Liberato Moniz promete impugnar decisão do Tribunal Constitucional que validou a candidatura de Delfim Neves

Liberato Moniz também reclamou junto ao Tribunal Constitucional, a respeito da exclusão da sua candidatura ao cargo de Presidente da República. Mas o Tribunal Constitucional, rejeitou a reclamação. Para o candidato excluído a decisão do Tribunal Constitucional em validar a candidatura de Delfim Neves é ilegal.

Liberto Moniz deixou claro que o processo de impugnação que vai remeter ao Tribunal Constitucional, não é contra o candidato Delfim Neves, mas sim contra o procedimento adoptado pelo Tribunal Constitucional, que permitiu a confirmação de Delfim Neves como candidato às eleições presidenciais de 17 de Julho.

Liberto Moniz, explicou que dos 5 juízes que decidiram sobre o recurso apresentado por Delfim Neves, 2 votaram contra, incluindo o Juiz Conselheiro e Presidente do Tribunal Constitucional, Silvestre Leite. O outro Juiz conselheiro que votou contra é José Paquete.

3 Juízes conselheiros votaram a favor, dentre os quais o juiz Hilário Garrido, considerado por Liberto Moniz como sendo irmão da esposa de Delfim Neves. Daí a ilegalidade que motiva a impugnação da decisão, segundo o candidato excluído.

Liberto Moniz sustenta ainda a sua posição com o facto de o processo em análise pelo Tribunal Constitucional, ser apenas de reclamação da primeira decisão. Por isso não é aceite a apresentação de novos documentos para anexar ao processo, como aconteceu com Delfim Neves que apresentou documentos comprovativos de renúncia da nacionalidade portuguesa, acrescenta Liberato Moniz.

Na perspectiva do candidato excluído, por lei e para o bom nome da Justiça, o Juiz Conselheiro Hilário Garrido, deveria declarar-se impedido.

No entanto o Téla Nón apurou de fonte segura, que a questão de laços familiares é profunda neste país, STP, (Somos Todos Parentes).  As últimas informações recolhidas pela redacção do Téla Nón, indicam que o candidato da ADI Evaristo Carvalho também é casado com uma irmã do Juiz Presidente do Tribunal Constitucional, Silvestre Leite. Desta forma, segundo fonte do Téla Nón, o próprio juiz Presidente deveria declarar-se impedido e não intervir no processo de avaliação das candidaturas.

Segundo a fonte do Téla Nón, caso isso acontecesse não haveria avaliação de qualquer candidatura para as presidenciais de 17 de Julho, uma vez que o Juiz Presidente estaria impedido.

Neste país em que Somos Todos Parentes, as decisões acabma quase sempre por gerar polémica. 

Abel Veiga

  1. img
    lino Responder

    meu amigo…isso de dizer que “somos todos parentes” é uma treta.
    como é possível uma coisa destas!!?
    agora vou andar por ai a dizer que sou primo ou parente de todos em s.tomé!!??
    deixem-se destas falásias da treta.
    o liberato está coberto de razão.
    deve impugnar e o tribunal que reconsidere esta decisão de validar a candidatura do delfim.
    deve ser afastado das esleições.
    andam a brincar demais com todos nós.
    esses juizes pensam que o país é deles?…tomam decisões por conveniência….porque lhes dá jeito.
    neste caso do delfin …está mais que provado que sendo o garrido cunhado do delfin…obviamente que lhe ia facilitar a vida.
    ele tb come do prato do delfim.
    acabem com esta pouca vergonha meus senhores!.

    • img
      Brigadeiro Responder

      Meus compatriotas, Povo de STP, quer no país e na Diáspora, os Juízes de forma nenhum preveliagiaram a candidatura do Delfim Neves, mais sim tiveram que obdecer o processo em causa apresentado pelo Candidato depois da sua estadia nas terras portuguesas.

      Quando se referem que o Delfim Neves teve alguma ajuda do Holário Garrido, digo-vos sinceriamente que isto não corresponde a verdade.

      De acordo com a exigência do Tribunal Supremo de justiça, o Delfim Neves teve todo o cuidado de apresentar ao Tribunal todos os documentos autênticos e comprovativos segundo a lei vigente no caderno eleitoral promulgado pela Comissão Eleitoral Nacional.

      Neste âmbito não vemos razões para críticas por parte do candidato excluido Liberato Moniz que argumenta o facto não directamente ao Delfim Neves, mais ao Tribunal Constitucional…

      O Liberato Moniz, argumenta o facto, isto porque talvez não tinha como justificar também os documentos comprovativos por possuir a dupla nacionalidade.

      E assim o Tribunal cumpriu o seu dever perante a lei constitucional…

      Portanto fica bem claro que não existe razões para que o candidato expulso se queixa.

      Viva Delfim Neves…
      Viva o Homem do Povo…
      Parabens Delfim Neves

      Parabens OBAMA DO PCD, o futuro prsidente de STP.

      uM BEM HAJA A TODOSSSS…

      • img
        Fela di bê Responder

        Não concordo! O Liberato Moniz tem toda a razão, pois o que importa é que naltura da apresentação da candidatura todos os documentos tinham que estar conforme as exigência, a adenda de documentos posterior a essa data representa claramente violação dos termos da candidatura! E nisso não há dúvidas que tem toda a razão a reclamar.

  2. img
    Povo Atento Responder

    Concordo com Liberato Moniz. O cidadao Delfim nao deveria ter sido aceite como candidato por razoes varias.

    • img
      PIC Responder

      Perguntem ao senhor Gorgulho quanto ele ganhou para fazer aldrabices nos registos centrais de Lisboa para o Delfim poder apresentar o tal documento. è tudo falso. E dentro de dias vou apresentar as provas.
      Abraços.

    • img
      Brigadeiro Responder

      Quais são estas razões , que não poderia levar o candidato Delfim a corrida a presidência da República?

      justifique e depois dê a sua opinião.

      Portanto meus caros, façam todos uma boa reflexão como dvido, isto porque tanto o Delfim como outros também têm outros assuntospndentes já realizados.

      Se falam desta forma ao Delfim, rei para um, rei para todos.

      PARABENS DELFIMMM

  3. img
    Paracetamol 500mg Responder

    O caso de Evaristo carvalho, não levanta muita problemática, visto que ele cumpre com os requisitos exigidos. Agora, o relativo ao Delfim Neves, em que os houve votos contra, deve ser escrutinado da melhor maneira possível. E tratando-se de um assunto polémico, seria bom que mostrassem ao público o dito documento, que parece inexistente.

    É de estranhar a rapidez com que o Delfim procedeu ao averbamento da sua renuncia.

    • img
      Brigadeiro Responder

      Em relação ao Evaristo Carvalho, é claro que ele não possui a dulpa nacionalidade,porque sempre residiu no país, ao lado do seu homólogo pai PATRICE TROVOADA, sempre na esperança de não perder um pão de cada dia,não é o caso de Delfim Neves o Empresário, trabalhador incansável,que sempre viveu a sua custa, por compra própria não dependendo do governo e outras entidades governamentais, e como homem de negócios e homem do Povo, claro que tinha que sempre estar fora do país menos de 2 ou até 1 mês para saber dos seus negócios.

      Fica bem claro…

      • img
        Fela di bê Responder

        E tu como Evaristo Carvalho vivem a custa de um pai, no teu caso o pápá é o Delfim Neves.

  4. img
    Bernardino Bruzaca Gomes Responder

    Estou contigo Liberato,va em frente. A justica nao pode continuar a ser sistematicamente manipulada pelo Sr Delfim.

    • img
      Brigadeiro Responder

      Como assim! a justiça nada foi manipulada pelo Delfim, precurem estar mais informados compatriotas.

      Apenas o Tribunal quem o dicidiu , mais não o Delfim.
      Mantenham bem informado.

      Foarçaaaaaaaaaaaaa
      Delfimmmmmmmmmmmm
      Nevessssssssssssssss

  5. img
    Mako Responder

    Tribunal sem capacidade. Infelizmente. Nao existe justica neste pais. O dinheiro fala mais alto. Que vergonha

    • img
      antonio sousa Responder

      Essa materia do tela non deixa muito a desejar pois uma mesma noticia pode ter diversas interpretacoes dependendo de lado de prisma estamos a ver. Delfim e comparado com Obama pelos seus apoiantes segundo o tela nom, mas no mesmo jornal muitos comenterios o comparam com Tiririca ,mas na sua manchete o jornal nao fala desse facto. Agora prefere deixar de fora um dos pontos da reclamacao do ex candidato e junta um caso que nao tem nada a ver a demanda pois o sr Evaristo Carvalho nunca estava em polemica nenhuma.
      Liberato Moniz reclama de tres factos e um dos quais tela non nao faz alusao e que e o mais gritante dessa decicao, pois o Juiz Garrido FOI EXONERADO RECENTEMENTE PELO PRESIDENTE DA REPUBLICA mais concretamente no dia 27/06 E O TELA NON NEPIAS.

      • img
        Bolinhas Responder

        O Bastonário da Ordem dos Advogados disse que a exonoração de Delfim Neves pelo Presidente Fradique é nula e sem efeito. Fradique não tem poderes para exonerar juízes, tem poderes para NOMEAR. Fui.

    • img
      Brigadeiro Responder

      Numa altura que o Governo de Patrice Trovoada defende, isto é ( acabar com a corrupção em STP ), falam do dinheiro bem alto no Tribunal ? Ora vejamos:

      Se falam de o dinheiro, falam do PATRICE TROVOADA que muito tem feito para defender os seus apoiantes junto ao tribunal quando cometem qualquer infractor dentro e fora do país.

      Portanto fica bem claro…

      Falam a verdade…

  6. img
    António Silva Responder

    Meu caro Arq. Liberato Moniz

    Este país parece que está entregue a bicharada e não parece fácil lutar contra as mentalidades arcaicas instaladas neste país.
    Não parece fácil lutar contra a ilegalidade de muitos doutores e licenciados e muitos deles duvidosos e com o cunho de falsidade.
    Infelizmente no seio de muitos desses duvidosos estão aqueles que na Diáspora prometeram regressar e desenvolver um trabalho honroso e que não se iriam deixar corromper facilmente.
    Até quando?

  7. img
    Digno de Respeito Responder

    Situação lamentável no “lindo” STP. Se se alega o facto de “Somos Todos Primos”, logo os filhos jamais seriam chamados a atenção pelos respectivos pais, porque fere a sensibilidade destes. O verdadeiro mal entranhado no País é o facto de nunca se saber separar as águas. Ser profissional em exercício de qualquer actividade em relação a nossa posição familiar, social ou política. O facto remonta de longa data e parece transpor-se de geração em geração. É o bom indicador para se dizer a impunidade há-de prevalecer eternamente. Mas, tudo depende do “eternamente”….

    No meu ponto de vista o candidato “excluído” LM, deveria demarcar-se dos outros e estrategicamente juntar-se a um dos que mais se identifica com o seu ideal político. De contrário, estará sairá perdido (por completo) pois, acredito que até este momento está parcialmente perdido. O facto da sua exclusão, não significa que não possa dar o seu contributo ao processo Nacional.

    Nada melhor quando se considera as pessoas como o recurso de capital importância para uma sociedade. E ser-se solidário, é uma maneira de nos revermos na posição do outro e corrigir os nossos próprios erros de hoje e perspectivar o futuro.

  8. img
    Em USA Responder

    STP é um País sem solução, muitos pensam que ser realista é ser pessimista… eu em particular procuro sempre entender isso pq num País tão pequeno como nosso não será tão fácil abolir situações como essa…haverá sempre proteção pq somos todos parentes, nepotismo então não se fala….se for pra essa pouca vergonha é melhor fechar tribunal, fazemos de conta que essa instituição não existe…vcs não concordam comigo?
    Coragem Povo de STP!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • img
      Brigadeiro Responder

      Meu amigo, disseste muito bem e vou contigo. Mais se tribunal tivesse que fechar a porta teria o feito momento antes da realizações das Eleições, e não agora porque são várias a corrupções que registaram no país muito antes das eleições com vários líderes políticos, entidades governamentais,até mesmo o escandalo financeiro praticados actualmente pelos juízes do tribunal constitucional no quando da renuncia do Tribunal de Contas.

      Façam um boa reflexão em torno do assunto.

      Obrigado pela vossa compreensão…

  9. img
    grupo fala bue Responder

    Liberato somos todos irmaos neste pais meu caro. Se realmente queres ser presidente teras q lutar muito, faca-te de advogado do povo, não espera somente pra o momento de campanha, va nas rocas conversa com pessoal ajuda alguns, chama a comunicacao social denuncia alguns ladroes, assim o povo estare consigo. Deixa o Delfim porque desta vez na se pode fazer nada, o homem ja e presidente. Obrigado

  10. img
    maiker Responder

    O tribunal só fez bem em não aceitar a sua candidatura,o senhor não tem perfil para ser nada em S.tomé nem veriador .

    deixa o Delfim Neves em paz

  11. img
    Estudante Responder

    Este pais esta ir de mal a pior cada vez mais, um pais democrático cheio de corruptos e burlões.
    DIREITOS IGUAIS DIREITOS IGUAIS, nenhum deste candidatos excluídos eu daria o meu voto, mas simplesmente gosto de uma justiça em que os cidadão passa acreditar e confiar……………………………………….

  12. img
    DT Responder

    Sr. Libe”rato”, Senhor não deixa de ter um bocadinho de razão, mas nem eenhor nem os outros acham corecto presidente de um país ter outra nacionalidade? Isso é a prova que Vocês não gostam do povo. E porquê que querem ser presidente de quem vocês odeiam? Toma juiso rato moniz e vai cuidar da tua universidade…

  13. img
    Ernestino Responder

    Srº Liberato na realidade se tevesses feito a leitura da nossa Constituição da República nã deverias ter cadidatado porque estás pernentemente em Portugal ,pouco tempo em STP e a CRSTP diz que para ser candidato de Presidente da RDSTP deve viver no País a mais de 3 anos consecutivo. Esteja descansado que tabém o Srº Delfim Neves não vai ganhar porque é um aventureiro. Viva Drº Pinto da Costa.

  14. img
    Deus Responder

    Lamento imenso por ver a nossa terra Natal nesta situação invergonhante.Um País que o dinheiro fala mais alto , ñ é País , ms sim desgraça. Assim nunca iremos para frente ;STP-NINHO DE CORRUPÇÃO …Estão a fazer isso com Liberato porque estão a se sentir intimidados com a sua candidatura. Ele é um homem honesto por isso não o querem no poder… Justiça divina tarda mais não falha. Estamos consigo Liberato

  15. img
    Intrigado Responder

    Liberato, deste uma topada!! Cuidado que STP é perigoso, o dinheiro e a mafia falam mais alto!
    Infelizmente não nos importamos de receber agora 5 tostões para deixarmos o ladrão limpar a nossa casa.

    Um dia seremos melhores!

  16. img
    Verdade Verdadeira Responder

    Nao entendo o motivo do mal estar do srº. Liberato Moniz,uma vez que, ele nao explicou o motivo de o douto Tribunal ter regeitado a sua infeliz candidatura. Será que os vicios que enfermavam a sua candidatura eram iguais as do candidato Delfim Neves?
    Admitindo por mero exercicio do raciocinio a paridade dos vicios,porquê que o douto Tribunal proferiu decisoes diversas?
    Dai que me reservo o direito de concluir ,que estamos perante factos ambiguos ou omissos.
    Ambiguos porque o Tribunal nao pode ter dois pesos e duas medidas. E omissos, porque parece-me que o srº. Liberato nao esta ou nao fala a verdade. Sendo neste ultimo caso,e na ausencia das suas verdadeiras rasoes, um motivo para considerá-lo invejoso e improcedente.

  17. img
    João Responder

    Disse aqui neste “forum” que não votaria no candidato Liberato Moniz por considerar que ele é demasiado arrogânte, nariz empinado, pseudo intelectual e distante do povo. É a minha opinião e vale o que vale. Porém, estou totalmente do seu lado neste processo de impugnação. Faz-me imensa confusão tudo isso. E devo também dizer que não entendo qualquer paralelismo que o Tela Non faz com o Presidente do colectivo de juízes. Repare que o Liberato disse e muito bem. A questão não está em trazer dados novos mas sim nos anteriormente apresentados. Triste esses senhores ditos juizes que por muito pouco tomam decisões estas.
    João

  18. img
    João Responder

    Maiker,
    Tenta entender as coisas como elas são. Tens capacidade para isso. Que seja Delfim, Evaristo, Pinto ou outro qualquer. Não se está a falar deste ou daquela, mas na justiça, entendes?
    João

  19. img
    mina di célivi Responder

    SHAME!

  20. img
    chana Responder

    Mais que pouca vergonha dos nossos juizes , ate esqueceram da etica dos verdadeiros magistrados , ate qdo , continuaremos com este tipo de justica , quem vai defender este povo senhores juizes??

  21. img
    Sr Lei Responder

    Se acha que deve impugnar força. Em todo o caso acho que fez muito pouco para merecer ser presidente. Invista mais, sofra mais connosco cá na terra, ajude mais este pais. E muito novo e poderá um dia ter a sua oportunidade . Agora não.

  22. img
    nacional Responder

    Delfim Neves tem dupla nacionalidade ,mas é verdadeiro santomense. investe no país, dá emprego as pessoas e vive em s.tomé. os outros candidatos, o que fazem ? onde andam ?portanto fiquem calmos. força delfim neves. o povo quer ver-te como presidente da república de todos os santomenses. de certeza que os futuros candidatos derrotados irão subir avião e continuar a viver fora do país até 2016 que regressarão para se candidatarem.

  23. img
    joana costa Responder

    Liberato não apresentou nada ao Tribunal. Ele com este paleio seco só quer ludibriar o Tribunal e a opinião publica. Liberato vais impugnar a decisão aonde? Eu sei que és Presidente de uma faculdade de Direito em São Tomé. Então, aproveite essa oportnuidade e tira lá na Lusiada STP um cursinho de Direito. Assim, pelo menos deixas de falar asneiras.

  24. img
    maria chora muito Responder

    Ola gente, Abel Veiga tem razão. Se formos ver os laços de parentesco, o Leite, claro que só dá mesmo leite. Ele é cunhado do Evaristo Carvalho.Ele fez tudo para afatar Delfim da corrida para deixar caminho ao seu querido cunhado Evaristo Carvalho. O Juiz José Teixeira, também deveria declarar-se impedido ou suspeito. Ele estava muito aflito e furioso. Porque, ele estava com muita dificuldade em concretizar as orientações do Patrice, via o ministro da Justiça, que por sua vez é filho do Paquete. O Paquete é de forma notoria e publica um apointe do ADI. Ele também estava interessado em afastar Delfim. Por outro, ele é primo directo da Elsa Teixeira Pinto. DEIXEM O DELFIM EM PAZ MEUS SENHORES. Liberato vai estudar Direito na universidade Lusíada pelo menos.

  25. img
    Bem ni wê mali ni tlachi Responder

    Eu não vi estado bobo que chegou esta santomense. Esse homem como Delfim que troxe comida de brasil estragado não podia entram na corrida porque é muito mao. Juizes que estavam la sabem o que fizeram eles não burros.

  26. img
    maria chora muito Responder

    Olha gente, o próprio Roberto Raposo é “cunhado” do Fradique.Ele fez tudo para travar o Delfim. Olham para os comicios do Evaristo Carvalho e voces vêm que todo staff do Fradique está apoiar o Evaristo. PILAR já não sabe como agitar mais a bandeira. Enquanto que, a irmã do no nosso defensor da legalidade, o senhor doutorzinho Roberto Raposso, que também é assesora do Fradique brilha com a sua presença a comitiva. Sem esquecer do CHONG, que com o seu sorriso Chinês também ladea a comitiva. Mas, uma coisa é certa , a Dona Helena Trovoada, a grande especialista em campanhas eleitorais olhava o Evaristo no comicio com um ar de dúvida, dissendo, este senhor não vai ganhar as eleições.

  27. img
    D.João, Quinto nome da tabela real Responder

    Abel, já não há mais notícias em S.T.P?

  28. img
    Constantino Will Responder

    O candidato em causa,é dessas pessoas que critica e pouco ou nada faz…afinal quem é esse candidato para querer ser ja o Presidente da Republica…
    Isso é redicúlo,mas pronto é o que temos…meus caros amigos eu não sou contra ninguem porque sei que não farei melhor…mas acredito que alguem fará,só não sei se será um desse que agora esta a candidatar…Mas são esses que temos e um deles tem que lá estar,portanto povo Santomense vamos as urnas exercer o nosso direito como cidadão,porque quem não votar não pode criticar…isto porque não contribuiu em nada…

  29. img
    Maiker Responder

    francamente,desde de quando liberato Moniz tem capacidade de ser presidente da republica.o Liberato é queria aventurar,ele nunca fez nada em S.Tomé ele é um aventireiro politico e sua candidatura seria também uma candidatura de aventura.
    vai trabalhar,faz algo de útil para que possas ter o merito do povo.

  30. img
    lino Responder

    melhor digo eu:
    delfin nunca fez nada em s.tomé e principe, que beneficiasse o nosso povo.
    NADA.
    tudo o que faz é só a pensar nele, na sua familia e camaradas.
    é um corrupto e falsificador da primeira linha.
    exemplo mais óbvio é o diploma de curso que diz ter feito.
    desde quando é-se Doutor sem estudar e ainda mais em tão pouco tempo e pela internet?!!!
    muita vergonha sr. delfin.
    até mesmo para a sua familia.
    que tipo de exemplo tens dado aos teus filhos , meu amigo!!!?

  31. img
    Digno de Respeito Responder

    Volto mais uma vez a este forum para questionar o que acabo de ouvir. Porque não foi permitido aos outros candidatos “excluídos” de averbarem/juntarem/anexarem/adendarem mais documentos e só o sr. DN? E o mais estranho é a rapidez com que o documento apareceu em adenda à “instância”. Será que é assim que se avalia a capacidade, a habilidade e o pragmatismo dumas pessoas em relação à outras? É assim que se caracteriza o bom uso da inteligência para o bem comum?

    Mais do que isso, o Arq. Liberato também reclama/questiona o facto de o Juiz Garrido ter sido “EXONERADO RECENTEMENTE PELO PRESIDENTE DA REPUBLICA” mais concretamente no dia 27/06 e não vejo em nenhum parágrafo do artigo do Téla Non alguma referência nessa matéria.

    Será alguma tentativa manipulatória de opinião pública? Se é esse o propósito, entendo que o editor deste jornal estará a caminhar pelo caminho menos transparente do seu serviço que presta.

    Se o objectivo é informar e sensibilizar o seu público, então que o faça dignamente, como parece transmitir até os dias de hoje….

  32. img
    Manuel Alberto Lombá Responder

    Consta que o sr Patrice Trovoda tem 6 nacionalidades.Isto não lhe impediu de ser candidato presidencial, nem Primeiro Ministro.

  33. img
    Manuela de Ceita Responder

    De tanto querer brancas e de ser português ou pretuguês, mudou de nacionalidade. Muita Ginja professor!
    Seu malandro mor é tal o Pinto da Costa

  34. img
    Mendes Rosario Cabral Responder

    E se aliarmos a vertente parentesco não se sai daí nunca.
    Quando se pensa em esses cargos deve fazer um trabalho de casa. Logo se vê a necessidade de Planificação, planos.
    Tenho um amigo que diz: A gente é ensinada a ler e a escrever. Mas o calculo é nós que fazemos e niguém nos ensina . “Calculo”

  35. img
    Africander Responder

    L.Moniz sabe bem das redes de conexões e muito bem.
    Foi estudar em Lisboa!!
    Certo? Quem o ajudou? merito!!!
    Tem irmão na RDPAfrica, podia contar com ajuda?
    Não venha a fingir de rato queimado com agua quente. O senhor sabe muito bem?
    Porquê que nunca deu aulas na trindade, Santana, Principe, São joão?
    So no Liceu Nacional!!
    Será tinha Padrinho?
    A madrinha faleceu?
    Agora aguenta buxa. o Nepotismo.

  36. img
    António Silva Responder

    Desde que veio à baila a incapacidade de alguns Juízes redigirem um documento, já imaginava o estado do nosso país e por conseguinte a justiça neste país.
    Que fique bem claro, qualquer licenciado ou doutorado não pode assumir automaticamente cargos importante, se é existam situações destas, sem sequer adquirir experiência. Neste caso, temos um juíz envolvido, já antigo e seria de bom tom que aplicasse melhor os conhecimentos adquiridos.
    Façam o melhor para que este país saia desta letargia.
    Basta de mediocridades.

  37. img
    Libo de água Responder

    hohhoohhoho Doca nho Passeios Nho hahahaha

    País de brincadeira. um dia isso tudo vai acabar.Deus tem Poder mais que Homem.

    Bom já Deço ngué de téla

Deixe um comentario

*