Política

“O povo chama pelo pai grande” na campanha de Pinto da Costa em Lembá

“Pai Grande” foi a expressão mais ouvida durante o terceiro dia de campanha de Manuel Pinto da Costa dedicado ao distrito de Lembá onde uma onda de entusiasmo acompanhou o candidato.

Foi desta forma que muitos populares se dirigiram ao candidato quando se aproximavam para o cumprimentar e incentivar o que obrigou a caravana composta por várias viaturas e mais de uma centena de motoqueiros a fazer paragens não programadas.

Revelando uma forma física de fazer inveja a muitos jovens, Pinto da Costa passou pelas roças de Lembá, Diogo Vaz, Ribeira funda, Ribeira Palma, Ponta Figo, pela vila de Santa Catarina e pela cidade de Neves, numa jornada que começou de manhã e terminou já de noite escura.

O antigo presidente e candidato às eleições presidenciais, andou a pé, dançou ao som de músicas tradicionais e foi obrigado, várias vezes, a subir ao estrado da camionete de som para falar aos populares.

Pinto da Costa prometeu ajudar o governo a cumprir a legislatura para desta forma poder “encontrar soluções para as dificuldades que o país atravessa” e para acabar com a “falta de tempo” dos sucessivos governos nos últimos anos.

A luta contra a corrupção “que desvia para os bolsos de alguns os recursos que são de todos” foi uma constante em todos os seus discursos em que prometeu também Ser “o presidente de todos os Santomenses” caso seja eleito no próximo dia 17 de Julho.

Acompanhado várias vezes pelo coro dos populares a gritar “já ganhou, já ganhou”, Pinto da Costa sublinhou ainda, na generosa, a “injustiça” que os cabo-verdianos sofreram quando em 1991 lhes foi retirado direito de voto prometendo unir todos na luta contra a pobreza que elegeu como o grande desígnio nacional para a próxima década.

Abel Veiga

    96 comentários

96 comentários

  1. Fe em Jesus

    5 de Julho de 2011 as 14:22

    Pinto tem a sua popularidade e isto nao m espanta, ate diabo tem gente quanto mais um ser humano mesmo sendo ma raca, quando o pinto tinha faca queijo e pao nao fez nenhum durante 15 anos, agora q o presidente e um corta fita e que ele quer trabalhar, Pinto nao engana o povo por favor. Obrigado

    • Conde de Monte Cristo

      5 de Julho de 2011 as 14:55

      Meu carrissimo irmao Fe em Jesus
      Eu compartilho cotigo essa mesma dor!
      Essa dor que a miseria, o sofrimento e a ignorancia,tornou dela o povo insensivel e insensato, tomando o joio pelo trigo e o centeio pela cevada.
      Ja uma vez o povo mandou soltar o Barrabraz e crucificar Jesus!

      • Conde de Monte Cristo

        5 de Julho de 2011 as 15:19

        O Povo de Tiraponha!
        Esse povo nao sabe o que quer!
        Ultimamente esse povo cantava ” O povo poe o povo tira”. Agora o povo canta ” O povo tira o povo poe”. Francamente esse povo faz me lembrar de uma senhora muito divertida que se chamava de tira-ponha!
        Amanha advinha o que povo ira cantar!?
        Basta um pequeno banho ( nao aquele de caneca que Fardique disse ter tomado no Principe),aquele de tamanho da tampa de bule, com umas musicas aquecidas e bem alta, eles irao de novo cantar! ” O povo poe o povo tira” E assim ira a nossa democracia e a viada coitadinha desse nosso povo.

        • Diana

          5 de Julho de 2011 as 22:34

          pois… é

          porque no dia que quiser essa malta nao terá mais espaço…nem o banho vai resultar.

    • davila dote maduque

      5 de Julho de 2011 as 15:53

      Quando falares, procura que as tuas palavras sejam melhores que o silêncio. Cuidado srº (Fé em Jesus) este seu comentário terá só a ver c/ o nome ou é uma questão também de formação/EDUCAÇÃO?
      Conhecias o país real naquele tempo?
      Achas que farias melhor?
      O que se fez depois da saída do PC, a não ser enriquecimento injusto!
      O País foi saqueado…
      As condições históricas e concretas não permitiam fazer muito diferente do que se fez, era necessária uma boa gestão para se poder aguentar o país naquele tempo, aliás, era um país mais justo e com uma melhor distribuição de recurso que estes anos todos, os teus argumentos são facilmente refutáveis…obrigado

      • Diana

        5 de Julho de 2011 as 22:37

        davila.

        Achas que se esse pais real tivesse jovens formados, mulheres com emprego, e chances na vida, teríamos esta cambada de pobres que está nas roças…

        PAI Grande é uma Grande nome…mas tudo tem de pequeno este pinto.

        • davila dote maduque

          6 de Julho de 2011 as 8:49

          Pode-se notar uma massa crítica a tudo o que envolve o nome do Sr. PC, esquecendo-se da real situação do País. Há vinte anos atrás em STP, tinha-mos poucos senhores com tão poder aquisitivo no, aliás, até poderíamos conta-los, hoje em STP, existem dois países, um dos que têm dinheiro, que já nem sei quantos, porque são muitos, e outros que seguem na miséria extrema. Agora pergunto qual é o “Bum” que STP deu para que haja tanta gente vivendo a grande (veículos de luxo, viagens periódicas com os familiares, e conta bancária saudável).
          Não se pode descartar que estamos num mundo globalizado e de economia dinâmica, mas não obstante o desfile de poder que se vê em STP, não corresponde com aquilo que o País pode oferecer aos seus filhos, e tudo isso começou nos anos 90…Nessa esteira de ideia, quero perguntar aos críticos do Dr. Manuel Pinto da Costa, se de facto ele é o todo culpado de tudo isso?
          A saída do PC abriu caminho a uma avalanche desmedida de corrupção, é essa a democracia que alguns ainda proclamam?
          Têm medo do PC porque?
          Já agora aproveito para lembrar aos críticos (preguiçosos), que estamos num regime democrático, portanto quem governa é o governo, o PR, é somente alguém que poderá ajudar com seus pareceres e disciplinar quando for chamado.
          O que fez os Senhores Miguel Trovoada e o Fradique de Menezes para STP, se não criar condições para a corrupção e desordem pública?

        • Jose do riboque

          6 de Julho de 2011 as 12:31

          Quando não conhecemos a nossa própria história ou do nosso pais .. Ficamos numa zona de penumbra , tomando mentiras por meias verdades . Achas que jovens não foram formados ou enviados para formação durante a primeira republica? Durante a primeira , todos os quisessem novos , velhos , homens , mulheres tinham acesso a campanha massiva de alfabetização … Devemos ser conhecedor daquilo que falamos … Felicidades

          • Diana

            6 de Julho de 2011 as 16:49

            Claro que foram.

            Quantos? Qual é a percentagem? Qual é a percentagem deles que são do Principe ou das roças.
            Não é por si que até tem acesso à internet, etc. Mas é mesmo por eles com quem vivi e vi como vivem.
            Ninguém fez nada por eles, muito menos o Pinto da Costa.

            Sabes quantos cabo verde formou?

            A diferença grande entre nós e eles são as pessoas.

            Se não forem fracas em ideias, nunca valorizavam um homem fraco em ideias.

            Não te preocupes.

            Daqui a dez anos vamos voltar a falar.

            Quem compra um carro novo sabe onde vai, quem compra um usado fora de moda também sabe onde vai.

            Felicidades iqualmente.

  2. Santola

    5 de Julho de 2011 as 14:46

    lol fé em jesus. vai reza que se calhar é a melhor coisa que tu faz.

  3. condores

    5 de Julho de 2011 as 14:51

    procura conhecer bem a história e depois falar.qualquer um q assumisse o poder após a independecia faria o mesmo. aqueles q etão a concorrer juntamente com o Pinto estão em melhor posição em relação a ele? não tenho duvida q Pinto da costa vai ganhar. vai ser novamente o presidente da nação santomense.

    • Diana

      5 de Julho de 2011 as 22:40

      O FILINTO Não. foi expulso daqui porque os Pintos e Cia tinham medo dos rapazes…inventaram que eles eram terroristas.

      E agora?
      Tu que achas que o Pinto não é o chefe da malta vai perguntar em Vista Alegre quem é dono daquele palácio

    • Fijalatao

      6 de Julho de 2011 as 1:22

      Ka fadínem êlê…bô tendê Condores!

  4. Lévé-Léngue

    5 de Julho de 2011 as 14:57

    De volta ao recomeço?!?
    Este Homem esteve no poder durante 15 anos, calou-se por 20 anos para escever um único livro e agora aparece para perpetuar?? Será que não se contenta com o que já tem para a sua reforma?
    Tenho algum receio, pois já foi perdedor por duas vezes porquê insiste tanto??? Sun tê téma!!!
    O povo quer mesmo alguém que lhe devolva a esperança e não quem queira amnistia ou ajuste de contas.

    Obs. A outra parte desse comentário será postada no dia 18 de Julho.

    • Fijalatao

      6 de Julho de 2011 as 1:19

      Ainda não se esqueceu os 15 anos! Credo. estamos em plena democracia e a melhor democracia africana!,,,

      • Lévé-Léngue

        6 de Julho de 2011 as 8:46

        Melhor democracia? Por acaso tens noção disso que falas?
        Concordaria plenamente consigo, se dissesses que somos o povo mais humilde de áfrica. O nosso regime democrático, na prática, é um autêntico escândalo… Convenhamos!!! Dá gosto de viver nesta Terra só porque Deus olha por nós.

      • Diana

        6 de Julho de 2011 as 17:37

        Se e democracia onde estão os debates na TV?

  5. coacu maquita

    5 de Julho de 2011 as 15:00

    E isso mesmo que o povo quer unir as forço para acabar com corrupção injustiçao social e continuidade de governo porquer foi eleito pelo povo para um mandato de quatro ano e nao pelo meses ou ano, força pinto avança esta ganho.

  6. MAKITA

    5 de Julho de 2011 as 15:38

    o Pinto é diabo mascarado.Neste momento quem acreditar nesse sr ,esta a perder o seu tempo.De certo será se esse sr ganhar estas eleições o povo vai ver diabo com 4 patas a vangueirar em STP.Será o fim de STP tenho dito.

    • ECAS

      5 de Julho de 2011 as 16:07

      Será que o diabo é mesmo tão feio como nos fazem crêr, ou é uma ilusão das nossas mentes confusas e desenformadas.

      A voz do povo falará mais alto no dia 17 de Julho!

      Haja paz de espírito na nação Santomense,
      Que o Santo Tomé poderoso enterceda por nós.
      Sou um cego e ignorante, ñ sei quem está a dizer a verdade!

      • Lidia

        14 de Julho de 2011 as 3:44

        AMEN! AMEN!

    • Nguê Tela

      5 de Julho de 2011 as 19:15

      meu caro/a Makita
      pergunto eu a vc já viste alguma vêz o diabo?
      Nós nunca podemos dizer o que não vimos porque ficamos sem testemunhar e se não temos testemunho não podemos condenar.
      coloque no seu lugar no sentimento o que sentirias.

    • leonel pinto

      6 de Julho de 2011 as 16:38

      Com todo respeito, será que o sr, não vê que o país andou vinte anos para trás? Convenhamos tentar ver bem as coisas depois fazer comentários dignos e construtivos. Já passaram vinte anos:
      Pergunto ao sr. o que é que o sr. Miguel Trovoada e o sr. Fradique de Menezes fizeram para o bem do povo e de STP?
      Convenhamos dizer as verdades.Com esses dois últimos presidentes o país sofreu um decréscimo brutal, quer a nível nacional e internacional.O sr. makita tem falta de conhecimentos porque se, o tivesse não falaria no diabo porque não o conhece. haja paz e saúde para todos.

  7. carlos

    5 de Julho de 2011 as 16:00

    makita conheces diabo como fala de um jeito parece k és um dele

  8. ECAS

    5 de Julho de 2011 as 16:01

    É inquestionavel a popularidade crescente do Pinto da Costa nesta corrida.
    Só peço porque é importante para a saúde da nossa sociedade “STP”, que o nosso Candidato Pinto da Costa começe a exibir a sua mulher/companheira, sabemos todos que ele é viúvo, mas passado estes anos depois da morte daquela que foi sua esposa Dna Amélia Pinto da Costa, ñ será uma ofença a memória da malugrada, arranjar uma outra companheira. No meu entender, muito pelo contrário, quem ama dá liberdade outro de ser feliz mesmo que seja com outro(a).
    As famílias do nosso país estão em crise e consequentemente a nossa sociedade ñ podia reflectir de outra forma. É necessário que dentre outras coisas, que os nossos Dirigentes seja politicos e outros, começem a exibir e valorizando as suas famílias. A promoção da família deve começar com o Presidente da República e abranger aos demais dirigentes nacionais.
    Não se esqueçam que a família nos completa!

    • Fijalatao

      6 de Julho de 2011 as 1:12

      A razão está bem patente do seu lado amigo ECAS. mas neste momento, acho que o candidato não tem tempo nem sequer para coçar a cabeça quanto mais namorar! Deixe neste momento da vida privada e íntima de cada um e a coloquemos no dia 18 ou 19 de Julho em diante, OK…
      Um abraço,

    • Conde de Monte Cristo

      6 de Julho de 2011 as 14:41

      Entao o Pinto ira a Amelia com Leite da Rita!

  9. unidos

    5 de Julho de 2011 as 16:08

    Pinto da Costa nao vai ganhar o povo na e burro. Quando ele tinha saude e poder que lhe facultava para fazer o que esta prometendo nao o fez. Che! agora que ele esta velho sem grandes poder que vai fazer. Nada, nao caiem nisso.

  10. nacional

    5 de Julho de 2011 as 16:11

    meu Deus …

  11. João

    5 de Julho de 2011 as 16:12

    “Pai grande” diz e dirá todos aqueles que não sabem o que é a morte, o que é a tortura, o que é a separação de familias, etc. Por isso, votem nele e depois saberão…eu é que não
    João

    • Fijalatao

      6 de Julho de 2011 as 1:05

      Leia na constituição, o que é viver num regime semi-presdencial! Não faça confusão.

  12. SANTOLA ORIGINAL

    5 de Julho de 2011 as 16:32

    MAs quem sera! MAs quem sera! o pai do povo santomense, não tenho duvida é PINTO DA COSTA,DEUS É GRANDE O SER CHEGA LÁ, VIVA VIVA CAMADA

  13. Emigrante

    5 de Julho de 2011 as 16:37

    o maior sofrimento do povo santomense fui nos 22anos sem o Pinto da costa, VIVA Dr. Manuel Pinto da costa, sem o senhor o pais esta uma bandalha politica, beijo crande meu povo, vota com FÉ no PINTO DA COSTA.

    • Observador

      5 de Julho de 2011 as 16:55

      Dr. Manuel Pinto da Costa.
      O sr. é pai grande mesmo!
      Só o senhor pode ajudar este povo a vbencer a pobreza!

      • bom gosto

        5 de Julho de 2011 as 17:11

        Vamos ver!

  14. CARLA

    5 de Julho de 2011 as 16:42

    SÓ O Sr para salvar este Pais..o povo esta a confiar em si NÃO Nus DECEPCIONE, como os outros Força PAI GRANDE

  15. Carlos Ceita

    5 de Julho de 2011 as 17:16

    Meus caros amigos

    Esse senhor (qual salvador/pai da pátria qual quê?) não vai ter poder executivo para fazer seja lá o que for. E o seu partido (MLSTP/PSD) com muitas responsabilidades na actual situação diga-se e mesmo assim esteve calado durante décadas. Mas tem todas as possibilidades de ganhar estas eleições devido ao egoísmo e falta de bom senso de muitos dos seus adversários concorrentes dos chamados família da mudança.
    Um país nestes 20 anos de democracia marcada pelos inúmeros casos de corrupção e impunidade a multiplicação de candidatos só serve para irritar os santomenses.

    Abraços e boa campanha
    PS: já agora gostaria de saber se é que alguém me pode informar. Será que esses candidatos já se debateram sobre as suas propostas com é normal numa democracia?

  16. MÉ SOLO

    5 de Julho de 2011 as 17:29

    Niguém nasce mau e morre mau.

    Cada um de nós temos os nossos defeitos e feitios. Costuma-se dizer que o defeito corrigi-se o feitio não. Por isso esperemos que o tempo tenha ajudado o Drº PC a redemir dos erros do passado e que esteja a medida do desejo dos São Tomenses que nele irão votar.

    Que ganhe aquele que com o seu programa consiga convercer os eleitores.

    • Fausto

      6 de Julho de 2011 as 7:51

      Convencer os eleitores ou pagar os eleitores? Cresce e aparece estamos em STP, queremos é trocar o nosso voto por duas cervejas. O futuro é hoje! Nós somos os dirigentes os dirigentes somos nós!

  17. Frutinho

    5 de Julho de 2011 as 17:32

    o sorriso do pinto é falso,é o maior inimigo do povo, tu matrataste tanto os nossos familiares na decada de 1980 endiante, pontopé dan giba

  18. luisó

    5 de Julho de 2011 as 17:59

    DO MAL O MELHOR!!!!!!
    mas não se esqueçam que agora o sistema não é presidencialista e sim semi-presidencialista ou seja ele ou outro não vai governar nem terá poder para isso, a menos que no meio da travessia dê golpe e volte ao antigamente, o que não acho provável e é impensável nos dias de hoje.
    por isso não cantem e não façam festa por ele ou outro se se remeter aos seus poderes constitucionais apenas vai ficar a ver o comboio passar como o fradique porque quem governa, mal ou bem, é o governo e a assembleia nacional que produz as leis do país e o fiscaliza.
    por isso não estou a ver o que é que o pinto ou outro vão fazer….
    fui.

  19. Digno de Respeito

    5 de Julho de 2011 as 18:17

    Caros,

    Sendo PC ou QS (quem seja), nada melhor fará sem a consertação com o Governo. Acho que as pessoas andam confundidas naquela altura o PR tinha poder para tudo (des)fazer, hoje, temos outras estruturas orgânicas do País onde o respeito parece querer preservar institucionalmente.

    Não me parece que os “vícios” da idade adulta possam ser facilmente moldados. A globalização, dá outra dinâmica e as questões como a soberania, aspectos (trasn)fronteiriços são cada vez comuns na política transatlântica. Por isso, o existe várias organizações internacionais que fazem a ponte com os Estados para o bem da Nação Global. Significa dizer que tanto as políticas do Ambiente, Pescas Direitos Humanos e os Tribunais Internacionais estão cada vez mais atentos aos malefícios e os malfeitores pelo direito, dever, responsabilidade e a liberdade da humanidade. Embora se perceba o contexto e as circunstâncias, existe uma relação entre o tempo,o espaço,o ser e o fazer…

  20. santoespirito

    5 de Julho de 2011 as 19:49

    meus caros amigos e compatriotas, não e por muito falar que se entende, mas poucas palavras basta.antes de começar a criticar alguém, primeiramente devemos ver se nos somos perfeito.quem tem direito de criticar alguém e quem que nao erra. (DEUS). todos nos santomenses devemos ter consciência. quando o pc assumiu presidência de stp no ano de 1975, o pais era um pais jovem rescen-formado.o pais tinha acabado de desmamar do governo português para ser um pais independente.e nesta fase inicial não era fácil governar um pais dessa maneira.1- nesse tempo stp não tinha recursos financeiro capaz de sustentar a si mesmo. 2- stp era um pais pobre, que necessitava de apoio de outro pais. foi assim que o pc começou a fazer acordos com uns países principalmente a china em buscar de apoio.o pc fez tudo o que podia fazer nessa fase.se durante os 15 anos do seu mandato se ele cometeu algun erro, e normal pk nenhun ser humano e perfeito. e com o erro que se aprende.quem me garantia que um outro presidente iria desenvolver stp num periodo de 15 anos? temos que dar graca a DEUS pk em stp não se morre de fome. há muitos países aqui pior k stp. e devemos enaltecer a coragem de pc em assumir a presidência nessa altura.

  21. Mafili

    5 de Julho de 2011 as 20:15

    Muito bem Pinto da Costa força ai….
    claro que estou a ser sarcástica….
    é bom que venças para começares a dar chibatada a esse povo que tem memória curta.Ja se esqueceram de todo o mal que fizeste…..podes alegar que as circunstâncias permitiram tal……muito bem.
    O povo quer ordem?muito bem dálhes com chicote, manda chamar os FAPULAS de novo.
    queres re redimir?ou queres vingar-te?

  22. Emigrante

    5 de Julho de 2011 as 21:21

    Tiveste la naquela altura? como podes afirmar isso! nos seres humanos somos muitos cobiçosos, Hoje sou grandinha tenho outra visão do passado, e pode comprovar que a verdade era outra.

    Quem trabalhou com o PINTO DA COSTA NAQUELA ALTURA É QUE DENECRIU A BOA IMAGEM DO HOMEM, tirem as coclusoes o que esta passar no seio do partido MLSTP/PSD não a entendimentos entre eles, lixa-se uns aos outros tudo devido o poder, muitos no MLSTP/PSD são falsos não gostão do pinto da costa, ele metia ordem.

    NO DIA 17 DE JULHO VOTEM COM CONFINÇA no PINTO DA COSTA

  23. Mak

    5 de Julho de 2011 as 21:28

    Tela non esta a fazer campanha para Pinto da Costa. Sera que outros candidatos tambem nao teem povo. Porque q tela non tb nao mostra? Tela non cuidado para nao cair em discredito? Assim e campanha. Abaixo Pinto da Costa. Viva todos outros candidatos.

  24. Cabo

    5 de Julho de 2011 as 21:40

    Quem e pai grande Pinto Da Costa ou Victor Monteiro!!!

  25. stp_sempre

    5 de Julho de 2011 as 22:13

    Se Pinto da Costa ganha essas eleiçoes é sinal que o povo santomense tem memoria curta, pois pelo andar da caroagem já se sabe quem vem dentro. Aquele que fizer uma boa avaliação dos candidatos jamais votará no Pinto da Costa, alias, ele será´a ultima opção. Só aqueles que viveram as suas custas e que querem voltar a viver vontará neste senhor. Deus não há de ser tão mau com o povo santomense, o povo não merece!

  26. hardy

    5 de Julho de 2011 as 22:29

    meus caro eleitor nao podemos cometer o mesmo erro com a mesma pessoa porque seria burrisse de mais.abraço

  27. Diana

    5 de Julho de 2011 as 22:58

    Cabo Verde está sempre a crescer…entretanto não precisou de nenhum Pai Grande.

    • Fijalatao

      6 de Julho de 2011 as 0:59

      Só quem não conhece a história de Cabo Verde pode falar como a Diana. A Diana deve ter uma idade que ronda os vinte e poucos anos por isso a sua ingenuidade merece respeito, embora a Diana devesse ler mais sobre as historias dos PALOP’s, principalmente a de Cabo Verde. Diana, após a 2ª República em Cabo Verde o partido MPD governou uns anos e cometeu várias atrocidades politicas que lhes valeu uma derrota que colocou de novo o PAICV no poder com o primeiro Ministro José Maria Neves e o antigo primeiro ministro Pedro Pires que assumiu a presidência tornando assim o PAI GRANDE DE CABO VERDE que estabilizou o país politicamente e socialmente até os dias de hoje.
      Querida Diana, não acompanhe os outros agindo com o coração e não com o cérebro! Vai pela razão, pelo conhecimento e pelo saber das coisas.
      Se a importunei, peço as minhas desculpas e um até já.

    • Aglm

      6 de Julho de 2011 as 12:09

      A politica varia. os caboverdiano sao compreencivel nao sao pregicosos..

  28. Emigrante

    5 de Julho de 2011 as 23:48

    Até então não ouve ninguém que possa fazer algo melhor que ele para o S.T.P, QUE CULPA TEM O POVO si serão 2 oportunidades 4 mandatos e o pais esta pior do que antes..mas vale voltar a base ao 1º marido VIVA VIVA CAMARADA PINTO COSTA

  29. Fijalatao

    6 de Julho de 2011 as 0:46

    Aquí vimos e está a vista de todos, a presença,o carisma e o perfil de um verdadeiro candidato e de um futuro Presidente capaz de nos representar aqui e no exterior e de cara levantada para que quem não o conhece interroga; quem é aquele? É o Presidente de um país pequeno de África chamado S.Tomé e Príncipe. Não vamos estar a comentar mais o que já foi comentado! Vamos agora ajudar este homem a cumprir o que ele não pude cumprir durante os 15 anos do seu primeiro mandato. Esqueçam as querelas domésticas, porque não direi politicas porque não tem este mérito político vários tipos de comentários. Não se deixem levar pelo ódio, pela reserva e pela compra de consciência com os vossos próprios dinheiros, de suor e sofrimento.
    Em S.Tomé e príncipe 10 anos parecem uma eternidade; mas passa-se rápido! E esses 10 anos serão anos de estabilidade social, política, económica,educacional e civilizacional, entrega do poder ao povo para uma vida melhor em termos de saúde, Higiene, estética e beleza do país que temos que irá respirar de novo todo este tipo de vida que já viveu durante os primeiros 15 anos da nossa República. Ver essa manifestação bem patente a vista de todos é sinal que o nosso “manel” continua ser Manuel Pinto da Costa!
    Espero recebê-lo na diáspora para lhe dar um abraço; abraço de sorte.

  30. Lua Quarto Crescente

    6 de Julho de 2011 as 1:15

    Boas?Tem a fé e a certeza que Pinto da Costa ganha esse embate na primeira volta…..No meu ver, o Pinto da Costa é mal menor,no meio dos bandidos,ha sempre nenos bandidos,no meio dos mentirosos,ha sempre nenos mentirosos,nao existe nenhum politico Santomense serio e honesto….o unico que era ja faleceu….”Francisco Silva”antigo presidente da Assembleia…..de resto, vois sois bandos de mentirosos e falsos…..é nesta otica que o Pinto este monento é a pessoa ideal….vote no mal menor Santolas…..a Lua esta a crescer….

  31. zeme almeida

    6 de Julho de 2011 as 1:36

    Haver vamos.Pena e que parte desta populacao nunca constitui uma victoria para qualquer candidato.A primeira sao poucos e tem sido facil a ser enganado pelos senhores do MLSTP.Despertai caros compatriotas das zonas Sul e Norte.A victoria esta em Agua-Grande e Me-Zochi.Aqui e que sai o solfao.No dia 17 e que vamos medir a forca.O Povo unido a reccao nao passara.

  32. Pedro Barros

    6 de Julho de 2011 as 2:00

    Pinto da Costa é um homem honesto. Não está envolvido em nenhum escândalo nacional nem existe contra ele qualquer suspeita sequer, que tenha estado envolvido em actos de corrupção ou de se ter enriquecido à custa de apropriação ilícita de bens públicos, é nesta óptica que tenho a consciência de que ele será um grande combatente da corrupção e no dia 17 devemos todos votar PINTO DA COSTA

  33. Filipe Samba

    6 de Julho de 2011 as 5:45

    Todos merecem a vitória mas, só um triunfante
    Não vejo nada de mal nesta figura (Dr. Pinto da Costa)
    Não se esqueçam, que nas roças onde visitou também vivem os descendentes de Angola.
    Apesar, de o regime ter ocultado, falsificado e destruído todo a documentação dos roceiros angolanos nos arquivos, com objectivo de manipular a opinião publica internacional

  34. lino

    6 de Julho de 2011 as 6:36

    nao se iludam meus senhores!!
    não existe programa algum. nenhum deles tem programa.
    cada um quer é sentar-se na cadeira do poder, para tratar da sua vida.
    esses individuos não valem nada.
    olhando bem para todos eles….não há um que valha.

  35. lino

    6 de Julho de 2011 as 6:39

    boa pergunta fez o nosso compatriota.
    vai haver debates na tv entre os candidatos ou não?!!!
    em democracia….é assim que se faz.
    vamos ver.

  36. lino

    6 de Julho de 2011 as 6:46

    sem querer tomar partido do sr. pinto da costa…………vejo que muitos falam mal dele.
    mas também é verdade que depois de ele sair do poder, ficou provado que existe muita gente má em s.tomé e principe.
    todos que vieram a seguir só fizeram mal ao nosso povo.
    muito pior em certa medida do que o pinto da costa.
    lixaram o povo e o pais.
    arrasaram o sonho do nosso povo.
    por isso o pais esta como está.
    desorganização total.
    cada um a olhar para o seu umbigo. todos eles.

  37. ADELINO DOS SANTOS

    6 de Julho de 2011 as 7:20

    Força Pinto

    • Patriota

      6 de Julho de 2011 as 7:55

      Força Evaristo Carvalho!
      Precisamos de Futuro e Estabilidade, não de guerras do passado!

  38. Laura Mendes

    6 de Julho de 2011 as 7:47

    Exageros do Téla-Non perante este candidato como tem acontecido, já vi abraçarem da mesma maneira outros candidatos e não tem aparecido nos jornais. Mas parece-me que os jornais incitam as notícias sobre este candidato pq as pessoas revoltam-se e aumenta o número de comentários e leitores, não é só o Tela-Non.

    Este fenómeno demonstra o perigo deste candidato ser eleito: VAMOS ASSISTIR AO AUMENTO DA INSTABILIDADE POLÍTICA E SOCIAL EM STP COM CONSEQUENTE INSTABILIDADE GERAL NO PAÍS.

    Tal como vários leitores de bom senso, também espero que o povo não perca a cabeça e vote neste candidato. Mas, do que tenho visto, o fenómeno banho em STP é muito forte, o povo ainda não entendeu a força do voto para preparar o futuro, só pensa no seu comes e bebes e 5 tostões na mão no momento.

    Um dia seremos melhores!

  39. puto da rua

    6 de Julho de 2011 as 8:25

    Ja estao a ser novamente enganado pelo papa Pinto.Essa gente da zona sul e norte ainda nao se despertaram e facam de votos pela vossa consciencia minha gente.As zonas que ditam a victoria ainda continua ser a de distrito de Me-Zochi e Agua-Grande.Senhores do Tela-Non voces ainda continuam a retirar alguns comentarios que nem tem haver com insultos e nem tem violado as vossas regras.Como voces tem vindo a dizer que tem tido muitos leitores,e necessarios que sejam um pouco imparciais.Viva a liberdade de expressao.

  40. kua li tasondu

    6 de Julho de 2011 as 8:49

    Forca e coragem PINTO!!!!!!acredito k seja a nossa tubua da salvacao! volte au poder e devolva nos a dignidade e respeito.( o nosso orgulho)

  41. DrºHamilton Cabral

    6 de Julho de 2011 as 9:49

    Força…..São Tomé e Princípe
    Minha Terra Querida

  42. Cidadão

    6 de Julho de 2011 as 9:57

    Dizem o que quiserem dizer do Pinto.
    Ele vai mesmo ao puder, para por ordem nesta brincadeira. Não tem vergonha de ver o país como está. Estão a falar dos 15 anos? E os 21, como é que fica?. Vão todos passear, os bandidos, ladrões e corruptos.

  43. osvaldo

    6 de Julho de 2011 as 10:16

    Frutinho,quando n tens nada a dizer do PC, para de dizer o k n viveste, chega do sentimento de rancor , de odio, sentimento este k muito de nós n vivemos e passemoos a cultivar sentimentos vivido por nós os 20 anos k tem sido o maior sofrimento do povo.esteja calado.Força Pai Grande. O povo esta contigo

  44. Estudante

    6 de Julho de 2011 as 10:30

    viva pai grande GRANDE PAI

  45. lucas

    6 de Julho de 2011 as 10:41

    Desta vez o PAI GRANDE ganha e tira STP desdta situação precária

  46. fica

    6 de Julho de 2011 as 11:28

    Se muita gente fala mal do Pinto da Costa, é porque ele que teve tudo nas suas mãos para libertar o país economica e financeiramente, não o fez. O Pinto da Costa é que instituiu a cultura do 1ºeu, 2º eu, 3º eu, e o resto é vocês.
    O Pinto da Costa, tinha todos os meios para desenvolver o país, mas com os seus comparsas(alguns que hoje se fazem de deuses)conduziram muito mal o país de tal forma que hoje temos a consequencia da acção dele do passado. Fazer mal hoje, provoca coisas desagradaveis amanha.E semear males ontem, dá hoje o que temos.
    Se você quer saber quem é alguém, basta conhecer o seu passado, não o seu futuro, ou o que diz que vai fazer.
    O Pinto da Costa, ficou 20 anos separado do povo, não se sabe de quê ele vivia, com quem ele vivia, não se sabe as suas opiniões, seus desejos, pois o Pinto não sabe baixar a sua bola, para ser um quadro ou um consultor internacional de reconhecido merito para ajudar São Tomé e Principe, nunca mais fez nada. Outros antigos presidentes depois do mandato, trabalharam junto a organizações internacionais e criaram a visibilidade para o seu país.
    O pinto, não, se reservou, não sabe fazer mais nada.
    Como a presidencia da republica, é o mais alto, ele só quei isso, ser o mais alto.É por isso que ele vive no pantufo, num lugar mais alto da cidade de são Tomé que ele tomou do Mario Beirão.
    Uma pessoa dessa natureza, você o leitor, que está o apoiando cegamente, não vê.
    Será que STP não tem outra pessoa para ser presidente da republica? Quando as coisas estão mal, porquê que o povo não sai a rua revoltar como fazem na frança, para impedir o desmando e a corrupção?
    Não somos nós todos os próprios desgraçadores do STP? Então coloque outra pessoa e depois contesta a sua acção se estiver a governar mal.
    Não sejam reduzidos e pequenos. Há muita gente boa nesta terra.
    Procure com boa fé, alguém que não esteve na corrupção deste povo, alguém que trabalha o seu pão de cada dia e vive do seu trabalho como funcionario ou quadro etc.
    Procure alguem de bem. Alguem de bem, é aquele que nunca esteve na corrupção ou esteve envolvido no caso da justiça.
    Agora, se você acha que Pinto é o salvador, va, corra a sua traz, adore-o, ame-o, ele é o seu pai.É o Grande Pai.
    Seja feita a vossa vontade.

  47. Filipe Samba

    6 de Julho de 2011 as 11:51

    Os dias de empossamento de Pinto da Costa estão contados, graça ao apoio massivo dos Roceiros.
    O Senhor Dr. Pinto da Costa deve honrar as suas promessas
    Não se esquecer dos descendentes angolanos, cabo-verdianos e moçambicanos
    Com a presença do Pinto Baixará o preço do petróleo e rumará para a via do desenvolvimento económico de STP
    Porque, ele é o nosso melhor líder “ O Essencial é resolver o problema do povo de STP.

  48. Aglm

    6 de Julho de 2011 as 12:05

    Viva Pai Grande… Vamos dar mais uma oportunidade a ele…Ele foi um inexperiente…Os seus colaboradores foram maldoso…Ele teve uma pausa de 20 anos para refletir a real situacao do pais e intender o caracter deste povo…

  49. Lua Quarto Crescente

    6 de Julho de 2011 as 12:09

    Pinto da Costa,ja ganhou….ja ganhou…..ja ganhou….cada vez que a lua cresci o numero dos simpatizante do Pinto aumenta…..ja ganhou…..

  50. Nguê Téla

    6 de Julho de 2011 as 12:41

    Meu Deus,ké kua, todos os que fizeram os 15 anos estão cá quietinhos,bem vividos noutros partidos,lançando ataques contra os 15 anos como se tambem não tivessem culpa do bom e do mau que se fez.
    Em 12 de julho de 1975, os lideres de então eram em grande parte jovens,sem experiencia de governação, o mundo em plena fase de guerra fria e a potencia colnizadora (Portugal) ,tambem debatendo-se com nacionalizações, reforma agraria,PREC (processo revolucin´rio em curso),..etc.Naturalmente foram cometidos erros e doutra forma não podia ser.
    Agora olhemos para o futuro e façamos em consciencia a nossa escolha,assente em analise de projectos que nos são apresentados, que sirvam o país,credibilize o Estado e os santomenses.
    Obrigado

  51. Mendes Rosario Cabral

    6 de Julho de 2011 as 12:49

    Pai Grande, foi e não sob preservar este titulo. Colega de Mario Soares, Mubarak, Kadafi, Nino, Abdiuf, Sankara, Cabral, Samora, Sampaio, Aristides Pereira, etc. Outra vez?
    Quantas vezes quer ser presidente, falta de mentalidade.
    A juventude não merece isso, em 20 anos, não sabia que os caboverdianos vivem mal, nas roças que ele mesmo é dono? Diogo Vaz, do irmão Posser e companhia,Lda?
    Aonde foi parar os depositos feitos no B.Ultramarino? As Libras etc. Pinto engana aqueles como ele. Ele vai ganhar o Juizo.
    Esta juventude sem futuro não acredita em milagres, acredita na sua propria força. Ser jovem é a unica esperança.
    Pinto era uma vez.

    • Conde de Monte Cristo

      6 de Julho de 2011 as 15:30

      Muito obrigado Senhor Mendes Rosario!
      O senhor tambem sabia que o Senhor Pinto da Costa tomou de um Jovem de nome Carlos Braganca 37 Pedras de Diamente e uma pequena Pistola que o mesmo conseguiu trazer de Angola para Sao Tome no ano de 1976, colocando o Jovem na cadeia? Tudo por causa do sacarna do seu padrasto o Nazare Taxista de Madre Deus, falecido, que Deus o tenha,que foi lhe denunciar ao Senhor que Voces chamam de Pai Grande que queria ficar com as pedras para si em troca do seu carro velho com o jovem seu entiado que nao aceitou a proposta!
      Pergunta Armando Correia que tambem queria ficar com as 37 para si?
      Onde e que estao os Diamantes de Carlos senhor Pinto?
      Certamente ele ira responder que enviou-os para Angola! Que o rapaz tinha roubado os diamantes e trazido pra ca e que poderia comprimeter as relacoes com Angola!Falso! O senhor ficou com esses diamantes para si! Por isso nao precisou trabalhar durante vinte anos! Voces ja conseguiram entender porque que o Pinto nao precisou fazer nada durante 20 anos?
      Ja compreenderam!!! Porque comia e bebia a custa dos diamantes do Carlos!
      Viajar, fazer desporto, mulheres, a custa dos diamantes que tirou do Carlos!
      Isso que e a vida do Vosso Pai Grande!

      • Sr Lei

        6 de Julho de 2011 as 21:29

        Chamem um psiquiatra por favor. Este pirou de vez

        • Conde de Monte Cristo

          7 de Julho de 2011 as 11:50

          Pergunte ao senhor Armando Correia!

          • Conde de Monte Cristo

            7 de Julho de 2011 as 12:02

            Tal carlos e irmao de certo Ze Mulato que corre Camiao Grande de uma Firma Comercial famosa da nossa praca!
            Va la e pergunta o Ze!
            Pergunta-lhe qual foi o desfecho da historia perante a tremenda traicoa do seu padastro!
            Apesar das 37 pedras de diamantes serem trazido para STP de forma ilicita, eles deveriam ter dado um outro tratamento a essa situacao e dar uma oportunidade aos Jovem Carlos! Mas isso nao aconteceu! Agiram como poder apenas para se apoderarem do robo do rapaz!
            E um ladrao que ladrao ladrao! O Vosso pai Grande!

  52. Madalena

    6 de Julho de 2011 as 12:56

    Pinto é um Pai malandro asemelhança de muitos pais de STP, abandonam os filhos a sua sorte.
    Pai é pai,mas muitas vezes os padrastos têm mais seventia.
    Qual pinto qual ela.
    Agora com petroleo, ninguem quer saber de Pinto. Se le fosse inteligente, teria feito outra opção e nos teriamos aeroporto internacional, tudo foi para Cabo verde(ilha de Sal), Hoje Cabo verde nos oferece medicamento, o senhor nem tem vergonha. Pinto Malandro.
    Deve registar os filhos que tem aí nas roças, outros a pedir esmola no exterior!!

    • Lua Quarto Crescente

      7 de Julho de 2011 as 13:50

      Senhora Madalena,apesar da sua colosar esperteza,vejo te como uma inocente e nao sabe o que dizes,pense depois falas,pense depois escreve…..informa se depois da os teus pareceres,nao falas aquilo de nao sabes,quanto tu falas mal do Pinto da Costa,veja a sua cara no espelho todos os dias depois falas,Pinto nao é do teu nivel nem tao pouco pertence a tua elite,mais malandra es tu,distruidora de lar,ovo mal cozido……enquanto Lua Quarto Crescente farei de tudo para crescer os simpatizantes e os fâs do Pinto,porque no dia 17 de Julho o Cota Pinto será nosso Presidente…..espero que a senhora cale de uma vez por toda,poque sei quem es tu…..,caso nao e vou desvendar os teus podres…….

  53. fc

    6 de Julho de 2011 as 13:09

    Eu concordo com fe em Jesus, e vou mas longe, porque tanta ensistencia em ser presidente Sr Pinto da costa, qual e a sua missao Sr Pinto Costa, e vinganca ou boa intencao, mas se for boa intencao porque so durante as eleicoes o Sr aparece, por favor Sr Pinto o povo quer uma explicacao.

  54. Bem ni wê mali ni tlachi

    6 de Julho de 2011 as 14:40

    Dr.Pinto da Costa Não veio pra mundo ser só presidente, deste que Sr.Pinto deixou poder não fez nada para Jovem nem si quer uma palestra com jovem, Dr. Pinto da Costa tem muita sabedoria mas explica nada a jovem depois candidata fala dos Jovem, meus Senhores abri os olhos esse o senhor não é bom. Ele não veio pra mundo só pra ser presidente. ele tem condições para abri uma empresa não fez por não tem nada a ver jovem……… Povo abri olho

  55. Carlos Ceita

    6 de Julho de 2011 as 16:12

    (qual salvador/pai da pátria qual quê) sem o ponto de interrogaçao assim é que esta bem peço desculpa pelo lapso.

  56. Nelson Pontes

    6 de Julho de 2011 as 16:50

    Depois de vinte anos os santomenses cairam em si e viram que cometeram um grande erro em acreditar que sem Pinto da Costa o País poderia ser melhor…mas como todos podem ver muitos têm saudades do verdadeiro político santomense, um homem sério e firme, Pai Grande…o próprio povo chegou a conclusão que só tivemos uma cambada de lixos e gatunos como dirigentes nos últimos anos…espero que Pinto da Costa ganhe esta batalha para voltar a ter orgulho num presidente da República em S.Tomé.

  57. Santos de Agua Telha

    6 de Julho de 2011 as 18:01

    Senhor Samba, pelo que julgo saber de si é intelectual e de roça Monte Café.
    Samba, conheci o Militar e um outro professor. Qual é razão de tecer elogios ao Pinto, devido uma bolsa a URSS? É direito do estado, não foi favor nenhum.Agora os descendentes de Angola, Caboverde deviam ter indeminização, aonde foi parar? Algumas roças tipo Diogo Vaz, Santa Catarina, tinham contas em Libras, aonde foi parar?
    Ter nomeado um Rafael Cabinda, Director de Uma Grande Exploração Agricola é um crime, se ter noção de gestão agricola?
    Afinal também o senhor Samba servia o regime em Monte Cafe? Era também um dos policias secretas?
    Nunca se viu um lIceu em Monte Cafe, nem em Diogo VAz, os descendentes de Angola não podiam estudadr, so trabalhar no secador e armazem de cacau.
    Conheci um senhor zelador o tal kassar. O regime do Pinto arrepia.
    Samba gente como senhor esta terra não desenvolve, o senhor tem medo de choque.
    O choque geracional precisa-se.
    Pinto nunca MAis. Não se trata de herança.
    Que venha outro!!!
    Afinal! O que foi fazer a URSS?

  58. Madalena

    6 de Julho de 2011 as 18:05

    Samba , prestas mau serviço ao solo que te viu nascer.
    Não é assim. Acho que és o unico da zona, Monte Cafe a ter possibilidade de estudar: Achas justo? eras mais inteligentes de todos os ME zocianos?
    Pinto Nunca Mias
    “Espaciba Karaxo”

  59. Filipe Samba

    7 de Julho de 2011 as 8:34

    Á
    Senhora Madalena,
    Os meus humildes cumprimentos,
    Aproveito o presenta para lhe responder da seguinte maneira:
    1. A Senhora sabe quanto pesa um saco de cacau nas costas?
    2. Capinar de 100/50 , por baixo do sol , ou meio dia
    3. Deslocar com o cesto de Cacau ou de café na cabeça um mais km até o Secador ou a Estufa
    3. Aleado pelo chicote dos capatazes, como se fosse um animal e viver sobre os insultos dos feitores
    4. Sabe capinar o terreiro com arco de barril
    5. sabe podar o cacueiro , cafezeiro e adubar
    6. Cuidar dos viveiros para o cultivo
    7. Caminhar de Monte Café à pé até Santa Catarina
    8. Sabe quanto pesa um saco de Quina, Canela
    9. A Senhora pergunte o Santo de Lagoa Amélia, quantas almas dos defuntos vagueiam neste lugar
    As Roças estão no estado de abandono sem sobrevivência
    Cada um é como ele é meu nome F. Samba
    Em memoria dos mortos e a dor dos feridos
    Muito obrigado, pela Vossa advertência

  60. Fela di bê

    7 de Julho de 2011 as 9:41

    O engraçado neste país é que a maioria dos críticos, hoje, do Sr. Pinto da Costa foram no período pré-democracia apoiantes deste. Nisso não se tem dúvida! Andaram com o homem, comeram e beberam com o homem e hoje vêm falar mal!

    Particularmente, o que espanta-me é o facto de existir tanto “bla..bla…bla” daquele período e ninguém nunca formalizou uma queixa crime ou procurou justiçam junto a quem de direito! Resmungam tanto e nada fazem, e quando chega o período eleitoral assistimos uma chuva de oque-del-rei e “bla…bla..bla…bla”. Estamos fartos…

  61. hernane ferreira

    7 de Julho de 2011 as 11:45

    gente por amor de Deus , esse homem a quem todos atrerroriza é apenas um grande lider. gente vamos lembrar um pouco da historia, si não me falha a memoria foi um dos primeiros presidente a nivel de africa a ceder poderes , foi o primeiro e dos unicos mais senciveis, então não me venham com essas cenas pra ai , porque vcs sabem bem que lele o senhor pai grande dr manuel pinto da costa é um grande e soberano lider,vcs todos devem ser de uma grande famiolia em santome
    , todos eles ladrões, saquiadores, enfame, não me venham com lição de moral vcs são uns tantos, nem que nome vos vou atribuir, pinto vai ganhar doa quem doer

  62. Lucumy

    7 de Julho de 2011 as 15:23

    Não votão no Pinto,hão de lhe mandar procurar ocupação para os último dias de vida que resta. Mostra-le os canteiros que estão na praça clamando pela flor; diz-lhe que nas lojas vê-se de tudo.Que o turismo é uma parte importante para a economia do País. QUE TIPO DE ECONOMISTA ELE É?

  63. sidney pina

    8 de Julho de 2011 as 17:45

    ja tao a enganar o povo ja coitados sao k nem crianças ta a chorar é só dar um doce ou chupeta e cala é a msm coisa k a populaçao de S.T.P até da graça .

  64. Bernardo

    12 de Julho de 2011 as 7:42

    Juventude stp os meus abracos
    Quanto mais comentario melhor
    Significa que todos se preocupa com bem estar d. Do pais agradeco vos por empenho, so peco que comente coisas com logica expressa as suas revolta porque es livre de expresao,mais peco-vos que nao seja radical nao seja anti-eleitorado no dia 17 vamos todos votar cumprir o nosso direito de cidadania porque e com nosso voto que elegemos um governo e um presidente para trabalhar em prol de todos

  65. Rosa Porcelana

    15 de Julho de 2011 as 22:49

    Quando criticam por criticar ou por ter acesso a equipamentos informaticos deveriam ter em conta o que escrevem tambem conta, texto sem conteúdos lógicos ,sem nexos cheios de erros deveriam apostar mais na leitura para serem pessoas mais cultas isto tambem conta para degnificar uma sociedade.Uma sociedade culta é nosso cartão de visita.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo