Maria das Neves – bandeiras coloridas sobre fundo Branco

O branco (das T-shirts) foi a cor dominante. Quando soou o hino, a plateia levantou-se e as bandeiras ondularam: verde, vermelho e amarelo. Ao alto, no palco, a candidata caminha acompanhada de um grupo de crianças: Maria das Neves Presidente. Chegou a hora.

Sob o cartaz, dançam doze jovens bailarinas. O grande anfiteatro está repleto, mulheres em maioria e de todas as idades. Destacam-se rostos da OMSTEP: Maria do Rosário Barros, Ângela Viegas, Esperança Santiago, Cristina Dias, Augusta Silva. A médica Esperança Carvalho.

Na primeira fila, Maria das Neves, o marido, Carlos Quaresma (de boné), o mandatário nacional, Alcino Baptista de Sousa, o director nacional de campanha, Ramos Dias, o mandatário em Portugal, Danilo Salvaterra, Luís D’Alva. Rafael Branco está na segunda fila.

O jornalista da TVS, Artur Pinho, é o apresentador de serviço. ‘ Afinal este lugar é pequeno! Deveríamos ter escolhido um estádio de futebol! A plateia ovaciona. Há vivas à ilha do Príncipe. A plateia ovaciona. A presença do cantor Amorim Diogo realça o lugar dos deficientes físicos no projecto de sociedade de Maria das Neves. E, claro, Mr. Page. Irrompe cheio de passadas, luvas pretas e óculos escuros: quem é você que não dança? A assistência não dança mas grita e aplaude.

‘A família pobre’, ‘ a infância modesta’, ‘ sempre entre as melhores alunas’.Artur Pinho traça o percurso, os momentos altos da carreira política, as origens.

‘A nossa candidata é casada e bem casada!’ A plateia ovaciona.

Maria das Neves é chamada ao podium, é a única oradora da sessão. Apresenta as razões da sua candidatura e retira-se. Amorim Diogo e Mr. Page são de novo chamados, antes de a candidata regressar ao palco para um longo e esmiuçado discurso que bem poderia ser o seu manifesto eleitoral. Às tantas, ouve-se crescer um burburinho, as filas do fundo querem água. Rafael Branco levanta-se e envia um recado ao podium. Maria das Neves alarga o sorriso e pede silêncio.

Artur Pinho informa que há água para todos. Alguns lugares vazios quando a candidata conclui o discurso. Mas tudo terminou como começara: em apoteose. Bandeiras ondulantes, verde, vermelho e amarelo sobre fundo branco. E Rafael Branco já não recuado, mas no palco, na primeira linha, ao lado de Maria das Neves.

São de Deus Lima

  1. img
    lino Responder

    RAFAEL BRANCO!!
    Sempre a jeito para tirar dividendos.
    Sempre.
    Esse senhor é dos maiores ou senão o mairo corrupto de s.tomé e principe.
    Quem não sabe isso!!!?

    • img
      Zeka Treka Zinga na Vagunga Responder

      Ai que dor de cotovelo!!!!tipico saotomense….sempre com inveja do outro.. se deus nao te conhecimento… devias estudar…mas nao… ficaste sentado a sombra da bananeira…agora choraaaa…..keiaaaahhhhh

      • img
        Heldmar José da Costa Responder

        Mais Calma Por Favor!!! Não Tirarei lutas de minguem

    • img
      Homem da Luta Responder

      Lino

      Tens Razão.
      O Pior politico em S.Tomé é Rafael Branco. Este homem defesa dos seus interesses pode vender STP. Cuidado com Ele. Só está a aoiar Maria das Neves porque está contra Pinto. Fez isso no congresso do MLSTP. Maria das Neves Cuidaddo com Este homem. Vão afundar juntos

  2. img
    Sóló Cabáua Responder

    Tem que ser mesmo do rafael e maria das neves. são duas farinhas do mesmo tacho.

  3. img
    Mafili Responder

    Só em STP é que aceita que um senhor que esta a braços com a Justiça tenha o toupete de ser director de campanha.
    Infelizmente o nosso pais esta a deriva, ja não ha criterios.
    E o país que temos, e o legado que vamos deixar aos nossos, politicos corruptos.
    São Tome Poderoso olhai por nós.
    Que vença o menos mau

    • img
      Heldmar José da Costa Responder

      São Tomé Poderoso!! Não vai ti ajudar…
      Tens que começar a clamar para o Deus Pai!!!
      Jesus Cristo,

  4. img
    Mafili Responder

    legado que vamos deixar aos nossos filhos

  5. img
    Mafili Responder

    queria dizer legado que vamos deixar aos nossos filhos

  6. img
    Trinta Mil Barris Responder

    Então Rafael nao disse que ia estudar?
    Cuidado com a Interpol, Dr Carlos Quaresma!!
    A coisa ainda não acabou, justiça demora mas não acaba tão cedo.
    Eu quero meu dinheiro.

  7. img
    bom gosto Responder

    Maria das neves é boa política, tem capacidade de persuasão, entende de economia por isso o palácio esteve repleto de gente, como diz a peça. Mas ela tem insuficiências que ao meu ver não lhe possibilita ser eleita presidente, como o caso GGA que esteve envolvida e não ficou bem clara a solução deste problema.Ela usurpa chefia das instituções como ser vice presidente da aseeembleia, ser presidente da OMSTP, ser presidente da rede das parlamentares da CPLP, ser acessora do banco central, dentre outras funções.Ela se for presidente quererá de certeza controlar todos os sectores da vida nacional? o que trará grandes entraves ao governo sob pena de criar crispações políticas e a consequente queda do governo. Por isso meus senhores analisem e depois decidem.

    • img
      Madame Laffayete Responder

      Caro Bom gosto

      Ela não usurpa,ela é a escolhida entre os seus pares, e para os que sabem fazer uma leitura isenta de complexos, o facto de ela ocupar estes cargos, não seria sinal de mais experiência, capacidade e dinamismo? não seria um ponto forte ao favor de alguém que se propõe ajudar a governar o país? Não se entende a sua percepção dos factos.Ela se for Presidente, terá já acumulado now how suficiente para fazer menos de 5% dos erros cometidos pelos seus antecessores. O Povo tem boa memória e lembra-se bem da garra e dinamismo demonstrada por Maria das Neves em 2006 que deixou o SR. Fradique de Menezes amendrontado. Sim, porque a Maria da Esperança renovada na altura, teria lhe tirado todo o protagonismo. Deixem a Sra Trabalhar………O caso GGA esteve ao cargo da justiça e teve o devido tratamento judicial……O Sr por acaso eqnquanto ser de algum significado nesta terra nunca foi alvo de nada? é perfeitoe impoluto????????deixe de atirar pedras e deixa os que querem trabalhar, os que não têm medo do Povo e do Trabalho, fazer a sua parte, mesmo que cometa algum erro porque é Humano e reforça a se fazer melhor no futuro, dar o seu contributo. Quanto a si, faça a sua parte, dê o seu contributo a nação, vote com consciência dê uma oportunidade as mulheres desse país, que também serão as parceiras no desenvolvimento e não escravas do maxismo…….Viva as mulheres de São Tomé e Principe………Chegou a hora de garantir a esperança no futuro…….

  8. img
    Miltom Responder

    DE branco já vivemos na paz graças a deus agora é hora de nos misturarmos todo mundo ..e colorir a sociedade…geração jovem vai fazer a história ..todos queremos “UM TEMPO NOVO PARA TODOS”..

  9. img
    Manuel costa Responder

    Danilo Salvaterra deveria ter vergonha na cara.Ele sempre criticou esta senhora e tantos outros corruptos da nossa terra.Será que o banho é que está a falar mais alto?
    Fui

    • img
      Danilo Salvaterra Responder

      Caro senhor Manuel Costa, reafirmo-lhe que apoio a candidatura da Dr. Maria das Neves. Faço-o com a convicção que esta é a que melhor servirá os interesses do meu e seu país. Fui critico da governação da Maria das Neves, se fosse hoje ainda o faria, caso o estilo continuasse. A grande vantagem da candidatura da Maria das Neves é que esta reúne diferença de opiniões e maneira de estar. Se nunca apoiei candidato ou partido algum em S.Tome e Príncipe se hoje o faço, quero que saiba que o faço por convicção certo que a pessoa em que aposta, neste caso Maria das Neves é de facto a pessoa que o país. Agradeço de alma a sua observação porque esta só reforça quanto estou certo em apoiar Maria das Neves.

      Danilo Salvaterra

  10. img
    MD Responder

    Nós os São-tomenses teremos que dar uma licção à todos corruptos, que viveram a custa de povo”os camaradas”. Já usaram o poder para escravizar e esfomear o povo. Nós já conhecemos os sofistas que usam imagens e palavras para convencer o povo, mas são sepulcro caiado. Se o Tribunal deixou passar a candidatura de todos aqueles que estão envolvidos na corrupção que têm marido, amigos, camaradas etc, então gostaria de aconselha-los a retirar a sua candidatura porque serão humilhados e JULGADOS pelo ZÉ POVINHO, Pelas mães dos meninos que não tinha ARROZ DE GGA para os dar, pelos pais que não tinha dinheiro para comprar comida para os seus filhos porque os donos e as donas de São Tomé e Príncipe retiraram-no do banco, pelos jovens que padeceram na bicha para comprar um pão, para comprar peixe, pelos jovens que comiam raízes de matabala para não morrer de fome, etc no dia 17 DE JULHO. Devemos igualmente julgar aqueles que pensam que são dono da verdade só para enganar o povo. Aquele que pensa que com o seu timbre de voz engana o povo, mas é mentira. Povo sabe quem importou as mercadorias expiradas. Povo sabe quem está virado para o seu negócio, o lucro de qualquer maneira, mesmo importando mercadorias estragadas para o povo. Queremos um presidente que seja presidente da presidência, não presidente virado para o seu negócio, o seu lucro. Um presidente que Negocia em nome de presidente e capaz de trazer o resultado das negociações para os São-tomenes, não para a sua empresa. Etc.
    OS FALSOS NÃO QUEREMOS
    Queremos um Presidente que COMPLEMENTA ACÇÃO DO GOVERNO,

  11. img
    Lill Wane Responder

    Essa mulher desgraçou G.G.A., seu marido carlos quaresma desgraçou país.. agora ker ser presidente brincadeira.

    • img
      Almeida Paquito Responder

      Maria é que desgraçou o teu país? Você não sabe nada. Ja viste em que estado esta o palácio do teu país? O teu presidente vive lá? O presidente que agora vai para casa ajudou a desenvolver o teu país? Ele deixou Maria terminar o seu mandato como primeira ministra? Pergunta Fradique quem lhe pediu para Mandar Maria das Neves para casa,ele atá para sair bem devia abrir o livro e contar a nação todas jogadas, como famoso GGA e outros. Meu amigo vamos so para urna dia 17 votar em consciencia porque se começarem com GGA etc, vamos falar.

  12. img
    S.T.P no coração Responder

    Essa mulher é uma desgraça pra S.T.P, ela delipidou País…. desgraçada,,, nao leva nada

  13. img
    Fe em Jesus Responder

    Maria das Neves ate que tem uma boa postura, reconhecida no mundo no ranking das mulheres mais influentes do mundo, e inteligente mas na verdade e que,entrou numa cabala politica no grupo dos mais corruptos do pais e sujou um pouco a sua personalidade, por exemplo o caso GGA. No entanto o meu concelho e, clarifica a sua situacao com o caso GGA, Enco, lote de terra em Santo Amaro etc. Se conseguires ate eu votarei na Sra. Tens talento es capaz mas os maus feitios… MLSTP style, nao deixa passar nada, privatiza tudo, o povo esta cansado. Bye bye

  14. img
    Fe em Jesus Responder

    Voltei pra fazer mas um comentario. Dra, o privatizador Rafael Branco esta a apoiar a sua candidatura? Mas q azar, este homem e uma desgraca.Dra vais arrepender

  15. img
    MELHORES DIAS VIRAO Responder

    As reportagens de Sao Lima,chamam muita atençao!És mesmo uma granda profissional.Creio que este é o momento de uma mulher no palacio cor de rosa!Vamos la ver,o que ela pode fazer!

  16. img
    MELHORES DIAS VIRAO Responder

    Comentadores do tela nom,vamos unir as nossas forças para pedir um debate televisivo com os candidatos presidenciais,assim sabereremos quem é quem.E terá que ter um jornalista(moderador)insento.Seria uma grande valia para estas eleiçoes!Que Deus abençoe S.Tomé e Principe!!!

  17. img
    Intrigado Responder

    Mas se sabem que são corruptos, que prometem o que nunca vão cumprir, pq os poderes de presidente não permitem, pq votam neles??

    Punda ca manda ê??? Non sa dôdô??

    Acho que as razões do subdesenvolvimento de STP são porque non sa tlubulado cu passá! ô non sá baiado??

  18. img
    flangi Responder

    Esta senhora é uma candidata presidencial de mãos muito sujas: GGA e Outros casos. Oxalá que os cidadãos eleitores escolham um candidato de mãos limpas

  19. img
    Budo Dawa Responder

    Saudações

    Acredito que o problema de muitos é o medo da victoria de Maria das Neves. Acusar é muito fácil, sujar é muito mais fácil. CHEGOU A HORA, Maria das Neves será eleita, doa a quem doer.

    No dia 17, o 6º quadradinho nos espera.

  20. img
    Nikiriana Cunha Responder

    STP no coração, até tenho pena da tua falta de percepçao e visão das coisas. Há certas coisas que nao percebo, entao Maria das Neves delapidou STP??….Hó Sra ou Sr, se formos averiguar os verdadeiros desgraçados de STP, se calhar Maria das Neves estaria em último lugar….
    Olha vou-lhe fazer uma pequena lista com os principais desgraçados:
    1º Fradique de Menezes
    2ºDelfim Neves
    3º Rafael Branco….entre outros, estes estao no TOP dos Tops….
    Olha tenta averiguar bem as situaçoes, conhecer bem as pessoas e depois venha chamar de desgraçada ou assim….
    ok??
    Ham…outra coisa…pelo teu comentário de taooooooo baixo nível, só podes ser uma MULHER muito enervada, descontrolada, inculta, ignorante e bastante invejosa….. UM BEM HAJA……
    “CHEGOU A HORA”

  21. img
    Nikiriana Cunha Responder

    Tenho medo da junçao do peixe podre (Rafael Branco) com o peixe razoável (Maria das Neves)…..

  22. img
    bem... Responder

    Rafael Branco, Matou a sua Candidatura. o Branco esta mais sujo do que pau de Galinha…

  23. img
    Tiny Responder

    Diz me com quêm dandas, que eu digo te quem tu és,,,.

    Vamos ter calma que o tempo é de muita reflecção.

  24. img
    Madalena Responder

    Dr Danilo.
    Há um ditado que diz:
    Diz -me quem é teu amigo, logo dir-te-ei quem tu és!
    Se vai na cantiga da MAria da Neves e acredita na inocencia dela, fica-lhe muito mal. Se até hoje deu provas de imparcialidade, agora para fazer uma babuzeira desta, voce que comportou muito bem durantes estes 20 anos.
    convenhamos.
    A liberdade tem limites, por isso.

  25. img
    cacau Responder

    muita calma nessa hora, aceita o banho mas da o voto a sua inteligencia.

  26. img
    Bem ni wê mali ni tlachi Responder

    Maria das Neves essa senhora deve muito bem gerir esse pais quando ela estava no poder ela ajudou muita pessoa, tem coração limpo ……. com Maria das Neves ela vai mudar muitos nossas vidas. Voto certo na Maria das neves.

Deixe um comentario

*