Política

Pinto da Costa apresentou as razões da sua candidatura ao cargo de Presidente da República

Após 20 anos de ausência na condução dos destinos do país, o Primeiro Presidente da República, encontra vários motivos para candidatar às eleições presidenciais de 17 de Julho próximo. Com o anfiteatro do Palácio dos Congressos a arrebentar pelas costuras com mais de 2 mil apoiantes, oriundos de praticamente todos os partidos políticos, nomeadamente MDFM-PL, ADI, MLSTP, UDD,  e membros da sociedade civil, Pinto da Costa apontou a corrupção que está a devassar o Estado são-tomense como um dos males que precisa ser combatido de forma severa, e por isso mesmo forçou a sua candidatura. A Instabilidade política e governativa que nos últimos 20 anos chamados de Mudança, transformou São Tomé e Príncipe, num autêntico cemitério de governos, é outro cancro que precisa ser estirpado. Por tudo isso e mais razões, Pinto da Costa, disse que avança para as presidenciais de 17 de Julho com a mesma determinação e empenho, como em Julho de 1975, quando assumiu a responsabilidade de dirigir o jovem Estado independente. A apresentação formal da candidatura de Pinto da Costa, é tema de artigos que o Téla Nón vai levar ao público nas próximas edições.

168 Comments

168 Comments

  1. GOMES GOMES

    7 de Junho de 2011 at 19:36

    SÓ COM CRISTO. COMO É POSSÍVEL MEU DEUS.

    • Santana glandji

      7 de Junho de 2011 at 21:15

      Concordo contigo…Há um artigo a circular no facebook no grupo “eleições presidenciais S.tomenses” sobre o livro que esse senhor lançou. vão lá ler, os que querem votar nele.
      Santana glandji zuda nom….

    • augusto ferreira

      8 de Junho de 2011 at 7:34

      Felisberto e Pinto são inimigos do POVO

    • Heulla Afonso

      16 de Junho de 2011 at 18:26

      Caro Augusto Ferreira, por acaso ja viu ou conheceu algum candidato as presidenciais q fosse amigo do povo??? Olha que eu nao!! Cada um tem o direito de apresentar a sua candidatura, uma vez que somos um pais livre e independente… E que eu saiba no tempo do Pinto da Costa o respeito, a ordem, a educaçao, a honestidade, o amor a Patria e ao proximo, a higiene, a limpeza, o patrimonio estatal e o trabalho civico e voluntario eram o retrato nosso pais…Ao contrario do presente…

    • Marta

      8 de Junho de 2011 at 9:41

      Que tristeza!
      Pinto da Costa já está a criar instabilidade!

      Todos temos medo de ditadores e dos seus capangas: povo, comunicação social…etc, é normal, pelo que aconteceu na Guiné-Bissau, na Costa do Marfim, o que está a acontecer na Líbia, Iemen…

      O Tela Nón só publica notícias do Pinto, será que os outros candidatos não fazem nada?

      Os leitores inflamam-se e deixam de focar no conhecimento dos candidatos e no que poderão fazer, tendem a focar no passado, e os argumentos mais fortes dos seus apoiantes é que “Vai meter ordem” típico argumento de ditador!

      Digam lá, é ou não é criar instabilidade? É ou não é criar retrocesso?

    • Jorge Coelho

      8 de Junho de 2011 at 22:20

      É verdade que Manuel Pinto da Costa está a criar instabilidade e ódio. Agora imaginem se ele for Presidente. Os estrategas dele ainda não perceberam isto. Vejam a equipa que está a trabalhar com ele. São os mesmos de sempre que no MLSTP/PSD tão depressam falam mal dele e destroem a imagem dele no terreno como tão depressa estão ao lado dele quando cheira a dinheiro e regresso ao poder. Manuel Pinto da Costa e a sua equipa nada trazem de novo. MLSTP/PSD está completamente dividido. Hoje um dos apoiantes de Manuel Pinto da Costa disse-me que ainda vão chegar mais elementos para equipa dele vindos de Luanda. E de Lisboa vão chegar para equipa dele brancos portugueses. Estamos aqui à espera deles. Que venham comer o dinheiro dele que nós já estamos a comer, mas o voto não será para ele.

    • Heulla Afonso

      16 de Junho de 2011 at 18:37

      Meu caro, apesar de sermos um pais democratico continuamos a viver numa ditadura caso nao tenha percebido… E tambem ainda nao vi ninguem no poder em Sao Tome que nao se aproveitasse do dinheiro do povo, infelismente…no tempo de Pinto da Costa havia “boca de lobo”??

    • Comboio dos Bois

      17 de Junho de 2011 at 15:25

      Só havia “boca de tubarão”! 🙂

      Ou “boca de sapo” como dizem os tugas!

    • Me-Zochi v. Cantagalo a espera do Pinto!

      8 de Junho de 2011 at 18:22

      GOMES GOMES, Nao preocupa!

      Pois muitos ali teem votados nos comentarios a favor de Pinto. Tudo isso eh propaganda. Ha grupo minoritario que andam por ali neste espaco de comentario so para votar nos comentarios a favor de Pinto para iludir os leitores. Pois so fazem nos primeiros comentarios. Os comentarios mais em baixos nao sofrem isso, o que leva a crer que os aki apoiam eh mesmo por uma questao de propaganda. As pessoas que ali passam ou comentam nao representam maioria do povo de Sao Tome e Principe k nao tem acesso a internet, etc. Por isso, as comentarios a favor de Pinto eh desnecessario.

      Pinto Costa, povoh de Cantagalo cu Me-Zochi sa ca guadah boh! Boh cundah inen keceh?!

      Awah boh sah fogo!

      Telano por favor, nao censure o meu comentario. Ao fazerm isso, estariam a favor de Pinto fugindo a regra do profissionalismo jornalistico.

    • jaka doxi

      9 de Junho de 2011 at 0:11

      Meus irmãos.
      A lista dos apoinates de Pinto da Costa está recheada de gente corrupta e sem escrupulo.
      Fui

    • Afonso

      16 de Junho de 2011 at 18:52

      Que tal apoiar o arquitecto?? Pelo menos realizou a grande obra que foi o pavilhao da Expo 98…Falem serio…

    • Afonso

      16 de Junho de 2011 at 18:47

      Nao invocar o santo nome de Deus em vao… deixem Deus fora politica se faz favor… Bem haja a todos.

  2. Pumbu fresquinho

    7 de Junho de 2011 at 19:45

    Caros copatriotas, acho temos que ser ainda mais realistas: O senhor Pinto da Costa tem perfil para ser presidente do nosso pais! Deviamos unir-nos para melhor apoia-lo a alcancar as metas por ele preconizadas para o bom futuro da nossa nacao. Eh claro que para que tenhamos uma vida melhor eh preciso muito trabalho de cada um de nos (cada um no seu sector)

    • Lagaia

      7 de Junho de 2011 at 20:20

      O que te leva a acreditar nesse senhor?
      15 anos de incompetência não te chegaram ou já não te lembras, nem ouviste falar?

    • Leoter Viegas

      7 de Junho de 2011 at 23:01

      Meu caro Lagaia,
      Não diria 15 anos de incompetência. Diria mais,36 anos de incompetência.
      Repara, dos 3 Presidentes da República, de mais de uma dezena e meia de Primeiros Ministros e mais de centena e meia de ministros que S.Tomé e Príncipe conheceu, desde 1975, qual deles é mais competentes do que outro?
      Portanto, meu caro, todos os candidatos que até agora apresentaram a sua candidatura, todos ja tiveram responsabilidade no País e, temos o País que temos. Logo, se a única característica for competência dos candidatos, então nenhum santomense deverá ir ás urnas, o que implicaria deixar o País sem Presidente da República.
      Mas, como não podemos ter o País sem Presidente da República, o que aconselho é, dentro dos maus devemos escolher o menos mau.

      Abraço
      Leoter Viegas

    • Minu yéé

      8 de Junho de 2011 at 11:31

      Concordo consigo e subscrevo o seu comentário…

    • JHUNIOR.G.C

      8 de Junho de 2011 at 13:34

      também concordo com isso….

    • Lagaia

      8 de Junho de 2011 at 15:45

      Estamos a falar de um candidato especifico q é o Sr, MPC
      Tem toda razão quanto aos 36 anos de incompetência. Nenhum desses senhores que tiveram responsabilidade na (des)governação do pais merece consideração ou benefício de duvida para ser presidente.
      E pegando pelo seu argumento Pinto da Costa é dos piores.
      Considero ser o culpado maior dos nossos problemas actuais. Foi o inicio do caos.

      Estar contra o Sr. Pinto da Costa não estar a favor dos outros.
      Também estou a procura o menos mau.
      Abraços

    • Leoter Viegas

      8 de Junho de 2011 at 20:13

      Meu caro,
      Olhe que não, olhe que não…
      Democraticamente respeito a tua opinião. A democracia faz-se de contraditório, por isso, não concordo contigo.
      Deixo aqui umas questões para reflexão:
      1 – Qual dos candidatos está em melhores condições de, juntamente com o atual Governo-é o que temos-, travar uma luta séria contra a corrupção que alastra cada vez mais em S.Tomé e Príncipe?
      2 – O País hoje produz muito menos do que produzia há 20 anos a trás. Qual dos candidatos está em melhores condições para motivar os santomenses a trabalharem mais?
      3 – A imagem do País no exterior não é a melhor. Quem está em melhores condições de mudar a imagem de STP no exterior?
      4 – É urgente empreender reformas profundas na educação, justiça, gestão das finanças públicas, divisão política e administrativa do País. Qual dos candidatos tem força suficiente para forçar o governo a empreender essas reformas?

      Poderia dar mais alguns exemplos, mas fico por aqui.
      Meu caro, antigamente, o santomense tinham muito orgulho em ser santomense. Hoje, não sei se esse orgulho ainda existe! É preciso restaurarmos esse orgulho nos santomenses.

      Abraço patriótico
      Leoter Viegas

    • h silva

      8 de Junho de 2011 at 21:23

      lol,entao nao es imparcial meu caro!pk so falar do Pinto da Costa se ha mais candidatos?mas ainda nao convenceste depois dakilo k leoter viegas escreveu.vir dizer k so queres falar do PC haja paciencia neh.diga qual deles e o mal menor para ti e pk.so assim tas a fazer um critica construtiva.ou seja demostra k tem um melhor k PC na tua opiniao.from london

    • Heulla Afonso

      16 de Junho de 2011 at 18:56

      Apoiado mano Leu….Bem dito… jnhos

    • Pumbu fresquinho

      8 de Junho de 2011 at 7:00

      Queira desculpar-me senhor/a LAGAIA, me recordo perfeitamente dos 15 anos de presidencia de Pinto da Costa. Os PRs que o sucederam nao fizeram milagres em que voce, se calhar, acredita… Acho que Pinto da Costa garantiu uma passagem passifica e exemplar ao sistema democratico e multipartidario no nosso pais. Depois do seu mandato ele deixou os outros governar, acumulou muito saber e experiencia (com base nos erros cometidos pelos outros nas ultimas decadas). Assim que ele esta nas melhores condicoes de assumir esse cargo.

    • MAKITA

      9 de Junho de 2011 at 6:23

      Coitado! quando o Pinto governou era tudo degraça, a razão pela qual, as pessoas vem dizendo que era melhor o tempo do malandro.Pinto quer acabar com a corrupção? então vá para 1º ministro.ha,ha,ha… ai é que a porca torçe o rabo.

    • Celsio Junqueira

      8 de Junho de 2011 at 8:44

      Meu Caro Lagaia,

      O problema não é uma questão de crer ou não crer, temos de ser mais pragmáticos e exigentes. O Tela Non que publique na integra as razões que levam o cidadão Pinto da Costa a candidatar pela terceira vez!

      As razões maiores desta candidatura não pode ser só o combate a Corrupção e a Instabilidade governativa. Porque sendo assim, o cidadão Pinto da Costa que diga claramente como consegue combater a “Corrupção” com os actuais Poderes Presidenciais?

      Meu caro concidadão Manuel Pinto da Costa o problema da corrupção e consequentemente impunidade, resulta do mau funcionamento da Justiça e dos seus interpretes em particular. E quanto as instabilidades politicas, é um problema comportamental dos nossos politicos (de todos os quadrantes que incompatibilizam por feitios e afins). Como pensa resolver?

      Esperemos da sua parte e de outros candidatos (candidaturas efectivadas e aceites) respostas concretas e não evasivas/demagogicas-populistas sempre tendo em conta os Poderes Presidenciais.

      Saudações e Felicitações por ter entrado na corrida!

    • E.Santos

      8 de Junho de 2011 at 22:14

      Caro Celsio

      Acho que chegou-se a um ponto em que todos partilhamos de um sentimento comum. Deixar o país (as nossas ilhas maravilhosas) para os Delfins, Ninos, Maís, Aurélios e companhia limitada é um grande erro. Porque eles nunca vão tirar o país da situação em que está, nem sabem pra isso. Nos últimos 20 anos emigrou mais São-tomenses do que nos 15 anos de ditadura em que as pessoas supostamente deveriam sair para fugir ao regime. Hoje o povo foge da mizéria e os intelectuias fongem da bandalha em que se transformou este país.
      Também largar o país novamente para os Bidãos, os Cavalos, os Julios, os Banos, os Ritas, as Marias, os Rafaeis e companhia limitada ( a lista é longa)também já não resulta porque nos últimos 20 anos não derão senão prova de destruição e pilhagem impune no país.
      Era de facto muito importante para o país resgatar valores perdidos como unidade, disciplina e trabalho, liberdade com responsabilidade, o sentimento de dever para com todos na gestão da coisa pública.
      Sempre achei ridículo mas hoje até preferia, como contava meu avô, ver os são-tomenses vestidos de fato ou babalaica branca, todos esticadinhos armados em não me toques com bengala na mão, defendendo o lema “melhor morte do que vergonha”.
      Porque os camaradas de hoje perderam a vergonha toda a ponto de nos fazerem acreditar que quem está mal poscionado na sociedade somos nós que procuramos agir correctente e não roubar o povo.
      Pode ser esperança a mais, não se fazem milagres, mas tomara que Pinto da Costa, com a sua imagem, amor a pátria e abnegação consiga ajudarnos a resgatar tudo o que perdemos nos últimos 20 anos.

      Por um São-tomé e Príncipe com Rigor, Transparente e livre de Corrupção eu votaria Pinto da Costa.

    • Afonso

      16 de Junho de 2011 at 19:12

      Caro E. Santos, faço das suas palavras as minhas… so acresccentaria Pinto da Costa ou Filinto Costa Alegre, por um S. Tome e Principe melhor.

    • T.

      9 de Junho de 2011 at 12:46

      és simplesmente o comentador mais moderado e com grande sapiencia, de todos os tempos, desde que aqui livremente se comenta.

      continue assim!

    • Suásuá Pires

      8 de Junho de 2011 at 8:50

      O que me leva a crer neste Senhor são:

      Os hospitais que existiam em todos os Destritos e que hoje ja não vemos, os nossos belos jardins que coloriam as ruas das capitais e não só, chafarizes publico em toda as cidades e luchãs,respeito pela coisa publica,e pelos os homens,os pombinhos que circulavam nas cidade, estabilidades governamental,enexistencia da corrupção,a familia sãotomense unidas credibilidade internacional,ausencia de meninos de rua,poucos desempregados a existencia das empresas agriculas e não só, enfim parecia mesmo uma Europa é de recordar que STP representava uma das cidade de Africa mais limpa e mais organizada.etc etc…

    • B

      8 de Junho de 2011 at 15:03

      Acrescento dizendo que o ar era puro.

    • Monte Cara

      9 de Junho de 2011 at 10:13

      Se me convencerem que o PC conseguirá repor tudo isso, no final do seu mandato eu e muito mais pessoas não teremos dificuldades nenhumas em conceder-lhe os nossos votos. Mas tudo isso não depende do Presidente da República.
      Assim, deixemos dessas arteirices.

    • Afonso

      16 de Junho de 2011 at 19:16

      Quem te pos em Cabo Verde?? Deves dinheiro ao povo de S. Tome e Principe.

    • Olavo

      7 de Junho de 2011 at 22:28

      Pumbu, acho que vc esqueceu os 15 anos

    • augusto ferreira

      7 de Junho de 2011 at 23:43

      O senhor só pode ser doido. Nem com as sondagens fantasmas do senhorinho Felisberto do MLSTP o Pinto ganha. Vai dor homem

    • Fradique da Costa Pinto Carvalho Martins Trovoada

      8 de Junho de 2011 at 3:20

      Oh Pumbu,

      Depois muitos como tu vao se arrepender caso esse for eleito. Ele foi presidente em 1975 por encomenda. Naltura nao tinham perfil nenhum para o tal cargo. Mas atendendo a conjutura internacional, foi encomendado, e por sua vez Sao Tome alinhou na frente comunismo socialismo o que fez o Pinto de mau ditador. No entanto, as politicas internacionais se transformaram nos ultimos 20 anos, e o pais eh hoje democratico. Com a nova constituicao, o Pinto nao tera margem de manobra de vingar o Governo, ou mesmo de implantar aquilo que ele diz de severamente combater a corrupcao. So o governo tem tais prerogativas. Nao agindo em conformidade com tais prerogativas, ai estariamos perante uma ditadura do Pinto que muitos poderao se arrepender. Muito podera correr por ai. Muitas vidas poderao ser ceivadas. Tome nota!

      O pais nao precisa do sistema maquiavelico (ditadura) para se desenvolver. Basta sim providenciar o nosso povo com instrumentos legitimos (educacao, conhecimento critico) para depois desafiar o governo. Isto sim eh o melhor metodo, o metodo esse que nao tirara vida a ninguem.

      Com Pinto, muitas vidas serao ceivadas. Muito sangue ira correr por ai. Iremos nos transformar que nem eh um Guinea-Bissau com muitos ajustes de conta.Depois tu vais ver. A minha conclusao basea-se na presente constituicao do pais a qual ira tornar dificil o Pinto implementar as suas aspiracoes, quanto se frustar. Estando frustado, a unica alternativa eh ditar(ditadura), porque sem ela nao trara nada de novo. Sera outro corta-fita.

      Nao falo muito.

    • Virtual

      8 de Junho de 2011 at 12:11

      Falaste muito e muita baboseira…

    • Afonso

      16 de Junho de 2011 at 23:00

      Apoiado, estas crianças de hoje nao sabem nada do passado e falam do que nao viram ou sabem…Tal tristeza, chega a ser patetico.

    • António Veiga Costa

      9 de Junho de 2011 at 19:20

      Mas é um ignorante mesmo. Ainda não percebeu que as vidas vêm sem ceifadas nesses últimos 35 anos com a falta de condições dos hospitais; com a falta de alimentos e preços exorbitantes, levando as famílias a verem seus filhos desnutridos e mal formados; as péssimas políticas sociais, com inúmeras mortes quase diárias nos acidentes de transito….

    • Ferro Costa

      8 de Junho de 2011 at 6:32

      Não gostaria que o Pinto da Costa voltasse novamente pois ninguém é insubstituível.Mas temos que ser realistas se queremos que STP avance na estabilidade, paz e desenvolvimento. Temos que dignificar a vida politica e os politicos. Estes devem estar ao serviço das pessoas. O Pinto distanciou-se e manifestou-se publicamente contra os seus antigos camaradas do MLSTP chefiado por Rafael Branco (que fez das ultimas eleiçoes legislativas um Totoloto e agora esta disfrutando), quando queria derrubar o governo do ADI. Só com Pinto nós os jovens conseguiremos recuperar a nossa esperanca perdida. Temos que trabalhar em vez de estar recebendo migalhas desses malfeitores. Isso dura pouco e nao nos dignifica. Esse senhor merece o meu e o teu voto.

      Viva Pinto da Costa!

    • MAKITA

      8 de Junho de 2011 at 8:05

      Numca irei apoiar pessoa com perfil de malandro.Essa pessoa é Pinto da Costa….

    • Jagua

      8 de Junho de 2011 at 10:01

      Pinto nasceu para apenas ser Presidente?Não há mais nada que o Pinto possa fazer para São Tomé a não ser Presidente?Votar para Pinto que não voa para os distritos quando não há embate eleitoral?CREDO!!!!
      “QUEM SE UNI AO DIABO É DIABO”. A FORMULA É SEGUINTE:PINTO=DIABO.
      Dai que é melhor que esqueças o DIABO.

    • Pumbu fresquinho

      8 de Junho de 2011 at 20:45

      Carissimo/a jagua, acho que mesmo se Pinto da Costa nasceu unicamente para ser presidente de STP nao eh nada mal! Importante eh que desta vez ele tenha a sorte de ter um bom primeiro ministro com uma equipa de ministros coerentes e dignos e com um povo que gosta de trabalhar para o desenvolvimento do pais.

    • Demas

      9 de Junho de 2011 at 0:08

      já reparei que tens um discurso bem articulado. Justifica lá entao os Censos.

    • Pos independencia fala!

      8 de Junho de 2011 at 17:59

      Com Pinto, muitas vidas seram ceivadas, muitos ajustes de contas, muito sangue ira correr por ai, uma Guine Bissau sera Sao Tome. Tomem nota! Mas porqueh? So o futuro nos contara a historia.

      Votamos no Patrice e agora ja estamos arrependido. O mesmo ira acontecer com o Pinto. Tome nota!

      A nossa constituicao nao da margem de manobras para Pinto sancionar o corruptos via legal, a nao ser ir paralem das suas prerogativas, usurpando o poder imcubente ao governo. Sendo isso, estaremos a correr o risco de ver STP transformar que nem uma Angola, nem uma Guine-Bissau.

      Depois veremos! Tomemos notas! Depois nao se arrependam quando acontecer algo com um primo, tio, proximo vosso caso o Pinto venca.

      Bem haja!

    • Pumbu fresquinho

      8 de Junho de 2011 at 20:48

      Desejo-lhe um pouco mais de optimismo e fe… Que o “amanha” do nosso STP seja muito melhor que o “ontem”!

    • Fijalatao

      8 de Junho de 2011 at 20:58

      Não se esqueça que o país tem um parlamento,um presidente,um primeiro ministro e o povo;como pode ver existe hoje o poder descentralizado e não concentrado como no tempo dos socialismos e comunismos! Aliás eu penso que a mentalidade do Pinto de hoje não é a mesma de há 20 anos. o Pinto hoje é maduro, preparado e já não é pau mandado dos Russos e Cubanos!

  3. zeca diabo

    7 de Junho de 2011 at 20:01

    E bom que Sr Pinto da Costa se lembre que S.Tome e Principe agora e um Pais Democratico…pelo que li nas razoes que lhe levam a candidatar-se a Presidencia, chega ate amedrontar…isto leva crer que quer voltar para fazer o mesmo que fez quando foi presidente durante os 15 anos…ha muita magoas deste periodo nas memorias daqueles que sofreram na pele com as suas maldades!!!
    Que Santo Tome, esteja presente para que o senhor nao passe de um mero candidato,para bem do Povo S.Tome e Principe…porque isto cheira mais a vinganca.
    A elite que apoiam Pinto da costa sao aqueles que tambem fazem parte do passado…que nao aceitam a forma e rumo que os mais novos estao implantar em S.Tome e principe com novas formas de fazer politica e a liberdade que o povo se demonstra em todo dominio!!!Pois o povo nao quer, nem se quer lembrar do passado!!!

    Forca Povo STP…

    • delete

      7 de Junho de 2011 at 20:26

      meu caro zeca diabo, si povo voltar a dar voto a ditador vão pagar caro e muito, dar oportunidade a quem ti fez mal será uma morte lenta para o povo e país , meu povo não pela emoção , já tão cansados sofreram muito e pode-se ver nos rostos dos mais velhos em são tome sofrimento que passaram penses nos vossos filhos e netos eles podem ter uma vida melhor que há sua ,não vota pinto , pinto pensa que o país é uma quinta dos seus pais , todos os sãotomenses tem directo de ser alguém na vida , ter uma boa condição de vida …..mudanca não é mais do mesmo mais sim um rosto novo …um tempo novo para todos

    • Fijalatao

      8 de Junho de 2011 at 21:07

      Pare de sofrer! porque quem guarda rancores e ódios, não deixa de ser uma pessoa triste e imaculada. Por isso ore por aquele que um dia o(a)feriu e peça a Deus a misericórdia dele e não ensine ninguém a sua filosofia de ódio e mágoa constante porque é pecado! saber perdoar e dar uma oportunidade ao perdoado serás honrado pelo criador…

    • fijalatao

      7 de Junho de 2011 at 21:51

      Caro amigo
      Sei perfeitamente que o senhor entendeu a mensagem do sr. Pinto da Costa!
      O senhor afirma que S.Tomé é uma democracia! Claro que todos nós sabemos! mas se o senhor analisar bem a questão da democracia em si é uma falsa questão ou seja é um truque de propaganda enganosa que dá direitos aos políticos e deveres ao povo! Vejamos Portugal, S.Tomé e Angola: Direitos dos políticos:
      1-Roubar descaradamente
      2-Enriquecer escrupulosamente
      3-Ser julgado e absorvido sem culpa formada
      4-Viajar e conhecer o mundo quando pode e quer
      5-Propor o seu próprio vencimento
      6-Ter negócios de vários tipos, etc..-

      O povo não tem nenhum direito ou tem pseudodireito.

      O povo tem o dever de:
      1-Pagar os seus impostos
      2-Pagar multas quando cometer uma pequena infracção
      3-Ser preso por pequenos delitos
      4-Calar quando vê os males dos políticos senão sofre represálias
      5-Ouvir as baboseiras dos políticos aquando das eleições etc…
      Tudo isto para lhe dizer que a democracia é uma falsa questão para entreter o povo,Peço desculpas se fui longe demais…Pois não quero com isto dizer que gosto das ditaduras!Mas sim gosto de uma sociedade justa e sem proteccionismo!
      Um abraço, amigo,
      etc…

    • Virtual

      8 de Junho de 2011 at 12:08

      Verdade seja dita! Parabéns!

    • zeca diabo

      8 de Junho de 2011 at 16:30

      Meu caro amigo, Fijalatao!!!
      E natural que os politicos gozam de certas regalias porque, os politicos nao gaham bem…alguns tiram proveitos das suas posicoes e desviam bens publicos para proveitos proprios…mas isto tem mais relevancia nos paises africanos em geral. Tudo isto porque a fiscalidade nao funciona com rigor em determinados paises africanos e em nosso caso(STP) em especial e quase nula, e tudo abafado!!!Pois os politicos de STP aproveitam da iminudade parlamentar, cometem graves crimes e recusam dissolver da Imunidade Parlamentar, isto no meu ver e RIDICULO!!!
      O Unico direito mundial do Povo na Democracia verdadeira e o direito de reenvindicar por seus direitos, sem causar disturbios e nem desordeiro…ha que faze-lo com justa causa aplausivel!
      Sei que reenvidicar em Africa e quase impossivel devido a repressao!!!!
      Espero um dia ver uma verdadeira Democracia em Africa, especialmente em STP.
      Um abraco!!!

    • Fijalatao

      8 de Junho de 2011 at 21:19

      Zeca diabo, implicitamente puseste dedo na ferida! Veja o caso do Delfim Neves! Este tem o descaramento de vir candidatar-se e pedir que o pobre povo lhe dê votos! Se fosse numa Finlândia em que o primeiro ministro que levou país a banca rota está hoje perante a justiça, candidatos como Delfim Neves “com todo respeito”, não teria o desplante do tamanho desafio a este povo! Quem diz ele diz muitos outros. Um abraço Zeca diabo,,

    • Suásuá Pires

      9 de Junho de 2011 at 15:44

      Senhor Zeca Diabo,com devido respeito digo ; Quem sabe não es um destes politicos delapidador dos bens publico! Emm, quem sabe !!!

    • Anguené

      8 de Junho de 2011 at 8:33

      Falaste muito bem, s.tomé e Principe agora é democrático.
      Mais,livrar a currupção não é sinónimo de castigar o povo, muito pelo contrário, a nossa mentalidade está cravada no passado e nós os Sontomenses fomos e ainda continuámos a ser democráticos anafabetos, por isso o País esta nessa situação e só mudará quando a nossa mente mudar. Não esqueça que, na altura em que S.tome e Principe tornou-se DEMOCRÀTICO, muitos não sabiam a é essência da democracia por serem anafabetos, consequência disso: todo tornou-se uma desordem e ainda continua a ser.
      Meus amigos vamos por cada coisa do seu devido lugar e quem sabe assim podemos está num País justo enchendo o peito dizer sim, somos democráticos.

    • Suásuá Pires

      8 de Junho de 2011 at 8:58

      Lamentavelmente o senhor Zeca Diabo é mesmo diabo quem não deve n teme fiva calma ele sabe gopvernar na demogracia é ele quem aceitou a demogracia, repara bem STP sempre foi republica democratica não mudou o senhor é jovem ou velho quer fazer lembrar que o mundo inteiro estava sobre o regime sossialista e sabes como isso funcina ai de te naquela altura não seguir o regime o Pinto não teve outra aternativa mas ele torcia por democracia , senhor zeca vamos lhe dar uma oportunidade depois veremos que ele é capaz não julgue para n ser jugado

    • Suásuá Pires

      8 de Junho de 2011 at 9:02

      correção: (democracia) (fica) (governar)

    • Jagua

      8 de Junho de 2011 at 10:09

      Podes me dizer como é que Pinto possuiu tudo que tem?Pinto sempre foi rancoroso e vigarista.Só depois dos 20 anos???? O que ele tem feito para os pescadores??? Os agricultores???

    • zeca diabo

      8 de Junho de 2011 at 16:54

      Lamentavelmente nao irei dar oportunidade aos oportunistas…precisamos de um Presidente Popular e comunicativo!!! O sr Pinto da Costa teve mais que oportunidade de mostrar o seu lado positivo, nada fez para tal…retirou-se no silencio so aparece para canditar ao cargo de Presidente da Republica como se fosse unica coisa que sabe fazer!!! Um Presidente deve andar de norte a sul do pais, de vilas as aldeias e rocas…para conhecer a realidade do Povo, ver de perto o sofrimento de cada zona onde passar!!!
      Agora o Sr pinto da costa vem por ai dizer que vai acabar com a corrupcao, como se isto fosse uma coisa facil de acabar em STP…isto e musica para fazer boi dormir, ele nao vai fazer nada…vai sim dormir no Palacio com seu belo prazer de nao fazer nada!!!Um bom Politico nunca entra em inactividades deve estar sempre em sintonia com desenrolar dos acontecimentos e participar nas actividades nao governativas de forma a demonstrar o seu contributo!!! Aponta-me um que o sr Pinto da Costa criou ou participou por sua autoria desde que retirou de cargo politico ate a data!!!

      Um Abraco…

    • Suásuá Pires

      10 de Junho de 2011 at 10:49

      Viva Pinto da Costa,Costa é do Povo,Povo é de Costa…

    • E.Santos

      8 de Junho de 2011 at 22:24

      Voc~e tem ar de quem nem viveu nos 15 anos de Pinto da Costa, só ouvio falar. O Pinto da Costa nunca poderá esquecer-se de que o País é Democrático porque foi ele quem em 1991 conduziu o país a Democracia. O primeiro Presidente Africano a dar este passo. Leia sobre áfrica e vai perceber que há presidentes no poder que já foram do tempo do Pinto da Costa, e que ainda mantêm a ditadura.
      Ajustes de contas, cada um terá os seus motivos para fazer. Uns pelos 15 anos de ditadura, outros pelos 20 de Democracia. Porque deixar pessoas morrerem nos hospitais sem assinstência, sem junta e sem ninguém se importar com elas quando Tomé Vera Cruz teve uma trobozesita e foi assistido no Hospital de Coimbra a custa do estado, da vontade a estas famílias de também fazerem ajuste de conta, não?

  4. delete

    7 de Junho de 2011 at 20:12

    só agora ,porquê a mesma determinação de 1975 , por outras palavras será ditador , o que senhor pinto fez para o país nada ,apenas usou da boa vontade dos povo santomense que já tinha dinamica de trabalho continuo a fazer aquilo que os portugueses já os tinha incutido ou seja trabalho trabalho trabalho ,um povo habituado ao trabalho sabe trabalhar , agora quando o país precisava de um modelo de governação que adaptace ao nosso país o pinto não teve mestria para o fazer, pinto troce nada de novo ao país foi um falhado oprimiu seu povo como podem dizer que foi quem melhor presidio o país, não não não pinto foi um falhado fazem uma analítica e vão que o pinto não fez uma boa governação , nunca construio nada não fez nada de novo , apenas mostro sua falta de vontade de trabalhar , pinto não dá , queremos sangue novo ,tais a procura de reforma pinto janeiro já ti passo há muito sai da sena inda podes sair por cima….pinto não pinto não não….eu e a minha família vota aurelio martins

  5. Zé Maria

    7 de Junho de 2011 at 20:13

    Votar em Pinto da Costa é votar em S.Tomé. Tenho a consciência que existem outros candidatos com bom perfil para ocupar o cargo, mas nesta altura do campeonato é o candidato ideal. Não estou a ver o Dr Patrice Trovoada a governar sob as sombras de Maria das Neves, Aurélio Martins, Elsa Pinto e os muito ainda piores Filintro Costa Alegre, Liberato Moniz e outros sem expressão. Para mim rimam com a instabilidade política, com as consequências que todos nós já temos vivido. Quanto ao dr. Evaristo Carvalho, este último não tem capacidade de reunir personalidades de diversos quadrantes ao seu redor. Risca é de cometer um suicídio político.

    • Lopes

      8 de Junho de 2011 at 13:55

      Esqueceste que o Sr. Evaristo Carvalho tanto reúne consenso que foi eleito Presidente da Assembleia Nacional.

      Mais, manteve-se sempre nos momentos mais difíceis do país, prestando o seu apoio como hábil mediador, é combativo, tanto assim que é o vice-presidente do jovem partido que acabou de ganhar as legislativas.

      Ou chamas-te Zé Maria Costa ou vais ser traído pela imaturidade eleitoral. Tenha um pouco de amor ao teu país!

  6. Lagaia

    7 de Junho de 2011 at 20:17

    Para o bem de todos nós, espero que seja mais uma DERROTA.
    É preciso lembrar ao povo o mal que este senhor causou a terra e a todos nós.

    • baga tela

      7 de Junho de 2011 at 21:53

      Credo povo malvado,ingrato deixa Pinto em paz,lagaia voce ja e uma derrota.o pais e que ficou atrazado durante vinte anos e n foi pinto que estava a governar.Viva pinto…

    • Jagua

      8 de Junho de 2011 at 10:15

      Há santomense mais malvado que Pinto???Esqueceste que antes este Pinto condenava- nos a morte???Sentiste alguma vez o peso e ador de todos os que Pinto fez mal.Esta queto, porque o Pinto infelizmente não pagou pelo mal e sofrimento causado a nós.Foi ele que……Mas Deus é Pai.

    • Fijalatao

      8 de Junho de 2011 at 15:11

      Não se esqueça Jagua que a nossa constituição tinha lá anexado a pena de morte! E sabes quem foi o mentor desta lei? Foi o Sr. Miguel dos Anjos Lisboa Trovoada.E outra coisa, se o Pinto fosse tão mau como você e muitos dizem, o Sr. Miguel Trovoada seria o estreante desta mesma lei assinada e carimbada por ele! Falem com justiça e conhecimento de causa e não falem bla-bla-bla meus amigos.

    • Demas

      9 de Junho de 2011 at 0:11

      isso quer dizer que os anos de governação do Pinto foram bons anos? E os Censos?

    • Suásuá Pires

      10 de Junho de 2011 at 10:59

      Cuma,clemdeçu padê cluso bô moço,bô sá lagaia quâ bô sá.Viva Pinto

  7. boca calada

    7 de Junho de 2011 at 20:33

    djadu lévé!!!

  8. boca calada

    7 de Junho de 2011 at 20:34

    correção…djabu

  9. J. Maria Cardoso

    7 de Junho de 2011 at 21:15

    Há uma obsessão a olharmos as contas no pretérito, sem anotarmos nos saldos algo que positivo como que fosse a única forma de esquecermos o presente, o hoje, o agora que está aos nossos olhos.
    O presente é desvastador! Não se vê quem detém a tábua de salvação sem um compromisso nacional que consiga congregar as vontades. A partida, ninguém quer ver tocado os direitos adquiridos pela nossa democracia.
    A mudança! Que mudança? Rectaguarda. Ainda que puto, jamais imaginei esta mudança ao meu país.
    Acreditei numa outra mudança. Economia aberta, liberdade de pensamento, justiça social, voto de consciência e desenvolvimento.
    Passados os 20 anos mantenho amor nos ideias da prometida mudança, efectiva mudança que via brilhar nos anseios do meu povo.
    É de temer a desorganização organizada que assaltou a nossa democracia.
    Qual dos candidatos me vai devolver a desejada mudança?
    Bem-haja!

    • Pobresa.

      8 de Junho de 2011 at 11:02

      Apenas um: Filinto Costa Alegre. Verdadeiro candidato independente dos partidos politicos e dos interesses instalados, O uncico com o programa serio para STP. Onde diagnostica os males e aponta a cura. Abraço

    • Suásuá Pires

      10 de Junho de 2011 at 11:03

      É claro,Pinto da Costa

  10. fijalatao

    7 de Junho de 2011 at 21:22

    Muitos duvidam da competência do Ex-Presidente da República Pinto da Costa e não contestam a incompetência e a má fé do Sr. Miguel Trovoada.
    Durante os 15 anos de Pinto da Costa, o país de uma maneira ou de outra estava bem organizado socialmente. Muitos que o criticam hoje, são os mesmos que usufruíram da sua bolsa de estudo e hoje podem graças a Deus dizer; sou licenciado.Hoje, os políticos que temos põem jovens bolseiros em Portugal e Brasil na penúria e fome constante, “o relato que temos assistido todos os dias nos nossos jornais”.
    Por outro lado se durante vinte anos o sr. Pinto da Costa não fez nada pelo país, em contraste vemos muitos atuais políticos enriquecerem sem justificações nenhumas e se analisarmos o que muitos políticos de hoje têm, talvez o Pinto nem décima parte tem! Se outrora o sr,Pinto cometeu erros, talvez todos nós fomos cúmplices desses erros!Se o vento da democracia estendeu a alguns países como nosso, é como o sol que nasce pela manhã que também é de todos inclusive o de Pinto da Costa.Com todo o respeito que tenho pelo meu povo, deixem de estirpes e vamos avançar para bem do povo e da nossa democracia.
    Se bem me lembro, o sr. Pinto da Costa não tem casa em Portugal, mas Maria das neves tem! O sr. Pinto da Costa não tem a famigerada roça ofertada pelo Miguel(a causa da destruição das nossas florestas), mas a Maria das Neves tem UBA_BUDO e se formos a estabelecer comparações com outros políticos, podemos considerar o Pinto como o mais sério. O Miguel comprou casa Francisco Cabral e outros bens com que dinheiro? Mas o Pinto nunca fez isso com bem público! Se for a casa do Mário Beirão, é Claro que como Presidente da República de então, não iria viver para baixo da ponte, aliás até nisso foi honesto porque deu ao Mário em troca dois chalés! Oh povo de S.Tomé se for certas barbaridades cometidas no seu tempo, muitas delas aconteciam quando este estava no estrangeiro e todas essas maldades eram cometidas pelos senhores do PCD e Miguel Trovoada! Vamos esquecer o passado porque os passados são com águas do moinho.
    Um abraço a todos e um bem haja ao Sr. Manuel Pinto da Costa…Força Homem…

    • Jagua

      8 de Junho de 2011 at 10:22

      O único cumplice deste erro es Tu e o Pinto. Primeiro eu, segundo eu, terceiro eu, quarto quinto e se restar é que vem o povo.É o lema do Pinto e os pintinhos mas ninguem.O gato passa só uma vez pela agua fervida. Não esqueces disto. Colaca- te no lugar das pessoas que sofreram pela crueldade deste animal.

    • Fijalatao

      8 de Junho de 2011 at 15:26

      Jagua; diga-me o que o senhor tem feito de melhor em relação ao político Pinto da Costa para o país!? Não o conheço, mas quase que tenho a certeza que você nada fez em prol a S.Tomé e Príncipe! Se o senhor está neste país, indica-me A, B ou C que você já fez. Porque o Pinto na altura estava sob tutela dos regimes comunistas e socialistas da altura pelo que limitou a cumprir ordens. Após a Perestroika este Sr. mudou-nos o regime e passou-nos a uma sociedade democrática que foi pena ele ter abandonado a sua candidatura em 1991 devido a perda da mãe! Senão teríamos um Presidente tipo angola. Faça leitura da história e reconheça que é com ele que o país volte a ter uma sociedade justa e de respeito!

    • Demas

      9 de Junho de 2011 at 0:13

      Fala me dos censos

    • Suásuá Pires

      10 de Junho de 2011 at 11:32

      O meu carro amigo com devido respeito quem deveria falar-te de censo é o Sr. Miguel Trovoada.

      Porquê que os masacrados de Censo recoreu ao atual 1º Ministro no sentido de pedirem as suas endeminisações? Talvez por ser ele o filho do Homen que naltura cometeu as atrocidades e que parou à cadeia não foi! Embora o atual 1º não tenha culpa das atrocidades que o pai cometeu mas as pessoas se derigiram a ele.

      Recordas quando o senhor armando Coreia saio a rua da nossa praça com armas na mão ameaçando povo! Foi na epoca de Pinto?
      Recordas de um jovem que foi Baleado Publicamente em que o corpo foram regeitado pelos familiares na nossa Assembleia Nacional!recordas ? foi na epoca do Pinto ? Tente colocar a sentido no lugar… Viva Pinto

    • Demas

      11 de Junho de 2011 at 18:54

      Isto quer dizer que como vários cometeram erros, os erros do Pinto devem ser esquecidos?

    • Mimi

      8 de Junho de 2011 at 12:30

      Subscrevo esta opiniao!

    • Demas

      9 de Junho de 2011 at 0:14

      Subscreve os Censos?

    • zeca diabo

      8 de Junho de 2011 at 17:08

      Has de me dizer, porque nao tenho a minima ideia do ultimo trabalho do Pinto da Costa de forma abter algum para sobrevivencia…tu como eu e outros para suportarmos as dispesas cotidianas temos um trabalho ou negocio proprio…Se o Pinto da Costa nao tem casa em Portugal, mas provavelmente tem em Alemanha ou no outro canto do mundo…Hoje anda em S.Tome de Jeep as voltas a viver da reforma Politica? ou de que? Em Africa nenhum Polico sai de mao abanar de cargo!!!

    • Fijalatao

      8 de Junho de 2011 at 21:40

      Zeca Diabo, com todo respeito agradeço ao meu amigo a deixar a discussão do bate nabó porque se formos ver os bens materiais de cada um, então é aí que não votavas em nenhum! A política é como religiões e seitas, pois se alguém vem o convidar para uma igreja ou para votar num candidato, se este candidato não ostentar um mínimo de bem estar pessoal, estou em crer que Zeca Diabo era o primeiro a repudiá-lo considerando-o um pobre que quer roubar mil pobres! Por isso faça sua escolha de um candidato capaz de estabelecer ordens, estabilidade politica no país e restabelecer o respeito que tínhamos internacionalmente quando dos 15 anos do mandato deste senhor…Um abraço,

    • Monte Cara

      9 de Junho de 2011 at 10:26

      Alguém pode me dizer se o Miguel Trovoada é candidato????

  11. kwatela

    7 de Junho de 2011 at 21:39

    meus caros o unico cidadao santomense livre de problemas judicais impedido por lei de se candidatar ao cargo de presidente de STP é o senhor fradique, o resto está no seu dever de o fazer. portanto aguardemos para ver. até hoje hitler tem seguidores na europa e no mundo portanto….e se ele ganhar a culpa é do miguel trovoada e fradique que de uma forma ou outra criaram um clima desfavoravel a governacao seria e consciente dos diversos actores politicos que ganharam eleicoes e nao puderam exercer o seu direito constitucional de governar. se pinto ganhar a historia condenará os que defraudaram a nossa esperanca. nao vale a pena estarmos aqui a espernear , temos ,e que nos unir em torno de um projecto unico e credivel.mas pelo que vejo vai ser dificil.nao se percebe para que tantos candidatos. so demonstra o quanto estamos “unidos”.BEM HAJA A TODOS

  12. Mak

    7 de Junho de 2011 at 21:45

    Pinto e um velho muito mau. Nao da para ser presitente. E grande ditador. Queremos jovem no poder. Sangue fresco sem disgaste de governaçao. Pinto vai para reforma e sua historia vai ficar no moseu..Teimoso…

    • Fijalatao

      8 de Junho de 2011 at 15:33

      Mak, não se esqueça que S.Tomé tem um regime semi presidencialista. Sendo assim não te preocupes com a velhice do Pinto, porque ele vai ser um presidente conselheiro dos mais novos, principalmente dos mais novos do governo! A experiência que o Pinto ganhou ao longo destes 20 anos, vai ser uma mais valia para S.Tomé e Príncipe.OK…

    • Demas

      9 de Junho de 2011 at 0:15

      ninguém da sua família sofreu com os censos certo?
      O que aconteceu realmente com o pai de Inocência Mata?

    • Suásuá Pires

      10 de Junho de 2011 at 11:55

      Pergunta isso ao Sr. Miguel Trovoada,ele a bem pouco tempo esteva na nossa televisão ao que tundo indica estar ainda em STP. seja forte e pergunte isso a ele.

    • Afonso

      16 de Junho de 2011 at 22:24

      Mak, lamento mas primeiro precisas de aprender a escrever…E a ter algumas aulas de historia, cresce e aparece.

  13. Mak

    7 de Junho de 2011 at 22:02

    Pinto boo bila biii?? Credo. So quer ser presidente.So no binico.Vas perder muito mal…

    • Suásuá Pires

      8 de Junho de 2011 at 9:05

      Só não essas palavras que aprendeste durante 20 ano no dito mudança vamos com respeito e isso é muito bom

  14. repor a verdade

    7 de Junho de 2011 at 22:29

    é pena ler alguns comentarios patéticos.
    quem abriu a democracia em são tomé? R :pinto da costa
    HÁ QUEM DIGA QUE ELE NÃO É DEMOCRÁTICO
    ISSO TUDO É UMA BRICNCADEIRA

    • Olavo

      7 de Junho de 2011 at 22:31

      Lembre-se dos 15 anos antes de dizer que Pinto é democrata

    • MAKITA

      8 de Junho de 2011 at 8:10

      Uma pessoa que abre a democracia não tira pé logo de seguida para exterior.

    • Jagua

      8 de Junho de 2011 at 10:32

      Que democracia? Foi vontade dele? Se dependesse dele não haveria democracia nenhuma. O democratico deve ser homem do Povo. Não aquele que apenas vemos na televisão. O democratico vai ao encontro do seu Povo. E não os abandone para ir investir apenas em Angola. Ta -se bem????

  15. Carlley Frota

    7 de Junho de 2011 at 22:40

    Desejo Muito boa Sorte ao Senhor…eu sei que não vai ser fácil!…mas vejo que São Tomé e Príncipe precisa de um Presidente para Governar e ser muito bem Governado por Senhor Manuel Pinto da Costa.

  16. Aleluia

    7 de Junho de 2011 at 23:28

    O Pinto não consegui esconder a sua falsa, com este discurso de ditador, mais uma vez mostro-nos quem é. Um intreguista, ditador e arrogante. Estamos áspera do Sr. Pinto da Costa vais ser desta vez muito humilhado. Teimoso, Teimoso, teimoso. Pinto quidaleôôô. Bó bilá bi, sungueê cu téma.

  17. Filho das ilhas maravilhosas

    8 de Junho de 2011 at 0:03

    STP, precisa de novo rumo, de uma mudança de mentalidade, espírito de união,civismo,muito trabalho e sobretudo o respeito pelo próximo. Temos vindo a perder todo estes valores ao longo dos anos, o país e as pessoas têm que mudar já chega de fazer de conta, deixar andar o nosso leve-leve. Tenho saudades do STP organizado onde as instituições funcionavam minimamente, das nossas roças que produziam cacau e outros produtos, da nossa cidade limpa e organizada. A democracia em stp foi muito mal interpretada, hoje quase nada funciona a justiça que é o garante da democracia, a assembleia que na maioria dos casos só serve para dar imunidade aos prevaricadores, as roças todas abandonadas e na mão dos ditos dono da terra, os hospitais antes éramos menos mas tínhamos mais hospitais etc….posso enumerar muitos outros casos. Meus companheiros por favor façam comentários construtivos, sejam verdadeiros santomenses neste momento importante. Minha gente não queremos mais aventureiros a frentes dos destinos do país, precisamos sim é de alguém com uma liderança forte e com sentido de estado. Por tudo isso acredito que esta candidatura dará mais garantia ao nosso STP… um bem haja.

  18. priscipiano

    8 de Junho de 2011 at 2:37

    Pinto da Costa é malandro esta cercado de palandro, Antoni quintas de esperito santo, Antonio aguiar quintas, zé manuel noronha, carlos borboleta, josé viegas, amauro couto, amando vaz, sao esses velinhos k andaram todo tempo a destrit país, eles montaram um nucleo com pinto da costa pra vingar povo, abri os olhos meu povo…

  19. nimigo

    8 de Junho de 2011 at 3:40

    Eu lembro muito bem que o pinto da costa quando falava na televisao, a minha avo desligava televisao, é por isso quE na minha familia ninguem gosta dele, logo nos todos iremos dar o nosso voto no senhor AURELIO MARTINS.

    • Anguené

      8 de Junho de 2011 at 12:44

      Questão familiar não deve interferir. Mais afinal quem manda em tua casa?
      Olha vou seguir esse teu raciocínio com um exemplo muito simples: De certeza que, quando eras criança a tua casa tinha ou ainda tem os seus pais para ensinar-te bem e o mal e com esse teu argumento ainda reflecte que depende deles, porque eles mandam. Agora suponhámos, caso eles abandomassem voce sem dar educação, serias de certeza ” MENINO DE RUA”. S.Tomé e Principe agora é um “MENINO DE RUA”, tornou-se democrático sem ser educado. Nós deveriámos ser educados primeiro depois ser democráticos. E agora todos querem mandar nesse “MENINO DE RUA”.

    • Anguené

      8 de Junho de 2011 at 12:47

      erros (abandonassem)

    • Lagaia

      8 de Junho de 2011 at 18:29

      E quem teve oportunidade e tinha o dever de educar os “meninos de rua” e preparar-lhes para a democracia?

    • Anguené

      13 de Junho de 2011 at 15:11

      exactamente, sabes a fala!!!

    • Afonso

      16 de Junho de 2011 at 23:10

      Ainda bem que STP nao depende so do seu voto ou o da sua familia, porque com Aurelio Martins “outro arrogante” na presidencia ai e que nao vamos a lado nenhum…
      Bem haja

  20. nimigo

    8 de Junho de 2011 at 3:43

    Pinto esta muito velho ,
    vamos todos vortar no AURELIO MARTINS,
    Nos nao queremos presidente velho.

  21. maria chorona

    8 de Junho de 2011 at 8:22

    Os que falam tão mal do Pinto não têm argumento. Se o Pinto saiu da cena politica para dar oportunidades aos outros dizem que ele não trabalha mais é muito atrevimento gentes preguiçosas que não fazem nenhum e vivem da fofoca falar do Pinto. pinto não é mau mau são meia duzia de santomenses que têm mentalidade de escravos oh gente libertem – se o Pinto desta vez tem a sua vitoria garantida para o bem de S.-Tome e dos Santomenses e para o desespero dos corruptos desse país.

    • Rute

      8 de Junho de 2011 at 9:48

      Maria, não sei que te prometeram, mas se o Pinto for eleito vais ter mesmo razões para chorar.
      Veremos!!!

    • Jagua

      8 de Junho de 2011 at 10:41

      Ausente para dar lugar aos outros. Mas para ver os outros(povo)a sofrer e sem estender uma mão. Que generosidade???É tão generoso por isso se candidatou duas vezes.Tudo porque queria dar lugar aos outros.
      Que palhaçada!!!!!!!!

  22. santa catarina

    8 de Junho de 2011 at 8:39

    Fiquei um pouco confuso a ver pela TV as pessoas que estavam sentadas na linha da frente. Serão estas pessoas os futuros conselheiros do Pinto da Costa PR? Isto quer dizer que nada mudou ou melhor caso ganhe voltamos ao passado. Que tristesa!
    Senhor Pinto da Costa há figuras que deve ficar longe de si para não lhe comprometer exemplo:Guilherme Posser,Jose Viegas entre outros que estavam na linha da frente.

  23. S.Antonio

    8 de Junho de 2011 at 8:41

    S.António

    Enfim.o problema é vosso.quando queimarem, levantam o dedo.

  24. Carlos

    8 de Junho de 2011 at 9:06

    Nada disso. Os tempos eram outros e ele era muito jovem na altura, agora esta mais maduro e com muita experiencia para nos transmitir. Estive com O Sr. Pinto na segunda feira tivemos uma conversa embora pouco tempo mas deu para perceber que com o Pinto da Costa existe uma na luz no fundo do tunel para S.Tomé e principe. Vamos dar um crédito de confiança para este senhor e deixa o tempo se encarregar do resto. Esperemos pra ver. Eu sou religioso e tenho fé que Pinto da Costa mudara este país. Para os jovens que não conhecem a história de pinto da costa não cai nos falares desses senhores que tentam destabilizar STP, repara bem que os que criticam pinto estavam com ele de 1975 a 1991 então se pinto é eles tambem são. Repara bem se maria ou elsa ganhar quem vai dirigir o pais são os maridos delas e sabem quem são esses gajos? Pensem bem, olha a questão dos titulos de tesouro, gga,o atelier de alcino pinto em bobo forro,etc. Pensem bem gente e deixa pinto da costa em paz.

    • Demas

      9 de Junho de 2011 at 0:18

      Avalias o futuro desempenho do PC através de uma conversa? E avalias os 15 anos de ditadura com juventude? Isso não me parece sério

  25. Flico

    8 de Junho de 2011 at 9:09

    Sejamos mais cuidadosos meus senhores…S.Tomé merece mais!…Até quando esta disputa de poder.
    Aquele abraço

  26. Ermelinda de Sousa Pontes

    8 de Junho de 2011 at 9:41

    Pinto da Costa destrui a vida do meu pai, o pai sofreu tortura desde senhor e por fim acabou por morrer triste no hospital Santa Maria em Lisboa vitima da pancada do Pinto, Pinto da Costa nunca mais, este homem fez muito mal a muita gente!!

    Deus nosso senhor livra STP da fúria do Pinto Da Costa….

  27. cobra preta

    8 de Junho de 2011 at 9:45

    O Dr. Pinto Costa, é o meu candidato preferido porque o Senhor não importou as mesquitas e outras Ceitas religiosas para o meu querido Paìs, como o destruidor do Patrimonio Nacional o egoista e ambicioso Trovoada, que na altura tinha reclamdo a presença das FAPLA em Sao-tome e Principe,
    agora vive na Terra dos descendentes de Angola e as FAA. A mentira com perna curta.
    Pinto hoje é um Galo com bom senso intelectual, devemos nos apostar no nosso Querido Dr. Pinto Costa
    Viva Sao-tomé e Principe
    Abaixo os ladrões e vagabundos
    Pinto o povo está contigo
    A Vitoria é nossa

    • Ai sim?

      8 de Junho de 2011 at 18:37

      Cobra Preta,

      ‘Pinto hoje é um bom Galo com senso intelectual…Virgem Maria, aonde isso já vai!
      Afinal Pinto da Costa pertence à classe dos galináceos?…

    • Suásuá Pires

      10 de Junho de 2011 at 14:53

      Mentirosa,o Pinto bateu o teu pai,se, então hoje tens pocibilidade para levantar uma queixa crime contra ele neste atual estado que se diz de direito democratico onde tens direito de o fazer,alias se teu pai sofreu pancadaria: pergunto porque razão ? Não basta só falar, muitos falam acusam mais não aponta a causa,quem sabe o seu pai foi um dos elementos que esconderam genero alimenticios no sentido de apontar o Pinto como ditador,quem sabe em ?

  28. Marta

    8 de Junho de 2011 at 9:55

    Porque tiraram o meu comentário?

    Gostaria de ler notícias de outros candidatos, será que não fazem nada?

    Como vêm já começou a instabilidade, com a candidatura de Pinto da Costa volta o monstro do passado, os leitores deixam de discutir o futuro!

    Que pena!!!

  29. MALAPÊT

    8 de Junho de 2011 at 10:02

    viva pinto da costa!!!

  30. Claudinotavares1967@live.com.pt

    8 de Junho de 2011 at 10:38

    Vota Pinto , com ele havérá de novo as nacionalizações das empresas agricolas que estão nas maõs dos ditos coruptos governandes apôs a mudança politica que tomaram as roças e que eram celeiros de S.tomé e pricipe e que agora são uns autenticos capoeiras para macacos e malandros que não querem plantar e só querem colher e roubar.Onde estão a politicas agricolas em s.tomé , nimguem quero trabalhar a terra , tomaram as roças para quê, os santomenses por habito não gosta de trabalhar a terra, infelizmente a maior maão de obra agricola eram caboverdianos contudo já estão velhos não podeme mais dar o seu milhor, e os filhos tam bem herdaram a preguiça nata da terra , é por isso que as cobras estão a viver agora nas sanzalas…
    Mão na terra e decham de politica para ter riqueza rapidas , trabalham a terra povo…

    • Fijalatao

      8 de Junho de 2011 at 15:56

      Bem dito Claudina!

  31. Mina di Célivi

    8 de Junho de 2011 at 10:44

    Eu voto no Pinto!

  32. joscon

    8 de Junho de 2011 at 10:53

    A voragem pelo poder,
    Ao analisar de forma clara e inequívoca os candidatos para os mais elevado cargo da nação São-Tomense, deparo com lista enorme de putativos candidatos ao cargo citado. Pergunto como é possível que um micro estado pode ter um número abissal de putativos candidatos? A bandalheira é total e o estado de anarquia é intrigante A resposta a esta questão é deveras intrigante, penso de forma séria e rigorosa que “muita uva não é o sinal de um bom vinho”.

    A falta de consenso é gritante, a cada dia que se passa, denota-se que a gincana partidária trucida a vontade popular, a sociedade São-tomense encontra-se num estado hermético, letárgico, afunilado, totalmente anquilosado, presa aos mais variados estereótipos e preconceitos quer de carácter ideológico, social e cognitivo, não há ideias, o estado de resignação é total, logo, algumas as mentes perversas e manipuladoras, determinam e controlam os ideais do homem São-tomense. O caciquismo está presente no modus operandi e domina o aparelho de estado, amordaça as vozes críticas e a justiça é inoperante ou mesmo ausente.

    Uma grande tristeza predomina no ar. Sinceramente, decorridos 36 anos de independência, esperava encontrar alguém com uma idade, perfil, competência, prestígio e que fosse consensual, para presidir os destinos do país, mas a bandalheira açambarca as convicções, tortura as mentes e inutiliza a consciência. A candidatura presidencial tornou-se um negócio, por isso, algo vai mal no reino do povo São-tomense. A preocupação é gritante. Enfim, os tempos que se avizinham são de incertezas.

    Praticamente, não se vislumbra uma renovação da classe política, a intriga política domina os fait-divers e os contactos que os putativos candidatos têm sobre a realidade São-tomense e o mundo global, são vagos e intermitentes. Se olharmos atentamente a lista dos candidatos, observamos que ela é paupérrima, quer na sua génese e quer na essência do seu conteúdo. Tendo em conta a lista dos putativos candidatos, fico com a sensação que os são-tomenses estão a ser defraudados, os candidatos não apresentam nada de inovador.

    A cultura política da maioria dos candidatos é sofrível, há falta de soluções, de projectos e de ideias. Alguns dos candidatos são figuras meramente decorativas ou mesmos analfabetos, não me refiro a analfabetos em termos de saber ler ou escrever, isto é primário ou básico. Há várias formas de analfabetismo, mas o mais gritante de todos, prende-se com o facto de alguns dos putativos candidatos não saberem interpretar os sinais do tempo e têm como elementos aglutinadores, a ignorância e a mediocracia. Mas, há outros elementos que são visíveis, a fartura de candidatos gera a incompreensão e a insensatez. Não basta candidatar para ficar bem na fotografia, a sociedade quer os melhores, isto é, a quantidade nem sempre gera o supra candidato.

    Ser candidato não é somente uma questão de participação cívica ou um estado de alma, não podemos ser redutores ou banais, a participação necessita intrinsecamente de consistência, de projectos, de ideias, de respeitabilidade, de credibilidade, de ponderação e de autoridade.

    Tendo em conta o número abissal de candidatos ao apetecível lugar, penso que o Senhor Pinto da Costa, é de longe o melhor. Embora, tenha algumas contra-indicações no que cerne ao seu reinado pós-independência, estou convicto que o país foi degradando muito, desde à sua saída do poder. No seu reinado, ninguém questionava a autoridade do estado, tudo funcionava em sintonia, havia respeito, havia credibilidade, havia organização, havia fundamentalmente a disciplina.

    Não havia o fenómeno do “banho”, da gasosa, do roubo generalizado e instituído, da corrupção generalizada e delapidação do património do estado sem precedências. O absentismo era quase inexistente, a produção e a produtividade era um dever cívico. Hoje o país está de cacos, passámos a ser conhecidos como subservientes e sem tino e juízo. Depois de um longo período fora do poder, penso que o senhor Pinto da Costa, tenha feito upgrade e uptade em termos de governação, mormente no que cerne a modus operandi e a modus vivendi.

    • Fijalatao

      8 de Junho de 2011 at 15:55

      Meu amigo, o sr. escreve muito bem e talvez é um autoconvencido que esteve muito tempo no poder e ajudou na destruição desta sociedade, embora esteja de acordo consigo na última alínea da sua explanação, mas calculo que o sr. foi um dos tais conniventes das desgraças dos 15 anos! Mas enfim, hoje o sr. está perdoado–

    • Lagaia

      8 de Junho de 2011 at 19:24

      Estás a confundir e a branquear muita coisa.

      Numa ditadura, não se questiona a autoridade do estado.
      Numa ditadura, não há respeito pelo estado nem disciplina, há MEDO.

      APARENTEMENTE tudo funcionava com organização, mas na pratica o RENDIMENTO/PRODUTIVIDADE era Medíocre.
      A quebra na produção do Cacau caiu drasticamente. (consultem as estatísticas)
      Porque o “modus operandi” era ERRADO.

      O país degradou depois da saída do PC porque ele não soube construir os alicerces básicos.
      Não havia nada para dar continuidade, era preciso fazer tudo de raiz. Não estou a ilibar ninguém porque os que vieram depois não fizeram melhor, e também não servem.
      Mas a verdade é que nenhum governo pós ditadura durou mais de 1 ano. O Pinto esteve lá 15 anos e não deixou obra.

      Reparem que os únicos argumentos apresentados a favor do Pinto são de disciplina e ordem, e não havia “banho”.
      Sabem porquê?
      Porque era só ele a banhar, e quem tentasse questionar era preso ou mesmo morto.
      É esse o homem que querem par presidente?

      Por esses motivos o Pinto da Costa é o grande responsável pelo estado miserável da nossa pequena mas querida nação.

    • Anguené

      13 de Junho de 2011 at 15:33

      “Tendo em conta o número abissal de candidatos ao apetecível lugar, penso que o Senhor Pinto da Costa, é de longe o melhor. Embora, tenha algumas contra-indicações no que cerne ao seu reinado pós-independência, estou convicto que o país foi degradando muito, desde à sua saída do poder. No seu reinado, ninguém questionava a autoridade do estado, tudo funcionava em sintonia, havia respeito, havia credibilidade, havia organização, havia fundamentalmente a disciplina.”
      Sabes a fala, meu primo (STP – Somos Todos Primos)

  33. Homem

    8 de Junho de 2011 at 10:59

    Vai o Pinto vai a Pinta, o problema esta na mentalidade do povo e dos que o governa. O Pinto quer poder como todos os outros. É uma questão de ego. Ninguem que queira saber do povo ira ao cimo.

  34. Celina Chantre

    8 de Junho de 2011 at 11:22

    Qualquer pessoa que têm a perspectiva de vida, no seu verdadeiro equilibrio mental, nunca mas nunca teria apostado numa candidatura destas. Salvo outras opiniões.
    Eu, sou adulto e tenho fé que o Pinto era uma vez. Aqueles que o apoiam, podem fazer, mas depois não venham a dizer que ele fez isso e aquilo. Há muito ciumes a volta do Candidato oficial do MLSTP. Muita pena mas ele pode ganhar. Ja vos conhece e bem.

    • Fijalatao

      8 de Junho de 2011 at 15:49

      Você e muitos santomenses como o senhor ainda vivem o passado do regime de partido único! Meu amigo o regime que se vive presentemente no país, é democrático, o presidente é pura e simplesmente o símbolo da bandeira nacional e arbitro com direito de veto quando as coisas no governo correrem mal…

    • Lagaia

      8 de Junho de 2011 at 20:11

      Mesmo assim é melhor não correr esse risco.

      Eleger o Pinto da Costa representa aprovar tudo o que fez nos 15 anos de ditadura.
      Não Não e Não

      Já que não foi julgado, o povo que o castigue nas eleições.
      Já perdeu 2 vezes, e espero que esta seja a 3ª.

  35. Ribeira Formiga(Principe)

    8 de Junho de 2011 at 11:26

    Naquele tempo do Pinto, jovens do Principe que tentaram fugir para o Gabão, a busca de vida melhor, para escapar da repressão do regime, muitos foram abatidos no alto mar, com AK 47. É verdade ou mentira.
    Bô Bila Bi???
    “Qui da leooo”, mon Molé!

    • Fijalatao

      8 de Junho de 2011 at 16:01

      É exagero para não dizer menos verdade, porque na altura o regime não dava muita importância a ilha do Príncipe. Arranje outro argumento mais plausível. Esta foi muito sem graça. OK–

  36. Helves

    8 de Junho de 2011 at 11:27

    Eu acho que os comentários a reprovar a candidatura de PDC são de políticos e gente corrupta.
    Pinto da Costa foi quem abriu o país à DEMOCRACIA….e não democracia como se vive hoje naquela terra….isso prova que, se tem alguém que sabe o que é democracia sustentável, esse alguém é Pinto da Costa. Eu sou jovem, nunca precisei de comer mamão crú cozido por causa de falta de alimento no tempo da crise (que ñ foi culpa de PDC) mas esse senhor é o único candidato que “pensa como eu”: o país precisa de mudança….o país precisa de começar de novo…..respeito, ordem e trabalho=progresso!! Estamos no século XXI e precisamos de seriedade, trabalho…vamos deixar de preguiça……deixemos de ser escravos…ou então vamos ser escravos trabalhadores, bando de preguiçosos e ladrões!!! Viva Pinto, espero que ganhe desta vez…..!

  37. Gamer martins

    8 de Junho de 2011 at 11:31

    Vinte anos de boa vida.
    Pensa que o Povo é parvo?
    Não se premeia gente desta envergadura. Por amor de Deus. Com Tanta coisa para fazer. Pedia uma roça e aparava crianças de Rua. Fazia uma Fabrica de Chocolate, ao invés de um Fraces a fazer. Não tem minima noção de desenvolvimento. No seu bar, no ex nucleo beirão, nem tem uma maquina de café em condições.
    Tretas.
    O tempo não perdoa.

    • Fijalatao

      8 de Junho de 2011 at 16:09

      Este não é papel dele! Este papel de colher meninos de rua não é papel do Pinto mas do governo que pretendeu imitar meninos de rua de Angola e outras paragens bem como a feira do ponto trazida do gabão. No tempo do Pinto essas poucas vergonhas não haviam!

    • Demas

      9 de Junho de 2011 at 0:22

      ja recebeu banho?

  38. Gamer martins

    8 de Junho de 2011 at 11:35

    Lançamento do Livro.
    Porquê que a professora Inocência Mata, SÃo Lima, e outros Santomenses não fizeram a presentação do livro?

    • Pedro Sousa

      8 de Junho de 2011 at 13:41

      Aquilo não é livro, mais sim uma grande palhaçada, acha que São Lima e Inocência Mata vai perder tempo a dar cara naquela palhaçada chamada livro!

    • Fijalatao

      8 de Junho de 2011 at 22:06

      Sr.Gamer, é o próprio senhor a contradizer-se a si mesmo quando afirma que o Pinto era tirano, opressor e outros adjectivos pejorativos! E o senhor acha-se mais democrático que o Pinto! Mas eu acho que não. Sabe porquê? Porque o senhor quer limitar o homem que fez o livro de escolher pessoas para representar o seu livro! Depois diz que é o Pinto que limita a liberdade de expressão e de escolha das pessoas! Quanto ao seu livro ser palhaçada ou não, estou ainda vivo para ver o seu!Aliás é próprio dos santomenses, não bater palmas para o outro, não homenagear o seu próximo, só sabe colocar defeitos e nada fazer antes de criticar! Seja inteligente e dê valor ao outro e deixe o seu ego… sossegadinho…

    • MAKITA

      9 de Junho de 2011 at 6:43

      Achas que a Inocência Mata iria fazer aprsentação do livro de uma pessoa que matou o seu pai LERENO MATA?

  39. Nando Vaz (Roça Agostinho Neto)

    8 de Junho de 2011 at 11:36

    Os fins da Política são tantos quantas são as metas que um grupo organizado se propõe, de acordo com os tempos e circunstâncias”A política se liga ao meio e não sobre o fim.
    Para ser pragmático, os comentários a cima proferidos pelos colegas e camaradas leitores, falam por se.
    Significar dizer que na Democracia a maioria é freio e contrapeso para a memoria.
    Sun Pintu ê témpu bo bézá!..

  40. pantufas

    8 de Junho de 2011 at 11:42

    O que vi ontem na TVS,deixa-me estupefacto:
    Será que todos esses tubaro~es velhos e cansados do MLSTP,querem voltar ao activo ao lado do Pinto?Só vão prejudicar o candidato.Até o Luisito que comeu ao lado do Dique todo esse tempo,quer de novo tacho.O MLSTP está uma grande bafunça.A presidente da OMSTP é candidata,A outra figura proeminente,A Elsa também é candidata.O Presidente eleito do partido é candidato.O Dr.Jorge Bom Jesus que é vice presidente do MLSTP o que estava lá a fazer?Ficou tudo louco.

    • Monte Cara

      9 de Junho de 2011 at 11:04

      É mesmo, ja não se entende nada!!!!

  41. celio moreno

    8 de Junho de 2011 at 12:32

    Infelizmente há muita gente com a memoria curta.

    Olha repara, o homem deixou o poder a tanto tempo, a nivel do continente nunca se lembraram do homem para servir de de mediador de nada. Temos o que temos as nossas instituições de ensino no pais, e o fulano nunca se dignou para transmitir conhecimento a ninguém. Durante este periodo nunca se viu qualquer apoio de solidariedade aos velhos as crianças ou esta ou aquela instituição carenciada. Tenho muita dificuldade de enter esta presença. Oká ká nancé cu pián, ká molé….

  42. Manuel Preguiçoso Pinto da Costa

    8 de Junho de 2011 at 13:49

    Vamos todos votar Drª Maria das Neves. Pinto faz parte do passado, 15 anos de massacre ao povo de STP e 20 anos de preguiças, come dorme áspera da hora para regressar a Presidência.

    Não fez nada até a data se não candidatar a Presidência das 3 vezes levou banhada essa será 4 banhada que vai levar para aprender a fazer outras coisas na vida.

    Se esse for eleito advinha-se o regresso de dos dinossauros do MLSTP, tais como Posser da Costa (invasor da procuradoria da Republica), Carlos Graça, Gégé (o grande preguiçoso), Adelino Isidro (ladrão de processo no tribunal) e outros corruptos e barões do MLSTP.

  43. priscipiano

    8 de Junho de 2011 at 14:18

    Pinto da Costa é um hipocrita, esse homem ker saber da sua vida pessoal, mau caracter. Ninguém vota no Pinto da Costa

  44. Malébobo

    8 de Junho de 2011 at 15:43

    Tanto pinto da Costa como Felisberto Branco que está fazendo sondagem, são farinha do mesmo tacho,

  45. blaga pena

    8 de Junho de 2011 at 16:23

    Será que este homem é assim, tão importante que só sabe ser Presidente da republica.
    Para ser útil a uma sociedade,é necessario ser presidente?

    Se na altura em que ele tinha na sua posse todo o poder, o pais foi forçado a fazer uma viragem politica, qunto mais agora que temos o poder partilhado.

  46. Fijalatao

    8 de Junho de 2011 at 16:25

    A candidatura do Pinto da Costa deve estar ausente de todos os velhos do MLSTP para não prejudicar a ele próprio. Porque como podem auscultar, foram esses velhos do MLSTP que causaram todas as desgraças ao povo de S.Tomé durante os 15 anos. E outra coisa: Os políticos mais esclarecidos devem elucidar o povo no sentido de diferenciar Presidente da República, Governo e Partidos.Caso o Pinto da Costa ganhe as eleições deverá excluir do conselho de estado pessoas comprometidas com os 15 anos e muitos deles que apunhalavam-no pelas costas e o comprometeu perante a vista de todos! Um bem haja e que haja paz,compreensão e tolerãncia pelas opiniões de todos e contrapor com respeito e civismo pelo próximo sem ferir sensibilidades porque estamos todos em festa…

  47. Trafico de influencia

    8 de Junho de 2011 at 18:43

    Pinto corrupto mor, lembram do sogro dele em Bombom?
    O homem ofereceu um camião novo da ex DCC, por causa de troca.
    É ele que a gente deseja?
    Basta!!
    Uma direcção chamada DCC era como se fosse uma empresa!!
    vejam só agestão de uma direcção, oferece ao sogro um camião e o resto do povo.
    Pinto da Costa Outra Vez????

  48. Tiago Pinto

    8 de Junho de 2011 at 20:22

    É preciso dizer o seguinte: No dia 17 de Julho de 2011, domingo, vamos às urnas eleger o Presidente da República. Mas quem ouve todos os pré-candidatos presidenciais a falar, mais parece que estão a concorrer para o cargo de primeiro-ministro, chefe de governo. Todos os pré-candidatos falam e apresentam ideias, projectos e acções que mais têm a ver com um programa de governo do que com um projecto de sociedade de um Presidente da República. Isto pode vir a dar, mais uma vez, conflito político com o governo. Outra questão é aquilo que Pinto da Costa diz, ter sido ele o mentor da abertura política para o multipartidarismo no nosso país. Mas Pinto esquece-se de dizer o que o levou a anunciar a abertura do seu regime ditatorial. Por cúmulo fez esse anúncio em Cabo Verde. Pinto despreza o país onde nasceu, São Tomé e Príncipe. E a provar isto, fez recentemente o lançamento do seu livro Terra Firme, um autêntico manifesto eleitoral, em Lisboa. Para os que têm memória curta ou para os mais jovens que não conhecem bem o que foram os 15 anos do regime ditatorial de Pinto da Costa, é preciso dizer que ele foi politicamente pressionado e encurralado no país e no estrangeiro para fazer essa abertura política. No país, mais ou menos, a partir de 1980/82, começaram a surgir várias vozes a contestar a política do Pinto, não só no seio do próprio MLSTP mas também na sociedade civil. Neste âmbito surgiu o Grupo de Reflexão constituido por homens e mulheres santomenses insatisfeitos e fartos dos abusos do poder de Pinto da Costa. O Grupo de Reflexão deu mais tarde origem ao PCD/GR-Partido de Convergência Democrática-Grupo de Reflexão. O texto seria muito longo se fosse agora relata tudo que se passou nessa altura. Por isso, para quem quer saber, falem com o Drº Guadalupe de Ceita, Albertino Bragança, João Bonfim, Norberto Costa Alegre, Alda Bandeira,, Filinto Costa Alegre, Fernanda Pontífice, Conceição Lima, Olegário Tiny, e muitos outros santomense que se juntaram, reuniam às escondidas em casa do Drº Guadalupe Ceita, por causa da segurança do Estado e bufos, para discutir e encontrar uma estratégia para derrubar o regime de Pinto. No plano internacional, Pinto foi pressionado fortemente para fazer a abertura. O país estava de rastos, não tinha dinheiro, não havia de comer, não havia nada no mercado, lojas vazias, as bichas para comprar qualquer coisa eram muito longas e ainda por cima a polícia maltratava as pessoas, batia fortemente. Perante isto, Pinto andava a pedir dinheiro a nível internacional e foi-lhe imposto pelos países doadores ocidentais que deveria retirar do país os militares cubanos e russos e iniciar o processo democrático como condição para receber ajuda financeira. Foi por essa razão que começamos a mudança política. Agora, Pinto vem dizer que foi ele que abriu o processo democrático por vontade própria, o que é falso. Pinto escreveu um livro que deu o nome de Terra Firme. Para já Pinto nunca escreveu nada. Os seus discursos eram escritos por Alda Espírito Santo, Carlos Graça, Henrique Costa, Tomé Costa, Evaristo Carvalho, Manuel Vaz, Posser da Costa, Carlos Tiny, Rafael Branco, Armindo Vaz e outros tantos membros do MLSTP. Quem lê com atenção o livro Terra Firme vê mesmo que não foi o Pinto que escreveu. Deve ter dado as ideias a alguém, falou de um modo geral sobre o país, naquilo que mais lhe interessa, mas não contou toda a verdade e, claro, perante uma boa verba, essa pessoa escreveu-lhe o livro. Tarde ou cedo, vamos saber quem é que escreveu esse livro. Ele pode crer que há-de aparecer nesta campanha eleitoral um outro livro com a verdade sobre aquilo que ele fez ao país e aos santomenses durante 15 anos. No seu livro, ele não escreveu nada sobre isto. Porque será?

    • JOSE TORRES

      11 de Junho de 2011 at 11:12

      O Cidadao
      Qual e a sua dificuldade?
      Exponha-te a frente do Pinto com coragem.
      Voce tem alguma ideia sobre o desenvolvimento? Exponha-a.
      Voce e eu vamos apoiar o Pinto a vencer OK?

  49. hayoo

    8 de Junho de 2011 at 21:04

    tenho pensado muito na aparição de esse cidadão nacional e cheguei a conclusão que esse cidadão independentemente do seu passado, quero mesmo tentar travar bandos dos bandidos que enriqueceram com a democracia, criando fortunas sem se quer fazer algo de relevância para o país.Nos tempos idos do Pinto,havia respeito, organização,o país chegou a ter 3 barcos de pescas,o que foi feito desses barcos? A democracia e a anarquia levou,as estradas estavam todas boas, o que foi feito das estradas? A democracia e a anarquia levou, o país tinha 2 praças de taxi, uma de autocarro outra de carros ligeiros, o que foi feito delas? A democracia e a anarquia levou,e mais coisas que é de conhecimento de todos; não estou contra a democracia mais estou contra aquilo que as pessoas fizeram da democracia.A democracia em S.T.P foi confundida com oportunidade de criar fortuna e esquecer totalmente da auto-estima. o país tem potencial no mar e na terra,mais não há interesse de querer fazer algo benéfico para o seu desenvolvimento devido a corrupção, se existe alguém de bom senso que quer efectivamente acabar com corrupção,esse alguém tem que ter apoio total da população, se queremos mesmo que o país mude de rumo para melhor,esse candidato ainda pode trazer alguma esperança.Da minha parte pode contar com o meu voto.

  50. O ISOLADO

    8 de Junho de 2011 at 21:07

    De tanto ler os comentários,censurar palpites e analizar este tema;achei por bem e para todos Santomenses responderem numa só voz:PINTO DA, COSTA O MELHOR PARA O MOMENTO!

  51. GOMES GOMES

    8 de Junho de 2011 at 21:52

    MEU DEUS …

  52. jaka doxi

    9 de Junho de 2011 at 0:07

    Já repararam que na lista dos apoiantes do Pinto da costa estão apenas os corruptos e vigaristas.
    Povo abre olho.

  53. Oldayr Castro

    9 de Junho de 2011 at 1:34

    Pinto da Costa esta a monopolizar impressa, se pinto ganhar voltamos de novo a ditadura… abaixo pinto da costa

  54. Deus é Grande e Seja Louvado

    9 de Junho de 2011 at 12:11

    Alguns dos meu compatriotas manifestam uma ignorância atróz a pessoa do Sr. Dr. Manuel Pinto da Costa…………….
    É muito preocupante o desturbio no HIPOTÁLAMO destes meus compatriotas….
    Recomendo aos mesmos a ida a um Psicologo de modo a evitar preocupações maiores…
    Queremos pessoas plenas de todas sua faculdades mentais para alavncar-mos o nosso S.tomé e Principe…………..
    Viva S.tomé e Principe……..
    Viva Telanon…..
    Viva o Sr. Dr. Manuel Pinto da Costa…
    Boa Tarde a Todos…..

  55. Claudinotavares1967@live.com.pt

    9 de Junho de 2011 at 12:39

    Muitos estão a criticar os 15 anos que o Sr Pintoto da Costa esteve a frente do país, contudo nauquela epóca até certo ponto compreende-se , porque era sistema de partido unico e ele como muitos lider africanos que estiveram no leme fizeram coisas imcomprenssiveis, por causa do proprio o tempo e era que os permitiam fazer isso e por vezes eram condicionados devido á propria caracteristica do sistema partidário no actual contesto.
    Mas contudo já la vão 20 anos que os ditos democraticas renam no país o que fizeram para o bem estar desta terra, se não roubar, enquecer ilicitamente. Olha vejamos quais são as gerações de politicos ou dirigentes de S.Tome que estão mais ricos , os mais novos ou os mais velhos, e como estão a dis tribuição das riqueizas nesta terra, qual a rique que Dona Ada de Espirito Santos deixou?
    Minha gente a democracia em S.tomé veio só piorar a situação dos santomenses em varios vertentes, mais corupção em grande escala, banana , matabala, e outros produtos agricolas quase não se comprava e agora a banana, e outros produtos são mais ” carro ” que arroz . Eu lembro muito bem da seca dos anos 80, quando o Pinto dizia ao povo para que não dexasse nenhum palmo de terra sem cultivar, e está mensagem antivinha a seca , mas os nativos não ligaram porque por natureza eles são malandros é por isso que este país esta no estado que se encontra, um país extremamente agricola veja agora como está, com agua , solo suficiente onde está mão de obra… os caboverdianos já envelheceram , não podem trabalhar , as roças abandonadas, vocês são malandros só querem vidafacil…ainda com petroleo, ainda têm lata de dizer mal do Pinto , o homem ja pagou não têm de o crucificar , e como ele viu que está geração com melhores condições em tudo aspecto tanto cientifico e tecnologico não conssegue arrancar o barco , e ele observando e regenerando 20 anos ,e vocês não fizeram melhor de que ele então o mesmo tem toda legitimidade para concorer para retomar o leme e o povo com certeza vai lhe dar um voto de confiança. Olha tira só exemplo de Caboverde,ai investe 90 porcento e desviam 10 porcento e em STomé desviam (robam)90 porcento e investem 10 porcento…vota Pinto da Costa….

    COSTA É DO POVO , POVO É DE COSTA..VALEU

  56. Nando Vaz (Roça Agostinho Neto)

    9 de Junho de 2011 at 17:49

    “Como disse o “GAPA” dé valor a quem merece,quem é vivo sempre aparece”.Este homem é corajoso, continue em frente Pinto, força!…

  57. santo

    13 de Junho de 2011 at 23:59

    Nós nascemos, crescemos e dependemos do meio em que nos rodeia para construirmos todas as nossas capacidades psicomotoras.Pinto da costa nos orientou por muitos anos ,nos fez ver a realidade,indicou-nos o caminho que poderiamos seguir,mas desviamos da rotá,e hoje estamos a colher o fruto de uma governamentação escandalosa,camuflada,desistabilizada,e sem rumo.Stomé e Principe precisa de homem de valores,capacidades, um espirito humanista e punho de ferro para traçar uma nova rota. e…….este Homem é o Manuel pinto da costa.

  58. sandro seabra

    15 de Junho de 2011 at 13:18

    eu nasce e crece e dependo do meio em que nos rodeia para construirmos todas as nossas capacidades psicomotoras.senhor manuel pinto da costa. senhor nos orientou nòs povo de s.tomè por muitos anos ,vez o povo santomense ver a realidade ,e a mesmo tempo indicou povo o caminho que podiamos seguir, enfelizmente fomos parar nao maò de homens bruto e homens de mà fè.hoje estamos a com um pais destabilizado,escandaloso e sem rumo. S.TOMÉ e Principe precisa de um homem como pinto da costa homem de capacidade,um homem com garra um homem que sabe implatar lei como pinto da costa.O pinto da costa è o homem de foturo de s.tomè so que muitos coitados nao sabem disso mas sedo ou mas tarde eles vao saber ,so que eu espero que nao seja tarde demais pra esses coitados de s.tomè.Pensem nisso que eu vos digo agora dê mas uma chance pra esse homem que o foturo de s.tomè estara de volta logo-logo pra nòs santomense.Obrigado s.tomè

    • Mayer SS.

      17 de Junho de 2011 at 15:07

      Acho que as pessoas que têm criticado o Pinto, são pessoas k criticam mas q ainda ñ pararam pr fazer uma análise profunda da corrupção em STP… Pk falar k Pinto é corrupto e k roubou, antes é preciso ver ao nosso redor….
      Gostaria k me dissessem quém esteve no poder em S.Tomé k ñ chegou um dia a roubar… É simples se olharmos ao passado, quando tomamos a independência em 1975 quais são as pessoas que tinham dinheiro casas de luxo e altos carros? Mas se olharmos pr campo de milho podemos questionar,será k todas as casas k lá estão foram feitas com dinheiro trabalhado? acredito k 98% é dinheiro roubado…. portanto ñ apontemos dedo ao Manuel P. da Costa, é hora d unirmos e cortarmos o mal pela raíz, e pr k isso aconteça precisamos de um homem forte e rigoroso…..

  59. JAILSON CRAVID

    22 de Junho de 2011 at 11:32

    todos voces que falam mal do pinto da costa são todos filhinhos do papai que naquela era foram beneficiados com bolças de estudos,hoje são voces que falam mal dele,lembrem-se que naquela era o partido único os bolceiros saiam de bolsas a gusta do estado mas hoje em dia se os pais não tiverem dinheiro filhos de pobres não viajam,lembrem-se quem comi a carne tem que comer osso

  60. Justino Manuel Abreu do Ramos

    7 de Janeiro de 2012 at 8:41

    Ao ler o texto que fez o senhor Pinto daCosta fez acho muito normal, isso porque no tempo do senhor, nunca houve tanta indisciplina que tem existido no nosso país agora.
    Mesmo que anteriormente havia coisas que também concordava, mais o país sempre esteve em ordem. como muita gente, mesmo com o grau de escolaridade que tem não sabe valer a sua postura e também a sua dignidade, como por exemplo a forma com os jovens tem disrespeito os seus pais as pessoas mais velhos emfim.Quando entrou a democracia em nosso País, não souberam pô-la como é devido. Devia haver uma sensibilização ao povo santomense como a democracia deve ser e como as pessoas iria comportar perante a sociedade.
    Acho muito bem do Senhor Pinto da Costa ter pronunciado assim, isso devido como o nosso país se encontra. sem estrabilidade, sem um rumo devido, toda gente tem feito as coisas que não devia,cada um entendeu de fazer tudo o que quer sem saber que as coisas não são feitas assim.
    Durante tempo do Senhor Miguelo Trovoada, que veio lançar a democracia e que permaneceu no poder durante lo anos o país tornou-se insurpotável toda gente far o que quer. Deizou-se de pagar os imposto, cada um far o quer o estado perdeu a crebilidade a população autopoclamou.Temos exemplo prático vê-se na nossa cidade como se encontra desorganizada, como as pessoas tem comportado e o país encontra sem um rumo.
    Anteriormente, no tempo do colono nem tão pouco os quinze anos da governação do actual presidente, nunca ví que um funcionário público tinha corragem de fazer aquilo que existo no sector público, para além do seu vencimento mensal que estado paga, ainda tem muito mais recebendo das populações quando for tratar dos documentos nos referidos sectores.
    Já não trata de um documento e dizer muito obrigado ten-se pagar o primeiro aos funcionários e depois o documento é feito.
    Lembro muito bem que toda gente pagava seus impostos quer contribuição fixa quer predial urbana, e exige o estado, pagar aquilo não tem. Toda gente sabe, aquilo que pagamos é que estado consegue reparar as estradas por luz as populações comprar medicamentos etc.
    No tempo do Pinto da Costa ou no tempo anterior, quem vendia coisas na rua, nunca ví qual dos funcionários que tinha dois carros na praça e que não paga os impostos, quem vendia medicamentos na rua, quem vendia carne na rua quem fazia as necessidade nos mercados qual dos mercados que se encontrava sem limpeza, quais são as lojas que sentia corragen de mandar as mercadorias ao mercado para ser vendido, quantas cianças crianças que estão sendo explorado pelos senhores funcionários e outros, quem trocava dinheiro na rua, os carros de praça era totalmente organizado que tinha corragem de meter tantas motas na rua que tem causaso muitos mortos e jovens inutilizados devido as pernas cortadas, cada fezem o quer e que ninguém sente coragem de tomar medidas, devido a democracia que foi espalhada, os alunos não respeita os professores, os professores delubriam as alunas para alcançar os seus objectivos através das notas enfim.Toda gente faz o que quer.
    Povo de São tomé vocês têm preocupado com com que o preocupado que aquilo que o senhor Presidente tem dito, porque acha que um ditador e quer por as ideias antigas em vigôr, como não preocupa com os senhores deputados que tem causado muitos entraves a não desenvolvimento do nosso País. O tribunal convoca um deputado para ser prestado uma declarações, acham que são superior as leis e não cumprem, quantos casos que tem acontecido em s.tomé que nenhum desses senhores deputados nunca respondeu perante o tribunal. Vé o caso do Senhor Delfim Neves, caso do Senhor Guilherme Posser caso de Armando correia e outros senhores da classe alta, nunca foram responder perante ao tribunal.
    Vocês não viram como o senhores do MLSTP quiseram ajudar o senhor Adelino Ezidro, tentaram de forgar uma anestia para lhe defender na cadeia, devido os rabos presos que eles têm?, se voçês tem acompanhado a rádio e televisão, não viram que não conseguiram objectivo até o senhor Alcino Pinto chorou perante Assembleia, isso porque os objectivos não foram alcançados.

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top