Elsa Pinto considera sua candidatura como oportunidade para São Tomé e Príncipe consolidar o processo de mudança

Na apresentação oficial do seu projecto político para o país na tarde de quarta-feira, a candidata independente, Elsa Pinto, disse que face a “pandemia da incerteza” que assaltou o mundo, é altura de São Tomé e Príncipe também fazer história, a semelhança do Brasil e da Libéria, elegendo uma mulher para o cargo de Presidente da República.

Para a candidata Elsa Pinto, São Tomé e Príncipe não pode perder a oportunidade de consumar o seu processo de Mudanças. «O mundo mudou com a chegada de um negro norte-americano ao poder, a África registou mudanças com Helen na chefia da Libéria, a mudança registou um salto qualitativo com a eleição da Dilma à Presidência da República do Brasil e São Tomé e Príncipe, poderá consumar o seu processo de mudanças com a eleição de Elsa Pinto», afirmou.

Durante a cerimónia de apresentação oficial da candidatura, mulheres são-tomenses vestidas com trajos típicos, dançaram no palco. DEUS, foi um dos nomes mais ouvidos durante a cerimónia. Cristã confessa Elsa Pinto, cresceu numa família ligada a Igreja Evangélica, onde a palavra de DEUS, foi sempre um grande sustento para alma.

Com fé em DEUS e na vitória, anunciou os 3 eixos do seu projecto político para São Tomé e Príncipe. Primeiro eixo é a garantia da estabilidade política. «Primaremos pela coordenação das relações das diferentes esferas do poder enquanto alta magistrada da nação. O Parlamento, o de assegurar a articulação com os diferentes actores da cena política nacional. Para tal o expediente da auscultação partidária sobre as questões nacionais é imprescindível», precisou Elsa Pinto.

Os são-tomenses da diáspora mereceram atenção da candidata. Elsa Pinto promete devolver aos emigrantes são-tomenses a confiança e o orgulho de serem são-tomenses. Isto através da criação de programas de integração sustentáveis em parceria com os países de acolhimento.

O segundo eixo dá atenção a Unidade do Estado. «Defendemos a necessidade de preservar a nossa santomensidade e identidade cultural. Forjaremos uma maior coesão cultural entre as pessoas e edificaremos uma nova imagem com base em valores éticos e morais», explicou.

O terceiro eixo do projecto político de Elsa Pinto, tem como alvo a Promoção do Desenvolvimento de São Tomé e Príncipe. Se for eleita Presidente da República no próximo dia 17 de Julho, Elsa Pinto, «investir num serviço público de protecção social que garanta igualmente a segurança alimentar dos mais desfavorecidos e vulneráveis. É preciso recriar zonas rurais para atingir os objectivos de segurança alimentar, o que impulsionará concomitantemente a criação de empregos e a redução da pobreza», pontuou.

Primeira mulher são-tomense a ocupar o cargo de Ministra da Defesa Nacional, Elsa Pinto desempenhou antes vários cargos na administração central do Estado. Foi administradora do Banco Central de São Tomé e Príncipe, e Ministra da Justiça e Assuntos Parlamentares.

Abel Veiga

  1. img
    Bêndê panu Responder

    Mentirosa, presidente nao tem poder executivo para poder investir “num serviço publico de protecçao social”.
    Sabe que a populaçao que mais vota sao os desfavorecidos, portanto mais ignorantes, e vem ca dizer que vai mudar o sistema de segurança social quando sabe que so pode cortar fitas.
    O povo santomense nao precisa so de assistencia!! O povo quer trabalhar dignamente, quer enviar os seus filhos a uma escola digna, ter accesso a saude sem ter qu ir a estrangeiro o morrer no Aires de menezes por falta de agua.

    O que precisa investir é no sector productivo, e nao em doca de peixe, passeios, estadios, cinema, que nao contribui no PIB nacional.

    Tem que investir sim (se puder)na agricultura, pecuaria, nao deixar que os europeus e outros nos dêm 2 milhoes de euros anos para pescarem peixes de valores superiores. Tem que dar os pescadores meios pra exportar o nosso peixe para europa, e nao os europeus que vêm roubar nosso peixe.

    Como jurista que é sabe k a nossa constituiçao a imagem da constituiçao portuguesa favorece a instabilidade politica, e urge muda-la.

    Tem que varrer todos esses piolhos corruptos que expoliam o bem publico. Como jurista que é traga a justiça social a Sao tomé!

    • img
      Helmader Responder

      Por isso, meu caro Bendê Panu, que aconselho ao povo que aceite o banho e nao vote em nenhum desses “lóló-dédus”.
      Pelo menos enquanto não apareça alguém que inspire confiança do povo.
      Neste “lote” de candidatos ao tacho de mel só vejo tigre, leão, hiena,cascavél,etc…

  2. img
    Gomes Responder

    ja perdeu ja perdeu, ja perdeu ja perdeu, ja perdeu, ja perdeu, ja perdeu, ja perdeu, ja perdeu, ja perdeu, ja perdeu, ja perdeu, ja perdeu, ja perdeu, ja perdeu, ja perdeu, ja perdeu, ja perdeu, ja perdeu, ja perdeu, ja perdeu, ja perdeu, ja perdeu, ja perdeu.

  3. img
    truquim deçu Responder

    Coragem , se fores relmente serás que vais trabalhar para bem deste povo ou para se como é costume de muitos se és relmente cristão deves imitar o seu mestre Ele disse o meu reino não é deste mundo e vos não são desde mundo Dotora Elsa pinto se fosse a doctora não meteria nisso eu aida me lembro um discurso do senhor Fradique a que dizia:agente vem ai com um objetivo mas quando entramos neste palacio deparamos com muitas coisas e muitos conselheiros e n dá pra fazermos a vontade que queremos.Ora muito bem, as mulheres que ocuparam cargos como Dima e a outras nasceram pra isso por isso o meu conselho é deixa o mundo com o mundanismo vamos somente orar para os nossos governantes até chegar o dia do regresso de jesus, falo isso por saber que és envagelistas

  4. img
    Virtual Responder

    Para as dificuldades financeiras do país a minha opinião é que se devia rever essa nossa constituição a propósito deste cargo de presidente da república, assim que possível. Pois, sustenta-se durante 5 anos, e daí em diante, um individuo que não contribui, directamente, para a economia do país. Facto disso são as propostas utópicas apresentadas pelos candidatos pois, mais que utopia não podem propor!
    A verdade seja dita, é que nenhum presidente a ser eleito vai:
    1 – Acabar com a pobreza em STP;
    2 – Eliminar ou mesmo diminuir o flagelo da Corrupção;
    3 – Solucionar os problemas estruturais do país;
    4 – Desenvolver STP;
    5 – Unir todos são-tomenses em prol de uma mesma causa;

    Os factos que levam a crer que essas conversas não passam de uma autêntica quimera são claros! Basta analisarmos e reflectirmos.

    Por isso, para mim tudo não passa de conto do vigário. Quem quiser perder o seu tempo a acreditar nesses “projectos políticos” que perca.

    Bem haja

  5. img
    santa catarina Responder

    Todos os casos citados são regimes presidencialista. Não é o nosso caso. Gostaria que os candidatos falasse da instabilidade real e concreta do país que passa pela constituição. É urgente a revisão cosntitucional sem ela estaremos a enganar uns e outros já o fizemos no passado continuamos no presente mais temos que terminar e é o momento proprio para a reflexão.
    Tudo isto não passa do Blá Blá Blá. Estamos cansados apresente-nos projectos serios e concretos.

  6. img
    presidenciaistp2011 Responder

    Bêndê panu
    Boca calada nao entra mosca
    fui

  7. img
    Lévé-Léngue Responder

    Como eu gostaria q STP almejasse a mudança! Mx será q estamos no caminho certo???
    As vezes acho q estamos mudando pra pior, pois a falta de união agrava-se com a insureição de políticos cada vez mais adversativos, feridos de orgulho e egoísmo. Um deles é o Sr. A.P., o atrelado desta Candidata, um peso pesado q lhe impedirá de ir longe. Entretanto, Dona E.P., ñ lhe subestimo, siga avante e boa sorte!

  8. img
    Digno de Respeito Responder

    Uma coisa é certa, Vou a todas para perceber que nem todos os pré-candidatos e candidatos têm a noção da nossa constituição. E até acredito que nem todos sabem o que a consituição lhes confere ou não. Só sei que nada sei, para dizer que em STP o PR é um mero corta-fitas e articula-se com o Governo para o bom funcionamento do País.

    Atenção que nosso PR não tem poder executivo mas sim representativo. Em determinadas circunstâncias ele é interventivo mas, não deixa de ser o grande Árbitro da Nação.

    As palavras são sábias e bonitas mas o importante é saber em que momentos alimentarmo-nos delas.

    Bem Haja

  9. img
    ADELINO DOS SANTOS Responder

    Força Elsa Pinto

  10. img
    kua tela Responder

    cocordo santa catarina plenamente todos os casos sao de um regime presidencialistaa q não é o caso stp, apesar de inumeras tentativas pra ver mudavam a constituição .. por isso é mas uma fachada da dona elsa pinto que percam o voso lindo tempo a ouvi-la eu fuiiiiiii….

  11. img
    presidenciaistp2011 Responder

    Força Elsa Pinto

  12. img
    gigolo Responder

    Elsa Pinto, presidente? Credo. Ainda bem k não vais ganhar.Ker dizer k o Alcino Pinto k mandou a LASTP pastar ker ser primeiro damo? Vergonhoso e chocante. Povo tome o vosso banho a vontade no dia das eleições eskeçam o banho e votem com convicção pois um banho não durará 5 anos. Abram os olhos.

  13. img
    Nikiriana Cunha Responder

    Elsa…toma juízo mulher!
    Ja perdeste!
    Queres ser a nova Dilma (Presidente do Basil) heheheh….

  14. img
    GOMES GOMES Responder

    Força. Que vença o melhor. Deus abençÕe a todos. viva STP

  15. img
    MAKITA Responder

    Como vai ser o dia da Ilha do Príncipe na tua campanha. Será que vais ganhar coragem para ir ao PRÍNCIPE? FICA AI O DESAFIO.

  16. img
    MAKITA Responder

    Os habitantes do Príncipe não te querem ver nem pintada de ouro.

  17. img
    Carlos Ceita Responder

    Meus caros amigos
    Para quem ainda tem a memória deve ter escutado estas palavras do Dr Pinto da Costa na cerimónia fúnebre da saudosa Alda Graça do Espírito Santo e cito” A Camarada Alda morreu triste por ver o sonho de unidade que esperava acalentar os guerrilheiros da guerra sem armas na mão se transformar em luta encarniçada e desgastante pelo poder. Morreu triste porque a mediocridade e o egoísmo desenfreado passaram a impor-se como normas de conduta social. Morreu triste porque sabia que sem a solidariedade de algumas pessoas ela teria caído na miséria e na mais profunda solidão”
    Ironicamente parece que é o que esta acontecer no país com a sede do poder por um batalhão de candidatos nesta eleições presidências com destaque para o partido que ela ajudou a fundar o MLSTP. Só no MLSTP há 4 candidatos. O PCD o sucessor ou os dissidentes do MLSTP também não ficam atrás conta com 3 candidatos. É caso para dizer não aprendemos nada mas mesmo nada com os valores e ensinamentos e o exemplo de simplicidade que ela demonstrou e nos transmitiu.
    Tenham uma semana feliz

  18. img
    manager Responder

    Minha gente não vamos usar o nome de santo Deus em vão para enganar o povo, porque o senhor não terá por inocência utilizar o nosso nome em vão, estamos na nossa miséria por favor não procuremos mais maldições para nosso país invocando o nome de Deus.

  19. img
    Malébobo Responder

    Aqui, em STP, será muito dificil as senhoras ganharem as eleições prisidencias.

    1. Nenhum Homem Santomense vai aceitar enquanto ele estiver na cama para mulher está na rua

    2. Marxismo

  20. img
    Ze Maria Responder

    Sra Candidata,
    Não basta promessa e mentiras.
    Demonstre por A + B como realizar esses projetos.
    Problemas básicos, a Sra quando foi Ministra não conseguiu resolver. Venha cá brincar de ser presidente.

  21. img
    cola vermelha Responder

    venha daí, o melhor para a nossa terra santa e que o povo saiba ,escolher bem e ,nunca esquecer,que:mais vale um voto digno,do que tomar um banho,e ficar 4 anos sujos com arrependimento na consciencia

  22. img
    Sun Megingo Bolo Zete Responder

    huuuufff Zémé flá Kuwá Lumado !!!

  23. img
    Grão de Milho e Zé Maroto Responder

    O presidente da republica é a ponte de ligação entre o povo e o governo.

  24. img
    Grão de Milho e Zé Maroto Responder

    Malébobo

    Vc deve ser um desses homens, a pensar assim já nem vamos longe porque já estamos lá. Mentalidade tem que mudar….

  25. img
    repor a verdade Responder

    os candidados antes dos famosos cumicios, deveriam ler a constituição da RDSTP, para inteirarem do do nosso regime e quais os poderes presidênciais neste regime.

  26. img
    MM Deus Afonso Responder

    13 candidato? população estimada em 200 mil pessoas! vai dar 5 mil pra cada? Essa ganancia pelo poder!
    Jesus abençoei vocês!
    Cabo-verde só tem 3 candidato!

    • img
      minú yé Responder

      Amigo nem 5 mil da porqe nem todos têm 18 anos!!!

    • img
      Help Responder

      Muito menos de 5 mil… porque nem todos têm 35 anos, sendo este o requisito idade. Além deste, ainda há alguns outros requisitos…
      Help

  27. img
    Lucumy Responder

    Todos os candidatos(a) indiciados(a) em crimes ou suspeita de crime,acusado ou condenado deve ser eliminado pelo supremo tribunal de justiça.

  28. img
    kissongá-ânguené Responder

    De td isto, é ncssário k hja 1 PR, k não compactue cm os corruptos.Pork em STP,todos os antigos dirigentes os são.Precisamos de mudança.Mudança de mentalidade política e ideológica.Precisamos de gentes com a nova forma de pensar,de analisar profunda e seriamente no país.STP está de rasto,temos de fazer dessas elecções,1 caminho de desenvolvimento,progresso,estabilidade politica e social para o nosso povo.Não votemos por votar,pork isso,é jogar cm o futuro e o desenvolvimento da nação santomense,k predispõe de enorme potencial económico.

  29. img
    paulo furtado Responder

    Derrotada loga na primeira hora

  30. img
    Filipe Samba Responder

    A dor não deve pertubar a serenidade do sábio uma vez que ele se bate contra as paixões e que a guerra não se faz sem dor.
    A essência da vida religiosa é o exercicio do treino ou metodo que traz à nossa mente a disciplina interior. Se levamos ou não uma vida espiritual depende do sucesso que tivermos em fomentar esse mente disciplinada e controlada.

  31. img
    Hiost Vaz Responder

    epa + epa = ao resultado esperemos o final…

  32. img
    Madalena Responder

    Esta candidatura como dizia um parente meu, é para fazer ingles ver.
    Devia em 1º lugar pedir desculpas ao povo do Príncipe, pelas palavras injuriosas desferidas ao nosso presidente Tozé.
    Acho que nem em casa dela ganha. Entre marido, familiares e empregados. Este ultimo disse que o voto é secreto, mas mesmo a ssim a patroa é muito arrogante. Zanga todos até o big boss.
    Fui…

Deixe um comentario

*