Política

Delfim Neves diz que a sua candidatura é de missão e que não vai desistir

Face aos rumores que circulavam terça-feira em São Tomé dando conta de uma possível desistência de Delfim Neves, o candidato veio desmentir, e confirmou o apoio do MDFM-PL de Fradique de Menezes e do seu partido o PCD na luta para conquista do cargo de Presidente da República.

Acompanhado pelo director da sua candidatura, o ex-ministro do Trabalho e Solidariedade Carlos Gomes e pelo seu mandatário do doutor em Direito Pascoal Daio, o candidato deu uma conferência de imprensa onde começou por desmentir os rumores de terça-feira. «Nós entramos nestas eleições presidenciais com um espírito de missão. Este é um projecto de abrangência nacional. Correm rumores que iremos desistir. Gostaríamos deixar bem claros que entramos nisso para ficar. Vamos até ao fim, e estamos certos que vamos ser vitoriosos no dia 17 de Julho», declarou Delfim Neves.

Para além do seu partido o PCD, Delfim Neves garantiu que tem apoio total do MDFM-PL de inspiração do Presidente da República. «Conto com o apoio substancial dos militantes do MDFM-PL. Com excepção de um secretário distrital do MDFM-PL, todos os outros fazem parte da direcção da minha campanha. Militantes, simpatizantes do MDFM-PL todos estão comigo nesta luta», assegurou. Ainda mais quando os secretários distritais do MDFM-PL já publicaram um comunicado garantindo todo apoio a candidatura do vice-presidente do PCD.

A simpatia de Fradique de Menezes em relação a candidatura de Delfim Neves é um dado adquirido. «Como Presidente da República acho que ele não deve apoiar qualquer candidatura. As pessoas sabem que eu fui Director da campanha do actual Presidente da República. Portanto por uma questão de consideração pessoal, de amizade pessoal, saberemos como tratar este assunto, nunca na qualidade de Presidente da República», enfatizou.

Segundo o candidato o caso STP-Trading, sociedade comercial são-tomense que importou produtos alimentares do Brasil na ordem de 5 milhões de dólares, e que resultou num escândalo, não compromete a sua candidatura. «Mesmo tendo qualquer processo pendente na justiça, não está vedado ao cidadão a possibilidade de concorrer as eleições. Isto com base na constituição política que eu como legislador participei na sua elaboração. Não há nenhuma questão que me impede de candidatar a essas eleições presidenciais», explicou.

Para Delfim Neves o caso STP-Trading é uma «cabala política de algumas elites que pensam que o país é deles. A STP-Trading é uma sociedade privada que estava a funcionar em pleno. Pergunta ao ministério público se recebeu do Brasil alguma carta rogatória que incrimina Delfim Neves. Como sabem que Delfim Neves é um homem do povo, que o povo gosta, refugiam-se no caso STP-Trading ou Doca, mas na devida altura o povo saberá que tudo não passa de uma falsa questão», acrescentou.

Questionado pelo Téla Nón sobre o impacto que o antagonismo político entre ele e o actual Primeiro-ministro Patrice Trovoada, pode ter na estabilidade do país, caso seja eleito Presidente da República, Delfim Neves, fez saber que cargos políticos e missões de Estado não têm nada a ver com questões pessoais. «Enquanto Presidente da República manterei boas relações com qualquer primeiro-ministro. E o senhor Primeiro Ministro Patrice Trovoada não será uma excepção», precisou.

Para Delfim Neves, para se criar um ambiente de estabilidade política e governativa em São Tomé e Príncipe, tem-se em primeiro lugar que forjar a União dos São-tomenses. «No âmbito dos parâmetros constitucionais vamos procurar a união dos são-tomenses. Isso é que o país precisa. Acho que antes de falarmos da estabilidade, temos que falar da União no seio do povosão-tomense. Depois de termos o povo unido, haverá certamente entendimento. Havendo entendimento haverá paz, haverá estabilidade, que a meu ver a estabilidade é uma questão transversal. Temos hábito de dizer que há instabilidade quando um governo cai. Não.», Declarou.

O candidato não concorda com a ideia da estabilidade apenas a nível governamental, porque segundo ele, quando se demite um director apenas por não pertencer ao partido no poder, mesmo sendo competente, está-se a gerar instabilidade no seu da sua família. Por isso propõe um debate mais profundo sobre o que é instabilidade no país. O caminho passa pela promoção da unidade no seio da família são-tomense.

Para provar que é um actor válido na promoção da unidade nacional, Delfim Neves, disse que nas últimas semanas tentou unir todos os partidos que formam a chamada família da Mudança, com excepção do MLSTP/PSD, no sentido de apresentarem uma única candidatura para as eleições presidenciais, e que o candidato em causa não seria ele. Uma forma de reduzir a longa lista de candidatos ao cargo de Presidente da República. «Antes de introduzir a minha candidatura tentei com todos os partidos da mudança, encontrar esta possibilidade. Mas não tive sucesso. Todos acham que vão ganhar, então eu também sou cidadão, e acho que vou ganhar e concorri», pontuou.

Antigo ministro das obras públicas, Delfim Neves, avança para a conquista do cargo de Presidente da República.

Abel Veiga

    47 comentários

47 comentários

  1. Macabeu FM

    22 de Junho de 2011 as 8:35

    Mau raciocínio delfim, se todos acham que vão ganhar o senhor também pensa o mesmo porquê és cidadão…francamente…imagines se tdos pensasse assim, a lista com certeza seria maior. temos que ser diferentes para fazermos diferentes, não seguir os erros dos nossos compatriotas.Força para todos e que ganhe aquele que o povo escolher.

    • Manuel Costa

      22 de Junho de 2011 as 17:45

      Pascoal Daio é a nossa vergonha.

    • Hamilton Leite

      23 de Junho de 2011 as 2:19

      Enfim,
      Depois de ler “isso” pois noticias nao pode ser, so me da nausias. Que abuso, que raiva. Como e possivel? Esse individou e de uma ousadia sem fim, vem ca se vangloriar da impunidade que existe em STP,exibindo um descurso sem nexo, porque ele esconde-se atraz de uma imunidade para nao se apresentar a justica, numa total falta de respeito com todos os Santomenses que terao que tirar dos seus bolsos para pagar a linha de credito de 5 milhoes de dolares ao brasil, falo de STP Trading, enquanto ele D.Neves continua livre exibindo fruto desse roubo barbaro na nossa praca. Pior e ver pessoas como Daio, quem ja foi chamado diversas vezes a aplicar a lei nos nossos tribunais, enfileirado neste assalto que se esta armando.

  2. César

    22 de Junho de 2011 as 8:36

    “também sou cidadão, e acho que vou ganhar e concorri” muito bem dito, é isso determinação… resta saber se saíras vencido ou vitórioso!!

    • Manuel Costa

      22 de Junho de 2011 as 17:49

      Pascoal Daio é porco.

  3. JOSE TORRES

    22 de Junho de 2011 as 9:01

    Para Presidente da Republica e muito cedo para ti
    Deves ter mais conhecimento sobre a vida politica nacional e internacioonal e nao correr atyras de interresses escuros apenas. Ajude o Pinto da Costa q tem mais experiencia a por ordem neste Pais e nao tenha medo do mal que ja tens feito ao Povo

    • Buter teatro esquecido

      22 de Junho de 2011 as 17:06

      Caro José Torres;
      Respeito muito a sua opinião, mais na verdade, o Pinto Da Costa não tem a velocidade do Delfim Neves.

      • h silva

        22 de Junho de 2011 as 17:21

        buter oq dizes ser velocidade?de fazer negociatas?como stp trading?ou enganar os pobres eleitorados que morrem de fome durante 4 a 5 anos e depois o delfim os da pobre banho e ja esta td para ir buscar o gastou na campanha durante os próximo 4 a 5 anos?lol se chorar e bom então prefiro rir…hahahaha

    • Manuel Costa

      22 de Junho de 2011 as 17:42

      Pinto é preguiçoso.

  4. kua li tasondu

    22 de Junho de 2011 as 9:35

    Francamente senhor DELFIM NEVES crese e depois aparece! uma pessoa k pensa assim com senhor ker mesmo ser Presidente da Republica? tamos a falar de uma nacao nao de uma empresa!

    • renita

      30 de Junho de 2011 as 11:29

      Concordo plenamente contigo. Meu caro mesmo que for empresa vai a falência!

  5. SOS

    22 de Junho de 2011 as 9:36

    Força Delfim Neves, a vitória será sua,
    não preocupe deixa o mundo falar.
    Tu és um homem que a sociedade gosta, homem de negócio com ideias.
    Força, Força que Deus te abenções….

  6. bom gosto

    22 de Junho de 2011 as 9:37

    Como empresário, consegue ajustar e projectar no sector privado, mas no sector público tenho minhas dúvidas.Pois não conseguiu gerir bem qdo esteve no governo: docas; passeios; espaço aéreo,etc. No sector privado o caso STPTRADING não foi explicado.A única que se sabe é q o sr. Delfim refugiou-se na imunidade e não foi preso.Não recebemos mercadorias do brasil equivalentes a cinco milhões de dólares.Então onde foi o remanescente dos fundos? É uma dívida que será pago pelos contribuintes a Brasil.Por isso o sr. como presidente irá de certeza refugiar-se de novo nas imunidades.Vamos ver!

  7. cabo

    22 de Junho de 2011 as 9:41

    Dr. Obama anda para frente , você homem de povo, você e única solução para são tome e príncipe

    • renita

      30 de Junho de 2011 as 11:31

      quidaléóóóóó, não tens vergonha!

  8. Mekui Gaspe

    22 de Junho de 2011 as 9:43

    Delfim Neves estes rumores é pra ti abalar, a realidade é que vamos ser vitoriosos no dia 17 de Julho sim…
    Tu será o futuro Presidente de São Tomé e Príncipe, sem dúvida nenhuma…
    Viva Delfim Neves…

  9. budy

    22 de Junho de 2011 as 10:17

    Casta bô…
    unska bi pia bô…

  10. Fia manjoca

    22 de Junho de 2011 as 10:18

    INTERPRETAM O QUE ACABA DE DIZER ESTE SENHOR:
    Segundo o candidato o caso STP-Trading, sociedade comercial são-tomense que importou produtos alimentares do Brasil na ordem de 5 milhões de dólares, e que resultou num escândalo, não compromete a sua candidatura. «Mesmo tendo qualquer processo pendente na justiça, não está vedado ao cidadão a possibilidade de concorrer as eleições. Isto com base na constituição política que eu como legislador participei na sua elaboração. Não há nenhuma questão que me impede de candidatar a essas eleições presidenciais», explicou.

    É SINAL QUE AS LEIS SÃO FEITAS JÁ EM DEFESA OU PROTEÇÃO DOS DEPUTADOS QUE TENHAM PROBLEMAS OU CASOS NA JUSTIÇA.
    Isto é demais,a constituição deve ser revista completamente,porque a nossa constituição é sinónimo de abuso contra os pobres e contra o povo, que é a maioria que sofre….

    • Virtual

      22 de Junho de 2011 as 23:58

      Pois, também reparaste como o “tipo” encheu a boca e disse isso!?!?! Kuá ê dá ê dá!

  11. Nikiriana Cunha

    22 de Junho de 2011 as 10:19

    Sinceramente nao sei se rio ou se choro perante essa catastrofe que acabo de ler. E eu que ja tinha aberto uma garrafa de vinho a comemorar a feliz desistência do camarada Delfim Neves.Que, supostamente, seria a única decisão sensata que tinha tomado.

    Pronto, a batalha ainda está em aberta, irás perder sem dúvida alguma, porque o povo santomense é um povo consciente e nao permitirá que entres para a presidência.
    “Antes de introduzir a minha candidatura tentei com todos os partidos da mudança, encontrar esta possibilidade. Mas não tive sucesso. Todos acham que vão ganhar, então eu também sou cidadão, e acho que vou ganhar e concorri”……Esta frase revela a ganância deste indivíduo e a forma como, se ele vencer, irá governar o país. Sem limites, “se uns fizerem eu também faço, e viceverça.

    Mais uma vez povo de STP, eu vos peço..Votem com consciência e nao por conveniência.

  12. Politico da Elite Corrupta

    22 de Junho de 2011 as 10:25

    Então Delfim se ès tão inocente assim porquê que não suspendeu o seu mandato de deputado e apresentou-se na justiça para esclarecer este assunto.. Senhor devia ter vergonha, também és um desses que pensa que o país é só vosso…
    Mais haver vamos…………

  13. Paracetamo 500mg

    22 de Junho de 2011 as 10:30

    Tem que apresentar o diploma…

  14. Virtual

    22 de Junho de 2011 as 11:05

    “então eu também sou cidadão, e acho que vou ganhar e concorri”. Isto só pode ser uma piada! Esta é a razão que te levou concorrer para a presidência da república.
    Brinca bem…

  15. ECAS

    22 de Junho de 2011 as 13:00

    Sou santomense e constatei que o candidato mais atacado e mais temido por todos outros candidatos é o Delfim Neves e talves isso se justifica talvés até uma montagem/cabala para desmorronar o esse Delfim, porque a luta pelo poder em STP é clara e desmedida.
    Por isso, no lutar deste candidato ia até o fim muito confiante, converse com as pessoas, esclareça-as sempre na base da lei e da justiça.
    Que vença o que povo escolher!

    ECAS

  16. Buzio sem pena

    22 de Junho de 2011 as 13:08

    A tua lingua esta muito comprida, oh, Zé
    fui…

  17. lino

    22 de Junho de 2011 as 13:32

    compras diploma e é agora DR!!
    Não se é doutor em 2 dias..ok?
    sabes o que é estudar a sério delfin!?
    não é fazer esquemas e candongas..ok?
    num país como deve ser….o teu lugar seria nas mercearias…..no comércio..ok?
    mas a sorte levou-te para onde estás…o povo é o que temos.

  18. Assuncao

    22 de Junho de 2011 as 13:37

    Caro deputado, pessoalmente gosto de ve-lo como deputado, ainda nao chegou a sua hora, ou seja,a hora nao ºe esta, foi mal aconselhado. Continua com os seus afazeres k nao ºe pouco, cuida dos seus negocios, cria empresas e empregos como grande empreendedor k nos habituou, cuida da imagem e preserva-se para o futuro, quem sabe tera o meu apoio. so gosto de si pk ºe um Sr. trabalhador e pragmatico, fica atento na sua bancada parlamentar e faca bom exercicio da oposicao, k nos estamos de olho em tudo e precisamos de estar informados,e a oposicao tem grande papel nisto.
    Com cumprimentos.

  19. Anjo do Céu

    22 de Junho de 2011 as 15:13

    Estão muito preocupado com candidatura do Delfim Neves porque sabem que ele é homem Forte e sabe enfrentar e dar solução.Ele está sempre no País a contribuir.Os que querem Pinto da Costa de volta.O que ele fez durante esses anos todos.Qual é negócio k ele criou de gerar emprego para futura geração?Nem uma oficina de cozer sapato ele não criou.Andou todos esses anos cá em Porugal com Luis Cabral da guiné em paródias de um lado pra outro,após a sua morte é que ele parece conhecer o caminho pra pantufo.Bobo não é bom.Da lugar a nova geração.Força Delfim Neves.Homem do povo

  20. Fe em Jesus

    22 de Junho de 2011 as 15:44

    A questao do diploma nao e problema nenhum neste Pais, pois vejamos muitos Drs e Engs ja passaram pelo nosso Pais com cargos como ministro e ate presidente mas nada feito, a questao de STP e consciencia e vontade de trabalhar. Quanto o assunto de ser Dr ou nao o Sr Delfim e formado, e um homem de coragem e com vontade de crescer, cresceu muito nos ultimos anos, e Homem do povo. A minha opiniao e se nao for Delfim Neves entao sera Aurelio Martins. Pinto da Costa so nasceu pra ser presidente ou que, ja esta cansado deve e ir discancar, ele nao tem idea do que e democracia.

    • Manuel Costa

      22 de Junho de 2011 as 17:47

      Se Delfim é formado eu sou o quê?
      Paxenxa.

  21. Kua sca bi

    22 de Junho de 2011 as 15:51

    Eis onde nos leva a ignorância.
    Existem mts aqui que dizem ser doutores e têm sim formação profissional ou médias e às vezes nem têm nada. Mas são doutores. Será que o Min. da Educação já fez um levantamento sobre isso?
    Aborde ao Delfim e peça-lhe diploma.
    Sr ou Sra Nikiriana, eu sou apoiante do Delfim e fique sabendo que ele não é Camarada, chame-lhe tudo mmenos Camarada, tá?
    Meus caros, por um lado dou razão à aqueles que contestam o nr. de candidatos, mas por outro o que fazer? é a lei que permite isso. Vamos todos unir de uma só voz e fazer com que os Partidos Políticos com assento, a Assembleia crie uma lei que ponha termo a essa peste de cada um se candidatar a seu belo prazer.
    Realmente agora são muitos, mas qdo o meu colega e amigo Tomba foi, não houve tantos comentários.
    Enfim, é o que temos.Esperemos que a Assembleia ponha termo a isso, como tb do banho que estou contra, porque o banho é internacional. Só que o banho de STP suja ao invés de lavar. Porque pergunto, qdo um país como a França quer fazer passar seu candidato no Conselho de Segurança, o que faz aos países pequenos? não é banho? Caboca bô.
    Para terminar, viva o nosso OBAMA, VIVA O NOSSO DELFIM NEVES.

  22. Cesar Miguel

    22 de Junho de 2011 as 17:42

    Senhor Candidato, ser Presidente da República não é mesmo que ser gerente de uma Empresa, ou gerir um certo número de casas. Acima de tudo, tem que ser alguém com muitos requisitos, dentre eles, uma sólida formação, fazer uma carreira na Administração Pública ou Privada, ter o dominio de linguas, ter atitude, saber estar na socedade, não ter rabo comprido e muito menos ser indiciado. Em suma tem que ser um cidadão qualificado e que se compromete com STP e os santomenses. O senhor não acha que a sua hora ainda não chegou. Mesmo com a compra de consciência que senhor é perito, lá não chegará. No seu lugar, não meteria nesta tamanha aventura, só vai gastar dinheiro, ainda que ele não seja para si problema. O senhor acumulou tanto com esquemas, e assim sendo não doi. Dê banho como tem estado a dar os apoiantes que diz ter no MDFM e outros partidos.

    Que ingenuidade. Aquele que vota em si não tem sentido de responsabilidade.

    Constou-me que senhor é Obama de São Tomé. Afinal tem assim tanta inteligência? que brincadeira. Não faça do nosso querido país (São Tomé e Principe) de bobo, porque de bobo não somos. Viva a derrota do Delfim Neves Principe

    • pais de bananas

      23 de Junho de 2011 as 11:16

      Delfim nao e OBAMA gente ele e O NOSSO TIRIRICA

  23. RICARDO

    22 de Junho de 2011 as 17:47

    DELFIM NEVES QUE DESFALQUE HOUVE NO SEU
    MANDATO COMO MINISTRO NO PROJECTO PORTOS DE AGUAS PROFUNDA STP

  24. joana costa

    22 de Junho de 2011 as 19:27

    Delfim, vais vencer. Eles vão te chamar senhor Presidente a partir do dia 17 de Julho. Não te preocupes com os titulos universitarios, és um homem de luta, empreendedor e empresário de sucesso. Eles todos têm medo de ti. És, a razão dos ataques permanentes contra a tua pessoa. Numa lista de 14, és o mais atacado, com argumentos futeis.pORQUE? Em São Tomé e Príncipe ninguem trata-te por doutor. Todo mundo chama-te pelo teu nome. DELFIM. Eles estão desorientados e muito preocupados. VIVA DELFIM

  25. alegria

    22 de Junho de 2011 as 19:44

    que vença o melhor e que Deus abençõe a todos de boa fé. força

  26. Anca

    22 de Junho de 2011 as 19:53

    Reparem bem no que diz este Sr.

    «Enquanto Presidente da República manterei boas relações com qualquer primeiro-ministro.»

    Este Sr, fala como se já fosse Presidente, eleito pelo povo.

    Vê-se bem aqui a arrogância falta de humidade e ponderação e o desrespeito pela vontade do popular.

    O que traduz bem o apego ao poder,a falta de ética e moral, (o posso, quero e mando),como se os cargos de responsabilidade do país fosse dele por inerência atribuído por uma entidade superior a vontade do povo SãoTomense, sem antes questionar a sensibilidade daqueles que são governados e que vivem na pobreza e miséria.

    Quem não deve não teme.

    Cão que tem rabo preso teme.

    Se os Senhores, tivessem a vossa consciência tranquila, não se refugiavam e esconderiam na imunidade parlamentar.
    Seriam os primeiros a apresentar a instâncias competentes, afim de esclarecer a situação, dando exemplo de ética e moral(uma vez que o Sr, diz-se formado), a nova geração, contribuindo a elevação da transparência e estabilidade no País.

    É lamentável, horroroso,de má fé importar e distribuir bens de consumo estragados ao mercado, quando se sabe que a grande maioria da população não de têm acesso a saúde, a bens de primeira necessidade, vivem abaixo do limiar da pobreza.

    Basta ver os dados do Instituto Nacional De Estatística,(já que o Sr é formado).

  27. Africa

    22 de Junho de 2011 as 21:12

    Povo de S.Tomé e Principe,
    Esclareçam-me uma coisa. Não é este senhor que degladiou com outro cidadão numa espécie de devassa publica, ao ponto de expor as suas partes trazeiras mais intima sob olhares incredulos dos populares, como a nossa gente custuma dizer: “ abriu o rabo”!
    Que e vergonha! Imaginem se esse senhor chega a presidencia?
    Vai fazer o mesmo ao povo.
    Só com cristo!

  28. Barrata

    22 de Junho de 2011 as 23:29

    Pergunta Delfim onde esta o sálario de um més de todos os trabalhadores da rádio que ele levou nos anos oitenta deixando malta em branco,

    Pergunta, Jose Manuel Noronha, Lina dalva, Carlos Nobre, Falecido Elizeu,Lourenço Pires, São deus Lima, Diosnes, Octavio Bandeira, os Irmãos Bandeiras, Carla Santos,Emilio Pontes, Firmino Bernardo, Zelito,Maximino, Tomba,Arturinho Pinho, Tomas Neto
    e Muitos outros, a lista é longo. Por sinal meninos de ouro. Um pequeno reparo naquela altura fazia-se rádio. Pessoal era competente. O país era outro.

  29. vade

    23 de Junho de 2011 as 6:32

    muito bem delfim corajem

  30. Kua sca bi

    23 de Junho de 2011 as 8:16

    FORÇA OBAMA DE S.TOMÉ. Estamos contigo. Toca pra frente. És homem de combate, homem de terreno, homem do povo. Come e dá aos outros pra comer. Não faça como os que comem tudo e não deixam nada e levam pra fora.
    Veja na lista de todos os candidatos, qual deles tem mais bem em S.Tomé, qual deles dá mais emprego, qual deles atende aos aflitos.
    Gostaria de ter resposta.

    • pais de bananas

      23 de Junho de 2011 as 11:25

      Fraquesa TIRIRICAde s.tome. O povo nao esta contigo porque tu tens medo da justica e temos medo que tu nao va a Europa abrir rabo em publico como ja fizeste em S.Tome

  31. www.com

    23 de Junho de 2011 as 10:43

    Sr. Delfin cuidado com supresa. Dinheiro não te faz calor. O melhor é tu pegares neste valor e ajuda os carenciados este já é um dos seus apoios a População.

  32. Zidane

    23 de Junho de 2011 as 11:20

    Com toda essa banalização e populismo que anda por aí, tenho medo de não se acabar por eleger mais outro Fradique ou pior que ele. Seria um desastre para esse marterizado Pais.Deus nos livre.!!

  33. BMW

    23 de Junho de 2011 as 19:28

    para se ser presidente há que ter estudo,e tu Delfim não tens.como é que vais dialogar com outros países se não tens base? ou pensas que vão falar de arroz nas conferências.

  34. quem ão espera pela campanha

    23 de Junho de 2011 as 22:57

    mais um fredique a chegar,enfim

  35. Nikiriana Cunha

    24 de Junho de 2011 as 11:15

    Sr. Kua sca bi, vá ao dicionário ou ao google e veja o significado de ironia e Sarcasmo, e depois dirija um comentário a minha pessoa.
    E OBAMA, só existe um, e mesmo se existir um possível sósia, o “camarada” Delfim Neves, está muito aquém do mesmo…
    Repense a sua opiniao quanto ao seu candidato, porque este…..dá uma certa piada!!!
    Um bom dia…Aguardo passivamente a sua resposta!
    Um bem haja.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo