Política

Evaristo Carvalho foi expulso do bairro do Riboque-Santana

Alguns jovens do bairro do Riboque –Santana, que dizem ser simpatizantes do partido ADI, decidiram impedir a entrada de Evaristo Carvalho e da sua caravana no bairro mais populoso da capital do distrito de Cantagalo. O candidato acabou por ser expulso, pelos jovens revoltosos.

Se querem separação, vão ter. Vamos separar da ADI para sempre”, declaração de um dos jovens revoltosos esta quarta – feira nas portas do Bairro do Riboque – Santana. Chama-se José Soares de Sousa, e identificou-se como simpatizante da ADI. Realçou a importância do movimento juvenil de Santana, a favor da ADI nas eleições legislativas de Agosto de 2010, para depois avisar que as coisas mudaram, porque a mudança não estará a acontecer, e mais grave ainda é o facto de terem sido abandonados no terreno pelos dirigentes da ADI. «O partido não tem prestado atenção aos militantes. O senhor Agostinho Fernandes disse que ele não fala com pessoas indisciplinadas. Então ele está a tratar-nos de burros. O senhor Agostinho Fernandes como autoridade que é deve ter outras maneiras», declarou José Soares de Sousa.

O choque entre a caravana do candidato presidencial da ADI e os jovens revoltosos, provocou muita confusão. Os jovens fecharam o acesso ao bairro. Levy Nazaré Secretário Geral da ADI, e outros dois deputados do partido, tentaram demover a contestação mas sem sucesso. Os jovens que aderiram ao movimento de mudança no ano passado, estão diferentes em 2011. «Aqui toda gente é livre. Quando dizemos rua, não é só para o senhor Evaristo. É para todos. Veio Maria das Neves, veio o senhor Aurélio Martins, veio o senhor Filinto Costa Alegre, e protestamos. Mas no meio de todos, o senhor Filinto Costa Alegre e a Maria das Neves mostraram-se mais sensíveis connosco. ADI não. Ainda mais nem se quer têm uma sede aqui», concluiu, José Soares de Sousa.

Enquanto isso, outros jovens gesticulavam, ordenando o candidato e a sua caravana para recuarem. Evaristo Carvalho, reagiu no local. «O bloqueio é expressamente proibido. O candidato não tem nada a ver com os problemas da zona. Se há problemas na zona, devem coloca-los a autoridade local. Naturalmente que tenho que levar este caso para a Comissão Eleitoral Nacional», pontuou o candidato da ADI.

Situação tensa no Riboque-Santana, completamente contrária ao espírito do código de conduta assinado entre os 9 candidatos às eleições presidenciais de 17 de Julho. A lei proíbe que os candidatos sejam impedidos de circular pelo país em acção de campanha eleitoral. A coisa fica mais complicada quando no caso do Riboque – Santana, o candidato foi expulso pelos membros ou simpatizantes do próprio partido.

Abel Veiga

    54 comentários

54 comentários

  1. Hiost Vaz

    7 de Julho de 2011 as 13:08

    kua ku clopo golo d´alima

  2. Fela di bê

    7 de Julho de 2011 as 13:48

    As pessoas passam-se com tanta incompetência e irresponsabilidade política!

    • miguel sousa

      8 de Julho de 2011 as 0:49

      A ignorancia e o pior inimiga da democracia.
      Como ja foi aqui dito por um dos intervinientes na nossa terra os valores estao subvertidos e ja ninguem respeita ninguem. Estou convicto que se fosse Delfim Neves nao haveria contestacao nenhuma. Pois, ele teria aparecido num grande Hammer dando banho com o que ainda resta da estinguida STP TRADING e ai ja nao se confundia indisciplina da burrice, pois pergunto a esses jovens aonde estava essa valentia toda quando fomos burlados em 5 milhoes de euros. Os autores desse saque continuam impunimente circulando na nossa praca e nao se contesta.
      A indisciplina nao foi nem nunca será burrice, mas a burrice é e sempre será burrice.

      • Minu yéé

        8 de Julho de 2011 as 10:09

        agora quero tratar-los por tribunal, espero também que não sejas burroº meu caro.

  3. me zedu

    7 de Julho de 2011 as 14:13

    Que povo mais ignorante!!!
    Indisciplina e burrice sao palavras sinonimas??credo
    por isso, e que nosso STP esta assim
    “O senhor Agostinho Fernandes disse que ele não fala com pessoas indisciplinadas. Então ele está a tratar-nos de burros.”LOL
    OBS:nao sou da ADI e nem apoiante de do Sr. EC

    • Verdade Verdadeira

      7 de Julho de 2011 as 18:59

      Caro
      Me zedu
      Permita-me sem delonga avalia-lo, que desta vez o seu comentário mereceu o
      ( down grate),considerado lixo.
      Um indisciplinado é uma pessoa burra.Correctissimo,nao vejo qualquer erro vocabular ou gramatical nesta afirmaçao. A ausencia de instruçoes literarias,culturais, valolres morais tornam-nos indisciplinados de certa forma.
      Quando se chama alguém de indisciplinado daquela maneira, implicitamente estao á tratá-la de burra.
      Voce sabe o que significa,estar implicito?
      Portanto acautele-se antes de tentar corrigir algém

  4. Sr Lei

    7 de Julho de 2011 as 14:14

    Atitude condenável. Ninguém merece. Em todo caso, estes políticos não sabem fazer política, dão banho, ganham as eleições e depois não são capazes de fazer açoes de manutenção do eleitorado. As vezes não é preciso muito. Basta aparecer na zona de vez em quando e jogar umas cartas com o povinho que eles já ficam contentes. Em todo caso é muito mau sinal para o ADI, sobretudo, que se trata de uma região aonde fizeram um grande resultado nas eleições legislativas.

  5. realista

    7 de Julho de 2011 as 14:16

    esses politicos nao tem mesmo ergonha gozam
    na cara do povo ya so lembra de nos nessa alturas de campeonato depois adeu a comgo

  6. D.João, Quinto nome da tabela real

    7 de Julho de 2011 as 14:18

    Istou é que devia ser feitos a todos Charlatães políticos santomense.

  7. me zedu

    7 de Julho de 2011 as 14:18

    ‘Mas no meio de todos, o senhor Filinto Costa Alegre e a Maria das Neves mostraram-se mais sensíveis connosco.”
    Por causa dessa sensibilidade toda e que o grau de indisciplina nao para de aumentar no nosso pais,nossos politicos aceitam todo tipo de insulto quando estao na caca aos votos.ESSES TIPOS DE MALES TERAO QUE SER COTADOS PELA RAIZ.

    • Paracetamol 500mg

      7 de Julho de 2011 as 17:32

      Mas é com essas atitudes que o pais avança, não admitindo abusos desses gatunos disfarçados de políticos a qual tu apoias. Faltou bofetadas e pontapés.
      Tem que começar a educar esses políticos, pondo os na linha e em sentido.

      A começar este candidato é uma total fraude, por motivos de incompatibilidade. O cargo que ocupa não lhe permite concorrer as eleições.
      Cumprimentos

    • Tentado a ler

      7 de Julho de 2011 as 18:17

      Estar sensivel foi apenas uma estrategia para acalmar a situacao. O que faria no lugar dos candidatos? Iria chamar autoridade policial? Para reprimir as massas?

  8. Quebra Osso

    7 de Julho de 2011 as 14:36

    o PT quando colocou o Sr Levy Nazaré para secretário geral do ADI foi com o objectivo de matar o ADI.
    Depois da derrota do Evaristo nas presidenciais haverá congresso extraordinário e de certeza que ADI vai deixar de ter dono. será um partido de todos os são-tomenses.
    Fui

  9. África

    7 de Julho de 2011 as 14:44

    O povo é que manda!

  10. J.Rufino

    7 de Julho de 2011 as 14:57

    E uma pena que só estes jovem reclamam,num país onde 95%da população vive na pobreza extrema e os politicos(corruptos)numa boa a viverem no céu.Mas enfim,saiam as ruas exigir os politicos em vez de esperarem só nas campanhas na esperança de conseguirem alguns tostões para colmatar a miséria.Saiam as ruas…

  11. Minu yéé

    7 de Julho de 2011 as 15:02

    Boa iniciativa dos jovens e se os políticos continuarem assim com essa incompetência transformamos STP como Egipto…Boap força ai irmãos..

  12. MÉ SOLO

    7 de Julho de 2011 as 15:19

    Senhores Políticos,

    O povo não deve ser vizitado e acarinhado, só nos periódos eleitorais.

    O povo não deve dançar e conviver com os políticos só nos periódos eleitorais.

    No periódo eleitoral mesmo aquele que não sabe dançar, dança, que não acena as pessoas, acena, que não sabe cantar, canta e até come e bebe no mesmo prato.

    No periódo eleitoral tudo é bom para os políticos, ficam juntos e misturados.

    Depois das eleições já não se misturam,o povo deixa de receber calor,já não há abraços e cumbas como antes.

    O povo fica sanzado com toda razão,fica a espera do momento prório para cobrar, porque é o povo que os elege.

    Pelo que sei, o povo de Santana, já não é como RELÓGIO SEM CABEÇA como havia dito um politico no passado.

    • Julio Silva

      11 de Julho de 2011 as 10:33

      Mé Solo, não sou político, mas afirmo-te que o povo somos nós e nós somos o povo. O povo deixa-se enganar pq quer e gosta. O povo quer é um dinheirinho agora e só vota no que lhe pagar mais.

      Somos um povo que não se organiza para lutar pelo desenvolvimento, queremos todos é roubar uns aos outros, quando temos uma oportunidade só sabemos é roubar.

      Todos sabemos que este é o único candidato em campanha sem imputação de corrupção, pq esitamos em votar nele? Pq queremos um presidente que nos roube para contarmos os feitos da sua riqueza, para o admirarmos.

      Um dia seremos melhores.

  13. somos todos primos

    7 de Julho de 2011 as 15:24

    o senhor evaristo de carvalho esta cansado, alias em sao tome e principe toda populacao quero AURELIO MATINS ,
    entao vamos todos votar no AURELIO MARTINS como o futuro presidende deste pais

  14. somos todos primos

    7 de Julho de 2011 as 15:28

    o senhor nao sabe que toda malda de cantagalo esta com aurelio martins, porque que foste pra la. no dia 17 de julho vota AURELIO MARTINS.

  15. dirigentes sem escrúpulos

    7 de Julho de 2011 as 15:49

    Eu já a muito tempo que chamo a atenção ao Sr. Patrice Trovoada como lider do governo e de ADI.Estamos na democracia, mas a mudança que prometeram não pode ser assim,vejamos os cargos de dirigentes e politicos continuam sendo por amigos, no seio deste governo formado pelo ADI,muitos estaríam de fora como o Olinto Daio, Elísio,Agostinho Fernandes,Ministra de Saúde,num governo sério nunca seríam dirigentes……

    • Julio Silva

      11 de Julho de 2011 as 10:36

      Que estranho, queremo jovens no governo ou ou não? Queremos altenância ou ditadura? Povo estranho!
      O problema é que como já disse cada um de nós não dá o seu melhor. Darias o teu melhor???

  16. guedes

    7 de Julho de 2011 as 16:12

    Quem não quer ser lobo, não veste a pele.

  17. MÉ SOLO

    7 de Julho de 2011 as 16:19

    Quando o cão morde o seu dono é porque algo vai mal.

  18. nacional

    7 de Julho de 2011 as 16:47

    este candidato pode ir a 3ª volta se houver. enfim …

  19. Paracetamol 500mg

    7 de Julho de 2011 as 17:37

    Evaristo carvalho com esta idade devia estar reformado.

  20. Luis

    7 de Julho de 2011 as 17:44

    O artigo 176 da Lei 11/90 (lei eleitoral) diz: ” Aquele que impedir a realização ou o prosseguimento de reunião, cortejo ou desfile de propaganda eleitoral será punido com a prisão até três meses e multa de 500,00 a 3.000,00 dobras.”
    Basta começarem a aplicar a lei!
    É verdade que se precisa actualizar as multas.
    B

  21. Nando Vaz (Roça Agostinho Neto)

    7 de Julho de 2011 as 18:03

    Gostei de atitude da juventude, futuro de S.T.P e sobretudo de Africa e do Mundo!..
    Acho que os políticos de S.T.P devem procurar estudar conteúdos como ética moral, e sobretudo a ética de responsabilidade.Não podem agir desta forma perante os nossos inquestionavel jovens.

  22. Rio de Ouro

    7 de Julho de 2011 as 18:20

    Democracia não é isto.
    Campanha não é assim.
    Só autoridade pode, em determinadas circunstâncias, impedir alguém de ir aonde quizer dentro do seu próprio país.
    Mais disciplina, por favor.
    Sejamos mais tolerantes.

  23. Tentado a ler

    7 de Julho de 2011 as 18:26

    Isto e resultado da falta de maturidade e astucia politica. Entao o que esperavam os governantes quando o povo sabe que eles tem tudo de bom e o povo vive na M.? E compreensivel a posicao dos jovens, embora seja reprovavel. Portanto e chegada a altura para os politicos pensarem melhor na atitude e reflectir 3x ou mais nas todas de decisoes, especialmente aquelas que afectam o presente e o futuro da populacao. Facam introspecao meus senhores, tentem viver de perto com a realidade e sirvamm-se dos conhecimentos adiquiros para solucionar os problemas. Desfrutar do conforto dos gabinetes sem abordar factos(falta de agua, escolas, assessos aos cuidados de saude, estradas, etc) resultam no minimo em fobia aos politicos, particularmente aqueles com quem mais contavamos

  24. Lima H

    7 de Julho de 2011 as 20:25

    Congratulo convosco jovens.
    Que esse exemplo sirva de lição para jovens e população de Madalena, que em vez de se revoltarem com os políticos, criam confusões e intrigas com os visinhos por causa desses políticos sem escrupúlos.

    • O.Santos

      8 de Julho de 2011 as 11:02

      vc era um dos dos intriguista da zona.
      abraço.
      força jovens de SANTANA so assim os politicos tomaram conciencia da gravidade da situação em k vive o povo.

  25. DT

    7 de Julho de 2011 as 21:35

    Cada cidadão é livre de se candidatar à Presidência da República e Sr. Evaristo de Carvalho como cidadão nacional também tem esse direito. Mas eu não concordo com um candidato às presidenciais que também é presidente da Assembleia nacional. O Sr. Evaristo deveria renuciar-se de cargo de presidente da Assembleia Nacional antes de se candidatar à presidência da República. E como assím não foi, espero que o povo mostre-lhe cartão vermelho no dia 17 de Julho. DT

  26. Fe em Jesus

    7 de Julho de 2011 as 23:39

    Somente um comentario, alguem comentou q o politico eleito deveria de vez em quando aparecer nas rocas pra jogar carta com a populacao, isto pra mim nao e o melhor, a verdade e demostrar o comprimisso com o povo, a varias formas de matar a mosca. Devemos e exigir um bom e melhor p STP. Ve o trabalho de To Ze, quem diria, isso e q chamamos amor a terra, o homem ama Principe. E isso q queremos dos politicos. Obg

    • Fijalatao

      8 de Julho de 2011 as 1:27

      Populismo é a forma mais pobre de fazer política. O que o povo quer é o trabalho para bem da nação. Concordo com o seu comentário!

  27. realista

    8 de Julho de 2011 as 0:45

    o povo de santana fez bem e isso que todos nos deviamos fazer essa governo nao esta fazer nenhum, eles so pensa nele , so na epoca de voto e que esta a ira atras de povo pra votar eles

  28. Fijalatao

    8 de Julho de 2011 as 1:24

    Apelo a todos os santomenses que devem considerar o espaço santomense,espaço de todos. Devemos fazer da campanha política um momento de festa,de verdadeira alegria e de verdadeira prova de fogo da nossa jovem democracia e prova de tacto cívico na língua, momento de convívio com todos os nossos amigos e adversários, porque na política não há e nem deve haver inimigos porque todos estamos na mesma senda para escolha de o melhor candidato que satisfaça o ensejo de cada um para melhoria de todo universo santomense. S.Tomé e príncipe não é de um candidato, de um militante ou de quem quer que fosse, S.Tomé e Príncipe é de todos os santomenses.
    O que na campanha deve-se evitar é encontro de dois candidatos na mesma zona. Por isso, o meu apelo a todos para que façam uma campanha ordeira e civilizada para bem de todos e do bom nome do nosso país na senda internacional.
    Um bem Haja a todos.

  29. António Nunes

    8 de Julho de 2011 as 10:30

    Considero que o Dr. Patricio Trovoada, a quem tenho muito respeito pelo trabalho que tem estado a fazer no Governo, sobretudo, controlando a corrupção, pois desde a entrada do ADI no poder, acabou-de STP Trading, Passeios partidos, Docas fatansmas construido, contra o parecer dos sectores comptentes etc, masele tem gerido muito mal o seu partido
    Em vez de unir, tem estado a desunir o Partido. Tem posto de lado os antigos militantes que que travaram uma luta ao seu lado para manter o partido de pé até hoje, aqueles militantes que com dois ou três, ou 12 deputados continuaram a dar a cara, e associou-se aos interesseiros da Geração Esperança, que são os mandões actuais do partido e agora TOMA.
    Na realidade, é necessário fazer mais uma revolução no seio do próprio ADI, pois com esta cambarda de oportunistas, este grande Partido corre sérios riscos.
    Oportunistas tais como Levy, Nelson Carvalho e os outros que apenas querem aproveitar o ADI para interesses pessoais, irão dar cabo deste Partido
    A ver Vamos

  30. O.Santos

    8 de Julho de 2011 as 10:53

    A Lei n funciona cá em STP, se o Sr. Evaristo Carvalho exercendo a função do Presidente da Assembleia Nacional sem renunciar,o mesmo pode se candidatar pra um outro cargo e os tribunais n tomam medidas, pk punir o Zé Povinho k ja vive condenado a pena maior neste País?
    Delfim com todos os processos k tem na justiça por esclarecer, passou a candidato. E mas grave ainda é quando o mandatario da candidatura do Sr. delfim é um juíz reconhecido na praça,então deixa o povo manifestar do seu jeito k é o unico momento k tem para desabafar a sua aflição.

  31. me zedu

    8 de Julho de 2011 as 11:58

    Sr.Verdade Verdadeira
    o sr nao tem condicoes nenhuma para avaliar-me.
    1- digo e repito, indisciplina e burrice nao sao palavras sinonimas;
    2-down grate??? so no teu dicionario de ingles
    3-implicito(a),e como estava a sua burrice ate fazeres o comentario acima, agora esta tudo explicito.

  32. Lua Quarto Crescente

    8 de Julho de 2011 as 13:23

    Evaristo Carvalho,vai ganhar juizo……vcs podem cre que este governo tem dias contado…..Agostinho Fernandes bom quadro bom profesor bom tecnico….bom jurista,nao sei porque que o mesmo foi meter nessa politica de ADI sem estratejica….. Este candidato de ADI é pior coisa que Patrice Trovoada fez na sua vida politica …..Enfim,só com Cristo…quem corre de gosto nunca cansa…..Santola abri olho toma banho vota no cota Pinto da Costa é mal menor…

  33. leitor atento

    8 de Julho de 2011 as 15:31

    Ainda não sei em quem votar, mas
    toda gente sabe que Evaristo Carvalho é pau mandado do Patrice Trovoada. Por isso é que nem no sonho pode ganhar.
    Aliás, sendo mister yes teremos um primeiro ministro a controlar dois orgãos de soberania (Governo e Presidência) transformando a República no absolutismo e ditadura.
    Como o povo não é burro, nunca Evaristo Carvalho ganhará.
    Além disso, que se diga a verdade o homem nem tem o pragmatismo para presidente da republica. Só está na corrida porque Patrice o “xingou” e o obrigou a isso. Nao tenham dúvidas.
    Evaristo siga o meu conselho, abandona enquanto é tempo.

  34. Carga

    8 de Julho de 2011 as 22:57

    cota esta cansado

  35. Patriota

    9 de Julho de 2011 as 7:09

    Mesmo não sendo do ADI vou votar em Evaristo Carvalho porque não quero um presidente corrupto que manche o país( basta de nos chamarem corruptos e que só votamos em quem nos paga), pq acredito que nenhum país se desenvolve com 18 governos em 20 anos.

    Força Evaristo Carvalho serás o presidente da União e da Estabilidade.

    O meu voto útil irá para Evaristo Carvalho e apelo a todos que gostam realmente de STP que votem neste Sr.

  36. Zidane

    9 de Julho de 2011 as 11:34

    Eu pessoalmente não concordo que se impeça qualquer político a fazer a sua campanha seja onde for.
    Mas neste caso é bem feito e serve de lição para os políticos porque noutras circunstâncias esses mesmos políticos fecharam os olhos ou mesmo apoiaram situações idênticas.

  37. Milu

    9 de Julho de 2011 as 18:12

    kkkkkkkkk, isso ate me faz rir ok! são todos aventureiros na vida politica, se fosse eu, logo que chegasse na minha casa podia refletir e reunir com os meus comparsas e retirar-me essa candidatura e me aliar em Urélio Martins, ou seja dar mesmo os meus votos em Aurelio Martins! Isso é brincadeira pah!

  38. joyce

    9 de Julho de 2011 as 18:15

    corram tambem com aqueles caducos que ficaram 20 anos e nada! e aquelas aventureiras, povo fique atento. recebam apenas aquele que vos ajuda e com projeto para a juventude, ja sabem de quem se trata!

  39. watarra

    9 de Julho de 2011 as 18:20

    isso ate é vergonhoso, na verdade o povo não deve ter esse tipo de comportamento, mas é para os nossos politicos aprenderem que a politica nao é pra aventureiros. Hoje estamos espertos, ja não queremos mentiras. Agora queremos realizações e politicas credíveis. Por isso nos so queremos Aurelio Martins. Um Tempo Novo Jovens de minha zona.

  40. caboverdiano

    9 de Julho de 2011 as 19:57

    primo vamos arrazar com essa gente toda depois de ganhares nao esqueces de mim tabem
    aki em portugal manda-me massa do povo pa porque aki na europa nao e como s.tome nao xeee coisa aki e pao pao queijo queijo, tudo fiscalizado por isso fica mesmo la na terra desviando os milhoes pra nos aki lolo dedo tambem, mais agora da um bocado aos povinhos montes de criatura sem cerebro depois vao mergulhar

  41. caboverdiano

    9 de Julho de 2011 as 20:13

    vces s.tola deixa o meu primo em paz tabem
    o homem a dormir e mais esperto do que este povo com os olhos abertos e o don eu ca vou fazer campanha pra si porque tenho que voltar pra ilha santa tao com dinheiro do povo de s.tome tenho SAUDADES daquels tempos de construcao de passeio,docas stp trading ai milhoes e milhoes falando nisto ate o dedo ja ta cossar DEUS VAI TAPAR OS OLHOS DO DIABO PRA TU SENTARES NA CADEIRA PRESIDENCIAL E AI SIM VOU PASSEIAR LA NA TERRA DOS SANTOLA ATE MESMO TIRRAR UMS SONECA NO PALACIO DA REPUBLICA DEMOCRATICA DE S.TOME E PRINCIPE. ALELUIA. AMEEEMMMM

  42. caboverdiano

    9 de Julho de 2011 as 20:23

    ESTE homem tambem quero ser presidente da republica deixa estar pra ver como vai ficar por amor de DEUS meus povo irmao ta demais homem tipo pra ta bem posicionado nada ta tipo ta ser forssado pra tal este se for presidente e so corpo porque quem vai ser o presidente sera patrice ou familia trovoada
    kikikikikiki

  43. lútero

    9 de Julho de 2011 as 22:17

    que vã plantar milhos pah! te merece.

  44. Mendes

    11 de Julho de 2011 as 10:23

    Vê-se claramente que trata-se de um problema interno. Os leitores gostariam que o Telá-Non publicasse os problemas internos do MLSTP, que sabemos que são muitos. Sobretudo aqueles ligados ao candidato pinto da costa.

    Este Sr. será o nosso presidente e será o nosso tempo de menos corrupção.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo