Despacho que demite Presidente da Comissão Provisória que gere a ENAPORT já está em cima da mesa

Fonte segura da empresa que administra o Porto de São Tomé, a ENAPORT, garantiu ao Téla Nón, que antes mesmo do desastre desta segunda – feira, que o governo tem em cima da mesa o despacho que demite Francisco Rita(na foto) do cargo de Presidente da Comissão Provisória de Gestão da ENAPORT.

A fonte do Téla Nón, explicou que faltam apenas algumas demarches burocráticas para o despacho ser tornado público. Um dos aspectos tem a ver com a necessidade de o próprio Francisco Rita tomar conhecimento do despacho, uma vez que tem estado ausente do país nos últimos dias, acrescentou a fonte.

Segundo a fonte do Téla Nón, o erro estratégico alegadamente cometido por Francisco Rita e que terá motivado o governo a preparar o despacho de demissão que estará em cima da mesa, tem a ver com a decisão do Presidente da Comissão Provisória de Gestão da ENAPORT em candidatar-se ao cargo de Presidente da República. «Depois de Francisco Rita ter decidido candidatar ao cargo de Presidente da República as relações com o governo deterioraram bastante. Ao ponto de se saber que já há um despacho para sua demissão», precisou a fonte.

Francisco Rita que é deputado do partido PCD, foi a primeira figura a declarar publicamente a intenção de ser candidato ao cargo de Presidente da República.

Há mais de 2 anos que a empresa que administra o porto de São Tomé e Príncipe, não tem um conselho de administração. Segundo a fonte do Téla Nón, a actual comissão provisória de gestão é composta por dois elementos. Francisco Rita como Presidente e o Director Financeiro, que foi enviado em comissão de serviço da inspecção das finanças. «A ENAPORT vai de mal a pior», reclamou a fonte.

Francisco avançou para candidatura e as relações deterioraram bastante. Ao ponto de se saber que já há um despacho para sua demissão”, precisou a fonte.

Abel Veiga

  1. img
    GOMES GOMES Responder

    JÁ ERA DE ESPERAR

  2. img
    Lagaia Responder

    Concordo com a demissão pelo motivo indicado. Agravado pelo acidente, então é que não tem condições para continuar.

    Quem pretende concorrer a presidência deve pedir suspensão de todos os cargos públicos que ocupa. É assim em todo o mundo.
    E como é possível 2 anos sem organizar a administração?
    Esta medida peca por tardia.
    Está na altura de tomar medidas contra a incompetência.
    E que sirva de aviso para os restantes gestores públicos.

    • img
      Olavo Responder

      Quem pretende concorrer a presidência deve pedir DEMISSÃO DO CARGO PÚBLOCO [QUE SÓ DEVE SER UM]ocupa. É assim em todo o mundo. sÓ STP é que um presidente da Assembleia pede licença do cargo pra se Candidatar a PR.

    • img
      Celsio Junqueira Responder

      Muito bem escrito! Está dito, e está dito.

      Abraços,

      • img
        E.Santos Responder

        Esta fonte do Tela Non apenas especulou. Não pode afirmar que tenha sido este o motivo da sua demissão. Da mesma forma que eu também vou especular.
        Eu acredito que o Sr. Franciso Rita vai ser demitido por prestar mau serviço ao Estado. Aliás já era de se esperar, não tivesse ele também ajudado a gerir mal o Banco Equador.
        Pior, andou por aí a dizer que não presta contas a Ministro garoto, agora aguenta.
        Garoto ou não, o Sr. tem de ser profissional e prestar contas do seu trabalho. É essa postura que se espera de uma pessoa com responsabilidade a este nível.
        Se o Sr. fosse inteligente em vez de hostilizar juntava-se ao Ministro garoto tentando transmitir o que de bom o Sr. tem em termos de experiência adquirida ( se é que tem alguma)formando uma equipa séria e com rigor para ajudar no desenvolvimento do país. Se não está disposto a isso então também não está lá a fazer nada. Rua sim senhora.

    • img
      Ai sim? Responder

      Olé Lagaia! Então e o Sr. Evaristo de Carvalho? Não é candidato? Já apresentou demissão?

      • img
        Lagaia Responder

        Mau amigo, por não residir em S. Tomé não estou a par de tudo.
        Comento as noticias vindas a publico pelo telanon.

        Se o Sr Evaristo se encontra na mesma situação logicamente que também se aplica a ele.
        Alguém tem que o denunciar.

  3. img
    Mak Responder

    Pinto boo bila biii.

  4. img
    Frontal Responder

    Acho justo e até penso k demorou muito. O poder é para ser exercido e o Governo não pode ir tapando o sol com a pineira. Uma Comissão de Gestão foi criada, apenas para tornar a gestão mais eficiente, levantar a ENAPORT do ponto de vista economico e financeiro trazer soluções ou propostas viáveis, em suma, INOVAR…

    Nunca para afundar ainda mais; um presidente ausente não consegue dar respostas oprtunas.

  5. img
    Madalena Responder

    Ja viram o que pode acontecer se o Pinto Voltar?
    Os acordos com união europeia, retificados deviam contemplar a fiscalização maritima, reforços de equipamentos, etc.
    Ficalização nos navios da UE, devia ser ontem. A Guiné Bissau, por todas as dificuldades que tem passado, fiscaliza navios no alto mar, prende e dar multas pesadas. Sendo certo que pode ter alguma corrupção. E nós?
    EUA, pode modernizar o nosso porto, como esta a fazer em varios portos de Cabo Verde, mas para isso, não pode ser com Pinto, porque o mesmo não gosta de americanos. Os fundos de Milenio C. A.
    A nossa mentalidade não nos auxilia muito. Agora Director de Enaport é o verdadeiro culpado? Embora tivesse rombado o Banco Equador, mas afinal?

  6. img
    Madalena Responder

    Cão teimoso morre com rabo depenado.
    Traduzam em criolo, o nosso.

  7. img
    Homem Responder

    Eu acho que este devia ser inforc*ado

  8. img
    Anca Responder

    Num País que se quer bem, esse Sr Francisco Rita, deveria pedir a sua demissão, logo após o sucedido e não devia esperar pelo despacho do governo, para o bem do todos.

    De lembrar que, pela trajectória deste, na gestão da coisa pública, até aqui, só se tem visto, escalda-los e asneiras;

    Hora vejamos foi assim também a frente da EMAE, perante o governo de Rafael Branco.

    Num país onde mais de metade do orçamento de Estado provém da ajuda externa( do dinheiro dos contribuintes dos países que ajudam, que pagam seus impostos ) não podemos continuar a brincar com dinheiro e bens Público.

    Esses Senhores, são pagos através, desse dinheiro da ajuda externa, que esta inscrito no orçamento de Estado, assim como dos impostos que pagam os São Tomenses, deve-se começar a pedir contas e responsabilidades.

    De recordar que no ano transacto, antes das eleições legislativas, aconteceu uma situação idêntica e analoga, com navio Cabo-Verdiano,
    que transportava bens alimentar para abastecer o mercado interno.

    Basta saber se o sucedido, foi só obra de desleixo e incompetência, falta de previsão e planeamento, ou algum aproveitamento político uma vez que se aproximam eleições, Presidências e que o Presidente da Comissão Provisória, Sr Francisco Rita, é um dos Supostos Candidatos à mesma, mas isso deve ser entidades competentes( Procuradoria Geral da República, e os Tribunais competentes, são para isso é que os responsáveis destas instituições são pagas com dinheiro público) que existem para averiguar com abertura de um inquérito,as circunstância onde ocorreram o acidente, de modo a pedir responsabilidades e pagamento de prejuízo causado ao Estado.

    Repor os valores, causados pelo prejuízo ao Estado, logo ao povo São Tomense, e o respeito pelo dinheiro dos povos que nos ajudam com o seu dinheiro,dinheiro da ajuda externa.

    Por isso é hora de responsabilizar as pessoas de modo a moralizar e dar exemplo futuro a sociedade e ao País.

    Bem Haja

    • img
      Original Responder

      Em vez de dar conta de recado na empresa onde é presidente do conselho de administração,está no terreno a fazer campanha.Adeus,somou um bom currículo para ser presidente da República.

  9. img
    dede Responder

    Si não consegue gerir ENAPORT vai gerir S.Tome

  10. img
    Manuel Preguiçoso Pinto da Costa Responder

    Velho rebelde, quem mandou senhor, ditador Patrice não gosta de gente desobediente, porquê que senhor não portou como Oscar Medeiro, que só faz o que o ditadorzinho manda, agora senhor vai perder o seu tacho, com essa idade o que é que senhor vai fazer, ou será que vai lhe sair mais algum tachinho, se não só lhe resta pedir a reforma -zinha..

    Com patrice não se brinca, não se esqueça que ele nasceu na terra de Omar Bongô e é muito amigo de Bongô filho.

    Nunca esperei que um Gabonês com sangue são-tomense pudesse sair Omar Bongô (Ditador).

  11. img
    Mato de Banana Responder

    Quando um velho com idade para ter juizo torna numa pessoa desobidiente, resultado só pode ser esse, Patrice morde e sofra cuidado.. STP virou herança de familia Trovoada..

    Um dia vamos fazer uma “Praça Tair” em STP, isso não pode continuar assim…

  12. img
    ze cabra Responder

    cacaou sungê sa fê ca cou macaco

  13. img
    Original Responder

    Este canditato até assusta os eleitores com esta cara.

  14. img
    O ISOLADO Responder

    Esses fantoches já deveriam estar aposentados!!!!

Deixe um comentario

*