Política

Pinto da Costa e Delfim Neves na segunda volta das eleições presidenciais?

A mais recente sondagem realizada no território nacional, pelo jornal Kêkua! aponta para uma segunda volta nas eleições presidenciais de 17 de Julho opondo Pinto da Costa candidato independente e Delfim Neves candidato apoiado pelos partidos PCD e MDFM-PL.

A sondagem publicada pelo semanário Kêkua! coloca Pinto da Costa a frente das intenções de voto com 26,7%. Delfim Neves candidato que conta com o apoio dos partidos PCD e MDFM-PL está no segundo lugar com 24,5%. Aurélio Martins candidato do MLSTP/PSD na terceira posição com 16,3 Maria das neves 8,9 Evaristo Carvalho 6,7 Filinto Costa Alegre 6,3 Elsa Pinto 4,2 Manuel de Deus Lima 1,7 e Liberato Moniz 1,5.

No entanto só a expressão popular nas urnas no dia 17 de Julho próximo, poderá confirmar ou não, o sentido de voto de pelo menos 3 sondagens de opinião realizadas no mês Junho. A primeira foi feita pelo jornalista Felisberto Branco, a segunda foi lançada pelo Téla Nón numa avaliação da sensibilidade dos seus leitores em relação aos candidatos, e a terceira foi solicitada pelo jornal Kêkua, a Paulo Conceição, quadro superior do sector de Estatísticas.

A verdade é que há um ponto comum entre as 3 sondagens. Todas admitem a possibilidade da segunda volta e indicam Pinto da Costa como favorito, ou melhor, como candidato que já terá lugar cativo na segunda volta das eleições presidenciais. Quem será o adversário de Pinto da Costa na segunda volta, é o ponto que realça discórdia nas 3 sondagens já realizadas.

A sondagem de Felisberto Branco, realizada na primeira semana de Junho, deu a Pinto da Costa 30% das intenções de voto, e colocou Maria das Neves no segundo lugar como adversária de Pinto da Costa na segunda volta com 18% das intenções de voto.

A sondagem aberta pelo Téla Nón no dia 10 de Junho para avaliar a sensibilidade dos seus leitores, também indica Pinto da Costa como favorito. Num universo de mais de 900 leitores que participaram na sondagem, 40,3% preferiram Pinto da Costa. Maria das Neves ficou no segundo lugar com 14,8%.

A sondagem solicitada pelo Jornal Kêkua, ao quadro superior de Estáticas, confirma Pinto da Costa como candidato mais votado pelos potenciais eleitores. A novidade está no seu possível adversário na segunda volta, Delfim Neves.

O esclarecimento será feito pelo povo no dia 17 de Julho.

A campanha eleitoral inicia este fim-de-semana. Batalha renhida, cuja tendência de voto o Téla Nón promete avaliar através de mais uma sondagem de opinião que o Jornal vai abrir, na primeira semana de Julho.

Abel Veiga

    116 comentários

116 comentários

  1. Renato Correia

    28 de Junho de 2011 as 14:19

    Se o candidato Delfim Neves for a segunda volta com o candidato Pinto da Costa, já esta tudo resolvido mais uma derrotra a para Ex-presidente e mais uma cara nova no Pálacio côr de rosa.Não sobra nada para o MLSTP.

    • Felisberto

      28 de Junho de 2011 as 14:24

      Os senhores estão a brincar connosco. Onde é que o Delfim Neves irá para segunda volta. Vocês vivem aonde? Vocês pensam que o povo é burro?
      Guadá….
      Fui
      Felisberto

      • Amor é Cego

        28 de Junho de 2011 as 15:32

        Maria das Neves vai ser a nossa Presidente da Republica, podem ter a certeza disso, não sei fazer estatiistica mais ando nisso algum tempo, já todo filme. Preparam que vamos ter pela 1ª vez na nossa historia uma Presidente da Republica.
        Mais vou votar para Gilberto Gil Umbelina de Principe.

        • somos todos primos

          28 de Junho de 2011 as 18:20

          maria das neves esta toda chumbaba, nao ira levar nadaaaa nestas eleçoes, porque o POVO quero AURELIO MARTINS com seu lema um tempo novo para todos.
          viva aurelio martins

          • mano vava

            29 de Junho de 2011 as 23:59

            Sr!Como te atreves a dizer q Sr.Aurélio é bom p o pais STP?Tudo em que ele se mete, não dá em nada.Onde anda o barco q vinha da Bélgica?Sr.sabe dos alunos que ele mandou para Portugal?Ele algum dia os visitou?Dá que pensar.

    • Gabriel

      28 de Junho de 2011 as 15:35

      Qual Delfim nem Pinto corre risco, Maria das Neves é forte, ela vai ganhar.

      Daquilo que conheço de politica leva a tirar essa conclusão, cá para me Pinto perde.

    • stptrading no seu apogeu

      29 de Junho de 2011 as 0:01

      Claro que essa e mais uma manipulacao do nosso Tiririca Dr Delfim Neves. So nao entendo como e que tela nom diz que esse individou tem o apoio do MDFM-PL quando o proprio Fradique disse publicamente que o seu partido nao apoia nenhuma candidatura? Ou o comunicado oficial do partido nao deve ser levado em conta. Tela nom comeca a ser muito parcial para a minha tristeza que tenho o vosso jornal como o elo de ligacao com a terra Mae amais de 12 anos. Alguem ja perguntou quem patriocina o jornal Kequa? resposta o nosso Tiririca, Dr Delfim Neves. So nao entendo como e que em STP nao ha nenhua entidade para controlar essas sondagem encomendadas e que nao cumprem nenhuma regra cientifica. Qualquer sondagem a ser publicada ser num Pais serio deve ser acompanahda de ficha tecnica obrigatóriamente:
      a) Identificação da entidade que realizou a sondagem;

      b) Identificação do cliente;

      c) Objecto da sondagem ou inquérito;

      d) Descrição do universo abrangido e sua quantificação;

      e) Número de pessoas inquiridas (amostra), sua repartição geográfica e composição, evidenciando-se a amostra prevista e a obtida;

      f) Descrição da metodologia de selecção da amostra, referenciando-se os métodos sucessivos de selecção de unidades até aos inquiridos;

      g) Indicação da técnica de recolha de informação (postal, telefónica, pessoal ou outra);

      h) indicação dos métodos de controlo da recolha de informação e percentagem de entrevistas controladas;

      i) Taxa de resposta e indicação de eventuais enviesamentos que os não respondentes possam introduzir;

      j) Texto integral das questões colocadas;

      k) Margem de erro máximo associado a cada ventilação;

      l) Métodos e coeficientes máximos de ponderação eventualmente utilizados;

      m) Data ou datas em que tiveram lugar os trabalhos de recolha de informação.
      Mas como vivemos em STP o leve-leve justifica tudo.

    • rostov

      29 de Junho de 2011 as 8:18

      O Delfin é um talibam vestido a cordeiro.

    • Ernestino

      10 de Julho de 2011 as 0:01

      Caro compatriota,esteja descansado que o candidato Drº Pinto da Costa irá ganhar na 1ª volta com maioria absoluta, porque o povo STP não é otário sabem bem o querem ,mesmo aqueles que recebem dinheiro para compra da conciência, irão votar no Drº Costa, o Srº Delfim Neves é um aventureiro quero brincar com a vida das pessoas, não tem minimamente conhecimntos internacionais, não tem Currinculo que Lhe confere Qualidades Técnica Profissionais para o cargo da prisidência. Espero que o povo não cai no erro que cometeu na eleição de actual Presidente. Vitória para Drº Manuiel Costa.Muita paciêcia e corragem para o Povo de STP, assim como os estudantes na diáspora, que poderão esperar os melhores dias até a eleição do DRº Costa.

  2. Grupo Zero

    28 de Junho de 2011 as 14:31

    Um preguiçoso (PC) e outro indiciado (DN).

    Mas que bela 2ª volta!

  3. Idalecio Bandeira

    28 de Junho de 2011 as 14:55

    Ja esperava essa demagogia. Tudo ficara resolvido na primeira volta. Mas nem um nem o outro chegarão lá ao palácio. Um ja esteve. O outro esquece. Ja sabemos que o Defim vai aparecer com o seu populismo barrato a gritar, vai gritar sim porque nós vamos o castigar.

    • Juiz Corrupto

      28 de Junho de 2011 as 15:28

      Calma rapaz Maria vai levar isso, e na 1ª volta.

    • Dilma Rousseff

      28 de Junho de 2011 as 15:38

      Epa calma Delfim não leva isso, Drª Maria da Neves, vai vencer Pinto da Costa, eu não sabia que senhora é rato de campanha assim, ontem eu espantei!

      • Heldmar

        29 de Junho de 2011 as 9:50

        Espero bem que sim,
        Para o bem do Pavo Santomense

    • Brigadeiro

      28 de Junho de 2011 as 16:39

      Nada disto, acreditem que o Delfim Neves vai a segunda volta e de certeza o Manuel Pinto da Costa será derrotado.. acreditem

      Preguiçoso! para o Empresário como Delfim Neves! Estão todos enganados.

      No dia 17 de Julho tudo vai correr bem com o nosso Candidato Delfim…
      VIVA DELFIM NEVES.
      VOTEM DELFIM NEVES

  4. Paquito

    28 de Junho de 2011 as 15:03

    Puita,
    Zuzuzuzuzuzu, bobo, inem moçô juntá bila esca ungná pinto za ê. Vocês ja viram os que estão com pinto? Ums estão escondidos os que deram cara ja o tinham abandonado para além de ja não serem credíveis. Qual povo que continua doido. Da non dobra de cumê dia 17 non ca fadá inancê caian ugenbu ku té idu.

  5. San Tonha Tindaje

    28 de Junho de 2011 as 15:08

    Nós mulheres estamos aqui a crriar criança sem pai. Todo marido dexou casa fica um vida de boquita só. Quem vai vota neles.

    Maridos de santome roba não traz pa ca não ê. até dinhero campanha eles leva pa casa de boquita primero.
    homem de santome nan presta.

    as piquena vam bora vota um maaria. Bobo.

  6. San Tonha Tindaje

    28 de Junho de 2011 as 15:09

    Nós mulheres estamos aqui a crriar criança sem pai. Todo marido dexou casa fica um vida de boquita só. Quem vai vota neles.

    Maridos de santome roba não traz pa ca não ê. até dinhero campanha eles leva pa casa de boquita primero.
    homem de santome nan presta.

    as piquena vam bora vota um Maria. Bobo.

  7. Sulano

    28 de Junho de 2011 as 15:13

    Rapazes, pinto? Nós estamos a espera dele aqui no Pantufo Praia Melão. Quando não tinhamos agua ele punha mangueira com agua da psina la fora enquanto banhava para gente apanhar.

    ôh,ôh…. brincadeira

  8. HFM Productions Lda.

    28 de Junho de 2011 as 15:14

    Chega de tanta ansiedade… Custa-nos aguardar mais alguns dias que faltam para temos o resultado real das coisas? Não inventem meus senhores… Deixa de estar a ver as coisas em 3D sem óculos… é para o dia 17 de Julho que tudo acontecer, queira ou não entre os 13 sem falar de um que já desistiu e fez muito bem, só um irá ser atribuido o poder… Vamos deixar de tanta ganância e enfocar-nos no que interessa que é a escolha da pessoa ideial para atribuirmos o dito poder presidêncial… Força S. Tomé e príncipe…

    • Paquito

      29 de Junho de 2011 as 0:08

      Qual poder presidencial rapaz!

      So se for Maria que tem geito para por butim entrar terreno. Resto esta a espera de investidura para viajar feito doido. Pena é que Kadaff já era, Obassanjo já não é presidente. Cooperação co os tugas e europa deu me acuda, eles tambem estão com problemas no euro, taqui socrates fez bobo saiu fora, passos coelho, vai dar massa a quem é sério como os caboverdianos os os Guinesnses que estavam no bobo mas ja ganharam consciência e estão a organizar o paìs e a chamar amalta da diaspora a dar oportunidade. Agora os nossos camaradas sempre na mesma. Boquita, geep de cooperação,traxe de conselho de administraçon só, projeto fantasma, viagem doido doido,bô na ca bê resultado fâ, vergonha muito ê, pais não arranca.

      • Heldmar

        29 de Junho de 2011 as 9:54

        Muito bom,

  9. Pedro

    28 de Junho de 2011 as 15:19

    Com todo o respeito mas o Delfim neves não é de todo o melhor candidato a ser eleito é o cumulo dos cúmulos não vamos permitir isso a presidência do nosso pais ñ pode ser vista como campo de negociação. VOTA PINTO DA COSTA.

    • Brigadeiro

      29 de Junho de 2011 as 9:10

      Muito bem, com todo o respeito vamos votar no Delfim Neves, também não dissemos que ele é o melhor de todo o Candidato, mais sim como um Homem de Povo, veio do Povo e continua a ser do Povo. Hora pergunto :

      Algum dia já tiveram informações que alguém chegasse ao pé de Pinto da Costa e ele atendia ou até mesmo apoiasse?
      Pelo que constatamos achamos que não.

      Mais o Delfim Neves pouco ou muito, ele ajuda as pessoas como podem saber.

      Portanto não vejo razões para creticarem o nosso Candidato a primeira vista as Presidenciais.

      Delfim por favor, ignore todas as acusações e segue-se em frente.

      ÉS MESMO UM HOMEM DE POVO.
      FORÇAAAAAAAAA…

      • ovo de bode

        30 de Junho de 2011 as 11:50

        Meu caro, até que concordaria com o seu comentário, mas a frase “Mais o Delfim Neves pouco ou muito, ele ajuda as pessoas como podem saber”, não me convence e faz me menosprezar os dirigentes/político que têm adoptado esses tipo de postura. Entende e sei o que queres dizer com isso. Olha, não é só o Delfim sem Fim que o faz. Dentre os candidatos há mais. Para o seu conhecimento, Manuel Pintão da Costa também tem feito, ele confirmou no dia 1 de Junho no programa da RTP. Muitos dirigentes/políticos dos actuais partidos políticos têm feito.
        Agora pergunta-se, têm feito essas obras com que meios. A resposta é com o próprio recurso do Estado mal parados.
        Espero que não sejas um deles, nem tão pouco aqueles que têm recebido esse tipo de ajuda, porque estarias no mau caminho.
        Menosprezo essas atitudes na medida em que acho que quem pratica esses actos só não é o que são como também regozijam com a pobreza dos outros. Sou de opinião de que, se alguém pretende ajudar a outro não é dar-lhe esmolas ou cabaz de alimentos ou outro tipo de ajuda e as publicite no meio de comunicação social, mas sim, na minha perspectiva, é dar essas pessoas trabalhos verso criar postos de empregos (na qualidade de dirigentes devem criar mecanismos para que se crie mais postos de emprego). Alias, há um ditado que diz, não me dê peixe mas me ensine a pescar.

  10. Polvo Paul

    28 de Junho de 2011 as 15:21

    Guadá kua ska bi….

  11. Sara

    28 de Junho de 2011 as 15:22

    Maria via limpar isso.. podem apostar..

    • Manuel Burro

      28 de Junho de 2011 as 17:01

      Téla Non virou bôbô.

  12. Manuel Preguiçoso Pinto da Costa

    28 de Junho de 2011 as 15:23

    Maria vai ganhar logo a 1ª volta..

    • somos todos primos

      28 de Junho de 2011 as 18:22

      esta dito de que o vencedor destas eleiçoes sera o AURELIO MARTINS,

      • mano vava

        30 de Junho de 2011 as 0:04

        Sr.Aurélio nem a sua fundação esta a ser boa coisa p STP.Enviou alunos para Portugal e nunca mais quis saber deles.Ele sabe quantos alunos tem em POrtugal?Ele pagou as pessoas que trabalharam para ele?Ele está com fome de puder e obtém tudo a custa de compra de consciência e se fosse mesmo bom,não estaria a comprar votos das pessoas.
        POr favor,pensem.

  13. MÉ SOLO

    28 de Junho de 2011 as 15:24

    Caso o Delfim Neves ganhe estas eleições, será mais uma derota para o país e para partido do Riboque que em três eleições não elege um PR.

    Por outro lado, sendo uma das atribuições do PR a politica externa e estando no poder um PR que lezou o seu próprio país em somas avultadas não só como tb atentou contra a saúde pública dos Santomenses e foi a TVS dizer que tudo isto é uma NOVELA, não sei qual aceitação e credibilidade que terá perante a comunidade internacional.

    Sendo um dos graves problemas do país a Estabilidade Governativa, será que com o DF na Presidência haverá estabilidade governativa para que o país posso dar passos rumo ao desenvolvimento?

    Como a Sondagen vale o que vale, só nos resta esperar o dia do veredito final.Presidente da República vamos ter de certeza seja ele BOM OU MAU.

  14. Patrice Gabonês

    28 de Junho de 2011 as 15:25

    Vivo em STP, como não sou cego sei que provalmente Maria das Neves ganha isso…
    Eu pessoalmente vou votar em branco, mais tenho quase a certeza que Maria ganha resta saber se 1ª ou a 2ª volta mais vai ganhar.

    • Ruth d´Alva

      28 de Junho de 2011 as 19:14

      Lamento dizer-lhe meu caro compatriota, mas votar em branco não é exercer o voto da mudança. Pois precisamos de homens e mulheres corajosos para afirmar que Ghegou a Hora da de termos um país com projecção..
      Maria das Neves é o modelo da mudança para STP.

    • Heldmar

      29 de Junho de 2011 as 9:57

      Não vote em Branco!! Vote na Maria..
      Viva a Democracia

  15. Informação Secreta...

    28 de Junho de 2011 as 15:27

    Pensei que Maria não tinha hipotese, mais penso que será vencedora dessas eleições, afinal é muito mais forte do que estava a pensar.

    Ela vai ganhar.

  16. Homem de STP

    28 de Junho de 2011 as 15:45

    Essa sondagem foi feita por encomenda, Delfim a frente da Maria das neves?! Nunca na vida e 8,9% de intenção de voto para Maria das Neves nem pensar, fogo ela é capaz de até ganhar as eleições, só Pinto consegui parar Maria da Neves.

  17. SOS

    28 de Junho de 2011 as 15:46

    Delfim Neves, sem dúvida, serás o Presidente de São Tomé e Príncipe, mais uma cara nova rumo ao Palácio cor de ROSA.
    Força Delfim Neves,

    • Sulano

      28 de Junho de 2011 as 15:53

      So houve um Mé chinhô.

      • truquim deçu

        29 de Junho de 2011 as 10:49

        Lamento meus senhores e minhas senhoras esperava uma mentalidade nova em S.tomé mas pelo visto estamos da mesma, gostaria que esquececimos dos intereces partidarios e olhassemos para o nosso país ,que sofremento, vamos precurar dentre os candidatos um capaz de tirar o país neste buraco, porque afinal se fizermos má escolha somos nós a sofrer, eles tenhem vida deles feito, vamos pensar com cabeça ,a nossa vida é que esta em jogo ,se nos darem dinheiro vamos comer, mas por amor de Deus vc que é de MLSTP/PSD vc que é de PCD e de MDFM/PL vc que é de ADI vc que é de CODO efim vamos esquecer de partido e olharmos bem para os candidatos e fazermos uma escolha certa, se olharmos para eles todos tem defeitos, então vamos precurar dentre eles um que é capaz de levar o nosso país. Eu bem sei que se queremos um país serio, não pode ser com Delfim mas o povo é quem dicide portanto ficam a saber que avisos não nos faltou

    • Todo Mundo é Drº até Manú Chum é Drº

      28 de Junho de 2011 as 15:55

      Epa tu ès de STP, se por acaso estais em STP sabes que Delfim não ganha, vencedor está entre Maria das Neves e Pinto da Costa. Podem ter a certeza disso.

    • Fia jaca

      29 de Junho de 2011 as 0:35

      Eu estou maluco ou as pessoas perderam sentido de responsabilidade….Sao Tomé e Principe nao é comercio nem é lugar de fazer grandas fortunas por amor aq deus…. meus irmaos mto cuidado….

  18. Telhado de Vidro

    28 de Junho de 2011 as 15:53

    Delfim ficar a frente da Maria das Neves, tiram-me cabeno na palma da mão. Até porque não fosse que Fradique junto com algum caluniadores da nossa praça para dar cabo da Maria, ela ganhava logo a 1ª volta com os 60% de voto.

    Um dia quando as pessoas saborem a verdadeira historia de GGA, vão ficar de queixo caido. Fradique um pessoal altemente perigosa, vocês falam de Pinto se fosse Fradique no tempo de Pinto podem ter a certeza que haveria muito mais matança em STP.
    Eu pelo menos conheço toda montagem em volta do GGA, eu fui de MDFM.

    Fradique é terrivel!!!!! Nunca visto.

    • Paquito

      29 de Junho de 2011 as 0:25

      Ca fada iném qua cu inen zunta fê e flá ne favorita. se eles começarem com história de GGA, Mexer com Carlos Quaresma gente abre fundá. Basta de brincadeira. E meu caro tem graça que gente do MLSTP é que foi la bater boca co fradique para tirar maria porque esta a ter popularidade.

      Amigo lembra quando como essa mesma pessoa queimou posser. Bobo. Os homens montam estratégia sem pe nem cabeça. Essa mesma pessoa bateu martelo para avançar Patrice, Patrice foi perdeu porque maioria não queria comeram diero só, ficaram deles um casa a bebe deles. agoar eles todo estão a rogar patrice para dar eles apoio. Nada feito.

  19. sondagem

    28 de Junho de 2011 as 15:56

    Gostaria de pedir ao Tela non que disponibiliza-se mais informações sobre a sondagem do jornal kêkua. Como o tamanho da amonstra, e a dispersão geografica da mesma. A publicação desta noticia sem aqueles dados pode induzir em erro aos leitores menos atentos, por omitir a significância estatistica dos resultados.

    Abraço

  20. Topo de Gama da Mercedes do Delfim Neves

    28 de Junho de 2011 as 15:58

    Unica coisa que tenho a dizer é isso:

    Maria das Neves sabe fazer campanha, no dia 17 julho vão saber porquê que disse isso, mais não digo até lá..

  21. São-tomenses

    28 de Junho de 2011 as 15:58

    Não queremos Pinto da Costa, durante 20 anos não creceste, ainda continua pinto, não queremos pinto queremos galo. melhor pensar noutra vida pinto.durante anos sofremos com xicote do açõ, povo biliuêôoo…
    Viva delfim Neves,Viva democracia,

    • Fia jaca

      29 de Junho de 2011 as 0:39

      No tempo de citote havia respeito por todos…. Agora isto esta assim sem respeito nenhum isto é uma vergonha.. As pessoas só pensam em dinheiro e mais nada… Credo pense em povo pequeno por favor….

  22. candonga

    28 de Junho de 2011 as 16:02

    como poderá o Pinto ganhar, se ele deixa fazer-se acompanhar de individuos como o Guilherme Posser, Adelino Izidro, Quintas! Assim, o Pinto só poderá é perder.
    Fui

    • Tema Passa...

      28 de Junho de 2011 as 16:07

      José Manuel Noronha.. Pinto brinca muito com esses fulanos nada feito.

      • Moda

        29 de Junho de 2011 as 7:50

        José Manuel não pode fazer nada. rapaz luta, fala mas não lhe fazem caso. jose manuel é discartavél usam e deitam fora. Rapaz chegou a deputado. Agora ficou minino de rua. Lá no Partido deles é assim quando precisa usam depois abandonam.

    • Terreno de Senhor António

      28 de Junho de 2011 as 16:10

      Eu era votar para Pinto quando vi que eles está acompnahdo de algumas mumias, podei logo, agora estou a com Maria das Neves diga o que disserem ela tem competência, até nas reuniões da campanha vê se a capacidade de trabalho dessa senhora..

      • somos todos primos

        28 de Junho de 2011 as 18:36

        Meus amigos;
        Maria das neves nao tem moral para dar o povo de sao tome, se ele quizesse ajudar o povo ela poderia pegar esta roça que ela tem em madalena plantar, esta senhora deixou a roça abamdalhado,nem parece uma pessoa formada na economia,

        pinto da costa , nao melhor pinto cabra, ountro malandro desde k sai de presidencia nao fez nada para sao tome ficou todo este tempo a espera so pra ser presidente , assim nao da, entao nota zero,
        evaristo carvalho, nao da pra ser presidente , aliais o proprio governo de ADI ja demosstrou que é incopetente,

        AURELIO MARTINS SIM SIM SIM luta muito para o beneficio de sao tome e principe, ajudando muitos santomenses dando bolsa de estudos aos muitos, tambem tem muita visao este senhor nosso futuro presidente.
        força aurelio
        força um tempo novo
        força juventude
        força sao tome e principe, aposta no aurelio, eu acredito muito neste senhor, por isso votem nele.

        • Sulano

          29 de Junho de 2011 as 0:28

          Fradique era mesmo discurso. Passaram dez anos, resultado a vista. Creche.

        • Fia jaca

          29 de Junho de 2011 as 0:45

          Esse senhor tem visao no dinheiro todos querem mamar vamos entrar na era Petroleo…Isso vai ser uma desgraça….
          “Qualquer um deles tem que ter sentido de estado… Por favor pensem bem em que escolher…As suas empresas devem trabalhadores porque sera que é bom Patrão????

      • truquim deçu

        29 de Junho de 2011 as 11:01

        Maria das neves eta andar com Rafael branco o ninja vermelho

  23. o parvo

    28 de Junho de 2011 as 16:03

    fiquei boquiaberto****

  24. MÉ SOLO

    28 de Junho de 2011 as 16:04

    Digo, possa dar um passo e não posso dar …

  25. Tema Passa...

    28 de Junho de 2011 as 16:05

    Estou a comer ferro de Aurelio mais vou votar na Maria..

    • Ana Maria

      28 de Junho de 2011 as 17:33

      Aurelio nao da dineiro aos ingratos como vc. Nota-se que vc e um mandatario de Maria.

      • somos todos primos

        28 de Junho de 2011 as 18:43

        Aquele que acham que estao a comer o dinheiro de aurelio martins é um triste, nao esquece que o dinheiro acaba, for isso votem no aurelio por gentilesa, nao se esquece que o nosso futuro depende 100% da nossa escolha.

        • Ruth d´Alva

          28 de Junho de 2011 as 19:22

          De facto concordo consigo. Pois é preciso termos consciência de que o Stomé e Principe só será um Paraíso do qual todos nós ansiamos se votarmos na Mudança…..
          Sem a determinação na mudança não teremos futuro desejado.
          Votem em alguém com determinação- Maria das Neves é voto certo!

  26. Quebra Osso

    28 de Junho de 2011 as 16:12

    Viva o Pinto!

  27. António Martins Gomes

    28 de Junho de 2011 as 16:20

    Essas sondagens consideram o “BANHO”-sendo uma variável exógena, mas que tem a função de embaralhar as contas (…).

  28. Pinto futá gala diz:

    28 de Junho de 2011 as 16:23

    Acham q vao ganhar todos?hahahah Apenas vamos comer todo dinheiro porq pinto futá ganha vai ganhar e outros candidatos vao è assar mandioca verde.ou eu nao me chamo de pau pilão

  29. lino

    28 de Junho de 2011 as 16:25

    não sou de partidarismos…..mas compatriotas meus…vamos todos fazer força para a maria das neves.
    em homenagem as nossas mães como mulher.
    ela tb não é flôr que se cheire..ja fez muita porcaria no passado….mas vamos quebrar este tabú e dar uma hipótese a uma mulher ocupar o cargo mais alto da nossa nação.
    já que dos outros tb nada podemos esperar…..porque tb são todos corruptos, apostemos nela e que seja o que Deus quizer!
    obrigado amigos!

  30. cabo

    28 de Junho de 2011 as 16:28

    Este sondage e 100% FALSO

  31. Ana sousa

    28 de Junho de 2011 as 16:50

    voces estão cegos????
    pinto mandou mais de 10 anos…e o k ele fez para pais e povo?…nada.
    delfil kuando foi ministro de obras públicas não fez nada…tinha o projeto e o capital para fazer estradas de vila maria até a ultima zona do pais….comecou a fazer e kuando xegou na sua porta parou a obra…porkê?…aonde foi o dinheiro do projeto uma vez k n foi concluido…povo abri olho…ja é tempo de mudar…aurelho martins ajudou muitos alunos a virem a portugal…tinha um acordo em k os mesmo podiam receber mensalmente 85 euros…assinou o contrato e foi ,,,e agora ker voltar para nos calar a boca com x só para garantir voto…povo olha os pros e contra de todos os candidato depos vota…caso contrario…é mt merda nesse são tomé e principe…pois eu digo k só ha dois candidatos aptos para ser presidente de são tomé e principe…são eles o evaristo carvalho e liberato moniz…e eu pesso k no dia de voto faça boa escolha…é hora de por a mão na conciência…

  32. 14 Candidatos

    28 de Junho de 2011 as 17:10

    A sondagem que fiz depois de muito trabalho e grandes calculos estatistico até usei um nivel de confiança de 99% cheguei a conclusão que os candidato que irão passar a segunda volta são os seguintes:

    Pinto da Costa com 24%

    E Gilberto Gil Umbelina com 24%

    Como veem são esses dois candidatos poderam vir a ser presidente de STP.

    Viva as sondagens não encomendas!!!

  33. Francisca Cara Linda

    28 de Junho de 2011 as 17:55

    Delfim Neves=Fradique de Menezes “Light”

  34. Invejoso

    28 de Junho de 2011 as 17:59

    Tema Passa, eu tenho estado a tomar o dinheiro da Maria das Neves parece me muito mais do que voce, mas vou votar no Aurelio Martins, queremos um temp novo.
    Obrigado

    • Sulano

      28 de Junho de 2011 as 18:09

      Maria é ecomomista e gestora. Não estraga dinheiro atoa. Ela sabe valor facil de uma nota.

      Quem tem dinheiro trabalhado co esforço não estraga como muitos, valoriza. Quem tem para dar faz obras , chipitale sala se minjan,

      • Povo pequeno

        29 de Junho de 2011 as 20:50

        se suspender proteção parlamentar e aceitar um julgamento digno, mandar o marido de

  35. ponderação

    28 de Junho de 2011 as 18:41

    caros leitores não sejam loucos, as sondagens sempre falam a verdade vejam só o que aconteceu com o Socrates e Passos Coelho a sondagem confirmou o veridito final, portanto em São Tomé, o Pinto será o nosso preisdente e ele merece. Por ser uma figura de estado idóneo e sem manchas.
    fui

    • Sulano

      29 de Junho de 2011 as 0:32

      Tem rugas é pior

  36. alegria

    28 de Junho de 2011 as 19:12

    queremos sangue novo

  37. Fe em Jesus

    28 de Junho de 2011 as 21:15

    Viva Delfim Neves, viva o Homem do povo, viva pai dos pobres. Abaixo MlSTP abaixo ditadura, abaixo privatizacao, os candidatos de MLSTP ja estao derotados, o povo gosta do Delfim. Abracos

  38. Anibal Espírito Santo

    28 de Junho de 2011 as 21:27

    Tudo pode acontecer num país em que todos os valores estão subvertidos. Por isso, esta sondagem não me espanta. Resta saber se no dia 17 de Julho próximo o resultado será este. Não estou em crer. Creio que Manuel Pinto da Costa vai mesmo para a segunda volta, mas Delfim Neves tenho algumas dúvidas. A segunda pessoa talvez seja Maria das Neves ou Evaristo de Carvalho. A ver vamos…já não falta tanto…

  39. Joscon

    28 de Junho de 2011 as 22:36

    O reality show já começou,

    Interfiro, aguardando que este reality show termine o mais breve possível. Indago, como foi possível chegarmos a este ponto, no que diz respeito ao elevado número de 14 sensibilidades que concorrem para o mais nobre cargo da República de São Tomé e Príncipe? A resposta a esta questão é deveras pertinente e, se fizermos uma análise séria, sóbria, objectiva e construtiva, podemos chegar à seguinte conclusão. O último inquilino que vai afastar-se do mais elevado cargo da nação, não lhe deu a devida dimensão e respeito que se exigia, ao invés, provocou o incremento da entropia e da inércia, que traduziu na sua descredibilização e até na sua vulgarização. Por isso, surgiu estas 14 sensibilidades atípicas e anómalas, para a corrida ao mais elevado cargo do país. A desorientação é total e a qualidade dos candidatos é deveras questionável. Estamos perante um surto epidemiológico de candidatos, por isso, isto é, um “case study” que deve ser estudado e analisado.

    No que diz respeito à sondagem publicada por vários jornais e, se analisarmos a probabilidades teóricas da realização de uma segunda volta entre um confronto directo, entre o putativo candidato Pinto da Costa versus o candidato Delfim das Neves, posso adiantar, que estamos perante o confronto de gerações. Temos cima da mesa, um candidato com provas dadas, maduro e alto grau de intelecto e, por outro lado, outro candidato populista, recém-licenciado telegraficamente por um Universidade virtual brasileira. O desempate deste desenlace far-se-á tendo em conta a credibilização e a maturidade política dos candidatos.

  40. Marcelino

    28 de Junho de 2011 as 22:36

    Deixo aqui o artigo da constituição que descreve as competências do presidente da República. E pergunto que revolução poderá fazer um presidente com estas competências?

    Um dia quando percebermos, seremos melhores alunos!

    Artigo 80.º
    Competência própria
    Compete ao Presidente da República:
    a) Defender a Constituição da República;
    b) Exercer as funções de Comandante Supremo das Forças Armadas;
    c) Marcar, de harmonia com a lei eleitoral, o dia das eleições para
    Presidente da República, para a Assembleia Nacional e para as
    Assembleias do poder regional e local;
    d) Convocar referendo a nível nacional e marcar a data da sua realização;
    e) Promulgar as leis, os decretos-leis e decretos;
    f) Indultar e comutar penas, ouvido o Governo;
    g) Declarar o estado de sítio e de emergência, ouvido o Governo e depois
    de autorizado pela Assembleia Nacional;
    h) Autorizar a participação das Forças Armadas são-tomenses em operações
    de paz em território estrangeiro ou a presença de Forças Armadas
    estrangeiras em território nacional, sob proposta do Governo, ouvido o
    Conselho de Estado e mediante o assentimento da Assembleia Nacional;
    i) Requerer ao Tribunal de Constitucional a fiscalização preventiva da
    constitucionalidade ou legalidade dos diplomas legais e dos tratados
    internacionais;
    j) Conceder as condecorações do Estado.

    Meu contributo

  41. JOSE TORRES

    28 de Junho de 2011 as 23:00

    SE voces prestassem atencao ao que Dr Edmar escreveu teriam um pouco de cuidado.
    Por isso, acredito que o nosso Pais precisa de um individuo tal como PINTO DA COSTA para arrumar a casa.
    Tem experiencia, maturidade e conhecimento sob a realidade do nosso Pais.
    Vamos todos por concenso apoiar PINTO DA COSTA para garantir a existencia da nossa Nacao.

  42. Carga

    28 de Junho de 2011 as 23:02

    NÃO SI ESQUESÃO QUE TODOS ESSES CANDIDATOS TIVERÃO O CORSO DE LICENCIATURA POS GRADOAÇÃO MESTRADO COM O PINTO DA COSTA O PATRÃO MAS ´SO ELE É O DOUTORADO VIVA CAMARADA.

  43. Carga

    28 de Junho de 2011 as 23:12

    POVO SANGUI DO MEU SANGUI o pais esta no fundo do posso, só o Dr. Manuel Pinto da costa pode fazer levantar este pais, ele quem criou e conhece os pauzinhos internacionais, não si esqueçam que Europa esta em crise e vai corta muitos apoios a São Tomé e Príncipe. VOTE PINTO DA COSTA

  44. Marta Ceita

    28 de Junho de 2011 as 23:23

    EU SOU ESTUDANTE DE CIENCIAS POLITICA si ouve-se um outro candidato com melhor perfil eu apoiaria, vivo em Portugal mas da politica de São Tomé eu conheço bem e na politica não vou na cantiga e palavreado de certos candidatos.

    • D.João, Quinto nome da tabela real

      29 de Junho de 2011 as 12:22

      A Senhora, como uma futura Politóloga precisa de empenhar-se mais na escrita, usar vocábulos adequados, conselho de um bom amigo.
      Atentamente.

    • Mafili

      1 de Julho de 2011 as 23:34

      Cara Marta Ceita,
      Escrever bem e ler bem, é o que se aprende na escoal primária.
      Se está a fazer ciência política devia esmerar-se um pouco mais quando faz comentários ou análises num fórum.
      Não é pelo facto de estar na faculdade, que sabe mais do que os outros.
      Um conselho leia mais: expresso, visão, público e courrier international.
      é só uma sugestão, vai ver que é uma mais valia para sim.E ja agora é Ciências Políticas, e não ciências politica…no plural Marta.

  45. Marta Ceita

    28 de Junho de 2011 as 23:32

    Sabem o papel de um presidente da republica? Tem exemplo Portugal esta em crise alguma vez ouvirão alguém a criticar o Presidente cavaco silva como o culpado? Mas quem saio mau da historia é o Sócrates, és a ratão de tantos candidatos as presidências em S.T.P. abrem olho povo meu

  46. zeme almeida

    29 de Junho de 2011 as 1:05

    Isto nao passa de uma propaganda do jornal Kekua.Este jornal apareceu com unico preposito neste momento de campanha para fazer o jogo de empura para beneficiar o cndidato B ou C.Para os efeitos de sondagem teria que ser uma instituicao com competencia como e o caso de Universidade Catolica em Portugal,onde ha perito para casos destes,nao um simples jornal que aparece no momento de campaha.O povo sabe o que quer e vai votar para o canditado que reune condicoes aceitaveis para nos representar a este cargo ao alto nivel.Quem decide e o povo nao um simples jornal propangadista.Viva RDSTP, a reacao nao passara.

  47. Meticuloso

    29 de Junho de 2011 as 4:35

    Meus amigos, eu sei que voces estão a defender os vossos pontos de vista, mas se formos pensar Tanto Pinto como Maria das neves erram no passado! pinto por ter governado mal e por ter causado muito transtornos a população. Com muitos defeitos mas com muitas virtudes. Maria das neves errou no passado porque é casado com o Sr”anonimo” que Foi um dos acasados por ter desviado fundos de tesouro naçional, uma vez casada com inimigo publico inimigo publico é! Mas por outros lado támbem a temos como uma das maiores referência de governação do nosso pais.. Por isso deixem de lamelas e escolha o presidente pensando no futuro e esqueça o passado, porque se formos pensar assim! Não votaremos em ninguem, e tempo é agora por isso exerçam a cidadania! Boas maneira..

  48. ADELINO DOS SANTOS

    29 de Junho de 2011 as 7:53

    Essa sondagem do jornal kêkua é uma locuca esse jornal tem que respeitar o povo santomense Delfim jamé.Força Pinto

  49. ôssobó

    29 de Junho de 2011 as 9:26

    caros compatriotas.

    Nunca mais teremos o País para viver se Delfim ganhar as eleiçoes Presidenceias. É agora que tudo acaba, esqueceram de Doca de Pesca,5.000.000. de dolares, passeios que estam por acabar, STP TRIDIND,e outros mais que el fez para ter dinheiro que tem. ele tem cara suja nao ponde nunca ser nosso presidente.chamaram ele para Miministério Publico, assembleia recusou, porquê que ele nao facilitou o processo para esclarecer o rio de corrupção que renava. bom eu acho que para já chegou né! sabem que o carro que ele comprou , o Ranger é dinheiro de Doca de Pesca.

    Bem haja a todo Sao Tomé

  50. Heldmar

    29 de Junho de 2011 as 10:04

    Já é tempo de sarar as feridas e esquecer o caso GGA, seguir à frente e dar um voto de confiança a Maria das Neves

  51. VÛNGO DOCHE

    29 de Junho de 2011 as 10:26

    Delfim e Maria das Neves melhor ficava, se fossem responder na justiça pelos roubos cometidos ao Povo Santomense

  52. SAMISUGA

    29 de Junho de 2011 as 10:28

    MEUS COMPANHEIROS, AMIGOS, SANTOMENSES SO QUERO VOS DIZER UMA COISA, DE TODOS OS CANDIDATOS, A UNICA QUE PODE VIR A PRAÇA PÚBLICA COM A CARA LEVANTADA É A DR. ELSA PINTO, TEM UM PERFIL PERFEITO E JA MOSTROU O POVO A SUA COPETÊNCIA, PORTANTO VAMOS TODOS VOTAR NA DRª. ELSA PINTO.

  53. VÛNGO DOCHE

    29 de Junho de 2011 as 10:29

    Ah,Ah,Ah…Delfim e Maria das Neves melhor ficava, se fossem responder na justiça pelos roubos cometidos ao Povo Santomense

  54. Aly

    29 de Junho de 2011 as 10:34

    Caríssimos,

    Sou Saotomense e acredito que na política e no exercício da cidadania não pode haver vazio político. Daí, todos serem bem vindos para contribuir com as suas ideias/projectos para a nossa sociedade … que muito precisa. Uma coisa é certa se nos munirmos de bons representantes, certamente seremos mais bem servidos e melhor representado. É preciso que se alerte às pessoas que precisamos eleger alguém que nos representa no mundo e que seja o guia/ arbitro das políticas conducentes para o nosso desenvolvimento. Eu acredito que o Sr. Delfin das Neves tenhas as suas capacidades e que as mesmas sejam muito importantes para São Tomé e Príncipe, mas presidente da República? Que tristeza! Abram os olhos. No momento em que o é Chamado para grandes desafios, luta pela sobrevidencia e desenvolvimento, era bom que contássemos com pessoas capacitadas e com provas dadas. Não estamos a falar de vender arroz e ainda assim com muita aldrabice a mistura. Estamos a falar do mais alto cargo da nação Saõtomense …Espero que o povo saiba da grandeza dessas eleicções e que saibam para onde querem ir. Já para não falar de outros candidatos, porque era o “Hecatombe”. Candidatos com registo criminal recente…desculpem lá…

  55. Anjo do Céu

    29 de Junho de 2011 as 10:34

    Muita força Delfim.ES um lutador,trabalhador e politico nacional.Estamos contigo rumo a triunfar no dia 17.Não preocupa com este preguiçoso Pinto da Costa.Ele nunca quis fazer nada na vida nem defender interesse dos Santomenses.Andou esses anos todos com LUIS CABRAL a viver a francesa com as garotas e apos a morte é k conhece a porta da casa que ele tomou a força em Pantufo.Deus vai mesmo lhe castigar.Força Delfim Neves!Homem do Povo

  56. São-tomenses

    29 de Junho de 2011 as 12:11

    Viva Delfim Neves, viva o Homem do povo, viva pai dos pobres. Abaixo MlSTP abaixo ditadura, abaixo privatizacao, os candidatos de MLSTP ja estao derotados, o povo gosta do Delfim. Abracos

  57. Neike Gasparok

    29 de Junho de 2011 as 12:30

    Falar dos 15 anos de ditadura em STP, atribui-se emeditamente ao um velho caduco e cansado, só passou a vida nas ginásticas durante vinte (20) anos com peso na mão praticando desporto, nada de trabalho honesto.

    Quando era o Presidente da República da ditadura durante 15 anos só soube engatar a Mulher do Basílio, hoje depois da morte da sua esposa ( Dona Amélia ) ficou aborecida com um velho que utilizava o poder atentamente só para a enganar e debulhar as cartozinhas na calada da noite.

    Depois da morte da D.Amélia, e do interramento da mesma, e de Alda do Espírito Santos só soube agora nas Presidenciais de 2011, marcadas para o dia 17 de Julho aparecer em nome da Nação apresentar o livro ( Terra Firme ). E só porquê agora a terra Firme? Prequiçoso…
    O mesmo já justificou a morte de Lereno da Mata? A prisão de Albertino Neto, Maria do Carmo, Gomes da Silva, Miguel Trovoada? Diga a Nação são-tomense porquê que o Senhor mandou matar o Lereno?

    Falar do Delfim Neves significa apostar num sangue jovem, veio do Povo, Continua com o Povo, amigo do Povo, jamais sairá do afecto que tem com o seu Povo, e onde lhe viu a nascer ( Potó-Madalena ).

    Por simples Razões nunca teve ligado ao regime ditatorial, um Homem simples que merece ser salvaguardado pela mudança política, um novo rosto para uma nova política.

    Quem irá ficar atrapalhado pelo caminho é o dito cujo carcará sangue nolento o velho teimoso de 74 anos de idade, o que deveria esperar e aguardar a sua velhice. O resultado já está a vista.

    Quém ganhará estas eleições é sem dúvida o nosso Empresário Delfim Neves ( UM HOMEM DO POVO).

    FORÇA DELFIM NEVES.
    DEUS PROVERÁ JUSTIÇA CONTRA TODOS OS MALFEITORES QUE ATENTAM CONTRA A SUA PESSOA.

    UM BEM HAJA…… DEÚS É GRANDE.

  58. keblancana

    29 de Junho de 2011 as 13:18

    Sinto-me muito triste. Triste porque a nossa terra é muito boa, linda e não merece ter esta espécie humana k tem.
    Os candidatos a PR, são desprovidos de ideias, não apresentam solução nenhuma para sairmos desta pobreza.
    Alguns comentarios são de tal modo idiotas, k resumindo e concluindo, STP merece os politicos k tem.
    Os intelectuais deste País sofrem por gostar dele e se verem excluídos do sistema, enquanto o povo continuar a preferir “banho” aos livros.
    Em pleno séc. XX, em k todos Países apostam fortemente na Educação, como um dos pilares fundamentais para se modernizar a economia e relançar o desenvolvimento económico e social, é muito triste o Povo Santomense continuar a comprometer o seu desenvolvimento, apostando no analfabetismo.
    Uma Democracia com “analfabetos”, o povo obviamente dá-se ao luxo de eleger curandeiros, candongueiros, corruptos, desempregados de longa duração, etc, etc para Presidência do País.
    Que pouca vergonha… Desculpem-me o comentário, mas eu ainda sou do tempo em que os Santomenses tinham orgulho de ser Santomense. Dizia-se com cabeça erguida. Eu sou Santomense. Agora desculpem-me, mas mete vergonha…
    A minha nossa terra, não merece isto. Mas vocês precisam mesmo maltratar tanto este povo?
    Existem alternativas, quando Vão a Noruega, Singapura, Finlândia, por ex. não dá gosto ter um País assim organizado também? Custa acreditar….

  59. Nando Vaz (Roça Agostinho Neto)

    29 de Junho de 2011 as 13:28

    Falso!..

  60. Agricultor

    29 de Junho de 2011 as 15:06

    A ideia de que filho de gente, proveniente de familia pobre, casa de madeira não mete com casa de muro é tabú.
    Um tempo Novo, só ganha estas eleições por causa do seu doce coração.

  61. Francisca Cara Linda

    29 de Junho de 2011 as 19:47

    Dicionário de sinónimos

    Delfim Neves = Fradique de Menezes “Light”
    Evaristo de Carvalho = Clonagem de Patrice Trovoada
    Aurélio Martins = Uma Nova Asneira Para Todos
    Maria das Neves = Esta na Hora “de meu marido regressar para casa”
    Elsa Pinto = Se Maria Pode eu Também Posso
    Manuel Pinto da Costa = Não! Eu Não Posso Sair Desta Historia Assim!
    Liberato Moniz = Ninguém Presta, eu sou a solução.
    Jorge Coelho = Não sei o que estou a fazer aqui.
    Gilberto Gil = Pensei que era concurso de Músicos (STP awards)
    Helder Barros = Vou baiar para o Evaristo Desistir
    Filinto Costa Alegre = Carllile minha sobrinha ajuda-me faz favor?
    Manuel Deus Lima = vou fintar S.Tome e Principe
    Carlos Bene = Eu saiiiiiiiiiiiiii!
    Francisco Rita = Existem muitos candidatos garotos a me faltarem o respeito!!

  62. hayoo

    29 de Junho de 2011 as 20:22

    homem duro que o país precisa nesse momento para travar essa corrupção vergonhosa que assola o país, Delfim é um desse corrupto, para onde foi os 5 milhões que o Brasil pôs na disposição de STP de modo a fazer face as carências alimentais da população? viva Pinto vencedor antecipado.

  63. Povo pequeno

    29 de Junho de 2011 as 20:57

    O Big Brother vai começar no dia 2 um candidato já desistiu não suportou a pressão . 
    Vamos aos podres 
    Aurelio Martins não paga trabalhador, não paga estudante = se pagar o trabalhador?, os estudante têm  que   saber que todos formados em STP não tiveram vida fácil .
    Pinto da costa já mandou 15 anos 20 não fez nada = será que em 5 fará ? os 20 anos foram pra descansar.
    Maria das neves caso GGA, marido envolvido em roubos = se suspender proteção parlamentar e aceitar um julgamento digno, mandar o marido de volta ao Gabão pra esclarecer o roubo.
    Delfim Neves STPtraiding caso doca= se suspender proteção parlamentar e aceitar um julgamento digno, tirar a doca da passadeira.
    Gilberto Gil Umbelina, nada fez pra o príncipe, nunca fez um cd de platina.
    Se plantar arvores no príncipe e fzr um disco de ouro ????
    Volto em breve com mais candidato. 

    • Ana Maria

      30 de Junho de 2011 as 8:06

      Volta com a sua candidatura. Para ver si a sua é melhor.

  64. Mak

    29 de Junho de 2011 as 21:05

    Aurelio ja ganhou

  65. Keynon E. Santos

    30 de Junho de 2011 as 7:02

    Meus caros,

    que a lei da “Natureza” é forte, isso é-nos familiar.

    Mas mesmo assim…, muitas vezes, até chegamos a “Odiar”, aquilo que nós mais “Gostamos”…!!!

    Uma canção para a Humanidade e para os que a respeitem.

    Ihnen Ké muê…, um bé muê….
    Keynon E. Santos

  66. bom gosto

    30 de Junho de 2011 as 7:34

    As sondagens valem o q valem.Mas será um perigo se Delfim Neves ganhar essas eleições.O DN só trabalha para um grupo de amigos.Não trabalha para STP.Provavelmente os fundos derivados do STPTRIDING, é q está sendo usado agora na campanha, dando um grupo de amigos para comerem e outros não, dinheiro este que os contribuintes vão pagar mais tarde ou mais cedo.Este candidato se for presidente não irá trabalhar de certeza para o bem do País.Depois vêm reclamar que o país não desenvolve.Claro que fazendo essas escolhas nunca mais desenvolverá.Quem é rico continua rico e quem é pobre , empobrece ainda mais. Estejamos atentos.

  67. muala tela

    30 de Junho de 2011 as 8:23

    Só Aurélio é que não tem cadastro sujo no governo por isso vamos votar UM TEMPO NOVO PARA TODOS.
    VOTA AURÉLIO MARTINS

    • ámí sá mí mé

      7 de Julho de 2011 as 11:27

      sera isso verdade
      o que falar dos estudante que o senhor doutr AURELIO trouxe para portugal
      sera que eles tenhem condições

  68. JAILSON CRAVID

    30 de Junho de 2011 as 9:00

    se falam mal do pinto da costa é porq ele está no caminho certo,todos aqueles que hoje falam mal dele,também governaram com ele na era do partido único,portanto voces sabem que ele é o único com mais experiencia para governar esse país,um homem maduro?se voces repararem hoje em dia adolescentes hoje em dia já não namoram com os colegas delas,mas sim com os homens maduros,mais velhos que elas.

  69. Ana sousa

    30 de Junho de 2011 as 13:23

    k umiliação o stp virou bobo verdade!!!
    k converssa é essa de dizer k pinto vai ganhar????…xê eu n posso!!!
    k disparate é esse de dizer k delfim vai ganhar…k catastroff???
    povo abri os olhos pora pá xê todo esse tempo voces estão atrazado ainda…???
    nem maria das neves…nem elsa pinto…nem outros restos candidatos…ja deveria ter desistido a mt tempo…vcs estão a espera de kê axaram k isso é uma brinkadeira nééé…+ não é serio…estamos a falar de presidente da republica…desistem e dão lugar a akeles k realmente pode e deve trabalhar…nos temos evaristo carvalho…liberato moniz…estes sim são candidatos aptos a presidente da republica…volto + tarde com + nuvidades…+ ate la pensse bem…é o stp k esta em jogo

  70. Afrodith=deusa do amor

    30 de Junho de 2011 as 14:12

    pois é, concordo plenamente contigo.! o SR.PINTO da costa foi o que lutou muito pela nossa independência, mesmo com as obrigações rígidas na população e no país, antigamente havia mais respeito ,mais união, havia trabalhos cívicos em que todos cidadãos participavam. ele não foi dos melhores porque não era perfeito, mas organizava muito bem a nossa cidade, sociedade e a democracia. havia algumas obrigações e sanções para quem não o cumpria; percebi que para uma boa governação e um respeito entre os povos temos que ser rígidos para que possamos cumprir as regras e assim ele o fez. outros cidadãos não gostavam porque era muita fila, muita lei, muito bla bla mas ficam a saber o antes pode ser o ele é o antes mais era muito melhor do que hoje… Se o nosso ex.presidente Manuel Pinto da costa percebeu que o nosso país vai ao fundo do hospício e quer ter a segunda chance, cabe a nós como já conhecemos o bom e o podre dele, dá-lo a 2ª chance. Se ele tem aquela vontade de tentar melhorar o país, poderíamos tentar deixa-lo; afinal de conta já não somos povos com os olhos fechados. se não for boa coisa agente tira, porque outros novatos que estão atrás e não sabem patavina sao piores do que ele e só têm um objectivo e além disso
    querem afundar de vez o país. se notarem antigamente as roças eram dos nossos avós e bisavós como recompensa dos trabalhos e do sacrifício; hoje em dia não, as roças ,as praias são vendidas para os brancos e não só, têm donos dai a pouco vao vender S.TOMÉ como ja é previsto. gostaria que parássemos de desunir e unirmos uns com os outros e conversar sobre o melhoramento do país. é unindo que se resolve os problemas! não são contradições e ditos que nos leva mais além, mas sim lutando com a união,humildade,sinceridade e a solidariedade para com os povos e o melhoramento do nosso SANTO-TOMÉ que +e a beleza do país mais esta na mão dos vândalos…. acreditam no Pinto que ele pode fazer isso.. viva o pinto com muita vivacidade….!!!!

  71. Madalena

    30 de Junho de 2011 as 18:17

    STP não é Australia em que se premia malandro, ladrão em detremento de intelectuais.
    Aonde ja se viu Pinto a ganhar estas eleições, nem o tal Delfim.
    Qualquer dia o filho de um gatuno, preguiçoso mor, tem mais valor que pessoas honestas!!
    Isso é que era bom.-
    Desta Vez vamos apostar no Aurelio, senão der nada, outra juventude.
    “Agora frente é que é o Caminho”
    Não vale a pena chorar sobre o leite derremado, Senhor Pinto fica muito Calmo.
    Eu sou voluntario para dar o combate contra todas as formas de descriminação. Ja sofremos muito. Não temos aeroporto, nem porto, aquele aeroporto feito pelo pinto , tal Saton de CArlos Ferreira, todos fugiram para Europa, faliram a massa toda, querem enganar o ze povinho.
    Senhor Aurelio, não da tregua aos inimigos. Filho de pobre também tem direito.

  72. Basta! Quem aqui escreve.

    30 de Junho de 2011 as 20:00

    Vou directo de todas as mensagem, devo dizer que são sempre benvinda aqui, mais eu penso que não devemos precipitar antes de aqui dizer N coisa, tenho aqui a dizer o seguinte que todsa gente tem seu defeito e isso de critar, faz parte da nossas vida imaginemos se fosse um de nós que alguma vez tivesse exercido algum cargo como que foi da Maria quando era Ministra, do Pinto quando foi Presidente em São Tomé, o que acham, mesmo que tivessimos la um dia, e tevissimos feito algo de bom para o país nem todos haviam de gostar, outros só pessam em lixar vc equanto vc as vezes nem sequer tempo para quase nem tinha. Sempre que agente oucupa um cargo, para fazer tabalhar neste sitio temos que ter colaboradores e são esses que as vezes são bons e maus, e esses maos é que vem para rua dar cabo de te, elese a as vezes que cometem mas fraude até roubam o Estado e vc que responsavél da tutela é eles e mas alguns são submisso a eles vem diez que vc roubo, deu cabo de povo, fez cozido-fez assado. por isso e sempre bom avaliar as coisa no tempo certo, porque Pinto e um Homem Firme e gostas das coisa na linha e alguns que não gosta de pessoa assim, porque não terá possiblidades de roubar o povo e quem vem a rua dizer que é mau, outros até trabalhou com ele, roubo povo e disgraçou país e hoje diz que é ele.

    São Tomé é bom e aqui se faz aqui se paga, se ele fez mal telvél nem tarria mas entre nós, como DEUS é bom outras pesoas ocuparam o mesmo cargo que ele tinha ocupado, agora me diz são tomé foi para frentes pobre não padece, não há muita gente ainda a passar fome, os que estão foram para bolsa quém esta mas a léguéla não são filhos de ricos e dos pobres que passam mais fome e sofrem, então como é vcs não vêem isso.

    Vamos para e pensar um pouco se ele e mas alguns conseguimos a idependência com ele não iremos podemos mudar São Tomé e Príncipe e a vida de nossos irmão.

    Neste mundo toda gente tem a segunda oportunidada e desta vez temos que lhe dá esta oportunidade.

    Para na veradade sabemos quem ele é e o que ele pode na verdade fazer para nosso país porque os mas velhos falam do passado que viveram e os mais novos que não viveram esse passado deve ter certeza se foi ele ou o PInto da Costa que alguns dizem que maltratou povo e fez povo passar fome e viver na misséria ok

    É tudo espero que o esta aqui possa ajuda-vos na vossa atitude de dicisão quanto ao dia de voto

    A todos um bem hajá!

    Viva São Tomé e Príncipe viva Democracia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo