Política

Aurélio Martins está a frente nas intenções de voto segundo sondagem de Felisberto Branco

Os dados divulgados pelo Jornalista Felisberto Branco, através da sondagem realizada no último fim-de-semana, indicam que Aurélio Martins tem 20,4% das intenções de voto contra 18,3% de Pinto da Costa, no segundo lugar.

A sondagem de Felisberto Branco, diz que num universo de 1000 eleitores inqueridos no último fim-de-semana apenas na ilha de São Tomé, 20,4% aposta em Aurélio Martins. Pinto da Costa que na sondagem de pré-campanha realizada em Junho último pelo mesmo jornalista, liderava as intenções de voto com cerca de 30%, baixou para o segundo lugar, somando actualmente 18,3% das intenções de voto.

O trabalho de Felisberto Branco, aponta Evaristo de Carvalho e Maria das Neves, quase empatados na terceira posição em termos de intenções de voto. Maria das Neves, candidata independente com 16,3% e Evaristo Carvalho obteve 16,1% das intenções de voto.

Segue-se Filinto Costa Alegre com 15,3%, Elsa Pinto com 9,3%, Helder Barros com 2,1% e na cauda Manuel de Deus Lima e Jorge Coelho ambos com 1,1% das intenções de voto.

De acordo com os dados processados por Felisberto Branco, 468 inqueridos não responderam ao inquérito, o que pode ser interpretado como um sinal de grande abstenção, na ordem dos 47%.

Outro dado importante retirado deste inquérito é que, nesta disputa eleitoral, os distritos mais decisivos serão Mé-zochi, com 21.419 eleitores inscritos e Cantagalo, com 7.940 eleitores, tendo em conta que noutros círculos eleitorais os principais candidatos estão quase todos empatados.

Para ver o gráfico do trabalho de Felisberto Branco clique – Sondagem_Presidenciais 2011

Abel Veiga

73 Comments

73 Comments

  1. Politico da Elite Corrupta de STP

    6 de Julho de 2011 at 14:22

    Felisberto Branco gostaria saber quanto levas por cada sondagem que fazes, é que estou com intenção de candidatar a Presidente de associação dos preguiçosos de STP, e gostaria de saber quem tem mais possibilidade de ganhar, há sondagem que dá Albertino Bragança como vencedor, outra dá Pinto da Costa na Frente, mais preciso de manipular esses dados em meu favor!

    Fico áspera do teu orçamento urgentemente.

  2. Peté-peté

    6 de Julho de 2011 at 14:25

    Tenho as minhas duvidas sobre essa sondagem. Primeiro, porque chegou ao meu conhecimento que o Sr Felisberto Branco é membro da equipa de campanha do candidato Martins.
    Segundo, porque a sondagem deve especificar a data em que foi realizada, os meios utilizados na abordagem dos inqueridos e a margem de erro é nula, pelo menos no que deixa entender a noticia. E qual foi o metodo para a escolha desses inqueridos?
    Terceiro, 47% de abstençao so porque 468 pessoas nao responderam nao justifica uma tal conclusao. As pessoas podem nao ter opçao de voto e votar em branco ou nulo, e isto nao é abstençao.

  3. gozado

    6 de Julho de 2011 at 14:45

    Bô bila bi, bô tê tema!!!!!!!!!

    • Minito

      6 de Julho de 2011 at 14:53

      Chei você também està a sentir ameaçado com os argumentos do comentador?
      Nem mesmo em periodo de eleiçoes voces têm comportamentos democraticos. O direito de expressao faz parte da liberdade que os nossos democratas dizem defender. Se meu amigo nao tem argumentos nao entre no debate.

  4. Sóló Cabáua

    6 de Julho de 2011 at 14:46

    Tenho quase a certeza de que este jovem que está sendo vítima de calunia e mentiras das outras candidaturas será o nosso futuro presidente.
    Força Aurélio. O povo está consigo.

  5. lucas

    6 de Julho de 2011 at 14:50

    Felisberto Branco é Jornalista ou Estatistico?
    Esta sondagem não tem credibilidade nenhuma.

    • Pedro Simp

      6 de Julho de 2011 at 14:57

      Ele até pode fazer sondagem na qualidade de um outro profissional qualquer.
      Mas o facto de estar metido num comité de campanha tira a credibilidade ao trabalho. Eh pena que os supostos bom profissionais estejam a pender para o lado do dinheiro.

    • cidadão

      6 de Julho de 2011 at 15:30

      é necessario perdoar o homem, ele está a fazer um esforço

    • Telhado de Vidro

      6 de Julho de 2011 at 16:08

      Ele é pau para toda obra..

    • kilu sacramento

      13 de Julho de 2011 at 22:15

      ele mereçi ser presidente

    • Chimberlingue

      17 de Julho de 2011 at 13:19

      EU SOU SANTOMENSE,FELISBERTO BRANCO VER PARA CRER E A MELHOR ARMA.

  6. ir .jordao

    6 de Julho de 2011 at 14:57

    Mas nao eskece k esse povo é falso,ou muito imprevisivel .ainda bem k é so soldagem.por enguantos eles estao a correr a traz do banho, esperemos no dia 17 .

  7. july

    6 de Julho de 2011 at 14:59

    Na verdade todos os dados estatisticos tem a sua margem de erro, mas quanto a este facto não ha sombra de dúvidas que o aurelio martins esteja na frente das pesquisas. Hoje o povo sao tomense ja deu conta” que o povo precisa de um tempo novo”. Votem em aurelio martins.

    • B. afonso

      6 de Julho de 2011 at 18:16

      o sr nao gosta de sao tome e principe, porque se gostasse nao votaria em sr martins

  8. futila

    6 de Julho de 2011 at 15:04

    Aurelio Martins, o povo de Mé-zochi esta contigo. depois da tua vitória,esperamos a geminação de nossa cidade com outras cidades brasileiras para tornar a nossa cidade boa para se viver. Aurelio amigo, mé-zochi esta contigo! Aurelio Martins o nosso presidente!

  9. mano vava

    6 de Julho de 2011 at 15:05

    È de lamentar,estas sondagens feitas no nosso pais.Um Sr. que entrou no nosso pais,andou a dar para hoje vir querer tirar do que deu,isto é,deu 2 e depois levará 6.Este homem tem alunos em Portugal apassar por grandes dificuldades e nunca quis saber dele,mesmo tendo feito dezenas de viagens a Portugal e ainda usa nome dos mesmos nas suas campanhas.Ainda,últimamente andou fazendo promessas aos alunos,não cumpriu a nem quer saber deles.Será que na campanha,não deveria pensar nestes alunos que muito precisam?Então porquê usá-los na campanha quando nem sequer sabe deles?Deve muita gente e foge de mansinho.Quem não o conhece que o compre.

  10. D.João, Quinto nome da tabela real

    6 de Julho de 2011 at 15:23

    Grandes sondagens, essas que têm acontecido em S.T.P, cada um come e bebe resolvem fazer sondagem, ou não sabem bem o que é isto ou andam a brincar com certas coisas.

  11. davila dote maduque

    6 de Julho de 2011 at 15:29

    Meu caro Felisberto, quero felicita-lo pelo seu trabalho, mas aproveito para dize-lo que há variáveis subjectivas que não foram tomadas em consideração, e que contrariarão a tua sondagem, mas de qualquer forma parabéns!

  12. Frutinho

    6 de Julho de 2011 at 15:32

    E não concordo com esta sondagens, convencem o cuetado de Aurélio,não gatinhaste ainda keres andar

  13. Mak

    6 de Julho de 2011 at 15:45

    Forca Aurelio vamos vencer. Viva um tempo novo

  14. MÉ SOLO

    6 de Julho de 2011 at 15:50

    A Sondagem vale o que vale mas não ganha as eleições.

    Contudo, é bom elogiar o trabalho do Drº Felisberto porque assim permite aos candidatos intensificarem a caça aos votos.

  15. Mafili

    6 de Julho de 2011 at 16:09

    O senhor Felisberto deveria ter mais cuidado…..como é que faz uma sondagem para uma eleições presidenciais em São Tomé e Principe, e so inquiri possiveis eleitores de S. Tome.
    E os eleitores da Ilha do Principe?
    Não nos induza em erro.
    é de louvar que queira fazer sondagens, mas antes deve munir-se de ferramentas adequadas, fazer o trabalho de campo bem feito e apresentar um trabalho com resultados fidedigno.
    E assim vai o nosso STP.

  16. Francisca Cara Linda

    6 de Julho de 2011 at 16:13

    Os autores destas sondagens são uns excelentes realizadores de filmes de “suspense”. Para mim isto não é sondagem isto é “Magia Negra”. Vocês já viram em alguma parte do mundo um organismo de sondagem ter publicado que um determinado candidato tinha 0% de intenções de voto e em menos de um mês aparece com 15,3% (estou a referir ao Dr Filinto). Eu nunca vi. Até parece que ex eleitores do Pinto (que perdeu 13,8%) sentiram pena e decidiram dar-lhe o seu voto. O erro de amostragem desta sondagem deve estar na ordem dos 95%.

  17. Paracetamol 500mg

    6 de Julho de 2011 at 16:20

    Esta sondagem precisa ser mais abrangente. Existe em São Tomé e Príncipe mais de mil eleitores. Como é que mil eleitores ou potenciais eleitores podem ser determinante para uma sondagem?
    Ao menos devia entrevistar umas 3000 pessoas, ou mais. Ai esta sondagem poderia ter alguma credibilidade. Mas mesmo assim não deixaria de ser uma sondagem.

    • Catanhede Sousa

      7 de Julho de 2011 at 7:31

      1000 eleitores abrangidos pela sondagem parece-me um numero razoavel. Entratanto a sondagem carece de muito mais elementos para ser considerada credivel.

  18. Pedro Preto

    6 de Julho de 2011 at 16:20

    Não sei porque estão a enganar o Homem ele já se deu conta de que não tem hipóteses mas se paga bem o pessoal vai dizendo umas coisas ali outras açula mas o vencedor mesmo mesmo é o Grande PINTO da COSTA desta vês so com Pinto não vamos nos iludir mais ok meus compatriotas eu voto pinto porque quero que ainda sobre alguma coisa desta nossa terra parra os meus filhos e netos.

  19. Coco-lola

    6 de Julho de 2011 at 16:24

    Manda esses camaradas ganharem juizo. <patrice ja deu o sinal. Vosso candidato mente e não sabe nada.

  20. Francisca Cara Linda

    6 de Julho de 2011 at 16:27

    Gostaria de obter a ficha técnica desta sondagem
    1) Universo dos inquiridos (e forma de inquérito, telefone fixo , móvel)
    2) Tipo de amostragem
    3) Taxa de resposta
    4) Erro de amostragem e grau de probabilidade.
    Não estou a pedir muito! Não é tabu

  21. Mé-Zocheano

    6 de Julho de 2011 at 16:34

    Porquê que a TVS não organiza debates em direto com esses candidados? Eu por exemplo ainda não me decidi, talvez com um bebate de ideias, me ajudaria a escolher o meu representante. Esses discursos de Estabilidade, magistratura de influencia, Pobreza, etc.. é conversa fiada.

  22. Macabeu FM

    6 de Julho de 2011 at 16:40

    desculpa-me senhor jornalista, não quero de maneira alguma por em causa o seu trabalho, mas acho que essa sondagem carece de informações como por exemplo; o nível de confiança e de erros…como foi distribuido os eleitores nos Distritos (Nº dos eleitores), são informações que jolgo ser importantes. um bem haja. queremos mudança e o aurelio, pinto e elsa não são canditados de mudança.fuiiii

  23. nacional

    6 de Julho de 2011 at 16:43

    fico feliz pela sondagem. queremos cara nova,ideia nova, sangue novo e um país novo. força

  24. This book belong to me

    6 de Julho de 2011 at 17:01

    Espero que a sondagem continue e não seja um truque do Felisberto , para mais tarde dizer que o outro(pinto), está a frente. De facto para que reside nestas ilhas sabe de antemão que Aurelio MArtins, tem apoio da juventude, dessa camada da nossa população que nunca viu Pinto a fazer algo de louvavel, pelo menos para se criticar. Nada de nada ele fez durantes estes 20 anos. Esta sondagem não me espanta, Aurelio MArtins, vai sair vencedor da elições, espero que ele e o patrice mudem este País, é a ultima esperança. E Vamos um dia ajudar Cabo Verde e Angola. São Tome pode ser tipo MAcau, onde os Angolanos vem gastar dinheiro, nos jogos de furtuna ou de Azar.
    Cabo Verde, nos envia pessoal formado e qualificado, reduzimos a pobreza entre as ilhas. Aurelio Martins, pode marcar a diferença.

  25. Trinta Mil Barris de Petroleo

    6 de Julho de 2011 at 17:06

    Pelo que tenho visto Aurelio MArtins, está com fortes hipoteses de ganhar as eleições. Ele representa aqueles filhos de gente deixada ao abandono. Pai tipo Pinto, deixa mãe gravida , 20 depois regressa com lagrimas nos olhos a pedir perdão de nada vale.
    Esta é a realidade. Aurelio Martins pode nos ser util.

    • Diana

      6 de Julho de 2011 at 17:40

      Neste aspecto tens razão.

      O Pinto abandonou-nos mas o aurelio foi capaz de criar uma fundação, abrir empresas..ao menos fez de conta.

      Pinto Nada.

      Sabias que o Filinto é o maior empregador do país?

      Tem cerca de 300 trabalhadores.

      Precisamos de indivíduos como ele para nos liderar.

      G. Abraço

  26. Safú de gravana

    6 de Julho de 2011 at 17:34

    O Pior candiadato é sem sombra de duvida Pinto da Costa, porque ele tem estatuto de presidente. Este homem tem que tomar juizo.
    Foi misturar, agora ouve o que não devia.
    Qual é a motivação de Pinto
    Quer que tribunal de internacional lhe declare prisão?
    Eu quero a minha pedra preciosa de Io Grande. As tal ditas amonstras geologicas maqueavelicas.
    Muito Truque este reinado de 1975-90 do Pinto da Costa, Toda hora barco de inimigo, esta entrar o paìs.
    credo , bo bila bi?

  27. Santos de Agua Telha

    6 de Julho de 2011 at 17:42

    Pete pete, não conhece “Agua Andre”
    Se soubesse a diferença entre essas aguas não teria feito estes comentarios.
    “O Povo põe povo tira”
    SE Aurelio merecer a confiança do Povo, claro que o povo vai votar nele.
    O meu voto é para Aurelio MArtins.

  28. Mafioso

    6 de Julho de 2011 at 18:18

    Uma coisa é certa! Ninguém pode dizer qual é o trabalho que Pinto fez duarnte 20 anos.
    Nós não podemos premiar gente preguiçosa, sem iniciativa, assim não.
    Eu acredito no Aurelio Martins, Porque é empreendedor, não tem medo de assumir riscos.!!
    É assim que um país desenvolve. Agora, manter a puzi, durante 20 anos! não são 20 dias! sem fazer absolutamente nada, minha gente, por amigo do Pinto que fosse não teria dado um voto. Pouca vergonha. Hoje andamos a pedir esmola por ai, emprego, devido Pinto da Costa.

  29. Nguê Téla

    6 de Julho de 2011 at 18:44

    É vergonhoso e humilhante.Felisberto Branco, trabalhas no Gabinete de imagem e marketing do candidato Aurelio Martins,significando dizer que montas os tempos de antena do referido candidato.
    A unica ilação que se pode tirar desta infeliz sondagem é que foste pago para forjar estes resultados.Cuidado,por esse andar ficas completamente descredibilizado.
    De facto sem ficha técnica,convenhamos Felisberto.
    Va enganar macaco,porque até agora não lhes foi dado o dom de palavra.Caso contrario fariam tambem um pequeno comentário a esta tua “chamada” sondagem.

  30. cabo

    6 de Julho de 2011 at 20:57

    Este sondagens cheira muito mal + corrupção. Muinto vergonha Sr. Felisberto !!!! Credo , Sr e muinto barato ,,,

  31. DT

    6 de Julho de 2011 at 21:04

    Caros compatriotas,
    É com tristeza que vejo notícias relativas às Empresas de Sondagens, sem qualquer credibilidade a publicar disparates em STP. Seria bom se o Sr. Filisberto Branco parasse de dar tiros nos seu própios pés com as suas sondagens sobre intençõs de votos. Espero chamar atenção ao país com este pequeno excerto. Cumprimentos, DT

  32. cacau

    6 de Julho de 2011 at 21:08

    O pior cego é aquele que não quer ver, caros compatriotas, gostar de alguém, é uma coisa, e querer vê-lo governar um país e uma outra coisa. vamos parar e pensar. Vamos usar a inteligência que temos, e pensar em quem é mais inteligente, quem tem capacidade de fazer algo para stp, quem sabe dialogar, quem sabe negociar, quem sabe implementar, dirigir, em quem é capaz de ajudar os jovens, e muito e muito mais, em quem tem orgulho do seu pais, e tudo quero fazer para o seu desenvolvimento.
    Apostaram no actual presidente porque queriam mudanças, era um comerciante, olha no que deu, ter uma empresa e lojas e dar pequenas ajudas ao povo pequeno, não significa dirigir um pais. Esta mais do que certo de que se eu tenho dinheiro e tenho perspectiva de candidatar me a presidência da republica, quanto mais cedo eu fizer a campanha melhor, vou enganando o s que deixam ser enganados com esmolas, o mais cumulo ainda, comprar produtos fora de prazo, será que isso e ter amor a terra?
    Deixemos de ser colónias mentais, dizer o que os outros dizem, e fazer os que os outros fazem, vamos dizer o que pensamos, e fazer o que acharmos melhor, vamos ter auto crítica.
    Deixemos de leve leve. Não regressemos ao passado.
    De facto esta é a hora, hora de nós pensarmos com clareza, hora de reflectirmos, hora de deixarmos de pensar que temos que votar nos nossos conhecidos, mesmo sabendo que eles não têm capacidades para governar um país.

  33. nacional

    6 de Julho de 2011 at 21:21

    o meu presidente da república será o dr aurélio martins. não tenho dúvidas. força

    • aglm

      6 de Julho de 2011 at 21:54

      Dr! Aurelio Martins é Dr? É Dr foginho não é..

    • mano vava

      7 de Julho de 2011 at 0:59

      Ailton Dias tem razão,em STp todos são doutores.De um momento para o outro,Sr.Aurélio,Sr.Delfin neves e tantos outros tornaram doutores,sem estarem anos para se licenciarem.STP está desaprendendo e muito.

  34. DT

    6 de Julho de 2011 at 21:38

    A democracia é uma arma perigosa nas mãos do povo analfabeto. De entre a democracia ou ditadura, eu escolheria ditadura para o meu amado país. Não é por querer mal para meu povo, mas sim por eu gostar muito dos meus compatriotas, que não têm poder de decisão.
    Vou contrariar resto dos críticos e opinião pública que não concordam com tantos candidatos à Presidência da República. Não concordo é com tanta gente envolvida em escândalos financeiros querendo ser presidente sem que niguem lhe empeça. Como é que nosso país vai ser visto por organizações internacionais tendo esses candidados, sem classe nem nível, ao maior cago diplomático do país? Perderá mais credibilidade e reispeito de poucos que já tem. Portanto, espero que o povo do meu país exerça o poder de voto que tem, uma vez que a credibilidade de um país está no caracter e derterminação do se presidente. DT

  35. RUI branco

    6 de Julho de 2011 at 21:39

    mao metida do meu primo RAFAEL BRANCO QUE VERGONHA .

  36. DT

    6 de Julho de 2011 at 22:04

    Queremos uma república democrática ou uma república das bananas? Dos 9 candidatos que restão à presidência da república, não vejo qualquer capacidade ou poder de liderança em 8 deles. São Tomé e Príncipe sérá mais respetado tanto ao nível interno como externo se tiver um presidente que consiga proporcionar fundamentalmente estabilidade estabilidade políca e social. Os únicos homens que vejo com essa capacidade no país são Dr. Manuel Pinto da Costa E Camarada Miguel Trovoada. Dos ambos, como é o Pinto da Costa candidato, eu gostaria que o povo escolhece esse para Presidência da República, uma vez que os restantes não reunem perfil para tal cargo. Só temos a ganhar com Presidente madoro e responsável e não com aqueles que fazer de tal cargo mais uma estratégia para desfilar e tirar proveitos económicos. DT.

  37. António Silva

    6 de Julho de 2011 at 22:11

    Banaliza-se tanto estes cargos, que infelizmente temos candidatos com este perfil.
    Estou pasmado com tudo quanto se passa neste país. É pena o povo deixar-se manipular pelas coisas materiais mais banais e simples ao ponto de não serem sensatos ao ponto de analisar que para este cargo necessitamos de alguém com determinados detalhes. Neste país que surgem doutores duvidosos e agora com tendências destas, devem estar a brinca!
    Assim o país não avança.

  38. santola

    6 de Julho de 2011 at 22:13

    dinheiro faz muita coisa ……com seu banho ele de certeza vai ganha

  39. Emigrante

    6 de Julho de 2011 at 22:38

    Este Aurélio é um grande egoísta vai estudar mas a politica, és um traidor povo acorda
    O que adianta ter banho durante as campanhas e ter fome e corpo sujo durante 5 anos
    Este povo já levou tanta pancada não toma juízo

  40. Emigrante

    6 de Julho de 2011 at 22:40

    Ele antes de ir as presidências esta comprometido com Angola em grandes dividas,
    Este é dos piores que anda ai POVO ACORDA este Homem esta enrascado até o pescoço
    Por isso esta pagar bem para intimidar o povo si ele ganhar QUE Deus não ai de permitir vamos estar na pior , tenta investigar não vota de aparência ele é mas filho de grupo savimbi do que de Santomense.. VOTE VOTE COM VISÃO

  41. sulila miranda

    6 de Julho de 2011 at 22:45

    É melhor essa sondagem ser mesmo verdade porque há muitas situações cabeludas por aí, a saber: dívida de milhões de dolares do banco bai em angola, reposição do dos milhões recebidos para construir a Embaixada de Angola em STP,e etc, e etc. Voces ainda não sabe o que esta pra viver, vamos dar tempo ao tempo…

  42. juvenal

    6 de Julho de 2011 at 23:54

    o meu voto vai para o Dr, Aurelio Martins pelo facto de ele dar mostras de ser um bom empreendedor, hoje é tido como o salvador do povo santomense mesmo sem estar no poder e quando la estiver! Não dê o vosso voto a quem ja esteve 20 anos e nao fez absolutamente nada para o seu povo. Povo, nao dexem que Pinto vem agora chorar com lagrimas de crocodilo!

  43. linosss

    6 de Julho de 2011 at 23:59

    meus amados, pense no seguinte: como é que eu vou dar o meu voto em alguem que ficou 20 anos no poder e sem fazer absolutamente nada!,porque daria meu voto em alguem que ja esta em declineo, visto que a sociedade clama pela renovação com mentes pensantes!, sera que o tal pinto quer se tornar em um…para ser corrido tal como esta acontecer no magreb! povo tomem cuidado, votemos todos num tempo novo para todos.

    • linosss

      7 de Julho de 2011 at 0:02

      O meu voto vai para Aurelio Martins, pelo facto dele hoje ser o salvador da nação santomense, mesmo com os escassos recursos dele ajuda o seu povo, ajuda parte da juventude para sua formação, no brasil,china, portugal enfin… e os que ficaram la 20 anos! nos mostrem o que fizeram! haver vamos.

  44. nacional

    7 de Julho de 2011 at 5:11

    O DR AURÉLIO MARTINS será o PR de todos os sãotomenses.quem não quiser, mude a nacionalidade.força

    • FM

      7 de Julho de 2011 at 7:33

      Um comentário verdadeiramente descabido e sem nexo.

  45. FM

    7 de Julho de 2011 at 7:00

    As sondagens são apenas sondagens.
    Quem decide são os Santomenses no dia 17 de Julho de 2011. E mais nada.

    • FM

      7 de Julho de 2011 at 7:36

      O povo já mostrou que quer mudança nas ultimas legislativas. O sono foi profundo, mas aos poucos acorda-se para novas realidades.

  46. Chateado

    7 de Julho de 2011 at 9:12

    Não devemos precipitar, eles são todos santomenses como nós, o povo vai decidir, é verdade que se pretende um tempo novo, uma vida melhor para o povo de S.Tomé e Príncipe, muito deles já estiveram lá e nada mudou, por contrário as coisas complicaram mais, quêm está a sofrer é o povo, então caberá o povo julgar e escolher o que quer,
    No meu ponto de vista, acho que o Aurélio reuni as condições para ser presidente junto com o Patrício Trovoada,
    Espero que respeitem a minha opinião.

  47. Chateado

    7 de Julho de 2011 at 9:36

    Os ataques contra o Aurélio é legitimo, ele tem feito coisas para dar nas vistas, tem ajudado muita gente, muitos jovens, não fiquêm com medo ele é boa pessoa, e saberá aproveitar do nosso mais importante parceiro (ANGOLA) para ajudar os jovens desempregados, o povo de S.Tomé e príncipe.
    SÓ QUÊM NÃO FAZ É QUE NÃO SE FALA DELE…

  48. Manuel Alberto Lombá

    7 de Julho de 2011 at 9:43

    Caro Felisberto.
    Para ser credível esta sondagem necessita de detalhes como a ficha técnica, que para além do número de pessoas entrevistadas nos dê o nível de confiança, a margem de erro, a forma de recolha das informações, etc.De acreditar que a sondagem cumpre estes requisitos técnicos estaremos em presença de empate técnico, já que a diferença de 2,1% está dentro do limite de confiança válida para estes casos. Cumprimentos Manuel Lombá

  49. Ciumenta

    7 de Julho de 2011 at 9:44

    Deixem o jovem também governar, quêm sabe o que pode acontecer, ele é dinámico, vivo,amigo do povo e da juventude, vocês ainda não se aperceberam que chegou momento de dar volta a isso? Credo.

  50. lolada

    7 de Julho de 2011 at 10:59

    Votem em massa no Dr.Manuel Pinto Da costa, eu vou votar nele pq acho que o nosso pais precisa de alguem que impoe e emana o respeito, alguem que ama o seu pais e o seu povo, ama tanta que nem ta preocupado com tudo que ele sabe que vao dizer dele. Nao pensem que as coisas que dizem que ele fez nao o fere, acho que fere sim senhor, pq nehum humano suportaria gratuitamente tantas ofensas, tanta demonstraçao de odio, povo, para mim que ele quer nos ajudar, ele é muito respeitado fora de sao tomé, e mesmo que nao parece, aqui dentro também…tenho a certeza que o Manuel Pinto da Costa seria a melhor pessoa para representar o nosso pais, nao se eludam. Será q nao exergam os factos?

  51. calcinha de feicho

    7 de Julho de 2011 at 11:10

    Nao sei si repararam que tdos os candidados falam de Estabilidade, Estabilidade….vcs sabem o q é estabilidade? Estabilidade só nao basta, ha mta corrupçao em sao tomé, e para mim, esse é o nosso maior inimigo, o que tem destruido o nosso pais, tdos prometem estabilidade, é mto importante sim, mas a luta contra a corupçao chega a ser mais importante, e o unico candidato que ta sempre a frizar sobre esse tema, é o Manuel Pinto da Costa. Porraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa Por vias das duvidas, votem em alguem que voce acha que pode conseguir isso, vcs ja sabem de quem estou a falar

    • Sr Lei

      7 de Julho de 2011 at 14:28

      Como é que este comentario passou a censura.

  52. Mafioso

    7 de Julho de 2011 at 12:06

    Frequencia Modelada,F, Mendes
    FM não vota, porque lhe roubaram os documentos.

  53. Digno de Respeito

    7 de Julho de 2011 at 13:47

    “ERROR” MAIS UMA VEZ

    Gostaria de saber se Felisberto é jornalista profissional ou não.

    Esse jovem que parece insurgir em algum erro quando identificado de jornalista e agora dedicar-se a elaboração e a execução de sondagens. Provavelmente pago não?!!

    Como profissional jornalista deve ter noção de estatística e não “especialista” em sondagens. Se é profissional em Estudo de Opinião e Estatística, então mais uma falha. Como é possivel um profissional em Estudos e Sondagens desconhecer a regra de Estudo de Mercado ou de Sondagens quando nem se quer revela a metodologia aplica, e muito menos a Ficha Técnica. Eu pergunto qual a o Nível de Confiança? E nem vou perguntar outros pormenores no âmbito Estatístico.

    Meu caro vai aprender melhor essa prática porque nem sequer aparece a entidade que valida esses dados que acabas de revelar para o mundo.
    Isso já cheira alguma intenção, não?!!

  54. Francisca Cara Linda

    7 de Julho de 2011 at 14:51

    O político que seguir as sondagens deste jornalista para dar mais ou menos banho poderá ter uma grande surpresa.
    Dizer que um candidato com 20,4% de intenções de voto esta a frente nas intenções de voto em relação a um que tem 18,4% é uma aberração.
    Efectivamente, neste tipo de análises existe aquilo que se chama a margem de erro (normalmente 5%) que significa o resultado apurado poderá (com uma probabilidade que o autor do estudo devera publicar) estar tanto 5% acima como 5% abaixo.
    Deste modo, é imprescindível que estes dados sejam publicados para melhor análise.
    No caso em questão, exceptuando os últimos, os restantes candidatos estão tecnicamente empatados.
    Por isso meu caro Felisberto Branco fique a saber que existem muitos santomenses com saber e que não são facilmente enganados.

  55. Francisca Cara Linda

    7 de Julho de 2011 at 15:18

    Empate técnico entre os dois primeiros, seguido dos intermédios e os últimos seriam Elsa Pinto e os outros a seguir

  56. Maiker

    8 de Julho de 2011 at 11:36

    Meu povo não liga estas sondagens feitas por esse jornalista incompitente ele é um pau mandado do Aurélio Martins.Votar em Aurélio Martins é votar no desespero , miséria, fome ,penuria tudo de mal.

    unico volto util é DELFIM Neves

  57. borges

    9 de Julho de 2011 at 13:10

    Mesmo com todo o dinheiro o povo já sabe o que quer não tem hipótese reconstrução do pais é com pinto homem de pusição.

  58. neto

    10 de Julho de 2011 at 17:29

    Todos podem fazer sondagem? Sondagem é um algo sério, não um estudo de caso, uma previsão por acaso. Na minha sondagem quem esta em é o povo piqueno ( pobre. Isto sim quem dicide as sondagem das sondagem somos nos piquenos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top