Manuel de Deus Lima é o décimo terceiro candidato presidencial

“Minho” como é vulgarmente conhecido no país, oficializou quarta – feira a sua candidatura ao cargo de Presidente da República e Chefe de Estado, tendo depositado no Supremo Tribunal de Justiça, as documentações exigidas por lei . Manuel de Deus Lima, que desempenha as funções de Embaixador de São Tomé e Príncipe no Gabão, é assim o mais recente candidato presidencial. Militante do partido MDFM-PL, Manuel de Deus Lima, foi ministro dos recursos naturais no Governo de coligação MDFM-PCD. Homem de confiança do Presidente Fradique de Menezes, antes de ser nomeado embaixador no Gabão, “Minho” foi assessor do Presidente da República para questões económicas e financeiras. Formado em economia, Manuel de Deus Lima, foi no passado um dos grandes futebolistas são-tomenses. Agora resta saber se terá o mesmo êxito no desafio de 17 de Julho próximo.

  1. img
    truquim deçu Responder

    S.tomé e prencipe terra linda e com homéns e mulheres valorosos(as) , mais enfim até quando sairemos nesta brincadeira , por favor senhor Minho nos diga que mel o palacio cor de rosa tem que há tantos intereces isso nos deixa decepcionado enfim o que queremos em resumo é um s.tomé bem para todos onde os interesses pessoais vão para traz e avancemos com o de coletivo, é verdade que não queremos um presidente igual a que temos , mas pergunto qual de vcs querem mesmo servir o povo e não a vós, por favor nãos nos deixa confundidos ………..

    • img
      Jonas Responder

      Esclareeçam-me uma coisa… esse senhor não esteve preso por crime de peculato??? Cada coisa que desce…é bifieeeee….

    • img
      Comboio dos Bois Responder

      Pois, Truquim,

      Só nos faltava essa! Ou talvez não!

      Um ex-presidiário, condenado por peculato, enquanto Administrador do Banco Central de S.Tomé e Principe!!!!!

      Quem será o próximo?

      Com mais algum patriotismo conseguimos chegar aos 30 candidatos. E a este ritmo, que venha o Guinness…que este, já está quase no papo!

      O Sr. Fradique de Menezes deveria estar a pensar …” será que fui assim tão mau presidente…?”
      E a resposta seria, Sim, Sr. Fradique, foi tão mau, que agora qualquer “um” se considera no direito e com idoneidade suficiente para governar o povo de S.Tomé e Principe.

      Definição de Peculato – “desvio ou má administração de dinheiros ou rendimentos públicos por pessoa encarregada de os guardar ou administrar”

    • img
      Almeida Responder

      Será que existe um Supremo Tribunal de Justiça em STP? E este Tribunal aceita estas candidaturas?

      Parece-me que a culpa do Caos do País é Minha,Tua, Nossa,Vossa e de Todos.

      • img
        Almeida Responder

        Pensando bem, deveríamos fazer um abaixo assinado a pedir esclarecimentos ao Supremo Tribuna de Justiça sobre a validação de algumas candidaturas.

        A Justiça no país não pode continuar assim!

        Um país sem justiça é um país perdido!

  2. img
    Original Responder

    Estão a abusar da mentalidade deste povo,tudo que tem princípio tem um fim.

    • img
      Estudante preocupado com o País Responder

      E demais… Gredo. Qeu tipo de politica temos.

  3. img
    Têla Glavi Responder

    Sabias palavras truquim. Espero que no dia 17 de Julho, STP eleja um bom Presidente da República, dentre os vários candidatos. Nós, os santomenses merecemos crescer e evoluir como os outros países, Cabo-verde é um óptimo exemplo.
    Minho, se tiver que ser o nosso Presidente da República e tiver consciente da tarefa que tem pela frente, desejo-lhe boa sorte no dia 17. Votemos com consciência!!

  4. img
    santa catarina Responder

    Meus senhores, assim tambem é democracia a mais.
    Senhores Deputados, representantes do povo têm que fazer alguma coisa para por cobro a esta situação.
    É urgente fazer a revisão de todas as lei de materia eleitoral para por ponto final a muitas situações que em nada deginifica o bom nome dos santomenses.
    Parece mesmo uma brincadeira.
    Demais é molestia.

  5. img
    presidenciaistp2011 Responder

    Casa bem limpa conhece-se desde as escadas
    fui todos – vc
    fui

  6. img
    4Ever Responder

    Não demora muito havemos de ter os cerca de 170 mil candidatos, sendo assim cada um votará em si mesmo….. que tristeza, como é que um país tão pequeno como o nosso ter tantos candidatos a presidência da republica, uma vergonha!
    Podem ir, acredito que este povo ainda vai vos humilhar.

    Saudações aos apoiantes do Dr. Manuel Pinto da Costa!

    • img
      Estudante no estrangeiro Responder

      Estamos a falar de um PAIS.

  7. img
    Mario Silva Responder

    Foste um grande jogador, o nosso Pelé de São Tomé. Se STP fosse outro país, estarias longe. Força Minho!!!

  8. img
    Homem Responder

    lol

  9. img
    Carlos Ceita Responder

    Meus caros amigos não é por este senhor que foi um craque da bola. Mas quando tivermos o próximo presidente ou presidenta há que encontrar uma forma de regular as candidaturas as presidenciais. Há que definir requisitos para uma tão importante cargo público. Estou certo de que se começasse a exigir a todos esse candidatos que declarassem os seus rendimentos, teríamos seguramente muitas desistências.
    Não será tempo de se começar a eliminar esta figura da constituição ou caminharmos decididamente para um sistema presidencialista?
    Desafio a todos os santomenses indignados como eu a propor um referendo para perguntar ao soberano se vale ou não a pena termos um presidente da Republica.

    Abraços e coragem

    • img
      Almeida Responder

      Boa ideia, sabes como se propõe um referendo em STP?

      • img
        Tentado a ler Responder

        E quem vai propor o referendo? Os de barriga farta? Achas que os deputas vao deixar seus poderes pela “agua abaixo” como fez o causador de tanta humiliacao por que o pais.

  10. img
    kua tela Responder

    isso só pode ser brincadeira 13 candidatos credo ave maria cheia de graça, deus tem vista pra ver que só podera ser um gozo e meio com o povo ..ninguem deviaria votar no dia 17 de julho mas a pobreza tem dessas somos obrigado a ir as unas só pelo facto de 1.000.000,00 que acaba num só dia….eu não irei votar e espero que tenham a mesma iniciativa só poderemos fazer baichar o lote de convocados…

  11. img
    kua tela Responder

    desculpaem-me aonde esta unas queria eu dizer “urnas”aonde esta baichar queria eu dizer”baixar”

    • img
      Help Responder

      desculpaem-me, queria eu dizer: DESCULPEM-ME… aonde esta, queria eu dizer: ESTÁ… unas queria eu dizer “urnas”aonde esta, queria eu dizer: ESTÁ… baichar queria eu dizer”baixar”
      O pior erro é corrigir com erros.

  12. img
    Digno de Respeito Responder

    0Acredito que todos queiram contribuir. Mas, não acredito que um País tão pequeno que com a dimensão de superfície e populacional, se justifica tanta corrida.

    Será que cada um de ñós não consegue fazer uma introspecção nem que por instantes?!!!!!

    Para mim tudo tem uma justificação, é preciso que cada um de nós cabeças pençante vá de encontro a esses motivos: pessoal, social, cultural, político, económico e financeiro.

    Sei que poderei ajudar fazendo bem às pessoas seja santomenses ou não. Tudo porque não consigo funcionar sem pessoas. São elas que nos garantem o quotidiano (saudável ou não) e não basta sentirmo-nos encomodados com o estado das coisas porque o importante é agir pela diferença, sentido e responsabilidade. Antes, olho para mim e pergunto será que me ajusto ao que quero?! Não basta querer!

    É como um fotubolista em campo, pode correr durante 90 minutos de jogo mas se o companheiro não lhe passar a bola este estará seguramente apagado no campo. Por mais prestigiado, perde-se entre as atenções do seu público, espectadores, fãs e inclusivé do seu próprio clube. Que venças quem marcae mais bolas ao adversário….. Nunca se esqueça, que este mundo é de como a bola: rola, rola, rola até onde parar …porque atirar contra a parede também serve – para uns basta estar em campos, para outros é preciso estar em campo e marcar. E para outros ainda, não interessa jogar 90 minutos para sermos bons porque basta entrar aos 2 minutos do fim ter o resultado favorável ao seu clube e provocar a maior satisfação aos seus adeptos…..rss..rs…rs..rsss

  13. img
    gigolo Responder

    kem já esteve preso não deveria candidatar-se. Qual é a morar?

  14. img
    Helmader Responder

    Cargo Banal?!
    Meus caros conterrâneos, tenho meditado no porquê de surgirem tantos candidatos ao cargo de P.R.
    Geralmente este fenómeno acontece nos países pobres, onde parece que único meio de se servir o país é estando no poleiro.
    Quem não conhece S.T.P, chega até a pensar tratar-se de um país de grande superfície territorial, grande densidade populacional, economia emergente, etc… Nada disso é verdade. Grande em S.tomé é o nosso povo, estes sim são meus heróis, cada um à sua maneira tenta sobreviver às imensas dificuldades que alguns dos que se perfilam para o poleiro os tem imposto ao longo décadas.
    De cada vez que soa um nome na lista de candidatos ao pote de mel, fico apreensivo no que virá a seguir.
    É que ja temos visto de tudo. Desde quem já la esteve e que ao longo do tempo tinha por obrigação moral contribuir com algo visível para o desenvolvimento do país, outros cujo comportamentos social deixam muito a desejar, outros cuja competência para o cargo deixa a desejar… emfim, podia citar aquí um sem número de coisas.
    Tudo isso leva-me a pensar que o cargo mais alto do meu país tornou-se tão banal que ja não me admiraria se pluto (cão do vizinho) surgisse como candidato. Aí sim talvez votasse nele porque ele sim é o maior amigo do homem.
    Acordem, meu povo! Aceitem o banho de todos eles mas não votem até que apareça algo de jeito. Como disse um amigo meu: “É pena que um deles há de ser presidente”.
    Abraço irmãos.

  15. img
    GOMES GOMES Responder

    Estamos a dar ao mundo o exemplo de uma verdadeira democracia em stp. que vença o melhor.que Deus abençôe a todos.força e coragem Minho.

    • img
      conde Responder

      caro Gomes Gomes respeito o seu comentario mas como estamos em democracia digo que estou em total desacordo consigo.a democracia e uma coisa seria , implica respeito pelo proximo e sobretudo responsabilidade.o que assistimos em relacao as presidenciais em STP e um insulto ao povo, e uma brincadeira que de certa maneira nao prestigia o pais.

  16. img
    garrido Responder

    Eu espero que o camarada AURELIO MARTINS vença logo na primeira volta,

  17. img
    MÉ SOLO Responder

    Sou um leitor assíduo deste jornal e aproveito para felicitar o seu mentor, já que abriu oportonidades para cada um dos seus leitores darem as suas opiniões

    Tenho lido todos os comentários que são feitos acerca dos distintos Pré-Candidatos as Presidências 2011,uns a favor e outros contras,é assim na Democracia, cada um exprime as suas vontades. Outros têm aproveitado este espaço para denegrir a imagem daqueles q não são da sua convicção ou do seu partido politico, é assim na Democracia.

    Meus amigos, quer queiramos ou não, vamos ter um Presidente da República seja ele BOM ou MAU.

    Faço votos para que seja um BOM PR para que em conjunto com o GOVERNO STP possa dar passos rumo ao desenvolvimento.

  18. img
    Africa Responder

    Já pensaram em por S.Tomé e Príncipe no Guiness Book :)
    “País com mais candidatos a presidente da Republica!”
    Este record é de interesse mundial:))))

  19. img
    Ze Maria Responder

    Isso é uma zomabaria. Sinceramente, eu alimento a idéia de que muitos individuos que têm aqui aparecido como candidato,com apenas único próposito: o de receber o dinheiro público destinado ao financiamento de campanhas.
    Porque não é possível que indivíduo igual ao este senhor tenha coragem de se candidatar e esperar do povo votos, depois do que fez com o tesouro público.
    Depois de ter dado provas de que é um bom gatuno,estelionatário.
    Espero que o povo saiba colocá-lo no seu devido lugar.

  20. img
    Viegas1 Responder

    A quando do artigo do Horácio Will sobre os conselhos da sua avó eu comentei e pelo facto dos jornalista do Téla non ser os “defensores” dos seus ideais, rejeitaram pura e simplesmente mas tenho agora certeza que se os mesmos fossem hoje teriam publicado. mas posso assegurar-vos que chamei a atenção duma justiça credível e atuante como irmão do Horácio Will que só valorizou o prestígio de quem merecesse. O país vai de mal a pior e temos que nos unirmos e nascermos de novo sem orgulho do poder mas com pensamento no país. Por último gostaria que me ajudassem sobre o seguinte: Todos os pré-candidatos que têm processos na justiça ou que duma forma ou outra prejudicou o pais com assinaturas de acordos ou outro que chegou ao público poderão ser aceites as suas candidaturas? Agradeço a vossa compreensão para bem do país. Temos que aprender com os erros do passados

  21. img
    João Beleta Responder

    É demais… Perdi o orgulho de ser santomense! Quero saber como constituir processo para renuncia de nacionalidade santomense. Prefiso ser cidadão sem país, sem nacionalidade, porque isso tudo dá-me nojo…

  22. img
    zeme almeida Responder

    Sao Deus Lima,por favor de a cara e ajude o seu irmao Manuel Deus Lima{Minha}.Este e o momento que ele tanto precisa de ti.Corrupcao nao se fala,quando se toca as nossas familias.Fico desulidido quando se bate sempre na mesma tecla criticando aqueles que nao fazem parte da nossa familia.Sera que os Trovoadas sao os unicos que tem defeictos?Preciso duma resposta sua senhora jornalista.Sera que o mano esta livre disto?

    • img
      AGML Responder

      Ela não pde fazer nada, ele é maior d idade

    • img
      conde Responder

      totalmente de acordo, momento unico para que a jornalista em questao mostrasse a sua imparcialidade.

  23. img
    zeme almeida Responder

    Quero dizer{Minho}

  24. img
    zeme almeida Responder

    Deseludido

  25. img
    Tentado a ler Responder

    Ex-con como o Minho deviam estar mais na corrida. Nao vou citar os nomes, mas sabes quem seriam as senhoras e senhores ex-con da corrida.

  26. img
    Londres Responder

    Londres,

    Caros leitores, nao tenho nada contra nenhum dos candidatos, ate porque ate Estados Unidos da America chegou a surpriender o mundo com os seus candidatos a Presidencia alguns bons anos atraz, mas para um Pais tao pequeno como Sao Tome e Principe e com 180.000 habitantes nao achao que sao muitos os candidatos, 13 candidatos? sera que nao ha um limite dos numeros a esta candidatura?????

  27. img
    MM Deus Afonso Responder

    13 candidato? população estimada em 200 mil pessoas! vai dar 5 mil pra cada? Essa ganancia pelo poder!
    Jesus abençoei vocês!
    Cabo-verde só tem 3 candidato!

  28. img
    dulce neto Responder

    Como somos tão pequenos?

  29. img
    zeca diabo Responder

    Ora,ora…temos candidatos para todos gostos e fetios!!! Isto e que vai ser umas
    das eleicoes do seculo…a incognita e tanto que tenho as minhas duvidas se mais candidatos nao aparecerao!!!
    Haja eleitores para estes numeros de candidatos!
    Que tristeza!!!

    Forca Povo STP…

  30. img
    agnaldo fonseca Responder

    que vergonha republica das bananas

  31. img
    Bodji Vé Responder

    13? Hummm, isto é mau prenuncio. Isto não pode continuar assim. Os critérios para aceitação duma candidatura têm que ser mais rigororos, sérios e responsáveis.
    Nâo podemos banalisar assim o cargo de PR.

  32. img
    Fia jaca Responder

    Se outros podem porque nao o Minho……
    Deixem de mal linguas…Pelo menos esse candidato é completo.
    Força Minho…….Deus te ajude …..

    • img
      Mario Silva Responder

      Tens toda a razão Fia jaca. Se Delfim Neves é candidato, se Maria das Neves é candidata, porquê não minho?? Todos têm o “rabo preso”….

      • img
        AGML Responder

        nenhum dos dois tem rabo preço.

  33. img
    Digno de Respeito Responder

    Acredito que um dia o Victória do Riboque homenagei todos aqueles que contribuiram para o bom nome do clube e que haja mais bola no campo pra se jogar.. é como dizia o Scolari:

    “-Deixa bola rola…” porque esse é o jogo de “mata-mata”….rsrssss

  34. img
    Lucumy Responder

    Meu caro colega!
    A sua personalidade não deixa dúvida em nós, e que sobemos partilhar naquele exiguo espaço na cidade,era prestigiante.Mas o facto de ter agido com o coração e não com a cabeça, leva-me a dizer não.Não mereces tão elevado cargo; não admito que o nosso país tenha um presidente que seja suspeita, acusado ou condenado pela prática de crime. A sua candidatura deve ser eliminado pelo truibunal. Um abraço

  35. img
    Eliseu Viana Responder

    Sera que sao Tomé é um doente que precisa de uma junta médica que no caso(canidatos) para diagnosteca a sua doença?é possivel fazer uma junta com 13 médicos? e com 13 candidatos,dessa vez o Pais vai ficar melhor,boa sorte para voces.

  36. img
    bom gosto Responder

    Isto é uma desilusão total.O nosso pais n precisa de de tantos candidatos e m menos c tanta falta de qualidade.Oa eleitores saberão escolher o melhor.N preocupem meus caros co-cidadãos. Com actual governo isto tudo vai acabar.
    Bem haja!Votem pelo melhor, votem certo!

  37. img
    LNGS Responder

    Este Senhor quer ser Presidente dos Presos ou da Republica?
    Isto é Democracia!!!

  38. img
    RosaPink Responder

    O que o tribunal de conta entende por ” Registo Criminal” ??? Isso não funciona .. ninguém olha …se calhar no registo desse cidadão está escrito ” Nada Consta”…Fala sério…!!! Que Absurdo.. só pode ser brincadeira, será que o Tribunal de contas avalia mesmo as Prés -Candidaturas? ou aceitam todos que se inscrevem?? Quais são o requisitos? Alguém já foi reprovado ? Deviam esclarecer! O Povo precisa saber, tornemos todo esse processo publico!
    Obrigada

  39. img
    Todos por STP Responder

    Se ainda não entramos no guiness, estamos lá perto!? Avaliando o numero de população com o numero de candidatos.. Isso é uma palhaçada!!!

  40. img
    Nikiriana Cunha Responder

    Nao, este nao serve, andou envolvido em muitas actividades fora do normal.
    JA perdeu ja perdeu, ja perdeu, Minho ja perdeu, ja perdeu.

Deixe um comentario

*