Política

Só restaram 9 candidatos para às eleições presidenciais de 17 Julho

O Supremo Tribunal de Justiça nas vestes do Tribunal Constitucional, publicou esta noite o Edital com a lista de apenas 9 candidatos às eleições presidenciais de 17 de Julho. Dos 14 candidatos iniciais, 4 foram excluídos e 1 desistiu.

Francisco Rita, Gilberto Gil Umbelina, Liberato Moniz e Delfim Neves, são os 4 candidatos que foram excluídos pelo Supremo Tribunal de Justiça nas vestes do Tribunal Constitucional. Carlos Bené já tinha desistido da corrida.

Da lista inicial de 14 candidatos, só 9 cumpriram os requisitos legais para concorrer ao cargo de Presidente da República, nomeadamente, Manuel Pinto da Costa, Filinto Costa Alegre, Helder Barros, Aurélio Martins, Evaristo Carvalho, Elsa Pinto, Jorge Coelho, Maria das Neves, e Manuel de Deus Lima.

Pelo que o Téla Nón apurou, junto ao Supremo Tribunal de Justiça, os 4 candidatos excluídos não conseguiram provar que só têm a nacionalidade são-tomense. Delfim Neves, Gilberto Gil Umbelina e Liberato Moniz, têm dupla nacionalidade, portuguesa e são-tomense e não terão conseguido livrar-se da nacionalidade portuguesa antes da decisão do Supremo Tribunal de Justiça. Francisco Rita é titular de nacionalidade Espanhola.

No entanto alguma confusão marcou esta noite em torno do edifício do Supremo Tribunal de Justiça. Alguns populares, protestavam contra a decisão do s Juízes Conselheiros do Supremo Tribunal de Justiça enquanto Tribunal Constitucional.

Forte dispositivo policial foi destacado em torno do Palácio da Justiça. Não se registou qualquer confronto entre os manifestantes e as forças da ordem que se posicionaram diante do único acesso ao Palácio da Justiça.

Abel Veiga

142 Comments

142 Comments

  1. Wilker André

    30 de Junho de 2011 at 20:15

    Finalmente Justiça já funciona em São Tomé e Príncipe.
    Isto já é um bom sinal para o Desenvolvimento do Pais.

    • stptrading2

      30 de Junho de 2011 at 21:25

      Fico satisfeitissimo com essa noticia.ficava mais feliz ainda se a razao da excluzao fosse por fuga a justica, pois fico triste por saber que no meu Pais pessoas como Dr Tiririca (Delfim Neves) podem esconder-se atraz duma imunda imunidade para nao responder a justica e mesmo assim perante a lei tem todo o direito de concorrer as eleicoes presidencias. E incrivel isso, va la que o homenzinho tem B.I portugues e mesmo assim teve o desplante de dar uma entrevista dizendo que ja se tinha abdicado da nacionalidade Portuguesa. E preciso ter lata. Ah e o outro Dr Liberato que ate pagou 7000 mil a alguns cantores e que incluisive ja estao em S.Tome para participar na campanha ( Ibaguay e Gapa). Agora espero que o povo faca a sua justica retirando da lista Dr Aurelio Martins e a Dona GGA Dra Maria das Neves. Assim vai o Pais de Doutores vestidos de pele de lobo.

    • Boa toma la

      30 de Junho de 2011 at 21:28

      le-se “exclusao” e “7 mil euros”

    • kilu sacramento

      2 de Julho de 2011 at 10:24

      final mente justiçia ta trabalhar

    • JB Superfino

      1 de Julho de 2011 at 12:23

      Sinceramente que como Santomense vivo numa tremenda confusao, porque mesmo as leis que regem a organizacao do meu pais me deixam confuso com oque leio e a maneira como as mesmas sao aplicadas. Li por diversas vezes a nossa Constituicao e pude reparar,embora analfabeto e ignorante mas pude constatar que nela(Constituicao)esta escrito que para ser ou canditadar-se ao cargo do prsesidente da republica tem que entre outros requisitos os seguintes:
      -Ser maior de 35 anos.
      -Ser nacional ,nao posuindo uma outra nacionalidade
      -Residir no pais(S,tome e principe) nos ultimos 3 anos no minimo.
      Devo salientar que a obrigatoriedade de uma unica nacionalidae concrectamente a Santomense se aplica tambem aos ou todos aqueles que se candidatam ao cargo de Primeiro Ministro.
      Pelo que pude ler da noticia o motivo da exclusao deveu-se pura e exclusivamente a dupla nacionalidade.Ora pergunto e o tempo minimo de residencia escrita na Constituicao nao se aplica?Pra nao dizer casos pendentes na justica.Sinceramente que vejo-me confuso.E ja agora alguem podera ilucidar-me quantas nacionalidade tem o nosso actual Primeiro Ministro uma vez que outros que la passaram nunca se foi observado o que contempla a Constituicao mas como estamos na era da “chamada mudanca” seria bom a transparencia se e que ela existe e se cumpre.Sei que existe um candidato que residia nos EUA,outro que e Embaixador no Gabao ja a alguns anos sera que os mesmos estao isentos da aplicacao do periodo minimo de residencia nos ultimos 3 anos como diz a Constituicao?Perdoem-me a ignorancia mas como sou analfabeto muita dificuldade tenho tido no tocante ao que leio(na Constituicao)e como as mesmas sao aplicadas em cada caso no dia a dia.Sera que estando a beneficiar de uma reforma pelo tempo de trabalho na funcao publica durante a era colonial,nao tera a mistura a nacionalidade Portuguesa? Este facto foi bem observado e analizado por quem de direito? Fui

    • Ernestino

      2 de Julho de 2011 at 16:26

      O srº não sabe o que diz se leu a Constituição e és analfabeto e ignorante isto quero dizer que estas a enganar a si próprio, porque analfabeto e ignorante é quem não sabe ler nem escreve. Em São Tomé após a Independência o Srº Drº Manuel Pinto da Costa realizou um Programa de alfabetização em 1975/76/77… em que todos Cidadãos sabiam ler e escrever e abertura de aulas noturnas em todo País.E com evolução da sociedade portanto é estranho que Cid~~ao Santomense venha dizer que é analfabeto só pode ser por sua própria culpa. É óbvio que a Constituição STP precisa precisa de algumas alterações que só poderaser feita no Parlamento pelo Goveno e Promugado pelo Presidente da Repúbica.Mas cabem aos deputados apresentarem prepostas de Leis e Decreto Leis para serem descutido no Parlmento.

    • Ernestino

      2 de Julho de 2011 at 21:22

      A justiça seguiu a norma jurídica da Constituição da República e alguns cadidatos não fizeram a leitura da constituição e não sabiam as condições que lhe cabiam.O Art. 78º nº2 CRSTP é claro:2. Só pode ser eleito Presidente da República o cidadão são-tomense de origem, filho de pai ou mãe são-tomense, maior de 35 anos, que não possua outra nacionalidade e que nos três anos imediatamente anteriores à data da candidatura tenha residência permanente no território nacional. Mas exite erro de ligação filho de pai ou mãe São-tomense ,deveria ser filho de pai (e )mãe São-tomense, de forma como está permite que filho de cidadão São -tomense com cidadão extrangeiro pode ser Presidente da República e por isso que aconteceu ,lacuna na CRSTP.

  2. Ana Maria

    30 de Junho de 2011 at 20:17

    Aurelio Martins. O nosso Presidente da República.
    Viva UM TEMPO NOVO PARA TODOS
    Viva STP
    Viva AURELIO MARTINS

    • JHUNIOR.G.C

      30 de Junho de 2011 at 20:54

      e viva também ao dolar que vem de luanda..
      mais ainda, viva os alunos que o senhor Aurelio martins enviou para portugal através da sua fundação e que estão cá a passar fome…….viva fome. viva promiscuidade …..

    • Pedro maia

      1 de Julho de 2011 at 9:36

      Olha não fala do que ñ sabe pois nessa matéria o Dr. Aurélio Martins só tem mérito promíscuo és tu que na tua ignorância fala do que não sabe.

    • minú yé

      1 de Julho de 2011 at 15:29

      Amigo ta quieto porque eu tenho colega que veio estudar cá em Portugal através de Aureleo Martins e não recebeu nenhuma bolsa até agora.
      Vem cá pra Aveiro na Escola Profissional na freguesia de Vagos eu ti mostro ok.

    • MAKITA

      1 de Julho de 2011 at 19:02

      O sr Aurélio Martins é Dr de KKKK foi formado aonde?

    • Francisca Cara Linda

      3 de Julho de 2011 at 20:04

      Não vi comentário com mais apreciação negativa do que este! Bantiborala!

  3. Francisca Cara Linda

    30 de Junho de 2011 at 20:19

    Hahaahahaha. So mesmo rindo para nao chorar de tristeza pelo que se passa no meu pais. Os meus sentimentos aos excluidos

    • Miguel Cantagalo Ate ao Fim

      30 de Junho de 2011 at 23:59

      A justica nao foi feita como ela devia e deve ser conforme a vontade do povo. O senhor Jorge Coelho nao tem residencia fixa em Sao Tome e viveu nos Estados Unidos a mais de 20 anos, e certamente deve ser possuidor da nacionalidade america, porque seria muito dificil pra ele viver tanto tempo nos EUA apenas com a triste nacionalidade Santola. Ademais, eh casado com uma Americana.

      Do mesmo modo, temos o caso do senhor Minho embaixador em Gabao, logo nao tem residencia fixa a mais de tres ano. Estah de missao trabalho sim, mas se formos pela lei da residencia, ele deve ser tambem ser excluido, ou optar por ficar so na embaixada.

      Em conformidade com a lei da residencia, eh residente em Sao Tome e Principe todos aqueles que la vivem permanente mais de 6 meses consecutivos, e par caso de candidato a Presidente da Republia, a lei eh ainda mais penosa exigindo um periodo de pelo menos 3 anos de residencia fixa.

      Agora se o senhor Minho eh residente em Sao Tome, entao logo nao eh residente em Gabao e como tal nao pode ser embaixador. Deve-se preocupar com a embaixada e permanecer mais tempo em Gabao.

      Mais justica, a ver vamos o dia 17 de Julho ta xiga.

      Fui……

    • Revoltoso Arrependido

      1 de Julho de 2011 at 10:16

      Todos embaixadores em missão deplomatica são considerados como se estivessem a residir no no país. Logo minho pode candidatar-se nessas conidições…

    • Paz

      1 de Julho de 2011 at 23:03

      sim concordo contigo , ele é considerado residente em STP

    • Ana Alice

      1 de Julho de 2011 at 23:38

      O seu texto é um autêntico atentado a língua portuguesa.
      A palavra ” é ” agora escreve-se ” eh ” ?
      Francamente.

  4. RUI NEVES

    30 de Junho de 2011 at 20:25

    agora sim estou muitissimo feliz onde ja se viu individuo com dupla nacionalidade a querer ser o pai da nacao .

  5. Francisca Cara Linda

    30 de Junho de 2011 at 20:29

    Ouvi dizer que um deles ameaçou fazer greve de fome. Vamos la ver

    • Paz

      1 de Julho de 2011 at 23:05

      quem?? lol

    • Francisca Cara Linda

      2 de Julho de 2011 at 20:10

      O FR! Vou falar baixinho mas o homem esta mesmo muito em baixo…ENAPOR, Presidencial…é muita coisa junta

  6. Me xuba

    30 de Junho de 2011 at 20:42

    Apesar de ser também um grupo de reputação duvidosa, finalmente conseguiram fazer a justiça: Deus ouviu as minhas orações – o malfeitor Delfim Neves está fora da corrida presidencial. oh, Delfim, se quizeres ser presidente vai a cadeia porque eles estão precisando de um presidente dos reclusos… La servirias melhor… O que nos semeamos colhemos um dia…

  7. Montecara

    30 de Junho de 2011 at 20:42

    Estupefacção!!!!!!!
    Brincadeira!!!!!
    Não me admira nada que o Gilberto Gil não tenha corrido o risco de perder a nacionalidade portuguesa que tanto geito lhe dá. Por isso, à maneira sãotomense ele tentou o bilá-kabá, isto consciente de que não pode candidatar-se sem renunciar à cidadania portuguesa, resolveu ir mesmo assim, acreditando que estamos todos descuidados; ele foi com o espírito “kwa ê da ê dá”. O mesmo pode-se dizer do Liberato. Ambos têm a noção de que não tinha hipoteses nenhumas em vencer a contenda, por isso não iam abandonar o passaporte português.
    Agora, a estupefacção é constatar que o Delfim Neves tambem tenha sido descuidado em relação a este facto. Pois contrariamente aos dois citados, acredito que ele tinha razões para acreditar que poderia ir longe neste embate eleitoral, uma vez que tinha a massa partidária como apoio. E os advogados dele não souberam alertá-lo para o caso? Ou será que tanto o candidato como o seu mandatário, em particular, e o nucleo de apoio em geral, não tenham tido tempo de ler a Lei eleitoral??Ou será que também queriam fintar a lei???
    Agora, a estupefacção torna-se maior ainda quando se constata que candidatos como Helder Barros e até mesmo o Jorge Coelho tenham sido admitidos. Ou será que a tal disposição que obriga que o candidato tenha vivido em STP nos últimos três anos, não´corresponde a verdade? Poderá alguem elucidar-me?
    Mais uma vez, pergunta-se, porque será que o mesmo tribunal que ja se havia apressado em proceder ao sorteio dos candidatos, só agora decide fazer o trabalho para o qual existe?
    Outro facto que doravante STP deve ter em conta em matéria de eleições são os prazos, que do meu ponto de vista, são muito apertados. Atendendo que os boletins de voto, assim como os materiais de propagando dos candidatos não são feitos em STP seria bom que o prazo para a entrega das candidaturas e a decisão do Tribunal terminasse no mínimo 45 dias antes das eleições.

  8. RUI NEVES

    30 de Junho de 2011 at 20:54

    caros leitores hoje e o dia mais feliz da minha vida onde sinto orgulho de ser santomense. e falta mais justica ao senhor DELFIM NEVES do que cometeu.

    • MALDINHA

      1 de Julho de 2011 at 8:09

      não tires foguete antes do tempo o Delfim já tem nas mãos renuncia de sua nacionalidade,haver vamos

    • Coco-lola

      1 de Julho de 2011 at 12:29

      Deixa de palhaçada

    • Jose Luis

      1 de Julho de 2011 at 18:05

      sr(a)
      Abra os Olhos. Como e possivel apoiares um fujitivo da LEI. Isso quer dizer que serias capaz de apoiar ate Hitler desde que ele ti desse alguns dolares. Repara, temos muitos maus candidatos mas Delfim e o caso mais flagrante de abuso e do estado da disordem em que o pais esta mergulhado. este meteu a imunidade entre as pernas para nao responder a justica.

  9. áwa pata

    30 de Junho de 2011 at 21:20

    concordo contigo, pois este homem fez negócios de géneros alimentícios expirados com o Brasil e não foi punido, ainda assim quer ser presidente de SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE vê se pode!

  10. Carlos Antonio

    30 de Junho de 2011 at 21:33

    Deus eh grande!…Vou levar esta candidatura ateh ao fim e naquilo que entro eh para vencer. Vencer o juizo. STP eh um santo verdadeiro. Como ficarao os secretarios distritais do MDFMPL e papai FM? Que desilusao!… Agora vao correr apoiando outro candidato. Autentico comerciantes da politica, nao eh. Boa sorte.

  11. Matabala

    30 de Junho de 2011 at 21:34

    è apenas uma pena que a Justiça só funcione um dia em cada 365…
    Contudo é realmente um alívio grande para muitos (eu incluido)especialmente pelo caso do Sr. Delfim depois do escandalo STP Trading…

  12. Anca

    30 de Junho de 2011 at 21:39

    “O Supremo Tribunal de Justiça nas vestes do Tribunal Constitucional, publicou esta noite o Edital com a lista de apenas 9 candidatos às eleições presidenciais de 17 de Julho. Dos 14 candidatos iniciais, 4 foram excluídos e 1 desistiu.”

    Começa-mos a virar de pagina na justiça, e esperemos que não fique só por este acto e momento.

    A constituição deve ser alterada, de modo que a indivíduos, cidadãos, em que recaem acto, ou suspeita acto de crime e corrupção, que prejudiquem os interesses geral da sociedade Santomense, do povo, do Estado, não sejam permitido exercer, concorrer ou candidatarem-se, a qualquer cargo de responsabilidade, do país, de forma a moralizar e dar exemplo ético, à sociedade.
    Rumo à sociedade mais justa e Transparente.
    Sociedade estável, com paz social, sociedade de compromisso com o bem estar e desenvolvimento dos seus membros, cidadãos que a compõem, para o bem de todos.
    Salvaguardando sempre o interesses das gerações futuras, a todos níveis,(social,económico,saúde, emprego,educação/formação,desporto etc..,) e sobretudo no que toca a recursos naturais e ambiente.

    Pratique-mos o bem

    Pois o bem fica-nos bem

    Bem haja a todos

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

    • Jose Luis

      1 de Julho de 2011 at 18:18

      Granda comentario. nota maxima. um dia que seja vez-se justica se bem que ela esta escondida atraz de uma falso questao que e a dupla nacionalidade. o Justo seria Delfim ser excluido da ter lesado gravimente os enteresses do Pais. 5 milhos de euros que teremos todos que pagar ao brasil.

    • Jose Luis

      1 de Julho de 2011 at 20:37

      rectificacao.***falsa questao***.

  13. FF

    30 de Junho de 2011 at 21:49

    E assim vai-se fazendo história… nossa história… Histórias que estudarão os nossos filhos e netos.. Despesas públicas que acarretarão encargos a nós (presente) e gerações futuras…

  14. Anca

    30 de Junho de 2011 at 21:59

    Para isso também devemos, nós os eleitores, devemos contribuir, com o nosso dever cívico, o voto, nestas eleições presidencial, e nas próximas eleições futuras, penalizar aqueles que, tiveram mau comportamento como cidadão e enquanto dirigente e governantes, de modo a mudar o actual estado do país, inverter a situação de pobreza, em que o país está mergulhado.

    Pois o Tribunal, já fez a sua parte, perante a exigência da lei, mas isso só não basta.

    Falta-nos fazer a nossa parte,

    a justiça social, justiça colectiva, justiça do povo, com o melhor, martelo que temos na mão, o nosso voto.

    De modo a moralizar e penalizar os maus cidadãos, políticos e dirigentes.

    De maneira a dar exemplo, a sociedade e aqueles que vêm a seguir, rumo a uma sociedade mais justa, mais transparente, com estabilidade e paz social, delineando assim um novo caminho, um caminho de desenvolvimento,um virar de paginas, de combate a pobreza a fome, a preguiça, tanto mental como em relação a trabalho em prol do bem estar de todos.

    Pratique-mos o bem

    Pois o bem fica-nos bem

    Bem haja a todos

  15. Daniel

    30 de Junho de 2011 at 22:04

    perdão, Tribunal Constitucional.Não da justiça como tinha me referido.

  16. Moçu Cata

    30 de Junho de 2011 at 22:05

    Fica assim demonstrada uma vez mais a dupla face da nossa malha judicial. Apanha sardinhas e “fôdê budus” e deixa escapar os tubarões.

    É uma Lei que permite a candidatura de ditadores travestidos de democratas, sobre os quais pendem crimes de perseguição política e de terem deixado morrer nas suas masmorras um preso político.

    É uma Lei que deixa impune e branqueia quem participou na delapidação dos fundos do GGA, indo ao ponto de passar-lhe uma certidão de “inocência”.

    É uma lei que permite um presidente da AN candidatar-se a PR sem perder esse tacho. é uma corrida sem riscos! Fantoches da mediocridade!

    É uma decisão judicial claramente orientada contra aqueles que possuem nacionalidades europeias. Que é feito dos outros portadores de outras nacionalidades?

    E o que é feito daqueles que manifestamente não residem no país há pelo menos 3 anos?

    Brincadeira. Juízes vendidos!!

    É mais uma demonstração da rendição do país aos caprichos daqueles que compram a justiça e falseiam a vontade do povo.

    Liberato Moniz não é santomense?
    Deldim Neves não é santomense?
    Gilberto Gil não é santomense?
    Fransciso Rita não é santomenses?

    Fantochada!!

    A Constituição está feita para proteger os mediocres e incompetentes que têm governado STP nestes 36 anos. É uma lei tacanha, retrógada e mesquinha. Não me venham com exemplos de outros países. Estou a falar de STP!!!

    Não se pode ter outra nacionalidade para concorrer a PR, mas pode-se, despudoradamente, utilizar o cargo para subjugar o país aos interesses de estrangeiros. É a estupidez investida de esperteza saloia.

    Tenham vergonha, seus facínoras, fascistas, inergúmenos!!!

    Naturalmente que os candidatos excluídos por essa decisão acatarão democraticamente a decisão do TC. Alguns são pessoas de bem e outra coisa não será de esperar deles.

    Enquanto crítico dessa visão estreita da santomensidade que domina o país não posso deixar de manifestar aos excluídos a minha solidariedade e apreço. Coragem irmãos! A luta só agora começou.

    Senhores crápulas e invejosos, não se esqueçam que os excluídos de hoje poderão ser os escolhidos de amanhã.

    Sim, é um “tinga vocês”!!!

    • Antonio Santos

      2 de Julho de 2011 at 12:51

      Estou plenamente de acordo consigo. Tantos estrangeiros a nos governar. Tantos ainda como candidatos.
      Então, isso é justiça. Tenhamos vergonha. Estão sim, aniquinilando os que podem fazer algo de positivo pra STP. Sempre foi assim.
      Mas com o tempo, um dia as coisas irão mudar. Pra aqueles que foram aniquilados, devem continuar a lutar.

  17. Francisca Cara Linda

    30 de Junho de 2011 at 22:14

    O que disseram os excluidos
    Liberato Moniz – este pais só tem mesmo gente burra!
    Francisco Rita – Este Procurador Geral é um garoto, vou continuar a minha campanha.
    Gilberto Gil Umbelina –Ché!!Oiçam pelo menos a minha musica, senao mato minha vida.
    Delfim Neves – Mas sr Procurador, eu já sou doutor! Tenho provas fotográficas.
    Carlos Bene – Eu é que ninguém excluiu.

    • San Fulana!

      1 de Julho de 2011 at 19:38

      essa fez-me rir—-aaaahahahahha

  18. Truqui Sun Dêçú

    30 de Junho de 2011 at 22:14

    Eram 13 candidatos, foram feitos em Portugal e oferecidos 95/96.000 boletins de voto. Passaram a ser 14 candidatos e foram pedidos novamente, mais 95/96.000 boletins de voto. E agora ao que tudo indica, só são 9 candidatos. Irão ser pedidos mais 95/96.000 Boletins ?? Quem paga tudo isto ?? Andamos a brincar às eleições ?? E o Povo de S.Tomé será e estará devidamente esclarecido, com toda esta confusão ?? Pobre Povo santomense, que sofre com tanta incompetência ….

    • luisó

      2 de Julho de 2011 at 16:39

      caro amigo quem paga isto tudo foi portugal ou ti não viste na rtp e na tvs dizer que os boletins foram ofertados por portugal porque para os fazer eram precisos 350.000 euros e STP não os tinha..
      ou seja foram os impostos dos tugas que pagam toda esta brincadeira!

  19. Lódóma

    30 de Junho de 2011 at 22:17

    Fico orgulhoso em ver os magistrado do meu querido País a saírem de casca de ovo, os meus parabéns, vejo que assunto esta mais serio, sem lei não há País do mundo que funciona, põem em prática aquilo que os Srs. aprenderam, que lei é feito por homens e para ser cumpridos por homens dói quem doer.

  20. Anca

    30 de Junho de 2011 at 22:22

    Por isso nesta eleição Presidencial, devemos escolher um cidadão que tenha perfil, para exercer o cargo de Presidente da Republica, que deve ser um presidente de todos os Sâo Tomenses, independentemente da sua cor política partidária.

    Independentemente das responsabilidade que a nossa constituição consagra ao cargo do Presidente da Republica, assim como de Presidente da Republica, este deve ser alguém que esteja, mais atento aos problemas que assolam a nossa sociedade, nomeadamente a pobreza, a fome e miséria, logo;

    Deve ser alguém conhecer dor profundo do país e do país profundo, dos problemas que assolam o país, as suas classes sociais (as Crianças,a Juventude, os idosos).

    Alguém com um grande sentido de Estado, com sentido de responsabilidade, tanto na sua vida particular, como a frente da coisa publica.

    Alguém humilde, com sentido de ponderação,
    capaz de conciliar e unir os Santomenses, para grandes questão que afectam o desenvolvimento da sociedade Santomense,
    alguém conciliador, para o trabalho de estabilidade e paz social.

    Alguém que defenda, a integridade social, estabilidade e paz social, assim como a integridade do território, alguém que esteja sempre atento e disponível a juntamente com outras instituições do estado a encontrar, caminhos de crescimento e desenvolvimento.Logo alguém com seriedade, honestidade, bom senso.

    Bem haja a todos

    D4us abençoe São Tome e Príncipe

    Pratique-mos o bem

    • Anca

      30 de Junho de 2011 at 22:23

      Quis dizer; Deus abençoe São Tomé e Prìncipe

      Bem haja

  21. hayoo

    30 de Junho de 2011 at 22:24

    gostei desta decisão, pelo menos a constituição desta vez falou mais alto pelo que sei de um dos 4 candidatos que é Gilberto Gil Umbelina foi vereador de uma das Câmaras Municipal cá em portugal portanto tinha mesmo que desistir, STP terra mãe, força Pinto.

  22. JOSE TORRES

    30 de Junho de 2011 at 22:38

    Ainda so vai ficar um. O Dr Manuel Pinto da Costa. O Pai da Nacao

    • Fala menos e faz mais

      1 de Julho de 2011 at 9:20

      Até bem pouco tempo ele era o maior ditador, e odiado pela maioria dos santomenses, hoje ele é Pai da Nação??? tenha paciência.

  23. Nrstu

    30 de Junho de 2011 at 22:40

    Kidaleuuu….e agora..kem quer mudança vota Filinto Costa Alegre….o candidato da mudança….UM PAIS PARA TODOS….forca FCA a diaspora agora unida não te vai deixar cair…

  24. mino ié

    30 de Junho de 2011 at 22:45

    Finalmente Filinto será o Presidente da República, é unico da lista capaz para levar a frente o nosso país

  25. Libo de água

    30 de Junho de 2011 at 22:59

    O nosso País começa a dar sinais que paralem da amizade existe trabalho com algum rigor, isto é, muito bom, agora os candidatos que ja deram boe de banho e que foram excluidos e como agora ?

    Tem que ir para Manuel jorge comer libo de agua com açucar .

  26. Paracetamol 500mg

    30 de Junho de 2011 at 23:14

    era uma vez…espero que esta decisão seja definitiva

  27. Vila Maria

    30 de Junho de 2011 at 23:26

    E como fica a questão dos boletins?

    • Fidélio Castro

      1 de Julho de 2011 at 9:41

      Boa pergunta Vila Maria. A decisão do tribunal constitucional não poderia ser melhor, só peca por ser tardia, pois foi mesmo naquele edifício de tribunal (STJ) onde se procedeu ao sorteio dos candidatos para configurarem no boletins de voto. Já naquela altura o presidente da comissão eleitoral reclamava dos constrangimentos que eram a entrada ou saída de candidatos e os custos a isto agregado para a retificação dos boletins. Poem-se carroça afrente dos bois e o resultado é este. Mais uma vez os recursos financeiros dos contribuintes e dos nossos parceiros de desenvolvimento irão resolver também este problema. Não se preocupe, foi sempre assim. Bem haja!

  28. Homem

    30 de Junho de 2011 at 23:39

    verdade mesmo? ahahahha
    é muito bom para ser verdade.

  29. Antónia Júnior

    1 de Julho de 2011 at 0:29

    Gosteiii buééé…pelo menos as autoridades deste País tomaram uma atitude bem fixe…Agora Meu povo só nos resta apoiar “UM TEMPO NOVO PARA TODOS“, para que o país realmente consiga alcançar o equilíbrio e estabilidade no governo …Sr. Aurélio Martins é um candidato com visão no futuro ….ViVa UM TEMPO NOVO PARA TODOS…Vota Sr. Aurelio Martinss

  30. zeme almeida

    1 de Julho de 2011 at 1:14

    Uma grande vergonha!Nao acredito,que sera destes partidos que estavam dispostos a apoiar a candidatura do Delfim Neves,como e o caso MDFM do Fradique de Menezes e o PCD.A lei existe tem que se cumprir seja para quem for.Viva a justica de RDSTP

  31. Keynon E. Santos

    1 de Julho de 2011 at 7:19

    Meus caros,

    o tribunal em São Tomé e Príncipe, dá sinais de vida.

    Aleluia, A…le…lu…iaaaa…!!!

    Speedy Gonzalez deria: – Arriba, arriba…, ándele, ándele…..!!!

    Mesmo sendo um direito da cidadania, não é necessário que todos tenhamos que nos candidatar à Presidência da República para juntos fazermos o nosso País, ou para falar com as “Terminologias” dos candidatos…, “congregarmos”, “levantarmos”, “concertarmos”, “abrangermos”; entre muitos mais atributos, o nosso STP. Todos nós conhece este ditado São-Tomense: – “Tudo dédu kú sá món, ná sun á fá”. Porque não segui-lo, partindo das funções e responsabilidades que cada um deles, tem para as nossas mãos…???

    Se cada um de nós corre em missão-Presidente, para onde correrá o nosso STP…???

    Não é “Macabro…?!”

    Eu cito: – “Nós entramos nestas eleições presidenciais com um espírito de missão. Este é um projecto de abrangência nacional. Correm rumores que iremos desistir. Gostaríamos deixar bem claros que entramos nisso para ficar. Vamos até ao fim, e estamos certos que vamos ser vitoriosos no dia 17 de Julho”, declarou Delfim Neves.

    Bem, hoje estamos seguros de que a “missão-Delfim Neves” e seus seguidores fica pelo caminho.

    E quem sabe se não travamos um dos “…Riscos…”, de que o Sr. Delfim Neves previa numa das últimas entrevistas dadas a RDP-África, cito: – “ Estamos a correr um “Risco Tenáz”. É necessário que tomemos medidas na hora certa, porque se não fizermos isto, amanhã será tarde demais”. Fim de citação.

    Um bem haja aos Tribunais, por terem ouvido o Sr. Delfim Neves, travando-o nessa corrida…!

    Um bé muê….
    Keynon E. Santos

    • Brigadeiro

      1 de Julho de 2011 at 12:29

      Muitos neste momento falam de que o Tribunal tomou uma boa decissão, mais não chegam a comentar se os Juizes de Tribunal foram comprados por um dos candidatos do Patrice Emery Trovoada, uma vez que é o actual chefe do Governo e possa fazer o que ele bem pretende.

      Portanto meus amigos, povos, cidadão são-tomenses na diáspora não falem atoa sem fazerem uma boa reflexão a volta deste acontecimento ( tomada de decisão por parte do Tribunal de Justiça).

      Só agora que vamos entrar na fase de campanha que o Tribunal toma esta decisão?

      Será que não excluiram os quatros candidatos incluindo o Delfim Neves apenas para terem o previlégio de conquistar mais números de apoiantes sobrando para o candidato de Patrice Trovoada?

      Portanto meus amigos, o que aconteceu e está acontecer neste momento no Tribunal Supremo de Justiça é o Jogo Político do actual governo no poder.

      DELFIM NEVES SEGUE EM FRENTE E FAÇA A JUSTIÇA.

      DEUS É O PAI GRANDE.

      SABEM QUE PODERÁS VENCER ESTAS ELEIÇÕES COM A MAIORIA ABSOLUTA.

      FORÇA E VAI EM FRENTE DELFIM NEVES

  32. Karspov

    1 de Julho de 2011 at 8:38

    Ok. Bonito, granda dicisão , o povo merece
    O nosso Presidente Pinto da Costa o Pai da Nação.

    • Anca

      1 de Julho de 2011 at 9:41

      Permita-me,

      Pai da nação, somos todos nós,Santomenses

      membros,constituintes da sociedade Santomense.

      Todos podemos contribuir, respeitando as nossas diferenças, ideológicas e social, para o bem do nosso país.

      Bem haja.

  33. Unidos

    1 de Julho de 2011 at 9:12

    Agora sim podemos começar a pensar que STP quer dar passo rumo ao desenvolvimento.
    Viva justiça santomense!
    Vamos todos acreditar que ainda é possivel. Vamos todos votar no Filinto Costa Alegre, um pais para todos.

  34. bom gosto

    1 de Julho de 2011 at 9:14

    Ao menos isto, também com tantos irregularidades financeiros detectados pelo tribunal de contas na auditoria efectuada ao tribunal comum, acho bem começarem a trabalhar com isenção, imparcialidade e rigor.Haver vamos!

  35. MÉ SOLO

    1 de Julho de 2011 at 9:17

    Finalmente o Supremo Tribunal esta mostrar as suas competências,é pena fazê-lo muito tarde.

    Estas saídas e entradas só vai criar embaraços a CEN devido os bolitins de votos que devem ou já foram imprensos.Caso já foram imprensos, gostaria que a CEN me explica-se se é a lei permite um candidato q não concore as eleições figurar no Bolitim de votos.

    Porquê só agora foi retirado os nomes dos candidatos se a priori já se sabia que os mesmos não reuniam todos requisitos necessários.

    Ouvi e ví o Delfim Neves dizer na TVS que já renunciou a nacionalidade portuguesa.

    Será que o Delfim ele não virá exibir o documento e processar o STJ?

    Estou ancioso para conhecer o desfecho deste episódio

  36. Santomense puro

    1 de Julho de 2011 at 9:19

    Que maravilha ! Agora sim podemos sonhar com UM PAIS PAIS PARA TODOS.

    Viva Dr. Filinto Costa Alegre!
    Vai ganhar
    vai ganhar
    vai ganhar
    Ele merece ser presindente dos santomenses.

  37. descontente

    1 de Julho de 2011 at 9:31

    Agora sim posso ficar contente.
    Viva Sao Tome e Principe!
    O tribunal já fez a sua parte agora é a nossa vez.
    Vamos chumbar esses olhos cheios, sem consciencia que so querem viver a nossa custa.
    Vamos votar no Filinto Costa Alegre.
    Ele sim é a continuação de boa justiça.

  38. Pedro Cassandra

    1 de Julho de 2011 at 9:33

    Eu so queria saber caros irmãos santolas,, se o sr Delfim foi EXPURGADO do boletim so pela nacionalidade ou por ter também diferendo com a justiça, porque a ser so pelo primeiro os tribunais continua por assim a congregar bando de palhaços.
    Como alguem q tem problemas de corrupção com a justiça e se refugia em imunidade parlamentar ainda vem dizer q quer ser presidente. Na verdade Delfim ao fazer isso quer dizer aos tribunais q em STP quem manda é que rouba e rouba muito, ah me perdoe pra ser educado é desvia e Nao roubar.

    Ia me esquecendo, e Sra. Maria das Neves conseguiu fintar a justiça , pó manos a ser assim também terei q roubar STP coroa quem rouba então so gatunando passe o termo.

    Deçú cá livla nón ni món de inem ladlon êê, e antê munguê.

  39. Cabral

    1 de Julho de 2011 at 9:36

    Para a proxima eleição presidencial, caso não houver uma lei que limita o nºde candidatos, por favor realizem as primárias e so depois avançaremos para as presidencias.. Tanta gente com sede de poder neste país..

  40. vida sousa

    1 de Julho de 2011 at 9:53

    Gostoei muito da decisão do tribunal… Viva o Presidente da Estabilidade Evaristo de Carvalho, vota Evaristo.

  41. descontente

    1 de Julho de 2011 at 9:58

    Viva justiça Santomense!
    Grande victoria. Começo de um pais para todos.
    Vamos fazer diferença também.
    Essa diferença é votar em Filinto Costa Alegre.

  42. presidenciaistp2011

    1 de Julho de 2011 at 9:59

    Rafael não é santomense mas foi primeiro M

    • ninguém...

      1 de Julho de 2011 at 10:32

      rafael é filho de pais cabo-verdianos, creio eu; assi mcomo o guilherme posser tb, mas todos nasceram em stp. ideitifique todos os teus ancestrais e verás de onde és?? nós os santomenses somso todos filhos de miscegenacao, muita mistura, por isso, isso de dizer que quem tem ascendencia estranjeira nao é santomense, já devia estar fora de moda. porque se nao:

      – homero salvaterra nunca teria sido ministro, porque nasceu em luanda.

      patrice nao seria primeiro ministro , porque nasceu no gabao.

      guilherme neto, nao seria jornalista aqui propalado e presidente do comité de basket, porque nasceu em angola.

      os da familia rita, nunca seriam dirigentes na politica e grandes empresários, porque nasceram todos em Lalabu na guiné equatorial.

      está claro?? isso é coisa do passado.

      pergunte ao sarkozy de onde é o pai dele? é da hungria, onde quase 80% da populacao tem origem cigana, mas é o sarkozy o chefe de expulsar ciganos em franca.
      eheheheheheheheheeheh

      e muitos outros….

    • Coco-lola

      1 de Julho de 2011 at 12:33

      Vosso patrice homem sem palavra é de onde?

    • San Fulana!

      1 de Julho de 2011 at 19:41

      gabonés ou sabones de sabonete. eheeheheh

    • luisó

      2 de Julho de 2011 at 16:42

      caro amigo
      santomemse verdadeiro só os das roças.

  43. Anca

    1 de Julho de 2011 at 10:16

    “Da lista inicial de 14 candidatos, só 9 cumpriram os requisitos legais para concorrer ao cargo de Presidente da República, nomeadamente, Manuel Pinto da Costa, Filinto Costa Alegre, Helder Barros, Aurélio Martins, Evaristo Carvalho, Elsa Pinto, Jorge Coelho, Maria das Neves, e Manuel de Deus Lima.”

    Da lista acima, alguns têm contas a ajustar com o esclarecimento do passado, com a justiça, relativo a corrupção não se esqueçam do caso GGA, o recente caso da federação nacional de futebol, assim como alguns que tiveram mau comportamento, como dirigente e governantes.

    A todos estes, ao quais a justiça dos tribunais, não foi eficiente, a todos no dia,17 de julho, façamos justiça, com o melhor martelo que temos na mão, o nosso voto, assim estaremos a fazer a justiça do povo, o mesmo que dizer a justiça de Deus.

    Pois o povo é quem mais ordena.

    É tempo de nós arruma-mos a casa, por os lixos no sítio certo, e não debaixo de tapete, pois como sabemos,com o passar de tempo, anos o lixos volta a cheirar mal e acaba por apodrecer o tapete, saindo debaixo do tapete, para o mal de todos.

    Assim estaremos a fazer, justiça social, justiça do povo, de modo a dar bom exemplo a geração futura e moralizar a nossa sociedade em prol do trabalho e desenvolvimento do povo e do País.

    Justiça do povo é justiça de Deus.

    Pois o povo é quem mais sofre.

    É tempo de dizer basta, a falta de humildade, honestidade, falta de seriedade, a falta de ponderação, a falta de trabalho em prol do desenvolvimento do país.

    Penalize-mos aqueles, que estão e estiveram envolvidos em caso de corrupção e desvio de fundos.

    Penalizemos aqueles que tiveram mau desempenho a frente da coisa pública, pois coisa pública como o próprio nome diz,pertence a todos, pois a todos deve beneficiar.

    Pois é tempo de virar a pagina do nosso país, São Tomé e Príncipe.

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem a todos enquanto Santomenses.

    Bem haja a todos

    Deus abençoe São Tome e Príncipe

    • Anca

      2 de Julho de 2011 at 13:04

      Penalize-mos aqueles, que fogem a justiça,e escondem atrás da imunidade parlamentar.

  44. Pedro Cassandra

    1 de Julho de 2011 at 10:55

    Eh uma palhaçada Alguem que nasceu estrangeiro ser presidente de Qq pais q fosse Eh uma palhaçada, Qq lei por mais pouco sensata q seja deve proteger antes de mais os seus cidadãos, convenhamos meus senhores, Alguem como o senhor Rita q nasceu em guine equatorial ser presidente de STP por mais q ele seja filho de pais santomenses eh inaceitável, ele pode ate ser ministro mas presidente so na republica das bananas mesmo.
    Ainda alguns tomadores de banhos qüinqüenais vem ai nesse espaço defender isso, so uns burros msm pra escrever tamanhas barbaridades.

    Que Deus vos livre da vossa ignorância Porq de Nao eu também estarei tramado.

  45. agência

    1 de Julho de 2011 at 10:58

    ok gostei muito da disizão tomado pelo tribunal, valeu a pena…

  46. Digno de Respeito

    1 de Julho de 2011 at 11:01

    Muito sinceramente….

    Mas será não se avalia os custos que todo esse processo tem para o País? Como é que só agora faltando pouco menos de 15 dias para as eleições, o TC torna público a sua decisão? Acredito que todos os candidatos já terão feito gastos enormes (ou não) para essa corrida. Sendo mais sérios, qual será a responsabilidade ou quem se responsabilizará por transtornos causados?
    Questiono como humano e coloco-me na pele de quem quer que seja passando por essas e outras situações semelhantes. Tudo isso, é desagradável. Não pela decisão mas sim pela maneira como ela é tomada.

    Acho que se deve trabalhar tudo atempadamente para que não se cause transtorno a terceiros.

    Seria bom que o nosso TC, tomasse posição devida perante tudo quanto é a prevaricação da coisa pública. E que a lei seja funcional e aplicável a todos porque nunca esqueçamos que (talvez) os excluídos de hoje poderão ser os escolhidos de amanhã. Resta apenas conhecer o resultado das eleições.

    Lamento apenas o “time” da decisão em relação às realizações.

    • Lódóma

      1 de Julho de 2011 at 15:23

      Todos os candidatos se são honestos sabem muitíssimo bem que um Presidente da República terá que ter alguns requisitos, e que uma delas são não possuir dupla nacionalidade, esta na constituição, se não sabiam deveria saber, além de mais alguém que quer assumir esta responsabilidade deveria saber o que a constituição diz em relação a esse caso. Deveriam pagar uma coima por quererem ludibriar povo e violar a constituição da república.
      Sam tomé cú santan toni valê pôvô bô

  47. CABO

    1 de Julho de 2011 at 11:11

    E bon sinal para Sr Manuel de Deus Lima,, agora e muito fácil para limpara esta corrida.

  48. Fuquilha

    1 de Julho de 2011 at 11:23

    Acho que faltam os senhores dos Bi ( bilhões de dobras).

    O favor de acertar neste pra cadeia e ganhar a credibilidade do povo.

    Fuquilha

  49. Budo Dawa

    1 de Julho de 2011 at 11:36

    Meus caros

    Creio que é preciso perceber bem dos factos. O Sr. DELFIM NEVES não foi excluido pelo caso STP TRADING, aliás, baseado na pressunção de inocência, e até o transito em julgado não existe condenação, até este momento deste caso.

  50. Madalena

    1 de Julho de 2011 at 11:36

    O MLSTP tem um presidente, muito contestado pelos abutres do partido e nutrem um ódio em relação ao jovem, porqueacham que ele é muito novo (45 anos), para lhes retirar o pão da boca.
    AGora vamos ver o futuro.
    Aurelio MArtins, continua muito favorito, porque ele é humilde e muito humilde. Este valor sobrepõe a ditaduras, arrogancia e toda a maledecencia reinante.
    Por isso “Um Tempo Novo, está na MOda”

  51. Madalena

    1 de Julho de 2011 at 11:41

    Peço aos apoiantes da CADIDATURA DO AURELIO MaRTINS, para manterem calmos e serenos, para fazerem uma campanha com elevação, muito civismo e sobretudo previlegiar o contacto porta a porta, coisa que Pinto não consegue fazer, Maria pior um pouco.
    Assim, Aurelio Martins, vai ser o que ele preparou desde a muito, Presidente.
    Recebam com humildade a candidatura do Aurelio Martins.

  52. Matias

    1 de Julho de 2011 at 11:48

    Esta eleição é uma luta entre aqueles que acham filhos de dentro contra filho de fora.
    Casa de muro(Xalé)* Vam Plegá
    Filho de pobre * Rico.
    Vamos ver aqueles que são do Lucham, do Bairro vão ganhar.
    Aurelio Martins, representa toda a camada pobre mas gente humilde.

    • Jose do riboque

      1 de Julho de 2011 at 13:53

      Representa quê? Foi mandatado por quem? Só uma cultura de subserviência pode levar-te a pensar desta maneira . Felicidades na vossa republica , a que tenho por vezes vergonha de pertencer por nascença .. Sejam inteligentes e não imediatistas , capazes de venderem o próprio braço , caso houvesse alguém , que quisesse comprar .. Até 18 de julho ..

  53. São-tomenses

    1 de Julho de 2011 at 11:53

    Os invejosos, usaram 3 camdidactos para boicotar Delfim Neves, todas essas senas é visivel na mente dos são-tomenses, todos nós sabemos o que está a passar porque eles sabem que Delfim Neves iria ganhar essa eleição, sem dúvida.
    Um homem que ajudou e está ajudar muita gente pobre, é difícil ver um Homem em São Tomé como Delfim Neves, mesmo que a pessoa possa lhe enganar e aparece à frende dele pedindo favor ele ajunda, ajuda também os que estão contra ele.

    • RUI NEVES

      1 de Julho de 2011 at 19:23

      quem da e que nao espera em receber e pior ainda O DELFIM E UMA INSTUTUICAO BAMCARIA QUE DA CREDITOS E O POVO TEM QUE PAGAR EM GRANDE JUROS ABRA OS OLHOS MEUS COMPATRIOTA.

  54. Ruipai

    1 de Julho de 2011 at 11:57

    Muito adoravel esta noticia!
    Mais uma vez se prova o individualismo desta meia duzia de povos, granda cara de pau do MLSTP/PSD.
    Uma pouca vergonha pros santomenses, todos querem ser presidente. Porque que nao criam clubes, associacoes, cooperativas…, pra serem presidente?
    Olha so vos digo, na hora de votar, pensa em quem tem nocao e visao do mundo democratico de verdade de desenvolvimento como jorge Coelho.
    votem com fe

    RP

  55. Principe

    1 de Julho de 2011 at 12:13

    para a justica se completar falta exclusao da dona Maria, que esta precisando acertar contas com o tribunal de justica. Nao percam tempo senhores juizes… os senhores conseguem

    • Patrice Gabonês

      1 de Julho de 2011 at 14:46

      Que conta? A senhora foi julgada e possui uma certidão do tribunal que a iliba de todas as acusações, mais porquê que nós São-tomenses somos assim? Que coisa?! Drª foi julgada, não fugiu a justiça.

  56. J. Maria Cardoso

    1 de Julho de 2011 at 13:40

    Na porta de entrevista dos candidatos a uma vaga profissional exigia-se:
    – depósito de 500 euros
    – cidadão nacional
    – mais de 25 anos de idade
    A recepcionista recebeu os 100 documentos e encaminhou os candidatos a entevista.
    Realizada a entrevista foi publicado de imediato o seguinte resultado:
    Tendo em conta que é do conhecimento público as três normas de candidatura;
    1 – Foram excluídas as entrevistas de 45 candidatos que não provaram a nacionalidade.
    2 – Foram excluídos 46 candidatos de idade inferior a solicitada.
    3 – Não se aceita qq recurso, visto q a instituição publicou atempadamente a norma que devia ser observada pelos candidatos.
    4 – Os resultados das entrevistas validadas serão pubicados dentro de 15 dias.
    5 – O valor pago pelos 100 candidatos reverte-se ao fundo social da empresa parceira do lar da terceira idade.
    Publica-se!

  57. Anjo do Céu

    1 de Julho de 2011 at 14:08

    DElfim Neves ainda está vivo.Todos os seus apoiantes e colaboradores mantêm firme nas vossas convicções.Porque muitos sabem k delfim é forte e muitos têm medo dele nesta campanhaPresidencial e tudo fizeram pra lhe cortar as pernas.Os Juizes k mamaram BILHOES estão ainda impunes.Queremos Justiça rápidamente com os Juizes pork também são cidadaos comuns igual aos outros e vivendo a custa do suor do povo santomense e sempre e ser enganados.Não é só Delfim Neves k pode sofrer esta represália tao grande.Justiça com os juizes.Condenaçao aos Juizes pra cadeia.Agora k vamos conhecer a competência e imparcialidafe dos Tribunais.Bem Haja

    • Jose Luis

      1 de Julho de 2011 at 21:04

      Realmente muitos temos medo do Delfim Neves. Temos medo de um fugitivo da justica que como comerciante mamou 5 milhoes juntos com os seus comparcas importando produtos fora de prazo para dizimar toda populacao e podera agora usar esse montante para pagar uma meia duzia de meus compatriotas que a troco das deficuldades economicas sao capazes de vender ate a propria mae. E esse o nosso medo.

  58. Mario Silva

    1 de Julho de 2011 at 14:35

    Muito Bom!!!

  59. Mafili

    1 de Julho de 2011 at 14:36

    Congratulo-me com essa decisão. Independentemente das minhas (nossas) simpatias ou escolhas, a lei foi cumprida.
    Mas falta ainda muito que fazer.
    Os que não residem em São Tomé?
    Os que são claramente corruptos?
    Os que não têm vergonha na cara depois de andarem a passear pelo mundo, agora lembraraam-se de que são sãotomenses e estão preocupados com o pãís?
    Os que estiveram presos?
    Os que têm contas a acertar?
    Nesse contexto, so vejo uma pessoa capaz de elevar o nome de São Tomé e Principe: Filinto Costa Alegre.
    Isso não é um apelo ao voto,é simplesmente a minha opinião.
    No dia 17 o que cada um deve fazer é votar em consciência.Não importa em quem.
    E assim vai o nosso STP

  60. MÉ SOLO

    1 de Julho de 2011 at 15:13

    Os Secretários Distritais que estão apoiar o DNeves vão perder CHUPETAS.

    Como não são coerentes ou vão saltar para outro candidato o que penso ser muito tarde ou só lhes restam LAMBER E CHUPAR DEDOS.

    Espero que o Supremo Tribunal de Justiça se mantenha firme e preparado porque o DNeves irá contra atacar em peso, irá ultilizar BUDO, INFLUÊNCIAS E TUDO Q ESTIVER AO SEU ALCANCE.

    Fui, até 17 Julho.

  61. Gigi

    1 de Julho de 2011 at 15:28

    Eu sempre acreditei na competência e na qualidade dos nossos juizes que apesar dos enormes desafios de várias ordens que enfretam quotidianamente para administração de uma justiça justa neste maravilhoso País. Aproveito para manifestar a minha solidariedade com os portugueses, excluidos naturais por serem estrangeiros e fazer um apelo para que apoiem a Candidata de roptura, Dra Elsa Pinto.
    Fui

    • Vontade

      1 de Julho de 2011 at 18:01

      Existiu algum são-tomense a concorrer para as eleições presidenciais em Portugal!? Nunca! Então, seria bom ficares calado!

    • luisó

      2 de Julho de 2011 at 16:47

      e tu conheces algum com capacidade para tal ? estás a brincar…
      vê o exemplo do teu presidente e dos candidatos a PR e compara com cavaco, soares,sampaio, eanes, etc.
      acorda

  62. Nando Vaz (Roça Agostinho Neto)

    1 de Julho de 2011 at 15:54

    Muito obrigado meu Deus pai todo poderoso e S.tomé poderoso!.. Acredito inquestionavelmente na vosso juatiça, mais não dos Homens Santomenses!..

  63. lino

    1 de Julho de 2011 at 16:35

    bem haja!
    soberba decisão sr. juiz!
    agora, só esperamos que esta decisão seja de facto levada até ao fim.
    os excluidos que deramem as lágrimas como quzerem.
    no caso do delfin neves….esta decisão vem mesmo a calhar…porque é a maior vergonha dos candidatos.
    forjou diploma e é uma pessoa pouco instruida e sem classe.
    uma vergonha completa.
    joga todas as oportunidades com base no dinheiro que possui….dos esquemas escuros que comanda com a maior das mestrias.
    grande corrupto.
    licenciado em corrupção.

    • Antonio Costa

      1 de Julho de 2011 at 21:25

      Sr Lino
      Esse Fugitivo da lei Delfim Neves e realmente a maior vergonha dentre o candidatos todos, ainda hoje ouvi a entrevista do homem na RDP AFRICA e fiquei boquiaberto com tamanha ignorancia. Entao se a lei diz que o candidato nao pode ser detentor de outra nacionalidade ele responde dizendo que ja fez o pedido de renuncia da nacionalidade Portuguesa. O que que isso tem a ver se ele renunciou ou nao? Ele so tem que apresentar uma certidao onde consta que nao possui nacionalidade portuguesa porque ate que o seu pedido de renuncia da cidadania portuguesa nao for aceite pelo estado Portugues ele continua tendo 2 nacionalidades. E e isso que o Tiririca nao e capaz de entender. enfim…..por amor da santa. Ele que va responder a justica pelo disfalque dos 5 milhoes e nao esconder-se atraz da imunidade parlamentar.

  64. falta a dona maria e o diplomado em presidencia (pintinho)

    1 de Julho de 2011 at 16:47

    não é desta que o meu pais vai ser dirigo pelo senhor “Imunidade”, que alivio!

  65. Michelangelo

    1 de Julho de 2011 at 16:58

    Essa questão de nacionalidade não deve ser levada de ânimo leve.
    Imaginemos um cenário de revolta popular e instabilidade nos países, todo cidadão estrangeiro tenta sair de imediato dos países, mas os nacionais não poderão faze-lo ou terão muitas dificuldades em conseguir o visto para deixarem o país.
    Ora, sabendo os políticos que eles estão a governar muito mal o pais, explorando e usando o bem do povo para o seu próprio proveito e deixando esse mesmo povo numa situação de pobreza extrema, logo eles sabem mais cede ou mas tarde esse povo poderá se revoltar contra eles.
    Se precavendo face essa possível fatalidade os políticos adquirem e conservam a nacionalidade estrangeira e mantêm sempre aplicações financeiras (dinheiro), e casas no exterior.
    Se um dia a coisa corre mal já têm para onde ir, e o povo que se lixe , quem mandou não ser esperto.

    Por isso que eu acho que todos os gestores da coisas publica têm que ser apenas cidadãos santomense (detentores de uma única nacionalidade). Não se aceita que quando a coisa corre mal o capitão é a primeira pessoa a pular fora, sabendo que foi ele quem levou os marinheiros ao abismo.

  66. U.P.R.A/Salopessa

    1 de Julho de 2011 at 17:01

    Muito bem!O tribunal parece ter tomado a decisão certa.E agora como é que fica o caso GGA?Esta senhora não reune condições para tal e não foi retirada da lista?É como é que fica o caso de de tantos outros que têm irregularidades para o efeito e se mantêm na lista?Ok!Protos dá pra ver quer que não se pode mudar tudo de uma só vez.Alhas existem individuos nesta lista que estão vocacionados a perder.Ou seja h que que gosta de prder e não se importa em entrar na jogada e tirar alguns dividendos.Sim o tal de velhaco que por acaso já se chamou Fundador da Nacão por mérito.Agora vejam, abituou-se em não ganhar e só vem fazer confusão……Bla bla bLA BLA BLA bla bla.Não tem mais nada pra dizer ou então não tem mais ideias novas pra nós!!!!!!!!Meus concidadãos o tempo é este pra mudar o curso da nossa História.Queremos UM TEMPO NOVO NOVO PARA TODO.E a hora é AGORA.Viva Dr.Aurélio Martins.Viva S.T.P.Vota numero 1.Numero 1 NHÊPE.
    Não se esqueça caso COMPATRIOTA dia 17 de Julho vota na esperança de ver um S.T.P. melhor.VOTA AURÉLIO MARTINS.

  67. U.P.R.A/Salopessa

    1 de Julho de 2011 at 17:04

    Quis dizer caro COMPATRIOTA

  68. Estudante.

    1 de Julho de 2011 at 17:18

    Bem…!o saneamento foi feito pelo tribunal!
    a ver vamos, a decisão final…Porque essa sim, pertence ao povo são-tomense…

  69. Miguel Pinto de Andrade

    1 de Julho de 2011 at 18:07

    Senhores Juizes do STJ, aliás Tribunal Constitucional,
    JÁ TENHO MAIS DE 65 ANOS!
    Hhumm!
    Para dizer verdade e quase sem dúvida, tudo isso cheira a manipulação dos juizes DO SUPREMO TRIBUNAL DA jUSTIÇA, pelos mandantes da outra candidatura. No caso a do Candidato Pinto da Costa.
    As sondagens mostram que o candidato que pode fazer frente ao Pinto da Costa e ganhar as proximas eleições é o Delfim Neves.
    Acho por isso muito estranho que esta decisão do Tribunal Constitucional tenha sido tomada só agora, após a divulgação da sondagem do jornal Kêkuá!
    Acho também muito intrigante, tendo em conta que quem vê este Supremo Tribunal da Jurtiça, agindo enquanto Tribunal Constitucional, só pode duvidar da boa fé desta decisão ou da imparcialidade da mesma.
    A propósito! O candidato Helder Barros?
    Tem residido nos últimos 3 anos em S. Tomé e Principe?
    Do que sei e me parece é que ele anda há mais de 10 anos no exterior, efectivamente resdindo ora cá ora lá, e mais recentemente e por mais de 5 anos em Kisangane na República Democratica do Congo, antigo Zaire.
    Ao que me parece também e poucas duvidas tenho, ele tem outra nacionalidade, como aliás tem outros irmãos seus.
    Não! Isto assim não é justo, não é correcto, não é democrático, não é patriotico!
    Isto não parece ser decisão com justiça.
    Até porque em realidade já tivemos outros casos.
    O Presidente da República Fradique de Menezes, quem muito aprecio, teve uma situação parecida na sua primeira candidatura e ultrapassou-se!
    Patrice Trovoada ´já foi candidato a Presidente da República e possui outra nacionalidade. A Gabonesa. E talvez outra(s)!
    Carlos Graças também em tempos candidatou-se e ao que parece tem nacionalidade caboverdeana!
    E há outros. Não! Sejam justos e o fair play é obrigatório.
    Ganhe quem ganhar, mas com justiça e respeitando o direito do cidadão.
    Devem ser repostos os canditatos afastados, regulamentar o artigo da Constituição sobre a questão da nacionalidade e após isto implementá-la.
    Não é justo, nem se está a praticar o “Fair-play”, afastar um candidato, só porque ele é um potencial ganhador , e porque assim está-se a garantir a vitória do candidato que este ou aquele juiz do TSJ ou todos defendem.
    Não, Não é justo! Tome a sua decisão e exerça o seu direito inalienável de voto, mas não decida pelos outros, pelo Povo!
    Não, eles devem continuar a ser candidatos e o povo deve julgar, mas nas urnas e não no Tribunal.

  70. Miguel Pinto de Andrade

    1 de Julho de 2011 at 18:46

    Senhores Juizes do STJ, aliás Tribunal Constitucional,
    Tenho mais de 65 anos e já ninguem me engana!
    Hhumm!
    Para dizer verdade e quase sem dúvida, tudo isso cheira a manipulação dos juizes DO Supremo Tribunal da Justiça, pelos mandantes da outra candidatura. No caso a do Candidato Pinto da Costa.
    As sondagens mostram que o candidato que pode fazer frente ao Pinto da Costa e ganhar as proximas eleições é o Delfim Neves.
    Acho por isso muito estranho que esta decisão do Tribunal Constitucional tenha sido tomada só agora, após a divulgação da sondagem do jornal Kêkuá!
    Acho também muito intrigante, tendo em conta que quem vê este Supremo Tribunal da Jurtiça, agindo enquanto Tribunal Constitucional, só pode duvidar da boa fé desta decisão ou da imparcialidade da mesma.
    A propósito! O candidato Helder Barros?
    Tem residido nos últimos 3 anos em S. Tomé e Principe?
    Do que sei e me parece é que ele anda há mais de 10 anos no exterior, efectivamente resdindo ora cá ora lá, e mais recentemente e por mais de 5 anos em Kisangane na República Democratica do Congo, antigo Zaire.
    Ao que me parece também e poucas duvidas tenho, ele tem outra nacionalidade, como aliás tem outros irmãos seus.
    Não! Isto assim não é justo, não é correcto, não é democrático, não é patriotico!
    Isto não parece ser decisão com justiça.
    Até porque em realidade já tivemos outros casos.
    O Presidente da República Fradique de Menezes, quem muito aprecio, teve uma situação parecida na sua primeira candidatura e ultrapassou-se!
    Patrice Trovoada ´já foi candidato a Presidente da República e possui outra nacionalidade. A Gabonesa. E talvez outra(s)!
    Carlos Graças também em tempos candidatou-se e ao que parece tem nacionalidade caboverdeana!
    E há outros. Não! Sejam justos e o fair play é obrigatório.
    Ganhe quem ganhar, mas com justiça e respeitando o direito do cidadão.
    Devem ser repostos os canditatos afastados, regulamentar o artigo da Constituição sobre a questão da nacionalidade e após isto implementá-la.
    Não é justo, nem se está a praticar o “Fair-play”, afastar um candidato, só porque ele é um potencial ganhador , e porque assim está-se a garantir a vitória do candidato que este ou aquele juiz do TSJ ou todos defendem.
    Não, Não é justo! Tome a sua decisão e exerça o seu direito inalienável de voto, mas não decida pelos outros, pelo Povo!
    Não, eles devem continuar a ser candidatos e o povo deve julgar, mas nas urnas e não no Tribunal.

    • Congli

      2 de Julho de 2011 at 12:47

      ” Fair Play”?, Fair Play, é no futebol, e não na área da justiça, ao César o que é de César, o que é de direito, deve ser estar legal em conformidade com a lei.

      Bem Haja.

  71. Mendes Rosario Cabral

    1 de Julho de 2011 at 18:53

    Quem devia se excluido é senhor Pinto da Costa. Por uma razão muito simples. A nossa lei estipula o limite de idade para exercer um cargo na admnistração publica.
    Se Para entrar deve ser com menos de 35 anos, agora o homem quer entrar aos 80 anos de idade?
    Aonde e quando é que os jovens respiram o ar fresco?
    Um tempo Novo esta na Moda!!!

  72. Marta Ceita

    1 de Julho de 2011 at 20:01

    Quero ver o meu País novamente um jardim entre jardins, quero ver o meu País limpo e acolhedor, quero k os santomenses sejam respeitados no País e fora, quero ouvir falar dos dirigentes do meu País com dignidade e não cmo corruptos, quero ver a juventude a projetar o futuro e não só viver o presente, quero ter a certeza k as nossas crianças serão felizes, quero ver os da 3ª idade acreditarem. Pinto da Costa é a solução para o nosso querido País. Voto Pinto da Costa vota você tbm.

  73. Marta Ceita

    1 de Julho de 2011 at 20:02

    Pinto da Costa é 1 homem de decisões práticas, de contacto fácil cm o povo,é corajoso, não inventa mentiras, possui o sentido de Estado,é aberto ao diálogo, tem caráter firme,é flexível para gerar consensos,é dialogante. Pinto da Costa STP precisa de si e conta com o meu apoio e voto. Você Presidente o nosso País agradece. Para STP melhor, voto Pinto da costa.

    • luisó

      2 de Julho de 2011 at 16:50

      também queres ver a segurança dar chicote quando o presidente passa e não levanta ?
      ou por ser do contra ires preso sem acusação ?
      pensa bem…

  74. leu

    1 de Julho de 2011 at 20:24

    Deus existe agora senhor Delfm Neves pode respoder pelo seu crime de 5 milhao da STP -Trading e Doca de peixe

  75. Nelson Pontes

    1 de Julho de 2011 at 20:30

    Além de serem excluídos deveriam ser proibidos de exercerem qualquer cargo público como dirigentes do estado…Tenho a certeza que muitos dos nossos dirigentes incompetentes também tenhem dupla nacionalidade…Já agora deixo uma pergunta não será que aquela anedota que temos como presidente da república também se encontra na mesma situação?

  76. Mafili

    1 de Julho de 2011 at 23:21

    Nós todos estamos aqui a dar a nossa singela opinião e contribuir para o debate.
    É de louvar.Mas há um senão, ao que me parece a candidatura do Delfim Neves ainda não foi completamente anulada, uma vez que os Tribunais deram-no um prazo até a próxima terça feira para apresentar uma Declaração de renuncia da nacionalidade portuguesa.
    E o que me consta é que esse pedido foi efectivamente formulado.
    O candidato Delfim Neves esta a caminho de Lisboa para resolver essa situação.
    Por isso não vamos atirar desde ja os foguetes.
    E também não percebo, esssa dificuldade que temos em congratular-nos com o crescimeento e sucesso dos nossos irmãos.
    E senhor esttudou, quis melhorar os seus conhecimentos, será que não tem mérito?
    Ele não tem que mostrar diploma a ninguem, ate porque formação superior não é um dos requisitos para o tão almejado cargo.
    Com tantos doutores e licenciados que temos, ainda não conseguimos tirar STP do buraco cada vez mais profundo.
    E assim vai o nosso STP.

    • Antonio veloso

      2 de Julho de 2011 at 19:53

      SR(a) Mafili
      O problema e que aquele que tu defendes e um fugitivo da justica. Ele esta a caminho de Portugal assim tao depresa. Sera que pediu visto ou entao esta usufruindo do B.I Portugues? a esquese-me eletambem tem um passaporte deplomatico.
      O problema que tu nao entendes e quando um (1) irmao nosso cresce a custo de todos os outros que vao ficando cada vez mais pobre tendo inclusive que beber leitea fora de prazo para nao morrer de fome. E isso q

  77. Peté-peté

    2 de Julho de 2011 at 1:42

    Meus caros compatriotas
    Antes de mais as minhas desculpas pelo erro desta redacção. Aprendi o português no tempo de alfabetizaçao, e por isso peço a vossa indulgência.
    Essas eleições presidenciais vao ser jogadas em três campos e em dois tempos: no campo dos conservadores que pensam que o poder presidencial deve continuar sacralizado e que po conseguinte estão com Dr Pinto da Costa; o campo da esperança que compreende os eleitores a favor de Filinto Costa Alegre e Evaristo de Carvalho; e o terceiro e ultimo campo que é dos deseperados ou oportunistas englobando Maria das Neves, Delfim Neves, Aurélio Martins, e o resto da côrte.
    Num primeiro tempo vamos assistir uma luta de varias trincheiras com eleitores a correrem de uma trincheira à outra mas que sempre se posicionarão pela tendencia sociologica do voto. Ou seja aqueles que votarao nos candidatos do MLSTP/PSD serao os mesmos porque jamais farão a orientaçao estratégica das suas escolhas. São como a lula quando deixam o alto mar para se caiar nas praias.
    Uma outra franja do eleitorado vai dividir-se entre Filinto e Evaristo. E é nesse eleitorado onde està a expressao da vitoria. O eleitorado da mundança jamais perdeu as eleiçoes presidenciais, e nao sera desta que isso vai acontecer. Ainda que haja os chamados novos eleitores. Aconteça o que acontecer durante esta primeira volta, seja la as tendenciais que demonstrarem as sondagens, essas eleiçoes so serao ganhas na segunda volta e pelo candidato da mudança. Eh preciso que o candidato da mudança que passar a segunda fase tenha um posicinamento de convergencia (nao de convergencia democratica poque jà la foi essa teoria) para galvanizar a vontade popular em torno de um projecto politico que nao sera nada mais nada menos de um presidente que prometa respeitar a constituiçao, os orgaos de soberania e principalmente o subalterno governo.
    Quanto ao parlamento, vai haver um esfrangalhamento da oposiçao com a disersçoes dentro das bancadas do MLSTP/PSD e do PCD. Um bom momento para compra de novos deputados e deputadas.
    Hoje fico por cà, electricidade esta a oscilar e nao consigo estabilizar a corrente. Eu prometo voltar com o meu comentario de bêbado assim que EMAE resolver esse problema de corrente.

    Juvencio Cristino Bassola

  78. Olimpio Silva

    2 de Julho de 2011 at 9:02

    Meus caros.
    Já chega de tanta ignorância.Antes de escreverem algo investiguem primeiro.
    O A ou B ou C possuir dupla nacionalidade não´é o mais importante. Neste caso o importante é as pessoas renunciarem as outras nacionalidades para concorrer as presidênciais. É assim que diz a lei.
    Ora vejamos.
    Vocês acreditam que na lista dos 9 candidatos que foram aceites pelo tribunal
    todos eles apenas tenhem a nacionalidade Santomense?
    Porque será que Angola recusou enviar para o tribunal constitucional o pedido sobre a nacionalidade de Aurélio Martins e Pinto da Costa?
    Se a lei é para ser cumprida porquê que é só para alguns?
    Andamos todos a brincar a Cabra cega por isso é que o nosso país continua assim.
    E garanto-vos que depois das eleições ficarão a saber quem são os candidatos que apesar de terem dupla nacionalidade foram aceites pelo tribunal constitucional.
    Um bem haja a todos.

  79. Antonio Santos

    2 de Julho de 2011 at 13:05

    Esse STP ñ é UM PAIS, estão todos a brincar com o POVO.
    Publiquem tudo e ñ escondem nada

  80. CARLA CEITA

    2 de Julho de 2011 at 16:50

    Claro António o pais agora esta cada vez com mais quadro, um reitor da minha faculdade estava no debate e desse que são Tomé e Príncipe erra um dos países na erra colonial com muitos analfabetismo que quando procuram alguém com uma formação o Pinto da costa apresentava melhores condições que na altura o Dr.Manuel pinto da costa verteu lágrimas de humilhação por isso que ele sempre apostou na formação enviou muitos com 4 classe para estudar.
    O homem sentiu sozinho os que trabalharão com ele não tinham formação em determinadas árias em que trabalhavam. Eu tenho 28 anos quero muito ver o mandato deste senhor não quero ouvir de muitos ingratos que andai.

    • luisó

      2 de Julho de 2011 at 23:17

      caro amigo
      és um jovem com 28 anos e fico espantado como é possível dares tantos erros no português escrito.
      tenta mais um pouco
      abraço

    • luisó

      2 de Julho de 2011 at 23:18

      correcção: cara jovem…

      ainda por cima dizes que andas na faculdade!

  81. lucya

    2 de Julho de 2011 at 22:41

    deixem o Pinto da Costa, homens como este so se rendem no fim!

  82. Tony Cabral

    2 de Julho de 2011 at 22:44

    Ja havia dito, que muitos deles so apresentaram as suas candidaturas para atrapalhar a jogada e confundir a Democracia!Agora ja começaram a desistir e se juntar ao Sr. Aurelio Martins! Epa, isso é Democracia, ate porque jjuntaram-se ao candidato que acho estar melhor preparado para Governar o nosso amado País!

  83. Silva

    2 de Julho de 2011 at 22:48

    Hum, por isso mesmo que a politica é uma jogada! agora que as eleições ja estõo prestes estao a desistir e se juntar ao “TEMPO NOVO”! politica não presta ya! que ganhe Aurelio Martins ja!

  84. Dos prazeres

    2 de Julho de 2011 at 22:50

    Todos estes que desistiram, se ninguém sabe, juntaram-se ao Sr, Aurélio Martins. Politica não presta afinal de contas!

  85. Braulio

    2 de Julho de 2011 at 22:53

    Começou a separação do trigo ao Jóio! em democracia deve se conter as emoçoes meus caros e futuros candidatos.

  86. Leticia

    2 de Julho de 2011 at 23:09

    Meus Senhores isso já era previsível estas desistências e tantas outras que dentro em breve sairão a tona.Na verdade eu não concordo com essa desordem, onde um qualquer quer ser presidente da Republica, isso mesmo so acontece aqui no nosso país! Por mim, so ficaria Aurelio Martins.

  87. Mafalda

    2 de Julho de 2011 at 23:11

    Ja era tempo de Pinto da Costa também desistir da saga presidencial, deixa os mais novos a endireitar o país!

  88. Tité de la Nón

    2 de Julho de 2011 at 23:15

    Meus senhores têm piedade do nosso povo, sobretudo Pinto da Costa, deixa os mais novos a concorrer pra ver se tirem o país do marasmo que criastes. Aos desistentes que apoiem mesmo o vosso candidato Aurelio Martins.

  89. nacional

    3 de Julho de 2011 at 8:40

    que vença o melhor. um abraço a todos

  90. Digno de Respeito

    3 de Julho de 2011 at 13:12

    Agora resta o namoro nos bastidores entre os excluídos e os 9 candidatos que seguem na corrida afim de redistribuírem os votos de apoio.

    Pelo que parece, entre os excluídos o de apoiantes de L.M. é maior entre entre eles. Logo pode favorecer ou Filinto Costa Alegre, Evaristo de Carvalho ou Abstenção. Logo, esses votos poderão ser decisivos para haver ou não uma segunda volta.

  91. Emigrante

    3 de Julho de 2011 at 18:06

    Povo acorda Muitos falam dos 15 anos em que também la estiveram, ja levam 37 anos da independência mais ninguém fala dos outros 22 anos,hoje eu já sou grandinha sei tirar minhas próprias conclusões PINTO DA COSTA É UM GRANDE PATRÃO UM ESTACULO DE POLITICO
    ÚNICO CAPAZ DE FAZER GRANDES ACORDOS ECONOMICOS AO LOMGO E NO CORTO PRASO

  92. Emigrante

    3 de Julho de 2011 at 18:23

    Quis dezer no longo e no curto de modo desenvolver a economia que esta atrasada.

    Não se esqueçam que Europa esta em crise muitas.
    Muitas ajudas externas há de ser cortadas.

    Ouvi dizer que si o candidato Pinto da Costa ganhar o Nélson Mandela e presidente de Angola e muitos outros vão ajuda-lo a levantar São Tomé e Príncipe, são os mesmo que lhe pediu para candidatar-se… povo acorda beijinhos

  93. Emigrante

    3 de Julho de 2011 at 18:54

    O partido MLSPT/PSD é um partido histórico de movimento de libertação de São Tomé e Príncipe, só facto de pinto da Costa ter saído da Liderança do MLSTP/PSD aquilo ficou uma bandalha todos fazem o que bem lhes pretenderem fazer, todos quem ser mandatários, si no seio do partido esta assim, como que estes candidatos ao de saber liderar São Tomé e Príncipe? Logo 4 do mesmo partido não a união, todos quem o melhor para o seu bolso. Porque que nas legislativa não ouve tantos candidatos ao 1º Ministro?
    Sabem porque! Um 1º ministro tem muito mais responsabilidade do que um presidente da republica, nos somos muito ingratos uns com os outros, hoje quem o Pinto da Costa deu berço Politico estão na praça a lhe chamas nomes, acorda povo acorda.
    No fundo de coração Si ouve-se um outro candidato com maior qualificação curricular eu apoiarias mas como não hás vejo só mi resta o PINTO DA COSTA….VOTEM COM CONFINÇA

  94. Marta

    3 de Julho de 2011 at 19:05

    Quero voltar para ilha de São Tomé e Príncipe, quero voltar para minha terra, estou farta de limpar cu de velhos e limpar chão, estou farta de estar na Europa mas fui de ferias para São Tomé esta pior do que quando eu deixei pela 1º vez . o que será dos nos filhos neste São Tomé é Príncipe em paços de caranguejo ?

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top