Política

Apoiantes de Delfim Neves acreditam que o candidato vai entrar na corrida presidencial

A crença dos apoiantes, ganhou mais vigor, depois do mandatário da candidatura de Delfim Neves o doutor em direito Pascoal Daio, ter depositado esta segunda – feira no Tribunal Constitucional, as provas de renúncia da nacionalidade portuguesa.

Pascoal Daio, disse ao Téla Nón, que as razões que levaram o Tribunal Constitucional, nesta fase preliminar de avaliação das candidaturas, a excluir Delfim Neves da lista foram totalmente atendidas, com a entrega dos documentos comprovativos da renúncia da nacionalidade portuguesa. «É uma reclamação que foi introduzida, e juntamos alguns documentos comprovativos da renúncia. A lei eleitoral diz que os candidatos têm 3 dias para reclamar. Fizemos a reclamação em 2 dias», explicou o mandatário.

Pascoal Daio, precisou ainda que foram depositados no Tribunal Constitucional, a Certidão comprovativa da renúncia de nacionalidade, o assento de nascimento e o respectivo averbamento, que provam a renúncia da nacionalidade portuguesa.

Segundo o mandatário, Delfim Neves deslocou-se a Lisboa-Portugal, exactamente para junto aos serviços de registo portugueses, resolver no mais breve possível, a tramitação da renúncia da nacionalidade portuguesa, que tinha sido solicitada a tais serviços através da Representação Diplomática portuguesa em São Tomé e Príncipe. «O Delfim foi para Lisboa e levou o ofício da embaixada de Portugal. O pedido de renúncia tinha sido enviado à Portugal pela embaixada em São Tomé, na mala diplomática», explicou.

Segundo ainda Pascoal Daio, Delfim Neves levou um documento oficial comprovando que é candidato às eleições presidenciais. Facto que terá levado os serviços de registo de Portugal a acelerar a confirmação da renúncia de nacionalidade portuguesa. «Os registos em Portugal receberam toda a documentação e deram a resposta atempada», pontuou.

O doutor em Direito e mandatário de Delfim Neves, esclareceu ainda que segundo a lei eleitoral, «a lista preliminar de candidatos às eleições presidenciais, publicada em edital, é passível de reclamação», frisou.

O período de reclamação é de 3 dias, adiantou. Segundo ainda a lei eleitoral, prosseguiu Pascoal Daio, só depois de analisadas as reclamações, é que o Tribunal Constitucional, publica a lista definitiva dos candidatos às eleições presidenciais.

Por outro lado, após os 3 dias de reclamação, a lei exige que o Supremo Tribunal de Justiça nas vestes do Tribunal Constitucional, publique a lista definitiva dos candidatos ao cargo de Presidente da República, num prazo de dois dias. «O tribunal deverá dentro de dois dias elaborar a lista definitiva como manda a lei», concluiu o jurista mandatário da candidatura de Delfim Neves. .

Confiante na presença do candidato Delfim Neves, vulgarmente chamado pelos seus apoiantes de “OBAMA”, Pascoal Daio, manifestou-se seguro de que o candidato que tem apoio dos partidos PCD e MDFM-PL, entrará com toda força na caça aos votos, o mais tardar esta sexta – feira.

Abel Veiga

37 Comments

37 Comments

  1. celga

    5 de Julho de 2011 at 13:27

    O OBAMA deve ser canidato parao bem STP, ele veio do povo, e do povo, serve o povo e sempre servirá o povo.
    Abaixo manobras teroristas, stp é de todos e não de um grupo de familiares.

    • JOSE LUIS

      5 de Julho de 2011 at 20:11

      Curioso e a materia do tela non comparando Delfim a Obama. Porque que o tela non nao faz alusao ao facto que muitas vezes e pelos leitores do proprio jornal (tela non) Delfim e citado ca pelos casos de corrupcao ou entao e muitissimas vezes comparado com o comediante brasileiro Tiririca. Granda imparcialidade a vossa.

    • Téla Nón

      6 de Julho de 2011 at 13:23

      O artigo do Téla Nón diz apenas que os apoiantes do Delfim Neves chaman-no de Obama. Tenha atenção ao artigo.

  2. Fe em Jesus

    5 de Julho de 2011 at 13:44

    Chamar Delfim de Obama esta eu nao gostei mas Delfim em STP e o maior por isso e q querem acabar com o homem. Ele vai vencer

    • tiririca

      5 de Julho de 2011 at 19:42

      Delfim = TIRIRICA isso sim. E preciso ser muito amante de dinheiro ou entao muito burro para comparar o licenciado on line com o Dr.obama. Delfim Neves e a maior vergonha e a prova maior de como a corrupcao esta dominando o nosso pais que ja ninguem respeita ninguem. Os valores estao totalmente subvertidos que ate Delfim tem a ousadia de candidatar se as eleicoes depois de tudo que fez com os 5 milhoes do stp tradingpara fugir a justica. E caso para dizer que em terra de pobre quem tem um tostao e Rei

  3. Sóló Cabáua

    5 de Julho de 2011 at 13:50

    É o maior em termos de contas com a justiça e contas a ajustar com o povo de s. Tomé e Principe por ter importado produtos impróprios para o consumo humano e ter importado produtos que as datas de validade não permitiam o tempo minimo de permanencia no mercado.

  4. Politico da Elite Corrupta de STP

    5 de Julho de 2011 at 14:09

    Prova de Renuncia? Só pode ser brincadeira tem que ser o registo da renuncia. O que é isto? Esse é um processo que decorre durante 90 dias assim sendo quem nos garante que daqui a 15 dias o Delfim não manda suspender o processo de renúncia, tal como o senhor Fradique fez.

    Tribunal não deve entrar nessa jogatana, ou Delfim só tem uma nacionalidade ou não?

    Tribunal deve funcionar com evidencias e mais nada, se ainda tem a duas nacionalidade validas, não pode candidatar e ponto final.

    Delfim não pode pensar que dá volta, a tudo e todos e ninguém faz nada.

    Delfim em 2 anos tirar curso superior
    Delfim vem a Portugal a força toda e acha que pode enganar os nossos tribunal.

    Os juízes têm que ter capacidade de resistir a pressão, e mais nada..

    • Fela di bé

      5 de Julho de 2011 at 23:25

      Concordo com o que disseste. Pois, o que é importante verificar é que naltura da apresentação da candidatura o Sr. Delfim Neves tinha ou não 2 nacionalidades. Isto que é fundamental. Não foi nesta última segunda-feira que o Sr Delfim Neves teve conhecimento pela primeira vez que ao candidatar para as eleições presidenciais teria que possuir apenas a nacionalidade são-tomense. Por isso, não adianta vir agora reclamar, porque já conhecemos esse filme e o país pagou em 10 anos, 10 primeiro-ministros.

      Quero esclarecer que não tenho nada contra o Sr. Delfim Neves, apenas acho que o Tribunal deve zelar pelo cumprimento da Lei, que foi feita para ser cumprida por todos!

  5. Lévé-Léngue

    5 de Julho de 2011 at 14:43

    Meus caros,
    Contra factos não há argumentos e, neste caso em particular, cabe aos Tribunais agirem de conformidade com a lei e segundo a consciência do próprio juiz, obviamente respeitando também os princípios morais.
    Portanto, antes de comentarem a favor ou contra, queiram aguadar a decisão definitiva dos Tribunais. Pouco ou nada pode ser feito para impor uma ilegalidade aos santomenses. O que tiver de ser será sim constitucional e nos termos legais.

  6. Cabo

    5 de Julho de 2011 at 14:57

    Delfim = Obama

  7. Mé-Zochi

    5 de Julho de 2011 at 15:09

    Chamar Delfim de OBAMA é no mínimo um insulto ao Verdadeiro e único OBAMA. Delfim andou tanto tempo a roubar o povo que se esqueceu que para ser presidente da republica, era necessário que teria que ter apenas a nacionalidade Santomense.
    Que vergonha, mal chegou ao palácio e já está a cometer trapalhadas que nem o seu Tutor, FM.

    • rostov

      6 de Julho de 2011 at 15:13

      O traficante nunca propõe um policia para lhe suceder. Teria de ser um outro com experiecia de trafico.

  8. África

    5 de Julho de 2011 at 15:15

    Sun eska sóla antaó?!
    Mama ba aua ize ê, papá ba aua stloco ou.
    Ôu, ôu, ôu cá boca bô.
    A cole cu bô?

    SEM VERGONHA!

  9. D.João, Quinto nome da tabela real

    5 de Julho de 2011 at 15:20

    Os apoiantes desse dito Obama, deviam aconselhar o mesmo á prestar conta a justiçam, seria uma grande vitória para ele, e para o povo santomense.

  10. D.João, Quinto nome da tabela real

    5 de Julho de 2011 at 15:21

    justiça, quero eu dizer.

  11. LIMA

    5 de Julho de 2011 at 15:46

    O candidato vencedor já foi escolhido por Deus. O nosso David já está comprovado , por isso deixem de perseguir o delfim neves por inveja. Sejam dinamico e decidido como ele.Puxa esquecem do trading. Não veem como de tanto chamar outro corruptos até os juizes também já ficaram manchados. É prova de Deus para deixaram de acusar inocentes.

  12. ponderação

    5 de Julho de 2011 at 16:05

    É inemaginável o Tribunal aceitar o Delfim como candidato ás eleições presidenciais.A comarca de Lisboa tem o seu requisito próprio de validar e entregar ao interresado Delfim a sua renúnica e isso não ,poderá aconter tão já. O Delfim deverá perder tudo por ser malabarista. Só tenho pena do meu amigo Dr. Pascoal Daio que se mete nessa sujeira
    enfim com dinheiro pago não se brinca mas ele poderá ser mal visto perante pessoas que entendem de integridade humana.
    O Delfim ainda é novo , ele que espere ainda a democracia não acaba hoje, nós todos morreremos e ela prevalecerá, já é um dado adquirido legado pelo Pai Grande.
    Portanto tenho pena do meu amigo Dr. Pascoal Daio estar inserido nesse processo

  13. Osama bin Laden

    5 de Julho de 2011 at 16:05

    Delfim = a Obama, minha gente deixa de Brincadeira, Obama tem dois curso superior (Direito e Ciência politica) tirado directamente numa universidade Americana, Obama não fez curso online com Brasil em dois ano, Obama nunca comprou comida estragada para povo Americano comer, Obama nunca usou 5 milhões para construir uma doca que nem é doca e tomou a maior parte de dinheiro para resolver os seus problemas, têm noção quantas docas pesca podia se fazer com 5 milhões de dólar?

    Obama nunca partiu passeios das cidades Americana e deixou, pegando no resto dinheiro para proveito próprio.

    Como vêem o Delfim Neves não tem nada a ver com verdadeiro Obama nem de perto nem de longe nem a frente nem atrás, nem de lado direito, nem lado esquerdo, nem na massa cinzenta, nem no cabelo, nem em nada..
    Era mais fácil comparar Delfim com Fradique de Menezes, aí sim estaria de acordo convosco..

    Não se pode comprar y e x porque são variáveis que não depende uma da outra, nem são comparáveis..

    Acho igualmente que os juízes do tribunal de STP devem estar acima de todo tipo de habilidades de pessoas como Delfim Neves.
    Delfim é deputado, devia ser o 1º a respeitar as leis que ele próprio aprova na nossa Assembleia.

    Delfim foge a justiça, Delfim faz curso superior online em 2 anos, Delfim compra comida podre, Delfim destrói passeios da cidade, Delfim faz doca, mais que raio.. Alguém tem que parar Delfim porque se não, Delfim pode começar a matar gente e nós aí parado sem poder fazer nada porque senhor tem poder financeiro, finanças essa que todos nós sabemos de onde vem..

    Ou os tribunais começam a pôr as pessoas nos seus devidos lugar, ou então corremos o risco de as pessoas começarem a fazer justiça com as próprias mãos como em Moçambique.

    Por fim Delfim é ainda para todos efeitos legais cidadão Português tal como Aurélio Martins é cidadão Angolano.

  14. vander

    5 de Julho de 2011 at 16:08

    Se sr Delfim tambem poderia ser cadidato na ultima presidesial em portuga! O que acham? Obama nunca tinha dupla nacionalidade. Sera que tribunal virou casa da mae joana ou que?

  15. RosaP

    5 de Julho de 2011 at 16:14

    PELO AMOR DE DEUS…Caro Delfim Neves, melhor coisa que tens que fazer agora é contentar-se com a vida que levas= COMERCIANTE e CELEBRIDADE NO CASO STP TRAIDING…! ja estou farta disto tomara que os tribunais não caiam nesse joguinho sujo de chantagem barrata, dando uma de “candidato do Povo”! Respeito é bom e Povo gosta…Um dia vocês terão o que merecem nesse Sâo tomé, acredite que depois dessas Eleiçoes o povo vai se REVOLTAR!!!

  16. nacional

    5 de Julho de 2011 at 16:22

    estamos perante dois pesos e duas medidas no país. enfim , delfim. força

  17. bom gosto

    5 de Julho de 2011 at 16:51

    Se este senhor mais uma vez ganhar nos tribunais, convém entregar todo ST à ele. Quer dizer que o país não tem justiça, não tem lei. Senão vejamos: Este senhor fez o que fez com os passeios e doca não foi punido;foi protagonista no caso STPTRAIDING não foi punido; o tribunal ordenou ao banco de creditar na sua conta de forma arbitrária a soma de mais de 12 mil milhões de dobras, pela alegada compra de arroz ao antigo governo em que o negócio não foi concretizado.Que poder tem este homem? Não consigo entender.

  18. foça gelo

    5 de Julho de 2011 at 17:06

    Tanto esse apoiante de Delfim o Sr.Pascoal Daio como esse Delfim pensam que podem fazer de tudo com o dinheiro que têm.
    Claro a furia de ser Presidente da República é tanta,O sr.acha-se dono de este País,porque os teus apoiantes que são do PCD e suposto MDFM-PL se fossem pessoas sérias jamais te apoiariam,mas como andam atrás do seu dinheiro de origem totalmente duvidosa é por isso,o Sr. não tem caracter para ser político quanto mais Presidente…
    Se fosses um político de verdade sentarías no banco de réu e comprovar de uma vez para toda que es inocente e não estar aqui enganando coitados e ignorantes que te dão ouvido.Simplesmente refugias-te na imunidade parlamentar.Tens vários casos de corrupção como STP Trading,Doca de pescas, passeios e outros casos e portanto num país sério de juízes sérios e que naõse vendam o único lugar que te merece é cadeia central.Mas como o nosso Tribunal é pessímo, nunca se praticou a justiça, os juízes são corruptos é por isso mandas tantas boca, mas um dia este povo de tanta revolta vai fazer a justiça com as suas própias mãos.
    E tinha que ser o Pascoal Daio o seu mandatário, claro é seu advocado de Stp-Trading.Podem brincar com este povo mas estou seguro que um dia vamos brincar com vocês todos incuindo os Tribunais porque vocês estão ricos roubando este povo, é o que têm feito até então,com casas por todo o lado,Quintas, terrenos,carros de ultimo grito,viagens e o povo a morrer faltando-lhe muitas vezes um pão para comer, uma banana,azeite,óleo arroz, peixe,coisa mínima que precisam enquanto que estes senhores e os juízes gastam em meninas que andam por aqui.
    Um dia faremmos a justiça com as nossas mãos, estou quase que isto aconteça, porque vou fazer parte dela,nem que tenho que morrer…..

    • Paú-felado

      6 de Julho de 2011 at 8:28

      Subscrevo em baixo.

  19. joana costa

    5 de Julho de 2011 at 17:48

    Delfim Neves, podes estar tranquilo. Vais ganhar as eleições. Todo esse comentario e impedimento contra ti, deve-se ao facto da tua popularidade junto do povo. O Patrice está com muito medo. Evaristo Carvalho não arranca, porque ele esta nestas eleições sem vontade própria. Delfim PRESIDENTE . Patrice vai ter que ir ao Palacio para o despacho semanal com o Delfim. De resto o ADI não pode ter tudo. Parlamento, Governo e Presidencia da República. Deve haver um contra poder forte. Esse contra-poder é Delfim Neves.

  20. MÉ SOLO

    5 de Julho de 2011 at 18:22

    Caros Amigos,
    Será que a tramitação do processo de renuncia de NACIONALIDADE em Portugal ocorre assim com tanta rapidez?

    Não sei não.

    Como o DN esta habituado a dar volta por cima, espero que o Tribunal esteja atento e firme mandando confirmar a veracidade do doc. apresentado pelo seu mandatário, senão o DF irá mais uma vez rir-se de todas e todos como nos casos:STP TRADING e
    ARROZ DE JAPÃO que ainda processou o estado São Tomense.

    O Homem é um ganhador, Ganha tudo.

    Espero que desta vez o seu DUQUE DE PAU não lhe dê vitória.

  21. Mafili

    5 de Julho de 2011 at 19:12

    Independentemente da comparação do candidato Delfim Neves com Obama, o senhor esta a cumprir escrupulosamente a lei nesse caso.
    Quem tem duvidas, é so consultar a Lei Eleitoral de STP.
    Em vez que escreverem sobre aquilo que não sabem….Podem até não gostar do senhor, podem ate achar que ele não tem perfil para ser Presidente…aceito.
    Façamos as nossas ideias valer no dia 17, pois é nas urnas quwe nos devemos pronunciar. Relativamente a Formação do candidato Delfim( ele até fez o curso), mas mesmo que não tivesse feito…e depois?
    Lula da Silva tambem foi acusado pelos seus opositores de ser analfabeto académico, mas olhem o resultado…deu uma chicotada de governação a todos os doutores, engenheiros, etc, etc.
    Longe de mim comparar Delfim ao Lula….
    Mas quem sabe…cada homem é um homem, cada cabeça é uma cabeça.
    E assim vai o nosso STP.
    Quanto a mim, não tenho receio de dizer que tenho uma simpatia por ele e que acredito que pode fazer alguma coisa por STP.
    E assim vai o nosso STP

  22. Mak

    5 de Julho de 2011 at 21:46

    O nosso tribunal nao pode deixar ser fintado pelas manobras de Delfim. O Homen est excluido e ponto final. Porque nao mostrou o comprovativo no memento em q entregou o processo? Nao sabias q quem tem dupla nacionalidade nao deve ser Presidente? O tribunal nao e bobo. Tribunal nao deve aceitar esse documento de Delfim. Cometeu espera.

  23. Francisca Cara Linda

    5 de Julho de 2011 at 22:39

    Fradique “Light” já começou com confusão. Para alem do problema de dupla nacionalidade, terá também que resolver o da dupla personalidade.

  24. Paracetamol 500mg

    5 de Julho de 2011 at 23:57

    Falsificar documento português dá cadeia. E seria bom, que o delfim mostrasse ao público o tal misterioso documento.

  25. zeme almeida

    6 de Julho de 2011 at 1:56

    Nao espera dessa do Dr.Palcoal Daio,em deixar ser manipulado pelo Delfim Neves!O dinheiro fala muito alto.Senhor Dr,Pascoal e um jurista com qualidade na nossa praca a deixar-se ser manobrado pelo Delfim Neves?Depois deste senhor ser presidente,o senhor sente-se confortavel a receber ordem dele?Valha me Deus o mundo esta de pernas pra o ar.Viva RDSTP

  26. zeme almeida

    6 de Julho de 2011 at 1:58

    Quero dizer{Dr.Pascoal Daio}

  27. mae preta

    6 de Julho de 2011 at 8:45

    A vida tem das suas.Aqueles que vivem acreditando na mudança, simplesmente o terao e viverao. Por isso, Delfim vai em frente que mesmo este pouco nº de povo que te quer, tem esperança que um mundo melhor teremos contigo na presidencia. Viva Delfim Neves.

  28. Estudante

    6 de Julho de 2011 at 10:03

    se o Delfim regressar as eleições
    então a nossa constituição foi revista “revisão” porque a actual é bem clara no que refere a este caso
    ” cidadão de origem e que não possua outra nacionalidade”
    viva a DEMOCRACIA

  29. Zito

    6 de Julho de 2011 at 10:13

    é isso ai os tribunais e os juízes têm que resistir, não podem ceder a pressão. as regras devem ser aplicadas e identicas pra tds, seja la quem for, tem que cumprir tds os requisitos.
    e não entendo pq o “Indice de Corrupção” não faz parte dos requisitos. Assim alguns dos candidatos não seriam sequer candidatos, mas sim prisoneiros e obrigados a pagarem uma bela multa, pelo bem do nosso povo.
    Bem haja! Força STP
    Zito

  30. This book belong to me

    6 de Julho de 2011 at 13:23

    Obama não faz assalto aos correios nem em São josé. Praça….

  31. joel vaz

    6 de Julho de 2011 at 13:36

    olha sinceramente não sei até onde vai o bom senso dos magistrado dese país.Porquê que só no meio da campanha é que vieram com esse estratégia para tirar o nosso candidato da corrida ao palácio rosa?Mesmo assim nós vamos conseguir derubar todos eles .O nosso Obama será assim o Presidente desse país,para um bem estar do nosso povo.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top