Política

Começou oficialmente a caça ao voto

Cartazes dos diversos candidatos às eleições presidenciais de 17 de Julho pintam São Tomé e Príncipe, desde a última madrugada. Todos pedem voto aos eleitores. Comícios e campanha porta a porta vão marcar os próximos dias. 9 candidatos lutam para o cargo de Presidente da República. Mais de 94 mil eleitores no país e na diáspora vão decidir no dia 17 de Julho, sobre o futuro do país.

    16 comentários

16 comentários

  1. alegria

    2 de Julho de 2011 as 16:27

    que vença o melhor. que Deus ajude a todos. força. confesso que gostaria muito ver o Delfim Neves nesta luta. quase todos os politicos santomenses têm duas ou três nacionalidades. enfim…

    • Mario Silva

      2 de Julho de 2011 as 20:41

      Referiste bem Alegria, “quase”…

    • teresa

      4 de Julho de 2011 as 9:38

      sou santomense mais num pais cmo nosso podemos esperar tudo..menos a verdadeira justiçã….també gostaria mt de o ver aqui….

  2. Ernestino

    2 de Julho de 2011 as 17:53

    Espero que a conciência das pessoas não sejas compradas com o dito banho, porque quem fica prejudicado são os Santomenses , volto a repitir o Governo está a nadar sozinho numa aflicção e precisa de salvavida que é a eleição do Srº Drº Manuel Pinto Da Costa ,para relançar nova Cooperação para encontrar mais ajudas económicas e financeira, bens em materiais que possam ser bem utilizados ao interece do povo .Os eleitores devem pensar muito bem a quem vão eleger, porque a idonidade , o reconhecimento internacional conta muito para um Presidente, foi grande erro de STP
    ter eleito o Srº Fradique de Menezes prejudicou muito a nossa imagem no exterior eu tive oportunidade de observar uma Conferência de Grande Lideres Africanos comprimentaran-se uns aos outros mas não nenmhum deles a comprimentar o Presidente Fradique de STP ficou má imagem na TV.Esta eleição teve haver com o erro na decisão do Tribunal ao aceitar aquela candidatura porque o Srº Fradique até tinha dupla Nacionalidade nunca poderia ser presidente da República.

  3. Carlos Capapa

    2 de Julho de 2011 as 21:38

    Aurélio Martins é o melhor para STP.

  4. Mako

    3 de Julho de 2011 as 7:00

    Dizem que Delfin vai enviar comprovativo via fax para resoverem o problema junto ao tribunal? Ele esta em Lisboa e acha que vai conseguir dar volta nisto. Assim vamos ter o OBAMA de volta.

  5. lino

    3 de Julho de 2011 as 10:01

    deixe de lamentar pelo delfim e outros excluidos……a lei a para cumprir.
    Todos sabemos que a justiça em s.tomé e principe nunca funcionou.
    deviam ser sempre assim noutras casos também.
    assim é que é trabalhar senhores jizes!
    força.
    mas têm de ser assim em tudo.

  6. Fe em Jesus

    3 de Julho de 2011 as 15:34

    Filinto e o maior.
    O homem q lutou pela independencia, lutou pela democracia agora luta contra a pobreza e corrupcao. O verdadeiro Santomense.

  7. Isidoro Porto

    3 de Julho de 2011 as 23:16

    Caros compatriotas!

    O Tribunal Constitucional já resolveu parte do problema da dupla nacionalidade. Mas sabemos que ainda pairam sérias suspeitas sobre os restantes candidatos. Cabe aos eleitores ditar a sentença final, excluindo os suspeitos nas urnas. É tão simples quanto isso.

    Recebam o banho quanto baste, mas nas urnas afastem aqueles que:

    1. No poder enviaram apenas os seus a FRANCA, CUBA, TAIWAN, BRASIL, MARROCOS, etc, pois se forem eleitos, farão pior;

    2. Aqueles que desviaram os nossos barcos AMADOR, TRINTA DE SETEMBRO e o ESPANHOL que continuam pescando com bandeiras de São Tomé e Préncipe nos mares dos nossos amigos e não tocam neste assunto, pondo-nos a fome, sem peixe. Se forem eleitos farão pior, Desviarão o nosso navio PRÍNCIPE;

    3. Aqueles que atribuíramm matrículas santomenses a aviões e barcos de grandes portes espalhados pelo mundo, sem sequer fazerem pelos menos uma rota mensal a partir ou para São Tomé e Príncipe, transportando santomenses. Estes são maus negociadores natos. Se forem eleitos continuarão fazendo o mesmo ou pior.

    4. Aqueles que não compareceram voluntàriamente ao tribunal quando foram chamados a fim de provarem a sua inocência. Pois querem ser president, para usarem imunidade presidencial como refúgio.

    Todos aqueles que sentiram-se frustados pelas decisões incompreensíveis dos Tribunais em relação aos presentes candidatos, têm agora a sublime oportunidade de usar os seus votos como recurso a hipotéticas injustiças dos Tribunais, no passado.

    Escolham bem o próximo presidente, para não sentirem defraudados num futuro próximo.

    Escolham alguém que entenda de JUSTICA e DIREITO. Este país precisa acima de tudo de JUSTIÇA. A corrupção, os desvios de bens públicos, o deixa andar, só podem ser sanados com uma justiça e direito funcionais. O primeiro passo para arrumar esta casa, deve ser a elevaçãao da JUSTIÇA e DIREITO a niveis aceitáveis.

    Precisamos de alguém que entenda bem de JUSTIÇA e DIREITO, para orientar, ajudar, aconselhar e cooperar com todos os orgãos de soberania do pais (com base na lei) para que se prime pela JUSTIçA e DIREITO em São Tomé e Príncipe.

    De nada nos servirá a cooperação, o desenvolvimento, o emprego, e outros BLAS, BLAS, BLAS, se não reinar a justiça.

    APOSTEMOS TODOS NA JUSTICA e DIREITO, PARA QUE O BEM SEJA DIVIDIDO PELAS NOSSAS ALDEIAS.

    Que o melhor seja o mais votado.

    03/07/2011

  8. bom gosto

    4 de Julho de 2011 as 7:20

    Que façam uma campanha sem ataques pessoais. sem violência. Um campanha pedagógica e de alto nível.Esquecem o banho e promovam debate de ideias. A comunicação social deve ter grande papel a desempenhar nestas eleições.Escolhem candidatos que possam promover a estabilidade, magistratura de influências, bom relacionamento com o resto do mundo,que seja imparcial, em suma que seja um verdadeiro líder.Não podemos continuar a adiar o país.Que escolham o melhor.
    VIVA DEMOCRACIA.VIVA STP.

  9. Tio Castro

    4 de Julho de 2011 as 10:58

    Em vez de estarmos aqui à pensar em pessoas mais ligadas ao nosso coração, deviamos pensar em pessoas mais ligadas ao interesse do povo santomense. E, quem seria essa pessoa?!!!!!!…
    Quem já pensou, de verdade, em se dedicar à causa dos mais sofridos habitantes de PRAIA PESQUEIRA, yÔ GRANDE, MALANZA, SANTA CATARINA,… sem falar de algumas depend~encias de Eis Roças, ou mesmo daqui bem perto da cidade capital no “Lukumi”?!!!!!!
    Minha gente, esqueçamos um pouco o nosso orgulho pessoal e o tal BANHO, e queiramos, ver, em primeiro lugar, essa Terra mudar de posição. De momento, estou observando, neutro.
    Obrigado

    • Mina Zequentxi

      4 de Julho de 2011 as 15:51

      Meu caros, concordo e aconselho a todos os santomenses a pensarem melhor no bem do povo e so no povo pois todo o ze povinho podera estar em perigo. Os corruptos ganham e os pobres pagam. Lembram-se do Senhor Delfim Neves, quanto e que ele ja roubou ao pais, quanto? Ultimamente foi o caso do STP Trading e anteriormente foram as docas que nunca ninguem soube aonde foi parar tanto dinheiro e que ficou em aguas de bacalhau!! O Povo Santomense TEM A MEMORIA CURTA OU SE CALHAR NEM TEM MEMORIA. Quando esse tal Delfim estiver no poder, vai dar cabo do que ainda resta e os que acham que vao aproveitar por serem amigos estao lixados! Um desonesto daqueles!!! Que queria ser Presidente do Nosso Pais com a Nacionalidade Portuguesa…. por ai ja se ve qual e a “marca” dele. L…. ue lisu!

  10. truquim deçu

    4 de Julho de 2011 as 11:16

    Vamos pensar muito bem no nosso país não vamos deixar as emoções nos levar o país é de todo nós por esta razão estes candidato que apareceram subtamente sabem mesmo a responsabilidade de um presidente? ou querem ser mais um Fradique? quando as coisas saim mal nós todos é que sofremos, compatriotas santomenses mais uma vés estamos co a espingardas nas mãos convem acertarmos muito bem para não valtarmos a lamentar esqueçamos de partidos vamos ver para a nossa terra se nos dinheiro podemos comer avontade mais dia de voto façam aposta certa

  11. a bem do desporto

    4 de Julho de 2011 as 13:08

    Meu caro algria o Delfim é politico a varios anos, se pensou em candidatar-se ao mais alto cargo da nação sabia tambem que possoia dupla nacionalidade.. Não ele mas o Jaime minezes que estavam a tratar do caso do Fradique quando pretendeu candidatar-se as presidenciais em 2001 també tinha que perder a nacionalçidade Belga e o Delfim sabia parece que ele queria pôr a prova os tribunais… por isso aguente morna….

  12. Laura Mendes

    4 de Julho de 2011 as 15:01

    A Caça ao Voto ou ao Pagamento pelo Voto? Fui a um Comício e fiquei escandalizada com a mentalidade do fenómeno banho.

    Acho que se nada fizermos para mudar a situação STP não tem futuro.

    Sinto que a população aproveita as eleições para seguir os exemplos dos políticos mais corruptos, reivindicando o pagamento do seu voto. Este acto demosntra uma grande indiferença perante o futuro do país e uma grande falta de cidadania.

    Penso que o Parlamento e os Tribunais deveriam aprovar leis que proibissem o banho, ou seja, o pagamento de activistas e favores contra a promessa de votos.

    Acho que temos que por um travão ao avanço da IMORALCRACIA em STP porque corremos o risco de eleger somente quem nos paga mais no momento, em detrimento de alguém que possa realmente servir os interesses de todos.

  13. Estudante

    4 de Julho de 2011 as 19:11

    Bem o fenomeno “BANHO” é um mal social
    porém o culpado disso sao os proprios politicos uma vez que foram eles que começaram a subornar os mais volneraveis
    que nao tem ainda a consciencia de que um voto tem muito mais valor do que aquilo que recebem de um partido ou candidatos
    e que um voto convicto e consciente pode mudar o rumo de nosso adorado pais
    por isso apelo pelo voto consciente e convicto e nao um voto fantochico .

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo