Política

Pinto da Costa volta a candidatar-se porque o “país está a ir ao fundo”

O candidato presidencial Manuel Pinto da Costa aproveitou a passagem pela região autónoma do Príncipe para explicar porque se candidata novamente ao palácio cor-de-rosa.

Num discurso realizado na roça Sundi, Pinto da Costa afirmou que tem «uma obrigação e um dever» para com o povo santomense e que não podia «cruzar os braços a observar o país a ir ao fundo».

O antigo presidente defendeu que é preciso «restaurar a confiança entre a classe política e o povo em geral» para enfrentar a «grave situação em que o país se encontra» e voltou a prometer, caso seja eleito dia 17 de Julho, que tudo fará «para acabar com a miséria e a pobreza».

Pinto da Costa contou com o apoio e a presença do presidente da Assembleia Regional do Príncipe, João Paulo Cassandra, que afirmou ser necessário “encontrar um comandante para o nosso barco que está à deriva e esse comandante é Pinto Da Costa”.

A forte adesão popular na passagem de Pinto da Costa no Príncipe superou as expectativas mais optimistas da candidatura atendendo ao apoio que o presidente do governo regional manifestou publicamente por outro candidato. Apesar disso, Pinto da Costa e To-Zé Cassandra encontraram-se informalmente numa conversa sobre a situação do país e as actuais eleições presidenciais.

Abel Veiga

    84 comentários

84 comentários

  1. Pedro Preto

    7 de Julho de 2011 as 12:57

    eu votoPinto da Costa porque quer na sua vida privada quer nas suas acções partidárias, quer nas participações em eventos internacionais, mesmo depois de deixar de ser Presidente da Republica, sempre soube manter bem alto o sentido de Estado. Pinto é um político nato e um nato homem de Estado;

    • Diana

      9 de Julho de 2011 as 8:38

      Já que o país está a ir ao fundo chamamos o Sr. que nunca fez nada nem levou nada para cima.

      Vem fazer o quê?

      Ir mais a fundo?

  2. Hiost Vaz

    7 de Julho de 2011 as 13:12

    E essa a missao dum Pai falhado…

  3. Verdade

    7 de Julho de 2011 as 13:34

    São Tomé e Príncipe sem o Dr.Manuel pinto da costa até podia, mas não era a mesma coisa

    • Paracetamol 500mg

      7 de Julho de 2011 as 17:38

      Andas a ver a publicidade da Zon

    • Grupo Zero

      8 de Julho de 2011 as 10:53

      Pois… sem Pinto da Costa STP é sempre melhor!!!

  4. ADELINO DOS SANTOS

    7 de Julho de 2011 as 14:23

    Força pinto

  5. Emigrante

    7 de Julho de 2011 as 14:35

    vote vote com Visão Dr.Manuel Pinto da Costa é a nossa esperaça porça meu povo beijo grande

  6. jojo

    7 de Julho de 2011 as 14:43

    Só o Pinto pode nos Salvar.

    Tem o perfil de um Lider e pode representar os Santomsneses com dignidade dentro e fora do País, retomar o nosso perfim de Santomense como pessoas dignas e inteligentes e com cultura de civismo que sempre nos pautou. Viva Pinto da Costa

  7. calcinha de feicho

    7 de Julho de 2011 as 14:46

    Eu voto no Pinto da Costa com coraçao pq sei que ele é o unico capaz de tirar esse barco q é sao tomé a deriva
    Força Pinto, nao se deixe intimidar por esses coruptos, desgraçados com má fé, egoista e mentirosos!

    • Alfredo

      7 de Julho de 2011 as 15:15

      Mas se este homem é assim tão bom político porquê que:

      a) o país durante os 15 anos do seu regime foi afundando paulatinamente até este senhor sair sem glória nem honra da presidência ficando mais de 20 anos escondidos do povo?

      b)ele perseguiu, prendeu e matou pessoas inocentes em prol de uma ideologia totalitária ao mesmo tempo que alguns seus seguidores engordavam e faziam palacetes em S.T.P?

      c) depois de sair da presidência da república não fez um gesto, uma iniciativa, uma actividade para ajudar o país a resolver os seus problemas?

      d)não sacou da sua varinha mágica e ajudou os vários governos a resolverem os vários problemas com que o país se confronta a vários anos?

      e)só aos setenta e tal anos é que tem força e habilidade política para resolver os vários problemas do país quando aos trinta e poucos ou quarenta anos não conseguiu resolver os mesmos problemas colocando o país na situação em que se encontra hoje em dia?

      São estas questões que eu não encontro resposta, por mais que eu pergunte ou questione. Porquê que tem de ser o senhor Pinto da Costa a resolver os nossos problemas todos quando existe pessoas mais jovens e com outras condições políticas e profissionais que poderiam fazer melhor do que este senhor? Se ele já lá esteve e não conseguiu fazer que garantias eu tenho, desta vez, que ele conseguirá fazer melhor do que a primeira vez? Ele vai ter de recorrer a ditadura, outra vez? Ele vai ter de perseguir as pessoas, outra vez? Ele vai ter de prender as pessoas, outra vez? O que é que ele poderá fazer do que os outros mais novos do que ele e com melhores condições políticas e pessoais não poderão fazer para mudar o rumo do nosso país? E se ele pode e deve fazer, porquê que tem de ser só na presidência da república? Ele não pode ser útil ao país noutras funções? Que privilégio especial este homem tem em relação aos outros que ele só pode ser útil ao nosso país na presidência da república? O país é só dele?

      Sinceramente que eu não percebo esta reacção da população do meu país que vê neste homen um Messias ou Salvador sabendo que ele já contribuiu para perseguição política das pessoas noutro regime e chegou, voluntária ou involuntariamente, a prender e matar pessoas sem se arrepender. É disto que o país precisa, neste momento?

      O povo do Príncipe que sofreu bastante com este homem continua pateticamente a apoiar este senhor como um Messias ou Salvador. Esta gente é mesmo ignorante. Eu estava lá como militar, no Príncipe, vi coisas que eu nunca desejei aos meus familiares. Cheguei a prender pessoas do Príncipe e enviá-las para S.Tomé presas e amarradas, por ordem deste senhor. Apanharam borracha na cadeia, em S.Tomé, por causa da separação que eles queriam naquela altura. Muitos sofreram na prisão, naquele tempo. Mesmo assim, estão a apoiar este senhor. Credo! Credo! Gente sem coluna vertebral. Esta gente é mesmo carneira… Quanto mais me batem, mais eu gosto dele… Coisa está a vir… Ponham-se a pau…

      Eu vi gente do Príncipe fugir de canoa para Gabão, África do Sul, Camarões e outros países da Costa Africana, por causa do regime deste senhor. Mesmo assim estão a apoiá-lo. Esta gente gosta de sofrer…

      Aqui no Mezóchi é que ele não passa. Não queremos nenhum Pinto da Costa. Temos coluna vertebral e não somos desgraçados como aquela gente do Príncipe e de Lobata. Quem quiser ficar com Pinto que fique. Os meus familiares já sofreram bastante por causa deste homem. Chega!

      Alfredo

      • Mé-Zochi

        7 de Julho de 2011 as 17:09

        Vc deveria estar preso por cometer tais actos, quem é criminoso, então, foi Pinto que prendeu ou você? seu desgraçado, inimigo do povo, seu sem vergonha. Quando o Senhor fazia estas coisas deveria achar graça e hoje se considera alguém para poder julgar.
        Por falta de justiça séria o Senhor e os outros que mataram espancaram e mataram, e hoje dizem que foi Pinto deveriam estar todos presos condenados e serem todos fuzilados.

      • Tentado a ler

        7 de Julho de 2011 as 18:48

        Caro amigo vc escreveu muito e bem, mas nao percebeu o porque da candidatura do Pinto. Tenta abstrair-se dos seus problemas pessoais e dos seus familiares, depois olha para o pais e pensa: aonde encaixa o pinto em cada situacao de desordem que reina hoje? Disse que os seus familiares sofreram, Porque? Vcs ai no principe tiveram vida de lorde no mandato do actual presid: compram o combustivel mais barato, generos alimenticios em abundancia, etc. Por outro lado certeza que vc prefere por exemplo ver juizes serem chamados de l. que o ter o pinto como presidente. Faz diferenca?

      • WXYZ

        7 de Julho de 2011 as 20:49

        Oh meu caro, sao muito simples as respostas a essas tuas perguntas. Quem foi dando luz verde para que Pinto da Costa visse caminho livre a presidencia sao esses mesmos nossos dirigentes do regime democratico. Depois d Pinto ser escorrassado eles fizeram tudo de pior. Nao seja que o Pinto seja o ideal para STP neste momento mas no seio desses todos actuais candidatos (no meu ponto de vista) ele e o preferivel.

      • Zé Maria

        7 de Julho de 2011 as 20:53

        Isto é “Esquizofrenia” em estado puro. Mas que deus te perdoe pelas asneiras que acabou de dizer.

        A razão do seu espanto (se é real) é que o sr de certeza é daqueles que parou no tempo, não reparou que os santomenses evoluíram ao ponto de conseguir distinguir, facilmente, o que é bom ou mau para eles e já não são seduzidos por este tipo de campanha que o sr Alfredo quer fazer. Seja mais criativo…desenvolva.

        Em pleno século XXI, só os ignorantes ou muito inocentes é que vão nesta sua cantiga.

        O que esta em causa é o futuro de todos nós e por isso precisamos escolher um presidente capaz de dar uma outra dinâmica ao nosso pais. Um presidente com cabedal que lhe permite tratar por tu o Dr Cavaco Silva, o Eng José Eduardo dos Santos só para dar alguns exemplos. E no meio destes candidatos todos a escolha acertada é o Pai Grande. The Special One…não há hipótese. Os outros precisam amadurecer mais e S.Tomé e Príncipe não pode perder mais tempo.

        • Helves Santola

          8 de Julho de 2011 as 18:08

          Sim senhor!!

      • José do Riboque

        7 de Julho de 2011 as 23:25

        Ele nao passa no Mé-Zochi porquê? Sera que Mé-Zochi é a tua propriedade privada ? EU sou de Folha Fede e vou votar Pinto da Costa .. felicidades até 18

      • Fijalatao

        8 de Julho de 2011 as 0:40

        Alfredo vive com problemas de palpitação e sofre bastante quando carrega dentro dele todo este ódio! Seja cristão e deixe de sofrer porque quem o sr. odeia não sabe e ignora a sua existência. Não arraste os outros para sofrerem consigo, porque o sr. é uma gota de água num oceano tão vasto.

      • atento

        8 de Julho de 2011 as 9:21

        feche la o bico seu, sei la ouk… nao culpes o homem, talves se foses tu seria pior, águas passadas não movem o moinho, vamos deixar de parrar no tempo. e VC que fizeste pra essa terra… se não for o Pinto… quem mais, VC?

      • Patriota

        9 de Julho de 2011 as 7:24

        Também tenho esperança que este povo não perca a cabeça e vote neste homem. Irão arrepender-se amargamente.

        Aos 75 anos ninguém muda, muito menos este.

        Esta democracia é perfeita demais para nós, exige trabalho, empenho de todos. O problema é que estamos habituados a ser dominados por isso procuramos um messias mesmo sabendo que não será esta a salvação.

        Vou ter a coragem e patriotismo de votar Evaristo Carvalho, em nome de um país sem corrupção, em nome da estabilidade (basta de 18 governos em 20 anos).

        Como voto útil, apelo a todos os compatriotas que votem tb Evaristo Carvalho.

        Patriota

  8. lucas

    7 de Julho de 2011 as 15:07

    VIVA Dr.Manmuel Pindo da Costa. Pai Grande.

  9. JAILSON CRAVID

    7 de Julho de 2011 as 15:26

    eu sem duvidas o meu voto é prá ele

  10. somos todos primos

    7 de Julho de 2011 as 15:36

    aqui em sao tome e a populacao esta mais para o aurelio martins do que um outro candidato, isto porque ele é jovem, andou ajudar muitos, fazendo obras de caridade e nao só, por isso apelo a todos os santomenses que aposte no AURELIO MARTINS ,com o seu lema UM TEMPO NOVO PARA TODOS.
    viva aurelio martins

  11. ivan ching fong

    7 de Julho de 2011 as 15:40

    eu sou sãotomense ,resido em potugal voto no pito da costa… e pesso pra todos votaren no mesmo

    • Mafili

      7 de Julho de 2011 as 20:37

      aprende a escrever

  12. somos todos primos

    7 de Julho de 2011 as 15:43

    Nos ja temos um primeiro ministro jovem, precisamos de um presidente jovem, AURELIO MARTINS
    entao vc que é jovem faça como, vota no aurelio martins como o nosso presidente, porque só com ele terremos um tempo novo em sao tome e principe.
    viva aurelio martins
    vito todo povo de sao tome e principe
    viva um tempo novo de aurelio martins.

    • Coco-lola

      7 de Julho de 2011 as 16:44

      o que esta a fazer por stp o vosso primeiro ministro jovem?

      • Fijalatao

        8 de Julho de 2011 as 0:56

        Boa pergunta! Mas eu respondo. O nosso primeiro ministro vive viajando em aviões de luxo em Hoteis cinco estrelas, fim de semana aluga táxi aéreo para passar o tempo nos borgues gaboneses,porque ele não se preocupa com a governação nem com o povo porque NOMEOU O SEU SECRETÁRIO AFONSO VARELA PARA GOVERNAR O PAÍS! ENQUANTO ELE PASSEIA.
        Por isso é que o país precisa de um presidente como Pinto da Costa para concertar com o primeiro ministro uma governação ordeira, pragmática e respeitadora de quem os colocou no poder para gerir bem o pais que temos.

  13. ivan ching fong

    7 de Julho de 2011 as 15:47

    força pinto ,a vitoria é nosa ,deixe mundo falar

  14. somos todos primos

    7 de Julho de 2011 as 15:48

    quamdo eu estive mais novo , no momento de telejornal que pinto ficava a falar , a primera coisa que minha avo fazia era desligar a televisao,
    eu perguntava porque ele dizia que este homem é muito mau,é por isso que ate hoje na minha familia niquem vota no pinto, todo o nosso voto vai para o aurelio martins,ele é jovem e nao tem desgaste de governacao.

    • h silva

      7 de Julho de 2011 as 17:43

      ainda nao libertaste oh jovem.minha avo fez e dizia.aprende a pensar e a agir por ti proprio.lol…ate quando essa gente para de pensar k tem k seguir os outros.olha k muitos tem avos,pais etc que suicidaram.entao?

    • José do Riboque

      7 de Julho de 2011 as 23:21

      Fazes-me com tanta imprecisão , nas tuas afirmaçoes .. a televisao ou telejornal chegou quando a STP?… Tu e a tua avo viam a televisao em Mé-Zochi .. deve ser a tua imagem reflectida no leito de Agua Grande …ou Cascata de S.Nicolau… Todos podem ser Presidente em STP desde que obedeçam as requesitos .. mas representar STP aos olhos do Mundo , poucos sabem fazê-lo … Acho que no estado actual das coisas … depois de um palhaço .. dois palhaços nao .. Votar no Manuel é melhor .. pois como dizem os franceses … Os Portugueses sao todos Manuel porque fallta intelectuel … Percebeu o jogo de palavras .. Esta provado que em STP para presidencia falata intelectuel por isso vamos todos votar no Manuel Pinto da Costa
      … felicidades até 18.

  15. Karspov

    7 de Julho de 2011 as 15:55

    Eu voto Pinto da Costa , o comamdante ideal para o comamdo com punho e gara para o país descomandado por gentes de ma fé . VIVA PINTO DA COSTA

    Pai GRANDE O POVO ESTA CONTIGO. A LUTA CONTINUA A VITORIA É NOSSA.ASSIM SEJA

  16. Quebra Osso

    7 de Julho de 2011 as 16:18

    com o pinto, finalmente, vou voltar a fazer o q sei bem, buuuuuurrrrrrrrraaaaaaacccccccccchhhhhhhhaaaaarrrrrrrrrr

    • leonel pinto

      8 de Julho de 2011 as 11:46

      Viva pinto da Costa. Não desistA vai com força para liderar o pais, porque durante esses vinte anos dois presidentes que mandaram no país nada fizeram juntamente com os vinte primeiros ministros e, mais de trinta ministros, isso é uma vergonha. O país hoje está dividido entre ricos e pobres. Adimitice que se fazem desfilar riquezas em plena cidade CAPITAL para mostrar quem tem mais dinheiro e melhores viaturas, onde é que já se viu coisas assim? É preciso que haja um presidente de pulso para acabar com esses tipos de coisas no nosso país. Existem sim, jovens com capacidade, mas não têm ainda o poder de sentido de Estado e de Governação. O candidato ideal neste momento com todas condições para liderar é o Dr. Mauel Pinto Da cOSTA. VIVA PINTO O POVO ESTÁ CONSIGO.

  17. Madalena

    7 de Julho de 2011 as 16:44

    Kasprspov e outros têm beneces do Pinto.
    Ou porque o Pai teve emprego no estrangeiro, ou porque trabalhava na loja do povo, é normal.
    Mas o resto da juventude, com olhão, nem de longe quer Pinto. Aqueles que estão na tuga, pensam que o Pinto lhes vai dar emprego.
    Melhor é pensar em regressar e trabalhar com o resto da juventude.
    A juventude é poderosa, ninguém nos segura!!

    • Fijalatao

      8 de Julho de 2011 as 1:03

      Tu bem o dizes; Juventude… Pergunto se és quem és, Ainda sabes muito pouco sobre a primeira República! Se ouviste, não faça as palavras dos outros as tuas! Vive os factos para contares e detestares.

  18. Lembá

    7 de Julho de 2011 as 16:50

    STP está a ir ao Fundo, por causa da base da sua genese. Formamos um país com base na mentira, calunia, promovendo preguiçosos, tipo Pinto da Costa.
    Onde ja se viu, um individuo, 20 anos de boa vida, não estava exilado, volta a população, como se estivesse a vir da lua!
    cinismo.
    Qual foi a sua actividade durante 20 anos???

  19. nacional

    7 de Julho de 2011 as 16:50

    este candidato pinto da costa poderá ir a 3ª volta se houver.enfim

  20. Paracetamol 500mg

    7 de Julho de 2011 as 17:41

    Pinto afundou stp, e por consequência afundou-se também. Agora, o Pinto surge na forma de fantasma para querer ser presidente. Vai assombrar muita gente…
    Ele volta na pessoa de Pinta Cabra ou casas?

  21. Estudante

    7 de Julho de 2011 as 18:12

    Dr. quando lá chegares, por favor veja pelos alunos são-tomenses principalmente os que estão no norte de Portugal (Beira Interior). Estamos a passar por muitas dificuldades, que os nossos governantes nem imaginam. Estamos vivos por causa da…s intituíções caritativas e tudo indica que para o ano muitos deixarão os estudos. Acredito que o senhor é humilde e que insentiva os estudos dos mais novos. Palavra de Vice – Presidente da Assembleia da Aassociação de AEPALOPG na cidade de Guarda

  22. Nando Vaz (Roça Agostinho Neto)

    7 de Julho de 2011 as 18:13

    Olha, camarada Pinto Os jovens da Roça Agostinho Neto estão contigo, apesar de estar ausente do Pais por motivos de formação. Estou em contacto directo e permanente com jovens para votarem massivamente na vossa Exª. Avitória é serta S,T,P está contigo. Força.

  23. Estudante

    7 de Julho de 2011 as 18:13

    Veja pelos doentes e estudantes em Portugal, porque os mesmos são maltratados pela embaixada e consulados, nos cobram tudo quanto são documentos e etc… já temos alunos ilegais, porque não são bolseiros e não têm dinheiro para renovar passaporte e 8€ para cartão consular. Portanto, embora o Dr. não tenha competência para intervir dir…etamente nessa matéria, mas que ao menos fique a saber do caso. É triste porque São Tomé e Príncipe é o único país de PALOP com essa política. A prova de tudo isso é o descontentamento que fez -se mostrar no recenseamento recente, uma vergonha pelo número que somos em comparação com recenseamento apurado. Roubam os estudantes e doentes o que o país não lhes dão. O senhor como salvador da pátria, tenho a sertesa que não fará como os outros e espero que não se ajunte mais com aqueles que se aproveitaram ao seu bom senso, para hoje criticar – lhe, dessa vez seja prudente. Estamos consigo.

  24. Estudante

    7 de Julho de 2011 as 18:16

    Vamos todos pensar no futuro de São Tomé e Príncipe, o Pinto da Costa é o mais ideial,coreto e esperançoso. Guarda,Fundão,Goveia,Covilhã e Castelo Branco, Lisboa, Almada, estamos a análisar os candidados, mas de momento Pinto da Costa apresenta melhor perfil.

  25. Piá cu uê Txilá

    7 de Julho de 2011 as 18:35

    Senhor alfredo tem provas do que disse?
    e naquela altura havia tanta indisciplina como a hoje?
    o senhor conheceu STP assim?o senhor tem uma visão muito curta para não dizer sego e injusto com tal comentário
    o senhor e livre de votar em quem quiser, o seu comentário ilúcido com forma de aconcelho a voto contra,não terá nenhum efeito mesmo culateral porque o povo esta cançado de manobradores políticos, e se quer proclamar aconcelhando, costuma-se a dizer que se o concelho fosse bom não se dava mais sim vendia-se e pega também numa canoa vai ao gabão com suas dúvidas.EU VOTO NO MAN PINTINHO…

  26. Buzio sem pena

    7 de Julho de 2011 as 18:43

    É de momento a melhor opçao que temos, votar no Pinto da Costa

  27. andorinha

    7 de Julho de 2011 as 18:44

    pinto da costa presidente denovo ahahahahahahaahahah até parece um filme de terror .. povo saotomense pensem bem antes de falar .. ja se perguntaram uque pinto da costa fez durante os seus anos de mandato ??? ja se perguntaram povo de sao tomé.
    pinto da costa nao é o presidente ideal estamos cansados de sofrer, cansados de mentiras, cansados de malícias… queremos um desenvolvimento para sao tomé .. queremos um presidente jovem com bastantes ideias, um tempo novo . queremos enovações. porisso pensem bem no dia 17 antes de fazer besteira

  28. Piá cu uê Txilá

    7 de Julho de 2011 as 18:46

    E o Senhor alfredo tem que ter mais respeito por esse povo, se calhar o senhor é daqueles que vive muito bem e forra do País, não conhecendo as realidades desse povo a quem o senhor chama de gente ingnorante, e se o senhor foi militar que sá foi um bufo do regime.
    o senhor está querendo é BANHO

  29. Simão Amaral Tebús

    7 de Julho de 2011 as 20:32

    Há pessoas q teimam em chamar de carneiro a pessoas do Príncipe. Cada um é livre de apoiar o candidato q bem entender! Acho que devemos respeitar opção de cada um.

    • MAKITA

      7 de Julho de 2011 as 20:53

      São mesmo carneiros , ignorantes , atrasados e matunbos e sem vergonha.para e pensa um pouco.Hoje em dia mesmo com tanta imformação,televisão,rádio parabólica com tanto canais, não sabem fazer uma leitura válida do que é uma evolução do mundo.Um homen que esta na sobra da bananeira 20 anos sem fazer nenhum; que é que esse homen vai fazer por vôs. abrem os olhos o Pinto já é passado. o Mário Soares que de longe não se compara com esse senhor, vejam com o povo Português lhe puniu nas urnas. abrem os olhos seus matunbos burrosssssss

  30. Lima H

    7 de Julho de 2011 as 20:38

    ” Pinto da Costa é o Camandante para o nosso barco que está a deriva” palavras afirmadas pelo Presidente da Assembleia regional do Príncipe.
    Será mesmo? Politica, siceramente é a coisa mais sordida que existe. O nosso barco não está a deriva infelismente, ja foi a pik a muito, quem o tirar de lá poder-se- a considerar herói.Por favor observem o mundo e vejam o nosso Santomé e Principe.

  31. JOSE TORRES

    7 de Julho de 2011 as 20:57

    O Pinto da Costa e e sera o comandante em chefe do nosso Pais

    Sabe dirigir e p-or ordem, alias a sua personalidade e de homeem com posicao
    Vamos todos apoiar Pinto da Costa para o bem do Pais

  32. kua li tasondu

    7 de Julho de 2011 as 22:45

    O Pinto da Costa e a melhor apcao este momento.forca !!!!!!!

  33. kua li tasondu

    7 de Julho de 2011 as 22:49

    quis dizer neste momento

  34. nacional

    7 de Julho de 2011 as 22:53

    MEU DEUS …

  35. Fe em Jesus

    8 de Julho de 2011 as 0:00

    Povo de Principe sofreu sim e muito, muito mesmo, povo de cantagalo lembra o q Pinto disse. Nao esqueca e diz-lhe isso nas urnas no dia 17. Pinto uma ova.

    • Fijalatao

      8 de Julho de 2011 as 1:07

      Opinar com má educação, é a prova da sua personalidade repudiante por demais santomenses!
      Seria bom o TELANOM estar atento à esses atentados.

  36. realista

    8 de Julho de 2011 as 1:01

    um homem que ja governou 15 ano nao fez nada e porque vai fazer mas nada povo abri olhos, votar em um tempo novo aurelio martins……………… viva aurelio martins ,

  37. ze cabra

    8 de Julho de 2011 as 7:35

    pergunto a este senhor a quantos anos esteve no poder,
    quem ajudou a afundar o pais
    quem foi o primeiro presidente pos independencia
    como os colonos entregaram o pais
    este senhor se tivesse vergonha pedia azilio politico em cuba e nao estava ai a enganar o povo que sao tao tapadinhos que irao votar nele mas é a inteligencia e a memoria curta do nosso povo por isso nao voto em nenhum

  38. Bem ni wê mali ni tlachi

    8 de Julho de 2011 as 9:10

    Pinto esta enganar povo. povo não cai nessa. ele vai vender são tomé coisa dele……. abri olho

  39. Ené

    8 de Julho de 2011 as 9:24

    Caro amigo Alfredo?
    O acto de ler é como os nossos olhos. Sem querer lemos e vemos coisas que nos deixam traumatizados para o resto das nossas vidas.
    As suas perguntas e se são, cabe ao meu caro amigo respondê-las, pois a mim parece que o sr. entra em conflitos consigo mesmo. O senhor pode até não gostar desse candidato mas julgo ser falta de ética fazer esse tipo de acusações. Não era prudente sendo conhecedor destes crimes executados pelo PC, que recorresse aos órgãos afins para fazer-se justiça?
    Quem lhe garante que desta vez o PC fará melhor? Dê benefícios de dúvidas. Com todo o respeito, peço-lhe o favor de me acompanhar nesta humilde reflexão.
    A verdadeira imagem de um Líder à cadeira presidencial e consequentemente representar com alto sentido de estado este País do qual temos o orgulho de ter. Assim, a questão que se levanta é se qualquer candidato, mesmo rodeado de bons assessores e “banho” poderá ser catapultado a cadeira presidencial e ter êxito político?
    O Líder político deve conceber o seu discurso com lealdade, clareza e consciência, porque na política estará em jogo aspectos e elementos muito complexo como é uma Nação, ou seja aspecto suprapartidário. O seu discurso não é senão um produto que pela sua importância, influenciará os mais cépticos dos eleitores. Na sociedade actual a política é uma questão de compreensão. Por isso, primeiro passo para credibilizar um líder político é a definição da sua identidade sem margem para dúvidas, assente sobretudo na verdade. E para isto, os meios de comunicação social exercem o seu papel sobretudo a rádio e a televisão..
    A televisão produz a personalidade política e a criação da história à volta da qual todo e qualquer Líder precisa. Actualmente um líder político precisa de uma identidade clara baseada em valores e ideias, um grande domínio na comunicação oral, uma linguagem adaptada ao meio de comunicação, um projecto político credível e uma base de sustentação essencial denominada carisma.
    O Carisma é um atributo baseado em certas condutas do líder seguidos por grupos sociais e ou até por partidários onde se estabelece uma relação emocional entre si, isto é, a capacidade de transmitir emoções de forma verbal. Para que um líder seja considerado carismático, ele deverá produzir grandes feitos sobre seus seguidores e alcançar níveis de rendimento muito maior do que numa situação adversa. Quem quer que vença as Eleições!
    Se o seu candidato reúne esses requisitos vote nele e seja feliz. Também sou de Mé-Zóchi.
    Viva S. Tomé e Príncipe.

  40. JAILSON CRAVID

    8 de Julho de 2011 as 10:10

    porq que só falam,mal do pinto,é porque ele está no caminho certo voces reparam bem no regime único o pais não estava assim como está hoje,só que como as pessoas são orgolhosas porisso já se esqueceram,quando o pinto saiu do poder as coisas não estavam assim como estão hoje.

    • Alfredo

      8 de Julho de 2011 as 14:31

      O senhor Pinto da Costa nunca se arrependeu dos males que infrigiu ao povo. Como é que uma pessoa que nunca se arrependeu do mal que fez ao povo pode pedir a este mesmo povo que lhe dê mais uma oportunidade? Queria que me explicassem isto.
      Uma pessoa que já foi presidente da República durante 15 anos. No seu reinado perseguiu, prendeu e matou pessoas. Implementou um regime autocrático, de bufos e delatores. Não deixava que ninguém tivesse uma opinião política, caso contrário seria preso e marginalizado. Implementou a censura e perseguição política no país. Nunca deixou que mais niguém pensasse ou pudesse ter uma opinião sobre os destinmos do país. Transformou S.T.P numa quinta ou roça sua e dos seus amigos.
      Agora pergunto: como é que uma pessoa dessas pode querer ser presidente de novo sem justificar os seus actos anteriores ou explicar-nos os actos que foram cometidos por ele naquele contexto político? Como é que o povo vai acreditar que ele, de facto, mudou? Será que ele, de facto, mudou? Um homem que ficou durante 15 anos a perseguir politicamente as pessoas, a prender, pode ter mudado assim tanto? Será que os grandes ditadores mudam assim com tanta facilidade? O que é, de mágico ou sobrenatural, que lhe aconteceu ou fez mudar de atitude ou propósito político? Conhecem algum ditador ou autocrático, da História do Mundo, que tenha mudado ou convertido, de ponto de vista político, como um camaleão, de noite para o dia? Eu não conheço. Se conhecem algum autocrático ou ditador nesta situação eu gostaria que compartilhassem comigo. Um ditador ou autocrático não muda, de dia para a noite, por arte mágica. Não existe esta conversão em política porque os valores e convicções que estão na base de tomadas de decisões de pessoas deste tipo são muito intrínsecas e têm a ver com um percurso formativo, pessoal, educativo e mesm político.

      Nós como somos carneiros ou estamos a espera que alguém, nos resolva os nossos problemas pessoais, familiares, de grupo, de zona, ou mesmo do país, achamos que o Pinto da Costa é o nosso Salvador ou Messias. Estamos a comportar, colectivamente, como aquelas seitas religiosas que têm tendência para o suicídio colectivo. Por isso, antecipadamente, interiorizamos a ideia que o Pinto da Costa é este Messias ou Salvador da nossa Seita Religiosa que nos vai salvar. Quando ele lá chegar ao poder, como estamos tão embriagados ou convictos, que ele é o nosso Salvador ou Messias, se ele preparar uma bebida venenosa e nos mandar beber, todos os seus acompanhantes irão beber, porque estão convictamente convencidos que ele é o Messias. Sendo assim o país está a beira de um suicídio colecvtivo pela mão do seu Messias.
      Quando digo que existe ignorância e conduta de carneiros é neste âmbito. As pessoas interiorizaram que têm um Messias ou Salvador nas mãos e entregaram a sua opção política e própria vida a este Messias ou Salvador sem reflectirem sequer, nas outras opções políticas existentes e, sobretudo, sem que o dito Salvador ou Messias tivesse feito um gesto de arrependimento do mal que causou anteriormente ou tivesse pedido desculpas por certos males feito ao povo.

      Eu acho a situação do Príncipe mais triste ainda porque acompanhei na tropa todo o processo de perseguição a aquela população. Vi jovens, adultos, velhos e mulheres a fugirem de canoa por causa de um regime político que prendia e perseguia as pessoas. Algumas destas pessoas nem sequer chegavam ao destino, morriam nas viagens, de canoa, no alto m ar, rumo ao continente africano. Aquilo era muito triste. Foram centenas de pessoas que fugiram naquela altura daquele regime do senhor Pinto da Costa. Isto é verdade ou é mentira? Eu quero que alguém do Príncipe venha para cá dizer que isto foi mentira. Eu quero! Acompanhei de perto esta situação porque tinha que fazer relatórios para enviar para S.Tomé sobre estes e outros acontecimentos. Mesmo assim esta gente vai votar neste homem.Cada povo escolhe o seu líder. Querem um Mesias ou Salvador terão um Messias ou Salvador. Depois não venham queixar que o Pinto da Costa está a perseguir ou prender.
      Alfredo

      • Zé Maria

        8 de Julho de 2011 as 18:53

        O sr Alfredo está numa das seguintes situações

        1- A precisar de uma consulta urgente de psiquiatria

        2- Ou, deve ter acabado de sair de uma prisão ou de uma situação de coma que já dura há 20 anos, e se for este o caso, venho informar-lhe o seguinte: hoje S.Tomé e Príncipe é um pais democrático, com um parlamento e partidos políticos.

      • Alfredo irmão

        8 de Julho de 2011 as 20:59

        Tudo isto só porque não lhe deram o banho. Ameaçou e esta a concretizar.

      • Observador

        9 de Julho de 2011 as 4:22

        Oh…Sr. Alfredo!!!!

      • Laura Mendes

        9 de Julho de 2011 as 6:54

        Concordo consigo. Só um povo sem memória poderia votar neste homem. Tenho a certeza que se vão arrepender amargamente.

        Além disso se o país está a deriva é por culpa de todos, cada um de nós não faz o seu melhor para levar o país avante. Temos uma constituição que obriga a que todos dêem o seu melhor, não estamos a compreende-la pq não estamos habituados a colaborar para dar o nosso melhor, estamos habituados a ser dominados por isso continuamos a procura de um ditador.

  41. santola

    8 de Julho de 2011 as 17:55

    eu voto no pinto da costa

  42. Estudante

    8 de Julho de 2011 as 19:31

    Espero bem, que o referido possa de facto tirar o País do buraco que seencontra.Força Pinto

  43. Sanmedeçuê

    8 de Julho de 2011 as 20:27

    Caros compatriotas!
    Após análise perfeita de todos os candidatos, felizmente o que reune melhores qualidades para nos representar é o PINTO DA COSTA.
    Não há hipótise para outros candidatos. Pois são todos fracos. Se não roubou, participou no desvio no Banco; Outro faz obras sociais, mas não honra comprimissos salariais com os seus colaboradores mais próximos. Ser Ministrro de Defesa não é ser presidente. Restos são todos incompetentes. Estão a pensar que governar Santomé é Vender Cimento, fruta pão, coco, brincadeira de mau gosto, fuiiiii

    Sammedeço

  44. Simão Amaral Tebús

    8 de Julho de 2011 as 22:40

    Você que se acha SUPER-HIPER-MEGA inteligente, cujo tem vergonha do seu verdadeiro nome e identificando-se como (MAKITA); deveria analisar bem o sentido das palavras “Carneiros, Ignorantes e Matumbos”! Porque voçê está ofendendo uma população, que sempre foi humilde e soube respeitar a vontade dos outros em seu prejuízo. Ao meu ver, você que é um retrogrado, cujo não nasceu em S.Tomé e Principe deveria pedir informação sobre àquela população, evitando repetir o que os outros dizem. E se você realmente quer comentar algo, comece por respeitar a opção e opinião dos outros sem chamar de nomes aos outros. Obrigado e sem insultos

  45. Simão Amaral Tebús

    8 de Julho de 2011 as 22:44

    quis dizer “comece por respeitar a opção e opinião dos outros sem insultos chamar nomes. Obrigado”

  46. Ené

    9 de Julho de 2011 as 9:00

    Não seja injusto consigo mesmo bombardeando o seu palpitar com rancores. Cuida bem da sua saude praticando exercicios fisicos e mentais.Vem aí o AVC.
    Fique atento as mudanças que se operam no mundo e seja feliz junto a sua familia, Sr. Alfredo.

  47. Bernardino Pires Monteiro

    9 de Julho de 2011 as 12:01

    vou votar no dia 17 de julho
    agradeço por ter esse direito soberana
    livre,espero que todos faça o mesmo, se pansam como eu va e vota, gostei de ver tantos candidatos, pelo visto existem muitos com vontade de colaborar isto e positivo, acontrario de quem pensa que nao era necessario, um pais desenvolve com uniao transparencia trabalho compreensao respeito rigor e com muita força de vontade, somos capaz de o desenvolver nada e impossivel na politica por isso nao substime os candidatos ninguem e melhor se provar efeitos positivos, força meus candidatos,deixa mundo falar es tambem filho desta terra e deste povo tens os mesmo direito e deveres força

  48. boca calada

    9 de Julho de 2011 as 12:02

    pinto ja comeu 3 bocas, deixa esta boca pra jovem …

  49. boca calada

    9 de Julho de 2011 as 12:04

    35 anos da independencia pinto comeu 15 anos !

  50. Bernardino Pires Monteiro

    9 de Julho de 2011 as 12:15

    peço a todos santomenses para nao desanimarem, tenta pensar e refitir um pouco acredita que e possivel que um dia vamos sorrir, acredita que dessa vez vai haver um presidente um cerebro um nobel com capacidade de governar sete pais maravilhoso todos somos uteis temos vontade somos capaz de o governar com rigor democratico,todos juntos faremos um pais bom e maravilhoso

  51. borges

    9 de Julho de 2011 as 12:52

    ES é bom ter fé que os melhores dias virão,neste todos candidatos não á hipótese pinto é o melhor

    • Diana

      9 de Julho de 2011 as 15:45

      Não viste os outros candidatos.

      Nem sequer te perguntas porquê que achas que o Pinto é bom.

      Procura alguém com um curriculo como ele num país que está melhor que o nosso.

      Quem escolhe Pinto está a pensar em manter o status quo, voltar ao passado. Dito de outro modo, não queremos estar ao nível dos melhores, mas sim dos piores.

      Grande Bjo.

      Diana

  52. Ernestino

    9 de Julho de 2011 as 23:34

    O Srº Drº Manuel Pinto da Costa ,reune todas condições para ser eleito o Presidente da República de STP logo na 1ª volta com maioria absoluta pela pela consiração que o povo santomense já assumiu pela honestidade e qualidades intelectual que dá garantia e credibilidade para com paíose e organizações internacionais e Finaceiras possam investir em STP com confiânça e segurança nos seus capitais. O Gorvo está a navegar sozinho e precisa urgentemente de um comandante como o SRª DRº Pinto para conduzir o pais independentemente do poder que Lhe confere como Presidente da República. É com grande orgulho acompanhar a eleição do Srº Drº Costa pela desciplina que sempre existiu em São Tomé e Principe e melhores condições de vida que existia na outrora.Drº Costa é a única solução para o País.Viva Drº Costa o povo está contigo, vai a frente.

  53. fernandes

    11 de Julho de 2011 as 10:16

    Ex-Pesidente P. Costa, voltou a cadidatar isto porque, dos que vieram depois dele n fizeram o suficiente para fazer com que ele sinta imputente e disnecessário, eu sou da opunião que devemos dar lugar a “novo sangue”, outra coisa, é muito importante que deixemos de olhar para a pessoa e passarmos a olhar para o programa e as ideias do crescimento e desenvolvimentto do pais. JÁ ESTAMOS NO SEC XXI. ISSO Ñ DIZ NADA??? o pais esta cada dia pior… um a todos santolas, ficam esperto!!!

  54. Madalena

    11 de Julho de 2011 as 14:02

    Qualquer candidato é melhor que o Pinto Da Costa. Isto é uma herança??
    Nunca mais quero ver o Pinto Como presidente, não confiava em foro, só criolo. Se não sabem perguntam os mais velhos. Usou o caboverdiano, criou milicia, bofia, até taxista era policia secreta, triste cena.
    Quem quer ver o Pinto Presidente levanta braço. Porque que não criou embaixada em Cabo Verde, por exemplo? Desvalorizou sempre a dobra, para os caboverdianos não retirarem o seu dinheiro do país. Como sabem o Criolo é muito apegado a sua patria, queria regressar, mas como guardava dinheiro em casa, a solução era desvalorização da moeda. Conclusão, mesmo com um saco de dobra, nada daria ao chegar o torão natal. Mesmo assim vejo alguns coitados, que não sabem o mal que os papas sofreram dizem bem do Pinto.
    Não quero acreditar no regresso, nem no sonho. Quero o Aeroporto Internacional que foi desviado para o Sal.
    Que rendia 11 mil dolares por dia a Cabo verde, do voo africa do SUL, ou mais.
    Pinto outra vez?
    Nunca . Azarado.

  55. Barão de Água- Ize

    15 de Julho de 2011 as 15:44

    Urgente para STP, Presidencialismo(democrático), para se iniciar a recuperação do País. O Sr. Pinto da Costa pouco ou nada poderá fazer, face a este Governo ou outro, pois os conflitos e as contradições, irão surgir e o povo continuará a sofrer.

  56. Matador

    2 de Agosto de 2011 as 19:20

    Revolução é o melhor chance para o povo, São todos ratos repect…mas não para o governo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo