Política

Delfim Neves avança em peso para as presidenciais na próxima terça – feira

Em declarações ao Téla Nón, o vice-presidente do partido PCD, Delfim Neves, garantiu a oficialização já na próxima terça feira da sua candidatura às eleições presidenciais de 17 de Julho.

Antigo Ministro das Obras Públicas e Infra-estruturas, no Governo de coligação MDFM-PCD, Delfim Neves, oficializa terça – feira a sua candidatura junto ao Supremo Tribunal de Justiça. O anúncio público da entrada de Delfim Neves na corrida presidencial, deverá ser feito no mesmo dia.

Com formação superior em gestão tecnológica do comércio exterior pela Universidade Sul de Santa Catarina – Florianópolis / Brasil, (como prova a fotografia – cerimónia de entrega do canudo no Brasil), Delfim Neves, é conhecido como um dos grandes estrategas de caça ao voto nos actos eleitorais em São Tomé e Príncipe. Por isso pode representar um sério quebra-cabeças para os outros candidatos, sobretudo os que pertencem a chamada família da mudança. Recorde-se que a capacidade mobilizadora de Delfim Neves, foi fundamental para as vitórias consecutivas do actual Presidente Fradique de Menezes, nas eleições presidenciais de 2001 e 2006.

Abel Veiga

    89 comentários

89 comentários

  1. Virtual

    9 de Junho de 2011 as 14:04

    Cada coisa que desce dessa terra!

    • manuel sousa

      10 de Junho de 2011 as 7:30

      Caros compatriotas ajudem-me á perceber essas imagens ora exibida pelo candidato delfim neves,pois eu padeço de uma peqena miopia.
      Eu quero perceber se essas fotos sao verdadeiras,ou se sao montagens,photoshop ou cambalacho?
      Ainda agora, que esse tipo era candongueiro?!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      • Margarida Barros

        11 de Junho de 2011 as 17:15

        Olha meu carro, é uma lastima… A única coisa que posso dizer é que em brazil pode-se tudo…

        • António Veiga Costa

          12 de Junho de 2011 as 19:01

          Maria vc estah redondamente enganada. Não eh no Brazil que pode-se tudo, eh em STP.
          Prova do que falo é a cara de pau desse senhor em candidatar-se.

          No Brazil o povo fiscaliza e cobra, em STP aceita aperto de mão, abraços e basta, pois tem medo de desagradar aos senhores do destino do povo.

        • pota bondom

          14 de Junho de 2011 as 15:10

          tambem nao concordo com tido, nao poe suberania de um pais em causa nem diploma neste ultimo tempo este homem cresceu intelectualmente mesmo no parlamentom, mais ele tem problema com justiça deveria esclarecer o povo com detalho e ver o dinheiro gasto na doca esta correto e outro

    • Argomely

      11 de Junho de 2011 as 2:31

      uhm!! Pais bila bôbô até Delfim quer ser presidente d petroleo.

    • Lua Quarto Crescente

      15 de Junho de 2011 as 3:25

      Na centura é bifeeeeeeeeee…..

  2. Buzio sem pena

    9 de Junho de 2011 as 14:06

    E o caso STP-Training, e as Docas tambem vao as eleiçoes?
    Um dia S Tomé ficará pesado para voces. Fui

    • Teresa Triste

      9 de Junho de 2011 as 14:18

      Búzio
      Falou-se da capacidade mobilizadora para aquisição de votos. Não se falou da imagem limpa, nem da competência. Como é grande o número dos que votam tendo em atenção a satisfação das necessidades pessoais, o roubo da nossa economia poderá estar contra nós mais uma vez. O país ficará pior porque mais pessoas acreditarão que o crime compensa.

  3. Fôça Zagué Sa Acha

    9 de Junho de 2011 as 14:15

    Yah, essa foto da formatura pela Universidade Virtual, está o máximo!!!!

    Espelha bem o Grau Zero da nossa cultura política! Depois dos “doutores” da Viana da Mota do tempo do Pinto da Costa, agora temos os “doutores” das universidades virtuais! É caso para dizer que há cursos e há… recursos!

    Por momentos (a 1ª foto) pensei que a fardamenta do DN fosse toga/beca de um juiz. Seria uma tremenda ironia, dados os problemas pendentes do DN na Justiça de STP.

    São estas candidaturas que dão credibilidade ao Pinto da Costa.

    • António Veiga Costa

      12 de Junho de 2011 as 19:04

      Amigo, também levei um tremendo susto: pensei que o $$ dele/do povo já havia comprado uma vaga de Juiz.

  4. Monte Cara

    9 de Junho de 2011 as 14:27

    Bravo Telanon!
    Acho que se enganaram no título da notícia. Essa notícia, pela escolha criteriosa das duas fotos, tem como objectivo principal, embora escondido, o de divulgar para todos que o queiram saber que o Sr. Delfim também ja tem uma formação superior. Assim sendo o título deveria ser outro, como por exemplo,”Delfim ja é Dr.”
    A parte este comentário, devo felicitar o cidadão Delfim Neves pela sua perseverancia e sentido de desenvolvimento. Que todos pensemos como Delfim Neves. Parabens!

  5. Zozé Lové

    9 de Junho de 2011 as 15:14

    Que pena … S.Tomé é Pais que qualquer um com mais de 35 anos pode dar-se ao lucho de candidatar a presidencia da república.

    Será que um dia o tribunal funcionará nessa terra dos coitados?

    Fui…

    • Anca

      11 de Junho de 2011 as 9:48

      Deixemos de sectarismo;

      O país é São Tomé e Príncipe

  6. Ilha do papagaio

    9 de Junho de 2011 as 15:28

    Esse Delfin esta a brincar, com coisa seria. S.T.P, bilá bóbó.

  7. Fidélio Castro

    9 de Junho de 2011 as 15:41

    Povoê biliuê. Quanto mais rezamos mais os diabos nos perseguem. Que karma tão pesado. Cada um candidato pior que o outro. Deus nos salve e nos ajude. Estes candidatos todos servem apenas para uma nova receita do Programa na Roça com os Tachos – Salada Uchi Ucha. Ingredientes: Pinto da Costa, Delfim Neves, Maria das Neves, Elsa Pinto, Bené, Liberato Moniz, Aurélio Martins, Francisco Rita, Gilberto Gil, Evaristo Carvalho, Filinto Costa Alegre e outros segundo condições financeiras do cozinheiro. Preparação: Numa liquidificadora misturar tudo e despejar para uma tigela e pôr no frigorifico durante 100 anos, tempo suficiente para esquecermos de vez deles e eles de nós. Atenção: Sobremesa não recomendada aos seres humanos, com ênfase especial ao povo de santomense. Fui!!!!

  8. sao-tomense

    9 de Junho de 2011 as 15:49

    ah ser Doutor é assim. minha gente estamos a perder tempo com os jovens na escola, dar d comer até completar o liceu, depois universidade, pós-graduação, doutoramento. enquanto, dos mais espertos em STP é assim, tudo online, na net, com diplomas aldrabados, oh cada coisa que desce!!!!
    fui

    • Mé-Zocheano

      9 de Junho de 2011 as 15:58

      Olha sao-tomense, tenha cuidado com aquilo que dizes, tás a falar do Sr. Dr. Delfin Santiago das Neves. jejejejejeje.
      Me-zochi tá a espera desses candidatos.

    • António Veiga Costa

      9 de Junho de 2011 as 19:02

      Vem, Delfim, Vem Delfim….estamos à sua espera.
      Semana passada sua candidatura estava sendo impugnada por causa dos inúmeros processos na justiça. Nessa semana já foi liberada???
      Quem não te conhece que te compra.
      Vem que estamos prontos a relembrar dos casos pendentes: STP Trading, Docas, passeios,etc, etc, etc…

      E essa pompa toda para um cursinho fajuto de 2 anos, feito nas coxas.

  9. Fardo

    9 de Junho de 2011 as 16:01

    Tirar uma licenciatura é como beber um copo de água….. STP caminha com passos de gigante para o progressos e desenvolvimento.

  10. ladrao

    9 de Junho de 2011 as 16:08

    o tipo vestiu assim so! onde esta o canudo?

  11. Sun Dótxi Béngue Lólaê

    9 de Junho de 2011 as 16:09

    Sem comentários. Isso é mesmo da Democracia.
    Agora, devemos estar vigilantes com certas interpretações que alguns estão a dar a nossa jovem democracia. Essa não é uma ponte para se atravessar quando se quer, porque temos meios, outros duvido- sos, ocultos, o nosso merece coisas muito melhor.
    Não estou cá para julgar ninguém, mas caros eleitores, deixemos de brincadeiras, encaremos o nosso país com sereniedade.

  12. stp

    9 de Junho de 2011 as 16:29

    ahahaha o delfim candidato as prisidenciais 2011, a rapaz esta com muita furia tanto como Aurélio…riririr

  13. Galo do Interior

    9 de Junho de 2011 as 16:54

    Tendo em conta o numero de candidatos que surgiram do lado do MLSTP/PSD, a fraqueza do candidato da ADI o Delfim Neves é um potencial vencedor das eleições de Julho. Por isso CHORA quem Chora…como já disse de outras vezes vocês, a partir de 3 de Setembro terão que chamar o Delfim de Sr. Presidente. Não tem pra mais ninguém!!!

    Ah! Quanto a STP Traning acho que o Srs. devem lembram que aquilo é/foi uma empresa e que Delfim e que não foi o Delfim quem foi ao Brasil comprar os produtos. Porquê vcs não falam dos Rafael Branco, Nino, Angela Viegas, Lopes, Cêlé e outros…É só Delfim, né?!!!Abram os olhos. E quanto a Doca, pergunta ao Patrice Trovoada porquê que ele vendeu a doca aos amigos gaboneses.
    Bom, quer queiram quer não o Homem vai vencer…Pra quem está em STP sabe da popularidade que o Delfim tem junto aos Jovens deste país. Pra que esta fora do país pergunte pra saber…
    É verdade sabem quem é o OBAMA da juventude santomense = DSN (Delfim Santiago das Neves) nosso presidente.
    Xupooooooooooooooo,

  14. vade

    9 de Junho de 2011 as 17:01

    muita corajem meu amigo contas com meu voto.

    vade -angola

  15. renato correia

    9 de Junho de 2011 as 17:21

    Os meus sinceros parábens e muito boa sorte (e agora que já é licenciado vão acusa-lo de quê)e possas chegar ao cargo supremo da nação.felicidades

  16. Estou cá pra ver

    9 de Junho de 2011 as 17:44

    Estes candidatos devem estar a brincar, depois de tudo será que o nosso tribunal terá a coragem de aceitar o senhor Delfin,esquece Sro. Dtor. Delfin como candidato a presidencias em S.T.P?
    Primeiro existem mtos na lista que nem diviam sair da sua casa e apresentar-se cmo candidato, pq eu pergunto que tipo de presidente o Sro. Gilberto Gil Umbelina seria pra nossa terra?E tantos outros que nem cá vivem e agora querem ser presidente quando a nossa constituição diz que pra ser candidato tem que ser residente no pais á três anos, o que não acontece com os mesmos, e mtos mais fico por e LEMBREM, FIQUEM DE OLHO ABERTO TDS ESTÃO PENSANDO NO PETROLEO APENAS.

    • Margarida Barros

      11 de Junho de 2011 as 17:33

      Devem estar a brincar mesmo, o tribunal não está a funcionar como deve ser, ou se calhar o Senhoro Delfim mandou colocar alcoól na bebida dos juizes… Espero que o Santo Tomé do Céu olhe por nós.

  17. Nando Vaz (Roça Agostinho Neto)

    9 de Junho de 2011 as 18:30

    Classe gramatical de corrupto: Adjectivo
    Separação das sílabas de corrupto: cor-rup-to
    Plural de corrupto: corruptos
    Possui 8 letras
    Possui as vogais: o u
    Possui as consoantes: c p r t
    Corrupto escrita ao contrário: otpurroc
    A corrupção política é o uso das competências legisladas por funcionários do governo para fins privados ilegítimo.
    Só num Estado falhado como S.T.P,que este tipo de homem continua a usufruir da liberdade sócio-politica e das prerrogativas da cidadania.
    A está a justiça de S.T.P?

    • Galo do Interior

      10 de Junho de 2011 as 15:59

      Sai pra lá olho gordo!!!
      Delfim é o homem…
      Viva Delfim Neves nosso presidente.
      Quanto a você trate de preparar para que a partir de 3 de Setembro chameres o Sr. Dr. Delfim Neves de Sr. Presidente.
      Chupoooooooooo

      • Margarida Barros

        11 de Junho de 2011 as 17:36

        Sua ferida, também estas ai a bolojar…

    • LIMA

      10 de Junho de 2011 as 16:06

      Todo essecomentário sobre o pré-candidato Delfim Neves é apenas inveja. Todos que possuem alguma coisa no nosso País é ladrão? Que substimação? Deixam disso senão tela-nom vai perder valor .As pessoas cultas já não interessam ler ees jornal. Voçes estão a contribuir para desvalorizar o jornal.Daqui a pouco terão que mudar de nome o Tela Nom e lhe chamar de jornal de calunias e fofocas. Poupam os Santomenses por favor. Que falta de patriotismo e orgulho. Não podemos estar a expor os nossos irmãos assim. Ainda bem que diz o ditado quem com o ferro mata com o ferro será morto.Se Candidato Delfim Neves quer ser candidato é porque ele tem consci~encias que é inocente desses actos. Aliás na grande entrevista o Miguel Trovoada definiu a Corrupção como muitas vezes sendo um forma de defamação política etc…..etc. Que grande homem. Pergunto porque é que o Tela-nom não publicou a grande entrevista do Miguel Trovoada. São dessas coisas que devemos mandar para fora de forma a levantar a imagem do nosso País. Tela-nom só publica as coisas que acham que é para denegrir a imagem mas não publica a promoção dos nossos dirigentes. Façam isso por favor e deixem o povo escolher o seu candidato sem influências.

  18. Nando Vaz (Roça Agostinho Neto)

    9 de Junho de 2011 as 18:32

    Volto a frisar, onde está a justiça de S.P.T?

    • António Veiga Costa

      9 de Junho de 2011 as 19:05

      Depois dessa candidatura deve estar contando notas…

  19. Miguel Pinto de Andrade

    9 de Junho de 2011 as 18:37

    Finalmente um candidato verdadeiro da mudança.
    Espero que seja para valer. Espero que o Povo da mudança se una e mereça esta candidatura! E defendam esta candidatura.
    Na minha opinião, esta candidatura, caso mereça o apoio do actual Presidente da República Fradique de Menezes, e do MDFM-PL, tem tudo para ser a mais representativa, a mais genuina e a mais real e autentica do corpo que conforma a força da mudança em S: Tomé e Principe. Julgo esta uma oportunidade para o Primeiro Ministro, Patrice Trovoada e o seu partido ADI, deixe de fora os complexos, e revanches, e coordene as suas forças a favor do candidato que parece ser mais natural das Forças da mudança:
    1. Nunca militou nem apoiou o MLSTP, contrariamente ao que se tem dito por aí. A história da sua militancia no PCD que devolveu o ex-Presidente Miguel Trovoada a Politica e e a família Trovoada a arena polititica.
    2. Esteve na linha de frente da candidatura e eleição do ex-Presidente Miguel Trovoada.
    3. Sempre esteve na família da Mudança
    4. Apoiou o candidato dos Trovoadas à Presidencia da República, e foi mesmo o autor, dirigente e lutador pela candidatura de Fradique de Menezes. Ninguém pode negar. Numa certa altura até quase promoveu a ruptura no seio do PCD, na altura GR, seu proprio Partido, quando teve que apoiar o candidato que os Trovoadas defendiam:
    5. Em resumo, é efectivamente, caso não haja ingratidão, o candidato que todas as forças conscientes da mudança, independentemente da força política em que milita, deve apoiar.
    Quero lançar daquí um apelo firme e sério. Deixemos de complexos e de rivalidades inuteis. Apoiemos Delfim Neves.
    Força Delfim Neves!
    Força Fradique de Menezes amigo do Povo
    Coragem Patrice Trovoada para apoiar este candidato. <ele é amigo da tua famílai. Apoiou o teu pai nas duas presidenciais.
    Força Povo santomense
    Apoiemos todos Delfim Neves.

    • Michelangelo

      10 de Junho de 2011 as 15:26

      <> Miguel Pinto de Andrade.
      Achas que é assim que se deve lidar com a coisa pública Sr Miguél Pinto de Andrade? Hoje uma boa parte de STP pertence a família Trovoada, o que não deveria ser , o nosso pais pertence a todos nós.
      E para lhe ser sincero me entristece muito que o Senhor no seu comentário ou num momento delírio instigue que as pessoas votem de acordo com os laços de amizade e parentesco . O actual PR nem o PM terão a obrigação de apoiar o Delfim , eles como todos santomenses sendo pessoas racionais irão votar de acordo com os seu ideais.
      E por favor nada de comentários delirantes e descabidos, o Senhor pode fazer melhor eu sei.

  20. N.C

    9 de Junho de 2011 as 18:43

    O Sr Delfim como qualquer outro candidato tem todo o direito de concorrer as eleicoes presidencias.A sua dedicacao ardua,o seu sucesso no mundo empresarial e de louvar.Devemos dar a Czar o que e do Czar,como tambem devemos ser humildes e apresentarmos a justica quando infrigimos uma lei.Seja,deputado,ministro, ou qualquer detentor de cargos publicos,ninguem esta a cima da lei.Sr Delfim como diz na peca acima,o sr foi um cacador de votos nas eleicoes anteriores.Infelizmente a ociesidade como e a mae de todos os vicios,a gatunagem, o poder,o egoismo e prepotencia foram adejectivos que o sr quis adiccionar ao seu curriculum vitae.Como homem de bem que o sr se transformou,porque nao tenta resolver e esclarecer todas as difamacoes que sobre se recaiem?Alguem com um pingo de pudor e decencia,antes de concorrer ao mais alto cargo da Nacao deveria sem duvida fazer uma declaracao a proviniencia dos seus bens e entregar-se a justica nao so para condenar,queixar contra o estado e receber dele uma indeminizacao, mas como tambem a ele recorrer e prestar declaracoes sobre a corrupcao que sobre si recai.Quando o sr fizer tudo isso ,o sr sera um bom canditado e quica um futuro presidente.Enquanto nao fize-lo o sr passara de cacador de votos a caca das eleicoes

    • Miguel Pinto de Andrade

      10 de Junho de 2011 as 13:24

      Esta apreciação, pode ser correcta. Porém, como é do seu conhecimento, ao que se sabe, sobre o candidato Delfim Neves, nada se provou até agora.
      Ele sempre que pode explicou tudo. Nunca se escondeu a justiça.
      O que se passa ao que entendo, era apenas uma férrea vontade em o incriminar, em o denigrir.
      Não digo que não houvesse ilicito no caso que levanta. Mas não ficou nada provado.
      Penso que o país precisa de uma boa justiça sim senhor. mas uma justiça que julgue e não condene por condenar ou para apenas satisfazer a vontade do juíz ou dos caprichos dos julgadores da rua.
      Repara que está apontando o dedo ao Delfim Neves, este que até agora se acusa mas não aparece sobre ele nada de concreto.
      Não falo por exemplo da Maria das Neves que ela sim, estão provados alguns ilicitos graves.
      Não falou de outros candidatos como o Pinto da Costa e o proprio Evaristo de Carvlho que têm ambos muito que apontar, e não são santos nenhuns.
      Os outros que o digam, e dirão seguramente.
      Se quiser que lhe diga, entre o leque de candidatos apresentados, o Delfim até é um bom candidato e pode vir a dar um bom Presidente, quando rodeado de uma boa equipa.
      Faça um esforço. Não o quero convencer, mas aceite a diferença sem criticas perniciosa. Vale a pena
      Viva o candidato Delfim Neves

      • madame

        10 de Junho de 2011 as 22:35

        embora nao se tenha provado, por ser suspeito, pois de por sí a lei devia impedi-lo sequer de candidatar-se. porque o benéficio da dúvida jurídico tanto comprende os beneficios da presuncao de inocencia até prova em contrário bem como presuncao ou benéficio da dúvida até aportacao de meios de prova a favor do individuo.

        porque essa é a funcao e a garantia social e de fidelidade das instituicoes jurídicas estatais. pelo que, só a imunidade parlamentar de que goza devia ser levantada e sua candidatura totalmente impugnada, porque está debaixo da desconfianca social em casos de corrupcao e que requerem uam conduta acorde as leis pro parte dos orgaos juridicos. entendes algo disso??

  21. Anca

    9 de Junho de 2011 as 21:09

    Reparem bem no que diz o artigo;

    “Com formação superior em gestão tecnológica do comércio exterior pela Universidade Sul de Santa Catarina – Florianópolis / Brasil, (como prova a fotografia – cerimónia de entrega do canudo no Brasil), Delfim Neves, é conhecido como um dos grandes estrategas de caça ao voto nos actos eleitorais em São Tomé e Príncipe. Por isso pode representar um sério quebra-cabeças para os outros candidatos, sobretudo os que pertencem a chamada família da mudança. Recorde-se que a capacidade mobilizadora de Delfim Neves, foi fundamental para as vitórias consecutivas do actual Presidente Fradique de Menezes, nas eleições presidenciais de 2001 e 2006.”

    Lamento dizer,a Prova de um Curso, não se faz, pela apresentação de uma fotografia, mas sim pela confirmação de um diploma certificado pela universidade, isso constitui um insulto a inteligência dos São Tomense;

    Por outro lado, o perfil que faz transparecer a notícia “Delfim Neves, é conhecido como um dos grandes estrategas de caça ao voto nos actos eleitorais em São Tomé e Príncipe”, como é que alguém com esse perfil quer ser Presidente da Republica de São Tomé e Príncipe, a não ser que seja um grande quebra cabeças para andar a enganar o povo.

    Grande estratega na caça de voto?

    Se ao menos fosse um grande estratega do desenvolvimento do País, com obras feitas,com trabalhos científicos apresentado de como fazer a Justiça Funcionar e fazer sair o País do marasmo em que se encontra, para o bem estar do país e deste povo, poderia-mos apreender algo mais, e não ser insulto a nossa inteligência e capacidade de raciocínio, enquanto povo.

    Por outro lado como é possível alguém que está envolvido em casos de justiça mal esclarecidos,mal resolvidos,( o caso STP-Training, as Docas,entre outros que não sabemos),é aceite pelo mesmo Supremo Tribunal de Justiça como candidato à Presidência da Republica,como pode ser permitido apresentar a sua candidatura a Presidente da República, ele e os outros.

    De recordar que estes senhores refugiaram sempre na imunidade parlamentar para fugir a Justiça.

    Logo fugiram a Justiça no tempo devido.

    Pois quem não deve não teme.

    Se fossem grandes estrategas para o desenvolvimento do País, seriam dos primeiros a apresentar a justiça, sem nenhum constrangimento.Mas como são grandes estratega a caças de voto e tachos…

    Deixo aqui uma recomendação aos jovens e ao povo de São Tomé e Príncipe;

    Como nunca foi esclarecido devidamente estes casos de justiça e a mesma nunca fui feita;

    todos aqueles que no passado e no presente estiveram envolvidos, em casos de justiça, ou tenham feito mal ao povo;

    esta é a melhor altura para os sancionar e fazer justiça do povo.

    Não a melhor altura,para arrumar e limpar a casa,o País, quando os tribunais não funcionam, pois os actos eleitorais ou as eleições, servem mesmo para isso, penalizar os maus políticos e cidadão.A bem da Cidadania, ou se quiserem aquilo que tanto reclamamos;

    os bons valores, costumes dos Homens São Tomenses.

    Mas como podemos fazer isso?

    Com o melhor martelo e arma, que o povo tem na mão hoje (voto) para
    Eleições Presidências e nas futuras eleições em São Tomé e Príncipe, assim jamais estaremos a promover incompetência, desleixo, nem ladroagem no nosso querido País, estaremos assim a promover o exemplo digno de bem( a competência, a honestidade para com o povo, para com gerações vindouras assim como para o bem de todos os São Tomenses,para o trabalho em prol do desenvolvimento,com a pratica do bem e da moral) assim jamais no futuro poderemos vir a queixar das atitudes dos nossos cidadão e da nossa classe política, porque vão ter certamente respeito pelo Povo, a justiça passará também a funcionar para o bem de todos.

    O voto do povo é a Justiça de DEUS.

    Por isso penalizemos, mostremos a nossa resignação para o actual estado do País, essencialmente da(Justiça),penalizando a todos aqueles que estiveram envolvidos em casos de Justiça, tanto no passado como no presente, assim como aqueles que hoje querem usurpar o poder somente para fins particulares,económicos,Pessoal e Privado.

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Ficamos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

    Bem Haja

    • Anca

      9 de Junho de 2011 as 23:47

      Quis dizer; Não há melhor altura,para arrumar e limpar a casa;

  22. Horácio

    9 de Junho de 2011 as 21:13

    Senhor Delfim os santomenses te conhecem bem.Força a vitória é sua.

  23. JOSE TORRES

    9 de Junho de 2011 as 21:26

    onde esta a justica?

  24. T.

    9 de Junho de 2011 as 22:05

    É tao patético até ele mostrar essa foto porque sabe que todo o país e populacao civil sabe que ele nao tem formacao meritória nenhuma, e de facto só comprou ou á pressa por correspondencia encarregou a alguem pra fazer-lhe as provas e foi ali fazendo sorriso maroto e largo na hora de receber o diploma. sem maldade nenhuma, brasil forma bons quadros tambem, mas tambem forma muitos mediocres e em termos de seriedade, pois falta muito a algumas universidades daquele país, porque muitas fazem cambalacho. e está mais do que provado que o seu diploma falso é sme ´ mérito , meu rapaz delfim, ademais que pelo menos foste descaradamente esperto em ir adquiri-lo. mas é sabido que isso é diploma lavado com dinheiro.

    Há anos atrás, estive com meu falecido amigo, Julio Fernandez bulté em Cuba, e falavamos dos tempos que os estudos por correspondencia que ele e muitos outros apadrinharam em stp, tinha mérito, mas agora este teu diploma delfim, todos sabemos que é comprado.

    tome juizo ,meu rapaz!!!

    • Miguel Pinto de Andrade

      10 de Junho de 2011 as 13:32

      Não lhe convem denigrir pessoas.
      Ele é sobretudo uma pessoa de muito mérito
      Respeita-o e não faça considerações perniciosas
      Um abraço rapaz

  25. Lagaia

    9 de Junho de 2011 as 22:16

    Espero que seja desta que fica sem a imunidade para ser julgado.

  26. Taa-Sossegado

    10 de Junho de 2011 as 8:43

    Foça Delfim, tb és filho dessa terra!

    Coragem mano. Não ligue o wêchaísmo de STP

    Tamos contigo!

    • Lagaia

      10 de Junho de 2011 as 14:51

      este está a espera de tacho

  27. rosa maria

    10 de Junho de 2011 as 8:57

    A partir da terça feira vai começar a verdadeira campanha. Delfim é especialista nesta materia. Ele fez Fradique ganhar duas eleições presidenciais. O Homem é um grande mobilizador. Com a multiplicação de candidatos oriundos do MLSTP e a dispersão de votos que vai causar, voçes vão ter Delfim e Pinto na segunda volta. O Evaristo não arranca. De resto ele foi corrido pela população na localidade de Madalena e Pantufo, aonde abondam seus filhos SÊ CHINÁ.

  28. yo grande

    10 de Junho de 2011 as 9:03

    Delfim Neves é o homem do povo – daí os ciumes. É o candidato que os santomenses e o país precisam. Força Delfim Neves!Irás fazer muitos candidatos desistirem da corrida. ès peso pesado e osso duro de roer. Vai à frente.

  29. rio papagaio

    10 de Junho de 2011 as 9:08

    A dança ainda nao começou. Na terça feira a festa vai começar e a dança vai aquecer pra valer com Delfim Neves como a figura principal. Povo de STP Delfim é vosso. Abracem – no.

  30. Malébobo

    10 de Junho de 2011 as 9:19

    Pótó Zamblaem tem uma universidade onde o Sr.Delfim, fez 11ºAno

    • Galo do Interior

      10 de Junho de 2011 as 16:24

      Meu ammigo,

      O teu bairro tem uma Universidade? Sou de Potó Zamblala e eu me formei.
      Deixemos de complexos. Se quizeres votar no Delfim faça-o e, se não, acredite que o teu voto não fará falta pois ele vai conseguir muitos.
      Já agora…Como em 2001 e 2006 o presidente saiu de Água Techa não te assustes pois em 2011 e 2016 sairá de Potó…
      Mé Zochi é terra de gente com espirito de vencer…Adilante Delfim, digo, Presidente Delfim.

      • Galo do Interior

        10 de Junho de 2011 as 16:26

        Quiz dizer Água Telha ao invés de Água Techa.

        Já agora não custa nada deixar mais um viva ao nosso futuro Presidente Delfim Neves.

  31. António Martins Gomes

    10 de Junho de 2011 as 9:46

    Malébobo- gostaria que o próximo Presidente da República de São Tomé e Príncipe fosse um natural de Potó Zamblála, pois, sou genuíno de uma povoação bem pertinho de Potó-Monte Macaco.Porém, vivo e trabalho em Cabo Verde (Terra dos meus pais).
    Sucessos à todos!

  32. mé-zochi nón ê

    10 de Junho de 2011 as 10:17

    O país precisa de homens como Delfim Neves, com visão e jovens. verdade é que esta terra precisa de gente que quer estudar, não todos tiveram a oportunidade de receber bolsas de estudos ou estudar quando era criança. deve-se ter orgulhos de pessoas que têm iniciativa….para presidencial é o melhor k temos

  33. lupunhé

    10 de Junho de 2011 as 10:45

    Delfim formou em Váji Sun Zón da Clússu. Cabrão! Andou a escapar o tribunal…

    • Galo do Interior

      10 de Junho de 2011 as 16:31

      Mentiroso,

      ELE prestou, durante mais de 5 horas, depoimento junto ao Ministério Público.
      Por isso não fugiu nada da Justiça.
      Olho Grosso, deixe o Homem em PAZ.

      • António Veiga Costa

        12 de Junho de 2011 as 19:51

        Prestar depoimento é uma coisa, falar a verdade é outra, muito diferente.
        Quero ver o Delfim ser depenado nas eleições, junto com seu Galo do Interior.

  34. Neike Gaspar

    10 de Junho de 2011 as 11:18

    Obrigado Sr. Delfim Neves finalmente podemos respirar de alivio porque temos um candidato forte da mudança.delfim neves pelas suas carateristicas é uma pessoa apegada aos principios.Quanto ao candidato Pinto da costa,os santomenses questionam onde estava o senhor há muito tempo,ausente “20”anos de preguiça mas que vergonha Sr.pinto da Costa,cuidado com trombose.Sr.evaristo Carvalho como foi possivel o Sr.engolir sapo vivo do patrice trovoada.O senhor acredita que vai triunfar ,tenha muita atenção com as bases do adi que neste momento não existem.Os santomenses sabem que no dia 17 de julho de 2011,haverá uma segunda volta Pinto da Costa,Delfim Neves,haver vamos

    • Margarida Barros

      11 de Junho de 2011 as 18:24

      HAHAHAHA pois, Delfim é mesmo candidado para mudança, por acaso é, ele vai mudar o País para Gabão, vai vender o que nos resta. Sinceramente!!!

  35. fiá pema

    10 de Junho de 2011 as 11:52

    Vocês deste jornal censuram comentários que não vai do vosso interresse.
    Isto é mau quando as vezes vocês demonstram que são sérios,mas no fundo são um bando de manobreiros…

  36. José Luis Afonso

    10 de Junho de 2011 as 12:05

    Mais um Doutor do cantor Amilton Dias
    Até Manu Chin já é Doutor

    O Dr. Armindo Aguiar quando foi Ministro, da área da Administração ública, quis clarificar a situação dos diplomas em S.Topmé e Príncipe.
    Ele iniciou um bom trabalho, com inquérito em todos os que dizem ser formados na Administração pública santomense.
    Mas no entanto, a pressão foi tanta no seio do proprio Governo e do seu proprio partido que ele acabou por desistir.
    Desistndo, abriu caminho para este tipo de anomalias, onde cada um pode comer e beber, entrar na internet, e encontrar umas Universidades fantasmas que plorifderam hoje em dia pelo mundo e ecomendar um diploma de Formação Superior.
    Estas Universidades existem em todo o mundo, tanto em Inglaterra, Brasil, Estados Unidos etc. que basta teres um punhado de dólares conseguis transformar em seis meses no maior doutor do mundo.
    As autouridades nacionais têm que tomar medida para estancar este tipo de coisas.
    Conheço no país, individuos que nem curso médio fizeram, e na conversa com os mesmos dizem-me, estou a fazer mestrado, ou festive em França a fazer mestrado. Que tipo de mestrado são estes.
    O Senhor Delfim Neves já pos o seu babete, tirou a fotografia e já tem curso superior.
    Sei que a Póxi e o Ferruja, também estão a procura de patrocinio, para irem a mesma Universidade do Delfim para ir buscar os seus respectivos diplomas.
    Onbde é que S.Tomé e ríncipe vai parar com isto.
    Para ser candidato a residente, não é necessário ser Dolutor. Por isso, o Senhor Delfim não tinha que vir com esta palhaçada.
    Parbéns Sun Dôtolô

    • António Veiga Costa

      12 de Junho de 2011 as 19:56

      Pois é amigo, e já tem muita gente por aí a chamá-lo de Doutor.
      No Brasil esse título é dado àqueles que possuem curso de doutoramento (phd.
      Esse senhor, no máximo, possui o diploma de comercio exterior, em curso de 2 anos, feito em uma universidade virtual.
      Falta muito ainda para “Doutor”.

  37. Lilaschoo/C.Salopessa

    10 de Junho de 2011 as 12:06

    S.T.P com Delfim das Neves será Presidido tal como o destruidor Fradique,pois claro afinal é ele que o catapultou apenas para a Presidencia e mais nada.Na altura ganhou alguns Dólares e agora xtá preparado para o efeito.É uma pouca falta de respeito para um povo que se acha sacrificado.
    Santomense de hontem ja n é de hoje.Este senhor tem crime por resolver e mesmo assim é candidato????Que vergonha!!!!!!!!!!

  38. Mina di Célivi

    10 de Junho de 2011 as 12:13

    ahahahahahahah!!!!!!!
    este é mesmo pra rir Sr. Dr. Delfim Neves!
    olha pro soriso da mulher dele como que dizendo..”estou tão orgulhosa de ti!”
    kikikiki……

  39. Michelangelo

    10 de Junho de 2011 as 12:18

    Espero que a justiça seja feita , porque não se admite que um homem que cujo o nome esta envolvido em vários escândalos financeiros possa se apresentar as presidenciais .
    Será o Sr.Delfim racional ? Gastou 5 milhões de dólar para a construção de uma doca de pesca que não serve para nada , nem uma canoa consegue acostar-se junto da doca . Será que essa doca de tão pequena que é e mal concebida terá custado os 5 milhões de dólar?
    E caso STP-Trading ? Foram outros 5 milhões de dólar que foram gastos com compra de produtos expirados e de qualidade duvidosa , e vendidos a população.
    E os passeios da cidade que foram todos partidos , para onde foi a verba ? Acabou-se, não é …

    E quem vai pagar por todo esse dinheiro que entrou no pais e não se viu nenhuma obra que beneficia-se a população , é claro que é o povo . Na verdade já me tinha esquecido que é o povo que paga sempre a factura para sustentar a ganância e o apetite do enriquecimento rápido dos políticos.
    E mais uma coisa, porquê se recusar em prestar declarações a justiça quando alega que o caso STP-Tranding foi transparente e que esta de consciência tranquila?
    Espero que os santomenses possam reflectir sobre os actos do Sr. Doutor Delfim nesses últimos anos e lhe dar um NÃO nas urnas .

  40. mé pombo

    10 de Junho de 2011 as 12:57

    tem k se tomar banho de fiá gleza éeeeeeeee

    • mé pombo

      10 de Junho de 2011 as 12:58

      folha malixa tambem da pra isso

  41. voz do Povo

    10 de Junho de 2011 as 13:23

    Epa meu carro amigo de muito tempo a vender a cabra no gabao sentiu a necessidade hoje ne por isso os meus parabens agara ja podes izibir o teu deploma para o senhor Adelino izidro …custou mas foi…..

    • António Veiga Costa

      12 de Junho de 2011 as 20:02

      Meu amigo, o diploma do Adelino foi tirado em curso normal de universidade séria. O do Delfim foi às carreiras em universidade virtual. Com o diploma do Delfim o Adelino limpa o “fiofó”.

  42. Eliseu Viana

    10 de Junho de 2011 as 13:50

    Essa candidatura por si ja é um escandalo,por que a pessa ja conheçemos,meus eleitores falam serio.

  43. Michelangelo

    10 de Junho de 2011 as 14:58

    O nosso bebé Delfim esta cada dia mais gordinho. Já pós o seu bebezinho para tomar mais papa. Ele é mesmo glutão o nosso bebezinho . Já tomou um biberão de 5 milhões de dólar da doca de pesca , tomou mais um de 5 milhões de dólar do STP-Trading , tomou um biberão de algumas centenas de dólar do passei, e…………………. Ainda não esta cheio ???
    Oh mãe povo vê se aperta o cinto, faz mais dívidas externas para alimentar o nosso bebé que ainda esta não esta gordinho o suficiente e ainda tem muita fome…………….

  44. cabo

    10 de Junho de 2011 as 16:02

    VIVA OBAMA VIVA PARABENS SAO TOME E PRINCIPE

    • CABO

      10 de Junho de 2011 as 21:45

      ok!!!

  45. joana costa

    10 de Junho de 2011 as 18:34

    Delfim será o nosso Presidente. Os que não acreditam, vão ter que lhe chamar de Senhor Presidente à partir do dia 17 de Julho. Ele vai perfeitamente coabitar com o Patrice Trovoada, como Primeiro Ministro. Os dois vão fazer um bom trabalho para o país. Será que voces querem a repetição dos acontecimentos do passado com Pinto da Costa( Presidente) e Miguel Trovoada, ou melhor por interposta pessoa, neste caso o filho( Primeiro Ministro). O Miguel sempre falou mal do Pinto da Costa com os seus familares . De resto, foi o proprio Patrice que afirmou publicamente que ele sofreu muito do regime do Pinto da Costa quando o pai foi presso. Os santomenses são muito rancorossos, reservam um ao outo até o dia de morte.Será melhor o ADI rever a sua estratégia e apoiar Delfim Neves que é de um partido da mudança. O ADI, para os que sabem da historia politica deste país é uma fragmentação do PCD, orquestrada pelo Trovoadas com apoio da Dra Julieta, Irmãos Neves, Gabriel Costa, Jaimito que eram em 1991 deputados do PCD. Cuidado com o Pinto e a entourage toda ambiciosa do poder!!!! . Votem todos em Delfim Neves. Os militantes e simpatizantes do ADI por favor votem todos em DELFIM NEVES para assegurar a mudança iniciada em 1991. Caso contrario, Miguel Trovoada vai apanhar trombose, porque ele não fez nada para inverter a situação e afastar definitivamente o Pinto do poder. Ele só utilisou o Estado para alcançar a sua reforma doirada.

  46. Mé-Xuba

    10 de Junho de 2011 as 18:55

    Senhor Delfim Neves: A justiça do homem e falha, e muitas vezes protege os bandidos e prende os inocentes. Mas a JUSTIÇA DE DEUS NUNCA FALHA. E espero que um dia o senhor e os seus capanga paguem por todos os males que fizeram a esse povo… O homem manda com o tempo, mas Deus manda pra sempre, AMÉM…

    • Margarida Barros

      11 de Junho de 2011 as 18:06

      Que Deus ti oiça! AMÉM

  47. chana

    10 de Junho de 2011 as 19:44

    Publiquem por favor o meu comentario.

  48. Original

    11 de Junho de 2011 as 5:33

    Povo de S.Tomé e Príncipe,se desta vez em termos de seleção de candidato à Presidência da República esse mesmo povo incluindo eu não aprendermos com erros do passado e contrbuirmos para colocar aventureiros como Chefe de Estado não por aquilo que a pessoa é mas por aquilo que a pessoa tem,estamos tramados e não valerá pena vir choramingar mais tarde porque já sofremos muito nas mãos daqueles que entendem que poder económico das pessoas está acima do seu moral.Basta e ponto final.Onde é que se viu alguém com problemas pendentes na Justiça que até agora não ficou esclarecido tem o descarramento de assumir abertamente querer ser Chefe do Estado duma Nação?Se eu fosse estes candidatos,pediria à Assembleia que me retirassem Imunidade para ser julgado de forma limpar o meu nome de uma vez por toda.Quando não,se estes candidatos forem eleitos,serão obrigados a manter esta espinha na garganta durante o seu mandato o que não seria nada bom para um presidente.Das coisas más que se passa no nosso País nunca foi ou é novidade;apenas rotina.Já aconteceu,aconteceu ,aconteceu e não podemos querer uma coisa melhor ao mesmo tempo conviver com coisas que contribuem para piorar.Este País é pequeno e todos conhcem uns e outros e sabemos quem é quem portanto, não vale a pena vir com blá,blá blá porque o povo já dançou esta música e se voltar a dançar então……..
    A minha indisposição,é fruto do que tenho visto comparando com aquilo que deveria ver.

  49. José Silva

    11 de Junho de 2011 as 9:29

    Caros compatriotas

    De facto esta candidatura merece destaque,um grande destaque aos nossos tribunais e aos nossos magistrados, que eles possam com rigor e ao bem de STP, avaliar com precisão individuos que possam integrar-se nesta corrida ao Palácio e poder representar como orgão massimo os Santomenses e como tal todas as repartições Públicas e Privadas incluindo o próprio Tribunal e Magistrados.
    Espero desde ja uma dinamica e reconhecimento aos valores éticos e morais da nossa sociedade.
    Um bem haja a todos.

  50. Maiker

    11 de Junho de 2011 as 13:23

    Delfim Neves é o exemplo de um homem de luta , um homem pragmatico e coerente.
    Fez o curso de gestão tecnológica do Comercio exterior mesmo em
    correspondência demonstra ser um homem que evolui muito para ser quem é.E que sempre está desposto a aprender.
    Apoiemos todos Delfim Neves.Viva S.tomé

  51. Medusa

    11 de Junho de 2011 as 19:58

    So damos Voto , caso Banho…. se é que me entendem ahahaha.

  52. buzio que baba

    13 de Junho de 2011 as 14:43

    Estamos a espera da vitoria do Delfim Neves. O povo é quem mais ordena. É o povo que vota. E o Delfim tem um conctato permanente com esse povo que come pintado ( arroz com feijão) todos os dias, em todo canto da cidade de São Tomé.

  53. Fala certo

    15 de Junho de 2011 as 11:41

    Caros Leitores,
    Tudo isto sobre o Delfim Neves, não passa de inveja e misquinhice que nós os santomenses sentimos de quem se dá bem na vida. Muitos são maiores de 35 porque não se candidatam. O Delfim é o único candidato que pode trazer a união para santomenses. Deixemos de inventar, o tribunal saberá dar respostas aos incopetentes que têm falado mal do grande homem. Força Delfim, confiamos em ti.
    DELFIM AMIGO O POVO ESTÁ CONTIGO! este é o slogan.

  54. Sun Megingo Bolo Zete

    16 de Junho de 2011 as 15:34

    Anté Homen sé Chilolá mexé sá “Presidente”
    aca sá mé pido de mámon só

  55. Nikiriana Cunha

    17 de Junho de 2011 as 15:56

    Haja paciência pra tao pouca competência, coerência e sensibilidade rigorosa das coisas…Delfim Neves, presidente de STP…haja paciência..convenhamos meus caros….

  56. Helmader

    17 de Junho de 2011 as 20:01

    Ó Delfim, se ganhares aconselho-te a nomear o Adelino Isidro como teu braço direito. Pelo menos assim o país deixa de presenciar cenas tristes.

  57. Fe em Jesus

    19 de Junho de 2011 as 14:07

    Delfim fez formacao sim. Por correspondencia, Delfim e um exemplo, cresceu bem na politica STP, e o homem do povo trabalhador, batalhador, foi um bom ministro…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo