos (preguiçosos), que estamos num regime democrático, portanto quem governa é o governo, o PR, é somente alguém que poderá ajudar com seus pareceres e disciplinar quando for chamado.
    O que fez os Senhores Miguel Trovoada e o Fradique de Menezes para STP, se não criar condições para a corrupção e desordem pública?
    Não posso deixar de mencionar o nome da Sra. Maria das Neves nem do seu outrora amigo Aurélio Martins, seria desleal da passar uma borracha nas barbaridades que esta sra. Cometeu, imagino que nem faz cita-las, e quanto ao sr. empresário (falido e caloteiro) Aurélio Martins so tenho a dizer que este somente esta interessado nos seus contactos pessoais, pois é em péssimo gestor, e que anda em busca de oportunidades para catar os dólares de Angola viabilizando certos negócios que o favoreça, ser governado por AM é duvidar das nossas capacidades e por sua vez a mutilação do nosso ego, e consequente entrega do país aos angolanos, aos angolanos…

  21. img
    Ana Lucia Responder

    Meninos vocês não querem aceitar que o Dr.Pinto da Costa consegue vencer estas eleições mas sabem que o Homem é capaz e está a ltura disto.Então fica no vosso canto e não atrapalham e sejam mais inteligentes…bjx.

    • img
      Tácu Vílu Responder

      O Pinto nunca vai ganhar as eleições em STP, quem está na mira do povo para ganhar é Maria das Neves. Toda a população está torcendo por ela, por ser uma mãe que deu grande impulso aos santomenses, agrucultores, pescadores, palaês, jovens estudantes e outros. Todos estamos com Maria das Neves, Mulher que mostrou ser mais forte do que qualquer Ministro de Economia e Finanças e Primeiro Ministro. Ela disbravava matos com agricultores. A Maria das Neves é que nós queremos. o pinto nunca criou um posto de trabalho em STP para diminuir os desempregados, so quer ser lider, para os seus interesses pessoais.

  22. img
    Oldayr Castro Responder

    Podem faser vcs estasticas errada, o grande vecendor no dia 17 de Julho será Aurelio Martins.” UM TEMPO NOVO PARA TODOS”

  23. img
    Patricio Fernandes Responder

    Povo meçé Aurelio Martins, ”UM TEMPO NOVO PARA TODOS”

  24. img
    J. Maria Cardoso Responder

    Quinze dias antes das eleições legislativas portuguesas realizadas ontem, num domingo e poucos minutos passavam das nove horas da manhã, uma jovem portuguesa bateu a minha porta para responder se interessado, já que aleatóriamente, fui selecionado num grupo de 2000 eleitores em todo Portugal Continental, a um inquérito da Universidade Católica e certos orgãos de comunicação social portuguesa a uma sondagem eleitoral.
    Dispus-me a responder todas as questões levantadas e dois dias depois ouvi os resultados dessa sondagem na comunicação social.
    Os resultados já nem me lembro, mas o meu contacto telefónico ficou registado com a menina para comprovar a veracidade do seu trabalho.
    Apenas para falar das sondagens. Portugal tem mais de nove milhões de eleitores.
    Bem-haja terras lindas!

    • img
      António Veiga Costa Responder

      Endossou minhas palavras acima ao amigo Felisberto, quando citei o Brasil.

    • img
      Moçu Cata Responder

      JMC, não confunda ainda mais as pessoas. O estudo de opinião é uma coisa séria e leva anos a apurar.

      Não basta fazer, é preciso saber fazer e como mandam as regras.

      Esta sondagem do jornalista Branco é um mero instrumento de manipulação da opinião pública. Podia, pelo menos, apresentar a ficha técnica da sondagem, né?

      Quando ele diz que nunca falhou (desde 1991) então que nos apresente provas desses sucessos.

      Estamos cada mais vez mais… básicos!!

      • img
        António Veiga Costa Responder

        “Estudo de opinião leva anos a apurar” ??????????????

        Brincadeira!!!!

        • img
          Moçu Cata Responder

          Sim, leva anos a apurar.

          Mais do que uma técnica é uma arte.

          Vá aprendendo. Nunca é tarde para aprender.

          É bem notório neste fórum a fraca capacidade intelectual dos apoiantes do Pinto da Costa. Há coisas que não mudam e acompanham as pessoas para sempre. É o caso do Pinto da Costa e seus lacaios.

  25. img
    Esperança - STP Responder

    Que estatistica, quando, a que horas? Só pode ser brincadeira mesmo, PINTO DA COSTA, nem no quarto lugar n sei se apanha…

  26. img
    Miss Jane Responder

    Maria das Neves não leva nada em Santomé, e não vem aki diser k agora é onda das mulheres, pork mulher será eleita por mérito proprio. Maria das Neves esta envolvida em varios casos no país, caso GGA, varias roças do estado k ela passou pra nome proprio, seu marido esta no escandalo financeiro do banco. Dilma Rouself ganhou no Brasil, por causa de Lula da Silva, Ellen Johnson ganhou em Liberia por mérito proprio, ela esta fasendo um bom trabalho e povo esta goxtando. Maria das Neves apenas ker saber de si proprio. Entao cartao vermelho pra ela

  27. img
    ''UM TEMPO NOVO PARA TODOS'' Responder

    Queremos Aurelio Martins nosso futuro presidente, foça ai Aurelio povo esta com tigo, Deus esta iluminando tua vida e tira inimigos olhos em tua cima. Vota Aurelio Martins

  28. img
    Tribério Responder

    Podem me dizer qual é o erro amostral desta sondagem?

  29. img
    Marta Responder

    Se estas sondagens são verdadeiras, temos um país que perdeu completamente o Norte!

    Acho que são propaganda! São mesmo, foram perguntar aos MLSTP e nada mais!

  30. img
    Carlos Ceita Responder

    Meus caros amigos e compatriotas não entendo a preocupação daqueles que vem um possível regresso do Pinto da Costa a presidência. Também não gosto do senhor. Então estavam a espera de quê? Desde que este senhor deixou a presidência em 1991 até hoje temos assistido uma serie de banhos e passagem de políticos trapalhões, incompetentes e corruptos na gestão da coisa publica.
    (caso GGA, STP Trading , Direcção da Protecção Social
    Barco príncipe, docas de pescas, negociações do petróleo que nunca mais acaba sobre o qual pouco ou nada se sabe. Emissão dos títulos do tesouro de estado).
    Temos até um presidente que propõe colónias de saotomenses no exterior.
    E para a nossa tristeza colectiva num país de 160 mil habitantes sem sectarismo religioso e étnico aparecem mais de uma dezena de candidatos a presidência para alcançarem o pote. Uns e outros a prometerem tudo a todos quando muito deles enquanto executivos pouco ou nada fizeram.
    Não será por causa de políticos destes calibres os principais responsáveis pelo surgimento deste cavalheiro que aparece agora como salvador da pátria?
    A ser verdade que o Filinto Costa Alegre tem este índice tão baixo nas sondagens de ipiniao é para mim uma tragédia pessoal pois agradava muito te-lo como meu presidente. mas a voz do povo mesmo não estando de acordo com ela deve ser literalmente respeitada
    Abraços a todos os compatriotas

  31. img
    Tiago Pinto Responder

    Porque interesso-me por esta matéria de sondagem de opinião, gostaria que alguém me esclarecesse sobre as seguintes questões:
    1ª) Como se chama a empresa que realizou a sondagem?
    2ª) É uma empresa santomense ou estrangeira? Onde tem a sua sede?
    3ª) Quantos elementos trabalham nessa empresa? Que formação académica possuem esses elementos? Que experiência, que actos, podem demonstrar que prove a idoneidade dessa empresa e dos seus elementos?
    4ª) Em que locais foram feitos os contactos? Idade dos contactados? Em que momento do dia, foram feitas as perguntas? Como foram formuladas as perguntas para os contactados?
    Será que o jornalista Felisberto Branco que, segundo se diz, fez o estudo dessa sondagem, pode esclarecer estas questões?
    Desde já, obrigado.

    • img
      paciencia Responder

      a tua intervenção é triste. Por essa e outras é que STP não vai a lado nenhum. O felisberto Branco fez um trabalho mesmo que tenha lacunas, devemos louvar pelo que vez e propor ajuda para futuras sondagem da sua autoria com novos metodos. Isso sim é ajuda. Quqnto as tuas perguntas deverias tu faze-las antes de as expor ai no forum

    • img
      António Veiga Costa Responder

      Tiago Pinto,
      oxalá você estivesse tão atento às últimas décadas de governo e fizesse um questionário assim aos que dilapidavam a economia santomense. Por onde andou você nesses anos?

      Muito triste a sua intervenção.
      Agora sou eu que lhe peço explicações:
      1) qual sua formação?
      2) o que lhe dá autoridade para desmerecer o trabalho de um profissional?
      3) você recebeu educação em seu lar paterno/materno?
      Grato.

  32. img
    boca calada Responder

    sondagem a onde ? de certeza k ainda ñ foram ao MÉ-ZOCHI e CANTAGALO …

  33. img
    meklekle Responder

    se desse pra nenhum dos candidatos ganhar essas eleicoes eu ficaria muito feliz,mas….enfim sem fim

  34. img
    meklekle Responder

    dia das eleicoes deveria ser como um dia de festa, um dia de povo sai de casa com alegria pra marcar uma cruz num pedaco de papel e regressar com um sorriso nos labios a espera de um futuro melhor mas em STP e classificado como um dia te martirio porque vamos cavar a nossa propria sepultura, sempre assim,
    povo ta farto, o mesmo esta acontecendo com o povo portugues, o povo vota no desespero

  35. img
    meklekle Responder

    outra coisa, pessoas quando sao inqueridas so falam pinto da costa por desanimo, povo ja nem sabe aquilo que querer.eles dizem pinto da costa porque nem sabem quais sao os outros, o primeiro nome que lhes vem a cabeca eles falam, tao cheios de fome e a viver na miseria
    coitados

    • img
      Mékleké Responder

      deixe de plagio e seje criativo, ou es um desses com crânio inacabado???

  36. img
    Pedro Lima Responder

    Nem mesmo o Pinto da Costa acredita na tal sondagem. Nem a família dele votaria numa pessoa que já esteve no poder por várias décadas e nada fez.
    A Maria das Neves precisa devolver com o marido o dinheiro do saco azul e dos outros trambiques que tirou o leite das crianças do nosso país.
    A malta jovem vota Aurélio Martins.

  37. img
    Jõao Paulo Responder

    Queremos ” UM TEMPO NOVO PARA TODOS” Aurelio Martins, futuro presidente se S.T.P.

  38. img
    GOMES GOMES Responder

    ISSO É MONTAGEM. A VER VAMOS NO DIA 17 DE JULHO. QUEREMOS CARA NOVA E SANGUE NOVO

  39. img
    GOMES GOMES Responder

    FELISBERTO BRANCO FOI PAGO PARA FAZER ESTE TRABALHO. E ABEL VEIGA…

    • img
      Davila Dote Maduque (BM) Responder

      Meu caro este seu comentário terá só a ver com o nome ou é também uma questão de formação/educaçao, para comentar o trabalho de um profissional, não é preciso denegrir. tenha mais respeito e EDUCAÇÃO.

  40. img
    Politico negligente Responder

    Bom,a sondagem parece-me um tanto percipitada para o momento, pelo que ainda n temos a inscriçao oficial de tds os ditos “candidatos”,entretanto,eu sou de opiniao que ao invés de apontar-mos o dedo a este ou akele politico,devemos mostrar a nossa opiniao no dia 17 de proximo mês.Se este é corrupto ,akele n será menos , uke sao tomé precisa , nao é de uma campanha sujamas sim estabilidade,por outro lado,eu nao sou dakeles que gosto de criticar este ou akele porque a minha familia me influenciou ou prk n vou cm a sua cara, nao!Seja pinto , seja Neves &Martins,façam a vossa escolha no dia 17, n vao as urnas em clima de insegurança ou duvida,ser cidadao n é votar em branco e sim fiel a escolha, sejamos tds responsáveis pelos nossos atos,se és maior de 18, entao mostre isso no dia 17 e n culpe os outros por serem de partido oposto, somos livres de escolher.por fim, uma coisa é certa, “este trono é muito cobiçado”.

  41. img
    Fardo Responder

    Isto e’ sondagem? Qual universo da amostra? Qual e’ a margem do erro? Que me’todo foi utilizado? Andamos a brincar com coisa se’ria! Estamos a enganar as pessoas. Procura saber o que e’ uma sondagem! Um jornalista deve fazer pesquisas para saber mais e publicar melhor…..

  42. img
    Zé Maroto e Grão de Milho Responder

    Esse povo é ingrato, mt gente tem uma noção mt vaga ou 0 mesmo do que é uma sondagem. Muitos que deixam comentarios é só para criar desordem.

  43. img
    Confuso Responder

    Viva, vivavavavava Zeduuuuuuu…………………….. Zê Eduardo dos Santos….Ups esqueci que é S.tomé!!!

  44. img
    HFM Productions Lda. Responder

    Segundo entrevista que o Sr. Dr. Manuel Pinto da Costa teve esta tarde na RDP África aqui em Portugal uma das questões colocada pelo jornalista a ele foi ” Dr. se por acaso perder as eleições presidenciais no dia 17 de Julho próximo vai concorrer de novo nos próximos 5 anos?” e o Dr. com a sua resposta mais estúpida e segura de si “Existem vários Pinto da Costa mas este que vai candidatar agora as eleições vai ganhar por isso que não haverá concorência nos próximos 5 anos”. Não sei se ele já consultou os seus adivinhos “Curandeiros” para ter tanta certeza que vai ganhar as eleições…

  45. img
    João Chagas Responder

    Meus caros uma pouca vergonha fala do Pnto da Costa para liderar o Pais. Pinto da Costa já não governa, ao ser eleito Patrice Trovoada vai passar a maior pressão da sua vida. Explico porquê: António Quintas do Espirito Santo vai querer tacho no Governo chefe das intrigas, vai montar todas intrigas para invenenar o relacionamento, Adelino Izidro vai querer protagonismo no Governo, Manuel Vaz, Zé Noronha, Amaro Couto, Quintas & Quintas este já tentou com Patrice e não conseguiu vai agora via Pinto, quero esta a frente do comércio do Pais. Portanto toda as velharadas do MLSTP estão com dentes afiados para abocanhar o poder, povo abrir os olhos, vamos impedir o regresso do velho gaga.

  46. img
    Aleluia Responder

    Este trabalho tem as mãos do Quintas do Espirito Santo, Burbuleta e Adelino Izidro, foi montado no laboratório da chácara.
    Meus amigos o Pinto não passa, queremos sangue novo, o pais é jovem. Abaixo Pnto da Costa e os seus seguidores: António Quintas do Espirito Santo, Homero Salvaterra, Amaro Couto, Noronha, Quintas e Quintas, Adelino Izidro, José Viegas os principais intreguistas e oportunistas preguiçosos, comedores de dinheiros.

  47. img
    Digno de Respeito Responder

    Carao Felisberto, como disse e fui claro, os números por mim referidos, não constam como reais, simplesmente exemplificativos para lhe fazer “luz” á metodologie e coerência. Caso tivesse que fazer o que aqui pretende revelar, teria feito uma amostragem maior tendo em atenção a densidade populacional e o número real do eleitorado inscrito. Pelo que me responde mais grave ainda é o que pretendeu demonstrar quando tende dizer-me que “nunca falhou” nas sondagens. Se assim é, responda-me qual é o nível de confiança? do resultado que tende a mostrar, qual a probabilidade dos outros candidatos vencerem ou não? Como podes referir o resultado tendencialmente conclusivo (genérico) se, neste momento ainda existe pré-candidatos que ainda não formalizaram as respectivas candidaturas. Sendo jornalista que é, como pode “misturar” pre-candidato e candidato (já oficializados) para apresentar o seu resultado.
    Indução à erro. Isto é, descredibilizar Estatística. Como lhe disse, louvo a sua intenção mas, peca pelo metodologia aplicada. Alias, desconheço o critério que utilizou. Assim sendo, qual é a classe modal? Como estratificou os dados?
    Nunca te esqueças que o que aqui apresentou não é visto apenas por santomenses mas também está aberto ao mundo. Logo, esta o teu profissionalismo em causa. Sei que és jornalista como tal devias ter a noção que por aqui, além de pessoal da classe, passam médicos, engenheiros, psicólogos, comentadores dos média, new médias, politólogos, comunicólogos, pedreiros, peixeiros, pedreiros, calceteiros, cantoneiros, …. E com pouca probablidade de receber visitas de palaïês e pescadores porque essa classe precisa de ajuda para aqui chegar. Contudo, acredito que brevemente essas pessoas possam partilhar um pouco do seu saber e sentimento com os habituais visitantes do “Tela Non” para o bem da nossa Terra.

    Como diz, “nunca falhei” espero que nunca se engane(como nunca se enganou), porque errar é humano. Aqui e em qualquer parte do mundo, estou sempre a aprender, por isso concordo consigo, que me sugere a questionar sobre as coisas. Pois, mal de mim se não questionasse. Aqui, apenas aprendo a ser santomense com a nossa “santomensidade”. Aproveito para dar-te os parabéns pela tua produção em relação a “Tragédia” que acabode de assistir. Bem produzido e bem visto. Continue nessa que vais longe …

  48. img
    Digno de Respeito Responder

    Caro Felisberto Branco,

    Aliás, Permita que lhe diga que a função de jornalista não é realizar sondagens. Embra ele tenha conhecimento de base para realizar o estudo, é uma das vertentes a seguir. Para isso, não seria jornalista. Seria ele um profissional que opere numa empresa de Estudo de Mercado, Sondagens ou de Opinião Pública. Nesse, se dedicar nessa area seria um empresário nessa area. Para um orgão de comunicação Social, o estudo deve ser encomendado por uma empresa externa (isenta) justamente para garantir a credibilidade do estudo, os dados devem ser aleatórios e verificados antes de tornar o resultado público. O seu estudo sofreu alguma verificação? Se sim, por que entidade?

    Por dizer que desconheço(até acredito, porque estamos perante o processo de mutação) a realidade santomense, aproveito para apresentar os meus cumprimentos au seu irmão mais velho (Pascoal). E porque gosto de ajudar, falrei de perto consigo, para lhe apresentar os meus erros de (des)conhecimento

  49. img
    Kia Responder

    Todas as Comunidades das Ex-Empresas Agricolas e na Diaspora solicito-vos à Votar ao favor do Pinto da Costa, como uma oportunidade para a verdadeira felicidade de que todos necesitamos, no contexto do mundo actual.
    O Pinto, tem uma capacidade intelectual inovadora para todos aqueles que desejam um Sao-tome e Principe Justo sem a descriminação com tolerancia ZERO

  50. img
    realista Responder

    os k andam a falar mal do Pinto e o maior corupto tenhem medo que a justica e respeito volta a reinar portanto ainda ta a tempo de se arrepender porque o justiceiro ainda ta a fazer disestao pra ter foca pra pra nova era laboral.

  51. img
    conde Responder

    creio que a esses dados de sondagem de pre campanha que nos e dado a conhecer nao se pode dar muito credito, porque nao passa simplesmente de um calculo de uma estimativa.ate o dia das eleicoes muita coisa vai passar.os eleitores terao mais que tempo suficiente para pensar refletir, e eleger o seu candidato preferido e seguramente o que mais convem a STP neste momento.todo o alarido que se faz agora e desnecessario.vamos esperar para ver.

    • img
      delete Responder

      concordo, meu caro conde , aquilo é uma estimativa e nunca uma sondagem um universo de 200 eleitores , diz ele que é em 6 distrito mais qual é a margem de erro desta sondagem? pega um micro sai pela rua e diz que fez uma sondagem , essa sondagem não é credível , nem tem por onde pegar …….

  52. img
    Memória de Elefante Responder

    Realmente têm saudades das filas de arroz, açucar, fuba com bicho e porrada do Quebra-Osso.

    Têm também saudades de levar porrada se namorassem na Marginal.

    Srs.e Sras.com mais de 40 anos lembram-se desse tempo do Pinto?

    • img
      António Veiga Costa Responder

      Memória de Elefante,

      essa semana comprei fuba com bicho e pelo visto também ficarei sem arroz, já que a barcaça velha com “30 anos” de uso, afundou com a carga de arroz do Governo.
      Pode ser que eu não precise enfrentar fila para o arroz, mas preços superfaturados posso ter certeza.

  53. img
    Flico Responder

    Não quero parecer moralista.Mas acredito que se as pessoas quizerem colocar S.Tomé acima dos seus interesses pessoais, este nosso páis é viável. Vamos tentar ser mais sérios…força

  54. img
    Frontal Responder

    Não sou muito a favor do Pinto, apenas pela sua passividade assumida no processo democrático. Porém se olharmos a conjuntura, talves no lugar dele faria o mesmo. Ele “foi pioneiro na introdução da democracia”, senão teria ficado para sempre colado ao poder como seu amigo José Eduardo. Mas ele foi totalmente excluido e banido da cena política, escandalizado pelo Búter… não é santo mas pode ser o árbitro k a senda política precisa nesse momento.

    Temos ADI na Assembleia, no Governo e não poderemos ter também na Presidência. Tem k haver CONTRADITORIO.

    Mas vamos ser coerentes: Temos um navio príncipe que custou ao Estado um mar de dinheiro k hoje sabemos o k é: foi-nos dado gato em vez de lebre…
    Temos uma doca pesca, um projecto bonito, altamente brilhante, mas falhado por não servir ao objectivo: dinheiro mal aplicado num país pobre…
    Tivemos uma linha de crédito do Brasil k deu origem a STP Trading a vergonha k todos conhecemos…
    Temos um fundo de estabilização ex GGA k serve para estabilizar a vida de alguns graúdos desse país e tornar ilícitamente ricos uma meia dúzia de dirigentes e “ditos empresários”…
    Constantemente navios k afundam com contentores de alimentos e …porque não temos barcaças capazes de colocar contentores no porto, aliás onde está o Porto…
    O Hospital graças a Deus ganhou água, mas a infraestrutura degrada-se dia após dia a olhos nús, uma cama para dois ou tres, mortes sem qualquer explicação e nunca responsabilização médica…

    Vamos pensar S. Tomé e Príncipe. Um PR que possa responder aos anseios da população e promover a união nacional, derimir conflitos, promover benefícios colectivos e sobretudo apoiar o Governo na busca da reposição da autoridade de Estado. Enfim, um PR que não seja o dono de quase todas as terras e bens do paí

    Basta a corrupção, abaixo os oportunistas k querem o poder para safar a vida, viva a requalificação da nossa cidade anunciada na tv, viva tudo o k seja pelo bem da nossa Nação.

  55. img
    CABO VERDE, NAÇÃO VENCEDORA Responder

    meus caros compatriotas, procurem se informar das funções de cada orgão do poder politico nacional, só assim poderão reconhecer quais dos candidatos cumpre os perfís para um presidente da república do nosso querido país. é este o desafio que vos lanço e prefiro ñ comentar sobre um ou outro candidato. OBRIGADO E BEM AJA.

  56. img
    MÉ SOLO Responder

    Ao meu caro Colega Felisberto Branco, as minhas FELICITAÇÕES e o meu ENCORAJAMENTO pelo BRILHANTE trabalho que vem desempenhado ao longo dos anos.

  57. img
    Nando Vaz (Roça Agostinho Neto) Responder

    Do meu ponto de vista esta sondagem ou estudo de opiniões é uma incógnita ambíguo:
    - Passo a justificar.
    1º- É que esta sondagens desacata as regras rigorosa de estatísticas.
    2º- Como é que num universo de (milhares) de Eleitores, só inquiriram 200(centenas).
    Quem executou este estudo foi tão cego que nem destacou a participação dos jovens eleitores sabendo que os mesmo constituem a maioria.
    3º- Onde fica a ignorância dos cidadãos do Príncipe e da Diáspora, será que eles não irão votar?
    Quero chamar atenção do Felisberto Branco e felicita-lo pela iniciativa, porém é muito importante que se crie primeiro todas as condições possíveis,visto que estamos perante a mais nobre “profissão do planeta” (A política)

  58. img
    MÉ SOLO Responder

    Caros,

    O que esta em jogo no dia 17 de Julho é encontrarmos um ARBRITO que tenha perfil e que seja credível para ajudar arrumar a casa. A conjuntura em q vivemos, tendo um governo maioritariamente jovem, com um PM cheio de ambições, nos convem que seja um ARBRITO q não se vergue com facilidade(do estilo do Italiano Colina). Por estas razões, não é de estranhar que o Pinto da Costa esteja a frente da sondagem, pela sua idade e pelo facto de ja ter sido PR é alguém q no meu entender o PM possa ter algum respeito enquanto.

    O Engº Socrates andou a dizer q as Sodagens não ganham as eleições e o seu partido apanhou uma SURRA DAS ANTIGAS

    • img
      Tácu Vílu Responder

      MÉ SOLO, esquece estas sondagens porque elas nunca existiram, o que o Filisberto fez é propaganda politica.
      Uma sondagem deve seguir normas cientificas, deve ser feita por uma entidade credível e autorizada, não pelos jornalistas que andam fazer campanhas sujas para ganhar no final das eleições cargos como é o caso de Radio Nacional e Televisão que muda de director sempre que acaba uma eleição por campanhas sujas. Caros amigos façam analises vê palhaçada de jornalista que está estragando a sua carreira, basta para fazer campanha e receber banho de cargos depois… povo alerta a esses nossos jornalistas.

  59. img
    MÉ SOLO Responder

    Meu caro Amigo Aleluia,

    Queres um Presidente jovem para ajudar o nosso querido país ir mais rapidamente ao fundo.

    Meu caro amigo

    Me diz o quê de bom que este Governo de maioria jovem fez para o bem de STP a aproximadamente um ano.

    Meu caro amigo

    Até Santo Tomé Poderoso lhes voltou as costas ao ponto de 10 CONTETORES terem afundado com género alimentícios, o PALUDISMO voltou em peso, continua a ÀGUA em muitos bairros, o preço de géneros alimentícios continuam a disparar, mesmo assim o Meu caro amigo ainda defende a eleição de um PR jovem.

    Aleluia, aleluia, aleluia, toma juízo.

  60. img
    keblancana Responder

    Oh sr. Felisberto Branco! Francamente… Estudaste estatística a onde? Quando?
    Como é k podes efectuar este estudo, desconhecendo Estatística e Econometria?
    Está justificado o porquê da nossa miséria intelectual. Todos acham k sabem tudo… resultado, só pode ser esta miséria politica, económica, social, cultural e a pobreza de espírito k existe .Pois para se eleger Pinto da Costa a Presidência…sinceramente, se adoram pobreza, terão…fui…

  61. img
    Fla Dialeto Responder

    Esse povo é coisa ruim é como vajo ruim que não quebra. estão a dfalr de jovem não sei se ainda recordam qnd o Senhor APtrice Trovoada candidatou diziam todos q ele era muito jovem mas hoje ele é primeiro ministro e o povo o adoro alguém lembrou-se de o ter dito q ele era muito jovem.
    É por isso q eu digo senhor Manuel Pinto da Costa é melhor para erguem a confusão q tá STP. Conta com o meu voto. Se eu podesse dava muito mais.

  62. img
    Homem Responder

    O negocio é a politica nesse pais de criminosos de jeeps e catorzinhas…

  63. img
    madalena Responder

    Sondagem vale o que vale.Pinto está aliderar a sondagem em são Tomé?
    O Branco foi esperto em não incluir Principe.
    Pois sabe que o Principe teve atraso devido Pinto.Hoje deviamos ter um aeroporto internacional,cais moderno.
    Agora estamos fritos.
    Pinto deve ganhar juizo.

  64. img
    Ex da Turma FE Responder

    Branco,estas ao reboque do ditador. Amigo do ditador, ditador é!!
    A turma FE não te perdoa, veja lá?.

  65. img
    minu da ilha - Moncó Responder

    Caro Felisberto Branco,

    Com todo o respeito pelo seu trabalho, que desde já devo reconhecer o seu esforço e dar os meus parabéns; quero salientar o seguinte:
    - Segundo os dados por si apresentados, tive cuidado de analisar muito atentamente e verifiquei que algo não batia certo (pelo menos no seu ficheiro de Excel);
    - Desta análise, constatei que o universo da sua pesquisa não foi de 200 pessoas mais sim de 133 pessoas, nas quais passo a dar exemplos:
    Pinto da Costa – pelo que percebi, 44 cidadãos mostraram intenção de votar no mesmo. Se for dividir 44/200, teríamos uma percentagem de 22% e não 33%. Para ser 33% então teria que dividir 44/133.
    E isto acontece como os restantes candidatos. O que implica dizer (com muito respeito) que os dados apresentados não são reais, ou seja, apresenta uma diferença de 67 eleitores (é muito).
    Sendo assim, aconselho que faça um trabalho mais sério, tomando em consideração cidadão recenseada e com idade para votar, de todo o pais (distritos e região do príncipe), para permitir uma melhor precisão do seu trabalho, sem haver influencias nos e dos resultados.
    OBG

  66. img
    Corrupção no Estado Responder

    O Português não gosta do seu filho com bom principio.
    A candidatura do tempo Novo não deve dar tregua ao ditador. Nunca mais teremos ditadura.
    O Patrice, sofre Trauma daquele tempo em que o Pai foi algemado e coronhado pelas tropas.
    Não quermos tropas das FAPLA em São Tome outra vez, nem iliminação dos porcos, por causa de uma peste suina inventada.
    Temos raiva daquele tempo. Quebra ossos, Bruce Lee!!

  67. img
    O ISOLADO Responder

    Meus Srs(as),não podemos exercer os nossos direitos, se começarmos a pensar que, só pelo facto de nós apoiamos este ou aquele candidato que,os restos são os nossos inimigos; não! És livre de escolher,mas se eu ganhar,não significa que é o fim da carreira pra os outros.Vamos todos unidos governar o país sem problemas,mas é preciso de princípio,portanto, agora que temos é que escolher o certo para construir e edificar.Falam de 15 anos sem fazer nada!o que havia antes? CACAU EM FASE DE DECADÊNCIA;CAFÉ?COPRA?COCONOTE?Hoje,portanto de 90 até agora governaram com muito dinheiro e o país nada,fome versus pobreza.Agora o que é que eu faço?
    vou voltar agora para governar.Eu sou o PINTO DA COSTA! VOTA EM PINTO DA COSTA Não duvidam.O país está a precisar.Vamos tirar o país da miséria estrema!VIVA P.C!

  68. img
    GOMES GOMES Responder

    FELISBERTO BRANCO, VAMOS APOSTAR. SE PINTO DA COSTA GANHAR, DOU-TE UM CARRO NOVO E SE PERDER TU ME DÁS UM CARRO DE OCASIÃO. ACEITAS?

  69. img
    Olavo Responder

    Publicaram sondagem sem revelar a margem de erro?

  70. img
    Toldo Responder

    Quem vai ganhar só Deus sabe. Espero que seja o Pinto da Costa.
    O Homem nunca roubou nem vendeu o País. Força e Coragem Pinto.
    Os Preguiçosos estão arrasca. lol.lol

  71. img
    Digno de Respeito Responder

    Caro FELISBERTO,

    Volto mais uma vez desta vez para aconselhar-te, se queres realmente ser um jornalista reconhecido e meritoso nas actividades que desenvolve. Aconselho a solicitar ao Abel que retire essa informação (que não é noticia) mas sim, propaganda. Para quem estudou realmente jornalismo, deverá ter noção do ERRRO cometido e é bastante visível perante um aluno mesmo que péssimo em Estatística, vê ao longe a barbaridade cometida. Embora cheia de boas inteções (acredito), sinto vergonha por ti nessa matéria.

    Não vá por esse caminho que é mau para ti. Das duas uma:

    1 – Queres desprestigiar a escola ou a faculdade onde estudaste (sub)valorizando o seu “eu”;

    2 – Foste pago ou pretendes algo em troca do trabalho que acabas de tornar pública.

    Resultado, depois de uma boa produção audiovisual que ainda pode correr o mundo, não queiras associar teu nome a essa dita sondagem amigo.
    Ou gostas do teu nome ou gostas de te redimir perante os outros. Brevemente, estarei em STP e certamente continuaremos santomense e conhecidos. Dar-te-hei um abraço frateno porque ainda gozas de alguma simpatia. Mas, não vá pela casmurisse porque sou jornalista e “NUNCA ERREI”.

    Nunca digas NUNCA porque o esperto é a migo da Lebre. E o uso da inteligência é para o humano.

    Para ti Abel, aconselho-te antes de publicar determinadas matérias, solicite verificação por especialistas ou alguém entendível na temática. O procedimento é isatamente o mesmo quando queres confirmar a tua fonte nuticiosa. Deves sempre ir ao encontro de elementos que oferecem conforto na publicação da peça pretendida.

    É sempre muito arriscado, queimas o teu trabalho (inosentemente) e a dos amigos que entendem donos da sapiência. Mas o verdadeiro amigo é aquele que te estende a mão quando precisas.

  72. img
    SANTOLA DE PRINCIPE Responder

    Pinto vai ganhar sim. mas vai ganhar é juízo, para aprender e procurar se aposentar de uma vês e deixar os mais jovens trabalhar… vás levar chicote mais velho

  73. img
    Jose Responder

    Eu não quero comentar “a coisa politica” – deixo isso para quem de direito, mas não posso deixar de expressar a minha opinião sobre o suposto inquérito. Pergunto o que é isto? Isto não é nada. Não cumpre qualquer das regras exigidas a uma consulta popular para que se possa ser utilizada como ferramenta estatística. Um inquérito obedece a regras definidas cientificamente e “isto” não obedece a nenhuma delas. Atenção, não estou a afirmar que é um inquérito “mal construído”, o que afirmo é que a “isto” não se pode dar o nome de uma ferramenta matemática e rigorosa.
    Aproveito para questionar o editor – um qualquer meio noticioso que se pretende sério não se pode permitir publicar lixo, ou estou errado?
    Um bem haja.

  74. img
    principe Responder

    “Caros alunos em portugal”; o que queremos em STP não é alguém que arranja duas vagas para alunos em portugal e também patrocina gira ilha porque essas duas coisas não são soluções para desenvolvimento de STP… melhor pessoa nessa altura pra tomar conta de STP é sr Pinto da Costa, é uma pessoa com carácter, dignidade, exemplo e experiência. Uma vez que no teu texto diz que os alunos em portugal estão com Aurélio Martins, eu discordo com isso porque sou também aluno residente em portugal mas não estou com Aurélio nem tão pouco meus irmãos e amigos mas sim estamos com Pinto da Costa porque só ele é capaz de dar um rumo pra STP. Força Pinto porque estamos contigo…mereces isso.

  75. img
    Rute santos Responder

    com todo on meu respento preencho este site telá nom,dizendo o seguinte o pinto já se serviu do presidente de republica do nosso país, deixe os que não desempenharam para se tentarem, ele já se tentou, porquê que ele quer ir de novo? ele sabe é demais. VOTEM NO AURELIO MARTINS.

  76. img
    sousa Responder

    Alguem falou de pinto da costa, gostaria de perguntar aquele individo qual a diferença em ser um ditador, e ter bandos de labrões corruptos no poder, estamos pior que na era da ditadora, onde é que se viu vender a praias que pertence a santomenses em beneficios proprios,como é que se chama isto?
    São bandos de gatunos e labrões que não estão ali para servir ao povo mais sim seus interesses.

  77. img
    sousa Responder

    Em de vez estarem a preocupar com Pinto da Costa deveriam preocupar com o estado do país com aquele que esta no o poder e que fez a fortuna a custa de esforço e sacrificios dos santomenses, aquele que vendeu STP a angolanos.
    LADRÕESSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

Deixe um comentario

*