Política

Despacho que demite Presidente da Comissão Provisória que gere a ENAPORT já está em cima da mesa

Fonte segura da empresa que administra o Porto de São Tomé, a ENAPORT, garantiu ao Téla Nón, que antes mesmo do desastre desta segunda – feira, que o governo tem em cima da mesa o despacho que demite Francisco Rita(na foto) do cargo de Presidente da Comissão Provisória de Gestão da ENAPORT.

A fonte do Téla Nón, explicou que faltam apenas algumas demarches burocráticas para o despacho ser tornado público. Um dos aspectos tem a ver com a necessidade de o próprio Francisco Rita tomar conhecimento do despacho, uma vez que tem estado ausente do país nos últimos dias, acrescentou a fonte.

Segundo a fonte do Téla Nón, o erro estratégico alegadamente cometido por Francisco Rita e que terá motivado o governo a preparar o despacho de demissão que estará em cima da mesa, tem a ver com a decisão do Presidente da Comissão Provisória de Gestão da ENAPORT em candidatar-se ao cargo de Presidente da República. «Depois de Francisco Rita ter decidido candidatar ao cargo de Presidente da República as relações com o governo deterioraram bastante. Ao ponto de se saber que já há um despacho para sua demissão», precisou a fonte.

Francisco Rita que é deputado do partido PCD, foi a primeira figura a declarar publicamente a intenção de ser candidato ao cargo de Presidente da República.

Há mais de 2 anos que a empresa que administra o porto de São Tomé e Príncipe, não tem um conselho de administração. Segundo a fonte do Téla Nón, a actual comissão provisória de gestão é composta por dois elementos. Francisco Rita como Presidente e o Director Financeiro, que foi enviado em comissão de serviço da inspecção das finanças. «A ENAPORT vai de mal a pior», reclamou a fonte.

Francisco avançou para candidatura e as relações deterioraram bastante. Ao ponto de se saber que já há um despacho para sua demissão”, precisou a fonte.

Abel Veiga

    20 comentários

20 comentários

  1. GOMES GOMES

    7 de Junho de 2011 as 19:38

    JÁ ERA DE ESPERAR

  2. Lagaia

    7 de Junho de 2011 as 20:08

    Concordo com a demissão pelo motivo indicado. Agravado pelo acidente, então é que não tem condições para continuar.

    Quem pretende concorrer a presidência deve pedir suspensão de todos os cargos públicos que ocupa. É assim em todo o mundo.
    E como é possível 2 anos sem organizar a administração?
    Esta medida peca por tardia.
    Está na altura de tomar medidas contra a incompetência.
    E que sirva de aviso para os restantes gestores públicos.

    • Olavo

      7 de Junho de 2011 as 22:23

      Quem pretende concorrer a presidência deve pedir DEMISSÃO DO CARGO PÚBLOCO [QUE SÓ DEVE SER UM]ocupa. É assim em todo o mundo. sÓ STP é que um presidente da Assembleia pede licença do cargo pra se Candidatar a PR.

    • Celsio Junqueira

      8 de Junho de 2011 as 8:57

      Muito bem escrito! Está dito, e está dito.

      Abraços,

      • E.Santos

        8 de Junho de 2011 as 22:41

        Esta fonte do Tela Non apenas especulou. Não pode afirmar que tenha sido este o motivo da sua demissão. Da mesma forma que eu também vou especular.
        Eu acredito que o Sr. Franciso Rita vai ser demitido por prestar mau serviço ao Estado. Aliás já era de se esperar, não tivesse ele também ajudado a gerir mal o Banco Equador.
        Pior, andou por aí a dizer que não presta contas a Ministro garoto, agora aguenta.
        Garoto ou não, o Sr. tem de ser profissional e prestar contas do seu trabalho. É essa postura que se espera de uma pessoa com responsabilidade a este nível.
        Se o Sr. fosse inteligente em vez de hostilizar juntava-se ao Ministro garoto tentando transmitir o que de bom o Sr. tem em termos de experiência adquirida ( se é que tem alguma)formando uma equipa séria e com rigor para ajudar no desenvolvimento do país. Se não está disposto a isso então também não está lá a fazer nada. Rua sim senhora.

    • Ai sim?

      8 de Junho de 2011 as 18:26

      Olé Lagaia! Então e o Sr. Evaristo de Carvalho? Não é candidato? Já apresentou demissão?

      • Lagaia

        8 de Junho de 2011 as 21:08

        Mau amigo, por não residir em S. Tomé não estou a par de tudo.
        Comento as noticias vindas a publico pelo telanon.

        Se o Sr Evaristo se encontra na mesma situação logicamente que também se aplica a ele.
        Alguém tem que o denunciar.

  3. Mak

    7 de Junho de 2011 as 21:58

    Pinto boo bila biii.

  4. Frontal

    8 de Junho de 2011 as 10:10

    Acho justo e até penso k demorou muito. O poder é para ser exercido e o Governo não pode ir tapando o sol com a pineira. Uma Comissão de Gestão foi criada, apenas para tornar a gestão mais eficiente, levantar a ENAPORT do ponto de vista economico e financeiro trazer soluções ou propostas viáveis, em suma, INOVAR…

    Nunca para afundar ainda mais; um presidente ausente não consegue dar respostas oprtunas.

  5. Madalena

    8 de Junho de 2011 as 10:57

    Ja viram o que pode acontecer se o Pinto Voltar?
    Os acordos com união europeia, retificados deviam contemplar a fiscalização maritima, reforços de equipamentos, etc.
    Ficalização nos navios da UE, devia ser ontem. A Guiné Bissau, por todas as dificuldades que tem passado, fiscaliza navios no alto mar, prende e dar multas pesadas. Sendo certo que pode ter alguma corrupção. E nós?
    EUA, pode modernizar o nosso porto, como esta a fazer em varios portos de Cabo Verde, mas para isso, não pode ser com Pinto, porque o mesmo não gosta de americanos. Os fundos de Milenio C. A.
    A nossa mentalidade não nos auxilia muito. Agora Director de Enaport é o verdadeiro culpado? Embora tivesse rombado o Banco Equador, mas afinal?

  6. Madalena

    8 de Junho de 2011 as 10:59

    Cão teimoso morre com rabo depenado.
    Traduzam em criolo, o nosso.

  7. Homem

    8 de Junho de 2011 as 11:05

    Eu acho que este devia ser inforc*ado

  8. Anca

    8 de Junho de 2011 as 13:55

    Num País que se quer bem, esse Sr Francisco Rita, deveria pedir a sua demissão, logo após o sucedido e não devia esperar pelo despacho do governo, para o bem do todos.

    De lembrar que, pela trajectória deste, na gestão da coisa pública, até aqui, só se tem visto, escalda-los e asneiras;

    Hora vejamos foi assim também a frente da EMAE, perante o governo de Rafael Branco.

    Num país onde mais de metade do orçamento de Estado provém da ajuda externa( do dinheiro dos contribuintes dos países que ajudam, que pagam seus impostos ) não podemos continuar a brincar com dinheiro e bens Público.

    Esses Senhores, são pagos através, desse dinheiro da ajuda externa, que esta inscrito no orçamento de Estado, assim como dos impostos que pagam os São Tomenses, deve-se começar a pedir contas e responsabilidades.

    De recordar que no ano transacto, antes das eleições legislativas, aconteceu uma situação idêntica e analoga, com navio Cabo-Verdiano,
    que transportava bens alimentar para abastecer o mercado interno.

    Basta saber se o sucedido, foi só obra de desleixo e incompetência, falta de previsão e planeamento, ou algum aproveitamento político uma vez que se aproximam eleições, Presidências e que o Presidente da Comissão Provisória, Sr Francisco Rita, é um dos Supostos Candidatos à mesma, mas isso deve ser entidades competentes( Procuradoria Geral da República, e os Tribunais competentes, são para isso é que os responsáveis destas instituições são pagas com dinheiro público) que existem para averiguar com abertura de um inquérito,as circunstância onde ocorreram o acidente, de modo a pedir responsabilidades e pagamento de prejuízo causado ao Estado.

    Repor os valores, causados pelo prejuízo ao Estado, logo ao povo São Tomense, e o respeito pelo dinheiro dos povos que nos ajudam com o seu dinheiro,dinheiro da ajuda externa.

    Por isso é hora de responsabilizar as pessoas de modo a moralizar e dar exemplo futuro a sociedade e ao País.

    Bem Haja

    • Original

      9 de Junho de 2011 as 7:28

      Em vez de dar conta de recado na empresa onde é presidente do conselho de administração,está no terreno a fazer campanha.Adeus,somou um bom currículo para ser presidente da República.

  9. dede

    8 de Junho de 2011 as 15:11

    Si não consegue gerir ENAPORT vai gerir S.Tome

  10. Manuel Preguiçoso Pinto da Costa

    8 de Junho de 2011 as 16:21

    Velho rebelde, quem mandou senhor, ditador Patrice não gosta de gente desobediente, porquê que senhor não portou como Oscar Medeiro, que só faz o que o ditadorzinho manda, agora senhor vai perder o seu tacho, com essa idade o que é que senhor vai fazer, ou será que vai lhe sair mais algum tachinho, se não só lhe resta pedir a reforma -zinha..

    Com patrice não se brinca, não se esqueça que ele nasceu na terra de Omar Bongô e é muito amigo de Bongô filho.

    Nunca esperei que um Gabonês com sangue são-tomense pudesse sair Omar Bongô (Ditador).

  11. Mato de Banana

    8 de Junho de 2011 as 16:25

    Quando um velho com idade para ter juizo torna numa pessoa desobidiente, resultado só pode ser esse, Patrice morde e sofra cuidado.. STP virou herança de familia Trovoada..

    Um dia vamos fazer uma “Praça Tair” em STP, isso não pode continuar assim…

  12. ze cabra

    8 de Junho de 2011 as 19:21

    cacaou sungê sa fê ca cou macaco

  13. Original

    9 de Junho de 2011 as 7:19

    Este canditato até assusta os eleitores com esta cara.

  14. O ISOLADO

    9 de Junho de 2011 as 12:20

    Esses fantoches já deveriam estar aposentados!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo