Política

Delfim Neves é candidato às eleições presidenciais

A decisão do Supremo Tribunal de Justiça nas vestes do Tribunal Constitucional, está patente na lista definitiva dos candidatos que preenchem os requisitos para serem Presidente de São Tomé e Príncipe. O edital publicado na noite de quinta – feira confirma o vice-Presidente do PCD, como o décimo candidato às eleições presidenciais, depois do recurso interposto ao Tribunal Constitucional, a contestar a sua exclusão na lista preliminar publicada na semana passada. Os argumentos de Delfim Neves, e sobretudo a apresentação ao Tribunal da prova de renúncia da nacionalidade portuguesa foram decisivos. Delfim Neves que estava ausente do país, regressou esta manhã de Lisboa. Uma gigantesca manifestação organizada pelos seus apoiantes acordou a cidade de São Tomé. Os manifestantes foram buscar o candidato no aeroporto e desfilaram pelas artérias da cidade capital. Membros da direcção e militantes dos partidos PCD e do MDFM-PL, destacaram-se na manifestação de júbilo, que marca também o arranque oficial da campanha de Delfim Neves na corrida para a presidência de São Tomé e Príncipe.

    112 comentários

112 comentários

  1. Bem ni wê mali ni tlachi

    8 de Julho de 2011 as 9:03

    Povo não esquece que esse candidatos troxe comida estragados! não esquece!!!!!!

    • Coco-lola

      8 de Julho de 2011 as 9:11

      Mais dinheiro para povo comer e depois o castigo nas urnas. Eles ja se esqueceram das legislativas, terão mais uma derrota.

  2. atento

    8 de Julho de 2011 as 9:05

    êpá, agora é que são elas…, venha e gaste com o povo, e não levas nada…

  3. Arlindo Pereira

    8 de Julho de 2011 as 9:13

    Força Delfin NEVES, esse candidato merece ser PR. Pessoa como esse é raro em STP. Quem nada faz em STP e na vida, é que não comete erros. Agredito no PCD e no Delfin Neves. Até agora o melhor Governo para STP foi de PCD-MDFM.
    Que Deus abençoe Delfin Neves e o povo de STP.

    • Mina Zequentxi

      8 de Julho de 2011 as 15:36

      Nao se esqueca(m) que esse homem ee …….

    • Ue beto

      8 de Julho de 2011 as 21:35

      Esse gajo ganha, eu peço asilo politico fora de STP

      • Mina tela

        11 de Julho de 2011 as 9:25

        Eu sou mais uma na lista….

  4. Estudante

    8 de Julho de 2011 as 9:26

    emfim que pais é esse

  5. Plétu Lúlúlù, Blanco Fenéné

    8 de Julho de 2011 as 9:40

    agora é que a verdadeira campanha vai começar. Viva o Delfim. O nosso presidente OBAMA. STP ainda não está na altura de ter intelectuais na presidência, o povo precisa de homens como Delfim, Fradique, e outros palaiês.
    Viva o Banho. A campanha começa oficialmente hoje. Fui

    • OP Angola /STP

      8 de Julho de 2011 as 14:35

      Completamente sem noção o teu silencio seria a sua maior arma.

      • Stepense

        9 de Julho de 2011 as 0:22

        hahahahahaha…Nunca ri tanto com um comentario….Boa resposta

  6. ECAS

    8 de Julho de 2011 as 9:45

    Agora sim, vamos ter uma campanha de verdade!
    Não tinha graça o Delfim fora da corrida, quando a Ferrari na está fora os Mc Claram fazem a festa. Mais uma vez arranjaram um 31 para travar ou baixarem a crista do Delfim, mas ele tb mais uma com a sua determinação e respeito superou mais este obstáculo.

    O OBAMA é um vencedor por natureza!

    • Lupunhé

      8 de Julho de 2011 as 22:29

      Palerma!! Quem votou nele no tribunal foi o cunhado dele Garido, e que ainda por cima já foi exonerado pelo Presid.da Rep. Disperte!!! Não expõe gratuitamente a tua burrice! Ok?

      • Eugenio Trindade

        11 de Julho de 2011 as 12:13

        Tu sim, expoe a tua burrice!! Leia o conteudo abaixo relacionado.
        Está dando uma de esperto, ñ sei o k este homem vos fez!!!
        “No entanto o Téla Nón apurou de fonte segura, que a questão de laços familiares é profunda neste país, STP, (Somos Todos Parentes). As últimas informações recolhidas pela redacção do Téla Nón, indicam que o candidato da ADI Evaristo Carvalho também é casado com uma irmã do Juiz Presidente do Tribunal Constitucional, Silvestre Leite. Desta forma, segundo fonte do Téla Nón, o próprio juiz Presidente deveria declarar-se impedido e não intervir no processo de avaliação das candidaturas.

        Segundo a fonte do Téla Nón, caso isso acontecesse não haveria avaliação de qualquer candidatura para as presidenciais de 17 de Julho, uma vez que o Juiz Presidente estaria impedido.”

  7. Fela di bê

    8 de Julho de 2011 as 9:49

    Isto é uma autêntica brincadeira. Malabarismos…

  8. Fela di bê

    8 de Julho de 2011 as 9:50

    Abel Veiga, já agora, nos boletins de voto constam 9, 10 ou 14 candidatos??

    • Téla Nón

      8 de Julho de 2011 as 11:41

      São 14 candidatos. Os boletins foram impressos com esta indicação do Tribunal Constitucional.

      • Fela di bê

        8 de Julho de 2011 as 13:44

        Agradeço pela atenção.

  9. vida

    8 de Julho de 2011 as 9:54

    vamos delfim, pra frente stp….. eles tentaram de td pra impedir a tua candidatura mas deus eh mais forte… homem de palavra e atitude, isso q stp precisa
    forxa delfim

  10. osvaldo

    8 de Julho de 2011 as 10:05

    O povo que abra os olhos.Crédito do Brasil,1.600.000.00 dolares a Doca de peixe e mas factos por esclarecer. K justiça é feita neste País? Aonde esta o registro Criminal deste desumano?

    • OP Angola /STP

      8 de Julho de 2011 as 15:40

      Em STP somente é preso quem rouba galinha e que não tem colarinho branco, todos os casos que geram mídia somente tem sentido quando os ladrões de galinha são descobertos e punidos, mas, quando agudiza a situação com o intuito de pegarmos os tubarões tudo vira lenda (era uma vez…..), nem a comunicação social tem críticos construtivos, a procuradoria não tem procuradores persistentes e muito menos os tribunais juízes que façam a lei ser aplicada.

      Obs: Enquanto o capitalismo prejudica a classe trabalhadora o governo esta a dormir e o povo numa aflição tremenda porque o futuro está comprometido ahahahah(Fernando Rocha)

  11. esquecido

    8 de Julho de 2011 as 10:07

    Esta bonito, coitado do meu pais, a caminho de retrocesso, ke estado democratico e este?
    Por favor ajudem o meu pais e digamos nao desgraca…

  12. Suásuá Pires

    8 de Julho de 2011 as 10:07

    Eu não queria fazer comentario quanto os malditos candidatos presentes nestas eleições,o que digo é que se o pais fosse um pais serio formado de gente capazes de levantar o pais da miseria que se encintra muitos dos quais estariam preso mais enfim… a cdeia central so foi feita para pequenos e mais engraçados são os pequenos que correm atraz deste malandro … mais tarde ou mais cedo é povo que vai sair a rua com machim ou gancho para pedir justiça.

  13. DT

    8 de Julho de 2011 as 10:14

    Será que podemos acreditar na competência e credibilidade dos nossos tribunais? Diz o nº 2 de Artigo 78.º da Constituição da República que só pode ser eleito Presidente da República o cidadão são-tomense de origem, filho de pai ou mãe são-tomense, maior de 35 anos, que não possua outra nacionalidade e que nos três anos imediatamente anteriores à data da candidatura tenha residência permanente no território nacional.
    Como será visto o nosso país ao nível externo com tantos candidatos com mais nacionalidades para além da Santomense? Um presidente deve respeita a Constituição, que não é o caso de Denfim Neves. Como se não bastasse este candidato está envolvido em vários escándalos financeiros, situação que constituição deveria prever tambem. Espero que o povo não cometa o erro de votar nesse homem para bem do país. DT

    • Brigadeiro

      8 de Julho de 2011 as 16:24

      Será só o DELFIM NEVES, que cometeu o escandalo financeiro e outras anomalias?
      Vejam para outros Candidatos ( Maria das Neves, Pinto da Costa que governou 20 anos, etc..)

      Por favor, falem a verdade, o homem merece e tem o perfil mais do que suficiente para ser um Presidente da República como outros igual a outros candidatos que vão a corrida.

      VIVA DELFIM NEVES E VAI EM FRENTE ATÉ AÚLTIMA GOTA.

      FORÇAAAAAAAA…

      • mobali

        8 de Julho de 2011 as 23:20

        Es parvo ou nao entendes nada de politica
        1- teu D.N nao tem nivel academico e tds nos sabemos disso.
        2-Nao tem carisma e devia respeitar a lei e ser julgado pelo escandalo financeiro.
        3-STP so tem juizes sujos e sem credibilidade, e por cima sem palavras?
        4- acho que es parente do D.N e como queres ganhar algo no futuro ca defendendo-lhe..

  14. ECAS

    8 de Julho de 2011 as 10:16

    Homem de facto para governar esta terra, tem amor a seu povo e país, ñ deve recuar por nenhum obstáculo k seja, mas deve tb e sobretudo por uma questão de honra bustar sempre argumentos e alternativas de soluções para convencer esse povo fragelizado, humilhado e que merece o melhor!
    O Patrice Trovoada várias vezes saiu fustrado nas suas tentativas na subida ao poder, mas cada vez k ele queimava ele tirava um ensinamento até k ele apreendeu e povo lhe escolheu. E hoje com alguns defeitos naturais de quem é humano, ele jovem com muita energia tem dado de facto alguns sinais de mudança.
    E se nós prestamos bem a atenção nas nossas necessidades e na do país vamos perceber k dos candidatos k temos, o Delfim combina, enquadra neste perfil, é jovem, dinamico, cheio de imaginação, muito determinado, tem amor ao seu povo e país, um lider, humilde, ñ tem rancor, etc e etc…
    Ele é no meu entender deu provas que serve para ser dirigente deste meu país, deu provas que é de facto um VENCEDOR!
    Isso é algo de se orgulhar, isto é uma vitória pessoal, seja qual foi o resultado ele é vencedor!

    Bem haja Delfim Neves e Pratrice Trovoada apesar das vossas diferença, nós e país precisamos do vosso denominador comum positivo à saúde do país.

    • davila dote maduque

      8 de Julho de 2011 as 16:23

      Com que então foi possivel apresentar os documentos a tempo!!! Anoite ja se via alguns motoqueiros a desfilarem de satisfação… Eis o resultado de viver num país escuro, e de miserabilidade humana.

  15. MALDINHA

    8 de Julho de 2011 as 10:31

    FORÇA DELFIM

  16. Patricia

    8 de Julho de 2011 as 10:43

    Som em S.TP mesmo, aceitar a canditadura deste manhoso a uma semana das eleicoes!!!!!! Francamente

  17. DT

    8 de Julho de 2011 as 10:45

    Artigo 95.º
    Imunidades

    1. Nenhum Deputado pode ser incomodado, perseguido, detido, preso, julgado ou condenado pelos votos e opiniões que emitir no exercício das suas funções.

    2. Salvo em caso de flagrante delito e por crime punível com prisão maior ou por consentimento da Assembleia Nacional ou da sua Comissão Permanente, os Deputados não podem ser perseguidos ou presos por crimes praticados fora do exercício das suas funções

    É este artigo da Constituição que proteja Derfim Neves. Dizem que ninguem está àcima da lei, mas não caem nessa. A lei não é para todos e por isso que uns fazem mal e é promovido no nosso país. Mas para o cargo da presidência, o povo tem uma palavra a dizer. Espero que o povo faça o bom uso dessa palavra. E acho também que a constituição deve ser alterada em alguns aspectos. DT

  18. ADELINO DOS SANTOS

    8 de Julho de 2011 as 10:52

    Francamente ´so em s.tomé

  19. António d'Oliveira Marques

    8 de Julho de 2011 as 10:56

    Viva o Supremo Tribunal de Justiça. Doa a quem doer, o DELFIM é candidato e vai ganhar. É um ganhador. Por isso, todos têm medo dele. Senão, vejamos: Esteve na Tropa, falsificou documentos e conseguiu sair antes do tempo. Esteve na Rádio Nacional, mamou amplificadores e folha de salário, e nada aconteceu. Foi aos Negócios estrangeiros, os passaportes foram faltando e nada aconteceu. Pintou e vendeu muitas cabras no Gabão, traficou Papagaios, perguntem os pilotos da antiga Air São tome e nada aconteceu. Em 91 torna-se homem de negócio, passa perna ao compadre Bano, ganha muito dinheiro com uma choruda indemnização do Estado devido a uma carne de vaca que importou sabe-se lá como e nada aconteceu. Importou galinha da Bélfica e não pagou o fornecedor e nada aconteceu-lhe. Mandou construir a Doca por cinco milhões e meio de dólares que não serve hoje para nada, recebeu comissão, cópia do cheque foi exibida e nada lhe aconteceu. Mandou destruir os passeios, pagou indevidamente as empresas dos amigos, mamou a sua parte e nada aconteceu. Com o compadre desavindo Amândio Pinheiro vendeu o terreno do Victor Frutuoso para fazer mercado de fardo, partilharam o dinheiro e nada aconteceu. Com o Bano, Amândio e o Cesaltino, antigo Director do Cadstro, vendeu o terrenop da passadeira por um milhão de dólares. O terreno tinha dono, mas nada aconteceu ao homem. Saiu do governo comprou mercadorias no Brasil estragada vendeu e distribui ao povo mesmo assim, o tribunal prendeu todos menos ele. Tem uma acusação no Tribunal, está pronunciado e mesmo assim, nada acontece ao homem. Há um prazo para se entregar os documentos para se candidatar as presidenciais com bons documentos. Mesmo assim, o Tribunal veio dar razão ao Homem. Homem assim é Heroi, é ele que o povo quer e só não nos tiraárá da fome e da miséria se ele não quiser. Com tanta habilidade, onde não chegará? Se souberem responder eu saííííííííííí´…….. Agora é que dinheiro vai sair!
    António Marques

    • não mete

      11 de Julho de 2011 as 9:20

      Bela biografia do Delfim sem Fim
      Esse homem tomou banho de folha ocá, lixo de dentro de sete cemitérios, sete estradas cruz, casa de andorinha e com água d’ocôo.
      Isso é que é ter corpo limpo.
      Delfim quer conhecer quem te preparou banho (teu curandeiro).

      • Edjelson

        11 de Julho de 2011 as 19:52

        Fogo pds crer. Ele deve estar mt bem preparado.

  20. J.Rufino

    8 de Julho de 2011 as 10:56

    Bem pelo que sei estes tribunais só fazem o que querem,quando se trata de corrupção,isto passa-se anos para ser resolvido assim vai a justiça em São Tomé e Príncipe…tambem gostaria de manifestar o seguinte,como e possivel que um deputado um homem que ja foi ministro não saber que a contituição diz que não pode ser presidente da republica alguém que tenha a dupla nacionalidade!!…ora vejamos um tribunal sério não seria necessário este senhor ter de deslocar do país para mais uma manobra no estrangeiro,só bastava um simples telefonema já se saberia se de facto este senhor renunciou a nacionalidade portuguesa,mas enfim são juizes que temos doentes,corruptos e sem vergonha junto a estes politicos.

    • Brigadeiro

      8 de Julho de 2011 as 15:57

      Meus caros, como falam do Delfim tbm podem falar do Jorge Coelho que passou muitos anos nos E.U.A (Estudos Unidos de América ), que claro possui a nacionalidade America, e muito mais foi ele casado com uma Americana.
      E daí? A verdade tem que ser dita.

      Além de Jorge Coelho, existe outros, falo-vos principalmente do actual chefe do Governo( Patrice Trovoada ), que viveu muitos anos no Gabão entre outros pontos do país. Portanto meu não andam a falar coisas que possa pôr em causa as figuras ilustrantes que nunca tiveram a governar o país. DELFIM NEVES é uma destas figuras.

      PARABENS DELFIM NEVES, PARABENS O POVO SÃO-TOMENSE.

      VIVA O HOMEM DO POVO, e continua ser do Povo e vais ser do Povo no dia 17 de Julho com toda a certeza abesoluta.

      Fuiiii….

      A VÊ VAMOS

      • Uwé-Beto

        8 de Julho de 2011 as 17:36

        Jovem, antes de escreveres asneiras com erros ortográficos abra esses olhos, este homem quase envenenou a nação e ainda não pagou por isso.

  21. carne de pescoco

    8 de Julho de 2011 as 10:56

    Delfim Santiago das Neves, vai tomar banho de folha, teu corpo ta sujo, presidencias nao vais ganhar.Satanas

  22. Maiker

    8 de Julho de 2011 as 10:57

    viva Delfim Neves Deus estáconsigo, prova disso é consiguires entrar nessa corrida.
    Deffim vai ganhar.viva

  23. Maiker

    8 de Julho de 2011 as 10:58

    Delfim Neves é o candidato do povo e vai ganhar estas eleições.

    • coacu maquita

      8 de Julho de 2011 as 11:55

      o que e ele voltou vou ve oquie que vai destribuir o povo esta a esperera e vai ganha dinheiro e tudo

  24. Paz

    8 de Julho de 2011 as 11:01

    so pode ser brincadeira

  25. teresa

    8 de Julho de 2011 as 11:03

    sabe ! mts opnão sobre a candidatura do Delfin neves ..mais a grande verdade é k mts que desdenham kerem sempre comprar…..
    força delfin..meu voto é teu

    • DT

      8 de Julho de 2011 as 11:08

      teresa felizmente ñ és o povo, caso contrário nós cairiamos num abismo.

  26. amigo da terra

    8 de Julho de 2011 as 11:03

    Sem hipotese em STP com dinheiro tudo e possivel.Delfim es forte mas um dia ajustaras conta com S.tome PODEROSO AMEM

  27. Filipe Samba

    8 de Julho de 2011 as 11:05

    O terramoto do seculo XXI

  28. RosaP

    8 de Julho de 2011 as 11:08

    CADEIA … la sim deveria ser o seu lugar e de muitos outros envolvidos no escândalo de STPtraiding…mas esse país é como é e povo sofre de esquecimento agudo …espero q Delfim neves ganhe … só por capricho …e o Tribunal ?? ficou com medo de dizer q Delfim tinha dois motivos para ser excluído da lista ? 1- Dupla nacionalidade e Caso na justiça por responder ( esclarecer). Esse povo MERECE SOFRER… por burrice …bajular Delfim ???? creduuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

  29. Maiker

    8 de Julho de 2011 as 11:29

    Quando os S.Tomenses residentes em Portugal ouviram que foi regeitado a candidatura de Deflim Neves ficaram Tristes porque é único Capaz de assumir as funções de presidente da republica,agora sim vamos todos votar no Delfim NEVES votar noutros candidatos seria desvalorizar o voto.

    • amigo da terra

      8 de Julho de 2011 as 12:50

      Dever ate ser menor de idade ou tonga pliguito. Ficas tu a saber que bom pai nao e aquele de da dinheiro aos filhos sem explicar para que serve uo como usa-lo mas sim e aquele que da educacao saude e muito mas.A culpa disso tudo e dos nossos governantes que estao no mesmo barco.

      • amigo da terra

        8 de Julho de 2011 as 12:54

        deves

    • JB Superfino

      8 de Julho de 2011 as 17:40

      Maiker
      Por favor respeite os Saotmenses residentes em Portugal,porque nao estas autorizado e de forma abusiva falar de um todo Santomense residente em Portugal.Fala apenas de si e se ficaste triste isto so de diz respeito e nao todos os Santomenses residentes em Portugal.Inclusive muitos nem querem saber dos corruptos feitos ou ditos politicos de STP.Fui

    • Uwé-Beto

      8 de Julho de 2011 as 17:56

      Nao fales em nome do pessoal em Portugal, mas no teu, ficastes muito triste…devias voltar e alimentar-te daquilo que este homem importou…

    • Edjelson

      11 de Julho de 2011 as 20:01

      Qd referes aos residentes acho q tas a referir a ti e aos teus irmaos ou pais. Pq mts n estão felizes com a candidatura do Delfin. Farto de mentiras e asneiras estao os coitadinhos de nós santomenses. Mas um dia isto td ira acabar.

      • caboverdiano

        11 de Julho de 2011 as 21:28

        A ISTO PODES CRER MANO,JUSTICA DE POVO NAO A NADA QUE PARA

  30. Maiker

    8 de Julho de 2011 as 11:29

    Não sabes o que dizes ta calada RosaP, O Delfim Neves é o melhor candidato, só existe um cadidato a essas eleições que é o Delfim Neves os restantes não não candidatos a presidente da republica são sim candidatos contra Delfim Neves.

    O Delfim Neves é o único capaz de vencer o Pinto da costa ou o inabil e sem curriculum do Aurélio Martins.

  31. MÉ SOLO

    8 de Julho de 2011 as 11:34

    Afinal o Homem ganha tudo, voltou a ganhar.

    Ganhou uma batalha contra o Ministério Publico e o Tribunal o que já é meio caminho andado.

    Mesmo que não ganhe as eleições, fica patente que o seu 2 de Pau tem valor acrescentado e é universal.

    Espero bem que STJ tenha agido na conciência e não através de pressão dos bastidores.

  32. lino

    8 de Julho de 2011 as 11:39

    nem dá para acreditar numa vergonha destas.!!!
    tenho neste momento imensa vergonha de ser tb santomense.
    juro!
    deixam este sr. dominar-vos srs juizes!!?
    devem ter levado alguma coisa em troca.
    de certeza.
    isto é simplesmente uma vergonha de tamanho sem fim!
    estou sem palavras.

  33. meymadra

    8 de Julho de 2011 as 11:41

    nao entendo tambem porque nao se publicou o escandalo financeiro dos tribunais e prontamente se publica o regresso desse homem.

  34. J.Rufino

    8 de Julho de 2011 as 11:44

    E uma vergonha ver essa cena carnavalesca,tanta gente com dupla nacionalidae só agora viu o tribunal constitucional isto?…este senhor teve pouca sorte,se não vejamos o Fradique de Meneses tem dupla nacionalidade ou digo tripla nacionalidade,o senhor Patrice Trovoada também tem dupla nacionalidade porque que agora estes juizes corruptos,incopetentes,gente sem alma nenhuma,negociantes,bandidos…enfim…veem agora com este assunto,será mesmo verdade que o senhor em causa renunciou a nacionalidade?..ja averiguaram estes juizes atravez dos registos centrais portugueses?…meus senhores deixem de brincadeiras sejam dignos pelo menos uma vez.Basta de sectarismos…Um bem haja ao povo de São Tomé e Príncipe

  35. D.João, Quinto nome da tabela real

    8 de Julho de 2011 as 11:49

    O Delfin evidenciou todos os esforços para provar que já não tem nacionalidade estrangeira, também podia fazer o mesmo para provar que essas acusações que tem se verifica nesses últimos tempos não tem fundamento, já que o senhor insiste em dizer que é inocente, seria um sinal muito forte do patriotismo.

  36. carne de pescoco

    8 de Julho de 2011 as 11:53

    Fico muito trizte por pensar k os candidatos as presidenicias, os politicos santomenses, so pensem em dinheiro e encher os bolsos.
    Ja estamos no fundo do poco.
    Delfim tu ao longo do curto percuso k tiveste n demostraste ser capaz de patavina nenhuma e temas candidatar as presidencias????????
    Deus nos acude

  37. Deus é Grande e Seja Louvado

    8 de Julho de 2011 as 12:17

    Vergonha………….
    Agora Diz-me sr. lagaia e outros tanto como o sr., que só sabem dizer mal do dr. Manuel Pinto da Costa………………
    É ele o culpado desta brincadeira de mau gosto que está a acontecer no nosso S.tomé e Principe???…………
    Viva Meu País…………..
    Viva S.tomé e Principe
    Viva Tela Non
    Boa Tarde a Todos

  38. Lua Quarto Crescente

    8 de Julho de 2011 as 13:44

    Força Delfim, os jovens gostam de te,esqueci dessas gentes invejosas…..e vai a frente,abraços

    • Edjelson

      11 de Julho de 2011 as 20:10

      Deve ser q ainda estas na fase de crescimento. Mts so pensam em popularidade, ou pela forma q aquele veste, vive enfim. Pq n pensem um pouco num pais q esta triste de tantas promessas q n foram realizadas. Em vez de votarem em alguem q presta, so pensam naquele q trouxe mal p vcs. Esqueçam o passado q vcs n viveram e pensem no presente e futuro.

  39. Fe em Jesus

    8 de Julho de 2011 as 13:55

    Viva Delfim Neves viva a democracia, viva o PCD. Delfim e o maior. Ja ganhas-te homem. Aqueles q queriam arrumar contigo estao arrumados. Esquecamos o passado e vencemos as eleicoes. Delfim Neves homem trabalhador Presidente da republica

  40. leu

    8 de Julho de 2011 as 14:33

    Povo de s.tome abri olho esse senhor ja fez mal pra s.tome trazendo alimento estragado pra povo comer e até hj nos nao sabemos o que senhor Delfim Neves fez com 5 milhoes que Brasil deu pra ajudar S.tomé, Povo de s.tome esse senhor ainda vai fazer muito mal pra S.tome se ele for presidente quem avisa amigo é….

  41. Bem ni wê mali ni tlachi

    8 de Julho de 2011 as 14:36

    Delfim Neves consigui verdade então o nosso estado é bobo verdade foi pra fora não si sabe que que ele fez agora é candidato a presidência da república…… não esquece que ele é iqual a Bin Lader esses dois que dão para andar juntos.

  42. Ana Maria Costa Alegre

    8 de Julho de 2011 as 15:16

    Delfim,

    Ainda que conservasses a tua nacionalidade portuguesa, que vai fazer-te certamente falta quando tiveres de responder pelos cinco milhões da Doca, pelos cinco milhões das mercadorias do Brasil, pelos cinco milhões da venda do espaço aéreo, pelos cinco milhões da venda dos terrenos do Estado, ÉS UM PURO SANTOMENSE DE POTO ZAMBLALÁ, muito perto de Água Telha. Aliás esta região parece produzir muita gente desta especie e de todas as cores.
    Mas não olhas para o espelho, não ouves a tua família. Eles disseram-te que podes ser presidente? Ou queres ser presidente para te proteger dos Tribunais? Tens que lá ir sentar e explicar com a mesma frontalidade e coragem, ainda que uma vez mais voltes a pagar os juízes, mas tens que lá ir tomar o teu banho e sair limpo para pretenderes ser Chefe de Estado.
    Um indivíduo que não é sequer capaz de apontar um colega da nona classe num país tão pequeno agora assina DOUTOR porque fez por correspondência um aperfeiçoamento profissional em Comércio Internacional para continuar a ir ao Brasil e Gabão comprar mercadorias estragadas para o povo. Não pode ser. Mal chegaste já estás a distribuir dinheiro como se fosse água. Pensas que tudo se compra e tudo se vende.
    Se o Tribunal é válido para garantir os teus direitos, o povo vai utilizá-lo um dia para reclamar os seus e terás de explicar. Sem isso, terás de continuar a viver com medo toda a tua vida. Faz como o MINHO e o Carlos Quaresma, Basilo Diogo. Comeram e pagaram. Mas não deixe apenas os coitados do Armando Coreia e o pobre Vavá Santana pagarem sózinhos. Seja Homem.
    Ana Maria

    • caboverdiano

      11 de Julho de 2011 as 21:31

      QUEM NOS GARANTE QUE ELE REESCINDIU NACIONALIDADE PORTUGUESA SO VISTO

  43. ossôbo

    8 de Julho de 2011 as 15:50

    Caros compatriotas.

    Sirvo-me da presente para perguntar, se os nossos eleitores sabem quem é Delfim Deves?
    Eu digo-vos, ele é homem e Doca de Pesca, Passeios nas ruas de São Tomé que não acabou e levou bilhoes de Dobras, homem de S.T.P TRADING. É esse homem que vocês querem para Ser vosso legitimo representante?
    Se nos estamos a afundar , irá mais rapido com eleição desse Homem.
    Obrigado.

    • Poderoso

      8 de Julho de 2011 as 21:17

      E a pior escolha.

  44. kua li tasondu

    8 de Julho de 2011 as 16:04

    E uma pena k aparelho da justica nao funciona em stp!!!!!!!! dinheiro e lavanca eeeeeee!!!! boa sorte pra stp, agora estamos a espera da justica de DEUS. so DEUS
    para nos livrar deste perigo deste terramorto.

  45. Antonio Santos

    8 de Julho de 2011 as 16:05

    Bom, vamos ver, se existe algum candidato sem problemas? Ou estamos presentes de zangas e criação de situações para afastar algumas pessoas da cena politica.
    Quando se elimina um candidato, tudo bem.
    Quando se corrige algo, o tribunal ñ serve, ou esta tudo mal. Francamente.

  46. sidney pina

    8 de Julho de 2011 as 17:40

    o pais coninuara no estado k esta por mto tempo, e pena tb somos nós os jovens k daki a uns anos vmx querer voltar pr o pais n tem o k fzr pk pais n tem emprego nem infrastuturas e quem n tiver padrinho na cozinha ta mal, ham pk quer ser presidente credo só cm cristo pr voz ver cm vosso bobú.

  47. Cabo

    8 de Julho de 2011 as 18:36

    Obrigado (SR, Garido) , em fim gente de casa !!!!!

  48. nacional

    8 de Julho de 2011 as 18:36

    os outros candidatos também têm duas a três nacionalidades. portanto … isso já parte da nossa cultura .múltiplas nacionalidades

  49. Manuel Alberto Lombá

    8 de Julho de 2011 as 19:18

    Não se esque çam do sr Evaristo Carvalho, que tinha um processo por peculato(roubo de bens públicos.O que o safou foi o 25 de Abril, senão teria ido para a cadeia.Por este motivo as autoridades portuguesas não aceitaram a sua indigitação como embaixador de stp em Portugal.Este facto é para os seus apoiantes “fiô un baço saia”.A campanha ainda vai no adro.Cumprimentos de Manuel Lombá.

  50. Fe em Jesus

    8 de Julho de 2011 as 20:16

    Ana Maria Costa Legre, tens certeza daquilo q tas a insinuar, Delfim e um bom Homem sim, dentre eles qual e o melhor, qual nao tem cadastro, o Delfim Neves nao foi ao Brazil verificar os produtos, ele era somente Drt finaceiro do grupo, cabe a quem comprou e avaliou o produto, nao tenho tempo pra explicar tudo isso nao sou advogado do Sr Delfim no entanto gostaria de lhe perguntar o seguinte a Sra conseguiria olhar o seu marido nos olhos e lhe dizer q a traiu, nao e so na politica q ha corrupcao, traicao tambem e corrupcao. Outra hora Ana

  51. Duque Pontes

    8 de Julho de 2011 as 20:52

    Depois de Fradique de Menezes vamos acabar de vez com S.Tome e Principe votando em Delfim Neves

  52. Alfredo irmão

    8 de Julho de 2011 as 21:04

    Isto não vai ser presidente. Vai ser mais um Tiririca. Tirar fotografias com babete para dizer que já é doutor. ! Isto é postura de um futuro chefe de estado? Depois quando chega no poder vai querer destacar e é ai que tudo vai estragas.

  53. Alfredo

    8 de Julho de 2011 as 21:13

    Colocar Delfim Neves na Presidência é o mesmo que colocar os Irmãos Metralha no Conselho de Administração de um banco

  54. Alfredo

    8 de Julho de 2011 as 21:15

    E o mesmo que por o BIBI como educador num infantário

  55. Fijalatao

    8 de Julho de 2011 as 21:39

    ´Como tive oportunidade de ler todos os comentários, tenho também o prazer de fazer comentário!
    Pessoalmente não conheço o Sr. Delfim Neves,aliás quem sabe até andamos juntos na mesma escola, “não da malandragem e malabarismo políticos e corruptor da nossa sociedade”.
    Francamente e com todo o respeito, seria um insulto ao povo de S.Tomé e Príncipe, seria uma passagem de certidão de ignorância passada ao povo e assinado por baixo ” Delfim Neves”.
    Como Delfim Neves, existem muitos Delfins Neves em S.Tomé, tais como os que desviaram dinheiro da caixa popular como o Bano que até chegou ao 2º magistrado da nação, nada me surpreende neste país.
    O tribunal de S.Tomé e príncipe, julgo eu está a cumprir com a constituição no tocante a Imunidade que o Delfim Possui.
    Se o Tribunal é corrupto ou não, esta é outra história! Mas que tenhem autonomia de fazer e desfazer,tenhem!
    Isto para dizer a todos os comentadores e ao povo de S.Tomé que muitas coisas que acontecem no país não é a mando do Sr. Presidente actual! Seria irresponsabilidade neste episódio do Delfim ” Pessoa com mão manchada de sujidade e com vários problemas pendentes no tribunal” vir alguém ao público culpar o Presidente Fradique de Menezes pelo mau funcionamento da nossa Justiça! Da mesma forma não devemos acusar que tudo que correu mal no país durante os 15 ano o culpado foi Pinto da Costa!
    No caso Delfim Neves o problema roda a volta do poder capital “adquirido com a sua inteligência ninguém o tira mérito” que no meio de toda promiscuidade, carências, ignorância, ele é considerado como aquele cego de um olho no meio de milhares de cego!
    Por isso só com Pinto da Costa, com conselho de estado e assembleia popular, todos juntos poderão acabar com tudo isso e pôr o povo a respirar melhores ares futuramente.

  56. hayoo

    8 de Julho de 2011 as 21:45

    eh ça cada caca!!!

  57. Francisca Cara Linda

    8 de Julho de 2011 as 22:43

    São Tome e Principe esta a beira do abismo e com a ajuda de Fradique de Menezes “Light” dará certamente um passo a frente.

  58. Territorio

    9 de Julho de 2011 as 0:27

    Bem…deixa-me mudar de pais…é uma vergonha uma situaçao destas…fizeram tanto espalhafato pelo facto deste senhor ter 2 nacionalidades e agora ca esta ele de novo..??!!!…
    SINCERAMENTE….dinheiro tapa olho de gente bem pahhh…

  59. Buzio sem pena

    9 de Julho de 2011 as 5:52

    Viva STP Traiding, Viva Doca Pesca, Viva a Injustiça, Viva a falta de consciencia dos politicos, Viva o refugio no parlamento, Viva os tubarroes da nossa praça e Viva a republica.
    fui…

  60. Rio de Ouro

    9 de Julho de 2011 as 8:49

    O cândidato mais credível é o FILINTO.

  61. Bem ni wê mali ni tlachi

    9 de Julho de 2011 as 9:56

    Delfim abre olhos com pessoa de bobo forro eles so servem para comer dinheiro

  62. Zidane

    9 de Julho de 2011 as 11:57

    É normal alguém que quer ser presidente da Republica de São Tomé e Príncipe, sabendo que não pode fazê-lo por ter dupla nacionalidade ainda assim concorre?? Na minha opinião acho que o mesmo devia ser pura e simplesmente excluído. Por isso não compreendo a decisão do Tribunal.Gostaria de apelar aos nossos legisladores para tornar bem claro esse aspecto na Constituição e nas Leis.

  63. João Afonso da Trindade

    9 de Julho de 2011 as 12:16

    Amigos,

    O Delfim ganhou nos tribunais e não tem culpa disso. Ele não manda nos Tribunais. Jogou em casa, é verdade. O cunhado estava lá, mas não lhe competia tirar de lá o irmão. Este poderia fazê-lo, tanto mais que já tinha sido demitido pelo Presidente da República. Mas o que dizer daqueles homens como o Silvestre Leite, Alice Vera Cruz, Silva Gomes, José Paquete e Frederico da Glória? Quem manda nesta gente toda? Como alguém disse acima, no âmbito dos seus poderes, o Tribunal decidiu e está decidido. A ardilosidade do Delfim e os seus biliões foram suficientes para calar a boca e inverter os silogismos jurídicos. Um dia se sabera…
    Mas para mim, o problema já não é este. A questão é a seriedade e a honestidade do Delfim, do Nito, do Bragança, do Cosme Rita, da Comnceição Deus Lima, da Fernanda Pontífice, do Armindo Aguiar, do Aíto Bonfim, enfim, destes puros santomenses e mandatários do Deus na terra, estes arianos, cujo grupo o Delfim nem pertence, é um intruso. O tribunal é bom é justo, diz direito, reconhece o direito, faz justiça. Assim sendo, porque razão para uma coisas o senhor Delfim e o PCD recorrem ao Tribunal e para outras refugiam-se no Parlamento. Isto tem uma explicação:Eu devo e eu temo. Na nacionalidade recorreu ao Tribunal porque acreditou nele. No problema do arroz com Patrice Trovoada e DD foi também ao tribunal para buscar justiça. Mas quando o tribunal chama o Delfim para explicar o que se passou com os cinco milhões de STP Trading, comida estragada,, FOGE. Quando o Cosme Rita é chamado para explicar o dinheiro do Japão que o seu próprio primo Agostinho Rita denunciou, FOGE. Assim, não pode ser.É só isto que peço. Ou sim ou soupas. Mas os amigos do Delfim não podem esquecer alguns factos evidentes: a DOPCA está aí para nos relembrar tudo. Os passeios ainda estão aí para nos relembrar tudo. O espaço aéreo ou seja a mjina de ouro está aí. Enfim, a bofetada que deu na via pública a um cidadão quando era mandatário do Fradique, que teve de substituí-lo por Edgar Neves nas eleições presidenciais, a mia tia e o meu primo não esqueceram. Orabo que abriu para um outro Deputado igual a ele, que indecência, não está esquecido. Por tudo isso, o DELÇFIM tem de esclarecer tudo isso e voltar ao civismo e a urbanidade para pretender seja o que for.
    Muito obrigado Abel Veiga por nos dar esse espaço.

  64. João Afonso da Trindade

    9 de Julho de 2011 as 12:25

    Meus senhores,

    Falam tanto do DELFIM. Não é uma má pessoa. Quantas pessoas ele ajuda aqui nessa terra? Ele é como o Aurélio Martins. Ajuda muito e que ingrantidão. Muitos de vocês já comeram pão deles, pedir dinheiro emprestado.
    Voces não falam de FILINTO por exemplo. Viram tempo de antena dele ontem o que são capazes de fdazer só por causa de ambição de vo poder. Foi buscar imagens cadavericas do SILVA da ASSEnmbleia e levantar o sentimento da família e amigos. Nunca fui amigo dele mais caiu-me lágrimas a ver aquela imagem e o Filinto a explorar sentido da família explorar ate um morto para ganhar poder. Isso nao se faz. Tudo tem que ter limite senhor Filinto. O senhor é mau. Aliás senhor quer trazer essa coisa da civica outra vez com os seus primos amigos irmãos sobrinhos. Não queremos isso. Gente sem alma não pode governar. Gente que não respeita os mortos não tem pena do povo. É por isso que nem PCD apoiou o senhor
    Viva Delfim Nosso Presidente

  65. Digno de Respeito

    9 de Julho de 2011 as 16:09

    Tive oportunidade de ler muitos dos comentários sobre DN, e muitos dão ênfase ao homem que “abriu rabo” ao seu colega publicamente. Perante as narrativas (várias versões) posso concluir dizendo que se o homem achou por bem “ABRIR RABO” ao colega da mesma “trilha” é porque talvez quis levar chicotadas. Ao não acontecer, não estaríamos perante uma falha de comunicação?!! Talvez de alguma incompreensão durante entre o acto e a mensagem…. Se na altura não houve arbitro que pusesse ordem no terreno, não é agora com essa corrida tão tenaz …Se, os tribunais são dirigidos por homens, então qualquer um está sujeito a falhas porque como dizem por ai em STP, Somos Todos Primos” agora….Que se aguentem!

  66. Estudante

    9 de Julho de 2011 as 18:05

    É simplesmente lamentavél

  67. Dr.Pinto da Costa

    9 de Julho de 2011 as 19:44

    Quanto ao petroleo ja falei com o Hellinger pra tentarmos de novo a perfuracao na Uba Budo e garanto ao povo que desta vez serei mas transparente e paralem disso a perfuracao sera demanha e não anoite como antes, lembrem que ja estou cansado (velho) não adarei com mulher de mais ningem. Obrigado Povo humilde.

  68. francisco

    9 de Julho de 2011 as 19:49

    e necessario que os tribunais assuma uma maior seriedade nas suas dicisoes .uma vez que nao entendo como e que individuos deste carater sujo ainda esta solto e com a ousadia de candidatar-se em assumir o cargo mais elevado do pais.

  69. maiker

    9 de Julho de 2011 as 23:08

    Isso tudo é uma prova que o Delfim Neves é um homem quer vence qualquer tipo de desafio,e um homem pragmático,coerente,uma figura com notoriedade em S.Tomé.
    O homem venceu essa batalha e irá vencer a guerra,quem vai ganhar essas eleições é o Delfim Neves,ele é o mais capaz de dirigir o pais nos próximos 15 anos.

  70. mina di célivi

    10 de Julho de 2011 as 10:01

    STP é República da VERGONHA!

  71. s.tome poderoso

    10 de Julho de 2011 as 10:15

    eu pensei que para ser presidente os candidatos th k ter um nivel escolar estabelecido…..k eu saiba Delfin Neves nao tem estudo

  72. L. B.

    10 de Julho de 2011 as 23:28

    Num país que se preze, e que mereça este nome, para se ser Presidente da República, independentemente de se obter os requisitos constitucionais, de maioridade exige-se outras valências e conhecimentos superiores de forma a se exercer o cargo com alguma sabedoria e muita inteligência para o desenvolvimento deste país com 160 mil habitantes, bem haja a todos. L.B.

  73. Filipe Samba

    11 de Julho de 2011 as 8:10

    As montanhas de S.tome e Principe, conhencem as nossas necessidades, mais nós não respeitamos as necessidades delas

    O Crime e o Castigo, são motivos antagonicos

  74. São-tomenses

    11 de Julho de 2011 as 9:32

    Força Delfim Neves, todos aqueles que estão a falar mal do Delfim estão todos dizenformados, deixão de lamúrias, quem andam a lamuriar não vai ao lado nenhum, quer sim ou quer não Ele será o Presidente da República de São Tomé e Príncipe, homem quer vence qualquer tipo de desafio e acabou. Viva Delfim Neves “UM HOMEM DO POVO” Fuiiiiiiiiiiiiiiii….

  75. A. Izidro

    11 de Julho de 2011 as 11:26

    minha gente, no tempo do Pinto, forro na sua gleba tinha de fazer casa na grota para não ser perseguido. muita miséria naquela tempo, não se esqueçam de bichas.
    nos 20 anos de mudança, povo de STP passou a ter casa de alvenaria, com casas de banho, frigorífico, televisores, carros, motos, mais estradas, o povo viaja mais, etc
    Viva a mudança, Viva o Delfim Neves.

    • sonhador

      11 de Julho de 2011 as 17:16

      Como???????? O que D.N fez para este País???? Um licenciado a tele-distância quer ser presidente????? kkkkkkkkkkkkkkk. País mais cómico do mundo. Eu ja n quer viver em S.Tomé eu quero ir pra ilhaaa

  76. Fuquilha

    11 de Julho de 2011 as 15:46

    Caros amigos, O Dr. Delfim da Doca Trading, Filho de STP Trading e de Senhora Doca residente em Campo de milho vizinho do então Izildo ( advogado ”caiu”) com quem trocou tiros devido terreno de estado vai gastar, gastar e devolver dinheiro ao povo durante essas campanhas.
    Pode até não cobrir todo o montante roubado , mas pelos menos este pouco.

    Deixe o homenzinho ganhar juizo.
    Uiiiiiiii….bom…..

  77. sonhador

    11 de Julho de 2011 as 17:05

    As verdades serão publicadas amanhã no facebook estou ansioso para vê-la e lê-las espero que vcs tb sigam o link e esperam por aquilo que vai o se calhar a maior lavagem de caras. viva o 12 de Julho. http://www.facebook.com/groups​/134152516661097?id=1464801220​95003&notif_t=group_activity

  78. Dragão Ferido

    12 de Julho de 2011 as 23:53

    Meus Srs…!
    vejam onde chegamos, corremos orisco de ter alguem no poder presidencial com fama de ladrao, bandido etc…etc… ora vejamos o seguinte:
    Delfim já esclareceu a questao do desvio dos cinco milhoes de dolares emprestado pela repulica Brasileira?
    Já esclareceu a questao da construçao da Doca Pesca um projecto em qie foi desviado milhoes de dolares?
    Já esclareceu a questao de passeios partidos e as verbas nelas aplicadas?
    Este senhor diz ser empresario resta fazer uma avaliaçao fria de onde veio o seu dinheiro para tanto bem será do negacio?
    Cuidado… povo santomense nao se deixe empressionar com os mal feitores.
    Obrgad boa noite
    Dragao ferido

  79. Malébobo

    13 de Julho de 2011 as 12:25

    Os apoiantes do Sr.Delfim não têm noção de quem é o verdadeiro Obama. meus senhores não pôem o bom nome do homem em causa

  80. Malébobo

    13 de Julho de 2011 as 12:37

    S.T.P, Republica das bananas, onde todos coruptos podem ser tudo atraves de distribuição de migalhas, abrem os olhos meu querido povo,
    enquanto o povo continua recebendo migalhas a situação vai piorando cada que passa

  81. Malébobo

    13 de Julho de 2011 as 12:44

    Os apoiantes do Sr:Delfim Neves, a justiça divina é a mais justa que possa haver no mundo, comemos carne estragada, manteiga, estragada, bebemos leite para consumo animal, tudo isto mantem na memoria viva do povo santomense, esperemos a justiça divina no dia 17/07/2011, são Tomé poderoso não dorme castiga este senhor por favor, trato-nos como o seu cão

  82. Malébobo

    13 de Julho de 2011 as 12:48

    depois da campanha o sr.paulo da graça, saberá o que é mundo, toda gente que engana este povo sofredor, por questão de miséria em que este dito senhores colocaram o povo, um dia vam ter pagar esta factura bem cara

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo